RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: acessibilidade; comunicação; mobilidade; newsgame; roteiro. 1 INTRODUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: acessibilidade; comunicação; mobilidade; newsgame; roteiro. 1 INTRODUÇÃO"

Transcrição

1 Um jogo sobre mobilidade e acessibilidade: a concepção de Acesso Restrito 1 Ingred Pereira SOUZA 2 Natália Ferraz MENEZES 3 Anna Cláudia Pinheiro GOMES 4 Joana ZILLER 5 Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG RESUMO Este artigo caracteriza e descreve o processo de produção de Acesso Restrito, um newsgame sobre acessibilidade e mobilidade no principal dos campi da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o campus Pampulha. Com a finalidade de abordar um tema relevante e explorar um formato novo no jornalismo, no qual há uma maior interação do leitor com a notícia, produzimos um roteiro e uma fase jogável do game. PALAVRAS-CHAVE: acessibilidade; comunicação; mobilidade; newsgame; roteiro. 1 INTRODUÇÃO Acesso Restrito foi desenvolvido como Projeto Experimental de conclusão do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nossa proposta foi criar o roteiro de um newsgame, formato jornalístico que visa informar o leitor-jogador por meio da interação virtual com a reportagem, que está disposta em formato de jogo. O game 6 coloca em questão a acessibilidade e a mobilidade do campus Pampulha da UFMG, propiciando ao jogador a experiência de transitar pelo local no papel de alunos, funcionários, professores e membros da comunidade externa e vivenciar as dificuldades encontradas estando a pé, de carro, de bicicleta, de ônibus, utilizando cadeira de rodas ou sem a capacidade de enxergar. Dessa forma, ele pode conhecer as principais defasagens estruturais do campus em relação à mobilidade e à acessibilidade e poderá se sensibilizar com a situação de quem passa por essas dificuldades. Jogos simulam como as coisas 1 Trabalho submetido ao XXII Prêmio Expocom 2015, na Categoria Produção Transdisciplinar, modalidade Roteiro de Games 2 Aluna líder do grupo e Recém-graduada no Curso de Comunicação Social/Relações Públicas. ps.ingred@gmail.com. 3 Recém-graduada no Curso de Comunicação Social/Jornalismo. nataliaferrazm@gmail.com. 4 Recém-graduada no Curso de Comunicação Social/Jornalismo, annacpg@gmail.com. 5 Orientadora do trabalho. Professora do Curso de Comunicação Social. joana.ziller@gmail.com. 6 Fase jogável disponível em <

2 funcionam, construindo modelos com os quais as pessoas podem interagir (BOGOST, FERRARI, SCHWEIZER, 2010, p. 6, tradução das autoras) 7. 2 OBJETIVO Planejar um newsgame destinado ao público interno da UFMG que abordasse questões relacionadas aos problemas de mobilidade e acessibilidade no campus. Apesar de o recorte geográfico delimitar para quem o jogo foi pensado, a forma em que foram construídas as fases e a limitação de movimentação permitem que ele seja jogado e compreendido mesmo por pessoas que não frequentam o local. 3 JUSTIFICATIVA Enquanto estudantes de Comunicação Social, acreditamos que a pesquisa aprofundada sobre o tema, o processo de apuração, a realização de entrevistas, a elaboração dos textos, a reflexão sobre os públicos, o desenvolvimento das regras e a criação dos personagens e demais elementos que compõem o jogo justificam a produção do trabalho experimental. O tema escolhido atende a alguns dos critérios de noticiabilidade propostos por Traquina (2005), como frequência e significância. Quanto maior a frequência de uma certa situação, mais pertinente ela se torna enquanto notícia. Já a significância diz da ordem da relevância do fato. No campus Pampulha é possível perceber diversas dificuldades estruturais para comportar a comunidade universitária. Durante os dias úteis, nota-se congestionamento de carros e ônibus nos horários de pico, carência de vagas nos estacionamentos e dificuldade dos pedestres para atravessar as vias. Além desses problemas serem recorrentes e interferirem na rotina de quem transita pelo campus, percebe-se que a universidade apenas reflete uma situação generalizada de dificuldade no planejamento urbano das cidades. A escolha do dispositivo jornalístico foi anterior à escolha do tema. Nos propusemos a trabalhar com um formato não convencional que possibilitasse ao leitor uma experiência diferenciada. Déda e Zagalo (2010) afirmam que os newsgames permitem criar um modelo de informação interativa que torna o jornalismo mais participativo, pois a notícia se torna o 7 Games simulate how things work by constructing models that people can interact with (BOGOST, FERRARI, SCHWEIZER, 2010, p. 6).

3 fio condutor da trama do jogo, exigindo uma postura mais ativa do leitor. Em Acesso Restrito, o leitor-jogador se informa na medida em que simula situações corriqueiras para quem frequenta a UFMG. A construção de um roteiro e de uma fase jogável nos proporcionaria a experiência completa da produção de um newsgame, indo desde técnicas básicas do jornalismo até o processo de programação e implementação do jogo. 4 MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS Para realizar este projeto consideramos o newsgame um formato jornalístico próprio e que deve ser visto como independente. Ele é a notícia e não apenas um recurso para voltar a atenção dos leitores para um texto principal. Dessa forma, desenvolvemos uma jogo que seria a própria reportagem. O primeiro passo foi procurar bibliografia sobre newsgames e também exemplos práticos para que pudéssemos aprofundar nossos conhecimentos e familiarizar com o formato que seria trabalhado. Depois, durante o brainstorm, decidimos que o tema abordado seria relacionado à UFMG. Optamos, então, por trabalhar a mobilidade e acessibilidade no campus por ser uma pauta relevante e atemporal, que possibilitaria um tempo maior de apuração e produção. A partir desse ponto, começamos a desenvolver uma proposta de newsgame focada nas soluções para os problemas de mobilidade. No entanto, lendo alguns documentos obtidos e conversando com fontes, constatamos que essa proposta seria inviável, considerando que as consequências das sobreposições das soluções que seriam apresentadas no game eram imprevisíveis. Reformulamos a proposta e chegamos a um jogo que teria como foco os problemas e as dificuldades enfrentadas por quem transita pelo campus. No processo de apuração, obtivemos acesso a documentos elaborados pela Reitoria, entrevistamos pessoas que frequentam a UFMG por diferentes meios, entramos em contato com órgãos administrativos da Universidade e consultamos diversas produções acadêmicas a respeito da mobilidade no campus Pampulha. Com a proposta definida e a apuração já encaminhada, passamos a focar no desenvolvimento do documento de design e da fase jogável.

4 5 DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO A descrição detalhada do jogo foi feita no Game Design Document, estruturado em sete partes: introdução, interface e interação, mecânica do jogo, arte, som, detalhamento técnico e um apêndice com todos os textos que fazem parte do newsgame. 5.1 Visão geral e escolha do nome Acesso Restrito é composto por seis fases em que cada personagem precisa se deslocar por um trajeto pré-estabelecido. Para isso, é preciso evitar obstáculos físicos com agilidade suficiente para que o percurso seja cumprido em tempo hábil. Quando começamos a discutir o título que o newsgame poderia ter, gostaríamos que ele fosse pertinente tanto para o jogo quanto para a reportagem. Assim, deveria estar relacionado ao tema e à percepção que tivemos das informações que levantamos. O que a apuração nos mostrou é que o campus ainda tem muitos problemas de infraestrutura e planejamento quanto ao trânsito de veículos e pessoas, e, por isso, gostaríamos de um título que traduzisse essa dificuldade. Acesso Restrito foi o nome escolhido porque traz uma carga negativa, mas não representa proibição. O acesso aos locais no campus é restrito a quem consegue superar certos problemas. O acesso ao fim do jogo é restrito a quem tem habilidade para vencer seus obstáculos. 5.2 Interface e interação Teclado e mouse são os dispositivos de entrada dos controles no jogo. Com os comandos do teclado é possível controlar os movimentos dos personagens e a rotação da câmera. As setas direita e esquerda rotacionam a câmera e as setas cima e baixo fazem o personagem andar para frente ou para trás. O botão Shift esquerdo acelerará o movimento do personagem. Já o mouse controla o acesso aos menus, como o de escolha de fases. O botão de ação é o clique esquerdo. A saída é feita através de vídeo (monitor) e som (caixas de som ou fones de ouvido).

5 5.2.1 Menus Tela inicial Jogar: abre um pop-up para seleção de jogos salvos ou início de um novo jogo Créditos: abre a tela de créditos do jogo Fontes: abre uma tela com todas as fontes consultadas para construção do jogo e elaboração dos textos Tela de escolha das fases Botões das fases cada uma das seis fases é representada por um botão com ícone relativo à questão de mobilidade a ser tratada naquela fase. Ao ser clicado, abre um pop-up contendo um texto de apresentação da fase, a pontuação máxima e o número de conquistas alcançadas pelo jogador. Voltar volta para a tela inicial Conquistas abre a tela com os ícones de conquistas. As conquistas já alcançadas aparecerão destacadas. Botão de texto final abre a tela com um texto que é liberado apenas após o jogador vencer todas as fases. Menu de Pause Quando o jogo for pausado, será aberta um pop-up com as seguintes opções: Continuar: retorna à tela de jogo, no ponto em que o jogador havia parado Recomeçar: retorna ao início da fase Instruções: abre pop-up de instruções do jogo Sair: volta para a tela de seleção de fases 5.3 Mecânica do Jogo Especificidades das fases A mecânica básica de todas as fases é a mesma. No entanto, as do ônibus, da pessoa cega e do carro possuem especificidades Assim como as demais, a do ônibus também possui um caminho pré-determinado. Nela, porém, o jogador tem a opção de escolher

6 esperar pelo ônibus ou optar por fazer o caminho a pé. Se optar pelo ônibus, seu principal desafio será relacionado ao equilíbrio dentro do veículo. Na fase da pessoa que se locomove utilizando o carro, a principal diferença está relacionada ao fato do jogador controlar o veículo, não o personagem. Para tentar simular a falta de visão, a fase da pessoa cega consiste em uma tela preta, cujo caminho é parcialmente iluminado pela bengala do personagem. Como a bengala é a maneira que a pessoa cega tem para perceber a presença dos obstáculos, cada vez que ela tocar em algo no caminho, aquela parte da tela será iluminada e o jogador saberá por onde passar. Essa fase especificamente teve como referência o jogo The Unfinished Swan, da produtora norteamericana Giant Sparrow para PlayStation 3. A princípio, o jogo consiste em um cenário totalmente branco e o jogador precisa arremessar bolas de tinta preta para passar a enxergar o caminho. Obstáculos Os mesmos tipos de obstáculos são recorrentes durante a maioria das fases, pois são baseados nos empecilhos que realmente podem ser encontrados na UFMG e fazem parte do cotidiano das pessoas que circulam por lá. São eles: Pedras soltas, buracos e desníveis na calçada: são obstáculos nas fases da pessoa cega, da pessoa que usa cadeira de rodas, do pedestre, do ciclista e do ônibus, caso o jogador decida não esperar pelo transporte interno. Se não conseguir desviar desses obstáculos, o personagem pode se machucar; causar danos em sua cadeira ou bicicleta; ou cair. Pessoas: são obstáculos em todas as fases. Elas podem cruzar o caminho do personagem, fazendo o jogador perder tempo. Além disso, nas fases da pessoa que usa cadeira de rodas, do carro e do ônibus, se o personagem atropelar alguém, o jogador perde. Árvores, placas de sinalização e postes: são obstáculos mais desafiadores nas fases da pessoa cega e da pessoa que usa cadeira de rodas. Esbarrar neles pode causar danos na cadeira de rodas ou fazer com que os personagens caiam. Dificuldade para estacionar: é obstáculo na fase do carro. Pode fazer o personagem perder tempo e, caso bata em outro veículo na tentativa de estacionar, o jogador perde.

7 Barras de desgaste As barras de desgaste mostram as condições do veículo, do aparelho necessário pela locomoção ou do próprio corpo do personagem ao longo da fase. Se a barra esvaziar completamente, o jogador perde. Em todas as fases, a porcentagem de desgaste causada pelos obstáculos será maior caso o jogador esteja correndo ou seja, pressionando o botão Shift. Textos Ao final de cada fase, caso o jogador ganhe, será aberta uma tela com sua pontuação, ações tomadas que acarretaram a perda de pontos e um texto informativo sobre mobilidade, com ênfase nos problemas tratados na fase em questão. Se o jogador perder, o texto será menor e relativo ao que pode acontecer ao personagem em função de seu atraso. Ao terminar todos os níveis, ele pode ainda ter acesso a mais um texto, este relacionado à mobilidade no campus de maneira mais geral. Pontuação Ao final da fase, o jogador ganhará pontos de acordo com a velocidade com que completou o trajeto e o estado da barra de desgaste. A pontuação final, entretanto, também levará em consideração as ações definidas como ilegais no jogo, listadas a seguir: Fase da pessoa que usa cadeira de rodas, da pessoa cega, do pedestre e do ônibus (caso a escolha do jogador seja ir a pé) - Atravessar fora da faixa de pedestres - Andar na rua - Esbarrar nas pessoas Fase da pessoa que dirige um carro - Estacionar na faixa de pedestres - Estacionar no ponto de ônibus - Estacionar na frente da rampa para deficientes Fase da pessoa que usa bicicleta - Andar na calçada - Passar na rampa para deficientes

8 Sendo assim, a pontuação final será calculada da seguinte maneira: Pontuação = (tempo restante x 100) - [(número de ações ilegais x 100) + % desgaste] Conquistas Algumas ações tomadas pelo jogador durante o jogo acumularão conquistas. Como dependem de situações específicas, as conquistas funcionam como itens colecionáveis que estimulam o usuário a jogar mais vezes cada fase. Além disso, só é possível ver de antemão o nome de cada uma, incentivando o jogador a pensar sobre como obtê-la. As conquistas podem ser acessadas clicando no ícone de troféu que aparece na tela de escolha de fases. 5.4 Arte Personagens Para Acesso Restrito foram escolhidos seis personagens, sendo um para cada fase: Luís, um funcionário técnico-administrativo da UFMG, que faz uso de cadeira de rodas para se locomover; Júlia, uma aluna do curso de Ciências Biológicas, que é cega; Daniel, um membro da comunidade externa, que se locomove dentro do campus utilizando uma bicicleta como meio de transporte; Letícia, uma funcionária da Faculdade de Farmácia, que se locomove dentro do campus utilizando ônibus como meio de transporte; Paula, uma estudante do programa de pós-graduação em Química que se locomove dentro do campus utilizando um carro como meio de transporte; Rodrigo, um professor do Departamento de Física, que se locomove dentro do campus a pé. Por configurarem a maior parte da população do campus, optamos por colocar dois estudantes. Considerando que a Universidade também é frequentada por pessoas que não estudam ou trabalham nela, decidimos representar a comunidade externa por meio de um personagem. Cenário Todas as fases se passam em cenários que foram baseados na estrutura do campus Pampulha da UFMG. Utilizamos nosso conhecimento prévio, imagens do software Google

9 Maps e fotografias do campus como referências para a construção dos caminhos, a arquitetura dos prédios e a definição dos obstáculos. 5.5 Som Foram escolhidos efeitos sonoros para clique nos botões de menu, vitória e derrota. Para a vitória, optamos por um som que representa sucesso, uma passagem de nível. Já para a derrota, o efeito escolhido é o som de uma buzina, cujo objetivo é alertar o motoristas e pedestres de algo. A trilha sonora do jogo é composta por duas músicas, uma durante a navegação pelos menus e outra durante as fases. Enquanto a dos menus é mais tranquila, a música escolhida para as fases foi selecionada com base no ritmo do jogo, que é agitado. A bateria se intensifica no final da trilha, deixando um ritmo mais tenso, o que indica para o jogador que o tempo para completar o trajeto está se esgotando. 5.6 Detalhamento técnico A engine escolhida para a execução do jogo é a Unity 3D, que tem ferramentas intuitivas e possibilita um trabalho rápido. Alguns dos elementos utilizados no cenário do jogo são da própria engine. A Unity 3D permite que o jogo tenha uma ilusão de 3D sem realmente demandar uma produção de arte em 3D para o desenvolvimento. Além disso, essa engine possibilita que o jogo seja exportado em um formato que permite sua disponibilização online, uma vez que o objetivo é que Acesso Restrito seja jogado no próprio navegador e não baixado para o computador do usuário. 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS A produção de Acesso Restrito foi um grande desafio para o grupo. Ao longo do desenvolvimento, nos deparamos com poucos exemplos que pudessem nortear nosso trabalho, assim como uma bibliografia não tão vasta. Um grande aprendizado foi que o conceito de newsgame ainda está em formação.

10 As dificuldades também estiveram presentes no momento da apuração, quando tivemos que lidar com a burocracia da Universidade para ter acesso a estudos produzidos pela Reitoria sobre o tema. No entanto, o caráter inovador da nossa proposta nos manteve motivadas para concluir o projeto. Nosso objetivo era planejar um jogo-notícia capaz equilibrar informação e entretenimento e acreditamos tê-lo alcançado. O tempo todo tivemos em mente que o nosso interator seria um leitor e jogador, que, provavelmente, ao acessar a reportagem, teria a expectativa de se informar de uma maneira dinâmica e diferenciada. Por fim, acreditamos que esse trabalho foi bastante enriquecedor por ter nos tirado da nossa zona de conforto e nos ter proporcionado a oportunidade de trabalhar com ferramentas com as quais não estávamos familiarizadas. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BOGOST, I.; FERRARI, S.; SCHWEIZER, B.. Newsgames: Journalism at Play. Cambridge: MIT Press, DÉDA, T.; ZAGALO, N.. Newsgames e Social Games como ferramentas atuantes em novos modelos comunicativos de engajamento, Disponível em < ntes_em_novos_modelos_comunicativos_de_engajamento>. Acesso em 29 abr TRAQUINA, N. Teorias do Jornalismo, porque as notícias são como são, vol.1. Florianópolis: Insular. 2. Ed., 2005.

Tema: Educando Para a Vida

Tema: Educando Para a Vida Tema: Educando Para a Vida 1- JUSTIFICATIVA: Uma parte dos alunos utiliza o transporte escolar e carros de familiares para locomover até a Escola, a outra parte que reside próximo fazem uso das faixas

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

PROBLEMAS ATUAIS DA LOGÍSTICA URBANA NA ENTREGA DE MATERIAIS HOSPITALARES UM ESTUDO INVESTIGATIVO

PROBLEMAS ATUAIS DA LOGÍSTICA URBANA NA ENTREGA DE MATERIAIS HOSPITALARES UM ESTUDO INVESTIGATIVO PROBLEMAS ATUAIS DA LOGÍSTICA URBANA NA ENTREGA DE MATERIAIS HOSPITALARES UM ESTUDO INVESTIGATIVO Frederico Souza Gualberto Rogério D'Avila Edyr Laizo Leise Kelli de Oliveira PROBLEMAS ATUAIS DA LOGÍSTICA

Leia mais

Itinerários de Ônibus Relatório Final

Itinerários de Ônibus Relatório Final CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Itinerários de Ônibus Relatório Final Grupo 5 Caio Roque Daniel Nunes Elise Roese José Caneiro Marcos Grignani São Paulo Junho de 2007 1 ÍNDICE 1. Introdução... 3 2. Desenvolvimento...

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Sistema de Rastreamento WEB. Manual do usuário AVANÇADO. para. empresas

Sistema de Rastreamento WEB. Manual do usuário AVANÇADO. para. empresas Sistema de Rastreamento WEB Manual do usuário AVANÇADO para empresas INTERFACE... 3 SUAS FUNCIONALIDADES... 3 GERAL... 4 Aba Sumário... 4 Aba Localização... 4 Aba Trajeto... 5 Aba Últimos Registros...

Leia mais

Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental

Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental Alunos de 6º ao 9 anos do Ensino Fundamental Resumo Este projeto propõe a discussão da Década de Ações para a Segurança no Trânsito e a relação dessa com o cotidiano dos alunos, considerando como a prática

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN Blog NoRascunho 1 Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Como forma de registrar acontecimentos ligados a área da comunicação com um foco em

Leia mais

PROJETO 2 Analise da funcionalidade do tutorial do jogo League of Legends.

PROJETO 2 Analise da funcionalidade do tutorial do jogo League of Legends. Universidade Estadual de Campinas Departamento de Multimeios Comunicação Social Habilitação em Midialogia Gian Daher Berselli - RA:095742 João Baptista Alves Boccaletto - RA: 093909 Disciplina CS405 Educação

Leia mais

3 - Projeto de Site:

3 - Projeto de Site: 3 - Projeto de Site: O site de uma empresa é como um cartão de visita que apresenta sua área de negócios e sua identidade no mercado, ou ainda, como uma vitrine virtual em que é possível, em muitos casos,

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: Gislaine Biddio Rangel¹; Ana Beatriz Araujo Velasques². 1 Aluna do Curso

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Luís Manual de uso dos serviços da SEMFAZ. Prefeitura Municipal de São Luís Manual de uso dos serviços da SEMFAZ

Prefeitura Municipal de São Luís Manual de uso dos serviços da SEMFAZ. Prefeitura Municipal de São Luís Manual de uso dos serviços da SEMFAZ Prefeitura Municipal de São Luís Manual de uso dos serviços da SEMFAZ 1 Sumário 1. Introdução 2. Emissão de Certidões 3. Autenticação de Certidões 4. Cadastro de Imóveis/Empresa 5. Acessando meu cadastro

Leia mais

Prática no Laboratório de Informática: Jogos no Programa Mais Educação

Prática no Laboratório de Informática: Jogos no Programa Mais Educação Prática no Laboratório de Informática: Jogos no Programa Mais Educação Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Laboratório com 18 máquinas com sistema operacional Linux Educacional Turma Mista

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Manual do KMouseTool. Jeff Roush Tradução: Marcus Gama

Manual do KMouseTool. Jeff Roush Tradução: Marcus Gama Jeff Roush Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o KMouseTool 6 3 Referência de comandos 7 3.1 A janela principal do KMouseTool............................ 7 4 Dicas 9 5 Perguntas e

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Professores

Manual do Ambiente Moodle para Professores UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Professores Fórum e Chat Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons

Leia mais

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo Manual Sistema MLBC Manual do Sistema do Módulo Administrativo Este documento tem por objetivo descrever as principais funcionalidades do sistema administrador desenvolvido pela MLBC Comunicação Digital.

Leia mais

Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online

Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online Capítulo 9 Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online 9.1 Introdução a Internet A palavra Internet é o resultado da junção dos termos inter (internacional) e net (rede), e é o nome da grande rede mundial

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

Guia do Usuário Moovit. Android Versão 3.7.0.97

Guia do Usuário Moovit. Android Versão 3.7.0.97 Guia do Usuário Moovit Android Versão 3.7.0.97 Tela principal (tela do mapa) Itens do mapa: Esse aqui é você (o seu avatar). Este ícone laranja mostra sua posição atual. Importante: Em caso de erro na

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Procedimentos para configurar o Motion Detection no D-ViewCam 1 Para configurar o Motion Detection no D-ViewCam, é necessário que a câmera IP esteja

Procedimentos para configurar o Motion Detection no D-ViewCam 1 Para configurar o Motion Detection no D-ViewCam, é necessário que a câmera IP esteja Procedimentos para configurar o Motion Detection no D-ViewCam 1 Para configurar o Motion Detection no D-ViewCam, é necessário que a câmera IP esteja conectada ao software (D-ViewCam). 1 2 Abra o D-ViewCam

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Figura 1: Problema do trânsito congestionado. Fonte: [autores]

Figura 1: Problema do trânsito congestionado. Fonte: [autores] APLICAÇÃO DO MODELO MEX: PROJETO DA INTERFACE DO BUSFALANTE Ana Elisa SCHMIDT 1, Heber Pedroso de ALMEIDA 2, Rafael Soares COSTA 2 1 Professor e Orientador - IFC-Campus Camboriú 2 Aluno curso Superior

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES. Trabalho de Graduação

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES. Trabalho de Graduação DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES Trabalho de Graduação Orientando: Vinicius Stein Dani vsdani@inf.ufsm.br Orientadora: Giliane

Leia mais

Gerenciamento de Contatos

Gerenciamento de Contatos Gerenciamento de Contatos O objetivo deste módulo é ajudar a gerenciar todos os contatos da empresa. Além dos dados mais importantes, o módulo permite cadastrar anotações e relacionar as tarefas e eventos

Leia mais

MANUAL RASTREAMENTO 2013

MANUAL RASTREAMENTO 2013 MANUAL RASTREAMENTO 2013 Visão Geral O menu geral é o principal módulo do sistema. Através do visão geral é possível acessar as seguintes rotinas do sistema: Sumário, localização, trajetos, últimos registros.

Leia mais

Moodle - Tutorial para Alunos

Moodle - Tutorial para Alunos Moodle - Tutorial para Alunos por Prof. Maurício Lima 1 agosto de 2010 Objetivo Este documento apresenta aos alunos da Faculdade Novos Horizontes os primeiros passos na utilização do pacote Moodle. Trata-se

Leia mais

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar! Para que serve a Tabela e o Gráfico Dinâmico?! Como criar uma Tabela Dinâmica?! Como criar um Gráfico Dinâmico?! Como podemos atualizar dos dados da Tabela

Leia mais

Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS

Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS Peças do jogo O jogo Unidos para produzir um lugar saudável PDTSP TEIAS Escola Manguinhos Versão inicial é composto

Leia mais

COMO USAR DOIS MONITORES NO WINDOWS 8

COMO USAR DOIS MONITORES NO WINDOWS 8 COMO USAR DOIS MONITORES NO WINDOWS 8 Trabalhar com dois monitores no Windows tem diversas utilidades. Dentre elas podemos destacar a possibilidade de visualizar mais itens ao mesmo tempo, exibir o conteúdo

Leia mais

1. A corrida de vetores numa folha de papel.

1. A corrida de vetores numa folha de papel. 1. A corrida de vetores numa folha de papel. desenhando a pista. o movimento dos carros. o início da corrida. as regras do jogo. 2. A corrida no computador. o número de jogadores. o teclado numérico. escolhendo

Leia mais

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia.

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia. 1 Introdução Esse tutorial mostrará as funções básicas e metodologia do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Educacional Clickideia. Ele foi elaborado para auxiliar professores e alunos nas atividades

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Guião de Apresentação

Guião de Apresentação Guião de Apresentação Siide 1 Apresentação individual dos membros da equipa deste projeto. Apresentação sucinta do novo modo de jogo do LIFEisGAME - DoYouRemeber?. Este modo de jogo consiste num jogo de

Leia mais

Plano de ações para segurança no corredor ferroviário

Plano de ações para segurança no corredor ferroviário Plano de ações para segurança no corredor ferroviário Fase 3 Elaboração das propostas Etapa 3.1, 3.2 e 3.4 Concepção, análise e detalhamento das propostas Página 1 de 10 Sumário 2.5. Plano de ações para

Leia mais

Eduardo J. A. e SILVA 2 Camilla P. BRASILEIRO 3 Claudomilson F. BRAGA 4 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Eduardo J. A. e SILVA 2 Camilla P. BRASILEIRO 3 Claudomilson F. BRAGA 4 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO Estudo da proporção e o nível de conhecimento dos alunos de graduação do período vespertino do Campus II da UFG sobre o Programa Coleta Seletiva Solidária 1 Eduardo J. A. e SILVA 2 Camilla P. BRASILEIRO

Leia mais

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores 1 2 2015 Sumário 1 Texto introdutório... 3 2 Como Acessar o UNICURITIBA VIRTUAL... 3 3 Tela inicial após login... 3 3.1) Foto do perfil... 4 3.2) Campo de busca...

Leia mais

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados.

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados. MANUAL GDS TOUCH Versão: 1.0 Direitos reservados. GDS TOUCH PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touch-screen de controle residencial, com design totalmente

Leia mais

Office LiveMeeting. Office LiveMeeting

Office LiveMeeting. Office LiveMeeting Office LiveMeeting Instalação, Criado por: Diogo Prevedello / Pelissari Data: 26/12/2011 Últimas 5 alterações Nome Resumo da Alteração 26/12/11 Diogo Prevedello Liberação para uso Status Documento: do

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

1. Introdução. Avaliação de Usabilidade Página 1

1. Introdução. Avaliação de Usabilidade Página 1 1. Introdução Avaliação de Usabilidade Página 1 Os procedimentos da Avaliação Heurística correspondem às quatro fases abaixo e no final é apresentado como resultado, uma lista de problemas de usabilidade,

Leia mais

TURISMO E INCLUSÃO SOCIAL: um estudo da acessibilidade nos meios de hospedagem em Balneário Camboriú 1

TURISMO E INCLUSÃO SOCIAL: um estudo da acessibilidade nos meios de hospedagem em Balneário Camboriú 1 TURISMO E INCLUSÃO SOCIAL: um estudo da acessibilidade nos meios de hospedagem em Balneário Camboriú 1 Amanda Fantatto de Melo 2 ; Priscilla Gomes Welter 3 ; Sônia R. de S. Fernandes 4 INTRODUÇÃO O turismo

Leia mais

Bleach Game MANUAL BÁSICO 2014

Bleach Game MANUAL BÁSICO 2014 Bleach Game MANUAL BÁSICO 2014 Manual com informações necessárias para um rápido começo no jogo, apenas para consulta e informações sobre o jogo. Animegame Jogos para sua diversão http://animegame.com.br

Leia mais

Portfólio fotográfico com o tema Unicamp Caroline Maria Manabe Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes

Portfólio fotográfico com o tema Unicamp Caroline Maria Manabe Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes Portfólio fotográfico com o tema Unicamp Caroline Maria Manabe Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes Introdução Como foi explicitado no Projeto de Desenvolvimento de Produto, a minha intenção

Leia mais

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Fabíola Nascimento dos Santos Paes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco fabiola.paes@gmail.com Dorghisllany

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

Conhecendo o Computador

Conhecendo o Computador Capítulo 1 Conhecendo o Computador 1.1 Conhecendo o Computador Tudo que é novo nos causa um certo receio. Com os computadores não é diferente. Tenha sempre em mente que o homem domina a máquina e não a

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD 1

MANUAL DO ALUNO EAD 1 MANUAL DO ALUNO EAD 1 2 1. CADASTRAMENTO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Após navegar até o PORTAL DA SOLDASOFT (www.soldasoft.com.br), vá até o AMBIENTE DE APRENDIZAGEM (www.soldasoft.com.br/cursos).

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

MANUAL 2ª CAMADA DE SEGURANÇA E NOVAS REGRAS DE CADASTRAMENTO

MANUAL 2ª CAMADA DE SEGURANÇA E NOVAS REGRAS DE CADASTRAMENTO Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública Rede INFOSEG MANUAL 2ª CAMADA DE SEGURANÇA E NOVAS REGRAS DE CADASTRAMENTO REDE INFOSEG AGOSTO/2013 Ministério da Justiça, 2013 Página 1 de

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

RELATÓRIOS DAS OFICINAS: CUIDANDO DO CUIDADOR: CPPT CUNIÃ. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIOS DAS OFICINAS: CUIDANDO DO CUIDADOR: CPPT CUNIÃ. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIOS DAS OFICINAS: CUIDANDO DO CUIDADOR: CPPT CUNIÃ Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO E REPRESENTAÇÕES LTDA 4ª Oficina Data: 31/07/2012

Leia mais

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia.

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia. Sumário Introdução... 1 Objetivos... 1 Instruções para utilização do Tutorial... 1 Metodologia... 2 Apresentação do Editor de Roteiro de Aprendizagem... 2 Inserir Roteiro de Aprendizagem... 3 Meus Roteiros...

Leia mais

TRANSDATA SMART RASTREAMENTO E GESTÃO FROTA

TRANSDATA SMART RASTREAMENTO E GESTÃO FROTA BRASIL ARGENTINA +55 19 3515.1100 www.transdatasmart.com.br SEDE CAMPINAS-SP RUA ANA CUSTÓDIO DA SILVA, 120 JD. NOVA MERCEDES CEP: 13052.502 FILIAIS BRASÍLIA RECIFE CURITIBA comercial@transdatasmart.com.br

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Professores

Manual do Ambiente Moodle para Professores UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Professores Tarefas Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0

Leia mais

Introdução à Informática Professor: Juliano Dornelles

Introdução à Informática Professor: Juliano Dornelles Pra que serve o computador? O computador é uma extensão dos sentidos humanos. Pode ser utilizado no trabalho, nos estudos e no entretenimento. Com finalidades de interação, comunicação, construção de conteúdo,

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas Mídia Kit Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier Jornalistas Índice Quem somos... 3 Conteúdo... 3 Temática... 4 Periodicidade... 5 Redes Sociais... 5 Estatísticas de visitas...

Leia mais

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1 Maio de 2014 2 Sumário Introdução:... 3 Acessórios utilizados:... 4 Instalação:... 5 Abrindo e Conhecendo o Software:... 10 SET PORT... 11 RELOAD MONITOR... 13 BlankCheck... 14 ERASE FLASH... 14 DUMP...

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

para todos. BH tem espaço para todos #respeiteabicicleta tem espaço para todos #respeiteabicicleta Apoio:

para todos. BH tem espaço para todos #respeiteabicicleta tem espaço para todos #respeiteabicicleta Apoio: BH tem espaço para todos #respeiteabicicleta BH tem espaço para todos. BH tem espaço para todos #respeiteabicicleta Apoio: Índice Quando você estiver pedalando. 04 Quando você estiver dirigindo. 10 Algumas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO. PET BIBLIOTECONOMIA

A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO. PET BIBLIOTECONOMIA XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Sistema de Digitalização e Gerenciamento de Arquivos On-Line

Sistema de Digitalização e Gerenciamento de Arquivos On-Line Sistema de Digitalização e Gerenciamento de Arquivos On-Line O aplicativo Aplicativo com quase 3 anos de mercado, onde gerencia atualmente mais de 500.000 arquivos sendo eles entre digitalizados ou anexados

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DE WORKFLOW

CONFIGURAÇÃO DE WORKFLOW Manual de Procedimentos - SISPREV WEB CONFIGURAÇÃO DE WORKFLOW Revisado em: 25/05/2010 1/15 O treinamento com o Manual de Procedimentos É com muita satisfação que a Agenda Assessoria prepara este manual

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: iuri@scripthome.cjb.net Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

Manual de Usuário Versão 3.0

Manual de Usuário Versão 3.0 Manual de Usuário Versão 3.0 Objetivo Este Manual de Usuário é destinado a todos os usuários do website VisionLink que necessitam monitorar localização, horímetro e condições vitais do equipamento: Clientes

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE JOGOS: FERRAMENTA ELETRÔNICA PARA ENSINO DA RESOLUÇÃO DO CUBO DE RUBIK

CONSTRUÇÃO DE JOGOS: FERRAMENTA ELETRÔNICA PARA ENSINO DA RESOLUÇÃO DO CUBO DE RUBIK CONSTRUÇÃO DE JOGOS: FERRAMENTA ELETRÔNICA PARA ENSINO DA RESOLUÇÃO DO CUBO DE RUBIK Resumo: César Augusto Goulart Universidade Estadual do Centro-Oeste, bolsista de iniciação cientifica PIBIC/FA goulart.cesaraugusto@gmail.com

Leia mais

Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé

Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé Introdução Este material surge como resultado do acompanhamento das apresentações do Plano de Mobilidade

Leia mais

Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1

Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1 Modalidade Fotografia Publicitária - Nativa Spa 1 Andressa Cristina Souza Silva 2 Douglas de Oliveira Silveira 3 Gabriella Ornella de Sá Leal 4 Ingrid Silva Albino 5 Larissa Amorim Silva 6 Nathalia Silva

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

Instruções ao Usuário

Instruções ao Usuário Módulo Básico da Mídia Rádio Íntegra do Tópico Instruções Instruções ao Usuário Mapa do site O Módulo Básico da Mídia Rádio do Curso Formação Continuada Mídias na Educação, da SEED/MEC é composto por treze

Leia mais

OCOMON PRIMEIROS PASSOS

OCOMON PRIMEIROS PASSOS OCOMON PRIMEIROS PASSOS O OCOMON ainda não possui um arquivo de Help para atender a todas questões relacionadas ao sistema. Esse arquivo serve apenas para dar as principais instruções para que você tenha

Leia mais

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA: BrOffice Impress terceira parte Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Conhecer a integração dos softwares do BrOffice; Aprender a trabalhar no slide mestre; Utilizar interação entre

Leia mais

Princípios de Design TRADUÇÃO DE TATIANE CRISTINE ARNOLD, DO ARTIGO IBM DESIGN: DESIGN PRINCIPLES CHECKLIST.

Princípios de Design TRADUÇÃO DE TATIANE CRISTINE ARNOLD, DO ARTIGO IBM DESIGN: DESIGN PRINCIPLES CHECKLIST. Princípios de Design TRADUÇÃO DE TATIANE CRISTINE ARNOLD, DO ARTIGO IBM DESIGN: DESIGN PRINCIPLES CHECKLIST. Um software deve ser projetado para simplificar tarefas e criar experiências positivas para

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Sumário INSTALAÇÃO DO SIATRON CONDOMÍNIO ATIVAÇÃO DA LICENÇA PRESTADORES DE SERVIÇOS PARÂMETROS DO SISTEMA

Sumário INSTALAÇÃO DO SIATRON CONDOMÍNIO ATIVAÇÃO DA LICENÇA PRESTADORES DE SERVIÇOS PARÂMETROS DO SISTEMA Sumário INSTALAÇÃO DO SIATRON CONDOMÍNIO ATIVAÇÃO DA LICENÇA SIATRON SÍNDICO LOGIN NO SISTEMA FAMÍLIA MORADORES VEÍCULOS FUNÇÃO PÂNICO PRESTADORES DE SERVIÇOS PARÂMETROS DO SISTEMA CONFIGURAÇÕES ACORDA

Leia mais

mbiente Virtua de Aprendizagem

mbiente Virtua de Aprendizagem mbiente Virtua de Aprendizagem Apresentação Este é o Ambiente Virtual de Aprendizagem - o AVA da Unisuam Online. É nosso desejo que a UNISUAM lhe proporcione uma qualificação acadêmica condizente com suas

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

Como Usar o DriverMax

Como Usar o DriverMax Como Usar o DriverMax Este programa é uma mão na roda para proteger os drivers dos componentes de um computador. Veja porquê. O DriverMax é uma ferramenta que faz cópias de segurança de todos os drivers

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO www.origy.com.br UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO CARACTERÍSTICAS: E-MAIL IMAP * Acesso simultâneo e centralizado, via aplicativo, webmail e celular/smartphone * Alta capacidade de armazenamento

Leia mais

REFORMULAÇÃO SITE ARCA BRASIL

REFORMULAÇÃO SITE ARCA BRASIL REFORMULAÇÃO SITE ARCA BRASIL Equipe A³ Elton Sacramento Eveline Almeida Gabriela Yu 1 1. Introdução O site escolhido foi o ARCA Brasil (http://www.arcabrasil.org.br/), uma ONG que promove o bem-estar

Leia mais