Modelo em Camadas. Arquitetura TCP/IP/Ethernet

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modelo em Camadas. Arquitetura TCP/IP/Ethernet"

Transcrição

1 Modelo em Camadas Arquitetura TCP/IP/Ethernet O objetivo deste módulo é apresentar uma visão geral de como os protocolos de redes de computadores são estruturados em camadas.

2 LAN LOCAL AREA NETWORKS A Ethernet não-comutada baseia-se no princípio de comunicação com broadcast físico. meio compartilhado ou barramento B A. DADOS CRC A B C quadro A denominação Rede Local (Local Area Networks) é utilizada para descrever uma porção de uma rede de comunicação que utiliza, geralmente, uma tecnologia de comunicação de pequeno alcance. Atualmente, a Ethernet é a tecnologia mais difundida para criar redes LAN. Em seu início, denominada Ethernet não Comutada, essa tecnologia utilizava um único meio de acesso compartilhado por todos os computadores da rede. Uma transmissão nesse meio compartilhado se propaga para todos os computadores da rede. Esse modo de transmissão é denominado broadcast (difusão) físico. As transmissões na tecnologia Ethernet são feitas através de mensagens estruturadas denominadas quadros ou frames. O cabeçalho de um quadro traz os endereços de destino e de origem envolvidos na transmissão. O endereço de destino indica quem deve ler a mensagem, e o endereço de origem identifica o transmissor. Como cada computador da rede recebe todas as mensagens enviadas no meio, ele deve comparar o endereço de destino de cada mensagem com o seu próprio, a fim de determinar se a mensagem precisar ser ou não processada.

3 QUADRO O quadro (frame) é a menor estrutura de informação transmitida através de uma rede local. ENDEREÇO (FÍSICO) DE DESTINO ENDEREÇO (FÍSICO) DE ORIGEM B A TIPO DADOS CRC CABEÇALHO FECHO Quadro Ethernet II Numa rede Ethernet, todas as mensagens são transportadas na forma de quadros. Um quadro é composto por três partes: cabeçalho, e fecho. Conforme será explicado mais adiante no curso, existem duas variantes no formato dos quadros Ethernet (Ethernet II e IEEE 80.). A figura ilustra o formato dos quadros Ethernet II. Nesse formato, o cabeçalho é formado por três campos: endereço físico de destino, endereço físico de origem e tipo de dado transportado. O tamanho do campo de é variável, e seu tamanho máximo é denominado Unidade Máxima de Transmissão ou MTU (Maximum Transmit Unit). O fecho possui um código para verificação de erro. Ele permite ao receptor detectar, até um certo grau, se o quadro recebido não foi alterado durante sua transmissão por ruídos ou outros tipos de interferência. O formato do endereço físico é definido pelos padrões Ethernet, e é usualmente denominado de endereço MAC (seu significado será discutido mais adiante no curso). Nesta introdução o endereço físico será representado por letras simples em maiúsculo, como A, B, etc. A especificação Ethernet define vários aspectos da tecnologia, como os tipos de quadro, e a forma de representação elétrica ou ótica dos bits. Ele define também o que pode ser considerado o protocolo Ethernet, isto é, o formato do cabeçalho e a padronização do procedimento para transmissão e recebimento dos quadros.

4 Ethernet não-comutada ESCUTANDO ESCUTANDO A B C quadros na fila de espera Na Ethernet não-comutada, apenas um computador pode ter acesso ao meio de cada vez. Se mais de um computador efetuar a transmissão ao mesmo tempo, os transmitidos serão sobrepostos, e os quadros chegarão com defeito ao seus destinatários. A fim de evitar que dois ou mais computadores transmitam ao mesmo tempo, o Ethernet emprega uma técnica de controle de acesso ao meio descentralizada denominada CSMA/CD. A técnica é dita descentralizada pois ela consiste em um algoritmo que roda de forma independente em cada um dos computadores da rede, sem o auxílio de uma entidade central. A sigla CSMA/CD significa: Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection. O CSMA/CD será estudado com mais detalhes no curso, mas para o momento, iremos descrever seu funcionamento de forma simplificada, com segue: ) Todos os computadores deve escutar o meio antes de transmitir; ) Se o meio estiver ocupado, os quadros são armazenados em filas de espera internas no computador. Quando o meio está desocupado, os computadores podem transmitir; ) Durante a transmissão de um quadro, o emissor deve continuamente comparar os enviados com os presentes no barramento. Quando dois ou mais computadores enviam quadros simultaneamente ao barramento, os níveis de tensão observados no barramento diferem da representação lógica dos bits do quadro original, permitindo ao computador detectar a ocorrência de uma colisão. ) No caso de colisão, o quadro precisa ser transmitido novamente.

5 EFEITO DA DISTÂNCIA O tempo de propagação entre as estações afeta a taxa de ocupação máxima da rede. A T τ tempo para o sinal ir de A para B A TRANSMITE A RECEBE L = distância B B RECEBE B TRANSMITE t o t o + τ t o + T+ τ Ao longo dos anos, a velocidade nominal do Ethernet foi ampliada consideravelmente. De acordo com sua velocidade, o Ethernet recebeu diferentes denominações: Ethernet (0 Mbps), Fast-Ethernet (00 Mbps), Gigabit-Ethernet (000 Mbps), etc. Como veremos adiante, algumas dessas velocidades não são atingíveis no modo não-comutado. Mesmo que não haja colisão, a Ethernet não-comutada não consegue atingir sua velocidade máxima nominal, pois existe uma certa perda de banda todas as vezes que o direito de transmitir é passado de um computador para o outro. Isso acontece devido a velocidade de propagação do sinal elétrico no meio de transmissão. Por exemplo, considere um cenário onde computadores, denominados A e B, estão disputando o meio de acesso. Suponha que o direito de transmitir foi inicialmente ganho pelo computador A. Ele coloca um quadro no barramento no instante t=to. O primeiro bit desse quadro só será percebido por B em um instante t=to+τ. O tempo τ corresponde ao tempo de propagação do sinal pelo barramento. Por exemplo, no caso do sinal elétrico, essa velocidade é da ordem de Km/s. Caso o computador B tenha um quadro para transmitir, ele só poderá fazê-lo no instante t=to+τ+τ. Dessa forma, uma parte da capacidade do barramento é sempre perdida. A taxa de ocupação máxima de um barramento Ethernet depende do tamanho médio dos quadros (T) e do tempo de propagação do sinal entre os computadores mais distantes do barramento (τ), e é dada por: Eficiencia = T ( T + τ )

6 Exemplo Tamanho mínimo do quadro Ethernet definido por norma bytes Velocidade de propagação do sinal elétrico no cobre: Km/s eficiência Eficiência = T/(T+τ) Eficiência: 0Mbps X 00m = 98% Eficiência: 00Mbps X 00m = 8,% Eficiência: 00Mbits X 800 m =,% Eficiência: 00Mbits X 000 m =,9% 0 distância A tecnologia de transmissão empregadas nas LANs sofre um grande decréscimo de desempenho quando aplicada a grandes distâncias. A perda de desempenho é mais significativa para pequenos quadros transmitidos em grandes velocidades. A título de exemplo, vamos considerar um cenário pouco favorável onde o tamanho dos quadros está no limite mínimo permitido pelo Ethernet: bytes. Por exemplo, a eficiência de uma rede Ethernet não comutada de 0Mbps é de 98% se a distância máxima entre os computadores for de 00 m. Se a velocidade for de 00Mbps, a eficiência máxima cai para 8,%. Nessa mesma velocidade, mas com uma distância de 800m, a eficiência será de apenas %. Isso significa que a capacidade efetiva de transmissão da rede é de Mbps, e que essa capacidade é dividida entre todos os computadores da rede. Para distâncias maiores, o uso da tecnologia Ethernet não comutada pode se tornar inviável, pois o decréscimo de desempenho é muito significativo. Por essa razão, a distância máxima entre os computadores no modo não-comutado é limitada por norma.

7 Colisão Mesmo com os computadores escutando o meio antes de transmitir, existe a possibilidade de colisão. A A TRANSMITE τ RECEBIDO DE B B τ RECEBIDO DE A COLISÃO DETECTADA POR A B TRANSMITE COLISÃO DETECTADA POR B t= t o t= t t= t o +τ t= t +τ A distância entre computadores na tecnologia de Ethernet não comutada também afeta a possibilidade de colisão. Para entender porque isso ocorre, considere que dois computadores, denominados A e B, compartilham um barramento e estão distanciados de forma que um sinal colocado no barramento leva τ segundos para ir de um computador até o outro. Se o computador A inicia sua comunicação no instante t=t 0, o computador B só perceberá que o meio está ocupado no instante t=t 0 +τ. Se o computador B iniciar uma transmissão no intervalo entre t 0 e t 0 +τ haverá uma colisão. A probabilidade de colisão será tanto maior quanto maior for a distância entre os computadores (pois o valor de τ cresce proporcionalmente com a distância). Uma fórmula comumente utilizada para prever o desempenho máximo da rede Ethernet não comutada é dada por: Eficiencia = τ +, T

8 Exemplo Tamanho mínimo do quadro Ethernet definido por norma bytes Velocidade de propagação do sinal elétrico no cobre: Km/s eficiência Eficiência = /( +, τ/t) Eficiência: 0Mbps X 00m = 88,8% Eficiência: 00Mbps X 00m =,% Eficiência: 00Mbits X 800 m =,% 0 distância A distância entre os computadores também afeta significativamente o desempenho da Ethernet não comutada devido ao aumento da probabilidade de colisão. A perda de eficiência é mais significativa para o caso de quadros pequenos. A figura ilustra os valores de eficiência para o pior cenário, onde o tamanho dos quadros Ethernet correspondem ao valor mínimo definido pela norma. Outro fator que afeta o desempenho da rede é a taxa de transmissão. A probabilidade de colisão é maior para taxas maiores. Esse efeito, faz com que a Ethernet não comutada se torne inviável para velocidades mais altas. Em resumo, observamos que a tecnologia Ethernet não comutada apresenta limitações. O número de computadores é limitado, pois como apenas um computador pode transmitir de cada vez, o desempenho da rede diminui na medida em que muitos computadores são colocados no mesmo barramento. A distância entre os computadores também é limitada. Para evitar colisões, os computadores escutam o barramento antes de transmitir, e só transmitem se o barramento estiver desocupado. Quanto maior a distância entre os computadores, maior a chance de ocorrer colisões no barramento, levando a rede para um estado de colapso e baixo desempenho. Como veremos adiante, para viabilizar a operação do Ethernet em velocidades maiores é necessário interconectar os computadores utilizando um dispositivo denominado switch Ethernet, que não utiliza o princípio de transmissão por broadcast físico. Nesse caso, a rede Ethernet recebe a denominação de comutada. 8

9 HUBS Hubs ou concentradores são dispositivos que simulam internamente a construção dos barramentos físicos. hub C A C A C A A B C A primeira evolução da Ethernet não comutada aconteceu pela introdução dos dispositivos de rede denominados HUBS. A introdução dos HUBS permitiu a substituição dos cabos Ethernet, inicialmente do tipo coaxial, para o tipo par trançado. É importante destacar que o HUB não apresenta ganhos em termos de desempenho para rede, pois ele continua a operar segundo o princípio do broadcast físico, isto é, um quadro recebido em uma das portas do HUB é retransmitido para todas as demais portas independentemente do endereço de destino. O ganho conseguido pela introdução do HUB foi uma conectividade mais fácil. No modelo de cabo coaxial, qualquer abertura do barramento implicava em interrupção em toda a rede devido a problemas de reflexão de sinal causadas pelo casamento de impedância. No HUB, é possível inserir e remover computadores sem prejuízo na comunicação dos demais computadores. O HUB também aumenta a distância máxima entre os computadores pois ele funciona como um repetidor, compensando as perdas no nível do sinal devido a atenuação introduzida pelo par trançado quando o quadro é retransmitido de uma porta para outra. 9

10 Ethernet Comutada A utilização de switches permite colocar o Ethernet em modo comutado. switch PORTA Estado inicial COMPUTADOR () C A... () C A... () C A... Após a transmissão de A A B C PORTA COMPUTADOR A switch Após a transmissão de C PORTA COMPUTADOR () A C... () A C... A C A B C O switch Ethernet é um equipamento de comutação que permite encaminhar o quadro recebido em uma porta apenas para a onde o computador de destino está conectado. Para realizar a operação de encaminhamento, o switch mantém em memória uma tabela que indica o endereço dos computadores conectados em cada uma de suas portas. O processo de preenchimento da tabela de encaminhamento é totalmente automático. O switch Ethernet opera de modo transparente para os computadores da rede. Isto é, não é necessário fazer nenhuma alteração ou configuração nos computadores para que eles passem a operar com o switch. De fato, para os computadores, a intermediação feita pelo switch é totalmente transparente. Conforme mostra a figura, inicialmente, a tabela de encaminhamento está vazia. Quando o computador A envia um quadro para o computador C, o switch interpreta o quadro e tenta localizar em que porta o computador C está localizado. Como ele não consegue, o quadro é enviado para todas as portas do switch, em uma operação idêntica a realizada pelo HUB. Ao interpretar o endereço de origem do quadro, o switch apreende que o computador A está na porta. Dessa forma, uma eventual resposta do computador C para A é enviada apenas para porta. De forma similar, ao encaminhar o quadro oriundo do computador C, o switch aprende que o computador C está na porta C. 0

11 Domínios de Colisão Cada porta do switch define um domínio de colisão. Isto é, só é possível haver colisão entre os computadores conectados a uma mesma porta. switch Tabela de Encaminhamento hub hub PORTA COMPUTADOR A,B,C D,E,F G A B C D E F G Inicialmente, o preço dos switches Ethernet era bastante elevado, tornando-se inviável conectar apenas um computador em cada porta do switch. Assim, uma estratégia comum consistia em conectar vários computadores em uma única porta, utilizando HUBS. Cada porta do switch constitui em um domínio de colisão isolado. Isto é, só é possível haver colisão entre computadores conectados a uma mesma porta. Internamente, o switch possui uma matriz de comutação de capacidade elevada, que permite realizar múltiplas transmissões em paralelo. Como um computador só concorre pelo direito de acesso ao meio com os computadores conectado a mesma porta do switch, o ganho de desempenho para rede é bastante elevado. Ao contrário dos HUBS, os switches permitem realizar conversões de velocidade. Por exemplo, o computador na porta pode ser um servidor operando a 00Mbps, enquanto que os computadores na porta operam em apenas 0 Mbps. Observe que a tabela de encaminhamento do switch pode possuir múltiplos computadores associados a cada uma de suas entradas.

12 Cascateamento de Switches Apesar de melhorar significativamente o desempenho da rede, os Switches ainda apresentam limitação de escala. switch PORTA COMPUTADOR A B C Switch D,E,F,G,H,I A B C switch D E F Switch PORTA COMPUTADOR A,B,C D E F G,H,I switch G H I Switch PORTA COMPUTADOR G H I A,B,C,D,E,F Atualmente, a maioria dos switches Ethernet disponíveis no mercado possuem ou portas. Para criar redes maiores, é possível conectar os switches em cascata. Existem várias maneiras de cascatear switches. A maneira indicada na figura é uma das mais simples. Apesar dos switches melhorarem significativamente o desempenho de uma rede Ethernet, a rede não pode crescer indefinidamente utilizando apenas essa tecnologia. Se observarmos as tabelas de encaminhamento dos switches, observamos que cada switch precisa conhecer a posição de cada um dos computadores nos demais switches. Isso significa que se criarmos uma rede Ethernet com 000 computadores, teremos 000 endereços físicos alocados nas tabelas de encaminhamento. Do ponto de vista da organização da rede, todos os switches em cascada constituem uma única LAN. Fica claro que construir uma rede do tamanho da Internet (que possui atualmente 00 milhões de computadores com endereços únicos) utilizando somente a tecnologia Ethernet é inviável.

13 WAN A redes WAN (Wide Area Networks) utilizam uma tecnologia de transmissão que permite interligar um número ilimitado de comutadores em distâncias arbitrariamente grandes. rede LAN rede LAN switch Roteador Roteador switch WAN Roteador rede LAN switch LAN Tabela de Roteamento Rede Rede Rede Rede PORTA Outros Dados... Afim de construir redes maiores, adota-se uma arquitetura denominada WAN (Wide Area Network). A Internet segue essa arquitetura. Uma rede WAN é forma pela interconexão de várias redes LAN, utilizando-se um outro tipo de dispositivo de rede denominado roteador. O roteador utiliza uma estratégia de encaminhamento bastante diferente da do switch. Ao invés de associar os endereços dos computadores as suas portas, o roteador associa identificadores de rede que representam uma LAN. As tabelas dos roteadores são denominadas tabelas de roteamento. A figura ilustra a estrutura da tabela de roteamento correspondente ao roteador. Como veremos mais adiante, a tabela de roteamento necessita de mais algumas colunas de informação omitidas na figura. A grande vantagem dessa estratégia é que a quantidade de entradas na tabela de roteamento é contada em redes, e não em computadores. Por exemplo, a Internet atual conta com 00 milhões de computadores, mas com apenas 00 mil redes. Os endereços físicos definidos pelo protocolo Ethernet não possuem identificador de rede. A fim de suportar a identificação das redes um outro tipo de endereço é necessário: o endereço IP.

14 Endereços IP Os endereços IP possuem bits, isto é, bytes, representados em notação decimal pontuada notação binária =8 + =0 = = notação decimal pontuada O protocolo IPv (Internet Protocol version ), atualmente utilizado na Internet, define endereços de bits. Os endereços de bits correspondem a quatro octetos (bytes). Na notação decimal pontuada, cada um desses octetos é representado por um número decimal, calculado como se cada octeto fosse independente dos demais. A figura ilustra a representação do endereço IP Um endereço IP identifica um computador, mas também permite identificar a qual rede o computador pertence. De fato, a parte mais significativa do endereço IP corresponde ao identificador de rede, e a parte menos significativa ao identificador de host. Todos os computadores em uma mesma LAN devem possuir endereços IP com o mesmo identificador de rede. A quantidade de bits que identifica a rede é variável. De fato, o endereço IP sozinho não tem significado próprio. A fim de interpretar um endereços IP é preciso que ele venha acompanhado de um outro número denominado máscara de sub-rede que determina quantos bits são utilizados para determinar o identificador de rede. A forma mais compacta de informar a máscara de sub-rede é utilizar uma / após o endereço IP. Por exemplo: /8 significa que o computador pertence a rede / significa que o computador pertence a rede / significa que o computador pertence a rede 8.0.

15 QUADRO E PACOTE Os pacotes são transportados no interior dos quadros. QUADRO PACOTE DESTINO ORIGEM ORIGEM DESTINO DADOS CRC ENDEREÇO DE REDE: definidos pelo IP ENDEREÇO FÍSICO: definidos pelo Ethernet Assim como o Ethernet, o protocolo IP define uma unidade básica para transporte de informações, denominada pacote. Assim como o quadro Ethernet, o pacote é constituído por um cabeçalho e um campo de. O cabeçalho inclui campos para transporte dos endereços IP de origem e destino, e de outras informações utilizadas no processo envio das informações pelos roteadores. É importante destacar que os protocolos Ethernet e IP trabalham de forma cooperada, pois, de fato, os pacotes são transmitidos no interior dos quadros. A distinção entre quadro e pacote nem sempre é clara na literatura, pois algumas vezes é possível encontrar denominações como pacote Ethernet. No nosso curso, todavia, o termo quadro será usada para a designar a estrutura completa e o termo pacote, apenas para a estrutura definida pelo IP, conforme indicado na figura.

16 Endereço o de Rede O agrupamento de computadores em rede permite reduzir a quantidade de informações na memória do roteador. REDE /8 SWITCH se envie para x se 0... envie para y A B c X Z M REDE /8 SWITCH Y Z M D E F E Y Como vimos, um endereço IP define um computador e ao mesmo tempo a rede ao qual ele pertence. A estruturação do IP define que todos os computadores em um mesma LAN possuem o mesmo identificador de rede. Computadores localizados em LANs distintas possuem necessariamente identificadores de rede distintos. Um roteador pode ser considerado como um computador com múltiplos adaptadores de rede. Isto é, cada porta de um roteador possui, de fato, um endereço físico. Em um pacote, os endereços de origem e destino necessariamente identificam o transmissor e o receptor do pacote. Numa WAN, contudo, o endereço físico, nem sempre identifica um computador. De fato, o endereço físico identifica apenas as entidades envolvidas em um trecho da comunicação. Esse trecho da comunicação é comumente chamado de enlace. Por exemplo, quando o pacote está sendo transportado entre dois roteadores, os endereços físicos indicam as portas nos roteadores de origem e destino. Quando o pacote é enviado pelo roteador ao seu destino final, os endereços físicos indicam a porta do roteador e o computador que vai receber a mensagem.

17 00..0.x QUADRO E PACOTE O QUADRO MUDA DE ACORDO COM O MEIO FÍSICO O PACOTE É SEMPRE O MESMO LAN /8 ENLACE PONTO-A-PONTO LAN /8 REDE LOCAL ETHERNET 00...x REDE LOCAL TOKEN-RING A relação entre quadro e pacote também garante a independência do protocolo IP em relação as tecnologias de transmissão. A figura acima ilustra um cenário onde este conceito é aplicado. Um quadro é criado na LAN e enviado para LAN. A tecnologia da LAN é o Ethernet. Ao chegar no roteador, o pacote IP contido no quadro Ethernet é copiado, e inserido em outro quadro, conforme a tecnologia de transmissão adotada no enlace entre os dois roteadores, que pode ser, por exemplo, ATM. Ao chegar no roteador, o pacote IP é novamente extraído, e colocado dentro de um quadro Token-Ring. Em resumo, uma das grandes vantagens do protocolo IP é sua independência em relação as tecnologias de transmissão. Uma rede WAN pode ser, e é usualmente, composta por tecnologias de transmissão heterogêneas.

18 TCP e UDP Computador Computador Processo A Processo Processo Processo Processo B Processo Porta 0 Porta Porta Porta Porta 80 Porta TCP UDP TCP UDP Endereço IP Endereço IP IP IP End. Físico End. Físico Ethernet Ethernet barramento 0 80 Mensagem Os protocolos IP e Ethernet contém informações que permitem endereçar um computador. Para que uma comunicação possa ocorrer, contudo, é necessário endereçar um processo específico dentro do computador. Os protocolos responsáveis por endereçar processos são denominados protocolos de transporte. Dois protocolos de transporte são utilizados juntamente com a tecnologia IP: o TCP (Transmission Control Protocol) e o UDP (User Datagram Protocol). A razão de haver dois protocolos é que eles foram projetados para suportar aplicações com necessidades diferentes. O TCP é um protocolo confiável, que oferece vários recursos para garantir a entrega das mensagens enviadas ou gerar notificações automáticas em caso de falha. Tudo isso é conseguido com aumento no volume de tráfego gerado e do processamento no computador. O protocolo UDP, por outro lado, é bastante leve, mas não oferece nenhum tipo de proteção para mensagem. Tanto o TCP quanto o UDP utilizam o conceito de endereçamento por portas (um número de bits). Dessa forma, para que um processo A no computador possa enviar uma mensagem para o processo B no computador, ele precisa incluir o número da porta na mensagem enviada. 8

19 PORTAS Utilizadas no TCP e no UDP Portas são números inteiros de bits Padronização do IANA (Internet Assigned Number Authority) PORTAS BEM CONHECIDAS PORTAS REGISTRADAS PORTAS DINÂMICAS OU PRIVADAS A entidade IANA (Internet Assigned Number Authority) é responsável por definir como as portas TCP e UPD são mapeadas nas aplicações. Como as portas são números de bits, os valores possíveis de porta vão de 0 a. A IANA divida os valores de porta em três faixas. A primeira faixa é denominada portas bem conhecidas, e vai de 0 a 0. Em geral, elas são utilizadas para endereçar processos servidores padronizadas que são independentes de fabricante, como servidores web (80) e servidores de telnet (). A segunda faixa é denominada portas registradas, e vai de 0 a 9. Essas portas também são alocadas pela IANA, mas representam processos servidores de fabricantes específicos, como portas de servidores de banco de. As terceira faixa é denominada portas dinâmicas ou privadas, e vai de 9 até. Essa faixa pode ser utilizada por processos servidores sem permissão da IANA. Os processos clientes utilizam portas dinâmicas que estão na faixa entre 0 e. Essas portas são escolhidas pelo sistema operacional, de maneira a evitar conflito com as portas de processos servidores já em execução no computador. 9

20 QUADRO, PACOTE E TCP/UDP PDU QUADRO PACOTE TCP/UDP PDU destino origem origem destino protocolo origem destino crc ENDEREÇOS FÍSICO ENDEREÇOS IP PORTAS (ENDEREÇOS DE PROCESSOS) A unidade de informação transportada por um protocolo é denominada genericamente de PDU (Unidade de Dado de Protocolo). O PDU do TCP é denominado segmento, e o PDU do UDP é geralmente denominado de datagrama UDP. O PDU dos protocolos de transportado no interior do campo de do pacote IP conforme mostra a figura. O cabeçalho do pacote IP traz um campo denominado protocolo, que permite identificar se a PDU sendo transportada é do tipo TCP ou UDP (ou algum outro tipo). Observe que na figura, inúmeros campos de protocolo foram omitidos, pois não são relevantes para essa introdução. Dessa forma, o cabeçalho do Ethernet precede o cabeçalho IP, que por usa vez precede o cabeçalho do TCP ou do UDP. Esse conceito de empilhamento de cabeçalhos é denominado pilha de protocolos. 0

21 Protocolo de Aplicação O protocolo de aplicação define, geralmente, um conjunto de mensagens padronizadas que permite que clientes e servidores de fabricante diferentes se comuniquem. mail from: <...> rcpt to: <...> 0 ok 0 ok data cliente End data with <CR><LF>.<CR><LF> <CR><LF>.<CR><LF> servidor destino origem origem destino protocolo origem destino protocolo de aplicação crc Existem muitos serviços distintos implementados sobre o protocolo IP. Exemplos típicos são , web e acesso remoto via SSH ou TELNET. Muitos desses serviços seguem a arquitetura cliente-servidor, onde uma aplicação cliente troca mensagens com uma aplicação servidora. A fim de permitir que clientes e servidores de fabricantes diferentes se comuniquem, aplicações típicas da internet adotam um formato padronizado para essas mensagens, denominado protocolo de aplicação. Como seu próprio nome diz, um protocolo de aplicação é especializado para uma aplicação específica. Ele não é genérico como o IP, o TCP e o UDP. Alguns protocolos de aplicação são implementados sobre UDP e outros sobre TCP, de acordo com as necessidades da aplicação. A figura ilustra o protocolo de aplicação denominado SMTP (Simple Message Transfer Protocol) utilizado no envio de . O protocolo de aplicação é transportado no interior do PDU do protocolo de transporte, seguindo o conceito de pilha de protocolos.

22 Pilha TCP/IP O Ethernet não é considerado parte da arquitetura TCP/IP. DADOS Aplicação Camada de Aplicação HTTP, FTP, SMTP, etc Seqüência de empacotamento S.O. Placa de rede Camada de Transporte TCP, UDP Camada de Rede IP Ethernet quadro pacote transporte aplicação A figura ilustra o conceito do que é comumente denominado de: pilha de protocolos TCP/IP. Oficialmente, o Ethernet não é considerado parte da pilha TCP/IP. Isso se deve ao fato de que o protocolo IP é independente da tecnologia de transmissão. Nesse caso, o Ethernet foi colocado na pilha a título de exemplo. A pilha TCP/IP segue o conceito de modelo de redes em camadas. A arquitetura TCP/IP é composta pelas camadas de aplicação, transporte e rede. Protocolos que se situam na mesma camada são concorrentes e protocolos em camadas distintas são complementares. Por exemplo, como TCP e UDP estão na camada de transporte, apenas um dos dois pode ser utilizado no processo de encaminhamento de uma mensagem. Por outro lado, como o IP está numa camada diferente, é possível ter as combinações TCP/IP e UDP/IP. Conforme mostra a figura, a pilha de protocolos determinar a seqüência de empacotamento dos até o momento onde um quadro é criado. Quanto mais alta a camada do protocolo, mais interno é a posição do seu cabeçalho em relação a estrutura do quadro.

23 OSI - Open Systems Interconnection Model Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace de Dados Mensagens padronizadas. Dispositivo de Rede: Gateway de Aplicação (Proxy) Representação de independente da plataforma. Comunicação com controle de estado. Comunicação entre processos. Dispositivo de Rede: Não há Roteamento dos pacotes através de redes diferentes Dispositivo de Rede: Roteador Empacotamento de em quadros dentro da rede. Dispositivo de Rede: Ponte, Switch Física Transmissão de bits através do meio físico. Dispositivo de Rede: Repetidor, Hub Muitos sistemas de telecomunicações seguem o modelo de rede em camadas. Então a gama de protocolos existentes é bastante ampla. Por essa razão, um modelo de referência genérico, denominado Modelo OSI, foi definido pela ISO (International Organization for Standardization). O Modelo OSI usa mais camadas que o modelo TCP/IP. O modelo é composto por sete camadas, numeradas de a a partir da camada mais baixa do modelo. Na prática, a camada de aplicação da arquitetura TCP/IP engloba funções das camadas de Aplicação, Apresentação e Sessão do modelo OSI. O Ethernet também engloba funções de duas camadas: Física e Enlace. O modelo OSI é útil também para classificar os equipamentos de rede de acordo com o cabeçalho de protocolo que eles utilizam. Por exemplo, um Switch é um dispositivo de camada, pois para encaminhar os quadros ele utiliza as informações de endereçamento do protocolo de enlace. Um roteador, por outro lado, é um dispositivo de camada, pois ele realiza suas funções analisando as informações de endereçamento do protocolo de rede. No mercado, existem equipamentos de realizam funções de mais de uma camada. Por exemplo, um switch de camada também é capaz de realizar roteamento.

24 processo transmissor processo receptor APDU PPDU SPDU TPDU pacote NPDU quadro DL-PDU E E Conforme explicado anteriormente, o modelo em camadas determina a seqüências de empilhamento e des-empilhamento dos cabeçalhos dos protocolos. Genericamente, a unidade de informação produzida por uma camada é denominada PDU (Protocol Data Unit). Conforme discutimos anteriormente, alguns PDUs recebem denominação especial: o PDU da camada de enlace (DataLink PDU ou DL-PDU) é denominado quadro, e o PDU da camada de rede (Network PDU ou NPDU) é denominado pacote. Idealmente, as informações introduzidas pelo protocolo de uma dada camada do transmissor (por exemplo, a camada de rede) só devem ser interpretadas pela mesma camada no receptor. Os demais cabeçalhos devem ser ignorados. Esse é o princípio de independência de camadas do modelo OSI.

25 Camadas do Modelo OSI HTTP, FTP, SMB, SMTP, POP, IMAP, DNS, NetBIOS, DHCP, EDI, BitTorrent, etc Aplicação Apresentação Sessão TCP, UDP, SPX, NetBEUI Transporte IP, IPX, ARP Rede Ethernet, WiFi, PPP, HDLC, Token- Ring, Frame-Relay, etc. Enlace de Dados. ATM, MPLS USB, RS-, BlueTooth, Modem, etc. Física O modelo OSI permite comparar protocolos de arquiteturas diferentes. Além do TCP/IP existem outras pilhas de protocolos, como as do IPX e AppleTalk. Infelizmente, apesar de possuir sete camadas, elas nem sempre são suficientes para fornecer uma classificação útil para os protocolos. Em alguns casos, o modelo fornece mais camadas do que o necessário, como as camadas de apresentação e sessão, geralmente embutidas nos protocolos de aplicação. Em alguns casos, normalmente nas camadas mais baixas, existem falta de camadas. Por exemplo, o ATM e o MPLS permitem rotear pacotes, mas ainda são dependentes das funções do roteamento IP (para atualização de suas tabelas de encaminhamento). Por essa razão, esses protocolos são as vezes classificados como de camada.. Tecnologias como o Ethernet (família IEEE 80) e o ATM possuem seus próprios modelos em camadas, que são muitas vezes considerados subcamadas no modelo OSI. As operação de tunelamento (usadas em VPN Redes Virtuais Privadas) também alteram a estrutura proposta pelo modelo OSI, pois nesse caso, pode haver empilhamento de camadas do mesmo tipo, ou mesmo desrespeito na ordem de empilhamento.

26 Distinção entre LAN e WAN Arquitetura TCP/IP Modelo em Camadas Conclusão Neste capítulo observamos três conceitos principais: Primeiro, a distinção entre as tecnologias para construção de redes LAN e WAN. Vimos que ambas as redes se interligam, mas diferem na estratégia de endereçamento de hosts e encaminhamento de pacotes. Segundo, vimos que a arquitetura TCP/IP é independente da tecnologia adotada para transmissão dos quadros, e introduz dois níveis de endereçamento: o IP que permite endereçar redes, e as portas que permite endereçar processos. Os protocolos de aplicação, por sua vez, fornecem uma padronização entre as mensagens trocadas entre clientes e servidores, a fim de permitir a inter-operação entre produtos de fabricantes diferentes. Finalmente, o modelo em camadas oferece define uma estratégia comuns a várias tecnologias de transmissão, inclusive o TCP/IP. Idealmente, o modelo em camadas define que protocolos de mesma camada são concorrentes (não são usados ao mesmo tempo), e protocolos de camadas distintas são complementares (seus cabeçalhos podem ser empilhados).

Modelo em Camadas Arquitetura TCP/IP/Ethernet. Edgard Jamhour

Modelo em Camadas Arquitetura TCP/IP/Ethernet. Edgard Jamhour Modelo em Camadas Arquitetura TCP/IP/Ethernet Edgard Jamhour Ethernet não-comutada (CSMA-CD) A Ethernet não-comutada baseia-se no princípio de comunicação com broadcast físico. a b TIPO DADOS (até 1500

Leia mais

Introdução Introduç ão Rede Rede TCP/IP Roteame Rotea nto nto CIDR

Introdução Introduç ão Rede Rede TCP/IP Roteame Rotea nto nto CIDR Introdução as Redes TCP/IP Roteamento com CIDR LAN = Redes de Alcance Local Exemplo: Ethernet II não Comutada Barramento = Broadcast Físico Transmitindo ESCUTANDO ESCUTANDO A quadro B C B A. DADOS CRC

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores. Elementos de Redes Locais

Fundamentos de Redes de Computadores. Elementos de Redes Locais Fundamentos de Redes de Computadores Elementos de Redes Locais Contexto Implementação física de uma rede de computadores é feita com o auxílio de equipamentos de interconexão (repetidores, hubs, pontos

Leia mais

MÓDULO 8 Modelo de Referência TCP/IP

MÓDULO 8 Modelo de Referência TCP/IP MÓDULO 8 Modelo de Referência TCP/IP A internet é conhecida como uma rede pública de comunicação de dados com o controle totalmente descentralizado, utiliza para isso um conjunto de protocolos TCP e IP,

Leia mais

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Nome dos Alunos

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Nome dos Alunos Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour Nome dos Alunos Cenário 1: Considere a seguinte topologia de rede IPB 210.0.0.1/24 IPA 10.0.0.5/30 220.0.0.1\24 4 5 3 1 IPC 10.0.0.9/30 REDE B

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

Aula 4. Pilha de Protocolos TCP/IP:

Aula 4. Pilha de Protocolos TCP/IP: Aula 4 Pilha de Protocolos TCP/IP: Comutação: por circuito / por pacotes Pilha de Protocolos TCP/IP; Endereçamento lógico; Encapsulamento; Camada Internet; Roteamento; Protocolo IP; Classes de endereços

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Hubs. Pontes (Bridges) Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Hubs. Pontes (Bridges) Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN: gerente de um determinado setor de uma empresa

Leia mais

Aula 6 Modelo de Divisão em Camadas TCP/IP

Aula 6 Modelo de Divisão em Camadas TCP/IP Aula 6 Modelo de Divisão em Camadas TCP/IP Camada Conceitual APLICATIVO TRANSPORTE INTER-REDE INTERFACE DE REDE FÍSICA Unidade de Dados do Protocolo - PDU Mensagem Segmento Datagrama /Pacote Quadro 01010101010100000011110

Leia mais

Protocolo Ethernet e Dispositivos de Interconexão de LANs

Protocolo Ethernet e Dispositivos de Interconexão de LANs Protocolo Ethernet e Dispositivos de Interconexão de LANs Prof. Rafael Guimarães Redes de Alta Velocidade Tópico 4 - Aula 1 Tópico 4 - Aula 1 Rafael Guimarães 1 / 31 Sumário Sumário 1 Motivação 2 Objetivos

Leia mais

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE 1/5 PROTOCOLOS DE O Modelo OSI O OSI é um modelo usado para entender como os protocolos de rede funcionam. Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores, a ISO (International Standards Organization)

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br Redes de Computadores Prof. André Y. Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br Open Systems Interconnection Modelo OSI No início da utilização das redes de computadores, as tecnologias utilizadas para a comunicação

Leia mais

Protocolos de Redes Revisão para AV I

Protocolos de Redes Revisão para AV I Protocolos de Redes Revisão para AV I 01 Aula Fundamentos de Protocolos Conceituar protocolo de rede; Objetivos Compreender a necessidade de um protocolo de rede em uma arquitetura de transmissão entre

Leia mais

Rede de Computadores

Rede de Computadores Escola de Ciências e Tecnologia UFRN Rede de Computadores Prof. Aquiles Burlamaqui Nélio Cacho Luiz Eduardo Eduardo Aranha ECT1103 INFORMÁTICA FUNDAMENTAL Manter o telefone celular sempre desligado/silencioso

Leia mais

O modelo ISO/OSI (Tanenbaum,, 1.4.1)

O modelo ISO/OSI (Tanenbaum,, 1.4.1) Cenário das redes no final da década de 70 e início da década de 80: Grande aumento na quantidade e no tamanho das redes Redes criadas através de implementações diferentes de hardware e de software Incompatibilidade

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br - Aula Complementar - EQUIPAMENTOS DE REDE 1. Repetidor (Regenerador do sinal transmitido) É mais usado nas topologias estrela e barramento. Permite aumentar a extensão do cabo e atua na camada física

Leia mais

Capítulo 6 - Protocolos e Roteamento

Capítulo 6 - Protocolos e Roteamento Capítulo 6 - Protocolos e Roteamento Prof. Othon Marcelo Nunes Batista Mestre em Informática 1 de 53 Roteiro (1 / 2) O Que São Protocolos? O TCP/IP Protocolos de Aplicação Protocolos de Transporte Protocolos

Leia mais

Professor: Gládston Duarte

Professor: Gládston Duarte Professor: Gládston Duarte INFRAESTRUTURA FÍSICA DE REDES DE COMPUTADORES Computador Instalação e configuração de Sistemas Operacionais Windows e Linux Arquiteturas físicas e lógicas de redes de computadores

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

Redes de Computadores Modelo de referência TCP/IP. Prof. MSc. Hugo Souza

Redes de Computadores Modelo de referência TCP/IP. Prof. MSc. Hugo Souza Redes de Computadores Modelo de referência TCP/IP Prof. MSc. Hugo Souza É uma pilha de protocolos de comunicação formulada em passos sequenciais de acordo com os serviços subsequentes das camadas pela

Leia mais

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet:

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet: Comunicação em uma rede Ethernet A comunicação em uma rede local comutada ocorre de três formas: unicast, broadcast e multicast: -Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado

Leia mais

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET 2010/2011 1 Protocolo TCP/IP É um padrão de comunicação entre diferentes computadores e diferentes sistemas operativos. Cada computador deve

Leia mais

Centro Tecnológico de Eletroeletrônica César Rodrigues. Atividade Avaliativa

Centro Tecnológico de Eletroeletrônica César Rodrigues. Atividade Avaliativa 1ª Exercícios - REDES LAN/WAN INSTRUTOR: MODALIDADE: TÉCNICO APRENDIZAGEM DATA: Turma: VALOR (em pontos): NOTA: ALUNO (A): 1. Utilize 1 para assinalar os protocolos que são da CAMADA DE REDE e 2 para os

Leia mais

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP. Modelo Arquitetural

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP. Modelo Arquitetural Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Modelo Arquitetural Motivação Realidade Atual Ampla adoção das diversas tecnologias de redes de computadores Evolução das tecnologias de comunicação Redução dos

Leia mais

REDES COMPONENTES DE UMA REDE

REDES COMPONENTES DE UMA REDE REDES TIPOS DE REDE LAN (local area network) é uma rede que une os micros de um escritório, prédio, ou mesmo um conjunto de prédios próximos, usando cabos ou ondas de rádio. WAN (wide area network) interliga

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES Tecnologias de Rede Topologias Tipos de Arquitetura Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 REDES LOCAIS LAN -

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Conteúdo 1 Topologia de Redes 5 Escalas 5 Topologia em LAN s e MAN s 6 Topologia em WAN s 6 2 Meio Físico 7 Cabo Coaxial 7 Par Trançado 7 Fibra Óptica 7 Conectores 8 Conector RJ45 ( Par trançado ) 9 Conectores

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br - Aula 2 - MODELO DE REFERÊNCIA TCP (RM TCP) 1. INTRODUÇÃO O modelo de referência TCP, foi muito usado pela rede ARPANET, e atualmente usado pela sua sucessora, a Internet Mundial. A ARPANET é de grande

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES camadas do Modelo de Referência ISO/OSI Pilha de Protocolos TCP Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 Camadas

Leia mais

09/06/2011. Profª: Luciana Balieiro Cosme

09/06/2011. Profª: Luciana Balieiro Cosme Profª: Luciana Balieiro Cosme Revisão dos conceitos gerais Classificação de redes de computadores Visão geral sobre topologias Topologias Barramento Anel Estrela Hibridas Árvore Introdução aos protocolos

Leia mais

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Sobre a arquitetura Ethernet Camadas da arquitetura Ethernet Topologias para redes Ethernet IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 É a arquitetura mais comum em redes locais

Leia mais

Prof. Marcelo Cunha Parte 5 www.marcelomachado.com

Prof. Marcelo Cunha Parte 5 www.marcelomachado.com Prof. Marcelo Cunha Parte 5 www.marcelomachado.com Criado em 1974 Protocolo mais utilizado em redes locais Protocolo utilizado na Internet Possui arquitetura aberta Qualquer fabricante pode adotar a sua

Leia mais

1 Redes de Computadores - TCP/IP Luiz Arthur

1 Redes de Computadores - TCP/IP Luiz Arthur 1 Redes de Computadores - TCP/IP Luiz Arthur TCP/IP O protocolo TCP/IP atualmente é o protocolo mais usado no mundo. Isso se deve a popularização da Internet, a rede mundial de computadores, já que esse

Leia mais

Comunicando através da rede

Comunicando através da rede Comunicando através da rede Fundamentos de Rede Capítulo 2 1 Estrutura de Rede Elementos de comunicação Três elementos comuns de comunicação origem da mensagem o canal destino da mensagem Podemos definir

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES REDE DE COMPUTADORES Tipos de classificação das redes de acordo com sua topologia Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 Ao longo da historia das redes, varias topologias foram

Leia mais

Veja abaixo um exemplo de um endereço IP de 32 bits: 10000011 01101011 00010000 11001000

Veja abaixo um exemplo de um endereço IP de 32 bits: 10000011 01101011 00010000 11001000 4 Camada de Rede: O papel da camada de rede é transportar pacotes de um hospedeiro remetente a um hospedeiro destinatário. Para fazê-lo, duas importantes funções da camada de rede podem ser identificadas:

Leia mais

Revisão. 1.1 Histórico 1.2 Protocolo 1.3 Classificação 1.4 Lan 1.5 Wan

Revisão. 1.1 Histórico 1.2 Protocolo 1.3 Classificação 1.4 Lan 1.5 Wan Tecnologia Revisão 1.1 Histórico 1.2 Protocolo 1.3 Classificação 1.4 Lan 1.5 Wan Comunicação de Dados As redes de computadores surgiram com a necessidade de trocar informações, onde é possível ter acesso

Leia mais

COMPONENTES BÁSICOS DE

COMPONENTES BÁSICOS DE COMPONENTES BÁSICOS DE REDES 2ºPARTE Prof. Me. Hélio Esperidião SWITCH O SWITCH opera de forma mais inteligente. Ele analisa os pacotes de dados que chegam a ele e descobre os endereços de origem e destino.

Leia mais

Equipamentos de Rede. Prof. Sérgio Furgeri 1

Equipamentos de Rede. Prof. Sérgio Furgeri 1 Equipamentos de Rede Repetidor (Regenerador do sinal transmitido)* Mais usados nas topologias estrela e barramento Permite aumentar a extensão do cabo Atua na camada física da rede (modelo OSI) Não desempenha

Leia mais

Tecnologia e Infraestrutura. Conceitos de Redes

Tecnologia e Infraestrutura. Conceitos de Redes Tecnologia e Infraestrutura Conceitos de Redes Agenda Introdução às Tecnologias de Redes: a) Conceitos de redes (LAN, MAN e WAN); b) Dispositivos (Hub, Switch e Roteador). Conceitos e tipos de Mídias de

Leia mais

Arquitetura de Redes de Computadores. Bruno Silvério Costa

Arquitetura de Redes de Computadores. Bruno Silvério Costa Arquitetura de Redes de Computadores Bruno Silvério Costa Projeto que descreve a estrutura de uma rede de computadores, apresentando as suas camadas funcionais, as interfaces e os protocolos usados para

Leia mais

Revisão. Karine Peralta karine.peralta@pucrs.br

Revisão. Karine Peralta karine.peralta@pucrs.br Revisão Karine Peralta Agenda Revisão Evolução Conceitos Básicos Modelos de Comunicação Cliente/Servidor Peer-to-peer Arquitetura em Camadas Modelo OSI Modelo TCP/IP Equipamentos Evolução... 50 60 1969-70

Leia mais

Fernando Albuquerque - fernando@cic.unb.br REDES LAN - WAN. Fernando Albuquerque (061) 273-3589 fernando@cic.unb.br

Fernando Albuquerque - fernando@cic.unb.br REDES LAN - WAN. Fernando Albuquerque (061) 273-3589 fernando@cic.unb.br REDES LAN - WAN Fernando Albuquerque (061) 273-3589 fernando@cic.unb.br Tópicos Modelos Protocolos OSI e TCP/IP Tipos de redes Redes locais Redes grande abrangência Redes metropolitanas Componentes Repetidores

Leia mais

Unidade 3 Visão Geral de Equipamentos de Rede

Unidade 3 Visão Geral de Equipamentos de Rede Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Redes de Computadores Disciplina: Redes de Computadores Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 3 Visão Geral de Equipamentos de Rede 2 Repetidor

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES Tecnologias de Rede Arquitetura Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 A arquitetura de redes tem como função

Leia mais

Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose)

Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose) Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose) 1. Quais são os tipos de redes de computadores e qual a motivação para estudá-las separadamente? Lan (Local Area Networks) MANs(Metropolitan Area Networks) WANs(Wide

Leia mais

Rede d s d e d Com o pu p t u ado d r o es Conceitos Básicos M d o e d los o de d Re R de d s:

Rede d s d e d Com o pu p t u ado d r o es Conceitos Básicos M d o e d los o de d Re R de d s: Tecnologia em Redes de Computadores Redes de Computadores Professor: André Sobral e-mail: alsobral@gmail.com Conceitos Básicos Modelos de Redes: O O conceito de camada é utilizado para descrever como ocorre

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

Capítulo 9 - Conjunto de Protocolos TCP/IP e Endereçamento. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página

Capítulo 9 - Conjunto de Protocolos TCP/IP e Endereçamento. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página Capítulo 9 - Conjunto de Protocolos TCP/IP e Endereçamento IP 1 História e Futuro do TCP/IP O modelo de referência TCP/IP foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD). O DoD exigia

Leia mais

Unidade 2.1 Modelos de Referência

Unidade 2.1 Modelos de Referência Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Redes de Computadores Disciplina: Redes de Computadores Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 2.1 Modelos de Referência 2 Bibliografia da disciplina

Leia mais

Subcamada MAC. O Controle de Acesso ao Meio

Subcamada MAC. O Controle de Acesso ao Meio Subcamada MAC O Controle de Acesso ao Meio Métodos de Acesso ao Meio As implementações mais correntes de redes locais utilizam um meio de transmissão que é compartilhado por todos os nós. Quando um nó

Leia mais

Roteamento e Comutação

Roteamento e Comutação Roteamento e Comutação A camada de enlace, cujo protocolo é utilizado para transportar um datagrama por um enlace individual, define o formato dos pacotes trocados entre os nós nas extremidades, bem como

Leia mais

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Motivação Camadas do modelo OSI Exemplos de protocolos IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 Para que dois ou mais computadores possam se comunicar, é necessário que eles

Leia mais

switches LAN (rede de comunicação local)

switches LAN (rede de comunicação local) O funcionamento básico de uma rede depende de: nós (computadores) um meio de conexão (com ou sem fios) equipamento de rede especializado, como roteadores ou hubs. Todas estas peças trabalham conjuntamente

Leia mais

Redes. Pablo Rodriguez de Almeida Gross

Redes. Pablo Rodriguez de Almeida Gross Redes Pablo Rodriguez de Almeida Gross Conceitos A seguir serão vistos conceitos básicos relacionados a redes de computadores. O que é uma rede? Uma rede é um conjunto de computadores interligados permitindo

Leia mais

Unidade 2.1 Modelos de Referência. Bibliografia da disciplina. Modelo OSI. Modelo OSI. Padrões 18/10/2009

Unidade 2.1 Modelos de Referência. Bibliografia da disciplina. Modelo OSI. Modelo OSI. Padrões 18/10/2009 Faculdade INED Unidade 2.1 Modelos de Referência Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Fundamentos de Redes Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 2 Bibliografia da disciplina Bibliografia

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 2. TCP/IP i. Fundamentos ii. Camada de Aplicação iii. Camada de Transporte iv. Camada de Internet v. Camada de Interface

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação. Euber Chaia Cotta e Silva

Tecnologia da Informação e Comunicação. Euber Chaia Cotta e Silva Tecnologia da Informação e Comunicação Euber Chaia Cotta e Silva Redes e a Internet Conceitos Básicos 01 Para que você possa entender o que é e como funciona a Internet é necessário primeiro compreender...

Leia mais

Arquiteturas de Rede. Prof. Leonardo Barreto Campos

Arquiteturas de Rede. Prof. Leonardo Barreto Campos Arquiteturas de Rede 1 Sumário Introdução; Modelo de Referência OSI; Modelo de Referência TCP/IP; Bibliografia. 2/30 Introdução Já percebemos que as Redes de Computadores são bastante complexas. Elas possuem

Leia mais

Protocolo. O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta

Protocolo. O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta Protocolo O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta Máquina: Definem os formatos, a ordem das mensagens enviadas e recebidas pelas entidades de rede e as ações a serem tomadas

Leia mais

A máscara de sub-rede pode ser usada para dividir uma rede existente em "sub-redes". Isso pode ser feito para:

A máscara de sub-rede pode ser usada para dividir uma rede existente em sub-redes. Isso pode ser feito para: Fundamentos: A máscara de pode ser usada para dividir uma rede existente em "s". Isso pode ser feito para: 1) reduzir o tamanho dos domínios de broadcast (criar redes menores com menos tráfego); 2) para

Leia mais

Segurança de redes com Linux. Everson Scherrer Borges Willen Borges de Deus

Segurança de redes com Linux. Everson Scherrer Borges Willen Borges de Deus Segurança de redes com Linux Everson Scherrer Borges Willen Borges de Deus Segurança de Redes com Linux Protocolo TCP/UDP Portas Endereçamento IP Firewall Objetivos Firewall Tipos de Firewall Iptables

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com - Aula Complementar - MODELO DE REFERÊNCIA OSI Este modelo se baseia em uma proposta desenvolvida pela ISO (International Standards Organization) como um primeiro passo em direção a padronização dos protocolos

Leia mais

ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL. Thiago de Almeida Correia

ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL. Thiago de Almeida Correia ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL Thiago de Almeida Correia São Paulo 2011 1. Visão Geral Em uma rede de computadores local, os hosts se enxergam através de dois endereços, sendo um deles o endereço Internet

Leia mais

Equipamentos de rede. Repetidores. Repetidores. Prof. Leandro Pykosz Leandro@sulbbs.com.br

Equipamentos de rede. Repetidores. Repetidores. Prof. Leandro Pykosz Leandro@sulbbs.com.br 1 Equipamentos de rede Prof. Leandro Pykosz Leandro@sulbbs.com.br Repetidores É o dispositivo responsável por ampliar o tamanho máximo do cabeamento de rede; Como o nome sugere, ele repete as informações

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Introdução a Microinformática Turma H Redes e Internet Giordane Lima Porque ligar computadores em Rede? Compartilhamento de arquivos; Compartilhamento de periféricos; Mensagens

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES 09/2013 Cap.3 Protocolo TCP e a Camada de Transporte 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia básica. Os professores

Leia mais

Redes de Computadores II

Redes de Computadores II Redes de Computadores II UDP Prof: Ricardo Luís R. Peres Tem como objetivo prover uma comunicação entre dois processos de uma mesma sessão que estejam rodando em computadores dentro da mesma rede ou não.

Leia mais

Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani

Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani Redes de Dados e Comunicações Prof.: Fernando Ascani Conceito de Redes Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores

Leia mais

Capítulo 4 - Roteamento e Roteadores

Capítulo 4 - Roteamento e Roteadores Capítulo 4 - Roteamento e Roteadores 4.1 - Roteamento Roteamento é a escolha do módulo do nó de origem ao nó de destino por onde as mensagens devem transitar. Na comutação de circuito, nas mensagens ou

Leia mais

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Segundo Bimestre

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Segundo Bimestre Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour Segundo Bimestre Exercicio 1: Considere a seguinte configuração de rede estruturada em VLANs 220.0.0.2/24 C VLAN 2 B VLAN 1 A VLAN 1 VLAN 1,2,3

Leia mais

Evolução na Comunicação de

Evolução na Comunicação de Evolução na Comunicação de Dados Invenção do telégrafo em 1838 Código Morse. 1º Telégrafo Código Morse Evolução na Comunicação de Dados A evolução da comunicação através de sinais elétricos deu origem

Leia mais

Redes Locais. Prof. Luiz Carlos B. Caixeta Ferreira

Redes Locais. Prof. Luiz Carlos B. Caixeta Ferreira Redes Locais. Prof. Luiz Carlos B. Caixeta Ferreira 5. Ethernet 5.1 Introdução 5.2 LLC (Logical Link Control) 5.3 MAC (Media Access Control) 5.4 Sistemas de Endereçamento 5.5 Quadros Ethernet 5.6 Codificação

Leia mais

TOPOLOGIAS. Em redes de computadores modernos a transmissão de dados não ocorre através de bits contínuos.

TOPOLOGIAS. Em redes de computadores modernos a transmissão de dados não ocorre através de bits contínuos. TOPOLOGIAS Fundamentos de Redes Prof. Marcel Santos Silva Pacotes Em redes de computadores modernos a transmissão de dados não ocorre através de bits contínuos. Os dados são divididos em pequenos blocos

Leia mais

Camadas da Arquitetura TCP/IP

Camadas da Arquitetura TCP/IP Camadas da Arquitetura TCP/IP A arquitetura TCP/IP divide o processo de comunicação em quatro camadas. Em cada camada atuam determinados protocolos que interagem com os protocolos das outas camadas desta

Leia mais

Redes de Computadores II INF-3A

Redes de Computadores II INF-3A Redes de Computadores II INF-3A 1 ROTEAMENTO 2 Papel do roteador em uma rede de computadores O Roteador é o responsável por encontrar um caminho entre a rede onde está o computador que enviou os dados

Leia mais

Curso: Tec. Em Sistemas Para Internet 1 semestre Redes de Computadores Memória de Aula 10. Prof. Moises P. Renjiffo

Curso: Tec. Em Sistemas Para Internet 1 semestre Redes de Computadores Memória de Aula 10. Prof. Moises P. Renjiffo Curso: Tec. Em Sistemas Para Internet 1 semestre Redes de Computadores Memória de Aula 10 1) Repetidor. Em informática, repetidor é um equipamento utilizado para interligação de redes idênticas, pois eles

Leia mais

RCO2. LANs, MANs e WANs Visão geral

RCO2. LANs, MANs e WANs Visão geral RCO2 LANs, MANs e WANs Visão geral 1 LAN, MAN e WAN Classificação quanto a alcance, aplicação e tecnologias Distâncias: WAN: : distâncias arbitrariamente longas MAN: : distâncias médias (urbanas) LAN:

Leia mais

Topologia de rede Ligação Ponto-a-Ponto

Topologia de rede Ligação Ponto-a-Ponto TIPOS DE REDE Tipos de Redes Locais (LAN - Local Area Network), Redes Metropolitanas (MAN - Metropolitan Area Network) e Redes Remotas (WAN - Wide Area Network). Redes que ocupam um pequeno espaço geográfico

Leia mais

Capítulo 7 CAMADA DE TRANSPORTE

Capítulo 7 CAMADA DE TRANSPORTE Capítulo 7 CAMADA DE TRANSPORTE INTRODUÇÃO (KUROSE) A Camada de Rede é uma peça central da arquitetura de rede em camadas A sua função é a de fornecer serviços de comunicação diretamente aos processos

Leia mais

ARP. Tabela ARP construída automaticamente. Contém endereço IP, endereço MAC e TTL

ARP. Tabela ARP construída automaticamente. Contém endereço IP, endereço MAC e TTL ARP Protocolo de resolução de endereços (Address Resolution Protocol) Descrito na RFC 826 Faz a tradução de endereços IP para endereços MAC da maioria das redes IEEE 802 Executado dentro da sub-rede Cada

Leia mais

MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY SLOAN SCHOOL OF MANAGEMENT. Fatores Tecnológicos, Estratégicos e Organizacionais

MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY SLOAN SCHOOL OF MANAGEMENT. Fatores Tecnológicos, Estratégicos e Organizacionais MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY SLOAN SCHOOL OF MANAGEMENT 15.565 Integração de Sistemas de Informação: Fatores Tecnológicos, Estratégicos e Organizacionais 15.578 Sistemas de Informação Global:

Leia mais

AULA 01 INTRODUÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira REDES DE COMPUTADORES Engenharia de Computação

AULA 01 INTRODUÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira REDES DE COMPUTADORES Engenharia de Computação AULA 01 INTRODUÇÃO Eduardo Camargo de Siqueira REDES DE COMPUTADORES Engenharia de Computação CONCEITO Dois ou mais computadores conectados entre si permitindo troca de informações, compartilhamento de

Leia mais

Equipamentos de Redes. Professor Leonardo Larback

Equipamentos de Redes. Professor Leonardo Larback Equipamentos de Redes Professor Leonardo Larback Componentes de Expansão e Segmentação Pontos de rede localizados à distâncias maiores que o limite estabelecido pela mídia utilizada, o aumento no número

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 02. Prof. Gabriel Silva

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 02. Prof. Gabriel Silva FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede AULA 02 Prof. Gabriel Silva Temas da Aula de Hoje: Revisão da Aula 1. Redes LAN e WAN. Aprofundamento nos Serviços de

Leia mais

Capítulo 7 CAMADA DE TRANSPORTE

Capítulo 7 CAMADA DE TRANSPORTE Capítulo 7 CAMADA DE TRANSPORTE SERVIÇO SEM CONEXÃO E SERVIÇO ORIENTADO À CONEXÃO Serviço sem conexão Os pacotes são enviados de uma parte para outra sem necessidade de estabelecimento de conexão Os pacotes

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

Sumário. Topologias de rede. Topologias Físicas. Topologia Física: Barramento 10/07/2015. Introdução as Redes

Sumário. Topologias de rede. Topologias Físicas. Topologia Física: Barramento 10/07/2015. Introdução as Redes Técnico em Informática 4º Int. Redes de Computadores Fabricio A. Steinmacher Sumário Topologias Físicas e Lógicas; Equipamentos para LAN Modelo OSI Introdução as Redes Topologia física Topologias de rede

Leia mais

Protocolo TCP/IP. Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados:

Protocolo TCP/IP. Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados: Protocolo TCP/IP Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados: Número IP Máscara de sub-rede O Número IP é um número no seguinte formato: x.y.z.w Não podem existir

Leia mais

Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores

Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Organização Diego M. Rodrigues (diego@drsolutions.com.br) 1. Introdução Com o intuito de auxiliar clientes da drsolutions na compra de equipamentos

Leia mais

prof.edney@superig.com.br Redes de Computadores

prof.edney@superig.com.br Redes de Computadores prof.edney@superig.com.br Redes de Computadores Apresentação do professor, da disciplina, dos métodos de avaliação, das datas de trabalhos e provas; introdução a redes de computadores; protocolo TCP /

Leia mais

Disciplina Fundamentos de Redes. Introdução ao Endereço IP. Professor Airton Ribeiro de Sousa Outubro de 2014

Disciplina Fundamentos de Redes. Introdução ao Endereço IP. Professor Airton Ribeiro de Sousa Outubro de 2014 Disciplina Fundamentos de Redes Introdução ao Endereço IP 1 Professor Airton Ribeiro de Sousa Outubro de 2014 PROTOCOLO TCP - ARQUITETURA Inicialmente para abordamos o tema Endereço IP, é necessário abordar

Leia mais

Software de rede e Modelo OSI André Proto UNESP - São José do Rio Preto andre.proto@sjrp.unesp.br O que será abordado Hierarquias de protocolos (camadas) Questões de projeto relacionadas às camadas Serviços

Leia mais

Módulo 8 Ethernet Switching

Módulo 8 Ethernet Switching CCNA 1 Conceitos Básicos de Redes Módulo 8 Ethernet Switching Comutação Ethernet 2 Segmentação de Redes Numa Ethernet o meio de transmissão é compartilhado Só um nó pode transmitir de cada vez. O aumento

Leia mais

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas MÓDULO 5 Tipos de Redes 5.1 LAN s (Local Area Network) Redes Locais As LAN s são pequenas redes, a maioria de uso privado, que interligam nós dentro de pequenas distâncias, variando entre 1 a 30 km. São

Leia mais

Sistemas Distribuídos Capítulos 3 e 4 - Aula 4

Sistemas Distribuídos Capítulos 3 e 4 - Aula 4 Sistemas Distribuídos Capítulos 3 e 4 - Aula 4 Aula passada Threads Threads em SDs Processos Clientes Processos Servidores Aula de hoje Clusters de Servidores Migração de Código Comunicação (Cap. 4) Fundamentos

Leia mais

Equipamentos de Redes. Placas de Rede, Repetidores, Hubs, Pontes,, Switches, Roteadores, Gateways

Equipamentos de Redes. Placas de Rede, Repetidores, Hubs, Pontes,, Switches, Roteadores, Gateways Equipamentos de Redes Placas de Rede, Repetidores, Hubs, Pontes,, Switches, Roteadores, Gateways Placas de Rede Placas de Rede Preparação dos quadros para que possam ser enviados pelos cabos. A placa de

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br

FACULDADE PITÁGORAS. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE REDES REDES DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Material elaborado com base nas apresentações

Leia mais

Serviço de datagrama não confiável Endereçamento hierárquico. Facilidade de fragmentação e remontagem de pacotes

Serviço de datagrama não confiável Endereçamento hierárquico. Facilidade de fragmentação e remontagem de pacotes IP Os endereços IP são números com 32 bits, normalmente escritos como quatro octetos (em decimal), por exemplo 128.6.4.7. A primeira parte do endereço identifica uma rede especifica na interrede, a segunda

Leia mais