Promotor de Justiça Bruno Alexander Vieira Soares

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Promotor de Justiça Bruno Alexander Vieira Soares"

Transcrição

1 O homem mais perigoso é aquele capaz de pensar por si próprio, sem ligar para tabus e supertições em voga H.L. Mencken Belo Horizonte, 24 de outubro de 2014 A 3 PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA SAÚDE DE BELO HORIZONTE/MG A/C Promotor de Justiça Bruno Alexander Vieira Soares DENÚNCIA DE CRIME MARCOS GONÇALVES PINHEIRO SILVA, já devidamente qualificado nos autos, vem informar sobre as várias irregularidades implantadas nas Vigilâncias Sanitárias para o segmento de controle químico de pragas urbanas. Em ofício protocolado em 28 de agosto de 2014 apresentei de maneira simplificada e fracionada as diversas fases / situações e manobras ilegais envolvendo a regulação do segmento de controle químico de pragas urbanas; Em 24 de setembro de 2014, compareço a Promotoria de justiça da Saúde de Belo Horizonte e comprometo a entregar informações e nomes dos autores do esquema na qual denominei de a máfia do alvará sanitário. Aproveitando o Artigo: Responsável Técnico de empresas especializadas em controle de vetores e pragas urbanas: história e consolidação de um novo e importante mercado de trabalho técnico Revista Vetores&pragas Ano XIII n 26 de novembro Neste artigo o sr. JAIR ROSA DUARTE expõe de maneira objetiva a sua participação, a do Biólogo HORÁCIO CAPISTRANO CUNHA e da coordenadora da ANVISA TÂNIA PICH na edição da RDC 18/ , ratificando as áreas de formação para o exercício da responsabilidade técnica em empresas especializadas em controle de vetores e pragas urbanas.

2 A RDC 18/2000 foi revisada, também sob a coordenação de TÂNIA PICH e com fachada de legalidade foi realizada Consulta Pública n 76/08 no site da ANVISA e a RDC 18 foi alterada dando origem à RDC 52/2009. Entretanto a RDC 18/2000 nunca conseguiu explicar a necessidade de prescrição de inseticidas e raticidas; muito menos justificar a ratificação das profissões habilitadas elencadas na RESOLUÇÃO 156/95 da SES/MG, o conhecimento e atribuição profissional para o R.T. do segmento de controle de pragas urbanas. O uso dos saneantes desinfestantes registrados na ANVISA; a compra e a venda de produtos de uso profissional ou de venda livre não necessitam de receituário. A RDC 52/2009 atende claramente, a interesses econômicos e comerciais em detrimento do foco mais importante que são as ações de saneamento ambiental. A RDC 63 de 25 novembro de 2011 da ANVISA em seu artigo 63, reconhece expressamente o caráter complementar do controle químico nos estabelecimentos de Saúde. Em 28 de fevereiro de 2000 a sra. TANIA PICH ratificou as profissões elencadas na Resolução 156 /95 da SES/MG. Em 2009 a mesma gerente geral de saneantes da ANVISA não conseguiu definir qual é a profissão que tem conhecimento e atribuição para ser responsável técnico de uma dedetizadora. Fomenta o controle químico em detrimento as ações de saneamento ambiental, restringe / proíbe a atuação da pessoa natural e cria demanda e reserva de mercado para empresas especializadas. Cria receita econômica para conselhos profissionais que NÃO conseguem ao menos justificar a real necessidade da inscrição nos seus quadros. Como diz o artigo apresentado pelo sr. JAIR ROSA DUARTE a RDC 18 e a RDC 52 criam um mercado de trabalho para os (ir) responsáveis técnicos. A RESPONSABILIDADE TÉCNICA NO USO DE AGROTÓXICOS não se confunde com a responsabilidade técnica no controle químico complementar as AÇÕES DE SANEAMENTO AMBIENTAL, SEGURANÇA AMBIENTAL E OCUPACIONAL NO USO DOS SANEANTES registrados no Ministério da Saúde / ANVISA. A RDC 52/2009 é uma legislação infra-legal existente para regular o funcionamento das empresas de prestação de serviços de controle químico de pragas urbanas, encontra-se organizada para a construção de um mercado de serviços para as empresas. As gerencias municipais da Vigilância Sanitárias passaram a replicar os comandos implantados sem nenhuma lógica sanitária, ambiental e ocupacional, criando o modo perpétuo para favorecer as empresas e proteger os mentores intelectuais deste esquema econômico na qual o empresário HORÁCIO CAPISTRANO CUNHA e JOÃO BAPTISTA LADEIRA FEREIRA e empresas associadas a MINASPRAG são os principais favorecidos.

3 A corrupção organizada pelo sr. HORÁCIO CAPISTRANO CUNHA passava pela argumentação de que a ANVISA poderia impedir os profissionais com registro no CONFEA de atuar no segmento de controle de pragas urbanas, criando restrições profissionais. A legislação sanitária (infra-legal) poderia passar por cima do Legislativo para defender os interesses coletivos(?); A SES/MG toma decisões isoladas para atender interesses econômicos de servidores públicos e divulga exigências sem base técnica para obtenção de licença sanitária das dedetizadoras. (aprovação de projeto arquitetônico) Este comando regulatório que jamais pode ser questionado, consolidou um esquema de corrupção para favorecer um determinado grupo, impondo exigências técnicas descabidas, criando bloqueios para aberturas de novas empresas dedetizadoras, ameaçando e cometendo assédio moral aos servidores do baixo escalão através de roteiros de inspeção viciados, direcionando editais com exigências absurdas de associações ou quantitativos e/ou especificações não mensuráveis, difamando, caluniando, injuriando, multando, renúncia fiscal destas mesmas multas intimidatórias, formação de quadrilha através de associações estaduais e gerencias municipais loteando o mercado com as suas próprias empresas. Muito se falou na Sindicância SES N 007/2009 da legislação vigente para obtenção do alvará sanitário das empresas de dedetização, mas nunca aceitaram o meu registro empresarial no CREA-MG mesmo comprovando legalmente a minha habilitação profissional. Através do Ofício GTC/1498 de 08 de julho de 2004 CREA-MG consigo comprovar minha habilitação junto a VISA-SES, entretanto em 16 de junho de 2009 a sra. MARA CORRADI coordenadora da VISA/BH manda o Gerente Distrital da Regional Noroeste MAURÍCIO DA SILVA BASTOS cassar o alvará da empresa EXTERMINE Controle de Pragas Ltda na qual sou o R.T. com base na RDC 18/2000. Em momento algum a RDC 18/2000 afirmou ser o engenheiro civil um profissional não habilitado para exercer a Responsabilidade Técnica de uma dedetizadora. Como podem se defender de todos os crimes praticados com uma legislação que simplesmente não existe. Como justificar o que tem ocorrido na SES e VISAs municipais deste Estado. Já não conseguem esconder o tamanho da corrupção implantada na liberação do alvará sanitário. Vamos entender toda a retórica sanitária implantada na SES/MG e a participação fundamental da Gerente Geral de Saneantes da ANVISA TÂNIA PICH na elaboração do marco regulatório do setor. A retórica sanitária parte da premissa de que os dedetizadores são os responsáveis pelo CONTROLE DE PRAGAS URBANAS e há um truque de retórica sanitária ao tentar criminalizar o chamado Zé Bombinha e favorecer o mercado das empresas especializadas.

4 A Vigilância Sanitária sugere que os chamados Zé Bombinhas são profissionais desclassificados, ilegais e usuários de agrotóxicos nos serviços de controle de pragas urbanas. A criação da RDC 18/2000 teve como razão principal o uso indiscriminado e irresponsável dos princípios ativos legalmente conhecidos como agrotóxicos em ambientes urbanos. A gerente geral de saneantes da ANVISA sra. TÂNIA PICH não consegue nem definir qual é o profissional que têm conhecimento e atribuição profissional para exercer a responsabilidade técnica de uma dedetizadora, qual é responsabilidade civil do responsável técnico de uma dedetizadora na prescrição de inseticidas e raticidas para o controle químico de pragas urbanas. Qual profissional é capaz de sanar riscos, avaliando por exemplo, o uso do principio ativo apropriado, a dosagem correta para cada tipo de praga urbana, o equipamento utilizado e os cuidados na aplicação. Considerando que os produtos comerciais de venda restrita as entidades especializadas, a chamada venda de balcão é realizada sem nenhum acompanhamento técnico, prescrição, supervisão de uso ou da Vigilância Sanitária. A utilização de inseticidas e raticidas é baseada apenas na rotulagem e FISPQs dos produtos registrados para a finalidade de controle químico de pragas urbanas. O arsenal retórico da Vigilância Sanitária gosta de apresentar números de intoxicações e descontextualização da informação. Mas com certeza chumbinho não é raticida; raticida não é gaticida ou homicida; Sim, existe veneno registrado para o controle de escorpiões! O controle químico complementa as ações de Saúde Ambiental e da Gestão da Infraestrutura com o objetivo de impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou proliferação de vetores e pragas urbanas. O controle químico de insetos e roedores é parte integrada das ações de saneamento do ambiente urbano, rural, industrial, hospitalar e domissanitário. RDC 63/2011 ANVISA e Cód. Saúde. O truque retórico utilizado pela Vigilância Sanitária chegou ao limite de que o termo controle de pragas é utilizado como expressão de Saúde Ambiental. A SES/MG se recusa a analisar com serenidade e admitir que os deslizes alheios com o intuito de beneficiar determinados grupos, aproveitando ou driblando o emaranhado legal brasileiro para ameaçar os servidores públicos subordinados e criar as condições para atender, claramente, interesses econômicos e comerciais do servidor HORÁCIO CAPISTRANO CUNHA e FÁBIO REMI DA SILVA. A Superintendente de Vigilância Sanitária da SES/MG MARIA GORETTI MARTINS DE MELO apresenta o OF.DVMC/SVS N 1111/2011, de 18 de maio de Neste ofício contraditoriamente a legislação vigente, leia-se Código de Saúde 2006, afirma que nenhum estabelecimento pode ter o seu próprio controle de vetores e pragas urbanas; cria o vínculo empregatício do

5 Responsável Técnico com a dedetizadora e o pior diz que controla os EPI s, armazenamento, transporte e aplicação de saneantes. Vale lembrar que VISA não controla a comercialização / venda de saneantes????? Como podemos facilmente comprovar a SES/MG diz que faz aquilo que realmente não fiscaliza, contradiz o Código de Saúde vigente e não consegue distinguir ações de saneamento, das ações de controle químico complementar de vetores e pragas urbanas. Para complicar mais a situação e os desmandos a Sra. MARIA GORETTI MARTINS DE MELO divulga para todas as regionais, para posterior encaminhamento as VISA municipais o MEMO.CIRC.DVMC/SVS N 039/2014, de 02 de maio de 2014 na qual reconhece que as condições de funcionamento das empresas de Controle de Pragas é estabelecida somente pela Resolução ANVISA RDC N 52, DE 22 DE OUTUBRO DE 2009 e mais uma vez de maneira equivocada sustenta a validade da Resolução SES/MG- N 156/1995. Considerando que a revogação tácita da Resolução SES/MG - N 156 resulta da incompatibilidade e da divergência com a RDC18/2000 (revogada expressamente pela RDC 52/2009) que somente autoriza o uso dos produtos saneantes desinfestantes devidamente registrados no Ministério da Saúde/ ANVISA, em serviços de controle químico de pragas em áreas urbanas. Nesse amplo cesto cabem os falsos ou incompletos depoimentos prestados à SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA INVESTIGATÓRIA SES N 007/2009 com as devidas conclusões e acréscimos sugeridos pela Coordenadoria de Correição Administrativa/ Auditoria Setorial da SES/MG baseado em juizo de valores calúniando, difamando e injuriando o Profissional da Engenharia Marcos Gonçalves Pinheiro Silva. Os servidores denunciados criaram uma série de exigências para abertura de novas empresas, roteiros descabidos. Em 12 de fevereiro de 2010 data da publicação da conclusão da Sindicância nenhuma dúvida restava quando a habilitação profissional dos responsáveis Técnicos das dedetizadoras.(rdc 52/2009) A sra MÁRCIA RIBEIRO DE AGUIAR TEIXEIRA e o sr. FÁBIO REMI DA SILVA dizem estar seguindo os comandos legais emanados pela SES/MG e ANVISA (RDC 18/2000). Os transtornos e os constragimentos que a Sra. MÁRCIA RIBEIRO DE AGUIAR TEIXEIRA SES/SL e o referência técnica em dedetizadora sr. FÁBIO REMI DA SILVA é facilmente comprovado nos depoimentos evasivos, sem nenhuma sustentação legal, atos e fatos documentados na perseguição a minha empresa POWER TEC Gerenciamento Integrado do Ambiente quando a mesma era sediada na cidade de Pequi/MG e posteriomente em Itaúna/MG. Os roteiros que são impostos a todos os empresários que desejam atuar no segmento de controle de pragas urbanas obedecem a uma lógica perversa e onerosa sem nenhuma serventia ao empresário ou a coletividade tomadora destes serviços.

6 A corrupção foi organizada pelo pessoal do primeiro escalão da ANVISA e da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais sendo posteriormente repassadas as VISAs municipais para serem operacionalizadas. Em 29 de julho de 2004, o coordenador da Vigilância Sanitária da SES/MG sr. HILTON BRANT MACHADO já em total conformidade aos interesses do colega HORÁCIO CAPISTRANO CUNHA conclui informar que o engenheiro civil não estava habilitado para exercer a responsabilidade técnica das dedetizadoras. Importante frisar que já era do conhecimento da coordenadoria a registro da minha responsabilidade técnica na empresa POWER TEC CREA/MG Argumentou ainda não haver na legislação previsão legal de atuação de pessoa física na atividade de controle de pragas urbanas. Para o sr. HILTON BRANT MACHADO o Ofício GTC/ 1498/2004 não tem valor para Vigilância Sanitária. Todavia, com base nos itens 4.1 e 4.2 da RDC nº18 da ANVISA adotei o alvará ambiental do IBAMA e do FEAM como documentos de conformidade à legislação sanitária e providenciei o registro das empresas Power Tec Gerenciamento Integrado do Ambiente CREA MG , de 21 de março de 2003 e Extermine Controle de Pragas Urbanas CREA MG , de 30 de janeiro de 2008, no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura CREA MG sob a Responsabilidade Técnica do Engenheiro Civil e de segurança Marcos Gonçalves Pinheiro Silva CREA MG /D. Até o ano de 2005 todo o processo de liberação do alvará sanitário estava a cargo da SES através da coordenadoria de vigilância sanitária estadual. Em 2006 a VISA estadual descentraliza a emissão do alvará sanitário e as VISA municipais passam a liberar o alvará sanitário das empresas de controle de pragas urbanas. A Prefeitura Municipal de Pequi/MG emitiu o alvará sanitário da empresa POWER TEC de 2006 até o ano Em relação ao Alvará Sanitário de 2010 a SRS Sete Lagoas informa que o alvará não possui valor legal. (mais uma perseguição para atender aos interesses dos associados MINASPRAG) Em 2006 é constituída a empresa EGPS Ltda em Itaúna MG, o alvará sanitário registro 000/001/2006 é liberado em 30 de julho de O responsável técnico da empresa é o engenheiro civil Marcos Gonçalves Pinheiro Silva. Em 06 de setembro de 2006 a sra TÂNIA MARA LIMA DE MORAIS JACOB solicita informação sobre a autenticidade do alvará sanitário registro 000/001/2006 através do OF.ANTR/SVS/SES/MG Nº 145/06. No dia 18 de setembro de 2006, o procurador do Município FREDERICO DUTRA SANTIAGO determina que toda a documentação da empresa EGPS LTDA seja recolhida à procuradoria. O Sr. FREDERICO reteve a documentação da empresa EGPS LTDA e chicanou a abertura da

7 empresa por 08 meses, ainda emitiu juízo de valor sobre o sr. Eduardo Gonçalves e manipulou servidores na busca de atender aos interesses econômicos do sr. FÁBIO REMI DA SILVA, HORÁCIO CAPISTRANO CUNHA e de servidores da Prefeitura de Itaúna. Em 30 de maio de 2007 o Sr. FÁBIO REMI DA SILVA também solicita a cassação do alvará da empresa EGPS LTDA. Em 15 de outubro de 2007 a sra TÂNIA MARA LIMA DE MORAIS JACOB se justifica no OF.188/07/ANTR/SVS/SES/MG afirmando que o pedido de autenticidade do alvará sanitário nº001/2006 foi uma solicitação da Sra. TÂNIA MARIA SILVA GONÇALVES da Regional Oeste da PBH e lamenta a publicidade dada ao oficio. Novamente prevaricando, a gerente TÂNIA MARIA SILVA GONÇALVES adota desde 2008, máxima de que o alvará sanitário somente possui validade local, aceitando somente alvará sanitário das empresas constituídas em Belo Horizonte. Importante frisar que empresas de outros municípios participam das licitações públicas e executam os serviços normalmente sem nenhum constrangimento por parte da VISA PBH. Mais uma vez comprovamos os interesses econômicos envolvidos na VISA-O. Por que esta gerente não fundamenta o motivo da sua recusa do alvará de outras localidades? Esta senhora conseguiu prejudicar o meu trabalho na rede de lanchonetes Mc Donald`s, quando a mesma notificou a filial do bairro Santa Lucia a somente contratar uma dedetizadora sediada em Belo Horizonte. No quintal da Tânia só trabalha quem ela quer? A Gerente TÂNIA MARIA SILVA GONÇALVES agora esta lesando a empresa ALETHOS DEDETIZADORA SOLUÇÕES EM PRAGAS URBANAS LTDA CNPJ: / com sede no município de Sabará. Importante afirmar que mais uma vez esta gerencia esta prejudicando o trabalho de uma empresa pequena que presta serviços para uma rede de supermercado com filiais em Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Belo Horizonte,...Tudo acreditando na morosidade da justiça, nos custos, desgastes comerciais e no emaranhado da legislação sanitária para justificar os seus desmandos. Como as grandes redes somente trabalham com único prestador de serviços em suas lojas, a empresa ALETHOS DEDETIZADORA SOLUÇÕES EM PRAGAS URBANAS LTDA, acreditando que esta corrupção implantada na VISA não pode continuar, busca na justiça através do Processo: a garantia de poder trabalhar em uma atividade regularizada que esta sendo controlada para atender interesses econômicos do sr. HORÁCIO CAPISTRANO CUNHA e suas associações de empresas. A sra. TÂNIA MARA LIMA DE MORAIS JACOB é a Coordenadora de Normas Técnicas e Regulamentos da SES/MG, lotada no mesmo andar da coordenadoria da VISA estadual, juntamente com os srs. HORÁCIO CAPISTRANO CUNHA e o sr. FÁBIO REMI DA SILVA ficando dificil desconsiderar a falta de conhecimento e o nível técnico das servidores envolvidos no crime de Advocacia administrativa aqui denunciado. A Gerente Geral de Saneantes da ANVISA TÂNIA PICH reconhece através

8 do Of.138/2001- GGSAN/GADIF/ANVISA de 27 de dezembro de 2011 a Decisão Normativa 067/2000 do CONFEA. Entretanto, ignora que esta mesma decisão permite que o Profissional do Sistema CONFEA atue como pessoa física nos serviços de controle de pragas urbanas. Portanto, não cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que não tem função legislativa, retirar direitos constitucionais sob fundamento de que a RDC 52/2009 não permite a contratação de serviços por pessoa física. Todo o aparelhamento realizado pela SES/MG e VISA Municipal de BELO HORIZONTE são baseados em óbices e impecilhos burocráticos para favorecer os interesses econômicos dos sr. JAIR ROSA DUARTE e HORÁCIO CAPISTRANO CUNHA, cuja a história de vida profissional baseia-se em regulamentar e excluir. Em 13 de março de 2008, denunciei o que estava ocorrendo no segmento de controle químico de pragas urbanas. ( doc. em anexo) Para comprovar os crimes denunciados basta acompanhar os procedimentos e desmandos ocorridos nas cidade de Belo Horizonte, Itaúna e Sete Lagoas; Para a comprovação dos fatos denunciados existem diversas provas documentais de como agem os denunciados que agora depois do aparelhamento realizado na SES/MG e ANVISA passam a exigir o beneficio da lei para as empresas regularizadas e o rigor da legislação sanitária subjetiva para dificultar a abertura de novas empresas ou prestadores de serviços individuais. Vejamos o aparelhamento subjetivo implantado com o apoio da Coordenadora da Vigilância Sanitária Estadual sra. MARIA GORETTI MARTINS DE MELO; Em CONTAGEM /MG para a abertura de uma empresa de dedetização as exigências descabidas chegam ao ponto de solicitarem aprovação de projeto arquitetônico com o lay-out do mobiliário. Ao custo de R$ ,00 e mais de dois anos de tentativas e desfeitas da VISA conseguimos obter o alvará da empresa SUPREMA CONTROLE DE PRAGAS URBANAS; entretanto a autoridade sanitária CAROLINA DINIZ E SILVA, sem nenhuma fundamentação técnica ou legal solicitou a revisão do Manual de Boas Práticas e os Procedimentos Operacionais Padrão em conformidade a RDC 52/2009. Importante frisar que a RDC 52/2009 não define como deve ser elaborado um Manual de Boas Práticas para uma empresa dedetizadora e sendo o R.T. um engenheiro e a fiscal, uma farmacéutica logo se percebe que tem algo errado quanto a esta exigência ou padronização. Há quanto anda a ética profissional nas VISA municipais? Se um projeto é aprovado por um engenheiro ou arquiteto, um manual de boas práticas elaborado por um engenheiro também só pode ser reprovado ou revisado, se devidamente fundamentado, por outro engenheiro com formação profissional equivalente. O melhor fato para comprovar que estamos lidando apenas com interesses

9 econômicos de servidores públicos, conselhos profissionais e associações de empresas é o que aconteceu por acasião da constituição da COOPERATIVA DOS DEDETIZADORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS- PCO-COOP/MG. Atendidas as exigências para obtenção do alvará sanitária da Cooperativa o mesmo foi emitido em 18 de maio de Contudo em 19 de julho de 2012 a fiscal NEIFE CHAVES ZANHAR emitiu Termo Intimação para a empresa INSETFIM Desinsetização ltda e o Termo Intimação para Cooperativa dos Dedetizadores do Estado de Minas Gerais PCO-COOP/MG. Comparecemos em 07 de agosto de 2012 a regional Leste e nada nos foi dito, nada foi documentado, não houve ata de reunião. Apresentado os documentos fomos embora! (Termo intimação em anexo com as exigencias descabidas registradas) Para comprovar o favorecimento ao sr. HORÁCIO CAPISTRANO CUNHA e as empresas associadas a MINASPRAG apresento os documentos que foram encaminhados / protocolados junta a VISA-L e direcionados ao sr. CARLOS AUGUSTO CARDOSO que nunca respondeu por quaisquer ofício ou pedido de esclarecimento solicitado. Por diversas vezes tentei renovar o alvará sanitário da Cooperativa dos dedetizadores do Estado de Minas Gerais. Contudo consigo obter o alvará sanitário da empresa INSETFIM desinsetização ltda somente após determinação judicial. Quanto a Cooperativa todo o processo de obtenção da renovação do alvará sanitário encontra-se indeferido sem nenhuma resposta ou fundamentação legal ou técnica. Este processo e os diversos pedidos protocolados na VISA-Leste e nesta promotoria pedindo providencias comprova o favorecimento ao sr. HORÁCIO CAPISTRANO CUNHA e a sua associação empresarial. Todos a declarações e protocolos requerendo ao poder público resposta estão devidamente assinados, não gerando nenhuma dúvida ao direito de informação solicitada. Tendo em vista a complexidade do caso, exercendo o meu direito constitucional de petição e de resposta do ente Público, Secretaria Estadual de Saúde e Vigilância Sanitária de Belo Horizonte apresento os promotores e delegados que podem em muito colaborar para esclarecer o que esta ocorrendo no segmento de Controle de Pragas Urbanas: Em Itaúna/MG Promotores e Delegados em que foram solicitados pedidos de investigação do esquema de corrupção envolvendo o segmento de controle de pragas Promotores Dr. Renato Antonio Boechat de Araújo Magalhães Dr. Rodrigo Bragança de Queiroz. Dr. Eneas Xavier Gomes

10 Dr. Fabio Galindo Silvestre Dra. Fernanda Honigmann Rodrigues Dra. Silvia Soares Delegados. Dr. Dirceu Ribeiro da Costa Dr. Marco Antonio N. Teixeira Em todas as denúncias citadas encontramos sempre a mesma geração de servidores públicos que como mentores tentam implantar os seus interesses econômicos, agora em fase de consolidação, através das ações emanadas pela coordenadora Vigilância Sanitária MARIA GORETTI MARTINS DE MELO. Todo esquema de corrupção envolve sempre os mesmos servidores públicos, sendo que estou denunciando os mentores; para comprovar a atualidade dos fatos e comprovar que o esquema esta sendo consolidado impunimente, apresento o folder de 2008 e o de 13 de março de 2008 na qual denunciei todo o esquema a ser construído. Estes são os servidores envolvidos na criação de restrições sanitárias e juridicas para obtenção da licença sanitária e ambiental das empresas dedetizadoras e pela exclusão dos profissionais habilitados de atuarem com pessoa física. JAIR ROSA DUARTE HORÁCIO CAPISTRANO CUNHA TÂNIA PICH HILTON BRANT MACHADO FÁBIO REMI DA SILVA JOÃO BAPTISTA LADEIRA FERREIRA TÂNIA MARA LIMA DE MORAIS JACOB MARIA GORETTI MARTINS DE MELO MARA CORRADI MÁRCIA RIBEIRO DE AGUIAR TEIXEIRA FREDERICO DUTRA SANTIAGO TÂNIA MARIA SILVA GONÇALVES MAURÍCIO DA SILVA BASTOS CARLOS AUGUSTO CARDOSO O conjunto de regras criadas por estes servidores segue a linha do que foi proposto pela SES através da Resolução 156/1995. ANVISA e SES/MG criam restrições para favorecer os amigos ou seus interesses econômicos. Ninguém na SES/MG e na ANVISA sabe explicar o por que das exigências descabidas de aprovação de projeto arquitetônico, definir qual é a profissão habilitada para ser o R.T. da dedetizadora, da necessidade do registro da empresa em Conselho profissional, o motivo do impedimento do profissional

11 habilitado de executar o serviço. Esta faltando inteligência e pragmatismo nas regras burocráticas da SES e da Anvisa. Esta geração de servidores encontrou solo fértil para implantar o esquema de corrupção no segmento de controle de pragas, adotando a arrogância sanitária como instrumento de intimidação e burocracia para limitar a concorrência, tudo com a convicção da impunidade, pois tinham certeza que ninguém iria questionar uma autoridade da ANVISA ou da SES/MG. Estes servidores são os responsáveis pela obsessão de controlar, de fiscalizar tudo, de criar complicações inacreditáveis para realizar tarefas cotidianas e liberar o alvará sanitário das empresas de dedetização. Mas quando o Foro de Belo Horizonte (em 15 de SET/14) é fechado por suspeita de intoxicação por inseticidas o alvará sanitário torna-se apenas uma epopeia administrativa. O controle químico de pragas urbanas como esta formatado pela SES/MG e ANVISA somente atende aos interesses econômicos das associações de empresas e dos Conselhos profissionais. Não estou denunciado deslizes individuais e sim um esquema racional com o intuito de beneficiar determinados grupos, aproveitando ou driblando o emaranhado legal brasileiro, que se bem estudado, permite escapatórias para quase todas as ilegalidades cometidas. DO PEDIDO Mais uma vez de forma escrita e protocolizada, conforme documentos anexos e assinados peço providencia quanto a suspeita dos crimes de formação de quadrilha, advocacia administrativa, corrupção, difamação, injuria, assédio moral, improbidade administrativa, abuso de autoridade, prevaricação, intimidação sanitária, renúncia fiscal, etc... praticados pelos servidores públicos acima denunciados. Marcos Gonçalves Pinheiro Silva

Secretaria Municipal de Saúde PROMOTORIA DE DEFESA DA SAÚDE.

Secretaria Municipal de Saúde PROMOTORIA DE DEFESA DA SAÚDE. Itaúna, 28 de agosto de 2014. À CC: Secretaria Municipal de Saúde PROMOTORIA DE DEFESA DA SAÚDE. Divisão de Vigilância Sanitária Av. Manoel da Custódia, 1.111 Morada Nova Itaúna/MG Promotora: Josely Ramos

Leia mais

Responsabilidade Técnica na Pesquisa com Agrotóxicos. Eng. Agr. Gilberto Guarido Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia

Responsabilidade Técnica na Pesquisa com Agrotóxicos. Eng. Agr. Gilberto Guarido Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia Responsabilidade Técnica na Pesquisa com Agrotóxicos Eng. Agr. Gilberto Guarido Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia CONFEA CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CREA CONSELHO REGIONAL

Leia mais

PARECER Nº 2414/2013 CRM-PR PROCESSO CONSULTA N. º 58/2012 PROTOCOLO N. º 23448/2012 ASSUNTO: ASSINATURA DE LAUDOS DE EXAMES PARECERISTA: CONS

PARECER Nº 2414/2013 CRM-PR PROCESSO CONSULTA N. º 58/2012 PROTOCOLO N. º 23448/2012 ASSUNTO: ASSINATURA DE LAUDOS DE EXAMES PARECERISTA: CONS PARECER Nº 2414/2013 CRM-PR PROCESSO CONSULTA N. º 58/2012 PROTOCOLO N. º 23448/2012 ASSUNTO: ASSINATURA DE LAUDOS DE EXAMES PARECERISTA: CONS.ª ANA MARIA SILVEIRA MACHADO DE MORAES EMENTA: Assinatura

Leia mais

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NO BALCÃO DA FARMÁCIA

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NO BALCÃO DA FARMÁCIA DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NO BALCÃO DA FARMÁCIA Neste módulo vamos tratar de situações que envolvem dúvidas quanto à melhor maneira de agir e as práticas permitidas ou não pela legislação, mas que, comumente,

Leia mais

Tania Pich Gerente Geral de Saneantes - ANVISA

Tania Pich Gerente Geral de Saneantes - ANVISA Funcionamento de empresas especializadas na prestação de serviço de controle de vetores e pragas urbanas Tania Pich Gerente Geral de Saneantes - ANVISA A Nova RDC 18 Objetivo e Abrangência Definições Requisitos

Leia mais

RESOLUÇÃO PGE Nº 3743 18 DE MARÇO DE 2015.

RESOLUÇÃO PGE Nº 3743 18 DE MARÇO DE 2015. RESOLUÇÃO PGE Nº 3743 18 DE MARÇO DE 2015. ESTABELECE NORMAS SOBRE OS RELATÓRIOS DOS ÓRGÃOS LOCAIS E SETORIAIS DO SISTEMA JURÍDICO E REVOGA A RESOLUÇÃO PGE Nº 2.928, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2011. A PROCURADORA-GERAL

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº 06/2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS

CONCORRÊNCIA Nº 06/2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA Nº 06/2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS Pergunta 1: Com relação a qualificação econômico-financeira, o item 3.8.3.2 requer um capital social integralizado não inferior a R$ 800.000,00. Esse valor

Leia mais

PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Referência: Pregão presencial nº 024/2012 Processo: 1.00.000.00100028/2012-41 Assunto: Impugnação de Edital PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA A empresa JC CONTROLE AMBIENTAL LTDA-EPP, interpõe impugnação

Leia mais

RENASES LISTA 2012 V I G I L Â N C I A S A N I T Á R I A

RENASES LISTA 2012 V I G I L Â N C I A S A N I T Á R I A RENASES LISTA 2012 V I G I L Â N C I A S A N I T Á R I A Nota: A lista de critérios ou regramentos de acesso às ações e serviços constantes da RENASES está prevista no art. 7º da Portaria nº 842/GM/MS,

Leia mais

PAUTA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 656, DE 11/06/2012, 18:00 HORAS

PAUTA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 656, DE 11/06/2012, 18:00 HORAS 1. VERIFICAÇÃO DE QUORUM 1.1. JUSTIFICATIVA 1.2. TITULARIDADE 2. EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL 3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR 4. LEITURA DE EXTRATO DE CORRESPONDÊNCIAS RECEBIDAS

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

Regulamento de Estágio

Regulamento de Estágio Regulamento de Estágio Capitulo I - Do Estágio e suas Finalidades Capitulo II - Da Forma de Realização Capitulo III - Da Inscrição, Duração e Encerramento do Estágio Capitulo IV - Do Acompanhamento e Avaliação

Leia mais

Sistema Integrado de Licenciamento - SIL

Sistema Integrado de Licenciamento - SIL Sistema Integrado de Licenciamento - SIL CERTIFICADO DE LICENCIAMENTO INTEGRADO SECRETARIA ESTADUAL DE GESTÃO PÚBLICA Prefeitura do Município de Tatuí Governo do Estado de São Paulo É importante saber

Leia mais

RESOLUÇÃO RDC ANVISA Nº 345, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2002. (D.O.U. de 19/12/02)

RESOLUÇÃO RDC ANVISA Nº 345, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2002. (D.O.U. de 19/12/02) RESOLUÇÃO RDC ANVISA Nº 345, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2002 (D.O.U. de 19/12/02) Dispõe sobre a aprovação do Regulamento Técnico para a Autorização de Funcionamento de empresas interessadas em prestar serviços

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. IDENTIFICAÇÃO Coordenação: Profª. Ingrid Eleonora Schreiber Jansch Pôrto Centro de Empreendimentos em Informática da

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2007 ( Do Sr. Alexandre Silveira)

PROJETO DE LEI Nº DE 2007 ( Do Sr. Alexandre Silveira) PROJETO DE LEI Nº DE 2007 ( Do Sr. Alexandre Silveira) Regulamenta a Profissão de Técnico de Meio Ambiente. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º - Considera-se Técnico em Meio Ambiente aquele que se dedica

Leia mais

Manual de Apoio a Consultas ao Portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA

Manual de Apoio a Consultas ao Portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EM SAÚDE, ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E APOIO DIAGNÓSTICO COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA Manual de Apoio a Consultas ao Portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Leia mais

CARTILHA INSCRIÇÃO MUNICIPAL E REDESIM

CARTILHA INSCRIÇÃO MUNICIPAL E REDESIM CARTILHA INSCRIÇÃO MUNICIPAL E REDESIM 1- ATRAVÉS DA REDESIM PORTAL REGIN 1.1 -SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO MUNICIPAL ( EMPRESA SEM REGISTRO NA JUCEB) PASSO 1: PEDIDO DE VIABILIDADE DE INSCRIÇÃO A empresa

Leia mais

TERCEIRA ATA DE DIVULGAÇÃO DE RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS FORMULADOS POR EMPRESA INTERESSADA NA CONCORRÊNCIA Nº 1/2014 DA SAC/PR

TERCEIRA ATA DE DIVULGAÇÃO DE RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS FORMULADOS POR EMPRESA INTERESSADA NA CONCORRÊNCIA Nº 1/2014 DA SAC/PR PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL TERCEIRA ATA DE DIVULGAÇÃO DE RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS FORMULADOS POR EMPRESA INTERESSADA NA CONCORRÊNCIA Nº 1/2014 DA SAC/PR Objeto da Concorrência

Leia mais

Serviço Público Federal Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina - CRF/SC

Serviço Público Federal Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina - CRF/SC Serviço Público Federal Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina - CRF/SC Trav. Olindina Alves Pereira, 35 - Caixa Postal 472-88020-095 Fone/Fax (48) 222-4702 - Florianópolis - SC. url:

Leia mais

PROPOSTA DE ADESÃO À PORTABILIDADE DE CARÊNCIAS (TODOS OS CAMPOS DEVERÃO SER PREENCHIDOS) Nº da Proposta:

PROPOSTA DE ADESÃO À PORTABILIDADE DE CARÊNCIAS (TODOS OS CAMPOS DEVERÃO SER PREENCHIDOS) Nº da Proposta: I. Dados do Proponente: 1. 1/5 4. 2. 5. do Responsável Legal (se o proponente for incapaz) 3. CPF 6. Endereço para Correspondência 7. N 8. Complemento 9. Bairro 10. CEP 11. Cidade 12.UF 13. Telefone 1

Leia mais

2. Conforme exigido no Anexo II, item 1.4 do edital os produtos devem atender às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e emprego.

2. Conforme exigido no Anexo II, item 1.4 do edital os produtos devem atender às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e emprego. Ilmo. Sr. Dr. Pregoeiro SESI/BA Pregão Eletrônico 20/2012 Objeto: Razões de Recurso IMUNOSUL DISTRIBUIDORA DE VACINAS E PRODUTOS MÉDICOS HOSPITALARES LTDA, já qualificada, em face do Pregão Presencial

Leia mais

2. Quais os objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente?

2. Quais os objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente? O tema Segurança do Paciente vem sendo desenvolvido sistematicamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desde sua criação, cooperando com a missão da Vigilância Sanitária de proteger

Leia mais

1.3. Em quais casos é possível solicitar o parcelamento? 1.4. Como saberei se minha empresa possui débitos junto à Anvisa?

1.3. Em quais casos é possível solicitar o parcelamento? 1.4. Como saberei se minha empresa possui débitos junto à Anvisa? Atualizado: 07 / 10 / 2011 - FAQ AI 1. Parcelamento de débitos em cobrança administrativa não inscritos em dívida ativa 1.1. Tipos de parcelamento de débito 1.2. Parcelamento de débito de AFE / AE 1.3.

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 001 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores

ATO CONVOCATÓRIO 001 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores ATO CONVOCATÓRIO 001 2013 OBJETO: Credenciamento de Consultores O INSTITUTO QUALIDADE MINAS, pessoa jurídica de Direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse

Leia mais

Parágrafo único. O prazo de validade do CA objeto de pedido de alteração será o mesmo do CA anteriormente concedido.

Parágrafo único. O prazo de validade do CA objeto de pedido de alteração será o mesmo do CA anteriormente concedido. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA N.º 162, DE 12 DE MAIO DE 2006 (DOU de 16/05/06 Seção 1) Estabelece procedimentos para o cadastro de empresas e para a emissão

Leia mais

MINAS GERAIS 12/04/2008. Diário do Judiciário. Portaria 2.176/2008

MINAS GERAIS 12/04/2008. Diário do Judiciário. Portaria 2.176/2008 MINAS GERAIS 12/04/2008 Diário do Judiciário Chefe de Gabinete: Dalmar Morais Duarte 11/04/2008 PRESIDÊNCIA Portaria 2.176/2008 Institucionaliza o Programa Conhecendo o Judiciário do Tribunal de Justiça.

Leia mais

DÚVIDAS SOBRE O CREDENCIAMENTO - EDITAL Nº 001/06 e EDITAL 002/06

DÚVIDAS SOBRE O CREDENCIAMENTO - EDITAL Nº 001/06 e EDITAL 002/06 DÚVIDAS SOBRE O CREDENCIAMENTO - EDITAL Nº 001/06 e EDITAL 002/06 1 - Qual a data limite para o pedido de credenciamento? Em acordo com a Lei Estadual nº 9.433/05, a Administração Pública deve garantir

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 124, DE 13 DE MAIO DE 2004.

RESOLUÇÃO - RDC Nº 124, DE 13 DE MAIO DE 2004. RESOLUÇÃO - RDC Nº 124, DE 13 DE MAIO DE 2004. Dispõe sobre os procedimentos gerais para utilização dos serviços de protocolo de correspondências e documentos técnicos no âmbito da Anvisa e sobre as formas

Leia mais

O FOCO DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DE TERCEIRIZAÇÃO

O FOCO DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DE TERCEIRIZAÇÃO O FOCO DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DE TERCEIRIZAÇÃO Grande parte das indústrias farmacêuticas, cosméticos e de veterinários, utilizam processos de terceirização, para otimizar suas produções, para casos

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2013

PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 (Do Sr. Ronaldo Nogueira) Dispõe o credenciamento de profissionais e de empresas da área de saúde, para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível ambulatorial.

Leia mais

CURSO ONLINE NR-7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL (PCMSO)

CURSO ONLINE NR-7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL (PCMSO) CURSO ONLINE NR-7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL (PCMSO) NR-7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL (PCMSO) Descrição: 01) O que é uma "NR"? 02) De que trata a Lei n. 6.514?

Leia mais

Ficha Cadastral de Fornecedores

Ficha Cadastral de Fornecedores de Fornecedores Informações Jurídicas Razão Social: CNPJ: Nome Fantasia: Responsáveis legais: CPF: Responsável técnico: Nº Documento: Órgão emissor: CNES: ANS: Endereço Completo: Fone/Fax: e-mail vendas:

Leia mais

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 31/97 e 09/01 do Grupo Mercado Comum.

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 31/97 e 09/01 do Grupo Mercado Comum. MERCOSUL/XXXVI SGT Nº11/P. RES. N /11 PROCEDIMENTOS COMUNS PARA AS INSPEÇÕES NOS FABRICANTES DE PRODUTOS MÉDICOS E PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO DE USO IN VITRO NOS ESTADOS PARTES (REVOGAÇÃO DAS RES. GMC Nº

Leia mais

Regimento Interno do Sistema

Regimento Interno do Sistema Identificação: R.01 Revisão: 05 Folha: 1 / 14 Artigo 1 - Objetivo do documento 1.1. Este documento tem como objetivo regulamentar as atividades para credenciamento de uma planta de produção com o SELO

Leia mais

05. Quem é o Gestor de Segurança de uma Instituição? 08. O que são e como cadastrar usuários de uma Instituição?

05. Quem é o Gestor de Segurança de uma Instituição? 08. O que são e como cadastrar usuários de uma Instituição? CADASTRO DE USUÁRIOS - NOTIVISA PERGUNTAS FREQUENTES 05. Quem é o Gestor de Segurança de uma Instituição? O Gestor de Segurança é a pessoa que será responsável por administrar os usuários relacionados

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO

MANUAL DE ORIENTAÇÃO Manual de orientação e instrução para regularização e/ou Ocupação na faixa de domínio das Rodovias do Sistema Rodoviário do Distrito Federal. O Gerente de Faixa de Domínio, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO E DA CONTRATUALIZAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR. Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos (CNCC)

A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO E DA CONTRATUALIZAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR. Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos (CNCC) 1 A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO E DA CONTRATUALIZAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR 2 CONCEITOS 3 SAÚDE SUPLEMENTAR: atividade que envolve a operação de planos privados de assistência à saúde sob regulação do Poder

Leia mais

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Referência RFI 011 Pergunta NBR ISO 9001:2000 cláusula: 2 Apenas os termos e definições da NBR ISO 9000:2000 constituem prescrições da NBR ISO 9001:2000,

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO ABRACO 00 de 0 OBJETIVO Esta norma estabelece a sistemática adotada pela Associação Brasileira de Corrosão ABRACO para o funcionamento do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.

Leia mais

Anvisa Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Anvisa Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa Agência Nacional de Vigilância Sanitária Cadastro de Instituições e Usuários - NOTIVISA Setembro - 2012 NUVIG - Núcleo de Gestão do Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária

Leia mais

A PROBLEMÁTICA DA MÃO-DE-OBRA ESTRANGEIRA NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES

A PROBLEMÁTICA DA MÃO-DE-OBRA ESTRANGEIRA NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES A PROBLEMÁTICA DA MÃO-DE-OBRA ESTRANGEIRA NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES Maria Carolina Matias Morales Toda a regulamentação existente em torno da contratação de mão de obra estrangeira para trabalho em

Leia mais

1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro

1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro Atualizado: 22 / 04 / 2013 - FAQ - AI 1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro 1.2. Informações gerais 1.3. Tabela Ação

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 008 2014. OBJETO: Credenciamento de Examinadores

ATO CONVOCATÓRIO 008 2014. OBJETO: Credenciamento de Examinadores ATO CONVOCATÓRIO 008 2014 OBJETO: Credenciamento de Examinadores O INSTITUTO QUALIDADE MINAS, pessoa jurídica de Direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de

Leia mais

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ?

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES AVALIAÇÃO SASSMAQ (P.COM.26.00) O SASSMAQ é um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, elaborado pela Comissão de Transportes da ABIQUIM, dirigido

Leia mais

- Estabelecimento de um concurso de remoção periódico (como por exemplo uma vez por ano) e outro extraordinário, que se realizaria

- Estabelecimento de um concurso de remoção periódico (como por exemplo uma vez por ano) e outro extraordinário, que se realizaria SUMÁRIO Esta tese visa propor ações para recuperar a autonomia e autoridade do Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, na defesa do interesse público. INTRODUÇÃO Inicialmente vale esclarecer a diferença

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO - PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE; CPL-COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇAO/PREGÃO.

ESTADO DE MATO GROSSO - PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE; CPL-COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇAO/PREGÃO. ESTADO DE MATO GROSSO - PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE; CPL-COMISSAO PERMANENTE DE LICITAÇAO/PREGÃO. PREGÃO PRESENCIAL Nº 015/2011 AO PREGOEIRO OFICIAL ILUSTRÍSSIMO PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PESSOA JURÍDICA

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PESSOA JURÍDICA RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PESSOA JURÍDICA Para a liberação de acesso ao Cadastro NIS pela internet, o empregador deverá entregar na Agência onde será concedida a autorização, cópia e original de documentação

Leia mais

PARECER JURÍDICO N 110/2014 - ASJUR

PARECER JURÍDICO N 110/2014 - ASJUR PROCESSO(S) N(S)º : 56356509/2014 e 57368845/2014 INTERESSADO : L. D. Equipamentos Profissionais Ltda. ASSUNTO : Impugnação Pregão Presencial n 019/2014 PARECER JURÍDICO N 110/2014 - ASJUR Os autos aportaram

Leia mais

Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte

Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA Coordenadoria da Administração Tributária Diretoria Executiva da Administração Tributária Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte Manual

Leia mais

Lei nº 6.839 /80 Obrigatoriedade do registro das empresas de prestação de serviço médicohospitalares

Lei nº 6.839 /80 Obrigatoriedade do registro das empresas de prestação de serviço médicohospitalares CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS, DELEGADOS, MÉDICOS FISCAIS E SERVIDORES Salvador/2012 REGISTRO Lei nº 6.839 /80 Obrigatoriedade do registro das empresas de prestação de serviço médicohospitalares nos conselhos

Leia mais

Estado de Goiás PREFEITURA MUNICIPAL DE ANICUNS Adm. 2013 / 2016 EDITAL 009-2015 CHAMAMENTO PÚBLICO QUALIFICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

Estado de Goiás PREFEITURA MUNICIPAL DE ANICUNS Adm. 2013 / 2016 EDITAL 009-2015 CHAMAMENTO PÚBLICO QUALIFICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS EDITAL 009-2015 CHAMAMENTO PÚBLICO QUALIFICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS A Secretaria Municipal de Educação de Anicuns, pessoa jurídica de direito público, inscrita no CNPJ: 02.262.368/0001-53, por intermédio

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

DÚVIDAS SOBRE A LEI COMPLEMENTAR N 398/2014. Adriano Gesser adrianog@joinville.sc.gov.br (47)3431-3138

DÚVIDAS SOBRE A LEI COMPLEMENTAR N 398/2014. Adriano Gesser adrianog@joinville.sc.gov.br (47)3431-3138 DÚVIDAS SOBRE A LEI COMPLEMENTAR N 398/2014 Adriano Gesser adrianog@joinville.sc.gov.br (47)3431-3138 1) Efetuando o desenquadramento da estimativa até 20/03/14, a partir de quando o contribuinte irá pagar

Leia mais

A LEGISLAÇÃO PATENTÁRIA E O FUTURO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO BRASIL

A LEGISLAÇÃO PATENTÁRIA E O FUTURO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO BRASIL A LEGISLAÇÃO PATENTÁRIA E O FUTURO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO BRASIL Principais Preocupações: João F. Gomes de Oliveira (e colaboradores) o INPI INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL, ainda não

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR Projeto Básico da Contratação de Serviços: Contratação de empresa para prestação de serviços de consultoria, análise e mapeamento em gestão comercial para a Gramadotur. Dos Fatos:

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Comissão Especial de Licitação Concorrência nº 397/2010 Verificador Independente RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS REALIZADOS EM 08/02/2011

Comissão Especial de Licitação Concorrência nº 397/2010 Verificador Independente RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS REALIZADOS EM 08/02/2011 RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS REALIZADOS EM 08/02/2011 EDITAL DE LICITAÇÃO 1. É dito no item 9.6.3 que os atestados de capacitação técnica a que se refere o item 9.6.1 (I a III) deverão ser fornecidos por

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 002 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores

ATO CONVOCATÓRIO 002 2013. OBJETO: Credenciamento de Consultores ATO CONVOCATÓRIO 002 2013 OBJETO: Credenciamento de Consultores O INSTITUTO QUALIDADE MINAS, pessoa jurídica de Direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE TERCEIRIZAÇÃO PARA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES

CONTRATAÇÃO DE TERCEIRIZAÇÃO PARA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES MERCOSUL/GMC/RES. Nº 26/06 CONTRATAÇÃO DE TERCEIRIZAÇÃO PARA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, a Decisão Nº 20/02 do Conselho

Leia mais

GERÊNCIA DE ORIENTAÇÕES, NORMAS E PROCEDIMENTOS GONP SETOR DE ORIENTAÇÃO - SEOR

GERÊNCIA DE ORIENTAÇÕES, NORMAS E PROCEDIMENTOS GONP SETOR DE ORIENTAÇÃO - SEOR GERÊNCIA DE ORIENTAÇÕES, NORMAS E PROCEDIMENTOS GONP SETOR DE ORIENTAÇÃO - SEOR Orientação Técnica n 006/2014 Assunto: Procedimento Relativo à Gestão da Frota do Município do Recife Legislação: Instrução

Leia mais

RELATÓRIO 203 ASSUNTO: 79ª REUNIÃO DO COPISS COORDENADOR. 1. Participantes da 79ª reunião do COPISS; 2. Leitura e aprovação da ata 78ª reunião;

RELATÓRIO 203 ASSUNTO: 79ª REUNIÃO DO COPISS COORDENADOR. 1. Participantes da 79ª reunião do COPISS; 2. Leitura e aprovação da ata 78ª reunião; RELATÓRIO 203 ASSUNTO: 79ª REUNIÃO DO COPISS COORDENADOR DATA: 28/05/2015 LOCAL: ANS HORÁRIO: 09h às 12h30min Pauta: 1. Participantes da 79ª reunião do COPISS; 2. Leitura e aprovação da ata 78ª reunião;

Leia mais

Autocadastramento. (Roteiro para Solicitação de Acesso Remoto)

Autocadastramento. (Roteiro para Solicitação de Acesso Remoto) Autocadastramento (Roteiro para Solicitação de Acesso Remoto) Superintendência de Serviços Privados SPV Gerência Geral de Serviços Privados PVST Gerência de Autorização PVSTA 1. Acesso aos Sistemas Interativos

Leia mais

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil:

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil: Introdução Como faço para abrir o meu escritório? Administrativamente falando, um escritório de contabilidade é um negócio como outro qualquer. Logo, abrir um escritório contábil vai requerer de você,

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA EMISSÃO DO ALVARÁ SANITÁRIO. Área de Medicamentos e Produtos de Interesse à Saúde (AMPIS)

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA EMISSÃO DO ALVARÁ SANITÁRIO. Área de Medicamentos e Produtos de Interesse à Saúde (AMPIS) 1 DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA EMISSÃO DO ALVARÁ SANITÁRIO Área de Medicamentos e Produtos de Interesse à Saúde (AMPIS) DROGARIAS (CONFORME LEI FEDERAL 5991/73, RESOLUÇÃO RDC ANVISA 44/09 E OUTRAS PERTINENTES)

Leia mais

Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal

Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal 1. Onde localizar os procedimentos para inscrição

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS ESTADO DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS ESTADO DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DO PREFEITO 1 LEI Nº. 949/2010 INSTITUI A NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS E DISPÕE SOBRE A DECLARAÇÃO MENSAL DO IMPOSTO SOBRE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA - ISSQN. O Prefeito Municipal de São Mateus,

Leia mais

TECHNUM CONSULTORIA SS

TECHNUM CONSULTORIA SS ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO V DA SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO, MUNICÍPIO DE VILA VELHA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Edital da Concorrência Pública nº. 006/2014

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 4.567, DE 29 DE JULHO DE 2011

LEI MUNICIPAL Nº 4.567, DE 29 DE JULHO DE 2011 - Autoriza o Poder Executivo Municipal, a Câmara Municipal, o TATUIPREV e a Fundação Manoel Guedes a celebrarem convênio com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tatuí e Região e dá outras

Leia mais

SELO ABRAIDI Programa de BPADPS

SELO ABRAIDI Programa de BPADPS SELO ABRAIDI Programa de BPADPS Reuniões: Julho a Agosto de 2010 Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes PAUTA * OBJETIVOS * ASPECTOS FUNDAMENTAIS * HISTÓRICO * SITUAÇÃO ATUAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 467, DE 19 DE SETEMBRO DE 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 467, DE 19 DE SETEMBRO DE 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 467, DE 19 DE SETEMBRO DE 2014 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS

Leia mais

Formulário para envio de contribuições em Consulta Pública. Apresentação e orientações

Formulário para envio de contribuições em Consulta Pública. Apresentação e orientações Formulário para envio de contribuições em Consulta Pública FORMULÁRIO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES EM CONSULTA PÚBLICA Apresentação e orientações Este Formulário possui a finalidade de enviar contribuições

Leia mais

8. Regularização do Negócio

8. Regularização do Negócio 8. Regularização do Negócio Conteúdo 1. Forma Jurídica das Empresas 2. Consulta Comercial 3. Busca de Nome Comercial 4. Arquivamento do contrato social/requerimento de Empresário 5. Solicitação do CNPJ

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO GESOL Nº 19/2009

RELATÓRIO TÉCNICO GESOL Nº 19/2009 RELATÓRIO TÉCNICO GESOL Nº 19/2009 Assunto: Gestão de barragens de rejeitos e resíduos em empreendimentos industriais e minerários de Minas Gerais. Referência: Resultados obtidos a partir das diretrizes

Leia mais

GERÊNCIA DE ORIENTAÇÕES, NORMAS E PROCEDIMENTOS GONP SETOR DE ORIENTAÇÃO - SEOR. física. EXCEPCIONALIDADE NA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PESSOA FÍSICA

GERÊNCIA DE ORIENTAÇÕES, NORMAS E PROCEDIMENTOS GONP SETOR DE ORIENTAÇÃO - SEOR. física. EXCEPCIONALIDADE NA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PESSOA FÍSICA GERÊNCIA DE ORIENTAÇÕES, NORMAS E PROCEDIMENTOS GONP SETOR DE ORIENTAÇÃO - SEOR Orientação Técnica n 01/2015 Assunto: Contratação de serviços de pessoa física. Legislação: Lei n 4.320/64; Lei n 8.666/93;

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

Os 1 Item(ns) da lista de documentos que não foram cumprido(s):

Os 1 Item(ns) da lista de documentos que não foram cumprido(s): Agência Nacional de Vigilância Sanitária Unidade de Atendimento e Protocolo - UNIAP Listagem de Encaminhamento de Documentação em Caráter Precário Data: 14.11.05 EMPRESA: ANCHIETA INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Leia mais

Associação Matogrossense dos Municípios

Associação Matogrossense dos Municípios PORTARIA Nº 019/2010 O Presidente da Associação Matogrossense dos Municípios AMM, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pelo Estatuto Social e Resolução 002/2010, RESOLVE: Art. 1º -

Leia mais

Manual de Reembolso. Para ter acesso a este benefício, fique atento às dicas a seguir. 2ª edição

Manual de Reembolso. Para ter acesso a este benefício, fique atento às dicas a seguir. 2ª edição Manual de Reembolso 2ª edição Você sabia que quando não utiliza os serviços da rede credenciada do Agros, seja por estar fora da área de cobertura do plano de saúde ou por opção, pode solicitar o reembolso

Leia mais

Decisão de Pregoeiro n 0032/2009-SLC/ANEEL. Em 14 de julho de 2009.

Decisão de Pregoeiro n 0032/2009-SLC/ANEEL. Em 14 de julho de 2009. Decisão de Pregoeiro n 0032/2009-SLC/ANEEL Em 14 de julho de 2009. Processo nº: 48500.003047/2009-67 Licitação: Pregão Eletrônico nº 45/2009 Assunto: Análise da IMPUGNAÇÃO AO EDITAL apresentada pela empresa

Leia mais

FIRE FIGTHER CONSULTING

FIRE FIGTHER CONSULTING Artigo Técnico Referente quais profissionais e empresas podem exercer atividade de acordo com a norma da ABNT 14608 revisada em 2006 com validade em 29.11.2007. NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 14608 Bombeiro

Leia mais

Manual. do Profissional. de Educação Física. Tudo o que você precisa saber para atuar

Manual. do Profissional. de Educação Física. Tudo o que você precisa saber para atuar Manual do Profissional de Educação Física Tudo o que você precisa saber para atuar na área da EDUCAÇÃO física e DESPORTO. INTRODUÇÃO O QUE É SISTEMA CONFEF/CREFs? Em 1998, uma importante Lei Federal (nº

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO CASA PORTE CONCURSO PARA CASA EMBRIONÁRIA ECONOMICAMENTE VIÁVEL

EDITAL DO CONCURSO CASA PORTE CONCURSO PARA CASA EMBRIONÁRIA ECONOMICAMENTE VIÁVEL EDITAL DO CONCURSO CASA PORTE CONCURSO PARA CASA EMBRIONÁRIA ECONOMICAMENTE VIÁVEL A PORTE Engenharia & Arquitetura Jr., como AGENTE PROMOTOR e ENTIDADE ORGANIZADORA, instituem o Concurso Casa PORTE, em

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO OF/CIRC/CPL Nº 02/2012 Brasília, 25 de junho de 2012. Prezados Senhores, Em resposta

Leia mais

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 INDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. Objetivo...2 2. Aplicação...2 3. implementação...2 4. Referência...2 5. Conceitos...2 6. Políticas...3

Leia mais

RDC 60. Perguntas e Respostas. RDC nº 60, RDC 60 - PERGUNTAS E RESPOSTAS

RDC 60. Perguntas e Respostas. RDC nº 60, RDC 60 - PERGUNTAS E RESPOSTAS Regulamentação SOBRE AMOSTRAS GRÁTIS DE MEDICAMENTOS RDC 60 Perguntas e Respostas RDC nº 60, de 26 de NOVEmbro de 2009 1 Regulamentação SOBRE AMOSTRAS GRÁTIS RDC 60 Perguntas e Respostas RDC nº 60, de

Leia mais

a.1.4) Em caso de Associação Civil, a aceitação de novos associados, na forma do estatuto;

a.1.4) Em caso de Associação Civil, a aceitação de novos associados, na forma do estatuto; CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2014 QUALIFICAÇÃO DE ENTIDADES PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL NA ÁREA DE SAÚDE O Município de Fontoura Xavier, Estado do Rio Grande do Sul, pessoa jurídica

Leia mais

PROCESSO-CONSULTA CFM Nº 8.077/07 PARECER CFM Nº 16/08 INTERESSADO: S.J.W ASSUNTO:

PROCESSO-CONSULTA CFM Nº 8.077/07 PARECER CFM Nº 16/08 INTERESSADO: S.J.W ASSUNTO: PROCESSO-CONSULTA CFM Nº 8.077/07 PARECER CFM Nº 16/08 INTERESSADO: S.J.W ASSUNTO: Exigência, pelo médico, de fornecimento de materiais e instrumentais de determinada marca comercial para realização de

Leia mais

05 - Como faço para acessar um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle/UFGD.

05 - Como faço para acessar um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle/UFGD. DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE CURSOS DE CAPACITAÇÃO 01 - O que é o Plano Anual de Capacitação? O Plano Anual de Capacitação tem como norteador o Decreto 5.707/06 que institui a Política e as Diretrizes para

Leia mais

Disciplina a concessão de auxílio-transporte às Prefeituras Municipais para garantir aos alunos acesso à escola pública estadual

Disciplina a concessão de auxílio-transporte às Prefeituras Municipais para garantir aos alunos acesso à escola pública estadual 32 São Paulo, 121 (89) Diário Ofi cial Poder Executivo - Seção I sexta-feira, 13 de maio de 2011 Resolução SE-28, de 12-5-2011 Disciplina a concessão de auxílio-transporte às Prefeituras Municipais para

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL 1 OBJETIVO: Estabelecer requisitos e exigências para o Credenciamento de Empresas Revendedoras, Instaladoras e Conservadoras de Sistemas de Proteção Contra Incêndio e Pânico, complementando o Art. 9º do

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA MAA N 14, DE 29 DE OUTUBRO DE 1999

INSTRUÇÃO NORMATIVA MAA N 14, DE 29 DE OUTUBRO DE 1999 REVOGADA PELA IN SEAP N 03/2004 INSTRUÇÃO NORMATIVA MAA N 14, DE 29 DE OUTUBRO DE 1999 O Ministro de Estado da Agricultura e do Abastecimento, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo

Leia mais

COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS COPASA MG CNPJ/MF 17.281.106/0001 03 Rua Mar de Espanha, 453 / Sto. Antônio Belo Horizonte (MG)

COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS COPASA MG CNPJ/MF 17.281.106/0001 03 Rua Mar de Espanha, 453 / Sto. Antônio Belo Horizonte (MG) COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS COPASA MG CNPJ/MF 17.281.106/0001 03 Rua Mar de Espanha, 453 / Sto. Antônio Belo Horizonte (MG) NORMAS DE CREDENCIAMENTO PARA INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS 1. DA FINALIDADE

Leia mais

1.5. Dados pessoais que devem constar na receita médica. 1.6. Validade das receitas de medicamentos antimicrobianos

1.5. Dados pessoais que devem constar na receita médica. 1.6. Validade das receitas de medicamentos antimicrobianos Atualizado: 10 / 05 / 2013 FAQ AI 1. Controle de medicamentos antimicrobianos (antibióticos) 1.1. Informações gerais 1.2. Uso contínuo (tratamento prolongado) 1.3. Retenção da segunda via da receita médica

Leia mais