O BABADO DO XIRÊ E DA GIRA: GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O BABADO DO XIRÊ E DA GIRA: GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS"

Transcrição

1 O BABADO DO XIRÊ E DA GIRA: GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS Resumo SILVA, R. F. 1 SEED Grupo de trabalho Ensino religioso Agência Financiadora: não contou com financiamento O texto abordará um dos temas mais debatidos em âmbito político e religioso na atualidade. As questões relacionadas às diferenças entre os gêneros e a diversidade sexual e a relação desses sujeitos dentro das religiões afro-brasileiras, mesmo diante da predominância de princípios da colonização portuguesa do catolicismo, essas discussões ainda causam muitas dúvidas, precisando ser contextualizadas diante de tantos atos de preconceito e discriminação que atingem mulheres, travestis, transexuais e homossexuais em nossa sociedade ocidental contemporânea, com base em textos da Bíblia cristã e sem fundamento legal. Face a essa problemática, Ruth Landes (1947), aponta que o Candomblé tem origens matriarcais, embora o homem tenha uma relevante importância. Por esse motivo, nos rituais do Candomblé não só na tradição Yorubá, mas também nas de Caboclo, que é o culto a Orixás e entidades de ancestrais ameríndias e na Umbanda, a cosmovisão africana está embutida, e as pessoas são olhadas a partir de suas personalidades e de seu compromisso com a religião e não a partir de seus órgãos genitais e rótulos pré estabelecidos por normas hegemonicamente heterossexuais. A noção de pecado religioso é comum no judaico-cristianismo que não existia da mesma forma em África, consequentemente influenciou as religiões afro-brasileiras, e isso se reflete na não condenação da orientação sexual e identidade de gênero dentro do Candomblé e da Umbanda. Dentre as diversas considerações, cabe ressaltar a importante presença da mulher nos cargos de liderança nas religiões afro-brasileiras, bem como, o ambiente igualitário que estas proporcionam. As fontes consistem em Leis, textos extraídos de sites da internet, em pesquisas, em livros e em documentários. Palavras- Chave: Religiões Afro-brasileiras. Discriminação. Mulher. Homossexualidade. Introdução É nítido para a sociedade que toda/o a/o sujeita/o que se apresenta diferente das normas de conduta, postura e religiosidade impostas desde a colonização portuguesa do 1 Professor da Rede Pública Estadual de Educação do Paraná, Licenciado em Matemática, Tecnólogo em Processos Gerenciais, Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Pós-graduando em Educação Matemática Comparada, Bacharel em Teologia Livre, Mestre em Teologia Livre.

2 29149 catolicismo no Brasil, sofre das mais variadas formas de discriminação, violência e preconceito. As noções de moral que vieram de uma cultura enraizada nos princípios judaicocristãos herdadas da Europa deram origem a esta forma de lidar com a sexualidade, como sendo permitido apenas com o consentimento da Igreja através do casamento entre homem e mulher. Segundo o site da Revista Época, uma pesquisa do IBOPE faz revelações importantes sobre mudanças que a sociedade está passando em respeito às doutrinas da Igreja Católica: A maioria dos jovens católicos, entre 18 e 29 anos, acha tudo isso e mais ainda. Dizem que, mesmo praticando o oposto do que a doutrina prega, são bons católicos. É a Igreja, na opinião deles, que está atrasada. Essa é a conclusão de uma pesquisa exclusiva do Ibope, realizada a pedido da ONG: Católicas pelo Direito de Decidir, com jovens católicos em 315 municípios. Ela revela que a Igreja prega uma coisa e os jovens fazem outra: 88% acreditam que uma pessoa pode usar métodos anticoncepcionais e continuar sendo boa católica; 96% são a favor do uso de camisinha para evitar gravidez e doenças sexualmente transmissíveis; 79% discordam de fazer sexo só depois do casamento. (BRUM; SANCHES, [2012?]) Jesuítas se basearam na moral sexual determinada pelo catolicismo, que considerava a homossexualidade como a doença da anormalidade, segundo a bíblia cristã, eram considerados atos sexuais contra a natureza humana, conforme é relatado em Levítico, 18. Criou-se uma lógica simples, mal fundamentada de que o sexo só pode ser concebido para gerar filhos, onde o prazer e as paixões são consideradas como pecado. Até hoje, esta mesma regra é válida, tanto para homossexuais como para heterossexuais com o mesmo peso de pecado, mas a sociedade hipócrita condena apenas os atos sexuais cometidos entre pessoas do mesmo sexo. Até o século XIX a palavra mais utilizada para designar as relações entre pessoas do mesmo sexo era a expressão latina sodomia, que se origina do relato do Antigo Testamento no Livro do Génesis (PRESTES; VIANNA 2007, p.316). Todo ato sexual que não tinha por finalidade a procriação, era condenado. No Brasil e em outras localidades da América do Sul meridional, antes da chegada dos europeus, existiam relações homossexuais entre aborígenes brasileiros que eram socialmente aceitos. Entre os Tupinambás, que ocupavam a maior parte da costa brasileira, os indígenas gays eram chamados de tibira, e as lésbicas de çacoaimbeguira. Mott, (1994. p.4).

3 29150 Ameríndios luxuriosos, colonos insaciáveis, negros lascivos, mulatas desinquietas, senhores desregrados, sinhás enciumadas, o pecado estava em todas as gentes e lugares. A todos, sem exceção cabia portanto intimidar, ameaçar, castigar - foi o que pensaram os seguidores de Trento no ultramar português. (VAINFAS,1989, p. 38) Nesta pesquisa, verificamos que o candomblé sempre foi uma forma de resistência cultural perante aos valores morais predominantes dos brancos europeus aos mecanismos de dominação do cristianismo que marginalizou os negros e os mestiços mesmo após a abolição da escravatura. (Prandi, 2004 p.1). O candomblé tornou-se uma religião que permite possibilidades de uma universalidade e de igualdade perante as diferenças. Festas religiosas, como as de Iemanjá e de Oxum que são amplamente cultuadas no país bem como as demais festas ou formas de manifestação cultural, incluindo as paradas da diversidade, são rebatidas e sofrem toda demanda de ataques de emissoras de TV e líderes religiosos. Fica nítida a necessidade do reconhecimento destas manifestações por parte do poder público, que tende, por exemplo, a dificultar o acesso dessas manifestações aos pontos mais valorizados das cidades. Por muito tempo, neste país, alimentamos o furor de um racismo hipócrita fazendo de conta que isso não existia por aqui, fingindo que não temos problema racial. Hoje, poucos apregoam a democracia racial brasileira. Mas agora nos defrontamos com um triste casamento de racismo com intolerância religiosa. Ora, convém lembrar que racismo é crime e intolerância religiosa também. Representam um desacato a nossas leis maiores, a começar pela própria Constituição Brasileira (MARTINELLI, 2012). É preciso que aqueles sujeitos à discriminação, seja por orientação sexual, por identidade de gênero, racismo, sexismo, e a intolerância religiosa, se unam, com o compromisso de luta pela valorização de sua identidade religiosa e cultural e, a garantia de direitos humanos fundamentais como educação, saúde, exercício da cidadania e a segurança com estratégias que possam mobilizar nossos governantes para o reconhecimento dos festejos religiosos e manifestações culturais no calendário das cidades. A Homossexualidade nas Casas de Axé O relacionamento entre a homossexualidade e a religião varia de um lugar para outro e de épocas para épocas. Nem todas as religiões reprovam abertamente a homossexualidade. Algumas simplesmente omitem considerações a respeito.

4 29151 Conforme Oggioni, 2013, em sua pesquisa, nas igrejas com maior número de fiéis em diferentes linhas doutrinárias, levando em conta dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE podemos ter uma base de como o fato é tratado por estas: Na Assembleia de Deus, a igreja evangélica pentecostal mais representativa no país, com mais de 12 milhões de fieis, a doutrina é notoriamente contrária a homossexualidade. Em um artigo assinado pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, e publicado na página da igreja na internet, a homossexualidade é colocada como uma perversão satânica dos instintos sexuais do ser humano. Para o líder, A Bíblia não classifica a homossexualidade como doença qualquer, pelo contrário, afirma claramente que se trata de uma deliberada desobediência a Deus e aos seus mandamentos, escreveu (OGGIONI, 2013). Ao longo da história, o sexo entre pessoas do mesmo sexo (especialmente homens) era tolerado e também instituído em rituais religiosos da Babilônia e Canaã, além de serem enaltecidos na religião da Grécia antiga. A mitologia grega é uma rica fonte de histórias de amor e sexo entre figuras do mesmo sexo. Na religião muçulmana em países árabes a homossexualidade é punida com a morte. Já na Turquia, podem até frequentar uma Mesquita, desde que não sejam maltrapilhos. Segundo Oggioni, (2013): O Islamismo com pouco mais de 35 mil praticantes no Brasil também é categórico ao condenar a homossexualidade. O sheikh Mohamad Al Bukai, diretor de Assuntos Religiosos da União Nacional Islâmica, afirma que o alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, considera a prática proibida. Para ele, os gays precisam de instrução, mas sem preconceito com o cidadão. Não podemos discriminar. Temos que ajudar e orientar essas pessoas, diz Al Bukai (OGGIONI, 2013). No Brasil, este tema é muito debatido entre religiosos de todo o país. Apenas religiões como o Espiritismo de Alan Kardec, a Umbanda e o Candomblé, que acreditam no espírito (que não possui forma nem sexo), conseguem tratar de forma simples questões como esta. No espiritismo de Allan Kardec, cada qual pode usar seu livre arbítrio. Não existe nenhuma oposição para que homossexuais frequentem suas reuniões. Deus criou espíritos e estes não tem sexo. Então, tanto podemos encarnar em um corpo masculino como feminino. Quando estamos desencarnados, no plano espiritual, geralmente, conservamos a aparência da última encarnação. Muitos optam pela aparência da encarnação que foi mais marcante. Quando estamos encarnados, interpretamos papéis, como artistas num filme ou novela. Um homem, por exemplo, não É homem, ele ESTÁ interpretando o papel de homem, porque veste um corpo masculino. Assim ocorre em relação à mulher. Na próxima encarnação não sabemos em que sexo reencarnaremos. (Grupo de Estudo Allan Kardec, 2010).

5 29152 A maioria das igrejas evangélicas pentecostais e fundamentalistas são radicalmente contra a homossexualidade, considerada por estas uma aberração, uma doença que pode ser tratada, uma opção de pessoas sem valores, ação de demônios, entre outros. A maioria dos evangélicos é radicalmente contra união estável e adoção de crianças por casais do mesmo sexo. O fundamentalismo religioso e a intolerância religiosa, acontecem de forma significativa em nosso país. Para tanto, sabemos que toda ação anti-discriminatória deveria ser um compromisso dos líderes religiosos que se julgam detentores do conhecimento dos desejos de Deus e dever dos Governos no país, com foco nos Direitos Humanos. Diante do exposto, cabe ressaltar que a ação das religiões que discriminam a homossexualidade, também se reflete desta forma com povo de santo, historicamente estigmatizado. Em diversos estados do país, vem sendo discutidas e realizadas diversas ações contra a discriminação por orientação sexual, identidade de gênero, racismo e reacionário em relação a condição da mulher (machismo). Muitos projetos de leis são contrários a esta prorrogativa, prejudicando a garantia dos direitos de Travestis, Transexuais, Lésbicas, Gays, Bissexuais, negros e adeptos das religiões de matriz africana, assim como existem leis que não são cumpridas, como a que regulamenta o ensino de história da África nas escolas. A Secretaria de Estado da Educação do Paraná mantém coordenações de educação que trabalham com estas especificidades. Dentre estas coordenações está a Coordenação da Educação das Relações de Gênero e Diversidade Sexual. Uma das únicas do país, com uma missão árdua e muitas vezes mal vista por muitos profissionais, que ainda insistem em excluir dos espaços escolares qualquer pessoa que não esteja conforme as normas da moral cristã estabelecida. É preciso olhar as pessoas com outro foco, num lugar onde são respeitadas, onde todos tem o mesmo direito de exercer cargos, inclusive de líderes. Nesse contexto, a dezenas de anos, temos os terreiros de Umbanda e Candomblé no Brasil, que trabalham bem com as questões relacionadas à sexualidade. Por este motivo, vem sendo vítimas de mais uma perseguição preconceituosa, a de que toda/o sacerdotisa/e de Umbanda e Candomblé é lésbica, gay, travesti ou transexual.

6 29153 As mulheres e homossexuais são os que mais bem se adaptam as religiões afrobrasileiras segundo a antropóloga americana Ruth Landes (1947). Frases de diversos autores como a citada e manifestações contrárias ocorrem, devido às religiões de afro-brasileiras possuírem muitos adeptos homossexuais, porque não há (ou pelo menos não deveria haver) nenhum tipo de preconceito em relação à sexualidade ou ao gênero. Dentro dos terreiros, não se faz diferença entre o homossexual e o heterossexual. O mesmo acontece entre o pobre ou o rico, entre o faxineiro e o presidente da multinacional. Todos vestem branco, todos batem a cabeça no chão em sinal de humildade, todos são dignos de respeito. Pelo menos assim deveria ser em qualquer terreiro, mas não podemos ser hipócritas ao afirmar que realmente isto acontece em todas as casas de axé. Ao respeitar a homossexualidade, o gênero e a identidade de gênero, estas religiões fazem com que homossexuais, travestis e transexuais visualizem nesses espaços, a possibilidade de serem reconhecidos socialmente, terem possibilidades de vir a ser líder de uma comunidade, terem proximidades e relações com personalidades do poder público. A discriminação, seja ela por qual motivo for, é uma prática contrária aos mais básicos princípios da Umbanda como diz Pai Alberto: fazer o bem sem olhar a quem (BAYER, 2012). Infelizmente, embora sejam poucos casos, ainda predomina em alguns terreiros os princípios cristãos sobre a homossexualidade, como é o caso dos católicos-umbandistas que vemos aos montes por ai, e que espalham nos Terreiros as doutrinas e orientações do Vaticano. Não encontramos em relatos sobre a personalidade de Deus, que este faz distinção entre as pessoas, sejam os homossexuais, os heterossexuais, os democratas, republicanos, corintianos ou são paulinos. O ódio é uma emoção humana, e é difícil crer que um ser que é a causa de tudo que conhecemos, despreze ou odeie qualquer uma de suas criaturas. Se analisarmos, Deus é tão amoroso, que não odeia nem mesmo aqueles que em seu nome, pregam a violência e o preconceito. No Brasil, as religiões afro-brasileiras acabaram criando modos e formas de convivência com homossexuais, travestis e transexuais, onde possam coexistir, pois a mitologia africana cria essas possibilidades. Contudo é importante enfatizar que os orixás

7 29154 nada têm haver com a sexualidade humana. Apesar das divindades terem influência sobre seus omo-orixás (filhos de santo) no que diz respeito ao seu comportamento na sociedade. Conforme relato do Pai Jorge no site vetorial.net, Logunedé é tido como andrógeno, patrono dos homossexuais, orixá iorubano, tendo como elemento terra e água dominando rios, cachoeiras e matas. Apesar de sua história, é preciso esclarecer que Logun Edé não muda de sexo a cada seis meses, ele é um orixá do sexo masculino. Sua dualidade se dá em nível comportamental, já que em determinadas ocasiões pode ser doce e benevolente como Oxum e em outras, sério e solitário como Odé. Nada leva a crer que um iniciado ao culto de candomblé tenha tendências homossexuais ou distúrbios da identidade de gênero, influenciadas por algum orixá, seja ele masculino ou feminino. O que vale na realidade é a personalidade individual de cada pessoa, e isso não interfere nos cultos religiosos, ou seja, independente da orientação sexual dos adeptos do candomblé, a religião não interfere na intimidade sexual de seus seguidores. Os orixás sempre foram importantes na sociedade africana, sendo eles reis e rainhas e tendo por sua vez um caráter imaculado e digno de ser imitado por seus sacerdotes e seguidores. Sabemos que a homossexualidade está presente em todas as religiões, mas devido ao preconceito da sociedade esses casos são tratados com discriminação, o que inflige a legislação do nosso país que diz que todas as pessoas devem ser tratadas com respeito e dignidade. Relações de Gênero nas Religiões Afro-brasileiras Ao contrário da maioria das religiões mundiais, as relações entre os gêneros no Candomblé e na Umbanda sempre se deram com igualdade de direitos, sendo ambos respeitados em suas funções. Tanto homens quanto mulheres podem trabalhar como pais e mães de santo, Babalorixás e Iyalorixás, o maior cargo dentro destas religiões, com um mesmo grau hierárquico, o que pode mudar são as tarefas que cada um deve exercer em diferentes rituais.

8 29155 Historicamente, os homens dominam a produção do que é sagrado nas diversas sociedades. Discursos e práticas religiosas têm a marca dessa dominação. Normas, regras, doutrinas são definidas por homens em praticamente todas as religiões conhecidas. As mulheres continuam ausentes dos espaços definidores das crenças e das políticas pastorais e organizacionais das instituições religiosas. O investimento da população feminina nas religiões dá-se no campo da prática religiosa, nos rituais, na transmissão, como guardiãs da memória do grupo religioso (ROSADO e NUNES, 2005, p. 363). Os cultos, tanto da Umbanda quanto do Candomblé, são conhecidos também pelos oráculos e adivinhações, praticado por pessoas de ambos os sexos. Esses oráculos se baseiam nos mitos de fatos que ocorreram com deuses africanos, como é o caso do jogo de búzios. O terreiro Ilê Iyá Nassô (Casa de Mãe Nassô), é conhecido popularmente como Casa Branca do Engenho Velho, localizado em Salvador. Este terreiro, até onde se sabe, foi fundado no século passado por três ex-escravas iorubas, cujos nomes africanos eram Adetá, Iyakala e Iyanassô, vindas da cidade de Keto (SILVA, 1994, p. 59). Conforme texto extraído do Blog Olhos D'água da D'oxum, ao contrário da maioria das outras religiões, no Candomblé, por exemplo, existem cargos que não podem ser dados a homens e vice-versa. Sendo assim, nesta religião a mulher tem papel fundamental. Citamos aqui o cargo de Yabassé, a mulher responsável pela comida dos santos, a Ekédi, que exerce a função de Dama de Honra do Orixá regente da Casa. É dela a função de zelar, acompanhar, dançar, cuidar das roupas e apetrechos do Orixá da Casa, além dos demais Orixás, dos filhos e até mesmo dos visitantes. É uma espécie de noiva que atua sempre ao lado do Orixá e que também cuida dos objetos pessoais do Babalorixá ou Iyalorixá. Segundo o site mundo dos orixás, o cargo de Ekedi é muito importante, pois será ela a condutora dos Orixás incorporados no Egbê (barracão ou sala de festividades) e dela é a responsabilidade de recolhê-los e desvirá-los, observando as condições físicas daqueles que desviraram. As mulheres das comunidades-terreiros, do povo de Axé, vão se caracterizar por um passado de luta, determinação e resistência passando a simbolizar a mulher (...) que enfrenta adversidades e problemas de qualquer ordem, possibilitando uma autoimagem e uma auto definição: mulheres sem papas na língua, de raça, que não tem medo de nada (THEODORO, 1986, p. 183). Por conta da ampla participação feminina e negra nas religiões de matrizes africanas em geral, o discurso de ser uma religião matriarca é muito recorrente, sobretudo por que estas são lideranças religiosas e chefes de família.

9 29156 Landes (2005) foi pioneira ao falar em seu livro cidade das mulheres, sobre o matriarcado e homossexualidade nas religiões afro-brasileiras, trazendo importantes e inovadoras contribuições à época. A autora foi duramente criticada por sugerir que o Candomblé fosse uma religião de feministas e homossexuais, além de aspectos que fugiam dos cânones morais da época. Podemos imaginar o desgosto de Arthur Ramos ao ver a religião pela qual tanto lutou para preservar das variadas formas de preconceito, além de ter que suportar vêla conhecida pejorativamente como religião de negros, passar também a ser referida como religião de homossexuais (BIRMAN, 2005, p. 405). Hoje vemos na maioria das religiões, que a grande maioria da participação é feminina. No entanto, a estas não são dados cargos de chefia ou liderança, historicamente devido a um machismo que a centenas de anos se estabeleceu devido a escrituras feitas por homens que para ditar normas de controle dos povos, para serem seguidas pela sociedade da época. Por mais incrível que pareça, mesmo diante do machismo institucionalizado, as maiores religiões ainda são seguidas até os dias de hoje. Se o público de fiéis que engrossam as fileiras das instituições religiosas é majoritariamente feminino, como explicar que às mulheres ainda seja vetada a participação como ministras ordenadas na Igreja Católica e em um sem número de igrejas protestantes clássicas e pentecostais? (ORTNER E WHITEHEAD, 1981, p. 16 apud SEGATO, 2000, p. 88). As igrejas cristãs, afirmam que seus fundamentos, baseiam-se em escritas feitas por Deus e que não podem ser alteradas. Hoje os seguidores destas escrituras quando se dirigem para outras pessoas com suas formas de pensar, logo citam com frases prontas, como: está escrito que.... Frases como essa, são ditas como se aquilo que elas/eles acreditam, fosse uma lei obrigatória a todas as pessoas, inclusive aquelas que não seguem estas escrituras. Os homens, não há dúvida, podem constituir famílias, construir relações consanguíneas e de aliança a partir da assunção do estatuto de pai, mas vão depender da presença das mulheres para constituir o terreiro como um grupo doméstico, que possa abrigar seus filhos e filhas, além de ser o local onde se realizam todos os ritos e obrigações (BIRMAN, 1995, p ). Apesar do aumento de homens como sacerdotes nas lideranças, vemos ainda que as mulheres são a maior parte dos fiéis e são elas que conferem às casas a imagem das baianas que remetem às tradições. As mulheres oferecem a organização e apresentam a respeitabilidade necessária nos templos, Birman (1995).

10 29157 Mesmo em casas dirigidas por homens ou com a presença expressiva de homossexuais masculinos, as mulheres exercem o papel da organização e do cuidado com os Orixás. Também vale reforçar que independentemente de a liderança ser masculina ou feminina, os espaços dos terreiros, como são chamados os templos de tradições afrobrasileiras, são agregadores de mulheres e homens, heterossexuais e homossexuais, que manifestam sua sexualidade sem medo e sem culpa, para uma melhor forma de relacionamento com essas condições. No entanto, é importante frisar que a divisão do trabalho é organizada obedecendo à ordem de construção dos gêneros e não a orientação sexual. Reforçando as representações sociais dos papéis de gênero, ou seja, gays terão cargos masculinos, lésbicas terão cargos femininos. Em muitos terreiros do país, já se respeita também a identidade de gênero, ou seja, uma mulher transexual var exercer cargos femininos e vice-versa. Considerações Finais Este artigo designou-se a apresentar ao longo do texto, a história da presença de homossexuais nas religiões afro-brasileiras. Estes sujeitos foram excluídos do meio religioso ao longo da história, devido a influencia de valores judaico-cristãos. Verificou-se como esta influência aconteceu e porque conseguiram o respeito através de seu caráter e fidelidade à religião, sem serem vistos a partir de sua sexualidade. A maioria das casas de religião afro-brasileira, se baseiam em valores diferentes do judaico-cristão. A partir da ótica africana sobre o que são os valores éticos e religiosos, nessas casas não há influência machista nos cargos e funções. Não há nenhuma restrição para que homossexuais, travestis e transexuais possam ou não participar e serem praticantes destas religiões, isto explica o porquê de ser uma religião tão frequentada não só por homossexuais, que ao contrário do que se pensa, são pessoas muito religiosas, mas também por toda diversidade de pessoas, independente da classe social, raça, etnia, orientação sexual e identidade de gênero. Além dessas considerações, cabe ressaltar a importante presença da mulher nos cargos de liderança nas religiões afro-brasileiras, bem como, o ambiente igualitário que estas proporcionam.

11 29158 REFERÊNCIAS BAYER, Alberto A. Fazer o Bem sem Olhar a Quem. CEU Centro de Estudos Umbandista. [S.I.], Disponível em: < Acesso em: 10 maio BÍBLIA Sagrada. 2 ED. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, BIRMAN, Patrícia. Transas e transes: sexo e gênero nos cultos afro-brasileiros, um sobrevôo. Revista Estudos Feministas, Florianópolis: Disponível em: < Acesso em 22 fev BRUM, Eliane; SANCHES, Mariana. O que significa ser católico no Brasil. [S.I.]: Época, [2012?]. Disponível em: < Acesso em: 12 maio GRUPO DE ESTUDO ALLAN KARDEC. Homossexualidade na Visão Espírita. [S.I.], Disponível em: < Acesso em 12 maio LANDES, Ruth. A cidade das Mulheres. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Publicado originalmente em MARTINELLI. Manifesto contra a intolerância religiosa e o racismo, em defesa do candomblé e dos cultos afro-brasileiros em geral. ORDEP SERRA. [S.I.], Disponível em: < Acesso em 17 maio MESQUITA, Ralph Ribeiro. Entre Homens e Deuses: Identidade, gênero e (homo)sexualidade no contexto religioso afro-brasileiro f. Tese (Doutorado em Antropologia). UFSC. Santa Catarina Disponível em: < Acesso em: 20 fev MOTT, Luiz. Etno-História da homossexualidade na América Latina. Pelotas. Ed.UFP. [1994?]. Disponível em: < 4.pdf&sa=U&ei=koUnUeaQCo_Q9ASBoYB4&ved=0CBsQFjAA&usg=AFQjCNFge88zpnjj GnNKivATpJRspmNCyg>. Acesso em: 15 fev OGGIONI, Alessandra. Religião versus homossexualidade: como as igrejas acolhem os gays? IG. [S.I.], Disponível em: < Acesso em: 15 maio 2013.

12 29159 OLHOS D'ÁGUA DA OXUM. Cargos no barracão. Blog, [S.I.], 2012.Disponível em < Acesso em 15 fev PAI JORGE. Logunedé.Vetorial.net. [S.I.], [entre 2000 e 2013]. Disponível em: < Acesso em 09 maio PRANDI, Reginaldo. O Brasil com axé: candomblé e umbanda no mercado religioso. Estudos avançados: dossiê religiões no Brasil. São Paulo, vol.18. n.34. p Disponível em: < Acesso em: 22 fev PRETES, Érika Aparecida ; VIANNA, Túlio. História da criminalização da homossexualidade no Brasil: da sodomia ao homossexualismo. Belo Horizonte. Ed. PUC. Vol Disponível em: < Acesso em: 18 fev ROSADO-NUNES, Maria José. Gênero e Religião. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 13, n. 2, p , maio-agosto Disponível em: < Acesso em: 16 fev SEGATO, Rita Laura. Inventando a natureza: família, sexo e gênero no Xangô do Recife. Anuário Antropológico. Tempo Brasileiro. São Paulo SILVA, Vagner Gonçalves da. Candomblé e umbanda: caminhos da devoção brasileira. São Paulo: Ática, < Caminhos-da-devocao-brasileira-Vagner-Goncalves-da-Silva>. Acesso em 10 jan THEODORO, Helena. Algumas considerações sobre a mulher negra. In: Identidade Negra e Religião. [S.I.]: Edições Liberdade. Imprensa Metodista páginas. VAÍNFAS, Ronaldo. Trópico dos pecados: moral, sexualidade e inquisição no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Cap. 5. VERGER, Pierre. A contribuição especial das mulheres ao candomblé do Brasil. In:. Artigos. São Paulo: Corrupio, 1992.

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA SAGRADA Nº 8 - Mar/15 PRESTA atenção RELIGIÃO! BÍBLIA Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! vai tratar de um assunto muito importante: Religião. A fé é uma questão muito pessoal e cada

Leia mais

ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturas portuguesa e indígena que se manifestam

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

UNIÃO HOMOAFETIVA. Tâmara Barros

UNIÃO HOMOAFETIVA. Tâmara Barros UNIÃO HOMOAFETIVA Tâmara Barros O relacionamento entre pessoas do mesmo sexo ainda é uma questão controversa para a maior parte da população da Grande Vitória, conforme pode ser averiguado através de pesquisa

Leia mais

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA PROJETO DE LEI Nº 309 DE 2011 VOTO EM SEPARADO

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA PROJETO DE LEI Nº 309 DE 2011 VOTO EM SEPARADO COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA PROJETO DE LEI Nº 309 DE 2011 Altera o art. 33 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino religioso nas redes públicas de ensino

Leia mais

Usos e Costumes. Nos Dias Atuais TIAGO SANTOS

Usos e Costumes. Nos Dias Atuais TIAGO SANTOS Usos e Costumes Nos Dias Atuais TIAGO SANTOS [ 2 ] Prefácio Nos dias atuais temos visto muitas mudanças de paradigmas nos regulamentos internos de nossas instituições. Isso tem ocorrido pela demanda de

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

Ser humano, sociedade e cultura

Ser humano, sociedade e cultura Ser humano, sociedade e cultura O ser humano somente vive em sociedade! Isolado nenhuma pessoa é capaz de sobreviver. Somos dependentes uns dos outros,e por isso, o ser humano se organiza em sociedade

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS

A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS Os Direitos Humanos surgiram na Revolução Francesa? Olympe de Gouges (1748-1793) foi uma revolucionária e escritora francesa. Abraçou com destemor

Leia mais

LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, EXPRESSÃO E RELIGIÃO NO BRASIL Rev. Augustus Nicodemus Lopes APRESENTAÇÃO CARTA DE PRINCÍPIOS 2011

LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, EXPRESSÃO E RELIGIÃO NO BRASIL Rev. Augustus Nicodemus Lopes APRESENTAÇÃO CARTA DE PRINCÍPIOS 2011 LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, EXPRESSÃO E RELIGIÃO NO BRASIL [SLIDE 1] CAPA [SLIDE 2] UM ASSUNTO ATUAL APRESENTAÇÃO CARTA DE PRINCÍPIOS 2011 Os conceitos de liberdade de consciência e de expressão têm recebido

Leia mais

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5. Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.1-2 E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6]

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] O tema central desta edição do Boletim Informativo será a Psicologia Infantil. A Psicologia Infantil é a área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da

Leia mais

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS. UNICEF 20 de Novembro de 1959 AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS. UNICEF 20 de Novembro de 1959 AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS UNICEF 20 de Novembro de 1959 AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS DIREITO À IGUALDADE, SEM DISTINÇÃO DE RAÇA RELIGIÃO OU NACIONALIDADE Princípio I - A criança desfrutará

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 21 Discurso na cerimónia de instalação

Leia mais

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA José Ivo dos Santos Pedrosa 1 Objetivo: Conhecer os direitos em saúde e noções de cidadania levando o gestor a contribuir nos processos de formulação de políticas públicas.

Leia mais

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora.

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora. Apresentação e projetos para Israel Prezados Senhores, Shalom. Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela. A atua no mercado judaico há mais de 10 anos e a partir de

Leia mais

AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1

AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1 AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1 CHRISTO, Aline Estivalet de 2 ; MOTTA, Roberta Fin 3 1 Trabalho de Pesquisa referente ao Projeto de Trabalho Final de Graduação

Leia mais

SINCRETISMO RELIGIOSO, NATAL FESTEJA IEMANJÁ 1

SINCRETISMO RELIGIOSO, NATAL FESTEJA IEMANJÁ 1 SINCRETISMO RELIGIOSO, NATAL FESTEJA IEMANJÁ 1 Antônio da Silva PINTO Netto 2 Joabson Bruno de Araújo COSTA 3 Giovana Alves ARQUELINO 4 Sebastião Faustino PEREIRA Filho 5 Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

INDÍGENAS RESERVA DO VOTOURO E CHARRUA

INDÍGENAS RESERVA DO VOTOURO E CHARRUA INDÍGENAS RESERVA DO VOTOURO E CHARRUA Reserva com 210 famílias Escola com 280 alunos Todos os professores são formados ou estão se formando no ensino superior Há alunos do Município de Faxinal que estudam

Leia mais

18/3/2011 EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE. Temas Principais. Tema 5: Sexualidade em sala de aula Tema 6: Religiosidade e Educação

18/3/2011 EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE. Temas Principais. Tema 5: Sexualidade em sala de aula Tema 6: Religiosidade e Educação Para ajudar a proteger sua privacidade, o PowerPoint impediu o download automático desta imagem externa. Para baixar e exibir esta imagem, clique em Opções na Barra de Mensagens e clique em Habilitar conteúdo

Leia mais

Exacerbado, atual nacionalismo é pregado por quem veste Prada

Exacerbado, atual nacionalismo é pregado por quem veste Prada Para Ana Maria Dietrich, professora da Federal do ABC, grupos que levantam bandeiras do ódio e do preconceito não possuem fundamento e são regidos pela elite brasileira São Bernardo do Campo Professora

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA SOCIOLOGIA. Conteúdo: Conflitos religiosos no mundo

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA SOCIOLOGIA. Conteúdo: Conflitos religiosos no mundo Conteúdo: Conflitos religiosos no mundo Habilidades: Reconhecer que a religião muitas vezes esconde razões políticas, econômicas e sociais de inúmeros conflitos no mundo contemporâneo; Reconhecer que a

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

Direitos LGBT: do casamento ao enfrentamento da discriminação

Direitos LGBT: do casamento ao enfrentamento da discriminação Direitos LGBT: do casamento ao enfrentamento da discriminação Publicado em 28/06/2015, às 15h26 Atualizado em 28/06/2015, às 15h58 Sérgio Costa Floro* Especial para o NE10 #LoveWins tomou conta do discurso

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES Alexandre do Nascimento Sem a pretensão de responder questões que devem ser debatidas pelo coletivo, este texto pretende instigar

Leia mais

Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória contra pessoas, lugares ou tradições diferentes

Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória contra pessoas, lugares ou tradições diferentes Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória contra pessoas, lugares ou tradições diferentes daqueles que consideramos nossos. Costuma indicar desconhecimento

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho Psicologia Integral Disciplina: Antropologia II. Sexualidade, Desvio e Norma Permissões e Limites

Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho Psicologia Integral Disciplina: Antropologia II. Sexualidade, Desvio e Norma Permissões e Limites Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho Psicologia Integral Disciplina: Antropologia II Sexualidade, Desvio e Norma Permissões e Limites Mariana Cervi Marques Fernandes RA 922901 Resumo Dos

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa Mensal de Emprego EVOLUÇÃO DO EMPREGO COM CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA 2003-2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 2 Pesquisa Mensal de Emprego - PME I - Introdução A Pesquisa

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

Aula 7.1 Conteúdo: Textos Sagrados: orais e escritos O que são os textos sagrados? O texto sagrado nas tradições religiosas ENSINO RELIGIOSO

Aula 7.1 Conteúdo: Textos Sagrados: orais e escritos O que são os textos sagrados? O texto sagrado nas tradições religiosas ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 7.1 Conteúdo: Textos Sagrados: orais e escritos O que são os textos sagrados? O texto sagrado nas tradições religiosas 2 CONTEÚDO E HABILIDADES

Leia mais

Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado;

Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado; Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado; Utiliza-se para designar uma dada entidade políticoadministrativa;

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Religiosidade Africana

Religiosidade Africana UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRPPG MECM CONHECIMENTO E DIVERSIDADE CULTURAL Religiosidade Africana Douglas Aires GOIÂNIA, 2012 Religião Africana O africano tem a religião como um modo de vida que é caracterizada,

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

Qual o seu posicionamento com relação à criminalização da homofobia? Por quê?

Qual o seu posicionamento com relação à criminalização da homofobia? Por quê? Entrevista com Cláudio Nascimento, membro do Grupo Arco-Íris, coordenador geral da 13ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro e superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria

Leia mais

Todos Batizados em um Espírito

Todos Batizados em um Espírito 1 Todos Batizados em um Espírito Leandro Antonio de Lima Podemos ver os ensinos normativos a respeito do batismo com o Espírito Santo nos escritos do apóstolo Paulo, pois em muitas passagens ele trata

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

MULHER NO MERCADO DE TRABALHO MULHER NO MERCADO DE TRABALHO Tâmara Freitas Barros A mulher continua a ser discriminada no mercado de trabalho. Foi o que 53,2% dos moradores da Grande Vitória afirmaram em recente pesquisa da Futura,

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

CUIDAR DA NATUREZA RESPEITANDO OS ORIXÁS E ENTIDADES

CUIDAR DA NATUREZA RESPEITANDO OS ORIXÁS E ENTIDADES Ambiente em Ação CUIDAR DA NATUREZA RESPEITANDO OS ORIXÁS E ENTIDADES Orientações para práticas culturais/religiosas em unidades de conservação e áreas naturais protegidas por lei. Bem vindo(a)! componente

Leia mais

Palavras-chave: Implantação da Lei 10.639/03, Racismo, Educação.

Palavras-chave: Implantação da Lei 10.639/03, Racismo, Educação. A PRESENÇA DO NEGRO NA ESCOLA ESTRATÉGIAS DE LUTA CONTRA O RACISMO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CRATO-CE Dayze Carla Vidal da Silva (Universidade Regional do Cariri)

Leia mais

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Tema: Consciência Negra Público-alvo: O projeto é destinado a alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais Duração: Um mês Justificativa:

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

O papel da mulher na construção de uma sociedade sustentável

O papel da mulher na construção de uma sociedade sustentável O papel da mulher na construção de uma sociedade sustentável Sustentabilidade Socioambiental Resistência à pobreza Desenvolvimento Saúde/Segurança alimentar Saneamento básico Educação Habitação Lazer Trabalho/

Leia mais

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA DEPUTADO MARCELO SERAFIM

Leia mais

PALAVRAS DO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO "LIDERANÇA JOVEM NO SECULO XXI", AOS 07/03/2002 ~j 2902 03-0~/02

PALAVRAS DO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO LIDERANÇA JOVEM NO SECULO XXI, AOS 07/03/2002 ~j 2902 03-0~/02 PALAVRAS DO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO "LIDERANÇA JOVEM NO SECULO XXI", AOS 07/03/2002 ~j 2902 03-0~/02 Excelentíssimo Senhor Enrique Ig lesias, Presidente do Banco

Leia mais

Projeto Prevenção Também se Ensina

Projeto Prevenção Também se Ensina Projeto Prevenção Também se Ensina Vera Lúcia Amorim Guimarães e-mail veramorim@ig.com.br Escola Estadual Padre Juca Cachoeira Paulista, SP Dezembro de 2007 Disciplina: Ciências Séries: EF todas da 5ª

Leia mais

O curso da Vida e a Pré-Aposentadoria: perspectivas antropológicas

O curso da Vida e a Pré-Aposentadoria: perspectivas antropológicas O curso da Vida e a Pré-Aposentadoria: perspectivas antropológicas FUNDACENTRO/SP Novembro 2013 Prof. Dr. Silas Guerriero Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PUC-SP silasg@pucsp.br O Ser

Leia mais

Realidade vs Virtualidade

Realidade vs Virtualidade Realidade vs Virtualidade Vivendo entre quem Somos e quem queremos Ser Necessidade de sermos felizes Necessidade de sermos aceitos Necessidades de Sermos A CONSTRUÇÃO DA NOSSA IDENTIDADE Vivendo entre

Leia mais

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 18 a 22 de outubro, 2010 337 DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

INTRODUÇÃO A ANTROPOLOGIA RELIGIOSA

INTRODUÇÃO A ANTROPOLOGIA RELIGIOSA INTRODUÇÃO A ANTROPOLOGIA RELIGIOSA A Antropologia é o estudo do homem e seu mundo. Como ciência da humanidade, ela se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade. (MARCONI, Marina

Leia mais

A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da

A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da O Pentateuco A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da humanidade, do povo escolhido. As histórias

Leia mais

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas.

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O que é o dever de Consulta Prévia? O dever de consulta prévia é a obrigação do Estado (tanto do Poder Executivo, como do Poder Legislativo)

Leia mais

Adoção por Casal Homoafetivo

Adoção por Casal Homoafetivo Assunto Especial - Doutrina União Homoafetiva - Alimentos e Adoção Adoção por Casal Homoafetivo DOUGLAS PHILLIPS FREITAS 1 Advogado, Psicopedagogo, Presidente do IBDFAM/SC, Professor da AASP - Associação

Leia mais

Presidência da República Federativa do Brasil. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Presidência da República Federativa do Brasil. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Presidência da República Federativa do Brasil Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial A SEPPIR CRIAÇÃO A Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial)

Leia mais

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos:

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER (1864 1920) Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha por volta do século XIX, um pouco mais tarde do que a França, que foi impulsionada pelo positivismo.

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Relações Étnico-raciais no Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Ementa da Disciplina. Teleaula 1. Conceitos Básicos.

Relações Étnico-raciais no Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Ementa da Disciplina. Teleaula 1. Conceitos Básicos. Relações Étnico-raciais no Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana Teleaula 1 Profa. Dra. Marcilene Garcia de Souza Grupo Uninter Ementa da Disciplina Contextos e conceitos históricos sobre

Leia mais

A PSICANÁLISE E OS MODERNOS MOVIMENTOS DE AFIRMAÇÃO HOMOSSEXUAL 1

A PSICANÁLISE E OS MODERNOS MOVIMENTOS DE AFIRMAÇÃO HOMOSSEXUAL 1 A PSICANÁLISE E OS MODERNOS MOVIMENTOS DE AFIRMAÇÃO HOMOSSEXUAL 1 Este artigo trata da difícil relação entre a teoria psicanalítica, que tradicionalmente considerava os comportamentos eróticos entre pessoas

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

Preciso anunciar mais...

Preciso anunciar mais... Na maioria dos projetos que participamos, temos certeza de que quando o empreendedor inicia um trabalho de CRM, ele busca sempre é por uma vantagem competitiva: uma equipe de vendas mais eficiente, processos

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL - SEDAS GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAÇÃO TEXTO I

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL - SEDAS GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAÇÃO TEXTO I TEXTO I Igualdade de Gênero no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher As desigualdades são sentidas de formas diferentes pelas pessoas dependendo do seu envolvimento com a questão. As mulheres sentem

Leia mais

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante

Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Diferença entre a Bíblia Católica e a Protestante Hugo Goes A Bíblia é formada por duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Em relação ao Novo Testamento, não há nenhuma diferença entre a

Leia mais

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3 3. A transversalidade da saúde Você já ouviu falar em Parâmetros Curriculares Nacionais? Já ouviu? Que bom! Não lembra? Não se preocupe, pois iremos, resumidamente, explicar o que são esses documentos.

Leia mais

PESQUISA SOBRE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR SUMÁRIO EXECUTIVO

PESQUISA SOBRE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR SUMÁRIO EXECUTIVO PESQUISA SOBRE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR SUMÁRIO EXECUTIVO Visando subsidiar a formulação de políticas e estratégias de ação que promovam, a médio e longo prazos, a redução das desigualdades

Leia mais

Estudo Dirigido - RECUPERAÇÃO FINAL

Estudo Dirigido - RECUPERAÇÃO FINAL Educador: Luciola Santos C. Curricular: História Data: / /2013 Estudante: 7 Ano Estudo Dirigido - RECUPERAÇÃO FINAL 7º Ano Cap 1e 2 Feudalismo e Francos Cap 6 Mudanças no feudalismo Cap 7 Fortalecimento

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES Empreendedorismo Curso de Moda e Estilismo Graduação em Administração de Empresas Especialização em Marketing Empreendedorismo COMPETÊNCIAS Conhecer o processo de empreender utilizando as estruturas, as

Leia mais

SOCIEDADE VIRTUAL: UMA NOVA REALIDADE PARA A RESPONSABILIDADE CIVIL

SOCIEDADE VIRTUAL: UMA NOVA REALIDADE PARA A RESPONSABILIDADE CIVIL SOCIEDADE VIRTUAL: UMA NOVA REALIDADE PARA A RESPONSABILIDADE CIVIL FABRICIO DOS SANTOS RESUMO A sociedade virtual, com suas relações próprias vem se tornando uma nova realidade para a responsabilidade

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem.

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem. ESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / "Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que seja." (Rick Warren) LÍDER:

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais