3. Escreva, por extenso, o número ou as expressões dadas entre parênteses, empregando os vários tipos de numerais:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3. Escreva, por extenso, o número ou as expressões dadas entre parênteses, empregando os vários tipos de numerais:"

Transcrição

1 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL PROFA. CARLA MANFRINATO 6 ANO A VESPERTINO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA VALOR 0,0 2,0 1. Complete com numeral conveniente: a) Hoje é o dia da semana. b) No dia do mês de setembro proclamou-se a Independência do Brasil. c) Junho é o mês do ano. d) Oito é o de quatro. e) D. Pedro segundo, filho de D. Pedro governou o Brasil durante quase um século. 2. Escreva por extenso os numerais: a) Rodrigo e Rafael, fizeram pontos no jogo de basquete. (16). b) Estamos no mês do ano (12º). c) Vinícius é o da chamada (29º). d) Leonardo comemorou o aniversário do seu avó (60º). e) Joaquim tem anos (11). f) Marcos mora no andar daquele prédio (16º). g) Esta é a vez que lhe telefono (1000º) 3. Escreva, por extenso, o número ou as expressões dadas entre parênteses, empregando os vários tipos de numerais: a) Só consegui terminar do bordado. (1/4). b) Maria trabalhou do que sua irmã. (Duas vezes mais). c) Apliquei do meu salário na poupança. (3/12) d) Comprei o mesmo tecido por do preço que você pagou. (1/3). e) Pedi a ele que trouxesse o jornal que encontrasse. (1º). f) O padre João convocou os fiéis para rezar as. (9). 4. Classifique os numerais sublinhados em: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário. a) Fernanda comeu um terço da torta:. b) Esse filme é de segunda categoria:. c) Luiza agora tem o dobro de trabalho na escola:. d) Beatriz e Sofia convidaram seis amigas para jantar em sua casa:. e) Metade da tarefa de Rafaela já foi feita:.

2 f) Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião: Cardinal. g) Vamos apresentar agora a décima candidata:. 5. Escreva os números por extenso, colocando os substantivos no plural. a) 3 pão =. b) 12 porco=. c) 14 papel =. d) 660 grama =. e) 1001 razão =. 6. Escreva os números por extenso observando o gênero e /ou o número a ser usado: a) Para prestar queixa, compareçam ao 51º Distrito Policial.. b) Uma inflação de 40% ao mês pode resultar em 1500% ao ano.. c) O organismo humano começa a degradar-se numa altitude de metro devido a pequena quantidade de oxigênio no ar.. d) Com ventos a 60 km/h, uma temperatura de 20 C João vestiu seu moletom.. 7. Classifique os numerais das orações abaixo: a) Nossa equipe fez seis pontos.. b) Depois de tantas compras, fiquei com um terço do dinheiro.. c) Consegui alcançar o segundo lugar.. d) Meu amigo recebeu o triplo de mim.. e) Daremos às meninas o dobro de nossos brindes.. 8. Substitua o sujeito das frases por um pronome pessoal do caso reto. a) A professora pediu o caderno de redação para corrigir. b) Minha amiga e eu perdemos a primeira aula.

3 c) Meu colega chorou hoje à tarde. d) Minha cunhada e a tia dela foram à igreja ontem. e) João e Antônio não são mais sócios. 9. Substitua o pronome pessoal pelo pronome oblíquo adequado. a) Encontrei minha mãe na praça. b) Encostei minha cabeça no ombro de minha avô. c) Peguei minha bicicleta no conserto hoje. d) Eu joguei o lixo fora. 10. Use os pronomes abaixo para completar as frase abaixo. Comigo - me nos mim a) Ela escolheu as flores para. b) Ele pretende ir ao supermercado. c) Foi você quem contou a história certa. d) Você preferiu advertir - em vez de seguir com a acusação. 11. Complete com pronomes indefinidos. a) passa nesse tipo de concurso. b) aconteceu de importante na semana passada. c) sabe explicar como aconteceu o acidente. d) Há mal nisso? 12. Complete as frases com os seguintes pronomes demonstrativos. Este, aquele, o, a, esta

4 a) jornal que estou recortando é tão interessante! b) Tenho muito que fazer. c) Eu sou que sempre te ajuda. d) garoto que foi embora se parece com da revista. 13. Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos. Observação: Os pronomes o, a, os, as se transformam em: lo, la, los, las quando vêm depois dos verbos terminados em r, s ou z. Ex: Ele vai vender o carro. Ele vai vendê-lo. no, na, nos, nas quando vêm depois de verbos terminados em som nasal. Ex: Eles levaram o cachorro. Eles levaram-no. a) Vou pagar o empregado. b) Mário cortou a grama. c) Resolveram os problemas. d) Vou chamar a menina. e) É preciso trazer os cadernos diariamente. f) Os alunos deixaram o recado. g) Ele quebrou os brinquedos. h) As meninas fizeram a vitamina. 14. Entre parênteses, aparecem dois pronomes demonstrativos. Escolha o que preenche corretamente a lacuna:

5 a) Não me preocupa mancha que tenho no rosto. (esta essa) b) Marcela, é bom livro que está com você? (este esse) c) Ricardo, é seu caderno aí perto de sua carteira? (esse aquele) d) técnico aqui ao meu lado vai explicar o funcionamento da máquina. (este esse) e) Tatiana, guarda-chuva lá no canto é seu? (esse aquele) f) Senhores jurados, documento aqui é a maior prova da inocência! (este esse) 15. Grife a alternativa com pronome de tratamento: a) Oficialmente não é lugar onde se more. b) A ponte é de todos. c) Vossa Senhoria não come carne? d) Vinha trazer-lhe carne. e) Esta carne não está boa. 16. Leia o trecho: Encontraram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam. - Bom dia! - Bom dia! - A senhora é de E o senhor do É... - Me chame de você.. - A senhora... ou melhor, você não tem família? - Tenho. Mas não aqui. a) No diálogo, como a mulher gostaria de ser tratada? Por quê? Luís Fernando Veríssimo b) O que ocorre quando é trocado o pronome SENHORA pelo pronome VOCÊ? ( ) a pessoa torna-se mais legal. ( ) tem-se a impressão que a pessoa fica mais nova. ( ) cria-se maior intimidade entre as pessoas ( ) a popularidade cresce 17. Complete as anedotas e charadas com pronomes interrogativos. a) O professor pergunta ao Joãozinho: - Joãozinho, em partes se divide o crânio?

6 - Depende da pancada, professora! b) é um pontinho amarelo na janela de um casarão? - Um milionário. c) é o cúmulo do egoísmo? - Não querer dividir nem os prejuízos. 18. Marque a oração em que o pronome demonstrativo foi empregado de maneira incorreta. a) ( ) Pegue esta carteira que está aqui na minha bolsa. b) ( ) Aquele homem que está perto de você não me é estranho. c) ( ) Esse seu relógio está é lindo. 19. Leia e responda: TEU PAI NÃO TE ENTENDE. TUA MÃE NÃO TE ENTENDE. TUA PROFESSORA NÃO TE ENTENDE. MELHOR COMEÇAR A CAPRICHAR NA LETRA. a) Identifique os pronomes possessivos presentes no texto acima. b) Esses pronomes estão em qual pessoa? c) Qual é a classificação do pronome te? Ele representa a 1ª, 2ª ou 3ª pessoa do discurso? 20. Leia o trecho abaixo, que apareceu na reportagem de uma revista: Lá a boneca de pano de Narizinho, uma menina que vive no sítio com a avó, Dona Benta, ganha vida. a) Sublinhe os verbos. b) Em que tempo verbal esse trecho está escrito? c) Reescreva a frase, colocando os verbos no pretérito imperfeito.

7 21. Preencha os espaços em branco com as palavras dadas. contratarão contrataram disputarão jogarão jogaram jogaram jogarem serão a) Ontem, os alunos da minha equipe bem. b) Depois de amanhã, a 1ª e a 2ª turma a taça final. c) terão de estar muito concentrados para bem. d) Caso contrário, os desafios inglórios. e) Os clubes portugueses muitos jogadores estrangeiros, o que é pena. f) Se os nossos jogadores não se preocuparem convenientemente, dentro de pouco muitos mais. g) No Algarve foram sobretudo os turistas que bem no golfe. h) Com o tempo e a prática, os portugueses tão bem como eles. 22. Leia com atenção o texto abaixo. A seguir, relacione adequadamente os verbos nele encontrados. Na semana seguinte a empregada me chamou a atenção: a castanha estava brotando. Alguma coisa verde saía da terra, em forma de concha. Dois ou três dias depois acordei cedo, e vi que durante a noite aquela coisa verde lançara para o ar um caule com pequenas folhas. É impressionante a rapidez com que essa plantinha cresce e vai abrindo folhas novas. (Rubem Braga) 1ªconjugação: 2ª conjugação: 3ª conjugação: 23. Use I para Modo Indicativo, II para Modo Subjuntivo e III para Modo Imperativo: a) Espere ( ) um pouco, garoto. b) Queres ( ) que eu volte ( ) logo? c) Gostaria ( ) de que todos fossem ( ) felizes. d) Devolvam ( ) tudo, nós lhes suplicamos. ( )

8 e) Quando estiverdes ( ) com ele, resolvereis ( ) isso. f) Não sejam ( ) teimosos! 24. Dê o infinitivo das formas verbais em negrito nas frases abaixo, em seguida escreva se indica ação, estado ou fenômeno da natureza: a) Espero que hajam feito boa viagem. b) Ajam com cautela. c) Todos críamos em fantasmas! d) Criamos muitas expectativas em torno disso. e) Contem isso direitinho, crianças. f) Esses livros contêm histórias interessantes. g) É impossível que sintamos mais frio

NUMERAL. 1) Complete com o numeral conveniente: a) Hoje é o dia da semana.

NUMERAL. 1) Complete com o numeral conveniente: a) Hoje é o dia da semana. Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa (gramática) 1) Complete com o numeral conveniente: a) Hoje é o dia da semana. NUMERAL b) No dia do mês de setembro proclamou-se

Leia mais

EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE

EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE Nome: Nº.: Ano: 6 T.: Profª: Fabiana Almeida Data: 01/09/2015 EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE 1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:

Leia mais

REVISA 2 DE GEOGRAFIA LIVRO 2 PG º BIMESTRE

REVISA 2 DE GEOGRAFIA LIVRO 2 PG º BIMESTRE Nome: N o Turma: 6º ano Prof.ª Maria Lucivane Data: / / REVISA 2 DE GEOGRAFIA LIVRO 2 PG 176-187- 2º BIMESTRE 1. Observe a previsão do tempo ao lado e complete o que se pede: a) (0,1) Se refere a qual

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta?

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta? Atividade de estudo de Português Pronome 5º ano Leia o texto abaixo. É setembro, lua cheia, o tempo está gostoso. Não está fazendo nem muito calor, nem muito frio. Diário, Já faz mais de um mês que eu

Leia mais

Língua Portuguesa. Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6

Língua Portuguesa. Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6 Língua Portuguesa 1- Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. a) Cláudia colocou os livros na estante. b) As mulheres rodearam a criancinha.

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Cuiabá, de de REVISÃO DE LINGUA PORTUGUESA.

Cuiabá, de de REVISÃO DE LINGUA PORTUGUESA. Cuiabá, de de 2016. REVISÃO DE LINGUA PORTUGUESA. 1- Observe os exemplos e continue o exercício: caderno caderninho anel anelzinho a) colcha b) pacote c) faca d) pescoço e) régua f) lago g) lâmpada h)

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: Professor(a): Ano: 7º Data: / /2014 nº Turma: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 1º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela Cristina, com menos

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: Centro Educacional Colúmbia 2000 1º Tri/2017 Docente: Daniele Setta Data: / / Ens. Fund. Turma: 7º ano Disciplina: Língua Portuguesa Nº 1) Observe as locuções adjetivas abaixo: a.( ) amor de

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 4 EF 1. Leia a história a seguir. A) O que deixa este texto engraçado é: (a) o fato do supermercado

Leia mais

1. Leia com atenção o texto abaixo. A seguir, relacione adequadamente as formas verbais nele encontradas.

1. Leia com atenção o texto abaixo. A seguir, relacione adequadamente as formas verbais nele encontradas. Revisional 6º ano 4º bimestre Língua Portuguesa 1. Leia com atenção o texto abaixo. A seguir, relacione adequadamente as formas verbais nele encontradas. Na semana seguinte a empregada me chamou a atenção:

Leia mais

Pronomes. Prof. Flaverlei A. Silva

Pronomes. Prof. Flaverlei A. Silva Pronomes Prof. Flaverlei A. Silva Pronomes São palavras que substituem ou acompanham outras palavras, principalmente os substantivos. Podem também remeter a palavras, orações e frases expressas anteriormente.

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA * AULA 07 PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA

Leia mais

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSES GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSIFICAÇÃO A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo Artigo Adjetivo Numeral

Leia mais

Na tira, a personagem Meg e seu amigo participam de uma brincadeira. Que brincadeira é essa?

Na tira, a personagem Meg e seu amigo participam de uma brincadeira. Que brincadeira é essa? 1. Leia a tira a seguir: Na tira, a personagem Meg e seu amigo participam de uma brincadeira. Que brincadeira é essa? 2. Nos dois primeiros quadrinhos, Meg está contando o tempo que eles devem esperar

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Língua Portuguesa - 2º Bimestre Nome: Ano: 6º A / B Prof. Gustavo Jacinto N.: / /17 Conteúdo: Gêneros textuais: Notícia jornalística e fôlder.

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier USO DOS PRONOMES PRONOME É o termo que acompanha ou substitui o nome dentro do discurso. São apresentados em dois tipos: Pronome Adjetivo - Aparece sempre como adjunto adnominal

Leia mais

Revisão P6. 1- ESCREVA qual é o verbo infinitivo e a conjugação de cada verbo a seguir. a) passearam: b) sorriram: c) compartilham: d) apresentará:

Revisão P6. 1- ESCREVA qual é o verbo infinitivo e a conjugação de cada verbo a seguir. a) passearam: b) sorriram: c) compartilham: d) apresentará: Atividade de Estudo de Português Revisão P6 4º ano 1- ESCREVA qual é o verbo infinitivo e a conjugação de cada verbo a seguir. a) passearam: b) sorriram: c) compartilham: d) apresentará: e) entendem: f)

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA PRONOMES

Leia mais

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal Prof Carlos Zambeli A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo,

Leia mais

COLÉGIO SÃO PAULO. ENSINO FUNDAMENTAL II 7º ANO DATA: EXERCÍCIOS (FOLHA 03)

COLÉGIO SÃO PAULO. ENSINO FUNDAMENTAL II 7º ANO DATA: EXERCÍCIOS (FOLHA 03) COLÉGIO SÃO PAULO. ENSINO FUNDAMENTAL II 7º ANO DATA: EXERCÍCIOS (FOLHA 03) 1) Por favor, passe caneta que está aí perto de você; aqui não serve para desenhar. (A) aquela esta mim (B) esta esta mim (C)

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 2D 2016 1/ 7 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Direção: www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Ano : 4 Ef 1. Leia e observe o que acontece nas duas

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA CAMILLA

REVISÃO PROFESSORA CAMILLA REVISÃO PROFESSORA CAMILLA RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

Pronome pessoal de caso reto/oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido/indefinido, interrogativo. Pronome

Pronome pessoal de caso reto/oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido/indefinido, interrogativo. Pronome Pronome pessoal de caso reto/oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido/indefinido, interrogativo. Pronome Pronome é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda,

Leia mais

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo.

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. PESSOAS GRAMATICAIS Numa situação comunicativa há sempre três elementos envolvidos, chamados pessoas do discurso ou pessoas gramaticais,

Leia mais

Classes de palavras. Profª. Lenise Colégio Objetivo

Classes de palavras. Profª. Lenise Colégio Objetivo Classes de palavras Profª. Lenise Colégio Objetivo Segundo um estudo morfológico da língua portuguesa, as palavras podem ser ana palavras ou classes gramaticais distintas, sendo elas: substantivo, artigo,

Leia mais

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira VERBO I Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira Que dó dos passarinhos! Quanto vento! Que frio! Chove tanto As roseiras

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2-2º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer a acentuação gráfica dos ditongos abertos; Trabalhar

Leia mais

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR NOME: DATA: / /2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO / 2º TRIMESTRE ANO: 7º TURMA: TURNO: Matutino Vespertino Assinatura do Responsável: PROFESSORA: ROSANA NOTA: VALOR: 12,0 pontos Questão 01. Preencha as tabelas

Leia mais

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go p s PORTUGUÊS 2 o Ano Lista: 01 Data: 07 / 03 / 2018 Aluno (a): Nº Colégio Flamboyant Fone (62) 3281-1544 Setor Alto da Glória Goiânia - Go 01- Identifique os verbos e locuções verbais dos períodos a seguir

Leia mais

O pretérito perfeito pode ser confundido com o pretérito imperfeito, outro tempo

O pretérito perfeito pode ser confundido com o pretérito imperfeito, outro tempo Texto sobre pretérito perfeito Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Esse tempo

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 6º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre Leia os quadrinhos, prestando atenção às palavras destacadas:

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 4D 2015 1/ 6 1. Observe a cantata de Natal. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef Dê a classe

Leia mais

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO 3º período Ficha 7- gabarito

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO 3º período Ficha 7- gabarito Nome: ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO 3º período Ficha 7- gabarito Data: Observação: as fichas de recuperação contínua deverão ser coladas em seu caderno. Leia o texto seguinte com atenção. O dia de ver meu pai

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PRONOME Ele viajou para Portugal. Meus carros são velozes. Excelência acertou na decisão. As palavras em destaque acima são chamadas de pronomes. PRONOME» é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo,

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação ROTEIRO DE ESTUDOS E TRABALHO 2015 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Dicas e roteiro de estudos para a avaliação 1. Faça a leitura da parte teórica

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 27/09 a 17/10/2016 A maior dádiva para o estudante é o saber adquirido; nenhum outro

Leia mais

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA PRONOME PESSOAL Este pronome tem como característica a representação das pessoas gramaticais ou do discurso. Ao conversarmos com alguém, há sempre a pessoa: que fala = eu, nós (1a. pessoa) com quem se

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli

SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli Português DISCURSO DIRETO E INDIRETO Passagem do discurso direto para discurso indireto Mudança dos pronomes do discurso: 1. A 1ª pessoa

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2015 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Explique o uso do pronome demonstrativo na tira abaixo. Direção: ANO : 5 EF Complete as frases usando adequadamente

Leia mais

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. FABIANA DE ALMEIDA

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. FABIANA DE ALMEIDA EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. FABIANA DE ALMEIDA 1) Determine a quantidade de fonemas e de letras das palavras: a) carro- b) avião- c) motocicleta- d) caminhão- e) kombi-

Leia mais

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. CLÁUDIA DINIZ

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. CLÁUDIA DINIZ 1) Leia: EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA RECUPERAÇÃO FINAL 6º ANO PROFª. CLÁUDIA DINIZ A respeito da relação entre os fonemas e as letras, assinale os itens que expressam essas conclusões: (a) Um fonema

Leia mais

COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ

COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ Credenc. e autorização de funcionamento do Ens. Fundamental. Deliberação CEE/MS Nº 10278, de 19 de dezembro de 2013. Educ. Infantil Aut. Del. CEE/MS Nº 1438 de 06/12/2012 TP

Leia mais

Meu amigo mais antigo

Meu amigo mais antigo Valor Máximo: 10,0 Valor Obtido (VO): Erros Ortográficos (EO): Nota Final (VO-EO): Vencendo Desafios de Língua Portuguesa Ensino Fundamental I 3º ano Texto I Meu amigo mais antigo Meu pai e minha mãe acreditavam

Leia mais

MORFOLOGIA Classes gramaticais. Vamos conhecer as dez classes gramaticais... Prof. Me. William Alves

MORFOLOGIA Classes gramaticais. Vamos conhecer as dez classes gramaticais... Prof. Me. William Alves MORFOLOGIA Classes gramaticais Vamos conhecer as dez classes gramaticais... Prof. Me. William Alves Classes de Palavras Variáveis substantivo adjetivo artigo numeral pronome verbo Classe de Palavras Invariáveis

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo GRAMÁTICA OUTRAS CLASSES DE PALAVRAS. Caderno 4» Capítulo 1.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo GRAMÁTICA OUTRAS CLASSES DE PALAVRAS. Caderno 4» Capítulo 1. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA OUTRAS CLASSES DE PALAVRAS Caderno 4» Capítulo 1 www.sejaetico.com.br LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Numeral / Pronome Caderno 4» Capítulo 1 Índice

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2ª série Professor: Daniel Disciplina: Gramática

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2ª série Professor: Daniel Disciplina: Gramática Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2ª série Professor: Daniel Disciplina: Gramática No Anhanguera você é + Enem TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 01. Talvez seja bom o proprietário do imóvel desconfiar

Leia mais

Pronomes. Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas.

Pronomes. Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas. Pronomes Nome X Pronome Pronomes Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas. Ex.: bola, azul, carro... Pronomes são palavras com valor gramatical, isto é, sem significação

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D 2016 1/ 6 1. Observe a gravura. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef Quem aguenta coruja

Leia mais

2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens

2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens 2 MATEMÁTICA E HABILIDADES REVISÃO 1 REVISÃO 2 2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens 3 MATEMÁTICA E HABILIDADES INTERATIVIDADE PRONOME PESSOAL DO CASO RETO E DE TRATAMENTO Pronome Pessoal

Leia mais

4ª PROVINHA DRUMMOND ALUNO: ESCOLA: Data Nascimento / /

4ª PROVINHA DRUMMOND ALUNO: ESCOLA: Data Nascimento / / 4ª PROVINHA DRUMMOND 2011 ALUNO: ESCOLA: Data Nascimento / / PROVA DE MATEMÁTICA 01. Uma pessoa acorda diariamente quinze minutos antes das sete horas da manhã. Que horas essa pessoa acorda? a) 6 horas

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

Pronomes. Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto.

Pronomes. Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto. Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto. Pessoais Possessivos Demonstrativos Relativos Indefinidos Interrogativos

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA» CADERNO 4» CAPÍTULO 1. O uso do numeral. 1

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA» CADERNO 4» CAPÍTULO 1. O uso do numeral.  1 O uso do numeral www.sejaetico.com.br 1 O uso do numeral www.sejaetico.com.br 2 Numeral Numeral é a palavra que dá ideia de número: cinco, dez, quinto, décimo, quíntuplo, terço, ambos. (Luiz Antonio Sacconi.

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 6º Ano: Nº Professora: Fabiana Gomes Data: / /2016 COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

Estudo dirigido. d) Débora tem acompanhado os noticiários sobre a possível guerra entre França e Estado Islâmico.

Estudo dirigido. d) Débora tem acompanhado os noticiários sobre a possível guerra entre França e Estado Islâmico. Estudante: Educador: Kédma C. Toledo 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa - Gramática Parte I Fonética e fonologia Estudo dirigido Questão 01 Das palavras a seguir, qual apresenta 11 letras e

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 26/09/2016. Pronomes Pessoais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 26/09/2016. Pronomes Pessoais Ficha da semana 4º ano A e B Instruções: 1 Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte 2 As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno de

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro. Sal, Pedra e Concha Valiam Grana

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro. Sal, Pedra e Concha Valiam Grana Leia o texto. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA / 4º ANO 4º A 4º B 4º C Sal, Pedra e Concha Valiam Grana sexta-feira quarta-feira segunda-feira Não se sabe quando

Leia mais

LISTA Nº 44 6º ANO 1- SUBSTANTIVO 6 - VERBO 2- ARTIGO 7 - ADVÉRBIO 3 - ADJETIVO 8 - PREPOSIÇÃO 4 - NUMERAL 9 - CONJUNÇÃO 5 - PRONOME 10 - INTERJEIÇÃO

LISTA Nº 44 6º ANO 1- SUBSTANTIVO 6 - VERBO 2- ARTIGO 7 - ADVÉRBIO 3 - ADJETIVO 8 - PREPOSIÇÃO 4 - NUMERAL 9 - CONJUNÇÃO 5 - PRONOME 10 - INTERJEIÇÃO Nome: nº Data de Entrega: 24/10/2014 Prof.ª: Fernanda Menezes de Carvalho DESCRIÇÃO: REVISÃO: CLASSES GRAMATICAIS LISTA Nº 44 6º ANO Na língua portuguesa há dez classes de palavras ou classes gramaticais:

Leia mais

Artigos O(s) A(s) Um(a) Uns(mas)

Artigos O(s) A(s) Um(a) Uns(mas) Classes Gramaticais Artigos O(s) A(s) Um(a) Uns(mas) O Rio de Janeiro continua lindo. As atletas fizeram uso de substâncias proibidas. Aquele goleiro engoliu um frango! Ele deve estar completando uns

Leia mais

PRONOMES. Profa Giovana Uggioni Silveira

PRONOMES. Profa Giovana Uggioni Silveira PRONOMES Profa Giovana Uggioni Silveira Pronome é a palavra variável em gênero, número e pessoa que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma

Leia mais

Exercícios complementares para R.O de Gramática

Exercícios complementares para R.O de Gramática Exercícios complementares para R.O de Gramática 1.Complete com eu ou mim : - eles chegaram antes de. - há algum trabalho para fazer? - há algum trabalho para? - ele pediu para elaborar alguns exercícios;

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PRONOMES PRONOMES INDEFINIDOS Os pronomes indefinidos são palavras que se referem a 3ª pessoa gramatical de modo vago, sem precisão, indeterminado. Alguém telefonou para você. Algumas pessoas tumultuaram

Leia mais

USO DA CRASE. Bruna Camargo

USO DA CRASE. Bruna Camargo USO DA CRASE Bruna Camargo Conceito Fusão entre duas vogais idênticas. A + A = À Justificativa Sua correta utilização é, sobretudo, sinal de competência linguística em regência nominal e verbal, em se

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

A CLASSE DOS DETERMINANTES. Nome:... Nº:. Ano / Turma:... Data: DETERMINANTES. Ex: Uma criança sorriu.

A CLASSE DOS DETERMINANTES. Nome:... Nº:. Ano / Turma:... Data: DETERMINANTES. Ex: Uma criança sorriu. LÍNGUA PORTUGUESA A CLASSE DOS DETERMINANTES Nome:....... Nº:. Ano / Turma:... Data: DETERMINANTES São palavras que determinam o género e o número dos seres referidos pelos nomes que acompanham. Colocam-se

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 7º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Português 1 Complete as orações, flexionando os verbos entre parênteses: a) Se eles logo, ainda dará tempo de ao cinema.

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 7º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Língua Portuguesa 1) Complete as orações, flexionando os verbos entre parênteses: a) Se eles logo, ainda dará tempo

Leia mais

PRONOME 2º TRIMESTRE. SEXTO ANO Professora Fernanda

PRONOME 2º TRIMESTRE. SEXTO ANO Professora Fernanda PRONOME 2º TRIMESTRE SEXTO ANO Professora Fernanda O QUE É PRONOME? Palavra que representa ou substitui um nome. PRONOME Exemplos: A moça era mesmo bonita. Ela morava nos meus sonhos! [substituição do

Leia mais

Língua. Portuguesa. Pronome

Língua. Portuguesa. Pronome Língua Portuguesa Pronome Pronome É a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando a pessoa do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo. Nosso carro é aquele azul. Esta caneta é

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 3º ANO Semana de 04/12 a 14/12/2018 Um Feliz Natal das professoras do 3º ano! TERÇA-FEIRA: 04/12/2018

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO ENSINO FUNDAMENTAL. Aluno (a): Série/Ano:

COLÉGIO MONJOLO ENSINO FUNDAMENTAL. Aluno (a): Série/Ano: COLÉGIO MONJOLO ENSINO FUNDAMENTAL Aluno (a): Série/Ano: Professora: Hellen Data: / / Determinante do substantivo são palavras que antecedem o substantivo determinando, por exemplo, o gênero e número do

Leia mais

Formato dos Dicionários Unitex-PB

Formato dos Dicionários Unitex-PB APÊNDICE A E ste apêndice tem por objetivo apresentar os campos e códigos utilizados nos dicionários que compõem o Unitex-PB. A.1 Estrutura das entradas: Palavra,canônica.Classe+traços:flexão Cada verbete

Leia mais

Escolha a melhor resposta para cada pergunta.

Escolha a melhor resposta para cada pergunta. Escolha a melhor resposta para cada pergunta. 1. Sandra e João irmãos. ( ) somos ( ) são ( ) é ( ) sois 2. Os avós de Carla sempre em casa. ( ) é ( ) está ( ) estão ( ) são 3. Eu em Milão. ( ) trabalha

Leia mais

Coesão e Coerência. Prof. Sandra

Coesão e Coerência. Prof. Sandra Coesão e Coerência Prof. Sandra ELEMENTOS DE COESÃO Observação: Não usar a palavra mesmo(a) como anafórico. Não substitui pronome e substantivo: 1) Sujeito oculto e outras elipses: ANAFÓRICOS O ministro

Leia mais

Reflita sobre o texto e responda as perguntas a seguir: a) Qual é o assunto do texto? R.:

Reflita sobre o texto e responda as perguntas a seguir: a) Qual é o assunto do texto? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Leia: UM MUNDO DE REGRAS

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: TERÇA-FEIRA: 29/08/2017 PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 29/08 a 11/09/2017 O amor não se vê com os olhos, mas com

Leia mais

1. Complete com os Marcadores Lógicos que estão no quadro, os espaços nas frases abaixo:

1. Complete com os Marcadores Lógicos que estão no quadro, os espaços nas frases abaixo: 1. Complete com os Marcadores Lógicos que estão no quadro, os espaços nas frases abaixo: Ou mas também porque nem pois caso e mas que por isso - quando conforme ainda que a) Hoje estou com um humor péssimo,

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 8 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Pronomes Professora Patrícia Lopes

Pronomes Professora Patrícia Lopes Pronomes Professora Patrícia Lopes Funções do Pronome: Onde você estaria se não fosse eu? Ninguém me valoriza nesta casa Substitui o substantivo (Pronome Substantivo)- Eu Acompanha o substantivo (Pronome

Leia mais

PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE

PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso

Leia mais

PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS

PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS PORTUGUÊ S SEM FRESCURA PARA A PM-MS AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso

Leia mais

Na internet Leitura: atividades

Na internet Leitura: atividades Na internet Leitura: atividades 1. Com base no que você leu neste texto, enumere as vantagens e as desvantagens de se paquerar pelo computador. Você encontrou alguma dica nova ou diferente das que você

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS. Parte 2. Professora Idilvânia

CLASSES GRAMATICAIS. Parte 2. Professora Idilvânia CLASSES GRAMATICAIS Parte 2 Professora Idilvânia 1 Existem 10 Classes Gramaticais Artigo Substantivo Adjetivo Advérbio Preposição Pronomes Verbo Conjunção Numeral Interjeição 2 PRONOME São estruturas que

Leia mais

3) Você conhece outros números além dos que estão no quadro? Escreva-os na linha abaixo.

3) Você conhece outros números além dos que estão no quadro? Escreva-os na linha abaixo. 1) Observe a imagem abaixo. Ensino Fundamental Nível I Currículo Brasileiro 2) Pinte os números que você encontrar na imagem. 3) Você conhece outros números além dos que estão no quadro? Escreva-os na

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Matemática

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Matemática Desafio de Matemática 2 ano EF 4D 2014 1/ 5 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2014 Matemática 1. Uma loja de doces organiza a sua vitrine da seguinte maneira: Direção: Ano:

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª. Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª. Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª. Fernanda Machado Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes de palavras: Substantivo Adjetivo Artigo

Leia mais

RETOMADA 01. Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto.

RETOMADA 01. Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto. RETOMADA 01 Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto. 1. Na sala, você produziu um poema visual chamado caligrama.

Leia mais

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DA ORAÇÃO Aula 2 Sintaxe: é a parte da gramática

Leia mais

Português. Regular A1. Capacitación en Idiomas - Consultoría - Traducciones -

Português. Regular A1. Capacitación en Idiomas - Consultoría - Traducciones  - Português Regular A1 Pronomes Pessoais + Pronomes de Tratamento Eu Você / O senhor / A senhora Ele / Ela Nós / A gente Vocês / Os senhores / As senhoras Eles / Elas Pronomes Interrogativos Que Quem Qual,

Leia mais

Compreender e diferenciar os tipos de pronomes; Compreender corretamente a divisão das sílabas; Diferenciar oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Compreender e diferenciar os tipos de pronomes; Compreender corretamente a divisão das sílabas; Diferenciar oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. 3º BIM P2 HABILIDADES COMPETÊNCIAS E Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( ) Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas ( ) Vicente

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática Nome: Ano: 4º Ano 1º Etapa 2014 Área do Conhecimento: Matemática e suas tecnologias Colégio Nossa Senhora da Piedade

Leia mais

Esse trabalho tem com objetivo mostrar o que é o objeto direto preposicionado e os pronome oblíquos como objeto, como reconhecê-los e utilizá-los de

Esse trabalho tem com objetivo mostrar o que é o objeto direto preposicionado e os pronome oblíquos como objeto, como reconhecê-los e utilizá-los de Esse trabalho tem com objetivo mostrar o que é o objeto direto preposicionado e os pronome oblíquos como objeto, como reconhecê-los e utilizá-los de maneira correta. Em alguns casos, o objeto direto pode

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS PRONOMES

CLASSIFICAÇÃO DOS PRONOMES ENSINO FUNDAMENTAL II ALUNO (A): Nº DISCIPLINA: Português PROFESSORA: Regina Cerdeira SÉRIE: 6º Ano TURMA: TURNO: Manhã DATA: / /2016 Há seis tipos de pronomes: CLASSIFICAÇÃO DOS PRONOMES Pessoais; - pessoais

Leia mais