Mau Hálito. Saúde bucal e mau hálito: pode ser pior do que você pensa > MAU HÁLITO > PERIODONTITE > TABAGISMO > RESSECAMENTO DA BOCA > GENGIVITE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mau Hálito. Saúde bucal e mau hálito: pode ser pior do que você pensa > MAU HÁLITO > PERIODONTITE > TABAGISMO > RESSECAMENTO DA BOCA > GENGIVITE"

Transcrição

1 > MAU HÁLITO > PERIODONTITE > TABAGISMO > RESSECAMENTO DA BOCA > GENGIVITE > DOENÇAS CARDÍACAS > DIABETES > ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL > GRAVIDEZ Mau Hálito Saúde bucal e mau hálito: pode ser pior do que você pensa O mau hálito grave não se restringe ao consumo de café ou de cebolas, mas pode denunciar problemas sérios na boca. Na realidade, a higienização incorreta e a presença de doenças nas gengivas são as principais causadoras do mau hálito. Ainda que o problema seja sério, existem soluções simples: cuide bem da saúde de sua boca e do estado dos dentes. Em caso de duvidas, converse com seu dentista.

2 > MAU HÁLITO > PERIODONTITE > TABAGISMO > RESSECAMENTO DA BOCA > GENGIVITE > DOENÇAS CARDÍACAS > DIABETES > ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL > GRAVIDEZ Periodontite Saúde bucal e periodontite: uma ameaça que não se limita aos dentes e gengivas A periodontite é uma grave infecção das gengivas que pode se manifestar caso a gengivite não seja combatida. Estudos médicos demonstram que a doença debilita o sistema de sustentação dos dentes, que podem cair. Além disso, algumas teorias associam a periodontite a quadros de diabetes, doenças cardíacas e muitos outros problemas. Se você tem periodontite, procure um dentista. A prevenção esta nas mãos de todos: basta adotar uma rotina de cuidados adequados para a higiene bucal. Cuide bem de sua boca e consulte seu dentista regularmente Tabagismo Saúde bucal e cigarro: mais um motivo para parar Todos sabem que o hábito de fumar causa mau hálito, ressecamento de boca e alteração da cor dos dentes. Mas você sabia que o cigarro também pode estar na origem de alguns casos de doenças nas gengivas e de câncer na boca? As duas situações são difíceis de ser tratadas, sobretudo se o paciente continuar fumando. Por isso, a maioria dos médicos e dentistas concordam com o Surgeon General: abandonar o cigarro é a melhor medida para sua saúde. A adoção de uma rotina correta de cuidados com a boca também é importante para evitar o surgimento de doenças nas gengivas. Informe-se com seu médico sobre as novidades nos tratamentos para quem quer parar de fumar.

3 > MAU HÁLITO > PERIODONTITE > TABAGISMO > RESSECAMENTO DA BOCA > GENGIVITE > DOENÇAS CARDÍACAS > DIABETES > ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL > GRAVIDEZ Ressecamento da Boca Saúde bucal e ressecamento da boca: atenção! Todas as pessoas sentem a boca seca em algumas ocasiões,sobretudo se estiverem sob condições de estresse ou tomando determinados medicamentos. Para algumas, porém, o incômodo é mais freqüente. Se esse for o seu caso, não ignore o problema: a saliva é uma substância produzida naturalmente pelo corpo com a missão de combater os germes causadores de doenças. Sem ela, aumentam as chances de surgirem cáries e doenças nas gengivas, problemas que podem se ampliar e causar quadros mais sérios. As medidas mais imediatas para evitar esse desequilíbrio é beber bastante água e adotar uma rotina adequada de cuidados, como a escovação e o uso de fio dental e de anti-sépticos bucais, medidas que estimulam a produção das glândulas salivares e eliminam os germes. Garanta a saúde de sua boca adotando cuidados corretos de higienização bucal e, caso os sintomas persistirem, consulte seu dentista ou médico. Gengivite O que é comum pode ficar grave A gengivite é bem mais comum do que as pessoas imaginam, e a maioria dos adultos apresenta este problema em maior ou menor grau. Apesar de freqüente, se não for tratada a gengivite pode se transformar em um quadro mais grave, chamado de periodontite. Alguns estudos recentes apontam possíveis relações entre periodontite e outras doenças capazes de afetar o bemestar geral. Mas a boa noticia é que você pode prevenir o surgimento da gengivite adotando uma rotina de cuidados que incluem a escovação e o uso de fio dental e de um anti-séptico bucal. Por isso, fique atento à saúde de sua boca e consulte sempre o seu dentista.

4 > MAU HÁLITO > PERIODONTITE > TABAGISMO > RESSECAMENTO DA BOCA > GENGIVITE > DOENÇAS CARDÍACAS > DIABETES > ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL > GRAVIDEZ Doenças Cardíacas Saúde bucal e doenças cardíacas: ameaças a um coração saudável Estudos recentes sugerem que problemas não-combatidos nas gengivas podem estar entre os causadores de doenças cardíacas. De acordo com uma das teorias, caso o quadro se transforme em periodontite, os germes podem ingressar na corrente sanguínea e, dentro dela, se associar as placas de gordura presente nas artérias, criando coágulos. Esses coágulos correm o risco de restringir o fluxo do sangue (arteriosclerose), elevando com o tempo as chances de um ataque cardíaco. É importante esclarecer que a relação entre a ocorrência de periodontite e os casos de distúrbios cardíacos não foi comprovada mas, ainda assim, quem cuida bem da boca pode estar protegendo também o coração. Por isso, não descuide da higiene bucal e informe seu dentista caso tenha algum problema cardíaco ou esteja tomando algum medicamento. Assim, este profissional poderá trata-lo em sintonia com as prescrições do cardiologista. Diabetes Saúde bucal e diabetes: é importante saber Talvez não exista nenhuma relação entre a saúde bucal e o diabetes, mas alguns estudos investigam essa possibilidade. Há quem suspeite que a influência do problema vale para os dois sentidos: tanto o diabetes pode agravar as infecções das gengivas como esse quadro inflamatório pode dificultar o tratamento do diabetes. Hoje, sabe-se que os portadores da doença são mais propensos a apresentar problemas nas gengivas porque o diabetes retarda o processo natural de cura. São de especial interesse dos diabéticos as pesquisas que associam os graves problemas nas gengivas aos níveis de açúcar no sangue, o que compromete a eficácia dos tratamentos da doença. Por isso, tanto médicos quanto dentistas recomendam uma rotina adequada de cuidados com a boca a todos os pacientes diabéticos. Não descuide de sua saúde bucal e informe seu dentista caso tenha a doença ou suspeite de predisposição para desenvolvê-la..

5 > MAU HÁLITO > PERIODONTITE > TABAGISMO > RESSECAMENTO DA BOCA > GENGIVITE > DOENÇAS CARDÍACAS > DIABETES > ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL > GRAVIDEZ Acidente Vascular Cerebral A saúde bucal e os casos de AVC: pense nisso Alguns estudos recentes sugerem que doenças graves nas gengivas podem estar relacionadas com a obstrução de artérias na região do cérebro, uma situação capaz de provocar um acidente vascular cerebral (derrame). Existem teorias que associam o não-tratamento dos distúrbios das gengivas à a entrada de germes na corrente sanguínea. Esses germes podem se acomodar junto aos pontos de gordura das artérias, formando coágulos. Ainda de acordo com a mesma teoria, esses coágulos podem elevar a chances de um AVC. È importante destacar que a relação entre periodontite e os casos de derrame não foi comprovada, mas dedicar cuidados adequados à saúde bucal nunca é uma má idéia. Peça orientação ao seu dentista. Gravidez Saúde bucal e gravidez: leve a sério o bem estar do seu bebê A saúde de sua boca e as condições do bebê que vai nascer podem estar relacionadas. Todos sabem que mulheres grávidas tendem a apresentar mais problemas nas gengivas, mas alguns estudos investigam a relação entre essas infecções em estagio avançado e o nascimento de bebês abaixo do peso. Há suspeitas de que o quadro infeccioso estimule a produção de substâncias que induzem o parto, causando nascimentos prematuros. Mantenha os cuidados com a saúde de boca e informe seu dentista se estiver grávida.

6 O Começo dos Problemas > PLACA BACTERIANA > GENGIVITE > PERIODONTITE Para identificar o problema, aprenda a reconhecer os sinais e sintomas Uma rotina de cuidados e uma sólida compreensão do que é uma boa saúde bucal são as ferramentas necessárias para identificar os problemas logo no início e essa descoberta é o segredo para manter a boca sempre saudável. Por isso, é importante visitar o dentista regularmente e cuidar bem dos seus dentes e gengivas. Algumas vezes, os sinais de que há algo errado são sutis, mas se você souber reconhecê-los e começar a tratá-los corretamente irá impedir o agravamento dos problemas mais comuns. Prevenção é a chave do negócio. Tenha em mente que as visitas ao dentista são a medida mais eficiente para a rápida identificação dos problemas da boca que, em alguns casos, podem sinalizar outro tipo de disfunção. > PLACA BACTERIANA > GENGIVITE > PERIODONTITE A placa bacteriana é o inimigo mais comum. Esta fina camada de germes se forma constantemente sobre a superfície dos dentes e, se não for contida, pode provocar danos mais sérios. Felizmente, é fácil combater o problema: basta adotar uma rotina adequada de cuidados (o que inclui escovação e o uso de fio dental e de anti-sépticos bucais, como LISTERINE ). Esteja atento para: - O surgimento de uma superfície branca sobre os dentes; - Irritação nas gengivas.

7 O Começo dos Problemas > PLACA BACTERIANA > GENGIVITE > PERIODONTITE Quando a placa bacteriana não é removida, a conseqüência é a inflamação das gengivas, também chamada de gengivite. Este quadro pode ser revertido por meio da escovação adequada e do uso do fio dental e de anti-sépticos bucais. Porém, se o problema não for tratado, a conseqüência pode ser o desenvolvimento da periodontite, comprometimento dos tecidos que cercam o dente e o maxilar. Esteja atento para: - Sangramento das gengivas durante a escovação ou uso do fio dental; - Inchaço ou sangramento das gengivas; - Sensibilidade nas gengivas; - Alteração de cor (as gengivas ficam mais escuras). > PLACA BACTERIANA > GENGIVITE > PERIODONTITE A periodontite é um quadro grave que se manifesta quando a placa bacteriana e a gengivite não recebem tratamento e há perda dos ossos que dão suporte aos dentes. Não raro a periodontite provoca danos irreversíveis. Somente os dentistas podem diagnosticar e tratar a doença. Esteja atento para: - Inchaço e alteração da cor das gengivas; - Perda de rigidez das gengivas; - Afastamento das gengivas em relação aos dentes (parece que os dentes ficam mais longos do que o normal); - Surgimento de novos espaços entre os dentes; - Ocorrência de pus entre os dentes e a gengiva; - Mau hálito ou gosto desagradável constante; - Dentes frouxos ou com uma conformação diferente na hora da mordida.

8 Novas Pesquisas > PANORAMA > TEORIAS Esta área reúne as principais teorias sobre a relação entre a saúde bucal e o bem-estar geral. Ao terminar a leitura, certamente você vai estar melhor informado sobre a saúde da sua boca e do seu corpo. Novas pesquisas sugerem que existe uma associação entre as doenças periodontais avançadas e outros problemas de saúde, mas essa ligação ainda não foi comprovada. O anti-séptico bucal LISTERINE não é indicado para o tratamento da periodontite. > PANORAMA > TEORIAS Diversas pesquisas sustentam a teoria de que os problemas bucais não-tratados e que se transformam em periodontite podem ampliar os riscos de desenvolvimento de outras disfunções. Embora essa relação ainda não tenha sido comprovada, alguns dos possíveis problemas mais citados são: - Doenças cardiovasculares; - Parto prematuro (baixo peso do recém-nascido); - Diabetes; - AVC (acidente vascular cerebral ou derrame cerebral). No entanto, é importante ressaltar que a relação de causa e efeito entre os casos de periodontite e doenças sistêmicas não foi comprovada

9 Novas Pesquisas > PANORAMA > TEORIAS Diversas pesquisas demonstram a relação entre a periodontite e o surgimento de algumas doenças sistêmicas. Porém, o mecanismo que rege essas possíveis associações não está comprovado. Uma das teorias associa a presença de uma inflação crônica, decorrente de uma doença grave nas gengivas, a problemas mais sérios a longo prazo. Já outra tese relaciona o elevado nível de bactérias (causadoras dos problemas nas gengivas) a um quadro de bacteremia (presença de bactérias na corrente sanguínea). A gengivite é a infecção ou inflamação das gengivas ainda em um estado inicial da periodontite, um problema mais grave. No entanto, essas hipóteses não especificam o tempo de existência e a intensidade da periodontite necessários para provocar um efeito sistêmico no corpo humano. O que se sabe hoje é que uma boa rotina de cuidados garantem a saúde bucal, pois impedem ou controlam a gengivite que, se não for tratada, pode se agravar e causar um quadro de periodontite. Independente das novas descobertas sobre a relação entre a saúde bucal e o bem-estar geral, quem dedica cuidados adequados à boca está fazendo algo positivo para o próprio corpo. Afinal, a boca faz parte dele.

10 LISTERINE Se você pensa que é apenas para a sua boca, pense maior. Entenda como a saúde da sua boca pode influenciar na saúde do seu corpo. Linha LISTERINE LISTERINE é o terceiro passo na higienização bucal diária, sendo o complemento ideal daescovação e do fio dental, pois apresenta eficiência comprovada na redução da placa bacteriana e na gengivite. ANTI-SÉPTICO LISTERINE - Anti-séptico bucal Cool Citrus LISTERINE - Anti-séptico bucal Cool Mint LISTERINE - Anti-séptico bucal Defesa dos Dentes e Gengivas LISTERINE - Anti-séptico bucal Original LISTERINE - Anti-séptico bucal Tartar Control LISTERINE - FRESHBURST - Anti-séptico bucal LISTERINE - Vanilla Mint Anti-Séptico Bucal LISTERINE - Whitening

11 LISTERINE Anti-séptico bucal Cool Citrus Linha LISTERINE ANTI-SÉPTICO Descrição: A ação clinicamente comprovada de LISTERINE mata os germes que causam o mau hálito, a placa bacteriana e a gengivite. O sabor mais suave de LISTERINE Cool Citrus assegura hálito puro e oferece agradável sensação de refrescância.. LISTERINE - Anti-séptico bucal Cool Citrus LISTERINE - Anti-séptico bucal Cool Mint LISTERINE - Anti-séptico bucal Defesa dos Dentes e Gengivas LISTERINE - Anti-séptico bucal Original LISTERINE - Anti-séptico bucal Tartar Control LISTERINE - FRESHBURST - Anti-séptico bucal LISTERINE - Vanilla Mint Anti-Séptico Bucal LISTERINE - Whitening COMUNICADO: Algumas reportagens publicadas recentemente na mídia falam sobre produtos que contêm álcool e que podem ser flagrados pelos bafômetros. Um dos produtos citados, entre bombons, xaropes, medicamentos homeopáticos e florais, é o LISTERINE, por também conter álcool em sua formulação. Dessa forma, esclarecemos que a fórmula dos anti-sépticos bucais da marca LISTERINE contém álcool de grau farmacêutico puro (encontrado inclusive em outros anti-sépticos bucais e medicamentos homeopáticos), livre de uretano, e não apresenta qualquer perigo à segurança do trânsito. O anti-séptico bucal LISTERINE está no mercado internacional há mais de 125 anos e obedece a todas as exigências dos órgãos reguladores de saúde, com segurança comprovada pela ANVISA, associações de classes brasileiras, como Associação Brasileira de Odontologia (ABO), e internacionais, como American Dental Association (ADA) e Food and Drug Administration (FDA). Indicação: Uso adulto. Não administrar o produto em menores de 12 anos. Não engolir. Manter fora do alcance de crianças. Embalagem: LISTERINE Anti-séptico bucal Cool Citrus 250ml; LISTERINE Anti-séptico bucal Cool Citrus 500ml; LISTERINE Anti-séptico bucal Cool Citrus 1 litro; LISTERINE Anti-séptico bucal Cool Citrus 1,5 litro (uso exclusivo em consultorios odontológicos). Composição: Timol 0,064%, eucaliptol 0,092%, salicilato de metila 0,06% e mentol 0,042%. Excipiente: água purificada, solução de sorbitol, álcool 21,6%, poloxamer 407, acido benzóico, essência de laranja, sucralose, benzoato de sódio e corante liquido laranja # Modo de Usar: Após a escovação, faça bochechos com 20ml de LISTERINE Cool Citrus puro durante 30 segundos, duas vezes ao dia. Não diluir. Prazo Validade: Vide indicação na embalagem.

12 LISTERINE Anti-séptico bucal Cool Mint Descrição: A ação clinicamente comprovada de LISTERINE mata os germes que causam o mau hálito, a placa bacteriana e a gengivite. Linha LISTERINE ANTI-SÉPTICO LISTERINE - Anti-séptico bucal Cool Citrus LISTERINE - Anti-séptico bucal Cool Mint LISTERINE - Anti-séptico bucal Defesa dos Dentes e Gengivas LISTERINE - Anti-séptico bucal Original LISTERINE - Anti-séptico bucal Tartar Control LISTERINE - FRESHBURST - Anti-séptico bucal LISTERINE - Vanilla Mint Anti-Séptico Bucal LISTERINE - Whitening COMUNICADO: Algumas reportagens publicadas recentemente na mídia falam sobre produtos que contêm álcool e que podem ser flagrados pelos bafômetros. Um dos produtos citados, entre bombons, xaropes, medicamentos homeopáticos e florais, é o LISTERINE, por também conter álcool em sua formulação. Dessa forma, esclarecemos que a fórmula dos anti-sépticos bucais da marca LISTERINE contém álcool de grau farmacêutico puro (encontrado inclusive em outros anti-sépticos bucais e medicamentos homeopáticos), livre de uretano, e não apresenta qualquer perigo à segurança do trânsito. O anti-séptico bucal LISTERINE está no mercado internacional há mais de 125 anos e obedece a todas as exigências dos órgãos reguladores de saúde, com segurança comprovada pela ANVISA, associações de classes brasileiras, como Associação Brasileira de Odontologia (ABO), e internacionais, como American Dental Association (ADA) e Food and Drug Administration (FDA). Indicação: Uso adulto. Não administrar o produto em menores de 12 anos. Não engolir Manter fora do alcance de crianças. Em caso de ingestão acidental, procure assistência médica. Embalagem: LISTERINE Anti-séptico bucal Cool Mint 250ml; LISTERINE Anti-séptico bucal Cool Mint 500ml; LISTERINE Anti-séptico bucal Cool Mint 1 litro; LISTERINE Anti-séptico bucal Cool Mint 1,5 litro (uso exclusivo em consultorios odontológicos). Composição: Timol 0,064%, eucaliptol 0,092%, salicilato de metila 0,06% e mentol 0,042%. Excipiente: água, solução de sorbitol, álcool 21,6%, poloxamer 407, ácido benzóico, essência de menta e hortelã, sacarina sódica, benzoato de sódio e corante verde # 3.. Modo de Usar: Após a escovação, faça bochechos com 20ml de LISTERINE Cool Mint puro durante 30 segundos, duas vezes ao dia. Não diluir.. Prazo Validade: Vide indicação na embalagem.

13 LISTERINE Anti-séptico bucal Defesa dos Dentes e Gengivas LISTERINE é o terceiro passo na higienização bucal diária, sendo o complemento ideal daescovação e do fio dental, pois apresenta eficiência comprovada na redução da placa bacteriana e na gengivite. Linha LISTERINE ANTI-SÉPTICO LISTERINE - Anti-séptico bucal Cool Citrus LISTERINE - Anti-séptico bucal Cool Mint LISTERINE - Anti-séptico bucal Defesa dos Dentes e Gengivas LISTERINE - Anti-séptico bucal Original LISTERINE - Anti-séptico bucal Tartar Control LISTERINE - FRESHBURST - Anti-séptico bucal LISTERINE - Vanilla Mint Anti-Séptico Bucal LISTERINE - Whitening Descrição: LISTERINE Defesa dos Dentes e Gengivas mata os germes que causam a cárie dental, a placa bacteriana, o mau hálito e a gengivite. LISTERINE limpa todos os cantos da boca, inclusive aqueles mais difíceis, que a escova e fio dental não conseguem alcançar. Seu sabor forte de menta assegura hálito puro e oferece agradável sensação de refrescância. COMUNICADO: Algumas reportagens publicadas recentemente na mídia falam sobre produtos que contêm álcool e que podem ser flagrados pelos bafômetros. Um dos produtos citados, entre bombons, xaropes, medicamentos homeopáticos e florais, é o LISTERINE, por também conter álcool em sua formulação. Dessa forma, esclarecemos que a fórmula dos anti-sépticos bucais da marca LISTERINE contém álcool de grau farmacêutico puro (encontrado inclusive em outros anti-sépticos bucais e medicamentos homeopáticos), livre de uretano, e não apresenta qualquer perigo à segurança do trânsito. O anti-séptico bucal LISTERINE está no mercado internacional há mais de 125 anos e obedece a todas as exigências dos órgãos reguladores de saúde, com segurança comprovada pela ANVISA, associações de classes brasileiras, como Associação Brasileira de Odontologia (ABO), e internacionais, como American Dental Association (ADA) e Food and Drug Administration (FDA). Indicação: Uso adulto. Não administrar o produto em menores de 12 anos. Não engolir. Manter fora do alcance de crianças. Em caso de ingestão acidental, procure assistência médica. Embalagem: LISTERINE Anti-séptico bucal Defesa dos Dentes e Gengivas 250ml; LISTERINE Anti-séptico bucal Defesa dos Dentes e Gengivas 500ml. Composição: Timol 0,064%, eucaliptol 0,092%, salicilato de metila 0,06% e mentol 0,042%, Fluoreto de sódio 0,022% (100ppm de Flúor). Excipiente: água purificada, solução de sorbitol, álcool 21,6%, poloxamer 407, ácido benzóico, aroma de menta, sacrina sódica, benzoato de sódio N-propanol, corante amarelo #10 e corante verde # 3. Modo de Usar: Após a escovação, faça bochechos com 20ml de LISTERINE Defesa dos Dentes e Gengivas puro durante 30 segundos, duas vezes ao dia. Não diluir. Prazo Validade: Vide indicação na embalagem.

14 LISTERINE Anti-séptico bucal Original Descrição: A ação clinicamente comprovada de LISTERINE mata os germes que causam o mau hálito, a placa bacteriana e a gengivite. Linha LISTERINE ANTI-SÉPTICO LISTERINE - Anti-séptico bucal Cool Citrus LISTERINE - Anti-séptico bucal Cool Mint LISTERINE - Anti-séptico bucal Defesa dos Dentes e Gengivas LISTERINE - Anti-séptico bucal Original LISTERINE - Anti-séptico bucal Tartar Control LISTERINE - FRESHBURST - Anti-séptico bucal LISTERINE - Vanilla Mint Anti-Séptico Bucal LISTERINE - Whitening COMUNICADO: Algumas reportagens publicadas recentemente na mídia falam sobre produtos que contêm álcool e que podem ser flagrados pelos bafômetros. Um dos produtos citados, entre bombons, xaropes, medicamentos homeopáticos e florais, é o LISTERINE, por também conter álcool em sua formulação. Dessa forma, esclarecemos que a fórmula dos anti-sépticos bucais da marca LISTERINE contém álcool de grau farmacêutico puro (encontrado inclusive em outros anti-sépticos bucais e medicamentos homeopáticos), livre de uretano, e não apresenta qualquer perigo à segurança do trânsito. O anti-séptico bucal LISTERINE está no mercado internacional há mais de 125 anos e obedece a todas as exigências dos órgãos reguladores de saúde, com segurança comprovada pela ANVISA, associações de classes brasileiras, como Associação Brasileira de Odontologia (ABO), e internacionais, como American Dental Association (ADA) e Food and Drug Administration (FDA). Indicação: Uso adulto. Não administrar o produto em menores de 12 anos. Não engolir. Manter fora do alcance de crianças. Em caso de ingestão acidental, procure assistência médica. Embalagem: LISTERINE Anti-séptico bucal Original 250ml Composição: Timol 0,064%, eucaliptol 0,092%, salicilato de metila 0,06% e mentol 0,042%. Excipiente: água, álcool 26,9%, poloxamer 407, ácido benzóico, benzoato de sódio, corante caramelo. Modo de Usar: Após a escovação, faça bochechos com 20ml de LISTERINE puro durante 30 segundos, duas vezes ao dia. Não diluir. Prazo Validade: Vide indicação na embalagem.

15 LISTERINE Anti-séptico bucal Tartar Control Descrição: LISTERINE Tartar Control inibe por até 12 horas a formação do tártaro, responsável pela aparência amarelada dos dentes. LISTERINE mata os germes que causam o mau hálito, a placa bacteriana e a gengivite Seu sabor forte de menta assegura hálito puro e oferece agradável sensação de refrescância. Linha LISTERINE ANTI-SÉPTICO LISTERINE - Anti-séptico bucal Cool Citrus LISTERINE - Anti-séptico bucal Cool Mint LISTERINE - Anti-séptico bucal Defesa dos Dentes e Gengivas LISTERINE - Anti-séptico bucal Original LISTERINE - Anti-séptico bucal Tartar Control LISTERINE - FRESHBURST - Anti-séptico bucal LISTERINE - Vanilla Mint Anti-Séptico Bucal LISTERINE - Whitening COMUNICADO: Algumas reportagens publicadas recentemente na mídia falam sobre produtos que contêm álcool e que podem ser flagrados pelos bafômetros. Um dos produtos citados, entre bombons, xaropes, medicamentos homeopáticos e florais, é o LISTERINE, por também conter álcool em sua formulação. Dessa forma, esclarecemos que a fórmula dos anti-sépticos bucais da marca LISTERINE contém álcool de grau farmacêutico puro (encontrado inclusive em outros anti-sépticos bucais e medicamentos homeopáticos), livre de uretano, e não apresenta qualquer perigo à segurança do trânsito. O anti-séptico bucal LISTERINE está no mercado internacional há mais de 125 anos e obedece a todas as exigências dos órgãos reguladores de saúde, com segurança comprovada pela ANVISA, associações de classes brasileiras, como Associação Brasileira de Odontologia (ABO), e internacionais, como American Dental Association (ADA) e Food and Drug Administration (FDA). Indicação: Uso adulto. Não administrar o produto em menores de 12 anos. Não engolir. Manter fora do alcance de crianças. Em caso de ingestão acidental, procure assistência médica. Embalagem: LISTERINE Anti-séptico bucal Tartar Control 250ml; LISTERINE Anti-séptico bucal Tartar Control 500ml; LISTERINE Anti-séptico bucal Tartar Control 1000ml. Composição: Timol 0,064%, eucaliptol 0,092%, salicilato de metila 0,06% e mentol 0,042%. Excipiente: água purificada, solução de sorbitol, álcool 21,6%, poloxamer 407, ácido benzóico, sacarina sódica, cloreto de zinco, aroma de menta, benzoato de sódio N-propanol e corante FD&C azul #1. Modo de Usar: Após a escovação, faça bochechos com 20ml de LISTERINE Tartar Control puro durante 30 segundos, duas vezes ao dia. Não diluir. Prazo Validade: Vide indicação na embalagem.

16 LISTERINE FRESHBURST Anti-séptico bucal Linha LISTERINE ANTI-SÉPTICO Descrição: A ação clinicamente comprovada de LISTERINE mata os germes que causam o mau hálito, a placa bacteriana e a gengivite. O sabor forte de menta assegura hálito puro e oferece agradável sensação de refrescância. LISTERINE - Anti-séptico bucal Cool Citrus LISTERINE - Anti-séptico bucal Cool Mint LISTERINE - Anti-séptico bucal Defesa dos Dentes e Gengivas LISTERINE - Anti-séptico bucal Original LISTERINE - Anti-séptico bucal Tartar Control LISTERINE - FRESHBURST - Anti-séptico bucal LISTERINE - Vanilla Mint Anti-Séptico Bucal LISTERINE - Whitening COMUNICADO: Algumas reportagens publicadas recentemente na mídia falam sobre produtos que contêm álcool e que podem ser flagrados pelos bafômetros. Um dos produtos citados, entre bombons, xaropes, medicamentos homeopáticos e florais, é o LISTERINE, por também conter álcool em sua formulação. Dessa forma, esclarecemos que a fórmula dos anti-sépticos bucais da marca LISTERINE contém álcool de grau farmacêutico puro (encontrado inclusive em outros anti-sépticos bucais e medicamentos homeopáticos), livre de uretano, e não apresenta qualquer perigo à segurança do trânsito. O anti-séptico bucal LISTERINE está no mercado internacional há mais de 125 anos e obedece a todas as exigências dos órgãos reguladores de saúde, com segurança comprovada pela ANVISA, associações de classes brasileiras, como Associação Brasileira de Odontologia (ABO), e internacionais, como American Dental Association (ADA) e Food and Drug Administration (FDA). Indicação: Uso adulto. Não administrar o produto em menores de 12 anos. Não engolir. Manter fora do alcance de crianças Em caso de ingestão acidental, procure assistência médica. Embalagem: LISTERINE FRESHBURST Anti-séptico bucal 250ml. Composição: Timol 0,064%, eucaliptol 0,092%, salicilato de metila 0,06% e mentol 0,042%. Excipiente: água, solução de sorbitol, álcool 21,6%, poloxamer 407, ácido benzóico, essência de menta, sacarina sódica, benzoato de sódio e corante amarelo # 10 e corante verde #3. Modo de Usar: Após a escovação, faça bochechos com 20ml de LISTERINE FRESHBURST puro durante 30 segundos, duas vezes ao dia. Não diluir. Prazo Validade: Vide indicação na embalagem.

17 LISTERINE Vanilla Mint Anti-Séptico Bucal Linha LISTERINE ANTI-SÉPTICO Descrição: A ação clinicamente comprovada de LISTERINE mata os germes que causam o mau hálito, a placa bacteriana e gengivite. O sabor mais suave de LISTERINE Vanilla Mint assegura hálito puro e dá agradável sensação de refrescância. LISTERINE Vanilla Mint. Suave como nunca. LISTERINE como sempre LISTERINE - Anti-séptico bucal Cool Citrus LISTERINE - Anti-séptico bucal Cool Mint LISTERINE - Anti-séptico bucal Defesa dos Dentes e Gengivas LISTERINE - Anti-séptico bucal Original LISTERINE - Anti-séptico bucal Tartar Control LISTERINE - FRESHBURST - Anti-séptico bucal LISTERINE - Vanilla Mint Anti-Séptico Bucal LISTERINE - Whitening COMUNICADO: Algumas reportagens publicadas recentemente na mídia falam sobre produtos que contêm álcool e que podem ser flagrados pelos bafômetros. Um dos produtos citados, entre bombons, xaropes, medicamentos homeopáticos e florais, é o LISTERINE, por também conter álcool em sua formulação. Dessa forma, esclarecemos que a fórmula dos anti-sépticos bucais da marca LISTERINE contém álcool de grau farmacêutico puro (encontrado inclusive em outros anti-sépticos bucais e medicamentos homeopáticos), livre de uretano, e não apresenta qualquer perigo à segurança do trânsito. O anti-séptico bucal LISTERINE está no mercado internacional há mais de 125 anos e obedece a todas as exigências dos órgãos reguladores de saúde, com segurança comprovada pela ANVISA, associações de classes brasileiras, como Associação Brasileira de Odontologia (ABO), e internacionais, como American Dental Association (ADA) e Food and Drug Administration (FDA). Indicação: Uso adulto. Não administrar o produto em menores de 12 anos. Não engolir. Manter fora do alcance de crianças. Em caso de ingestão acidental, procure assistência médica. Embalagem: LISTERINE Vanilla Mint Anti-Séptico Bucal 250ml; LISTERINE Vanilla Mint Anti-Séptico Bucal 500ml. Composição: Thymol 0,064%, eucalyptol 0,092%, methyl salicylate 0,066% menthol 0,042%. Excipientes: aqua, sorbitol, alcohol 21,6%, poloxamer 407, benzoic acid, menthe piperita oil, mentha viridis oil, propylene glycol alginate, sucralose, sodium benzoate, aroma, CI 42090, CI Modo de Usar: Após a escovação, faça bochechos com 20ml de LISTERINE Vanilla Mint puro durante 30 segundos, duas vezes ao dia. Não diluir. Prazo Validade: Vide indicação na embalagem.

18 LISTERINE Whitening Descrição: LISTERINE Whitening é um branqueador em formato de enxaguante bucal, que branqueia os dentes e mata os germes que causam o mau hálito. Sua fórmula de efeito espumante e dinâmico permite que você sinta a ação branqueadora. Possui bolhas ativas que atuam eliminando as manchas e branqueando os dentes. A eficácia de branqueamento do produto é obtida através do uso contínuo por 12 semanas, com resultados visíveis já nas primeiras seis semanas de uso. Linha LISTERINE ANTI-SÉPTICO LISTERINE - Anti-séptico bucal Cool Citrus LISTERINE - Anti-séptico bucal Cool Mint LISTERINE - Anti-séptico bucal Defesa dos Dentes e Gengivas LISTERINE - Anti-séptico bucal Original LISTERINE - Anti-séptico bucal Tartar Control LISTERINE - FRESHBURST - Anti-séptico bucal LISTERINE - Vanilla Mint Anti-Séptico Bucal LISTERINE - Whitening COMUNICADO: Algumas reportagens publicadas recentemente na mídia falam sobre produtos que contêm álcool e que podem ser flagrados pelos bafômetros. Um dos produtos citados, entre bombons, xaropes, medicamentos homeopáticos e florais, é o LISTERINE, por também conter álcool em sua formulação. Dessa forma, esclarecemos que a fórmula dos anti-sépticos bucais da marca LISTERINE contém álcool de grau farmacêutico puro (encontrado inclusive em outros anti-sépticos bucais e medicamentos homeopáticos), livre de uretano, e não apresenta qualquer perigo à segurança do trânsito. O anti-séptico bucal LISTERINE está no mercado internacional há mais de 125 anos e obedece a todas as exigências dos órgãos reguladores de saúde, com segurança comprovada pela ANVISA, associações de classes brasileiras, como Associação Brasileira de Odontologia (ABO), e internacionais, como American Dental Association (ADA) e Food and Drug Administration (FDA). Indicação: Uso adulto. Não administrar o produto em menores de 12 anos. Não engolir. Manter fora do alcance de crianças. Em caso de ingestão acidental, procure assistência médica. LISTERINE Whitening é um branqueador em forma de enxaguatório. Portanto, não deve substituir o uso do anti-séptico bucal. Embalagem: 236ml e 473ml. Composição: Água, Álcool (8%), Peróxido de Hidrogênio, Fosfato de Sódio, Poloxâmero 407, Lauril Sulfato de Sódio, Citrato de Sódio, Aroma de Menta, Mentol, Eucaliptol, Sacarina Sódica, Sucralose Modo de Usar: Antes da escovação, faça bochechos com 15ml de LISTERINE Whitening puro durante um minuto, duas vezes ao dia. Não diluir. Prazo Validade: Vide indicação na embalagem.

Placa bacteriana espessa

Placa bacteriana espessa A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL A saúde bucal é importante porque a maioria das doenças e a própria saúde começam pela boca. Por exemplo, se você não se alimenta bem, não conseguirá ter uma boa saúde bucal,

Leia mais

CUIDE DOS SEUS DENTES

CUIDE DOS SEUS DENTES SENADO FEDERAL CUIDE DOS SEUS DENTES SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 Cuide dos seus dentes apresentação Pesquisas científicas comprovam que dentes estragados provocam outras doenças que aparentemente não têm

Leia mais

Cuidados profissionais para a higiene bucal HIGIENE BUCAL

Cuidados profissionais para a higiene bucal HIGIENE BUCAL HIGIENE BUCAL A Higiene bucal é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir o mau-hálito (halitose). Higiene bucal é

Leia mais

MANTENHA SEU SORRISO FAZENDO A HIGIENE BUCAL CORRETAMENTE

MANTENHA SEU SORRISO FAZENDO A HIGIENE BUCAL CORRETAMENTE MANTENHA SEU SORRISO FAZENDO A HIGIENE BUCAL CORRETAMENTE SAÚDE BUCAL Para ter um sorriso bonito, saudável e com hálito bom, é preciso: Escovar os dentes, utilizando uma escova de dente de tamanho adequado

Leia mais

Dra. Rosângela Ap. de Freitas Albieri TSB: Andre Santos e Clarice R.Silva Secretaria Municipal de Saúde Centro de Especialidades Odontologicas- CEO

Dra. Rosângela Ap. de Freitas Albieri TSB: Andre Santos e Clarice R.Silva Secretaria Municipal de Saúde Centro de Especialidades Odontologicas- CEO SAÚDE BUCAL Dra. Rosângela Ap. de Freitas Albieri TSB: Andre Santos e Clarice R.Silva Secretaria Municipal de Saúde Centro de Especialidades Odontologicas- CEO ANATOMIA BUCAL ANATOMIA DENTAL TIPOS DE DENTES

Leia mais

Doença Periodontal Orientações para manter uma boca saudável Anatomia Estrutura saudável Gengivas A A figura mostra as gengivas de uma pessoa que tenha a constituição clara. As pessoas de pele escura têm

Leia mais

A Importância da Saúde Bucal. na Saúde Geral

A Importância da Saúde Bucal. na Saúde Geral PALESTRA A Importância da Saúde Bucal na Saúde Geral A saúde começa pela boca Os dentes são importantes na mastigação dos alimentos, fala, e estética, influenciando diretamente na auto-estima do indivíduo

Leia mais

SAÚDE BUCAL DO ADOLESCENTE

SAÚDE BUCAL DO ADOLESCENTE SAÚDE BUCAL DO ADOLESCENTE Texto montado a partir dos manuais: MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Saúde. Atenção à saúde do adolescente: Belo Horizonte: SAS/MG, 2006. p. 75-79. BARROS, Claudia Márcia

Leia mais

VEJA COMO A CÁRIE É FORMADA

VEJA COMO A CÁRIE É FORMADA VEJA COMO A CÁRIE É FORMADA E AJUDE A PREVENÍ-LA Sua dieta e seus hábitos de saúde bucal podem fazer uma grande diferença A RELAÇÃO ENTRE OS DENTES, BACTÉRIAS E OS ÁCIDOS DO AÇÚCAR Esses fatores desencadeiam

Leia mais

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44 Mitos e Verdades da Odontologia Mitos: Quanto maior e colorida for nossa escova dental, melhor! Mentira. A escova dental deve ser pequena ou média para permitir alcançar qualquer região da nossa boca.

Leia mais

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV)

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV) Doenças Cardiovasculares (DCV) O que são as Doenças Cardiovasculares? De um modo geral, são o conjunto de doenças que afetam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos. Quais

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde www.saude.gov.br/bvs

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde www.saude.gov.br/bvs MINISTÉRIO DA SAÚDE Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde www.saude.gov.br/bvs Brasília DF 2012 O Sistema Único de Saúde (SUS) possui o Programa Brasil Sorridente, criado para cuidar da saúde

Leia mais

ÍNDICE - 11/06/2006 Zero Hora (RS)...2 Geral...2 vacina Correio Braziliense...3 Revista do Correio...3

ÍNDICE - 11/06/2006 Zero Hora (RS)...2 Geral...2 vacina Correio Braziliense...3 Revista do Correio...3 ÍNDICE - 11/06/2006 Zero Hora (RS)...2 Geral...2 Brasil pode ter vacina anti-hpv este ano...2 Correio Braziliense...3 Revista do Correio...3 Por um sorriso perfeito...3 Decifrando os rótulos...3 Zero Hora

Leia mais

Nova linha Close Up Diamond Attraction White. Dentes mais brancos * em um instante

Nova linha Close Up Diamond Attraction White. Dentes mais brancos * em um instante Nova linha Close Up Diamond Attraction White Dentes mais brancos * em um instante *O efeito branqueador instantâneo é ótico e temporário, e pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da cor inicial

Leia mais

* Testes in vitro. Uma bomba na sua higiene oral.

* Testes in vitro. Uma bomba na sua higiene oral. 8 0 0 2 A S N E R P M I E D R E I S S DO * Testes in vitro Uma bomba na sua higiene oral. Uma Bomba na sua Higiene Oral! LISTERINE: O ELIXIR Nº 1 NO MUNDO A utilização de escova de dentes e fio dentário

Leia mais

Doenças Periodontais. Tratamento e Prevenção. 1º e-book - COS - Clínica Odontológica Soares

Doenças Periodontais. Tratamento e Prevenção. 1º e-book - COS - Clínica Odontológica Soares Doenças Periodontais Tratamento e Prevenção 1º e-book - COS - Clínica Odontológica Soares Gengivite e Periodontite Guia para o paciente Aprenda mais sobre as Doenças Periodontais (de gengiva) As doenças

Leia mais

Técnicas em Higiene Dental

Técnicas em Higiene Dental Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal Técnicas em Higiene Dental Professor: Bruno Aleixo Venturi Aulas práticas Lista de materiais Aulas práticas - Lista de materiais Roupa

Leia mais

São causas de mau hálito:

São causas de mau hálito: É possível que eu tenha mau hálito e não saiba? Sim. As pessoas que têm um mau hálito constante, por fadiga olfatória, não percebem o seu próprio hálito. Somente as pessoas que têm períodos de halitose

Leia mais

cloridrato de ambroxol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999

cloridrato de ambroxol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 cloridrato de ambroxol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda. Xarope Pediátrico 3 mg/ml Xarope Adulto 6 mg/ml Modelo de Bula para Paciente IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Informativo para pacientes com boca seca (xerostomia)

Informativo para pacientes com boca seca (xerostomia) Informativo para pacientes com boca seca (xerostomia) O nosso objetivo com este ebook é prover o leitor que padece de boca seca com informações úteis a fim de contribuir para a melhoria de sua qualidade

Leia mais

SANILIN cloreto de cetilpiridínio monoidratado benzocaína

SANILIN cloreto de cetilpiridínio monoidratado benzocaína SANILIN Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Pastilhas 1,466 mg cloreto de cetilpiridínio monoidratado + 10 mg benzocaína Solução oral 0,5 mg/ml cloreto de cetilpiridínio monoidratado + 4 mg/ml benzocaína

Leia mais

BULA PARA PACIENTE RDC 47/2009 HIDRAFIX

BULA PARA PACIENTE RDC 47/2009 HIDRAFIX BULA PARA PACIENTE RDC 47/2009 HIDRAFIX Takeda Pharma Ltda. Solução oral cloreto de sódio 2,34 mg/ml cloreto de potássio 1,49 mg/ml citrato de sódio di-hidratado 1,96 mg/ml glicose 19,83 mg/ml 6 cloreto

Leia mais

A QUÍMICA E A CONSERVAÇÃO DOS DENTES RESUMO

A QUÍMICA E A CONSERVAÇÃO DOS DENTES RESUMO A QUÍMICA E A CONSERVAÇÃO DOS DENTES Lidiani Terenciani Nazaro¹; Jandira Aparecida Simoneti² UEMS - Caixa postal 351 - CEP: 79804-970 Dourados - MS¹ E-mail: lidi.nazaro@gmail.com, Bolsista de Extensão.

Leia mais

SAÚDE BUCAL. Você sabe quantos dentes de leite você tem?

SAÚDE BUCAL. Você sabe quantos dentes de leite você tem? SAÚDE BUCAL Você sabe quantos dentes de leite você tem? Vinte e quatro dentes de leite, que a partir dos 6 até os 12 anos, caem e são substituídos por outros permanentes. Mas não é porque vão cair que

Leia mais

MANTENHA SEU SORRISO FAZENDO A HIGIENE BUCAL CORRETAMENTE

MANTENHA SEU SORRISO FAZENDO A HIGIENE BUCAL CORRETAMENTE MANTENHA SEU SORRISO FAZENDO A HIGIENE BUCAL CORRETAMENTE Brasília - DF 2013 ministério da Saúde SAÚDE BUCAL Para ter um sorriso bonito e saudável, é preciso: Escovar os dentes todos os dias, após cada

Leia mais

Visitando o dentista durante a gestação Problemas comuns de saúde oral durante a gestação Conselhos de saúde oral

Visitando o dentista durante a gestação Problemas comuns de saúde oral durante a gestação Conselhos de saúde oral Saúde Oral e a Gestação Visitando o dentista durante a gestação Problemas comuns de saúde oral durante a gestação Conselhos de saúde oral Como usar este guia A gestação é o momento perfeito para começar

Leia mais

YOTUEL ALL IN ONE. Instruções de uso: Escovar os dentes 3 vezes por dia, durante 3 minutos.

YOTUEL ALL IN ONE. Instruções de uso: Escovar os dentes 3 vezes por dia, durante 3 minutos. YOTUEL ALL IN ONE Dentífrico branqueador para a higiene dentária Yotuel All In One é o primeiro dentífrico com peróxido de carbamida, para uso diário, que ajuda a proteger o esmalte dentário das agressões

Leia mais

SENADO FEDERAL PRESSÃO CONTROLADA SENADOR CLÉSIO ANDRADE

SENADO FEDERAL PRESSÃO CONTROLADA SENADOR CLÉSIO ANDRADE SENADO FEDERAL PRESSÃO CONTROLADA SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 Pressão controlada apresentação Chamada popularmente de pressão alta, a hipertensão é grave por dois motivos: não apresenta sintomas, ou seja,

Leia mais

... que o nervo do dente é chamado Polpa e é responsável pela nutrição e sensibilidade dental?

... que o nervo do dente é chamado Polpa e é responsável pela nutrição e sensibilidade dental? ... que o nervo do dente é chamado Polpa e é responsável pela nutrição e sensibilidade dental?... que os alimentos duros ajudam a limpar os dentes? Eles estimulam o fluxo salivar dificultando a queda de

Leia mais

A gengivite é uma inflamação das gengivas provocada por acumulação de placa bacteriana e tártaro como consequência

A gengivite é uma inflamação das gengivas provocada por acumulação de placa bacteriana e tártaro como consequência Periodontologia É a disciplina da medicina dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças das gengivas e das estruturas de suporte dos dentes. A inflamação e o sangramento das

Leia mais

Você sabe o que é cárie?

Você sabe o que é cárie? Clínica Geral Você sabe o que é cárie? Todo mundo acredita que a cárie é uma espécie de bichinho que vai comendo o dente! Mas na verdade, chamamos de cárie a deterioração do dente que é causada pelas bactérias

Leia mais

O Nicorette Goma para mascar medicamentosa de 2 mg ou 4 mg. apresenta-se sob a forma farmacêutica de goma para mascar medicamentosa.

O Nicorette Goma para mascar medicamentosa de 2 mg ou 4 mg. apresenta-se sob a forma farmacêutica de goma para mascar medicamentosa. FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes

Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes Objetivos: - Desenvolver uma visão biopsicossocial integrada ao ambiente de trabalho, considerando

Leia mais

paracetamol Biosintética Farmacêutica Ltda. Solução oral 200 mg/ml

paracetamol Biosintética Farmacêutica Ltda. Solução oral 200 mg/ml paracetamol Biosintética Farmacêutica Ltda. Solução oral 200 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO paracetamol Medicamento Genérico Lei

Leia mais

Dra. Elena Portes Teixeira Will CUIDADOS AO PACIENTE COM GENGIVITE OU PERIODONTITE: DOENÇA PERIODONTAL:

Dra. Elena Portes Teixeira Will CUIDADOS AO PACIENTE COM GENGIVITE OU PERIODONTITE: DOENÇA PERIODONTAL: CUIDADOS AO PACIENTE COM GENGIVITE OU PERIODONTITE: 1Muita atenção na escovação. Siga as dicas abaixo: Escovar sempre depois das refeições. Mesmo quando fizer apenas um lanchinho ; Sempre usar o fio dental

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE PÉ DIABÉTICO

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE PÉ DIABÉTICO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE PÉ DIABÉTICO PROBLEMAS CAUSADOS PELO DIABETES MELLITUS CORAÇÃO: Doença arterial coronariana e risco de infarto do miocárdio RINS: Nefropatia CÉREBRO: Acidente vascular cerebral

Leia mais

Guia para um. Sorriso Saudável

Guia para um. Sorriso Saudável Guia para um Sorriso Saudável Fotos meramente ilustrativas. Seja bem-vindo ao serviço odontológico do Sesc Rio! 3 Serviços Nosso serviço está disponível em diversas Unidades Operacionais, exclusivamente

Leia mais

Odontologia do Esporte e o atleta de elite

Odontologia do Esporte e o atleta de elite Odontologia do Esporte e o atleta de elite Um guia sobre a importância da boa saúde bucal para aprimorar o desempenho atlético Comissão Médica do COI Agosto 2000 Sempre preocupada com a saúde dos atletas,

Leia mais

CUIDADOS COM A SAÚDE DA BOCA

CUIDADOS COM A SAÚDE DA BOCA CUIDADOS COM A SAÚDE DA BOCA CD Elaine C. Camargo Especialista em Odontologia Preventiva e Social, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e em Administração Hospitalar. Mestranda em Imaginologia

Leia mais

Sua melhor opção. Manual de Orientação 1

Sua melhor opção. Manual de Orientação 1 Sua melhor opção. Manual de Orientação 1 2 Manual de Orientação Julho/2013 (2 a edição) Indice Orientação ao Paciente Introdução 04 Implantes dentais 04 Titânio - a matéria-prima dos implantes 05 Osseointegração

Leia mais

MODELO DE BULA. FLOGORAL cloridrato de benzidamina. Colutório, Pastilha, Spray e Creme Dental APRESENTAÇÕES

MODELO DE BULA. FLOGORAL cloridrato de benzidamina. Colutório, Pastilha, Spray e Creme Dental APRESENTAÇÕES MODELO DE BULA FLOGORAL cloridrato de benzidamina Colutório, Pastilha, Spray e Creme Dental APRESENTAÇÕES Colutório nos sabores menta e laranja: frasco com 150 ml e copo-medida de 10 ml. Pastilhas nos

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

COMPOSIÇÃO Cada 1 g de pó contém: benzocaína... 0,006 g bicarbonato de sódio... 0,884 g clorato de potássio... 0,11g

COMPOSIÇÃO Cada 1 g de pó contém: benzocaína... 0,006 g bicarbonato de sódio... 0,884 g clorato de potássio... 0,11g IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: Albicon benzocaína, bicarbonato de sódio, clorato de potássio APRESENTAÇÕES Pó para uso tópico. Cada grama contém 0,006 g de benzocaína, 0,884 g de bicarbonato de sódio e

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tedol 20 mg/g creme Tedol 20 mg/ml líquido cutâneo Cetoconazol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. -

Leia mais

Um sorriso saudável é o que buscamos, porém existem alguns inimigos da boca que impossibilitam

Um sorriso saudável é o que buscamos, porém existem alguns inimigos da boca que impossibilitam Como tratar e evitar a GENGIVITE e as demais doenças periodontais? Um sorriso saudável é o que buscamos, porém existem alguns inimigos da boca que impossibilitam isso, e um deles é a gengivite. Consultamos

Leia mais

Pesquisa revela que o brasileiro espera realizar em 2011 projetos que antes não passavam de sonho de consumo.

Pesquisa revela que o brasileiro espera realizar em 2011 projetos que antes não passavam de sonho de consumo. 28/12/2010 - Brasileiros querem carro novo, viagens e plano de saúde em 2011 Medplan - Teresina/PI - NOTÍCIAS - 27/12/2010-12:49:08 Compartilhar Pesquisa revela que o brasileiro espera realizar em 2011

Leia mais

HIDRAFIX 90. Takeda Pharma Ltda. Solução oral cloreto de sódio 4,68 mg/ml. citrato de potássio monoidratado 2,16 mg/ml

HIDRAFIX 90. Takeda Pharma Ltda. Solução oral cloreto de sódio 4,68 mg/ml. citrato de potássio monoidratado 2,16 mg/ml HIDRAFIX 90 Takeda Pharma Ltda. Solução oral cloreto de sódio 4,68 mg/ml citrato de potássio monoidratado 2,16 mg/ml citrato de sódio di-hidratado 0,98 mg/ml glicose 20 mg/ml 16 HIDRAFIX 90 cloreto de

Leia mais

Tome uma injeção de informação. Diabetes

Tome uma injeção de informação. Diabetes Tome uma injeção de informação. Diabetes DIABETES O diabetes é uma doença crônica, em que o pâncreas não produz insulina em quantidade suficiente, ou o organismo não a utiliza da forma adequada. Tipos

Leia mais

BULA PARA O PACIENTE MICOSTATIN (nistatina) SUSPENSÃO ORAL

BULA PARA O PACIENTE MICOSTATIN (nistatina) SUSPENSÃO ORAL BULA PARA O PACIENTE MICOSTATIN (nistatina) SUSPENSÃO ORAL MICOSTATIN nistatina USO ORAL APRESENTAÇÃO MICOSTATIN 100.000 UI/mL é apresentado em cartuchos com frasco de vidro âmbar contendo 60 ml, com conta-gotas

Leia mais

GUIA DE SAÚDE BUCAL E TRAUMATISMO DENTAL PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

GUIA DE SAÚDE BUCAL E TRAUMATISMO DENTAL PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) GUIA DE SAÚDE BUCAL E TRAUMATISMO DENTAL PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) AUTORES Ingryd Coutinho de Oliveira Priscila Cunha Nascimento Discentes da Graduação em Odontologia e Bolsistas de Ensino

Leia mais

PESQUISA MAU HÁLITO NO IDOSO - ABHA - 2013

PESQUISA MAU HÁLITO NO IDOSO - ABHA - 2013 PESQUISA MAU HÁLITO NO IDOSO - ABHA - 2013 A estrutura etária da população brasileira vem mudando ao longo dos anos, com aumento da expectativa de vida. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia

Leia mais

Anexo A DORFEN CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Solução oral. 200mg

Anexo A DORFEN CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Solução oral. 200mg Anexo A DORFEN CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA Solução oral 200mg DORFEN Paracetamol I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO DORFEN Paracetamol FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Solução oral em frasco

Leia mais

Actifedrin. cloridrato de triprolidina cloridrato de pseudoefedrina

Actifedrin. cloridrato de triprolidina cloridrato de pseudoefedrina Actifedrin cloridrato de triprolidina cloridrato de pseudoefedrina Formas farmacêuticas e apresentações Xarope embalagem contendo 100 ml Comprimidos embalagem contendo 20 comprimidos USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

TABAGISMO. O tema deste informe foi sugerido pelo Laboratorista Edmund Cox

TABAGISMO. O tema deste informe foi sugerido pelo Laboratorista Edmund Cox Informativo Semanal O tema deste informe foi sugerido pelo Laboratorista Edmund Cox O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Leia mais

Vamos falar sobre câncer?

Vamos falar sobre câncer? Vamos falar sobre câncer? O SIEMACO sempre está ao lado dos trabalhadores, seja na luta por melhores condições de trabalho, lazer e educação ou na manutenção da saúde, visando a promoção e ascensão social.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Periogard 0,2 % solução bucal Cloro-hexidina, gluconato Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: Solunew Diluição: 1/10. Empresa: Ricknew Indústria Química.. Endereço: Rua Luiz Job de Souza, 118. Telefones: (44) 3233 2356 e 9849 0008. Home

Leia mais

Perigo: as brotoejas podem coçar, causando incômodo ao bebê e, por serem uma irritação, tornam-se foco de infecções.

Perigo: as brotoejas podem coçar, causando incômodo ao bebê e, por serem uma irritação, tornam-se foco de infecções. Trate os problemas de pele mais comuns em bebês Pais devem ficam atentos a descamações, manchas e brotoejas Se existe uma característica comum a todos os bebês saudáveis, só pode ser a pele macia e sedosa,

Leia mais

Floxedol destina-se a ser utilizado em adultos e crianças com idade igual ou superior a um ano de idade.

Floxedol destina-se a ser utilizado em adultos e crianças com idade igual ou superior a um ano de idade. FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR floxedol 3 mg/ml Gel oftálmico Ofloxacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

APRESENTAÇÕES Solução e pó para preparação de uso oral. Embalagem com 10 e 20 frascos de 10 ml para preparação antes do uso.

APRESENTAÇÕES Solução e pó para preparação de uso oral. Embalagem com 10 e 20 frascos de 10 ml para preparação antes do uso. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Forten poliaminoácidos APRESENTAÇÕES Solução e pó para preparação de uso oral. Embalagem com 10 e 20 frascos de 10 ml para preparação antes do uso. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

Acnezil Loção adstringente. Acnezil LINHAHPC. Gel de limpeza. Acnezil. Acnezil Catálogo Aquarela 1º Semestre 2014. Loção. Loção. Cx.

Acnezil Loção adstringente. Acnezil LINHAHPC. Gel de limpeza. Acnezil. Acnezil Catálogo Aquarela 1º Semestre 2014. Loção. Loção. Cx. Loção adstringente LINHA Eficiente no combate à oleosidade Evita o acúmulo de resíduos nos poros Sua fórmula foi especialmente desenvolvida para complementar a limpeza diária, removendo impurezas e maquiagem.

Leia mais

Dr. Felipe Groch CRO 101.353 Especialização em Implantes Dentários

Dr. Felipe Groch CRO 101.353 Especialização em Implantes Dentários Nosso consultório odontológico está equipado para oferecer ao produtor rural todos os tratamentos odontológicos disponíveis na atualidade. Segue abaixo uma discriminação detalhada de cada tratamento oferecido

Leia mais

Tralen 28% tioconazol. Tralen 28% solução para unhas em embalagem contendo 1 frasco com 12 ml.

Tralen 28% tioconazol. Tralen 28% solução para unhas em embalagem contendo 1 frasco com 12 ml. Tralen 28% tioconazol I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Tralen Nome genérico: tioconazol APRESENTAÇÕES Tralen 28% solução para unhas em embalagem contendo 1 frasco com 12 ml. VIA DE ADMINISTRAÇÃO:

Leia mais

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL As doenças do coração são muito freqüentes em pacientes com insuficiência renal. Assim, um cuidado especial deve ser tomado, principalmente, na prevenção e no controle

Leia mais

MODELO DE FORMATO DE BULA

MODELO DE FORMATO DE BULA APRESENTAÇÕES Frasco conta-gotas (75 mg/ml) com 15 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada 25 gotas de LUFTAL (equivalente a 1 ml) contém 75 mg de simeticona. Ingredientes inativos: propilenoglicol,

Leia mais

O desafio de deixar de fumar

O desafio de deixar de fumar O desafio de deixar de fumar O uso do cigarro tem como objetivo a busca por efeitos prazerosos desencadeados pela nicotina, melhora ime - diata do raciocínio e do humor, diminuição da ansiedade e ajuda

Leia mais

FLUCOLIC. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Cápsulas gelatinosas 125mg simeticona

FLUCOLIC. Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Cápsulas gelatinosas 125mg simeticona FLUCOLIC Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Cápsulas gelatinosas 125mg simeticona FLUCOLIC simeticona APRESENT AÇÃO Cápsulas gelatinosas contendo 125mg de simeticona em cartucho com 12 ou 120 cápsulas

Leia mais

Capilarema. Laboratórios Baldacci Ltda. Comprimidos. 75 mg

Capilarema. Laboratórios Baldacci Ltda. Comprimidos. 75 mg Capilarema Laboratórios Baldacci Ltda. Comprimidos 75 mg CAPILAREMA aminaftona APRESENTAÇÕES Comprimidos simples de 75 mg cartucho contendo 30 ou 60 comprimidos. VIA ORAL - USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido

Leia mais

FISPQ FLÚOR GEL NEUTRO

FISPQ FLÚOR GEL NEUTRO Página : 1 de 6 SEÇÃO 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: FLUOR GEL NEUTRO MAQUIRA Sabor: Menta Capacidade: frasco com 200 ml Teor: fluoreto de sódio a 2% Registro na Anvisa: 80322400048

Leia mais

o que é boca seca? Por que precisamos da saliva?

o que é boca seca? Por que precisamos da saliva? Você sente a boca seca quando não há saliva suficiente para manter sua boca molhada. boca seca o que é boca seca? Por que você fica com a boca seca? Alguns remédios podem fazer com que sua boca fique seca,

Leia mais

Os dentifrícios são produtos cosméticos utilizados na limpeza da cavidade bucal. Sua composição se encontra na Figura 1.

Os dentifrícios são produtos cosméticos utilizados na limpeza da cavidade bucal. Sua composição se encontra na Figura 1. OS DENTIFRÍCIOS OS DENTIFRÍCIOS E A HIGIENE ORAL Diferentes tipos de microrganismos se desenvolvem na cavidade oral. Muitos são inofensivos, outros não. Algumas bactérias fermentam os carboidratos (predominantemente

Leia mais

Pesquisa O que os brasileiros sabem sobre saude bucal (e o que os dentistas deveriam contar...)

Pesquisa O que os brasileiros sabem sobre saude bucal (e o que os dentistas deveriam contar...) apresentam Patrocínio Realização Pesquisa O que os brasileiros sabem sobre saude bucal (e o que os dentistas deveriam contar...) 1 Pesquisa Saúde Bucal Pesquisa O que os brasileiros sabem sobre saude bucal

Leia mais

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia 17 de Novembro Dia do Não Fumador

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia 17 de Novembro Dia do Não Fumador Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia 17 de Novembro Dia do Não Fumador Ano Lectivo 2010-11 O hábito de fumar está relacionado com causas essencialmente sociais e comportamentais.

Leia mais

Idade, ela pesa 07/07/ 2015. Minhavida.com.br

Idade, ela pesa 07/07/ 2015. Minhavida.com.br Todo mundo quer viver muitos anos, não é mesmo? Mas você já se questionou se está somando mais pontos contra do que a favor na busca pela longevidade? Por isso mesmo, um estudo da Universidade da Califórnia,

Leia mais

Dicas para a Saúde Bucal do seu Bebê

Dicas para a Saúde Bucal do seu Bebê Dicas para a Saúde Bucal do seu Bebê Cirurgiã-Dentista CROSP 52214 Mamãe Você pode muito para influenciar positivamente a saúde e o bem-estar do seu filho! A gestação é um período muito importante para

Leia mais

A higiene oral para portadores de aparelho dentário

A higiene oral para portadores de aparelho dentário A higiene oral para portadores de aparelho dentário Mesmo que você ainda não use aparelho dentário, saiba que manter uma higiene oral cuidada é muito importante. Não apenas por uma questão estética, mas

Leia mais

Aspectos microbiológicos da Cárie Dental

Aspectos microbiológicos da Cárie Dental Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível: www.portaldoaluno.bdodonto.com.br Aspectos microbiológicos da Cárie Dental Prof: Bruno Aleixo Venturi 1 O que é a doença cárie? 2 CÁRIE DENTAL Do#La&m# Carious

Leia mais

APRESENTAÇÃO Comprimidos de 250 mg de acetato de abiraterona em frasco com 120 comprimidos.

APRESENTAÇÃO Comprimidos de 250 mg de acetato de abiraterona em frasco com 120 comprimidos. Bula ao Paciente 1 BULA (CCDS 1011) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO ZYTIGA TM acetato de abiraterona APRESENTAÇÃO Comprimidos de 250 mg de acetato de abiraterona em frasco com 120 comprimidos. USO ORAL USO

Leia mais

LORITIL Geolab Indústria Farmacêutica S/A Comprimido 10mg

LORITIL Geolab Indústria Farmacêutica S/A Comprimido 10mg LORITIL Geolab Indústria Farmacêutica S/A Comprimido 10mg MODELO DE BULA PARA O PACIENTE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Loritil loratadina

Leia mais

COLÍRIO GEOLAB. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Solução Oftálmica 0,15mg/mL + 0,3mg/mL

COLÍRIO GEOLAB. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Solução Oftálmica 0,15mg/mL + 0,3mg/mL COLÍRIO GEOLAB Geolab Indústria Farmacêutica S/A Solução Oftálmica 0,15mg/mL + 0,3mg/mL MODELO DE BULA PARA O PACIENTE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar

Leia mais

Tralen 1% tioconazol. Tralen 1% pó dermatológico em embalagem contendo 1 frasco plástico com 30 gramas.

Tralen 1% tioconazol. Tralen 1% pó dermatológico em embalagem contendo 1 frasco plástico com 30 gramas. Tralen 1% tioconazol I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Tralen Nome genérico: tioconazol APRESENTAÇÕES Tralen 1% pó dermatológico em embalagem contendo 1 frasco plástico com 30 gramas. VIA

Leia mais

TRINULOX. hidroquinona, tretinoína e fluocinolona acetonida EMS S/A. Creme dermatológico. 40 mg/g + 0,5 mg/g + 0,1 mg/g

TRINULOX. hidroquinona, tretinoína e fluocinolona acetonida EMS S/A. Creme dermatológico. 40 mg/g + 0,5 mg/g + 0,1 mg/g TRINULOX hidroquinona, tretinoína e fluocinolona acetonida EMS S/A. Creme dermatológico 40 mg/g + 0,5 mg/g + 0,1 mg/g TRINULOX hidroquinona, tretinoína e fluocinolona acetonida APRESENTAÇÕES Creme para

Leia mais

para controle da mastite e melhora da qualidade do leite

para controle da mastite e melhora da qualidade do leite Björn Qvarfordt Técnico habilitado realizando manutenção preventiva no equipamento de ordenha Medidas práticas para controle da mastite e melhora da qualidade do leite Por: Renata Travaglini Gonçalves

Leia mais

Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Toplexil

Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Toplexil SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Toplexil cloridrato de oxomemazina / guaifenesina / paracetamol FORMA

Leia mais

Anexo A BACIGEN. Neomiciana + Bacitracina Zincica CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Pomada. 5mg + 250 UI/g

Anexo A BACIGEN. Neomiciana + Bacitracina Zincica CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Pomada. 5mg + 250 UI/g Anexo A BACIGEN Neomiciana + Bacitracina Zincica CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA Pomada 5mg + 250 UI/g BACIGEN sulfato de neomicina, bacitracina zíncica APRESENTAÇÃO Pomada contendo 5mg/g de

Leia mais

SAÚDE ORAL DAS PESSOAS IDOSAS

SAÚDE ORAL DAS PESSOAS IDOSAS SAÚDE ORAL DAS PESSOAS IDOSAS Saúde Oral das Pessoas Idosas A saúde oral é considerada como uma parte integrante da saúde geral. As doenças da boca e dos dentes têm consequências negativas na qualidade

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) KALIPTO (Eucalipto, Herbal, Lavanda, Marine, Pinho, Talco e Flores do Campo)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) KALIPTO (Eucalipto, Herbal, Lavanda, Marine, Pinho, Talco e Flores do Campo) Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Kalipto Código interno: Eucalipto: 8028 (750ml), 19027 (2L) e 19029 (5L) Herbal: 8029 (750ml), 19028 (2L) e 19277 (5L) Lavanda: 8031 (750ml),

Leia mais

Deposteron cipionato de testosterona

Deposteron cipionato de testosterona Deposteron cipionato de testosterona EMS SIGMA PHARMA LTDA Solução I.M. 100 mg/ ml MODELO DE BULA - PACIENTE Deposteron cipionato de testosterona APRESENTAÇÕES Solução oleosa injetável 100 mg/ml em embalagem

Leia mais

Índice. Passo a passo para uma higiene bucal completa

Índice. Passo a passo para uma higiene bucal completa Índice Introdução...03 Primeiramente enxague...04 Procure a escova certa...05 Pasta de dentes...06 Escove da maneira correta...07 Passe fio dental...08 Nunca esqueça da língua...09 Cuidado no uso de enxaguatórios

Leia mais

Excipientes: hietelose, sorbitol, glicerol, ácido benzóico, aroma de framboesa, propilenoglicol, ácido tartárico, água purificada.

Excipientes: hietelose, sorbitol, glicerol, ácido benzóico, aroma de framboesa, propilenoglicol, ácido tartárico, água purificada. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Mucosolvan cloridrato de ambroxol abcd FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Xarope adulto: frascos com 120 ml, acompanhados de copo-medida graduado em 2,5; 5; 7,5 e 10 ml.

Leia mais

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS PERIODONTIA

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS PERIODONTIA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS Cirurgiã-Dentista CONCEITO: PERIODONTIA Especialidade Odontológica que estuda os tecidos normais e as doenças do sistema de implantação e sustentação dos

Leia mais

NAXOGIN COMPRIMIDOS. 500 mg

NAXOGIN COMPRIMIDOS. 500 mg NAXOGIN COMPRIMIDOS 500 mg Naxogin nimorazol I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Naxogin Nome genérico: nimorazol APRESENTAÇÕES Naxogin comprimidos de 500 mg em embalagens contendo 8 comprimidos.

Leia mais

Guia de Saúde Bucal. Saúde bucal e sua relação com a saúde do corpo. Deputados. Câmara dos

Guia de Saúde Bucal. Saúde bucal e sua relação com a saúde do corpo. Deputados. Câmara dos Guia de Saúde Bucal Saúde bucal e sua relação com a saúde do corpo Câmara dos Deputados Brasília 2014 Saúde bucal e sua relação com a saúde do corpo Mesa da Câmara dos Deputados 54ª Legislatura 2011-2015

Leia mais

Polydrat cloreto de sódio, cloreto de potássio, citrato de sódio di-hidratado, glicose

Polydrat cloreto de sódio, cloreto de potássio, citrato de sódio di-hidratado, glicose POLYDRAT Pharmascience Laboratórios Ltda SOLUÇÃO ORAL cloreto de sódio 2,34 mg/ml, cloreto de potássio 1,49 mg/ml, citrato de sódio dihidratado 1,96 mg/ml, glicose 19,83 mg/ml Polydrat cloreto de sódio,

Leia mais

Dicas rápidas para visitas a crianças de 5 a 7 anos

Dicas rápidas para visitas a crianças de 5 a 7 anos Sorriso Saudável, Futuro Brilhante Dicas rápidas para visitas a crianças de 5 a 7 anos Para essa visita básica à sala de aula ou instituição, apresente-se, fale com as crianças sobre o Dr. Dentuço, e faça

Leia mais