É muito importante resaltar que o basquete brasileiro está vivo e é forte

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "É muito importante resaltar que o basquete brasileiro está vivo e é forte"

Transcrição

1 É muito importante resaltar que o basquete brasileiro está vivo e é forte Mineiro, pivô do Pinheiros/SKY está otimista e acredita na ascensão do esporte no País Por Alexandra Veloso, Beatriz Oliveira e Emanuella Soares O basquete brasileiro tem se despertado para um novo tempo, com algumas mudanças e investimentos 2013 esta sendo um ano de grades conquistas para este esporte. Com a finalidade de garantir estrutura nas seleções nacionais a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) assinou convênios com o Ministério do Esporte, um dos objetivos é a modernização de diversar quadras com equipamentos desenvolvidos. Outra descoberta inovadora também vem contribuindo com o basquete. Em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o Palmeiras/Meltex desenvolve o programa Atletas do Futuro, uma inovação científica que realiza pesquisas genéticas com os atletas. Para o preparador físico Chiaretto Costa as informações do mapeamento genético do atleta são fundamentais para a performance esportiva. Inicialmente trabalhamos com atletas do profissional e a partir do perfil genético desses jogadores a gente começou orientar os treinamentos, completa Costa ao dizer que a comissão chegou ao resultado esperado. Temos alguns casos de jogadores que tinham problemas durante toda a carreira e agora com essa nova abordagem de treinamento nós conseguimos anular o problema de lesão em treinamento. O trabalho vem mostrando resultados ao longo da temporada. Costa explica que em apenas 20 segundos é possível colher o material retirado da mucosa interna da boca, os chamados tecidos epiteliais. Com o resultado disponível, em duas semanas, é se pode conhecer o perfil genético do jogador e avaliar qual o treinamento que se encaixa a sua necessidade. O Palmeiras/Meltex é pioneiro nesta inovação, mas outras equipes já estão aderindo a este estudo genético.

2 O pivô Marcão recebe os cuidados necessários para manter o bom rendimento no clube Por causa dos deslocamentos, mudanças bruscas de direção e saltos o risco dos jogadores de basquete sofrem de lesões musculares é muito grande, por este motivo todo cuidado é pouco. É preciso extrair o melhor de cada atleta respeitando o seu limite para que não ocorra um afastamento inesperado prejudicando toda a equipe. Preocupado com a saúde e bom desempenho dos jogadores o preparador físico do Pinheiros/SKY, Pablo Rebouças Marcelino, conta que é preciso exercitá-los de forma estratégica com treinos mais intensivos em dias de menos jogos e treinos mais relaxantes em dias de grandes disputas. Previsto que, em alguns momentos da temporada os jogos do Campeonato Paulista de Basquete e o NBB vão coincidir, a preparação física é iniciada com grande volume de treinos para dar condicionamento físico aos atletas. Isso porque ao disputar uma sequencia de jogos, o time não tem espaço para treinar e o trabalho é voltado à manutenção e recuperação dos jogadores. Fazemos um trabalho para manter a capacidade, mas que não atrapalhe o jogo, explica Marcelino. Querendo ou não o jogo é de altíssima intensidade, os atletas sentem bastante.

3 De acordo com o preparador do Pinheiros/SKY o treinamento é diferenciado, pois ele deve atender as características dos jogadores. Há aqueles com mais força, outros com mais velocidade, explosão e também alguns com limitações. Cada atleta tem o seu próprio treino, existe uma parte do treino que eles fazem juntos, mas cada um faz treinos com volume e intensidades diferentes. O Pinheiros/Skay vem colhendo alguns frutos deste trabalho de desempenho e dedicação. Para o clube estar na final da Copa Internaciononal de Basquete, campeonato que voltou depois de 17 anos, foi uma conquista importante não só para a equipe, mas para o basquete brasileiro. Com a Vitória na Liga das Américas o clube conquistou sua vaga no campeonato e jogou contra o Olympiacos da Grécia, vencedor da Euroliga. Para conquistar a taça dourada a equipe teria que somar o maior número de pontos em dois jogos, realizados nos dias quatro e seis de outubro, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa em Barueri, São Paulo. Pinheiros/SKY tem a posse de bola no segundo dia do confronto do Mundial de basquete O resultado dos jogos foi a favor do Olympiacos, no dia 04 sexta-feira, ele levou o jogo com 81 a 70 e no dia 06, domingo, venceu com 86 a 69, proporcionando grande satisfação à comunidade helênica que prestigiava o jogo na arquibancada.

4 O Pinheiros/Sky ficou com a taça de prata e Rafael Mineiro mostra maturidade ao falar da competição. Ainda tenho muito que crescer, poder disputar um torneio tão importante acrescenta muito em termos de experiência. Ele ainda relata o valor da competição para o clube e o basquete nacional. É muito importante poder resaltar que o basquete brasileiro está vivo e é forte, completa. Para Mineiro nada disso sería possível sem o comprometimento dos jogadores e a experiência do técnico Cláudio Mortari, de 65 anos. O treinador comandou a equipe do Sírio entre 1977 e 1985, quando conquistou o único título brasileiro no Mundial de Clubes, no qual comandava craques como Oscar Schmidt. É ótimo ter ele no banco, ele consegue passar tranquilidade para a gente, afirma o pivô do Pinheiros/SKY. Manter a mesma equipe unida é fundamental para um bom entrosamento, o que favorece resultados positivos ao time. Pinheiros/SKY e Mogi das Cruzes/Helbor nas quartas de finais do Campeonato Paulista O basquete Pinheiros/SKY já se prepara há algum tempo com o objetivo de conseguir o título da NBB. Essa preparação está sendo uma das melhores possíveis, afirma o atleta ao se referir aos amistosos, ao campeonato Paulista e ao mundial que antecederam o Novo Basquete Brasil.

5 Nascido em Uberlândia, MG, o pivô Mineiro já passou por alguns times como o VIVO/Franca, Paulistano/Unimed, São José e, em 2011 foi convocado pelo técnico da seleção brasileira Rubén Magnano para disputar a Copa América. Com apenas 25 anos e bagagem profissional de quem já disputou uma Copa Internacional de Clubes, o atleta relembra seu primeiro contato com o esporte. Ao acompanhar o irmão nos treinos de basquete, a altura de Mineiro acabou chamando a atenção do técnico que o convidou para Mineiro exibe medalha do Mundial experimentar o jogo. Cara você precisa tentar, vem aqui vamos ver se você gosta do basquete, a sua altura vai facilitar, recorda as palavras do técnico. Assim como a maioria dos garotos brasileiros, quando criança, Mineiro jogava futebol. A minha paixão sempre foi futebol, sou Corintiano fanático até hoje, acrescente com bom humor o jogador. Mas quando começou a jogar basquete foi gostando, hoje, ama o que faz e aponta o esporte como seu preferido. O Palmeiras/Meltex, sempre foi revelador de talentos como o jogador Oscar Schmidt, que dispensa apresentação, Cláudio Mortari atual técnico da equipe do Pinheiros/Sky e Ênio Vecchi, ex-técnico da seleção brasileira e agora comandante da equipe palestrina. Buscando um time mais competitivo, o Palmeiras/Meltex manteve a equipe da temporada 2012/13 e reforçou algumas posições, a fim de conquistar voos mais altos para a temporada 2013/14. Desta forma a equipe renovou contrato com os norte-americanos Caleb Brown, Tyrone Curnell e Antwaine Wiggins, além do pivô Marcão e o ala Guto.

6 Concentração do Palmeiras/Meltex nos treinos que antecedem os jogos do Paulista Em contra partida a comissão técnica foi totalmente alterada. Hoje, o clube conta com a experiência do técnico Ênio Vecchi e com a inovação do preparador físico Chiaretto Costa. Este cuidado em mesclar o bom desempenho dos jogadores da casa com o conhecimento de uma nova equipe técnica tem como propósito conquistar boa colocação no campeonato estadual, visando também o NBB. Para o prata da casa, pivô Marcão, o campeonato paulista é muito forte e serve de suporte para a preparação do campeonato nacional. Assim como Marcão, outro atleta revelado pela base do clube alviverde, o armador Thyago Aleo, teve passagem no basquete internacional e acredita que o esporte praticado no Brasil tem um diferencial. Eu joguei no basquete espanhol que é mais cadenciado, uma coisa mais tática, mais estudada, comenta Aleo. O brasileiro gosta de correr, de contra-ataque, então é uma coisa mais dinâmica. Fazendo o caminho inverso a equipe conta com três americanos que investiram no basquete brasileiro. O basquete do Brasil é bom, é diferente dos Estados Unidos, é rápido,

7 tem jogadores pivôs que chutam bola de três, afirma o armador Caleb Brown. Eu gosto muito do basquete do Brasil. A importância da mídia Os meios de comunicação brasileiros vêm, aos poucos, abrindo mais espaço em seus sites, jornais, rádios e TV aberta para notícias sobre o basquete nacional. Essa perspectiva de retomada é significativa não só para os fãs do basquete, como também para os patrocinadores que, acreditam e incentivam o esporte. Atualmente é comum nomes de equipes de basquete atrelados a marcas dos mais diferenciados setores. A Liga Nacional de Basquete (LNB) publicou dados que asseguram o retorno de mídia oficial em mais de 70 milhões de dólares, após término da primeira edição do Novo Basquete Brasil (NBB), números que, só aumentaram nas edições seguintes. Questionado sobre o pouco espaço que o basquete possue na mídia o reporter esportivo da Folha de S. Paulo, Paulo Conde, diz que devido ao número reduzidos de funcionários a prioridade é para a cobertura de eventos esportivos maiores. Ele conta que nos dias do Campeonato Mundial de Basquete, realizado na cidade de Barueri, em que Pinheiros/SKY enfrentou o Olympiacos da Grécia, grande parte dos reporteres da redação estavam cobrindo as vendas dos ingressos da Copa do Mundo. O caderno de esporte da Folha também noticiou o evento, mas com menos ênfase. Concordo que poderíamos cobrir melhor outros esportes, completa. O pesquisador Vagner Santos lembra que a partir dos anos 50 foi criado um elo entre o esporte e a TV, nesse sistema, um dependia do outro, principalmente no âmbito econômico. Essa relação acabou fazendo com que um apoiasse o outro, para que ambos pudessem se sustentar. Wagner explica que no início da década de 90 os jogos de basquete, principalmente da liga norte-americana, National Basketball Association (NBA), eram transmitidos pela TV bandeirantes em cadeia nacional e o resultado dessa iniciativa se refletia nos números da audiência. No entanto, já na década seguinte, só era possível assistir os jogos em canais fechados e TVs online piratas.

8 Box: Destaques do Basquete Nacional A NBB mantém sede na cidade de São Paulo e conta com 18 clubes. São José Flamengo Bauru Mogi das Cruzes Uberlândia Paulistano Brasília Espírito santo Basquete Cearense Pinheiros Palmeiras Franca Macaé Basquete Liga Sorocabana Goiânia Goiânia LBD Minas Limeira Equipes mais vitoriosas Franca: No Brasil o VIVO/Franca é umas das equipes mais vitoriosas. Em sua história sustenta 10 títulos nacionais, foram quatro títulos da taça Brasil nos anos 1971, 1974, 1975 e 1980 e seis da liga Nacional nas temporadas de 1990, 1991, 1993, 1997, 1998 e Assim o VIVO/Franca é o detentor de mais títulos no basquete Brasil. Flamengo: Assim como no futebol, o Flamengo é competitivo no Basquete mantendo a tradição de ganhar títulos e revelar jogadores. Em 2008, a equipe rubro negro conquistou pela primeira vez o campeonato nacional, já em 2009 sagrou-se campeão da Liga Sulamericana e bicampeão do campeonato nacional, vencendo também a primeira edição do Novo Basquete Brasil. Brasília: Outra equipe competitiva é a Uniceub Brasília. O Tricampeão levantou a taça por anos consecutivos 2009, 2010 e Jogadores que fizeram história

9 Alfredo Rodrigues da Mota_ jogador do Flamengo da década de 50, esteve presente em diversos títulos cariocas, inclusive no decacampeonato carioca conquistado em 1951 a O jogador também participou da conquista do Tri brasileiro em 1949, 1951 e Amaury Antônio Pasos_ ala da seleção conhecido como um dos jogadores mais completo da história do basquete brasileiro, começou sua carreira no Clube de Regatas Tiête (SP). O atleta de 1.91m jogou pelo C.R.Sírio e Corinthians, encerrou a carreira em Friedrich Wilhelm Braun_ campeão mundial no Brasil em 1963, carioca de nascimento, mas rio-clarense de coração, o ex ala-pivô da seleção brasileira fez parte da geração de ouro e do grupo comandado pelo técnico Kanela. Edson Bispo dos Santos_ atuou pela seleção brasileira e conquistou o campeonato mundial de 1959 no Chile, participou de três Olimpíadas e conquistou medalhas de prata e bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1955, 1959 e Oscar Schmidt_ conhecido como mão santa é considerado um dos melhores jogadores de basquete de todos os tempos, apesar de nunca ter atuado na NBA. Com 2.05m de altura, Oscar é o recordista mundial de pontuação do basquetebol com pontos. Em oito de setembro de 2013 ganha o prêmio Nobel do basquete e seu nome entra para o Hall da Fama do basquete. Leandro Barbosa_ Conhecido por Leandrinho no Brasil e por The Brazilian Blur nos EUA foi considerado pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes no ano de Anderson Varejão_é um jogador brasileiro de basquete que atua na NBA. Atualmente joga no Cleveland Cavaliers. Com a seleção brasileira, ganhou vários títulos, inclusive da Copa América de Basquetebol de 2009 realizada em Porto Rico. Box - Como tudo começou Atualmente o basquete se encontra com 122 anos e teve sua primeira partida oficial em 11 de março de 1892, no ginásio Armory Hill. No ano anterior, o rigoroso inverno de Massachussets trouxe a necessidade de criar um esporte que pudesse ser praticado em lugares fechados, mas Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield College, colégio internacional da

10 Associação Cristã de Moços (ACM), queria que a atividade também tivesse continuidade no verão. Foi então que encarregou o professor canadense James Naismith, de 30 anos, a criar a nova modalidade esportiva. De acordo com Confederação Brasileira de Basketball (CBB), não demorou muito para o basquete pisar em terras brasileiras. Em 1894 o norte-americano Augusto Shaw chega a São Paulo para lecionar no colégio Mackenzie e traz sua bola de basquete. O esporte que foi aprovado imediatamente pelas mulheres, mas teve resistência masculina, devido ao machismo da época e a forte concorrência do futebol. Todavia o persistente professor consegue convencer os meninos do colégio e cria a primeira equipe masculina em O professor Oscar Thompson, da Escola Nacional de São Paulo e Henry J. Sims, diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços (ACM), do Rio de Janeiro, foram os primeiros responsáveis pela nacionalização deste esporte. Foi na comemoração do Centenário do Brasil nos Jogos Latino-Americanos em 1922 que a seleção brasileira foi convocada pela primeira vez. Nesta competição disputaram Brasil, Argentina e Uruguai, o basquete brasileiro foi campeão, sob a direção de Fred Brown. Onze anos depois nasce a Federação Brasileira de Basketball, mas em 26 de dezembro de 1941 passa a ser chamada oficialmente de Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Ela está Filiada à Federação Internacional de Basketball (Fiba) desde 1935 sendo a entidade que administra o basquete nacional. Há quatro anos a CBB está sob a liderança de Carlos Boaventura Correa Nunes, para ele um dos responsáveis pelo atual desempenho do basquete brasileiro é a consolidação da Liga Nacional de Basquete (LNB) e seu campeonato, o Novo Basquete Brasil (NBB) criado em No NBB todos os times jogam uns contra os outros, dois jogos turno e returno, um em casa e um na casa do adversário, os que conseguirem conquistar os 12 primeiros lugares vão para playoff melhor de cinco. Curiosidades do basquete: Os principais fundamentos do basquete são: passe, drible, arremesso, lance-livre e rebote. Passe :

11 Passe de peito - Trazendo já bola junto ao peito, com o peso do corpo na perna coordenando movimento dos braços com os pulso, a bola à frente do corpo, lançá-la com as mãos na direção do movimento. Passe picado - É idêntico ao passe de peito, com a diferença de que a bola toque no chão antes de chegar às mãos do jogador que vai recebê-la. v Passe por cima da cabeça - Elevando a bola acima da cabeça com ambos os braços, lançá-la com um forte movimento dos pulsos, sem baixar os braços. Passe de gancho - A bola é segura pela mão que vai lançá-la bem junto ao punho, dedos espalhados na bola. Com um passo atrás ou para o lado, dar um solto com um giro no ar simultâneo ao lançamento da bola através de um movimento circundante do braço. Passe de ombro - A bola é segura com ambas as mãos, com os dedos apontados para cima. Os cotovelos devem ser flexionados, a bola se manterá junto ao corpo com o ombro alto e a execução do passe deverá ser feita pela extensão do braço, cotovelo e punho. Drible: Corpo abaixado, cabeça elevada, joelhos flexionadas, impulsionar a bola com a flexão do pulso. Arremesso: Bandeja - É um arremesso em movimento que pode ser feito com passe ou driblando. Em ambos, o jogador tem direito a dois tempos rítmicos, ou seja, ao receber a bola ou interromper o drible o jogador define o pé de apoio (1º tempo rítmico), tendo direito ao segundo tempo rítmico com mais um passo. No entanto, a bola deverá ser lançada à cesta antes que o jogador toque o solo. Com uma das mãos - Partindo da posição fundamental, com o peso do corpo na perna da frente, bola na altura do peito, o jogador flexionará as pernas simultaneamente à elevação da bola acima da cabeça. O arremesso termina com a extensão completa do braço, pulso flexionado e com o último contato da bola através das pontas dos três dedos médios da mão. Jump, com drible e parada - Driblando em direção à cesta, parando numa posição de equilíbrio, flexionara as pernas, saltar elevando a bola acima e à frente da cabeça com ambas as mãos, executar o arremesso apenas com uma das mãos. Gancho - O jogador de posse da bola, dribla em direção à cesta mantendo seu corpo entre a bola e o adversário. Para, olha para a cesta, salta girando o corpo no ar com o lançamento da bola em movimento circundante do braço, caindo de frente para a cesta.

12 Lance livre: É igual ao arremesso com uma das mãos, efetuado da linha do lance-livre, sem marcação e tendo cinco segundos para a execução. É importante que o jogador mantenha o peso do corpo na perna da frente, concentre-se e bloqueie a respiração antes do arremesso. Rebote: Partindo da posição de guarda, o jogador da defesa procura através de um trabalho de pernas evitar que o adversário tome a sua frente para o rebote. É importante, durante o lançamento da bola, que o defensor não olhe para a trajetória da bola, e sim o jogador que esteja marcando. 1º caso: Quando o adversário correr para o rebote pelo lado da perna de trás do defensor, basta a este fazer o giro na perna de trás. 2º caso: Quando o movimento para a cesta for feito pelo lado da perna da frente, o defensor efetuará dois movimentos de giro. O primeiro pela perna da frente e o segundo igual ao 1º caso.

O Basquetebol 1- Histórico do Basquetebol: O basquetebol no Brasil: O basquetebol em Santa Catarina: 2- O jogo de basquetebol:

O Basquetebol 1- Histórico do Basquetebol: O basquetebol no Brasil: O basquetebol em Santa Catarina: 2- O jogo de basquetebol: O Basquetebol 1- Histórico do Basquetebol: O criador do basquetebol foi o canadense James Naismith, no ano de 1891, incentivado por Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield College, colégio internacional

Leia mais

História do Basquete

História do Basquete História do Basquete Em 1891, o longo e rigoroso inverno de Massachussets tornava impossível a prática de esportes ao ar livre. As poucas opções de atividades físicas em locais fechados se restringiam

Leia mais

Colégio Adventista de Rio Preto Educação Física BASQUETEBOL. Basquetebol 8º ano. basquetebol

Colégio Adventista de Rio Preto Educação Física BASQUETEBOL. Basquetebol 8º ano. basquetebol Colégio Adventista de Rio Preto Educação Física BASQUETEBOL Basquetebol 8º ano Basquetebol Origem e Evolução: Estados Unidos - 1891 Prof. James Naismith Universidade Springfield - USA Ginástica - inverno

Leia mais

Esportes de Invasão. Aula 1. Basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas e handebol. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Invasão. Aula 1. Basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas e handebol. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Invasão Aula 1 Basquetebol, de rodas e handebol Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria INVASÃO e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes

Leia mais

Como acontece em vários esportes, há divergências no que se refere à história de origem do futsal. Alguns acreditam que o mesmo tenha se originado na

Como acontece em vários esportes, há divergências no que se refere à história de origem do futsal. Alguns acreditam que o mesmo tenha se originado na FUTSAL O futebol de salão conhecido apenas como futsal é uma prática adaptada do futebol. Em uma quadra esportiva são formados times de cinco jogadores e assim como no futebol, o principal objetivo é colocar

Leia mais

Conteúdo de prova 2ª etapa 6º ano Fundamental

Conteúdo de prova 2ª etapa 6º ano Fundamental Conteúdo de prova 2ª etapa 6º ano Fundamental Jogos Populares Os jogos populares buscam resgatar jogos culturais e tradicionais de várias regiões do mundo. Vários costumes e acontecimentos na antiguidade

Leia mais

O ensino aprendizagem da matemática no basquete

O ensino aprendizagem da matemática no basquete Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Centro de Ensino Superior do Seridó-Campus Caicó Matemática Licenciatura Plena O ensino aprendizagem da matemática no basquete Caicó-RN 2013 Deisy

Leia mais

Diagrama das dimensões de uma quadra oficial Diagrama das dimensões de uma tabela oficial Equipe - Existem duas equipes que são compostas por 5

Diagrama das dimensões de uma quadra oficial Diagrama das dimensões de uma tabela oficial Equipe - Existem duas equipes que são compostas por 5 Basquetebol O basquetebol é um desporto colectivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), EUA. É jogado

Leia mais

CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 3º BIMESTRE DE 2015

CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 3º BIMESTRE DE 2015 CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 3º BIMESTRE DE 2015 9º ANO C PROFESSOR JOSÉ CARLOS Basquetebol HISTÓRICO DO BASQUETEBOL O basquetebol foi criado pelo canadense James Naismith em fins de semana

Leia mais

Duração da atividade: Cinco encontros/aulas, com duração de uma hora-aula para cada encontro.

Duração da atividade: Cinco encontros/aulas, com duração de uma hora-aula para cada encontro. Nível de ensino: Ensino Fundamental 6º ao 9º ano Componente Curricular: Educação Física Modalidade: Basquetebol Duração da atividade: Cinco encontros/aulas, com duração de uma hora-aula para cada encontro.

Leia mais

HISTÓRIA DO VOLEIBOL

HISTÓRIA DO VOLEIBOL VOLEIBOL HISTÓRIA DO VOLEIBOL O voleibol foi criado em 9 de Fevereiro de 1895 pelo americano William George Morgan, diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM), na cidade de Holyoke,

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS 13) Acerca do conceito de corporeidade descrito na Proposta Curricular de Santa Catarina, assinale a alternativa correta. A Corporeidade é presença no esporte, via corpo, que age e que, ao expressar-se,

Leia mais

NOTA OFICIAL N 125/2014 ATOS DA PRESIDÊNCIA

NOTA OFICIAL N 125/2014 ATOS DA PRESIDÊNCIA NOTA OFICIAL N 125/2014 Rio de Janeiro, 16 de julho de 2014. ATOS DA PRESIDÊNCIA 6º NOVO BASQUETE BRASIL LOCAL: DIVERSOS PERÍODO: 9/11/2013 A 10/6/2014 EQUIPES PARTICIPANTES: SKY/BASQUETE CEARENSE, UNICEUB/BRB/BRASÍLIA,

Leia mais

Planejamento Estratégico Gestão 2013 a 2016 Federação Mineira de Basketball

Planejamento Estratégico Gestão 2013 a 2016 Federação Mineira de Basketball Planejamento Estratégico Gestão 2013 a 2016 Federação Mineira de Basketball Visão Ser uma referência na excelência no desenvolvimento do basquetebol no Brasil até 2016. Pilares Capacitação Qualificação

Leia mais

VOLEIBOL ESCOLAR: FERRAMENTA MULTIDISCIPLINAR

VOLEIBOL ESCOLAR: FERRAMENTA MULTIDISCIPLINAR VOLEIBOL ESCOLAR: FERRAMENTA MULTIDISCIPLINAR 1. História do Voleibol 1.1. A Origem do Voleibol: a centenas de anos jogos similares jáj eram praticados no mundo todo. Willian Morgan da Y.M.C.A. cria em

Leia mais

Gestão e Marketing Esportivo. Prof. José Carlos Brunoro

Gestão e Marketing Esportivo. Prof. José Carlos Brunoro Gestão e Marketing Esportivo Prof. José Carlos Brunoro O Sucesso depende de 3 pontos importantes 1. CONHECIMENTO 2. LIDERANÇA 3. CONDUTA PESSOAL 1 CONHECIMENTO Estudo Constante Aprender com todos Idioma

Leia mais

TEMA : O Basquetebol

TEMA : O Basquetebol TRABALHO PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA TEMA : O Basquetebol Trabalho realizado por: David Carreira Ribeiro Pág.1 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO BREVE ENQUADRAMENTO HISTÓRICO....... 1 2 CARACTERISTICAS GERAIS

Leia mais

Cartões de recurso pedagógico

Cartões de recurso pedagógico Cartões de recurso pedagógico Movimentações e habilidades 1. Movimentação - Sem bola 2. Adaptação à bola - Manipulação da bola 3. Movimentação - Com bola 4. Habilidades de lançamento - Rolamento 5. Habilidades

Leia mais

FUTEBOL 2013 PATROCÍNIO CAMP. PAULISTA SÉRIE A2 SUPERCOPA INTERNAC. JR CAMP. PAULISTA SUB-20 COPA PAULISTA COBERTURA MUNDIAL DE CLUBES COPA

FUTEBOL 2013 PATROCÍNIO CAMP. PAULISTA SÉRIE A2 SUPERCOPA INTERNAC. JR CAMP. PAULISTA SUB-20 COPA PAULISTA COBERTURA MUNDIAL DE CLUBES COPA PATROCÍNIO JANEIRO DE 2013 REDETV! www.redetv.com.br CAMP. SÉRIE A2 SUPERCOPA INTERNAC. JR CAMP. SUB-20 COPA COBERTURA MUNDIAL DE CLUBES SÉRIE A2 SUPERCOPA INTERN. JR SUB-20 COPA www.redetv.com.br/comercial

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II C. SÃO CRISTÓVÃO II EDUCAÇÃO FÍSICA MATERIAL DE ESTUDO JOGOS / BASQUETEBOL PFV 8 ANO

COLÉGIO PEDRO II C. SÃO CRISTÓVÃO II EDUCAÇÃO FÍSICA MATERIAL DE ESTUDO JOGOS / BASQUETEBOL PFV 8 ANO JOGOS, ESPORTES, COMPETIÇÃO E COOPERAÇÃO O jogo é: Uma atividade de preparação do jovem para as tarefas sérias que mais tarde a vida dele exigirá. 1 Uma atividade voluntária, onde o real e a fantasia se

Leia mais

Ministério muda sistema de avaliação e exalta novos estádios

Ministério muda sistema de avaliação e exalta novos estádios B O L E T I M OFERECIMENTO SEXTA-FEIRA, 29 DE JANEIRO DE 2016 NÚMERO DO DIA R$ 4 mi é o prêmio que será dado para o campeão paulista em 2016; é a maior premiação dos Estaduais EDIÇÃO 431 Ministério muda

Leia mais

EC PINHEIROS OLÍMPICO AQUÁTICOS

EC PINHEIROS OLÍMPICO AQUÁTICOS EC PINHEIROS OLÍMPICO AQUÁTICOS ESPORTE CLUBE PINHEIROS NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM 112 ANOS de existência umas das instituições mais tradicionais do país, oferecendo atividades esportivas, sociais e culturais

Leia mais

É constituída por 12 jogadores: -6 jogadores efetivos -6 jogadores suplentes -Até 2 líberos

É constituída por 12 jogadores: -6 jogadores efetivos -6 jogadores suplentes -Até 2 líberos Regras básicas de vôlei Vôlei é um desporto praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a

Leia mais

APOSTILA 2015 EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORA: PRISCILA

APOSTILA 2015 EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORA: PRISCILA APOSTILA 2015 EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORA: PRISCILA 1 SUMÁRIO 1.1 Educação Física...3 1.2 Corfebol...4 1.2.1 Regras...5 Anotações Gerais do 1º Bimestre...7 2 Atividades Rítmicas...8 2.1 - Ritmo...8 2.1.1

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL Fundada em 24.04.1924 SISTEMA DE DISPUTA XXXIV - CAMPEONATO ESTADUAL DA DIVISÃO ESPECIAL MASCULINA - 2 0 1 1

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL Fundada em 24.04.1924 SISTEMA DE DISPUTA XXXIV - CAMPEONATO ESTADUAL DA DIVISÃO ESPECIAL MASCULINA - 2 0 1 1 SISTEMA DE DISPUTA XXXIV - CAMPEONATO ESTADUAL DA DIVISÃO ESPECIAL MASCULINA - 2 0 1 1 SÉRIE A-1 ANEXO XVII Artigo 1 - O Campeonato Estadual Adulto Masculino da Divisão Especial Série A-1 da temporada

Leia mais

Figura 1 James Naismith

Figura 1 James Naismith 8 Ano Ensino Fundamental Basquetebol Unidade: 02 Prof.º Leonardo Delgado ASPECTOS HISTÓRICOS DO BASQUETEBOL O basquetebol foi criado pelo canadense James Naismith em dezembro de 1891, na cidade americana

Leia mais

SELEÇÃO BRASILEIRA DE BASQUETEBOL MASCULINO: HISTÓRIA E MEMÓRIA 1

SELEÇÃO BRASILEIRA DE BASQUETEBOL MASCULINO: HISTÓRIA E MEMÓRIA 1 SELEÇÃO BRASILEIRA DE BASQUETEBOL MASCULINO: HISTÓRIA E MEMÓRIA 1 Renata Cristian Cordeiro Pires UNESP/Bauru LESCHEF, Bolsista PIBIC/UNESP CNPq Orientadora: Dagmar Hunger INTRODUÇÃO O Basquetebol foi criado

Leia mais

OS INDICADORES TÉCNICOS DO JOGO E A CLASSIFICAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O 16º CAMPEONATO NACIONAL DE BASQUETEBOL MASCULINO.

OS INDICADORES TÉCNICOS DO JOGO E A CLASSIFICAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O 16º CAMPEONATO NACIONAL DE BASQUETEBOL MASCULINO. OS INDICADORES TÉCNICOS DO JOGO E A CLASSIFICAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O 16º CAMPEONATO NACIONAL DE BASQUETEBOL MASCULINO. Resumo *João Paulo Ferreira Dantas **José Carlos de B. V. Filho Os objetivos deste

Leia mais

Exposição de marca Além de obter maior visibilidade na mídia, através da associação com equipes e atletas de alto rendimento, a marca da instituição

Exposição de marca Além de obter maior visibilidade na mídia, através da associação com equipes e atletas de alto rendimento, a marca da instituição Os jogos olímpicos mais diretamente possuem vinculação com o ensino superior por ter a participação de atletas oriundos de disputas universitárias. Conforme aponta estimativa da Koch Tavares, empresa especializada

Leia mais

3x3 Regras do Jogo. quadra se alguma for utilizada podem ser adaptadas ao espaço disponível

3x3 Regras do Jogo. quadra se alguma for utilizada podem ser adaptadas ao espaço disponível 3x3 Regras do Jogo As Regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do Jogo 3x3. Art. 1 Quadra e Bola O jogo será

Leia mais

Jogos Olímpicos de Londres

Jogos Olímpicos de Londres Jogos Olímpicos de Londres Hugo Hoyama Para quem é fã de Tênis de Mesa o astro Hugo Hoyama dispensa apresentações, mas mesmo quem conhece pouco sobre a modalidade certamente alguma vez já ouviu falar dele,

Leia mais

O time também conta com a volta de jogadores que vinham se recuperando de lesão, que é o caso do atacante Marciano e do zagueiro Alex Mineiro.

O time também conta com a volta de jogadores que vinham se recuperando de lesão, que é o caso do atacante Marciano e do zagueiro Alex Mineiro. Depois da conquista da edição 2011 do campeonato mato-grossense no dia 24 de abril, a equipe do Cuiabá Esporte Clube ficou um mês de recesso e retornou aos trabalhos no dia 23 de maio mantendo a maioria

Leia mais

Histórico do Voleibol. Prof. Maick da Silveira Viana

Histórico do Voleibol. Prof. Maick da Silveira Viana Histórico do Voleibol Prof. Maick da Silveira Viana Quando começou? Conta a história que o voleibol foi criado na Associação Cristã de Moços (ACM) de Massachusetts pelo professor William Morgan em 1895.

Leia mais

ESTUDOS SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DO CAMPO ESPECÍFICO DO BASQUETEBOL NO MUNDO

ESTUDOS SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DO CAMPO ESPECÍFICO DO BASQUETEBOL NO MUNDO ESTUDOS SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DO CAMPO ESPECÍFICO DO BASQUETEBOL NO MUNDO Felipe Mellini Universidade Estadual de Marigá Resumo: O presente trabalho objetiva o estudo acerca do processo

Leia mais

EC PINHEIROS OLÍMPICO TERRESTRES

EC PINHEIROS OLÍMPICO TERRESTRES EC PINHEIROS OLÍMPICO TERRESTRES ESPORTE CLUBE PINHEIROS NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM 112 ANOS de existência umas das instituições mais tradicionais do país, oferecendo atividades esportivas, sociais e culturais

Leia mais

A Copa do Mundo no Brasil

A Copa do Mundo no Brasil Uma publicação da Ano XI nº Dezembro /3 Atividades infantis para aprender brincar e se divertir! A Copa do Mundo no Brasil Roberta Rubinho Kátia Biguccino Mauri Junior Caça-palavras erros Enigma Jogo das

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA VALDOMIRO DE OLIVEIRA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA VALDOMIRO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA VALDOMIRO DE OLIVEIRA O PROCESSO ENSINO-TREINAMENTO DA TÉCNICA E DA TÁTICA NO BASQUETEBOL DO BRASIL: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DE PROFESSORES

Leia mais

Art. 2º - Os critérios técnicos de participação dos clubes no Campeonato são os seguintes:

Art. 2º - Os critérios técnicos de participação dos clubes no Campeonato são os seguintes: CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A DE 214 REC - REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I Da Denominação e Participação Art. 1º - O Campeonato Brasileiro de Clubes da Série A de 214, doravante denominado

Leia mais

Sem alarde, P&G deixa CBF em. Em meio ao escândalo de corrupção

Sem alarde, P&G deixa CBF em. Em meio ao escândalo de corrupção B O L E T I M OFERECIMENTO SEGUNDA-FEIRA, 7 DE DEZEMBRO DE 2015 NÚMERO DO DIA R$ 120 mi é a soma do desvio de dinheiro da CBF que teria sido feito pelos três últimos presidentes EDIÇÃO 396 Sem alarde,

Leia mais

Educação Física: Futsal

Educação Física: Futsal FUTSAL Apresentação do Plano de Trabalho História e evolução do futebol de salão Regras Oficiais Métodos de Ensino Progressivo Repetitivo/Parcial Situacional/Global Fundamentos Técnicos Controle Proteção

Leia mais

Jornal O Norte - Página 08

Jornal O Norte - Página 08 CLIPPING - 9ªSC 07 de Junho de 2011 Jornal O Norte - Página 08 CLIPPING - 9ªSC 07 de Junho de 2011 Jornal O Norte - Página 11 CLIPPING - 9ªSC 07 de Junho de 2011 Jornal O Norte - Página 09 CLIPPING - 9ªSC

Leia mais

SELEÇÃO EMBARCA PARA TORONTO EM BUSCA DE VAGAS OLÍMPICAS E FIM DE ESCRITAS

SELEÇÃO EMBARCA PARA TORONTO EM BUSCA DE VAGAS OLÍMPICAS E FIM DE ESCRITAS SELEÇÃO EMBARCA PARA TORONTO EM BUSCA DE VAGAS OLÍMPICAS E FIM DE ESCRITAS Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Thiago Monteiro, Lin Gui, Caroline Kumahara e Ligia Silva serão os representantes brasileiros

Leia mais

Novas arenas ampliam público, renda e até gols do Brasileirão

Novas arenas ampliam público, renda e até gols do Brasileirão B O L E T I M OFERECIMENTO SEGUNDA-FEIRA, 17 DE AGOSTO DE 2015 NÚMERO DO DIA R$ 2,3 mi o Palmeiras ganha em média por partida no Allianz Parque; é quem mais arrecada por jogo EDIÇÃO 319 Novas arenas ampliam

Leia mais

1 Thiago de Souza Aranha Duarte (ARANHA) Nascimento: 25/09/81 (29 anos) Santos (SP)

1 Thiago de Souza Aranha Duarte (ARANHA) Nascimento: 25/09/81 (29 anos) Santos (SP) Medley/Campinas Elenco temporada 2011/2012 1 Thiago de Souza Aranha Duarte (ARANHA) Nascimento: 25/09/81 (29 anos) Santos (SP) Altura: 1m95 Última equipe: Pinheiros / Sky Principais resultados: Bicampeão

Leia mais

Documento de Apoio de Basquetebol

Documento de Apoio de Basquetebol I HISTÓRIA DO BASQUETEBOL A história do basquetebol tem praticamente origem com o aparecimento do homem na terra. A sua sobrevivência resultou dos meios que dispunha: a caça e a pesca. Mas para o conseguir

Leia mais

Coordenadoria de Gestão das Políticas e Programas de Esporte e Lazer - CGPE. Clínica de Basquete. Aprendendo com o esporte

Coordenadoria de Gestão das Políticas e Programas de Esporte e Lazer - CGPE. Clínica de Basquete. Aprendendo com o esporte "Uma jornada de mil milhas começa com um primeiro passo" Lao-Tsé Data: 08/08/2009 Horário: 9H00 às 13H00 Local: Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa INTRODUÇÃO O objetivo do Circuito esportivo Clube

Leia mais

12 TIPOS 1ª versão DIFERENTES 2ª versão

12 TIPOS 1ª versão DIFERENTES 2ª versão Após afastar-se das quadras Oscar passou a se dedicar em transmitir ao povo brasileiro sua experiência de 32 anos dentro das quadras, onde defendeu por 20 anos a Seleção Brasileira de Basquetebol. Trabalhando

Leia mais

DAS PELADAS À COPA DO MUNDO

DAS PELADAS À COPA DO MUNDO DAS PELADAS À COPA DO MUNDO PAIXÃO MUNDIAL Quando o futebol começou no Brasil, há pouco mais de 100 anos, não havia muitos praticantes. Não existiam estádios como os de hoje e muito menos divulgação pela

Leia mais

III TORNEIO DE BASQUETE 3 x 3 MASCULINO E FEMININO CEFER - USP RIBEIRÃO PRETO - 2015

III TORNEIO DE BASQUETE 3 x 3 MASCULINO E FEMININO CEFER - USP RIBEIRÃO PRETO - 2015 III TORNEIO DE BASQUETE 3 x 3 MASCULINO E FEMININO CEFER - USP RIBEIRÃO PRETO - 2015 I - OBJETIVOS: Incentivar a integração de todos como também valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de

Leia mais

BRASIL BASQUETE KIDS SÃO CARLOS ENCONTRO NACIONAL DE BASQUETEBOL SUB10/12 2014

BRASIL BASQUETE KIDS SÃO CARLOS ENCONTRO NACIONAL DE BASQUETEBOL SUB10/12 2014 BRASIL BASQUETE KIDS SÃO CARLOS ENCONTRO NACIONAL DE BASQUETEBOL SUB10/12 2014 REGULAMENTO GERAL E TÉCNICO Capítulo Primeiro DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 01º- Este regulamento é o conjunto das disposições que

Leia mais

Campeão, Palmeiras coroa gestão em sociedade com presidente

Campeão, Palmeiras coroa gestão em sociedade com presidente B O L E T I M OFERECIMENTO QUINTA-FEIRA, 3 DE DEZEMBRO DE 2015 NÚMERO DO DIA R$ 5,3 mi foi a arrecadação bruta com a bilheteria do Palmeiras no jogo decisivo da Copa do Brasil EDIÇÃO 394 Campeão, Palmeiras

Leia mais

CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 3º BIMESTRE 2015

CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 3º BIMESTRE 2015 CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AO 3º BIMESTRE 2015 7º Anos: A, B, C e D HISTORICO DO BASQUETEBOL Em 1891, professores do Springfield College, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América, colégio

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE EDUCACAO FISICA LUANA SCAINI MINOTTO

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE EDUCACAO FISICA LUANA SCAINI MINOTTO UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE EDUCACAO FISICA LUANA SCAINI MINOTTO DEFESAS DO BASQUETEBOL FEMININO NA OLESC 2012: REFLETINDO SOBRE OS DOGMAS CONSAGRADOS CRICIUMA,NOVEMBRO DE

Leia mais

CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A/2012 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO. CAPÍTULO I Da Denominação e Participação

CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A/2012 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO. CAPÍTULO I Da Denominação e Participação CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A/2012 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I Da Denominação e Participação Art. 1º - O Campeonato Brasileiro de Clubes da Série A de 2012, doravante denominado

Leia mais

Dedico este trabalho a meus pais, Wilson e Terezinha e a meus irmãos, Telma e Wellington.

Dedico este trabalho a meus pais, Wilson e Terezinha e a meus irmãos, Telma e Wellington. Tania Leandra Bandeira Psicologia do Esporte e Basquetebol: Estudos Preliminares Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Física Campinas 1998 Tania Leandra Bandeira Psicologia do Esporte

Leia mais

O valor de mercado dos Clubes que disputam o Campeonato Brasileiro 2013

O valor de mercado dos Clubes que disputam o Campeonato Brasileiro 2013 PLURI Valuation O valor de mercado dos Clubes que disputam o Campeonato Brasileiro 2013 PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. A tradição do Basquete Santista é incontestável. Da nossa região surgiram craques e lendas como

1. APRESENTAÇÃO. A tradição do Basquete Santista é incontestável. Da nossa região surgiram craques e lendas como 1. APRESENTAÇÃO. A tradição do Basquete Santista é incontestável. Da nossa região surgiram craques e lendas como Vlamir Marques. Despontaram equipes como o Santos Futebol Clube, Clube Internacional de

Leia mais

Seleção Brasileira Feminina de Handebol COMISSÃO TÉCNICA

Seleção Brasileira Feminina de Handebol COMISSÃO TÉCNICA Seleção Brasileira Feminina de Handebol COMISSÃO TÉCNICA Técnico: Morten Soubak é o técnico da Seleção Brasileira Adulta Feminina de Handebol para o ciclo olímpico 2009-2012. Morten é natural de Fodby,

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL Fundada em 24.04.1924 SISTEMA DE DISPUTA XXXVI - CAMPEONATO ESTADUAL DA DIVISÃO ESPECIAL FEMININA SÉRIE A-1

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL Fundada em 24.04.1924 SISTEMA DE DISPUTA XXXVI - CAMPEONATO ESTADUAL DA DIVISÃO ESPECIAL FEMININA SÉRIE A-1 SISTEMA DE DISPUTA XXXVI - CAMPEONATO ESTADUAL DA DIVISÃO ESPECIAL FEMININA SÉRIE A-1 ANEXO XIV Artigo 1 - O Campeonato Estadual da Divisão Especial Série A-1 Feminina da temporada de 2015 será promovido

Leia mais

A. D. HANDEBOL MASCULINO 15 DE PIRACICABA PROJETO DE PATROCÍNIO TEMPORADA 2010

A. D. HANDEBOL MASCULINO 15 DE PIRACICABA PROJETO DE PATROCÍNIO TEMPORADA 2010 A. D. HANDEBOL MASCULINO 15 DE PIRACICABA PROJETO DE PATROCÍNIO TEMPORADA 2010 A História da Modalidade O Handebol: O jogo de "Urânia" era praticado com as mãos na antiga Grécia com uma bola do tamanho

Leia mais

Boa audiência da Band faz Globo antecipar exibição da Eurocopa

Boa audiência da Band faz Globo antecipar exibição da Eurocopa B O L E T I M OFERECIMENTO QUINTA-FEIRA, 23 DE JUNHO DE 2016 NÚMERO DO DIA US$ 65 mi em patrocínios é o faturamento aproximado do torneio de tênis de Wimbledon, na Inglaterra EDIÇÃO 528 Boa audiência da

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Jun/13 APRESENTAÇÃO As emoções da Copa Espírito Santo de Futebol estão de volta. A Rede Vitória, pelo sexto ano consecutivo,

Leia mais

VOLEIBOL E SEUS PRINCIPAIS FUNDAMENTOS TÉCNICOS

VOLEIBOL E SEUS PRINCIPAIS FUNDAMENTOS TÉCNICOS Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio DISCIPLINA: Educação Física CARGA HORÁRIA: 40hs PROFESSOR(A): Paulo Fernando Mesquita Junior paulo.junior@ifc-sombrio.edu.br blogs.ifc-sombrio.edu.br/junior

Leia mais

Palavra do Presidente

Palavra do Presidente Palavra do Presidente Estou feliz por reiniciar os trabalhos de nossa entidade, especialmente em ano de véspera de copa do mundo uma temporada diferente pela realização do próximo mundial sendo no Brasil

Leia mais

1. História do Voleibol. 2. Caracterização do Voleibol. 2. Regras do Voleibol. Documento de Apoio de Voleibol VOLEIBOL

1. História do Voleibol. 2. Caracterização do Voleibol. 2. Regras do Voleibol. Documento de Apoio de Voleibol VOLEIBOL VOLEIBOL 1. História do Voleibol O Voleibol foi criado em 1885, em Massachussets, por William G. Morgan, responsável pela Educação Física no Colégio de Holyoke, no Estado de Massachussets, nos Estados

Leia mais

MARCAS EM AÇÃO DENTRO E FORA DO CAMPO

MARCAS EM AÇÃO DENTRO E FORA DO CAMPO MARCAS EM AÇÃO DENTRO E FORA DO CAMPO Guaraná Antártica Patrocinador da seleção brasileira, o refrigerante organizou a megapromoção Seleção de Prêmios, que vai ao ar no programa Domingão do Faustão, da

Leia mais

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA Após os Campeonatos Paulista e Carioca, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Liga dos Campeões da UEFA e as Copas do Mundo FIFA,

Leia mais

SELEÇÃO MASCULINA COMISSÃO TÉCNICA

SELEÇÃO MASCULINA COMISSÃO TÉCNICA SELEÇÃO MASCULINA COMISSÃO TÉCNICA Presidente CBHb: Manoel Luiz Oliveira Técnico: Jordi Ribera Romans Assistente-técnico: Washington Nunes Preparador Físico: Luis Antonio Luisi Turisco Fisioterapeuta:

Leia mais

PLANO COMERCIAL PÉ DE VENTO 2014 À 2016

PLANO COMERCIAL PÉ DE VENTO 2014 À 2016 PLANO COMERCIAL PÉ DE VENTO 2014 À 2016 QUEM SOMOS A Associação Atlética Pé de Vento é uma organização não governamental. Considerada hoje uma das maiores equipes de corrida de longa distância da América

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SUMÁRIO 01. INTRODUÇÃO 01. a. APRESENTAÇÃO DA FEDERAÇÃO 03 01. b. DIFERENCIAIS COMPETITIVOS 04 02. PRINCIPIOS NORTEADORES 02. a. MISSÃO 05 02. b. VISÃO 05 02. c. VALORES 05 02.

Leia mais

Sem Movimento, dupla Atletiba repete tática para atrair sócios

Sem Movimento, dupla Atletiba repete tática para atrair sócios B O L E T I M OFERECIMENTO TERÇA-FEIRA, 18 DE AGOSTO DE 2015 NÚMERO DO DIA R$ 210 mi foram repassados, entre 2007 e 2014, ao Comitê Paralímpico Brasileiro por meio da Lei Piva EDIÇÃO 320 Sem Movimento,

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL Confederação Brasileira de Futebol Diretoria de Competições Regulamento Específico da Competição Campeonato Brasileiro da Série A 2015 1 SUMÁRIO DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO...

Leia mais

Prospecto para Patrocínadores

Prospecto para Patrocínadores Esporte Clube São Bento Prospecto para Patrocínadores Apresentação A Ogli Consultoria e Gestão de Negócios, terá a responsabilidade de gerir todo o projeto desde a captação de recursos, formação de elenco

Leia mais

Fluminense busca compra de time na Eslováquia para ganhar Euorpa

Fluminense busca compra de time na Eslováquia para ganhar Euorpa B O L E T I M OFERECIMENTO SEXTA-FEIRA, 24 DE JUNHO DE 2016 NÚMERO DO DIA US$ 88 mi Cristiano Ronaldo faturou em 2015, segundo a Forbes; é o atleta mais bem pago do mundo EDIÇÃO 529 Fluminense busca compra

Leia mais

CONTEÚDOS CONTEÚDOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2015-2016

CONTEÚDOS CONTEÚDOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2015-2016 PROGRAMÁTICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Capacidades Condicionais e Coordenativas Gerais Resistência Geral; Força Resistente; Força Rápida; Força Rápida; Velocidade de Reação Simples e Complexa; Velocidade de

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA Conteúdo de prova 5ª etapa 6º ano Fundamental

EDUCAÇÃO FÍSICA Conteúdo de prova 5ª etapa 6º ano Fundamental EDUCAÇÃO FÍSICA Conteúdo de prova 5ª etapa 6º ano Fundamental ATLETISMO - Corridas A prática das corridas envolvem basicamente o bom condicionamento físico do atleta. Nas provas oficiais as corridas dividem-se

Leia mais

Em crise, Band abre mão de Estadual do Rio e Copa do Brasil

Em crise, Band abre mão de Estadual do Rio e Copa do Brasil B O L E T I M OFERECIMENTO QUINTA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2016 NÚMERO DO DIA R$ 990 mi a Globo paga a 11 clubes pelos direitos do Brasileirão; os outros 9 times dividem R$ 280 milhões EDIÇÃO 420 Em crise,

Leia mais

ESPORTE CLUBE PINHEIROS

ESPORTE CLUBE PINHEIROS EC PINHEIROS 2012 NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM 113 ANOS de existência umas das instituições mais tradicionais do país, oferecendo atividades esportivas, sociais e culturais de primeiro nível. 170.000 m² de

Leia mais

R e g u l a m e n t o Q u a d r a n g u l a r d e A s c e n s o / D e s c e n s o N B B - 2 0 1 2 / 2 0 1 3 Página 1

R e g u l a m e n t o Q u a d r a n g u l a r d e A s c e n s o / D e s c e n s o N B B - 2 0 1 2 / 2 0 1 3 Página 1 R e g u l a m e n t o Q u a d r a n g u l a r d e A s c e n s o / D e s c e n s o N B B - 2 0 1 2 / 2 0 1 3 Página 1 1. Competição: Quadrangular de Ascenso e Descenso do NBB 2012/2013 2. Bases legais a.

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL Fundada em 24.04.1924 SISTEMA DE DISPUTA XXXIII - CAMPEONATO ESTADUAL DA DIVISÃO ESPECIAL FEMININA SÉRIE A-2 ANEXO X

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL Fundada em 24.04.1924 SISTEMA DE DISPUTA XXXIII - CAMPEONATO ESTADUAL DA DIVISÃO ESPECIAL FEMININA SÉRIE A-2 ANEXO X SISTEMA DE DISPUTA XXXIII - CAMPEONATO ESTADUAL DA DIVISÃO ESPECIAL FEMININA SÉRIE A-2 2 0 1 5 ANEXO X Artigo 1 - O Campeonato Estadual da Divisão Especial Feminina Série A-2 da temporada de 2015 será

Leia mais

A equipe de basquetebol eleita para ser investigada tem sua sede no município

A equipe de basquetebol eleita para ser investigada tem sua sede no município A HISTÓRIA DO BASQUETE MASCULINO PROFISSIONAL DE LONDRINA (1996-2004) EDSON HIRATA PPG- UEPG/CEFET PR - Campo Mourão LUIZ ALBERTO PILATTI CEFET PR - Ponta Grossa INTRODUÇÃO A equipe de basquetebol eleita

Leia mais

RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO

RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO PROJETO TREINAMENTO OLÍMPICO DE PÓLO AQUÁTICO PROCESSO: 58701.000695/2010-92 SLIE: 1000.112-33 Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA ATIVIDADES DO PROFESSOR

Leia mais

FATORES RELEVANTES DO ÊXITO INTERNACIONAL DO VOLEIBOL BRASILEIRO MADE JÚNIOR MIRANDA UEG-ESEFFEGO/PUC-GO/FAPEG/Goiânia, Goiás, Brasil madejr@ig.com.

FATORES RELEVANTES DO ÊXITO INTERNACIONAL DO VOLEIBOL BRASILEIRO MADE JÚNIOR MIRANDA UEG-ESEFFEGO/PUC-GO/FAPEG/Goiânia, Goiás, Brasil madejr@ig.com. 1 FATORES RELEVANTES DO ÊXITO INTERNACIONAL DO VOLEIBOL BRASILEIRO MADE JÚNIOR MIRANDA UEG-ESEFFEGO/PUC-GO/FAPEG/Goiânia, Goiás, Brasil madejr@ig.com.br O êxito do voleibol brasileiro pode ser analisado

Leia mais

O Torneio Gol de Letra

O Torneio Gol de Letra O Torneio Gol de Letra Um evento que promove uma disputa amistosa entre empresas comprometidas com a responsabilidade social Todos os recursos revertidos para a Fundação Gol de Letra 20 empresas participantes

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL Fundada em 24.04.1924 SISTEMA DE DISPUTA XXXVIII - CAMPEONATO ESTADUAL DA DIVISÃO ESPECIAL MASCULINA - 2 0 1 5

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL Fundada em 24.04.1924 SISTEMA DE DISPUTA XXXVIII - CAMPEONATO ESTADUAL DA DIVISÃO ESPECIAL MASCULINA - 2 0 1 5 SISTEMA DE DISPUTA XXXVIII - CAMPEONATO ESTADUAL DA DIVISÃO ESPECIAL MASCULINA - 2 0 1 5 SÉRIE A-1 PRIMEIRA ETAPA ANEXO XI Artigo 1 - O Campeonato Estadual Adulto Masculino da Divisão Especial Série A-1

Leia mais

A Band traz para seus telespectadores e seus parceiros o melhor futebol do mundo em 2013.

A Band traz para seus telespectadores e seus parceiros o melhor futebol do mundo em 2013. COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013 APRESENTAÇÃO A Band traz para seus telespectadores e seus parceiros o melhor futebol do mundo em 2013. Além da transmissão dos principais campeonatos de clubes do Brasil e da

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Jun/13 APRESENTAÇÃO Em julho, a Rede Vitória traz mais uma vez um evento de repercussão nacional e times de todas as

Leia mais

ITS / CTA. Autores Ademir Alonso & Alberto Carlos

ITS / CTA. Autores Ademir Alonso & Alberto Carlos ITS / CTA Escola Técnica Volume Simonsen I Capítulo I Autores Ademir Alonso & Alberto Carlos 1 ITS / CTA Sumário SUMÁRIO Volume I Capítulo I Unidade I Capítulo I - Beneficios da Educação Física Capítulo

Leia mais

Aberto do Brasil reunirá atletas de onze países na Arena Santos

Aberto do Brasil reunirá atletas de onze países na Arena Santos Aberto do Brasil reunirá atletas de onze países na Arena Santos Com a participação de 72 atletas de 11 países, será disputado entre os dias 08 e 11 desse mês o Aberto do Brasil, etapa do Circuito Mundial

Leia mais

Lei Federal de Incentivo ao ESPORTE

Lei Federal de Incentivo ao ESPORTE Lei Federal de Incentivo ao ESPORTE PATROCINE os Esportes do Paineiras! O Clube Fundado no início da década de 60, o Paineiras é um dos mais conceituados clubes de São Paulo, destacando-se em sua ampla

Leia mais

Em jogo de baixo apelo, Arena Corinthians vive dia de ativações

Em jogo de baixo apelo, Arena Corinthians vive dia de ativações B O L E T I M OFERECIMENTO SEGUNDA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2016 NÚMERO DO DIA R$ 50 mi é o custo anual de manutenção do estádio do Maracanã, sob a adminsitração da Odebrecht EDIÇÃO 479 Em jogo de baixo apelo,

Leia mais

Atingir Escolinhas de Futebol e Futsal em todos os Estados Brasileiros, oferecendo uma competição de alto nível, planejada, organizada e contínua;

Atingir Escolinhas de Futebol e Futsal em todos os Estados Brasileiros, oferecendo uma competição de alto nível, planejada, organizada e contínua; A ABEFF A ABEFF é uma associação sem fins lucrativos que visa oportunizar, organizar, representar e defender as entidades que se denominam Escolinhas de Futebol e de Futsal e Futsete, setor este, que tem

Leia mais

Art. 1º A Copa do Brasil Sub 17, doravante denominada Copa, é regida por dois regulamentos mutuamente complementares identificados a seguir:

Art. 1º A Copa do Brasil Sub 17, doravante denominada Copa, é regida por dois regulamentos mutuamente complementares identificados a seguir: COPA DO BRASIL SUB 7/204 CAPÍTULO I Da Denominação e Participação Art. º A Copa do Brasil Sub 7, doravante denominada Copa, é regida por dois regulamentos mutuamente complementares identificados a seguir:

Leia mais

Quem será o campeão? Dinâmica 2. Aluno Primeira Etapa Compartilhar Ideias. 9º Ano 4º Bimestre

Quem será o campeão? Dinâmica 2. Aluno Primeira Etapa Compartilhar Ideias. 9º Ano 4º Bimestre Reforço escolar M ate mática Quem será o campeão? Dinâmica 2 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9º Tratamento da Informação. Análise de gráficos e tabelas. Aluno

Leia mais

Allianz vê como natural nome vetado em estádio do Palmeiras

Allianz vê como natural nome vetado em estádio do Palmeiras B O L E T I M OFERECIMENTO QUARTA-FEIRA, 13 DE MAIO DE 2015 NÚMERO DO DIA US$ 4,5 mil foi o tíquete médio pago para assistir à luta entre Floyd Mayweather e Manny Pacquiao EDIÇÃO 253 Allianz vê como natural

Leia mais

Regras básicas e fudamentos do volei

Regras básicas e fudamentos do volei Regras básicas e fudamentos do volei História do volei O criador do voleibol foi o americano William George Morgan. Isto ocorreu em 9 de fevereiro de 1895. O volei foi criado com o intuito de ser um esporte

Leia mais

Atletismo O LANÇAMENTO DO DARDO

Atletismo O LANÇAMENTO DO DARDO Atletismo O LANÇAMENTO DO DARDO A história do lançamento do dardo, pode ter sua origem na pré-história. Empregado, inicialmente na caça e, posteriormente na guerra, como arma de combate. É uma das provas

Leia mais

Federação Gaúcha de Futebol

Federação Gaúcha de Futebol Traffic Assessoria de Comunicações Ltda. RUA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL, 55 SÃO PAULO - SP Telefone 2189-7000 Fax 2189-7022 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COPA SUB 23 DE FUTEBOL PROFISSIONAL - 2010 DA DENOMINAÇÃO

Leia mais

A MOTIVAÇÃO POR REFORÇO POSITIVO E O REFORÇO NEGATIVO NA PRÁTICA DO BASQUETEBOL

A MOTIVAÇÃO POR REFORÇO POSITIVO E O REFORÇO NEGATIVO NA PRÁTICA DO BASQUETEBOL CLEYTON PAULINO LUIZ A MOTIVAÇÃO POR REFORÇO POSITIVO E O REFORÇO NEGATIVO NA PRÁTICA DO BASQUETEBOL Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Educação Física, do Instituto

Leia mais