Computação em Nuvem: Desafios, Tecnologias e Panorama do Mercado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Computação em Nuvem: Desafios, Tecnologias e Panorama do Mercado"

Transcrição

1 Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery - ISSN Curso de Sistemas de Informação-N. 17, JUL/DEZ 2014 Computação em Nuvem: Desafios, Tecnologias e Panorama do Mercado David Guedes, Diego Trepim *, Diogo Marques *, Thiago Lima *, Sônia C. de Jesus **, Katia C. L. dos Santos ** RESUMO Com a popularização do acesso à Internet associado à necessidade imperativa em estar sempre conectado, torna-se preponderante o uso de armazenamento na nuvem tanto para aplicações corporativas quanto para entretenimento. Comumente utilizada de forma incorreta, o objetivo da computação em nuvem é atender a essa demanda crescente a partir de múltiplos dispositivos de acesso. A partir desse cenário, o conhecimento das tecnologias, desafios e o panorama de mercado é o tema desse artigo. PALAVRAS-CHAVE: Chrome OS, Infraestrutura, Serviço, Plataforma, Disponibilidade. ABSTRACT Commonly used in an incorrect manner, the concept of cloud computing aims to meet this growing demand from multiple access devices. From this scenario, the knowledge of the technologies, challenges and the viewpoint of the cloud computing market is the subject of this paper. KEYWORDS: Chrome OS, Infrastructure, Service, Platform, Availability. Graduandos da Faculdade Metodista Granbery dvdguedes@gmail.com, diegotrepim@gmail.com, diogo.bergson.marques@gmail.com, thiagoat.lima1985@gmail.com Professoras da Faculdade Metodista Granbery scjesus@granbery.edu.br, katia.lage@gmail.com

2 1 INTRODUÇÃO A computação em nuvem, do inglês cloud computing, baseia-se no armazenamento lógico de dados (lado cliente), sem a dependência de infraestrutura para tal, isentando o uso de dispositivos físicos, tais como dispositivos removíveis, (pendrive ou disco rígido externo), sendo feito então em rede (ARMBRUST, 2009). Devido às reduções de custo com hardwares, a computação em nuvem tende a ser mais vantajosa economicamente. Utiliza-se o conceito de nuvem, pois a estrutura de rede e os serviços prestados (hardware, software e serviços em geral) são reunidos em um grande sistema, os quais não precisam ser conhecidos pelo usuário, justificando tal nomenclatura. São chamados de Data Center (central de dados), que podem ser alterados e atualizados com grande facilidade por seus gestores. Cloud computing não é uma inovação tecnológica, pois se baseia em diversas tecnologias já existentes, como a Arquitetura Orientada a Serviço (Service Oriented Architecture - SOA), virtualização e Computação em Grid (Grid Computing) (KONDO, 2009), mas é uma verdadeira ruptura na maneira de se gerenciar e entregar produtos e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Na computação em nuvem não é necessário se ater em velocidade de execução de máquinas, os gigahetz (GHz) de processadores, porque não me interessa mais saber onde meus aplicativos vão rodar. A escolha da plataforma de execução vai se deslocar de caraterísticas técnicas para variáveis como custo, nível de segurança, disponibilidade, confiabilidade e privacidade, e, importante, a largura de banda do provedor. E tudo isso feito por atendimento por demanda de serviço (self-service), por meio de um portal. Em termos de mercado, várias empresas líderes em outros setores como Microsoft, Google e IBM oferecem os serviços na nuvem. Entretanto, conforme levantamento realizado em 2014 com empresas de destaque no cenário mundial, o grupo Gartner posicionou uma empresa de atuação exclusiva em serviços na nuvem como a líder. Conforme apresentado na Figura 1, a Amazon Web Services (AWS) foi classificada como a empresa com a maior abrangência de visão e a maior capacidade de execução (BABCOCK, 2014). Foram avaliados dois aspectos, determinados pelos eixos X e Y, respectivamente: visão completa dos serviços ofertados e habilidade em realizar os serviços. As empresas que estão posicionadas no quadrante superior à direita são aquelas que se destacam sobre os dois enfoques. Além da AWS, a Microsoft e a CenturyLink assumiram a segunda e terceira posições, respectivamente.

3 Figura 1: Gartner's Magic Quadrant 2014 for cloud: winners & losers Fonte: (LEONG et al, 2014) Este trabalho está organizado da seguinte forma. Na seção 2 são apresentadas algumas das principais características que definem um sistema de computação em nuvem. Na seção 3 são apresentadas as arquiteturas disponíveis. A partir das aplicações possíveis de produtos e serviços em nuvem, na seção 4 são apresentadas as vantagens e desvantagens na adoção destas tecnologias. As seções 5, 6 e 7 apresentam algumas das principais tecnologias disponíveis e adotadas a nível mundial e em específico no Brasil. A última seção traz algumas considerações finais frente ao levantamento realizado.

4 2 CARACTERIZANDO A COMPUTAÇÃO EM NUVEM Podemos destacar algumas das principais características do modelo de computação em nuvem, que a difere do modelo comumente conhecido. São elas: a ilusão da disponibilidade de recursos infinitos, ilimitados, a eliminação de um comprometimento com antecedência por parte dos usuários, a elasticidade e a habilidade de pagar pelo uso dos recursos à medida que eles são utilizados (CHAPPELL, 2008). Abaixo são definidas tais características: A ilusão da disponibilidade de recursos infinitos, ilimitados: confere ao usuário a ilusão de que possui completo controle sobre a internet e seus serviços. A eliminação de um comprometimento com antecedência por parte dos usuários: um conceito que explica bem tal característica é a escalabilidade, que consiste no aumento ou diminuição de hardware dedicado e fornecido pelos centros de dados (data centers) de acordo com a demanda exigida pelo usuário. Por exemplo: uma central de chamadas que necessita ampliar suas ilhas de trabalho e que anteriormente possuía um determinado número de postos terá que aumentar o quantitativo de atendentes tanto quanto for necessário aumentar o de máquinas. Consecutivamente, torna-se necessário um serviço de Computação em Nuvem mais robusto, que ofereça um hardware compatível com o serviço buscado. A habilidade de pagar pelo uso dos recursos à medida que eles são utilizados: a liberação de recursos para o usuário é feita de acordo com que são pagos e utilizados, nasce então o conceito de pagar pelo uso (pay-per-use), onde só é cobrado aquilo que realmente é utilizado, fazendo com que o tráfego de dados entre nuvem e cliente flua de forma mais limpa e mais rápida. A elasticidade é a capacidade do ambiente computacional da nuvem aumentar ou diminuir de forma automática os recursos computacionais, tanto cresce quanto diminui a capacidade ofertada. É vista de forma diferente pelo consumidor de serviços e pelo provedor dos serviços. O usuário visualiza apenas a interface, interage com a nuvem pelo portal de acesso, já o provedor coloca em operação toda a parafernália tecnológica que faz a elasticidade acontecer, esse conceito é exemplificado na Figura 2 a seguir, onde nos mostra o ambiente atual e o ambiente onde é aplicada a computação em nuvem. Há uma diferença também quando ela aparece em nuvens públicas ou privadas.

5 Figura 2 - Os ganhos para as empresas com a implementação do modelo de Cloud Computing Fonte: (CLOSS, 2009) 3 ARQUITETURA E OS TIPOS DE NUVEM A arquitetura computacional baseia-se no conjunto de métodos e personagens que, interagindo de forma sistemática formam o serviço como um todo. A Computação em Nuvem possui em sua estrutura três camadas, a serem detalhadas a seguir. 3.1 Arquitetura A Computação em Nuvem possui três camadas, cada uma com uma função que a difere das demais, mas que juntas propiciam o serviço ao usuário (CHIRIGATI, 2009). A camada mais baixa é a de infraestrutura da nuvem, ou Prestadores de Infraestrutura. Neste nível encontram-se todos os equipamentos necessários para armazenamento e também os serviços de rede. È constituída de data centers, desktops e grandes servidores.

6 Acima desta camada temos os Prestadores dos Serviços, onde as atenções estão voltadas para a Plataforma. São executados trabalhos como Manutenção e Desenvolvimento de Aplicações. E por fim temos a camada dos Usuários dos Serviços. Por ser a camada de mais alto nível de abstração, é a que apresenta a função em fase final. Nela encontram-se as aplicações como serviço. É de fato aquilo que o usuário vê quando o utiliza. A figura 3 abaixo ilustra esse conceito de camadas. Figura 3 - Camadas da Cloud Computing Fonte: (CHIRIGATI, 2009) Como foi dito anteriormente, o serviço de Computação em Nuvem é dividido em camadas, e que atrelados a elas, temos os serviços oferecidos por cada uma. Atualmente a Computação em Nuvem possui seis tipos de serviços (CHIRIGATI, 2009) que são apresentados a seguir: Software como Serviço (SaaS): representa o que há de mais alto nível na nuvem. É a disponibilização completa de aplicações para o cliente sem a necessidade de o mesmo obter licenças para execução. Plataforma como Serviço (PaaS): é disponibilizado com o intuito de reduzir custos e facilitar o desenvolvimento de aplicativos. Fornece um sistema operacional, linguagem de programação e ambientes de desenvolvimento. Infraestrutura como Serviço (IaaS): o cliente contrata o fornecimento de infraestrutura computacional como um serviço. Nesse tipo de modalidade são oferecidos pelos datacenters servidores, roteadores e todo equipamento a ser disponibilizado pela rede.

7 Desenvolvimento como Serviço (DaaS): as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentas compartilhadas. Comunicação como Serviço (CaaS): uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante. Tudo como Serviço (EaaS): quando se utiliza tudo, infraestrutura, plataformas, software, suporte, enfim, o que envolve T.I.C. (Tecnologia da Informação e Comunicação) como um Serviço. 3.2 Tipos de Nuvem As nuvens podem ser divididas em quatro tipos, que são contratadas de acordo com a necessidade do cliente, com seu nível de segurança ou então de acordo com a permissão de cada usuário para acessar uma mesma conta. São elas: pública, privada, hibrida e comunitária. A Figura 4 apresenta um resumo dos tipos de nuvens e dos seus principais pontos, que as distinguem umas das outras. Figura 4 - Modelos de implementação de computação em nuvem Fonte: (IBM SITE) Nuvem Pública

8 A nuvem pública pode ser acessada por um grande grupo de pessoas, ou uma organização, empresa. Sua principal característica é o armazenamento de informações de diversos usuários no mesmo sistema. Nesse modelo não é exigida uma autenticação para prosseguir com o acesso, a nuvem é acessada por qualquer usuário que conheça sua localização Nuvem Privada A nuvem privada tem como principal característica o acesso de somente um usuário. Diferente da nuvem pública, a privada exige quando do seu acesso uma autenticação por meio de login e senha. Ela possui um data Center dedicado que também é privado Nuvem Híbrida As nuvens híbridas combinam os modelos de nuvens públicas e privadas. Elas permitem que os recursos de uma nuvem privada sejam adquiridos a partir de uma reserva de recurso em uma nuvem pública. Nas nuvens híbridas encontra-se uma combinação de duas ou mais nuvens. 4 VANTAGENS E DESVANTAGENS Todo e qualquer sistema fatalmente possuirá quando implantado erros e coisas a serem melhoradas. Com a Computação em Nuvem isso não é diferente. O método amplamente testado no passado em grandes empresas, que centralizavam os serviços de diversos terminais em um servidor central, é hoje considerado, por muitos, como ultrapassado. Temos como objetivo visar uma comparação entre os diversos benefícios e malefícios do armazenamento de dados na rede. Existem vários riscos e vantagens nas diversas possibilidades oferecidas pela Computação em Nuvem. Uma vantagem direta é a possibilidade de acessar seus dados de qualquer lugar desde que se tenha uma boa conexão com a internet. Os usuários não dependem mais de uma infraestrutura física, pois seus dados e aplicativos são acessados diretamente do centro de processamento. Outra grande vantagem é que a computação em nuvem trabalha sobre o modelo pay-per-use, onde o usuário paga

9 somente pelo o que ele usa, a cobrança é baseada no consumo de recursos, quantidade de horas utilizadas do CPU e o volume de dados armazenados. Dentre outras vantagens está a grande portabilidade de informações, a possibilidade de se dispensar dispositivos de grande capacidade de armazenamento e a maior simplicidade no funcionamento dos computadores. Já os fatores negativos giram em torno da falta de segurança no armazenamento de dados pessoais e sigilosos, possibilidades de falhas em servidores, etc. Nesse novo modelo os usuários armazenam dados que tradicionalmente armazenariam em seus próprios computadores, além disso, os mesmos desconhecem a localização de seus dados e a fonte de outros dados que foram armazenados juntamente aos deles. Dessa maneira devem ser consideradas pelos prestadores da infraestrutura e de serviços, a proteção da privacidade dos usuários e a integridade das informações. Outra grande desvantagem é que tais informações estarão ao alcance do provedor, esse podendo fazer mau uso e até oferecendo de maneira indevida alguns dados a terceiros. 5 SISTEMAS ATUAIS BASEADOS EM COMPUTAÇÃO EM NUVEM É bem extensa a lista de sistemas que possuem Computação em Nuvem, e cada vez mais empresas aderem a este novo modelo de computação. Abaixo listamos alguns desses sistemas e suas principais características. 5.1 Google Chrome OS Desenvolvido pela Google, virá com os Chromebooks, que teve seu lançamento no mercado dia 15 de junho de 2011 nos EUA, Reino Unido, Espanha e em outros quatro países. Trabalha com uma interface diferente, semelhante ao do Google Chrome, em que todas as aplicações ou arquivos são salvos na nuvem e sincronizados com sua conta do Google, sem necessidade de salvá-los no computador, já que o HD dos dois modelos de Chromebooks anunciados contam com apenas 16gb de HD. 5.2 Joli Os Desenvolvido por Tariq Krim, o ambiente de trabalho chamado jolicloud usa tanto aplicativos em nuvem quanto aplicativos off-line, baseado no ubuntu notebook remix, já tem

10 suporte a vários navegadores como Google Chrome, Safari, Firefox, e está sendo desenvolvido para funcionar no android. 5.3 YouOS Desenvolvido pela empresa WebShaka, cria um ambiente de trabalho inspirado nos sistemas operacionais modernos e utiliza a linguagem Javascript para executar as operações. Ele possui um recurso semelhante à hibernação no MS-Windows XP, em que o usuário pode salvar a área de trabalho com a configuração corrente, sair do sistema e recuperar a mesma configuração posteriormente. Esse sistema também permite o compartilhamento de arquivos entre os usuários. Além disso, possui uma API para o desenvolvimento de novos aplicativos, sendo que já existe uma lista de mais de 700 programas disponíveis. Fechado pelos desenvolvedores em 30 de julho de DesktopTwo Desenvolvido pela empresa Sapotek, tem como pré-requisito a presença do utilitário Flash Player para ser utilizado. O sistema foi desenvolvido para prover todos os serviços necessários aos usuários, tornando a Internet o principal ambiente de trabalho. Utiliza a linguagem PHP como base para os aplicativos disponíveis e também possui uma API, chamada Sapodesk, para o desenvolvimento de novos aplicativos. Fechado pelos desenvolvedores. 5.5 G.host Esta sigla significa Global Hosted Operating SysTem (Sistema Operacional Disponível Globalmente), tem como diferencial em relação aos outros a possibilidade de integração com outros serviços como: Google Docs, Meebo, ThinkFree, entre outros, além de oferecer suporte a vários idiomas. 5.6 EyeOS Este sistema está sendo desenvolvido por uma comunidade denominada EyeOS Team e possui o código fonte aberto ao público. O objetivo dos desenvolvedores é criar um ambiente com maior compatibilidade com os aplicativos atuais, MS-Office e OpenOffice.

11 Possui um abrangente conjunto de aplicativos, e o seu desenvolvimento é feito principalmente com o uso da linguagem PHP. 5.7 Icloud Sistema lançado pela Apple em 2011, é capaz de armazenar até 5 GB de fotos, músicas, documentos, livros e contatos gratuitamente, com a possibilidade de adquirir mais espaço em disco (pago). 5.8 UbuntuOne UbuntuOne é o nome da suíte que a Canonical (Mantenedora da distribuição Linux Ubuntu) usa para seus serviços online. Atualmente com o UbuntuOne é possível fazer backups, armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos e vários outros serviços que a Canonical adiciona para oferecer mais opções e conforto para os usuários. 5.9 IBM Smart Business Sistema da IBM que engloba um conjunto de serviços e produtos integrados em nuvem voltados para a empresa. O portfólio incorpora sofisticada tecnologia de automação e autosserviço para tarefas tão diversas como desenvolvimento e teste de software, gerenciamento de computadores e dispositivos, e colaboração. Inclui o Servidor IBM CloudBurst server (US) com armazenamento, virtualização, redes integradas e sistemas de gerenciamento de serviço embutidos OwnCloud O software OwnCloud é fácil de instalar e simples de usar. O acesso aos dados se dá por meio de uma interface web ou através do protocolo WebDAV. Para os que possuem mais conhecimento técnico, as funcionalidades podem ser expandidas através de uma API simples, porém poderosa para o desenvolvimento de aplicativos e plugins que funcionam com qualquer servidor de armazenamento (storage). Estão disponíveis clientes para os sistemas MS-Windows, OS X, Linux, ios e Android. O sistema está atualmente (setembro/2014) na versão 7. Maiores informações, como documentação livre, demonstrações podem ser vistas no site oficial ( ou no repositório GitHub (

12 Vale também destacar que as redes sociais podem ser consideradas aplicações com Computação em Nuvem embarcada, pois elas permitem ao usuário hospedar arquivos associados ao seu perfil, tais como fotos e vídeos. Mas, sem dúvida, um bom exemplo que está presente no dia-a-dia de usuários da computação é o serviço de , que é acessível e na maioria das vezes gratuito. Nele é possível armazenar arquivos de qualquer natureza, seja ele um vídeo, uma foto ou um currículo com grande facilidade. Inserir dados, gerar informações e gerenciar suas tarefas são funções presentes nesse serviço. Na figura 5, é exibido um modelo para armazenamento em nuvem, onde podemos ver diferentes atores, dentre eles redes sociais e serviços de citados anteriormente.

13 Figura 5 - Modelos para armazenar e disponibilizar informações Fonte: (RUSSO, 2011) 6 ESTUDO SOBRE O CHROME OS Como foi dito, na pequena introdução acima, esse sistema foi desenvolvido pela Google onde todas as aplicações ou arquivos são salvos na nuvem e sincronizados com sua conta do Google, sem necessidade de salvá-los no computador. Os Chromebooks, como são chamados os notebooks com Chrome OS cujo sistema operacional é o próprio Google Chrome, são independentes de sistema operacional e configurações de hardware. Dessa forma, o usuário não precisa se preocupar com

14 atualizações, otimizar o sistema ou qualquer tipo de gerência, é só ligar e usar. Basicamente, trata-se de um navegador com funções extras onde a maioria dos usuários, tendo uma conexão de dados realiza suas funções como acessar Facebook, Twitter, Netflix, Deezer, Suplerplay, Grooveshark, Youtube, dentre outros mais (CIPOLI, 2014). Como todo sistema operacional, o Chrome OS também apresenta limitações e problemas. A principal crítica em cima dele é a conexão com a internet, por ele não possuir um HD com grande capacidade de armazenamento e sua finalidade ser o armazenamento em nuvem, ele tem uma forte dependência de uma conexão com internet, apesar de possuir Apps que funcionam de forma offline. Mas afinal, o que as pessoas fazem em um computador hoje em dia sem internet? Outro ponto a ser destacado é que o Chromebook não é uma máquina de produção onde se possam realizar grandes tarefas, mas sim uma segunda opção de máquina, para aqueles que estão sempre viajando e não tem algo para passar o tempo. 7 COMPUTAÇÃO EM NUVEM NO BRASIL O Brasil ainda não possui infraestrutura apropriada para comportar um serviço como a Computação em Nuvem. Com uma banda larga de baixa qualidade oferecida pelas prestadoras, ainda é impossível que esse serviço seja realidade. Com uma infraestrutura web ruim, o serviço funcionaria se implantado, porém com falhas constantes e perda de pacotes. Diversos fatores além do mencionado anteriormente podem ser apontados. Um fator importante é o meio como os dados trafegam atualmente, em pequenos casos têm-se o uso de fibra óptica, que eleva a taxa de transferência, mas a esmagadora maioria ainda utiliza cabeamento inapropriado, cabos de par trançado, cabos telefônicos FE (Fio externo), que ficam expostos ao tempo e vão se deteriorando. Outro fator é queda da taxa de transferência por conta da resistência à qual esses cabos são expostos. Quanto maior for o cabo usado maior será a resistência ao longo dele. Apesar da ineficiência do serviço oferecido pelas prestadoras já é realidade -ainda que pequena - a existência no Brasil de Computação em Nuvem. Graças a fusões de empresas brasileiras e grandes empresas como a Microsoft e a Amazon que desde o ano de 2011 vem se instalando e fazendo parcerias com microempresas brasileiras, como destacou Ana Paula Lobo em sua reportagem para o site Convergência digital em 15/12/2011. Numa prova que computação na nuvem virou, de fato, um motor para novos negócios em Tecnologia da Informação, os serviços na

15 área movimentam o mercado brasileiro de fusões e aquisições nesta reta final de (Lobo, Ana Paula, 2011, id=28733&sid=97). O ano marca o desembarque de dois titãs globais na área de data center - Microsoft e Amazon - além das compras de controle de provedores locais como Tivit e Alog e da expansão dos investimentos de empresas como UOL Host, Locaweb e Ativas. Agora, dos chamados gigantes, apenas o Google permanece sem base local. Lobo, Ana Paula, 2011, id=28733&sid=97) 8 CONSIDERAÇÕES FINAIS A pesquisa realizada nos mostrou que a Computação em Nuvem torna-se a cada dia um item essencial para aqueles que prezam por um bom conhecimento na área da informática, afinal, o futuro da computação e da maioria dos sistemas conhecidos está ligado a essa nova tecnologia. Se compararmos e pesarmos seus prós e contras veremos que suas desvantagens são irrelevantes diante os benefícios que a nuvem proporciona. Sem dúvidas um dos maiores benefícios é a facilidade de gerenciar seus dados, visto que o dia a dia do usuário está cada vez mais corrido, impedindo uma frequente manutenção de seus dados em um computador residencial. Apesar de ainda a computação em nuvem não ser uma tecnologia que tenha expressão no mercado brasileiro, aos poucos esse panorama tende a mudar, visto que grandes empresas para se manterem no mercado procuram por profissionais mais qualificados e antenados com a evolução tecnológica. Com sua facilidade de utilização e a expansão em grande escala através da própria rede, com certeza, será no futuro uma das maiores ferramentas que a tecnologia poderá oferecer e esse não será um futuro muito distante, de acordo com a pesquisa da revista Exame "O mercado brasileiro de Cloud Computing deve crescer 74% até 2015, impulsionado por benefícios como alta disponibilidade de recursos, redução de custos de TI e flexibilidade operacional. A virtualização possibilita novas formas de fazer negócios, contribuindo para aumentar a produtividade das empresas". Vale ressaltar que o futuro da computação ainda é

16 incerto, devido a isso, inúmeras questões devem ser levantadas. Até onde a tecnologia afetará as relações humanas? Onde pararemos com tanta evolução tecnológica?

17 REFERÊNCIAS ARMBRUST, M. et al. Gartner's Magic Quadrant 2014 for cloud: winners & losers. Disponível em: < Acessado em 10 de março de CHAPPELL, D. A Short Introduction to Cloud Platforms: An Enterprise-Oriented View. David Chappell & Associates, agosto CHIRIGATI, Fernando Seabra. Computação em Nuvem. Grupo GTA da UFRJ, Disponível em < Acessado em 10 de março de CIPOLI, Pedro. Conhecendo o Chrome OS: entenda o sistema operacional do Google. Disponível em < Acessado em 10 de março de CLOSS, Fabiano. Computação em nuvem e os ganhos para empresas da indústria da construção civil. Disponível em: < Acessado em 07 de março de LEONG, Lydia et al. Magic Quadrant for Cloud Infrastructure as a Service. Site do Gartnet Grupo, Maio de Disponível em < Acessado em 07 de março de IBM SITE. O que é nuvem? Disponível em < Acessado em 07 de março de KONDO, D. et al. Cost-Benefit Analysis of Cloud Computing versus Desktop Grids. Proceedings of the 2009 IEEE International Symposium on Parallel & Distributed Processing, p. 1-12, KONWINSKI, A. et al. Above the Clouds: A Berkeley View of Cloud Computing. EECS Department, University of California, Berkeley, fevereiro RUSSO, Rafael. Cloud Computing O Futuro da Computação está na Nuvem. Site Escreve Assim, janeiro de Disponível em < Acessado em 12 de março de 2015.

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina - Sistemas Distribuídos Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 12 Computação em Nuvem Sumário Introdução Arquitetura Provedores

Leia mais

Fernando Seabra Chirigati. Universidade Federal do Rio de Janeiro EEL879 - Redes de Computadores II Professores Luís Henrique Costa e Otto Duarte

Fernando Seabra Chirigati. Universidade Federal do Rio de Janeiro EEL879 - Redes de Computadores II Professores Luís Henrique Costa e Otto Duarte Fernando Seabra Chirigati Universidade Federal do Rio de Janeiro EEL879 - Redes de Computadores II Professores Luís Henrique Costa e Otto Duarte Introdução Grid x Nuvem Componentes Arquitetura Vantagens

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Cluster, Grid e computação em nuvem Slide 8 Nielsen C. Damasceno Introdução Inicialmente, os ambientes distribuídos eram formados através de um cluster. Com o avanço das tecnologias

Leia mais

Computação em Nuvem. Alunos: Allan e Clayton

Computação em Nuvem. Alunos: Allan e Clayton Computação em Nuvem Alunos: Allan e Clayton 1 - Introdução 2 - Como Funciona? 3 - Sistemas Operacionais na Nuvem 4 - Empresas e a Computação em Nuvem 5 - Segurança da Informação na Nuvem 6 - Dicas de Segurança

Leia mais

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE APLICAÇÕES GRATUITAS EM NUVEM

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE APLICAÇÕES GRATUITAS EM NUVEM ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE APLICAÇÕES GRATUITAS EM NUVEM Pedro Victor Fortunato Lima, Ricardo Ribeiro Rufino Universidade Paranaense UNIPAR Paranavaí Paraná Brasil pedrin_victor@hotmail.com, ricardo@unipar.br

Leia mais

Infraestrutura: devo usar a nuvem? Prof. Artur Clayton Jovanelli

Infraestrutura: devo usar a nuvem? Prof. Artur Clayton Jovanelli Infraestrutura: devo usar a nuvem? Prof. Artur Clayton Jovanelli Conceitos principais Nuvem Local Dados (informações) Profissional Pessoal Procedimento padrão (modelo) Produzir Armazenar Como era... Como

Leia mais

Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos,

Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos, Nuvem cloud Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos, não havendo necessidade de armazenamento

Leia mais

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Aula 1 Conceitos da Computação em Nuvem A computação em nuvem ou cloud computing

Leia mais

COMPUTAÇÃO EM NUVEM: UM FUTURO PRESENTE

COMPUTAÇÃO EM NUVEM: UM FUTURO PRESENTE COMPUTAÇÃO EM NUVEM: UM FUTURO PRESENTE Andressa T.R. Fenilli 1, Késsia R.C.Marchi 1 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí PR Brasil andressa.trf@gmail.com, kessia@unipar.br Resumo. Computação em

Leia mais

Cloud Computing. Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br

Cloud Computing. Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br Cloud Computing Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br Facebook 750 milhões de usuários 42% de todos os usuários do Facebook estão localizado na América, 27% na Ásia e 25% na Europa 4% na África

Leia mais

Treinamento de Provas. Aula 1 Bloco 2 Novas tecnologias e Protocolos. Cespe/UnB Com fundamentação teórica

Treinamento de Provas. Aula 1 Bloco 2 Novas tecnologias e Protocolos. Cespe/UnB Com fundamentação teórica Treinamento de Provas Cespe/UnB Com fundamentação teórica Prof. Roberto Andrade Aula 1 Bloco 2 Novas tecnologias e Protocolos 1 (CESPE/MPE PI) Na rede social conhecida como Via6, o usuário poderá compartilhar

Leia mais

GIS Cloud na Prática. Fabiano Cucolo 26/08/2015

GIS Cloud na Prática. Fabiano Cucolo 26/08/2015 GIS Cloud na Prática Fabiano Cucolo 26/08/2015 Um pouco sobre o palestrante Fabiano Cucolo fabiano@soloverdi.com.br 11-98266-0244 (WhatsApp) Consultor de Geotecnologias Soloverdi Engenharia www.soloverdi.com.br.

Leia mais

Arquiteturas Paralelas e Distribuídas

Arquiteturas Paralelas e Distribuídas Arquiteturas Paralelas e Distribuídas TSI-6AN Apresentado por: Cleber Schroeder Fonseca 1 CLOUD COMPUTING 2 Cloud Computing A expressão cloud computing (computação nas nuvens) começou a ganhar força em

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO www.origy.com.br UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO CARACTERÍSTICAS: E-MAIL IMAP * Acesso simultâneo e centralizado, via aplicativo, webmail e celular/smartphone * Alta capacidade de armazenamento

Leia mais

Escolha seu serviço Cloud O melhor do Cloud

Escolha seu serviço Cloud O melhor do Cloud Escolha seu serviço Cloud O melhor do Cloud CAPA Comparamos os melhores serviços de Cloud Computing do Brasil em três categorias de ofertas. Leia e descubra qual é o mais adequado para suas necessidades.

Leia mais

CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM Rogério Schueroff Vandresen¹, Willian Barbosa Magalhães¹ ¹Universidade Paranaense(UNIPAR) Paranavaí-PR-Brasil rogeriovandresen@gmail.com, wmagalhaes@unipar.br

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE III: Infraestrutura de Tecnologia da Informação Atualmente, a infraestrutura de TI é composta por cinco elementos principais: hardware, software,

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa

Sistemas Operacionais II. Prof. Gleison Batista de Sousa Sistemas Operacionais II Prof. Gleison Batista de Sousa Objetivos de aprendizagem Conhecer o funcionamento dos sistemas operacionais para redes de computadores. Aprender como é feito o gerenciamento do

Leia mais

Computação em Nuvens. Professor: Dr. Rogério Vargas 2015/1

Computação em Nuvens. Professor: Dr. Rogério Vargas 2015/1 Computação em Nuvens Professor: Dr. Rogério Vargas 2015/1 Referências Material gentilmente cedido pela professora Fabiane Penteado Galafassi 2 O que é Computação em Nuvens? O conceito Quando se fala em

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Introdução a Computação nas Nuvens

Introdução a Computação nas Nuvens Introdução a Computação nas Nuvens Professor: Rômulo César Dias de Andrade. E-mail: romulocesar@faculdadeguararapes.edu.br romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br PROFESSOR... Mini CV: NOME: RÔMULO

Leia mais

TRIBUTAÇÃO NA NUVEM. Tax Friday 21 de outubro de 2011 AMCHAM - RJ

TRIBUTAÇÃO NA NUVEM. Tax Friday 21 de outubro de 2011 AMCHAM - RJ TRIBUTAÇÃO NA NUVEM Tax Friday 21 de outubro de 2011 AMCHAM - RJ PROGRAMA 1. INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO EM NUVEM CONCEITOS APLICÁVEIS 2. PRINCIPAIS OPERAÇÕES E ASPECTOS TRIBUTÁRIOS POLÊMICOS INTRODUÇÃO À

Leia mais

Alexandre Malveira, Wolflan Camilo

Alexandre Malveira, Wolflan Camilo Alexandre Malveira, Wolflan Camilo Introdução Cloud Computing Computação Móvel SaaS, PaaS e IaaS CloudBees Diariamente arquivos são acessados, informações dos mais variados tipos são armazenadas e ferramentas

Leia mais

SIMCAP Simpósio de Computação Aplicada Cloud Computing

SIMCAP Simpósio de Computação Aplicada Cloud Computing SIMCAP Simpósio de Computação Aplicada Cloud Computing A importância da nuvem na indústria dos games. Fábio Araújo Quintas / 2009027846 Micaely Bernardo Freire/2009036250 Ana Carolina M. Castro / 2008117299

Leia mais

Por que Office 365? Office 365 Por que usar?

Por que Office 365? Office 365 Por que usar? Por que Office 365? Office 365 Por que usar? POR QUE OFFICE 365? Olá. Nesse guia, vamos tratar de um serviço que está sendo extremamente procurado por executivos e especialistas em TI das empresas: o Office

Leia mais

Informática - Prof. Frank Mattos

Informática - Prof. Frank Mattos Informática - Prof. Frank Mattos Q298262 1. Por padrão, a lixeira do Windows 7 ocupa uma área correspondente a 10% do espaço em disco rígido do computador. Impressionante como essa informação está muito

Leia mais

Segurança da Informação

Segurança da Informação INF 108 Segurança da Informação Computação em Nuvem Prof. João Henrique Kleinschmidt Introdução Centralização do processamento Surgimento da Teleinformática Década de 60 Execução de programas localmente

Leia mais

Universidade Agostinho Neto Faculdade de Ciências Departamento de Ciências da Computação

Universidade Agostinho Neto Faculdade de Ciências Departamento de Ciências da Computação Universidade Agostinho Neto Faculdade de Ciências Departamento de Ciências da Computação Nº 96080 - Adário de Assunção Fonseca Muatelembe Nº 96118 - Castelo Pedro dos Santos Nº 96170 - Feliciano José Pascoal

Leia mais

Proposta de Avaliação de Empresas para o uso do SAAS

Proposta de Avaliação de Empresas para o uso do SAAS 1 INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO Gestão e Tecnologia da Informação/ IFTI 1402 Turma 25 09 de abril de 2015 Proposta de Avaliação de Empresas para o uso do SAAS Raphael Henrique Duarte

Leia mais

TRIBUTAÇÃO NAS NUVENS Uma Regulação em Debate

TRIBUTAÇÃO NAS NUVENS Uma Regulação em Debate TRIBUTAÇÃO NAS NUVENS Uma Regulação em Debate Workshop Divisão Tributária 18.04.2013 CIESP - CAMPINAS PROGRAMA 1. BREVE INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2. PRINCIPAIS OPERAÇÕES E ASPECTOS TRIBUTÁRIOS POLÊMICOS

Leia mais

Computação nas Nuvens

Computação nas Nuvens Computação nas Nuvens TÓPICOS Introdução Internet: O fundamento principal O que é Computação em Nuvens Vantagens Dúvidas Corrida pela tecnologia Trabalhos Futuros Conclusão Referências 2 TÓPICOS Introdução

Leia mais

Universo Online S.A 1

Universo Online S.A 1 Universo Online S.A 1 1. Sobre o UOL HOST O UOL HOST é uma empresa de hospedagem e serviços web do Grupo UOL e conta com a experiência de mais de 15 anos da marca sinônimo de internet no Brasil. Criado

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com

Planejamento Estratégico de TI. Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com Planejamento Estratégico de TI Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com VPN Virtual Private Network Permite acesso aos recursos computacionais da empresa via Internet de forma segura Conexão criptografada

Leia mais

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express Tecnologia PCI express Introdução O desenvolvimento de computadores cada vez mais rápidos e eficientes é uma necessidade constante. No que se refere ao segmento de computadores pessoais, essa necessidade

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - Anéis Ópticos em Backbone www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução Em 1980 foi formado o grupo de trabalho ANSI X3T9.5 com a finalidade de desenvolver

Leia mais

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento HOME O QUE É TOUR MÓDULOS POR QUE SOMOS DIFERENTES METODOLOGIA CLIENTES DÚVIDAS PREÇOS FALE CONOSCO Suporte Sou Cliente Onde sua empresa quer chegar? Sistemas de gestão precisam ajudar sua empresa a atingir

Leia mais

Soluções Completas. Fundada em 1991, a.compos é pioneira na área de soluções em tecnologia, atuando nas áreas de:

Soluções Completas. Fundada em 1991, a.compos é pioneira na área de soluções em tecnologia, atuando nas áreas de: Soluções Completas Fundada em 1991, a.compos é pioneira na área de soluções em tecnologia, atuando nas áreas de: - Conexões compartilhada (.IP) e dedicada (.LINK); - Data Center com servidores virtuais

Leia mais

Rivolta Cloud Backup

Rivolta Cloud Backup Rivolta Cloud Backup Apresentação O que é o cloud backup? Cloud backup ou backup na nuvem é a forma mais economica e segura de manter as informações da sua empresa segura e sempre atualizada, caso haja

Leia mais

SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente

SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente Documentos formam a grande massa de conhecimentos de uma organização seja ela privada ou pública, esses documentos em sua maioria são parte do seu patrimônio. A Gestão

Leia mais

O que é Cloud Computing?

O que é Cloud Computing? O que é Cloud Computing? Referência The Economics Of The Cloud, Microsoft, Nov. 2010 Virtualização, Brasport, Manoel Veras, Fev. 2011. 2 Arquitetura de TI A arquitetura de TI é um mapa ou plano de alto

Leia mais

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva da solução SAP SAP Technology SAP Afaria Objetivos Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos

Leia mais

Servidores Virtuais. Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção.

Servidores Virtuais. Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção. es Virtuais Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção. O que são os es Virtuais? Virtual é um produto destinado a empresas que necessitam de um servidor dedicado ligado

Leia mais

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015. Computação em Nuvem

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015. Computação em Nuvem Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015 Computação em Nuvem Carlos Henrique Barbosa Lemos RESUMO Este trabalho tem por objetivo tratar

Leia mais

A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC

A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC O AMBIENTE OPERACIONAL QUE AGREGA A CONFIABILIDADE E O SUPORTE DA ITAUTEC À SEGURANÇA E À PERFORMANCE DO LINUX O LIBRIX É UMA DISTRIBUIÇÃO PROFISSIONAL LINUX

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

João Víctor Rocon Maia Engenharia de Computação - UFES

João Víctor Rocon Maia Engenharia de Computação - UFES João Víctor Rocon Maia Engenharia de Computação - UFES Agenda Quem usa? Conceito Ilustração Vantagens Tipologia Topologia Como fazer? O que é preciso? Infraestrutura Sistema Operacional Software Eucalyptus

Leia mais

Arquitetura dos Sistemas de Informação Distribuídos

Arquitetura dos Sistemas de Informação Distribuídos Arquitetura dos Sistemas de Informação Distribuídos Quando se projeta um sistema cuja utilização é destinada a ser feita em ambientes do mundo real, projeções devem ser feitas para que o sistema possa

Leia mais

CLOUD COMPUTING NAS EMPRESAS: NUVEM PÚBLICA OU NUVEM PRIVADA? nubeliu.com

CLOUD COMPUTING NAS EMPRESAS: NUVEM PÚBLICA OU NUVEM PRIVADA? nubeliu.com CLOUD COMPUTING NAS EMPRESAS: NUVEM PÚBLICA OU NUVEM PRIVADA? nubeliu.com SUMÁRIO Introdução... 4 Nuvem pública: quando ela é ideal... 9 Nuvem privada: quando utilizá-la... 12 Alternativas de sistemas

Leia mais

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Desenvolvimento de Sistemas Cliente Servidor Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Ciclo de Vida Clássico Aonde estamos? Page 2 Análise O que fizemos

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER

PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER PROPOSTA COMERCIAL CLOUD SERVER Sobre a AbsamHost A AbsamHost atua no mercado de hosting desde 2008, fornecendo infraestrutura de data center a diversas empresas no Brasil e no mundo. Focada em servidores

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.

Leia mais

Renan Borges Pereira¹, Rodrigo Rodrigues da Silva². Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC. renanzaum_1@hotmail.com¹, rodrigues_fatec@hotmail.

Renan Borges Pereira¹, Rodrigo Rodrigues da Silva². Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC. renanzaum_1@hotmail.com¹, rodrigues_fatec@hotmail. Renan Borges Pereira¹, Rodrigo Rodrigues da Silva² Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC renanzaum_1@hotmail.com¹, rodrigues_fatec@hotmail.com² Há algum tempo o termo computação em nuvem ou Cloud Computing

Leia mais

Quando se fala em ponto eletrônico, a primeira coisa que vem à sua cabeça ainda é dor?

Quando se fala em ponto eletrônico, a primeira coisa que vem à sua cabeça ainda é dor? Quando se fala em ponto eletrônico, a primeira coisa que vem à sua cabeça ainda é dor? Interagir com sistemas que ainda dependem de agendamentos manuais e de coletas presenciais em vários equipamentos

Leia mais

Renan Borges Pereira¹, Paulo Henrique Gomes Barbosa². Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC. renanzaum_1@hotmail.com¹, paulohgb_15@hotmail.

Renan Borges Pereira¹, Paulo Henrique Gomes Barbosa². Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC. renanzaum_1@hotmail.com¹, paulohgb_15@hotmail. Renan Borges Pereira¹, Paulo Henrique Gomes Barbosa² Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC renanzaum_1@hotmail.com¹, paulohgb_15@hotmail.com² INTRODUÇÃO O modelo de software como um serviço (SaaS)

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. para Calçados Pegada

Soluções em. Cloud Computing. para Calçados Pegada Soluções em Cloud Computing para Calçados Pegada Principais Tópicos: Resumo executivo A Calçados Pegada procurou a Under no início de 2010 para uma solução de email corporativo em cloud. Em pouco tempo,

Leia mais

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart Sistemas ERP Profa. Reane Franco Goulart Tópicos O que é um Sistema ERP? Como um sistema ERP pode ajudar nos meus negócios? Os benefícios de um Sistema ERP. Vantagens e desvantagens O que é um ERP? ERP

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

Gestão em Sistemas de Informação. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br

Gestão em Sistemas de Informação. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br Gestão em Sistemas de Informação Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br Gestão em Sistemas de Informação Cloud Computing (Computação nas Nuvens) 2 Cloud Computing Vocês

Leia mais

Conheça a nova solução de servidor que ajuda pequenas empresas a fazer mais Com menos.

Conheça a nova solução de servidor que ajuda pequenas empresas a fazer mais Com menos. Conheça a nova solução de servidor que ajuda pequenas empresas a fazer mais Com menos. O papel de um servidor Introdução à rede básica Sua empresa tem muitas necessidades recorrentes, tais como organizar

Leia mais

Qual servidor é o mais adequado para você?

Qual servidor é o mais adequado para você? Qual servidor é o mais adequado para você? Proteção de dados Tenho medo de perder dados se e o meu computador travar Preciso proteger dados confidenciais Preciso de acesso restrito a dados Acesso a dados

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N.º 171, DE 2012 (Do Sr. Carlos Bezerra)

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N.º 171, DE 2012 (Do Sr. Carlos Bezerra) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N.º 171, DE 2012 (Do Sr. Carlos Bezerra) Modifica a Lista de Serviços anexa à Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003, que dispõe sobre o Imposto

Leia mais

Isolamento de Recursos na Nuvem Por que isso e ta o importante?

Isolamento de Recursos na Nuvem Por que isso e ta o importante? Isolamento de Recursos na Nuvem Por que isso e ta o importante? Rodrigo Albani de Campos rcampos@uolinc.com Não restam dúvidas quanto à evolução na capacidade e na qualidade do hardware atualmente utilizado

Leia mais

O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)?

O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)? O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)? Introdução A denominação Cloud Computing chegou aos ouvidos de muita gente em 2008, mas tudo indica que ouviremos esse termo ainda por um bom tempo. Também

Leia mais

Dicas para a prova do MPU (cargos Analista e Técnico) NOÇÕES DE INFORMÁTICA: (comentário por tópico do edital visando o CESPE/UnB)

Dicas para a prova do MPU (cargos Analista e Técnico) NOÇÕES DE INFORMÁTICA: (comentário por tópico do edital visando o CESPE/UnB) Dicas para a prova do MPU (cargos Analista e Técnico) Por Prof.ª Ana Lucia Castilho NOÇÕES DE INFORMÁTICA: (comentário por tópico do edital visando o CESPE/UnB) Assunto: Noções de sistema operacional (ambientes

Leia mais

PROCESSAMENTO DE DADOS 15/08

PROCESSAMENTO DE DADOS 15/08 PROCESSAMENTO DE DADOS 15/08 Coletar Informática Armazenar Disseminar Dados DADOS Elementos conhecidos de um problema INFORMAÇÃO Um conjunto estruturado de dados transmitindo conhecimento. Novas Tecnologias

Leia mais

REGISTRANDO DOMÍNIOS, COMO PUBLICAR UM SITE? DIRECIONANDO O DNS. Professor Carlos Muniz

REGISTRANDO DOMÍNIOS, COMO PUBLICAR UM SITE? DIRECIONANDO O DNS. Professor Carlos Muniz REGISTRANDO DOMÍNIOS, DIRECIONANDO O Registrando Domínios Muito se tem falado sobre o crescimento em mídia on-line, sobre a ampliação do uso dessa ferramenta para comunicar...seja para negócios, para estudar,

Leia mais

Serviços em Nuvem: Oportunidade para Operadoras Parte III

Serviços em Nuvem: Oportunidade para Operadoras Parte III Serviços em Nuvem: Oportunidade para Operadoras Parte III Este artigo introduz os conceitos de computação em nuvem, Cloud Computing, e a insere no contexto de mercado de serviços ao apresenta-la como uma

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Modelo Cliente-Servidor: Introdução aos tipos de servidores e clientes Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando o módulo 03 da primeira unidade, iremos abordar sobre o Modelo Cliente-Servidor

Leia mais

Impactos do Envelhecimento de Software no Desempenho dos Sistemas. Jean Carlos Teixeira de Araujo jcta@cin.ufpe.br

Impactos do Envelhecimento de Software no Desempenho dos Sistemas. Jean Carlos Teixeira de Araujo jcta@cin.ufpe.br Impactos do Envelhecimento de Software no Desempenho dos Sistemas Jean Carlos Teixeira de Araujo jcta@cin.ufpe.br 1 Agenda Introdução; Software Aging; Software Rejuvenation; Laboratório MoDCS Cloud; Dúvidas?

Leia mais

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos Eficiência operacional no setor público Dez recomendações para cortar custos 2 de 8 Introdução Com grandes cortes no orçamento e uma pressão reguladora cada vez maior, o setor público agora precisa aumentar

Leia mais

O que é um proxy? Desta forma conseguimos filtrar conteúdos de internet para negar acessos indevidos e permitir sites que devem ser liberados.

O que é um proxy? Desta forma conseguimos filtrar conteúdos de internet para negar acessos indevidos e permitir sites que devem ser liberados. O que é um proxy? Um servidor proxy é um tipo de servidor que atua nas requisições dos seus clientes executando os pedidos de conexão a outros servidores. Um cliente conecta-se a um servidor proxy, requisitando

Leia mais

MÓDULO 11 ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO DO SISTEMA

MÓDULO 11 ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO DO SISTEMA MÓDULO 11 ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO DO SISTEMA Através dos elementos que fazem parte do projeto do sistema é que podemos determinar quais as partes do sistema que serão atribuídas às quais tipos

Leia mais

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 SERVIÇOS BÁSICOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) ABRIL/2011 Rua do Rouxinol, N 115 / Salvador Bahia CEP: 41.720-052 Telefone: (71) 3186-0001. Email: cotec@ifbaiano.edu.br

Leia mais

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti. TI Aplicada Aula 02 Áreas e Profissionais de TI Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http:// Papéis... Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos

Leia mais

EMAIL FECAP. Plataforma Microsoft Live@Edu

EMAIL FECAP. Plataforma Microsoft Live@Edu EMAIL FECAP Plataforma Microsoft Live@Edu Apresentação A FECAP, visando oferecer uma ferramenta mais dinâmica aos seus alunos, passou a disponibilizar, desde Julho/2011, o serviço chamado E-Mail FECAP,

Leia mais

INTERNET HOST CONNECTOR

INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR IHC: INTEGRAÇÃO TOTAL COM PRESERVAÇÃO DE INVESTIMENTOS Ao longo das últimas décadas, as organizações investiram milhões de reais em sistemas e aplicativos

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

RAZÕES PARA ADQUIRIR O TECLAN IPACK UNIFIED

RAZÕES PARA ADQUIRIR O TECLAN IPACK UNIFIED Por que adquirir o Teclan IPack Unified? Além de dispor de todos os recursos necessários às operações de telesserviços em uma única suíte, o Teclan IPack Unified proporciona economia nos custos das ligações,

Leia mais

ADOBE FLASH PLAYER 10.3 Gerenciador de configurações locais

ADOBE FLASH PLAYER 10.3 Gerenciador de configurações locais ADOBE FLASH PLAYER 10.3 Gerenciador de configurações locais PRERELEASE 03/07/2011 Avisos legais Avisos legais Para consultar avisos legais, acesse o site http://help.adobe.com/pt_br/legalnotices/index.html.

Leia mais

CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA

CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA Quem Somos A Vital T.I surgiu com apenas um propósito: atender com dedicação nossos clientes. Para nós, cada cliente é especial e procuramos entender toda a dinâmica

Leia mais

Câmara dos Deputados CCTCI: Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática

Câmara dos Deputados CCTCI: Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática Câmara dos Deputados CCTCI: Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática A relevância tecnológica, econômica e estratégia da Computação em Nuvem (Cloud Computing) para a competitividade

Leia mais

10 Dicas Eficazes Para Fazer Backup Online

10 Dicas Eficazes Para Fazer Backup Online 10 Dicas Eficazes Para Fazer Backup Online Luiz H. Reis Com mais de 20 anos em TI, e trabalhos realizados em grandes empresas, como Allen, Grupo Contax, Todo! e Rede D Or, especialidade atual em Backup,

Leia mais

TIM CloudConnect. Atualizar status e ficar em contato com colegas de trabalho de forma online;

TIM CloudConnect. Atualizar status e ficar em contato com colegas de trabalho de forma online; TIM CloudConnect Conceito (o que é) O TIM CloudConnect permite aos colaboradores de pequenas e médias empresas sejam mais produtivos do que nunca. Com TIM CloudConnect eles possuirão todos os registros

Leia mais

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral da solução Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral À medida que tecnologias como nuvem, mobilidade, mídias sociais e vídeo assumem papéis

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA

SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA Muitas organizações terceirizam o transporte das chamadas em seus call-centers, dependendo inteiramente

Leia mais