EDITAL 01/ PPGPSI - PROCESSO SELETIVO 2015 MESTRADO EM PSICOLOGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL 01/ PPGPSI - PROCESSO SELETIVO 2015 MESTRADO EM PSICOLOGIA"

Transcrição

1 EDITAL 01/ PPGPSI - PROCESSO SELETIVO 2015 O torna público o edital para o Processo Seletivo 2015, onde serão ofertadas vagas para ingresso no curso de Mestrado em Psicologia. 1. DAS VAGAS 1.1. Um total de 42 (quarenta e duas) vagas será distribuído pela Comissão Examinadora, com aprovação do Colegiado do Programa, conforme o disposto nesse Edital Candidatos aprovados poderão ser redirecionados para a orientação de outros professores, com anuência formal de ambas as partes e aprovação do Colegiado do Programa O número total de vagas pode não ser inteiramente preenchido, considerando que seu preenchimento depende dos resultados de cada etapa do processo seletivo e da anuência do professor-orientador indicado pelo candidato Para o período contemplado no presente edital, todos os docentes do Programa, com exceção da professora Ana Paula Almeida de Pereira, dispõe de vagas para novos orientandos. Os nomes dos professores integrantes do corpo docente do Programa constam no sítio eletrônico do mesmo. 2. DAS INSCRIÇÕES 2.1. As inscrições estarão abertas no período de 09 de setembro a 09 de outubro de 2014, de segunda a quinta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h00, na Secretaria do Programa, localizada à Praça Santos Andrade nº50 (Prédio Histórico), 2º Andar, sala 216 CEP Curitiba - PR Será aceita inscrição por procuração, com firma reconhecida Será aceita também inscrição enviada via correio, obrigatoriamente por SEDEX, postado até o dia 06 de outubro de O formulário de inscrição deverá estar com firma reconhecida e os documentos deverão ser enviados aos cuidados da COORDENAÇÃO DO (PPGPSI) para o seguinte endereço: Praça Santos Andrade nº50 (Prédio Histórico), 2º Andar, sala 216 CEP Curitiba - PR Conforme art. 14, parágrafo 2 da Resolução 65/09-CEPE, 5% das vagas são dedicadas a funcionários e servidores da Universidade Federal do Paraná O candidato deverá informar no ato da inscrição se possui algum tipo de necessidade específica para a realização da prova escrita ou demais etapas do processo seletivo.

2 3. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO 3.1. Formulário de inscrição do Programa de Mestrado em Psicologia, previamente preenchido (especificar linha de pesquisa e a primeira e a segunda opção de orientadores) Recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais). Para pagamento da taxa de inscrição o candidato deverá acessar o link Impressão da Guia GRU, no sítio eletrônico do Programa ou diretamente em preencher, imprimir a GRU e efetuar o pagamento, em dinheiro, no Banco do Brasil Duas fotos 3x4 recentes; 3.4. Cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, diploma de graduação de curso reconhecido pelo MEC ou documento que comprove que está em fase final do curso de graduação (deve mencionar também a data provável da colação de grau) e histórico escolar da graduação Cópia do certificado de aprovação no teste de suficiência em língua estrangeira moderna emitido por universidades federais, cuja validade é de 2 (dois) anos. Serão aceitos os certificados de aprovação no teste de suficiência das seguintes línguas: Linha Práticas Educativas e Produção da Subjetividade: Inglês, francês ou espanhol Linha Psicologia Clínica: inglês, francês ou alemão; Demais Linhas e Projeto Isolado: inglês O candidato só estará dispensado deste certificado de aprovação no caso de apresentar, em seu lugar, certificado de aprovação nos testes aceitos pelo CNPq, com a pontuação mínima exigida pelo mesmo, conforme discriminado abaixo: Língua inglesa: TOEFL (Test of English as a Foreign Language) ITP com o mínimo de 550 pontos, TOEFL PBT com o mínimo de 550 pontos, TOEFL CBT com o mínimo de 213 pontos, TOEFL ibt com o mínimo de 80 pontos ou IELTS (International English Language Test), com o mínimo de 6,0 pontos. Todos os testes têm validade de 2 (dois) anos; aceita-se igualmente o teste Cambridge, a partir do Cambridge English First (FCE), assim como o TEAP (Test of English for Academic Purposes), emitido por com o mínimo de 70 pontos. Língua francesa: teste específico da Aliança Francesa, com nota mínima de 70/100 pontos, com validade de 2 (dois) anos; Língua espanhola: teste DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), nível intermediário, emitido pelo Instituto Cervantes, cuja validade é de 3 (três)

3 anos. Aceita-se igualmente o TEPLE (Test de Proficiencia en La Lengua Española), emitido por com o mínimo de 70 pontos. Língua Alemã: Teste TestDaF (Test Deutsch als Fremdsprache), Nível B2, emitido pelo Instituto Goethe, com validade de 2 (dois) anos Para candidatos estrangeiros: cópia do passaporte, obrigatoriamente com visto temporário de estudante ou, no caso de residente, da cédula de identidade de estrangeiro (RNE). No caso de diploma de graduação emitido por instituição no exterior, o candidato deve apresentar cópia do diploma constando o carimbo consular brasileiro, emitido no país de origem Currículo Lattes (modelo completo), em 03 (três) cópias, sendo uma cópia documentada e os documentos numerados na ordem dos itens do currículo, mesmo para alunos estrangeiros Somente será considerado o currículo que estiver devidamente comprovado e conforme o modelo estabelecido; A não documentação do currículo implicará em eliminação do candidato Anteprojeto de pesquisa em 03 (três) vias impressas Formato do Projeto: Impresso em folha A4 com, no máximo, 10 páginas (exceto folha de rosto), fonte Arial 11, espaçamento duplo, margens 2, Estrutura do projeto: Folha de rosto: Nome do Pesquisador, Nome da Linha, Nome dos Orientadores Indicados (1ª e 2ª opção), Título do Trabalho, Ano. Delimitação do tema, objetivos, revisão de literatura, método e referências. Referências estruturadas de acordo com as normas da APA (American Psychological Association) ou ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Memorial acadêmico em 03 (três) vias impressas, com no máximo 5 (cinco) laudas No ato da inscrição os candidatos receberão comprovante de inscrição. 4. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA 4.1. No ato da matrícula, o candidato aprovado deverá entregar, caso não o tenha feito na inscrição : Cópia do diploma de graduação de curso reconhecido pelo MEC ou documento oficial da instituição certificando a conclusão do curso Cópia do histórico escolar da graduação Para candidatos estrangeiros: cópia do diploma constando o carimbo consular brasileiro, emitido no país de origem Os candidatos que não apresentarem estes documentos no ato da matrícula perderão o direito a vaga.

4 5. DO PROCESSO SELETIVO 5.1. O processo de seleção será constituído pelas seguintes etapas, que ocorrerão no período de 09 de setembro a 16 de dezembro de 2014 e seguirá o seguinte cronograma: Datas Horário Etapa 09/09/2014 a 09/10/2014 Segunda a quinta-feira das 10h00 12h00 e das 13h30 16h00 14/10/ h00 Período de Inscrições. Divulgação do Edital 02 - deferimento de inscrições e ensalamento para prova escrita. 17/10/2014 das 14h00 17h00 1ª etapa - Prova escrita (Eliminatória). 07/11/ h00 08/11/2014 a 17/11/ /11/ h00 24 a 29/11/ /12/ h00 15 e 16/12/2014 A definir (segundo aprovação do calendário acadêmico de 2015) A definir (segundo aprovação do calendário acadêmico de 2015) das 10h00 12h00 e das 13h30 16h00 09h00 12h00 Divulgação do Edital 03 - resultado da 1ª etapa. Período de trabalho interno da comissão de seleção no exame da 2ª etapa. Divulgação do Edital 04 - resultado da 2ª etapa Análise do anteprojeto de pesquisa (Eliminatória). Divulgação do Edital 05 - horários e ensalamento para a 3ª etapa. 3ª etapa - Análise do currículo e defesa do memorial acadêmico (Eliminatória). Divulgação do Edital 06 - resultado final do processo seletivo Pré-Matrícula dos candidatos classificados Matrícula dos candidatos classificados - Início das aulas 5.2. Todas as etapas serão realizadas nas dependências do Departamento de Psicologia. A divulgação dos locais e horários de cada uma das etapas será feita por Edital na Coordenação do. Nenhuma informação será dada por telefone Os candidatos deverão trazer o comprovante de inscrição e um documento de identidade com foto em todas as etapas da seleção.

5 5.4. Primeira Etapa Prova Escrita (Eliminatória) Prova dissertativa Serão avaliados os seguintes itens: a) capacidade de argumentação, b) organização textual e domínio da língua portuguesa, c) coerência e coesão textual, d) linguagem científica, e) domínio teóricometodológico Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta) A prova será corrigida por até 3 (três) professores componentes da banca designada pela comissão examinadora, de forma independente e não informados da identidade do candidato Não será permitida a entrada na sala após o início da prova A prova deverá ser redigida manualmente, com caneta azul ou preta O período máximo para realização da prova será de 3 (três) horas Segunda Etapa - Análise de Anteprojeto de Pesquisa (Eliminatória) Serão avaliados os seguintes itens: a) linguagem científica, b) adequação à estrutura proposta, especificada no Item 3.8, c) adequação à Linha de Pesquisa e às pesquisas atuais do orientador, d) consistência teórico-metodológica Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta) O anteprojeto será analisado por no mínimo 2 (dois) professores, sendo um deles a primeira opção de orientador do candidato e outro um dos componentes da banca designada pela comissão examinadora Terceira Etapa Defesa do Memorial Acadêmico e Análise de Currículo (Eliminatória) A Defesa do Memorial Acadêmico e a Análise do Currículo serão analisados por no mínimo 2 (dois) professores, sendo um deles a primeira opção de orientador do candidato e outro um dos componentes da banca designada pela comissão examinadora. Serão avaliados os seguintes itens: a) perfil adequado para a carreira em pesquisa, b) adequação da trajetória acadêmica e da produção à Linha de Pesquisa e às pesquisas atuais do orientador, c) consistência teórico-metodológica, d) disponibilidade para a realização das atividades exigidas pelo Mestrado Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta). 6. DA BANCA DO PROCESSO SELETIVO 6.1. A seleção será coordenada por comissão examinadora composta por professores doutores membros do Programa de Mestrado em Psicologia. A comissão examinadora é designada e aprovada em reunião do Colegiado do Mestrado em Psicologia A comissão examinadora designará os professores do programa que comporão as bancas nas diferentes etapas do processo seletivo.

6 7. DO RESULTADO FINAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 7.1. O resultado final obedecerá, para cada linha de pesquisa, a classificação final do processo seletivo. As vagas oferecidas não serão obrigatoriamente preenchidas. As notas finais serão disponibilizadas para consulta dos candidatos na Secretaria do Programa até 60 (sessenta) dias após o término do processo seletivo. 8. DA REALIZAÇÃO DO CURSO 8.1. As aulas terão início no primeiro semestre de 2015, em data a ser definida. Os alunos terão o prazo máximo de 24 meses para conclusão do curso, conforme Resolução 65/09 CEPE UFPR. A data da matrícula será divulgada até o final da seleção. 9. DA DEVOLUÇÃO DOS DOCUMENTOS APRESENTADOS NO ATO DA INSCRIÇÃO 9.1. Os candidatos não selecionados deverão retirar os documentos entregues no ato de inscrição, na Secretária da Pós-Graduação, a partir do dia 02 de fevereiro até a data de 29 de maio de Após esta data a documentação será destruída. 10. DOS RECURSOS Os recursos ao processo seletivo deverão ser encaminhados em formulário próprio (Anexo I), por escrito, à Comissão Examinadora em um prazo de até quarenta e oito horas após a divulgação dos resultados de cada etapa. O resultado do recurso deverá ser retirado pessoalmente na Secretaria do Mestrado. O resultado do recurso não será informado nem por telefone, nem por internet. 11. DAS BOLSAS Os interessados deverão entregar o formulário próprio de solicitação de bolsas no ato da pré-matrícula A classificação será em ordem decrescente, pela nota obtida na primeira etapa do processo seletivo prova escrita Em caso de empate, terá prioridade o candidato mais idoso. 12. DOS CASOS OMISSOS As situações não previstas neste Edital serão resolvidas em primeira instância pela Comissão Examinadora e, em segunda instância, pela Direção do Setor de Ciências Humanas da UFPR, atendendo à legislação vigente. Curitiba, 09 de julho de COMISSÃO DE SELEÇÃO

7 ATENÇÃO! UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ANEXO I - FORMULÁRIO DE RECURSO PROCESSO SELETIVO A. PREENCHER O FORMULÁRIO EM LETRA DE FORMA LEGÍVEL. B. ENTREGAR ESTE RECURSO EM DUAS VIAS, UMA VIA SERÁ DEVOLVIDA PROTOCOLADA. TIPO DE RECURSO: ( ) CONTRA O EDITAL ( ) CONTRA INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO ( ) CONTRA RESULTADO DE PROVA ESCRITA ( ) OUTROS: INFORMAÇÕES DO CANDIDATO NOME: Nº DE INSCRIÇÃO: ENDEREÇO: BAIRRO: CIDADE/UF: CEP: TELEFONE: DO OBJETO DO RECURSO, ARGUMENTAÇÃO E PEDIDO Local e data Assinatura do Candidato

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2013 MESTRADO EM PSICOLOGIA

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2013 MESTRADO EM PSICOLOGIA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2013 O Programa de Pós-Graduação em Psicologia divulga esse Edital de ofertas de vagas para o curso de Mestrado em Psicologia, com início em 08 de abril de 2013. 1. DAS VAGAS

Leia mais

EDITAL 01/ PPGPSI - PROCESSO SELETIVO 2014 MESTRADO EM PSICOLOGIA

EDITAL 01/ PPGPSI - PROCESSO SELETIVO 2014 MESTRADO EM PSICOLOGIA EDITAL 01/2013 - PPGPSI - PROCESSO SELETIVO 2014 O torna público o edital para o Processo Seletivo 2014 onde serão ofertadas vagas para ingresso no curso de Mestrado em Psicologia, com início em 24 de

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2011 MESTRADO EM PSICOLOGIA

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2011 MESTRADO EM PSICOLOGIA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2011 O Programa de Pós-Graduação em Psicologia divulga esse Edital de ofertas de vagas para o curso de Mestrado em Psicologia, com início em 28 de março de 2011. 1. DAS VAGAS

Leia mais

EDITAL 01/ PPGPSI - PROCESSO SELETIVO 2016 MESTRADO EM PSICOLOGIA

EDITAL 01/ PPGPSI - PROCESSO SELETIVO 2016 MESTRADO EM PSICOLOGIA EDITAL 01/2016 - PPGPSI - PROCESSO SELETIVO 2016 O (PPGPSI) torna público o edital para o Processo Seletivo 2016, no qual serão ofertadas vagas para ingresso no curso de Mestrado em Psicologia. 1. DAS

Leia mais

EDITAL 01/ PPGPSI PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO EM 2018 MESTRADO EM PSICOLOGIA

EDITAL 01/ PPGPSI PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO EM 2018 MESTRADO EM PSICOLOGIA EDITAL 01/2017 - PPGPSI PROCESSO SELETIVO 2017 - PARA INGRESSO EM 2018 O (PPGPSI) torna público o edital para o Processo Seletivo 2018, no qual serão ofertadas vagas para ingresso no curso de Mestrado

Leia mais

EDITAL 2011 MESTRADO

EDITAL 2011 MESTRADO EDITAL 2011 MESTRADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social Programa EICOS/Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da

Leia mais

EDITAL 2011 DOUTORADO

EDITAL 2011 DOUTORADO EDITAL 2011 DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social Programa EICOS/Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2011 E NO PRIMEIRO SEMESTRE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2011 E NO PRIMEIRO SEMESTRE

Leia mais

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015)

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, do Instituto de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL

CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL EDITAL Nº 003/2016 - PPGCA Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2009 E PRIMEIRO DE 2010 EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2009 E PRIMEIRO DE 2010 EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2010 E PRIMEIRO DE 2011 EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2013 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2013 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO

Leia mais

EDITAL UnC - 038/2009

EDITAL UnC - 038/2009 EDITAL UnC - 038/2009 TORNA PÚBLICO Processo Seletivo para ingresso no Mestrado em Desenvolvimento Regional Área de Concentração Desenvolvimento Regional Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento

Leia mais

Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde Edital de Seleção 2017

Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde Edital de Seleção 2017 Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde Edital de Seleção 2017 A Coordenação da Pós-Graduação Ciências Médicas (PGCM-MG) da Faculdade Ciências Médicas - MG (FCM-MG)

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - USP. Seleção em 2017 início dos cursos em 2018

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - USP. Seleção em 2017 início dos cursos em 2018 Publicado no Diário Oficial do Estado em 10.05.2017. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - USP Edital IRI/USP/06/2017, de 09.05.2017 Seleção em 2017 início dos cursos em 2018 Estarão abertas,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM

Leia mais

EDITAL UnC 140/ As normas do Processo Seletivo 2012 para o PROGRAMA DE MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL são:

EDITAL UnC 140/ As normas do Processo Seletivo 2012 para o PROGRAMA DE MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL são: EDITAL UnC 140/2011 Dispõe sobre o Processo Seletivo para ingresso no Mestrado em Desenvolvimento Regional Área de Concentração Desenvolvimento Regional Linhas de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento

Leia mais

Rua dos Funcionários, 1540 Juvevê - CEP: Curitiba-PR Fone (Fax) Homepage:

Rua dos Funcionários, 1540 Juvevê - CEP: Curitiba-PR Fone (Fax) Homepage: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rua dos Funcionários, 1540 Juvevê - CEP: 80035-050 Curitiba-PR Fone (Fax) 41-350 57 64 E-mail: made@ufpr.br Homepage:

Leia mais

ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES

ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EACH /USP EDITAL 073/2017 CPG Abertura de processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular

Leia mais

Edital 003 /2015 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2016

Edital 003 /2015 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2016 Edital 003 /2015 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política - 2015/2016 Informações sobre o Doutorado O Doutorado em Sociologia Política foi criado em 1999. Tem a duração de quatro anos e

Leia mais

ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL EACH/CPG 010/2019 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019

ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL EACH/CPG 010/2019 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL EACH/CPG 010/2019 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019 Abertura de inscrições para ingresso

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2016 EDITAL 03/2015

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2016 EDITAL 03/2015 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA E ENSINO DE BIOLOGIA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2018

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2018 EDITAL DE SELEÇÃO 001/2018 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática PPGECM/UFPR, conforme decisão do Colegiado, torna pública a abertura de inscrições à seleção

Leia mais

EDITAL EACH - 041/2017- CPG-EACH

EDITAL EACH - 041/2017- CPG-EACH EDITAL EACH - 041/2017- CPG-EACH Abertura de inscrições para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades para o ano de 2018, curso de Mestrado. 1.

Leia mais

1. LOCAL E DURAÇÃO DO CURSO O Curso será ministrado nas dependências do CEFET-MG em Belo Horizonte (MG) e tem duração prevista de 24 meses.

1. LOCAL E DURAÇÃO DO CURSO O Curso será ministrado nas dependências do CEFET-MG em Belo Horizonte (MG) e tem duração prevista de 24 meses. EDITAL Nº 106 DE 11 DE AGOSTO DE 2015 DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O ANO DE 2016 O DIRETOR-GERAL DO CENTRO FEDERAL

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto Edital de Seleção 2017/ 2º semestre Mestrado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/2010 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/2010 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA DA 9ª TURMA DO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (2º

Leia mais

Edital 003/2016 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2017

Edital 003/2016 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2017 Edital 003/2016 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política - 2016/2017 Informações sobre o Doutorado O Doutorado em Sociologia Política foi criado em 1999. Tem a duração de quatro anos e o

Leia mais

EDITAL Nº215/ Poderão se inscrever para o MESTRADO aqueles que concluíram curso de graduação em Psicologia ou áreas afins.

EDITAL Nº215/ Poderão se inscrever para o MESTRADO aqueles que concluíram curso de graduação em Psicologia ou áreas afins. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA EICOS PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOSSOCIOLOGIA DE COMUNIDADES E ECOLOGIA SOCIAL EDITAL Nº215/2015

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01 A DIRETORA DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA - DOUTORADO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA - DOUTORADO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA - DOUTORADO E D I T A L 2 0 1 9 ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO DIRETO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital de Seleção para o Curso de Doutorado - 2017 Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/PUCRS Torna-se público que, de 5 de setembro a 17 de outubro de 2016, estarão abertas as inscrições dos

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2019 DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DINTER

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2019 DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DINTER UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA E ENSINO DE BIOLOGIA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014.

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014. 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS (Aprovado no Colegiado Posling,

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós - Graduação em Biologia Celular

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós - Graduação em Biologia Celular Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós - Graduação em Biologia Celular Edital de Seleção 2013/ 2º. Semestre - Mestrado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2017

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2017 EDITAL DE SELEÇÃO 001/2017 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática PPGECM/UFPR, conforme decisão do Colegiado, torna pública a abertura de inscrições à seleção

Leia mais

Edital N. 009/2018 SELEÇÃO - PPGFIL

Edital N. 009/2018 SELEÇÃO - PPGFIL CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA Edital N. 009/2018 SELEÇÃO - PPGFIL Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2019 EDITAL PIEC 02/2018

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2019 EDITAL PIEC 02/2018 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA E ENSINO DE BIOLOGIA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO AVISO DE EDITAL Nº 001/2012 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher. Edital de Seleção Mestrado e Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher. Edital de Seleção Mestrado e Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher Edital de Seleção 2017 - Mestrado e Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde

Leia mais

EDITAL Nº 11/2012 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL Nº 11/2012 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL Nº 11/2012 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA De acordo com a legislação vigente e as decisões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em ENGENHARIA QUÍMICA, faço público,

Leia mais

EDITAL EACH - 069/2018- CPG-EACH

EDITAL EACH - 069/2018- CPG-EACH EDITAL EACH - 069/2018- CPG-EACH Abertura de inscrições para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades para o ano de 2019, curso de Mestrado. 1.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2019 SELEÇÃO ESPECIAL PARA DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2019 SELEÇÃO ESPECIAL PARA DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2019 SELEÇÃO ESPECIAL PARA DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 100,00 (cem reais), em favor do CEPUERJ. (O valor pago da taxa de inscrição não será devolvido em nenhuma hipótese.) 1.4. Após efetuar o pagamento da taxa

Leia mais

EDITAL No 01/2010 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

EDITAL No 01/2010 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS EDITAL No 01/2010 EDITAL DE INSCRIÇÃO,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO CIVIL 1 - INFORMAÇÕES GERAIS A Coordenação do Curso de

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM E D I T A L Nº 01/2017 EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TURMA 2018 O Programa de

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2018 EDITAL 02/2017

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2018 EDITAL 02/2017 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA E ENSINO DE BIOLOGIA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

EDITAL Nº 214/ Poderão se inscrever para o DOUTORADO aqueles que concluíram curso de Mestrado em Psicologia ou áreas afins.

EDITAL Nº 214/ Poderão se inscrever para o DOUTORADO aqueles que concluíram curso de Mestrado em Psicologia ou áreas afins. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA EICOS PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOSSOCIOLOGIA DE COMUNIDADES E ECOLOGIA SOCIAL EDITAL Nº 214/2015

Leia mais

Poderão candidatar-se exclusivamente os graduados em Medicina Veterinária e áreas afins.

Poderão candidatar-se exclusivamente os graduados em Medicina Veterinária e áreas afins. FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA Edital PG/02/2017/FMVZ/USP - RETIFICAÇÃO EM DATAS DE INSCRIÇÃO E DE PROCESSO SELETIVO A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2015 A Coordenação

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO DIRETO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2016 EDITAL 04/2015

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO DIRETO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2016 EDITAL 04/2015 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA E ENSINO DE BIOLOGIA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

1.1. Serão oferecidas vagas para o mestrado e o doutorado nas três áreas de concentração, distribuídas da seguinte forma:

1.1. Serão oferecidas vagas para o mestrado e o doutorado nas três áreas de concentração, distribuídas da seguinte forma: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA EDITAL Nº 0005/PPGP/2009 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Leia mais

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO 1 EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL Nº 06/10 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL Nº 06/10 PPGEQ PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química - Mestrado Centro Politécnico Usinas Piloto Bloco A 1º Andar - Curitiba PR CEP: 81.531-990 Telefone:

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2019 EDITAL PIEC 01/2018

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2019 EDITAL PIEC 01/2018 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA E ENSINO DE BIOLOGIA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

Período: 11 a 14/06/2018. Obs. Também serão aceitas inscrições realizadas pelo correio (postadas até a data limite)

Período: 11 a 14/06/2018. Obs. Também serão aceitas inscrições realizadas pelo correio (postadas até a data limite) UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal EDITAL - 2018 A em

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2020 EDITAL PIEC 02/2019

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2020 EDITAL PIEC 02/2019 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA E ENSINO DE BIOLOGIA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

EDITAL 005/PPGECT/2017

EDITAL 005/PPGECT/2017 EDITAL 005/PPGECT/2017 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica PPGECT/UFSC torna pública a abertura de inscrições à seleção para o curso de DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2019 DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DINTER

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2019 DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DINTER UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA E ENSINO DE BIOLOGIA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

Edital 2017 PPGAADS corrigido_ 3º. Experiência e vínculo com pesquisa cientifica 3 pontos ; 4º. Produção técnica científica 1 ponto ; 5º.

Edital 2017 PPGAADS corrigido_ 3º. Experiência e vínculo com pesquisa cientifica 3 pontos ; 4º. Produção técnica científica 1 ponto ; 5º. FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG/13/2016/FMVZ/USP A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo comunica que, no Serviço

Leia mais

EDITAL N.07/2016-IEP/HCB. Comitê de Bolsas e Pesquisa (CBP) Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) Hospital de Câncer de Barretos (HCB)

EDITAL N.07/2016-IEP/HCB. Comitê de Bolsas e Pesquisa (CBP) Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) Hospital de Câncer de Barretos (HCB) EDITAL N.07/2016-IEP/HCB Comitê de Bolsas e Pesquisa (CBP) Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) Hospital de Câncer de Barretos (HCB) 1 - INFORMAÇÕES GERAIS O Conselho de Pós-Graduação do Instituto de Ensino

Leia mais

EDITAL 03/2016/PPGTIC

EDITAL 03/2016/PPGTIC EDITAL 03/2016/PPGTIC A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) da Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Araranguá, torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 2º SEMESTRE 2016

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 2º SEMESTRE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 2º SEMESTRE 2016 A Universidade Federal de São Paulo torna pública a abertura de inscrições para a seleção de

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O DE RIBEIRÃO PRETO Edital EE n.º 31/2010 Abertura do Processo Seletivo visando o ingresso ao Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem dos campi de São Paulo e de Ribeirão Preto da Universidade

Leia mais

Programa de Mestrado Acadêmico Biologia e Envelhecimento da Famema. EDITAL 02/2011 Homologado pelo Conselho de Pós-graduação em 29 de abril de 2011

Programa de Mestrado Acadêmico Biologia e Envelhecimento da Famema. EDITAL 02/2011 Homologado pelo Conselho de Pós-graduação em 29 de abril de 2011 1 SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA Programa de Mestrado Acadêmico Biologia e Envelhecimento da Famema EDITAL 02/2011 Homologado pelo Conselho

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2017

EDITAL DE SELEÇÃO 2017 EDITAL DE SELEÇÃO 2017 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições ao Curso de Mestrado para ingresso

Leia mais

Ministério da Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Câmpus Pato Branco - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Ministério da Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Câmpus Pato Branco - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL n o 07/2017-PPGEC PROCESSO SELETIVO (MESTRADO) DO PROGRAMA DE

Leia mais

EDITAL Nº 15/2017 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL Nº 15/2017 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL Nº 15/2017 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA De acordo com a legislação vigente e as decisões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em ENGENHARIA QUÍMICA, faço público,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL n. 01/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL n. 01/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL n. 01/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATO COM RESIDÊNCIA PERMANENTE NO EXTERIOR ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PARA O CURSO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas Mestrado (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público em 15 de maio de 2016 o regulamento

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas Edital de Seleção Nº 001/2016 Mestrado 2017 A Coordenadora do Colegiado do Programa de

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital de Seleção para o Curso de Mestrado - 2017 Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/PUCRS Torna-se público que, de 5 de setembro a 17 de outubro de 2016, estarão abertas as inscrições dos

Leia mais

2. ESPECIFICAÇÃO, LOCAL, VALIDADE, REGIME E VAGAS DO CURSO

2. ESPECIFICAÇÃO, LOCAL, VALIDADE, REGIME E VAGAS DO CURSO Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto Programa de Pós-Graduação em Ciências - Física de Materiais Campus Universitário Morro do Cruzeiro ICEB / DEFIS CEP 35.400-000 Fone: (031) 3559-1669

Leia mais

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMUNICADO Comunicamos aos interessados que estarão abertas, no período de 25 de abril a 8 de maio de 2017, as inscrições para o Exame de

Leia mais

EDITAL Nº 234 / 2016

EDITAL Nº 234 / 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA EICOS PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOSSOCIOLOGIA DE COMUNIDADES E ECOLOGIA SOCIAL EDITAL Nº 234 / 2016

Leia mais

EDITAL DPPG Nº 81/17, DE 04 DE SETEMBRO DE 2017

EDITAL DPPG Nº 81/17, DE 04 DE SETEMBRO DE 2017 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL DPPG Nº 81/17,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 004/2017 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará CAEN/UFC

Leia mais

DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA

DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA S e l e ç ã o d a 7 ª T u r m a 2 0 1 5 E D I T A L ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: 1.1. Munido do boleto bancário gerado no site do CEPUERJ (http://www.cepuerj.uerj.br), através do link inscrições on line do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política Doutorado, o candidato deverá efetuar

Leia mais

Portadores de Diploma de Graduação de curso reconhecido pelo MEC.

Portadores de Diploma de Graduação de curso reconhecido pelo MEC. A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatuárias e regimentais, e devidamente autorizada pelo Conselho Universitário, faz saber, por meio

Leia mais

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA TURMA 2017

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA TURMA 2017 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA S E L E Ç Ã O D A 9 ª T U R M A 2 0 1 7 E D I T A L ABERTURA DE

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: 1.5. Candidatos de outros estados poderão enviar a documentação, juntamente com uma via impressa (cópia) do boleto bancário pago, pelo correio. A documentação deverá ser enviada para a Secretaria do Programa,

Leia mais

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2016 A Coordenação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA (PPGGER) - MESTRADO

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA (PPGGER) - MESTRADO ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO - EACH/USP EDITAL EACH/CPG 051/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA (PPGGER) - MESTRADO 1.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Campus Jataí Programa de Pós-Graduação em Agronomia. EDITAL N o. 002/2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Campus Jataí Programa de Pós-Graduação em Agronomia. EDITAL N o. 002/2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Campus Jataí Programa de Pós-Graduação em Agronomia EDITAL N o. 002/2010 INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (PRODUÇÃO

Leia mais