CHAMADA PARA SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO/2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CHAMADA PARA SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO/2014"

Transcrição

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO INTERDISCIPLINAR DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO CHAMADA PARA SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO/2014 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGIE/UFRGS, de acordo com o Regimento Interno e por deliberação da Comissão Coordenadora, comunica a abertura do processo seletivo para o Curso de Doutorado em Informática na Educação, com o ingresso previsto em março de 2014, que será regido pelas normas abaixo descritas e conduzido pela Comissão de Seleção. I - Das Vagas Art 1º - As vagas de que trata a presente Chamada serão distribuídas nas Linhas de Pesquisa existentes no Programa, conforme demonstrativo apresentado no Anexo 1. Para a presente seleção, o Programa oferece 22 vagas, que podem, ou não, ser preenchidas em sua totalidade. Art 2º - O preenchimento das vagas para cada orientador obedecerá à ordem de classificação geral dos candidatos de acordo com os critérios estabelecidos para o Processo de Seleção, não implicando necessariamente o preenchimento de todas as vagas oferecidas. II - Da Inscrição Art 3º - As inscrições de que trata a presente Chamada serão realizadas no período de 06 a 11 de novembro de 2013, junto à Secretaria do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação (Av. Paulo Gama, Prédio CINTED - 3º andar, sala 332) ou ainda através do envio da documentação pelo correio, que deverá ser postada, via SEDEX até 11 de novembro de 2013, com o seguinte endereçamento: A/C Secretaria, Inscrição Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Av. Paulo Gama, prédio º andar - sala CEP: Porto Alegre (RS) - Brasil. Veja cronograma de seleção no Anexo 2. Paragráfo 1º - Documentos exigidos para inscrição:

2 I. Formulário de Inscrição com indicações prévias de uma linha de pesquisa e de um provável orientador, anexando Declaração de interesse (carta ou ) do provável orientador e Comprovante de estudos em uma segunda língua estrangeira. Vide formulário em formato Word. II. Duas cartas de recomendação. Vide formulário em formato Word. III. Cópias do diploma de graduação e de pós-graduação em nível de mestrado em curso reconhecido pela CAPES (frente e verso) ou atestado de que o está concluindo, histórico escolar do mestrado, carteira de identidade e CPF (ou equivalente); IV. Uma foto 3x4 recente; V. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) ou comprovante de isenção da mesma para carentes. Informações para pagamento da taxa: a) Acessar o link b) Preencher os seguintes campos: Nome do Contribuinte CPF do contribuinte Vencimento (data do pagamento) Valor do documento Descrição do recolhimento (Taxa de Inscrição Concurso de Processos Seletivos) Unidade Gestora ( Centro de Processamento de Dados) Emitir DOC de pagamento; Documentos que devem ser entregues somente após a 1ª etapa do processo de seleção, exclusivamente para os aprovados na prova escrita: VI. Curriculum Vitae, modelo Lattes/CNPq, anexando uma produção intelectual recente que julgar mais relevante, já publicada, ou apresentada publicamente, ou submetida à publicação com indicação de aceite ou aprovação (dissertação, artigo em periódico, artigo em congresso, livro ou capítulo de livro, projeto ou relatório, vídeo ou software); VII. Pré-projeto de tese, até o limite de 08 páginas (fonte 12 Times New Roman ou equivalente, espaço um e meio e espaço dois entre parágrafos), situando a temática e a problemática no contexto contemporâneo da Informática na Educação, justificando a pertinência, levantando possíveis problemas a serem investigados, bem como provável quadro teórico-metodológico de referência e expectativa de campo empírico. Parágrafo 2º - Os documentos VI e VII (curriculum vitae, anexando uma Produção Intelectual recente e pré-projeto) deverão ser entregues encadernados em três vias. Estes documentos somente serão entregues pelos candidatos aprovados e selecionados na

3 1ª etapa do processo de seleção (prova escrita), até o dia 12 de dezembro de 2013, na secretaria do PPGIE. Parágrafo 3º - Os candidatos que necessitam de isenção da taxa de inscrição para seleção deverão se habilitar e entregar documentação, para fins de exame, junto à Secretaria Acadêmica no PPGIE. Para isso, deverão: 1) cumulativamente: a) estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto n , de 26/6/2007; e b) ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n , de 2007; 2) ou serem servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Art 4º - As inscrições serão homologadas pela Comissão de Seleção até 13 de novembro de 2013, com a verificação de que as mesmas obedeçam às orientações desta Chamada. III - Da Seleção Art 5º - O candidato cuja inscrição tiver sido homologada será submetido ao Processo de Seleção que constará de: 1ª ETAPA: Prova escrita de conhecimentos, ocorrendo no dia 21 de novembro de 2013, das 14h às 18h, em local a ser divulgado no mural e na página do PPGIE. Não poderá ser feita consulta a qualquer material, inclusive eletrônico ou manuscrito. A nota mínima para aprovação é 7,0 (sete). A Prova de conhecimentos será escrita, de caráter eliminatório e versará sobre temas relacionados à área de Informática na Educação, observado as temáticas das linhas de pesquisa do PPGIE ( A relação bibliográfica encontra-se no Anexo 3. Critérios de avaliação: clareza da escrita e da argumentação (peso 5); utilização apropriada dos conceitos escolhidos (peso 3); referência à bibliografia indicada no Edital de Seleção e a outras bibliografias consideradas pertinentes (peso 2). Serão chamados para participar da 2º Etapa de seleção os candidatos que obtiverem no mínimo a nota 7,0 (sete) na prova. Os resultados da 1ª Etapa do Processo de Seleção serão divulgados no mural do PPGIE e na página do Programa ( no dia 02 de dezembro de 2013 havendo após um período para recursos, que deverão ser entregues na secretaria do PPGIE nos dias 03 a 05 de dezembro de 2013.

4 Os resultados dos recursos da 1ª Etapa serão divulgados no mural e no site do Programa ( no dia 06 de dezembro de ª ETAPA: O candidato selecionado na 1ª Etapa deverá entregar na Secretaria do PGIE a documentação restante (curriculum vitae, anexando uma Produção Intelectual recente e pré-projeto) de 09 a 12 de dezembro de A divulgação do calendário das entrevistas e defesas dos pré-projetos será feita no mural e na página do Programa ( no dia 13 de dezembro de A 2º Etapa de seleção ocorrerá entre os dias 17 a 19 de dezembro de 2013 e consiste em: a) Entrevista individual: o candidato deverá fazer uma exposição oral defendendo seu pré-projeto entregue, versando sobre umas das linhas de pesquisa do curso de Doutorado, com duração máxima de dez minutos, seguido de uma arguição por parte da banca. Critérios de avaliação: 1) clareza na exposição do problema e dos objetivos da pesquisa (peso 5); 2) apropriação das escolhas teórico-conceituais e dos procedimentos metodológicos (peso 3); 3) qualidade e precisão das respostas às perguntas feitas pela banca (peso 2). b) Análise do Curriculum Vitae Lattes (registrado na plataforma Lattes/CNPq): critérios de avaliação: 1) coerência da trajetória acadêmica do candidato com as propostas teórico-metodológicas do PPGIE (peso 4); 2) publicações em periódicos científicos indexados e em Anais de Congresso, reconhecidos no sistema Qualis/CAPES ou com um bom nível de impacto (tal como JCR maior que 0,5) (peso 6); Os candidatos serão classificados em ordem decrescente através da média ponderada entre a nota da prova de conhecimentos, a nota da entrevista com defesa de pré-projeto e a nota do currículo, de acordo com seus respectivos pesos. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo, nota 7,0 (sete). A Prova escrita de conhecimentos será responsável por 50% da nota final; a entrevista individual, por 30% e a análise do currículo pelos 20% restantes. Os resultados parciais de classificação serão liberados no dia 23 de dezembro de 2013 no mural e no site do Programa, havendo após um período para recursos, que deverão ser entregues na secretaria do PPGIE entre os dias 06 a 08 de janeiro de Os resultados finais da seleção serão divulgados no mural e no site do Programa ( no dia 10 de janeiro de 2014.

5 Paragráfo 1º - O preenchimento das vagas obedecerá à ordem de classificação, de acordo com o número de vagas de cada orientador. Em caso de empate na média final, a classificação dos candidatos será decidida pelos seguintes critérios, na ordem: maior pontuação no Curriculum Vitae e preferência ao candidato mais idoso. IV - Do Ingresso Art 6º - Em nenhuma das etapas do processo seletivo haverá 2ª chamada. Art 7º - O material de inscrição dos candidatos não selecionados deverá ser retirado junto à Secretaria Acadêmica do PPGIE até o prazo máximo de 30 dias após a divulgação dos resultados finais. Art 8º - Os candidatos selecionados deverão efetuar suas matrículas na Secretaria do Programa de acordo com calendário a ser fixado pela Comissão Coordenadora, que será divulgado até o final de fevereiro de ( Art 9º - Não é permitido ao candidato selecionado o trancamento de matrícula no transcurso do 1º ano letivo. V - Da Comissão de Seleção e Disposições Finais Art A Comissão de Seleção será designada pelo Coordenador do PPGIE, consultados os seus integrantes previamente. Art Os casos omissos ou situações não previstas nesta Chamada serão resolvidos pela Comissão de Seleção. Parágrafo 1º - A divulgação dos resultados finais dos selecionados para ingresso no PPGIE será feita através do mural e da página do PPGIE em 10 de janeiro de Porto Alegre, 07 de outubro de Profa. Dra. Maria Cristina Villanova Biasuz Coordenadora do PPGIE/UFRGS

6 Anexo 1 PROFESSORES ORIENTADORES POR LINHAS DE PESQUISA PROFESSORES ORIENTADORES / NÚMERO DE VAGAS Linha de Pesquisa Interfaces Digitais em: Educação, Arte, Linguagem e Cognição Léa da Cruz Fagundes: 03 Maria Cristina Villanova Biasuz: 01 Cleci Maraschin: 02 Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico Antonio Carlos da Rocha Costa: 01 Milton Antônio Zaro: 02 Magda Bercht: 02 Rosa Maria Vicari: 01 Ambientes Informatizados e Ensino a Distância Eliseo Berni Reategui: 02 José Valdeni de Lima: 02 Liane Margarida Rockenbach Tarouco: 01 Patrícia Alejandra Behar: 02 Liliana Maria Passerino : 02 Lucila Maria Costi Santarosa: 01

7 Anexo 2 CRONOGRAMA PARA SELEÇÃO - DOUTORADO/2013 Inscrições ao Doutorado do PPGIE: 06/11 a 11/11/2013 (última data de postagem por sedex: 11/11/2013) Homologação das inscrições (publicação em papel no mural do PPGIE e na WEB, no site ): 14/11/2013-1ª ETAPA SELEÇÃO: prova Escrita (eliminatória) 21/11/2013 (14h-18h) Resultados da 1ª ETAPA (publicação em papel no mural do PPGIE e na WEB, no site ): 02/12/2013 Período para recursos: 03/12/2013 a 05/12/2013 Divulgação dos resultados dos recursos referente a 1ª Etapa (publicação em papel no mural do PPGIE e na WEB, no site ): 06/12/2013. Entrega da documentação relativa à 2ª etapa (CV e Pré-Projeto): de 09/12/2013 a 12/12/2013-2ª ETAPA SELEÇÃO: entrevistas e defesa de pré-projeto: Divulgação do calendário de entrevistas (publicação em papel no mural do PPGIE e na WEB, no site ): 13/12/2013 Entrevistas: de 17/12/2013 a 19/12/2013 Divulgação dos resultados parciais (publicação em papel no mural do PPGIE e na WEB, no site ): 23/12/2013. Período para recursos: de 06/01/2014 e 08/01/2014. Divulgação dos resultados finais (publicação em papel no mural do PPGIE e na WEB, no site ): 10/01/2014.

8 Matrículas: Março/2014 Vigência do Edital: 07/10/2013 até 31/03/2014

9 Anexo 3 Embora o PPGIE não faça exigências especificas relativas à bibliografia de apoio para a prova escrita ou a elaboração do préprojeto, uma sugestão de referência consiste na publicação "Informática na Educação: Teoria & Prática", disponível no site

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017 A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL Edital PPGPSI nº 01/2017 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 01/2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 01/2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 01/2019 A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da

Leia mais

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015)

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, do Instituto de

Leia mais

Edital PPGPSI nº 01/2013 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2014)

Edital PPGPSI nº 01/2013 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2014) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL Edital PPGPSI nº 01/2013 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas Mestrado (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público em 15 de maio de 2016 o regulamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FILOSOFIA 2014/1 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FILOSOFIA 2015/1 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

EDITAL 005/PPGECT/2015

EDITAL 005/PPGECT/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Centro de Ciências da Educação Centro de Ciências Biológicas

Leia mais

EDITAL PPGCLIC nº 01/2016 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2017)

EDITAL PPGCLIC nº 01/2016 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2017) EDITAL PPGCLIC nº 01/2016 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2017) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, do Instituto de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DOUTORADO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INGRESSO 2015

EDITAL DE SELEÇÃO DOUTORADO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INGRESSO 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação - CINTED Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL DE SELEÇÃO DOUTORADO EM INFORMÁTICA

Leia mais

EDITAL PPGCardiologia Nº 01/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE FLUXO CONTÍNUO PARA O CURSO DE DOUTORADO (Ingresso em 2017)

EDITAL PPGCardiologia Nº 01/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE FLUXO CONTÍNUO PARA O CURSO DE DOUTORADO (Ingresso em 2017) EDITAL PPGCardiologia Nº 01/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE FLUXO CONTÍNUO PARA O CURSO DE DOUTORADO (Ingresso em 2017) O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: CARDIOLOGIA E CIÊNCIAS CARDIOVASCULARE

Leia mais

UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU)

UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU) 1 UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU) A Universidade Federal Fluminense (UFF) torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as

Leia mais

EDITAL 005/PPGECT/2017

EDITAL 005/PPGECT/2017 EDITAL 005/PPGECT/2017 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica PPGECT/UFSC torna pública a abertura de inscrições à seleção para o curso de DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Leia mais

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2016 A Coordenação

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM E D I T A L Nº 01/2017 EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TURMA 2018 O Programa de

Leia mais

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PPGEC Nº 03/2018

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PPGEC Nº 03/2018 CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PPGEC Nº 03/2018 Estabelece normas e procedimentos de seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Processo Seletivo 2017/2 Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Matemática

Leia mais

EDITAL PPGCardiologia Nº 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO (Ingresso em 2016)

EDITAL PPGCardiologia Nº 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO (Ingresso em 2016) EDITAL PPGCardiologia Nº 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO (Ingresso em 2016) O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: CARDIOLOGIA E CIÊNCIAS CARDIOVASCULARES (Programa) comunica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL Nº 01/2018 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOL OGIA MOLECULAR DA UFRGS EDITAL Nº 0 1/2017 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 18 de agosto a 26 de setembro de 2014

Leia mais

EDITAL Nº 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ECONOMIA ÊNFASE EM ECONOMIA APLICADA PERÍODO LETIVO 2012

EDITAL Nº 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ECONOMIA ÊNFASE EM ECONOMIA APLICADA PERÍODO LETIVO 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ECONOMIA ÊNFASE EM ECONOMIA APLICADA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL Nº 01/2018 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2015 A Coordenação

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM E D I T A L Nº 01/2018 EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TURMA 2019 O Programa de

Leia mais

EDITAL PPGE3M Nº 63/2015

EDITAL PPGE3M Nº 63/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM ENGENHARIA DE MINAS, METALÚRGICA E DE MATERIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (Ingresso em 2015/2º trimestre) EDITAL PPGE3M Nº 63/2015 O PROGRAMA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2017 A Coordenação

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá RESOLUÇÃO Nº 060/2017-PPE CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, neste Programa de Pós-Graduação em Educação, no dia 10/08/2017. Prazo recursal: 5 dias úteis. Aprova

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO

Leia mais

Local: Seção Técnica de Comunicações. Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h

Local: Seção Técnica de Comunicações. Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: de 17 de agosto a 21 de setembro de 2015 Procedimento obrigatório:

Leia mais

EDITAL. Processo Seletivo Semestral 2019/1 Doutorado

EDITAL. Processo Seletivo Semestral 2019/1 Doutorado EDITAL Processo Seletivo Semestral 2019/1 Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMAT/UFRGS) torna público o processo seletivo para ingresso

Leia mais

EDITAL Nº 083/2016 SELEÇÃO DE ALUNO REGULAR 1º SEMESTRE/2017

EDITAL Nº 083/2016 SELEÇÃO DE ALUNO REGULAR 1º SEMESTRE/2017 Universidade Federal de Pelotas Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto de Física e Matemática Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Matemática EDITAL Nº 083/2016 SELEÇÃO DE ALUNO REGULAR

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2017

EDITAL DE SELEÇÃO 2017 EDITAL DE SELEÇÃO 2017 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições ao Curso de Doutorado para ingresso

Leia mais

Edital 003 /2015 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2016

Edital 003 /2015 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2016 Edital 003 /2015 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política - 2015/2016 Informações sobre o Doutorado O Doutorado em Sociologia Política foi criado em 1999. Tem a duração de quatro anos e

Leia mais

EDITAL 001/2013 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE DISCENTES

EDITAL 001/2013 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE DISCENTES EDITAL 001/2013 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE DISCENTES O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, torna público o Edital

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS E ECONOMIA

EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS E ECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS E ECONOMIA O Coordenador do Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS EDITAL 2018/01 O DIRETOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CONSIDERANDO O QUE

Leia mais

Edital Nº 02/2018 CAPÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO E DOS CANDIDATOS

Edital Nº 02/2018 CAPÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO E DOS CANDIDATOS EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (PPGBM/UFRGS) Edital Nº 02/2018

Leia mais

EDITAL PPGEpi Nº 03/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER)

EDITAL PPGEpi Nº 03/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER) Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Ramiro Barcelos, 2400 2º andar CEP 90035-003 Porto Alegre-RS Tel.+55 (51) 3308.5620 Fax +55 (51) 3308.5621 E-mail ppgepid@ufrgs.br EDITAL

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DOUTORADO EM ECOLOGIA 2012

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DOUTORADO EM ECOLOGIA 2012 1 EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DOUTORADO EM ECOLOGIA 2012 O da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de acordo com a legislação e regimento em vigor, torna público para o conhecimento

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá RESOLUÇÃO Nº 061/2017-PPE CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, neste Programa de Pós-Graduação em Educação, no dia 10/08/2017. Prazo recursal: 5 dias úteis. Aprova

Leia mais

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DA UFRGS, NO

Leia mais

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DA UFRGS, NO

Leia mais

EDITAL No 01/2010 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

EDITAL No 01/2010 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS EDITAL No 01/2010 EDITAL DE INSCRIÇÃO,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2014/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2014/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2014/01 O DIRETOR DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

Edital 002/2012. Processo Seletivo Mestrado e Doutorado

Edital 002/2012. Processo Seletivo Mestrado e Doutorado Edital 002/2012 Processo Seletivo Mestrado e Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Psiquiatria torna público que receberá a documentação dos candidatos ao processo de seleção para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, MESTRADO E DOUTORADO Aprovado pelas

Leia mais

EDITAL. Processo Seletivo Semestral 2019/1 Mestrado

EDITAL. Processo Seletivo Semestral 2019/1 Mestrado EDITAL Processo Seletivo Semestral 2019/1 Mestrado O Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMAT/UFRGS) torna público o processo seletivo para ingresso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01 A DIRETORA DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2018

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2018 EDITAL DE SELEÇÃO 001/2018 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática PPGECM/UFPR, conforme decisão do Colegiado, torna pública a abertura de inscrições à seleção

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia. Edital de Seleção Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia. Edital de Seleção Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Edital de Seleção 2014 - Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Microbiologia

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital nº 01/2013 Inscrição e seleção de candidatos ao Curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, nos termos regimentais 1. Torna-se público que, de 12 de agosto de 2013 a 11 de outubro de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO AVISO DE EDITAL Nº 001/2012 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Processo Seletivo Semestral Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Matemática

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO EM 2012 NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO EM 2012 NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO EM 2012 NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2011 MESTRADO EM PSICOLOGIA

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2011 MESTRADO EM PSICOLOGIA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2011 O Programa de Pós-Graduação em Psicologia divulga esse Edital de ofertas de vagas para o curso de Mestrado em Psicologia, com início em 28 de março de 2011. 1. DAS VAGAS

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais EDITAL 05/2009-PGC A professora Dra. Celene Tonella, Coordenadora do Curso de Mestrado, da Universidade Estadual de Maringá, no uso de suas atribuições legais, Considerando o Regulamento do, aprovado na

Leia mais

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO 1 EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação, no uso de suas atribuições

Leia mais

Edital Nº 04/2017 CAPÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO E DOS CANDIDATOS

Edital Nº 04/2017 CAPÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO E DOS CANDIDATOS EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (PPGBM/UFRGS) Edital Nº 04/2017

Leia mais

EDITAL PPGE3M Nº 93/2019

EDITAL PPGE3M Nº 93/2019 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM ENGENHARIA DE MINAS, METALÚRGICA E DE MATERIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (Ingresso em 2019/1º trimestre) EDITAL PPGE3M Nº 93/2019 O PROGRAMA

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital de Seleção para o Curso de Doutorado - 2017 Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/PUCRS Torna-se público que, de 5 de setembro a 17 de outubro de 2016, estarão abertas as inscrições dos

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO

Leia mais

EDITAL 148 de 5/04/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA

EDITAL 148 de 5/04/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA EDITAL 148 de 5/04/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão Deliberativa do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Instituto de Ciência e Tecnologia Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Instituto de Ciência e Tecnologia Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica EDITAL Nº 002/2017 Normas do Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, referente ao ingresso no segundo semestre do ano de 2017. O, da Universidade Federal de São Paulo -

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO

Leia mais

EDITAL 874 de 16/10/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA PARA TURMA DE 2019/1

EDITAL 874 de 16/10/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA PARA TURMA DE 2019/1 EDITAL 874 de 16/10/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA PARA TURMA DE 2019/1 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão Deliberativa do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2013/1 A Coordenação

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (EESC- USP) DOUTORADO

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (EESC- USP) DOUTORADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (EESC- USP) DOUTORADO DISPOSIÇÕES GERAIS 1. Poderão participar do processo seletivo

Leia mais

Edital 003/2016 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2017

Edital 003/2016 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2017 Edital 003/2016 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política - 2016/2017 Informações sobre o Doutorado O Doutorado em Sociologia Política foi criado em 1999. Tem a duração de quatro anos e o

Leia mais

Edital PPGPSIQ 001/2015 Processo Seletivo para Doutorado modalidade FLUXO CONTÍNUO

Edital PPGPSIQ 001/2015 Processo Seletivo para Doutorado modalidade FLUXO CONTÍNUO Edital PPGPSIQ 001/2015 Processo Seletivo para Doutorado modalidade FLUXO CONTÍNUO O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Psiquiatria torna público que receberá a documentação dos candidatos

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2017

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2017 EDITAL DE SELEÇÃO 001/2017 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática PPGECM/UFPR, conforme decisão do Colegiado, torna pública a abertura de inscrições à seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Processo Seletivo 2017/2 Mestrado O Programa de Pós-Graduação em Matemática

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA TURMA 2014/2 CURSO DE DOUTORADO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA TURMA 2014/2 CURSO DE DOUTORADO EDITAL TURMA 2014/2 A Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, faz saber aos interessados que, no período de 19 de setembro a 20 de outubro de 2014, estarão abertas as

Leia mais

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

EDITAL 001/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE DISCENTES

EDITAL 001/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE DISCENTES EDITAL 001/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE DISCENTES O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC torna público o Edital

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIAE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIAE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIAE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS EDITAL PROCESSO SELETIVO 2014/1 - DOUTORADO O Programa

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O F A C U L D A D E D E D I R E I T O C U R S O D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O F A C U L D A D E D E D I R E I T O C U R S O D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O EDITAL FD/PÓS/SEL. nº 01/2008 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE DIREITO DA USP PARA 2009. A Comissão de Pós-Graduação (CPG) da FDUSP, no uso de sua competência

Leia mais

Período: 11 a 14/06/2018. Obs. Também serão aceitas inscrições realizadas pelo correio (postadas até a data limite)

Período: 11 a 14/06/2018. Obs. Também serão aceitas inscrições realizadas pelo correio (postadas até a data limite) UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal EDITAL - 2018 A em

Leia mais

Edital ATAc/IFSC-10/2016, de 08/07/2016

Edital ATAc/IFSC-10/2016, de 08/07/2016 Edital ATAc/IFSC-10/2016, de 08/07/2016 ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FÍSICA, NAS ÁREAS DE FÍSICA BÁSICA E FÍSICA APLICADA DO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS

Leia mais

I.4. Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

I.4. Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO BIOMÉDICO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOPATOLOGIA CLÍNICA E EXPERIMENTAL - CLINEX CURSO DE DOUTORADO EDITAL Programa de

Leia mais

Edital N. 009/2018 SELEÇÃO - PPGFIL

Edital N. 009/2018 SELEÇÃO - PPGFIL CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA Edital N. 009/2018 SELEÇÃO - PPGFIL Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NA ESCOLA ADMINISTRAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR TURMA 2015 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NA ESCOLA ADMINISTRAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR TURMA 2015 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NA ESCOLA EDITAL GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NA ESCOLA TURMA 2015 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Leia mais

EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO 2014 DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM CIÊNCIA POLÍTICA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA

EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO 2014 DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM CIÊNCIA POLÍTICA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA 1 EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO 2014 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará CAEN/UFC

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL Processo Seletivo Semestral Mestrado O Programa de Pós-Graduação em Matemática

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO PROGRAMA DE BOLSA ESPECIAL PARA DOUTORADO EM PESQUISA MÉDICA - PBE-DPM II - CAPES Julho/Agosto de 2015 Nome

Leia mais

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência;

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência; EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL - 2017 I - INSCRIÇÃO Nível/Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 15 de agosto a 16 de setembro de 2016 Procedimento obrigatório:

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2017

EDITAL DE SELEÇÃO 2017 EDITAL DE SELEÇÃO 2017 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições ao Curso de Mestrado para ingresso

Leia mais

Edital de Seleção ao Curso de Mestrado Turma de 2010

Edital de Seleção ao Curso de Mestrado Turma de 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Edital de Seleção ao Curso de Mestrado Turma de 2010 A coordenadora

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Educação Curso

Leia mais

EDITAL 2019/ Requerimento de inscrição em formulário próprio disponível no site do Programa, acompanhado de 1 foto 3x4;

EDITAL 2019/ Requerimento de inscrição em formulário próprio disponível no site do Programa, acompanhado de 1 foto 3x4; ANO LII N. 175 27/09/2018 SEÇÃO IV PÁG. 0161 EDITAL 2019/01 O DIRETOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CONSIDERANDO O QUE ESTABELECE A RESOLUÇÃO 02/2010 DO CONSELHO DE ENSINO

Leia mais

EDITAL 01/2018 DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES E SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO (INGRESSO 2019)

EDITAL 01/2018 DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES E SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO (INGRESSO 2019) EDITAL 01/2018 DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES E SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO (INGRESSO 2019) 1 ABERTURA O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia - PPGZ (CONCEITO 6 NA ÚLTIMA AVALIAÇÃO DA CAPES) da Universidade

Leia mais