Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] 1"

Transcrição

1 Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] Categorias Apresentação do instrumento [-] Mobilidade/ portabilidade [,] 0 0 Transcrição Alguns colegas de vocês já fizeram, eu queria que vocês respondessem o que vocês quatro acham e é para a gente conhecer como está acontecendo o projeto aqui na escola de vocês. Já estive com alguns colegas de alguns cursos diferentes e eles eram só alunos e eu imagino que vocês já tenham uma visão diferenciada porque vocês além de alunos já prestaram algum tipo de monitoria em outras turmas, já acompanharam os professores. Eu quero começar perguntando para vocês. A gente vai ter duas etapas eu vou fazer algumas perguntas uma para completar uma frase que eu vou falar e depois vamos passar para parte que vocês vão desenhar e interpretarem para mim um desenho. A primeira pergunta é a seguinte: antes de vocês terem o laptop aqui na escola vocês já tinham computado em casa? Perdão, desculpa vamos começar do começo digam o nome de vocês, a idade de vocês e a turma. A gente começa assim e depois não tem ordem vocês podem ir respondendo de forma aleatória. Paulo, anos da turma de informática. Maria Aparecida anos, da turma de informática. Diego anos, da turma de informática Albert anos, Informática. Agora vem a primeira pergunta. Primeira pergunta: antes de você ter o laptop aqui você já tinha computador em casa? Já. Já. Em casa não. E internet vocês já tinham em casa? Já. Não Ótimo. Eu queria que agora vocês respondessem para mim um outro tópico já que é percepções e uso. Quando vocês ouvem a palavra laptop ou uquinha como aqui a gente costuma chamar, qual a primeira coisa que vem a mente de vocês? Computador portátil, tamanho pequeno. Fácil de transportar. O que vem a mente a primeira vez que ouve uquinha ou laptop? O que vem a sua mente? O que é a primeira coisa que vem na cabeça de vocês?

2 Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] Concepções dos alunos sobre uso do laptop [-0] Restrições de uso/ Disponibilidade [-] Disponibilidade de conexão [-] Colaboração/ Partilha [-] 0 0 Eu gosto de usar. A mesma coisa dele. Ok. Complete então a frase para mim. Eu queria que vocês completassem a frase que eu vou dizer: a escola com o laptop UCA é... Mais informatizada. Mais informatizada. A escola com o laptop UCA é... Globalizada, está interagindo com as pessoas também com o laptop. O que mais? O que a escola é para mim quando eu penso no laptop? O laptop na escola é... Mais fácil para a gente navegar. Encontrar questões de trabalho, já faz aqui mesmo. Mais fácil também se a gente pudesse por dia levar para casa, mas como teve um probleminha ai proibiu. Mas compensa, o laptop aqui na escola ajudou muito a gente, quando a internet estava... quando funcionava mas depois de muita gente ai e muito acesso. A internet é mais para o laptop Para o laptop porque tinha muita gente para o acesso e não é todo mundo que tem paciência de esperar e ai se dana e tem muitos que quebram. Tem alguns também que não tem o conhecimento palpável de como usar e acaba manuseando de forma errada e acaba causando danos também. Outra questão que eu queria que vocês completassem: quando eu, quando nós, trabalhamos com o laptop uquinha na escola eu e meus amigos... queria que vocês completassem. Eu e meus amigos quando a gente está trabalhando com o laptop uquinha na escola. Desenvolvemos mais atividades Desenvolvem mais atividades? Interagimos Vocês interagem. Tem mais criatividade na hora de fazer a atividade. Quando você e seus amigos estão usando o uquinha... quando eu e meus colegas trabalhamos com o uquinha na escola nós... Trocamos conhecimento. Como assim? A gente passa a trocar conhecimento, um fala olha isso ai, ai vai indo, cada um passa um pouco de conhecimento.

3 Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] Concepções dos alunos sobre o laptop [-0] Ubuntuca [-] 0 0 Eu tenho outra questão que eu queria que vocês me dissessem, que na verdade vocês descrevessem, me dissessem o que vocês menos gostam de fazer com o uquinha? Quando você está com ele na mão, quando você, ou seu professor mandou você fazer, o que você menos gosta? Eu gosto do Globo Esporte (site), e o que eu menos gosto é dos trabalhos. Da formatação. Ele tem algumas coisas muito complicadas e em inglês também, ai talvez não tenha outras palavras ai complica um pouquinho. Vocês acham que o problema na verdade é do computador, da máquina ou do software? Do software. Ele demora muito. Mas depende porque a gente só vai saber se colocar outro software para ver se o problema também não pode ser na máquina. E aqui na escola vocês já trocaram o sistema operacional? Eu já soube que algumas máquinas foram já migradas. O professor já... Já mudou? Agora é ubuntu. E você já usou? Eu já. Eu já. Está mais rápido e também está mais fácil o acesso. Agora está mais fácil. Para teclar. Mais assim, visível. Ok. Eu queria então que vocês me dissessem, vocês já me disseram o que vocês menos gostam. Faltou vocês. O que você menos gosta? Ah, é a mesma coisa que eles já falaram ai porque normalmente eles falam tanto. Então agora você vai responder primeiro antes deles falarem. O que você mais gosta de fazer com uquinha? Agora eu não gosto mais não, mas o que eu mais gostava era o acesso a internet mesmo. Por que você não gosta mais?

4 Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] Concepções dos alunos sobre o laptop [-] Disponibilidade de conexão [-] Uso da internet [ e ] 0 0 É porque agora a gente não usa mais. Logo quando chegou tem a empolgação, todo mundo quer usar, quer... agora está mais abandonado. A maioria dos alunos tem notebook e ai sai com seus notebooks para o colégio e o notebook tem uma capacidade maior de processamento então é mais rápido para a gente usar o notebook só que minha família é um pouco devagar. Mas você disse que gostava antes. É, eu gostava usava a internet para fazer trabalho. É porque é difícil porque você está perguntando o que a gente está fazendo mas a gente não está mais usando ele. Não está mais usando ele. Se perguntasse logo quando chegou o que a gente fazia com ele? Agora a gente não faz mais nada. Não faz mais nada. Quando a gente pega agora está com defeito, quando não está com defeito está descarregado. Não tem internet. Não acessa a internet. Quando a gente vai tentar ligar não consegue mais ligar. É uma coisa rara a gente ver vinte uquinha desses bons. Do jeito que veio antes vinte é muito. E vocês que são do curso de informática já conseguiram detectar quais são os principais problemas, já tentaram... operacionalizar, fazer o computador estabilizar? Pelo que eu vejo um dos principais problemas é defeito mesmo no software. O software apresenta erros, várias vezes desliga. Dá pane no sistema Nós não tentamos ver não. Nunca tentaram não é? Eu queria que vocês continuassem completando a frase: nos blogs e nas redes sociais eu costumo... o que eu costumo fazer nos blogs e nas redes sociais? Buscar informações, idéias sobre o nosso dia a dia, a sociedade. Fazer algum contato. Conversar também com nossos amigos. O que mais que você faz quando está nas redes sociais ou quando está no blog? Vocês todos tem rede social? Participam de alguma rede social? Sim. Sim. Sim Sim. Tem perfil no facebook, no Orkut... No twitter Então, o que eu costumo fazer independente é olhar a vida dos outros.

5 Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] Aplicações/Usos dos laptops [-0] Relação professor laptop [-] Relação professor laptop [-] 0 0 Muito honesto. Outra frase para vocês completarem: desde que o laptop uquinha chegou os professores... desde aquela época que o laptop chegou até hoje os professores... Alguns professores evoluíram em querer passar mais trabalho ligado a informática tipo para digitar trabalho, para pesquisar sobre algumas coisas ai tudo pede o uso do computador e quando tinha notebook até alguns professores botavam alguns blogs e a gente usava dentro da sala mesmo. Eles passam mais atividades com perguntas para respondermos usando os blogs, usando mais a informática. Tipo substituindo os livros. Para a gente conhecer mais o sistema. Conhecer mais o sistema do uquinha? Interagir, tirar dúvidas dos alunos. Entendi. O uquinha suscitava esse diálogo entre os professores e alunos. Então, queria que você me respondesse isso e os outros também: alguns professores não usam o uquinha porque... por que os professores não usam o uquinha? Alguns tem um pouco um certo grau de dificuldade de usar o sistema, conhece mais o Word o Power point só para fazer apresentação e nesse sistema do uquinha que é o Linux eles tem um certo grau de dificuldade porque já estão mais acostumados com o Windows e ai fica um certo grau de dificuldade para eles. Até para salvar um trabalho em um arquivo lá tem que salvar em outro arquivo e ai é uma maior dificuldade para eles. Você só falou da dificuldade deles na utilização do software não é? Ok. Esse é um dos problemas e teriam outros problemas que impedissem os professores de usar? Pelo que eu saiba cada professor desse, tem um uquinha em casa. Deram para eles levarem para casa para se aprimorar. E também teve um curso de capacitação de professores para manusear o uquinha. Como vocês estão me dizendo eles tem acesso ao uquinha e muitos deles não usam, o que é que ocasiona eles não usarem? Vocês já me disseram que alguns não usam. Um dos problemas é o software que eles não tem muito conhecimento, tem dificuldade, vocês falaram. E quais seriam os outros problemas? Existiriam outros problemas que não motivam os professores de vocês a usarem? Alguns não querem sair da antiguidade, tipo assim o livro e entrar na internet como fonte de pesquisa e ai ficam mais usando o livro didático que eles acham mais comum do que usar a informática. E tem algum problema físico que atrapalhe os professores de usarem? Físico no sentido de... isso ai que ele está colocando.

6 Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] Relação professor laptop [-] Disponibilidade de conexão [-] Aplicações/Usos dos laptops [-] 0 0 O interesse. É isso, o interesse deles encontra resistência porque em algum momento a estrutura física não colabore para que eles usem o uquinha? Ou vocês acham que a estrutura física é a ideal. É a ideal. É a ideal. Tem laboratório, tem acesso. A internet ela pega bem ai fora? Pega. Com o laptop? Pega na sala. Não é em todas as salas que pegam mas na nossa sala mesmo pega porque ela tinha rede da sala dos professores que é ao lado da nossa sala. Agora nessas salas para o lado de cá não pega muito bem. Mas no laboratório pega. No laboratório pega. Se o professor mesmo fizer uma atividade aqui na biblioteca pega também. E para carregar as máquinas? Na sala não tem a quantidade de tomadas para atender a quantidade de alunos. Quando os professores passam uma atividade com o laptop os alunos aceitam fazer sem reclamar sem apontar dificuldade? Aceitam. Tipo assim, a professora esse uquinha está funcionando? Ela está. Quando entramos na sala a maioria dos uquinhas estão todos descarregados ai a gente tenta. E as vezes tem também a questão de que a metade usa e metade não usa. É porque coloca no estabilizador só que mesmo assim o estabilizador não tem o espaço de entrada e a quantidade de tomadas, não é? Ai ficam alguns computadores descarregados esperando aqueles outros carregarem, que demora, para depois colocar outros na tomada ai demora e atrasa mais a atividade. Eu queria que vocês continuasse me ajudando a completar a frase: quando eu levo o uquinha para casa eu costumo... vocês levam o uquinha para casa?

7 Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] 0 0 Não costumamos não. Mas vocês já levaram em algum momento? Logo no inicio quando eles chegaram que foi liberado para levar para casa... Foi só você que levou? Só vocês que levaram? Todos os alunos da escola poderiam levar. Todos os alunos levavam. E vocês que levavam (: não entendi) Só quando tinha algum trabalho. Então no caso se você tivesse algum trabalho poderia levar é isso? Eu levei só uma vez, levei só para conhecer a ferramenta. Entendi. Eu queria que vocês me dissessem o que vocês acham que aprendem, como vocês aprendem mais, se aprendem mais usando sozinhos ou se aprendem mais usando com o colega? E ai tem duas coisas não é? Usando com o colega, eu e ele em um único computador ou eu e ele cada um com um computador. Eu acho o correto porque interage mais é cada um com um computador porque se a pessoa tem duvida em um programa ele pode ir lá, coisa rápida, e tirar alguma dúvida. Quem mais? E você o que você acha? Com o colega, mas cada um com seu computador porque eu posso trabalhar em uma ferramenta e ela em outra assim ela pergunta o que estou usando tal e tal coisa e no caso ela já pode começar a usar também e eu por curiosidade usar o que ela usar também. O que vocês acham no caso de ter um computador só para duas pessoas? Vocês acham que é o ideal? Não Por quê? Uma pessoa vai querer usar um programa e a outra pessoa vai querer usar outro. É melhor cada um com um. Só usei uma vez na sala porque só tinha um uquinha só para a sala, para rodar a sala todinha e uma briga porque um queria acessar uma coisa outro queria acessar outra e cada um com seu acessa o que você quiser. Eu mesmo aprendi a mexer com meus colegas da sala porque

8 Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] Colaboração [-] 0 0 tinha coisas que eu não saia mexer eu perguntava eles me ensinavam. Então não necessariamente a gente precisa, disseram que é bacana cada um ter o seu, não é? Por conta dessa diversidade de pensamentos mas tendo um computador só ainda que tenha um só ainda é possível como você disse aprender alguma coisa. É. É. Três frases agora para vocês me ajudarem a completar: como aluno monitor eu ajudo... Os outros. Eu ajudo quem, o que? Como aluno monitor eu ajudo... Tiro dúvidas. De quem? Dos alunos. E os professores? Se eles tiverem... vocês já tiveram a chance de ajudar um professor? Já. Quando o professor não tem total conhecimento e pergunta ao aluno e ele sabe aquele assunto para tirar dúvida ele vai lá e explica de tal forma. Como aluno monitor eu aprendo... o que você aprende por ser aluno monitor, acompanhando os outros? Quais as dúvidas dos alunos. Que outras coisas você aprende sendo aluno monitor? Tendo mais e buscando mais conhecimento sobre o software. Como aluno monitor eu aprendo? Como aluno monitor eu faço... o que eu faço enquanto aluno monitor? Quais são as minhas atitudes? Tirar as dúvidas dos alunos que não souberem manusear. Então você ajuda, mas você faz especificamente o que para tirar essas dúvidas dos alunos? Eu acho que a gente está tentando transmitir para eles a ideia de agir da forma certa com o equipamento. Mas para isso você pega o computador, pega a mão de seu colega e vai lá indicando? Através do dialogo, mostra assim através do dialogo conversando com eles e mostrando na prática. O que é mostrar na prática? Como é que se mostra na prática?

9 Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] Apresentação do instrumento [-] 0 0 É indicando o caminho? É pegando o computador e mostrando? Mostrando passo a passo. Agora é o momento que eu disse para vocês que é o momento de algumas representações. Eu queria, eu sei que nenhum de nós aqui tem dom artístico, mas eu vou falar para vocês duas coisas na verdade dois momentos e ai fiquem a vontade. Vocês podem desenhar como vocês quiserem com a caneta, lápis enfim. Fiquem a vontade. Eu queria que vocês dividissem a folha em dois, não precisa cortar só marcar mesmo. Dois espaços. Um espaço vocês podem nomear em cima o cabeçalho como positivo e outro espaço como negativo. No espaço que está indicado para ser o lado positivo eu queria que vocês desenhassem para a gente algo que vocês achem que é positivo, que você associa, você acha que tem a ver com o uquinha que é positivo, algo que seja positivo com o uquinha. Entenderam? Vou explicar de novo. Eu quer que vocês desenhem ai na parte que está dedicada ao positivo algo que vocês associem ao uquinha que seja positivo. Tipo o que assim? Eu não vou poder te dizer isso. vocês me falaram várias coisas que vocês disseram que é bacana no uquinha. Eu não posso escrever não, tem que ser... Depois que vocês desenharem vocês vão justificar o porque de vocês terem escolhido aquilo. O que é, por exemplo, alguns de vocês me disseram que não tinham computador ainda, então talvez isso seja o positivo. O que tem de bom no uquinha? No acesso ao uquinha? Ter o uquinha na escola, ter o uquinha na vida de vocês é positivo em que sentido? O que é bacana de ter? podem desenhar. E no lado negativo a mesma coisa, o que o uquinha trouxe de ruim? Que situações ruins ele cria? Tem alguma coisa de ruim nele? Depois de desenharem vocês podem escrever com poucas palavras só para justificar. Vou dar cinco minutos para vocês terminarem. TEMPO PARA O DESENHO (vídeo DSCF) A próxima pergunta é assim: Se vocês fossem consultados ou se tivessem a oportunidade de dar uma sugestão para os políticos que criaram o UCA e o programa como um todo, o que vocês sugeririam a essas pessoas a respeito do uso do laptop aqui na escola? (0: não entendi) um sistema melhor para atender os alunos e suas necessidades, que tivesse um computador ou notebook que substituísse o livro para a gente fazer trabalhos com ele na sala de aula e tudo que a gente faz com o livro fizesse com o computador. Integrar um software mais leve, que não demorasse tanto (0: não entendi) Um software que fosse mais compatível com o hardware

10 Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] 0 Concepções dos alunos sobre o laptop [,,, -] Posse do laptop [-] Formação docente [] 0 0 Desenvolvesse um com mais capacidade de processamento ele é um pouco ruim O que você diria ao político que criou o UCA, que sugestão você daria? Que ele mandasse um computador, uma coisa melhor porque o uquinha já prestou muito mas agora... E o que você acha que poderia sugerir para ele? Que eles fizessem um investimento melhor em notebook que era melhor Você acha que se tivesse só o notebook ele daria conta, por exemplo, você disse que o UCA era bom antes será que o notebook também seria assim no inicio seria bacana e... Por que não? Por que você acha? Porque assim, o uquinha é porque, deixa eu encontrar a palavra aqui, no uquinha a gente tem acesso a internet e a pessoa assim acho que está mal acostumado a acessar mais o notebook e ai quando ver o uquinha assim, porque o acesso nele é muito lento, e o notebook não é. Se tivesse a tecnologia do notebook todo mundo aqui do colégio prefere o notebook do que o uquinha. Aqui tem gente que larga o notebook para ficar com uquinha ou melhor larga o uquinha para ficar com o notebook vai na sala do colega e pega emprestado é a coisa mais rara aquele que fica com o uquinha demorar muito. Também quando a gente vai fazer uma pesquisa vai fazer na hora que ninguém quer mais. Se cada um tivesse seu próprio uquinha reservado seria melhor porque cada um iria estudar melhor ia instalar o programa que quer usar, entendeu? Se cada um tivesse um uquinha, se cada um tivesse o nome de uma pessoa, não para levar para casa, mas para usar aqui na escola. Se der problema foi ele que usou que deu problema. Como se fosse individual não é? Individual. As pessoas aqui já seriam mais competentes e com mais responsabilidade. É. Porque eu mesmo não vou, eu pego um uquinha ali, não vou instalar um programa melhor para ele porque não é meu. Sendo meu, do meu uso, usando todo dia eu vou fazer de tudo para ele ficar bom. Para uso pessoal. Eu queria então, que vocês relembrem isso, que vocês pensassem então nós pensamos em sugestões para o político e para os professores de vocês? Se vocês tivessem oportunidade de dizer: olhe professor tenho sugestões para o uso do uquinha, o que vocês diriam? Que dica vocês dariam? Uma capacitação melhor para eles entenderem.

11 Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] Formação docente [-] Aplicações/Usos dos laptops [-, -] 0 0 Então você diria assim: use sua capacitação melhor ou aprenda com a capacitação que vai ter? Ambos os casos. Porque vocês sabem que eles tiveram capacitação? Sim. Sim Todos? Todos que quiseram. E o que vocês diriam para eles de sugestão? De uso mesmo, da forma como eles usam o laptop com vocês na sala não é? O que vocês dariam de sugestão para eles desse uso? É um uso que é bacana, atende as necessidades de vocês, ou não? É um uso bacana, atende as necessidades as vezes, assim, na hora que a gente está precisando mesmo que tem que correr atrás de alguma pesquisa ai ele atende as nossas necessidades seria bom que quando eles passassem aulas, aulas e mandassem através do e- mail e a gente respondesse através do uquinha. Agora eu queria que vocês me indicassem sites interessantes na internet. Google. Wikipédia. Outro site? Então, o que mais? Quais os outros sites que vocês indicariam que vocês acham bacana? Algum outro site que vocês queiram indicar? Que acham bacana? Sites que geralmente vocês trabalham? Tem outro site que seus professores usam de forma recorrente? Eles usam bol. Bol. Eles pedem para a gente ir no módulo, fazer resumo no blog, coisas assim. Colocar comentário. E a última pergunta que eu queria fazer para vocês é assim: quais são as atividades que vocês, todo mundo tem alguma uma rede social? Twiter, Facebook, Orkut? Twiter e facebook. É isso, alguém não tem?

12 Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] Aplicações/Usos dos laptops/internet [-, 0-, - ] 0 0 Nessas redes sociais que vocês transitam, se vocês fossem professores, quais seriam as sugestões, o que vocês fariam para seus alunos? Eu já dei sugestão ao professor e alguns alunos não aceitaram. A gente podia criar um grupo no facebook só para nós alunos, só a turma da gente e tudo o que o professor pedia, vai ter teste, chegava lá no grupo e postava amanhã teste. Ahh, não sei que dia tal trabalho, tudo o que fizer botar no grupo, e era até bom para a gente mesmo para falar um para o outro, amanha tem trabalho de não sei quem, viu não sei quem? Seria bom um grupo para cada turma. E ai vocês sugeririam isso... Isso seria a solução para muitos problemas porque um bocado de gente não se deu bem mas ai, preferiram ficar no blog. Preferir que a professora postasse um assunto lá no blog e a gente comentasse. Se você fosse professor você teria optado pela... Pelo facebook. Outro recurso que vocês acham que é bacana nas redes sociais que vocês utilizariam nas aulas de vocês? No , tendo nosso próprio grupo por quando tiver alguma pesquisa, algum trabalho te lá o . Tem alguma outra coisa que vocês acham que é bacana que tenha a ver com redes sociais que dá para usar na escola que dava para os professores de vocês utilizarem? O bate papo. Chat. Será que tem algum recurso de imagem que vocês pudessem usar? As fotos do facebook. Também depende de acordo com os assuntos da matéria porque algumas matérias não tem tantas fotos assim, que dessem pra fazer um álbum. Poderia criar paginas no facebook e lá postava as fotos. Eu queria então terminar a entrevista com vocês e queria agradecer, a entrevista que fiz com vocês vai ser transcrita como eu disse é a etapa final do projeto do uquinha aqui na escola, provavelmente as considerações que foram feitas vão ser passadas aos professores de vocês e devem chegar para vocês também. Até o final do mês devo fazer entrevistas com os professores essa semana a gente vai (0: não entendi) obrigado!

13 Realizado a partir do Roteiro para grupo focal com monitores - Pesquisa UCA/BA [Escola CETEP/Feira de Santana] Categoria Página(s) Linha(s) Apresentação do instrumento - Mobilidade / portabilidade, Concepção dos professores sobre o uso do laptop -0 Restrições de uso / disponibilidade - Disponibilidade de conexão na escola Colaboração / partilha - - Concepção dos professores sobre o laptop -0-0,, ; - Ubuntuca - Uso da rede - -; 0-; - Usos/Aplicações dos laptops ; - - Relação professor do laptop -; - - Formação do aluno -, Posse do laptop 0 - Formação do professor 0 -

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010)

Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010) 1 of 6 02/12/2011 16:14 Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010) 13:58:20 Bem-vindos ao Bate-papo Educarede! 14:00:54 II Seminário

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

MEU TIO MATOU UM CARA

MEU TIO MATOU UM CARA MEU TIO MATOU UM CARA M eu tio matou um cara. Pelo menos foi isso que ele disse. Eu estava assistindo televisão, um programa idiota em que umas garotas muito gostosas ficavam dançando. O interfone tocou.

Leia mais

3 Truques Para Obter Fluência no Inglês

3 Truques Para Obter Fluência no Inglês 3 Truques Para Obter Fluência no Inglês by: Fabiana Lara Atenção! O ministério da saúde adverte: Os hábitos aqui expostos correm o sério risco de te colocar a frente de todos seus colegas, atingindo a

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

PASSOS INICIAIS PARA CRIAR O SEU NEGÓCIO DIGITAL. Aprenda os primeiros passos para criar seu negócio digital

PASSOS INICIAIS PARA CRIAR O SEU NEGÓCIO DIGITAL. Aprenda os primeiros passos para criar seu negócio digital PASSOS INICIAIS PARA CRIAR O SEU NEGÓCIO DIGITAL Aprenda os primeiros passos para criar seu negócio digital Conteúdo PRIMEIROS PASSOS COM BLOG:... 3 Primeiro:... 3 Segundo:... 4 Terceiro:... 5 Quarto:...

Leia mais

UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS

UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS Nessa unidade vou mostrar para você como escrever e-mails que geram resultados. Mas que resultados são esses? Quando você escreve um e-mail tem que saber

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

Crianças e Meios Digitais Móveis TIC KIDS ONLINE NO TEMPO DOS MEIOS MÓVEIS: OLHARES DO BRASIL PARA CRIANÇAS DE 11-12 ANOS

Crianças e Meios Digitais Móveis TIC KIDS ONLINE NO TEMPO DOS MEIOS MÓVEIS: OLHARES DO BRASIL PARA CRIANÇAS DE 11-12 ANOS Crianças e Meios Digitais Móveis Lisboa, 29 de novembro de 2014 TIC KIDS ONLINE NO TEMPO DOS MEIOS MÓVEIS: OLHARES DO BRASIL PARA CRIANÇAS DE 11-12 ANOS Educação para o uso crítico da mídia 1. Contexto

Leia mais

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento.

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. museudapessoa.net P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. R Eu nasci em Piúma, em primeiro lugar meu nome é Ivo, nasci

Leia mais

Como fazer seu blog se destacar dos outros

Como fazer seu blog se destacar dos outros Como fazer seu blog se destacar dos outros Fama. Tráfego. Reconhecimento. Muito dinheiro no bolso. Esses itens certamente estão presentes na lista de desejos de quase todos os blogueiros. Afinal, ninguém

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

ACENDA O OTIMISMO EM SUA VIDA. Quiz Descubra Se Você é uma Pessoa Otimista

ACENDA O OTIMISMO EM SUA VIDA. Quiz Descubra Se Você é uma Pessoa Otimista ACENDA O OTIMISMO EM SUA VIDA Quiz Descubra Se Você é uma Pessoa Otimista Uma longa viagem começa com um único passo. - Lao-Tsé Ser Otimista não é uma tarefa fácil hoje em dia, apesar de contarmos hoje

Leia mais

10 segredos para falar inglês

10 segredos para falar inglês 10 segredos para falar inglês ÍNDICE PREFÁCIO 1. APENAS COMECE 2. ESQUEÇA O TEMPO 3. UM POUCO TODO DIA 4. NÃO PRECISA AMAR 5. NÃO EXISTE MÁGICA 6. TODO MUNDO COMEÇA DO ZERO 7. VIVA A LÍNGUA 8. NÃO TRADUZA

Leia mais

Atividade - Sequência Conrado Adolpho

Atividade - Sequência Conrado Adolpho Atividade - Sequência Conrado Adolpho Agora, eu quero lhe apresentar os 6 e-mails do conrado adolpho para vender o 8ps. Quero que você leia está sequência com muita atenção e, depois, responda às provocações

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

EMTI JARDIM NOVO MUNDO Goiânia, 14 de junho de 2013 Tabulação do questionário Assembleia do Estudantes

EMTI JARDIM NOVO MUNDO Goiânia, 14 de junho de 2013 Tabulação do questionário Assembleia do Estudantes EMTI JARDIM NOVO MUNDO Goiânia, 14 de junho de 2013 Tabulação do questionário Assembleia do Estudantes Sim (32) Não (00) Sim (12) Nulo (20) 01 Está gostando das aulas? Estão atendendo suas expectativas?

Leia mais

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br Alô, alô Quero falar com o Marcelo. Momento. Alô. Quem é? Marcelo. Escuta aqui. Eu só vou falar uma vez. A Adriana é minha. Vê se tira o bico de cima dela. Adriana? Que Adriana? Não se faça de cretino.

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto.

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto. O Coração Sujo Personagens - Tuca - Teco - Tatá - Tia Tuca e Tatá estão conversando. Teco chega. Teco Oi, meninas, sobre o que vocês estão falando? Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse?

Leia mais

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES:

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES: Atividades gerais: Verbos irregulares no - ver na página 33 as conjugações dos verbos e completar os quadros com os verbos - fazer o exercício 1 Entrega via e-mail: quarta-feira 8 de julho Verbos irregulares

Leia mais

Como escrever para o seu. Site. e usar seu conhecimento como forma de conquistar e reter clientes. Blog do Advogado Moderno - PROMAD

Como escrever para o seu. Site. e usar seu conhecimento como forma de conquistar e reter clientes. Blog do Advogado Moderno - PROMAD o seu Site e usar seu conhecimento como forma de conquistar e reter clientes. Conteúdo Introdução Escrever bem é um misto entre arte e ciência Seus conhecimentos geram mais clientes Dicas práticas Faça

Leia mais

5 Passos para vender mais com o Instagram

5 Passos para vender mais com o Instagram 5 Passos para vender mais com o Instagram Guia para iniciantes melhorarem suas estratégias ÍNDICE 1. Introdução 2. O Comportamento das pessoas na internet 3. Passo 1: Tenha um objetivo 4. Passo 2: Defina

Leia mais

8 Passos para o Recrutamento Eficaz. Por Tiago Simões

8 Passos para o Recrutamento Eficaz. Por Tiago Simões 8 Passos para o Recrutamento Eficaz Por Tiago Simões Uma das coisas que aprendi na indústria de marketing de rede é que se você não tem um sistema de trabalho que comprovadamente funcione, muito provavelmente

Leia mais

O que fazer em meio às turbulências

O que fazer em meio às turbulências O que fazer em meio às turbulências VERSÍCULO BÍBLICO Façam todo o possível para viver em paz com todos. Romanos 12:18 OBJETIVOS O QUÊ? (GG): As crianças assistirão a um programa de auditório chamado Geração

Leia mais

O Livro de informática do Menino Maluquinho

O Livro de informática do Menino Maluquinho Coleção ABCD - Lição 1 Lição 1 O Livro de informática do Menino Maluquinho 1 2 3 4 5 6 7 8 Algumas dicas para escrever e-mails: 1. Aprender português. Não adianta fi car orgulhoso por mandar um e-mail

Leia mais

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Oi! Meu nome é David. Atualmente estou em Imperatriz, Maranhão ajudando pessoas como você aprenderem inglês. Já faz

Leia mais

Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada.

Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada. Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada. Cláudia Barral (A sala é bastante comum, apenas um detalhe a difere de outras salas de apartamentos que se costuma ver ordinariamente: a presença de uma câmera de vídeo

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

PERSONAL SHOPPER MARY KAY

PERSONAL SHOPPER MARY KAY PERSONAL SHOPPER MARY KAY O QUE É? Personal shopping é uma ocupação, na qual se ajuda alguém a fazer suas compras, dando conselhos e fazendo sugestões para os clientes. A personal shopper vai dar ao cliente

Leia mais

PACIÊNCIA ZERO. Do atendimento ao cliente chato. De Wellington Rianc Della Sylva

PACIÊNCIA ZERO. Do atendimento ao cliente chato. De Wellington Rianc Della Sylva PACIÊNCIA ZERO Do atendimento ao cliente chato De Wellington Rianc Della Sylva 2013 SINOPSE Você que trabalha ou já trabalhou com atendimento ao usuário por telefone vai dizer que é verdade. Tem usuário

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos.

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos. Como eu ganho dinheiro com o meu blog Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Conheça agora as dicas e as formas que uso para ganhar dinheiro online. Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Antes de começar

Leia mais

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO.

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. Roteiro de Telenovela Brasileira Central de Produção CAPÍTULO 007 O BEM OU O MAL? Uma novela de MHS. PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. AGENOR ALBERTO FERNANDO GABRIELE JORGE MARIA CLARA MARIA CAMILLA MARÍLIA

Leia mais

Você, no entanto, pode nos ajudar!

Você, no entanto, pode nos ajudar! Este livro pode ser adquirido por educação, negócios, vendas ou uso promocional. Embora toda precaução tenha sido tomada na preparação deste livro, o autor não assume nenhuma responsabilidade por erros

Leia mais

Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil!

Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil! Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil! Implemente esses 3 passos para obter resultados fantásticos no Inglês! The Meridian, 4 Copthall House, Station Square, Coventry, Este material pode ser redistribuído,

Leia mais

SPIAE 2014/2 - Encontro 24/10/2014 24 de outubro de 2014

SPIAE 2014/2 - Encontro 24/10/2014 24 de outubro de 2014 Orivaldo De Lira Tavares SPIAE 2014/2 - Encontro 24/10/2014 24 de outubro de 2014 Orivaldo De Lira Tavares - 08:07 Bom dia! Ajudem-me a chamar seus colegas para este hangout.

Leia mais

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também.

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também. Entrevistas: Por escrito: A_5: 1ª - É fazer uma música sozinha, como eu gosto, com a ajuda do computador. Abrimos a Ableton Live, criamos as faixas que precisamos, escolhemos a forma e como é que cada

Leia mais

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997.

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. 017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. Acordei hoje como sempre, antes do despertador tocar, já era rotina. Ao levantar pude sentir o peso de meu corpo, parecia uma pedra. Fui andando devagar até o banheiro.

Leia mais

Programa Adesivos Impressos Versão 4.0

Programa Adesivos Impressos Versão 4.0 Programa Adesivos Impressos Versão 4.0 Conteúdo Sumário Agradecimentos:...2 Lista de Melhorias - Adesivos Impressos Versão 4.0:...3 01- A tela do programa foi Expandida para se ajustar ao tamanho do monitor..3

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Conferência Crianças e Meios Digitais Móveis em Portugal

Conferência Crianças e Meios Digitais Móveis em Portugal Conferência Crianças e Meios Digitais Móveis em Portugal Painel 1 Meios móveis de acesso à internet: O contexto português Cristina Ponte Co-funded by the European Union Estrutura da apresentação o Locais

Leia mais

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II Capítulo II Mark Ford 11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo Dois Como uma nota de $10 me deixou mais rico do que todos os meus amigos Das centenas de estratégias de construção de riqueza que

Leia mais

internetsegura.fde.sp.gov.br

internetsegura.fde.sp.gov.br PROJETO: HISTORIA: PÁGINA: ANO:! internetsegura.fde.sp.gov.br Internet Segura. Bom para você! Olá! A campanha Internet Segura. Bom para você! apresenta duas histórias em quadrinhos em que seus personagens

Leia mais

Mestrado em Ciências da Educação

Mestrado em Ciências da Educação Mestrado em Ciências da Educação Tema : Educação e formação de jovens e adultos pouco escolarizados O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências na (re) definição de trajectórias

Leia mais

Recuperando arquivos. e Acessando arquivos protegidos.

Recuperando arquivos. e Acessando arquivos protegidos. Recuperando arquivos. e Acessando arquivos protegidos. Pergunta de piez do fórum adrenaline.com.br Eu tô com um problema aqui, acho que deve ter alguém aqui que saiba resolver, então vou explicar o que

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - u s a r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - u s a r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - Sou so profes r a, Posso m a s n ão parar d aguento m e ai ensinar s? d a r a u la s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. Eu quero não parar coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - de consigo.o usar que eu drogas f o? aç e Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Vencedores! Ideias de Negócio. Passos para criar. Descubra como criar ideias com potencial lucrativo, alinhadas com suas habilidades pessoais!

Vencedores! Ideias de Negócio. Passos para criar. Descubra como criar ideias com potencial lucrativo, alinhadas com suas habilidades pessoais! Por Rafael Piva Guia 33 Prático Passos para criar Ideias de Negócio Vencedores! Descubra como criar ideias com potencial lucrativo, alinhadas com suas habilidades pessoais! Que bom que você já deu um dos

Leia mais

Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas

Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas OBS: Tudo que estiver nessa formatação: [vermelho] são os espaços onde você deve preencher com informações pertinentes ao seu projeto (avatar,

Leia mais

UWBP BLUEPRINT. Exclusivo Para Novos Membros Reynaldo Bosquet. Sugestões de Ações. Qual a sua meta mensal de Opt Ins?

UWBP BLUEPRINT. Exclusivo Para Novos Membros Reynaldo Bosquet. Sugestões de Ações. Qual a sua meta mensal de Opt Ins? UWBP BLUEPRINT Exclusivo Para Novos Membros Reynaldo Bosquet Sugestões de Ações Qual a sua meta mensal de Opt Ins? O que você pode fazer hoje para aumentar seus opt ins? Não amanhã ou na semana que vem...hoje,

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Treinamento Adsense O curso que ensina você a construir um negócio do zero. E faturar e Ganhar ate R$4,5MIL por Mês na Internet

Treinamento Adsense O curso que ensina você a construir um negócio do zero. E faturar e Ganhar ate R$4,5MIL por Mês na Internet Treinamento Adsense O curso que ensina você a construir um negócio do zero E faturar e Ganhar ate R$4,5MIL por Mês na Internet Olá você não me conhece, então deixa eu me apresentar: Meu nome é Rodrigo

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

Trabalhar em Casa. Um Guia para quem quer iniciar um trabalho em casa e não sabe por onde começar. 2015 bastianafutebol.com @bastianafutebol

Trabalhar em Casa. Um Guia para quem quer iniciar um trabalho em casa e não sabe por onde começar. 2015 bastianafutebol.com @bastianafutebol Trabalhar em Casa Um Guia para quem quer iniciar um trabalho em casa e não sabe por onde começar 2015 bastianafutebol.com @bastianafutebol Como Começar? Primeiro você deve escolher o tipo de trabalho que

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5 Sexo Idade Grupo de Anos de Escola docência serviço Feminino 46 Filosofia 22 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Filosofia, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o processo de avaliação

Leia mais

PROJETO PROFISSÕES. Entrevista com DJ

PROJETO PROFISSÕES. Entrevista com DJ Entrevista com DJ Meu nome é Raul Aguilera, minha profissão é disc-jóquei, ou DJ, como é mais conhecida. Quando comecei a tocar, em festinhas da escola e em casa, essas festas eram chamadas de "brincadeiras

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE.

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE. OS 4 PASSOS PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA HIGHSTAKESLIFESTYLE. Hey :) Gabriel Goffi aqui. Criei esse PDF para você que assistiu e gostou do vídeo ter sempre por perto

Leia mais

LOURENÇO LOURINHO PRACIANO 1

LOURENÇO LOURINHO PRACIANO 1 LOURENÇO LOURINHO PRACIANO 1 TESOUREIRO 41 ANOS DE TRABALHO Empresa Horizonte Nascido em Itapipoca, Ceará Idade: 76 anos Esposa: Maria Pinto de Oliveira Praciano Filhos: Lucineide Eu entrei na Empresa

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

Anexo A - A UTILIZAÇÃO DAS TIC PELOS ALUNOS (Questionário)

Anexo A - A UTILIZAÇÃO DAS TIC PELOS ALUNOS (Questionário) ANEXOS Anexo A - A UTILIZAÇÃO DAS TIC PELOS ALUNOS (Questionário) 153 A UTILIZAÇÃO DAS TIC PELOS ALUNOS (ESCOLA E.B. 2,3 DE SOURE 7.º Ano de Escolaridade) QUESTIONÁRIO A tua colaboração no preenchimento

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

Porque não Seguir o Fluxo da Sociedade Hebert Schiavelli Página 1

Porque não Seguir o Fluxo da Sociedade Hebert Schiavelli Página 1 Porque não Seguir o Fluxo da Sociedade Hebert Schiavelli Página 1 A maior Ambição do Homem é querer Colher aquilo que Não Semeou. Hebert Schiavelli (Empreendedor) Porque não Seguir o Fluxo da Sociedade

Leia mais

5 dicas incríveis de Facebook Ads para iniciantes. 1 INTRODUÇÃO

5 dicas incríveis de Facebook Ads para iniciantes. 1 INTRODUÇÃO 5 dicas incríveis de Facebook Ads para iniciantes. 1 INTRODUÇÃO Este e book foi criado após ter percebido uma série de dúvidas de iniciantes em Facebook Ads. O seu conteúdo é baseado na utilização da plataforma

Leia mais

R E L A T Ó R I O D E E N G E N H A R I A D E S O F T W A R E ( 2 0 0 5 / 2 0 0 6 )

R E L A T Ó R I O D E E N G E N H A R I A D E S O F T W A R E ( 2 0 0 5 / 2 0 0 6 ) R E L A T Ó R I O D E E N G E N H A R I A D E S O F T W A R E ( 2 0 0 5 / 2 0 0 6 ) Tendo iniciado no presente ano lectivo 2005/2006 o funcionamento da plataforma Moodle na Universidade Aberta, considerou-se

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Judith H. Katz e Frederick A. Miller. seja. grande

Judith H. Katz e Frederick A. Miller. seja. grande Judith H. Katz e Frederick A. Miller seja grande Com amor, para David, meu parceiro de vida, que mantém sua fé em meu desejo de ser GRANDE; para Fred, que me ensinou o que realmente significa ousar dar

Leia mais

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak Entrevista com Ezequiel Quem é você? Meu nome é Ezequiel, sou natural do Rio de Janeiro, tenho 38 anos, fui

Leia mais

Meu filho, não faça isso

Meu filho, não faça isso Meu filho, não faça isso Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja

Leia mais

Como Passar em Química Geral*

Como Passar em Química Geral* 1 Como Passar em Química Geral* por Dra. Brenna E. Lorenz Division of Natural Sciences University of Guam * traduzido livremente por: Eder João Lenardão; acesse o original em : http://www.heptune.com/passchem.html

Leia mais

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING A palavra estratégia, segundo o dicionário Informal 1, é a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar um objetivo ou meta. Para se traçar

Leia mais

Guia do Professor / Vozes da Cidade / Conhecendo.../ Eduardo Guimarães. Conhecendo a Cidade

Guia do Professor / Vozes da Cidade / Conhecendo.../ Eduardo Guimarães. Conhecendo a Cidade Guia do Professor / Vozes da Cidade / Conhecendo.../ Eduardo Guimarães 1 Guia do Professor Episódio Conhecendo a Cidade Programa Vozes da Cidade Apresentação Como já vimos nos trabalhos desenvolvidos para

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta Copyright Betina Toledo e Thuany Motta Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 MERGULHO FADE IN: CENA 1 PRAIA DIA Fotografia de

Leia mais

Como Ganhar R$ 625,00 por Mês com Hotmart

Como Ganhar R$ 625,00 por Mês com Hotmart Como Ganhar R$ 625,00 por Mês com Hotmart Ah algum tempo venho estudando e me dedicando a atividade de blogueiros famosos no cenário internacional como Darren Rowse, Silvio Fortunato, Pat Flynn, entre

Leia mais

Como Ganhar 10 Mil Reais por Mês com o Método Formula Negócio Online 2016. w w w. t o t a l m e n t e l i v r e. c o m Página 1

Como Ganhar 10 Mil Reais por Mês com o Método Formula Negócio Online 2016. w w w. t o t a l m e n t e l i v r e. c o m Página 1 w w w. t o t a l m e n t e l i v r e. c o m Página 1 INTRODUÇÃO Olá amigos tudo bem? Deixa eu me apresentar meu nome é Rodrigo Alves, sou empreendedor digital com foco em marketing de afiliados e também

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital

8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital 8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital Empreender em negócios de marketing digital seguramente foi uma das melhores decisões que tomei em minha vida. Além de eu hoje poder ter minha

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros s de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 14 por completo

Leia mais

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem?

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem? Como Escrever Artigos Que Convertem? Sumário www.segredodosblogueiros.com.br Introdução... 03 Como Criar Conteúdo de Qualidade?... 05 Menos é Mais... 09 Gatilhos Mentais... 11 SEO Morreu?... 14 Técnicas

Leia mais

Rio de Janeiro, 10 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 10 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Rio de Janeiro, 10 de junho de 2008 Humberto Cordeiro Carvalho admitido pela companhia em 1 de julho de 1981. Eu nasci em 25 de maio de 55 em Campos do Goytacazes. FORMAÇÃO Segundo grau Escola

Leia mais

Diogo Caixeta 6 PASSOS PARA CONSTRUIR UM NEGÓCIO DIGITAL DE SUCESSO! WWW.PALAVRASQUEVENDEM.COM WWW.CONVERSAODIGITAL.COM.BR

Diogo Caixeta 6 PASSOS PARA CONSTRUIR UM NEGÓCIO DIGITAL DE SUCESSO! WWW.PALAVRASQUEVENDEM.COM WWW.CONVERSAODIGITAL.COM.BR Diogo Caixeta 6 PASSOS PARA CONSTRUIR UM NEGÓCIO DIGITAL DE SUCESSO! WWW.PALAVRASQUEVENDEM.COM WWW.CONVERSAODIGITAL.COM.BR INTRODUÇÃO Você está cansado de falsas promessas uma atrás da outra, dizendo

Leia mais

5- Cite, em ordem de preferência, três profissões que você mais gostaria de exercer: 1º 2º 3º

5- Cite, em ordem de preferência, três profissões que você mais gostaria de exercer: 1º 2º 3º 18. DICAS PARA A PRÁTICA Orientação para o trabalho A- Conhecimento de si mesmo Sugestão: Informativo de Orientação Vocacional Aluno Prezado Aluno O objetivo deste questionário é levantar informações para

Leia mais

Realização e Organização. www.vamaislonge.com.br

Realização e Organização. www.vamaislonge.com.br Realização e Organização www.vamaislonge.com.br Quem somos... Leonardo Alvarenga, tenho 23 anos, sou criador do Não Tenho Ideia e do #VáMaisLonge. Sou formado em Educação Física mas larguei tudo logo após

Leia mais

DESAFIOS CRIATIVOS E FASCINANTES Aula de Filosofia: busca de valores humanos

DESAFIOS CRIATIVOS E FASCINANTES Aula de Filosofia: busca de valores humanos DESAFIOS CRIATIVOS E FASCINANTES Aula de Filosofia: busca de valores humanos Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Eu queria testar a metodologia criativa com alunos que eu não conhecesse. Teria de

Leia mais

ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação

ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação Sobre o Autor: Sempre fui comprometido com um objetivo de vida: TER MINHA PRÓPRIA EMPRESA. Mas assim como você, eu também ralei bastante

Leia mais

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa Olhando as peças Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa História Bíblica: Gênesis 41-47:12 A história de José continua com ele saindo da prisão

Leia mais