MICHEL OLIVEIRA GOUVEIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MICHEL OLIVEIRA GOUVEIA"

Transcrição

1 MICHEL OLIVEIRA GOUVEIA Michel Gouveia (não respondo no messenger) Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br

2 JA- Justificação Administrativa Art. 142 ao 151- Decreto 3.048/99 Art. 574 ao 600, IN 77/2015

3 Art Decreto 3.048/99 ( RPS) A justificação administrativa constitui recurso utilizado para suprir a falta ou insuficiência de documento ou produzir prova de fato ou circunstância de interesse dos beneficiários, perante a previdência social.

4 IN 77/2015 A Justificação Administrativa JA Art Constitui recurso que deve ser oportunizado, quando cabível, ao interessado para suprir a falta ou insuficiência de documento ou produzir prova de fato ou circunstância de interesse dos beneficiários.

5 Art.574, IN77 1º A JA é ato de instrução do processo de atualização de dados do CNIS ou de reconhecimento de direitos, processada mediante requerimento do interessado e sem ônus.

6 Quando não será possível o processamento da Justificação Administrativa? Nos termos do 1º, art.574, IN77/2015, a JÁ não será admitida quando o fato a comprovar exigir registro público de casamento, de idade ou de óbito, ou de qualquer ato jurídico para o qual a lei prescreva forma especial. A JA tramita no mesmo processo do requerimento administrativo para concessão do benefício ou retificação do CNIS. Nos termos do 2º, do art.142-rps, não se processa JA de forma autônoma.

7 INICIO DE PROVA MATERIAL, imprescindível para; 1)comprovação de tempo de serviço/contribuição; 2) dependência econômica; 3) união estável e união de mais de 2 anos; 4) identidade; 5) relação de parentesco.

8 INICIO DE PROVA MATERIAL Exceção para exigência de início de prova material: Previsto no 2º do art. 143 c.c art. 577 da IN 77/2015.

9 Exceção para exigência de início de prova material: Art Tratando-se de JA para prova de tempo de serviço ou de contribuição, será dispensado o início de prova material quando houver impossibilidade de apresentação por motivo de força maior ou caso fortuito, tais como incêndio, inundação ou desmoronamento, que tenha atingido a empresa na qual o segurado alegue ter trabalhado, devendo ser observada a correlação entre a atividade da empresa e a profissão do segurado.

10 INICIO DE PROVA MATERIAL- DISPENSA A comprovação dos motivos referidos no caput será realizada com a apresentação do registro no órgão competente, feito em época própria, ou mediante elementos de convicção contemporâneos aos fatos. ( 1º, art. 577 IN77) No registro da ocorrência policial, da certidão do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, ou de outro órgão público competente para emitir certidão sobre o evento, deverá constar a identificação da empresa atingida e a extensão dos danos causados. ( 2º, art.577, IN77)

11 Prova de Existência da Empresa Se a empresa não estiver mais em atividade, deverá o interessado juntar prova oficial de sua existência no período que pretende comprovar. ( 3º, art.143-rps )

12 Prova de Existência da Empresa Para a comprovação de tempo de serviço ou de contribuição por processamento de JA, o interessado deverá juntar prova oficial da existência da empresa no período requerido, salvo na possibilidade de verificação por meio de sistemas coorporativos disponíveis. (art.580 IN77)

13 Comprovação da Atividade Especial Quando o segurado não dispuser de formulário para análise de atividade especial e a empresa estiver legalmente extinta, a JA poderá ser processada, mediante requerimento, observado o 1º e o caput do art. 261 e, ainda, as seguintes disposições: (Art. 582, IN77)

14 Para Exclusão de Dependentes Poderá ser processada a JA para eliminar possível dependente em favor de outro, situado em ordem concorrente ou preferencial, por inexistir qualquer condição essencial ao primeiro, observando se que: ( art.583, IN77)

15 Do requerimento Para o processamento de JA, o interessado deverá apresentar; a) início de prova material, b) requerimento expondo os fatos que pretende comprovar; c) lista de testemunhas idôneas; ( 3 no mínimo, 6 no máximo ) (art. 584, IN77)

16 Do requerimento - Modelo DA JUSTIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA Dispõe o artigo 574 da IN 77/2015: Art A Justificação Administrativa JA constitui recurso que deve ser oportunizado, quando cabível, ao interessado para suprir a falta ou insuficiência de documento ou produzir prova de fato ou circunstância de interesse dos beneficiários, perante o INSS, na forma prevista nos arts. 142 a 151 do RPS, e nas demais disposições constantes nesta Instrução Normativa.

17 Do requerimento - modelo Pois bem, o Requerente, necessita da instauração da JA para provar (que vivia em união estável, que dependia economicamente do falecido, que era empregado da empresa xxxx e perdeu sua CTPS, - escreva o motivo da JA - ). É cediço que para realização da Justificação Administrativa, sem faz necessário o preenchimento de alguns requisitos, tais como: início de prova material do fato a ser comprovado e o arrolamento de pelo menos 3 testemunhas.

18 Do requerimento - modelo Como início de prova material do fato a ser comprovado, a Requerente apresenta o(s) seguinte(s) documentos: (comprovante de endereço no mesmo endereço; fatura de cartão de crédito, fatura de supermercado, conta de água, luz, telefone (quando quem paga é o filho para mãe), ficha de registro da empresa, contendo os dependentes do segurado - apresentar o documento que possa constituir início de prova material do fato alegado) E, como testemunhas para serem ouvidas, a Requerente apresenta as seguintes pessoas:

19 Do requerimento Nome completo - RG - CPF - endereço. Nome completo - RG - CPF - endereço. Nome completo - RG - CPF - endereço. Assim sendo, considerando que na condução do processo administrativo, o servidor deve proceder de forma a resguardar os direitos subjetivos do segurado, no presente caso, se faz necessária a realização do procedimento da Justificação Administrativa, a fim de comprovar o fato x x x x x x x x x (escrever o que quer comprovar) e o seu deferimento é medida que se impõe.

20 Do requerimento Parágrafo único. Deverá ser oportunizada ao interessado a complementação dos dados necessários, mediante exigência para cumprimento no prazo máximo de trinta dias, em virtude da ausência dos requisitos previstos no caput deste artigo. ( único,art.584- IN77) Caso uma ou mais testemunhas residam em localidade distante do local do processamento da JA, a oitiva poderá ser realizada na Unidade de Atendimento mais próxima da residência de cada uma delas, mediante requerimento do interessado. Parágrafo único. A JA deverá ser analisada e concluída na Unidade de Atendimento do protocolo, realizando-se apenas a oitiva das testemunhas em Unidade diversa, se assim requerido. (art.585- caput e único IN77)

21 Das testemunhas Não podem ser testemunhas: I - a parte interessada, nos termos do art. 660; II - o menor de dezesseis anos; III - quem intervém em nome de uma parte, assim como o tutor na causa do menor e o curador, na do curatelado; IV - o cônjuge e o companheiro, bem como o ascendente e o descendente em qualquer grau, a exemplo dos pais, avós, bisavós, filhos, netos, bisnetos; ( art. 586 IN77)

22 Das testemunhas Não podem ser testemunhas: V - o irmão, tio, sobrinho, cunhado, a nora, genro ou qualquer outro colateral, até terceiro grau, por consanguinidade ou afinidade; VI - quem, acometido por enfermidade ou por debilidade mental à época de ocorrência dos fatos, não podia discernilos ou, ao tempo sobre o qual deve depor, não estiver habilitado a transmitir as percepções; e VII - o cego e o surdo, quando a ciência do fato depender dos sentidos que lhes faltam. ( art. 586 IN77)

23 Das Testemunhas Não podem ser testemunhas: I - os loucos de todo o gênero; II - os cegos e surdos, quando a ciência do fato, que se quer provar, dependa dos sentidos, que lhes faltam; III - os menores de dezesseis anos; e IV - o ascendente, descendente ou colateral, até o terceiro grau, por consanguinidade ou afinidade. ( Art. 146, Decreto 3.048)

24 Da Autorização Uma vez autorizada a JA, o interessado será notificado do local, data e horário no qual será realizada a oitiva das testemunhas. ( art. 588 IN77) O INSS não intimará diretamente as testemunhas, cabendo ao interessado comunicá-las. ( 1º, art. 588) Na hipótese dos arts. 584 e 585 caberá a cada Unidade de Atendimento notificar o interessado sobre o local, data, horário e o nome da testemunha que deverá comparecer. ( 2º, art. 588)

25 Do processamento (art. 589 da IN 77/2015) No dia e hora marcados, as testemunhas serão indagadas pelo processante designado a respeito dos pontos que forem objeto de justificação, observado que;

26 Do processamento II- o processante registrará a presença, ou não, do interessado e de seu representante/procurador III- cada uma das testemunhas será ouvida separadamente; IV- cada uma das testemunhas será cientificada do motivo pelo qual o justificante requereu a JA e o que pretende comprovar; V- cada uma das testemunhas será advertida das cominações previstas nos arts. 299 e 342 do Código Penal;

27 Do processamento JUSTIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA VI- o justificante e seu procurador são autorizados a presenciar a oitiva e, ao final de cada depoimento, podem formular perguntas e dirigi-las ao processante, que questionará as testemunhas; VII- caso o processante entenda que as perguntas são impertinentes ou abusivas, pode restringi-las ou indeferi-las; e VIII- caso o comportamento do justificante ou do procurador dificultem ou prejudiquem o bom andamento do trabalho do servidor, serão advertidos e proibidos de participar do restante do procedimento, caso persistam.

28 Do recurso em JA Por não processamento Caso a JA não seja processada por não preencher os requisitos necessários, ou por ausência de início de prova material, ou ainda, por não compreender todo o período pretendido, o segurado deverá ser cientificado, expressamente, da possibilidade de recurso, informando o prazo. ( art.594, IN77 ) Recurso em JA- Decisão Conclusiva Não caberá recurso da decisão conclusiva do INSS que considerar eficaz ou ineficaz a JA. ( art. 595 IN77)

Processo Administrativo Previdenciário (Passo a Passo) Professor Rodrigo Telles

Processo Administrativo Previdenciário (Passo a Passo) Professor Rodrigo Telles Previdenciário (Passo a Passo) Professor Rodrigo Telles E-mail: rodrigotellesadv@gmail.com Gestão de Escritório Perfil do Advogado Advocacia Administrativa Processo Administrativo Advocacia de Massa Concessões

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 2 Prof(a). Bethania Senra Capacidade para testemunhar: CPC, art. 447. Podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL PENSÃO - CONCESSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL PENSÃO - CONCESSÃO UFAL Dados Básicos do Instituidor SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL PENSÃO - CONCESSÃO Siape: O servidor era beneficiário da GEAP? NÃO SIM,

Leia mais

PROVAS NO PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO

PROVAS NO PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO MARCOS VICHIESI PROVAS NO PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO VANTAGENS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO - Maior rapidez na conclusão do caso, mesmo que necessário o uso recurso administrativo, bem como o

Leia mais

REQUERIMENTO DE PENSÃO: Relação dos documentos necessários

REQUERIMENTO DE PENSÃO: Relação dos documentos necessários 1 /13 1. Documentação necessária, comum a todos os processos: 1.1. Documentação do(a) Segurado(a) Requerimento em formulário próprio, com firma reconhecida do requerente em cartório ou na presença de funcionário

Leia mais

Documentação Requerente Menor de 18 anos sob tutela

Documentação Requerente Menor de 18 anos sob tutela Documentação Requerente Menor de 18 anos sob tutela Documentação do (a) requerente Certidão de Nascimento Atualizada, emitida após óbito do servidor (original e cópia) RG (original e cópia) CPF (original

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Reitoria PENSÃO POR MORTE DO SERVIDOR

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Reitoria PENSÃO POR MORTE DO SERVIDOR CÓD. CONARQ 026.132 PENSÃO POR MORTE DO SERVIDOR À Diretoria de Gestão de Pessoas: O(a) requerente abaixo assinado(a), dependente do(a) servidor(a): Nome do servidor(a): Falecido em: / / Vem mui respeitosamente

Leia mais

RESOLUÇÃO N º 22, DE 09 DE JUNHO DE 2011.

RESOLUÇÃO N º 22, DE 09 DE JUNHO DE 2011. RESOLUÇÃO N º 22, DE 09 DE JUNHO DE 2011. ALTERA Resolução de nº. 01 de 30 de março de 2004, que estabelece critérios e documentação necessários á inscrição no Plano Fisco A Diretoria da CASSIND-CAIXA

Leia mais

PENSÃO CIVIL 1 O que é? É um benefício concedido mensalmente aos dependentes, devidamente habilitados, do servidor falecido.

PENSÃO CIVIL 1 O que é? É um benefício concedido mensalmente aos dependentes, devidamente habilitados, do servidor falecido. PENSÃO CIVIL 1 O que é? É um benefício concedido mensalmente aos dependentes, devidamente habilitados, do servidor falecido. 2 Requisitos: a) Falecimento do servidor. b) Habilitação dos beneficiários.

Leia mais

Consiste na inclusão ou exclusão de dependente para fins de dedução da base de cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

Consiste na inclusão ou exclusão de dependente para fins de dedução da base de cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). DEFINIÇÃO Consiste na inclusão ou exclusão de dependente para fins de dedução da base de cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). REQUISITOS BÁSICOS 1. Para inclusão de dependentes: a) Relação

Leia mais

DECRETO Nº O PREFEITO MUNICIPAL DE GUARATUBA, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e com fundamento na Lei 1.

DECRETO Nº O PREFEITO MUNICIPAL DE GUARATUBA, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e com fundamento na Lei 1. DECRETO Nº - 5 4 7 3 - O PREFEITO MUNICIPAL DE GUARATUBA, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e com fundamento na Lei 1.087/2004, D E C R E T A: Art. 1º Fica aprovado o Regulamento do

Leia mais

GABINETE DO SUPERINTENDENTE

GABINETE DO SUPERINTENDENTE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002/2016 Determina os procedimentos a serem adotados quanto às concessões de aposentadorias, de acordo com a legislação vigente. CONSIDERANDO o disposto na Lei Municipal nº 5.111,

Leia mais

Ministério da Previdência Social

Ministério da Previdência Social MPS MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Ministério da Previdência Social INSS- Estrutura PROCESSO ADMINISTRATIVO PRÉVIO REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO RE 631240/MG- STF- Repercussão Geral Sem pedido administrativo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE PREVIMPA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE PREVIMPA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE PREVIMPA INSTRUÇÃO 01/2015 Estabelece normas especiais e procedimentos operacionais

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário previdenciário Parte 1 Prof. Bruno Valente Previsão legal: Arts. 142 a 151 do Decreto nº 3.048/99 Arts. 658 a 702 da IN INSS 77/2015 Do processo administrativo previdenciário O processo

Leia mais

Kit sinistro Assistência amparo familiar Titular

Kit sinistro Assistência amparo familiar Titular Kit sinistro Assistência amparo familiar Titular Glossário Capital Segurado: é o valor total pago pela seguradora ao segurado pelo evento contratado. Sinistro: é a ocorrência de um evento (exemplo: morte,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL INCLUSÃO DE DEPENDENTES

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL INCLUSÃO DE DEPENDENTES UFAL Dados do Interessado Nome Completo: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL INCLUSÃO DE DEPENDENTES Cargo: Siape: Telefone: E-mail: Lotação:

Leia mais

REQUERIMENTO DE PENSÃO

REQUERIMENTO DE PENSÃO Versão 14 REQUERIMENTO DE PENSÃO SEGURADO (A) Segurado(a): CPF nº: Cargo: Órgão de origem: DATA DO ÓBITO: / / Ativo: ( ) Inativo: ( ) Falecimento motivado por acidente de qualquer natureza ou doença profissional

Leia mais

Apresentação Quem pode solicitar pensão por morte junto ao INSS Procedimentos INSS - Cônjuge... 6

Apresentação Quem pode solicitar pensão por morte junto ao INSS Procedimentos INSS - Cônjuge... 6 Apresentação... 4 Quem pode solicitar pensão por morte junto ao INSS... 5 Procedimentos INSS - Cônjuge... 6 -OBSERVAÇÕES -PARA REQUERIMENTO DE PENSÃO POR MORTE JUNTO A INSS -DOCUMENTAÇÃO -COMPROVAÇÃO DE

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 19/09/2018. Parentesco.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 19/09/2018. Parentesco. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 19/09/2018. Parentesco. Espécies de parentesco. Sogro / Sogra Genro / Nora 3- Afinidade Enteado / Enteada Madrasta

Leia mais

Passar a ter exercício em nova sede, no interesse do serviço, com mudança de domicílio em caráter permanente.

Passar a ter exercício em nova sede, no interesse do serviço, com mudança de domicílio em caráter permanente. DEFINIÇÃO Indenização destinada a compensar as despesas de instalação e transporte do servidor e de sua família, que passar a ter exercício em nova sede. REQUISITOS BÁSICOS Passar a ter exercício em nova

Leia mais

POSSE, EXERCÍCIO E DOCUMENTAÇÃO PARA INGRESSO

POSSE, EXERCÍCIO E DOCUMENTAÇÃO PARA INGRESSO EDITAL n.º 829/2012 - CRS. POSSE, EXERCÍCIO E DOCUMENTAÇÃO PARA INGRESSO CONCURSO PÚBLICO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE SOLDADO POLICIAL MILITAR (QPM 1-0) E DE SOLDADO BOMBEIRO MILITAR (QPM 2-0) DA POLÍCIA

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 18ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 18ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 18ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.509277/2015-30 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL CAXIAS DO SUL

Leia mais

Renovação - ProUni - para o 2º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO

Renovação - ProUni - para o 2º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni - para o 2º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni - para o 2º semestre de 2016 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni - para o 2º semestre

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA / IPG N.º 02/2013

INSTRUÇÃO NORMATIVA / IPG N.º 02/2013 INSTRUÇÃO NORMATIVA / IPG N.º 02/2013 DEFINE OS MODELOS E FORMAS DE REQUERIMENTOS DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS. Considerando que a Controladoria Geral do Município aprovou a edição desta Instrução Normativa.

Leia mais

PLANO DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS GEAPREV

PLANO DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS GEAPREV REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO DE PARTICIPANTE Nome Completo: Escolaridade: Concluído 1º Grau 2º Grau Superior Pós-Graduação Mestrado Doutorado Não concluído Endereço: Complemento: Celular: Email: Patrocinador:

Leia mais

Regulamento para concessão de isenção do pagamento ou para redução do valor da taxa de inscrição para o Concurso Vestibular FUVEST 2020

Regulamento para concessão de isenção do pagamento ou para redução do valor da taxa de inscrição para o Concurso Vestibular FUVEST 2020 CONCURSO VESTIBULAR FUVEST 2020 Isenção ou Redução de 50% de Taxa de Inscrição Regulamento para concessão de isenção do pagamento ou para redução do valor da taxa de inscrição para o Concurso Vestibular

Leia mais

ABONO DE FAMÍLIA PARA CRIANÇAS E JOVENS E ABONO DE FAMÍLIA PRÉ-NATAL INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DO REQUERIMENTO

ABONO DE FAMÍLIA PARA CRIANÇAS E JOVENS E ABONO DE FAMÍLIA PRÉ-NATAL INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DO REQUERIMENTO ABONO DE FAMÍLIA PARA CRIANÇAS E JOVENS E ABONO DE FAMÍLIA PRÉ-NATAL INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DO REQUERIMENTO O requerimento deve ser preenchido manualmente. Para este efeito utilize o

Leia mais

POSSE, EXERCÍCIO E DOCUMENTAÇÃO PARA INGRESSO

POSSE, EXERCÍCIO E DOCUMENTAÇÃO PARA INGRESSO EDITAL n.º 822/2012 - CRS. POSSE, EXERCÍCIO E DOCUMENTAÇÃO PARA INGRESSO CONCURSO PÚBLICO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE SOLDADO POLICIAL MILITAR (QPM 1-0) E DE SOLDADO BOMBEIRO MILITAR (QPM 2-0) DA POLÍCIA

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO IPASCON Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Conceição de Macabu CNPJ

ESTADO DO RIO DE JANEIRO IPASCON Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Conceição de Macabu CNPJ ESTADO DO RIO DE JANEIRO IPASCON Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Conceição de Macabu CNPJ. 36.576.106/0001-85 DECRETO Nº.130/2017. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO

Leia mais

DECLARAÇÃO DE ÚNICOS HERDEIROS

DECLARAÇÃO DE ÚNICOS HERDEIROS DECLARAÇÃO DE ÚNICOS HERDEIROS NOME DO(A) SEGURADO(A)/PARTICIPANTE: Nº APÓLICE e/ou CERTIFICADO INDIVIDUAL e/ou PROPOSTA: Na conformidade Da Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária, conforme disposto

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Transcrição Aula 03 INSS DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Hugo Goes Direito Previdenciário AULA 03 Olá! Bom dia! Vamos para nosso segundo assunto, nosso segundo capítulo, ou nosso segundo módulo, como queiram.

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 403, de 11 de março de 2004

Instrução Normativa SRF nº 403, de 11 de março de 2004 Instrução Normativa SRF nº 403, de 11 de março de 2004 Dispõe sobre a retificação de erros no preenchimento de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e dá outras providências. O SECRETÁRIO

Leia mais

MICHEL OLIVEIRA GOUVEIA

MICHEL OLIVEIRA GOUVEIA MICHEL OLIVEIRA GOUVEIA www.michelgouveia.adv.br Michel Gouveia (não respondo no messenger) Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br REQUERIMENTO

Leia mais

DIRETORIA DE SEGURIDADE

DIRETORIA DE SEGURIDADE DIRETORIA DE SEGURIDADE REGULAMENTO PLANO DE ASSISTÊNCIA INDIRETA À SAÚDE DE FURNAS - AIS PLANO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA REAL GRANDEZA - PAS PLANO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA SUPLEMENTAR - PLAMES Programa de

Leia mais

AVISO DE SINISTRO/BENEFÍCIO

AVISO DE SINISTRO/BENEFÍCIO FOR 01 02.2018 AVISO DE SINISTRO/BENEFÍCIO Você está recebendo neste formulário as informações, procedimentos e relação de documentos básicos e necessários para a regulação de sinistro/benefício. É importante

Leia mais

(o que está entre parênteses refere-se a algum tema fora o material ou opinião do professor)

(o que está entre parênteses refere-se a algum tema fora o material ou opinião do professor) RESUMO DA AULA PÓS PREVIDENCIÁRIO 47 17 DE SETEMBRO DE 2018 PROF. RODRIGO SODERO BENEFICIÁRIOS DO RGPS (o que está entre parênteses refere-se a algum tema fora o material ou opinião do professor) MANUTENÇÃO

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 24ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 24ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 24ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.713007/2016-11 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL MAUÁ Benefício:

Leia mais

Regulamento para concessão de isenção do pagamento ou para redução do valor da taxa de inscrição para o Concurso Vestibular Fuvest 2019

Regulamento para concessão de isenção do pagamento ou para redução do valor da taxa de inscrição para o Concurso Vestibular Fuvest 2019 CONCURSO VESTIBULAR FUVEST 2019 Isenção Total ou Redução de 50% de Taxa de Inscrição Regulamento para concessão de isenção do pagamento ou para redução do valor da taxa de inscrição para o Concurso Vestibular

Leia mais

SEGURO DPVAT. Com base na legislação em vigor, poderão ser solicitados outros documentos complementares.

SEGURO DPVAT. Com base na legislação em vigor, poderão ser solicitados outros documentos complementares. SEGURO DPVAT AVISO DE SINISTRO Qualquer vítima de acidente de trânsito ou seu beneficiário pode requerer à indenização do Seguro DPVAT. INFORMAÇÕES IMPORTANTES: O prazo para pagamento da indenização é

Leia mais

ANEXO IV - FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO DE ISENÇÃO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA RESIDÊNCIA MÉDICA

ANEXO IV - FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO DE ISENÇÃO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA RESIDÊNCIA MÉDICA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA RESIDÊNCIA MÉDICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DO VALOR DA INSCRIÇÃO ATENÇÃO Leia atentamente o Edital de Abertura para solicitação de isenção do pagamento

Leia mais

I (revogado); II (revogado); III (revogado)...

I (revogado); II (revogado); III (revogado)... REDAÇÃO ATUAL Art. 3º São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: I - os menores de dezesseis anos; II - os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL PENSÃO - CONCESSÃO. Agência:

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL PENSÃO - CONCESSÃO. Agência: UFAL Dados Básicos do Instituidor SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL PENSÃO - CONCESSÃO Siape: Beneficiário do Plano de Saúde GEAP: Sim Não Dados do Básicos do Pensionista

Leia mais

MANUAL DO SERVIDOR E DA GESTÃO DE PESSOAL DO IFTO CADASTRO DE DEPENDENTE PARA DEDUÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE

MANUAL DO SERVIDOR E DA GESTÃO DE PESSOAL DO IFTO CADASTRO DE DEPENDENTE PARA DEDUÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE MANUAL DO SERVIDOR E DA GESTÃO DE PESSOAL DO IFTO Atualização em 7/4/2017. CADASTRO DE DEPENDENTE PARA DEDUÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE Definição O dependente econômico do servidor, nos termos

Leia mais

DECRETO N.º 024/2017 DE:

DECRETO N.º 024/2017 DE: DECRETO N.º 024/2017 DE: 13.04.2017 Dispõe sobre realização do Censo Previdenciário dos servidores efetivos, inativos e pensionistas, e seus respectivos dependentes e dá outras providências. JEFERSON FERREIRA

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 3, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2018

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 3, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2018 Publicado em: 28/02/2018 Edição: 40 Seção: 1 Página: 31-36 Órgão: Ministério da Justiça e Segurança Pública / Gabinete do Ministro PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 3, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2018 ANEXO I - AUTORIZAÇÃO

Leia mais

FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE SETOR DE SERVIÇO SOCIAL FICHA DE INSCRIÇÃO PARA BOLSA DE ESTUDOS VESTIBULAR SOCIAL

FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE SETOR DE SERVIÇO SOCIAL FICHA DE INSCRIÇÃO PARA BOLSA DE ESTUDOS VESTIBULAR SOCIAL Identificação do requerente Filiação Endereço FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE SETOR DE SERVIÇO SOCIAL FICHA DE INSCRIÇÃO PARA BOLSA DE ESTUDOS VESTIBULAR SOCIAL Nome Completo: Data de Nascimento: Idade:

Leia mais

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DA BOLSA CARÊNCIA 2016/2

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DA BOLSA CARÊNCIA 2016/2 REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DA BOLSA CARÊNCIA 2016/2 FADERGS - Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul torna público o Regulamento para a disponibilização de Bolsas Incentivo Carência 2016/2,

Leia mais

Renovação - ProUni para o 1º semestre de 2017 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO

Renovação - ProUni para o 1º semestre de 2017 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni para o 1º semestre de 2017 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação - ProUni para o 1º semestre de 2017 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Renovação ProUni para o 1º semestre de

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA REQUERER O BENEFÍCIO DE PENSÃO POR MORTE

ORIENTAÇÃO PARA REQUERER O BENEFÍCIO DE PENSÃO POR MORTE ORIENTAÇÃO PARA REQUERER O BENEFÍCIO DE PENSÃO POR MORTE INTRODUÇÃO Com o objetivo de orientar os familiares e/ou beneficiários, a Valia elaborou um guia para facilitar o cumprimento das etapas que devem

Leia mais

Kit sinistro Assistência amparo familiar Filho(s)

Kit sinistro Assistência amparo familiar Filho(s) Kit sinistro Assistência amparo familiar Filho(s) Glossário Capital Segurado: é o valor total pago pela seguradora ao segurado pelo evento contratado. Sinistro: é a ocorrência de um evento (exemplo: morte,

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 452, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 452, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 452, DE 2015 Acrescenta o art. 92-A ao Capítulo X da Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973 (Lei de Registros Públicos), para disciplinar o procedimento administrativo de interdição.

Leia mais

Kit sinistro Morte natural cônjuge

Kit sinistro Morte natural cônjuge Kit sinistro Morte natural cônjuge Glossário Capital Segurado: é o valor total pago pela seguradora ao segurado pelo evento contratado. Sinistro: é a ocorrência de um evento (exemplo: morte, invalidez,

Leia mais

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Fase Inicial

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Fase Inicial Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Fase Inicial Nova Estrutura Previdenciária Ministério do Desenvolvimento Social; Instituto Nacional do Seguro Social

Leia mais

NORMA DE PESSOAL SUMÁRIO

NORMA DE PESSOAL SUMÁRIO NORMA DE PESSOAL SUMÁRIO Finalidade 1. Da Finalidade 2. Da Admissão 3. Da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) 4. Dos Aspectos Éticos das Contratações 5. Da Duração do Trabalho 6. Da Prorrogação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2014, 05 DE AGOSTO DE 2014.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2014, 05 DE AGOSTO DE 2014. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2014, 05 DE AGOSTO DE 2014. REGULAMENTA e orienta os procedimentos para a apreciação de requerimentos administrativos protocolados junto ao Núcleo de Tributos e Arrecadação e

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 01/2017-EMSERH- CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS Nº 002/2018

CONCURSO PÚBLICO 01/2017-EMSERH- CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS Nº 002/2018 CONCURSO PÚBLICO 01/2017-EMSERH- CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS Nº 002/2018 O Presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares EMSERH, no uso de suas atribuições legais, torna pública ao segundo edital

Leia mais

MANUAL DE FORMALIZAÇÃO

MANUAL DE FORMALIZAÇÃO MANUAL DE FORMALIZAÇÃO Tipo de Operação: Cartão Convênios:Consultar os ativos, via sistema Fontes Para as Operações : Cartão Sem Saque e Cartão Com Saque Termo de Adesão Cartão de Crédito Consignado Banco

Leia mais

1 DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR

1 DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA Procedimento de Avaliação Sócioeconômica - Cotas EP1 e EP1A Concurso Vestibular EAD/UAB/UFSM 2014. Observações: a) Os documentos

Leia mais

Instruções para o preenchimento:

Instruções para o preenchimento: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PARA AVALIAÇÃO DA RENDA PER CAPITA PROCESSO SELETIVO 2/2014 UFSM - Campus Cachoeira do Sul - SiSU ANEXO I Instruções

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA VALIDAÇÃO DO FIES

DOCUMENTAÇÃO PARA VALIDAÇÃO DO FIES DOCUMENTAÇÃO PARA VALIDAÇÃO DO FIES O estudante pré-selecionado pelo FIES Seleção, no período determinado pelo FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, deverá comparecer à CPSA Comissão Permanente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL PENSÃO - CONCESSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL PENSÃO - CONCESSÃO Dados Básicos do Instituidor Nome Completo: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL PENSÃO - CONCESSÃO CPF: Siape: O servidor era beneficiário da GEAP? NÃO SIM, e declaro estar

Leia mais

PREFEITURA DE ITAJAÍ Coordenadoria da Moralidade Administrativa

PREFEITURA DE ITAJAÍ Coordenadoria da Moralidade Administrativa INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 14/CMA/2009 (Com alteração no Anexo I) A presente Instrução Normativa disciplina o disposto na Constituição Federal e na Súmula Vinculante Nº 13, do Supremo Tribunal Federal, no

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE QUEIMADOS PREVIQUEIMADOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE QUEIMADOS PREVIQUEIMADOS Portaria nº. 016/17 Queimados, 14 de março de 2017. O Diretor-Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Queimados, no uso de suas atribuições legais, e em conformidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 2878/15-CONSUN, 19 de Agosto de 2015.

RESOLUÇÃO Nº 2878/15-CONSUN, 19 de Agosto de 2015. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 2878/15-CONSUN, 19 de Agosto de 2015. EMENTA: Aprova a Regulamentação dos Procedimentos a serem Adotados aos Processos de Transferências

Leia mais

POSSE, EXERCÍCIO E DOCUMENTAÇÃO PARA INGRESSO

POSSE, EXERCÍCIO E DOCUMENTAÇÃO PARA INGRESSO EDITAL n.º 817/2012 - CRS. POSSE, EXERCÍCIO E DOCUMENTAÇÃO PARA INGRESSO CONCURSO PÚBLICO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE SOLDADO POLICIAL MILITAR (QPM 1-0) E DE SOLDADO BOMBEIRO MILITAR (QPM 2-0) DA POLÍCIA

Leia mais

JUSTIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA PREVIDENCIÁRIA

JUSTIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA PREVIDENCIÁRIA JUSTIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA PREVIDENCIÁRIA Jônatas Andrade Pereira 1 RESUMO Este trabalho apresenta através de linguagem simples e didática o recurso da Justificação Administrativa Previdenciária. Este

Leia mais

Kit sinistro Morte natural titular

Kit sinistro Morte natural titular Kit sinistro Morte natural titular Glossário Capital Segurado: é o valor total pago pela seguradora ao segurado pelo evento contratado. Sinistro: é a ocorrência de um evento (exemplo: morte, invalidez,

Leia mais

Kit sinistro Assistência amparo familiar Titular

Kit sinistro Assistência amparo familiar Titular Kit sinistro Assistência amparo familiar Titular Prezado(a): Para melhor atendê-lo, este material contém os formulários e documentos necessários para solicitar a abertura de processo de sinistro, assim

Leia mais

PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014

PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP, no uso das atribuições que

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESPERANTINA ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESPERANTINA ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO DECRETO Nº 089, de 02 de outubro de 2017. Regulamenta a realização do Recadastramento (Censo Cadastral Previdenciário) dos servidores públicos titulares de cargo efetivo, ativos, aposentados, pensionistas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL 06-2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO POR COTAS SOCIAIS CHAMADA ORAL SISU/ENEM VERÃO 2014 A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), através da Coordenação de Integração

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 548, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2015

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 548, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2015 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 548, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2015 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA -

Leia mais

OFÍCIO-CIRCULAR. Oficio Circular nº 51/2012 DSRH/ DPR Data: 17 de Agosto de 2012

OFÍCIO-CIRCULAR. Oficio Circular nº 51/2012 DSRH/ DPR Data: 17 de Agosto de 2012 OFÍCIO-CIRCULAR Oficio Circular nº 51/2012 DSRH/ DPR Data: 17 de Agosto de 2012 Assunto: Prova de situação escolar e prova de condição de recursos para efeitos de pedido ou manutenção do abono de família

Leia mais

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS Candidato Histórico Escolar Certificado de Conclusão do Ensino Médio Carteira de Identidade ou CNH Certidão de Nascimento/ Casamento CPF Comprovante de Residência (recente últimos

Leia mais

PORTARIA N 320, DE 8 DE MARÇO DE 2018.

PORTARIA N 320, DE 8 DE MARÇO DE 2018. PORTARIA N 320, DE 8 DE MARÇO DE 2018. O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, tendo

Leia mais

DECLARAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS

DECLARAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS PARTICIPANTE DADOS PESSOAIS Matr. SPP: DADOS BANCÁRIOS (para crédito de reembolso) Banco: Agência: Conta Corrente: 1º DEPENDENTE PRIORITÁRIO E/OU BENEFICIÁRIO ESPECIAL F.ASC.01.03 R00 Página 1 de 5 2º

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 40/05 - DATJ

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 40/05 - DATJ INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 40/05 - DATJ Regulamenta o Provimento nº 17/89, alterado pela Emenda Provimental nº 34/97 e pelo Provimento nº 47/2002 quanto ao encaminhamento da documentação para apreciação, verificação

Leia mais

REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 676-A DE 2015 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 15 DE 2015

REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 676-A DE 2015 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 15 DE 2015 REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 676-A DE 2015 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 15 DE 2015 Altera as Leis nºs 8.212, de 24 de julho de 1991, e 8.213, de 24 de julho de 1991, para tratar da associação do

Leia mais

FORMULÁRIO DE ADESÃO PLANO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE SUPLEMENTAR OUTROS SIGA N.º: NOME DO SERVIDOR: NOME SOCIAL: CAMPUS DE LOTAÇÃO:

FORMULÁRIO DE ADESÃO PLANO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE SUPLEMENTAR OUTROS SIGA N.º: NOME DO SERVIDOR: NOME SOCIAL: CAMPUS DE LOTAÇÃO: FORMULÁRIO DE ADESÃO PLANO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE SUPLEMENTAR ADESÃO PLANO DE SAUDE ADESÃO DE DEPENDENTE AO PLANO DE SAÚDE MIGRAÇÃO ENTRE PLANOS DE SAÚDE DESLIGAMENTO DE DEPENDENTE CANCELAMENTO DE PLANO

Leia mais

EDITAL Nº 001/2019 D.R.H. CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ITAPECERICA DA SERRA, no uso de

EDITAL Nº 001/2019 D.R.H. CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ITAPECERICA DA SERRA, no uso de EDITAL Nº 001/2019 D.R.H. CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ITAPECERICA DA SERRA, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estarão abertas as inscrições para CONCESSÃO DE

Leia mais

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS Candidato Histórico Escolar Certificado de Conclusão do Ensino Médio Carteira de Identidade ou CNH Certidão de Nascimento/ Casamento CPF Comprovante de Residência (recente últimos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Buritirama publica:

Prefeitura Municipal de Buritirama publica: Prefeitura Municipal de Buritirama 1 Quarta-feira Ano VIII Nº 176 Prefeitura Municipal de Buritirama publica: Decreto n. 027, de 14 de junho de 2017- Dispõe sobre o recadastramento de servidores públicos

Leia mais

Kit sinistro Morte natural cônjuge

Kit sinistro Morte natural cônjuge Kit sinistro Morte natural cônjuge Prezado(a): Para melhor atendê-lo, este material contém os formulários e documentos necessários para solicitar a abertura de processo de sinistro, assim como as orientações

Leia mais

P r o j e t o Desconto F l ex í vel

P r o j e t o Desconto F l ex í vel D E C L A R A Ç Ã O Eu,, brasileiro (a), portador (a) da Identidade n.º - e -, residente e domiciliado nesta cidade de, à Rua, n, CEP, Bairro, declaro para devidos fins de comprovação de Residência que

Leia mais

SAFRA - ROTEIRO OPERACIONAL - INSS ITEM. SAFRA Público Alvo. Limite de OP. Margem. Forma de Credito

SAFRA - ROTEIRO OPERACIONAL - INSS ITEM. SAFRA Público Alvo. Limite de OP. Margem. Forma de Credito Público Alvo Titulares de benefícios de aposentadoria e pensão do Regime Geral de Previdência Social do Instituto Nacional do Seguro Social INSS. Limite de Idade De 26 a 75 anos 11 meses 29 dias (Idade

Leia mais

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário JUSTIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA JA - Justificação administrativa A Justificação Administrativa - JA é o procedimento

Leia mais

FICHA DE CADASTRO ALUNO: Nacionalidade: Estado Civil Data de Nasc. / / CPF: - Identidade: Órgão: Endereço do aluno em Petrópolis:

FICHA DE CADASTRO ALUNO: Nacionalidade: Estado Civil Data de Nasc. / / CPF: - Identidade: Órgão: Endereço do aluno em Petrópolis: FICHA DE CADASTRO FOTO 3X4 ALUNO: CURSO: RGU: DADOS DO CANDIDATO: Nacionalidade: Estado Civil Data de Nasc. / / CPF: - Identidade: Órgão: Endereço do aluno em Petrópolis: Bairro: Telefone para contato:

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Sujeitos Processuais Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal SUJEITOS PROCESSUAIS TÍTULO VIII Do Juiz, Do Ministério Público, Do Acusado

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 01/2017-EMSERH- EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS Nº 006/2018

CONCURSO PÚBLICO 01/2017-EMSERH- EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS Nº 006/2018 CONCURSO PÚBLICO 01/2017-EMSERH- EDITAL DE DE S Nº 006/2018 O Presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares EMSERH, no uso de suas atribuições legais, torna pública a convocação dos aprovados

Leia mais

ANEXO I - DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE

ANEXO I - DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE ANEXOS ANEXO I - DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE Para fins de comprovação das informações declaradas na FICHA SOCIECONOMICA, a família deverá apresentar, obrigatoriamente, os documentos abaixo relacionados

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTOS

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTOS INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTOS PORTARIA Nº 300/2017- IPREVSANTOS Disciplina o recadastramento de todos os inativos e pensionistas no âmbito do Instituto de

Leia mais