O CONTINENTE EUROPEU

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O CONTINENTE EUROPEU"

Transcrição

1

2 O CONTINENTE EUROPEU

3

4 Localização A Europa está localizada no hemisfério norte da Terra. Ocupa terras dos hemisférios oriental e ocidental. Suas terras se estendem de 34 graus e 45 minutos a 80 graus de latitude norte, e de 24 graus de longitude oeste a 65 graus de longitude leste. Ao norte, o oceano Glacial Ártico a oeste, o oceano Atlântico Limites do continente Europeu ao sul, os mares Mediterrâneo e Negro e a leste, os montes Urais

5 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental Os OAspectos continente Naturais do Continente europeu Europeu: está localizado na zona Relevo, Clima e Vegetação temperada do hemisfério Norte. Tendo uma área de, aproximadamente, km², a Europa possui diversas formas de relevo, assim como tipos climáticos e formações vegetais.

6 RELEVO DO CONTINENTE EUROPEU

7 É, principalmente, constituído por montanhas e planícies.

8 As montanhas são classificadas em: formações antigas e recentes.

9 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Localização das formações antigas

10 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental Os As Aspectos formações Naturais do Continente antigas Europeu: ocupam as regiões Relevo, Clima e Vegetação norte e nordeste, onde predominam as formações cristalinas, por serem antigas, da era Paleozoica, estão sujeitas há mais tempo ao processo erosivo. Também são áreas geologicamente estáveis, não apresentando movimentação tectônica, além de ricas em jazidas de carvão e de minerais metálicos.

11 ALPES ESCANDINAVOS

12 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação A montanha Galdhopiggen é a mais alta dos Alpes Escandinavos, que fazem parte dessas formações antigas.

13 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental Os Na Aspectos porção Naturais do Continente centro-oriental Europeu: da Europa é Relevo, Clima e Vegetação encontrada uma fronteira natural entre a Europa e a Ásia, trata-se do maciço antigo: Montes Urais.

14 Montes Urais

15 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Nessa área se encontra o pico mais alto da Europa: o Monte Elbrus. Tendo 5633m de altitude e se localizando na fronteira entre a Geórgia e a Rússia.

16 MONTE ELBRUS RÚSSIA (5633 METROS)

17 As formações recentes encontradas no centro-sul originaram-se no Cenozoico e foram pouco alteradas pela erosão.

18 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação São áreas identificadas pela ocorrência de elevadas altitudes e pelas atividades tectônicas que ocorrem através dos terremotos e vulcões.

19 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental Os OAspectos Santoríni, Naturais do na Continente Grécia, Europeu: Etna, Vesúvio e Stromboli na Relevo, Itália, Clima são e Vegetação os principais vulcões da Europa.

20 VULCÃO ETNA - ITÁLIA

21 VUCÃO VESÚVIO - ITÁLIA

22 Apesar de todas essas formações, são as planícies que predominam no continente. Localizadas sobre as bacias sedimentares, se estendem do oceano Atlântico aos Montes Urais.

23 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Encontram-se planícies fluviais, na porção centronorte, que propiciam a agricultura, por serem bastante férteis. Também são encontradas planícies marinhas ao norte.

24

25 EUROPA CARACTERÍSTICAS GERAIS ÁREA: K² de extensão População: (2017) Países mais populosos: Alemanha, França, Itália, Reino Unido Maiores economias: Alemanha, França e Reino Unido Histórico: desde o século XV a Europa ocidental passou a desempenhar um papel fundamental no espaço geográfico mundial. Não só colonizaram boa parte da superfície terrestre como a dominaram política, econômica e culturalmente. Foi na Europa há cerca de 2.800, que surgiu a civilização ocidental predominante nos dias de hoje, a partir das realizações e contribuições dos gregos e romanos

26

27

28 ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE EUROPEU Grandes extensões de terras baixas PLANÍCIES: Germânica, da Hungria, Russa e outras Altas cadeias de montanhas: os Alpes, os Alpes Escandinavos, os Apeninos, os Cárpatos, os Pirineus, etc. PLANALTOS: Central Russo e o do Volga. PRINCIPAIS RIOS: o Reno, o Danúbio, o Volga, o Pó, o Sena, o Elba, o Loire, o Douro, o Tejo. Alpes suíços TEJO RENO Alpes escandinavos

29

30

31 ALPES SUÍÇOS

32 PIRINEUS - ESPANHA

33 CÁRPATOS - ROMÊNIA

34 CORDILHEIRA DO CÁUCASO

35 MONTE BRANCO FRONTEIRA DA ITÁLIA COM A FRANÇA ( 4807 METROS)

36 Montes Urais

37

38 APENINOS - ITÁLIA

39 FIORDS - NORUEGA

40

41

42 RIO VOLGA - RÚSSIA

43 VOLGA Mais extenso do continente com 3688 KM de extensão; Navegável em grande extensão; Congela em boa parte do ano;

44 RIO DANÚBIO - HUNGRIA

45 DANÚBIO Tem sua nascente na Alemanha; Atravessa um grande número de países; Serve de limite entre alguns países; Principal rio de três importantes capitais: Viena, Budapeste e Belgrado; Quase totalmente navegável durante todo o ano; Via de ligação entre a Europa Ocidental e a Oriental;

46 RIO RENO - ALEMANHA

47 RENO Liga a Europa Central aos Países Baixos; Separa a Alemanha da França; Corta a principal região industrial da Alemanha; Rio Ruhr: maior complexo industrial da Europa; Construção de usinas hidrelétricas; Porto de Roterdã: grande movimento mundial localiza-se na foz do rio Reno ;

48 RIO SENA - PARIS

49 DEPRESSÃO CASPIANA-MAR CÁSPIO

50 ILHAS E PENÍNSULAS ILHAS (OESTE) Islândia, ilhas da Grâ- Bretanha e da Irlanda ILHAS (SUL) Ilhas da Itália, França e Grécia Córsega, Sardenha, Sicília, Creta, etc.

51 CLIMA Predominam no continente europeu os climas temperados clima mais frio ao norte e na parte central (e elevadas altitudes) e mais quentes na parte sul. São climas nos quais as estações do ano são bem definidas Somente no norte da Europa, próximo ao Ártico, é que encontramos o clima frio Subpolar.

52 GEOGRAFIA, 9º Ano Ensino Fundamental Os OAspectos clima Naturais predominante do Continente Europeu: na Europa é o Temperado, Relevo, poisclima está e Vegetação localizada na zona temperada da Terra e, portanto, tem como característica principal: apresentar as quatro estações do ano bem definidas.

53

54

55

56

57

58 F a t o r e s q u e i n f l u e n c i a m o c l i m a e u r o p e u Latitude, sintetiza os efeitos de vários fatores sinópticos: número de horas de sol descoberto, Inclinação dos raios solares. Nas áreas de altas, latitudes (próximas aos polos) faz mais frio. Continentalidade, o afastamento do oceano acarreta uma diminuição da umidade nas massas de ar e, portanto, menor probabilidade de formação de nuvens. A Corrente do Golfo leva águas aquecidas até o litoral das Ilhas Britânicas e da Península Escandinava, contribuindo para o equilíbrio térmico. Ventos, predominam os ventos de oeste, que levam a umidade do Oceano Atlântico para o interior do continente europeu.

59

60 TUNDRA - Tundra é um tipo de vegetação rasteira típica de regiões polares que ficam cobertas por gelo durante grande parte do ano. Na época do verão, este gelo derrete e a tundra se desenvolve.

61 A tundra precisa que ocorra o degelo para aparecer, trata-se de uma vegetação herbácea e seu ciclo vegetativo é breve, em poucos meses brotam, florescem e frutificam.

62 Tundra (clima subpolar)

63 Tundra no verão

64 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação A taiga é formada principalmente por coníferas, como os pinheiros, também é chamada de floresta de coníferas ou de floresta boreal, porque só é encontrada no Hemisfério Norte.

65 Floresta de coníferas ou taiga (temperado frio) Variações no inverno e no verão

66 Taiga e Tundra.

67 A floresta temperada diz-se decídua ou caducifólia, pois suas árvores perdem as folhas periodicamente (outono/inverno). Uma vez que o inverno, que dura cerca de três meses, é bastante rigoroso e a água congela no solo. Bétulas, olmos e carvalhos são exemplos de espécies pertencentes à floresta temperada.

68 Floresta Temperada (Caducifólia ou Decídua - clima Temperado Oceânico) Primavera e Verão Outono e Inverno

69 Pradarias e Estepes da Rússia (temperado continental e semi-árido) Raposa na estepe russa

70 As pradarias (ou relvados) indicam um tipo de vegetação herbácea fechada semelhante aos estepes, ou seja, coberta de vegetação rasteira (grama, capim) em vastas planícies desprovidas de árvores e arbustos, geralmente formada próxima aos desertos. A diferença essencial entre as pradarias e os estepes é determinada pelo clima, ou seja, as pradarias ocorrem em climas mais úmidos, enquanto os estepes em climas mais secos.

71 GEOGRAFIA, 9º Ano do Ensino Fundamental Os Aspectos Naturais do Continente Europeu: Relevo, Clima e Vegetação Nas áreas de clima Temperado semiárido encontramos a vegetação de estepes empobrecidas e secas, com plantas rasteiras e arbustos de pequeno porte.

72 Vegetação de montanha MontesUrais Alpes Suíços Cáucaso

73 Vegetação Mediterrânea Oliveiras

74

75 O QUADRO HUMANO EUROPEU Prof. Gustavo

76

77 REGIONALIZAÇÃO DA EUROPA

78 ASPECTOS GEOGRÁFICOS A Europa reúne um total de 50 países, sendo que dois deles também fazem parte da Ásia: A Turquia e a Rússia. A população europeia, em dados recentes, é de 740 milhões de habitantes aproximadamente. Essa diversidade vai se refletir na cultura e na economia europeia; Com relação a cultura é fruto da diversidades de povos que habitam o continente; A multiplicidade de nações fez da Economia da Europa uma das mais complexas do planeta e diversificadas do mundo.

79 DIVERSIDADE ÉTNICA A Europa sempre foi um ponto de fixação e cruzamento de povos. Por isso, sua população é composta por um grande número de etnias, que se distinguem pela diversidade linguística, religiosa e cultural. A maior parte dos europeus é caucasiana, dividida em pelo menos três grandes grupos etnolinguísticos: Latinos. Germânicos. Eslavos.

80 Os povos latinos habitam, principalmente às populações dos países do Mediterrâneo, dentre eles, os portugueses, espanhóis, italianos e franceses. Os romenos são latinos da Europa Oriental. Os povos germânicos vivem na Europa Norte- Ocidental e Central; são os alemães, austríacos, holandeses, escandinavos e britânicos. Os povos eslavos, encontram-se nos países da Europa Oriental, são os russos, bielorrussos, ucranianos, polacos, checos, eslovacos, eslovenos, croatas, bósnios, montenegrinos, sérvios, búlgaros, entre outros.

81 PROBLEMAS POPULACIONAIS NA EUROPA Devido a diversidade populacional e ao crescimento econômico, a Europa enfrenta alguns conflitos. Destacamos: OS MOVIMENTOS NACIONALISTAS: são desencadeados minorias étnicas que lutam pela autonomia política parcial ou independência total do território que habitam; Em Algumas minorias surgiram grupos terroristas que lutaram pela independência causando atentados para atingir seus objetivos; Como ocorrem na Irlanda do norte (IRA) e no País Basco (ETA).

82 MOVIMENTOS XENÓFOBOS: São movimentos de repúdio a entrada de estrangeiros na Europa; Intensifica-se os grupos que apoia doutrinas racistas e exigem o repatriamento de imigrantes na Europa;

83 DIVERSIDADE CULTURAL: IDIOMAS

84 As línguas europeias são, na maioria, de três principais grupos linguísticos: As línguas românicas são derivadas do latim faladas principalmente no sudoeste da Europa (português, espanhol, italiano, francês), bem como na Roménia e na Moldávia. As línguas germânicas vieram do sul da Escandinávia são faladas no noroeste da Europa e algumas partes da Europa Central. ( alemão, sueco, holandês) As línguas eslavas são faladas na Europa Central, Oriental e sudeste da Europa.( Búlgaro, Polaco, checo, esloveno)

85 DIVERSIDADE CULTURAL: RELIGIÕES

86 Historicamente, a religião na Europa tem tido uma grande influência na arte, cultura, filosofia e direito europeu. A religião majoritária na Europa é o cristianismo praticado por católicos, ortodoxos orientais e protestantes. Na sequência, é o Islamismo, concentrado principalmente no sudeste (Bósnia e Herzegovina, Albânia, Kosovo, Cazaquistão, Chipre do Norte, Turquia e Azerbaijão); Religiões minoritárias, como o Judaísmo, Budismo e o Hinduísmo;

87 Algumas curiosidades sobre a cultura europeia Imagem:Hallowin autor: desconhecido/ domínio público Imagem: Carnaval de Nice( França). Autor: desconhecido/ Domínio público/ Imagem: Oktobfest autor: desconhecido/ domínio público/ Imagem:Tourada/autor: Tomas Castelazo/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported/ Imagem:Escoceses de saiote( kit)/autor: desconhecido/ domínio público/ Imagem Coffes shoop na Holanda. Autor desconhecido. Domínio público/

88 DIVERSIDADE ECONÔMICA A partir do século XVIII a Europa foi o berço da Revolução industrial. Hoje a Europa possui elevado desenvolvimento econômico, contando diversificados centros de tecnologias de pontas e muitas transnacionais com atuação mundial. A atividade industrial trouxe muitos problemas ambientais ao continente; Destacamos chuvas ácidas, poluição e o desmatamento. A localização entre a África e a Ásia, fez da região europeia um ponto de passagem obrigatório, facilitando a absorção e irradiação dos conhecimentos, tecnologia e comércio de ambos continentes.

89

90 AS PRINCIPAIS REGIÕES INDUSTRIAIS DA EUROPA Reino Unido: é o berço da industrialização, destacase na indústria petrolífera, automobilística, naval e tecnologia; O vale do rio Ruhr e Reno: um dos maiores centros industriais do mundo, engloba terras da Alemanha, Holanda, Bélgica e França; É a sede de muitas transnacionais, como: Volkswagen, Bayer, Bosch, Mercedes Benz, Peugeot, Renault, entre outras; Na cidade de Lyon na França, destaca-se um importante setor têxtil;

91 Itália: no norte, destaca-se pela siderurgia, metalúrgica, química e automobilística( sede da Fiat); O vale do Rio Pó é o mais dinâmico e principal centro industrial; No sul da Itália, destaca-se o porto de Nápoles com a indústria têxtil e naval. Suíça: setores químicos, relojoeiro, chocolates e laticínios; É a sede da Nestlé. Holanda: destaca-se por sede de grandes transnacionais, como Royal Dutch Shell( petróleo); Unilever ( com a participação inglesa, setor alimentos e higiene); Philips (eletrônicos); Suécia: setor automobilístico, sede da Volvo, Scania, e de produtos metálicos;

92 A AGROPECUÁRIA EUROPEIA Apresenta uma diversificada produção agrícola, com grande produtividade, resultantes dos solos férteis e técnicas adequadas e modernas, com elevada produtividade. A cultura de cereais é predominante, destacando-se o trigo. Outros cereais são o centeio, aveia e cevadas. São cultivados nos solos negros da Ucrânia; A batata é outro produto importante na Europa. Os principais produtores são: Alemanha, França, Países Baixos, Reino Unido e Rússia. Na regiões de clima mediterrâneo, cultiva-se a oliveira, destina à produção de azeite e da videira, destinada à produção de vinhos.

93 Pecuária: fornece uma grande variedade de produtos, desde a carne até o queijo e a manteiga, é praticada principalmente de forma intensiva, com o gado recebendo cuidados técnicos, que proporcionam mais rendimentos. Os rebanhos de suínos e de ovinos. o suíno destinado ao fornecimento de carne para atender ao alto consumo, produzidos na Alemanha e ovino a obtenção de lã são criados nas ilhas Britânicas, na Romênia e na Espanha; A Política Agrícola Comum é a forma de os governos europeus protegerem seus agricultores da concorrência externa. Subsidiam a produção e impedem as importações de países como preços mais baixos. Essa política é alvo de muitas críticas;

94 MAPA DA ECONOMIA EUROPEIA

95 PESCA E EXTRAÇÃO MINERAL A pesca é bastante desenvolvida, sobretudo nos países como a Noruega, Finlândia, Suécia, Islândia, Espanha, Portugal e Rússia, que utilizam modernos equipamentos. Com destaque para: o bacalhau, o salmão, o atum, a sardinha, a cavala, e os crustáceos e moluscos. Os recursos minerais mais importantes são: petróleo, carvão, ferro e manganês. O petróleo é explorado na Rússia, a Grã-Bretanha e Noruega. O carvão é extraído na Ucrânia, na Grã-Bretanha, na Alemanha e na Polônia.

96 Devido ao elevado grau de industrialização e às características geológicas do território, os países europeus são dependentes de vários minerais básicos à atividade industrial. O ferro é explorado principalmente na Rússia (grande produtor mundial), na França e na Suécia; O manganês tem como principais produtores a Rússia e a Ucrânia, além da Romênia e da Hungria; Os países europeus dependem do gás natural importado dos países da Ásia Central que mantem forte relações políticas com a Rússia e os gasodutos passam pelo território russo; A maior parte dos países importa minerais metálicos (ferro, manganês, bauxita e estanho), fundamentais às atividades industriais.

97

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão EUROPA: ASPECTOS POPULACIONAIS PROFº Ms CLAUDIO F GALDINO GEOGRAFIA A densidade demográfica atingia cerca de 71 hab./km², fazendo do continente o mais densamente

Leia mais

EUROPA ASPECTOS NATURAIS Módulo 12 Frente 03 Livro 2 (paginas 210 a 215)

EUROPA ASPECTOS NATURAIS Módulo 12 Frente 03 Livro 2 (paginas 210 a 215) EUROPA ASPECTOS NATURAIS Módulo 12 Frente 03 Livro 2 (paginas 210 a 215) Vamos conhecer melhor as características naturais da Europa Imagem:TUBS/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Imagem:

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA QUADRO NATURAL (FÍSICO) VEGETAÇÃO CLIMA Você já estudou 6º ano RELEVO HIDROGRAFIA O RELEVO EUROPEU (p. 183-185) O RELEVO EUROPEU (p. 183-185) O RELEVO EUROPEU (p. 183-185) Teoria

Leia mais

O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa da Ásia)

O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa da Ásia) Continente pequeno (50 países), ocupa 7% das terras emersas do planeta, apenas 10,5 milhões de Km², é uma península da Ásia. O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa

Leia mais

EUROPA: PENÍNSULA OU CONTINENTE?

EUROPA: PENÍNSULA OU CONTINENTE? EUROPA: PENÍNSULA OU CONTINENTE? Ponto de vista físico e geológico península Ponto de vista histórico-social continente Cultura europeia ocidental, baseada no alfabeto latino, nas religiões judaico-cristãs

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) QUADRO NATURAL (FÍSICO) VEGETAÇÃO CLIMA Você já estudou 6º ano RELEVO HIDROGRAFIA

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS Prof ª Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia.

Leia mais

CONTINENTE EUROPEU. Prof.º Sueli Onofre

CONTINENTE EUROPEU. Prof.º Sueli Onofre CONTINENTE EUROPEU Prof.º Sueli Onofre TAMANHO E LOCALIZAÇÃO América Do Norte EUROPA Ásia OCEANO ÁRTICO América Central África OCEANO PACÍFICO América do Sul OCEANO ATLÂNTICO OCEANO ÍNDICO Oceania TAMANHO

Leia mais

Europa: o Velho Continente em busca de equilíbrio. Volume 2 Capítulo 3

Europa: o Velho Continente em busca de equilíbrio. Volume 2 Capítulo 3 Europa: o Velho Continente em busca de equilíbrio Volume 2 Capítulo 3 Características Gerais Península da Ásia. Área: 10 300 000 de km². Formado por 49 países. Maior país Rússia; menor Vaticano. Federação

Leia mais

ATIVIDADES ONLINE 9º ANO

ATIVIDADES ONLINE 9º ANO ATIVIDADES ONLINE 9º ANO 1) (Uepb 2013) Associe a Coluna 1, em que estão indicadas algumas das montanhas mais importantes da Europa, às suas localizações e algumas características, descritas na Coluna

Leia mais

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab. EUROPA Módulo 4 Aspectos Gerais Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) Possui 7% das terras emersas (49 países) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.)

Leia mais

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EUROPA

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EUROPA ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA EUROPA 8º ANO Geografia Prof. Esp. Franciane Borges Créditos: Sistema de Ensino CNEC - MG A maior parte da Europa está situada entre o Trópico de Câncer e o Círculo

Leia mais

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

Europa espaço econômico

Europa espaço econômico Europa espaço econômico União Europeia O continente europeu é historicamente conhecido como Velho Continente, por ter sido responsável pela colonização da América e da África. No ano de 1500, a Europa

Leia mais

ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA

ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA AULA 5 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA CARACTERÍSTICAS DO RELEVO CARACTERÍSTICAS DO RELEVO Norte Planície da Sibéria Subsolo rico em petróleo e gás natural CARACTERÍSTICAS DO RELEVO Sul

Leia mais

O continente europeu

O continente europeu EUROPA: CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente europeu Continente pequeno, ocupa 7% das terras emersas do planeta, apenas 10,3 milhões de Km², é uma península da Ásia Estende-se do oceano Atlântico aos montes

Leia mais

Ásia Capítulo 14. Ásia

Ásia Capítulo 14. Ásia Grande diversidade de paisagens, povos e culturas Área desértica: pessoas concentradas ao longo dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) e Jordão (limite entre Israel e Jordânia). Essa região foi conhecida

Leia mais

Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia MARATONA DE EXERCÍCIOS REVISÃO DE N1 GABARITO

Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia MARATONA DE EXERCÍCIOS REVISÃO DE N1 GABARITO Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental Anos Finais Goiânia, 05/11/2018. 6º ano Turma: nº Nome do (a) Aluno (a): Professor(a): Diego Oliveira Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia

Leia mais

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão PROFº Ms CLAUDIO F GALDINO GEOGRAFIA Segundo o Equador e Greenwich a EUROPA tem terras em 3 grandes hemisférios ; Embora possua territórios de domínio nos

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) ÁSIA: BERÇO DE IMPÉRIOS MILENARES Império Otomano 1299-1923 Império Chinês 1250 a.c. - 1916 d.c.

Leia mais

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CARACTERÍSTICAS NATURAIS E CULTURAIS CARACTERÍSTICAS NATURAIS DO CONTINENTE AFRICANO A ÁFRICA APRESENTA ASPECTOS FÍSICOS DIVERSOS: RIOS CAUDALOSOS; EXTENSOS

Leia mais

Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais

Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais Continente Americano Aspectos Gerais Módulo 19 frente 03 Livro 3 páginas 131 a 132 As diferenças culturais e linguísticas dos povos que colonizaram a América deram origem à divisão do continente americano

Leia mais

Prof. Franco Augusto

Prof. Franco Augusto Prof. Franco Augusto Rússia, é um país localizado no norte da Eurásia. Com 17. 075. 400 de quilômetros quadrados, a Rússia é o país com maior área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre.

Leia mais

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO A colonização na América do Norte iniciou-se depois quando comparada ao processo de colonização da América

Leia mais

Prof.ª: Leila Fritz Ciências

Prof.ª: Leila Fritz Ciências Prof.ª: Leila Fritz Ciências 2018 Bioma: Uma comunidade de plantas e animais, com formas de vida e condições ambientais semelhantes. (Clements, 1916) Tundra Tundra A tundra é o bioma mais jovem da Terra.

Leia mais

FORMAÇÕES VEGETACIONAIS AULA 7

FORMAÇÕES VEGETACIONAIS AULA 7 FORMAÇÕES VEGETACIONAIS AULA 7 Climas quentes Clima Equatorial Quente e úmido; Médias térmicas entre 24 a 28 C; Baixa amplitude térmica; Elevado índice pluviométrico, acima de 2.000 mm; Ex: Amazônia, Floresta

Leia mais

Aspectos Naturais da Europa. Módulo 12 Frente 03 Livro 2 páginas 210 a 215

Aspectos Naturais da Europa. Módulo 12 Frente 03 Livro 2 páginas 210 a 215 Aspectos Naturais da Europa Módulo 12 Frente 03 Livro 2 páginas 210 a 215 Sidnei Moura Observe o mapa. Europa - Divisão Política Observar tabela da divisão do continente entre as páginas 210 a 213 Fonte:

Leia mais

R.: a) Identifique as variações desse clima e explique as características principais de cada um. R.: R.:

R.: a) Identifique as variações desse clima e explique as características principais de cada um. R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- O continente europeu se situa

Leia mais

RECUPERAÇÃO 8 ANO. 2. Cite duas vantagens e desvantagem sobre a consequência da globalização.

RECUPERAÇÃO 8 ANO. 2. Cite duas vantagens e desvantagem sobre a consequência da globalização. Nome: Série: 8º ano Nota: Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal RECUPERAÇÃO 8 ANO REr Capítulos 5 e 6 1. O que é globalização? 2. Cite duas vantagens e desvantagem sobre a consequência da

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 14 GEOGRAFIA DA EUROPA

LISTA DE EXERCÍCIOS 14 GEOGRAFIA DA EUROPA LISTA DE EXERCÍCIOS 14 GEOGRAFIA DA EUROPA 1) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar

Leia mais

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas Aluno(a): Série(Ano): Turma: Turno: Data: / / Professor(a): 1- Observe a figura abaixo. EXERCÍCIO ONLINE 6º ANO GEOGRAFIA

Leia mais

Formação Vegetal PROFESSORA NOELINDA NASCIMENTO

Formação Vegetal PROFESSORA NOELINDA NASCIMENTO Formação Vegetal PROFESSORA NOELINDA NASCIMENTO É uma comunidade de plantas e animais, com formas de vidas e condições ambientais semelhantes, cada bioma é representado por um tipo de vegetação. Um bioma

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Sobre a Europa Ocidental, podemos

Leia mais

INSTRUÇÔES. Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

INSTRUÇÔES. Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação final 35 pts 9º INSTRUÇÔES Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA. Profºs. Marcelo e Fernando

KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA. Profºs. Marcelo e Fernando KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA Profºs. Marcelo e Fernando Aluno (a):... Rua São Leopoldo 326-356 - Belenzinho - São Paulo-SP - CEP 03055-000 Telefones: (11) 2692 1196 - (11)

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 24/11/2016 Nota: Professor Edvaldo de Oliveira Valor da Prova:

Leia mais

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA 8º ANO Geografia Prof. Esp. Franciane Borges Créditos: Zonas térmicas Altitude Amplitude térmica: é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima, em determinado

Leia mais

b) Qual é o tipo de clima predominante nos países da Grã-Bretanha, segundo a classificação estudada no capítulo 11? (0,5)

b) Qual é o tipo de clima predominante nos países da Grã-Bretanha, segundo a classificação estudada no capítulo 11? (0,5) 9ºano 1.9 GEOGRAFIA 3º período :: matutino 31/8/2010 INSTRUÇÕES, OBSERVAÇÕES & INFORMAÇÕES 1. Todas as respostas, argumentações, justificativas e desenvolvimentos têm de ser escritos a tinta (azul ou preta).

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série:

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série: Professor: Yuri Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma

Leia mais

Módulo 6 Parte II: Hidrografia da Europa. Geografia Professor Marcelo

Módulo 6 Parte II: Hidrografia da Europa. Geografia Professor Marcelo Módulo 6 Parte II: Hidrografia da Europa Geografia Professor Marcelo Hidrografia do continente Europeu A rede hidrográfica desse continente é formada por rios de pequena extensão e baixo volume de água

Leia mais

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Comunicação e tecnologia. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 7.1 Conteúdos Aspectos gerais dos

Leia mais

CLIMAS E FORMAÇÕES VEGETAIS

CLIMAS E FORMAÇÕES VEGETAIS CLIMAS E FORMAÇÕES VEGETAIS Anglo Atibaia 1º ano Aulas 42 46 Professor Marcelo Gameiro CLIMAS DO MUNDO Climas do mundo Baixa latitude Média latitude Alta latitude ZONA INTERTROPICAL ZONA TEMPERADA ZONA

Leia mais

Europa: aspectos demográficos e econômicos

Europa: aspectos demográficos e econômicos Europa: aspectos demográficos e econômicos População Alto índice socioeconômico; Mesmo o fator climático ou espacial sendo limitações em regiões setentrionais a maior parcela da economia compõe o setor

Leia mais

A PENÍNSULA IBÉRICA NA EUROPA E NO MUNDO

A PENÍNSULA IBÉRICA NA EUROPA E NO MUNDO A PENÍNSULA IBÉRICA NA EUROPA E NO MUNDO Limites da Península Ibérica Como qualquer península, a Península Ibérica está rodeada por mar com exceção de um lado chamado istmo. Tem como limites naturais:

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 20 pontos

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa PAÍSES POPULOSOS E PAÍSES POVOADOS (200-201) POPULAÇÃO ABSOLUTA Número de pessoas que habitam determinado espaço geográfico POPULOSO Você já estudou 8º ano POPULAÇÃO RELATIVA (a.k.a. Densidade Demográfica)

Leia mais

Ásia: características naturais gerais. Páginas 26 à 45.

Ásia: características naturais gerais. Páginas 26 à 45. Ásia: características naturais gerais Páginas 26 à 45. Ásia: formas de relevo Extremos altitudinais do relevo mundial. PONTO MAIS ELEVADO Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia. PONTO MAIS BAIXO Depressão

Leia mais

Oriente Médio Características Principais

Oriente Médio Características Principais Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do Mar Mediterrâneo. É um território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao Golfo Pérsico. O Médio

Leia mais

ÁFRICA Aspectos Naturais

ÁFRICA Aspectos Naturais GEOGRAFIA/Frente C SÉRIE: 8º ÁFRICA Aspectos Naturais Professor: Hércules Nunes ÁFRICA DIVISÃO POLÍTICA Divisão Regional Domínios Naturais Vegetação e Clima África Mediterrânea Ao norte do território africano

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel

Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel Módulo 9. A ECONOMIA INDUSTRIAL DA EUROPA Origens e Evolução da Industrialização Revolução Industrial Inglaterra, final do

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES 1º ano Nome Nº Turma Data / / Nota Disciplina GEOGRAFIA Prof. Giulia Beraldo e Norma Helena Valor 30 Questão 1. Considerando

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO

O CONTINENTE AMERICANO O CONTINENTE AMERICANO Possuindo uma área de 42.560.270 Km2 o continente americano é o segundo maior continente da Terra ocupando 28 % das terras emersas, ficando atrás apenas do continente asiático. Mapa-múndi

Leia mais

PERCURSO 18 México. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS

PERCURSO 18 México. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS PERCURSO 18 México Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS 1 Regiões Naturais Localizado na América do Norte e na América Latina. É o terceiro maior país da América Latina e o quinto das Américas. É o terceiro

Leia mais

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais 1. Oriente Médio: uma visão eurocêntrica A expressão Oriente Médio designa a região da Península Arábica. Oriente Próximo: Turquia, Líbano e Síria. Extremo

Leia mais

Geografia. Prof. Franco.

Geografia. Prof. Franco. Geografia Prof. Franco Email: ffrancogeo@bol.com.br BIOMAS Bioma Tundra Taiga (Florestas Boreais) Florestas Temperadas Precipitação e umidade umidade e chuva moderadas umidade e chuva moderadas chuva

Leia mais

ÁSIA MONÇÔNICA. Síntese dos Módulos 6, 7 e 8 Livro 1 - Frente 03 Pág. 219.

ÁSIA MONÇÔNICA. Síntese dos Módulos 6, 7 e 8 Livro 1 - Frente 03 Pág. 219. ÁSIA MONÇÔNICA Síntese dos Módulos 6, 7 e 8 Livro 1 - Frente 03 Pág. 219. ÁSIA DE MONÇÕES PAÍSES RIZICULTURA SISTEMA DE JARDINAGEM MONÇÕES E RIZICULTURA A importância das Monções está diretamente relacionada

Leia mais

Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia Climas Do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CLIMAS DO BRASIL Tempo x Clima Tempo meteorológico estado momentâneo da atmosfera. Clima sucessão habitual

Leia mais

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade). BIOMAS Um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Caracterizado por um tipo principal de vegetação (Num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 6 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 3 1- (0,5) Embora haja dificuldade em oficializar a data do primeiro mapa

Leia mais

Módulo 17 Setor 171. Europa I Prof. Lucas Guide 3º ano EM

Módulo 17 Setor 171. Europa I Prof. Lucas Guide 3º ano EM Módulo 17 Setor 171 Europa I Prof. Lucas Guide 3º ano EM Aspectos naturais Clima e vegetação Polar (tundra) Subpolar (taiga) Temperado oceânico (floresta temperada) Temperado continental (floresta temperada

Leia mais

Terminologia Vegetal Aciculifoliadas folhas em forma de agulha; Latifoliadas folhas largas e grandes; Perenes nunca perdem as folhas por completo; Caducas (decíduas) perdem as folhas antes de secas ou

Leia mais

Conjunto de ecossistemas caracterizados por tipos fisionômicos vegetais comuns.

Conjunto de ecossistemas caracterizados por tipos fisionômicos vegetais comuns. OS BIOMAS BIOMAS Conjunto de ecossistemas caracterizados por tipos fisionômicos vegetais comuns. ECOSSISTEMA Comunidade de organismos (biocenose) junto com o ambiente físico e químico (biótopo) no qual

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 Nome Nº Turma 9º Data Nota Disciplina Geografia Trabalho Prof. Paulo Valor 1ª) Observando a paisagem abaixo, podemos afirmar que é uma paisagem africana,

Leia mais

A FORMAÇÃO ESTADUNIDENSE

A FORMAÇÃO ESTADUNIDENSE A FORMAÇÃO ESTADUNIDENSE A Inglaterra se interessou pelas colônias do sul, pois as condições climáticas eram favoráveis ao plantation. As colônias do sul possuíam trabalho escravo, fazendas de algodão

Leia mais

Geografia. Prof. Janderson

Geografia. Prof. Janderson Geografia Prof. Janderson ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA INTERPRETAÇÃO DE MAPAS 01 Título Revela o assunto do mapa. 02 Fonte Indica a origem dos dados apresentados e a data a que se referem. 03 Orientação Mostra

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 Nome Nº Turma 9ºanos Data Nota Disciplina Geografia Trabalho EI Prof. Paulo Valor 30 1) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as

Leia mais

Climas, formações vegetais e produções agrícolas

Climas, formações vegetais e produções agrícolas Climas, formações vegetais e produções agrícolas Tipos de Climas O modo como se combinam os diferentes elementos climáticos, em especial a temperatura e a precipitação, conduz à existência de vários tipos

Leia mais

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NATUREZA E SOCIEDADE CAPÍTULO 3 COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NATUREZA E SOCIEDADE CAPÍTULO 3 COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NATUREZA E SOCIEDADE CAPÍTULO 3 COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE Possui a águia como principal símbolo do país passando a ideia de domínio e fragilidade. Foi escolhida em 1872 pela

Leia mais

Biomas terrestres. Gabriela Ferreira 6º ano

Biomas terrestres. Gabriela Ferreira 6º ano Biomas terrestres Gabriela Ferreira 6º ano Tundra Tundra é um tipo de vegetação rasteira típica de regiões polares que ficam cobertas por gelo durante grande parte do ano. Na época do verão, este gelo

Leia mais

Organização do espaço geográfico na Rússia Marco Abreu dos Santos.

Organização do espaço geográfico na Rússia Marco Abreu dos Santos. Organização do espaço geográfico na Rússia Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Características gerais É o país mais extenso do mundo com mais de 17 milhões de km²;

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- O continente europeu se situa

Leia mais

BIOLOGIA» UNIDADE 10» CAPÍTULO 1. Biomas

BIOLOGIA» UNIDADE 10» CAPÍTULO 1. Biomas Bioma: área do espaço geográfico, distribuída em várias partes do mundo, que apresenta uniformidade da fitofisionomia vegetal e de seus organismos associados; Principais determinantes do padrão de cada

Leia mais

Lista de exercícios de Geografia - 1º Bimestre. Lista de exercícios INTEGRAR OU REPRIMIR? EMBORA PRECISEM DE MÃO DE OBRA IMIGRANTE,

Lista de exercícios de Geografia - 1º Bimestre. Lista de exercícios INTEGRAR OU REPRIMIR? EMBORA PRECISEM DE MÃO DE OBRA IMIGRANTE, Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Geografia - 1º Bimestre Nome: Ano: 9ºA/B/C Prof. N.: / /17 Europa velho mundo Capítulo 1 Europa População e espaço Capítulo 3 Lista de exercícios

Leia mais

O relevo e suas formas MÓDULO 12

O relevo e suas formas MÓDULO 12 O relevo e suas formas MÓDULO 12 RELEVO São as formas que a crosta terrestre foi adquirindo durante o seu período de formação. O movimento de separação dos continentes, a partir da movimentação das placas

Leia mais

Formações vegetais do mundo

Formações vegetais do mundo Climas do mundo Formações vegetais do mundo Fatores climáticos Latitude: Quanto mais nos afastarmos do Equador, menor a temperatura. A Terra é iluminada pelos raios solares com diferentes inclinações.

Leia mais

ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA

ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Monte McKinley, EUA Grand Canyon, EUA. Idaho, EUA Montes Apalaches, EUA e

Leia mais

Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina:

Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina: Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina: O que são os fatores climáticos? Os fatores climáticos são responsáveis pela formação dos climas. Portanto, são eles que fazem o clima

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa PAÍSES POPULOSOS E PAÍSES POVOADOS (200-201) POPULAÇÃO ABSOLUTA Número de pessoas que habitam determinado espaço geográfico POPULOSO Você já estudou 8º ano POPULAÇÃO RELATIVA (a.k.a. Densidade Demográfica)

Leia mais

2ª Série do Ensino Médio _ TD 08 _ 12 de abril

2ª Série do Ensino Médio _ TD 08 _ 12 de abril 2ª Série do Ensino Médio _ TD 08 _ 12 de abril 16. Verifique as afirmativas abaixo: O ano de 1992 assistiu à formação de uma supernação: os Estados Unidos da Europa. Doze países inicialmente se comprometeram

Leia mais

Desertos, montanhas, estreitos, canais e mares

Desertos, montanhas, estreitos, canais e mares Desertos, montanhas, estreitos, canais e mares Regiões desérticas: Ø Saara/Calaari/Australiano/Atacama/Patagônia/Califórnia Ø Os desertos tem como causa: o A saída dos ventos alísios pois estão localizados

Leia mais

DATA: / 12/2014 VALOR: 20 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho recuperação final SÉRIE: 8º TURMA: NOME COMPLETO:

DATA: / 12/2014 VALOR: 20 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho recuperação final SÉRIE: 8º TURMA: NOME COMPLETO: DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina Monteiro e Fábio Luiz DATA: / 12/2014 VALOR: 20 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho recuperação final SÉRIE: 8º TURMA: NOME COMPLETO: Nº: A PROVA FINAL NÃO SERÁ LIMITADA

Leia mais

Hidrografia e Climatologia

Hidrografia e Climatologia Hidrografia e Climatologia Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Ficha técnica da água A fórmula química da água é H 2 O; A origem da água na Terra está associada ao processo

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 12/09/2017 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

BIOMAS. Professora Débora Lia Ciências/Biologia

BIOMAS. Professora Débora Lia Ciências/Biologia BIOMAS Professora Débora Lia Ciências/Biologia BIOMAS - Aquáticos Mares e oceanos Talássicos São as regiões com a maior variedade de vida do planeta, nem as florestas tropicais igualam-se às regiões litorâneas;

Leia mais

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: Marina Monteiro Vasconcelos DATA: 19/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 9 Ano EF II TURMA: NOME COMPLETO: Nº: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO

Leia mais

FORMAÇÕES VEGETAIS DA TERRA

FORMAÇÕES VEGETAIS DA TERRA FORMAÇÕES VEGETAIS DA TERRA A VEGETAÇÃO NOS ECOSSISTEMAS Relações entre elementos naturais Ecossistema É combinação, coexistência e interação dos elementos bióticos (seres vivos) e abióticos rochas, solos

Leia mais

Domínios Florestais do Mundo e do Brasil

Domínios Florestais do Mundo e do Brasil Domínios Florestais do Mundo e do Brasil Formações Florestais: Coníferas, Florestas Temperadas, Florestas Equatoriais e Florestas Tropicais. Formações Herbáceas e Arbustivas: Tundra, Pradarias Savanas,

Leia mais

GEOGRAFIA 8 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 8 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 8 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO. ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSORA: Adriana Soares

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO. ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSORA: Adriana Soares LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSORA: Adriana Soares DATA: / / QUESTÃO 01 - A teoria da Deriva Continental, defendida por cientistas como Alfred Wegener, apontava que

Leia mais

Melanésia: Povo Negro Polinésia: Maoris Micronésia: De pele escura, cabelo ondulado ou crespo e baixa estatura.

Melanésia: Povo Negro Polinésia: Maoris Micronésia: De pele escura, cabelo ondulado ou crespo e baixa estatura. OCEANIA Melanésia: Povo Negro Polinésia: Maoris Micronésia: De pele escura, cabelo ondulado ou crespo e baixa estatura. [5] Aspectos naturais Ígnea Metamórfica Sedimentar Cordilheira Australiana Atóis

Leia mais

ASPECTOS FÍSICOS. Circulo Polar Ártico. Trópico de Câncer LINHA DO EQUADOR

ASPECTOS FÍSICOS. Circulo Polar Ártico. Trópico de Câncer LINHA DO EQUADOR CONTINENTE ASIÁTICO ASPECTOS FÍSICOS Situada quase totalmente no hemisfério norte, é cortado pela Linha do Equador, Trópico de Câncer e pelo Círculo Polar Ártico. Tomando como base o Meridiano de Greenwich,

Leia mais

Temperatura Pressão atmosférica Umidade

Temperatura Pressão atmosférica Umidade O CLIMA Elementos do clima Temperatura Pressão atmosférica Umidade São responsáveis por caracterizar os climas. TEMPERATURA Corresponde à quantidade de calor. Pressão atmosférica Força que o peso do ar

Leia mais

Revisão de Geografia. 1ª prova do 4º Bimestre PROFESSOR DANILO. d) Polar e marítima CONTEÚDO AS MASSAS DE AR. a) Conceito. c) Massas de ar no Brasil

Revisão de Geografia. 1ª prova do 4º Bimestre PROFESSOR DANILO. d) Polar e marítima CONTEÚDO AS MASSAS DE AR. a) Conceito. c) Massas de ar no Brasil Revisão de Geografia 1ª prova do 4º Bimestre PROFESSOR DANILO a) Conceito CONTEÚDO AS MASSAS DE AR Massas de ar são porções da atmosfera que se deslocam e carregam consigo as características dos lugares

Leia mais

Recursos hídricos. Especificidade do clima português

Recursos hídricos. Especificidade do clima português Recursos hídricos Especificidade do clima português Recurso insubstituível e suporte de Vida A água é fundamental para os sistemas naturais, para a vida humana e para as atividades económicas. O Tejo,

Leia mais

Dobramentos Modernos. Obs: No Brasil não há dobramentos modernos, pois não há formação da era terciária.

Dobramentos Modernos. Obs: No Brasil não há dobramentos modernos, pois não há formação da era terciária. Dobramentos Modernos Popularmente dizendo são as regiões montanhosas do planeta, áreas de formação terciária e onde certamente terá a convergência de placas tectônicas. Veremos que os dobramentos modernos

Leia mais