UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA TÉCNICA DE DIAGNÓSTICO POR IMAGENS : RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR PROF. DR. EDUARDO DIAZ RIOS Porto Alegre, junho de 1998

2 IMAGEM POR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR (IRMN) No início dos anos 70, quando a tomografia computadorizada começava a ter ampla aplicação na visualização de estruturas internas do organismo examinado, outra técnica de diagnóstico por imagens já estava sendo desenvol-vida; fundamenta-se na Espectroscopia por Ressonância Magnética Nuclear e permite obter imagens de tecidos com uma resolução ainda não atingida por outros procedimentos. Os princípios desta nova técnica foram estabelecidos há quase 60 anos por F. Bloch e E.M.Purcell ao estudar o comportamento de núcleos atômicos colocados num campo magnético. Descobriram que os núcleos absorviam a energia de ondas de rádio de frequências específicas e, após um determinado tempo, emitiam sinais que eram registrados num espectro característico. Uma análise deste espectro informava sobre o movimento e composição das moléculas estudadas. F. Bloch e E. M. Purcell receberam, em 1952, o prêmio Nobel de Física por tais pesquisas. Desde então, esta técnica é utilizada por físicos e químicos para estudar a dinâmica dos átomos e as estruturas moleculares. Posteriormente foram desenvolvidas técnicas capazes de gerar imagens bidimensionais a partir dos sinais registrados. Na medicina, no entanto, seu potencial só começou a delinear-se em 1971, quando se observou que havia diferenças sistemáticas nas propriedades de relaxação nuclear dos tecidos normais, dos necrosados e tumorais. Tais diferenças podiam ser apreciadas claramente nas imagens processadas pela técnica de Ressonância Magnética Nuclear.

3 O uso desta técnica possibilita a obtenção de uma imagem tomográfica do tecido examinado, isto é, permite produzir um mapa que registra, em função da posição, algumas das propriedades do tecido, tais como: a densidade local de núcleos de hidrogênio, as variações de outros parâmetros existentes a nível molecular (T 1 e T 2 ). A técnica de Imagem Tomográfica por Ressonância Magnética Nuclear tem vantagens significativas sobre os demais sistemas de diagnóstico por imagens usados atualmente pelos seguintes motivos: permite gerar imagens das estruturas internas dos corpos sem utilizar radiações ionizantes, evitando assim riscos decorrentes da exposição; é por este motivo que esta técnica é chamada de não-invasiva; permite diferenciar, de modo mais preciso, tecidos sadios, enfermos ou necrosados, mesmo daqueles tecidos profundamente imersos em estruturas ósseas; o contraste obtido entre os tecidos moles do corpo é muito superior ao conseguido pelos métodos mais tradicionais, como a radiografia por raios-x e o ultrassom; permite obter imagens de diferentes planos - longitudinal, transversal e oblíquo, assim como também imagens volumétricas sem ter que mudar a posição do paciente.

4 Ressonância Magnética Nuclear Princípios Físicos do diagnóstico por Imagens Figura 1 : visão geral da técnica O exame de Ressonância Magnética Nuclear pode ser resumido através da seguinte sequência de procedimentos: o paciente é submetido a um campo magnético intenso; uma onda de radiofrequência incide no paciente; a onda de radiofrequência é desligada; o paciente emite um sinal que é usado para a reconstrução da imagem. O que acontece quando o paciente é colocado no campo magnético gerado pelo equipamento de Ressonância Magnética? Para entender isto é necessário rever alguns conhecimentos de Física básica, como por exemplo, lembrar que tudo na natureza está formado de pequenas unidades materiais chamadas de átomos; cada átomo está constituído por um núcleo e elétrons girando em órbitas específicas ao seu redor. No núcleo atômico se encontram, além de nêutrons, outras pequenas partículas dotadas de carga elétrica positiva - os prótons. O núcleo do átomo de hidrogênio é o mais simples - contém um único próton. Figura 2.

5 Devido à abundância de hidrogênio no organismo e sua alta sensibilidade à Ressonância Magnética, a técnica de IRM está limitada, quase que exclusivamente, ao estudo do átomo de hidrogênio. Para entender como estes átomos podem ser usados para produzir imagens dos órgãos internos do corpo, é necessário analisar o comportamento magnético do seu núcleo. O núcleo de hidrogênio é formado apenas por um único próton. Figura 3. Assim, examinemos os prótons: comportam-se como pequenos planetas e, como a terra, estão constantemente girando ao redor de um eixo; no caso do próton diz-se que ele possui Spin. Naturalmente, a carga atribuída ao próton também gira, isto é, se movimenta ao redor de um eixo. Mas o que acontece quando cargas elétricas se movimentam? O movimento de cargas elétricas gera uma corrente elétrica. Por outro lado, a corrente elétrica cria ao seu redor uma força magnética ou um campo magnético. Assim, sempre que haja uma corrente elétrica, haverá um campo magnético! Figura 4. Como o nosso planeta, os prótons estão girando continuamente ao redor de um eixo e possuem um campo magnético definido, com um polo norte e um polo sul e um momento magnético; eles podem ser vistos como pequenos ímãs.

6 Figura 5. No estado de equilíbrio, isto é, na ausência de um campo magnético externo, os momentos magnéticos dos prótons estão orientados ao acaso. Esta orientação aleatória faz com que o momento magnético macroscópico no paciente se anule (M = 0). O que acontece com os prótons se submetidos a um campo magnético externo? Os prótons agem como pequenos ímãs - alinham-se espontaneamente ao longo das linhas de força do campo magnético externo, da mesma forma como as agulhas de uma bússola se orientam no campo magnético da terra; mas com uma diferença fundamental: as agulhas da bússola orientam-se numa única direção. Figura 6. Os prótons, no entanto, podem orientar seus momentos magnéticos em duas direções: em direção ao campo magnético externo (paralelamente) ou em direção contrária (antiparalelamente); em cada uma dessas orientações possuem valores diferentes de energia potencial. A orientação paralela é a de menor energia potencial e, portanto, representa a situação mais estável. Na orientação antiparalela os prótons encontram-se num estado excitado possuindo uma maior energia potencial, superior à energia do estado paralelo. Os prótons escolherão a orientação que exija menor energia potencial; assim uma maior quantidade de prótons ocupará o nível mais baixo de energia, isto é, terão seus momentos magnéticos orientados em direção ao campo magnético. Para 10 7 prótons antiparalelos, por exemplo, haverá prótons paralelos ao campo magnético e são justamente estes 7 prótons móveis que têm grande importância na técnica de Ressonância Magnética. Observemos mais atentamente estes prótons: num campo magnético externo os prótons não estão totalmente enfileirados junto às linhas de força deste campo; eles se movimentam de maneira similar ao movimento que realiza o pião sobre a terra.

7 O brinquedo não gira numa posição vertical exata, o extremo superior de seu eixo descreve uma circunferência. Figura 7. Este tipo de movimento realizado pelo próton num campo magnético externo é chamado de precessão. Durante a precessão o vetor que representa o momento magnético do próton descreve uma figura cônica. A velocidade deste movimento pode ser caracterizada através da frequência da precessão do próton ω 0, que representa o número de vezes que o próton realiza o movimento de precessão num segundo. Figura 8. Esta frequência não é constante, ela depende diretamente da intensidade do campo magnético B 0 onde o próton se encontra. A equação de Larmor permite calcular exatamente a frequência de precessão. Num campo magnético de 1 Tesla, por exemplo, a frequência de precessão do hidrogênio é de 42 MHz! (os átomos de hidrogênio são bastante rápidos). A frequência de precessão é importante devido a sua relação com o fenômeno de ressonância, que será analisado mais adiante. Descrição do comportamento dos prótons submetidos a um campo magnético Introdução de um sistema de coordenadas Neste sistema de coordenadas, as linhas do campo magnético estão orientadas junto ao eixo z. Assim, nas próximas figuras, o campo magnético externo estará representado pela direção do eixo z enquanto os campos magnéticos dos prótons estarão representados através de pequenos vetores (vetor possui magnitude e direção).

8 Figura 9. Num campo magnético de 1 Tesla existem vários milhões de prótons precessando com uma frequência de 42 milhões de vezes por segundo. Estes prótons, como pequenos ímãs, orientam-se de forma paralela ou antiparalela ao campo magnético externo B 0. As forças magnéticas diametralmente opostas, como as indicadas na figura 10, através de A e A, eliminam-se mutuamente. Mas como sempre um maior número de prótons está alinhado no sentido do campo magnético (para cima), as forças magnéticas, nesta direção, não serão totalmente eliminadas. Por outro lado, para um próton que precessione à esquerda do eixo z (C), haverá outro que se encontra à direita (C ); da mesma forma para um próton que se encontre na frente (B) poderá encontrar-se outro próton precessando na parte detrás (B ), de tal forma que os componentes destes vetores (Spin dos prótons) nos eixos x e y, como isso está representado na figura 10, eliminam-se reciprocamente, sobrando unicamente os componentes no eixo z, os quais se adicionam mutuamente, resultando, a nível macroscópico, uma magnetização nesta direção. Figura 10.

9 O que significa isto? Significa que colocando um paciente no campo magnético de uma unidade de Ressonância Magnética, o próprio paciente transforma-se num ímã, isto é, adquire um campo magnético próprio. Nele, os vetores dos prótons que não se cancelam entre si, somam-se. E por estar essa magnetização direcionada ao longo do campo magnético externo é denominada de magnetização longitudinal. Assim, num campo magnético externo intenso, um novo vetor magnético será criado no paciente. Este vetor está orientado em direção ao campo externo e o sinal decorrente poderá ser útil para formação da imagem de Ressonância Magnética! Só existe um problema: a força magnética paralela ao campo magnético externo não pode ser medida! Somente uma magnetização perpendicular à direção do campo magnético pode ser medida! Como realizar isto? Mediante a excitação dos prótons, isto é, fornecendo energia ao movimento precessional dos prótons, a fim de que procedam à mudança da direção da magnetização gerada. O que acontece após a colocação do paciente no campo magnético? No paciente submetido a um campo magnético externo emitimos uma onda de radiofrequência (RF) sintonizada, ou seja, um tipo de radiação eletromagnética com frequência localizada na faixa das ondas de rádio e, mais exatamente, uma onda intensa de curta duração, isto é, um pulso de radiofrequência. Qual o objetivo? O objetivo é conseguir perturbar aqueles prótons que se encontram precessando pacificamente em direção ao campo magnético externo. Figura 11. É possível perturbar os prótons com qualquer tipo de pulso? Não. Para isso é necessário que o pulso de radiofrequência seja especial e assim consiga trocar energia com os prótons almejados. Quando um pulso de radiofrequência poderá trocar energia com os prótons em precessão? Quando o pulso de radiofrequência ω e a frequência de precessão dos prótons é a mesma! (é necessário que o pulso de radiofrequência tenha a mesma velocidade que os prótons). Este fenômeno é chamado de ressonância; daí o nome de Ressonância Magnética, dado a esta técnica de imagens. A absorção de energia é um fenômeno quântico, isto é, os prótons não recebem qualquer quantidade de energia mas apenas valores discretos.

10 Figura 12.: A transferência de energia só será possível quando os prótons e o pulso de RF possuírem a mesma frequência. O fenômeno de ressonância se estende a diversas atividades e técnicas integrantes do nosso cotidiano, como por exemplo, na sintonia de um receptor de rádio ou no ato de tocar um violino. Neste último, só as frequências vibracionais naturais de cada corda são amplificadas na caixa acústica a ponto de se tornarem audíveis, enquanto que uma infinidade de outras, igualmente produzidas pelo movimento do arco sobre o instrumento, se perde. O que acontece com os prótons expostos a estes pulsos de radiofrequência? Acontecem dois efeitos: uns absorvem a energia do pulso e mudam-se do nível de menor para o de maior energia (seus vetores apontarão para baixo), e começam a precessar em fase ( na mesma direção e no mesmo tempo). Tudo isto resulta, como pode ser visto na figura, numa redução do vetor da magnetização longitudinal e no crescimento de uma nova magnetização no plano (x,y) - chamada de magnetização transversal. Esta magnetização se movimenta com a mesma frequência de precessão dos prótons (frequência de Larmor ω 0 ). Figura 13. Em resumo: o pulso de radiofrequência provoca um decréscimo na magnetização longitudinal e estabelece uma nova magnetização - a transversal.

11 Se observarmos esta ação a partir de um ponto de referência, constataremos que o novo vetor da magnetização transversal primeiramente aproxima-se, passa à frente, e logo se afasta, e assim sucessivamente. Isto é importante. O vetor da magnetização transversal, no seu contínuo movimento com a frequência de Larmor, muda constantemente sua intensidade no ponto de recepção do sinal e é esta variação da intensidade que cria uma corrente elétrica na antena posicionada ao lado do paciente. Figura 14. Isto constitui o sinal da Ressonância Magnética que possuirá, por consequência, a mesma frequência de precessão que o vetor da magnetização transversal. A amplitude do sinal na antena é proporcional à intensidade da magnetização transversal. Por sua vez, a intensidade desse vetor depende da concentração dos prótons no meio estudado. Mas de que forma podemos obter uma imagem a partir do registro dessa corrente elétrica, que constitui até agora o único sinal útil de Ressonância Magnética? Para responder a esta pergunta devemos saber, primeiramente, de que parte do organismo o sinal foi emitido. Como determinar a procedência do sinal captado pela antena? O artifício é simples: ao campo magnético externo, que é constante, adicionamos um campo magnético com diferentes intensidades em cada ponto, por exemplo, crescente em direção à cabeça do paciente. Qual a finalidade? Lembremos: a frequência de precessão do próton depende de forma biunívoca da intensidade do campo magnético, registrada no local onde essa partícula se encontra e, pelo fato dessa intensidade ser diferente em cada ponto do paciente, nestes pontos, os prótons precessarão com frequências específicas. O sinal de Ressonância Magnética, obtido nos diferentes locais tem, por consequência, uma frequência própria. Desta maneira podemos relacionar a frequência registrada com uma determinada localização no paciente. Mais detalhes sobre o sinal de Ressonância Magnética Figura 15. Uma vez que o pulso de radiofrequência é desligado, o sistema total, que foi perturbado, retorna ao seu estado original de equilíbrio. A nova magnetização transversal estabelecida começa a desaparecer (o processo é chamado de relaxação transversal) enquanto que a magnetização longitudinal cresce até recuperar seu tamanho original (este último processo é chamado de relaxação longitudinal).

12 Qual a razão? Observemos inicialmente o que acontece com a magnetização longitudinal, isto é, aquela localizada ao longo do eixo z : uma vez que o pulso de radiofrequência é desligado, os prótons retornam do estado de maior energia (excitado) para seu estado fundamental, de menor energia. Este processo não acontece subitamente. Ocorre de forma sequencial - um próton depois do outro retorna ao seu estado originário (vide Figura 15). O que acontece com a energia transferida aos prótons pelo pulso de radiofrequência? Essa energia é transferida à rede (cristalina) nas imediações dos prótons perturbados. Por esta razão este processo também é chamado de relaxação Spin- rede. A representação gráfica da relação entre a magnetização longitudinal e o tempo é uma curva crescente chamada de curva T 1. O tempo necessário para que a magnetização longitudinal recupere seu valor inicial é descrito através do tempo de relaxação longitudinal, chamado de T 1. Figura 16. Observemos agora o que acontece com a magnetização transversal : Figura 17. Após o pulso de radiofrequência ser desligado, os prótons deixam de se movimentar de forma sincrônica, mantendo a coerência de fase. A figura 17 ajuda a explicar este processo; aqui os prótons, para facilitar a compreensão, estão apontando para cima. Como já vimos, os prótons realizam um movimento de precessão com frequência definida pela intensidade do campo magnético no local e, além disso, todos os prótons experimentam o mesmo campo magnético. Esta última afirmação, no entanto, não se dá sempre! já que : o campo magnético da unidade de Ressonância Magnética, onde o paciente é colocado, não é totalmente homogêneo, possui pequenas variações locais, o que produz diferentes frequências de precessão e, por outro lado,

13 cada próton é influenciado pela presença de cargas elétricas livres ou de pequenos campos magnéticos dos prótons na sua proximidade, o que, por sua vez, também determina valores diferentes das frequências de precessão. As variações internas do campo magnético são características para cada tecido. Após desligar o pulso de radiofrequência, os prótons não são obrigados mais a permanecer em sincronia e, por possuírem diferentes frequências de precessão, perderão a coerência de fase. É interessante observar a velocidade com que esta defasagem acontece: suponhamos que um próton (p1) precesse com uma frequência de 10 MHz. Devido à heterogeneidade do campo magnético, uma variação da sua intensidade em 1%, por exemplo, fará com que outro próton (p2), das imediações, adote uma frequência de 10.1 MHz. Em 5µs (p2) terá realizado 50.5 rotações enquanto que o próton (p1), somente 50. Assim, após um curto período de tempo ambos os prótons terão uma defasagem de 180º e, no plano (x, y), poderão eliminar-se mutuamente. A magnetização transversal irá diminuindo paulatinamente. De forma análoga à magnetização longitudinal, podemos representar num gráfico a relação da magnetização transversal em função do tempo e obteremos uma curva decrescente chamada de curva T 2. Aqui a constante de tempo que descreve a velocidade com a qual a magnetização transversal diminui é chamada de tempo de relaxação transversal ou tempo de relaxação Spin-Spin. T 1 é aproximadamente entre 2-10 vezes maior que T 2. Figura 18. O que significa ter um longo ou curto tempo de relaxação? Que tipo de tecido apresenta um tempo maior ou menor de relaxação? A água e os tecidos com alta concentração de líquidos possuem um longo T 1 e T 2. Neste sentido é interessante lembrar que tecidos patológicos possuem, geralmente, uma alta concentração de água em relação aos tecidos normais vizinhos; desta forma, tecidos patológicos poderão ser facilmente diferenciados por possuírem tempos de relaxação T 1 e T 2 relativamente mais longos que os dos tecidos sadios. Quais os parâmetros que influenciam T 1? O tempo de relaxação longitudinal - T 1 depende da composição e estrutura do tecido alvo e de sua proximidade com outros tecidos. T 1 tem a ver com a transferência de energia térmica dos prótons excitados ao seu redor - seu meio. Se este meio é um líquido puro, ou simplesmente água, a transferência de energia será dificultada devido à alta velocidade de movimentação das pequenas moléculas de água. Os prótons requerem um tempo maior para conseguir transferir sua energia ao meio e retornar ao seu estado de equilíbrio. A magnetização longitudinal precisará, então, de um tempo mais longo para recuperar seu valor inicial e isto significa que líquidos puros e água possuem tempos de relaxação longitudinal T 1 longos.

14 O tempo de relaxação T 1 será mais curto quando se tratar de tecidos corpóreos formados por líquidos que contêm moléculas de diversos tamanhos; nestes meios a energia térmica poderá ser transferida mais rapidamente já que aí as moléculas se movimentam e possuem campos magnéticos com frequências próximas à frequência dos prótons excitados. Esta condição ressonante é indispensável para uma transferência de energia. Figura 19. Quais os parâmetros que influenciam o tempo de relaxação transversal T 2? A relaxação transversal é produto da heterogeneidade presente no campo magnético externo e interno. Como foi mencionado anteriormente, as moléculas de água se movimentam rapidamente em meios líquidos e, assim, seus campos magnéticos mudam também rapidamente, não deixando se estabelecer uma grande diferença entre os campos magnéticos de um ponto para outro. Não havendo grande diferença na intensidade do campo magnético no meio, os prótons ficarão precessando juntos durante um tempo maior, em fase, o que fará com que o tempo de relaxação transversal T 2 seja também maior. Figura 20. Nos líquidos com impurezas, que contêm grandes moléculas, existe uma grande variação na intensidade dos campos magnéticos locais. As grandes moléculas se movimentam mais lentamente, assim seus campos magnéticos não se eliminam tanto. A grande diferença dos campos magnéticos locais gera, por sua vez, uma grande diferença nas frequências de precessão e, desta maneira, mais prótons abandonam a coerência de fase. Neste caso o tempo de relaxação transversal T 2 será menor. Todos estes processos, vistos anteriormente, influenciam na qualidade final da imagem gerada no equipamento de Ressonância Magnética. Tempo de repetição dos pulsos de radiofrequência TR Consideremos dois tipos de tecidos - A e B - com tempos de relaxação distintos. O tecido A apresenta um tempo curto de relaxação tanto longitudinal T 1 quanto transversal T 2, em relação ao tecido B. Inicialmente emitimos em ambos tecidos um pulso de radiofrequência de 90º. Este pulso é capaz de inclinar o vetor da magnetização longitudinal do eixo z para o plano (x, y). Esperamos um determinado período de tempo igual ao tempo TR longo, e emitimos, finalmente, um segundo pulso de radiofrequência de 90º. Qual o efeito produzido em ambos tecidos? Primeiramente, após o tempo TR longo,

15 tanto o tecido A como o tecido B recuperam totalmente sua magnetização longitudinal e, após o segundo pulso de 90º, a magnetização transversal terá o mesmo valor para ambos tecidos (se repetirá a situação inicial). Na figura 21, A e B representam Figura 21. tecidos com diferentes tempos de relaxação. O quadro 0 mostra a situação anterior ao pulso de radiofrequência de 90º; o quadro 1, a situação imediatamente posterior ao mesmo pulso. Se esperarmos um longo intervalo de tempo igual à TR longo, a magnetização longitudinal em ambos tecidos estará totalmente recuperada, como mostra o quadro 5. Um segundo pulso de 90º, emitido após este tempo, originará uma magnetização transversal em ambos tecidos (quadro 6) igual àquela observada após o primeiro pulso de 90º (quadro 1). O que poderá acontecer se não esperarmos um período tão longo entre os pulsos? Se o segundo pulso for enviado num tempo mais curto - igual à TR curto (depois do quadro 4), a magnetização longitudinal do tecido A resultará maior que a do tecido B: isto ocorre porque a magnetização transversal do tecido A, antes do segundo pulso de 90º (como mostra o quadro 4 na figura) recuperou maior parte do seu valor original do que a magnetização no tecido B. Figura 22. Se não esperarmos um intervalo de tempo tão longo entre dois pulsos, mas sim um intervalo menor, igual à TR curto, a magnetização longitudinal do tecido B, com maior T 1, não terá se recuperado tanto como a do tecido A, que tem um T 1 curto. A magnetização transversal será diferente em ambos tecidos, após o segundo pulso (quadro 5). Em resumo, mudando o tempo entre dois pulsos sucessivos podemos influenciar e alterar a magnetização transversal, a intensidade do sinal de Ressonância Magnética e, consequentemente, o contraste dos tecidos na imagem reconstruída. Desta forma, por ser o vetor de relaxação transversal do tecido A maior, o sinal registrado na antena terá uma maior intensidade que a emitida pelo tecido B. Como vimos, a diferença na intensidade do sinal proveniente de tecidos diferentes depende da diferença na respectiva magnetização longitudinal, isto é, da diferença de T 1 entre ambos tecidos. Assim poderemos diferenciar o tecido A do tecido B usando pulsos de 90º no intervalo de tempo igual à TR curto. Se este período for bem maior, a diferenciação será impossível. O tempo entre dois pulsos sucessivos é chamado de tempo de repetição TR.

16 Figura 23. Como pode ser observado na figura 23, o líquido encéfalo-raqüídeo (CFS) apresenta um tempo de relaxação - T 1 mais curto que o cérebro e, conseqüentemente, a intensidade registrada será menor. Um tempo de repetição dos pulsos (TR) menor que 500ms é considerado curto, enquanto que outro, o de 1500 ms é considerado longo. A imagem resultante é chamada de imagem mediada pelo parâmetro T 1, o que significa que a diferença na intensidade do sinal ou contraste do tecido alvo deve-se, principalmente, a diferenças em T 1. Existem, além deste, outros parâmetros que influenciam na qualidade da imagem como a densidade de prótons no tecido e o T 2. Escolhendo uma determinada sequência de pulso da radiofrequência e do TR podemos salientar determinada característica do tecido na imagem resultante. Quando o tempo de repetição dos pulsos é extremamente grande, como foi visto na figura 21, T 1 não influencia mais na intensidade da imagem ou no contraste dos tecidos, mas sempre pode existir uma diferença mínima na concentração de prótons nos diferentes tecidos, será então este novo parâmetro - a densidade dos prótons, que irá influenciar na imagem de Ressonância Magnética. Neste caso, a imagem obtida através de um longo TR, e que depende somente da concentração dos prótons, é chamada de imagem mediada pela densidade de prótons. Como obter uma imagem mediada pelo tempo de relaxação T 2? Figura 24. Observemos a seguinte experiência: inicialmente usamos um pulso de radiofrequência de 90º; como resultado, o vetor da magnetização longitudinal será deslocado para o plano transverso e os prótons serão agrupados, girando em fase - obteremos o vetor da magnetização transversal. Ainda, essa situação ordenada é instável. Depois que o primeiro pulso é desligado a magnetização longitudinal começa a reaparecer enquanto a magnetização transversal, devido à perda da coerência de fase, começa a sumir (como pode ser visto nos quadros b e c na figura 25). Após transcorrer um intervalo de tempo igual a TE/2, será emitido um pulso - desta vez de 180º.

17 Este pulso obriga os prótons a precessarem em sentido contrário, seguindo os ponteiros do relógio. Como resultado, os prótons que no início precessavam rapidamente estarão agora atrás dos mais lentos, aproximando-se cada vez mais. Após outro intervalo de tempo igual a TE/2, os prótons mais rápidos estarão finalmente juntos com os mais lentos, em outras palavras, os prótons estarão novamente em fase e a magnetização transversal voltará a ser intensa (quadro f na figura 25). Figura 25. Com o decorrer do tempo, os prótons que precessavam rapidamente passarão à frente, o que novamente contribuirá para a perda da coerência de fase e desaparecimento da magnetização transversal. Enviando novamente um pulso de 180º, o processo reiniciará novamente. Os sucessivos estados de sincronização permitem que os sinais captados na antena se apresentem como pulsos em crescendo-decrescendo, chamados de ecos. O pulso de radiofrequência de 180º atua em nossa experiência como Figura 26. uma muralha onde os prótons batem e retornam, da mesma forma como faz uma onda sonora ao encontrar uma superfície, onde é refletida produzindo um eco; este é o motivo pelo qual este intenso sinal é chamado de eco ou de Spin-eco e TE é chamado de tempo de eco. Utilizando pulsos de radiofrequência de 180º após intervalos de tempo igual a TE é possível reordenar os prótons e obter mais que um sinal Spin-eco (vide figura 26). Contudo, a intensidade máxima de cada eco diminui progressivamente. A curva que liga os máximos das intensidades do sinal Spin-eco constitui a curva de relaxação transversal T 2. Outra maneira de produzir ecos é inverter rapidamente o sentido do campo magnético externo B 0 após o pulso de 90º, a fim de promover um efeito semelhante àquele do pulso de RF de 180º. O TE influencia na qualidade da imagem de Ressonância Magnética e pode ser escolhido pelo operador do equipamento de Ressonância Magnética.

18 A figura 27 mostra a curva T 2 de dois tecidos com diferentes valores do tempo de relaxação transversal, o tecido A (cérebro) possui um T 2 mais curto que o tecido B (fluído encéfalo raquídeo); por conseqüência, sua magnetização transversal diminuirá mais rapidamente. Após um tempo TE curto a diferença nas intensidades do sinal dos tecidos é menos pronunciada do que com a escolha de um tempo TE mais longo. O problema que surge na escolha de um TE muito longo é que o sinal correspondente na sua intensidade é fraco e comparável com o ruído do sinal. Isto influencia negativamente a qualidade da imagem de Ressonância Magnética. Figura 27. O tempo de eco TE menor que 30ms é considerado tempo curto; se for maior que 80ms será considerado longo. Interpretação da imagem obtida através da Ressonância Magnética Nuclear Esta técnica permite observar na tela do computador a distribuição dos prótons no tecido estudado. A imagem apresenta intensidades desiguais, decorrentes não apenas da concentração dos prótons no tecido mas também das propriedades de relaxação (ou seja, retorno ao estado de equilíbrio) dos núcleos, caracterizadas pelos dois parâmetros T 1 e T 2. Numerosas experiências mostraram a existência de diferenças notáveis entre os valores dos tempos de relaxação em tecidos normais e em patológicos. Quando os tecidos apresentam valores diferentes de T 2, é possível discriminá-los usando a técnica de ecos de Spin. Por isso, deve-se ter cuidado na escolha da sequência de pulsos convenientes para a região do organismo ou a patologia que se deseja evidenciar. Figura 28. Figura 29.

19 Se na imagem obtida o líquido encéfalo-raquídeo estiver representado numa cor branca, teremos uma imagem mediada pelo parâmetro T2. Se o fluído é mais escuro do que as partes sólidas, teremos uma imagem mediada pelo parâmetro T1 ou mediada pela densidade de prótons. O sinal proveniente da substância cinzenta é maior que o proveniente da substância branca pelo fato de que a massa cinzenta possui uma maior quantidade de água e, por conseqüência, um número maior de prótons. Figura 30. Uso de meios de contraste na Ressonância Magnética Para salientar tecidos com características similares são usados meios de contraste. Estas substâncias possuem pequenos campos magnéticos que diminuem os tempos de relaxação nas vizinhanças dos prótons; diz-se que tais substâncias têm propriedades paramagnéticas. O Gadolínio é uma dessas substâncias usadas nos exames de Ressonância Magnética como meio de contraste. Gadolínio constitui uma terra rara que é tóxica em estado livre, mas que ligada ao DTPA deixa de ser nociva. O efeito dessa substância é a mudança do sinal devido à diminuição dos tempos T1 e T2. Tempo requerido para obter uma imagem de Ressonância Magnética O tempo para aquisição de uma imagem está definido pela seguinte relação: tempo de aquisição = t.a. = TR x N x Nex Nesta relação, Nex - é o número de excitações ou de medições que muitas vezes é necessário fazer para melhorar a qualidade da imagem; N - é o número de linhas da matriz que constitui a imagem mostrada na tela de um computador (256 x 256). Os detalhes numa imagem serão mais evidentes se trabalharmos com um número maior de linhas, só que isso aumenta consideravelmente o tempo de aquisição. TR- é o tempo de repetição; quanto menor for o TR, mais rapidamente a imagem será adquirida.

20 Figura 31. O tempo de repetição dos pulsos é, geralmente, fixado pelas características do equipamento de Ressonância Magnética. Por esse motivo, para encurtar o tempo necessário para aquisição da imagem são feitas medições simultâneas em outras fatias, durante a espera do próximo pulso. Como selecionar a fatia do organismo que se deseja examinar? Quando um paciente é colocado na unidade de Ressonância Magnética ele experimenta um campo magnético que além de intenso é bastante homogêneo. Todos os prótons no corpo do paciente terão, então, a mesma frequência de Larmor e poderão ser perturbados pelos mesmos pulsos de radiofrequência. Os sinais emitidos por estes prótons, e registrados para a reconstrução da imagem, não poderão contribuir para especificar a localização exata dos tecidos estudados no organismo. Para selecionar uma determinada fatia tomográfica no paciente, um campo magnético gradiente (varia sua intensidade de forma linear em cada ponto) é superposto ao campo magnético externo. Este campo gradiente é produzido em bobinas especiais chamadas de bobinas gradiente e altera a intensidade do campo magnético originário ao longo do paciente. Figura 32. Na figura 32, por exemplo, a intensidade do campo magnético gradiente G z cresce ao longo do paciente, tendo valores de 1,4 Tesla nos pés e atingindo o valor de 1,6 Tesla na cabeça. Os prótons das diferentes fatias transversais, submetidos a este campo magnético resultante, experimentarão intensidades distintas e terão frequências de precessão bem definidas: de 60MHz nos pés e de 68 MHz na cabeça. Desta forma, com uma mesma frequência poderemos excitar seletivamente prótons que se encontram na mesma fatia e assim, selecionando o pulso de radiofrequência, será possível determinar a posição exata do corte ou a fatia tomográfica que queremos examinar. De onde exatamente provém o sinal de Ressonância Magnética? Com a escolha de uma determinada frequência selecionamos a posição e espessura da fatia tomográfica a ser examinada. Mas como identificar o ponto na fatia, de onde foi emitido o sinal, que vai contribuir para a formação da imagem? Neste caso

21 procedemos de forma similar à anterior. Após emitir o primeiro pulso de radiofrequência, aplicamos no paciente um segundo campo gradiente numa outra direção, por exemplo, ao longo do eixo y. A figura 33 mostra isto: na fatia tomográfica (imagem A) os prótons estão precessando com a mesma frequência. Para discriminar estas frequências aplicamos um segundo campo gradiente G y que desta vez decresce da esquerda para a direita. Da mesma forma, as frequências decrescerão no sentido esquerdadireita. A aplicação deste campo gradiente G y obriga os prótons, localizados em cada uma das colunas, a emitirem seus sinais com a mesma frequência. Verifica-se, portanto, uma discriminação das frequências em função da posição dos prótons; por este motivo o segundo campo magnético gradiente aplicado também é chamado de campo decodificador de frequência. Figura 33. Mas ainda não podemos identificar o local exato em cada coluna de onde o sinal partiu; teoricamente poderíamos introduzir um terceiro campo gradiente. Não obstante, este procedimento pode trazer algumas dificuldades, por exemplo, podem resultar pontos localizados em lugares diferentes com a mesma frequência. Este problema pode ser solucionado se aplicarmos um campo gradiente G x ao longo de uma coluna por um curto intervalo de tempo (vide figura 34). Este gradiente faz com que os prótons em cada coluna aumentem sua velocidade de precessão, correspondendo à intensidade do campo magnético experimentado. Figura 34. Quando este gradiente G x é desligado, todos os prótons na coluna sentirão novamente o campo magnético originário e apresentarão a mesma frequência de precessão. Só que agora os prótons estarão fora de fase e esta defasagem pode ser registrada na antena como um atraso na chegada dos diferentes sinais. Já que este último gradiente G x aplicado no paciente leva à precessão dos prótons em fases diferentes, ele é chamado de gradiente decodificador de fase. Em resumo, após a aplicação dos campos magnéticos gradientes, acima descritos, registramos uma mistura de diferentes sinais. Alguns desses têm frequências variadas e outros, com a mesma frequência, possuem fases diferentes; considerando a localização do próton perturbado.

22 O computador analisa a intensidade do sinal de uma frequência e fase específica com ajuda de um procedimento matemático chamado de transformada de Fourier ; ela permite obter um espectro de frequência de um sinal composto. O espectro das frequências é a representação gráfica da amplitude e das frequências dos sinais primitivos usados para gerar o sinal composto. A amplitude do sinal codifica a quantidade dos prótons ressonantes, enquanto a frequência de cada onda permite que a posição de cada amostra possa ser conhecida. Graças à correlação deste sinal com um ponto definido na fatia examinada, poderemos reconstruir a imagem tomográfica de Ressonância Magnética. Figura 35. Ainda, algumas noções básicas: Durante todo o tempo falamos de prótons e núcleos, por quê? Como foi mencionado, átomos estão constituídos de prótons e nêutrons. Uma exceção é o átomo de hidrogênio: possui somente um próton no núcleo atômico. Cada vez que falamos de prótons, também nos referíamos aos átomos de hidrogênio. Este é o átomo mais abundante em nosso organismo e também aquele que emite os sinais mais intensos de Ressonância Magnética, quando comparado com outros átomos. Qualquer outro núcleo pode ser usado para aquisição de imagens em Ressonância Magnética? A resposta é não. Somente podem ser utilizados núcleos que apresentem Spin e um número ímpar de prótons. No entanto, a formação de imagens com utilização de outros núcleos é difícil, tanto por suas baixas concentrações em nosso organismo como pelo fato de exigirem campos magnéticos bem mais intensos que os usados nas unidades de RM. Por exemplo, o uso do núcleo de fósforo -constituinte fundamental de moléculas como o trifosfato de adenosina (ATP) e a fosfocreatina, permitiria investigar, através de imagens, o comportamento da taxa metabólica dos tecidos. Já o uso do sódio teria grande interesse na análise de casos de infarto, tumores e derrames em que ocorre rompimento da parede celular. Devido à diferença significativa na concentração do sódio nos fluidos intra e extracelulares, a invasão do sódio em regiões atingidas por rupturas de vasos e membranas seria claramente visível numa imagem obtida por Ressonância Magnética Nuclear. Uma visão na instrumentação: Sob muitos aspectos, a operação de um sistema de Ressonância Magnética Nuclear é semelhante à de um receptor de rádio, que detecta, através de uma antena, um sinal de radiofrequência, utiliza um receptor sintonizável para processá-lo e envia a saída de áudio para um autofalante. No sistema de Ressonância Magnética Nuclear esquematizado na figura 36, também existe um gerador de radiofrequência (que estabelece uma oscilação altamente estável), um transmissor, onde os pulsos são amplificados até um nível de potência de algumas centenas de watts; tais pulsos são

23 aplicados às bobinas de radiofrequência. Atuando como uma antena, as bobinas excitam os prótons e, em seguida, detectam os sinais fracos resultantes, estes, por sua vez, são amplificados no receptor, digitalizados e enviados para um computador onde serão armazenados e processados. A imagem tomográfica, então, poderá ser visualizada na tela do computador. Figura 36. A parte mais importante da unidade da Ressonância Magnética é o magneto principal. Este deve ter uma intensidade suficiente para permitir a aquisição de imagens. A intensidade do magneto é dada em Tesla (T) ou Gauss, sendo que 1 T = Gauss. O cientista alemão Gauss foi o primeiro a calcular o campo magnético da terra (0,3-0,7 Gauss) e Tesla é considerado o pai da corrente alternada. Os magnetos usados na RM têm uma intensidade entre 0.5 até 1.5 Tesla. Comparativamente, o magneto da porta de uma geladeira doméstica possui uma intensidade de aproximadamente 100 Gauss. Uma das exigências feitas para o campo magnético gerado é ter alta homogeneidade, já que a intensidade deste determina a frequência de precessão. Tipos de magnetos a) permanente (ímã) : não usa corrente elétrica para geração do campo magnético, sua intensidade é relativamente pequena (um magneto de 100 toneladas possui uma intensidade de 0,3 tesla) e apresenta instabilidade térmica. b) resistivos: são criados por uma bobina (eletromagneto), esquentam demais devido à resistência elétrica e precisam ser refrigerados, fornecem uma maior intensidade que os permanentes. c) supercondutores: atualmente são os mais usados nos equipamentos de RM, são refrigerados a temperaturas de supercondutores ( 4º K, usando He e Nitrogênio líquido); nesta temperatura a resistência elétrica é quase nula. Os magnetos supercondutores geram um campo magnético constante, altamente homogêneo e intenso; as desvantagens são os altos custos de manutenção e refrigeração.

24 Bobinas geradoras de pulsos de radiofrequência São usadas para emitir e captar pulsos de radiofrequência. Existem os mais diversos tipos de bobinas e, dependendo do lugar de sua aplicação no paciente, denominadas: de volume, de gradiente, de montaria, de superfície, etc. Por que as unidades de RM requerem uma atenção especial? Devido ao intenso campo magnético gerado, o equipamento de Ressonância Magnética Nuclear não pode estar localizado num local arbitrário. Algumas regras devem ser observadas para sua instalação e funcionamento. O campo magnético gerado numa unidade de RM pode atrair com bastante intensidade objetos metálicos e influenciar em equipamentos mecânicos e elétricos, como computadores, marca-passos e unidades de raios-x. Por outra parte, estes equipamentos podem ser influenciados pelas frequências de rádio presentes no meio ambiente externo. Muitas destas frequências estão localizadas na faixa de detecção do equipamento. É por este motivo que as unidades de RM necessitam de uma blindagem especial que evite as interferências externas. Riscos biológicos A partir da informação acumulada sobre a resposta biológica à ação de campos magnéticos intensos podemos afirmar, com razoável certeza, que não existem efeitos prejudiciais para o organismo decorrentes da utilização da IRM. Nesta técnica, simplesmente, não existem mecanismos de ação, como o da ionização, capazes de produzir efeitos deletérios nos tecidos. Efeitos provocados por campos magnéticos estáticos (não dependem do tempo) Ao longo de nosso organismo as cargas elétricas estão distribuídas de forma uniforme. Algumas moléculas e membranas corpóreas têm carga elétrica polarizada e mostram, portanto, características de um dipolo magnético. Outras moléculas, por exemplo, as que constituem o tecido nervoso, servem de condutores de corrente elétrica. Quando submetidas a campos magnéticos intensos, tem-se observado nestas moléculas e membranas várias mudanças eletroquímicas: Permeabilidade das membranas A capacidade que tem uma molécula para atravessar uma membrana depende da permeabilidade desta. Devido à distribuição de cargas elétricas em algumas membranas, os campos magnéticos intensos podem induzir alterações na sua permeabilidade. Cinética de enzimas As enzimas são moléculas proteicas relativamente grandes e possuem uma distribuição irregular de cargas elétricas na sua superfície. O campo magnético intenso altera a natureza elétrica destas enzimas. Ainda são desconhecidos os efeitos decorrentes desta alteração na atividade das enzimas. Condução nervosa Células nervosas são condutores elétricos similares a um cabo isolado de cobre. O campo magnético intenso exerce uma força nos elétrons do condutor desviando-os do seu fluxo normal e afastando o condutor para um dos lados. Existe a possibilidade de

25 essa força interferir na condução de pulsos elétricos nas células nervosas, afetando assim a função neural. Biopotenciais Vários tecidos do organismo, em particular o muscular, experimentam mudanças do seu potencial elétrico durante sua contração. As variações dos biopotenciais com amplitude até 10mV no coração podem ser registrados através do eletrocardiograma. Na presença de campos magnéticos intensos é possível alterar tais biopotenciais, o que provavelmente irá interferir no funcionamento normal do músculo. Marca-passo cardíaco Marca-passos têm os mais variados desenhos, mas todos usam um pequeno ímã para sua ativação. Este pequeno ímã pode sofrer fortes interferências na presença de campos magnéticos intensos provocando falhas no funcionamento do marca-passo. Portanto, a IRM é contraindicada para pacientes portadores de marca-passo. Efeitos provocados por campos magnéticos variáveis no tempo (campos gradientes) Nas unidades de RM são usados campos magnéticos que variam a sua intensidade em função do tempo e que são superpostos ao campo magnético estático. Quando o campo gradiente interage com elétrons estacionários de determinados tecidos, induz uma densidade da corrente elétrica, medida em amperes por centímetro quadrado (A/cm 2 ). Há respostas biológicas à ação de tais densidades elétricas, mas todas elas ocorrem numa faixa de intensidade do campo magnético muito superior daquela usada nas unidades de Ressonância Magnética Nuclear. fosfenos visuais Se uma corrente elétrica atravessa a cabeça de uma pessoa que está com os olhos fechados induzirá em sua retina um clarão luminoso. Este efeito se deve à ativação da molécula de fosfeno e pode ser também produzido por campos magnéticos gradientes. Consolidação óssea A passagem de pequenas correntes elétricas através de segmentos ósseos fraturados favorece sua consolidação. Neste caso a densidade da corrente empregada oscila ao redor dos 10µA/cm2. Embora sejam desconhecidos os mecanismos, a consolidação óssea é utilizada eficientemente em muitos casos. Fibrilação cardíaca Quando o coração perde seu batimento normal e as pulsações são substituídas por tremor rápido se diz que ele fibrila; a fibrilação pode levar a uma parada cardíaca ou até a morte. Atravessando uma corrente elétrica intensa através do músculo cardíaco é possível estabilizar um coração em fibrilação; esta técnica é frequente nas unidades de tratamento coronários. Por outro lado, a corrente elétrica com densidade de 300mA/cm 2 pode provocar a fibrilação de um coração sadio. Nas unidades de RM, não entanto, são usadas correntes elétricas até seis vezes menores que a mencionada. Exposição à radiofrequência O principal efeito da interação entre o pulso de radiofrequência e o tecido corporal é a transferência de energia na forma de calor. A quantidade de calor transferida é uma complexa função da frequência e da potência do pulso de RF.

SEQÜÊNCIA DE PULSO. Spin-eco (SE); Inversion-recovery (IR); Gradiente-eco (GRE); Imagens eco - planares (EPI).

SEQÜÊNCIA DE PULSO. Spin-eco (SE); Inversion-recovery (IR); Gradiente-eco (GRE); Imagens eco - planares (EPI). SEQÜÊNCIA DE PULSO Spin-eco (SE); Inversion-recovery (IR); Gradiente-eco (GRE); Imagens eco - planares (EPI). VANTAGENS DAS SEQÜÊNCIAS MAIS RÁPIDAS Maior conforto para o paciente; Imagens de órgãos em

Leia mais

3. FORMAÇÃO DA IMAGEM

3. FORMAÇÃO DA IMAGEM 3. FORMAÇÃO DA IMAGEM 3.1 INTRODUÇÃO O sistema de geração da imagem de RM emprega muitos fatores técnicos que devem ser considerados, compreendidos e algumas vezes modificados no painel de controle durante

Leia mais

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR NUCLEAR Constituintes do átomo: electrões e núcleo. Constituintes do núcleo (nucleões): protões e neutrões. Características químicas electrões ; Características físicas núcleo

Leia mais

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Porque é importante comunicar? - Desde o «início dos tempos» que o progresso e o bem estar das sociedades depende da sua capacidade de comunicar e aceder

Leia mais

Microfone e altifalante. Conversão de um sinal sonoro num sinal elétrico. sinal elétrico num sinal sonoro.

Microfone e altifalante. Conversão de um sinal sonoro num sinal elétrico. sinal elétrico num sinal sonoro. Microfone e altifalante Conversão de um sinal sonoro num sinal elétrico. Conversão de um sinal elétrico num sinal sonoro. O funcionamento dos microfones e dos altifalantes baseia-se na: - acústica; - no

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 3

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 3 Linhas de Força Mencionamos na aula passada que o físico inglês Michael Faraday (79-867) introduziu o conceito de linha de força para visualizar a interação elétrica entre duas cargas. Para Faraday, as

Leia mais

Corrente elétrica corrente elétrica.

Corrente elétrica corrente elétrica. Corrente elétrica Vimos que os elétrons se deslocam com facilidade em corpos condutores. O deslocamento dessas cargas elétricas é chamado de corrente elétrica. A corrente elétrica é responsável pelo funcionamento

Leia mais

Quanto à origem uma onda pode ser classificada em onda mecânica e onda eletromagnética.

Quanto à origem uma onda pode ser classificada em onda mecânica e onda eletromagnética. CLASSIFICAÇÃO DAS ONDAS Podemos classificar as ondas quanto à: sua origem direção de oscilação tipo de energia transportada. ONDAS QUANTO À ORIGEM Quanto à origem uma onda pode ser classificada em onda

Leia mais

Imagem por ressonância magnética

Imagem por ressonância magnética Imagem por ressonância Aula 38 Histórico Descoberta das propriedades s nucleares: Isidor Isaac Rabi (prêmio Nobel de Física no ano de 1944) Impulso para vários estudos na área de espectroscopia LPV 5731

Leia mais

Eletromagnetismo: imãs, bobinas e campo magnético

Eletromagnetismo: imãs, bobinas e campo magnético Eletromagnetismo: imãs, bobinas e campo magnético 22 Eletromagnetismo: imãs, bobinas e campo magnético 23 Linhas do campo magnético O mapeamento do campo magnético produzido por um imã, pode ser feito

Leia mais

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de?

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de? Física 01. Um fio metálico e cilíndrico é percorrido por uma corrente elétrica constante de. Considere o módulo da carga do elétron igual a. Expressando a ordem de grandeza do número de elétrons de condução

Leia mais

ENEM 2014/2015 Física (Prova Amarela) Prof. Douglas Almeida

ENEM 2014/2015 Física (Prova Amarela) Prof. Douglas Almeida Questão 46 Nesta questão, o candidato precisa saber que um filtro de luz realiza a refração seletiva, deixando passar as cores que o compõe e absorvendo substancialmente as outras cores. Assim, para absorver

Leia mais

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Fonte Estabilizada de 5 Volts Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Prof. Eduardo Loureiro, DSc.

Prof. Eduardo Loureiro, DSc. Prof. Eduardo Loureiro, DSc. Transmissão de Calor é a disciplina que estuda a transferência de energia entre dois corpos materiais que ocorre devido a uma diferença de temperatura. Quanta energia é transferida

Leia mais

Disciplina : Termodinâmica. Aula 5 ANÁLISE DA MASSA E ENERGIA APLICADAS A VOLUMES DE CONTROLE

Disciplina : Termodinâmica. Aula 5 ANÁLISE DA MASSA E ENERGIA APLICADAS A VOLUMES DE CONTROLE Curso: Engenharia Mecânica Disciplina : Aula 5 ANÁLISE DA MASSA E ENERGIA APLICADAS A VOLUMES DE CONTROLE Prof. Evandro Rodrigo Dário, Dr. Eng. Vazão mássica e vazão volumétrica A quantidade de massa que

Leia mais

Hoje estou elétrico!

Hoje estou elétrico! A U A UL LA Hoje estou elétrico! Ernesto, observado por Roberto, tinha acabado de construir um vetor com um pedaço de papel, um fio de meia, um canudo e um pedacinho de folha de alumínio. Enquanto testava

Leia mais

Comunicação da informação a curta distância. FQA Unidade 2 - FÍSICA

Comunicação da informação a curta distância. FQA Unidade 2 - FÍSICA Comunicação da informação a curta distância FQA Unidade 2 - FÍSICA Meios de comunicação É possível imaginar como seria o nosso mundo sem os meios de comunicação de que dispomos? Os * * * * Aparelhos de

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Resposta. Resposta

Questão 1. Questão 2. Resposta. Resposta Questão 1 Na natureza, muitos animais conseguem guiar-se e até mesmo caçar com eficiência, devido à grande sensibilidade que apresentam para a detecção de ondas, tanto eletromagnéticas quanto mecânicas.

Leia mais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais LEI DE OHM Conceitos fundamentais Ao adquirir energia cinética suficiente, um elétron se transforma em um elétron livre e se desloca até colidir com um átomo. Com a colisão, ele perde parte ou toda energia

Leia mais

Eletricidade Aula 1. Profª Heloise Assis Fazzolari

Eletricidade Aula 1. Profª Heloise Assis Fazzolari Eletricidade Aula 1 Profª Heloise Assis Fazzolari História da Eletricidade Vídeo 2 A eletricidade estática foi descoberta em 600 A.C. com Tales de Mileto através de alguns materiais que eram atraídos entre

Leia mais

TC DE FÍSICA 2 a SÉRIE ENSINO MÉDIO

TC DE FÍSICA 2 a SÉRIE ENSINO MÉDIO TC DE FÍSICA 2 a SÉRIE ENSINO MÉDIO Professor(es): Odair Mateus 14/6/2010 1.Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos. Sobre os conceitos e aplicações da Eletricidade

Leia mais

EXPERIMENTO 11: DEMONSTRAÇÕES SOBRE ELETROMAGNETISMO. Observar, descrever e explicar algumas demonstrações de eletromagnetismo.

EXPERIMENTO 11: DEMONSTRAÇÕES SOBRE ELETROMAGNETISMO. Observar, descrever e explicar algumas demonstrações de eletromagnetismo. EXPERIMENTO 11: DEMONSTRAÇÕES SOBRE ELETROMAGNETISMO 11.1 OBJETIVOS Observar, descrever e explicar algumas demonstrações de eletromagnetismo. 11.2 INTRODUÇÃO Força de Lorentz Do ponto de vista formal,

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo de a para b é dado por: = =

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo de a para b é dado por: = = Energia Potencial Elétrica Física I revisitada 1 Seja um corpo de massa m que se move em linha reta sob ação de uma força F que atua ao longo da linha. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo

Leia mais

REVISÃO ENEM. Prof. Heveraldo

REVISÃO ENEM. Prof. Heveraldo REVISÃO ENEM Prof. Heveraldo Fenômenos Elétricos e Magnéticos Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico e potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais. Poder

Leia mais

Ondas II F-228 UNICAMP

Ondas II F-228 UNICAMP Ondas II F-228 UNICAMP http://thenonist.com/index.php/thenonist/permalink/stick_charts/ Superposição de ondas Resumo de ondas mecânicas Superposição de ondas Exemplos Representação matemática Interferência

Leia mais

Água e Solução Tampão

Água e Solução Tampão União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Água e Solução Tampão Prof. Dra. Narlize Silva Lira Cavalcante Fevereiro /2015 Água A água é a substância

Leia mais

Setores Trilhas. Espaço entre setores Espaço entre trilhas

Setores Trilhas. Espaço entre setores Espaço entre trilhas Memória Externa Disco Magnético O disco magnético é constituído de um prato circular de metal ou plástico, coberto com um material que poder magnetizado. Os dados são gravados e posteriormente lidos do

Leia mais

RECEPTOR AM DSB. Transmissor. Circuito Receptor AM DSB - Profº Vitorino 1

RECEPTOR AM DSB. Transmissor. Circuito Receptor AM DSB - Profº Vitorino 1 RECEPTOR AM DSB Transmissor Circuito Receptor AM DSB - Profº Vitorino 1 O receptor super-heteródino O circuito demodulador que vimos anteriormente é apenas parte de um circuito mais sofisticado capaz de

Leia mais

Motores Síncronos ADRIELLE C SANTANA

Motores Síncronos ADRIELLE C SANTANA Motores Síncronos ADRIELLE C SANTANA Motores Síncronos Possuem velocidade fixa e são utilizados para grandes cargas, (em função do seu alto custo que faz com que ele não seja viável para aparelhos menores)

Leia mais

Os motores de CA podem ser monofásicos ou polifásicos. Nesta unidade, estudaremos os motores monofásicos alimentados por uma única fase de CA.

Os motores de CA podem ser monofásicos ou polifásicos. Nesta unidade, estudaremos os motores monofásicos alimentados por uma única fase de CA. Motores elétricos Os motores de CA podem ser monofásicos ou polifásicos. Nesta unidade, estudaremos os motores monofásicos alimentados por uma única fase de CA. Para melhor entender o funcionamento desse

Leia mais

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA Imagenologia: Técnicas Radiológicas II Prof. Msc Ana Paula de Souza Paixão Biomedicina 5º P Método de diagnóstico

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 A L 0 H mola apoio sem atrito B A figura acima mostra um sistema composto por uma parede vertical

Leia mais

Estudaremos aqui como essa transformação pode ser entendida a partir do teorema do trabalho-energia.

Estudaremos aqui como essa transformação pode ser entendida a partir do teorema do trabalho-energia. ENERGIA POTENCIAL Uma outra forma comum de energia é a energia potencial U. Para falarmos de energia potencial, vamos pensar em dois exemplos: Um praticante de bungee-jump saltando de uma plataforma. O

Leia mais

Circuitos CA I. 1 Resumo da aula anterior. Aula 6. 5 de abril de 2011

Circuitos CA I. 1 Resumo da aula anterior. Aula 6. 5 de abril de 2011 Circuitos CA I Aula 6 5 de abril de 20 Resumo da aula anterior Estudamos a teoria formulada por Lammor que permite explicar a existência de diamagnetismo em algumas substancia. Basicamente a teoria supõe

Leia mais

AGG0115 GEOFÍSICA I. Prof. Manoel S. D Agrella Filho. Monitores: Daniele Brandt Giovanni Moreira

AGG0115 GEOFÍSICA I. Prof. Manoel S. D Agrella Filho. Monitores: Daniele Brandt Giovanni Moreira AGG0115 GEOFÍSICA I Prof. Manoel S. D Agrella Filho Monitores: Daniele Brandt Giovanni Moreira Paleomagnetismo Estudo do magnetismo fóssil das rochas A rocha contém pequenos minerais magnéticos (magnetita,

Leia mais

CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR Lista de Exercícios com Gabarito e Soluções Comentadas

CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR Lista de Exercícios com Gabarito e Soluções Comentadas COLÉGIO PEDRO II PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE RESIDENTE DOCENTE: Marcia Cristina de Souza Meneguite Lopes MATRÍCULA: P4112515 INSCRIÇÃO: PRD.FIS.0006/15

Leia mais

Introdução. Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Um transdutor é um componente que transforma um tipo de energia em outro.

Introdução. Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Um transdutor é um componente que transforma um tipo de energia em outro. SENSORES Introdução Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Num circuito eletrônico o sensor é o componente que sente diretamente alguma característica física do meio em que esta inserido,

Leia mais

TRANSFORMADORES. P = enrolamento do primário S = enrolamento do secundário

TRANSFORMADORES. P = enrolamento do primário S = enrolamento do secundário TRANSFORMADORES Podemos definir o transformador como sendo um dispositivo que transfere energia de um circuito para outro, sem alterar a frequência e sem a necessidade de uma conexão física. Quando existe

Leia mais

Física. Resolução. Q uestão 01 - A

Física. Resolução. Q uestão 01 - A Q uestão 01 - A Uma forma de observarmos a velocidade de um móvel em um gráfico d t é analisarmos a inclinação da curva como no exemplo abaixo: A inclinação do gráfico do móvel A é maior do que a inclinação

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Lição 3. Instrução Programada

Lição 3. Instrução Programada Lição 3 É IMPORTANTE A ATENTA LEITURA DAS INSTRUÇÕES FORNECIDAS NAS LIÇÕES 1 e 2. NOSSO CURSO NÃO SE TRATA DE UM CURSO POR COR RESPONDENCIA; NÃO NOS DEVERÃO SER MAN- DADAS FOLHAS COM AS QUESTÕES PARA SEREM

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa 2014

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa 2014 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Física Série: 3ª Professor (a): Marcos Vinicius Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

MOTORES ELÉTRICOS Princípios e fundamentos

MOTORES ELÉTRICOS Princípios e fundamentos MOTORES ELÉTRICOS Princípios e fundamentos 1 Classificação 2 3 Estator O estator do motor e também constituido por um núcleo ferromagnético laminado, nas cavas do qual são colocados os enrolamentos alimentados

Leia mais

Capítulo 11 MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA E UNIVERSAL. Introdução

Capítulo 11 MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA E UNIVERSAL. Introdução Capítulo 11 MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA E UNIVERSAL Esta aula apresenta o princípio de funcionamento dos motores elétricos de corrente contínua, o papel do comutador, as características e relações

Leia mais

1 Problemas de transmissão

1 Problemas de transmissão 1 Problemas de transmissão O sinal recebido pelo receptor pode diferir do sinal transmitido. No caso analógico há degradação da qualidade do sinal. No caso digital ocorrem erros de bit. Essas diferenças

Leia mais

Imagens de Ressonância Magnética

Imagens de Ressonância Magnética Imagens de Ressonância Magnética Prof. Emery Lins emery.lins@ufabc.edu.br Curso de Bioengenharia CECS, Universidade Federal do ABC Ressonância Magnética: Princípios físicos Definições e histórico Fundamentos

Leia mais

OBJETIVOS: CARGA HORÁRIA MÍNIMA CRONOGRAMA:

OBJETIVOS: CARGA HORÁRIA MÍNIMA CRONOGRAMA: ESTUDO DIRIGIDO COMPONENTE CURRICULAR: Controle de Processos e Instrumentação PROFESSOR: Dorival Rosa Brito ESTUDO DIRIGIDO: Métodos de Determinação de Parâmetros de Processos APRESENTAÇÃO: O rápido desenvolvimento

Leia mais

1 INTRODU Ç Ã O. 1.1. Introdução ao Magnetismo

1 INTRODU Ç Ã O. 1.1. Introdução ao Magnetismo 17 1 INTRODU Ç Ã O 1.1. Introdução ao Magnetismo Os materiais magnéticos vêm desempenhando um papel importante e contribuído de forma vital na história das civilizações e no seu desenvolvimento tecnológico.

Leia mais

Antenas Parabólicas -- Apostila Básica

Antenas Parabólicas -- Apostila Básica Antenas Parabólicas -- Apostila Básica Antenas parabólicas são usadas em UHF e Microondas. Possuem uma alta diretividade o que nos leva a perceber que possuem um alto ganho. Uma antena receptora de satélites

Leia mais

RESUMO 2 - FÍSICA III

RESUMO 2 - FÍSICA III RESUMO 2 - FÍSICA III CAMPO ELÉTRICO Assim como a Terra tem um campo gravitacional, uma carga Q também tem um campo que pode influenciar as cargas de prova q nele colocadas. E usando esta analogia, podemos

Leia mais

Tecnologia de faixa para falha

Tecnologia de faixa para falha Tecnologia de faixa para falha Por Tom Bell e John Nankivell Índice 1. Introdução 1 2. Equipamento de teste / processo de teste de PIM existente 2 3. Nova análise de RTF / limitações técnicas 3 4. Fluxograma

Leia mais

Ciências E Programa de Saúde

Ciências E Programa de Saúde Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Educação Ciências E Programa de Saúde 19 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE SP Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de

Leia mais

Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05

Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05 Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05 Linha de Equipamentos MEC Desenvolvidos por: Maxwell Bohr Instrumentação Eletrônica Ltda. Rua Porto Alegre, 212 Londrina PR Brasil http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Laboratório Virtual Kit Óptico

Laboratório Virtual Kit Óptico Laboratório Virtual Kit Óptico Reflexão A luz nem sempre se propaga indefinidamente em linha reta: em algumas situações eles podem se quebrar, como acontece quando um espelho é colocado em seu caminho.

Leia mais

Morfologia Matemática em Imagens de Ressonância. Conceitos novos: Granulometria, Morfologia Condicional e com Reconstrução

Morfologia Matemática em Imagens de Ressonância. Conceitos novos: Granulometria, Morfologia Condicional e com Reconstrução Morfologia Matemática em Imagens de Ressonância Conceitos novos: Granulometria, Morfologia Condicional e com Reconstrução A Ressonância Magnética é um dos métodos de imagem mais completos disponíveis.

Leia mais

Antena Escrito por André

Antena Escrito por André Antena Escrito por André Antenas A antena é um dispositivo passivo que emite ou recebe energia eletromagnéticas irradiada. Em comunicações radioelétricas é um dispositivo fundamental. Alcance de uma Antena

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ONDAS, Prof. Emery Lins Curso Eng. Biomédica

FUNDAMENTOS DE ONDAS, Prof. Emery Lins Curso Eng. Biomédica FUNDAMENTOS DE ONDAS, RADIAÇÕES E PARTÍCULAS Prof. Emery Lins Curso Eng. Biomédica Questões... O que é uma onda? E uma radiação? E uma partícula? Como elas se propagam no espaço e nos meios materiais?

Leia mais

Apostila de Química Geral

Apostila de Química Geral Cursinho Vitoriano UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Câmpus de São José do Rio Preto Apostila de Química Geral Período noturno Ligações químicas interatômicas Vanessa R.

Leia mais

Introdução à Eletricidade e Lei de Coulomb

Introdução à Eletricidade e Lei de Coulomb Introdução à Eletricidade e Lei de Coulomb Introdução à Eletricidade Eletricidade é uma palavra derivada do grego élektron, que significa âmbar. Resina vegetal fossilizada Ao ser atritado com um pedaço

Leia mais

dv dt Fig.19 Pulso de tensão típico nos terminais do motor

dv dt Fig.19 Pulso de tensão típico nos terminais do motor INFLUÊNCIA DO INVERSOR NO SISTEMA DE ISOLAMENTO DO MOTOR Os inversores de freqüência modernos utilizam transistores (atualmente IGBTs) de potência cujos os chaveamentos (khz) são muito elevados. Para atingirem

Leia mais

Filtros de sinais. Conhecendo os filtros de sinais.

Filtros de sinais. Conhecendo os filtros de sinais. Filtros de sinais Nas aulas anteriores estudamos alguns conceitos importantes sobre a produção e propagação das ondas eletromagnéticas, além de analisarmos a constituição de um sistema básico de comunicações.

Leia mais

3.2 Equilíbrio de Fases Vapor - Líquida - Sólida numa Substância Pura Consideremos como sistema a água contida no conjunto êmbolo - cilindro abaixo:

3.2 Equilíbrio de Fases Vapor - Líquida - Sólida numa Substância Pura Consideremos como sistema a água contida no conjunto êmbolo - cilindro abaixo: - Resumo do Capítulo 0 de Termodinâmica: Capítulo - PROPRIEDADES DE UMA SUBSTÂNCIA PURA Nós consideramos, no capítulo anterior, três propriedades familiares de uma substância: volume específico, pressão

Leia mais

Lei dos transformadores e seu princípio de funcionamento

Lei dos transformadores e seu princípio de funcionamento Lei dos transformadores e seu princípio de funcionamento Os transformadores operam segundo a lei de Faraday ou primeira lei do eletromagnetismo. Primeira lei do eletromagnetismo Uma corrente elétrica é

Leia mais

Ensaio de Emissão Acústica Aplicado em Cilindros sem Costura para Armazenamento de Gases

Ensaio de Emissão Acústica Aplicado em Cilindros sem Costura para Armazenamento de Gases Ensaio de Emissão Acústica Aplicado em Cilindros sem Costura para Armazenamento de Gases Pedro Feres Filho São Paulo, Brasil e-mail: pedro@pasa.com.br 1- Resumo Este trabalho teve como objetivo apresentar

Leia mais

Alunas: Carine Pereira, Géssica do Nascimento e Rossana Mendes Rosa SEMINÁRIO DE ENERGIA E MOVIMENTO

Alunas: Carine Pereira, Géssica do Nascimento e Rossana Mendes Rosa SEMINÁRIO DE ENERGIA E MOVIMENTO Licenciatura em Ciências da Natureza: Habilitação em Biologia e Química UAC 32- Energia e Movimento Professor Sergio Mittmann dos Santos Alunas: Carine Pereira, Géssica do Nascimento e Rossana Mendes Rosa

Leia mais

c) A corrente induzida na bobina imediatamente após a chave S ser fechada terá o mesmo sentido da corrente no circuito? Justifique sua resposta.

c) A corrente induzida na bobina imediatamente após a chave S ser fechada terá o mesmo sentido da corrente no circuito? Justifique sua resposta. Questão 1 Um estudante de física, com o intuito de testar algumas teorias sobre circuitos e indução eletromagnética, montou o circuito elétrico indicado na figura ao lado. O circuito é composto de quatro

Leia mais

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010. Matemática Essencial Extremos de funções reais Departamento de Matemática - UEL - 2010 Conteúdo Ulysses Sodré http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Leia mais

MÓDULO 4 Meios físicos de transmissão

MÓDULO 4 Meios físicos de transmissão MÓDULO 4 Meios físicos de transmissão Os meios físicos de transmissão são compostos pelos cabos coaxiais, par trançado, fibra óptica, transmissão a rádio, transmissão via satélite e são divididos em duas

Leia mais

RECUPERAÇÃO TURMAS: 2º ANO FÍSICA

RECUPERAÇÃO TURMAS: 2º ANO FÍSICA RECUPERAÇÃO TURMAS: 2º ANO Professor: XERXES DATA: 22 / 11 / 2015 RECUPERAÇÃO FINAL FORÇA ELÉTRICA (LEI DE COULOMB) FÍSICA Para todas as questões, considere a constante eletrostática no vácuo igual a 9.10

Leia mais

Tânia observa um lápis com o auxílio de uma lente, como representado nesta figura:

Tânia observa um lápis com o auxílio de uma lente, como representado nesta figura: PROVA DE FÍSICA QUESTÃO 0 Tânia observa um lápis com o auxílio de uma lente, como representado nesta figura: Essa lente é mais fina nas bordas que no meio e a posição de cada um de seus focos está indicada

Leia mais

Sensores Ultrasônicos

Sensores Ultrasônicos Sensores Ultrasônicos Introdução A maioria dos transdutores de ultra-som utiliza materiais piezelétricos para converter energia elétrica em mecânica e vice-versa. Um transdutor de Ultra-som é basicamente

Leia mais

Correlação e Regressão Linear

Correlação e Regressão Linear Correlação e Regressão Linear A medida de correlação é o tipo de medida que se usa quando se quer saber se duas variáveis possuem algum tipo de relação, de maneira que quando uma varia a outra varia também.

Leia mais

Estabilidade. Carlos Alexandre Mello. Carlos Alexandre Mello cabm@cin.ufpe.br 1

Estabilidade. Carlos Alexandre Mello. Carlos Alexandre Mello cabm@cin.ufpe.br 1 Estabilidade Carlos Alexandre Mello 1 Introdução Já vimos que existem três requisitos fundamentais para projetar um sistema de controle: Resposta Transiente Estabilidade Erros de Estado Estacionário Estabilidade

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas Instituto de Física Gleb Wataghin. Medida do comprimento de onda das ondas de rádio

Universidade Estadual de Campinas Instituto de Física Gleb Wataghin. Medida do comprimento de onda das ondas de rádio Universidade Estadual de Campinas Instituto de Física Gleb Wataghin Medida do comprimento de onda das ondas de rádio Aluna: Laura Rigolo Orientador: Prof. Dr. Pedro C. de Holanda Coordenador Prof. Dr.

Leia mais

Como funciona o motor de corrente contínua

Como funciona o motor de corrente contínua Como funciona o motor de corrente contínua Escrito por Newton C. Braga Este artigo é de grande utilidade para todos que utilizam pequenos motores, principalmente os projetistas mecatrônicos. Como o artigo

Leia mais

Tipos de malha de Controle

Tipos de malha de Controle Tipos de malha de Controle SUMÁRIO 1 - TIPOS DE MALHA DE CONTROLE...60 1.1. CONTROLE CASCATA...60 1.1.1. Regras para Selecionar a Variável Secundária...62 1.1.2. Seleção das Ações do Controle Cascata e

Leia mais

Janine Coutinho Canuto

Janine Coutinho Canuto Janine Coutinho Canuto Termologia é a parte da física que estuda o calor. Muitas vezes o calor é confundido com a temperatura, vamos ver alguns conceitos que irão facilitar o entendimento do calor. É a

Leia mais

Capítulo 4 Trabalho e Energia

Capítulo 4 Trabalho e Energia Capítulo 4 Trabalho e Energia Este tema é, sem dúvidas, um dos mais importantes na Física. Na realidade, nos estudos mais avançados da Física, todo ou quase todos os problemas podem ser resolvidos através

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES

CADERNO DE ATIVIDADES COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES CIÊNCIAS Aluno (a): 5º ano Turma: Professor (a): Valor: 20 pontos CONTEÚDOS ORIENTAÇÕES Releia os registros do seu caderno, os conteúdos dos livros e realize

Leia mais

Ondas Sonoras. Velocidade do som

Ondas Sonoras. Velocidade do som Ondas Sonoras Velocidade do som Ondas sonoras são o exemplo mais comum de ondas longitudinais. Tais ondas se propagam em qualquer meio material e sua velocidade depende das características do meio. Se

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO Amanda 5ª Atividade: Codificador e codificação de linha e seu uso em transmissão digital Petrópolis, RJ 2012 Codificador: Um codoficador

Leia mais

Vestibular UFRGS 2015. Resolução da Prova de Física

Vestibular UFRGS 2015. Resolução da Prova de Física Vestibular URGS 2015 Resolução da Prova de ísica 1. Alternativa (C) O módulo da velocidade relativa de móveis em movimentos retilíneos de sentidos opostos pode ser obtido pela expressão matemática: v r

Leia mais

( ) ( ) ( ( ) ( )) ( )

( ) ( ) ( ( ) ( )) ( ) Física 0 Duas partículas A e, de massa m, executam movimentos circulares uniormes sobre o plano x (x e representam eixos perpendiculares) com equações horárias dadas por xa ( t ) = a+acos ( ωt ), ( t )

Leia mais

Assim como em qualquer problema de engenharia, existem limitações e exigências que você deve cumprir. Aqui estão as diretrizes.

Assim como em qualquer problema de engenharia, existem limitações e exigências que você deve cumprir. Aqui estão as diretrizes. Science Lab Desafio de Engenharia: Construindo um Eletroímã Este Desafio de Engenharia do SEED é para construir o melhor eletroímã que você puder. Seu eletroímã será avaliado pelo peso que ele pode levantar,

Leia mais

Corrente alternada. Chamamos de corrente elétrica, o movimento ordenado de elétrons dentro de um fio condutor.

Corrente alternada. Chamamos de corrente elétrica, o movimento ordenado de elétrons dentro de um fio condutor. Corrente alternada Chamamos de corrente elétrica, o movimento ordenado de elétrons dentro de um fio condutor. A corrente elétrica pode ser contínua (quando movimento é em uma única direçaõ e sentido) ou

Leia mais

- PRIMEIRA PROVA COMUM - COMENTADA

- PRIMEIRA PROVA COMUM - COMENTADA FÍICA 1 QUETÃO 11 Leia atentamente o seguinte texto e responda a questão proposta. Quando o físico francês Antoine Henri Becquerel (185-1908) descoriu, em 1896, que o urânio emitia espontaneamente uma

Leia mais

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA CAPÍTULO 1 AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA Talvez o conceito físico mais intuitivo que carregamos conosco, seja a noção do que é uma força. Muito embora, formalmente, seja algo bastante complicado

Leia mais

FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE HOMEM E MEIO AMBIENTE

FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE HOMEM E MEIO AMBIENTE AMBIENTE TÉRMICO O ambiente térmico pode ser definido como o conjunto das variáveis térmicas do posto de trabalho que influenciam o organismo do trabalhador, sendo assim um fator importante que intervém,

Leia mais

ELECTROMAGNETISMO. Dulce Godinho 1. Nov-09 Dulce Godinho 1. Nov-09 Dulce Godinho 2

ELECTROMAGNETISMO. Dulce Godinho 1. Nov-09 Dulce Godinho 1. Nov-09 Dulce Godinho 2 Dulce Godinho 1 Dulce Godinho 2 Dulce Godinho 1 Dulce Godinho 3 Dulce Godinho 4 Dulce Godinho 2 Dulce Godinho 5 Dulce Godinho 6 Dulce Godinho 3 Dulce Godinho 7 Dulce Godinho 8 Dulce Godinho 4 Dulce Godinho

Leia mais

Conversão Analógica Digital

Conversão Analógica Digital Slide 1 Conversão Analógica Digital Até agora, discutimos principalmente sinais contínuos (analógicos), mas, atualmente, a maioria dos cálculos e medições é realizada com sistemas digitais. Assim, precisamos

Leia mais

Comunicação de Dados. Aula 9 Meios de Transmissão

Comunicação de Dados. Aula 9 Meios de Transmissão Comunicação de Dados Aula 9 Meios de Transmissão Sumário Meios de Transmissão Transmissão guiada Cabo par trançado Coaxial Fibra ótica Transmissão sem fio Ondas de rádio Micro ondas Infravermelho Exercícios

Leia mais

PARADOXO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHO PELA FORÇA MAGNÉTICA

PARADOXO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHO PELA FORÇA MAGNÉTICA PARADOXO DA REALIZAÇÃO DE TRABALHO PELA FORÇA MAGNÉTICA Marcelo da S. VIEIRA 1, Elder Eldervitch C. de OLIVEIRA 2, Pedro Carlos de Assis JÚNIOR 3,Christianne Vitor da SILVA 4, Félix Miguel de Oliveira

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Princípios de Instrumentação Biomédica. Módulo 4

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Princípios de Instrumentação Biomédica. Módulo 4 Universidade Federal do Rio de Janeiro Princípios de Instrumentação Biomédica Módulo 4 Faraday Lenz Henry Weber Maxwell Oersted Conteúdo 4 - Capacitores e Indutores...1 4.1 - Capacitores...1 4.2 - Capacitor

Leia mais

Transições de Fase de Substâncias Simples

Transições de Fase de Substâncias Simples Transições de Fase de Substâncias Simples Como exemplo de transição de fase, vamos discutir a liquefação de uma amostra de gás por um processo de redução de volume a temperatura constante. Consideremos,

Leia mais

Leitura e interpretação de gráficos: Cada vez mais os vestibulares exigem essa competência

Leitura e interpretação de gráficos: Cada vez mais os vestibulares exigem essa competência Leitura e interpretação de gráficos: Cada vez mais os vestibulares exigem essa competência Por: George Schlesinger Existem diversos tipos de gráficos: linhas, barras, pizzas etc. Estudaremos aqui os gráficos

Leia mais

Automação industrial Sensores

Automação industrial Sensores Automação industrial Sensores Análise de Circuitos Sensores Aula 01 Prof. Luiz Fernando Laguardia Campos 3 Modulo Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina Cora Coralina O que são sensores?

Leia mais

EFEITO FOTOELÉTRICO. J.R. Kaschny

EFEITO FOTOELÉTRICO. J.R. Kaschny EFEITO FOTOELÉTRICO J.R. Kaschny Histórico 1886-1887 Heinrich Hertz realizou experimentos que pela primeira vez confirmaram a existência de ondas eletromagnéticas e a teoria de Maxwell sobre a propagação

Leia mais

ESTA PROVA É FORMADA POR 20 QUESTÕES EM 10 PÁGINAS. CONFIRA ANTES DE COMEÇAR E AVISE AO FISCAL SE NOTAR ALGUM ERRO.

ESTA PROVA É FORMADA POR 20 QUESTÕES EM 10 PÁGINAS. CONFIRA ANTES DE COMEÇAR E AVISE AO FISCAL SE NOTAR ALGUM ERRO. Nome: Assinatura: P2 de CTM 2012.2 Matrícula: Turma: ESTA PROVA É FORMADA POR 20 QUESTÕES EM 10 PÁGINAS. CONFIRA ANTES DE COMEÇAR E AVISE AO FISCAL SE NOTAR ALGUM ERRO. NÃO SERÃO ACEITAS RECLAMAÇÕES POSTERIORES..

Leia mais

Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização. 04/12/2011 Física Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique

Leia mais

DS100: O SINAL ELÉTRICO

DS100: O SINAL ELÉTRICO DS100: O SINAL ELÉTRICO Emmanuel M. Pereira I. Objetivo O propósito deste artigo é esclarecer aos clientes da Sikuro, usuários do eletroestimulador modelo DS100 (C ou CB), no que se refere ao tipo de onda

Leia mais