EDU Canvas. A visão INNOVARES do Business Model Canvas para Educação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDU Canvas. A visão INNOVARES do Business Model Canvas para Educação"

Transcrição

1 EDU Canvas A visão INNOVARES do Business Model Canvas para Educação Fortaleza/CE, 2016

2 CONCEITOS DE ADAPTAÇÃO DO BUSINESS MODEL CANVAS PARA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A base de atuação da Equipe Innovares é 1- Bases conceituais do EDU-Canvas DIVIDIR PARA Assunto MULTIPLICAR! PARA ATUAR DE MODO DIFERENCIADO EM SALA DE AULA (OU FORA DELA) É NECESSÁRIO PENSAR/PLANEJAR DIFERENTE. Essa é a base da competência docente em modelos curriculares ativos e na adaptação de boas experiências para novos mapas de construção de aprendizagens. E Estratégias de abordagem (da aprendizagem) D Diretrizes conceituais (de métodos e modelos) U Upgrades de manutenção (atualizar conceitos e tecnologias envolvidas) Objetivo Se o CANVAS (Business Model Canvas) é uma ferramenta de modelagem de negócios e de projetos novos/inovadores, cada unidade curricular tem a possibilidade de desenvolver seu EDU-Canvas para a modelagem do seu funcionamento, reunindo conceitos, organização e planejamentos que vão além do rótulo pedagógico, mas que trabalham a essência do novo papel docente perante a moderna educação do século XXI.

3 PRINCÍPIOS NORTEADORES Canvas (original) é uma estratégia simples que reúne os principais elementos de um modelo de negócios. Trata-se de empreender com maior probabilidade de sucesso, por permitir a organização das ideias e o fluxo das ações e reações prováveis de um produto ou valor. EDU-Canvas adapta o Canvas para a educação, trazendo como paralelos os conceitos de: MODELO DE NEGÓCIO É a forma pela qual uma empresa cria, entrega e captura/agrega VALOR para seus clientes. Na educação, esse modelo passa a MODELO DE MEDIAÇÃO, sendo que o VALOR a ser trabalhado é a APRENDIZAGEM (não o ensino!). O MODELO DE MEDIAÇÃO desenvolvido em cada unidade curricular vai além do que normalmente se prevê num plano de ensino, posto que deve incluir as interações, estratégias, tecnologias de suporte e TICs envolvidas na construção do valor, em seus diferentes níveis de possibilidades (suficiente, muito bom, excelente). CRIAÇÃO DO VALOR Estabelecer os OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM, as metas, as competências, habilidades e/ou atitudes pertinentes a esse modelo de mediação (que é a unidade curricular). É relacionar claramente esses objetivos aos perfis pretendidos pelas DCN do curso, definindo os DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM envolvidos no valor que está sendo criado.

4 ENTREGA DO VALOR Estratégias do processo ensino-aprendizagem, que devem levar em consideração a(s) natureza(s) envolvidas no(s) Domínio(s) do Modelo de Mediação. É preciso ter como premissa que os diferentes Valores a serem entregues pelo Modelo estão necessariamente conectadas a um ou mais Domínios (Cognitivo/Saber, Psicomotor/Saber-Fazer, Psicoafetivo/Saber- Ser) que demandam diferentes estratégias de entrega CAPTURA/AGREGAÇÃO COMPLEMENTAR DE VALOR Trata-se da expansão da experiência de aquisição do Valor. Tal qual uma negociação financeira, um produto pode ter uma configuração básica, ou ser enriquecido com vantagens, opcionais e upgrades que lhe agregam maior valor final, seja no diferencial da sua configuração e/ou do seu desempenho. Os Valores envolvidos no Modelo de Mediação construídos para uma unidade curricular pelo EDU-Canvas podem ser potencializados pela captura adicional de experiências, feitas além dos espaços da sala da aula (a exemplo do que fazemos acontecer nos nossos grupos fechados de estudantes matriculados em cada unidade curricular sob nossa responsabilidade). Agregar valores ao Valor representa a expansão da experiência de aprendizagem, pelo desenvolvimento de complementos à mesma - como produção acadêmica em suas diferentes formas e meios de divulgação e/ou pela aplicação do seu substrato de conhecimento no desenvolvimento de inovações de produtos e processos. Assim temos os seguintes paralelos entre os elementos que formam o Canvas e os que compõem o EDU-Canvas:

5 BUSINESS MODEL CANVAS EDU-Canvas Modelo de negócios MODELO DE MEDIAÇÃO Valor APRENDIZAGEM Domínios do Valor Criação de valor Entrega de valor Captura SABER, SABER-SER, SABER-FAZER (um ou mais em cada modelo) Define o produto final (COMPETÊNCIAS, HABILIDADES e ATITUDES) a ser desenvolvido pelo Modelo de Mediação Referem-se às ESTRATÉGIAS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, consideradas as naturezas dos Domínios de Aprendizagem envolvidos Tipo de CONFIGURAÇÃO (SUFICIENTE, MUITO BOA, EXCELENTE) atingida ao final do Modelo de Mediação, customizada pelas iniciativas e envolvimento dos estudantes no processo de Mediação. A Configuração corresponde à magnitude da expansão do Valor, pela customização de experiências associadas, tornando o Valor uma aquisição mais ou menos diferenciada, para cada estudante de uma mesma turma O EDU-Canvas segue os mesmo conceitos-base do Modelo Canvas, ou seja, seu PLANO DE AÇÃO (correspondente ao plano de negócios) deve ser: (a) SIMPLES Qual a competência/habilidade/atitude (C.H.A.) que deve ser construída ao final da Mediação? Qual(is) Domínio(s) de Aprendizagem estão envolvidos no processo? Essa Mediação é um requisito de outra posterior é mais complexa? Ela completa outra Mediação mais simples ou preliminar?

6 (b) RELEVANTE (c) COMPLEXIDADES ENVOLVIDAS Quais os cenários básicos de aplicação das C.H.A. da Mediação? Quais os instrumentos necessários para fazer a ENTREGA do VALOR, considerando os Domínios de Aprendizagem? Onde se buscam os instrumentos (Apps, NTA, LH, Pesquisas, Material Didático, Experiências, etc...) para construir e entregar o Valor? Quais as bases (Formação Direta, Formação Complementar, Outras necessidades para formar o Valor) dessa Mediação? Como cada tipo de entrega (Básica, Plus, Premium) influencia na captura customizada (Suficiente, Muito Boa, Excelente) do Valor envolvido na Mediação?

7 PREMISSAS DO EDU-CANVAS Nenhuma formação inicial (de graduação) é plena de conhecimento. Ela deve trazer os pilares conceituais que guiarão o estudante na aquisição dos Valores fundamentais envolvidos, por meio de Diretrizes de Pensamento e de Condutas, para que, na sequência, ele possa customizar sua entrega pelo Upgrade desejado para seu diferencial. A ideia é criar no estudante a cultura do diferencial, e estabelecer a forma de manifestação formal dessa customização por meio de gamificação (registros, bônus, diplomados menores, oportunidades VIP, etc...) DICA: observe o que falta no dia a dia, o que sobra, o que poderia ser melhor, mais dinâmico. Aplique esses conceitos e defina o que será BÁSICO, PLUS e PREMIUM na customização. Como começar? Cada EDU-Canvas deve trazer um logo/chamada padrão, do tipo "Vamos mudar o mundo!" que funciona como MOTIVAÇÃO e que, de alguma maneira, seja a bússola que aponta o ponto no mapa a ser encontrado pelo Modelo de Mediação. DICA: cada grande temática do Modelo de Mediação ou cada Valor a ser entregue deve dar origem a um mapa, que ficará disponível a todos os professores por um tempo, para que todos possam colaborar com ideias e fazer coletas de brainstorming. P.S. Nenhuma ideia deve ser descartado nesse momento, porque nessa fase vale tudo para "pensar fora da caixinha".

8 Controle o tamanho do modelo! Se ele ficar muito difícil ou incompatível com a realidade institucional, criará um esvaziamento do engajamento. Isole os problemas, criando soluções para cada um deles por meio de um FLUXOGRAMA DE SOLUCIONÁTICA. Lembre-se de duas coisas importantes: (1) PROBLEMAS PODEM SER OPORTUNIDADES se tratados com a técnica do "...e se?"; (2) ÀS VEZES NÃO TER SOLUÇÃO É A SOLUÇÃO. Ou seja, parta para outro desenho de aprendizagem ao invés de insistir em algo que não está se adequando às necessidades daquele momento. Lidando com as ideias que surgiram... Comece por estes passos: a. Listar num elemento visual; b. Selecionar a viabilidade, as que tratam de melhorias, as que gerariam melhores Valores; c. Iniciar o EDU-Canvas com pelo menos sete dos nove elementos, para cada ideia; d. Fazendo o EDU-Canvas será possível dimensionar TRABALHO, METAS, METODOLOGIAS, CRESCIMENTO, bem como será igualmente possível dimensionar DIFICULDADES, NECESSIDADES, PRIORIDADES E PLANO DE DESENVOLVIMENTO.

9 Lembre-se! Não existe certo ou errado, nem limite inicial, e ainda não há elemento certo pra começar o EDU-Canvas......sugere-se começar pelo SEGMENTOS DE CLIENTES....depois passe para as PROPOSTAS DE VALOR....na sequência fique à vontade para fazer a construção na ordem necessária, sempre ajustando e reajustando os blocos já preenchidos, se necessário. A Equipe Innovares deseja que o EDU-Canvas lhe ajude a transformar o conhecimento em excelentes experiências de aprendizagem. Na dúvida, entre em contato 1 e participe de um Curso de formação para Metodologias Ágeis e Criativas conosco, com uma parte online (em ambientes fluidos e inovadores) e com um presencial totalmente prático, com imersão na nossa sala de criatividade (modelo Google)! 1 Rede Innovares de Conhecimento (Facebook) ou redeinnovares@gmail.com

10

RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final para o Desafio

RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final para o Desafio RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final para o Desafio SENAI de Projetos Integradores. Todos os itens deste documento

Leia mais

FERRAMENTAS ÁGEIS E CRIATIVAS APLICADAS AO DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS E PROJETOS INOVADORES JUNTO À EMBRAPII/IFCE

FERRAMENTAS ÁGEIS E CRIATIVAS APLICADAS AO DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS E PROJETOS INOVADORES JUNTO À EMBRAPII/IFCE Formação avançada FERRAMENTAS ÁGEIS E CRIATIVAS APLICADAS AO DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS E PROJETOS INOVADORES JUNTO À EMBRAPII/IFCE Roteiro de Atividades Denise da VInha Ricieri Vera Lúcia Andrade Bahiense

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS ONLINE

PLANO DE NEGÓCIOS ONLINE PLANO DE NEGÓCIOS ONLINE Olá! Aqui é a Paty Pegorin e este é um workbook desenvolvido especialmente para você que deseja transformar paixão em negócio online de impacto. E ainda mais: um negócio autêntico

Leia mais

CANVAS. Criando novos Modelos de Negócios

CANVAS. Criando novos Modelos de Negócios CANVAS Criando novos Modelos de Negócios Criar Valor Distribuir Capturar O que é um modelo de negócio Modelo de negócio Business Model Generation Canvas Um modelo de negócio descreve a lógica de como

Leia mais

Metodologias Ativas. Parte 07 Sala de Aula Invertida. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Metodologias Ativas. Parte 07 Sala de Aula Invertida. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Metodologias Ativas Parte 07 Sala de Aula Invertida Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Nossa Agenda... 09:00 09:20 - Metodologias Ativas (teoria) 09:20 09:40 - Método de Estudo de Caso 09:40 10:00 - Aprendizagem

Leia mais

De Olho nas Reações. Apresentação

De Olho nas Reações. Apresentação De Olho nas Reações Apresentação A atividade lúdica De Olho Nas Reações é um jogo de cartas que foi inspirado no jogo conhecido popularmente como Copo d água. Entretanto, várias adaptações nas regras foram

Leia mais

O QUE NÃO PODE FALTAR NO PLANEJAMENTO ESCOLAR?

O QUE NÃO PODE FALTAR NO PLANEJAMENTO ESCOLAR? O QUE NÃO PODE FALTAR NO PLANEJAMENTO ESCOLAR? SUMÁRIO 1. O QUE É O PLANEJAMENTO ESCOLAR E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA? 2. O QUE NÃO PODE FALTAR NO PLANEJAMENTO ESCOLAR? 3. QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UM BOM PLANEJAMENTO

Leia mais

De Olho nas Fórmulas Orgânicas

De Olho nas Fórmulas Orgânicas De Olho nas Fórmulas Orgânicas Apresentação A atividade lúdica De Olho Nas Fórmulas Orgânicas é um jogo de cartas que foi inspirado no jogo conhecido popularmente como Copo d água. Entretanto, várias adaptações

Leia mais

semana de a #nãoesquecerdejeitonenhum #ideiasparaimplementar terça-feira segunda-feira sexta-feira quinta-feira Semana 1 motive-se!

semana de a #nãoesquecerdejeitonenhum #ideiasparaimplementar terça-feira segunda-feira sexta-feira quinta-feira Semana 1 motive-se! #nãoesquecerdejeitonenhum segunda-feira terça-feira Sábado semana de a quarta-feira #ideiasparaimplementar sexta-feira quinta-feira Semana 1 #nãoesquecerdejeitonenhum segunda-feira terça-feira Sábado semana

Leia mais

EDITAL START PB 2018/01 Programa de Pré-aceleração para Startups

EDITAL START PB 2018/01 Programa de Pré-aceleração para Startups EDITAL START PB 2018/01 Programa de Pré-aceleração para Startups JOÃO PESSOA E CAMPINA GRANDE 1. SOBRE O PROGRAMA O Programa trabalha a pré-aceleração das startups e a capacitação dos empreendedores para

Leia mais

RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final que será entregue

RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final que será entregue RECOMENDAÇÕES Este modelo de projeto tem como objetivo ajudar você e sua equipe a organizarem as informações do seu projeto final que será entregue na etapa Envio da Solução. Nesta etapa todos os itens

Leia mais

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Pró-Reitoria de Ensino de Graduação P L A N O D E E N S I N O Curso: Unidade Curricular: Modalidade: Presencial ( ) Semipresencial ( ) Período: Semestre Letivo: Professor (a): Carga Horária: 1. OBJETO

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS OBJETIVOS: Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna irá exigir dos educadores e das escolas. Este curso se dispõe

Leia mais

4 PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SEU NEGÓCIO.

4 PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SEU NEGÓCIO. 4 PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SEU NEGÓCIO www.canvasacademy.com.br VAMOS COMEÇAR? De 0 a 10, quão comprometido você está HOJE? O resultado final deste conteúdo depende realmente de quem? ANIMADOS? O que

Leia mais

Escola para todos: Inclusão de pessoas com deficiência

Escola para todos: Inclusão de pessoas com deficiência Escola para todos: Inclusão de pessoas com deficiência Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da

Leia mais

Somos professores e entendemos (e vivemos) as demandas dos espaços de aprendizagem e queremos transformar a forma de aprender e ensinar.

Somos professores e entendemos (e vivemos) as demandas dos espaços de aprendizagem e queremos transformar a forma de aprender e ensinar. Informações à imprensa O que é o Labfuturo? Estamos vivendo grandes mudanças no modo de produzir, de nos relacionar e viver. A educação de ontem não contempla as demandas do futuro de hoje. Nesse contexto,

Leia mais

EDITAL ACELERA 2018/2 Programa de Pré-Aceleração para Startups

EDITAL ACELERA 2018/2 Programa de Pré-Aceleração para Startups EDITAL ACELERA 2018/2 Programa de Pré-Aceleração para Startups ARACAJU / SE 1. SOBRE O PROGRAMA O Programa trabalha a pré-aceleração das startups e a capacitação dos empreendedores para colocarem suas

Leia mais

CONSTRUINDO O PAPEL COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE.

CONSTRUINDO O PAPEL COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE. CONSTRUINDO O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE. 3ª FORMAÇÃO PROFESSOR COORDENADOR 2018- DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRACICABA PAUTA DO DIA 06/06/2018 O Coordenador Pedagógico e o cotidiano

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO EDITAL Nº 01/2014 SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho torna público o presente edital para o desenvolvimento

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações Informações Apresentação A Universidade Braz Cubas compromissada com a educação profissional e formação de pessoas, acompanhando a sociedade atual, adotou uma nova política institucional que transforma

Leia mais

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O QUE É? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO Já pensou em poder fazer um estágio diferente de tudo o que você já viu? Aqui na Neppo você pode! Estágio estruturado e flexível para atuar

Leia mais

DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA ALIADO AO USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NO ATENDIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA ALIADO AO USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NO ATENDIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA ALIADO AO USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NO ATENDIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Autor(1): Flávio Jonnathan Gaia Nogueira; (Co)autor(2):

Leia mais

INFORMAÇÕE GERAIS DE ORGANIZAÇÃO DO CURSO INFOGRÁFICO DO CURSO E PRINCIPAIS ATIVIDADES E TAREFAS

INFORMAÇÕE GERAIS DE ORGANIZAÇÃO DO CURSO INFOGRÁFICO DO CURSO E PRINCIPAIS ATIVIDADES E TAREFAS INFORMAÇÕE GERAIS DE ORGANIZAÇÃO DO CURSO INFOGRÁFICO DO CURSO E PRINCIPAIS ATIVIDADES E TAREFAS http://www.portaleadbrasil.com.br portaleadbrasil@gmail.com 1 Sumário Informações de Organização do Curso...

Leia mais

Inovação no Ensino Superior na Era da Disrupção

Inovação no Ensino Superior na Era da Disrupção II Encontro de Coordenadores de Cursos de Administração do Paraná Inovação no Ensino Superior na Era da Disrupção Prof. Carlos Longo Pró-reitor Acadêmico - UP Num mundo em plena economia disruptiva podemos

Leia mais

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 O mundo passa por

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 13 DE JUNHO DE 2012

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 13 DE JUNHO DE 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.295, DE 13 DE JUNHO DE 2012 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em,

Leia mais

Estratégia: Planejamento e Execução Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Estratégia: Planejamento e Execução Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Língua Portuguesa Dinâmica Conhecendo o outro. Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de

Leia mais

4 MOTIVOS PARA VOCÊ ESCOLHER A SPAÇO COMO AGÊNCIA PARCEIRA.

4 MOTIVOS PARA VOCÊ ESCOLHER A SPAÇO COMO AGÊNCIA PARCEIRA. 4 MOTIVOS PARA VOCÊ ESCOLHER A SPAÇO COMO AGÊNCIA PARCEIRA. Ao pensar em uma agência de publicidade, muitos itens precisam ser considerados antes de escolhê-la como parceira. Isso porque, cada agência

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR A organização curricular foi feita para atender aos objetivos do curso, sendo dividida em dois eixos: Concentração e Dispersão. No Eixo Concentração serão ofertadas 9 (nove) disciplinas

Leia mais

ESTRATÉGICO. Faça seu planejamento de maneira rápida usando o BUSINESS MODEL CANVAS

ESTRATÉGICO. Faça seu planejamento de maneira rápida usando o BUSINESS MODEL CANVAS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Faça seu planejamento de maneira rápida usando o IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO O planejamento estratégico é uma ferramenta que pode te ajudar a antecipar diversas situações e deixar

Leia mais

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

Currículo. Rumo ao sucesso da atuação pedagógica

Currículo. Rumo ao sucesso da atuação pedagógica Currículo escolar Rumo ao sucesso da atuação pedagógica Um caminho a percorrer A importância de elaborar um currículo escolar bem estruturado para garantir o sucesso da atuação pedagógica I magine que

Leia mais

índice O SOMA QUEM SOMOS ÁREAS DE ATUAÇÃO SERVIÇOS CONHECIMENTO EXPERIÊNCIA POR TRÁS DO SOMA NÓS STUDIO

índice O SOMA QUEM SOMOS ÁREAS DE ATUAÇÃO SERVIÇOS CONHECIMENTO EXPERIÊNCIA POR TRÁS DO SOMA NÓS STUDIO índice O SOMA QUEM SOMOS ÁREAS DE ATUAÇÃO SERVIÇOS CONHECIMENTO EXPERIÊNCIA POR TRÁS DO SOMA NÓS STUDIO quem somos O SOMA_STUDIOMILANO É A NOSSA MANEIRA DE COMPARTILHAR CONHECIMENTO E CRIAR EXPERIÊNCIAS.

Leia mais

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir INOVAÇÃO EDUCATIVA_ Escolhemos inventar o futuro por meio da Inovação Educativa Acreditamos na educação disruptiva, personalizada e em linha com os avanços tecnológicos Movidos por um sentimento voluntário,

Leia mais

EDITAL Nº. 001/2017. Curso de Formação de Jovens Pesquisadores. Faculdade 2 de Julho

EDITAL Nº. 001/2017. Curso de Formação de Jovens Pesquisadores. Faculdade 2 de Julho EDITAL Nº. 001/2017 Curso de Formação de Jovens Pesquisadores A, através da Direção Geral, representada pelo professor Marcos Baruch Portela, torna público o presente edital de seleção interna de estudantes

Leia mais

Aprendizagem baseada em projetos com tecnologia. Profa. Dra. Maria josé c. de Souza domingues

Aprendizagem baseada em projetos com tecnologia. Profa. Dra. Maria josé c. de Souza domingues Aprendizagem baseada em projetos com tecnologia Profa. Dra. Maria josé c. de Souza domingues agenda Conceito de Aprendizagem baseada em projetos. Concepções de trabalho com projetos. Pedagogia de projetos:

Leia mais

Pró-Reitoria Acadêmica - PROAC Coordenação de XXXX

Pró-Reitoria Acadêmica - PROAC Coordenação de XXXX PLANO DE ENSINO Curso: Componente/Unidade Curricular: Modalidade: Presencial ( ) A distância ( ) Período: Professor (a): 1. OBJETO DE ESTUDO Descritor: Identifica o foco, o eixo central do Componente Curricular.

Leia mais

Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr

Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr Prof. Ms Márcia Terra Especialista em administração escolar, professora de educação básica

Leia mais

PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES.

PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES. PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES. Educar para um Mundo em Mudança. Educar para Mudar o Mundo. Maria Emília Brederode Santos PERFIL DO ALUNO 2 INTRODUÇÃO As mudanças no mundo, hoje,

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Empreendendo na minha Pequena e Grande Empresa. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Empreendendo na minha Pequena e Grande Empresa. Parte 1 (solicitante) DADOS DO CAMPUS PROPONENTE 1 Campus: Xanxerê MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do

Leia mais

Empreendedorismo e Inovação em Modelos de Negócio. 10 de Janeiro de 2013

Empreendedorismo e Inovação em Modelos de Negócio. 10 de Janeiro de 2013 Empreendedorismo e Inovação em Modelos de Negócio 10 de Janeiro de 2013 Empreendedorismo Empreendedorismo Digital... Conceito de Start-up 3 Start-up Empresa ou time Colocar em funcionamento Uma ideia diferente

Leia mais

Música na escola: reflexões sobre a Lei /2008. Profª. Carla Lopardo UNIPAMPA - UFRGS

Música na escola: reflexões sobre a Lei /2008. Profª. Carla Lopardo UNIPAMPA - UFRGS Música na escola: reflexões sobre a Lei 11.769/2008 Profª. Carla Lopardo UNIPAMPA - UFRGS Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade

Leia mais

Roteiro de Apoio para a Elaboração do Canvas Abril de 2019

Roteiro de Apoio para a Elaboração do Canvas Abril de 2019 Roteiro de Apoio para a Elaboração do Canvas Abril de 2019 1 O que é o Canvas? 2 O que é o Canvas? O Canvas é uma ferramenta criada por Alexander Osterwalder, e cujo nome completo é Business Model Canvas

Leia mais

AVALIAÇÃO. Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE)

AVALIAÇÃO. Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE) AVALIAÇÃO Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE) REFLEXÃO Porque é que a avaliação é tão importante? Que tipo de avaliação é feita na sua instituição? Alterar os métodos de avaliação "Se você quer

Leia mais

Pegada nas Escolas - CONSUMO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO

Pegada nas Escolas - CONSUMO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO Pegada nas Escolas - CONSUMO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola.

Leia mais

Como empreender em Comunicação na Era Digital?

Como empreender em Comunicação na Era Digital? Como empreender em Comunicação na Era Digital? Excesso de informação. Economia da atenção. Como se comunicar nesse ambiente? Como integrar e humanizar a comunicação, multiplicando conhecimentos e inspirando?

Leia mais

Como formar o professor para atuar na era digital com práticas pedagógicas inovadoras para pesquisa e inovação

Como formar o professor para atuar na era digital com práticas pedagógicas inovadoras para pesquisa e inovação GOVERNANÇA GOVERNANÇA GOVERNANÇA GOVERNANÇA GOVERNANÇA Quais ações de pesquisa e formação podem suscitar a inovação pedagógica baseada na coautoria de docentes e discentes? Como apoiar a formação docente

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA PLANO DE ATIVIDADES CONSELHO PEDAGÓGICO ANO LETIVO 2013/2014 COIMBRA, 2013 ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA PLANO DE ATIVIDADES CONSELHO PEDAGÓGICO ANO

Leia mais

Planejamento do Trabalho Pedagógico: elaboração de plano de curso e plano de aula. Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araujo DMTE/CCE

Planejamento do Trabalho Pedagógico: elaboração de plano de curso e plano de aula. Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araujo DMTE/CCE Planejamento do Trabalho Pedagógico: elaboração de plano de curso e plano de aula Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araujo DMTE/CCE Definição: Planejamento é um processo que exige organização, sistematização,

Leia mais

EDITAL 01/2012 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS E FEIRA DO CONHECIMENTO

EDITAL 01/2012 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS E FEIRA DO CONHECIMENTO EDITAL 01/2012 SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FEIRA DE CIÊNCIAS E FEIRA DO CONHECIMENTO A Universidade Federal de Viçosa Campus UFV Florestal, a Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal CEDAF

Leia mais

aprendizagem significativa

aprendizagem significativa aprendizagem significativa Criando percepções e sentidos Construindo sentidos Como a aprendizagem significativa pode contribuir para o processo de ensino e assimilação de novos conceitos H á alguns anos,

Leia mais

Regulamentação do Estágio Supervisionado Curso de Licenciatura em História UFRRJ/Seropédica

Regulamentação do Estágio Supervisionado Curso de Licenciatura em História UFRRJ/Seropédica MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Regulamentação do Estágio Supervisionado Curso de Licenciatura em História UFRRJ/Seropédica CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1º. O Estágio

Leia mais

CARO COLEGA EDUCADOR,

CARO COLEGA EDUCADOR, CARO COLEGA EDUCADOR, Este documento apresenta os pilares do Projeto de Vida, para que você tenha um material de consulta sobre as bases conceituais e curriculares que o sustentam, bem como sobre o detalhamento

Leia mais

Pegada nas Escolas - ENERGIA- PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA

Pegada nas Escolas - ENERGIA- PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA Pegada nas Escolas - ENERGIA- 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola,

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Licenciatura em Ciências Biológicas - Araras INDICADORES - VISÃO DOCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS Araras ÍNDICE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Pegada nas Escolas - LIXO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola. Para

Leia mais

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais O objetivo geral do Curso de Arquitetura e Urbanismo é propiciar ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competências com sólida base

Leia mais

Metodologias Ativas. Parte 04 Aprendizagem Baseada em Projetos. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Metodologias Ativas. Parte 04 Aprendizagem Baseada em Projetos. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Metodologias Ativas Parte 04 Aprendizagem Baseada em Projetos Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Nossa Agenda... 09:00 09:20 - Metodologias Ativas (teoria) 09:20 09:40 - Método de Estudo de Caso 09:40 10:00

Leia mais

Disciplina: Programação e Robótica. Turma: 7º G. Autor: Rui Rodrigues. Tendência(s) Relevante(s)

Disciplina: Programação e Robótica. Turma: 7º G. Autor: Rui Rodrigues. Tendência(s) Relevante(s) Modelo de Cenário de Aprendizagem Este modelo pode ser usado em conjunto com as ferramentas disponibilizadas no toolset 3.1 do Kit de Ferramentas do Future classroom Lab. Disciplina: Programação e Robótica

Leia mais

Showcase Big Brain Education

Showcase Big Brain Education 1 Showcase Big Brain Education 2 Objetivo O objetivo deste documento é apresentar cases educacionais no programa Big Brain Education O Programa Vantagens: Acesso ao conhecimento de qualquer lugar, a qualquer

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E APLICANDO O EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E APLICANDO O EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO APLICANDO O EMPREENDEDORISMO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Discutir os impactos sociais e econômicos do empreendedorismo Conhecer as características

Leia mais

O que são as cidades criativas?

O que são as cidades criativas? O que são as cidades criativas? O conceito de cidade criativa ainda é recente e fluído e tem despertado atenção crescente em vários países de todos os continentes, desde o início do século XXI. Entre os

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Faça seu planejamento de maneira rápida usando o BUSINESS MODEL CANVAS Soluções Empresariais para Advogados A Importância do Planejamento Estratégico O planejamento estratégico

Leia mais

Pegada nas Escolas - ÁGUA - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA

Pegada nas Escolas - ÁGUA - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA Pegada nas Escolas - ÁGUA - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de propostas que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola,

Leia mais

e-manual Premium Experimente em espacoprofessor.pt CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO

e-manual Premium Experimente em espacoprofessor.pt CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO Manual Guia do Professor (na banda lateral do manual) Caderno do Aluno Guia de Vida Saudável (oferta ao aluno) Caderno do Professor Guia de Suporte Básico de Vida e-manual Premium

Leia mais

Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE

Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE PROIAC Estudo sobre Núcleo Docente Estruturante (NDE) Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE Claudia Marcia Borges Barreto claudiamarcia@id.uff.br O que é NDE? Comissão de acompanhamento

Leia mais

Manual de Implementação Aprendizagem Baseada em Projetos. α π PBL. Ω β. Uma Publicação

Manual de Implementação Aprendizagem Baseada em Projetos. α π PBL. Ω β. Uma Publicação Manual de Implementação Aprendizagem Baseada em Projetos α π Ω PBL Ω Uma Publicação Direitos Autorais Todos os direitos são reservados. Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida, copiada ou transmitida

Leia mais

Curso de Extensão. Mão na Massa Aprendendo a Empreender

Curso de Extensão. Mão na Massa Aprendendo a Empreender Curso de Extensão Mão na Massa Aprendendo a Empreender Realização: Departamento de Anatomia do ICB-USP Apoio: Agência USP de Inovação, Endeavor, SEBRAE e Startup Design 24 de novembro de 2017 São Paulo

Leia mais

CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR

CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR

Leia mais

Avaliação: para que e como avaliar

Avaliação: para que e como avaliar Avaliação: para que e como avaliar Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS?

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? 1 índice Introdução... 3 A importância da inovação para o RH... 5 Treinamentos: inovação com EAD... 11 O uso de novas tecnologias e metodologias...15 Conclusão... 20 2 Introdução

Leia mais

PONTOS CRÍTICOS INDICADORES - VISÃO DOCENTES

PONTOS CRÍTICOS INDICADORES - VISÃO DOCENTES RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - DOCENTES ENGENHARIA QUÍMICA - SÃO CARLOS Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso. INDICADOR CURSO * Campus SC * ÍNDICE DE AVALIAÇÃO GERAL 53,81 45,05 TRABALHO

Leia mais

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR COORDENADOR. _01 (uma) vaga ao posto de trabalho de Professor Coordenador dos anos iniciais

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR COORDENADOR. _01 (uma) vaga ao posto de trabalho de Professor Coordenador dos anos iniciais SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO ESCOLA ESTADUAL JARDIM DR. PAULO GOMES ROMEO --------------------------- FUNDADA EM 22/05/2015 -----------------------------

Leia mais

DESIGN DA ESTRATÉGIA Instituto Federal do Maranhão IFMA. Steinbeis-SIBE do Brasil Bruno Viotti

DESIGN DA ESTRATÉGIA Instituto Federal do Maranhão IFMA. Steinbeis-SIBE do Brasil Bruno Viotti DESIGN DA ESTRATÉGIA Instituto Federal do Maranhão IFMA Steinbeis-SIBE do Brasil Bruno Viotti Etapas do Projeto Desenvolvimento e Implementação do Planejamento Estratégico Institucional do IFMA PLANO DE

Leia mais

WORKSHOP DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. 29 / Novembro / 2014

WORKSHOP DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. 29 / Novembro / 2014 WORKSHOP DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 29 / Novembro / 2014 Objetivos para o dia Alinhamento da visão em torno da estratégia para a SIETAR BRASIL Definição das iniciativas/projetos que serão conduzidos no

Leia mais

ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM

ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM i ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM Índice 1. Protagonismo Juvenil 1.1 Oferecer amplo leque oportunidades para o desenvolvimento das competências acadêmicas requeridas para a série/ano. 1.2 Introduzir

Leia mais

Escrita criativa: com a palavra, a autoria

Escrita criativa: com a palavra, a autoria Escrita criativa: com a palavra, a autoria Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina

Leia mais

Prof. Me. Renato R. Borges facebook.com/prof.renato.borges

Prof. Me. Renato R. Borges facebook.com/prof.renato.borges ...os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo. Ludwig Wittgenstein Prof. Me. Renato R. Borges facebook.com/prof.renato.borges www.youtube.com/c/profrenatoborges www.professorrenato.com

Leia mais

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM. Centro Universitário do Leste de Minas Gerais UNILESTE. 20 e 21/julho/2016

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM. Centro Universitário do Leste de Minas Gerais UNILESTE. 20 e 21/julho/2016 METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM Visão geral e possibilidades na educação superior Centro Universitário do Leste de Minas Gerais UNILESTE 20 e 21/julho/2016 Dácio Guimarães de Moura /CEFETMG Eduardo

Leia mais

Projeto Social Aprendizagem com Extensão Projeto de melhoria de um processo administrativo em uma organização da região de Lorena

Projeto Social Aprendizagem com Extensão Projeto de melhoria de um processo administrativo em uma organização da região de Lorena Curso de Engenharia Disciplinas: LOQ4233 Gestão de Negócios Prof. Dr. Humberto Felipe da Silva EEL Júnior Consultoria de Engenharia Projeto Social Aprendizagem com Extensão Projeto de melhoria de um processo

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE PRÉ-ACELERAÇÃO DE PROJETOS DO UDF OOPS (OUT OF PAPERS)

REGULAMENTO PROGRAMA DE PRÉ-ACELERAÇÃO DE PROJETOS DO UDF OOPS (OUT OF PAPERS) REGULAMENTO PROGRAMA DE PRÉ-ACELERAÇÃO DE PROJETOS DO UDF OOPS (OUT OF PAPERS) A Coordenação Geral de Graduação do Centro Universitário do Distrito Federal UDF torna público o Regulamento do Programa de

Leia mais

convocatória programa

convocatória programa convocatória programa recode 2017 1. Sobre a ONG Recode Somos uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o

Leia mais

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira Tudo muda Mercedes Sosa Muda o superficial Muda também o profundo Muda o modo de pensar Muda tudo

Leia mais

E-commerce

E-commerce E-commerce QUEM SOU EU? CESAR Instituto privado, sem fins lucrativos e autossustentado que inova em produtos, serviços e empresas com TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação. Nossa missão é identificar,

Leia mais

Subprojeto Química A PRÁTICA DOCENTE INICIAL APLICADA AO ENSINO DE QUÍMICA E A FEIRA DE CIÊNCIAS. Bolsista de ID: Aline Florentino da Costa

Subprojeto Química A PRÁTICA DOCENTE INICIAL APLICADA AO ENSINO DE QUÍMICA E A FEIRA DE CIÊNCIAS. Bolsista de ID: Aline Florentino da Costa Subprojeto Química A PRÁTICA DOCENTE INICIAL APLICADA AO ENSINO DE QUÍMICA E A FEIRA DE CIÊNCIAS Bolsista de ID: Aline Florentino da Costa Autores: Aline S. Gomes, Aurélio M. D. Moreira, Márcia F. Mendes,

Leia mais

Business Innovation Design Thinking

Business Innovation Design Thinking Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Business Innovation Design Thinking Coordenador Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração da FEI O Curso O curso de pós-graduação lato-sensu em Business

Leia mais

O PAPEL DA MONITORIA EM CARTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DISCENTE

O PAPEL DA MONITORIA EM CARTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DISCENTE O PAPEL DA MONITORIA EM CARTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DISCENTE Emanuel Henrique Rulim Pereira 1, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ehenricky@gmail.com Orientadora: Profa. Dra. Alexsandra Bezerra

Leia mais

A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOÉTICA BASEADO NA METODOLOGIA FLIPPED CLASSROOM

A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOÉTICA BASEADO NA METODOLOGIA FLIPPED CLASSROOM A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOÉTICA BASEADO NA METODOLOGIA FLIPPED CLASSROOM Rafael Dias Rios de Souza (UNIVAP)¹ RESUMO Este estudo tem como objetivo discutir uma proposta de metodologia

Leia mais

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA.

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. Nilda Guedes Vasconcelos¹; Dra. Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos² Universidade Federal de Campina Grande¹² - nildagvasconcelos@gmail.com

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS OBJETIVOS: Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna irá exigir dos educadores e das escolas. Este curso se dispõe

Leia mais

Design Thinking para Empreendedores Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Design Thinking para Empreendedores Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

José Luís Ramos CIEP/CC TIC da Universidade de Évora

José Luís Ramos CIEP/CC TIC da Universidade de Évora José Luís Ramos jlramos@uevora.pt CIEP/CC TIC da Universidade de Évora Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI Apoio: Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI Comunidades Escolares

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013

Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013 Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de BIOLOGIA Dinâmica Eu não sou eu.sou o momento:passo. Mario Quintana Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação

Leia mais

OS ALUNOS PODEM APRENDER MAIS DO QUE O PLANEJADO PELO PROFESSOR 1

OS ALUNOS PODEM APRENDER MAIS DO QUE O PLANEJADO PELO PROFESSOR 1 OS ALUNOS PODEM APRENDER MAIS DO QUE O PLANEJADO PELO PROFESSOR 1 Regina Helena C. P. Costa Jesuína L.A. Pacca Instituto de Física -Universidade São Paulo RESUMO O objetivo deste trabalho é mostrar que

Leia mais

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros Discente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, campus

Leia mais

Este tutorial tem como proposta apresentar as informações básicas referentes ao Sistema Acadêmico.

Este tutorial tem como proposta apresentar as informações básicas referentes ao Sistema Acadêmico. 1 SUMÁRIO Apresentação 3 Entrada no Portal / Login 4 Contexto 5 Quadro de Horários 7 Minhas Turmas 8 Avaliações 9 Alunos 13 Frequência 15 Notas Avaliação 16 Plano de Aulas 19 Copiar conteúdos entre aulas

Leia mais