Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal"

Transcrição

1 REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL-PPGCAN DA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Capítulo I Dos Objetivos e da Organização Geral Art. 1 o - A (UFAM) manterá na (FCA) o (PPGCAN), com o Curso de Mestrado em Ciência Animal, que se rege por este Regimento Interno, pelo Regimento Geral e normas complementares de Pós-Graduação, pelas normas gerais da UFAM, bem como pelas normas nacionais determinadas pela CAPES/MEC. Art. 2 o - O Programa conferirá o grau de Mestre em Ciência Animal. Art. 3 o - O Programa tem por finalidade: a) Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país e da região por meio da formação de recursos humanos altamente qualificados. b) Proporcionar ao discente graduado aprofundamento do saber na área de Zootecnia. c) Promover o avanço científico e tecnológico em Produção Animal. Art. 4 o - O Curso de Mestrado em Ciência Animal envolve a preparação e defesa de dissertação, compreendendo revisão da literatura ou fundamentação teórica, demonstrando capacidade de sistematização e revelando domínio do tema e da metodologia científica utilizada. Capítulo 2 Da Organização Didática Art. 5 o - A área de concentração do Programa será Produção Animal. Art. 6 o - As linhas de pesquisa do Programa serão determinadas por Resolução do Colegiado do Programa. Art. 7 o - O quadro de disciplinas e demais componentes curriculares do Curso de Mestrado são definidos por Resolução do Colegiado do Programa, devendo contemplar as exigências pertinentes que constam no Regimento Geral de Pós-Graduação e resoluções complementares. Art. 8 o - As disciplinas são classificadas em obrigatórias e optativas:

2 a) O discente deverá obter pelo menos 26 (vinte e seis) créditos, dos quais 14 (catorze) créditos em disciplinas obrigatórias e 12 (doze) créditos em disciplinas optativas. Parágrafo Único Serão atribuídos 12 (doze) créditos à atividade Dissertação de mestrado. Art. 9º- Cada disciplina terá seu valor expresso em créditos. 1 - Computar-se-á 1 (um) crédito para 15 (quinze) horas/aula de natureza teórico-prática. 2 - Poderão ser atribuídos créditos por atividades de docência assistida, respeitada a regulamentação pertinente. Art. 10º- Serão consideradas Atividades Complementares com direito a créditos, aquelas que não fazem parte das disciplinas curriculares, devendo estar relacionadas com a área de conhecimento do Curso e limitadas em no máximo de 4 (quatro) créditos. As atividades complementares serão definidas periodicamente em norma complementar. Art. 11º- As disciplinas e outras atividades poderão ser ministradas na modalidade presencial ou a distância, sob a forma de preleções, seminários, discussões em grupo, trabalhos práticos ou outros procedimentos didáticos peculiares à área de Zootecnia, inclusive treinamento em serviço, assegurando ao discente liberdade de iniciativa e participação ativa. Capítulo 3 Da Coordenação do Programa Art. 12 o - O Programa terá um Colegiado de Pós-Graduação e uma Coordenação de Programa de Pós- Graduação, cujas constituições e atribuições são definidas pelo Regimento Geral da Pós-Graduação da UFAM. Parágrafo único Outras atribuições do Colegiado, da Coordenação ou do Coordenador poderão ser definidas por normas complementares do Colegiado, consultada a Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da (CPPG), se necessário. Art. 13 o - O Colegiado reunir-se-á: a) Ordinariamente, por convocação do Coordenador. b) Pela vontade, expressa por escrito, de um terço (1/3) de seus membros. 1º - O Colegiado se reúne com a maioria absoluta de seus membros e decide por maioria simples de votos, cabendo ao Coordenador o voto de qualidade, no caso de empate.

3 2º - De cada reunião será lavrada ata, da qual se distribuirá cópia a cada membro do Colegiado para aprovação, antes da reunião seguinte. Capítulo 4 Dos Docentes e da Orientação Art. 14 o - Os docentes do Programa deverão ter o título de Doutor ou equivalente. Art. 15 o - O credenciamento e descredenciamento dos professores do Programa seguirá regras definidas em Resolução do Colegiado do Programa, consideradas as normas e orientações da CAPES. Art. 16 o - Todo discente deverá ter um professor do Programa como orientador. 1º - A orientação do aluno será efetivada por um professor orientador, vinculado ao. 2º - O aluno terá, a partir de sua matrícula, a supervisão do professor orientador, que poderá ser substituído, posteriormente, caso seja de interesse de uma das partes. 3º - Quando necessário, o professor orientador poderá indicar ao Colegiado do Programa o Professor que exercerá a Coorientação do aluno. 4º - Cada docente do quadro permanente poderá orientar simultaneamente no máximo 4 (quatro) orientados; em casos especiais o número de orientados poderá ser excedido mediante aprovação da Coordenação do Programa. Art. 17º- O corpo docente do será composto por 3 (três) categorias conforme norma da CAPES: docentes permanentes, constituindo o núcleo principal de docentes do programa, docentes colaboradores e docentes visitantes. 1º - Serão considerados permanentes os docentes que desenvolvem, no Programa de Pós- Graduação em Ciência Animal, atividades de ensino, pesquisa e orientação de dissertações. 2º - Serão considerados colaboradores os docentes que possam contribuir de forma complementar ou eventual com o Programa, podendo ministrar disciplinas, colaborar em projetos de pesquisa e coorientar dissertações; 3º - Serão considerados professores visitantes aqueles docentes vinculados a Instituições de Ensino Superior no Brasil ou no exterior que, durante um período contínuo e determinado, estejam à disposição da Instituição contribuindo para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa no Programa.

4 Art. 18º- São competências do Corpo Docente: a) Elaborar, apresentar e cumprir Plano de Trabalho em consonância com a finalidade e os objetivos do Programa; b) Manter Currículo Lattes atualizado; c) Ministrar aulas das disciplinas e/ou seminários que lhe forem atribuídos, cumprindo as respectivas cargas horárias totais; d) Orientar os discentes nos temas relacionados às suas disciplinas e na elaboração da dissertação, bem como na elaboração do Plano de Estudo e Relatório; e) Participar de bancas de qualificação e de defesa de dissertação do Programa, quando convidado; f) Desenvolver atividades de pesquisa, publicação e participação em eventos científicos nacionais e internacionais que contribuam para a consolidação do Programa e atendam às exigências acadêmicas da CAPES. Art. 19º- O Corpo Discente será constituído por portadores de diploma ou certificados de conclusão dos cursos de Graduação em Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária ou outras áreas (a serem definidas em norma complementar pelo Colegiado), conferidos por cursos reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) ou órgãos competentes, regularmente matriculados no Programa, com todos os direitos e deveres previstos no Regimento Geral da Universidade Federal do Amazonas. Capítulo 5 Da Admissão e do Número de Vagas Oferecidas Art. 20 o - Para ser admitido como discente regular do Curso de Mestrado do PPGCAN, o candidato deverá ser aprovado e classificado em processo seletivo promovido pelo Programa, em conformidade com as regras de cada edital. 1º - As regras do processo seletivo devem contemplar as exigências pertinentes que constam no Regimento Geral de Pós-Graduação e resoluções complementares. Art. 21 o - A admissão ao Programa também poderá ocorrer por Transferência de discente de cursos equivalentes de outras instituições credenciadas pela CAPES, de acordo com normas complementares do Colegiado.

5 Art. 22 o - A cada novo processo seletivo, o número de vagas para admissão ao Curso de Mestrado do PPGCAN será definido pelo Colegiado. Capítulo 6 Da Matrícula Art. 23 o - Excepcionalmente, mediante justificativa aceita pela coordenação do Programa, o candidato aprovado poderá consolidar sua matrícula até 6 (seis) meses após a proclamação do resultado da seleção. Art. 24 o - Os prazos a serem cumpridos pelo discente, previstos neste Regimento ou em normas do Colegiado do Programa, serão contados a partir de sua matrícula institucional. 1º - O discente, com a anuência de seu orientador, poderá solicitar à Coordenação o trancamento de matrícula em uma ou mais disciplinas, até a data prevista no Calendário da UFAM. 2º - Será concedido trancamento de matrícula no máximo uma (01) vez na mesma disciplina, durante o Curso. 3º - O discente, com a anuência de seu orientador, poderá solicitar ao Colegiado o trancamento de Curso à vista de motivos relevantes, não sendo o período de trancamento computado para efeito de integralização do tempo máximo do Curso. 4º - O prazo máximo de trancamento de Curso será de um (01) ano, somando-se todos os pedidos de trancamento. Art. 25 o - O desligamento de discente será aplicado pelo Colegiado do Programa que deverá prever em norma complementar os procedimentos e os casos ao qual se aplica, garantindo-se a defesa e o contraditório. Parágrafo único O reingresso também deve estar previsto na referida norma. Art. 26 o - O portador de diploma de nível superior poderá matricular-se em até 50% (cinquenta por cento) dos créditos totais requeridos aos alunos regulares, considerado aluno especial. 1º - Alunos especiais poderão se matricular em disciplinas do Programa, com anuência do docente responsável da disciplina, tendo direito a certificado caso seja aprovado. 2º - A inscrição de alunos especiais em disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal ocorrerá sempre depois de finalizado o prazo estabelecido para matrícula de alunos regulares estando ainda condicionada à existência de vagas e à aprovação do responsável pela disciplina.

6 3º - O aluno especial ficará sujeito às normas aplicáveis ao aluno regular. Capítulo 7 Do Regime Didático Art. 27 o - Os créditos relativos a cada disciplina serão conferidos ao discente que atender aos requisitos especificados no Regimento Geral da Pós-Graduação da UFAM. Parágrafo único O discente que for reprovado em quaisquer disciplinas poderá cursá-la novamente uma única vez. Art Será considerado aprovado na disciplina o aluno que, necessariamente, apresentar frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades desenvolvidas e nota igual ou superior a 7,0 (sete). Art A tabela a seguir servirá como referência quando se fizer necessário converter para nota avaliações que tenham sido emitidas pelo sistema de conceitos conforme prevê a resolução nº 024/2014 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFAM: A Excelente, com direitos aos créditos (10,0) B Bom, com direitos aos créditos (9,0) C Regular, com direito aos créditos (7,0) R Reprovado ou abandono, sem direito aos créditos (6,0) T Transferência ou aproveitamento de estudos J Trancamento sem direito aos créditos Art. 30 o - Poderão ser aproveitados, com anuência do orientador e a juízo da Coordenação, os créditos em disciplinas cursadas no próprio Programa, em cursos de Pós-Graduação da UFAM, em Instituições reconhecidas pelo MEC ou outras disciplinas, inclusive as cursadas em instituições internacionais, a critério do Colegiado. 1º - Para o aproveitamento deverá ser considerado a ementa/conteúdo da disciplina e o rendimento do discente. 2º - As disciplinas aproveitadas como créditos serão incorporadas ao histórico escolar do discente. Art. 31 o - Os discentes deverão comprovar proficiência na língua inglesa, no máximo até 18º (décimo oitavo) mês do Curso de Mestrado e antes da defesa de dissertação, por uma das seguintes opções: a) Apresentação de documento comprobatório da proficiência, o qual só será aceito mediante avaliação e aprovação pela Coordenação do Programa, conforme prevê a Resolução nº 023/2014 do CONSEPE.

7 b) Aprovação em exame de língua inglesa institucional ou externo à instituição, cujo comprovante só será aceito mediante avaliação e aprovação pela Coordenação do Programa. c) Aprovação em teste de proficiência em língua inglesa aplicado pelo Programa. Parágrafo único Aos discentes estrangeiros, que não oriundos de países lusófonos, será exigida proficiência em inglês e português; e aos discentes estrangeiros de língua inglesa será exigida somente a proficiência em língua portuguesa. Art. 32 o - O discente deverá renovar a matrícula institucional a cada semestre, independentemente de ter disciplinas para cursar. Capítulo 8 Do exame de qualificação e das defesas de Dissertação Art. 33 o Todos os discentes do PPGCAN deverão submeter-se ao Exame de Qualificação e, posteriormente, a defesa de dissertação. Art. 34 o - Os formatos e prazos do Exame de Qualificação e das Defesas de Dissertação serão definidos através de Resolução do Colegiado do Programa. Parágrafo único A Resolução de que trata o caput deste artigo deve contemplar as exigências pertinentes que constam no Regimento Geral de Pós-Graduação e resoluções complementares. Capítulo 9 Do Grau Acadêmico Art. 35 o - O prazo regular para obtenção do grau de Mestre em Ciência Animal é de no mínimo um ano (12 meses) e no máximo dois anos (24 meses), prorrogável por até 6 (seis) meses, sujeito à aprovação pela Coordenação. 1º - O período acima é contado a partir da data da matrícula inicial do discente. Serão excluídas do cálculo eventuais concessões de trancamento total de matrícula e licenças na forma da Lei. 2º - A solicitação de prorrogação deve ser encaminhada ao Colegiado pelo candidato através de um requerimento que deverá ser assinado pelo aluno e pelo orientador, devendo conter: a) Justificativa pelo não cumprimento do prazo; b) Cronograma detalhado de trabalho;

8 c) Data provável da apresentação da dissertação. Art. 36 o - Os requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciência Animal seguem o especificado no Regimento Geral da Pós-Graduação, no Regimento do Programa e Resoluções do Colegiado. Capítulo 10 Do Estágio em Docência Art. 37 o - O Estágio em Docência visa iniciar o discente no exercício das atividades relacionadas ao ensino na área de Zootecnia. Art. 38 o - A obrigatoriedade, período, formato, horas e créditos do Estágio em Docência são estabelecidos em Resolução que trata do Estágio em Docência. Capítulo 11 Disposições Gerais e Transitórias Art. 39 o - Além das normas superiores referidas no Artigo 1º, são complementares a este Regimento as seguintes Resoluções do Colegiado do Programa: I - Normas sobre os requisitos para obtenção do grau de Mestre - inclui os formatos e prazos do Exame de Qualificação e da Defesa de Dissertação e as atividades alternativas para defesa do título; II - Normas sobre as linhas de pesquisa, o quadro de disciplinas e demais componentes curriculares do Curso de Mestrado do Programa; do Programa; III - Normas sobre o ingresso - inclui a transferência de discente de cursos equivalentes; IV - Normas sobre o desligamento e reingresso de discente; V - Normas sobre o Estágio em Docência; VI - Normas sobre o credenciamento, descredenciamento e cotas de orientação dos docentes VII - Normas sobre as atribuições e o funcionamento do Colegiado, da Coordenação, do Coordenador, da Comissão de bolsas, da Banca Examinadora de Seleção e da Secretaria do Programa; VIII - Outras que se tornarem necessárias.

9 Art. 40 o - O Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal estabelecerá disposições transitórias para a compatibilidade deste Regimento com a situação dos discentes inscritos até a data de sua aprovação pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da (CPPG). Art. 41 o - Este Regimento entrará em vigor a partir da data da sua aprovação pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da (CPPG), revogadas as disposições em contrário. Art. 42 o - Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, com base na legislação vigente da UFAM.

CAPÍTULO II: Da Organização Didática

CAPÍTULO II: Da Organização Didática REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS CAPÍTULO I: Dos Objetivos e da Organização Geral Art. 1 - A (UFAM) manterá no Instituto de Ciências Exatas(ICE) o (PPGGEO), com o Curso de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA REGIMENTO INTERNO DO IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA (PPGIBA) Capítulo I Dos Objetivos e da Organização Geral Art. 1 - A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) manterá no Instituto de Ciências Biológicas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA (PPGRACI) NÍVEL MESTRADO PROFISSIONAL REGIMENTO INTERNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA (PPGRACI) NÍVEL MESTRADO PROFISSIONAL REGIMENTO INTERNO Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Cirurgia (PPGRACI) Mestrado Profissional em Cirurgia 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO

Leia mais

REGIMENTO DO PROGRAMA

REGIMENTO DO PROGRAMA REGIMENTO DO PROGRAMA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E DA ORGANIZAÇÃO GERAL Art. 1º - A (UFAM) manterá no (IComp) o, com os Cursos de Mestrado em Informática e Doutorado em Informática, doravante denominado

Leia mais

MINUTA DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANIMAIS SELVAGENS

MINUTA DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANIMAIS SELVAGENS MINUTA DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANIMAIS SELVAGENS Resolução UNESP nº de / /2015 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Animais Selvagens, Cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

TÍTULO I Do Programa. TÍTULO II Dos Cursos

TÍTULO I Do Programa. TÍTULO II Dos Cursos Resolução Unesp-14, de 10 de fevereiro de 2012 Texto consolidado, com as alterações promovidas pela Resolução Unesp n.º 80, de 11 de outubro de 2016. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em

Leia mais

REGULAMENTO. Resolução UNESP nº 25 de 13 de março de 2014

REGULAMENTO. Resolução UNESP nº 25 de 13 de março de 2014 REGULAMENTO Resolução UNESP nº 25 de 13 de março de 2014 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento Animal, Cursos: Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Ciências

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS FCL UNESP/ASSIS. Resolução UNESP nº 52 de 28/03/2012. TÍTULO I Do Programa

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS FCL UNESP/ASSIS. Resolução UNESP nº 52 de 28/03/2012. TÍTULO I Do Programa REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS FCL UNESP/ASSIS Resolução UNESP nº 52 de 28/03/2012 TÍTULO I Do Programa Artigo 1º - O Programa de Pós-graduação em Letras, Cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (PRODUÇÃO VEGETAL)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (PRODUÇÃO VEGETAL) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (PRODUÇÃO VEGETAL) Resolução UNESP nº 49 de 05 de setembro 2018. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Produção Vegetal), Cursos:

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIRURGIA VETERINÁRIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIRURGIA VETERINÁRIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIRURGIA VETERINÁRIA Resolução UNESP nº 09 de 08/03/2013 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Cirurgia Veterinária, Cursos: Mestrado Acadêmico e

Leia mais

Resolução UNESP nº 29, de 28/03/2014

Resolução UNESP nº 29, de 28/03/2014 Resolução UNESP nº 29, de 28/03/2014 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Animal, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Leia mais

Resolução Unesp-14, de

Resolução Unesp-14, de Resolução Unesp-14, de 10-2-2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Linguística e Língua Portuguesa, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado,da Faculdade de Ciências e Letras do Campus

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FCT/UNESP CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE)

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FCT/UNESP CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE) FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FCT/UNESP CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE) Resolução UNESP nº de / /2012 Aprova o Regulamento do Programa de

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº121 DE 14/09/2012. TÍTULO I Do Programa

RESOLUÇÃO UNESP Nº121 DE 14/09/2012. TÍTULO I Do Programa RESOLUÇÃO UNESP Nº121 DE 14/09/2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Animal: Mestrado Acadêmico Interunidades, do Câmpus de Ilha Solteira e do Câmpus Experimental

Leia mais

Resolução UNESP nº 47 de 21/06/2016

Resolução UNESP nº 47 de 21/06/2016 Resolução UNESP nº 47 de 21/06/2016 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Engenharia do Campus de Bauru TÍTULO

Leia mais

Resolução UNESP nº 42 de 12/06/2015

Resolução UNESP nº 42 de 12/06/2015 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL FCHS UNESP CAMPUS DE FRANCA Resolução UNESP nº 42 de 12/06/2015 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Serviço Social, Cursos Mestrado

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM),

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS Resolução UNESP nº 20 de10/04/2013. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, Cursos Mestrado Acadêmico e

Leia mais

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional 1 Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional Resolução UNESP nº 89 de 21/12/2015 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Administração, Curso: Mestrado

Leia mais

Resolução Unesp n. 71, de 11/05/2012 (alterado pela Resolução Unesp n. 48, de 14/06/2017) TITULO I Do Programa. TITULO II Dos Cursos

Resolução Unesp n. 71, de 11/05/2012 (alterado pela Resolução Unesp n. 48, de 14/06/2017) TITULO I Do Programa. TITULO II Dos Cursos Resolução Unesp n. 71, de 11/05/2012 (alterado pela Resolução Unesp n. 48, de 14/06/2017) Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Educação Escolar, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado,

Leia mais

Resolução UNESP nº 59 de 10/04/2012

Resolução UNESP nº 59 de 10/04/2012 Resolução UNESP nº 59 de 10/04/2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós- Graduação em Zootecnia, Cursos: Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias do campus de

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA. Resolução UNESP-17, de

REGULAMENTO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA. Resolução UNESP-17, de REGULAMENTO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA Resolução UNESP-17, de 10-2-2012 (Publicado no DOE de 24/03/2012, Seção I, Página 39) Botucatu SP 2012 Resolução UNESP-17, de 10-2-2012 Aprova

Leia mais

TITULO I Do Programa

TITULO I Do Programa Resolução Unesp nº 71, de 11/05/2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara TITULO

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL Resolução UNESP nº 02, de 11 de janeiro de 2016 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental,

Leia mais

quinta-feira, 6 de junho de 2013 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 123 (104) 149 Universidade Estadual Paulista REITORIA

quinta-feira, 6 de junho de 2013 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 123 (104) 149 Universidade Estadual Paulista REITORIA quinta-feira, 6 de junho de 2013 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 123 (104) 149 Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-37, de 5-6-2013 Aprova o Regulamento do Programa

Leia mais

Resolução UNESP nº 15 de 03/03/2016, alterada pela Resolução nº 31 de 05/04/2017. TÍTULO I Do Programa

Resolução UNESP nº 15 de 03/03/2016, alterada pela Resolução nº 31 de 05/04/2017. TÍTULO I Do Programa REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM, CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO, DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO CÂMPUS DE BAURU. Resolução UNESP nº 15 de

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 O Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde (PPGMCS), vinculado

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL DA FCA/UNESP

REGULAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL DA FCA/UNESP REGULAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL DA FCA/UNESP Seção de Pós-Graduação 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CÂMPUS DE BOTUCATU REGULAMENTO DO PROGRAMA

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA FCA/UNESP

REGULAMENTO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA FCA/UNESP REGULAMENTO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA FCA/UNESP Estabelecido pela Resolução UNESP n. 21, de 15-4-2013 (Publicado no DOE de 16/04/2013, Seção I, Pág. 39 e 40) Alterada pela Resolução UNESP

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA Resolução UNESP nº 64 de 18/08/2016. TÍTULO I Do Programa Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia, Cursos de MESTRADO

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA (ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA) Resolução UNESP nº 55 de 13 de junho de 2014 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Entomologia Agrícola),

Leia mais

Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Curso Mestrado Acadêmico da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília

Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Curso Mestrado Acadêmico da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília Resolução UNESP nº 42 de 09/05/2014 TÍTULO I Do Programa Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Curso Mestrado Acadêmico da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília Artigo

Leia mais

Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 122 (68) sábado, 14 de julho de 2012

Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 122 (68) sábado, 14 de julho de 2012 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 122 (68) sábado, 14 de julho de 2012 Universidade Estadual Paulista REITORIA REITORIA Resolução UNESP nº 95, de 13-7-2012 Aprova o Regulamento do Programa

Leia mais

Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia,

Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia, Resolução UNESP-91 de 10/07/2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia, Cursos: Mestrado e Doutorado Acadêmicos, da Faculdade de Ciências

Leia mais

São Paulo, 122 (42) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 3 de março de 2012

São Paulo, 122 (42) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 3 de março de 2012 São Paulo, 122 (42) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 3 de março de 2012 REITORIA Resolução Unesp-32, de 2-3-2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Aquicultura, Cursos

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA INTERUNIDADES DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNESP

REGULAMENTO DO PROGRAMA INTERUNIDADES DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNESP REGULAMENTO DO PROGRAMA INTERUNIDADES DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNESP Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), Curso:Mestrado, interunidades,

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN Campus I Joinville 2017 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS... 03 CAPÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA...

Leia mais

Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. 1 de 5 06/03/2017 12:09 RESOLUÇÃO UNESP Nº 84, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015. Altera os dispositivos da Resolução UNESP Nº 121 de, de 14/09/2012, que dispõe sobre o Regulamento do Programa de Pós-graduação

Leia mais

Diário Oficial Estado de São Paulo Geraldo Alckmin Governador PODER Executivo

Diário Oficial Estado de São Paulo Geraldo Alckmin Governador PODER Executivo SEÇÃO I Volume 122 Número 41 sexta-feira, 02 de março de 2012 Página 49 Universidade Estadual Paulista GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução Unesp-30, de 1º-3-2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação

Leia mais

2º Alunos em regime de tempo parcial não poderão receber bolsas.

2º Alunos em regime de tempo parcial não poderão receber bolsas. RESOLUÇÃO N 03/2018 PPGEEL Dispõem sobre o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Engenharia Elétrica que complementa o Regimento Geral da Pós-Graduação stricto sensu. O Coordenador

Leia mais

Artigo 1º - O Programa de Pós-graduação em Educação, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, levará aos títulos de Mestre ou de Doutor em Educação.

Artigo 1º - O Programa de Pós-graduação em Educação, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, levará aos títulos de Mestre ou de Doutor em Educação. Resolução UNESP nº 61, de 22/12/2011 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Educação, Cursos: Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Filosofia e Ciências TÍTULO I Do Programa Artigo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Bauru

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Bauru RESOLUÇÃO UNESP nº º 31 de 24 de fevereiro de 2012. Dispõe sobre o Regulamento do Programa de de Educação para a Ciência, Curso Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Ciências Ciências de Bauru

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Leia mais

Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento

Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento Faculdade de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Teologia, vinculado à Faculdade de Teologia

Leia mais

PROPOSTA DE MODELO DE REGULAMENTO PADRONIZADO

PROPOSTA DE MODELO DE REGULAMENTO PADRONIZADO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA PROPOSTA DE MODELO DE REGULAMENTO PADRONIZADO Resolução UNESP nº 32 de 24/05/2013 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Medicina

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art.

Leia mais

Resolução Unesp nº 57, de

Resolução Unesp nº 57, de Diário Oficial - 05 de abril de 2012 - Poder Executivo - Seção I pág. 80 Estado de São Paulo Geraldo Alckmin - GOVERNADOR Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05650-000 - Fone: 2193-8000

Leia mais

Resolução UNESP no. 84 de 29/06/2012, publicado DO 30/06/2012. TÍTULO I Do Programa

Resolução UNESP no. 84 de 29/06/2012, publicado DO 30/06/2012. TÍTULO I Do Programa REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA ÁREAS DE PERIODONTIA, ENDODONTIA E IMPLANTODONTIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE ARARAQUARA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO

REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FACULDADE DE DIREITO Junho de 2011 REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO Capítulo I OBJETIVOS Artigo 1º. O Curso de Mestrado em Direito da Universidade Federal do

Leia mais

TITULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS

TITULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E DO DESENVOLVIMENTO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA MESTRADO E DOUTORADO TITULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS Art.

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 38, DE 05 DE JUNHO DE 2018.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 38, DE 05 DE JUNHO DE 2018. RESOLUÇÃO UNESP Nº 38, DE 05 DE JUNHO DE 2018. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ensino e Processos Formativos, Curso de Mestrado Acadêmico, Interunidades, entre o Instituto de Biociências,

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN Campus I Joinville 2018 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS... 03 CAPÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA...

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ INSTITUTO OSWALDO CRUZ INSTITUTO DE PESQUISA LEONIDAS E MARIA DEANE

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ INSTITUTO OSWALDO CRUZ INSTITUTO DE PESQUISA LEONIDAS E MARIA DEANE MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ INSTITUTO OSWALDO CRUZ INSTITUTO DE PESQUISA LEONIDAS E MARIA DEANE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS COOPERAÇÃO IOC-ILMD 1. Dos Objetivos 1.1.

Leia mais

REGIMENTO INTERNO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (ASSOCIAÇÃO AMPLA UFV/UFJF)

REGIMENTO INTERNO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (ASSOCIAÇÃO AMPLA UFV/UFJF) Universidade Federal de Viçosa Departamento de Educação Física Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Educação Física e Desportos REGIMENTO INTERNO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 08, DE 23 DE JANEIRO DE 2018.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 08, DE 23 DE JANEIRO DE 2018. RESOLUÇÃO UNESP Nº 08, DE 23 DE JANEIRO DE 2018. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Curso de Mestrado Acadêmico, Interunidades, entre o Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

Regulamento até 2005 REITORIA Resolução UNESP-113, de

Regulamento até 2005 REITORIA Resolução UNESP-113, de Regulamento até 2005 REITORIA Resolução UNESP-113, de 20-12-2001 O Programa de Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa, Cursos de Mestrado e Doutorado, da Faculdade de Ciências e Letras, reger-se-á

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESCOLA DE BIBLIOTECONOMIA. ANEXO À RESOLUÇÃO No. 2943, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2003

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESCOLA DE BIBLIOTECONOMIA. ANEXO À RESOLUÇÃO No. 2943, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2003 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESCOLA DE BIBLIOTECONOMIA ANEXO À RESOLUÇÃO No. 2943, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2003 REGIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA DA ESCOLA DE BIBLIOTECONOMIA

Leia mais

Resolução UNESP nº 65 de 23/04/2012

Resolução UNESP nº 65 de 23/04/2012 Resolução UNESP nº 65 de 23/04/2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas- Áreas de Odontopediatria, Ortodontia e Dentística Restauradora, Cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU

ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

TÍTULO I Da natureza e objetivos do programa

TÍTULO I Da natureza e objetivos do programa Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Microbiologia Aplicada - IB-Unesp-CRC Resolução UNESP 78, de 5-11-2014 (publicada no DOE de 06/11/2014) TÍTULO I Da natureza e objetivos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2011 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Artigo 3º Para obtenção do título de Doutor o aluno deverá:

Artigo 3º Para obtenção do título de Doutor o aluno deverá: REGULAMENTO DO PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOENERGIA DA UNIVERSADE DE SÃO PAULO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS E UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. O Reitor da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Campus I Joinville 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO II... 3 DA ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Campus de Presidente Prudente

Campus de Presidente Prudente Minuta de Resolução UNESP-70, de 12-09-2016 O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com fundamento no inciso IX do artigo 24 do Regimento Geral da UNESP, nos termos do Parecer

Leia mais

Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP.

Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP. RESOLUÇÃO UNESP Nº 30, DE 17 DE JUNHO DE 2010. Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP. O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tendo em vista o deliberado

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA

REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA MESTRADO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA Natal / abril de 2013 I DAS FINALIDADES

Leia mais

Artigo 1º - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas,

Artigo 1º - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Diário Oficial Poder Executivo Seção I dia 26.08.2011 pag. 36 Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-34, de 25-8-2011 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas,

Leia mais

Escola de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em História. Regulamento

Escola de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em História. Regulamento Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Escola de Humanidades Programa de Pós-Graduação em História Regulamento Capítulo I Da Atribuição

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 122 de 14 de Setembro de 2012.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 122 de 14 de Setembro de 2012. RESOLUÇÃO UNESP Nº 122 de 14 de Setembro de 2012. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Curso de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Filosofia e Ciências

Leia mais

Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento

Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 36, DE 5 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de , Seção I, pág. 149

RESOLUÇÃO UNESP Nº 36, DE 5 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de , Seção I, pág. 149 RESOLUÇÃO UNESP Nº 36, DE 5 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de 06.06.13, Seção I, pág. 149 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Comunicação, Curso de Mestrado Acadêmico, da Faculdade

Leia mais

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB NORMA PAPGEF UPE/UFPB N 003/2015 - DISPÕE SOBRE O CREDENCIAMENTO E RENOVAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES DO PAPGEF UPE/UFPB E SOBRE A DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

Artigo 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Exp FM/Bo.

Artigo 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Exp FM/Bo. Resolução UNESP- 67, de 07/08/2014 (Publicada no D.O.E - Poder Executivo dia 09/08/2014 - Seção I fls. 47 e 48), alterada pela Resolução Unesp-87, de 16/12/2015 (Publicada no D.O.E - Poder Executivo dia

Leia mais

Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Regulamento

Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Regulamento Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Regulamento Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Leia mais

Diário Oficial Estado de São Paulo Geraldo Alckmin Governador PODER Executivo

Diário Oficial Estado de São Paulo Geraldo Alckmin Governador PODER Executivo SEÇÃO I Volume 123 Número 02 sexta-feira, 04 de janeiro de 2013 Página 36 Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução UNESP Nº 169, de 13-12-2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação

Leia mais

Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento

Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Administração

Leia mais

Escola Paulista de Medicina Departamento de Cirurgia Disciplina de Urologia

Escola Paulista de Medicina Departamento de Cirurgia Disciplina de Urologia COMISSÃO DE ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM UROLOGIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM UROLOGIA Visão: Sermos um grupo de excelência na formação de docentes e de pesquisadores, e na

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 35, DE 05 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de 06/06/ Seção I, p. 148

RESOLUÇÃO UNESP Nº 35, DE 05 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de 06/06/ Seção I, p. 148 RESOLUÇÃO UNESP Nº 35, DE 05 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de 06/06/2013 - Seção I, p. 148 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - (PGCS), vinculado à Escola de Humanidades (EH) da Pontifícia Universidade Católica do

Leia mais

Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-31, de

Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-31, de Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-31, de 15-7-2011 2011,, alterada pela Resolução Unesp-52 de 02-06 06-2014 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Odontologia,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO REGULAMENTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO REGULAMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO P ROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO REGULAMENTO Aprovado pelo Colegiado do curso em 08/03/2012 Homologado pelo Conselho de Pós-Graduação

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO Aprovado pelo Conselho da Faculdade de Direito em reunião extraordinário de 16/08/2013, Ata n. 11/2013 com as alterações aprovadas na reunião ordinário

Leia mais

Universidade Estadual Paulista REITORIA. Resolução Unesp-13, de

Universidade Estadual Paulista REITORIA. Resolução Unesp-13, de Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-13, de 29-2-2016 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Letras, Curso de Mestrado Profissional - Profletras, das Faculdades de Ciências

Leia mais

Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista 1 Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Volume 123 - Número 02 - São Paulo, sexta-feira, 04 de janeiro de 2013 página 36. Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução UNESP 171,

Leia mais

Sociedade Brasileira de Matemática. Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional- PROFMAT CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS

Sociedade Brasileira de Matemática. Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional- PROFMAT CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Sociedade Brasileira de Matemática Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional- PROFMAT CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1⁰ O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Leia mais

REGULAMENTO DA PÓS GRADUAÇÃO (LATO SENSU) CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO, NATUREZA, FINALIDADE E OBJETIVOS DOS CURSOS

REGULAMENTO DA PÓS GRADUAÇÃO (LATO SENSU) CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO, NATUREZA, FINALIDADE E OBJETIVOS DOS CURSOS A Diretora Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO o Regulamento da Pós- Graduação (LATO-SENSU) da Faculdade Integral Cantareira, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue: REGULAMENTO

Leia mais

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS R E S O L U Ç Ã O N. 48/2011 - CONSUN APROVA A ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA - PPGIa do CCET - CÂMPUS CURITIBA. (*) O Presidente do Conselho Universitário, no uso

Leia mais

(Processo nº 191/20/02/97-FE/IS) JULIO CEZAR DURIGAN

(Processo nº 191/20/02/97-FE/IS) JULIO CEZAR DURIGAN RESOLUÇÃO UNESP Nº 54, DE 28 DE MARÇO DE 2012. (Alterada pela RESOLUÇÃO UNESP Nº 14, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017) Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais, Cursos de Mestrado

Leia mais

Regulamento Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Regulamento Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Regulamento Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM), vinculado

Leia mais

Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento

Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), vinculado

Leia mais

a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos;

a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos; Instrução Normativa nº 01/2012 Dispõe sobre a proficiência em idioma estrangeiro para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular)

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU USJT REGULAMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO ENVELHECIMENTO CEPE 23/10/2013 I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Curso de Mestrado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 085/2014 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL Rua Professor Aristides Novis, nº 02 Federação EP/UFBA

Leia mais

Quarta-feira, 23 de março de 2016 Diário Oficial Poder Executivo - Seção ISão Paulo, 126 (54) 71

Quarta-feira, 23 de março de 2016 Diário Oficial Poder Executivo - Seção ISão Paulo, 126 (54) 71 Quarta-feira, 23 de março de 2016 Diário Oficial Poder Executivo - Seção ISão Paulo, 126 (54) 71 Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-21, de 22-3-2016 Aprova o Regulamento do Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO EM

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO EM UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO Campus I Joinville 2012 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO II... 3 DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA...

Leia mais

MARILZA VIEIRA CUNHA RUDGE Vice-Reitora no exercício da Reitoria

MARILZA VIEIRA CUNHA RUDGE Vice-Reitora no exercício da Reitoria RESOLUÇÃO UNESP Nº 35, DE 11 DE ABRIL DE 2014 Publicada no D.O.E. de 12.04.14, Seção I, pág. 70 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Arquitetura e Urbanismo, Curso de Mestrado Acadêmico,

Leia mais