CURSO DE MESTRE DE MÚSICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE MESTRE DE MÚSICA"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx DEE ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA DOCUMENTAÇÃO CURRICULAR CURSO DE MESTRE DE MÚSICA

2 ÍNDICE DOCUMENTO Nr 2. Perfil Documento de Currículo PLADIS 03

3 Perfil Profissiográfico Doc 01

4 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO CONCLUDENTE DO CURSO DE MESTRE DE MÚSICA APROVADO PELO BI/DETMil Nº 003, DE 15 JAN CARGOS E FUNÇÕES PARA AS QUAIS O CURSO HABILITA a. O concludente do Curso de Mestre de Música está habilitado a ocupar os cargos de Mestre de Música das bandas de música e fanfarras do Exército Brasileiro e o de Monitor da Seção de Música da EsIE. b. O Subtenente e/ou Sargento assim habilitado terá suficiente base para, após o curso e cumprido os interstícios correspondentes, ter acesso ao Quadro Auxiliar de Oficiais e ocupar o cargo de Regente das corporações musicais da Força Terrestre. 2. REQUISITOS PESSOAIS PARA O DESEMPENHO FUNCIONAL a. Requisitos comuns 1) O concludente do Curso de Mestre de Música está apto a desempenhar suas atividades por ser possuidor de desejável eficiência funcional e que se evidencia por sua habilidade musical, liderança e competência interpessoal. 2) O concludente do Curso de Mestre de Música evidencia na área afetiva os seguintes atributos: organização, zelo, responsabilidade, apresentação, disciplina, autoconfiança, persistência, resistência e equilíbrio emocional. 3) O concludente do curso tem consciência de que sua formação profissional não está completa. Inserido em um mundo com rápidas transformações, preocupa-se com o seu autoaperfeiçoamento. Para tanto, procura ampliar a cultura geral e profissional, aprimorar a capacidade de expressão oral e escrita e aperfeiçoar-se na utilização dos recursos de informática. b. Requisitos específicos 1) O concludente do Curso de Mestre de Música evidencia na área afetiva os seguintes atributos: apresentação, autoconfiança, comunicabilidade, cooperação, dedicação, disciplina, equilíbrio emocional, organização, persistência, previsão, resistência, responsabilidade, sensibilidade e zelo. e síntese. 2) Na área psicomotora revela destreza dos braços para reger e coordenação motora. 3) Os aspectos cognitivos predominantes são: conhecimento, concentração, aplicação, análise

5 Documento de Currículo Doc 02

6 ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA CURSO DE MESTRE DE MÚSICA DOCUMENTO DE CURRÍCULO ELABORADO EM 2011 APROVADO PELO BI/DETMil Nº 003, DE 15 JAN DURAÇÃO DO CURSO: 280 horas - 7 (sete) semanas 2. OBJETIVOS GERAIS DO CURSO: Habilitar o ST e o 1º Sgt Músico para o desempenho das principais funções a frente de uma Banda de Música do Exército Brasileiro, previstas para a sua qualificação militar, capacitando-o a: a. Atuar como instrutor ou monitor. b. Comandar ou chefiar uma Banda de Música. c. Conscientizar-se da importância do culto da memória da Força, tradição e valores militares, na sua formação profissional, valorizando o Exército, no contexto da sociedade brasileira, ao longo da História do Brasil. d. Valorizar a importância de participar, no contexto da Força, como Elo Fundamental entre o Comando e a Tropa. e. Interessar-se pelo seu constante aprimoramento técnico-proffissional, buscando o autoaperfeiçoamento contínuo; f. Evidenciar os seguintes atributos da área afetiva: AUTOCONFIANÇA, COMUNICABILIDADE, DEDICAÇÃO, DISCIPLINA, EQUILÍBRIO EMOCIONAL, ORGANIZAÇÃO, PERSISTÊNCIA, PREVISÃO, RESPONSABILIDADE, SENSIBILIDADE E ZELO.

7 3. GRADE CURRICULAR DISCIPLINAS CURRICULARES COMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO CARGA A T I V I D A D E S HORÁRIA REGÊNCIA 70 ORDEM UNIDA: - FORMATURA GERAL: 12 - INSTRUÇÃO: ORQUESTRAÇÃO E HARMONIZAÇÃO 30 SOLFEJO 20 ADMINISTRAÇÃO MILITAR 24 LIDERANÇA MILITAR 20 TFM 18 SOMA 237 À DISPOSIÇÃO DO COMANDO 26 PROJETO INTERDISCIPLINAR 15 ASSUNTOS DA ATUALIDADE 02 TEMPO LIVRE (FERIADO) * - SOMA 43 TOTAL 280 * Caso haja feriado(s), durante o período do curso, a grade curricular deverá ser replanejada junto à Div Ens. As cargas horárias deverão ser redistribuídas por meio do quadro de distribuição de tempos ao PGE, de forma que não afete a formação/aperfeiçoamento do discente. 4. OBJETIVOS PARTICULARES DE CADA DISCIPLINA NO CURSO a. REGÊNCIA 1) Praticar a regência de bandas de música de diferentes tipos empregadas no Exército Brasileiro. 2) Praticar a regência de diferentes tipos de músicas militares e populares. 3) Aperfeiçoar os conhecimentos e habilidades na prática da regência de vários tipos de música, exigindo dos músicos a obediência aos sinais de dinâmica. 4) Evidenciar a capacidade de desenvolver atividades de forma sistemática e eficiente (ORGANIZAÇÃO).

8 5) Demonstrar capacidade de perceber e compreender o ambiente, as características e sentimentos de pessoas e / ou grupos, buscando atender aos seus interesses e necessidades (SENSIBILIDADE). 6) Evidenciar a capacidade de relacionar-se com outros por meio de idéias e ações (COMUNICABILIDADE). 7) Demonstrar capacidade de manter-se em ação continuadamente, a fim de executar uma tarefa vencendo as dificuldades encontradas (PERSISTÊNCIA). 8) Evidenciar segurança e convicção em suas atitudes, nas diferentes circunstâncias. (AUTOCONFIANÇA) 9) Evidenciar a capacidade de cumprir suas atribuições assumindo e enfrentando as conseqüências de suas atitudes e decisões. (RESPONSABILIDADE) 10) Evidenciar a capacidade de cuidar dos bens móveis e imóveis que estão ou não sob sua responsabilidade. (ZELO)PARTE TEÓRICA b. ORDEM UNIDA 1) Praticar todos os comandos por gestos com a banda executando dobrados e marchas militares. 2) Aperfeiçoar a regência de dobrados, marchas, hinos e canções militares, exórdios e refrões a pé firme e em marcha. 3) Praticar a condução da banda de música nas diversas modalidades do cerimonial militar, de acordo com o Vade Mecum. 4) Demonstrar capacidade de realizar, espontaneamente, atividades com empenho e entusiasmo (DEDICAÇÃO). 5) Evidenciar a capacidade de relacionar-se com outros por meio de idéias e ações (COMUNICABILIDADE) 6) Demonstrar capacidade de controlar suas próprias reações para continuar a agir, apropriadamente, nas diferentes situações (EQUILÍBRIO EMOCIONAL). 7) Demonstrar capacidade de antecipar-se a fatos e situações, antevendo alternativas viáveis, de modo a evitar e / ou eliminar possíveis falhas na execução da tarefa (PREVISÃO). c. ORQUESTRAÇÃO E HARMONIZAÇÃO 1) Realizar a harmonização de canto modulante a 4 vozes.

9 2) Realizar a instrumentação de uma melodia especial de piano para 15 instrumentos de uma banda de música de categoria C. 3) Realizar a transcrição de uma melodia de orquestra para 12 instrumentos da banda de música de categoria C. 4) Demonstrar capacidade de realizar, espontaneamente, atividades com empenho e entusiasmo (DEDICAÇÃO). 5) Evidenciar a capacidade de cumprir suas atribuições assumindo e enfrentando as conseqüências de suas atitudes e decisões. (RESPONSABILIDADE) d. SOLFEJO 1) Praticar o solfejo de melodias com modulação aos tons vizinhos e mudança de claves. e. ADMINISTRAÇÃO MILITAR 1) Conhecer a legislação e a documentação pertinente às Bandas de Música. 2) Conhecer a legislação e a documentação pertinente a administração de Material, Patrimônio e Pessoal. 3) Identificar as principais rotinas administrativas de uma OM. 4) Empregar os princípios estabelecidos no Sistema de Excelência do EB (SE - EB). 5) Empregar os princípios de administração e excelência gerencial no âmbito do pequeno escalão. 6) Gerenciar projetos de excelência gerencial no âmbito do pequeno escalão. 7) Demonstrar a capacidade de propor alternativas para evitar e/ou eliminar possíveis falhas na execução de uma tarefa (PREVISÃO). 8) Evidenciar a capacidade de desenvolver atividades de forma sistemática e eficiente. (ORGANIZAÇÃO). f. LIDERANÇA MILITAR 1) Reconhecer os atributos do líder e do chefe. 2) Caracterizar chefia e liderança. 3) Distinguir as atividades favoráveis e necessárias ao exercício das funções de assessoramento e chefia. 4) d. Valorizar a importância da liderança para o chefe militar.

10 5. GRADE DE AVALIAÇÃO DISCIPLINAS INTEGRANTES INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PESO PROJETO INTERDISCIPLINAR 01 PROVA PRÁTICA - ÁREAS COGNITIVA / PSICOMOTORA DISCIPLINAS INTEGRANTES INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PESO REGÊNCIA 1 Prova Formal Prática ORDEM UNIDA 1 Prova Formal Prática SOLFEJO 1 Prova Formal Prática 1,00 ADMINISTRAÇÃO MILITAR 1 Prova Formal Teórica ORQUESTRAÇÃO E HARMONIZAÇÃO 1 Prova Formal Teórica PROJETO INTERDISCIPLINAR - PERCENTUAL 100 %

11 ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA CURSO DE MESTRE DE MÚSICA ELABORADO EM 2011 REGÊNCIA CARGA HORÁRIA: 70 Hs P L A N O D E D I S C I P L I N A APROVADO PELO BI/DETMil Nº 003, DE 15 JAN OBJETIVOS PARTICULARES DA DISCIPLINA NO CURSO a. Praticar a regência de bandas de música de diferentes tipos empregadas no Exército Brasileiro. b. Praticar a regência de diferentes tipos de músicas militares e populares. c. Aperfeiçoar os conhecimentos e habilidades na prática da regência de vários tipos de música, exigindo dos músicos a obediência aos sinais de dinâmica. d. Evidenciar a capacidade de desenvolver atividades de forma sistemática e eficiente (ORGANIZAÇÃO). e. Demonstrar capacidade de perceber e compreender o ambiente, as características e sentimentos de pessoas e / ou grupos, buscando atender aos seus interesses e necessidades (SENSIBILIDADE). f. Evidenciar a capacidade de relacionar-se com outros por meio de idéias e ações (COMUNICABILIDADE). g. Demonstrar capacidade de manter-se em ação continuadamente, a fim de executar uma tarefa vencendo as dificuldades encontradas (PERSISTÊNCIA). h. Evidenciar segurança e convicção em suas atitudes, nas diferentes circunstâncias. (AUTOCONFIANÇA) i. Evidenciar a capacidade de cumprir suas atribuições assumindo e enfrentando as conseqüências de suas atitudes e decisões. (RESPONSABILIDADE) j. Evidenciar a capacidade de cuidar dos bens móveis e imóveis que estão ou não sob sua responsabilidade. (ZELO)

12 2. UNIDADES DIDÁTICAS. UNIDADE DIDÁTICA I - REGÊNCIA ASSUNTOS 1. Músicas Eruditas 2. Músicas Populares. 3. Afinação OBJETIVOS ESPECÍFICOS CARGA HORÁRIA: 62 HORAS Nr DE SESSÕES a. Executar a entrada das músicas de forma que os músicos não tenham dúvidas de quando deverá ocorrer este momento. (COMUNICABILIDADE) b. Marcar com movimentos precisos o compasso binário, ternário e quaternário. (AUTOCONFIANÇA) c. Aplicar os princípios da agógica no que diz respeito à dinâmica, à dosagem de intensidade entre os diversos instrumentos, procurando um perfeito equilíbrio sonoro (SENSIBILIDADE).. d. Interpretar corretamente fermatas e suspensões. e. Executar a advertência antes das mudanças de andamento. (RESPONSABILIDADE) f. Indicar que naipe faz um soli ou instrumento faz um solo. g. Executar o corte intermediário ou final de um trecho. h. Manter a sua partitura individual organizada. (ORGANIZAÇÃO) (ZELO) a. Executar a entrada das músicas de forma que os músicos não tenham dúvidas de quando deverá ocorrer este momento. (COMUNICABILIDADE) b. Marcar com movimentos precisos o compasso binário, ternário e quaternário. (AUTOCONFIANÇA) c. Executar às mudanças de ritmo dos boleros, valsas, tangos e outros. d. Interpretar corretamente o samba e suas variações e os mais variados estilos modernos. e. Aplicar os princípios da agógica no que diz respeito à dinâmica, à dosagem de intensidade entre os diversos instrumentos, procurando um perfeito equilíbrio sonoro (SENSIBILIDADE). f. Interpretar corretamente fermatas e suspensões. g. Fazer a advertência antes das mudanças de andamento. (RESPONSABILIDADE) h. Indicar que naipe faz um soli ou instrumento faz um solo. i. Executar o corte intermediário ou final de um trecho. a. Conhecer o sistema de temperamento dos instrumentos. (PERSISTÊNCIA) b. Conhecer a afinação racional dos instrumentos a pistões (na clave de sol) (PERSISTÊNCIA); c. Conhecer a afinação racional dos instrumentos a pistões (trompas em fá) (PERSISTÊNCIA); d. Conhecer a afinação racional dos instrumentos a pistões (trompas em sib) (PERSISTÊNCIA); e. Conhecer a afinação coletiva dos instrumentos a pistões (clave de sol e fá) (PERSISTÊNCIA); f. Conhecer a afinação das clarinetas. (PERSISTÊNCIA) g. Montar um acorde com até 6 (seis) instrumentos de tonalidades diferentes

13 INSTRUCÕES METODOLÓGICAS: a. O aluno deverá criar o hábito de ouvir musicas eruditas e praticar a regência com a partitura. b. A retificação de aprendizagem deverá ser feita na seqüência da avaliação. c. Sugere-se a utilização das seguintes técnicas de ensino: palestra, demonstração e prática controlada. f. Utilizar atividades presenciais e não presenciais. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: a. Manual de Regência Batista, Rafael. b. Praticar Regência nas seguintes Partituras: Salvador Rosa Antônio Carlos Gomes; 1812 Pietry Ilich Tchaikowsky; O Guarani Antônio Carlos Gomes; Cavalaria Ligeira Franz Von Suppé; 5ª Sinfonia 1º movimento Ludwig Von Beethoven; e Orfeu no Inferno Jaques Offenbach. 3. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PROCESSO DA AVALIAÇÃO (Tipo de Avaliação) INSTRUMENTO DE MEDIDA UD AVALIADAS TIPO DE PROVA TEMPO DESTINADO (h) RETIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM (h) PROVA PRÁTICA 08 (*) I (*) Por se tratar de prova prática não há necessidade de se destinar tempo específico para a RETAP, que será realizada durante a própria execução da prova.

14 ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA CURSO DE MESTRE DE MÚSICA ELABORADO EM 2011 ORDEM UNIDA CARGA HORÁRIA: 55 Hs P L A N O D E D I S C I P L I N A APROVADO PELO BI/DETMil Nº 003, DE 15 JAN OBJETIVOS PARTICULARES DA DISCIPLINA NO CURSO a. Praticar todos os comandos por gestos com a banda executando dobrados e marchas militares. b. Aperfeiçoar a regência de dobrados, marchas, hinos e canções militares, exórdios e refrões a pé firme e em marcha. c. Praticar a condução da banda de música nas diversas modalidades do cerimonial militar, de acordo com o Vade Mecum. d. Demonstrar capacidade de realizar, espontaneamente, atividades com empenho e entusiasmo (DEDICAÇÃO). e. Evidenciar a capacidade de relacionar-se com outros por meio de idéias e ações (COMUNICABILIDADE) f. Demonstrar capacidade de controlar suas próprias reações para continuar a agir, apropriadamente, nas diferentes situações (EQUILÍBRIO EMOCIONAL). g. Demonstrar capacidade de antecipar-se a fatos e situações, antevendo alternativas viáveis, de modo a evitar e / ou eliminar possíveis falhas na execução da tarefa (PREVISÃO).

15 2. UNIDADES DIDÁTICAS. UNIDADE DIDÁTICA I COMANDO POR GESTOS ASSUNTOS 1. Comando por gestos I 2. Comando por gestos II 3. Cerimonial militar OBJETIVOS ESPECÍFICOS CARGA HORÁRIA: 47 HORAS Nr DE SESSÕES a. Executar os comandos de atenção, marcar passo, em frente, em direção à esquerda, em direção à direita, conversão interna e alto, com a Banda de Música tocando uma canção (EQUILÍBRIO EMOCIONAL). b. Executar os comandos de atenção, marcar passo, em frente, esquerda vou ver, direita vou ver e alto, com a Banda de Música tocando uma canção (EQUILÍBRIO EMOCIONAL). c. Executar as entradas, o corte intermediário e o corte final das músicas coma banda em deslocamento (EQUILÍBRIO EMOCIONAL). a. Ensaiar os dobrados, hinos e canções militares, obedecendo as características de transmitir o sentimento cívico de soldado e cidadão (COMUNICABILIDADE). b. Ensaiar dobrados sinfônicos e marchas sinfônicas, obedecendo as suas características de transmitir garbo e vibração à tropa (COMUNICABILIDADE). c. Conhecer os procedimentos da banda de música em formação de retreta ou concerto em datas pátrias ou festivas e em datas comuns (PREVISÃO). a. Praticar solenidades isoladas com a banda de música. (DEDICAÇÃO) b. Conhecer os procedimentos com a banda de música isolada nas solenidades cívicas e festas populares, em procissões e durante os acelerados. (PREVISÃO) c. Praticar as atividades da banda de música incorporada à Guarda-de-Honra. (EQUILÍBRIO EMOCIONAL) d. Praticar as atividades da banda de música incorporada à Guarda Fúnebre. (EQUILÍBRIO EMOCIONAL) e. Praticar as atividades da banda de música incorporada a Subgrupamentos ou Destacamentos de Parada. (EQUILÍBRIO EMOCIONAL) f. Conhecer os procedimentos com a banda de música incorporada à Parada Diária ou a um grupamento que regressa de manobra, marcha ou acampamento. (PREVISÃO) g. Praticar as atividades da banda de música na formatura da OM. (EQUILÍBRIO EMOCIONAL)

16 INSTRUCÕES METODOLÓGICAS: a. O aluno deverá criar o hábito de praticar todos os comandos por gestos em frente da banda de música nas diferentes situações do cerimonial militar. b. A retificação de aprendizagem deverá ser feita na seqüência da avaliação. c. Sugere-se a utilização das seguintes técnicas de ensino: palestra, demonstração e prática controlada. d. Utilizar atividades presenciais e não presenciais. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: a. Vade Mecum do cerimonial militar. b. C 22-5 Manual de Ordem Unida c. R-2 Regulamento de Continências Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas. d. C 20-5 Manual de Toques do Exército. e. C 22-6 Manual de Inspeções, Revistas e Desfiles. 3. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PROCESSO DA AVALIAÇÃO (Tipo de Avaliação) INSTRUMENTO DE MEDIDA UD AVALIADAS TIPO DE PROVA TEMPO DESTINADO (h) RETIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM (h) PROVA PRÁTICA 08 (*) I (*) Por se tratar de prova prática não há necessidade de se destinar tempo específico para a RETAP, que será realizada durante a própria execução da prova.

17 ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA CURSO DE MESTRE DE MÚSICA ELABORADO EM 2011 ORQUESTRAÇÃO E HARMONIZAÇÃO CARGA HORÁRIA: 30 Hs P L A N O D E D I S C I P L I N A APROVADO PELO BI/DETMil Nº 003, DE 15 JAN OBJETIVOS PARTICULARES DA DISCIPLINA NO CURSO a. Realizar a harmonização de canto modulante a 4 vozes. b. Realizar a instrumentação de uma melodia especial de piano para 15 instrumentos de uma banda de música de categoria C. c. Realizar a transcrição de uma melodia de orquestra para 12 instrumentos da banda de música de categoria C. d. Demonstrar capacidade de realizar, espontaneamente, atividades com empenho e entusiasmo (DEDICAÇÃO). e. Evidenciar a capacidade de cumprir suas atribuições assumindo e enfrentando as conseqüências de suas atitudes e decisões. (RESPONSABILIDADE)

18 2. UNIDADES DIDÁTICAS. UNIDADE DIDÁTICA I ORQUESTRAÇÃO E HARMONIZAÇÃO ASSUNTOS 1. Instrumentação 2. Transcrição 3. Canto Modulante OBJETIVOS ESPECÍFICOS CARGA HORÁRIA: 30 HORAS a. Realizar a cópia de partituras musicais, observando constantemente a semelhança entre as músicas escritas de piano para a Banda de Música. (DEDICAÇÃO) b. Reproduzir as músicas escritas para piano com os instrumentos da Banda de Música. a. Realizar a cópia de partituras musicais, observando constantemente a semelhança entre as músicas escritas de Orquestra Sinfônica para a Banda de Música. (DEDICAÇÃO) b. Buscar a semelhança entre os instrumentos correspondentes na Banda de Música com o timbre dos instrumentos da Orquestra, atentando para o uníssono das claves. (RESPONSABILIDADE) a. Conhecer as regras do emprego de Harmonia Vocal (RESPONSABILIDADE). b. Reallizar exercícios baseados numa melodia para a voz do Soprano, harmonizando-a com a do Contralto, a do Tenor e a do Baixo (DEDICAÇÃO). c. Executar, por um coro de vozes masculinas, os exercícios determinados a fim de verificar a correção e a aplicação das regras. Nr DE SESSÕES INSTRUCÕES METODOLÓGICAS: a. O aluno deverá distribuir uma melodia especial de piano para 15 (quinze) instrumentos de uma banda de música de categoria C. b. O aluno deverá transcrever uma melodia originalmente escrita para orquestra e distribuir para 12 (doze) instrumentos de uma banda de música de categoria C. c. O aluno deverá praticar a harmonização de melodias modulantes para um coro a 04 (quatro) vozes,observando as regras da harmonia convencional. d. A retificação de aprendizagem deverá ser feita na seqüência da avaliação. e. Sugere-se a utilização das seguintes técnicas de ensino: palestra, demonstração e prática controlada. f. Utilizar atividades presenciais e não presenciais REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: a. SILVA, José Paulo da - Manual de Harmonia, edição corrigida e aumentada, Rio de Janeiro-RJ b. SILVA, José Paulo da Linguagem da Música 1ª Edição 1954 Rio de Janeiro RJ. c. BENEDICTIS, Savino de - Curso Teórico e Pratico de Instrumentação para Orquestra e Banda Ricordi São Paulo-SP

19 3. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PROCESSO DA AVALIAÇÃO (Tipo de Avaliação) TIPO DE PROVA INSTRUMENTO DE MEDIDA TEMPO DESTINADO (h) RETIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM (h) UD AVALIADAS PROVA TEÓRICA I

20 ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA CURSO DE MESTRE DE MÚSICA ELABORADO EM 2011 SOLFEJO CARGA HORÁRIA: 20 Hs P L A N O D E D I S C I P L I N A APROVADO PELO BI/DETMil Nº 003, DE 15 JAN OBJETIVOS PARTICULARES DA DISCIPLINA NO CURSO a. Praticar o solfejo de melodias com modulação aos tons vizinhos e mudança de claves.

21 2. UNIDADES DIDÁTICAS. UNIDADE DIDÁTICA I SOLFEJO 1. Solfejo ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS a. Praticar a leitura métrica de diferentes ritmos. b. Executar o canto de uma melodia em diversas claves sem o auxílio de instrumento. c. Executar o canto de uma melodia modulante em claves diferentes sem o auxílio de instrumento. INSTRUCÕES METODOLÓGICAS: a. O aluno deverá criar o hábito de praticar o solfejo de melodias nas diversas claves sem o auxílio de instrumentos. b. O aluno deverá criar o hábito de praticar o ditado de melodias com o auxílio de instrumentos. c. A retificação de aprendizagem deverá ser feita na seqüência da avaliação. d. Sugere-se a utilização das seguintes técnicas de ensino: palestra, demonstração e prática controlada. e. Utilizar atividades presenciais e não presenciais REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: - FIUSA, Virgínia Salgado Solfejos e Exercícios de Ritmo 19ª Edição 1967 Rio de Janeiro-RJ 3. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PROCESSO DA AVALIAÇÃO (Tipo de Avaliação) INSTRUMENTO DE MEDIDA CARGA HORÁRIA: 15 HORAS Nr DE SESSÕES 15 UD AVALIADAS TIPO DE PROVA TEMPO DESTINADO (h) RETIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM (h) PROVA PRÁTICA 05 (*) I (*) Por se tratar de prova prática não há necessidade de se destinar tempo específico para a RETAP, que será realizada durante a própria execução da prova.

22 ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA CURSO DE MESTRE DE MÚSICA ELABORADO EM 2011 ADMINISTRAÇÃO MILITAR CARGA HORÁRIA: 24 Hs P L A N O D E D I S C I P L I N A APROVADO PELO BI/DEE Nº 004, DE 13 JAN OBJETIVOS PARTICULARES DA DISCIPLINA NO CURSO a. Conhecer a legislação e a documentação pertinente às Bandas de Música. b. Conhecer a legislação e a documentação pertinente a administração de Material, Patrimônio e Pessoal. c. Identificar as principais rotinas administrativas de uma OM. d. Empregar os princípios estabelecidos no Sistema de Excelência do EB (SE - EB). e. Empregar os princípios de administração e excelência gerencial no âmbito do pequeno escalão. f. Gerenciar projetos de excelência gerencial no âmbito do pequeno escalão. g. Demonstrar a capacidade de propor alternativas para evitar e/ou eliminar possíveis falhas na execução de uma tarefa (PREVISÃO). h. Evidenciar a capacidade de desenvolver atividades de forma sistemática e eficiente. (ORGANIZAÇÃO).

23 2. UNIDADES DIDÁTICAS. UNIDADE DIDÁTICA I ADMINISTRAÇÃO MILITAR CARGA HORÁRIA: 20 HORAS ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS Nr DE SESSÕES a. Conceituar administração. 1. Noções de Administração b. Conceituar eficiência e eficácia. c. Identificar as principais rotinas administrativas de uma OM. 2 d. Demonstrar a capacidade de propor alternativas para evitar e/ou eliminar possíveis falhas na execução de uma tarefa (PREVISÃO). 2. Recebimento e exame de a. Discriminar os procedimentos relativos ao recebimento e exame de material. material. b. Classificar o material Inclusão em carga e registro a. Distinguir a documentação referente a inclusão de material em carga. do material permanente e dos b. Processar o registro dos demais tipos de material. demais tipos de material. c. Executar os procedimentos para inclusão de material em carga Descarga e substituição de material. 5. Recolhimento e alienação de material. 6. Administração de Material. 7. Correspondência Militar a. Identificar as causas de inservibilidade do material. b. Distinguir a documentação relativa à descarga de material. c. Executar os procedimentos de descarga de material de maneira organizada (ORGANIZAÇÃO). a. Descrever a sistemática de recolhimento de material. b. Confeccionar guias de recolhimento (ORGANIZAÇÃO). c. Identificar as classes de material. a. Organizar um processo de inclusão em carga de material permanente de uma UA. b. Organizar um processo de descarga de material permanente de uma UA. a. Diferenciar as normas para confecção de correspondência militar das normas para confecção de documentos da ABNT b. Conceituar correspondência militar. c. Classificar a correspondência quanto ao trânsito, natureza e tramitação. d. Aplicar as regras para salvaguarda de assuntos sigilosos

24 INSTRUCÕES METODOLÓGICAS: a. Quando for previsto Estudo de Caso, o instrutor deverá fornecer casos reais; escolhendo, de preferência, aqueles que geram mais dúvidas. b. Sempre que for possível, os alunos deverão manusear documentação real. c. Sugere-se uma visitação nas seções da OM para ver, na prática, como funciona a administração. d. A retificação de aprendizagem deverá ser feita na mostra de provas. e. Sugere-se a utilização das seguintes técnicas de ensino: palestra, estudo de caso, discussão dirigida e outras técnicas de trabalho em grupo. f. Utilizar atividades presenciais e não presenciais. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: a. BRASIL. Leis, Decretos, etc... Decreto n 3251, de 09 de novembro de Regulamento de Administração do Exército (R 3) b. BRASIL. Ministério do Exército. Departamento de Material Bélico. Normas Administrativas Relativas ao Armazenamento e Munição. c. Normas Administrativas Relativas à Manutenção. d. Normas Administrativas Relativas ao Suprimento. e. Normas para o Controle de Eqüino na Força Terrestre. f.normas para o Controle de Caninos na Força. g. Normas Administrativas Relativas ao material de Comunicações Estratégicas, eletrônica, Guerra Eletrônica e Informática. h. Normas para o Transporte Logístico de Superfície. 3. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PROCESSO DA AVALIAÇÃO (Tipo de Avaliação) INSTRUMENTO DE MEDIDA UD AVALIADAS TIPO DE PROVA TEMPO DESTINADO (h) RETIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM (h) PROVA PRÁTICA I

25 ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA CURSO DE MESTRE DE MÚSICA ELABORADO EM 2011 LIDERANÇA MILITAR CARGA HORÁRIA: 20 Hs 1. OBJETIVOS PARTICULARES DA DISCIPLINA NO CURSO P L A N O D E D I S C I P L I N A APROVADO PELO BI/DEE Nº 004, DE 13 JAN 2011 a. Reconhecer os atributos do líder e do chefe. b. Caracterizar chefia e liderança. c. Distinguir as atividades favoráveis e necessárias ao exercício das funções de assessoramento e chefia. d. Valorizar a importância da liderança para o chefe militar.

26 2. UNIDADES DIDÁTICAS. UNIDADE DIDÁTICA I LIDERANÇA MILITAR ASSUNTOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS CARGA HORÁRIA: 20 HORAS Nr DE SESSÕES 1. Conceitos Básicos. a. Definir os conceitos relativos à chefia e liderança militar. 02 a. Conceituar os atributos de liderança desejáveis no líder. 2. Atributos de Liderança. b. Identificar os atributos de liderança desejáveis no líder. a. Descrever os princípios básicos de liderança Princípios de Liderança. b. Identificar os princípios básicos de liderança ocorridos em fatos e episódios apresentados pelo instrutor. a. Identificar os tipos de liderança. 4. Tipos de Liderança. b. Distinguir os tipos de liderança em fatos ou episódios apresentados pelo instrutor. 10 c. Comparar a liderança autocrática com a liderança participativa. INSTRUCÕES METODOLÓGICAS: a. Será(ão) exibido(s) filme(s), no(s) qual(is) os alunos deverão identificar os conhecimentos ministrados em sala de aula sobre Liderança Militar, fazendo as anotações necessárias. b. Serão destinadas sessões de instrução para estudo de caso, em grupo, sobre a atuação dos personagens identificados no(s) filme(s) ou episódios apresentados pelo instrutor, quanto ao comando, chefia e liderança. c. Serão destinadas sessões de instrução para realização de discussão dirigida, onde os alunos deverão discutir sobre os aspectos (princípios de liderança, características da liderança autocrática e participativa, e outros) observados nos personagens do(s) filme(s), com intervenção do instrutor. d. Esta disciplina não será objeto de avaliação somativa, tendo em vista a reduzida carga horária. A avaliação da aprendizagem dar-se-á utilizando-se dos instrumentos da avaliação formativa previstos na NEIAE/DEP e. Sugestões de filmes para o Estudo de Caso : Platoon, Além da Linha Vermelha, Tempos de Glória. f. Sugere-se a utilização das seguintes técnicas de ensino: P, DD e EC. Utilizar atividades presenciais. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: a.estado-maior DO EXÉRCITO. Liderança Militar- IP ed. Brasília, DF, 1991 b. CAMPOS, Wagner Estelita. Chefia: Sua técnica, seus problemas. Rio de Janeiro: BIBLIEX, c. REVISTA MILITARY REVIEW. Forte Leavenworth, Kansas: [ s.n ], Trimestral. 2

27 3. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PROCESSO DA AVALIAÇÃO (Tipo de Avaliação) INSTRUMENTO DE MEDIDA TIPO DE PROVA TEMPO DESTINADO (h) RETIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM (h) Esta disciplina não será avaliada cognitivamente. UD AVALIADAS 3

ESCOLA DE SAÚDE DO EXÉRCITO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DE SAÚDE - MÉDICOS

ESCOLA DE SAÚDE DO EXÉRCITO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DE SAÚDE - MÉDICOS ESCOLA DE SAÚDE DO EXÉRCITO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DE SAÚDE - MÉDICOS 1. DURAÇÃO DO CURSO: 1400 horas - 35 semanas. 2. OBJETIVOS GERAIS DO CURSO: Habilitar os profissionais de saúde da área médica

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL PARTE: I Conceitos da gestão ambiental Aplicação: micro, pequenas e médias empresas. Referência: Norma NBR ISO 14001:2004 Tempo para implantação: de 5 à 12 meses. Duas Momentos (fases): planejamento implementação

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO N 01 DO EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 02/2014

EDITAL DE RETIFICAÇÃO N 01 DO EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 02/2014 EDITAL DE RETIFICAÇÃO N 01 DO EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 02/2014 O Prefeito em Exercício do Município de Lucas do Rio Verde e a Presidente da Comissão Examinadora do Processo

Leia mais

Valores: R$ 21,00 (comerciário/dependente), R$ 37,00 (conveniado) e R$ 48,00 (usuário).

Valores: R$ 21,00 (comerciário/dependente), R$ 37,00 (conveniado) e R$ 48,00 (usuário). CURSOS DE MÚSICA DO SESC (2º Semestre) MODALIDADE INICIANTE 1) VIOLÃO POPULAR Este curso está direcionado ao estudo da música popular com acompanhamento harmônico. Serão praticadas canções do repertório

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

O CURSO DE FORMAÇÃO MILITAR NA ESCOLA DE SAÚDE DO EXÉRCITO

O CURSO DE FORMAÇÃO MILITAR NA ESCOLA DE SAÚDE DO EXÉRCITO O CURSO DE FORMAÇÃO MILITAR NA ESCOLA DE SAÚDE DO EXÉRCITO O Curso, com duração de 35 semanas tem como objetivo habilitar os profissionais de saúde da área médica a integrarem, como militares, o Serviço

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015

Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec de São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional de Nível Médio: TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Área de conhecimento: Informação e Comunicação Componente Curricular: Aplicativos para

Leia mais

(Anexo II) DESCRIÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO

(Anexo II) DESCRIÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO (Anexo II) DESCRIÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO... 3 2 ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO Missão: Atuar nas diferentes áreas (administração, planejamento e orientação educacional) com o intuito

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Professor GILBERTO MARTIN

Plano de Trabalho Docente 2013. Professor GILBERTO MARTIN 1 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Dr. Francisco Nogueira de Lima Código:059 Município:CASA BRANCA - SP Área Profissional: SAÚDE, AMBIENTE E SEGURANÇA Habilitação Profissional: TÉCNICO

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Serviços Jurídicos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ENSINO BÁSICO 2º CICLO PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ENSINO BÁSICO 2º CICLO PLANIFICAÇÃO ANUAL Domínios e Subdomínios Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação: Interpretação e Comunicação INDICADORES O aluno canta controlando a emissão vocal em termos de afinação e respiração. O

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO CURRICULAR CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS MANUTENÇÃO DE ARMAMENTO

DOCUMENTAÇÃO CURRICULAR CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS MANUTENÇÃO DE ARMAMENTO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx DETMil ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA DOCUMENTAÇÃO CURRICULAR CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS MANUTENÇÃO DE ARMAMENTO 2 ÍNDICE DOCUMENTO NR 2. Perfil

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 12/2013

PROCESSO SELETIVO EDITAL 12/2013 PROCESSO SELETIVO EDITAL 12/2013 CARGO E UNIDADES: Instrutor de Música (Caicó) Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova: 3 (três) horas. Assine no

Leia mais

CFOR INTENDÊNCIA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL INSTRUÇÕES PECULIARES CARGA HORÁRIA: 67 HORAS PLANO DE DISCIPLINA. APROVADO PELO BI / DEP Nº, de de

CFOR INTENDÊNCIA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL INSTRUÇÕES PECULIARES CARGA HORÁRIA: 67 HORAS PLANO DE DISCIPLINA. APROVADO PELO BI / DEP Nº, de de CPOR / NPOR CFOR INTENDÊNCIA ELABORADO EM 200 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL INSTRUÇÕES PECULIARES CARGA HORÁRIA: 7 HORAS PLANO DE DISCIPLINA APROVADO PELO BI / DEP Nº, de de 1.OBJETIVOS PARTICULARES DA DISCIPLINA

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO)

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO / E.E. ESTERINA PLACCO (EXTENSAO) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Eixo Tecnológico: Segurança

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ-SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em Técnico

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 57/ 2009 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso Superior em Regência de Bandas

Leia mais

Formulário de Avaliação de Desempenho

Formulário de Avaliação de Desempenho Formulário de Avaliação de Desempenho Objetivos da Avaliação de Desempenho: A avaliação de desempenho será um processo anual e sistemático que, enquanto processo de aferição individual do mérito do funcionário

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS MÚSICOS

CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS MÚSICOS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx DETMil ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA DOCUMENTAÇÃO CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS MÚSICOS ÍNDICE DOCUMENTO NR 1. Portaria de Criação 01 2. Perfil

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC: DR. JOSÉ LUÍZ VIANA COUTINHO CÓDIGO: 073 EIXO TECNOLÓGICO: HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: QUALIFICAÇÃO: MÓDULO: COMPONENTE CURRICULAR: C.H. SEMANAL: PROFESSOR:

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Formação Inicial e Continuada (Decreto Federal nº 5154/04 e Lei Federal nº 11.741/08) PLANO DE CURSO Área: Segurança do Trabalho

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Rodrigues de Abreu Código: 135 Município: Bauru Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015

Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA / SP Eixo tecnológico: Industria Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

DECRETO Nº 3.182, DE 23 DE SETEMBRO DE 1999.

DECRETO Nº 3.182, DE 23 DE SETEMBRO DE 1999. DECRETO Nº 3.182, DE 23 DE SETEMBRO DE 1999. Regulamenta a Lei 9.786, de 8 de fevereiro de 1999, que dispõe sobre o ensino no Exército Brasileiro e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio. Professor: Isabel Santos

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio. Professor: Isabel Santos PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 Código: 0262 Ensino Técnico ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Gestão de Pessoas Eixo Tecnológico: Gestão e negócios Módulo: 1º Série C.

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE ENSINO E PESQUISA DIRETORIA DE ESPECIALIZAÇÃO E EXTENSÃO (C Aprf Esp do Realengo/1945)

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE ENSINO E PESQUISA DIRETORIA DE ESPECIALIZAÇÃO E EXTENSÃO (C Aprf Esp do Realengo/1945) MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE ENSINO E PESQUISA DIRETORIA DE ESPECIALIZAÇÃO E EXTENSÃO (C Aprf Esp do Realengo/1945) NORMAS PARTICULARES PARA GESTÃO ESCOLAR NO ÂMBITO DA DIRETORIA

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Estágio, pela sua natureza, é uma atividade curricular obrigatória,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - O presente regulamento tem por finalidade estatuir a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso

Leia mais

ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 017-EME, DE 8 DE MARÇO DE 2007.

ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 017-EME, DE 8 DE MARÇO DE 2007. ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO PORTARIA Nº 017-EME, DE 8 DE MARÇO DE 2007. Aprova as Normas para o Funcionamento do Sistema de Material do Exército (SIMATEX). O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso da competência

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS MANUTENÇÃO DE VIATURA AUTOMÓVEL

DOCUMENTAÇÃO CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS MANUTENÇÃO DE VIATURA AUTOMÓVEL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx DETMil ESCOLA DE SARGENTOS DE LOGÍSTICA DOCUMENTAÇÃO CURRICULAR CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS MANUTENÇÃO DE VIATURA AUTOMÓVEL 2 ÍNDICE DOCUMENTO Nr 2. Perfil

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antônio Magliano. Código: 088 Município: Garça. Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais. Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA EtecMONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA EE: Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

APONTAMENTOS SOBRE A DISCIPLINA DE PERCEPÇÃO MUSICAL NO ENSINO SUPERIOR DE MÚSICA

APONTAMENTOS SOBRE A DISCIPLINA DE PERCEPÇÃO MUSICAL NO ENSINO SUPERIOR DE MÚSICA APONTAMENTOS SOBRE A DISCIPLINA DE PERCEPÇÃO MUSICAL NO ENSINO SUPERIOR DE MÚSICA Luiz Rafael Moretto Giorgetti Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP (Ex-aluno) e-mail: rafael_giorgetti@hotmail.com

Leia mais

CURSO: CONTABILIDADE PÚBLICA E ANÁLISE DE BALANÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: TEORIA E PRÁTICA. Período: Abril e Setembro

CURSO: CONTABILIDADE PÚBLICA E ANÁLISE DE BALANÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: TEORIA E PRÁTICA. Período: Abril e Setembro CURSO: CONTABILIDADE PÚBLICA E ANÁLISE DE BALANÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: TEORIA E PRÁTICA Período: Abril e Setembro Público Alvo: Servidores que trabalham na área contábil financeira do estado. Objetivo:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF.MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC

PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC Dados da Instituição Razão Social Esfera Administrativa Site de Instituição Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal Central de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos/SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica de

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

ESCOLA PIRLILIM / ANO 2015 PLANO DE UNIDADE PLANO DA I UNIDADE

ESCOLA PIRLILIM / ANO 2015 PLANO DE UNIDADE PLANO DA I UNIDADE ESCOLA PIRLILIM / ANO 2015 PLANO DE UNIDADE GRUPO: 7 PERÍODO: / à / ÁREA DO CONHECIMENTO: Música CARGA HORÁRIA: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PLANO DA I UNIDADE - Conhecer e criar novas melodias. - Desenvolver

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: : Técnico em logística Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC: DR. JOSÉ LUÍZ VIANA COUTINHO CÓDIGO: 073 EIXO TECNOLÓGICO: HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: QUALIFICAÇÃO: MÓDULO: COMPONENTE CURRICULAR: C.H. SEMANAL: PROFESSOR:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA EM NÍVEL MÉDIO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 05 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Indústria Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio de Técnico em Mecânica

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

GESTÃO SENAI, SUA CONQUISTA PROFISSIONAL

GESTÃO SENAI, SUA CONQUISTA PROFISSIONAL GESTÃO SENAI, SUA CONQUISTA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS 1. TÍTULO AUXILIAR ADMINISTRATIVO CÓD. CBO 411 Preparar profissionais para prestar serviços de apoio e suporte às atividades administrativas,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: Município: GARÇA Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA FACULDADE TECNOLOGIA TUPY CURITIBA

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA FACULDADE TECNOLOGIA TUPY CURITIBA SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA FACULDADE TECNOLOGIA TUPY CURITIBA IDENTIFICAÇÃO Curso: Tecnologia em Gestão da Qualidade PLANO DE ENSINO Período/Módulo: Básico Disciplina/Unidade Curricular: Fundamentos

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º Este Regulamento disciplina as atividades do Estágio Curricular Supervisionado,

Leia mais

de conteúdos Timbre Alteração tímbrica Realce tímbrico Expressividade Dinâmica Legato e staccato Densidade sonora Altura Intervalos Melódicos e

de conteúdos Timbre Alteração tímbrica Realce tímbrico Expressividade Dinâmica Legato e staccato Densidade sonora Altura Intervalos Melódicos e Planificação 2014/2015 6º ano Educação Musical Núcleos organizadores Interpretação e Comunicação Metas de aprendizagem O aluno decide sobre a aplicação de elementos de dinâmica e agógica na interpretação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: São Jose do Rio Pardo Código: 150 Município: São Jose do Rio Pardo Área de conhecimento: Gestão e Negócios Componente Curricular: Legislação Empresarial

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA EE: Controle e Processos Industriais Eixo Tecnológico: INDÚSTRIA

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Formação Inicial e Continuada (Decreto Federal nº 5154/04 e Lei Federal nº 11741/08) PLANO DE CURSO Área: Eletroeletrônica

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO Missão do Curso Formar profissionais de nível superior, com atuação na área de Tecnologia em Gestão Financeira, a partir da articulação das teorias que fundamentam

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR APROVADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Extensão EE Arlindo Bitencourt Código: 091.02 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Habilitação

Leia mais

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO Nº 10.15 A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL (FPTI-BR) torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo nº 10.15 sob contratação em regime

Leia mais

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS CARGO: PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS - Ministrar aulas de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Anexo II CARGOS DE DCA

Anexo II CARGOS DE DCA Anexo II CARGOS DE DCA CARGO: COORDENADOR DO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADOR DO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO DE ENSINO FUNDAMENTAL Coordenar atividades específicas de área, participando

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e negócios Habilitação Profissional: Técnico em Contabilidade

Leia mais

PROGRAMA TRANSPORTE AÉREO DE MATERIAIS BIOLÓGICOS

PROGRAMA TRANSPORTE AÉREO DE MATERIAIS BIOLÓGICOS PROGRAMA TRANSPORTE AÉREO DE MATERIAIS BIOLÓGICOS (Modulo Preparação de Embarques) Treinamentos & Serviços Especiais 1 1- OBJETIVOS: - Atender em 100 % a legislação específica da Agência Nacional de Aviação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO/EXTENSÃO EE ARLINDO BITTENCOURT Código: 91 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Dr. Francisco Nogueira de Lima Código: 059 Município: Casa Branca Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Bacharelado em Sistemas de Informação FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( X ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 1º Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento da Coordenação de Ensino a Distância do Centro Universitário Franciscano do Paraná.

RESOLUÇÃO. Artigo 1º Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento da Coordenação de Ensino a Distância do Centro Universitário Franciscano do Paraná. RESOLUÇÃO CONSEPE 14/2006 Referenda a aprovação do Regulamento da Coordenação de Ensino a Distância do Centro Universitário Franciscano do Paraná. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC)

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) 1 INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) Curso: Música, bacharelado Habilitação em Regência Campus: Cuiabá Docente da habilitação: Profa. Dra. Flávia Vieira Pereira Ato interno de criação e aprovação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Qualificação: SEM CERTIFICAÇÃO TÉCNICA

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Qualificação: SEM CERTIFICAÇÃO TÉCNICA Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Dr. Francisco Nogueira de Lima Código:059 Município: CASA BRANCA Área Profissional: AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA Habilitação Profissional: TÉCNICO EM SEGURANÇA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de Técnico

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS 1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS SUMÁRIO INTERATIVO ENTENDENDO SOBRE O PROGRAMA TELECURSO TEC... 3 ÁREAS DE ESTUDO DO TELECURSO

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Cuba ANO LETIVO 2012/2013. Clube de Música. Professor Responsável: José Rui do Monte

Agrupamento de Escolas de Cuba ANO LETIVO 2012/2013. Clube de Música. Professor Responsável: José Rui do Monte Agrupamento de Escolas de Cuba ANO LETIVO 2012/2013 Clube de Música Professor Responsável: José Rui do Monte 1 O Clube de Música irá desenvolver a sua atividade ao longo do ano letivo 2012/2013 e tem como

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

ANEXO III DESCRIÇÕES DE CARGOS MAGISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI

ANEXO III DESCRIÇÕES DE CARGOS MAGISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI ANEXO III DESCRIÇÕES DE CARGOS MAGISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI CARGO: PROFESSOR DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Executar as atividades de regência de classe, planejamento escolar, participação na elaboração

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BANANAL ESTADO DE SÃO PAULO

PREFEITURA MUNICIPAL DE BANANAL ESTADO DE SÃO PAULO PRIMEIRA RETIFICAÇÃO AO EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO N 001/2014 A Prefeitura do Município de Bananal/SP, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no artigo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Descentralizada E.E. Arlindo Bittencourt Código: 091-2 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão em Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) -

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) - CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Participar do processo de planejamento e elaboração da proposta pedagógica da escola; orientar a aprendizagem dos alunos; organizar as atividades inerentes ao processo

Leia mais