CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS NA AMÉRICA, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E PRIMEIRO REINADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS NA AMÉRICA, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E PRIMEIRO REINADO"

Transcrição

1 CAPÍTULO 21 CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS NA AMÉRICA, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E PRIMEIRO REINADO

2 Portugal no contexto internacional do século XVIII n No século XVIII, apesar da descoberta de ouro e diamantes em sua colônia americana, Portugal enfrentava sérias dificuldades econômicas em razão: da grande dívida com a Grã-Bretanha; dos elevados custos da Corte portuguesa; da perda do monopólio do comércio com as Índias; da perda de possessões no Oriente; da queda do preço do açúcar. Medidas para aumentar a arrecadação nas colônias por meio do combate ao contrabando e da ampliação dos lucros com o comércio e a mineração.

3 Reformas pombalinas n Expoente do despotismo esclarecido em Portugal, o marquês de Pombal foi nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, e tinha como missão modernizar o Estado e recuperar a economia portuguesa. n Principais medidas do governo pombalino: Em Portugal n Fundação do Erário Régio para controlar os gastos públicos. n Criação de novas companhias de comércio para dinamizar e aumentar o fluxo mercantil entre colônia e metrópole. n Reforma educacional para acabar com o controle clerical sobre o ensino. Na América n Instituição de novos impostos sobre a produção aurífera. n Transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro. n Expulsão dos jesuítas. n Estabelecimento do Diretório na região amazônica.

4 Conjuração Mineira n Contexto: Os colonos estavam muito insatisfeitos com o aumento dos impostos implementado pela política econômica metropolitana. Os intelectuais mineiros foram influenciados pelas ideias iluministas e da independência dos Estados Unidos. n Envolvidos: Em geral, membros da elite mineradores, fazendeiros, padres, funcionários públicos, advogados e militares de alta patente. Muitos deles haviam estudado em universidades na Europa, onde conheceram as ideias iluministas. n Objetivos: Proclamação de uma república constitucional na capitania de Minas Gerais. Extinção do monopólio estatal sobre a extração de diamantes. Concessão de anistia das dívidas com a Coroa portuguesa. Separação entre Igreja e Estado.

5 n Desfecho: Em 1789, o governador de Minas Gerais convocou algumas pessoas para efetuar os pagamentos do quinto atrasados na Junta da Real Fazenda. O inconfidente Joaquim Silvério dos Reis delatou os companheiros em troca do perdão da dívida e de um prêmio por sua lealdade à Coroa. Em maio, os réus foram condenados pelo crime de lesa-majestade. Tiradentes foi executado e esquartejado, e seus restos foram expostos ao público para servir de exemplo. Os demais condenados foram degredados, presos temporariamente e/ou tiveram seus bens confiscados.

6 Conjuração Baiana n Contexto: A associação maçônica Cavaleiros da Luz disseminou as ideias iluministas em Salvador. Ideias revolucionárias repercutiram nas camadas mais pobres da população. Em 12 de agosto de 1798, os revoltosos afixaram pasquins e manuscritos por Salvador convocando o povo a fazer uma revolução. n Envolvidos: Membros da elite e das camadas populares (mulatos, escravos, negros libertos e indivíduos brancos de baixa renda). A conjuração adquiriu caráter social. n Objetivos: Fim da escravidão e das diferenças baseadas na cor da pele. Proclamação de uma república igualitária na Bahia. Mudanças no sistema tributário e aumento dos soldos militares. Liberdade de comércio e representação popular.

7 n Desfecho: Os intelectuais se afastaram do movimento, que passou a ser conduzido por soldados, alfaiates, negros e mulatos. Com base em denúncias, investigações realizadas pelas autoridades levaram aos elaboradores dos cartazes afixados nas ruas de Salvador. Os participantes da Conjuração Baiana foram presos. O processo culminou na condenação à morte de dois soldados e dois alfaiates, que, em 8 de novembro de 1799, foram enforcados e esquartejados, e tiveram seus restos espalhados pela capitania para servir de exemplo.

8 Bastidores da independência n Como resultado das Guerras Napoleônicas, a Corte portuguesa foi transferida para o Brasil em O evento marcou o início do processo que culminou na independência do Brasil. Napoleão Bonaparte impôs o Bloqueio Continental à Grã-Bretanha. Portugal descumpriu o decreto e seu território foi invadido pela França. Em novembro de 1807, o príncipe regente Dom João e uma grande comitiva deixaram Lisboa e seguiram para o Brasil sob proteção da Marinha britânica. Em janeiro de 1808, a Corte portuguesa chegou a Salvador. A transferência já havia sido cogitada em outros momentos da história em que a Coroa portuguesa se sentira ameaçada.

9 Chegada da família real portuguesa Foi decretada a abertura dos portos às nações amigas (Grã-Bretanha), chegando ao fim o pacto colonial. A colônia foi transformada com a presença da Corte. Foi revogado o Alvará de 1785, que proibia a instalação de manufaturas na colônia. Foram assinados, em 1810, dois tratados que concederam privilégios comerciais aos britânicos.

10 Mudanças no Brasil Mudanças promovidas após a chegada da Corte: 1808 Abertura dos portos brasileiros às nações amigas Fundação do Banco do Brasil e da Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal a funcionar no Brasil Invasão da Guiana Francesa Transferência da Biblioteca Real Portuguesa para o Rio de Janeiro Elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves Ocupação da Banda Oriental do Uruguai: Província Cisplatina. O padrão de consumo também se modificou: produtos de luxo europeus passaram a fazer parte do cotidiano da elite do Rio de Janeiro.

11 Revolução Pernambucana n Contexto: Em 1817, a aristocracia rural de Pernambuco e de outras capitanias do Nordeste estava descontente com a metrópole. Aumento de impostos e controle das importações e exportações pelos comerciantes lusos. n Envolvidos: Elite colonial e indivíduos livres pobres. n Objetivo: Proclamação de uma república em Recife.

12 n Medidas instituídas pelos revoltosos: Instalação de um Governo Provisório. Aumento dos soldos de oficiais e soldados. Fim de alguns impostos. Apreensão das propriedades dos negociantes que fugiram por causa da revolução. Abolição lenta, regular e legal da escravidão. n Desfecho: Em maio de 1817, após uma série de confrontos entre as forças do governo e os rebeldes, os insurretos foram vencidos.

13 Revolução Liberal do Porto 1815 A elevação do Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves tornou clara a intenção de Dom João de permanecer na América. Partido Português Comerciantes lusitanos e militares favoráveis à recolonização Na cidade do Porto, em Portugal, teve início um movimento revolucionário, cujos participantes exigiram a volta do rei e a formação de uma Assembleia Constituinte. Partido Brasileiro Formou-se em Portugal um Governo Provisório encarregado de convocar as Cortes para dar início à elaboração da Constituição. Burocratas, comerciantes, grandes proprietários de terras e profissionais liberais interessados em manter os benefícios obtidos desde Dom João retornou a Portugal, mas deixou seu filho Dom Pedro como príncipe regente do Brasil. As Cortes pressionaram Dom João a aplicar medidas recolonizadoras em relação ao Brasil, como a retomada de antigos privilégios portugueses no comércio e o fechamento de órgãos portugueses sediados na América.

14 Independência do Brasil n Contexto: polarização política a partir da Revolução do Porto. n Em 1822, as elites agrárias e os grupos políticos ligados ao Partido Brasileiro articularam com Dom Pedro um movimento que levou à emancipação do Brasil. 9 de janeiro: Petição do Fico. 7 de setembro: rompimento com as Cortes de Lisboa e Proclamação da Independência do Brasil.

15 Resistências internas à independência n Após a independência, determinadas províncias que haviam conquistado autonomia com a criação das Juntas Provisórias, ligadas às Cortes de Lisboa, rebelam-se contra o governo absolutista de Dom Pedro I. Pernambuco, Grão-Pará e Maranhão, por exemplo. n Na Bahia, as tropas imperiais, compostas de voluntários, mercenários estrangeiros, escravos e negros libertos, só conseguiram vencer os portugueses em 2 de julho de Independência da Bahia. n No Piauí, sertanejos piauienses e habitantes do Maranhão e do Ceará venceram as tropas portuguesas em 13 de março de Batalha do Jenipapo.

16 Primeiro Reinado n A unidade política e territorial do Brasil foi mantida por meio do uso das armas e da instituição de uma monarquia constitucional autoritária. O imperador Dom Pedro I, aliado ao grupo conservador, tomou medidas destinadas a manter no Brasil um liberalismo moderado, que garantisse a soberania do monarca sobre os representantes do Estado. Os deputados constituintes empenhavam-se em concluir o projeto de uma Constituição fundamentada nas ideias iluministas, que oficializaria juridicamente a ruptura com a antiga metrópole. n A escravidão e a economia de exportação foram mantidas, garantindo os interesses dos grandes proprietários.

17 Constituição de 1824 n Em 25 de março de 1824, o imperador Dom Pedro I outorgou a primeira Constituição do país, por meio da qual preservou o poder em suas mãos e garantiu os interesses da aristocracia agrária. Constituição de 1824 Conciliava princípios liberais e características autoritárias. Estabelecimento da monarquia hereditária constitucional e representativa. Criação de quatro poderes: n Executivo n Legislativo n Judiciário n Moderador Estabelecimento do catolicismo como religião oficial do Estado sob comando do imperador (Padroado) e instituição da tolerância às demais crenças. A escolha dos representantes da Câmara dos Deputados era feita por voto censitário. O Poder Moderador garantia ao imperador o direito de interferir nos demais poderes.

18 Confederação do Equador n Em Pernambuco, radicais liberais apoiados pela aristocracia rural, insatisfeitos com a crise econômica, rebelaram-se contra Dom Pedro I. n Em 2 de julho de 1824, os revoltosos proclamaram a Confederação do Equador. n As ideias do movimento se espalharam por meio dos jornais de Frei Caneca e de Cipriano Barata. n Diante da adesão popular e da defesa do fim do tráfico de escravos, os integrantes da elite se retiraram do movimento. n Os rebeldes foram derrotados, e os líderes, julgados e condenados à morte. 0 OCEANO PACÍFICO Confederação do Equador (1824) 500 km GRÃO-PARÁ MATO GROSSO PROVÍNCIA CISPLATINA TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO Fonte: IstoÉ Brasil 500 anos: atlas histórico. São Paulo: Três, p O GOIÁS SÃO PAULO CEARÁ Fortaleza MARANHÃO SANTA CATARINA RIO GRANDE DO SUL PIAUÍ MINAS GERAIS ESPÍRITO SANTO ALAGOAS SERGIPE BAHIA P E R N A M B U C O RIO DE JANEIRO Rio de Janeiro EQUADOR RIO GRANDE DO NORTE PARAÍBA (1824) Recife OCEANO ATLÂNTICO Pernambuco em 1824 Outros membros da Confederação Limites em 1824 Forças revolucionárias Tropas imperiais ANDERSON DE ANDRADE PIMENTEL

19 Guerra da Cisplatina 1821 Durante o governo de Dom João VI, tropas luso-brasileiras anexaram a Banda Oriental ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, com o nome de Província Cisplatina Os cisplatinos uniram-se à República das Províncias do Rio da Prata (atual Argentina). Dom Pedro I declarou guerra ao governo de Buenos Aires A Grã-Bretanha, que tinha interesses comerciais na região, interveio no conflito, e a Província Cisplatina conquistou a independência, passando a se chamar República Oriental do Uruguai.

20 Crise e abdicação de Dom Pedro I n O governo de Dom Pedro I estava desgastado em razão: de sua ligação cada vez mais estreita com membros do Partido Português; do autoritarismo e da repressão aos opositores de seu regime; da derrota brasileira na Guerra da Cisplatina ( ); da crise econômica e do aumento do custo de vida; do assassinato do jornalista oposicionista Libero Badaró (1831). n Nesse cenário, Dom Pedro I viajou para Minas Gerais, onde foi recebido com hostilidade. Em sua volta ao Rio de Janeiro, ocorreu a Noite das Garrafadas. n Enfraquecido politicamente e com possibilidades de assumir o trono português, Dom Pedro I abdicou do trono brasileiro em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho Pedro de Alcântara, então com 5 anos de idade. Assumiu o governo uma Regência provisória, eleita pela Assembleia Geral.

AS VÉSPERAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

AS VÉSPERAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL AS VÉSPERAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL CRISE DO SISTEMA COLONIAL Portugal perde colônias no Oriente e o monopólio da Produção de açúcar na América. Pressão da Metrópole x Enriquecimento de da elite Brasileira

Leia mais

PRIMEIRO REINADO NO BRASIL ( )

PRIMEIRO REINADO NO BRASIL ( ) PRIMEIRO REINADO NO BRASIL ( 1822-1831) Principais fatos pré Independência: Vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil; Abertura do Portos às Nações Amigas; Obras como o Jardim Botânico, a Biblioteca

Leia mais

Aula 08 Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real.

Aula 08 Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. Aula 08 Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. O que foram os movimentos de pré-independência? Séculos XVIII e XIX grandes mudanças afetaram o Brasil... MUNDO... Hegemonia das ideias

Leia mais

Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação

Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação Aula 6 Crise do Sistema Colonial: Rebeliões Coloniais e Tentativas de Emancipação 1 O declínio colonial Setor 1605 2 A crise do Sistema Colonial ealvespr@gmail.com Contexto 1.1 O Declínio Colonial no Brasil

Leia mais

HISTÓRIA. aula Período Joanino e 1º Reinado

HISTÓRIA. aula Período Joanino e 1º Reinado HISTÓRIA aula Período Joanino e 1º Reinado 1808 - Estado português no Brasil O Bloqueio Continental visa isolar a Inglaterra do contato com solo europeu continental, e Portugal não respeita o bloqueio

Leia mais

ROF.º OTTO TERRA BRASIL: 1º REINADO ( )

ROF.º OTTO TERRA BRASIL: 1º REINADO ( ) ROF.º OTTO TERRA BRASIL: 1º REINADO (1822-1831) Jean Baptiste Debret O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DO BRASIL INDEPENDENTE Estados Unidos da América A Doutrina Monroe (A América para os americanos )

Leia mais

Primeiro Reinado. Professora Adriana Moraes História

Primeiro Reinado. Professora Adriana Moraes História Primeiro Reinado O Primeiro Reinado é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro I. Tem início em 7 de setembro de 1822, com a Independência do Brasil e termina em 7 de abril de

Leia mais

PRIMEIRO REINADO A formação do Estado nacional brasileiro

PRIMEIRO REINADO A formação do Estado nacional brasileiro PRIMEIRO REINADO 1822-1831 A formação do Estado nacional brasileiro 1. A Confederação do Equador A Confederação do Equador foi um movimento político e revolucionário ocorrido na região Nordeste do Brasil

Leia mais

BRASIL IMPÉRIO PRIMEIRO REINADO

BRASIL IMPÉRIO PRIMEIRO REINADO BRASIL IMPÉRIO PRIMEIRO REINADO PRIMEIRO REINADO Portugueses em várias províncias tentaram resistir à independência: Bahia Pará Cisplatina apareceram camadas populares para derrotar resistências portuguesas

Leia mais

3º ANO / PRÉVEST PROF. Abdulah

3º ANO / PRÉVEST PROF. Abdulah PERÍODO JOANINO (1808-1821) Livro 3 / Módulo 12 (Extensivo Mega) 3º ANO / PRÉVEST PROF. Abdulah TRANSFERÊNCIA DA FAMÍLIA REAL O PROJETO BRAGANTINO (século XVII) de transmigração RAZÕES: - Proximidade com

Leia mais

PRIMEIRO REINADO NO BRASIL ( ) Professora : Daianne Luz.

PRIMEIRO REINADO NO BRASIL ( ) Professora : Daianne Luz. PRIMEIRO REINADO NO BRASIL (1822 1831) Professora : Daianne Luz. PRIMEIROS MOMENTOS Algumas províncias (antigas Capitanias Hereditárias), que eram favoráveis às Cortes (Parlamento) de Lisboa, recusaram-se

Leia mais

PRIMEIRO REINADO ( )

PRIMEIRO REINADO ( ) PRIMEIRO REINADO (1822 1831) 7 de setembro de 1822 Independência ou morte? O grito do Ipiranga. Pedro Américo. 1888. A proclamação da Independência. François- René Moreaux. 1844. Os desafios após a independência

Leia mais

Lutas e processo de independência. Patrícia Albano Maia

Lutas e processo de independência. Patrícia Albano Maia Lutas e processo de independência Patrícia Albano Maia Crises na Europa Crise do Antigo Regime Absolutismo Mercantilismo Sociedade Estamental Crise do antigo sistema Colonial Metalismo Monopólio Balança

Leia mais

GOVERNO DE D.PEDRO I ( ) Livro 4 / Módulo 13 (Extensivo Mega) 3º ano / Pré-vest Ano 2018 Prof. Abdulah

GOVERNO DE D.PEDRO I ( ) Livro 4 / Módulo 13 (Extensivo Mega) 3º ano / Pré-vest Ano 2018 Prof. Abdulah GOVERNO DE D.PEDRO I (1822 1831) Livro 4 / Módulo 13 (Extensivo Mega) 3º ano / Pré-vest Ano 2018 Prof. Abdulah AS LUTAS PÓS-INDEPENDÊNCIA q Resistência à Independência ou ao modelo de Independência (Pará,

Leia mais

Cipriano Barata,Pe. Agostinho Gomes, Luís Gonzaga das Virgens,João de Deus Lucas Dantas

Cipriano Barata,Pe. Agostinho Gomes, Luís Gonzaga das Virgens,João de Deus Lucas Dantas Inconfidência Mineira Minas Gerais, área principal da mineração aurífera 1789. Elitista Predomínio de mineradores, comerciantes, profissionais liberais, intelectuais e a alta burocracia; (maçonaria) Cláudio

Leia mais

Independência do Brasil 1822

Independência do Brasil 1822 Independência do Brasil 1822 A Independência se deu por meios pacíficos, proclamada por um membro da família real. Em 01 de Dezembro de 1822, Dom Pedro I foi coroado e consagrado Imperador e Defensor Perpétuo

Leia mais

História do Brasil. Período Colonial: escravismo e produção de riqueza Parte 11. Prof ª. Eulália Ferreira

História do Brasil. Período Colonial: escravismo e produção de riqueza Parte 11. Prof ª. Eulália Ferreira História do Brasil Período Colonial: escravismo e produção de riqueza Parte 11 Prof ª. Eulália Ferreira Revoltas Emancipacionistas 1-Inconfidência Mineira 1789 Liberdade, ainda que tardia Causas: -Exploração

Leia mais

BRASIL COLÔNIA ( )

BRASIL COLÔNIA ( ) 2 - REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS: Século XVIII (final) e XIX (início). Objetivo: separação de Portugal (independência). Nacionalistas. Influenciadas pelo iluminismo, independência dos EUA e Revolução Francesa.

Leia mais

Movimentos nativistas e emancipacionistas

Movimentos nativistas e emancipacionistas Movimentos nativistas e emancipacionistas Crise do sistema colonial A Revolta de Beckman (1684) Conflito entre os proprietários de terras, a Companhia de Comércio e a missão jesuítica na região. Atividades

Leia mais

A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL A EUROPA NO INÍCIO DO SÉCULO XIX Lutas pela hegemonia na Europa BLOQUEIO CONTINENTAL Inversão Política: Brasil sede da Monarquia. Fim do Pacto Colonial: Abertura dos Portos e

Leia mais

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 1820-1822 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS O 7 DE SETEMBRO: A INDEPENDÊNCIA FOI SOMENTE O GRITO DO IPIRANGA? OS SIGNIFICADOS DA INDEPENDÊNCIA Emancipação ou

Leia mais

1640 > Fim da União Ibérica Comércio com Buenos Aires e contrabando Rei de São Paulo: Amador Bueno da Ribeira. Amador Bueno recusou o título de rei e

1640 > Fim da União Ibérica Comércio com Buenos Aires e contrabando Rei de São Paulo: Amador Bueno da Ribeira. Amador Bueno recusou o título de rei e REVOLTAS COLONIAIS REVOLTAS NATIVISTAS 1640 > Fim da União Ibérica Comércio com Buenos Aires e contrabando Rei de São Paulo: Amador Bueno da Ribeira. Amador Bueno recusou o título de rei e saiu às ruas

Leia mais

CONSERVADORES LIBERAIS

CONSERVADORES LIBERAIS CONSERVADORES desejavam a criação de um governo fortemente centralizado, com uma monarquia dotada de amplos poderes LIBERAIS desejavam a criação de uma monarquia constitucional e a descentralização administrativa

Leia mais

PRIMEIRO REINADO ( ) Prof. Victor Creti Bruzadelli

PRIMEIRO REINADO ( ) Prof. Victor Creti Bruzadelli PRIMEIRO REINADO (1822-1831) Prof. Victor Creti Bruzadelli Construindo o Estado Brasileiro Pontos fundamentais: Guerras de independência; Reconhecimento internacional da independência; Manutenção da unidade

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 8 o ano Unidade 6 5 Unidade 6 Nome: Data: 1. Observe o esquema e responda às questões. Matérias- -primas Gêneros tropicais Colônia Pacto colonial Metrópole Escravos Produtos

Leia mais

Aula 10 - Primeiro Reinado

Aula 10 - Primeiro Reinado Aula 10 - Primeiro Reinado 1822-1831. 7 de setembro de 1822 Independência do Brasil. Brasil Império Primeiro Reinado 1822-1831. Período Regencial 1831-1840. Segundo Reinado 1840-1889. Primeiro Reinado

Leia mais

Movimentos Sociais no Brasil ( ) Formação Sócio Histórica do Brasil Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli

Movimentos Sociais no Brasil ( ) Formação Sócio Histórica do Brasil Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli Movimentos Sociais no Brasil (1550 1822) Formação Sócio Histórica do Brasil Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli No período colonial: Em diversos momentos: Segmentos sociais insatisfeitos promoveram rebeliões,

Leia mais

A Economia Mineradora (Século XVIII) O Processo de Independência. 1 A Economia Mineradora do Século XVIII. 2 As Reformas Pombalinas

A Economia Mineradora (Século XVIII) O Processo de Independência. 1 A Economia Mineradora do Século XVIII. 2 As Reformas Pombalinas Aula 13 e 14 A Economia Mineradora (Século XVIII) 1 A Economia Mineradora do Século XVIII Setor 1601 2 As Reformas Pombalinas 3 ealvespr@gmail.com Objetivo da aula Analisar a crise do Antigo Sistema Colonial

Leia mais

A Exploração do Ouro

A Exploração do Ouro A Mineração A Exploração do Ouro Dois tipos de empreendimentos, que visavam a exploração do ouro, foram organizados: as lavras e as faiscações. As lavras, unidades produtoras relativamente grandes, chegavam

Leia mais

O Primeiro Reinado

O Primeiro Reinado O Primeiro Reinado 1822-1831 Contexto Pós proclamação da independência : Em 7 de setembro de 1822. Independência ou Morte!(Autoria Pedro Américo,1888 Contexto A nova Nação necessitava de organização político-administrativa;

Leia mais

Revoltas Nativistas e Anticoloniais. Alan

Revoltas Nativistas e Anticoloniais. Alan Revoltas Nativistas e Anticoloniais Alan Fatores iniciais para as revoltas Descontentamentos com o governo metropolitano Choque entre os interesses dos colonos e da Coroa Pressão do Pacto Colonial sobre

Leia mais

A EXPANSÃO TERRITORIAL, O CICLO DA MINERAÇÃO E AS REVOLTAS COLONIAIS Prof. Maurício Ghedin Corrêa

A EXPANSÃO TERRITORIAL, O CICLO DA MINERAÇÃO E AS REVOLTAS COLONIAIS Prof. Maurício Ghedin Corrêa A EXPANSÃO TERRITORIAL, O CICLO DA MINERAÇÃO E AS REVOLTAS COLONIAIS Prof. Maurício Ghedin Corrêa 1. A EXPANSÃO TERRITORIAL E O BANDEIRISMO Durante a União Ibérica houve um momento de expansão a Oeste.

Leia mais

Revoltas Coloniais / Nativistas. História do Brasil

Revoltas Coloniais / Nativistas. História do Brasil Revoltas Coloniais / Nativistas História do Brasil Principais Revoltas Coloniais Fim da União Ibérica INSATISFAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO As revoltas Coloniais Revelavam a insatisfação dos colonos; Dificuldade

Leia mais

O Primeiro Reinado ( ) MARCOS ROBERTO

O Primeiro Reinado ( ) MARCOS ROBERTO O Primeiro Reinado (1822 1831) MARCOS ROBERTO Imagem: Henrique José da Silva / public domain A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio

Leia mais

14. Brasil: Período Regencial PÁGINAS 18 À 29.

14. Brasil: Período Regencial PÁGINAS 18 À 29. 14. Brasil: Período Regencial PÁGINAS 18 À 29. Política e economia Regência Trina Provisória: Formada pelos senadores Nicolau Vergueiro, José Joaquim de Campos e pelo brigadeiro Francisco de Lima e Silva

Leia mais

7 de setembro de 1822 Independência do Brasil.

7 de setembro de 1822 Independência do Brasil. 7 de setembro de 1822 Independência do Brasil. Brasil Império Primeiro Reinado 1822-1831. Período Regencial 1831-1840. Segundo Reinado 1840-1889. Primeiro Reinado 1822-1831 As primeiras dificuldades do

Leia mais

Primeiro Reinado ( )

Primeiro Reinado ( ) Primeiro Reinado (1822-1831) PROF. CRISTIANO CAMPOS CPII - HUMAITÁ II O que a Bandeira do Império pode nos informar sobre este momento da nossa história? Ordem de Cristo - herança portuguesa O rei como

Leia mais

HISTÓRIA. aula Regências e o 2º Reinado

HISTÓRIA. aula Regências e o 2º Reinado HISTÓRIA aula Regências e o 2º Reinado Regência Trina Provisória Formada desde que Dom Pedro I abdicou ao trono do Brasil, responsável organizar a eleição da Regência Trina Permanente. Concedeu anistia

Leia mais

PROF. ME. ANDERSON APARECIDO GONÇALVES DE OLIVEIRA HISTÓRIA TÓPICOS ESPECIAIS. "Aooooooooos mininoooooo!!!" INÍCIO DA COLONIZAÇÃO / EFETIVA OCUPAÇÃO

PROF. ME. ANDERSON APARECIDO GONÇALVES DE OLIVEIRA HISTÓRIA TÓPICOS ESPECIAIS. Aooooooooos mininoooooo!!! INÍCIO DA COLONIZAÇÃO / EFETIVA OCUPAÇÃO PROF. ME. ANDERSON APARECIDO GONÇALVES DE OLIVEIRA HISTÓRIA TÓPICOS ESPECIAIS "Aooooooooos mininoooooo!!!" INÍCIO DA COLONIZAÇÃO / EFETIVA OCUPAÇÃO CAPITANIAS HEREDITÁRIAS CICLO DO AÇUCAR CULTURA E CIVILIZAÇÃO

Leia mais

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. Prof. Victor Creti Bruzadelli

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. Prof. Victor Creti Bruzadelli INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Prof. Victor Creti Bruzadelli Era das Revoluções Conceito de Eric Hobsbawn: Processo amplo de decadência do Antigo Regime e da ascensão de novos modelos políticos e grupos sociais

Leia mais

BRASIL IMPÉRIO. Primeiro e Segundo Reinados. Prof. Rodrigo Toledo

BRASIL IMPÉRIO. Primeiro e Segundo Reinados. Prof. Rodrigo Toledo BRASIL IMPÉRIO Primeiro e Segundo Reinados Prof. Rodrigo Toledo PRIMEIRO REINADO Definição O primeiro Reinado do Brasil é o nome dado ao período em que D. Pedro I governou o Brasil como Imperador, entre

Leia mais

Primeiro reinado

Primeiro reinado Primeiro reinado 1822-1831 Professor: Tácius Fernandes Blog: www.proftaciusfernandes.wordpress.com Coroação de D. Pedro I (1 Dez 1822) Ordem social e econômica do período colonial: Latifúndio, monocultura,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Série: 8ª Ensino Fundamental Professora: Letícia História Atividades para Estudos Autônomos Data: 03 / 10 / 2016 Aluno(a): Nº: Turma:

Leia mais

Aclamação de D. Pedro I

Aclamação de D. Pedro I Aclamação de D. Pedro I A esperança de novos ares a nos encher os pulmões foi dada com a emancipação política do Brasil. Tão logo passou a euforia do grito do Ipiranga, o povo percebeu que os novos ares

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou à Unidade 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê História 4 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação História NOME: ESCOLA:

Leia mais

Professor Edmário Vicente 1

Professor Edmário Vicente 1 Professor Edmário Vicente 1 Professor Edmário Vicente 3 ANTECEDENTES DA EMANCIPAÇÃO Ideais Iluministas; Colônias espanholas na América; Independência dos Estados Unidos 1776; Revolução Francesa em 1789.

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA. Professor Marcelo Pitana

REVOLUÇÃO FRANCESA. Professor Marcelo Pitana REVOLUÇÃO FRANCESA Professor Marcelo Pitana REVOLUÇÃO FRANCESA (1789 Queda da Bastilha) Antecedentes: - Ideais iluministas (liberais); - Abuso de poder da nobreza; - Pompa das cortes; - Déficit orçamentário;

Leia mais

O processo de independência do Brasil. Prof. Dieikson de Carvalho

O processo de independência do Brasil. Prof. Dieikson de Carvalho O processo de independência do Brasil Prof. Dieikson de Carvalho Levantes no Brasil A chegada da Família Real no Brasil Contexto sóciopolítico da Europa A chegada da Família Real no Brasil INGLATERRA MAIOR

Leia mais

Século XVIII no Brasil. Primeiras rebeliões separatistas

Século XVIII no Brasil. Primeiras rebeliões separatistas Século XVIII no Brasil Primeiras rebeliões separatistas 1789- Inconfidência Mineira Inspiração iluminista liberal Influência da Independência dos Estados Unidos Projeto liberal: capitalismo, desenvolver

Leia mais

FAMÍLIA REAL NO BRASIL. Prof. Filipe Viana da Silva

FAMÍLIA REAL NO BRASIL. Prof. Filipe Viana da Silva FAMÍLIA REAL NO BRASIL Prof. Filipe Viana da Silva 1. A CONJUNTURA EUROPEIA Fim do século XVIII, França e Inglaterra em estágio superior do capitalismo; Portugal apresenta-se estagnado e dependente do

Leia mais

O QUE ACONTECEU DEPOIS?

O QUE ACONTECEU DEPOIS? Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, 2014. Londrina, de. Nome: Turma: Tempo: início: término: total: Edição VII MMXIV Fase 3 parte 2 Grupo B O QUE ACONTECEU DEPOIS? Conjuração Baiana Com a

Leia mais

Período Regencial Prof. Thiago História C Aula 11

Período Regencial Prof. Thiago História C Aula 11 Período Regencial 1831-1840 Prof. Thiago História C Aula 11 Regência Trina Provisória formada desde que Dom Pedro I abdicou ao trono do Brasil, responsável organizar a eleição da Regência Trina Permanente.

Leia mais

O Processo de Independência do Brasil

O Processo de Independência do Brasil O Processo de Independência do Brasil A Crise do Antigo Regime A independência das Treze Colônias e a Revolução Francesa (que tinham ideais iluministas) serviram de inspiração de modelo para as bases da

Leia mais

PRIMEIRO REINADO SITUAÇÃO POLÍTICA PÓS INDEPENDÊNCIA

PRIMEIRO REINADO SITUAÇÃO POLÍTICA PÓS INDEPENDÊNCIA PRIMEIRO REINADO SITUAÇÃO POLÍTICA PÓS INDEPENDÊNCIA Lutas Pela Independência A INDEPENDÊNCIA do Brasil não foi aceita de modo pacífico por todos os estados. Declaração da Independência Batalha do Jenipapo

Leia mais

O BRASIL COLONIAL ( ) PROF. OTTO TERRA

O BRASIL COLONIAL ( ) PROF. OTTO TERRA O BRASIL COLONIAL (1530 1822) BRASIL PRÉ COLONIAL 1500-1532 - Não houve uma colonização de forma efetiva, sistemática até a década de 1530 predominância portuguesa no Oriente (Calicute e Goa); - Importância

Leia mais

Aula 03 1B REVOLUÇÃO FRANCESA I

Aula 03 1B REVOLUÇÃO FRANCESA I APRESENTAÇÃO Aula 03 1B REVOLUÇÃO FRANCESA I Prof. Alexandre Cardoso REVOLUÇÃO FRANCESA Marco inicial da Idade Contemporânea ( de 1789 até os dias atuais) 1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA

Leia mais

HB.07-Governo luso no Brasil e Independência. Como foram os moldes da nossa independência

HB.07-Governo luso no Brasil e Independência. Como foram os moldes da nossa independência HB.07-Governo luso no Brasil e Independência Como foram os moldes da nossa independência Pontos Principais Contexto da transferência da corte portuguesa para o Brasil; Decisões e realizações de d. João

Leia mais

Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. História C Aula 08 Prof. Thiago

Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. História C Aula 08 Prof. Thiago Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real História C Aula 08 Prof. Thiago Movimentos de Pré- Independência Século XVIII e XIX Crise do mercantilismo e do Estado Absolutista Hegemonia de

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 8º História Carol Av. Subst./Optat. 24/11/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

Independência do Brasil. Prof. Filipe Viana da Silva

Independência do Brasil. Prof. Filipe Viana da Silva Independência do Brasil Prof. Filipe Viana da Silva 1. A Revolução Liberal do Porto e o retorno de D. João Desde 1807, quando a família real portuguesa se transferiu para o Brasil, Portugal passou a atravessar

Leia mais

O Primeiro Reinado ( )

O Primeiro Reinado ( ) O Primeiro Reinado (1822-1831) Quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo (óleo sobre tela, 1888) Prof.ª. Maria Auxiliadora Problemas após o 07 de Setembro 1822 1º A luta pelo poder o príncipe, alta

Leia mais

PERÍODO REGENCIAL O Período Regencial corresponde ao período da História, em que o Brasil foi governado por Regentes

PERÍODO REGENCIAL O Período Regencial corresponde ao período da História, em que o Brasil foi governado por Regentes PERÍODO REGENCIAL 1831-1840 O Período Regencial corresponde ao período da História, em que o Brasil foi governado por Regentes REGENTES são governantes que substituem o rei ou Imperador se forem menores

Leia mais

2- POR QUE a família real portuguesa se mudou, em 1808, para sua colônia na

2- POR QUE a família real portuguesa se mudou, em 1808, para sua colônia na Atividade de Estudo Geo/História 5º ano Nome: 1- LIGUE os itens abaixo corretamente. 2- POR QUE a família real portuguesa se mudou, em 1808, para sua colônia na América? 3- ASSINALE as afirmativas erradas

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA ERA NAPOLEÔNICA (1799 1815) Prof. João Gabriel da Fonseca joaogabriel_fonseca@hotmail.com 1 - O CONSULADO (1799 1804): Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos. Acordo com a Igreja

Leia mais

Período Joanino Quando o Brasil virou capital do Império Português

Período Joanino Quando o Brasil virou capital do Império Português Período Joanino Quando o Brasil virou capital do Império Português Napoleão e Portugal 1804 Napoleão dominava a Europa, sendo coroado Imperador 1806 Bonaparte, decreta o Bloqueio Continental O objetivo:

Leia mais

Divisão política e regional do brasil. Prof. Gonzaga

Divisão política e regional do brasil. Prof. Gonzaga Divisão política e regional do brasil Prof. Gonzaga Conceitos: Governo-geral Povo e nação Estado República Território Monarquia Soberania Estado Território Forma de organização de uma base territorial,

Leia mais

Prof. Tácius Fernandes História

Prof. Tácius Fernandes História Prof. Tácius Fernandes História 1808 - Chegada da Família Real ao Brasil Abertura dos portos às Nações Amigas - Ruptura do Pacto Colonial. Capitalizar a economia inglesa - Vencer Napoleão. Adquiriu maior

Leia mais

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com Conteúdo Multimídia Liberalismo e Democracia no Brasil do século XIX O ministério de José Bonifácio A Assembleia Constituinte A Carta outorgada de 1824 A Confederação do Equador (1824) Dificuldades e contradições

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017 Disciplina: HISTÓRIA Série/Ano: 8º ANO Professores: Flávio, Maurício e Silvio Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou

Leia mais

9. América Latina: lutas pela emancipação política. Páginas 04 à 17.

9. América Latina: lutas pela emancipação política. Páginas 04 à 17. 9. América Latina: lutas pela emancipação política Páginas 04 à 17. Mas por que essa parte da América é denominada latina? TROCA DE IDEIAS LEITURA DO TEXTO PÁGINA 04. QUESTÕES 1 e 2 PÁGINA 05. América

Leia mais

REVISÃO I Prof. Fernando.

REVISÃO I Prof. Fernando. REVISÃO I Prof. Fernando Brasil Colônia 1500: Descobrimento ou Conquista? Comunidades indígenas do Brasil Características: heterogeneidade e subsistência. Contato: a partir da colonização efetiva, ocorreu

Leia mais

O processo de Independência do Brasil Aulas 40 e 41

O processo de Independência do Brasil Aulas 40 e 41 O processo de Independência do Brasil Aulas 40 e 41 O processo começou em meados do século XVII e, na verdade, não se encerrou em 1822, mas apenas em 1831, com a abdicação de D. Pedro I. Fonte..:: Museu

Leia mais

A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS. Prof. Victor Creti Bruzadelli

A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS. Prof. Victor Creti Bruzadelli A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS Prof. Victor Creti Bruzadelli Contexto histórico Desenvolvimento acelerado da economia inglesa; Difusão de ideias de cunho iluminista; Crise do Antigo Regime europeu;

Leia mais

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna

Século XVIII. Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna Marco inicial: tomada da Bastilha Assembleia Nacional Consituinte 1789-1792 Nova Constituição (liberal) para a França; Alta burguesia assume o comando

Leia mais

A Historiografia do Brasil Colonial tem início em 22 de abril de 1500 com a chegada dos portugueses.

A Historiografia do Brasil Colonial tem início em 22 de abril de 1500 com a chegada dos portugueses. A Historiografia do Brasil Colonial tem início em 22 de abril de 1500 com a chegada dos portugueses. A Colônia é o período da História do Brasil que engloba os anos de 1500 a 1822. Ele começa com a chegada

Leia mais

Atividade de revisão para o Exame final. A Revolução Francesa (14/07/1789)

Atividade de revisão para o Exame final. A Revolução Francesa (14/07/1789) Profª.: Lygia Mânica Costa 7ª série do E. Fundamental Nome: Turma: Data: Atividade de revisão para o Exame final A Revolução Francesa (14/07/1789) A situação social era grave e o nível de insatisfação

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 7 o ano Unidade 8 5 Unidade 8 Nome: Data: 1. Qual(is) da(s) sentença(s) a seguir apresenta(m) corretamente as motivações de Portugal para estabelecer a produção açucareira

Leia mais

BRASIL PRIMEIRO REINADO

BRASIL PRIMEIRO REINADO BRASIL PRIMEIRO REINADO PRIMEIRO REINADO 1822: D. Pedro realiza a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822. D. Pedro passa de príncipe regente a imperador e seu período de governo ficou conhecido

Leia mais

GABARITO DO TESTE DE HISTÓRIA. De acordo com o seu conhecimento e inspirado pela imagem e texto, responda:

GABARITO DO TESTE DE HISTÓRIA. De acordo com o seu conhecimento e inspirado pela imagem e texto, responda: GABARITO DO TESTE DE HISTÓRIA DISCURSIVAS QUESTÃO 1 (www.klickeducacao.com.br/acessado em 10/02/2017) "O Rio de Janeiro é a capital do Brasil há bastante tempo, muito antes de a família real deixar Lisboa.

Leia mais

Confederação do Equador (1824): Revolta separatista, urbana, republicana e popular. PE, RN, CE, PB e AL. Causas: Autoritarismo de D. Pedro I.

Confederação do Equador (1824): Revolta separatista, urbana, republicana e popular. PE, RN, CE, PB e AL. Causas: Autoritarismo de D. Pedro I. Confederação do Equador (1824): Revolta separatista, urbana, republicana e popular. PE, RN, CE, PB e AL. Causas: Autoritarismo de D. Pedro I. Pobreza generalizada. Alta de impostos. Representou a principal

Leia mais

REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS (CONJURAÇÃO BAIANA E INCONFIDÊNCIA MINEIRA)

REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS (CONJURAÇÃO BAIANA E INCONFIDÊNCIA MINEIRA) REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS (CONJURAÇÃO BAIANA E INCONFIDÊNCIA MINEIRA) PERÍODO JOANINO (1808 1821) PROF. JOÃO GABRIEL DA FONSECA joaogabriel_fonseca@hotmail.com Voltaire Rousseau Declaração de Independência

Leia mais

Regências e o 2º Reinado

Regências e o 2º Reinado Regências e o 2º Reinado Período Regencial (1831-1840) 2º Reinado, 1ª Fase (1840-1850) Prof. Thiago História C Aula 06 Regência Trina Provisória formada desde que Dom Pedro I abdicou ao trono do Brasil,

Leia mais

PERÍODO REGENCIAL HISTÓRIA DO BRASIL

PERÍODO REGENCIAL HISTÓRIA DO BRASIL PERÍODO REGENCIAL HISTÓRIA DO BRASIL INTRODUÇÃO Em 07/04/1831 D. Pedro I abdica em virtude de não conseguir conter a crise; Àquela altura já havia três divisões partidárias no país: os Conservadores, os

Leia mais

1º Bimestre 2018 História/ Romney CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. Revolução Francesa

1º Bimestre 2018 História/ Romney CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE. Revolução Francesa 1º Bimestre 2018 História/ Romney CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Revolução Francesa ILUMINISMO (revisão) Chegada da Família Real Período Napoleônico

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

De 1808 à Independência

De 1808 à Independência De 1808 à Independência Contexto Expansão militar de Napoleão Portugal desobedece Bloqueio Continental Chegada da Família Real 22/01/1808 28/01/1808: Carta Régia: a abertura dos portos às nações amigas.

Leia mais

BRASIL IMPÉRIO REVOLTAS REGENCIAIS. Professor: Edson Martins

BRASIL IMPÉRIO REVOLTAS REGENCIAIS. Professor: Edson Martins BRASIL IMPÉRIO REVOLTAS REGENCIAIS Professor: Edson Martins Cabanagem (1835 1840) A rebelião explodiu no Pará Causas: revolta dos liberais contra o presidente nomeado pelo governo regencial situação de

Leia mais

Domínios Estrangeiros e Economia Colonial. Alan

Domínios Estrangeiros e Economia Colonial. Alan Domínios Estrangeiros e Economia Colonial Alan A França Antártica Passo inicial: expedição de Nicolas Durand de Villegaignon Chegaram à baía da Guanabara (RJ), em 1555 Junto de 290 colonos, aliaram-se

Leia mais

A REVOLUÇÃO FRANCESA

A REVOLUÇÃO FRANCESA A REVOLUÇÃO FRANCESA CAUSAS DA REVOLUÇÃO: SOCIEDADE DIVIDIDA EM 3 ESTAMENTOS (CAMADAS SOCIAIS) 1º ESTADO= CLERO (CAMADA MAIS ALTA) NÃO PAGAVA IMPOSTOS 2º ESTADO= NOBREZA (CAMADA INTERMEDIÁRIA) NÃO PAGAVA

Leia mais

UFSC. Resposta: 11. Comentário

UFSC. Resposta: 11. Comentário Resposta: 11 01. Correta. 02. Correta. 04. Incorreta. A divisão em períodos da história feita por historiadores europeus não necessariamente deve ser empregada, e não é por diferentes povos do mundo. Foi

Leia mais

O texto dos Confederados de 1824 revela um momento de insatisfação política contra a:

O texto dos Confederados de 1824 revela um momento de insatisfação política contra a: DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSOR: AULUS DATA: 19 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 8º ANO TURMA: ANCHIETA ALUNO (A): Nº: Matéria da Prova: O conteúdo a ser estudado para

Leia mais

UNIDADE: DATA: 02 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 8.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 02 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 8.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 2 / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 8.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

CP/ECEME/2007 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0)

CP/ECEME/2007 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) CP/ECEME/07 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Analisar os fatos históricos, ocorridos durante as crises política, econômica e militar portuguesa/européia

Leia mais

Revoltas provinciais no período Regencial Brasil século XIX. Colégio Ser! História 8º ano Profª Marilia Coltri

Revoltas provinciais no período Regencial Brasil século XIX. Colégio Ser! História 8º ano Profª Marilia Coltri Revoltas provinciais no período Regencial Brasil século XIX Colégio Ser! História 8º ano Profª Marilia Coltri Revoltas provinciais do período regencial Devido a excessiva centralização do poder político

Leia mais

7 - INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA

7 - INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA 7 - INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA Movimentos pela independência Influenciados pela Independência dos Estados Unidos Facilitados pela ocupação da Espanha por Napoleão Afrouxou o controle do país sobre

Leia mais

Lista de História. Avaliação dia 19 de novembro de 2016

Lista de História. Avaliação dia 19 de novembro de 2016 Aluno(a): Nº Disciplina: História Professor (a): Barros Dutra Lista de História. Avaliação dia 19 de novembro de 2016 P2, 4º. Bimestre 2ª. Série 01. (UNIFOR/CE) Termos da abdicação de Dom Pedro I: Usando

Leia mais

1840 ATÉ 1889 POLÍTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS PROF. FELIPE KLOVAN

1840 ATÉ 1889 POLÍTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS PROF. FELIPE KLOVAN SEGUNDO REINADO 1840 ATÉ 1889 POLÍTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS SEGUNDO REINADO Golpe da maioridade 1840 Novo gabinete do governo Liberal de curta existência. Conservadores retornam ainda no mesmo ano ao governo.

Leia mais

PERÍODO REGENCIAL ( )

PERÍODO REGENCIAL ( ) PRIMEIRO REINADO 1822-1831 PERIODO REGENCIAL 1831-1840 SEGUNDO REINADO 1840-1889 CONTEXTO GERAL Após a abdicação de D. Pedro I, para seu filho, que na época era menor de idade. prefiro descer do trono

Leia mais