Geodésia II - Astronomia de Posição: Aula 07

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Geodésia II - Astronomia de Posição: Aula 07"

Transcrição

1 Engenharia Cartográfica Geodésia II - Astronomia de Posição: Aula 07 Capítulos 07 e 08 Profa. Dra Daniele Barroca Marra Alves

2 REVISÃO Esfera Celeste

3 REVISÃO Sistema de Coordenadas Horizontais

4 REVISÃO Sistema de Coordenadas Horárias

5 REVISÃO Sistema de Coordenadas Equatoriais ou Uranográficas

6 REVISÃO Sistema de Coordenadas Eclípticas

7 REVISÃO Fórmula Fundamental da Astronomia de Posição, S H α Triângulo de Posição

8 SUMÁRIO Estudo Geométrico do Movimento Diurno o Movimento Aparente dos Astros Fixos o Aspectos do Céu Segundo a Latitude o Movimentos Aparentes do Sol Trajetória Aparente do Sol em Diferentes Latitudes Estudo Analítico do Movimento Diurno o Posição de um Astro em um Dado Instante o Astro na Passagem Meridiana Superior o Astro na Passagem Meridiana Inferior

9 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Observando a esfera celeste percebe-se que em seu movimento a mesma é acompanhada por todos os astros, de leste para oeste. Este movimento é chamado de Movimento Diurno. Duas Hipóteses Imobilidade da Terra: considera a Terra estática, enquanto que a esfera celeste gira em torno do seu eixo, de leste para oeste, arrastando os demais corpos celestes, no período de 24 horas siderais. Imobilidade da Esfera Celeste: considera a esfera celeste estática, enquanto que a Terra exerce o seu movimento de rotação, no mesmo intervalo de 24 horas siderais, porém de oeste para leste.

10 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Movimento Aparente dos Astros Fixos Lei do Movimento Diurno dos Astros Fixos Os astros fixos, supostos engastados na esfera celeste, giram com ela em torno do eixo do mundo, em 24 horas siderais, de leste para oeste, com movimento circular, paralelo, isócrono e uniforme. Todas as estrelas, estejam próximas ao Equador ou aos Pólos, descrevem seus respectivos paralelos em 24 horas siderais. A velocidade angular das estrelas no movimento diurno é constante e igual a 15º por hora sideral. As estrelas no movimento diurno descrevem órbitas circulares e paralelas ao Equador.

11 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Aspectos do Céu Segundo a Latitude Observador no Equador (φ = 0 ) Esfera Reta

12 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Aspectos do Céu Segundo a Latitude Observador no Equador (φ = 0 ) Esfera Reta O astro E 1 que percorre o Equador celeste nasce a leste (E), culmina no Zênite e percorre seu paralelo até atingir o horizonte a oeste (W). O intervalo de tempo para percorrer este espaço é chamado de dia do astro. Assim, o dia do astro E 2 inicia-se quando ele nasce a leste no ponto A; seguindo seu paralelo culmina em B (quando cruza o semimeridiano superior) e oculta em C (quando cruza o horizonte do observador), terminando o seu dia.

13 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Aspectos do Céu Segundo a Latitude Observador no Equador (φ = 0 ) Esfera Reta Desta forma, o dia do astro para um observador é o tempo que ele permanece acima do horizonte do observador (o tempo abaixo do horizonte é denominado de noite do astro). Para um observador no Equador todos os astros são visíveis em virtude do horizonte ser perpendicular à trajetória do astro. O tempo que o astro permanece acima do horizonte (visível) é igual ao tempo que permanece abaixo do mesmo (invisível); assim a duração do dia é igual a duração da noite.

14 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Aspectos do Céu Segundo a Latitude Observador nos Pólos (φ = ±90 ) Esfera Paralela

15 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Aspectos do Céu Segundo a Latitude Observador nos Pólos (φ = ±90 ) Esfera Paralela Este observador apenas vê os astros de seu hemisfério, ou seja, apenas aqueles astros cuja declinação tenha o mesmo sinal da latitude. Para este observador os astros E 1 e E 2 permanecem sempre acima do horizonte, não apresentando os fenômenos de nascer e ocultar. Já o astro E 3 permanece sempre abaixo do horizonte, portanto invisível ao observador.

16 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Aspectos do Céu Segundo a Latitude Observador entre Equador e os Pólos (0 <φ< 90 ou -90 <φ< 0 ) Esfera Oblíqua

17 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Aspectos do Céu Segundo a Latitude Observador entre Equador e os Pólos (0 <φ< 90 ou -90 <φ < 0 ) Esfera Oblíqua Os arcos diurnos e noturnos dos astros são diferentes, sendo o tempo de permanência acima do horizonte e o fato de serem visíveis ou invisíveis dependentes da latitude do observador e da declinação dos astros. O astro E 1 é sempre visível para este observador (denominado de astro circumpolar). O astro E 2 permanece mais tempo acima do horizonte do que oculto (a duração do dia do astro é maior que a duração da noite). O astro E 3 é contrário do E 2, pois permanece mais tempo oculto. Já o astro E 4 é eternamente invisível para o observador nesta latitude.

18 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Aspectos do Céu Segundo a Latitude Observador entre Equador e os Pólos (0 <φ< 90 ou -90 <φ < 0 ) Esfera Oblíqua Pode-se notar que com o aumento da latitude (elevação do Pólo acima do horizonte) os astros passam a nascer e ocultar em horas siderais diferentes, bem como a culminação (passagem do astro pelo semimeridiano superior do observador) ocorre em alturas diferentes, porém à mesma hora sideral. Dependendo da declinação do astro, ele pode não apresentar os fenômenos de ocultação (eternamente visível) e nascimento (eternamente invisível).

19 Questões Para as 3 situações descritas, descreva: Qual a posição do Horizonte Astronômico em relação ao Equador celeste? Como o observador vê os astros dependendo da sua latitude?

20 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Movimentos Aparentes do Sol o Ao observar as estrelas no decurso de várias noites ver-se-á que as mesmas conservam sempre as mesmas posições relativas, o que permite agrupá-las em constelações. o O mesmo não ocorre com o Sol e os demais planetas do sistema solar. Se acompanhar o movimento do Sol no decurso de vários dias, ver-se-á que nem sempre ele sobe ou culmina à mesma altura.

21 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Movimentos Aparentes do Sol Na Astronomia de Posição considera-se o Sol com dois movimentos aparentes e distintos: O movimento com a esfera celeste (decorrente da velocidade de rotação da Terra) O movimento próprio, contrário ao sentido do movimento da esfera celeste, isto é, o Sol sofre um atraso em relação às estrelas (movimento decorrente da translação terrestre)

22 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Movimento Aparente do Sol na Esfera Celeste Pn Eixo do Mundo Solstício de Verão Solstício de Inverno Equinócio de Primavera Equinócio de Outono Q (oeste) Trópico de Câncer b b a a +23º 27 c Trópico de Capricórnio -23º 27 c Q (leste) Equinócio de Outono Equinócio de Primavera 21/jun 21/mar 21/set 21/dez Solstício de Inverno Solstício de Verão Ps

23 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Trajetória Aparente do Sol em Diferentes Latitudes Observador no Equador (φ = 0 ) Esfera Reta

24 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Trajetória Aparente do Sol em Diferentes Latitudes Observador no Equador (φ = 0 ) Esfera Reta Para um observador na latitude nula os arcos diurnos do Sol são iguais aos arcos noturnos em qualquer época do ano, ou seja, a duração astronômica do dia é igual a da noite. No Equador, o Sol culmina no zênite duas vezes ao ano; isto ocorre quando sua declinação é nula, ou seja, nos equinócios (21 de março e 21 de setembro).

25 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Trajetória Aparente do Sol em Diferentes Latitudes Observador nos Pólos (φ = ±90 ) Esfera Paralela

26 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Trajetória Aparente do Sol em Diferentes Latitudes Observador nos Pólos (φ = ±90 ) Esfera Paralela Para o Hemisfério Norte, a partir do dia 21 de março (início da primavera) até o dia 21 de setembro (fim do verão), vê-se o Sol constantemente acima do horizonte, descrevendo almicantarados, ou seja, tem-se um dia com a duração de 6 meses. Já o observador no hemisfério oposto, neste mesmo período, jamais vê o Sol, isto é, tem uma noite com a duração de 6 meses. Em 21 de setembro termina o dia do Hemisfério Norte, pois o Sol agora passa ao hemisfério oposto, proporcionando agora 6 meses de luminosidade ao Hemisfério Sul, de 21 de setembro (início da primavera) a 21 de março (fim do verão).

27 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Trajetória Aparente do Sol em Diferentes Latitudes Observador na Zona Tropical ( < φ < )

28 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Trajetória Aparente do Sol em Diferentes Latitudes Observador na Zona Tropical ( < φ < ) Observadores na zona tropical vê o Sol culminar no zênite duas vezes no ano; este fenômeno ocorre quando a declinação do Sol tem o mesmo valor que a latitude do observador e também estar ambos no mesmo hemisfério. Em Presidente Prudente (φ = -22º 07 ) a culminação no zênite ocorrerá (para o ano de 2016) nos dias 9 de janeiro e 3 de dezembro.

29 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Trajetória Aparente do Sol em Diferentes Latitudes Observador na Zona Temperada ( < φ < ou < φ < )

30 ESTUDO GEOMÉTRICO DO MOVIMENTO DIURNO Trajetória Aparente do Sol em Diferentes Latitudes Observador na Zona Temperada ( < φ < ou < φ < ) Observa-se que o Sol, para os moradores das zonas temperadas, em nenhuma época do ano atinge o zênite, o que significa que durante todo o ano terá sombras projetadas. Para os observadores na latitude 66º 33 (N ou S) círculo polar ártico ou antártico, o Sol permanece 24 horas acima do horizonte no dia do solstício de verão. Nos locais de latitude maior que 66º 33, pode-se observar o Sol de meia-noite.

31 Questões Para as 4 situações descritas, descreva: Qual a posição do Horizonte Astronômico em relação ao Equador celeste? Como o observador vê o Sol dependendo da sua latitude?

32 ESTUDO ANALÍTICO DO MOVIMENTO DIURNO Posição de um Astro em um Dado Instante; Astro na Passagem Meridiana Superior; Astro na Passagem Meridiana Inferior; Astro na Culminação; Astro na Passagem pelo Horizonte; Astro na Passagem pelo Primeiro Vertical; Astro na Passagem pelo Círculo das Seis Horas; e Astro na Elongação.

33 ESTUDO ANALÍTICO DO MOVIMENTO DIURNO Em consequência do movimento diurno os corpos celestes giram com a esfera celeste de leste para oeste. Alguns astros apresentem nascer e ocultar, outros são circumpolares (eternamente visíveis) ou eternamente invisíveis. Utilizando-se do triângulo de posição é possível obter as coordenadas de um astro para um determinado instante. O estudo analítico do movimento diurno dos astros permitirá o cálculo da hora sideral (S) e das coordenadas horizontais (A, z ou h) do astro em uma determinada posição de interesse.

34 ESTUDO ANALÍTICO DO MOVIMENTO DIURNO Posição de um Astro em um Dado Instante Objetivo: determinar A e z Requisito: deve-se conhecer φ, α, δ e S Fórmula dos 4 elementos cos z cos 90 cos90 δ sen90 sen90 δcos H cos z sen sen δ cos cos δcos H Onde: H S α

35 ESTUDO ANALÍTICO DO MOVIMENTO DIURNO Posição de um Astro em um Dado Instante Fórmula dos 5 elementos sen z cos 180 A cos90 δsen90 sen90 δcos90 cos H sen zcos A sen δcos cos δsen cos H sen zcos A cos δsen cos H sen δcos cos δsen cos H sen δcos cos A sen z Analogia dos Senos sen z sen H sen sen δ sen z cos δ sen H sen A A sen H sen A sen z cos δ Portanto: sen H cos δ sen A sen z sen H cos δ tga cos A cos δ sen cos H sen δ cos cos δ sen cos H sen δ cos sen z sen H cos δ sen H tga tga sen δ sen cos H tgδcos cos δ sen cos H cos cos δ Onde: H S α

36 ESTUDO ANALÍTICO DO MOVIMENTO DIURNO Astro na Passagem Meridiana Superior Objetivo: determinar A, z e S Requisito: deve-se conhecer φ, α e δ Condição: H = 0h ou 0

37 ESTUDO ANALÍTICO DO MOVIMENTO DIURNO Astro na Passagem Meridiana Superior Diz que um astro está em sua passagem meridiana quando ele cruza o meridiano celeste do observador. Neste instante o ângulo horário do astro é nulo (H = 0h ou 0º), resultando para a distância zenital:

38 ESTUDO ANALÍTICO DO MOVIMENTO DIURNO Astro na Passagem Meridiana Superior cos z cos z sen sen δ cos cos δcos 0 sen sen δ cos cos δ cos cos a b sen a sen b cos a cos b z cos δ sen sen δ cos cos δ z cos δ cos z δ

39 ESTUDO ANALÍTICO DO MOVIMENTO DIURNO Astro na Passagem Meridiana Superior z δ Objetivo: determinar A, z e S Requisito: deve-se conhecer φ, α e δ Condição: H = 0h ou 0 Como a distância zenital z é sempre positiva (z 0º), deve-se escolher o sinal que torne ou conserve positiva a quantidade entre parênteses (φ δ), ou seja, caso (φ δ) seja positivo utiliza-se o sinal +, ou, caso (φ δ) seja negativo utiliza-se o sinal (multiplica por 1). O sinal de (φ δ) convém somente à interpretação do fenômeno: o Se (φ δ) for positivo, a passagem meridiana dá-se ao Sul do zênite, sendo A = 0º; ou o Se (φ δ) for negativo, a passagem meridiana dá-se ao Norte do zênite, sendo A = 180º. Observação: como H = 0h, portanto S = α, isto é, a hora sideral da passagem meridiana superior do astro é o valor da ascensão reta.

40 ESTUDO ANALÍTICO DO MOVIMENTO DIURNO Astro na Passagem Meridiana Inferior Objetivo: determinar A, z e S Requisito: deve-se conhecer φ, α e δ Condição: H = 12h ou 180

41 ESTUDO ANALÍTICO DO MOVIMENTO DIURNO Astro na Passagem Meridiana Inferior Na passagem meridiana inferior temse que H = 12h ou 180º, portanto:

42 ESTUDO ANALÍTICO DO MOVIMENTO DIURNO Astro na Passagem Meridiana Inferior cos z cos z sen sen δ cos cos δcos180 sen sen δ cos cos δ cos cos cos z cos cos z cos z 180 a b sen a sen b cos a cos b a b sen a sen b cos a cos b δ sen sen δ cos cos δ δ δ

43 ESTUDO ANALÍTICO DO MOVIMENTO DIURNO Astro na Passagem Meridiana Inferior z 180 δ Objetivo: determinar A, z e S Requisito: deve-se conhecer φ, α e δ Condição: H = 12h ou 180 Como a distância zenital z varia de 0º a 180º, deve-se escolher o sinal que torne ou conserve negativa a quantidade entre parênteses (φ + δ), ou seja, caso (φ + δ) seja positivo utiliza-se o sinal, ou, caso (φ + δ) seja negativo utiliza-se o sinal +. O sinal de (φ + δ) convém somente à interpretação do fenômeno: o Se (φ + δ) for positivo, a passagem meridiana dá-se ao Norte do zênite, sendo A = 180º; ou o Se (φ + δ) for negativo, a passagem meridiana dá-se ao Sul do zênite, sendo A = 0º. Observação: como H = 12h, portanto S = 12h + α.

44 ESTUDO ANALÍTICO DO MOVIMENTO DIURNO Fim Parte I!!!

45 EXERCÍCIOS PROPOSTOS

Tópicos Especiais em Física. Vídeo-aula 3: astronomia esférica 25/06/2011

Tópicos Especiais em Física. Vídeo-aula 3: astronomia esférica 25/06/2011 Tópicos Especiais em Física Vídeo-aula 3: astronomia esférica 25/06/2011 Sistema esférico de coordenadas geográficas Sistemas de coordenadas celestes Movimento diurno dos astros Movimento anual do sol

Leia mais

Astronomia de Posição: Aula 06

Astronomia de Posição: Aula 06 Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Astronomia de Posição: Aula 06 Capítulos 05 e 06 Daniele Barroca Marra Alves SUMÁRIO Sistemas de Coordenadas Celestes o Sistema de Coordenadas Sistema de Coordenadas

Leia mais

SISTEMAS CELESTES. GA116 Sistemas de Referência e Tempo

SISTEMAS CELESTES. GA116 Sistemas de Referência e Tempo SISTEMAS CELESTES GA116 Sistemas de Referência e Tempo Profª. Érica S. Matos Departamento de Geomática Setor de Ciências da Terra Universidade Federal do Paraná -UFPR ESFERA CELESTE Esfera de raio unitário

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Profª. Daniela Pavani

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Profª. Daniela Pavani Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Gerando e Entendo o Céu de cada lugar Explorando o Universo: dos Quarks aos Quasares Profª. Daniela Pavani Objetivos

Leia mais

Movimentos da Terra. Planetas e sistemas planetários (AGA0502) Enos Picazzio - IAGUSP

Movimentos da Terra. Planetas e sistemas planetários (AGA0502) Enos Picazzio - IAGUSP Planetas e sistemas planetários (AGA0502) Enos Picazzio - IAGUSP Movimentos da Terra Notas de aula. Não é autorizada reprodução total ou parcial deste material para outras finalidades Geometrias Geometria

Leia mais

A Esfera Celeste MOVIMENTOS APARENTES. Tópicos de Astronomia para Geofísicos AGA103

A Esfera Celeste MOVIMENTOS APARENTES. Tópicos de Astronomia para Geofísicos AGA103 A Esfera Celeste MOVIMENTOS APARENTES Tópicos de Astronomia para Geofísicos AGA103 Enos Picazzio IAGUSP / Ago.2010 Devido à infinitude, tudo parece estar à mesma distância. O horizonte encontra-se com

Leia mais

SISTEMAS DE REFERÊNCIA Coordenadas celestiais e terrestres

SISTEMAS DE REFERÊNCIA Coordenadas celestiais e terrestres SISTEMAS DE REFERÊNCIA Coordenadas celestiais e terrestres Posição do Disco solar acima do horizonte Em função da grande distância entre o Sol e a Terra, a radiação solar pode ser considerada colimada,

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Fundamentos de Astronomia e Astrofísica

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Prof. Rogério Riffel Por que estudamos astronomia? Por que estudamos astronomia?

Leia mais

O CÉU NOTURNO: CONSTELAÇÕES E AFINS

O CÉU NOTURNO: CONSTELAÇÕES E AFINS Ensino de Astronomia no ABC O CÉU NOTURNO: CONSTELAÇÕES E AFINS Profª Fernanda Siniscalchi Constelações Grupos de estrelas aparentemente próximas Constelações Associação da posição dos astros com objetos

Leia mais

Movimentos aparentes dos Astros. Prof. J. Meléndez, baseado no Prof. R. Boczko IAG - USP

Movimentos aparentes dos Astros. Prof. J. Meléndez, baseado no Prof. R. Boczko IAG - USP Movimentos aparentes dos Astros 15 09 2011 Prof. J. Meléndez, baseado no Prof. R. Boczko IAG - USP Movimentos aparentes Movimento diurno (diário) aparente do Sol Movimento anual aparente do Sol Movimento

Leia mais

Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense Universidade Federal Fluminense Curso de Formação continuada em Astronomia Para professores de Educação Básica Prof. Dr. Tibério Borges Vale Projeto de Extensão O uso da Astronomia como elemento didático

Leia mais

Os Movimentos da Terra

Os Movimentos da Terra Os Movimentos da Terra Terra Diâmetro Não é uma esfera perfeita erra 12.756 km Na linha do Equador Achatada nos polos que são atravessados pelo eixo imaginário da Terra. Nas imagens de satélite, mal se

Leia mais

Sistemas de Coordenadas

Sistemas de Coordenadas Introdução à Astronomia (AGA210) Enos Picazzio - IAGUSP / Março2006 Sistemas de Coordenadas Notas de aula. Não é autorizada reprodução total ou parcial deste e material para outras fnalidades Trigonometria

Leia mais

Astronomia de posição (II)

Astronomia de posição (II) Sistema de coordenadas horizontal, equatorial, eclíptico e galáctico. Determinação de distâncias (métodos clássicos): Eratostenes, Hiparco, Aristarco e Copérnico Astronomia de posição (II) Gastão B. Lima

Leia mais

Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 1 15/08/2015

Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 1 15/08/2015 Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 1 15/08/2015 Nome: Identficação USP: 1 - A figura abaixo exibe a configuração geométrica de 2 tipos de eclipses. Identifique cada um deles e assinale no caso do ítem

Leia mais

Sistemas de coordenadas e tempo

Sistemas de coordenadas e tempo Sistemas de coordenadas e tempo Laurindo Sobrinho 17 de novembro de 2012 1 Sistema de coordenadas horizontal local zénite : ponto mais alto no céu. nadir : ponto situado no lado oposto ao zénite horizonte

Leia mais

Astronomia de posição (II)

Astronomia de posição (II) Sistema de coordenadas horizontal, equatorial, eclíptico e galáctico. Determinação de distâncias (métodos clássicos): Eratostenes, Hiparco, Aristarco e Copérnico. Astronomia de posição (II) Gastão B. Lima

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS02010

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS02010 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS02010 Prof. Tibério B. Vale Bibliografia básica: http://astro.if.ufrgs.br/

Leia mais

Astronomia de posição (II)

Astronomia de posição (II) Sistema de coordenadas horizontal, equatorial, eclíptico e galáctico. Determinação de distâncias (métodos clássicos): Eratostenes, Hiparco, Aristarco e Copérnico. Astronomia de posição (II) Gastão B. Lima

Leia mais

INT R ODU ÇÃO À AS T R ONOMIA AGA S istemas de Coordenadas

INT R ODU ÇÃO À AS T R ONOMIA AGA S istemas de Coordenadas INT R ODU ÇÃO À AS T R ONOMIA AGA-210 3. S istemas de Coordenadas (J.B.K aler, 1994, Fig. 3.11, p.36) S ol à meia noite? Nas calotas polares, durante o ver ão, o S ol nunca s e põe. IAG/U S P E NOS PICAZZIO

Leia mais

Movimento de Translação

Movimento de Translação Movimento de Translação Sol A Terra completa ~ uma volta em torno do Sol em um ano Terra Variação na distância Terra-Sol ~ 2% (órbita ~ circular) Movimento de Translação Sol ECLÍPTICA Eclíptica é o plano

Leia mais

Determinação da Latitude e da Declinação

Determinação da Latitude e da Declinação Determinação da Latitude e da Declinação 13 10 11 J. Melendez, baseado/r. Boczko IAG-USP Latitude j e PN Longitude l Greenwich j l j < 0 PS Movimento noturno aparente olhando ao Sul 20 horas 22 horas 24

Leia mais

Sistemas de coordenadas

Sistemas de coordenadas Sistemas de coordenadas Sistema de coordenadas Horizontal A = azimute h = altura z = distância zenital Zênite z L N Plano do Horizonte h A S W h + z = 90 R. Boczko Ñ Nadir A,z H = ângulo horário 0 h H

Leia mais

OBSERVAÇÕES DO UNIVERSO E ORIENTAÇÃO NO CÉU O

OBSERVAÇÕES DO UNIVERSO E ORIENTAÇÃO NO CÉU O OBSERVAÇÕES DO UNIVERSO E ORIENTAÇÃO NO CÉU O céu noturno Zênite Céu Alfa Centauri A e B z Cen a Cen Próxima Aglomerado Aberto Caixa de Jóias (NGC 4755) b Cen e Cen b Cru Mimosa g Cru Rubídea d Cru Pálida

Leia mais

Coordenadas. Prof. Jorge Meléndez

Coordenadas. Prof. Jorge Meléndez Coordenadas Bibliography: Any book (or chapter) on astronomical coordinates. Slides from Prof. Roberto Boczko + myself (Elementos de Astronomia): http://www.astro.iag.usp.br/~jorge/aga205/ Prof. Jorge

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Introdução à Astronomia. Prof.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Introdução à Astronomia. Prof. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Introdução à Astronomia Prof. Rogério Riffel Por que estudamos astronomia? Por que estudamos astronomia? Para entender

Leia mais

Movimento Anual do Sol, Fases da Lua e Eclipses

Movimento Anual do Sol, Fases da Lua e Eclipses Hipertexto: http://www.astro.if.ufrgs.br Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Movimento Anual do Sol, Fases da Lua e Eclipses Rogemar A. Riffel e-mail: rogemar@ufrgs.br http://www.if.ufrgs.br/~rogemar

Leia mais

Centro de Divulgação da Astronomia. Observatório Dietrich Schiel. Estações do ano. André Luiz da Silva. Observatório Dietrich Schiel /CDCC/USP

Centro de Divulgação da Astronomia. Observatório Dietrich Schiel. Estações do ano. André Luiz da Silva. Observatório Dietrich Schiel /CDCC/USP Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel Estações do ano André Luiz da Silva Observatório Dietrich Schiel /CDCC/USP solstícios e equinócios Solstício de junho Hemisfério Celeste

Leia mais

Sistemas de Coordenadas

Sistemas de Coordenadas Tópicos de Astronomia para Geofísicos (AGA103) Sistemas de Coordenadas Enos Picazzio - IAGUSP / Ago2010 Notas de aula. Não é autorizada reprodução total ou parcial deste material para outras fnalidades

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogério Riffel Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001

Leia mais

Movimentos Aparentes

Movimentos Aparentes A Terra Diâmetro Equatorial: 12.756,28 km Diâmetro polar: 12.713,5 km => achatamento de 0,3% Massa: 5,98 x 1024 kg (~ 6 x 108 T ou 0,6 bi T) Volume: 1.332 109 km3 => Densidade Média: 5.522 kg/m3 (Densidade

Leia mais

Energia Solar Térmica. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014

Energia Solar Térmica. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 Energia Solar Térmica Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 O Sol Energia Solar Térmica - 2014 Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva

Leia mais

Introdução. Aula 3: Movimento Anual do Sol e Estações do Ano

Introdução. Aula 3: Movimento Anual do Sol e Estações do Ano Aula 3: Movimento Anual do Sol e Estações do Ano Maria de Fátima Oliveira Saraiva, Kepler de Souza Oliveira Filho &Alexei Machado Müller Devido ao movimento orbital da Terra, o Sol parece mover-se entre

Leia mais

EngEnhArIA CaRToGRáFiCa Cartografia I 2º ano Esferas celeste e terrestre e seus elementos astronômicos e cartográficos

EngEnhArIA CaRToGRáFiCa Cartografia I 2º ano Esferas celeste e terrestre e seus elementos astronômicos e cartográficos EngEnhArIA CaRToGRáFiCa Cartografia I 2º ano Esferas celeste e terrestre e seus elementos astronômicos e cartográficos Prof. João Fernando Custodio da Silva Departamento de Cartografia www2.fct.unesp.br/docentes/carto/joaofernando

Leia mais

SISTEMAS DE COORDENDAS CELESTES

SISTEMAS DE COORDENDAS CELESTES SISTEMAS DE COORDENDAS CELESTES Prof. Dr. Carlos Aurélio Nadal Distância angular e diâmetro aparente Diâmetro aparente da Lua Medidas angulares com o auxilio das mãos Ângulo medido a partir do centro da

Leia mais

Introdução à Astronomia Semestre:

Introdução à Astronomia Semestre: Introdução à Astronomia Semestre: 2015.1 Sergio Scarano Jr 22/10/2013 Terra Redonda Fases da Lua associada a disposição relativa entre a Terra, Lua e Sol. Sombra indicavam que a própria Lua não era plana

Leia mais

I. Movimento Aparente e o Sistema Solar. 1º Simpósio do Ensino Médio, Etec Vasco Antonio Venchiarutti, Jundiaí-SP, 21-22/07/2010

I. Movimento Aparente e o Sistema Solar. 1º Simpósio do Ensino Médio, Etec Vasco Antonio Venchiarutti, Jundiaí-SP, 21-22/07/2010 I. Movimento Aparente e o Sistema Solar 1º Simpósio do Ensino Médio, Etec Vasco Antonio Venchiarutti, Jundiaí-SP, 21-22/07/2010 Enos Picazzio IAGUSP / Jul.2010 Devido à infinitude, tudo parece estar à

Leia mais

2. Alguns conceitos e convenções na relação da Terra com o Céu

2. Alguns conceitos e convenções na relação da Terra com o Céu 2. Alguns conceitos e convenções na relação da Terra com o Céu Luís Cunha Depº de Física Universidade do Minho Esfera Celeste Equador Celeste Equador Pólo Norte Celeste Pólo Sul Celeste Pólo Norte Pólo

Leia mais

Elementos de Geodésia e Levantamentos

Elementos de Geodésia e Levantamentos Elementos de Geodésia e Levantamentos PPGCC FCT/UNESP Aulas de EGL 2018 João Francisco Galera Monico Esfera Celeste Esfera Celeste Observando o céu em uma noite estrelada, tem-se a impressão de que estamos

Leia mais

Algumas Dúvidas Frequentes

Algumas Dúvidas Frequentes Algumas Dúvidas Frequentes - Usando a sombra de um gnomon. -O que há de incorreto/incompleto nas respostas abaixo? Como você pode saber quando é meio-dia? R: Quando não houver sombra na estaca (comprimento

Leia mais

Astrofísica moderna. Aula 4, dia 16/03/2017 Profa. Manuela Vecchi, Prof. Vitor de Souza

Astrofísica moderna. Aula 4, dia 16/03/2017 Profa. Manuela Vecchi, Prof. Vitor de Souza Astrofísica moderna Aula 4, dia 16/03/2017 Profa. Manuela Vecchi, Prof. Vitor de Souza Referencia principal pela aula de hoje: notas do Prof. Gastão B. Lima Neto IAG/USP (no gradaluno) SISTEMAS DE COORDENADAS

Leia mais

Copyright LTG 2016 LTG/PTR/EPUSP

Copyright LTG 2016 LTG/PTR/EPUSP Introdução: Tipos de Coordenadas Coordenadas Geográficas: Geodésicas ou Elipsóidicas: latitudes e longitudes referidas à direção da normal. Astronômicas: latitudes e longitudes referidas à direção da vertical.

Leia mais

Esfera Celeste: estrelas fixas

Esfera Celeste: estrelas fixas Esfera Celeste: estrelas fixas http://astro.if.ufrgs.br/coord/esferaceleste.jpg App interessante: Google Sky Map Sistema Horizontal de Coordenadas h z A Coordenadas (ângulos): altura (h): -90 o h 90 o

Leia mais

Geodésia II - Astronomia de Posição: Aula 02

Geodésia II - Astronomia de Posição: Aula 02 Engenharia Cartográfica Geodésia II - Astronomia de Posição: Aula 02 Capítulos 03, 04 e 05 Prof. Gabriel Oliveira Jerez SUMÁRIO Noções Preliminares de Cosmografia o Astros Fixos e Errantes; o Sistema Solar;

Leia mais

Céu aparente, sistema solar e exoplanetas TEMPO E COORDENADAS. Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Enos Picazzio. 3.1 Tempo

Céu aparente, sistema solar e exoplanetas TEMPO E COORDENADAS. Licenciatura em Ciências USP/ Univesp. Enos Picazzio. 3.1 Tempo 3.1 Tempo 3.1.1 Dia sideral, dia solar aparente e dia solar médio 3.1.2 Hora local, fuso horário e linha internacional de data 3.1.3 Mês sinódico e mês sideral 3.1.4 Ano sideral e ano trópico 3.2 Sistemas

Leia mais

Aula 5 RADIAÇÃO SOLAR

Aula 5 RADIAÇÃO SOLAR Universidade Norte do Paraná Unidade Piza / Departamento de agronomia Curso de Agronomia Aula 5 RADIAÇÃO SOLAR Andréa Scaramal Londrina/2016 Radiação Solar Maior fonte de energia para a terra Principal

Leia mais

11/04 Exercícios e dúvidas. 13/04 Prova P1. 18/04 Alexandria parte 1. 20/04 Alexandria parte 2

11/04 Exercícios e dúvidas. 13/04 Prova P1. 18/04 Alexandria parte 1. 20/04 Alexandria parte 2 11/04 Exercícios e dúvidas 13/04 Prova P1 18/04 Alexandria parte 1 20/04 Alexandria parte 2 istemas de coordenadas istema de coordenadas Horizontal A = azimute h = altura z = distância zenital Zênite z

Leia mais

Cartografia Esferas celeste e terrestre e seus elementos astronômicos e cartográficos

Cartografia Esferas celeste e terrestre e seus elementos astronômicos e cartográficos Cartografia Esferas celeste e terrestre e seus elementos astronômicos e cartográficos Prof. João Fernando Custodio da Silva Departamento de Cartografia www2.fct.unesp.br/docentes/carto/joaofernando Conteúdo

Leia mais

Esfera Celeste: estrelas fixas

Esfera Celeste: estrelas fixas Esfera Celeste: estrelas fixas http://astro.if.ufrgs.br/coord/esferaceleste.jpg App interessante: Google Sky Map Sistema Horizontal de Coordenadas h z A Coordenadas (ângulos): altura (h): -90 o h 90 o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA DISCIPLINA: ASTRONOMIA DE CAMPO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA DISCIPLINA: ASTRONOMIA DE CAMPO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA DISCIPLINA: ASTRONOMIA DE CAMPO PROGRAMA PARA A OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA SOL E ESTRELAS Prof. Leonard Niero da Silveira ITAQUI

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. FIS Explorando o Universo

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. FIS Explorando o Universo Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia FIS02009 - Explorando o Universo Gerando e entendendo o céu visível em cada lugar Constelações e roda do zodíaco

Leia mais

Explorando o Universo: dos quarks aos quasares. Astronomia de Posição. Professor: Alan Alves Brito Agradecimento: Professor Roberto Bockzo

Explorando o Universo: dos quarks aos quasares. Astronomia de Posição. Professor: Alan Alves Brito Agradecimento: Professor Roberto Bockzo Explorando o Universo: dos quarks aos quasares Astronomia de Posição Professor: Alan Alves Brito Agradecimento: Professor Roberto Bockzo Tópicos e Objetivos da Aula Conceitos Fundamentais Manipulações

Leia mais

Oficina de relógio de Sol

Oficina de relógio de Sol Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel Oficina de relógio de Sol André Luiz da Silva Observatório Dietrich Schiel /CDCC/USP 1. montando gabarito Link para gabarito em pdf Fonte

Leia mais

COORDENADAS GEOGRÁFICAS. PROFESSOR: Benjamim Pereira Vilela

COORDENADAS GEOGRÁFICAS. PROFESSOR: Benjamim Pereira Vilela COORDENADAS GEOGRÁFICAS PROFESSOR: Benjamim Pereira Vilela OBJETIVO COMPREENDER COORDENADAS GEOGRÁFICAS SUMÁRIO I INTRODUÇÃO II DESENVOLVIMENTO 1) Paralelos 2) Meridianos 3) Rede Geográfica 4) Paralelos

Leia mais

4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências

4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências Movimento de rotação da Terra e a sucessão do dia e da noite O tempo de uma rotação completa da Terra corresponde a um dia, ou seja, 24 h. Como também sabes, durante um dia ocorrem o dia e a noite: Movimento

Leia mais

Geodésia II - Astronomia de Posição: Aula 05

Geodésia II - Astronomia de Posição: Aula 05 Engenharia Cartográfica Geodésia II - Astronomia de Posição: Aula 05 Capítulos 02, 03, 04 e 05 Prof. Dra Daniele Barroca Marra Alves SUMÁRIO Coordenadas de um Ponto sobre a Superfície da Terra e sobre

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EAM423 Astronomia de Campo

Programa Analítico de Disciplina EAM423 Astronomia de Campo Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina EAM3 Astronomia de Campo Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas

Leia mais

4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências

4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências 4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências 4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências Copiar para o caderno Movimento de rotação da Terra e a sucessão do dia e da noite O tempo de uma rotação

Leia mais

Horizonte local e relógios de Sol

Horizonte local e relógios de Sol Horizonte local e relógios de Sol Rosa M. Ros International Astronomical Union Universidad Politécnica de Cataluña, España Objetivos Comprender o movimento diurno do Sol. Comprender o movimento anual do

Leia mais

Astronomia de Posição: Aula 10

Astronomia de Posição: Aula 10 Engenharia Cartográfica e de Agrimensura Astronomia de Posição: Aula 10 Capítulos 10 e 11 Profa. Dra. Daniele Barroca Marra Alves SUMÁRIO Circunstâncias favoráveis às determinações astronômicas o Latitude;

Leia mais

A GEOMETRIA DO GLOBO TERRESTRE

A GEOMETRIA DO GLOBO TERRESTRE Sumário A GEOMETRIA DO GLOBO TERRESTRE Grupo de Pesquisa em Matemática para o Ensino Médio GPMatEM Prof Luciana Martino: lulismartino@gmail.com Prof Marcos: profmarcosjose@gmail.com Prof Maria Helena:

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA. Departamento de Ciências Naturais e Exatas. Físico-química 7.º ano

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA. Departamento de Ciências Naturais e Exatas. Físico-química 7.º ano ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA Departamento de Ciências Naturais e Exatas Físico-química 7.º ano ANO LETIVO~ 2017/2018 FICHA DE REVISÕES Movimentos da Terra / A Lua / Eclipses NOME: N.º TURMA DATA

Leia mais

CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA CARTA SOLAR

CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA CARTA SOLAR Universidade Ibirapuera Arquitetura e Urbanismo CONFORTO AMBIENTAL: INSOLAÇÃO E ILUMINAÇÃO CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA CARTA SOLAR Azimute solar Altura solar Trajetória solar nos equinócios e solstícios

Leia mais

Simuladores no ensino de Astronomia

Simuladores no ensino de Astronomia Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel Simuladores no ensino de Astronomia André Luiz da Silva Observatório Dietrich Schiel /CDCC/USP Simuladores que vamos abordar: Reconhecimento

Leia mais

Nascer e Ocaso dos Astros

Nascer e Ocaso dos Astros Nascer e Ocaso dos Astros Incluindo refração atmosférica 9 11 2011 J. Melendez, baseado no Prof. R. Boczko IAG-USP Astro puntiforme Sem refração Astro extenso Sem refração Astro puntiforme Com refração

Leia mais

ESTAÇÕES DO ANO INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA AULA 03: COORDENADAS, A TERRAEA LUA

ESTAÇÕES DO ANO INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA AULA 03: COORDENADAS, A TERRAEA LUA INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA AULA 03: COORDENADAS, A TERRAEA LUA TÓPICO 05: ESTAÇÕESDOANOE FUSOS ESTAÇÕES DO ANO VERSÃO TEXTUAL As estações do ano estão associadas ao movimento anual da Terra entorno do Sol,

Leia mais

Painel inferior direito Escolhando a opção Ângulo de incidência da luz solar (sunlight angle)

Painel inferior direito Escolhando a opção Ângulo de incidência da luz solar (sunlight angle) Estações do ano e a Ecliptica Trabalhe através do material introdutório na página entitulada Orbits and Light. Abra o Seasons and Ecliptic Simulator. Note que há três painéis principais (esquerda, superior

Leia mais

HEMISFÉRIOS DA TERRA. - Para fins didáticos, a Terra foi dividida em linhas imaginárias.

HEMISFÉRIOS DA TERRA. - Para fins didáticos, a Terra foi dividida em linhas imaginárias. HEMISFÉRIOS DA TERRA - Para fins didáticos, a Terra foi dividida em linhas imaginárias. - A linha central horizontal que divide a Terra ao meio é chamada de Equador e dá origem ao Hemisfério Norte (acima)

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 02: Noções de Astronomia

Astrofísica Geral. Tema 02: Noções de Astronomia ma 02: Noções de Astronomia Outline 1 Forma e movimentos da rra 2 Constelações 3 Estações do ano 4 Esfera celeste 5 Medidas de tempo 6 Bibliografia 2 / 48 Outline 1 Forma e movimentos da rra 2 Constelações

Leia mais

PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE AFERIÇÃO

PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE AFERIÇÃO PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE AFERIÇÃO 2016-17 CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS PARTE 2: FÍSICA 7º ANO DE ESCOLARIDADE III O Planeta Terra Período de rotação da Terra - É o tempo que a Terra demora a dar uma volta

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 02: Noções de Astronomia

Astrofísica Geral. Tema 02: Noções de Astronomia es de Astronomia Outline 1 Forma e movimentos da Terra 2 Constelações 3 Estações do ano 4 Esfera celeste 5 Medidas de tempo 6 Bibliografia 2 / 49 Índice 1 Forma e movimentos da Terra 2 Constelações 3 Estações

Leia mais

Orientação Geográfica e Relógio de Sol

Orientação Geográfica e Relógio de Sol Orientação Geográfica e Relógio de Sol Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica Dr. André de Castro Milone DAS/INPE acmilone@das.inpe.br 1.1 MEIO-DIA SOLAR E ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA Finalidade: Determinar

Leia mais

Muitas pessoas acreditam que o

Muitas pessoas acreditam que o Paulo Bedaque Grupo de Estudos em Epistemologia e Didática, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP Brasil E-mail: bedaque@ciencias.com.br Paulo Sergio Bretones Departamento de

Leia mais

As estações do ano. No outono, as folhas de muitas árvores ficam amarelas e acabam por cair.

As estações do ano. No outono, as folhas de muitas árvores ficam amarelas e acabam por cair. As estações do ano As estações do ano No outono, as folhas de muitas árvores ficam amarelas e acabam por cair. Na primavera, as folhas de muitas árvores tornam a rebentar e a crescer. As estações do ano

Leia mais

Geografia. Prof. Guilherme Motta

Geografia. Prof. Guilherme Motta Geografia Prof. Guilherme Motta Imagem: NASA / Public Domain. Polo Norte Polo Sul Imagem: MeMoRY / GNU Free Documentation License Imagem: GSFC team, cropped & up-sampled by Jason Harwell / Public Domain

Leia mais

Movimentos da Terra: Formação Tópicos Gerais de Ciências da Terra Turma B. Karín Menéndez-Delmestre Observatório do Valongo

Movimentos da Terra: Formação Tópicos Gerais de Ciências da Terra Turma B. Karín Menéndez-Delmestre Observatório do Valongo Movimentos da Terra: Formação Tópicos Gerais de Ciências da Terra Turma B Karín Menéndez-Delmestre Observatório do Valongo Os Movimentos da Terra Rotação Revolução Precessão Nutação Movimento dos Pólos...

Leia mais

Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 1 31/08/2017

Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 1 31/08/2017 Introdução à Astronomia AGA 210 Prova 1 31/08/2017 Nome: Identficação USP: 1- A figura abaixo exibe a configuração geométrica de 2 tipos de eclipses. Explique qual a condição necessária para ocorrer um

Leia mais

MOVIMENTOS DA TERRA E COORDENADAS GEOGRÁFICAS. Prof. Diogo Máximo

MOVIMENTOS DA TERRA E COORDENADAS GEOGRÁFICAS. Prof. Diogo Máximo MOVIMENTOS DA TERRA E COORDENADAS GEOGRÁFICAS Prof. Diogo Máximo ELEMENTOS DE ASTRONOMIA - Teorias da origem do Universo: Criacionista; Universo em expansão Hubble ; Universo Pulsante, Big-Bang George

Leia mais

Introdução. Aula 2: Astronomia antiga; esfera celeste e movimento diurno dos astros.

Introdução. Aula 2: Astronomia antiga; esfera celeste e movimento diurno dos astros. Aula 2: Astronomia antiga; esfera celeste e movimento diurno dos astros. Maria de Fátima Oliveira Saraiva, Kepler de Souza Oliveira Filho e Alexei Machado Müller Reprodução da gravura de Flamarion, datada

Leia mais

APÊNDICE AO CAPÍTULO 26 CIRCUNSTÂNCIAS FAVORÁVEIS PARA DETERMINAÇÃO DA LONGITUDE 1 ESTUDO DAS CIRCUNSTÂNCIAS FAVO- RÁVEIS PARA O CÁLCULO DA LONGITUDE

APÊNDICE AO CAPÍTULO 26 CIRCUNSTÂNCIAS FAVORÁVEIS PARA DETERMINAÇÃO DA LONGITUDE 1 ESTUDO DAS CIRCUNSTÂNCIAS FAVO- RÁVEIS PARA O CÁLCULO DA LONGITUDE APÊNDICE AO CAPÍTULO 26 CIRCUNSTÂNCIAS FAVORÁVEIS PARA DETERMINAÇÃO DA LONGITUDE 1 ESTUDO DAS CIRCUNSTÂNCIAS FAVO- RÁVEIS PARA O CÁLCULO DA LONGITUDE Conforme visto no corpo do Capítulo 26, a Longitude

Leia mais

Coordenadas geográficas. Porto Alegre 2015

Coordenadas geográficas. Porto Alegre 2015 Coordenadas geográficas Porto Alegre 2015 Localização no espaço geográfico O conceito mais apropriado de orientação é direção. Usamos em nosso dia-a-dia uma localização básica fundamentada em Direita,

Leia mais

Identificação de Astros. Preparo do Céu para Observação dos Crepúsculos

Identificação de Astros. Preparo do Céu para Observação dos Crepúsculos ACHERNAR (a Eridani): Mag. 0,6, ARV 336, Dec 57 S. Uma estrela brilhante e isolada, aproximadamente no alinhamento Fomalhaut Canopus, quase à mesma distância destas duas estrelas. Fica ao norte e forma

Leia mais

EXPLICAÇÕES DA SEÇÃO D 1 D

EXPLICAÇÕES DA SEÇÃO D 1 D EXPLICAÇÕES DA SEÇÃO D 1 D São apresentadas as efemérides para Observações Físicas do Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, calculadas a partir dos seus elementos de rotação e posições relativas.

Leia mais

AGA Introdução à Astronomia Resolução da Lista 1

AGA Introdução à Astronomia Resolução da Lista 1 AGA0210 - Introdução à Astronomia Resolução da Lista 1 Prof. Dr. Alex Cavaliéri Carciofi Monitor: Bruno C. Mota (Dated: 9 de outubro de 2012) I. QUESTÃO 1 Suponha que você esteja em um planeta estranho

Leia mais

Atividades e curiosidades relacionadas com o Cartaz da OBMEP 2015

Atividades e curiosidades relacionadas com o Cartaz da OBMEP 2015 Atividades e curiosidades relacionadas com o Cartaz da OBMEP 2015 O cartaz da OBMEP 2015 apresenta um relógio de sol equatorial que se encontra no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A escolha deste tema

Leia mais

Introdução. Aula 2 - Esfera Celeste e Movimento Diurno dos Astros.

Introdução. Aula 2 - Esfera Celeste e Movimento Diurno dos Astros. Aula 2 - Esfera Celeste e Movimento Diurno dos Astros. Maria de Fátima Oliveira Saraiva, Kepler de Souza Oliveira Filho & Alexei Machado Müller Fotografia de Stonehenge, um monumento megalítico, com idade

Leia mais

MATRIZES DE ROTAÇÃO. rotação de eixos em função de co-senos diretores. Prof. Dr. Carlos Aurélio Nadal

MATRIZES DE ROTAÇÃO. rotação de eixos em função de co-senos diretores. Prof. Dr. Carlos Aurélio Nadal MATRIZES DE ROTAÇÃO rotação de eixos em função de co-senos diretores Prof. Dr. Carlos Aurélio Nadal MATRIZES DE ROTAÇÃO * dois ternos dextrógiros com mesma origem * x1,x2,x3 novas coordenadas * y1,y2,y3

Leia mais

LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS. Luiz Fernando Wisniewski

LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS. Luiz Fernando Wisniewski LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS Prof.º Luiz Fernando Wisniewski lfw.geografia@gmail.com LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS Orientação através da rosa dos ventos Paralelos e Meridianos Latitude

Leia mais

Fundamentos de Astronomia e Astrofísica

Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Fundamentos de Astronomia e Astrofísica Astronomia Antiga, Esfera Celeste, Coordenadas e Movimento Diurno dos Astros Rogemar A. Riffel Sala: N101 e-mail: rogemar@ufrgs.br http://www.if.ufrgs.br/~rogemar

Leia mais

Introdução: Tipos de Coordenadas

Introdução: Tipos de Coordenadas Introdução: Tipos de Coordenadas Coordenadas Geográficas: Geodésicas ou Elipsóidicas: latitudes e longitudes referidas à direção da normal. Astronômicas: latitudes e longitudes referidas à direção da vertical.

Leia mais

Tempo e Clima TEMPO TEMPO CLIMA. Prof. À condição atual denomina-se: À condição média denomina-se:

Tempo e Clima TEMPO TEMPO CLIMA. Prof. À condição atual denomina-se: À condição média denomina-se: Tempo e Clima Prof. Condição atual, mostrando a ocorrência de uma tempestade Para um dado local, o estado da atmosfera pode ser descrito tanto em termos instantâneos, definindo a condição atual, a qual

Leia mais

Posicionamento na Terra suposta esférica

Posicionamento na Terra suposta esférica Posicionamento na Terra suposta esférica A sombra da Terra projetada na Lua Cheia durante o eclipse total Lua mostrava que a forma da Terra poderia ser um disco ou aproximadamente esférica. Sol Terra Lua

Leia mais

FIS EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMAS DE TEMPO Prof. Basílio X. Santiago

FIS EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMAS DE TEMPO Prof. Basílio X. Santiago FIS2005 - EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMAS DE TEMPO Prof. Basílio X. Santiago 1) Seja um lugar de longitude λ = 3 h 17 m 05.18 s. No dia 26 de outubro de 1999, calcular a hora sideral média às 20 h 30 m de hora

Leia mais

Material de apoio para o aluno

Material de apoio para o aluno Material de apoio para o aluno SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6: ORIENTAÇÃO RELATIVA A ROSA DOS VENTOS SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7: AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS Habilidades: Compreender o sistema de coordenadas

Leia mais

3.1. Terra e Sistema Solar (1)

3.1. Terra e Sistema Solar (1) 1 Ciências Físico-químicas - 7º ano de escolaridade Unidade 3 PLANETA TERRA (1) Movimentos dos planetas Órbitas dos planetas Prof. Marília Silva Soares Unidade 3 PLANETA TERRA Competências No final desta

Leia mais

FIXANDO CONCEITOS RELACIONADOS À ESFERA CELESTE E COORDENADAS CELESTES ATRAVÉS DO SIMULADOR

FIXANDO CONCEITOS RELACIONADOS À ESFERA CELESTE E COORDENADAS CELESTES ATRAVÉS DO SIMULADOR FIXANDO CONCEITOS RELACIONADOS À ESFERA CELESTE E COORDENADAS CELESTES ATRAVÉS DO SIMULADOR I. Coordenadas horizontais Questão 1: Complete a seguinte tabela envolvendo o sistema de coordenadas horizontais.

Leia mais

Sistema. de Referência. Equador

Sistema. de Referência. Equador Sistema z de Referência δ y x γ Equador α Precessão e Nutação R. Boczko IAG-USP Adaptado por R. Teixeira Terra esférica Bojo Bojo Terra achatada Interação gravitacional Terra bojuda x corpos do SS torques

Leia mais

ASTRONOMIA DE POSIÇÃO

ASTRONOMIA DE POSIÇÃO UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA ASTRONOMIA DE POSIÇÃO Notas de Aulas do Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Leia mais

UECEVEST TD DE GEOGRAFIA (Orientação/Localização/Astronomia) Prof. Elvis Sampaio

UECEVEST TD DE GEOGRAFIA (Orientação/Localização/Astronomia) Prof. Elvis Sampaio UECEVEST TD DE GEOGRAFIA (Orientação/Localização/Astronomia) Prof. Elvis Sampaio 1. (Unb) A necessidade de orientação no espaço terrestre esteve presente na humanidade desde as sociedades primitivas. A

Leia mais