Computação em Nuvem: Desafios, Tecnologias e Panorama do Mercado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Computação em Nuvem: Desafios, Tecnologias e Panorama do Mercado"

Transcrição

1 Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery - ISSN Curso de Sistemas de Informação-N. 17, JUL/DEZ 2014 Computação em Nuvem: Desafios, Tecnologias e Panorama do Mercado David Guedes, Diego Trepim *, Diogo Marques *, Thiago Lima *, Sônia C. de Jesus **, Katia C. L. dos Santos ** RESUMO Com a popularização do acesso à Internet associado à necessidade imperativa em estar sempre conectado, torna-se preponderante o uso de armazenamento na nuvem tanto para aplicações corporativas quanto para entretenimento. Comumente utilizada de forma incorreta, o objetivo da computação em nuvem é atender a essa demanda crescente a partir de múltiplos dispositivos de acesso. A partir desse cenário, o conhecimento das tecnologias, desafios e o panorama de mercado é o tema desse artigo. PALAVRAS-CHAVE: Chrome OS, Infraestrutura, Serviço, Plataforma, Disponibilidade. ABSTRACT Commonly used in an incorrect manner, the concept of cloud computing aims to meet this growing demand from multiple access devices. From this scenario, the knowledge of the technologies, challenges and the viewpoint of the cloud computing market is the subject of this paper. KEYWORDS: Chrome OS, Infrastructure, Service, Platform, Availability. Graduandos da Faculdade Metodista Granbery Professoras da Faculdade Metodista Granbery

2 1 INTRODUÇÃO A computação em nuvem, do inglês cloud computing, baseia-se no armazenamento lógico de dados (lado cliente), sem a dependência de infraestrutura para tal, isentando o uso de dispositivos físicos, tais como dispositivos removíveis, (pendrive ou disco rígido externo), sendo feito então em rede (ARMBRUST, 2009). Devido às reduções de custo com hardwares, a computação em nuvem tende a ser mais vantajosa economicamente. Utiliza-se o conceito de nuvem, pois a estrutura de rede e os serviços prestados (hardware, software e serviços em geral) são reunidos em um grande sistema, os quais não precisam ser conhecidos pelo usuário, justificando tal nomenclatura. São chamados de Data Center (central de dados), que podem ser alterados e atualizados com grande facilidade por seus gestores. Cloud computing não é uma inovação tecnológica, pois se baseia em diversas tecnologias já existentes, como a Arquitetura Orientada a Serviço (Service Oriented Architecture - SOA), virtualização e Computação em Grid (Grid Computing) (KONDO, 2009), mas é uma verdadeira ruptura na maneira de se gerenciar e entregar produtos e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Na computação em nuvem não é necessário se ater em velocidade de execução de máquinas, os gigahetz (GHz) de processadores, porque não me interessa mais saber onde meus aplicativos vão rodar. A escolha da plataforma de execução vai se deslocar de caraterísticas técnicas para variáveis como custo, nível de segurança, disponibilidade, confiabilidade e privacidade, e, importante, a largura de banda do provedor. E tudo isso feito por atendimento por demanda de serviço (self-service), por meio de um portal. Em termos de mercado, várias empresas líderes em outros setores como Microsoft, Google e IBM oferecem os serviços na nuvem. Entretanto, conforme levantamento realizado em 2014 com empresas de destaque no cenário mundial, o grupo Gartner posicionou uma empresa de atuação exclusiva em serviços na nuvem como a líder. Conforme apresentado na Figura 1, a Amazon Web Services (AWS) foi classificada como a empresa com a maior abrangência de visão e a maior capacidade de execução (BABCOCK, 2014). Foram avaliados dois aspectos, determinados pelos eixos X e Y, respectivamente: visão completa dos serviços ofertados e habilidade em realizar os serviços. As empresas que estão posicionadas no quadrante superior à direita são aquelas que se destacam sobre os dois enfoques. Além da AWS, a Microsoft e a CenturyLink assumiram a segunda e terceira posições, respectivamente.

3 Figura 1: Gartner's Magic Quadrant 2014 for cloud: winners & losers Fonte: (LEONG et al, 2014) Este trabalho está organizado da seguinte forma. Na seção 2 são apresentadas algumas das principais características que definem um sistema de computação em nuvem. Na seção 3 são apresentadas as arquiteturas disponíveis. A partir das aplicações possíveis de produtos e serviços em nuvem, na seção 4 são apresentadas as vantagens e desvantagens na adoção destas tecnologias. As seções 5, 6 e 7 apresentam algumas das principais tecnologias disponíveis e adotadas a nível mundial e em específico no Brasil. A última seção traz algumas considerações finais frente ao levantamento realizado.

4 2 CARACTERIZANDO A COMPUTAÇÃO EM NUVEM Podemos destacar algumas das principais características do modelo de computação em nuvem, que a difere do modelo comumente conhecido. São elas: a ilusão da disponibilidade de recursos infinitos, ilimitados, a eliminação de um comprometimento com antecedência por parte dos usuários, a elasticidade e a habilidade de pagar pelo uso dos recursos à medida que eles são utilizados (CHAPPELL, 2008). Abaixo são definidas tais características: A ilusão da disponibilidade de recursos infinitos, ilimitados: confere ao usuário a ilusão de que possui completo controle sobre a internet e seus serviços. A eliminação de um comprometimento com antecedência por parte dos usuários: um conceito que explica bem tal característica é a escalabilidade, que consiste no aumento ou diminuição de hardware dedicado e fornecido pelos centros de dados (data centers) de acordo com a demanda exigida pelo usuário. Por exemplo: uma central de chamadas que necessita ampliar suas ilhas de trabalho e que anteriormente possuía um determinado número de postos terá que aumentar o quantitativo de atendentes tanto quanto for necessário aumentar o de máquinas. Consecutivamente, torna-se necessário um serviço de Computação em Nuvem mais robusto, que ofereça um hardware compatível com o serviço buscado. A habilidade de pagar pelo uso dos recursos à medida que eles são utilizados: a liberação de recursos para o usuário é feita de acordo com que são pagos e utilizados, nasce então o conceito de pagar pelo uso (pay-per-use), onde só é cobrado aquilo que realmente é utilizado, fazendo com que o tráfego de dados entre nuvem e cliente flua de forma mais limpa e mais rápida. A elasticidade é a capacidade do ambiente computacional da nuvem aumentar ou diminuir de forma automática os recursos computacionais, tanto cresce quanto diminui a capacidade ofertada. É vista de forma diferente pelo consumidor de serviços e pelo provedor dos serviços. O usuário visualiza apenas a interface, interage com a nuvem pelo portal de acesso, já o provedor coloca em operação toda a parafernália tecnológica que faz a elasticidade acontecer, esse conceito é exemplificado na Figura 2 a seguir, onde nos mostra o ambiente atual e o ambiente onde é aplicada a computação em nuvem. Há uma diferença também quando ela aparece em nuvens públicas ou privadas.

5 Figura 2 - Os ganhos para as empresas com a implementação do modelo de Cloud Computing Fonte: (CLOSS, 2009) 3 ARQUITETURA E OS TIPOS DE NUVEM A arquitetura computacional baseia-se no conjunto de métodos e personagens que, interagindo de forma sistemática formam o serviço como um todo. A Computação em Nuvem possui em sua estrutura três camadas, a serem detalhadas a seguir. 3.1 Arquitetura A Computação em Nuvem possui três camadas, cada uma com uma função que a difere das demais, mas que juntas propiciam o serviço ao usuário (CHIRIGATI, 2009). A camada mais baixa é a de infraestrutura da nuvem, ou Prestadores de Infraestrutura. Neste nível encontram-se todos os equipamentos necessários para armazenamento e também os serviços de rede. È constituída de data centers, desktops e grandes servidores.

6 Acima desta camada temos os Prestadores dos Serviços, onde as atenções estão voltadas para a Plataforma. São executados trabalhos como Manutenção e Desenvolvimento de Aplicações. E por fim temos a camada dos Usuários dos Serviços. Por ser a camada de mais alto nível de abstração, é a que apresenta a função em fase final. Nela encontram-se as aplicações como serviço. É de fato aquilo que o usuário vê quando o utiliza. A figura 3 abaixo ilustra esse conceito de camadas. Figura 3 - Camadas da Cloud Computing Fonte: (CHIRIGATI, 2009) Como foi dito anteriormente, o serviço de Computação em Nuvem é dividido em camadas, e que atrelados a elas, temos os serviços oferecidos por cada uma. Atualmente a Computação em Nuvem possui seis tipos de serviços (CHIRIGATI, 2009) que são apresentados a seguir: Software como Serviço (SaaS): representa o que há de mais alto nível na nuvem. É a disponibilização completa de aplicações para o cliente sem a necessidade de o mesmo obter licenças para execução. Plataforma como Serviço (PaaS): é disponibilizado com o intuito de reduzir custos e facilitar o desenvolvimento de aplicativos. Fornece um sistema operacional, linguagem de programação e ambientes de desenvolvimento. Infraestrutura como Serviço (IaaS): o cliente contrata o fornecimento de infraestrutura computacional como um serviço. Nesse tipo de modalidade são oferecidos pelos datacenters servidores, roteadores e todo equipamento a ser disponibilizado pela rede.

7 Desenvolvimento como Serviço (DaaS): as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentas compartilhadas. Comunicação como Serviço (CaaS): uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante. Tudo como Serviço (EaaS): quando se utiliza tudo, infraestrutura, plataformas, software, suporte, enfim, o que envolve T.I.C. (Tecnologia da Informação e Comunicação) como um Serviço. 3.2 Tipos de Nuvem As nuvens podem ser divididas em quatro tipos, que são contratadas de acordo com a necessidade do cliente, com seu nível de segurança ou então de acordo com a permissão de cada usuário para acessar uma mesma conta. São elas: pública, privada, hibrida e comunitária. A Figura 4 apresenta um resumo dos tipos de nuvens e dos seus principais pontos, que as distinguem umas das outras. Figura 4 - Modelos de implementação de computação em nuvem Fonte: (IBM SITE) Nuvem Pública

8 A nuvem pública pode ser acessada por um grande grupo de pessoas, ou uma organização, empresa. Sua principal característica é o armazenamento de informações de diversos usuários no mesmo sistema. Nesse modelo não é exigida uma autenticação para prosseguir com o acesso, a nuvem é acessada por qualquer usuário que conheça sua localização Nuvem Privada A nuvem privada tem como principal característica o acesso de somente um usuário. Diferente da nuvem pública, a privada exige quando do seu acesso uma autenticação por meio de login e senha. Ela possui um data Center dedicado que também é privado Nuvem Híbrida As nuvens híbridas combinam os modelos de nuvens públicas e privadas. Elas permitem que os recursos de uma nuvem privada sejam adquiridos a partir de uma reserva de recurso em uma nuvem pública. Nas nuvens híbridas encontra-se uma combinação de duas ou mais nuvens. 4 VANTAGENS E DESVANTAGENS Todo e qualquer sistema fatalmente possuirá quando implantado erros e coisas a serem melhoradas. Com a Computação em Nuvem isso não é diferente. O método amplamente testado no passado em grandes empresas, que centralizavam os serviços de diversos terminais em um servidor central, é hoje considerado, por muitos, como ultrapassado. Temos como objetivo visar uma comparação entre os diversos benefícios e malefícios do armazenamento de dados na rede. Existem vários riscos e vantagens nas diversas possibilidades oferecidas pela Computação em Nuvem. Uma vantagem direta é a possibilidade de acessar seus dados de qualquer lugar desde que se tenha uma boa conexão com a internet. Os usuários não dependem mais de uma infraestrutura física, pois seus dados e aplicativos são acessados diretamente do centro de processamento. Outra grande vantagem é que a computação em nuvem trabalha sobre o modelo pay-per-use, onde o usuário paga

9 somente pelo o que ele usa, a cobrança é baseada no consumo de recursos, quantidade de horas utilizadas do CPU e o volume de dados armazenados. Dentre outras vantagens está a grande portabilidade de informações, a possibilidade de se dispensar dispositivos de grande capacidade de armazenamento e a maior simplicidade no funcionamento dos computadores. Já os fatores negativos giram em torno da falta de segurança no armazenamento de dados pessoais e sigilosos, possibilidades de falhas em servidores, etc. Nesse novo modelo os usuários armazenam dados que tradicionalmente armazenariam em seus próprios computadores, além disso, os mesmos desconhecem a localização de seus dados e a fonte de outros dados que foram armazenados juntamente aos deles. Dessa maneira devem ser consideradas pelos prestadores da infraestrutura e de serviços, a proteção da privacidade dos usuários e a integridade das informações. Outra grande desvantagem é que tais informações estarão ao alcance do provedor, esse podendo fazer mau uso e até oferecendo de maneira indevida alguns dados a terceiros. 5 SISTEMAS ATUAIS BASEADOS EM COMPUTAÇÃO EM NUVEM É bem extensa a lista de sistemas que possuem Computação em Nuvem, e cada vez mais empresas aderem a este novo modelo de computação. Abaixo listamos alguns desses sistemas e suas principais características. 5.1 Google Chrome OS Desenvolvido pela Google, virá com os Chromebooks, que teve seu lançamento no mercado dia 15 de junho de 2011 nos EUA, Reino Unido, Espanha e em outros quatro países. Trabalha com uma interface diferente, semelhante ao do Google Chrome, em que todas as aplicações ou arquivos são salvos na nuvem e sincronizados com sua conta do Google, sem necessidade de salvá-los no computador, já que o HD dos dois modelos de Chromebooks anunciados contam com apenas 16gb de HD. 5.2 Joli Os Desenvolvido por Tariq Krim, o ambiente de trabalho chamado jolicloud usa tanto aplicativos em nuvem quanto aplicativos off-line, baseado no ubuntu notebook remix, já tem

10 suporte a vários navegadores como Google Chrome, Safari, Firefox, e está sendo desenvolvido para funcionar no android. 5.3 YouOS Desenvolvido pela empresa WebShaka, cria um ambiente de trabalho inspirado nos sistemas operacionais modernos e utiliza a linguagem Javascript para executar as operações. Ele possui um recurso semelhante à hibernação no MS-Windows XP, em que o usuário pode salvar a área de trabalho com a configuração corrente, sair do sistema e recuperar a mesma configuração posteriormente. Esse sistema também permite o compartilhamento de arquivos entre os usuários. Além disso, possui uma API para o desenvolvimento de novos aplicativos, sendo que já existe uma lista de mais de 700 programas disponíveis. Fechado pelos desenvolvedores em 30 de julho de DesktopTwo Desenvolvido pela empresa Sapotek, tem como pré-requisito a presença do utilitário Flash Player para ser utilizado. O sistema foi desenvolvido para prover todos os serviços necessários aos usuários, tornando a Internet o principal ambiente de trabalho. Utiliza a linguagem PHP como base para os aplicativos disponíveis e também possui uma API, chamada Sapodesk, para o desenvolvimento de novos aplicativos. Fechado pelos desenvolvedores. 5.5 G.host Esta sigla significa Global Hosted Operating SysTem (Sistema Operacional Disponível Globalmente), tem como diferencial em relação aos outros a possibilidade de integração com outros serviços como: Google Docs, Meebo, ThinkFree, entre outros, além de oferecer suporte a vários idiomas. 5.6 EyeOS Este sistema está sendo desenvolvido por uma comunidade denominada EyeOS Team e possui o código fonte aberto ao público. O objetivo dos desenvolvedores é criar um ambiente com maior compatibilidade com os aplicativos atuais, MS-Office e OpenOffice.

11 Possui um abrangente conjunto de aplicativos, e o seu desenvolvimento é feito principalmente com o uso da linguagem PHP. 5.7 Icloud Sistema lançado pela Apple em 2011, é capaz de armazenar até 5 GB de fotos, músicas, documentos, livros e contatos gratuitamente, com a possibilidade de adquirir mais espaço em disco (pago). 5.8 UbuntuOne UbuntuOne é o nome da suíte que a Canonical (Mantenedora da distribuição Linux Ubuntu) usa para seus serviços online. Atualmente com o UbuntuOne é possível fazer backups, armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos e vários outros serviços que a Canonical adiciona para oferecer mais opções e conforto para os usuários. 5.9 IBM Smart Business Sistema da IBM que engloba um conjunto de serviços e produtos integrados em nuvem voltados para a empresa. O portfólio incorpora sofisticada tecnologia de automação e autosserviço para tarefas tão diversas como desenvolvimento e teste de software, gerenciamento de computadores e dispositivos, e colaboração. Inclui o Servidor IBM CloudBurst server (US) com armazenamento, virtualização, redes integradas e sistemas de gerenciamento de serviço embutidos OwnCloud O software OwnCloud é fácil de instalar e simples de usar. O acesso aos dados se dá por meio de uma interface web ou através do protocolo WebDAV. Para os que possuem mais conhecimento técnico, as funcionalidades podem ser expandidas através de uma API simples, porém poderosa para o desenvolvimento de aplicativos e plugins que funcionam com qualquer servidor de armazenamento (storage). Estão disponíveis clientes para os sistemas MS-Windows, OS X, Linux, ios e Android. O sistema está atualmente (setembro/2014) na versão 7. Maiores informações, como documentação livre, demonstrações podem ser vistas no site oficial (http://owncloud.org/) ou no repositório GitHub (https://github.com/owncloud).

12 Vale também destacar que as redes sociais podem ser consideradas aplicações com Computação em Nuvem embarcada, pois elas permitem ao usuário hospedar arquivos associados ao seu perfil, tais como fotos e vídeos. Mas, sem dúvida, um bom exemplo que está presente no dia-a-dia de usuários da computação é o serviço de , que é acessível e na maioria das vezes gratuito. Nele é possível armazenar arquivos de qualquer natureza, seja ele um vídeo, uma foto ou um currículo com grande facilidade. Inserir dados, gerar informações e gerenciar suas tarefas são funções presentes nesse serviço. Na figura 5, é exibido um modelo para armazenamento em nuvem, onde podemos ver diferentes atores, dentre eles redes sociais e serviços de citados anteriormente.

13 Figura 5 - Modelos para armazenar e disponibilizar informações Fonte: (RUSSO, 2011) 6 ESTUDO SOBRE O CHROME OS Como foi dito, na pequena introdução acima, esse sistema foi desenvolvido pela Google onde todas as aplicações ou arquivos são salvos na nuvem e sincronizados com sua conta do Google, sem necessidade de salvá-los no computador. Os Chromebooks, como são chamados os notebooks com Chrome OS cujo sistema operacional é o próprio Google Chrome, são independentes de sistema operacional e configurações de hardware. Dessa forma, o usuário não precisa se preocupar com

14 atualizações, otimizar o sistema ou qualquer tipo de gerência, é só ligar e usar. Basicamente, trata-se de um navegador com funções extras onde a maioria dos usuários, tendo uma conexão de dados realiza suas funções como acessar Facebook, Twitter, Netflix, Deezer, Suplerplay, Grooveshark, Youtube, dentre outros mais (CIPOLI, 2014). Como todo sistema operacional, o Chrome OS também apresenta limitações e problemas. A principal crítica em cima dele é a conexão com a internet, por ele não possuir um HD com grande capacidade de armazenamento e sua finalidade ser o armazenamento em nuvem, ele tem uma forte dependência de uma conexão com internet, apesar de possuir Apps que funcionam de forma offline. Mas afinal, o que as pessoas fazem em um computador hoje em dia sem internet? Outro ponto a ser destacado é que o Chromebook não é uma máquina de produção onde se possam realizar grandes tarefas, mas sim uma segunda opção de máquina, para aqueles que estão sempre viajando e não tem algo para passar o tempo. 7 COMPUTAÇÃO EM NUVEM NO BRASIL O Brasil ainda não possui infraestrutura apropriada para comportar um serviço como a Computação em Nuvem. Com uma banda larga de baixa qualidade oferecida pelas prestadoras, ainda é impossível que esse serviço seja realidade. Com uma infraestrutura web ruim, o serviço funcionaria se implantado, porém com falhas constantes e perda de pacotes. Diversos fatores além do mencionado anteriormente podem ser apontados. Um fator importante é o meio como os dados trafegam atualmente, em pequenos casos têm-se o uso de fibra óptica, que eleva a taxa de transferência, mas a esmagadora maioria ainda utiliza cabeamento inapropriado, cabos de par trançado, cabos telefônicos FE (Fio externo), que ficam expostos ao tempo e vão se deteriorando. Outro fator é queda da taxa de transferência por conta da resistência à qual esses cabos são expostos. Quanto maior for o cabo usado maior será a resistência ao longo dele. Apesar da ineficiência do serviço oferecido pelas prestadoras já é realidade -ainda que pequena - a existência no Brasil de Computação em Nuvem. Graças a fusões de empresas brasileiras e grandes empresas como a Microsoft e a Amazon que desde o ano de 2011 vem se instalando e fazendo parcerias com microempresas brasileiras, como destacou Ana Paula Lobo em sua reportagem para o site Convergência digital em 15/12/2011. Numa prova que computação na nuvem virou, de fato, um motor para novos negócios em Tecnologia da Informação, os serviços na

15 área movimentam o mercado brasileiro de fusões e aquisições nesta reta final de (Lobo, Ana Paula, 2011, id=28733&sid=97). O ano marca o desembarque de dois titãs globais na área de data center - Microsoft e Amazon - além das compras de controle de provedores locais como Tivit e Alog e da expansão dos investimentos de empresas como UOL Host, Locaweb e Ativas. Agora, dos chamados gigantes, apenas o Google permanece sem base local. Lobo, Ana Paula, 2011, id=28733&sid=97) 8 CONSIDERAÇÕES FINAIS A pesquisa realizada nos mostrou que a Computação em Nuvem torna-se a cada dia um item essencial para aqueles que prezam por um bom conhecimento na área da informática, afinal, o futuro da computação e da maioria dos sistemas conhecidos está ligado a essa nova tecnologia. Se compararmos e pesarmos seus prós e contras veremos que suas desvantagens são irrelevantes diante os benefícios que a nuvem proporciona. Sem dúvidas um dos maiores benefícios é a facilidade de gerenciar seus dados, visto que o dia a dia do usuário está cada vez mais corrido, impedindo uma frequente manutenção de seus dados em um computador residencial. Apesar de ainda a computação em nuvem não ser uma tecnologia que tenha expressão no mercado brasileiro, aos poucos esse panorama tende a mudar, visto que grandes empresas para se manterem no mercado procuram por profissionais mais qualificados e antenados com a evolução tecnológica. Com sua facilidade de utilização e a expansão em grande escala através da própria rede, com certeza, será no futuro uma das maiores ferramentas que a tecnologia poderá oferecer e esse não será um futuro muito distante, de acordo com a pesquisa da revista Exame "O mercado brasileiro de Cloud Computing deve crescer 74% até 2015, impulsionado por benefícios como alta disponibilidade de recursos, redução de custos de TI e flexibilidade operacional. A virtualização possibilita novas formas de fazer negócios, contribuindo para aumentar a produtividade das empresas". Vale ressaltar que o futuro da computação ainda é

16 incerto, devido a isso, inúmeras questões devem ser levantadas. Até onde a tecnologia afetará as relações humanas? Onde pararemos com tanta evolução tecnológica?

17 REFERÊNCIAS ARMBRUST, M. et al. Gartner's Magic Quadrant 2014 for cloud: winners & losers. Disponível em: <http://www.informationweek.com/cloud/infrastructure-as-a-service/gartners-magicquadrant-2014-for-cloud-winners-and-losers/d/d-id/ >. Acessado em 10 de março de CHAPPELL, D. A Short Introduction to Cloud Platforms: An Enterprise-Oriented View. David Chappell & Associates, agosto CHIRIGATI, Fernando Seabra. Computação em Nuvem. Grupo GTA da UFRJ, Disponível em <http://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2009_2/seabra/index.html>. Acessado em 10 de março de CIPOLI, Pedro. Conhecendo o Chrome OS: entenda o sistema operacional do Google. Disponível em <http://canaltech.com.br/analise/google-chrome/conhecendo-o-chrome-os-entenda-osistema-operacional-do-google/>. Acessado em 10 de março de CLOSS, Fabiano. Computação em nuvem e os ganhos para empresas da indústria da construção civil. Disponível em: <http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=artigosdetalhe&id=580#.vatkivnizcg>. Acessado em 07 de março de LEONG, Lydia et al. Magic Quadrant for Cloud Infrastructure as a Service. Site do Gartnet Grupo, Maio de Disponível em <http://www.gartner.com/technology/reprints.do?id=1-1um941c&ct=140529&st=sb>. Acessado em 07 de março de IBM SITE. O que é nuvem? Disponível em <http://www.ibm.com/cloudcomputing/br/pt/what-is-cloud-computing.html>. Acessado em 07 de março de KONDO, D. et al. Cost-Benefit Analysis of Cloud Computing versus Desktop Grids. Proceedings of the 2009 IEEE International Symposium on Parallel & Distributed Processing, p. 1-12, KONWINSKI, A. et al. Above the Clouds: A Berkeley View of Cloud Computing. EECS Department, University of California, Berkeley, fevereiro RUSSO, Rafael. Cloud Computing O Futuro da Computação está na Nuvem. Site Escreve Assim, janeiro de Disponível em <http://escreveassim.com.br/2011/01/26/futuro-computacao-nuvem/>. Acessado em 12 de março de 2015.

Universidade Agostinho Neto Faculdade de Ciências Departamento de Ciências da Computação

Universidade Agostinho Neto Faculdade de Ciências Departamento de Ciências da Computação Universidade Agostinho Neto Faculdade de Ciências Departamento de Ciências da Computação Nº 96080 - Adário de Assunção Fonseca Muatelembe Nº 96118 - Castelo Pedro dos Santos Nº 96170 - Feliciano José Pascoal

Leia mais

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina - Sistemas Distribuídos Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 12 Computação em Nuvem Sumário Introdução Arquitetura Provedores

Leia mais

Fernando Seabra Chirigati. Universidade Federal do Rio de Janeiro EEL879 - Redes de Computadores II Professores Luís Henrique Costa e Otto Duarte

Fernando Seabra Chirigati. Universidade Federal do Rio de Janeiro EEL879 - Redes de Computadores II Professores Luís Henrique Costa e Otto Duarte Fernando Seabra Chirigati Universidade Federal do Rio de Janeiro EEL879 - Redes de Computadores II Professores Luís Henrique Costa e Otto Duarte Introdução Grid x Nuvem Componentes Arquitetura Vantagens

Leia mais

O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)?

O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)? O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)? Introdução A denominação Cloud Computing chegou aos ouvidos de muita gente em 2008, mas tudo indica que ouviremos esse termo ainda por um bom tempo. Também

Leia mais

Computação em Nuvem. Alunos: Allan e Clayton

Computação em Nuvem. Alunos: Allan e Clayton Computação em Nuvem Alunos: Allan e Clayton 1 - Introdução 2 - Como Funciona? 3 - Sistemas Operacionais na Nuvem 4 - Empresas e a Computação em Nuvem 5 - Segurança da Informação na Nuvem 6 - Dicas de Segurança

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com

Planejamento Estratégico de TI. Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com Planejamento Estratégico de TI Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com VPN Virtual Private Network Permite acesso aos recursos computacionais da empresa via Internet de forma segura Conexão criptografada

Leia mais

Computação em Nuvem. Henrique Ruschel, Mariana Susan Zanotto, Wélton Costa da Mota. Especialização em Redes e Segurança de Sistemas 2008/2

Computação em Nuvem. Henrique Ruschel, Mariana Susan Zanotto, Wélton Costa da Mota. Especialização em Redes e Segurança de Sistemas 2008/2 Computação em Nuvem Henrique Ruschel, Mariana Susan Zanotto, Wélton Costa da Mota Especialização em Redes e Segurança de Sistemas 2008/2 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Curitiba, Abril de 2010

Leia mais

COMPUTAÇÃO EM NUVEM: UM FUTURO PRESENTE

COMPUTAÇÃO EM NUVEM: UM FUTURO PRESENTE COMPUTAÇÃO EM NUVEM: UM FUTURO PRESENTE Andressa T.R. Fenilli 1, Késsia R.C.Marchi 1 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí PR Brasil andressa.trf@gmail.com, kessia@unipar.br Resumo. Computação em

Leia mais

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso

Leia mais

EXIN Cloud Computing Fundamentos

EXIN Cloud Computing Fundamentos Exame Simulado EXIN Cloud Computing Fundamentos Edição Maio 2013 Copyright 2013 EXIN Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser publicado, reproduzido, copiado ou armazenada

Leia mais

COMPUTAÇÃO EM NUVEM. Michele Marques Costa 1,2, Julio César2 ¹Universidade paranaense (Unipar)

COMPUTAÇÃO EM NUVEM. Michele Marques Costa 1,2, Julio César2 ¹Universidade paranaense (Unipar) COMPUTAÇÃO EM NUVEM Michele Marques Costa 1,2, Julio César2 ¹Universidade paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil Mih_nai@hotmail.com juliocesar@unipar.br Resumo. Este artigo contém a definição e citação

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Cluster, Grid e computação em nuvem Slide 8 Nielsen C. Damasceno Introdução Inicialmente, os ambientes distribuídos eram formados através de um cluster. Com o avanço das tecnologias

Leia mais

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes EN-3610 Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Computação em Nuvem Introdução Centralização do processamento Surgimento da Teleinformática Década de 60 Execução de programas localmente Computadores

Leia mais

23/05/12. Computação em Nuvem. Computação em nuvem: gerenciamento de dados. Computação em Nuvem - Características principais

23/05/12. Computação em Nuvem. Computação em nuvem: gerenciamento de dados. Computação em Nuvem - Características principais Computação em Nuvem Computação em nuvem: gerenciamento de dados Computação em nuvem (Cloud Computing) é uma tendência recente de tecnologia cujo objetivo é proporcionar serviços de Tecnologia da Informação

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE APLICAÇÕES GRATUITAS EM NUVEM

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE APLICAÇÕES GRATUITAS EM NUVEM ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE APLICAÇÕES GRATUITAS EM NUVEM Pedro Victor Fortunato Lima, Ricardo Ribeiro Rufino Universidade Paranaense UNIPAR Paranavaí Paraná Brasil pedrin_victor@hotmail.com, ricardo@unipar.br

Leia mais

Soluções para criar a sua própria nuvem

Soluções para criar a sua própria nuvem Soluções para criar a sua própria nuvem Maicon de Vargas Pereira 1 Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Rua Gonçalves Chaves, 602 Pelotas RS Brasil Caixa Postal 96.015-560 Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DE PLATAFORMAS DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM

ANÁLISE COMPARATIVA DE PLATAFORMAS DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM ANÁLISE COMPARATIVA DE PLATAFORMAS DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM Igor dos Passos Granado¹, Ricardo de Melo Germano¹, Claudete Werner¹, Gabriel Costa Silva² ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavai PR Brasil

Leia mais

Tendências em TI Aula: 01 versão: 1.1 30/06/2014

Tendências em TI Aula: 01 versão: 1.1 30/06/2014 Tendências em TI Aula: 01 versão: 1.1 30/06/2014 Robson Vaamonde http://www.vaamonde.com.br http://www.procedimentosemti.com.br Professor do Curso Prof. Robson Vaamonde, consultor de Infraestrutura de

Leia mais

Cloud Computing. Andrêza Leite. andreza.lba@gmail.com

Cloud Computing. Andrêza Leite. andreza.lba@gmail.com Cloud Computing Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com Roteiro O que é cloud computing? Classificação O que está 'por traz' da cloud? Exemplos Como montar a sua? O que é cloud computing? Cloud Computing O

Leia mais

EUCALYPTUS: UMA PLATAFORMA CLOUD COMPUTING PARA

EUCALYPTUS: UMA PLATAFORMA CLOUD COMPUTING PARA EUCALYPTUS: UMA PLATAFORMA CLOUD COMPUTING PARA QUALQUER TIPO DE USUÁRIO Gustavo Henrique Rodrigues Pinto Tomas 317624 AGENDA Introdução: Cloud Computing Modelos de Implementação Modelos de Serviço Eucalyptus

Leia mais

O que é Cloud Computing?

O que é Cloud Computing? O que é Cloud Computing? Referência The Economics Of The Cloud, Microsoft, Nov. 2010 Virtualização, Brasport, Manoel Veras, Fev. 2011. 2 Arquitetura de TI A arquitetura de TI é um mapa ou plano de alto

Leia mais

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Aula 1 Conceitos da Computação em Nuvem A computação em nuvem ou cloud computing

Leia mais

Cloud Computing. Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br

Cloud Computing. Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br Cloud Computing Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br Facebook 750 milhões de usuários 42% de todos os usuários do Facebook estão localizado na América, 27% na Ásia e 25% na Europa 4% na África

Leia mais

O que é cloud computing (computação nas nuvens)? Entendendo a cloud computing (computação nas nuvens)

O que é cloud computing (computação nas nuvens)? Entendendo a cloud computing (computação nas nuvens) O que é cloud computing (computação nas nuvens)? Introdução A expressão cloud computing começou a ganhar força em 2008, mas, conceitualmente, as ideias por trás da denominação existem há muito mais tempo.

Leia mais

Cloud Computing. 1. Introdução. 2. Conceitos e Terminologias. Tecnologias Atuais de Redes Cloud Computing

Cloud Computing. 1. Introdução. 2. Conceitos e Terminologias. Tecnologias Atuais de Redes Cloud Computing 1. Introdução Vamos dizer que você é um executivo de uma grande empresa. Suas responsabilidades incluem assegurar que todos os seus empregados tenham o software e o hardware de que precisam para fazer

Leia mais

Gestão em Sistemas de Informação. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br

Gestão em Sistemas de Informação. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br Gestão em Sistemas de Informação Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br Gestão em Sistemas de Informação Cloud Computing (Computação nas Nuvens) 2 Cloud Computing Vocês

Leia mais

Contabilidade & MOBILIDADE. CICERO TORQUATO IX Encontro de Contabilidade do Agreste Alagoano Maceió/Maio/2016

Contabilidade & MOBILIDADE. CICERO TORQUATO IX Encontro de Contabilidade do Agreste Alagoano Maceió/Maio/2016 Contabilidade & MOBILIDADE CICERO TORQUATO IX Encontro de Contabilidade do Agreste Alagoano Maceió/Maio/2016 Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos

Leia mais

Cloud Computing: Quando a nuvem pode ser um risco para o negócio. Marco Lima aka Mago Enterprise Technology Specialist

Cloud Computing: Quando a nuvem pode ser um risco para o negócio. Marco Lima aka Mago Enterprise Technology Specialist Cloud Computing: Quando a nuvem pode ser um risco para o negócio Marco Lima aka Mago Enterprise Technology Specialist 05 De onde vem o termo nuvem? Business Servidores SAN WAN SAN LANs Roteador NAS Switch

Leia mais

Segurança da Informação

Segurança da Informação INF 108 Segurança da Informação Computação em Nuvem Prof. João Henrique Kleinschmidt Introdução Centralização do processamento Surgimento da Teleinformática Década de 60 Execução de programas localmente

Leia mais

CLOUD COMPUTING. Andrêza Leite. andreza.leite@univasf.edu.br

CLOUD COMPUTING. Andrêza Leite. andreza.leite@univasf.edu.br CLOUD COMPUTING Andrêza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Roteiro O que é cloud computing? Classificação O que está 'por traz' da cloud? Exemplos Como montar a sua? O que é cloud computing? Cloud Computing

Leia mais

Entendendo a Computação nas Nuvens

Entendendo a Computação nas Nuvens Entendendo a Computação nas Nuvens Rafael A. R. Dias - 200701011435 September 26, 2013 1 Introdução Computação nas nuvens, se tem um assunto que esta na boca do mundo certamente é ela. Muitas vezes tida

Leia mais

CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM Rogério Schueroff Vandresen¹, Willian Barbosa Magalhães¹ ¹Universidade Paranaense(UNIPAR) Paranavaí-PR-Brasil rogeriovandresen@gmail.com, wmagalhaes@unipar.br

Leia mais

Arquiteturas Paralelas e Distribuídas

Arquiteturas Paralelas e Distribuídas Arquiteturas Paralelas e Distribuídas TSI-6AN Apresentado por: Cleber Schroeder Fonseca 1 CLOUD COMPUTING 2 Cloud Computing A expressão cloud computing (computação nas nuvens) começou a ganhar força em

Leia mais

CLOUD COMPUTING. Gustavo Matos Rodrigues 1 Leandro Panatta Vissentini 1 Sandy Júnior Sagiorato 1 Victor Daniel Scandolara 1 Eva Lourdes Pires 2

CLOUD COMPUTING. Gustavo Matos Rodrigues 1 Leandro Panatta Vissentini 1 Sandy Júnior Sagiorato 1 Victor Daniel Scandolara 1 Eva Lourdes Pires 2 CLOUD COMPUTING Gustavo Matos Rodrigues 1 Leandro Panatta Vissentini 1 Sandy Júnior Sagiorato 1 Victor Daniel Scandolara 1 Eva Lourdes Pires 2 Resumo: Este artigo tem como objetivo falar da computação

Leia mais

A onda é: MOBILIDADE Encontro CRC Jovem Maceió/Outubro/2014

A onda é: MOBILIDADE Encontro CRC Jovem Maceió/Outubro/2014 A onda é: MOBILIDADE Encontro CRC Jovem Maceió/Outubro/2014 Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento. Érico Verissimo Quando sopram os ventos

Leia mais

Aula 11 Backup, CloudStorage e Cloud Computing

Aula 11 Backup, CloudStorage e Cloud Computing Aula 11 Backup, CloudStorage e Cloud Computing Temas abordados nesta aula: 11.1. Backup: 11.1.1. Conceito; 11.1.2. Exemplos. 11.1.3. Mídias de armazenamento; 11.1.4. Tipos de Backup; 11.1.5. Estratégias

Leia mais

GIS Cloud na Prática. Fabiano Cucolo 26/08/2015

GIS Cloud na Prática. Fabiano Cucolo 26/08/2015 GIS Cloud na Prática Fabiano Cucolo 26/08/2015 Um pouco sobre o palestrante Fabiano Cucolo fabiano@soloverdi.com.br 11-98266-0244 (WhatsApp) Consultor de Geotecnologias Soloverdi Engenharia www.soloverdi.com.br.

Leia mais

Symantec Backup Exec.cloud

Symantec Backup Exec.cloud Proteção automática, contínua e segura que faz o backup dos dados na nuvem ou usando uma abordagem híbrida, combinando backups na nuvem e no local. Data Sheet: Symantec.cloud Somente 2% das PMEs têm confiança

Leia mais

Treinamento de Provas. Aula 1 Bloco 2 Novas tecnologias e Protocolos. Cespe/UnB Com fundamentação teórica

Treinamento de Provas. Aula 1 Bloco 2 Novas tecnologias e Protocolos. Cespe/UnB Com fundamentação teórica Treinamento de Provas Cespe/UnB Com fundamentação teórica Prof. Roberto Andrade Aula 1 Bloco 2 Novas tecnologias e Protocolos 1 (CESPE/MPE PI) Na rede social conhecida como Via6, o usuário poderá compartilhar

Leia mais

Renan Borges Pereira¹, Rodrigo Rodrigues da Silva². Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC. renanzaum_1@hotmail.com¹, rodrigues_fatec@hotmail.

Renan Borges Pereira¹, Rodrigo Rodrigues da Silva². Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC. renanzaum_1@hotmail.com¹, rodrigues_fatec@hotmail. Renan Borges Pereira¹, Rodrigo Rodrigues da Silva² Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC renanzaum_1@hotmail.com¹, rodrigues_fatec@hotmail.com² Há algum tempo o termo computação em nuvem ou Cloud Computing

Leia mais

Arcserve Backup: Como proteger ambientes NAS heterogêneos com NDMP

Arcserve Backup: Como proteger ambientes NAS heterogêneos com NDMP Arcserve Backup: Como proteger ambientes NAS heterogêneos com NDMP Phil Maynard UNIDADE DE SOLUÇÕES DE GERENCIAMENTO DE DADOS PARA O CLIENTE FEVEREIRO DE 2012 Introdução Em todos os lugares, o volume de

Leia mais

PROCESSAMENTO DE DADOS 15/08

PROCESSAMENTO DE DADOS 15/08 PROCESSAMENTO DE DADOS 15/08 Coletar Informática Armazenar Disseminar Dados DADOS Elementos conhecidos de um problema INFORMAÇÃO Um conjunto estruturado de dados transmitindo conhecimento. Novas Tecnologias

Leia mais

ADAPTANDO UMA APLICAÇÃO PARA CLOUD: UMA ANÁLISE ENTRE OS ESFORÇOS UTILIZADOS

ADAPTANDO UMA APLICAÇÃO PARA CLOUD: UMA ANÁLISE ENTRE OS ESFORÇOS UTILIZADOS ADAPTANDO UMA APLICAÇÃO PARA CLOUD: UMA ANÁLISE ENTRE OS ESFORÇOS UTILIZADOS Cleverson Nascimento de Mello¹, Claudete Werner¹, Gabriel Costa Silva² ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil

Leia mais

João Víctor Rocon Maia Engenharia de Computação - UFES

João Víctor Rocon Maia Engenharia de Computação - UFES João Víctor Rocon Maia Engenharia de Computação - UFES Agenda Quem usa? Conceito Ilustração Vantagens Tipologia Topologia Como fazer? O que é preciso? Infraestrutura Sistema Operacional Software Eucalyptus

Leia mais

Introdução a Computação nas Nuvens

Introdução a Computação nas Nuvens Introdução a Computação nas Nuvens Professor: Rômulo César Dias de Andrade. E-mail: romulocesar@faculdadeguararapes.edu.br romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br PROFESSOR... Mini CV: NOME: RÔMULO

Leia mais

otimizando níveis de serviço em implantações na nuvem pública

otimizando níveis de serviço em implantações na nuvem pública DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA otimizando níveis de serviço em implantações na nuvem pública chaves para o gerenciamento de serviços efetivo agility made possible sumário resumo executivo 3 Introdução: modelos de

Leia mais

Computação em Nuvens. Professor: Dr. Rogério Vargas 2015/1

Computação em Nuvens. Professor: Dr. Rogério Vargas 2015/1 Computação em Nuvens Professor: Dr. Rogério Vargas 2015/1 Referências Material gentilmente cedido pela professora Fabiane Penteado Galafassi 2 O que é Computação em Nuvens? O conceito Quando se fala em

Leia mais

CLOUD COMPUTING NAS EMPRESAS: NUVEM PÚBLICA OU NUVEM PRIVADA? nubeliu.com

CLOUD COMPUTING NAS EMPRESAS: NUVEM PÚBLICA OU NUVEM PRIVADA? nubeliu.com CLOUD COMPUTING NAS EMPRESAS: NUVEM PÚBLICA OU NUVEM PRIVADA? nubeliu.com SUMÁRIO Introdução... 4 Nuvem pública: quando ela é ideal... 9 Nuvem privada: quando utilizá-la... 12 Alternativas de sistemas

Leia mais

USE O PODER DA NUVEM. VEJA COMO A NUVEM PODE TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS.

USE O PODER DA NUVEM. VEJA COMO A NUVEM PODE TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS. USE O PODER DA NUVEM. VEJA COMO A NUVEM PODE TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS. A computação em nuvem é uma mudança de paradigma no gerenciamento de TI e de datacenters, além de representar a capacidade da TI

Leia mais

Impactos do Envelhecimento de Software no Desempenho dos Sistemas. Jean Carlos Teixeira de Araujo jcta@cin.ufpe.br

Impactos do Envelhecimento de Software no Desempenho dos Sistemas. Jean Carlos Teixeira de Araujo jcta@cin.ufpe.br Impactos do Envelhecimento de Software no Desempenho dos Sistemas Jean Carlos Teixeira de Araujo jcta@cin.ufpe.br 1 Agenda Introdução; Software Aging; Software Rejuvenation; Laboratório MoDCS Cloud; Dúvidas?

Leia mais

Acelere a sua jornada à nuvem

Acelere a sua jornada à nuvem Boletim técnico Acelere a sua jornada à nuvem Arquitetura de nuvem convergente da HP Índice Uma nova computação para a empresa... 2 Evolua a sua estratégia de TI para incluir serviços da nuvem... 2 A nova

Leia mais

Palavras-chave: Tecnologia da Informação, Armazenamento, Nuvem, Internet.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação, Armazenamento, Nuvem, Internet. 1 COMPUTAÇÃO EM NUVEM Leonardo André Junges 1 Neimar Sierota 2 Palavras-chave: Tecnologia da Informação, Armazenamento, Nuvem, Internet. 1 INTRODUÇÃO Nos dias atuais encontramos tudo ou praticamente tudo

Leia mais

Novas tecnologias otimizando a avaliação de bens

Novas tecnologias otimizando a avaliação de bens Novas tecnologias otimizando a avaliação de bens Avaliando Imóveis Urbanos em 2 minutos Antônio Pelli Neto Eng. Civil e Mecânico INTRODUÇÃO Agenda: Conceitos básicos sobre Avaliando nas Nuvens Porque somente

Leia mais

Escolha seu serviço Cloud O melhor do Cloud

Escolha seu serviço Cloud O melhor do Cloud Escolha seu serviço Cloud O melhor do Cloud CAPA Comparamos os melhores serviços de Cloud Computing do Brasil em três categorias de ofertas. Leia e descubra qual é o mais adequado para suas necessidades.

Leia mais

www.leitejunior.com.br 29/06/2012 14:30 Leite Júnior

www.leitejunior.com.br 29/06/2012 14:30 Leite Júnior BACKUP E RESTAURAÇÃO(RECOVERY) BACKUP É a cópia de dados de um dispositivo para o outro e tem como objetivo ter uma maior segurança em caso de problema com os dados originais. Conhecido também como cópia

Leia mais

Classificação::Modelo de implantação

Classificação::Modelo de implantação Classificação::Modelo de implantação Modelo de implantação::privado Operada unicamente por uma organização; A infra-estrutura de nuvem é utilizada exclusivamente por uma organização: Nuvem local ou remota;

Leia mais

APRESENTAÇÃO ADVANCED BUSINESS SECURITY

APRESENTAÇÃO ADVANCED BUSINESS SECURITY APRESENTAÇÃO ADVANCED BUSINESS SECURITY 1 GravityZone Advanced Business Security O Bitdefender GravityZone Advanced Business Security é um serviço desenvolvido pela Bitdefender dedicado à simplicidade

Leia mais

Levantamento sobre Computação em Nuvens

Levantamento sobre Computação em Nuvens Levantamento sobre Computação em Nuvens Mozart Lemos de Siqueira Doutor em Ciência da Computação Centro Universitário Ritter dos Reis Sistemas de Informação: Ciência e Tecnologia Aplicadas mozarts@uniritter.edu.br

Leia mais

O QUE É O ZIMBRA? CONFIGURAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E SUPORTE

O QUE É O ZIMBRA? CONFIGURAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E SUPORTE O QUE É O ZIMBRA? Zimbra é uma solução corporativa de e-mail, calendário e colaboração criado para a nuvem. Com uma interface web totalmente redesenhada, o Zimbra oferece, atualmente, a experiência com

Leia mais

Artigo. Riscos de Segurança em Cloud Computing Questões de segurança e gestão de riscos. Parte 3

Artigo. Riscos de Segurança em Cloud Computing Questões de segurança e gestão de riscos. Parte 3 Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro Tecnológico - CTC Departamento de Informática e Estatística - INE Curso Ciências da Computação CCO Disciplina Redes de Computadores I - INE5414 Professor

Leia mais

Guia do usuário do Seagate Dashboard

Guia do usuário do Seagate Dashboard Guia do usuário do Seagate Dashboard Guia do usuário do Seagate Dashboard 2013 Seagate Technology LLC. Todos os direitos reservados. Seagate, Seagate Technology, o logotipo Wave e FreeAgent são marcas

Leia mais

Computação nas Nuvens. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno.carvalho@ifms.edu.br

Computação nas Nuvens. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno.carvalho@ifms.edu.br Computação nas Nuvens Diemesleno Souza Carvalho diemesleno.carvalho@ifms.edu.br Definição Definição Conjunto de recursos de TI (servidores, banco de dados, aplicações) disponibilizadas sob demanda por

Leia mais

Transformação da Indústria

Transformação da Indústria Conceitos Transformação da Indústria Hoje Cloud Anos 2000 Web Anos 1990 Cliente / Servidor Anos 1970 e 80 Mainframe Novas possibilidades O momento atual do país é favorável para que as empresas passem

Leia mais

Estratégias em Tecnologia da Informação

Estratégias em Tecnologia da Informação Estratégias em Tecnologia da Informação Capítulo 08 Alternativas de Investimento em TI Fábricas de software, Softwarehouses, Virtualização, Computação em Nuvem Datacenter Material de apoio 2 Esclarecimentos

Leia mais

14/IN01/DSIC/GSIPR 00 30/JAN/12 1/7

14/IN01/DSIC/GSIPR 00 30/JAN/12 1/7 14/IN01/DSIC/GSIPR 00 30/JAN/12 1/7 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Gabinete de Segurança Institucional Departamento de Segurança da Informação ORIGEM e Comunicações Departamento de Segurança da Informação e

Leia mais

CLOUD COMPUTING PEDRO MORHY BORGES LEAL. MAC0412 - Organização de Computadores Prof. Alfredo Goldman 7 de dezembro de 2010

CLOUD COMPUTING PEDRO MORHY BORGES LEAL. MAC0412 - Organização de Computadores Prof. Alfredo Goldman 7 de dezembro de 2010 CLOUD COMPUTING PEDRO MORHY BORGES LEAL MAC0412 - Organização de Computadores Prof. Alfredo Goldman 7 de dezembro de 2010 0 CLOUD COMPUTING 1 1. Introdução Com o grande avanço da tecnologia de processadores,

Leia mais

Computação em Nuvem & OpenStack

Computação em Nuvem & OpenStack Computação em Nuvem & OpenStack Grupo de Pesquisa em Software e Hardware Livre Ação Computação em Nuvem: Charles Christian Miers André Rover de Campos Glauber Cassiano Batista Joinville Roteiro Definições

Leia mais

USE O PODER DA NUVEM. VEJA COMO A NUVEM PODE TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS.

USE O PODER DA NUVEM. VEJA COMO A NUVEM PODE TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS. USE O PODER DA NUVEM. VEJA COMO A NUVEM PODE TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS. A computação em nuvem é uma mudança de paradigma no gerenciamento de TI e de datacenters, além de representar a capacidade da TI

Leia mais

Soluções IBM SmartCloud. 2014 IBM Corporation

Soluções IBM SmartCloud. 2014 IBM Corporation Soluções IBM SmartCloud Estratégia de Cloud Computing da IBM Business Process as a Service Software as a Service Platform as a Service Infrastructure as a Service Design Deploy Consume Tecnologias para

Leia mais

AMAZON WEB SERVICES - AWS A INFRAESTRUTURA DE NUVEM GERENCIADA

AMAZON WEB SERVICES - AWS A INFRAESTRUTURA DE NUVEM GERENCIADA Agenda A Infraestrutura de TI diante do futuro Unidade Artsoft de Infraestrutura Gerenciada Computação em nuvem: definição e benefícios O que é Amazon Web Services Como os clientes usam a nuvem da Amazon

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DE CURSO UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS E OS RISCOS DE SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE CLOUD COMPUTING

ARTIGO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DE CURSO UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS E OS RISCOS DE SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE CLOUD COMPUTING ARTIGO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 UM ESTUDO SOBRE OS BENEFÍCIOS E OS RISCOS DE SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE CLOUD COMPUTING Aluno: Fabrício Rodrigues Henriques da Silva Matrícula: 05201186 Professor:

Leia mais

UMA INTRODUÇÃO SIGNIFICATIVA SOBRE COMPUTAÇÃO NAS NUVENS (CLOUD COMPUTING)

UMA INTRODUÇÃO SIGNIFICATIVA SOBRE COMPUTAÇÃO NAS NUVENS (CLOUD COMPUTING) UMA INTRODUÇÃO SIGNIFICATIVA SOBRE COMPUTAÇÃO NAS NUVENS (CLOUD COMPUTING) Thiago Batista de Oliveira¹, Júlio César Pereira¹ ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil thiagoolyveira@gmail.com,juliocesarp@unipar.br

Leia mais

Proposta para Grupo de Trabalho. GT-Computação em Nuvem para Ciência: Armazenamento de Dados. Roberto Samarone dos Santos Araujo

Proposta para Grupo de Trabalho. GT-Computação em Nuvem para Ciência: Armazenamento de Dados. Roberto Samarone dos Santos Araujo Proposta para Grupo de Trabalho GT-Computação em Nuvem para Ciência: Armazenamento de Dados Roberto Samarone dos Santos Araujo Agosto/2011 1 Título GT-Computação em Nuvem para Ciência: Armazenamento de

Leia mais

Parceiro Oficial de Soluções Zimbra no Brasil

Parceiro Oficial de Soluções Zimbra no Brasil Apresentação A Vantage TI conta uma estrutura completa para atender empresas de todos os segmentos e portes, nacionais e internacionais. Nossos profissionais dedicam-se ao desenvolvimento e criação de

Leia mais

Alexandre Malveira, Wolflan Camilo

Alexandre Malveira, Wolflan Camilo Alexandre Malveira, Wolflan Camilo Introdução Cloud Computing Computação Móvel SaaS, PaaS e IaaS CloudBees Diariamente arquivos são acessados, informações dos mais variados tipos são armazenadas e ferramentas

Leia mais

COMPUTAÇÃO EM NUVEM: TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS RELATÓRIO EXECUTIVO DE NEGÓCIOS

COMPUTAÇÃO EM NUVEM: TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS RELATÓRIO EXECUTIVO DE NEGÓCIOS COMPUTAÇÃO EM NUVEM: TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS TM RELATÓRIO EXECUTIVO DE NEGÓCIOS A visão da computação em nuvem por Aad van Schetsen, vicepresidente da Compuware Uniface, que mostra por que

Leia mais

Virtualização. O conceito de VIRTUALIZAÇÃO

Virtualização. O conceito de VIRTUALIZAÇÃO Virtualização A virtualização está presente tanto no desktop de um entusiasta pelo assunto quanto no ambiente de TI de uma infinidade de empresas das mais variadas áreas. Não se trata de "moda" ou mero

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Nextel Cloud... 4 2 Nextel Cloud Web... 5 2.1 Página Inicial... 6 2.1.1 Meu Perfil... 7 2.1.2 Meu Dispositivo...

Leia mais

Infrascale Partnership: Your Online Cloud Storage Business

Infrascale Partnership: Your Online Cloud Storage Business 1 2 Cloud Backup info@bms.com.pt Tel.: 252 094 344 www.bms.com.pt Quem é a Infrascale? Um Pioneiro Global em Cloud Storage A Infrascale é uma empresa de Platform-as-a- Service (PaaS) (Plataforma como um

Leia mais

UMA VISÃO GERAL DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

UMA VISÃO GERAL DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM UMA VISÃO GERAL DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM Ederson dos Santos Cordeiro de Oliveira 1, Tiago Piperno Bonetti 1, Ricardo Germano 1 ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil edersonlikers@gmail.com,

Leia mais

Por que Office 365? Office 365 Por que usar?

Por que Office 365? Office 365 Por que usar? Por que Office 365? Office 365 Por que usar? POR QUE OFFICE 365? Olá. Nesse guia, vamos tratar de um serviço que está sendo extremamente procurado por executivos e especialistas em TI das empresas: o Office

Leia mais

Uso Estratégico da Tecnologia da Informação nos Negócios Tendências e Oportunidades

Uso Estratégico da Tecnologia da Informação nos Negócios Tendências e Oportunidades Uso Estratégico da Tecnologia da Informação nos Negócios Tendências e Oportunidades Danilo Pereira, Msc. Apresentação Graduação em Ciência da Computação (1997) Mestre em Eng. Produção UFSC Mídia e Conhecimento

Leia mais

Arquitetura e Sistema de Monitoramento para

Arquitetura e Sistema de Monitoramento para Arquitetura e Sistema de Monitoramento para 1 Computação em Nuvem Privada Mestranda: Shirlei A. de Chaves Orientador: Prof. Dr. Carlos Becker Westphall Colaborador: Rafael B. Uriarte Introdução Computação

Leia mais

Informática - Prof. Frank Mattos

Informática - Prof. Frank Mattos Informática - Prof. Frank Mattos Q298262 1. Por padrão, a lixeira do Windows 7 ocupa uma área correspondente a 10% do espaço em disco rígido do computador. Impressionante como essa informação está muito

Leia mais

Computação nas Nuvens

Computação nas Nuvens Computação nas Nuvens TÓPICOS Introdução Internet: O fundamento principal O que é Computação em Nuvens Vantagens Dúvidas Corrida pela tecnologia Trabalhos Futuros Conclusão Referências 2 TÓPICOS Introdução

Leia mais

TRIBUTAÇÃO NAS NUVENS Uma Regulação em Debate

TRIBUTAÇÃO NAS NUVENS Uma Regulação em Debate TRIBUTAÇÃO NAS NUVENS Uma Regulação em Debate Workshop Divisão Tributária 18.04.2013 CIESP - CAMPINAS PROGRAMA 1. BREVE INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2. PRINCIPAIS OPERAÇÕES E ASPECTOS TRIBUTÁRIOS POLÊMICOS

Leia mais

UNIFIED DATA PROTECTION RESUMO DA SOLUÇÃO

UNIFIED DATA PROTECTION RESUMO DA SOLUÇÃO UNIFIED DATA PROTECTION RESUMO DA SOLUÇÃO arcserve UDP Impulsionadas pelo aumento no volume dos dados e os avanços da tecnologia como a virtualização, as arquiteturas atuais para proteção dos dados deixam

Leia mais

Agenda. Host: Andrea Rigoni, Coordenadora Comercial Cloud Computing Artsoft Sistemas INFRAESTRUTURA GERENCIADA - VISÃO GERAL

Agenda. Host: Andrea Rigoni, Coordenadora Comercial Cloud Computing Artsoft Sistemas INFRAESTRUTURA GERENCIADA - VISÃO GERAL INFRAESTRUTURA INFRAESTRUTURA GERENCIADA GERENCIADA - VISÃO GERAL - VISÃO WEBINAR GERAL 27/11/2013 Agenda Infraestrutura tradicional versus Infraestrutura Gerenciada em nuvem Novos perfis do CIO e CTO

Leia mais

Computação em Grid e em Nuvem

Computação em Grid e em Nuvem Computação em Grid e em Nuvem Computação em Nuvem Molos 1 Definição Um grid computacional é uma coleção recursos computacionais e comunicação utilizados para execução aplicações Usuário vê o grid como

Leia mais

Computação em Nuvem (Cloud Computing)

Computação em Nuvem (Cloud Computing) Computação em Nuvem (Cloud Computing) Prof. Ricardo J. Rabelo UFSC Universidade Federal de Santa Catarina DAS Departamento de Automação e Sistemas Introdução Os modelos ASP e SaaS têm sido hoje usados

Leia mais

Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC

Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC Um guia para pequenas empresas Conteúdo Seção 1: Introdução ao Modo Windows XP para Windows 7 2 Seção 2: Introdução ao Modo Windows XP 4 Seção 3: Usando

Leia mais

ADOBE FLASH PLAYER 10.3 Gerenciador de configurações locais

ADOBE FLASH PLAYER 10.3 Gerenciador de configurações locais ADOBE FLASH PLAYER 10.3 Gerenciador de configurações locais PRERELEASE 03/07/2011 Avisos legais Avisos legais Para consultar avisos legais, acesse o site http://help.adobe.com/pt_br/legalnotices/index.html.

Leia mais

APRESENTAÇÃO GRAVITYZONE BUSINESS SECURITY

APRESENTAÇÃO GRAVITYZONE BUSINESS SECURITY APRESENTAÇÃO GRAVITYZONE BUSINESS SECURITY 1 A solução GravityZone Business Security O Bitdefender GravityZone Business Security é um serviço desenvolvido pela Bitdefender dedicado à simplicidade e flexibilidade

Leia mais

TRIBUTAÇÃO NA NUVEM. Tax Friday 21 de outubro de 2011 AMCHAM - RJ

TRIBUTAÇÃO NA NUVEM. Tax Friday 21 de outubro de 2011 AMCHAM - RJ TRIBUTAÇÃO NA NUVEM Tax Friday 21 de outubro de 2011 AMCHAM - RJ PROGRAMA 1. INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO EM NUVEM CONCEITOS APLICÁVEIS 2. PRINCIPAIS OPERAÇÕES E ASPECTOS TRIBUTÁRIOS POLÊMICOS INTRODUÇÃO À

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Tipos de Sistemas Operacionais Com o avanço dos computadores foram surgindo alguns tipos de sistemas operacionais que contribuíram para o desenvolvimento do software. Os tipos de

Leia mais

NUVEM NO DNA COM A. pág. 8 NASCIDO PARA NUVEM. FUTURO Sistema operacional vai além da virtualização convencional dos recursos dos servidores

NUVEM NO DNA COM A. pág. 8 NASCIDO PARA NUVEM. FUTURO Sistema operacional vai além da virtualização convencional dos recursos dos servidores NASCIDO PARA NUVEM. INFORME PUBLICITÁRIO Windows Server 2012 março de 2013 COM A NUVEM NO DNA WINDOWS SERVER 2012 É A RESPOSTA DA MICROSOFT PARA O NOVO CENÁRIO DOS DATACENTERS pág. 4 FUTURO Sistema operacional

Leia mais

Rua Serra dos Carajás, 84, Indaiatuba, SP Celular: 19-9.9269-7334 Email: heverson.gomes@hcconsys.com.br www.hcconsys.com.br skype: heverson.

Rua Serra dos Carajás, 84, Indaiatuba, SP Celular: 19-9.9269-7334 Email: heverson.gomes@hcconsys.com.br www.hcconsys.com.br skype: heverson. Rua Serra dos Carajás, 84, Indaiatuba, SP Celular: 19-9.9269-7334 Email: heverson.gomes@hcconsys.com.br www.hcconsys.com.br skype: heverson.gomes Apresenta!!! 1. A Empresa A HCCONSYS com o intuito de ser

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DE API S PARA PORTABILIDADE EM NUVEM

ANÁLISE COMPARATIVA DE API S PARA PORTABILIDADE EM NUVEM ANÁLISE COMPARATIVA DE API S PARA PORTABILIDADE EM NUVEM Ana Paula Cristina Ehlke Carrion 1, Tiago Volpato 1, Claudete Werner 1, Ricardo de Melo Germano 1, Gabriel Costa Silva 2 1 Universidade Paranaense

Leia mais