O que é CIN-K? CIN-k é um sistema contínuo. de fachadas que, combinando. SISTEMA CIN-k

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que é CIN-K? CIN-k é um sistema contínuo. de fachadas que, combinando. SISTEMA CIN-k"

Transcrição

1 M A N UA L D E U T I L I Z AÇ ÃO

2 2 SISTEMA CIN-k O que é CIN-K? CIN-k é um sistema contínuo para revestimento exterior de fachadas que, combinando a utilização de um isolamento térmico com revestimentos de acabamento adequados, proporciona um elevado grau de eficácia na protecção térmica das paredes, permitindo a redução das pontes térmicas e os riscos de condensações. CIN-k é uma solução de isolamento térmico eficiente tanto para construções novas como para obras de reabilitação.

3 PORQUÊ UTILIZAR CIN-k? O isolamento térmico da envolvente de um edifício é uma componente muito importante no seu desempenho energético. O sistema CIN-k apresenta-se como uma solução muito eficaz para o bom desempenho térmico dos edifícios, aumentando o nível de conforto no seu interior ao mesmo tempo que oferece soluções de revestimento esteticamente interessantes. 35% 25% 10% 30% Num edifício, mais de 30% das perdas e ganhos de calor ocorrem através das fachadas. Onde se utiliza CIN-k? Os sistemas de isolamento térmico pelo exterior são também conhecidos pela sigla ETICS (External Thermal Insulation Composite System), podendo ser aplicados tanto em construção nova como em obras de reabilitação.

4 4 Vantagens SISTEMA CIN-k POUPANÇA Economia acentuada nas necessidades de consumo energético para aquecimento e arrefecimento dos espaços habitados e, portanto, do seu desempenho energético. CERTIFICAÇÃO Permite cumprir as exigências térmicas na certificação energética de edifícios (RCCTE - D.L.80/2006). CONFORTO TÉRMICO Aumento da inércia térmica do interior dos edifícios, já que a totalidade da massa da fachada se encontra disponível para acumular energia. Mantém um ambiente interior mais agradável, quer de Verão quer de Inverno, poupando energia. No Inverno o sistema CIN-k impede as fugas de calor e no Verão reduz o sobreaquecimento interior, facilitando o equilíbrio térmico. SAÚDE Diminuição do risco de condensações no interior da parede, minimizando o aparecimento de manchas de fungos e bolores. Redução drástica do fenómeno das pontes térmicas, permitindo um isolamento térmico sem interrupções nas zonas da estrutura e limitando as perdas de energia.

5 ESTÉTICA Uma paleta alargada de cores e acabamentos tornam CIN-k uma solução esteticamente apelativa, além de garantir uma elevada resistência e durabilidade. CONSTRUÇÕES NOVAS ECONÓMICO CIN-k permite obter paredes de menor espessura nas construções novas, diminuindo o peso das mesmas e consequentemente aligeirar os elementos estruturais, diminuindo por isso o custo das construções. CIN-k pode ser aplicado directamente às paredes de tijolo, permitindo, na construção nova, prescindir das massas de reboco, reduzindo custos. OPTIMIZAÇÃO DO ESPAÇO Diminuição da necessidade de ocupação de área útil no interior, já que a espessura necessária para o material de isolamento é transportada para o exterior. SUSTENTÁVEL CIN-k é um sistema que contribui para a sustentabilidade do planeta ao reduzir os consumos de energia para aquecimento e arrefecimento dos edifícios, reduzindo a geração de gases que contribuem para o efeito de estufa. REABILITAÇÃO Facilidade de utilização em reabilitação térmica de fachadas, já que os trabalhos são realizados sem utilização dos espaços interiores.

6 6 SISTEMA CIN-k 1 Perfil de arranque 2 Princol Argamassa/Fibrada/100 3 Isolante 4 Pregos de fixação 5 Rede reforçada 6 Regulador de fundo 7 Revestimento espesso Carso/Eralit

7 Constituição e características principais O sistema CIN-k é constituído pelos seguintes materiais: uma camada de isolante térmico fixada directamente ao suporte por um produto de colagem - Princol Argamassa/Fibrada/100; este produto de colagem é também utilizado para a execução da camada de base, que é reforçada com a incorporação de uma rede de fibra de vidro - Fast Tela para melhoria da resistência à fissuração e reforço da resistência aos choques e, nas zonas mais expostas, ainda com uma rede reforçada - Fast Tela; o acabamento do sistema é realizado com Carso ou Eralit, revestimentos plásticos espessos (RPE) que têm funções de protecção e de decoração; o sistema inclui ainda componentes auxiliares, tais como cavilhas de fixação adicionais e perfis de arranque, de canto, entre outros. Isolante EPS XPS MW ICB Designação Poliestireno expandido Poliestireno extrudido Lã de rocha Aglomerado negro de cortiça Vantagens Isolamento térmico Estabilidade dimensional Preço Isolamento térmico Resistência mecânica Resistência à humidade Isolamento térmico Isolamento acústico Resistência ao fogo Isolamento térmico Isolamento acústico Produto natural

8 8 SISTEMA CIN-k Processo de aplicação 1. Preparação das superfícies As paredes sobre as quais vai ser aplicado o isolamento devem estar secas, firmes e sem poeiras ou sinais de degradação. Devem apresentar uma superfície plana, isenta de irregularidades e defeitos de planimetria superiores a 10mm quando controlados com uma régua de 2m de comprimento. No caso de paredes antigas será conveniente a reparação de irregularidades, tratando eventuais fungos ou algas, e removendo pinturas velhas não aderentes. As fissuras devem ser reparadas sempre que apresentem abertura superior a 2mm. Os perfis de arranque devem ficar perfeitamente horizontais e convenientemente fixos ao suporte. De seguida, procede-se à colocação dos perfis de arranque, que devem ficar perfeitamente horizontais e convenientemente fixos ao suporte, 15cm acima do nível da cota. * ver construtivo 1 na página 14

9 2. Aplicação da cola Após a preparação do suporte, coloca-se a Princol Argamassa/Fibrada/100 nas placas de isolante. Se a parede apresentar alguma irregularidade, a argamassa deve ser aplicada por pontos na razão de aproximadamente 3 Kg/ m². Se a parede for perfeitamente lisa, pode distribuir-se de maneira uni- forme a cola na placa, com uma talocha inox dentada, deixando uma zona de 2cm de largura sem cola ao longo de todo o perímetro da placa. No caso de paredes com pinturas antigas em bom estado, revestimentos cerâmicos ou pedra, deve ser utilizada Princol Argamassa 100 para colagem das placas de isolante. Se a parede for perfeitamente lisa, pode distribuir-se de maneira uniforme a cola na placa, com uma talocha inox dentada. 3. Colocação das placas de ISOLANTE As placas devem ser aplicadas na parede em fiadas horizontais de baixo para cima a partir do perfil de arranque, contrafiadas em relação à fiada anterior. Nas esquinas, os topos das fiadas de placas deverão ser alternados para facilitar o travamento do sistema. Apoiar cada fiada de placas sobre a anterior e batê-las cuidadosamente contra o suporte para garantir uma boa aderência e planimetria, prestando muita atenção ao perfeito ajustamento lateral com as placas adjacentes. A verticalidade e o ajustamento planimétrico de cada placa em relação às adjacentes devem ser permanentemente verificados, usando régua de 2m e nível. Eventuais descontinuidades planimétricas entre placas adjacentes devem ser eliminadas através do desgaste abrasivo das arestas desniveladas. Eventuais juntas abertas entre placas não devem ser preenchidas com a argamassa, mas sim com tiras do mesmo material das placas, ou com espuma de poliuretano, antes da aplicação da argamassa de regularização. A colocação das placas de isolante deve ser cuidada e rigorosa, particularmente no que diz respeito à perfeição de planimetria em relação às placas adjacentes, para evitar defeitos globais de planimetria da fachada, não aceitáveis pelo projectista ou dono de obra.

10 10 SISTEMA CIN-k 4. Fixação mecânica das placas de isolante Por questões de segurança e para a obtenção de melhores resultados, é recomendada a utilização de fixações mecânicas complementares. A fixação mecânica das placas com pregos plásticos, à razão de 6 a 8 por m², é realizada passadas 72 horas da colagem. Os pregos devem ter, no mínimo, um comprimento superior em 3cm à espessura de isolante térmico a fixar. As cabeças circulares dos pregos devem ser pressionadas para que não fiquem salientes do plano da placa. As pequenas cavidades resultantes devem ser preenchidas com argamassa antes da aplicação da camada de base. Os cantos das paredes e contornos dos vãos deverão ser protegidos com perfis de reforço de alumínio ou PVC, que incluem rede de fibra com tratamento antialcalino. A fixação mecânica das placas com pregos plásticos, à razão de 6 a 8 por m², é realizada passadas 72 horas da colagem.

11 5. Tratamento de pontos singulares Os cantos das paredes e contornos dos vãos deverão ser protegidos com perfis de reforço de alumínio ou PVC, que inclui rede de fibra com tratamento antialcalino. Os cantos da zona envolvente dos vãos devem ser reforçados com a aplicação de tiras de rede de fibra de vidro posicionadas a 45º e coladas sobre as placas de EPS com Princol Argamassa/ Fibrada/100. Nas padieiras das janelas ou portas deve ser aplicado um perfil de pingadeira com rede abraçando a aresta do plano da fachada com o plano interior do vão, realizando assim o reforço da aresta e evitando o recuo da água que pinga da fachada. * ver es construtivos 12 e 13 na página Regularização Após o tratamento dos pontos singulares, deve ser feita a regularização da superfície utilizando Princol Argamassa/Fibrada/100 por barramento, usando talocha metálica inoxidável. Com a primeira demão de argamassa ainda fresca coloca-se uma rede de fibra de vidro cujas emendas deverão ser sempre sobrepostas no mínimo de 8 a 10 cm, pressionando a rede de forma a incorporá-la na argamassa, deixando-a secar. Caso se pretenda uma maior protecção nas zonas mais expostas a impactos mecânicos (até 2m do solo), deve-se repetir o processo mencionado no ponto anterior até à altura pretendida. Por fim, aplica-se uma demão de Princol Argamassa/Fibrada/100 para regularização, de modo que a rede de fibra de vidro não seja perceptível ao olhar.

12 12 SISTEMA CIN-k 7. Acabamento Terminada a colocação das placas e a regularização superficial, recomenda-se a aplicação de Polyprep 870 em cor aproximada à do acabamento. A aplicação do revestimento final com Carso ou Eralit é feita com talocha lisa de inox, alisando por fim com talocha lisa de PVC. Em seguida, aplica-se o revestimento final com Carso ou Eralit com talocha lisa de inox, alisando por fim com talocha lisa de PVC. NOTA Os produtos para acabamento do sistema devem ser utilizados, preferencialmente, em cores claras. Estas cores minimizam a absorção da radiação solar pelo revestimento e, portanto, as correspondentes variações dimensionais de origem térmica. A aplicação de acabamento de cores escuras (com coeficiente de absorção solar superior a 0,7) é desaconselhada porque pode originar a fissuração da argamassa que leva à infiltração de água, que, por sua vez, irá provocar danos significativos no sistema de isolamento térmico pelo exterior. Com a excepção da cor E218 Cinza Basalto, todas as cores do Catálogo CIN CARSO 1 e ERALIT apresentam um coeficiente de absorção solar inferior a 0,7. As placas de isolante devem ter a espessura recomendada para cada zona climática.

13 VARIANTES DE ACABAMENTOS ESQUEMA Base COMPOSIçÃO Polyprep Carso Descrição Revestimento espesso de granulometria média sobre primário acrílico regularizador ESQUEMA Lux COMPOSIçÃO Polyprep Eralit Descrição Revestimento espesso de granulometria fina sobre primário acrílico regularizador ESQUEMA Cal COMPOSIçÃO Rialto Fondo di Aderenza + Rialto Antiqua 1 + Rialto Velasil Descrição Revestimento mineral à base de cal protegido com velatura siloxânica sobre primário de aderência ESQUEMA Liso 1 COMPOSIçÃO Wallcem + Novatex Descrição Tinta 100% acrílica com película areada fina sobre argamassa à base de cimento ESQUEMA Liso 22 COMPOSIçÃO Argamassa Areada + Primário Cinolite + Novatex Descrição Tinta 100% acrílica com película areada fina sobre argamassa areada

14 14 PORMENORES CONSTRUTIVOS SISTEMA CIN-k Limite inferior do sistema 1.A. Limite inferior do sistema 1.B. Limite inferior do sistema 1.C. Limite inferior do sistema sobre uma varanda 2

15 Limite inferior do sistema sobre uma zona enterrada 3 Ligação do sistema com elementos construtivos salientes (corte horizontal) 4.A. Ligação do sistema com elementos construtivos salientes (corte horizontal) 4.B. Limite lateral do sistema com perfil perfurado reboco armado contorna a ombreira (corte horizontal) 5.A.

16 16 SISTEMA CIN-k Limite lateral do sistema com perfil à vista (corte horizontal) 5.B. Limite lateral do sistema com perfil perfurado armadura contorna o perfil (corte horizontal) 5.C. Limite superior do sistema beiral 6 Limite superior do sistema peitoril 7

17 Limite superior do sistema peitoril / reabilitação 8 Limite superior do sistema platibanda 9 Limite superior do sistema empena 10 Limite superior do sistema empena 11

18 18 SISTEMA CIN-k Ligação do sistema com um vão mantendo o peitoril original 12 Ligação do sistema com um vão substituindo o peitoril original 13 Face inferior de uma consola 14 Ligação do sistema com vãos portada exterior (corte horizontal) 15

19 Ligação do sistema com outros sistemas de revestimento (corte horizontal) 16 Grelha de ventilação 17 Junta de dilatação estrutural com perfil cobre-juntas (corte horizontal) 18.A. Junta de dilatação estrutural sem perfil cobre-juntas (corte horizontal) 18.B.

20 LOJAS CIN - CORPORAÇÃO INDUSTRIAL DO NORTE, S.A. Avenida Dom Mendo nº 831 (antes E. N.13) Apartado Maia, Portugal Tel.: Fax: customerservice@cin.pt ÁGUEDA ALCOBAÇA AVEIRO BEJA BRAGA 1 BRAGA 2 BRAGANÇA CASTELO BRANCO CHAVES COIMBRA ÉVORA FARO GUIMARÃES LAGOA LAGOS LEIRIA LOULÉ MIRANDELA PORTALEGRE PORTIMÃO SANTARÉM SANTIAGO DO CACÉM VILA REAL VISEU E.N.1, Alagoa ÁGUEDA Av. Maria e Oliveira, 3 - Apartado ALCOBAÇA Lote 3 - Ervideiros - Cacia AVEIRO Rua General Teófilo da Trindade, r/c BEJA Rua de Diu, BRAGA Lugar do Feital, Lote 52 - Frossos BRAGA Avenida das Cantarias, Lote 23 Apartado BRAGANÇA Zona Industrial de Castelo Branco - Rua A, Lote CASTELO BRANCO Av. Santo Amaro, Bloco 2 - Loja 3 - Quinta do Caramanchão CHAVES Rua do Valouro, 1 - Armazém A, Parque Industrial de Eiras COIMBRA Praça Horta da Porta 3/4 - Portas da Lagoa ÉVORA Rua Cidade do Bolama, Lote G - Loja B FARO Rua Rodovia de Covas GUIMARÃES Parque Empresarial do Algarve, Lote LAGOA Rua do Baluarte, Lote 31 - Sítio da Gafaria LAGOS Rua do Olival - Marrazes LEIRIA E.N Km 87 - Sítio das Baceladas às 4 estradas QUARTEIRA Av. das Amoreiras, Lote 1 - r/c MIRANDELA Sítio dos Penedos Gordos - s/n - Apartado 355 Almagres - Penedos Gordos PORTALEGRE Urbanização do Pimentão, Lote PORTIMÃO Rua Pedro de Santarém, SANTARÉM Zona Industrial Ligeira - Actividades Mistas, Lote 12 - Loja B Santiago do Cacém Av. da Noruega, Torre Sul - Loja VILA REAL Av. Dr. António José de Almeida, VISEU GRANDE LISBOA BARREIRO Rua Pacheco Nobre, 24 A - Alto Seixalinho BARREIRO CASCAIS Av. Eng. Adelino Amaral da Costa, Loja B - Pampilheira CASCAIS Lisboa/Av. Infante D. Henrique Av. Infante D.Henrique, 306 Lote LISBOA LISBOA/AV. BRASIL Av. Brasil, LISBOA LISBOA/BENFICA Av. Colégio Militar, 9-B LISBOA LISBOA/CARNIDE Rua Padre Américo, 31 C/D - Carnide LISBOA MAFRA Rua Professor Egas Moniz, 10 C Mafra PAIVAS Praceta Quinta do Semião, 3 r/c - Paivas AMORA PALMELA EN S. Julião - Volta da Pedra PALMELA PAREDE Rua Barros Queirós, 10-B PAREDE SETÚBAL Av. D. João II, 36 A/B SETÚBAL SINTRA Parque Empresarial Primóvel - Est. Terras da Lagoa, Edif. A3 r/c Loja B - Albarraque RIO DE MOURO TORRES VEDRAS Av.General Humberto Delgado - Xamar, lt 3-10 B Torres Vedras GRANDE PORTO CUSTÓIAS FAMALICÃO LEÇA DA PALMEIRA MAIA MATOSINHOS PORTO/ANTAS PORTO/CAMPO ALEGRE PÓVOA DE VARZIM S. JOÃO DA MADEIRA VALONGO VILA NOVA DE GAIA Av. Xanana Gusmão, CUSTÓIAS (MATOSINHOS) Rua Padre Avis de Brito, 28, lojas 1,2,3 e Vila Nova de Famalicão Rua Veloso Salgado, 971 C LEÇA DA PALMEIRA Zona Industrial - Sector X, Barca MAIA Rua Sousa Aroso, MATOSINHOS Pr. Teixeira de Pascoais, 11/ PORTO Rua do Campo Alegre, PORTO Av. Vasco da Gama, PÓVOA DE VARZIM Av. Eng. Arantes e Oliveira, SÃO JOÃO DA MADEIRA Rua Fonseca Dias, VALONGO Rua José Gomes Soares, 75/83 - Vilar do Paraíso VILA NOVA DE GAIA AÇORES Angra do Heroísmo Horta/Faial Lagoa Pico Ponta Delgada Povoação Ribeira Grande Valados Vila Franca do Campo Velas - S. Jorge Rua Dr. Alfredo da Silva Sampaio, 22/ ANGRA DO HeroÍsmo (Terceira) Zona Industrial de Santa Bárbara Angústias Horta (Faial) Beco da Pedreira Rosário Lagoa (S.Miguel) Rua Carlos Dabny, Madalena (Pico) Rua Dr. Hugo Moreira, 40 r/c Ponta Delgada (S.Miguel) Rua Padre Ernesto Jacinto Raposo, Povoação (S.Miguel) Rua Dr. Manuel Barbosa, 7 - Conceição Ribeira Grande (S.Miguel) Rua Domingos Dias Machado, 14, Relva Ponta Delgada (S.Miguel) Rua Teófilo Braga, Vila Franca do Campo (S.Miguel) Rua S. José, Velas (S.Jorge) MADEIRA Caniço Funchal Machico Penteada Porto Santo Edifício Monte da Azenha II, Fracção E 9125 CANIÇO Rua 31 de Janeiro, 7 r/c FUNCHAL Rua Manuel Passos, Edf. Flor do Campo, Bloco B, Fracção Ba e Bb MACHICO Caminho da Penteada, 31 Cave FUNCHAL Est. Padre Silvano Ernesto Jardim, Lote 5, r/c PORTO SANTO ANGOLA Benguela Huambo Lobito Luanda / Cónego Luanda / Deolinda Rodrigues Luanda / Morro Bento Luanda / Samba Luanda / Quifica Viana Rua Machado dos Santos, 3 A /B /C Estrada Nacional 114, 228 Rua 25 de Abril, Zona Comercial, 99 r/c Rua Cónego Manuel das Neves, 170 C Avenida Deolinda Rodrigues, 3 /B Rua 21 de Janeiro, 114 Rua da Samba, 42 /44 Bairro Azul Estrada Lar do Patriota, s/n Bairro Quifica II - Benfica Estrada Nacional 16 /20 r/c MOÇAMBIQUE Maputo Machava Matola Nampula Av. 24 de Julho, 3736, r/c Av. das Indústrias, 2507 Av. Zedequias Manganhela, 282 A Av. do Trabalho, / /2012

ARGAMASSAS MASSAS DE REPARAÇÃO

ARGAMASSAS MASSAS DE REPARAÇÃO TABELA DE PREÇOS ABRIL 12 ARGAMASSAS MASSAS DE REPARAÇÃO ÍNDICE POR código de produto PRODUTO CÓD. PÁG. 15-900 Alltek Normal 3 15-910 Alltek Espesso 3 15-930 Alltek Extra-Fino 3 15-970 Alltek Exterior

Leia mais

TABELA DE PREÇOS MODERN MASTERS ABRIL 12

TABELA DE PREÇOS MODERN MASTERS ABRIL 12 TABELA DE PREÇOS MODERN MASTERS ABRIL 12 ÍNDICE POR código de produto PRODUTO CÓD. PÁG. 14-300 Metal Effects 2 14-301 Metallic Paint 2 14-302 Patina Aging Solution 2 14-309 Permacoat Extreme 2 14-310 Extender

Leia mais

Aplicação de XPS em sistema ETICS e suas vantagens

Aplicação de XPS em sistema ETICS e suas vantagens Fachadas energeticamente eficientes: contribuição dos ETICS/Argamassas Térmicas Aplicação de XPS em sistema ETICS e suas vantagens Oradora: Vera Silva Associação Portuguesa de Fabricantes de Argamassas

Leia mais

TABELA DE PREÇOS WOODTEC ABRIL 12

TABELA DE PREÇOS WOODTEC ABRIL 12 TABELA DE PREÇOS WOODTEC ABRIL 12 ÍNDICE POR código de produto PRODUTO CÓD. PÁG. 12-000 Tapaporos Super 3 12-310 Marítimo Super 2 12-320 Movidur Super Brilhante 3 12-330 Movidur Super Acetinado 3 12-355

Leia mais

PATOLOGIAS DOS SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO DE FACHADAS PELO EXTERIOR DO TIPO ETICS

PATOLOGIAS DOS SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO DE FACHADAS PELO EXTERIOR DO TIPO ETICS PATOLOGIAS DOS SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO DE FACHADAS PELO EXTERIOR DO TIPO ETICS Vasco Peixoto de Freitas Vasco Peixoto de Freitas FEUP/APFAC Porto 2015-1 ESTRUTURAÇÃO 1. Introdução Eficiência energética

Leia mais

SISTEMA DE ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR. O sistema de acabamento leve para isolamento térmico e protecção de paredes

SISTEMA DE ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR. O sistema de acabamento leve para isolamento térmico e protecção de paredes SISTEMA DE ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR O sistema de acabamento leve para isolamento térmico e protecção de paredes O SISTEMA DE ISOLAMENTO TÉRMICO DA VIERO O sistema de isolamento térmico da VIERO

Leia mais

TABELA DE PREÇOS AQUASTOP ABRIL 12

TABELA DE PREÇOS AQUASTOP ABRIL 12 TABELA DE PREÇOS AQUASTOP ABRIL 12 ÍNDICE POR código de produto PRODUTO CÓD. PÁG. 17-600 Imperflex Coberturas 2 17-610 Hidro WB Fachadas 2 17-620 Hidro SB Fachadas 2 17-630 Hidro WB Coberturas 2 17-640

Leia mais

Argamassas e ETICS. Reflexões actuais Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas e ETICS Argamassas e ETICS. Reflexões actuais, Concreta, Porto, 2015.11.19 1 Sistema ETICS Manual de Aplicação

Leia mais

CONTRIBUTO DAS ARGAMASSAS NA SUSTENTABILIDADE LISBOA 15.05.2015

CONTRIBUTO DAS ARGAMASSAS NA SUSTENTABILIDADE LISBOA 15.05.2015 CONTRIBUTO DAS ARGAMASSAS NA SUSTENTABILIDADE LISBOA 15.05.2015 ÍNDICE SOLUÇÕES EM ARGAMASSAS PARA A REABILITAÇÃO ENERGÉTICA Sobre a Secil Argamassas Perspectiva de melhoramento do conforto André Correia

Leia mais

FAUL 2007 REVESTIMENTOS DE PAREDES DE EDIFÍCIOS RECENTES. Maria do Rosário Veiga rveiga@lnec.pt Laboratório Nacional de Engenharia Civil - LNEC

FAUL 2007 REVESTIMENTOS DE PAREDES DE EDIFÍCIOS RECENTES. Maria do Rosário Veiga rveiga@lnec.pt Laboratório Nacional de Engenharia Civil - LNEC FAUL 2007 REVESTIMENTOS DE PAREDES DE EDIFÍCIOS RECENTES Maria do Rosário Veiga rveiga@lnec.pt Laboratório Nacional de Engenharia Civil - LNEC FUNÇÕES E EXIGÊNCIAS FUNCIONAIS Como especificar revestimentos

Leia mais

CIMENTOS COLA ADHERE

CIMENTOS COLA ADHERE CIMENTOS COLA ADHERE Cimentos Cola Adhere. Introdução 03 A utilização de revestimentos cerâmicos como elemento decorativo nas paredes e pavimentos remonta à antiguidade, constituindo uma parte integrante

Leia mais

Guia Técnico de Pintura

Guia Técnico de Pintura Guia Técnico de Pintura IX - Cozinhas e WC s As cozinhas e casas de banho são áreas cujas paredes estão constantemente sujeitas a desgaste e onde a higiene tem que predominar. Em constante contacto com

Leia mais

Isolamento Térmico EZ

Isolamento Térmico EZ Catálogo de produtos Grazimac Isolamento Térmico EZ www.grazimac.pt 2 GRAZIMAC O isolamento térmico EZ é a solução indicada para uma cobertura inclinada. Permite aumentar o conforto térmico e diminuir

Leia mais

Cinofer Esmalte Forja e Cinofer Esmalte Liso são duas soluções CIN que, de forma rápida e cómoda, permitem decorar e proteger o metal.

Cinofer Esmalte Forja e Cinofer Esmalte Liso são duas soluções CIN que, de forma rápida e cómoda, permitem decorar e proteger o metal. Referência no mercado das tintas e vernizes, as cores inovadoras da CIN são fruto de anos de investigação que resultam em produtos que oferecem qualidade, o melhor rendimento e soluções únicas para o interior

Leia mais

DESEMPENHO ENERGÉTICO DOS EDIFÍCIOS

DESEMPENHO ENERGÉTICO DOS EDIFÍCIOS DESEMPENHO ENERGÉTICO DOS EDIFÍCIOS As soluções para melhorar o desempenho energético dos edifícios têm benefícios para os proprietários e utilizadores dos edifícios. Conforto: o comportamento térmico

Leia mais

Base de duche Concept XPS standard

Base de duche Concept XPS standard Ficha técnica Base de duche Concept XPS standard Sistema de impermeabilização integral para bases de duche construídas. A base de duche Concept XPS é um sistema prefabricado para bases de duche construídas.

Leia mais

ETICS e argamassas térmicas: novos desafios de desempenho e sustentabilidade. Maria do Rosário Veiga rveiga@lnec.pt Sofia Malanho smalanho@lnec.

ETICS e argamassas térmicas: novos desafios de desempenho e sustentabilidade. Maria do Rosário Veiga rveiga@lnec.pt Sofia Malanho smalanho@lnec. e argamassas térmicas: novos desafios de desempenho e sustentabilidade Maria do Rosário Veiga rveiga@lnec.pt Sofia Malanho smalanho@lnec.pt Isolamento térmico pelo exterior Vantagens O isolamento térmico

Leia mais

Parede de Garrafa Pet

Parede de Garrafa Pet CONCEITO As paredes feitas com garrafas pet são uma possibilidade de gerar casas pré fabricadas através da reciclagem e é uma solução barata e sustentável. As garrafas pet são utilizadas no lugar dos tijolos

Leia mais

Isolamento Térmico Protecção Solar Ventilação Natural QUALIDADE TÉRMICA DOS EDIFÍCIOS...E QUALIDADE DE VIDA

Isolamento Térmico Protecção Solar Ventilação Natural QUALIDADE TÉRMICA DOS EDIFÍCIOS...E QUALIDADE DE VIDA Isolamento Térmico Protecção Solar Ventilação Natural QUALIDADE TÉRMICA DOS EDIFÍCIOS...E QUALIDADE DE VIDA Qualidade térmica dos edifícios... e qualidade de vida O quadro legislativo sobre o comportamento

Leia mais

ETICS, REBOCO REDE DE FIBRA DE VIDRO - CAPOTTO/ETICS - ETAG 004 REDE DE REBOCO/ GESSO REDE DE PINTURA VÉU DE NOIVA. www.odem.pt_41

ETICS, REBOCO REDE DE FIBRA DE VIDRO - CAPOTTO/ETICS - ETAG 004 REDE DE REBOCO/ GESSO REDE DE PINTURA VÉU DE NOIVA. www.odem.pt_41 REDE DE FIBRA DE VIDRO - CAPOTTO/ETICS - ETAG 004 150EU160 Material: alcalino-resistente malha de fibra de vidro Aplicabilidade: Sistema de isolamento térmico externo e reforço interno de reboco e revestimentos.

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. 351 219 936 700 fax. 351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

7 fornos solares ÍNDICE

7 fornos solares ÍNDICE ÍNDICE constituição e tipologias -2 materiais -3 orientação do forno -4 concentração da radiação e armazenamento de calor -5 avaliação de desempenho -6 experiência 1 - experiência 2-8 experiência 3-9 para

Leia mais

O GUIA TERMOS DE REFERÊNCIA: EXEMPLO DE APLICAÇÃO

O GUIA TERMOS DE REFERÊNCIA: EXEMPLO DE APLICAÇÃO O GUIA TERMOS DE REFERÊNCIA: EXEMPLO DE APLICAÇÃO VASCO PEIXOTO DE FREITAS Faculdade Engenharia Universidade do Porto Laboratório de Física das Construções /FEUP - AdePorto SUMÁRIO 1. Introdução 2. Tipificação

Leia mais

CONSTRUÇÃO COM PAINÉIS CLT

CONSTRUÇÃO COM PAINÉIS CLT SOLUÇÕES EFICIENTES PARA A ARQUITECTURA E CONSTRUÇÃO CONSTRUÇÃO COM PAINÉIS CLT PORTO, JUNHO 2015 ÁREAS DE ACTUAÇÃO: SOLUÇÕES DE ENGENHARIA CERTIFICAÇÃO VERTENTES PRINCIPAIS: INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PARCERIA

Leia mais

Porta Seccionada Certificada segundo a norma EN 13241-1:2003 A combinação perfeita entre a tecnologia e o design.

Porta Seccionada Certificada segundo a norma EN 13241-1:2003 A combinação perfeita entre a tecnologia e o design. Sofisticada, estética e resistente. Porta Seccionada Certificada segundo a norma EN 13241-1:2003 A combinação perfeita entre a tecnologia e o design. PORTA SECCIONADA PAINEL DUPLO Constituído por vários

Leia mais

Construção de Edícula

Construção de Edícula Guia para Construção de Edícula Guia do montador Mais resistência e conforto para sua vida. As paredes com Placas Cimentícias Impermeabilizadas e Perfis Estruturais de Aço Galvanizado para steel framing

Leia mais

DISTRIBUIDORES EM PORTUGAL AÇORES: AVEIRO: 1/9

DISTRIBUIDORES EM PORTUGAL AÇORES: AVEIRO: 1/9 1/9 DISTRIBUIDORES EM PORTUGAL AÇORES: FAGUNDES & LOURENÇO, LDA Rua do Galo, 2 e 3 9700-091 ANGRA DO HEROÍSMO Tlf: 295 213 428 flourencolda@outlook.com EUROILHAS - SOC., LDA Zona Comercial do Valados Rua

Leia mais

Portugal. Staples Office Centre Rua Proletariado, nº 4, Portela 2795 Carnaxide Telefone: 21 4165970

Portugal. Staples Office Centre Rua Proletariado, nº 4, Portela 2795 Carnaxide Telefone: 21 4165970 Portugal Rua Proletariado, nº 4, Portela 2795 Carnaxide Telefone: 21 4165970 Casal da Eira - Sto. Onofre 2500 Caldas da Rainha Telefone: 262 870600 Estrada Nacional 9 2645 Alcabideche - Cascais Telefone:

Leia mais

Sistema weber.therm keramic

Sistema weber.therm keramic weber.therm keramic Pág 1/12 Sistema weber.therm keramic Sistema de isolamento térmico exterior em fachadas (do tipo ETICS), preparado para receber acabamento em revestimentos cerâmicos. Mecanicamente

Leia mais

Direcção Regional do Norte

Direcção Regional do Norte BRAGANÇA Direcção Regional do Norte BRAGA Lojas Institucionais IPJ Lojas Parceiras Direcção Regional do Norte BRAGA GUIMARÃES Rua de Santa Margarida, n.º 6 4710-306 Braga Tel: 253 204 250 Fx: 253 204 259

Leia mais

Ralos lineares. Características do ralo linear de parede

Ralos lineares. Características do ralo linear de parede Ficha técnica Ralos lineares O ralo linear da butech é um ralo para bases de duche construídas, com saída horizontal. Caracteriza-se por um bandeja amplo em torno da grelha, o que facilita a ligação à

Leia mais

Sistemas de Impermeabilização

Sistemas de Impermeabilização Sistemas de Impermeabilização Projecto de Construção CET Seia Eng. Sá Neves Eng. Sá Neve Sistema invertido ou tradicional : Os sistemas em cobertura invertida são os mais aconselháveis devido a maior durabilidade

Leia mais

Portugal Mapas e Números

Portugal Mapas e Números Plano Anual de Atividades 2011-12 Portugal Mapas e Números Código da atividade ogf3 Destinatários Toda a comunidade educativa da ESSM Intervenientes Responsáveis Prof. Augusto Cebola e Prof. Jorge Damásio

Leia mais

Direcção Regional do Norte

Direcção Regional do Norte BRAGANÇA Direcção Regional do Norte BRAGA Lojas Institucionais IPDJ Lojas Parceiras Direcção Regional do Norte BRAGA GUIMARÃES Antiga Estação de Comboios Av. D. João IV Urgeses 4810-534 Guimarães Tel.

Leia mais

As coberturas planas podem ser classificadas, segundo vários aspectos: - acessíveis a veículos (ligeiros ou pesados);

As coberturas planas podem ser classificadas, segundo vários aspectos: - acessíveis a veículos (ligeiros ou pesados); 9. COBERTURAS DE EDIFÍCIOS 9.1. CLASSIFICAÇÃO DAS COBERTURAS EM TERRAÇO As coberturas planas podem ser classificadas, segundo vários aspectos: quanto à acessibilidade - não acessíveis (à excepção de trabalhos

Leia mais

Schlüter -KERDI-BOARD Base de aplicação, placa de construção, impermeabilização conjunta

Schlüter -KERDI-BOARD Base de aplicação, placa de construção, impermeabilização conjunta Base de aplicação, placa de construção, impermeabilização conjunta A base universal para a aplicação de cerâmica No ponto! Seja no caso de mosaicos ou cerâmicas de grande formato, o que é decisivo para

Leia mais

TRAINREBUILD Formar para Reabilitar a Europa. WORKSHOP Reabilitação Energética de Edificios. Cascais, 19 de Abril de 2012

TRAINREBUILD Formar para Reabilitar a Europa. WORKSHOP Reabilitação Energética de Edificios. Cascais, 19 de Abril de 2012 TRAINREBUILD Formar para Reabilitar a Europa WORKSHOP Reabilitação Energética de Edificios Cascais, 19 de Abril de 2012 INDICE Lisboa E-Nova Enquadramento Conceitos Metodologia Oportunidades de Melhoria

Leia mais

INATEL TURISMO PARA TODOS 267 A PREÇOS ECONÓMICOS

INATEL TURISMO PARA TODOS 267 A PREÇOS ECONÓMICOS www.inatel.pt FUNDAÇÃO INATEL TURISMO PARA TODOS PORTUGAL 2013 Desde 267 INCLUI: TRANSPORTE TERRESTRE + 5 NOITES ALOJAMENTO, REFEIÇÕES, PASSEIOS, ANIMAÇÃO E SEGURO. Descubra o que Portugal tem de melhor

Leia mais

A c r. i l. o s. TRANSFORMAMOS AS SUAS IDEIAS Tel: 244.618.700 Fax:244.618.709 Email:geral@vidrariadujoca.com Site: www.vidrariadujoca.

A c r. i l. o s. TRANSFORMAMOS AS SUAS IDEIAS Tel: 244.618.700 Fax:244.618.709 Email:geral@vidrariadujoca.com Site: www.vidrariadujoca. A c r i l i c o s ACRILICO VAZADO Frost É um acrílico parecido com o vidro fosco, com ambas as faces foscas fácil de transformar com o calor. Frost Anti-reflexo Funciona como no vidro anti-reflexo, pretende

Leia mais

Impermeável Protector Resistente impermeabilizações objectivo - problema - solução objectivo 1 Prevenir a infiltração de água para os pavimentos e paredes das cozinhas, casas de banho, balneários e outros

Leia mais

Soluções REHAU PARA A REABILITAÇÃO. www.rehau.pt. Construção Automóvel Indústria

Soluções REHAU PARA A REABILITAÇÃO. www.rehau.pt. Construção Automóvel Indústria Soluções REHAU PARA A REABILITAÇÃO Uma APLICAÇÃO PARA CADA NECESSIDADE www.rehau.pt Construção Automóvel Indústria A REABILITAÇÃO, UMA SOLUÇÃO COM SISTEMAS PARA O AQUECIMENTO E O ARREFECIMENTO POR SUPERFÍCIES

Leia mais

1 - PAREDES EXTERIORES

1 - PAREDES EXTERIORES 1 - PAREDES EXTERIORES 1.3. PAREDES ELEVADAS 1.3.2. PEE8 - PAREDE ELEVADA DE ENVOLVENTE EXTERIOR EM ALVENARIA SIMPLES DE BLOCO TÉRMICO LECA COM ETICS E REVESTIMENTO CERÂMICO I. UNIDADE E CRITÉRIO DE MEDIÇÃO

Leia mais

O melhor perfil para azulejo ao seu alcance

O melhor perfil para azulejo ao seu alcance 05 PERFIS PARA AZULEJO O melhor perfil para azulejo ao seu alcance VANTAGENS Utilização de matéria-prima rigorosamente virgem. Baixo teor de carga, modificador de impacto e estabilizantes de elevada qualidade

Leia mais

PUBLIC SERVICE BUREAUS OF THE IMMIGRATION AND BORDERS SERVICE [SEF] TO PROCESS THE PAPERWORK OF FOREIGN CITIZENS

PUBLIC SERVICE BUREAUS OF THE IMMIGRATION AND BORDERS SERVICE [SEF] TO PROCESS THE PAPERWORK OF FOREIGN CITIZENS PUBLIC SERVICE BUREAUS OF THE IMMIGRATION AND BORDERS SERVICE [SEF] TO PROCESS THE PAPERWORK OF FOREIGN CITIZENS SEF - North Address Available from: CNAI do Porto Rua do Pinheiro, n.º 9 4050-484 Porto

Leia mais

Índice. O consumo de energia nos edifícios. Os sistemas weber.therm. O projeto com sistemas weber.therm. Aplicação dos sistemas weber.

Índice. O consumo de energia nos edifícios. Os sistemas weber.therm. O projeto com sistemas weber.therm. Aplicação dos sistemas weber. Esta edição anula e substitui todas as anteriores. Edição fevereiro 2012 Índice 4 5 6 7 8 9 12 14 15 17 24 O consumo de energia nos edifícios Os sistemas vantagens certificação componentes principais dados

Leia mais

ESCADAS DESMONTÁVEIS

ESCADAS DESMONTÁVEIS ESCADAS DESMONTÁVEIS ESCADAS DESMONTÁVEIS anos de GARANTIA nas escadas Fakro dispőe de uma ampla gama de escadas fabricadas em diferentes materiais. As escadas de madeira estăo disponíveis em dois, três

Leia mais

Enkefloor Pavimento Modular resistente às intempéries, a riscos e a fortes cargas

Enkefloor Pavimento Modular resistente às intempéries, a riscos e a fortes cargas Pavimento Modular resistente às intempéries, a riscos e a fortes cargas com superfície fechada e aberta para o interior e o exterior www.enke-werk.de Pavimento Modular Um pavimento resistente para todas

Leia mais

Acumuladores de Calor

Acumuladores de Calor Acumuladores de Calor Em virtude da atividade de muitas pessoas se desenvolver, diariamente, no interior de edifícios, tal obriga a que as condições de conforto, principalmente as relacionadas com a qualidade

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

Guia Técnico de Pintura

Guia Técnico de Pintura Guia Técnico de Pintura X - Pavimentos Interiores X.1 PAVIMENTOS DE MADEIRA Em termos habitacionais, os pavimentos de madeira (parquet, soalho, tacos) dominam nas áreas habitacionais em Portugal. A sensação

Leia mais

Simples, resistente e fácil de montar.

Simples, resistente e fácil de montar. Simples, resistente e fácil de montar. Economia e resistência são as principais qualidades da telha Vogatex. Possui peso reduzido e simplicidade estrutural, exigindo o mínimo de mão-de-obra e madeiramento

Leia mais

Guia Técnico de Pintura

Guia Técnico de Pintura Guia Técnico de Pintura VI - Madeiras Exteriores VI.1 PORTAS E JANELAS No exterior, a madeira sofre degradação por acção dos raios ultravioleta, da chuva, da humidade, ataque de insectos (como o caruncho

Leia mais

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CONSTRUÇÃO COM PAINÉIS DE MADEIRA CLT UMA NOVA GERAÇÃO DE EDIFÍCIOS

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CONSTRUÇÃO COM PAINÉIS DE MADEIRA CLT UMA NOVA GERAÇÃO DE EDIFÍCIOS INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CONSTRUÇÃO COM PAINÉIS DE MADEIRA CLT UMA NOVA GERAÇÃO DE EDIFÍCIOS LISBOA, JULHO 2015 SISTEMA CONSTRUTIVO CLT - CONCEITO CARACTERÍSTICAS GERAIS ESTRATOS ORTOGONAIS

Leia mais

Patologia em Revestimentos de Fachada

Patologia em Revestimentos de Fachada PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES Revestimentos de 1 Nome:Fernando Marques Ribeiro Matricula: 27667 Docente: Orlando Carlos B. Damin Artigo: Fonte: Editora: Ordem dos Engenheiros Região Norte / 2011 Autores: Ana

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS CATÁLOGO DE PRODUTOS ISOPORTEC A ISOPORTEC é focada na produção de soluções em isopor de alta performance para a construção civil, valorizando produtos que fazem diferença nos projetos mais complexos.

Leia mais

SMART FIXING SYSTEMS

SMART FIXING SYSTEMS SMART FIXING SYSTEMS A FACHADA SUSPENSA TERMOVENTILADA A fachada suspensa termoventilada (FTV) reveste a parede exterior de um edifício. Neste caso, os elementos da fachada são montados com um sistema

Leia mais

Sistema weber.therm extra

Sistema weber.therm extra Sistema weber.therm extra pág. 1/17 Sistema weber.therm extra Sistema de isolamento térmico exterior em fachadas (do tipo ETICS), baseado em placas de poliestireno extrudido (XPS). Permite a utilização

Leia mais

ALVENARIA EXECUÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I

ALVENARIA EXECUÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I ALVENARIA EXECUÇÃO Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I ALVENARIA CONDIÇÕES DE INÍCIO Vigas baldrames impermeabilizadas e niveladas,

Leia mais

As soluções de janelas de guilhotina ZENDOW são a escolha adequada para obras de renovação arquitectónica.

As soluções de janelas de guilhotina ZENDOW são a escolha adequada para obras de renovação arquitectónica. GUILHOTINAS As soluções de janelas de guilhotina ZENDOW são a escolha adequada para obras de renovação arquitectónica. Com um sistema de ferragens de elevado desempenho, a solução de janelas de guilhotina

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

OS VIDROS ISOLANTES DE FINSTRAL. O vidro adequado ás suas necessidades

OS VIDROS ISOLANTES DE FINSTRAL. O vidro adequado ás suas necessidades OS VIDROS ISOLANTES DE FINSTRAL O vidro adequado ás suas necessidades A GAMA DE VIDROS FINSTRAL Plus-Valor Boa qualidade de série O vidro baixo emissivo Plus-Valor é o nosso vidro standard. Este vidro

Leia mais

Principais funções de um revestimento de fachada: Estanqueidade Estética

Principais funções de um revestimento de fachada: Estanqueidade Estética REVESTIMENTO DE FACHADA Principais funções de um revestimento de fachada: Estanqueidade Estética Documentos de referência para a execução do serviço: Projeto arquitetônico Projeto de esquadrias NR 18 20

Leia mais

kit imperband standard

kit imperband standard Ficha técnica kit imperband standard O kit imperband standard é um sistema de impermeabilização de interiores formado por um ralo de ABS termossoldado a uma membrana impermeável de 150 x 225 cm. Especialmente

Leia mais

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Knauf Folheto Técnico 2008 Paredes Knauf Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Estabilidade, resistência a impactos, proteção termoacústica e outras características inovadoras que não dividem

Leia mais

Optimização Energética na Reabilitação Onde Investir?

Optimização Energética na Reabilitação Onde Investir? Optimização Energética na Reabilitação Onde Investir? A nova legislação estabelece as seguintes exigências relativamente à envolvente do edifício: Limite máximo dos coeficientes de transmissão térmica

Leia mais

ESQUADRIAS MÉTODO EXECUTIVO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II

ESQUADRIAS MÉTODO EXECUTIVO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II E ESQUADRIAS MÉTODO EXECUTIVO Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II MÉTODO EXECUTIVO Cuidados no Recebimento Formas de Instalação

Leia mais

CONTACTOS ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA EQUIPA PARLAMENTO DOS JOVENS. Marlene Viegas Freire Coordenadora. Maria Cecília Themudo Barata Assessora

CONTACTOS ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA EQUIPA PARLAMENTO DOS JOVENS. Marlene Viegas Freire Coordenadora. Maria Cecília Themudo Barata Assessora CONTACTOS ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA EQUIPA PARLAMENTO DOS JOVENS Marlene Viegas Freire Coordenadora Maria Cecília Themudo Barata Assessora Paula Faria Assessora Maria Manuela Matos Técnica de Apoio Parlamentar

Leia mais

Manual de Instalação Project - PVC

Manual de Instalação Project - PVC Manual de Instalação Project - PVC Este manual tem como objetivo o auxiliar na maneira correta de armazenamento, instalação e manutenção para que possa garantir a qualidade máxima da aplicação e prolongar

Leia mais

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto.

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Telhas e Tijolos www.telhado.com Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Estilo, inovação e qualidade. As Telhas GraviColor chegam ao mercado trazendo o rústico com

Leia mais

Argamassa de reparação estrutural, aplicação manual ou por projecção

Argamassa de reparação estrutural, aplicação manual ou por projecção Ficha de Produto Edição de Abril de 2011 Nº de identificação: 03.114 Versão nº 1 Sika MonoTop -412 S Argamassa de reparação estrutural, aplicação manual ou por projecção Descrição do produto Sika MonoTop

Leia mais

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...);

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...); A TECNIKA iniciou suas atividades em meados de 2003, impulsionada pela demanda do mercado, sempre preocupada em buscar e oferecer soluções técnicas inovadoras, tendo como focos principais as áreas de impermeabilização

Leia mais

CAMARGUE PÉRGOLA PARA TERRAÇOS COM LÂMINAS ORIENTÁVEIS E COM LATERAIS COSTUMIZÁVEIS APLICAÇÕES

CAMARGUE PÉRGOLA PARA TERRAÇOS COM LÂMINAS ORIENTÁVEIS E COM LATERAIS COSTUMIZÁVEIS APLICAÇÕES PÉRGOLA PARA TERRAÇOS COM LÂMINAS ORIENTÁVEIS E COM LATERAIS COSTUMIZÁVEIS. Proteção solar com sistema de drenagem incluído e invisível;. Proteção solar e ventilação com lâminas de alumínio orientáveis;.

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO ANEXO I ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO Item Código comprasnet Qtde Mínima Qtde Máxima Unidade Descrição do Item Valor Unitário Valor mínimo Valor Máximo 01 295318 450,00 860,00 m² Paredes em gesso acartonado

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO Novembro 2009

MANUAL DE APLICAÇÃO Novembro 2009 MANUAL DE APLICAÇÃO Novembro 2009 ÍNDICE 0. Introdução 3 1. Sistemas de Isolamento Térmico pelo Exterior (ETICS) 4 2. Vantagens do Sistema ThermInnov 6 3. Componentes do Sistema ThermInnov 9 3.1 Suporte

Leia mais

Geberit Pluvia. Sistema de drenagem de águas pluviais sem pendentes

Geberit Pluvia. Sistema de drenagem de águas pluviais sem pendentes Geberit Pluvia Sistema de drenagem de águas pluviais sem pendentes Geberit Pluvia - o que é? É um sistema de drenagem predial de águas pluviais concebido para funcionar por depressão induzida pela gravidade.

Leia mais

PLACA GYPCORK. Reabilitação Sustentável

PLACA GYPCORK. Reabilitação Sustentável PLACA GYPCORK Reabilitação Sustentável PLACA GYPCORK A nova placa GYPCORK reúne dois produtos portugueses de excelência: as placas de gesso Gyptec produzidas na Figueira da Foz, utilizando matérias primas

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA Orçamento Unidade Básica de Saúde - Fronteira Estrutura para o acesso e identificação do

Leia mais

Guia Técnico de Pintura

Guia Técnico de Pintura Guia Técnico de Pintura VIII - Paredes e Tetos As paredes e tetos interiores de um edifício são as áreas que estão em constante contacto físico e visual com os seus habitantes. As cores, as texturas e

Leia mais

Steel frame - fechamento (parte 3)

Steel frame - fechamento (parte 3) Página 1 de 6 Steel frame - fechamento (parte 3) Hotel Villa Rossa, fechamento em steel frame No segundo artigo desta série sobre steel frame, abordamos a estrutura da edificação. Nela são aplicadas as

Leia mais

Acústica em Reabilitação de Edifícios

Acústica em Reabilitação de Edifícios Reabilitação 09- Parte 8 - Desempenho Acústico de - Soluções Construtivas e Problemas típicos na Execução Reabilitação 09- Conteúdo da apresentação: Problemas típicos de soluções construtivas correntes

Leia mais

DIATHONITE CORK RENDER. Revestimento colorido ecológico à base de cortiça

DIATHONITE CORK RENDER. Revestimento colorido ecológico à base de cortiça DIATHONITE CORK RENDER Revestimento colorido ecológico à base de cortiça O que é Diathonite Cork Render representa a última evolução do revestimento colorido: não é uma pintura tradicional, mas um verdadeiro

Leia mais

Aplicações Xadrez Pigmento em Pó

Aplicações Xadrez Pigmento em Pó Dê asas à sua imaginação nas diversas aplicações do Pó Xadrez. Aplicações Xadrez Pigmento em Pó O PÓ XADREZ é um pigmento concentrado que proporciona efeitos decorativos em diversas aplicações. Mais econômico,

Leia mais

Nº2 JUNHO 2002 PAREDES DIVISÓRIAS DE PAINÉIS LEVES

Nº2 JUNHO 2002 PAREDES DIVISÓRIAS DE PAINÉIS LEVES Nº2 JUNHO 2002 PAREDES DIVISÓRIAS DE PAINÉIS LEVES Catarina Aguiar Bentes A monografia apresentada foi realizada no âmbito da cadeira de Tecnologias da Construção de Edifícios do 11º Mestrado em Construção

Leia mais

Painel Sandwich em Madeira

Painel Sandwich em Madeira Painel Sandwich em Madeira Dossier Técnico Soluções para Coberturas www.jular.pt Lisboa: Norte: Centro: Sul: Sede e Fábrica: Quinta de Santa Rosa Apartado 1042 P-2681-855 Camarate (Lisboa) Rua Oriental,

Leia mais

pro-part Ficha técnica Aplicações recomendadas Materiais Suportes

pro-part Ficha técnica Aplicações recomendadas Materiais Suportes Ficha técnica pro-part Perfil decorativo para revestimentos cerâmicos; alternativa à tradicional faixa cerâmica decorativa. Adequados para o remate de esquinas e transições entre ladrilhos cerâmicos. pro-part

Leia mais

Enketop Varandas e terraços com um pavimento seguro. O sistema de revestimento monocomponente. www.enke-werk.de

Enketop Varandas e terraços com um pavimento seguro. O sistema de revestimento monocomponente. www.enke-werk.de Enketop Varandas e terraços com um pavimento seguro O sistema de revestimento monocomponente www.enke-werk.de Enketop Varandas e terraços com um pavimento seguro Varandas e terraços não só estão permanentemente

Leia mais

Componentes para telhas Brasilit

Componentes para telhas Brasilit Componentes para telhas Brasilit Selamax Selante Selante elástico para elástico colagem para e vedação colagem e vedação SolarMaxxi Manta impermeável, térmica e acústica LitFoil e LitFoil Plus Mantas térmicas

Leia mais

ecoprodutos Instituto Politécnico de Castelo Branco Castelo Branco, 29 de Maio de 2015 Francisco Pereira Branco Francisco.branco@boavistawindows.

ecoprodutos Instituto Politécnico de Castelo Branco Castelo Branco, 29 de Maio de 2015 Francisco Pereira Branco Francisco.branco@boavistawindows. ecoprodutos Instituto Politécnico de Castelo Branco Castelo Branco, 29 de Maio de 2015 www.boavistawindows.com Francisco Pereira Branco Francisco.branco@boavistawindows.com CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL ALGUNS

Leia mais

ISOVER 2015 Isolamentos e Complementos

ISOVER 2015 Isolamentos e Complementos 205 Isolamentos e Complementos Refrigeração e Climatização A ISOVER é a marca líder em produtos e soluções de isolamento sustentáveis. A Isover faz parte do Grupo Saint-Gobain, líder mundial em soluções

Leia mais

3 conversão térmica da energia solar ÍNDICE

3 conversão térmica da energia solar ÍNDICE ÍNDICE balanço de energia -2 ganho térmico - perdas térmicas -4 aplicações -7 para saber mais... -8-1 balanço de energia A consiste na absorção de radiação numa superfície absorsora e na transferência

Leia mais

LOCALIDADE EMPRESA MORADA CONTACTOS. Rua da Cidade de Parthenay Bloco G - Loja 4 2200-235 Abrantes. Praceta Raúl Proença, 13-A 2725-116 Algueirão

LOCALIDADE EMPRESA MORADA CONTACTOS. Rua da Cidade de Parthenay Bloco G - Loja 4 2200-235 Abrantes. Praceta Raúl Proença, 13-A 2725-116 Algueirão LOCALIDADE EMPRESA MORADA CONTACTOS ABRANTES ALGUEIRÂO ALJUSTREL ALMADA ALVERCA ANGRA DO HEROÍSMO AVEIRO BARCELOS BARREIRO AGOSTINHO J.G. FIGUEIRAS PEDRO GEIRINHAS UNIPESSOAL, LDA ELECTRO CRUZ DIMATECNICA,LDA

Leia mais

ESTRUTURA L va v ntando o s s pain i éis i s que c ontém

ESTRUTURA L va v ntando o s s pain i éis i s que c ontém O PVC E O SISTEMA ROYAL É leve (1,4 g/cm3), o que facilita seu manuseio e aplicação; Resistente à ação de fungos, bactérias, insetos e roedores; Resistente à maioria dos reagentes químicos; Bom isolante

Leia mais

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras SEDE Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Rua Conselheiro José Silvestre Ribeiro, 4 1649-007 LISBOA Telefone: 21 7115000 Fax: 21 7161595 Direcções e Delegações Regionais DIRECÇÃO REGIONAL DO CENTRO Director

Leia mais

Sistema weber.therm classic

Sistema weber.therm classic Sistema weber.therm classic pág. 1/18 Sistema weber.therm classic Sistema de isolamento térmico exterior em fachadas (do tipo ETICS), baseado em placas de poliestireno expandido moldado (EPS). ÍNDICE DE

Leia mais

Relatório de Auditoria Energética

Relatório de Auditoria Energética Relatório de Auditoria Energética Relatório de Certificação Energética Local: 0 Today() www.classe-energetica.com Índice 1. Objectivos da Certificação Energética 2. escrição do Imóvel 3. Resultados da

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLOGIA QUALIDADE POUPANÇA GARANTIA SUSTENTABILIDADE ESTÉTICA FUNCIONALIDADE DESIGN CONFORTO I+D+I

INOVAÇÃO TECNOLOGIA QUALIDADE POUPANÇA GARANTIA SUSTENTABILIDADE ESTÉTICA FUNCIONALIDADE DESIGN CONFORTO I+D+I SISTEMA COR 60 FOLHA OCULTA A CORTIZO desenvolveu mais de 50 sistemas exclusivos de janelas, fachadas, painel compósito e sistemas de proteção solar de última geração. Esta aposta na inovação permite-nos

Leia mais

A C E S S I B I L I D A D E S O L U Ç Õ E S D E D O M U S L I F T O Domuslift é o elevador ideal para moradias (novas ou existentes) proporcionando estilo e comodidade de vida, podendo também ser utilizado

Leia mais

Ensacado - A Argila Expandida pode ser comprada em sacos de 50l, sendo transportada da mesma maneira. Cada 20 sacos equivalem a 1m 3.

Ensacado - A Argila Expandida pode ser comprada em sacos de 50l, sendo transportada da mesma maneira. Cada 20 sacos equivalem a 1m 3. Argila Expandida A argila expandida é um agregado leve que se apresenta em forma de bolinhas de cerâmica leves e arredondadas, com uma estrutura interna formada por um a espuma cerâmica com micro poros

Leia mais

sistema de construção

sistema de construção sistema de construção o que é o ICF ICF é a sigla inglesa de Insulated Concrete Forms usada para designar o sistema de construção constituído por blocos isolantes em poliestireno expandido (EPS), que após

Leia mais

Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras

Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB fitas de montagem permanente Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Pode uma fita substituir realmente sistemas de fixação mecânica? Sim.

Leia mais