História da Futebol e Futsal. Profº Ms. Gil Oliveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "História da Futebol e Futsal. Profº Ms. Gil Oliveira"

Transcrição

1 História da Futebol e Futsal CONTEXTUALIZAÇÃO

2 China 5000 a.c. até Inglaterra 1862 A origem do futebol possui diversas versões, mas sabe-se que ele é uma evolução de diversos jogos. Países Asiáticos - principalmente na China existem registros do protótipo do futebol. Dinastia Han: Uma modalidade de futebol que foi chamado de TSU CHU Chutar uma bola de couro cheio de penas e cabelos através de uma abertura, medido apenas cm de largura, em uma pequena rede fixada em traves de bambu. Jogador tinha não tinha a permissão de jogar para o alvo sem impedimento e era obrigatório o uso dos pés peito, costas e ombro.

3 China 5000 a.c. até Inglaterra 1862 No Japão era jogado o KAMERI, que começou a ser jogado entre anos e é jogado até hoje. Sem o elemento competitivo do Tsu chu e sem a luta pela posse de bola. De pé e em círculo, os jogadores têm que passar a bola para outro, em espaço relativamente pequeno, sem deixar a bola tocar no chão.

4 China 5000 a.c. até Inglaterra 1862 Grécia Antiga: um esporte semelhante ao futebol, chamando de EPYSKIRO, em Esparta jogavam com uma bola feita de bexiga de boi com areia ou terra. O domínio dos Romanos sobre os gregos, foi adotado o HARPASTUM, entretanto apresentando um cunho muito mais violento. EPYSKIRO HARPASTUM

5 China 5000 a.c. até Inglaterra 1862 Na França, se tinha um jogo com 27 jogadores com funções distintas como: Corredores, Atacantes, Sacadores e Defensores que era chamado de SOULE. O jogo tinha regras bem violentas, em que era válido socos, pontapés, rasteiras e Golpes violentos distintos. Admirado pela aristocracia e realeza francesa.

6 China 5000 a.c. até Inglaterra 1862 Ainda na Idade Média, na cidade de Florença, na Itália, um jogo chamado de GIOCO DEL CALCIO ou CALCIO FIORENTINO. Tinha aspectos do Soule, com 27 jogadores e era praticado em praças, onde cada extremidade tinha dois postes paralelos e o objetivo era levar a bola até eles.

7 China 5000 a.c. até Inglaterra 1862 Primeiras equipes se enfrentando em 1580, quando a Itália era dominada por duas facções políticas que competiam em um jogo de bola bem violento durantes horas. Giovanni di Bradi, em meados de 1580, estabeleceu regras em que não se tinha limites de jogadores e seria necessária a participação de cerca de 10 juízes, para que parte da violência foi retirada das praças. Para os italianos, o futebol recebeu o no de CALCIO.

8 Inglaterra 1862 até os dias de Hoje Em 1863, na Inglaterra, quando o Futebol Rugby e o Futebol de Associação ramificou-se em diferentes cursos e a Associação de Futebol da Inglaterra foi fundada.

9 Inglaterra 1862 até os dias de Hoje Em 1863, na Inglaterra, quando o Futebol Rugby e o Futebol de Associação ramificou-se em diferentes cursos e a Associação de Futebol da Inglaterra foi fundada. O futebol como conhecemos hoje teve lugar na Grã Bretanha, entre o final do século 18 e início do 19. Contou com uma considerável variedades locais e regionais, que com o tempo deu origem aos esportes modernos como o Futebol Associação, Rugby e Gaélico.

10 Inglaterra 1862 até os dias de Hoje O futebol primitivo era: Desorganizado, violento, mais espontâneo e geralmente interpretado por um número indefinido de jogadores. Normalmente era uma disputa entre aldeias inteiras. Chutar era permitido, assim como quase todo o resto. Chutar a bola não estava em questão, devido ao seu peso, muitas vezes um único chute era o que o jogador executava no jogo. Por curiosidade, o peso da bola foi estabelecido e padronizado somente 9 anos após a criação das regras. As regras foram estabelecidas em 1863.

11 Inglaterra 1862 até os dias de Hoje Outras possíveis teorias: Thames Kingston e Chester: Foi jogado um jogo com a cabeça decepada de um príncipe dinamarquês vencido. Futebol MOB Jogado na Normandia, muito semelhante ao jogo francês (Soule), que depois seguiu para a Inglaterra. Em algumas vilas o futebol esta relacionado a costumes pagãos, principalmente com rituais de fertilidade. A bola simbolizava o Sol, que tinha que ser conquistada para se ter uma colheita abundante A bola tinha que se movimentar ao redor do campo para que a colheita florescessem. O famoso jogo entre Casados vs Solteiros, tanto para homens como para mulheres.

12 Inglaterra 1862 até os dias de Hoje Até o séc. 19 não se teve muitas alteração na questão de organização do jogo. No séc. 19 o Futebol passa a ser praticado principalmente nas escolas Públicas. E com isso foi necessário se fazer algumas mudanças: Regras fáceis e relativamente livres, sem um padrão continuaram. Mudanças na forma do jogo, pelo fato do local da partida ser diferente ou o terreno disponível. Futebol Multidão perde força.

13 Inglaterra 1862 até os dias de Hoje Com estas mudanças de terreno, escolas como Charterhouse, Westminter, Eton e Harrow favorecem um jogo mais dependente de dribles virtuosos. Escolas como Cheltenham e Rugby continuaram com um jogo mais robusto e que a bola poderia ser tocada com as mãos, e com a força para se fazer um Scrum (jogada do Rugby). Vs

14 Inglaterra 1862 até os dias de Hoje As autoridades educacionais observam que o futebol trabalha qualidades como a lealdade, altruísmo, cooperação, subordinação e espírito de equipe, com isso a modalidade se tornou integrante do currículo escolar. Dr. Thomas Arnold, diretor da Rugby School fez as primeiras regras padronizadas para um jogo organizado. Regras baste ásperas. Permitir chutar as pernas do adversários abaixo do joelho, com ressalva de não poder fazer quando ele esta com a bola. Usar a mão para manusear a bola (1823 Willian Webb Ellis)

15 Inglaterra 1862 até os dias de Hoje Muitas escolas seguiram e aprovaram as regras estabelecidas pela Rugby School. Porém, as escolas de Eton, Harrow, Winchester, Chaterhouse e Westminster estava contra a manipulação da bola com as mãos. Em 1863, na Universidade de Cambridge juntamente com os Clubes de Londres decidem padronizar e acabar com as confusões e as diversas forma de se jogar o futebol. Os adeptos do manuseio da bola com as mãos ou o Rugby Futebol, não queriam abrir mão deste fundamento. Em 8 de dezembro de 1863, o Futebol Rugby e o Futebol Associação se dividiram e seguiram caminhos independentes. Em 1869, foi incluída a regra que era proibido qualquer tipo de manipulação com as mãos.

16 Inglaterra 1862 até os dias de Hoje A partir disto, o progresso foi muito rápido. Em 1864, a Associação de Futebol já contava com 50 clubes. Em 1872, a Copa da Inglaterra, primeiro campeonato do mundo foi criado. Em 1888, o primeiro campeonato inglês estava acontecendo.

17 Inglaterra 1862 até os dias de Hoje Em 1872, na Inglaterra foram organizados as primeiras partidas internacionais, sendo o primeiro jogo foi entre Inglaterra e Escócia. Neste primeiro jogo, somente a Inglaterra tinha uma associação organizada, sendo que jogou contra o Queen s Park, sendo que é o clube escocês mais antigo. Ambas as equipes empregarão um padrão de jogo muito ofensivo. Inglaterra= Escócia= Estas táticas se assemelhavam mais com o mob-football e ao Rugby moderno Primeiros jogadores profissionais (que recebiam por conta de seu talento) os escocês John Love e o inglês Fergus Suter, jogadores do Darwin Criação da profissão de Jogador de Futebol.

18 Inglaterra 1862 até os dias de Hoje Em 1873 = Criação da Associação de Futebol da Escócia Em 1875 = Criação da Associação de Futebol do País de Gales Em 1880 = Criação da Associação de Futebol da Irlanda Em 1889 = Criação das AFs da Holanda e Dinamarca Em 1891 = Criação da AF da Nova Zelândia Em 1893 = Criação da AF da Argentina Em 1895 = Criação das AFs do Chile, Suíça e Bélgica. Em 1898 = Criação da AF da Itália Em 1900 = Criação das AFs da Alemanha e Uruguai

19 Inglaterra 1862 até os dias de Hoje Em 1901 = Criação da Associação de Futebol da Hungria Em 1907 = Criação da Associação de Futebol da Finlândia Em 1904 foi fundada a Fédèration Internationale de Fottball Association FIFA, por sete membros: França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suíça e Suécia. A Alemanha se uniu a FIFA no mesmo dia. Em 1912, 21associações estavam filiadas a FIFA Em 1925, 36associações estavam filiadas a FIFA Em 1930, ano da primeira copa, eram 41 associados.

20 Inglaterra 1862 até os dias de Hoje No final de 1930, havia 51 membros na FIFA Em 1950, após a 2º guerra mundial, esse número chegou a 73 membros. No congresso de 2007, a FIFA contava com 208 países a ela filiada. Atualmente são 209 confederações afiliadas a FIFA.

21 Futebol no Brasil O futebol chegou no Brasil, através de Charles Miller, que durante uma viagem a Inglaterra trouxe na mala duas bolas. Em 1894, Charles Miller criou o São Paulo Athletic Club e começou a desenvolver o futebol juntamente com o Rugby. Em 1898, surgiu a Associação Atlética Mackenzie College.

22 Futebol no Brasil A primeira partida foi realizada em São Paulo, no dia 14 de abril de 1895, em uma partida entre as equipes do São Paulo Railway e a Companhia de Gás, que eram formados por ingleses que moravam em São Paulo. Charles Miller jogou pelo São Paulo Railway, e a partida foi vencida pela mesma equipe pelo placar de 4x2. Em 1901, foi criada a Liga Paulista de Futebol que realizou o primeiro campeonato Paulista, em que o time de Charles Miller foi Tricampeão e era uma sensação. Os clubes foram surgindo pelo Brasil, e até 1919 quase todos os estados brasileiros já tinham seu campeonato regional e federação.

23 Futebol no Brasil Em pouco tempo, o esporte conquistou muitos adeptos, porém somente as camadas mais favorecidas da sociedade é que praticavam a modalidade, somente mais tarde que o esporte chegou para as classes mais pobres do país. Em 1923, o Vasco da Gama se uniu a equipes do subúrbio para que jogadores de baixa renda pudessem praticar o futebol. Os negros passaram a ser aceitos no futebol somente em No governo Getúlio Vargas ( ), o futebol cresceu muito com incentivos do governo.

24 Futebol no Brasil Em 1914, foi fundada a Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Também neste ano foi conquistado a Copa Roca em cima da seleção da Argentina. O esporte também sofreu críticas por parte dos intelectuais da época, devido as influências europeias que o país sofre.

25 Futebol no Brasil Em 1950, o Brasil sediou a Copa do Mundo pela primeira vez e a seleção nacional carregava muita euforia e expectativa, porém foi derrotada na final pela Seleção do Uruguai. Essa derrota levou diversas mudanças, principalmente no uniforme em que a seleção passou jogar de verde-amarelo. Depois dessa época a quantidade de craques no futebol somente cresceu e surgiram nomes como Garrincha, Pelé, Zagallo, Djalma Santos, Nílton Santos e Bellini.

26 Futebol no Brasil

27 Futebol no Brasil Camp. Brasileiro O primeiro campeonato brasileiro teve início em 7 de agosto de 1971, e teve como campeão o Atlético Mineiro. O campeonato foi organizado pela CBD. Hoje os Campeonatos Brasileiros são organizados pelas Confederação Brasileira de Futebol. Os diversos formatos e regulamento que o campeonato brasileiro se teve, sempre esteve envolvido com desorganização e escândalos. Falta de padronização dos jogos, mudanças de regras de ano para ano que prejudicava clubes, jogadores e os torcedores. Atualmente, o campeonato tem que seguir o Estatuto do Torcedor, que estabelece que a competição dever ter o mesmo regulamento por três anos dentre outras exigências, como antecipação da tabela e regulamento.

28 O Futsal - Origem Duas versões sobre o seu surgimento: Versões que por volta de 1940, por frequentadores da ACM (Associação Cristã de Moços) de São Paulo, pela dificuldade de encontrar campos livres para jogar o futebol, começaram a jogar peladas nas quadras de basquete e hóqueis. No início era jogado com cinco, seis até sete jogadores em cada equipe, mas logo foi definido que seriam 5 jogadores. As bolas eram de serragem, crina vegetal ou cortiça granulada, mas elas saltava demais. Com isso diminuíram seu tamanho e aumentaram seu peso e isso deu o nome ao novo esporte, chamado de ESPORTE DA BOLA PESADA

29 O Futsal - Origem Duas versões sobre o seu surgimento: A segunda versão, e a com melhor aceitação, se que o inicio do futebol de salão se deu em Montevidéu no Uruguai. O esporte também teria sido inventado pelo professor Juan Carlos Ceriani, na ACM de Montevidéu. Tendo como nome Indoor-foot-ball.

30 O Futsal No Mundo Em 1969, em Assunção no Paraguai com a presença de João Havelange, presidente da CBD junto com os presidentes do Paraguai e Uruguai, foi fundada a Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão CSAFS. Em 1971, em São Paulo por meio de uma iniciativa da CBD e CSAFS, junto com representantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai foi fundada a Federação Internacional de Futebol de Salão FIFUSA, tendo como presidente João Havelange. Em 1980, foi realizado o 1º Pan americano de Futebol de Salão no México, sendo vencida pelo Brasil. Em 1982, foi realizado pela FIFUSA o 1º Campeonato Mundial de Futebol de Salão no ginásio do Ibirapuera, tendo como campeão o Brasil.

31 O Futsal No Mundo O primeiro mundial teve muita aceitação, e com isso a FIFA começou a se interessar pela modalidade. Começou a criar problemas e dificuldades para a realização das competições realizadas pela FIFUSA, e ameaçava redigir novas regras para o futebol de cinco. Em 1985, realizou-se o 2º Campeonato Mundial organizado pela FIFUSA, na Espanha vencido pelo Brasil. Em 1988, realizou-se o 3º Campeonato Mundial organizado pela FIFUSA, na Austrália vencido pelo Paraguai. Em 1989, o Brasil representado pela equipe do Bradesco representou o país no 1º Campeonato Mundial realizado pela FIFA na Holanda, sendo o Brasil campeão.

32 O Futsal No Mundo Em 1989, a FIFA cria a comissão de Futsal (alteração do nome). Em 1990, o Brasil desligou-se da FIFUSA e se filiou-se a FIFA. A partir de 1992, as Copas do Mundo da FIFA passaram a ser realizadas de quatro e quatro anos, seguindo o modelo adotado no Futebol. O domínio brasileiro na modalidade é latente. Os brasileiros, além do título conquistado em 1989, na Holanda, venceram também as edições de 1992 (Hong Kong - China), 1996 (Espanha) e 2008 (Brasil). Enquanto os espanhóis, maiores adversários brasileiros, levantaram a taça em 2000 (Guatemala) e 2004(Taipei-China). No campeonato de 2004, na China, o seu 5º Campeonato Mundial. A Espanha é bicampeã. O Brasil, pela primeira vez, fica de fora de uma final de Copa do Mundo. Boa parte dos jogadores brasileiros que se destacam ou com acesso à dupla cidadania é contrata por equipes de todo o mundo.

33 O Futsal No Mundo Ano Campeão Vice Terceiro Local Entidade 1982 Brasil Paraguai Uruguai Brasil FIFUSA 1985 Brasil Espanha Paraguai Espanha FIFUSA 1988 Paraguai Brasil Espanha Austrália FIFUSA 1989 Brasil Holanda Estados Unidos Holanda FIFA 1992 Brasil Estados Unidos Espanha Hong Kong (China) FIFA 1996 Brasil Espanha Rússia Espanha FIFA 2000 Espanha Brasil Portugal Guatemala FIFA 2004 Espanha Itália Brasil Taipei (China) FIFA 2008 Brasil Espanha Itália Brasil FIFA 2012 Brasil Espanha Itália Tailândia FIFA

34 O Futsal Origem no Brasil O Professor Habib Maphuz, era professor da ACM em São Paulo no início dos anos 50 participou da elaboração das normas e práticas em diversas modalidades esportivas. A ACM paulista fundou a primeira Liga de Futebol de Salão Mais tarde o professor Habib tornou-se o primeiro presidente da Federação Paulista de Salão. Em 28 de julho de 1954 foi fundada a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, sendo esta a 1º federação do Brasil. Neste mesmo ano foi fundada a Federação Mineira de Futebol de Salão. Em 1955, foi fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão. Em 1956, foram fundadas as Federações Cearense, Paranaense, Gaúcha e Baiana de Futebol de Salão.

35 O Futsal Origem no Brasil Em 1957, foram fundadas as federação do estado de Santa Catarina e Rio Grande do Norte. Em 1959, foi fundada a Federação Sergipana de Futebol de Salão. Na década de 60, foram fundadas as federações dos estados de Pernambuco, Distrito Federal e Paraíba. Na década de 70, as Federações do Acre, Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Mato Grosso e Maranhão foram criadas. Nos anos 80, as federações amazonense, de Rondônia, do Pará, alagoana, do Espirito Santo e Amapense foram fundadas. E na década de 90, as federações dos estados de Roraima e Tocantins.

36 O Futsal Origem no Brasil As primeiras regras foram editadas em Em 1957, em Minas Gerais houve a tentativa de fundar a Confederação Brasileira de Futebol de Salão, porém a CND (Conf. Nacional do Desporto) não acatou. Em 1959, o primeiro campeonato Brasileiro de Seleções, tendo como final Rio de Janeiro e São Paulo, sendo que o Rio de Janeiro sagra-se campeã. Em assembleia no ano de 1979 foi Fundada a Confederação Brasileira de Futebol de Salão. Em Por intermédio de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, o Futsal é incluído nos jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. A Federação Paulista de Futsal lança um projeto em prol do Futsal: "Eu Quero Futsal Olímpico.

FUTSAL HISTÓRICO ORIGEM DO FUTSAL BRASIL URUGUAI 1940 ACM 1930 ACM

FUTSAL HISTÓRICO ORIGEM DO FUTSAL BRASIL URUGUAI 1940 ACM 1930 ACM A exemplo de vários outros esportes, - basquetebol, Handebol tentar entender a origem do futebol de salão, é um caminho muito difícil, devido aos escassos documentos que nos possam esclarecer a origem

Leia mais

Educação Física: Futsal

Educação Física: Futsal FUTSAL Apresentação do Plano de Trabalho História e evolução do futebol de salão Regras Oficiais Métodos de Ensino Progressivo Repetitivo/Parcial Situacional/Global Fundamentos Técnicos Controle Proteção

Leia mais

Como acontece em vários esportes, há divergências no que se refere à história de origem do futsal. Alguns acreditam que o mesmo tenha se originado na

Como acontece em vários esportes, há divergências no que se refere à história de origem do futsal. Alguns acreditam que o mesmo tenha se originado na FUTSAL O futebol de salão conhecido apenas como futsal é uma prática adaptada do futebol. Em uma quadra esportiva são formados times de cinco jogadores e assim como no futebol, o principal objetivo é colocar

Leia mais

AS MOEDAS DO MUNDO. C a d a a t i v i d a d e p o d e s e i m p re s s a separadamente e realizada com as crianças em sala de aula ou em casa.

AS MOEDAS DO MUNDO. C a d a a t i v i d a d e p o d e s e i m p re s s a separadamente e realizada com as crianças em sala de aula ou em casa. 1 AS MOEDAS DO MUNDO Esse é um livro de atividades para crianças. O objetivo proposto é aproveitarmos o período e empolgação das crianças com a Copa do Mundo de Futebol para propiciar aprendizado e maior

Leia mais

Ano Lectivo 2009 / 2010. Projecto Nestum Rugby nas Escolas Introdução ao Rugby XV e aos Seven s

Ano Lectivo 2009 / 2010. Projecto Nestum Rugby nas Escolas Introdução ao Rugby XV e aos Seven s Ano Lectivo 2009 / 2010 Projecto Nestum Rugby nas Escolas Introdução ao Rugby XV e aos História do Rugby no Mundo De acordo com a lenda da criação do rugby, a modalidade teve início por William Webb Ellis,

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2015

Anuário Estatístico de Turismo - 2015 Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2015 Volume 42 Ano base 2014 Sumário I Turismo receptivo 1. Chegadas de turistas ao Brasil - 2013-2014

Leia mais

Histórico do Voleibol. Prof. Maick da Silveira Viana

Histórico do Voleibol. Prof. Maick da Silveira Viana Histórico do Voleibol Prof. Maick da Silveira Viana Quando começou? Conta a história que o voleibol foi criado na Associação Cristã de Moços (ACM) de Massachusetts pelo professor William Morgan em 1895.

Leia mais

ATLETISMO. Alyne Rayane

ATLETISMO. Alyne Rayane ATLETISMO Alyne Rayane O QUE É ATLETISMO? O atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. ATLETISMO QUANDO SURGIU? Atletismo tempo dos ancestrais;

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2012

Anuário Estatístico de Turismo - 2012 Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2012 Volume 39 Ano base 2011 Sumário I Turismo receptivo 1. Chegadas de turistas ao Brasil - 2010-2011

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 2 Canoagem e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a história

Leia mais

Esportes de Invasão. Aula 2. Futebol, futebol de 5 e futebol de 7. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Invasão. Aula 2. Futebol, futebol de 5 e futebol de 7. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Invasão Aula 2 Futebol, futebol de Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria INVASÃO. 2 Conhecer a história desses esportes e a entrada para os Jogos Olímpicos

Leia mais

APOSTILA DE RUGBY O RUGBY BRASILEIRO

APOSTILA DE RUGBY O RUGBY BRASILEIRO APOSTILA DE RUGBY O RUGBY BRASILEIRO História do Rugby no Brasil -O RUGBY chegou ao BRASIL no século retrasado. -Charles Miller teria organizado em 1895 o primeiro time de rugby brasileiro, em São Paulo.

Leia mais

Esportes de Invasão. Aula 3. Rugby, rugby em cadeira de rodas e polo aquático. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Invasão. Aula 3. Rugby, rugby em cadeira de rodas e polo aquático. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Invasão Aula 3 Rugby, rugby em cadeira de rodas e polo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria INVASÃO. 2 Conhecer a história desses esportes e a sua entrada

Leia mais

RESUMO GERAL Atualizada até 31/12/2012

RESUMO GERAL Atualizada até 31/12/2012 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Atualizado até 30/09/2011 RESUMO GERAL Atualizada até 31/12/2012 1 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Autorizações

Leia mais

RESUMO GERAL Atualizada até 30/09/2012

RESUMO GERAL Atualizada até 30/09/2012 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Atualizado até 30/09/2011 RESUMO GERAL Atualizada até 30/09/2012 1 Gabinete do Ministro - GM Coordenação Geral de Imigração - CGIg Autorizações

Leia mais

Anuário Estatístico de Turismo - 2013

Anuário Estatístico de Turismo - 2013 Secretaria Nacional de Políticas de Turismo Ministério do Turismo Anuário Estatístico de Turismo - 2013 Volume 40 Ano base 2012 Guia de leitura Guia de leitura O Guia de Leitura tem o propósito de orientar

Leia mais

Cliente: Sindicerv Veículo: www.bluebus.com.br Data: 29-07-2010 Imagem Corporativa Copa A Fifa está contrariada - quer ver cerveja nos estadios brasileiros Por conta dos seus interesses comerciais, a Fifa

Leia mais

SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE FUTEBOL ( SRM) MELHORAMENTOS ANUAIS 2012

SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE FUTEBOL ( SRM) MELHORAMENTOS ANUAIS 2012 SUPER RANKING MUNDIAL DE CLUBES DE ( SRM) MELHORAMENTOS ANUAIS 2012 Dezembro 2011 1- Introdução A metodologia do SRM estabelece que o modelo seja revisto no final de cada ano. As alterações resultantes

Leia mais

REGULAMENTO DE FUTSAL

REGULAMENTO DE FUTSAL REGULAMENTO DE FUTSAL Capítulo I DAS FINALIDADES Art. 1º O campeonato de futsal masculino, é promovido como uma das modalidades dos VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, promovido e organizado pela AMB Associação

Leia mais

VOLEIBOL. 11. O Jogador que executa o saque, deve estar em qual posição? 1) Em que ano foi criado o voleibol? a) 1997. a) posição número 6.

VOLEIBOL. 11. O Jogador que executa o saque, deve estar em qual posição? 1) Em que ano foi criado o voleibol? a) 1997. a) posição número 6. VOLEIBOL 1) Em que ano foi criado o voleibol? a) 1997 b) 2007 c) 1996 d) 1975 e)1895 2. Quem inventou o voleibol? a) William G. Morgan b) Pelé c) Roberto Carlos d) Ronaldinho Gaúcho e) Michael Jackson

Leia mais

A coerência dos normativos com as reais necessidades do desporto português. Albino Maria

A coerência dos normativos com as reais necessidades do desporto português. Albino Maria A coerência dos normativos com as reais necessidades do desporto português Albino Maria O ASSOCIATIVISMO NOS DIAS DE HOJE DO MODELO DE EXCLUSÃO AO MODELO DE INCLUSÃO DO LEMA MAIS FORTE, MAIS ALTO, MAIS

Leia mais

Analfabetismo no Brasil

Analfabetismo no Brasil Analfabetismo no Brasil Ricardo Paes de Barros (IPEA) Mirela de Carvalho (IETS) Samuel Franco (IETS) Parte 1: Magnitude e evolução do analfabetismo no Brasil Magnitude Segundo estimativas obtidas com base

Leia mais

APOIO: 1ª COPA FUNILÂNDIA SESCON/MG

APOIO: 1ª COPA FUNILÂNDIA SESCON/MG 1ª COPA FUNILÂNDIA SESCON/MG VOLEIBOL 2015 CARTA CONVITE A Prefeitura Municipal de Funilândia em parceria com a SESCON/MG e a MACKSSUD convida todas as entidades esportivas a participarem da 1ª COPA FUNILÂNDIA

Leia mais

Esportes de Rebatida. Aula 4. Badminton e goalball Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Rebatida. Aula 4. Badminton e goalball Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Rebatida Aula 4 Badminton e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria de REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história do surgimento desses esportes e

Leia mais

APOSTILA DE FUTSAL. 6º, 7º, 8º e 9º ANO. HISTÓRICO No Brasil

APOSTILA DE FUTSAL. 6º, 7º, 8º e 9º ANO. HISTÓRICO No Brasil APOSTILA DE FUTSAL 6º, 7º, 8º e 9º ANO HISTÓRICO No Brasil O Futebol de Salão tem duas versões sobre o seu surgimento, como em outros esportes, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que

Leia mais

ANEXO I - Planilha para formação de preços ITEM 01 Serviço Telefônico Fixo Comutado STFC na modalidade Local (PABX ANEEL) Com Im

ANEXO I - Planilha para formação de preços ITEM 01 Serviço Telefônico Fixo Comutado STFC na modalidade Local (PABX ANEEL) Com Im ANEXO I Planilha para formação de preços ITEM 01 Serviço Telefônico Fixo Comutado STFC na modalidade Local (PABX ANEEL) Com Im ITEM FIXO (A) Descrição Cobrado uma única vez QTD Preço Unitário Instalação

Leia mais

A Copa do Mundo no Brasil

A Copa do Mundo no Brasil Uma publicação da Ano XI nº Dezembro /3 Atividades infantis para aprender brincar e se divertir! A Copa do Mundo no Brasil Roberta Rubinho Kátia Biguccino Mauri Junior Caça-palavras erros Enigma Jogo das

Leia mais

Ingressos de Turistas Internacionais no RS por via de acesso

Ingressos de Turistas Internacionais no RS por via de acesso Anuário Estatístico de Turismo 2015 ano base 2014* *Publicado em 08/07/2015, pelo Ministério do Turismo. A publicação apresenta uma compilação de informações anuais relativas ao comportamento de diversos

Leia mais

07/05/2013. VOLEIBOL 9ºAno. Profª SHEILA - Prof. DANIEL. Voleibol. Origem : William Morgan 1895 ACM s. Tênis Minonette

07/05/2013. VOLEIBOL 9ºAno. Profª SHEILA - Prof. DANIEL. Voleibol. Origem : William Morgan 1895 ACM s. Tênis Minonette VOLEIBOL 9ºAno Profª SHEILA - Prof. DANIEL Origem : William Morgan 1895 ACM s Tênis Minonette GRECO, 1998 1 Caracterização: O voleibol é um jogo coletivo desportivo, composto por duas equipes, cada uma

Leia mais

TÁTICAS BÁSICAS DO VOLEIBOL TÁTICAS BÁSICAS DO VOLEIBOL SISTEMAS TÁTICOS

TÁTICAS BÁSICAS DO VOLEIBOL TÁTICAS BÁSICAS DO VOLEIBOL SISTEMAS TÁTICOS TÁTICAS BÁSICAS DO VOLEIBOL TÁTICAS BÁSICAS DO VOLEIBOL SISTEMAS TÁTICOS Para o melhor entendimento técnico e tático das definições sobre os sistemas de jogo adotados no voleibol, é necessário, em primeiro

Leia mais

A HISTÓRIA DA ATLÉTICA

A HISTÓRIA DA ATLÉTICA A HISTÓRIA DA ATLÉTICA A Atlética de hoje não possui uma data de fundação, mas já tem algum tempo de existência. Sua história nos faz voltar ao Intermed de 2000 em Barbacena. Naquele ano, com a maior delegação

Leia mais

FUTSAL CONTEXTO HISTÓRICO DO FUTSAL

FUTSAL CONTEXTO HISTÓRICO DO FUTSAL FUTSAL CONTEXTO HISTÓRICO DO FUTSAL Brasileiro ou uruguaio? É com esta dúvida que se começa a explicar o nascimento do futsal, que surgiu com o nome de futebol de salão e em 1989, quando passou para a

Leia mais

DAS PELADAS À COPA DO MUNDO

DAS PELADAS À COPA DO MUNDO DAS PELADAS À COPA DO MUNDO PAIXÃO MUNDIAL Quando o futebol começou no Brasil, há pouco mais de 100 anos, não havia muitos praticantes. Não existiam estádios como os de hoje e muito menos divulgação pela

Leia mais

ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE DESPORTOS PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO REGULAMENTO ESPECÍFICO DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTSAL-2015

ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE DESPORTOS PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO REGULAMENTO ESPECÍFICO DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTSAL-2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTSAL-2015 DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Art. 1º - A Taça São Paulo de Futsal - 2015 será disputado por equipes com atletas com deficiência intelectual. Art.

Leia mais

A partida dos vencedores - Livro de Atividades. Autora Sandra Aymone. Coordenação editorial Maria Fernanda Moscheta Sílnia Nunes Martins Prado

A partida dos vencedores - Livro de Atividades. Autora Sandra Aymone. Coordenação editorial Maria Fernanda Moscheta Sílnia Nunes Martins Prado A partida dos vencedores - Livro de Atividades Autora Sandra Aymone Coordenação editorial Maria Fernanda Moscheta Sílnia Nunes Martins Prado Ilustração Pierre Trabbold Diagramação Linea Creativa Realização

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Jun/13 APRESENTAÇÃO As emoções da Copa Espírito Santo de Futebol estão de volta. A Rede Vitória, pelo sexto ano consecutivo,

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Os jogos internos do COLÉGIO FRACTAL (JICOF) têm por finalidade principal humanizar a prática desportiva, valorizando

Leia mais

Renê Drezner INTRODUÇÃO

Renê Drezner INTRODUÇÃO A Posição dos blocos continentais no mercado internacional do futebol através da análise da situação dos jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 2014 Renê Drezner INTRODUÇÃO Os jogos de futebol representam

Leia mais

QUANTIDADE DE INSCRITOS NO SISTEMA COFECI-CRECI

QUANTIDADE DE INSCRITOS NO SISTEMA COFECI-CRECI QUANTIDADE DE INSCRITOS NO SISTEMA COFECI-CRECI PESSOA JURÍDICA E PESSOA FÍSICA MARÇO/2015 Brasília - DF A KUSER S/A APRESENTA LEVANTAMENTO DA QUANTIDADE DE CORRETORES DE IMÓVEIS, IMOBILIÁRIAS E DEMAIS

Leia mais

O ensino aprendizagem da matemática no basquete

O ensino aprendizagem da matemática no basquete Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Centro de Ensino Superior do Seridó-Campus Caicó Matemática Licenciatura Plena O ensino aprendizagem da matemática no basquete Caicó-RN 2013 Deisy

Leia mais

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Rebatida Aula 1 Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2

Leia mais

Previsões para os jogos da Copa do Mundo de 2014

Previsões para os jogos da Copa do Mundo de 2014 Previsões para os jogos da Copa do Mundo de 2014 Paulo Cezar Pinto Carvalho, Moacyr Alvim Horta Barbosa da Silva, Arthur da Silva Pereira Carneiro FGV/EMAp Resumo: Um modelo probabilístico foi desenvolvido

Leia mais

2º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS. Normas de Funcionamento

2º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS. Normas de Funcionamento 2º CAMPEONATO MUNICIPAL DE MATRAQUILHOS Normas de Funcionamento Normas de Funcionamento Considerando a importância que a promoção da dinâmica desportiva assume no concelho, a Câmara Municipal da Lourinhã,

Leia mais

JOGOS DE QUALIFICAÇÃO PARA O EURO-2017

JOGOS DE QUALIFICAÇÃO PARA O EURO-2017 DOSSIÊ DE IMPRENSA PORTUGAL vs SUÍÇA 10.02.2015 Estádio, xxhxx 12.02.2015 Estádio, xxhxx JOGOS DE QUALIFICAÇÃO PARA O EURO-2017 PORTUGAL x MONTENEGRO 26 de novembro 2015 Estoril - 15H00 ESPANHA x PORTUGAL

Leia mais

Federação Académica do Desporto Universitário Utilidade Pública Desportiva Fundada a 2 de Março de 1990

Federação Académica do Desporto Universitário Utilidade Pública Desportiva Fundada a 2 de Março de 1990 4º Campeonato Mundial Universitário Rugby Sevens 21 a 24 de Julho de 2010 Porto, Portugal Sumário: 1. RESUMO DIA 2 2. AGENDA DIA 3 3. ENTREVISTA: RUI CARVOEIRA 4. ENTREVISTA: MARIA VASQUEZ 1. RESUMO DIA

Leia mais

ELES SABEM JOGAR: O LEGADO DO BRASIL PARA O FUTEBOL EUROPEU

ELES SABEM JOGAR: O LEGADO DO BRASIL PARA O FUTEBOL EUROPEU ELES SABEM JOGAR: O LEGADO DO BRASIL PARA O FUTEBOL EUROPEU BRAZIL S LEGACY TO EUROPEAN FOOTBALL Eles sabem jogar foi o comentário breve, mas profundo de Sir Alf Ramsey sobre a famosa equipe brasileira

Leia mais

Bitoque Râguebi. Criação do Bitoque Râguebi. História

Bitoque Râguebi. Criação do Bitoque Râguebi. História Bitoque Râguebi História A lenda da criação do râguebi teve início por William Webb Ellis, um estudante de Londres. Foi dito que, durante uma partida de futebol em Novembro de 1823 na Rugby School, o tal

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Tomar, 5 de Agosto de 2007 ÉPOCA 2007/2008

Leia mais

Badminton. História. Regulamento da modalidade

Badminton. História. Regulamento da modalidade Badminton História As origens do Badminton deixam dúvidas nos historiadores, assim temos: China no ano 3500 a.c, Índia, na cidade de Poona, por volta do ano de 1800. Em 1862, o duque Beaufort organizou

Leia mais

WWW.UJE.COM.BR. Fazendo a Diferença em 21 estados do Brasil. Sempre UNIDOS!

WWW.UJE.COM.BR. Fazendo a Diferença em 21 estados do Brasil. Sempre UNIDOS! Assim que houver interesse em montar a UJE em sua cidade favor, solicitar orientações adicionais pelo E-mail/MSN: uje@uje.com.br WWW.UJE.COM.BR Fazendo a Diferença em 21 estados do Brasil. Sempre UNIDOS!

Leia mais

FEDERAÇÃO SERGIPANA DE DESPORTOS ESCOLARES Filiada à Confederação Brasileira do Desporto Escolar BOLETIM Nº 01

FEDERAÇÃO SERGIPANA DE DESPORTOS ESCOLARES Filiada à Confederação Brasileira do Desporto Escolar BOLETIM Nº 01 BOLETIM Nº 01 II CAMPEONATO BRASILEIRO ESCOLAR DE VÔLEI DE PRAIA 2014 (SELETIVA NACIONAL) Aracaju(SE), 19 de novembro de 2014 MENSAGEM CBDE Ao realizar mais um Campeonato Brasileiro Escolar, cumprindo

Leia mais

Torneio 4x4 misto de Vôlei de Praia

Torneio 4x4 misto de Vôlei de Praia Torneio 4x4 misto de Vôlei de Praia REGULAMENTO 1. DEFINIÇÃO 1.1 O torneio de vôlei de areia na AABB é um evento que busca incentivar a prática esportiva e promover a qualidade de vida entre os associados

Leia mais

Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro

Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro Como a Copa do Mundo 214 vai movimentar o Turismo Brasileiro 9 dias O estudo As empresas Principais conclusões a 9 dias da Copa 1 principais emissores 1 Desempenho das cidades-sede Chegadas internacionais

Leia mais

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural Marcos Santos Figueiredo* Introdução A presença dos sindicatos de trabalhadores

Leia mais

Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro

Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro O estudo Destaques Os 10 principais emissores 10 Chegadas internacionais Viagens domésticas Cidades sedes Viagens dos brasileiros ao exterior

Leia mais

REGULAMENTO PARA CAMPEONATO LUTAS NO ALTO E CHÃO KARATÊ - SHUBU-DO

REGULAMENTO PARA CAMPEONATO LUTAS NO ALTO E CHÃO KARATÊ - SHUBU-DO REGULAMENTO PARA CAMPEONATO LUTAS NO ALTO E CHÃO KARATÊ - SHUBU-DO Índice: 1º Objetivo 2º Finalidade 3º Área de competição 4º Uniforme 5º Sistema de competição 6º Tempo de combate 7º Infrações e desclassificações

Leia mais

Taxa de Empréstimo Estatísticas Financeiras Internacionais (FMI - IFS)

Taxa de Empréstimo Estatísticas Financeiras Internacionais (FMI - IFS) Taxa de Empréstimo Estatísticas Financeiras Internacionais (FMI - IFS) África do Sul: Taxa predominante cobrada pelos bancos de contas garantidas prime. Alemanha: Taxa sobre crédito de conta-corrente de

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

3x3 Regras do Jogo. quadra se alguma for utilizada podem ser adaptadas ao espaço disponível

3x3 Regras do Jogo. quadra se alguma for utilizada podem ser adaptadas ao espaço disponível 3x3 Regras do Jogo As Regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do Jogo 3x3. Art. 1 Quadra e Bola O jogo será

Leia mais

Revisão de combinatória

Revisão de combinatória A UA UL LA Revisão de combinatória Introdução Nesta aula, vamos misturar os vários conceitos aprendidos em análise combinatória. Desde o princípio multiplicativo até os vários tipos de permutações e combinações.

Leia mais

A partida dos vencedores

A partida dos vencedores A partida dos vencedores Autora Sandra Aymone Coordenação editorial Sílnia Nunes Martins Prado Revisão Katia Rossini Ilustração Pierre Trabbold Folha de rosto Diagramação Linea Creativa Realização Fundação

Leia mais

ESPORTE E CIDADANIA, PROGRAMA MEDALHA DE OURO GINÁSTICA DE TRAMPOLIM E ARTÍSTICA

ESPORTE E CIDADANIA, PROGRAMA MEDALHA DE OURO GINÁSTICA DE TRAMPOLIM E ARTÍSTICA ESPORTE E CIDADANIA, PROGRAMA MEDALHA DE OURO GINÁSTICA DE TRAMPOLIM E ARTÍSTICA Projeto enviado por Lúcia de Fátima Albuquerque Silva - Juíza de Direito Titular da Vara Criminal e da Infância e da Juventude

Leia mais

RELATÓRIO DE OUVIDORIA CAMPEONATO MINEIRO UNICEF 2015 MÓDULO II

RELATÓRIO DE OUVIDORIA CAMPEONATO MINEIRO UNICEF 2015 MÓDULO II RELATÓRIO DE OUVIDORIA CAMPEONATO MINEIRO UNICEF 2015 MÓDULO II Conforme determinam o art. 6º da Lei 10.671/03 e o art. 87 do Estatuto da FMF, sirvo-me do presente para apresentar o relatório da Ouvidoria

Leia mais

5.4 Transplantes. 1 Rim. Os dados dos transplantes serão analisados por grupos de órgãos.

5.4 Transplantes. 1 Rim. Os dados dos transplantes serão analisados por grupos de órgãos. 5.4 Transplantes Os dados dos transplantes serão analisados por grupos de órgãos. 1 Rim Entre 1995 e 2001, o número de transplantes renais realizados anualmente cresceu cerca de 66,7% no país (TABELA 150).

Leia mais

Cisco Systems Incorporation

Cisco Systems Incorporation Cisco Systems Incorporation 1. Principais Características Matriz: Cisco Systems Inc. Localização: São José, Califórnia, Estados Unidos Ano de fundação: 1984 Internet: www.cisco.com Faturamento (2000):

Leia mais

TIMI 3. 1 Observa a imagem e escreve frases. 2 Lê e completa. Ex.: No quarto há duas camas. do segundo esquerdo. um irmão.

TIMI 3. 1 Observa a imagem e escreve frases. 2 Lê e completa. Ex.: No quarto há duas camas. do segundo esquerdo. um irmão. TIMI 3 1 Observa a imagem e escreve frases. Ex.: No quarto há duas camas. 2 Lê e completa. Tu Eles Ela Vocês Tu Eu O pássaro Eu Ele Vocês 4 / quatro do segundo esquerdo. um boné. um irmão. gémeos. muitos

Leia mais

III COPA CULTURA INGLESA DE RUGBY JUVENIL

III COPA CULTURA INGLESA DE RUGBY JUVENIL São Paulo, 06 de junho de 2012. III COPA CULTURA INGLESA DE RUGBY JUVENIL Formato: O torneio será disputado ao longo de 3 dias corridos, de 20 a 22 de Julho de 2012, sexta, sábado e domingo, na cidade

Leia mais

DADOS IMPORTANTES DE WILLIAN

DADOS IMPORTANTES DE WILLIAN Press Release WILLIAN Nome: Willian Borges da Silva Data de nascimento: 09/08/1988 Local: Ribeirão Pires (SP) Altura: 1,75 m Peso: 75 kg Posição: Meia Clubes: SC Corinthians P (2005 a 2007), FC Shakhtar

Leia mais

MIGRAÇÃO MIGRAÇÃO INTERNA

MIGRAÇÃO MIGRAÇÃO INTERNA MIGRAÇÃO Os resultados da migração interna e internacional apresentados foram analisados tomando por base a informação do lugar de residência (Unidade da Federação ou país estrangeiro) há exatamente cinco

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 1 Vela e remo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a

Leia mais

PLC 116/10. Eduardo Levy

PLC 116/10. Eduardo Levy PLC 116/10 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Comissão de Assuntos Econômicos Comissão de Educação, Cultura

Leia mais

RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO

RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO PROJETO TREINAMENTO OLÍMPICO DE PÓLO AQUÁTICO PROCESSO: 58701.000695/2010-92 SLIE: 1000.112-33 Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA ATIVIDADES DO PROFESSOR

Leia mais

8º VALOR DAS MARCAS DOS CLUBES BRASILEIROS FINANÇAS DOS CLUBES

8º VALOR DAS MARCAS DOS CLUBES BRASILEIROS FINANÇAS DOS CLUBES 8º VALOR DAS MARCAS DOS CLUBES BRASILEIROS FINANÇAS DOS CLUBES 2015 Sumário Prefácio 5 FIFA Fédération Internationale de Football Association 6 CBF Confederação Brasileira de Futebol 9 Federações Estaduais

Leia mais

DA FINALIDADE: Homens só poderão substituir homens e mulheres só poderão substituir mulheres.

DA FINALIDADE: Homens só poderão substituir homens e mulheres só poderão substituir mulheres. DA FINALIDADE: Art. 1º - Os JOGOS DE VERÃO ARCO SPM 2013 MODALIDADE VOLEIBOL 4X4, tem como finalidade principal, promover o congraçamento das equipes e o aumento da adesão à prática de exercícios físicos

Leia mais

81AB2F7556 DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY NA SESSÃO DE 05 DE JUNHO DE 2007. Senhor Presidente, Senhoras Deputadas,

81AB2F7556 DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY NA SESSÃO DE 05 DE JUNHO DE 2007. Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR DEPUTADO LUIZ CARLOS HAULY NA SESSÃO DE 05 DE JUNHO DE 2007 Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, Hoje dia 5 de junho completam 70 anos da fundação da

Leia mais

História do Futsal no Brasil

História do Futsal no Brasil História do Futsal no Brasil O Futebol de Salão tem duas versões sobre o seu surgimento, como em outros esportes, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que diz que o Futebol de Salão começou

Leia mais

Quase 6 Bilhões de Euros em campo!

Quase 6 Bilhões de Euros em campo! PLURI Sportmetric Valor de mercado das Seleções que disputarão a Copa 2014 PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II C. SÃO CRISTÓVÃO II EDUCAÇÃO FÍSICA MATERIAL DE ESTUDO HANDEBOL/GINÁSTICA RÍTMICA PFV 7 ANO HANDEBOL

COLÉGIO PEDRO II C. SÃO CRISTÓVÃO II EDUCAÇÃO FÍSICA MATERIAL DE ESTUDO HANDEBOL/GINÁSTICA RÍTMICA PFV 7 ANO HANDEBOL HANDEBOL GINÁSTICA RÍTMICA A ginástica rítmica (GR) é uma modalidade exclusivamente feminina da ginástica, realizada com cinco materiais diferentes: a corda, as maças, a bola, o arco e a fita. Os exercícios

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Sombrio Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Sombrio Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Sombrio Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio DISCIPLINA: Educação Física CARGA HORÁRIA: 40hs PROFESSOR(A):

Leia mais

Palavra do Presidente

Palavra do Presidente Palavra do Presidente Estou feliz por reiniciar os trabalhos de nossa entidade, especialmente em ano de véspera de copa do mundo uma temporada diferente pela realização do próximo mundial sendo no Brasil

Leia mais

Acta Ortopédica Brasileira ISSN 1413-7852 versão impressa

Acta Ortopédica Brasileira ISSN 1413-7852 versão impressa Acta Ortopédica Brasileira ISSN 1413-7852 versão impressa ARTIGO ORIGINAL Ocorrência de entorse e lesões do joelho em jogadores de futebol da cidade de Manaus, Amazonas Eduardo Telles de Menezes Stewien

Leia mais

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA Após os Campeonatos Paulista e Carioca, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Liga dos Campeões da UEFA e as Copas do Mundo FIFA,

Leia mais

Esportes de Rebatida. Aula 3. Golfe e hóquei sobre grama Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Rebatida. Aula 3. Golfe e hóquei sobre grama Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Rebatida Aula 3 Golfe e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria de REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história do surgimento desses esportes e sua

Leia mais

PÚBLICO ALVO: Promotores de viagens; agentes de viagens; consultores de viagens; operadores de emissivo e receptivo; atendentes.

PÚBLICO ALVO: Promotores de viagens; agentes de viagens; consultores de viagens; operadores de emissivo e receptivo; atendentes. 3. Geografia Turística 3.1 Geografia Turística: Brasil de Ponta a Ponta Proporcionar ao participante melhor compreensão geográfica do país; Apresentar as principais especificidades existentes nos continentes

Leia mais

Regulamento do Tênis de Campo

Regulamento do Tênis de Campo Regulamento do Tênis de Campo R a n k i n g I n t e r n o T ê n i s C l u b e S ã o J o s é d o s C a m p o s A v. N o v e d e J u l h o, 2 3 - V i l a A d y a n a S ã o J o s é d o s C a m p o s - S P

Leia mais

Seleção Brasileira Feminina de Handebol COMISSÃO TÉCNICA

Seleção Brasileira Feminina de Handebol COMISSÃO TÉCNICA Seleção Brasileira Feminina de Handebol COMISSÃO TÉCNICA Técnico: Morten Soubak é o técnico da Seleção Brasileira Adulta Feminina de Handebol para o ciclo olímpico 2009-2012. Morten é natural de Fodby,

Leia mais

VOLLEYBALL Voleibol. Escola Dr. Costa Matos 2013/14. Ana Fernandes 8ºD

VOLLEYBALL Voleibol. Escola Dr. Costa Matos 2013/14. Ana Fernandes 8ºD VOLLEYBALL Voleibol Escola Dr. Costa Matos 2013/14 Ana Fernandes 8ºD REFERÊNCIAS HISTÓRICAS Origem REFERÊNCIAS HISTÓRICAS Origem Criado por William Morgan (Professor EF do Springfield College of the YMCA

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES

DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES Barbara Christine Nentwig Silva Professora do Programa de Pós Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social /

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

PROGRAMA ATLETA PARCEIRO

PROGRAMA ATLETA PARCEIRO PROGRAMA ATLETA PARCEIRO Contexto: O Programa Atleta Parceiro é uma ação da Pedro Baldo Escola de Natação que oferece bolsas integrais e parciais para atletas que se comprometem com as estratégias de treinamento

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRA4007 EDITAL Nº 3/2010 1. Perfil: no. 1 Sol e Praia 3. Qualificação educacional: Pós-graduação em turismo, geografia, educação ambiental, recreação

Leia mais

1ºTorneio Bancário Society de Clubes Paulista REGULAMENTO 2015

1ºTorneio Bancário Society de Clubes Paulista REGULAMENTO 2015 REGULAMENTO 2015 1º Torneio Bancário Society de Clubes Paulista 2015, é uma promoção da Secretaria de Esporte do Sindicato dos Bancários, e tem por finalidade efetuar o congraçamento entre os bancários

Leia mais

Fundamentos do Futsal Domínio: Condução: Chute: Uma rápida explicação sobre cada um deles: chute simples bate-pronto ou semi-voleio

Fundamentos do Futsal Domínio: Condução: Chute: Uma rápida explicação sobre cada um deles: chute simples bate-pronto ou semi-voleio HISTÓRICO DO FUTSAL O surgimento do Futsal data-se da década de 30 na cidade de Montividéu (Uruguai), onde as peladas de várzea começaram a ser adaptadas as quadras de basquete e pequenos salões, pois

Leia mais

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A Palestra: História da Cana-de de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A ORIGEM DA CANA-DE-AÇÚCAR A cana-de de-açúcar é uma planta proveniente

Leia mais

REGULAMENTO I Copa Integração de Futsal e Vôlei de Praia do IFPB Campus Sousa

REGULAMENTO I Copa Integração de Futsal e Vôlei de Praia do IFPB Campus Sousa REGULAMENTO I Copa Integração de Futsal e Vôlei de Praia do IFPB Campus Sousa Sousa, 20 de abril de 2012 CAPÍTULO I DAS INSCRIÇÕES Art. 1º. Os times interessados em participar I Copa Integração de Futsal

Leia mais

REGULAMENTO FUTEBOL SOCIETY

REGULAMENTO FUTEBOL SOCIETY XIII JOGOS AFFEMG Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais 1- DO LOCAL REGULAMENTO FUTEBOL SOCIETY 1.1 - Os jogos acontecerão em campos de futebol society de grama sintética ou natural, aprovados

Leia mais

EXPEDIENTE RELIZAÇÃO: PREFEITURA DE SANTO ANDRÉ PREFEITO: JOÃO AVAMILENO VICE-PREFEITA: IVETE GARCIA

EXPEDIENTE RELIZAÇÃO: PREFEITURA DE SANTO ANDRÉ PREFEITO: JOÃO AVAMILENO VICE-PREFEITA: IVETE GARCIA EXPEDIENTE RELIZAÇÃO: PREFEITURA DE SANTO ANDRÉ PREFEITO: JOÃO AVAMILENO VICE-PREFEITA: IVETE GARCIA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: CLEUZA REPULHO APOIO: Instituto Castanheira de Ação

Leia mais

Prof. Mst. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol

Prof. Mst. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Prof. Mst. Sandro de Souza Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Desenhe um campo de Futebol com as suas dimensões e marcações. Qual o número mínimo de jogadores, em um time, para iniciar

Leia mais

Exposição de marca Além de obter maior visibilidade na mídia, através da associação com equipes e atletas de alto rendimento, a marca da instituição

Exposição de marca Além de obter maior visibilidade na mídia, através da associação com equipes e atletas de alto rendimento, a marca da instituição Os jogos olímpicos mais diretamente possuem vinculação com o ensino superior por ter a participação de atletas oriundos de disputas universitárias. Conforme aponta estimativa da Koch Tavares, empresa especializada

Leia mais