Mix promocional. Comportamento do Consumidor diante da propaganda. Ma. Rosemarly Candil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mix promocional. Comportamento do Consumidor diante da propaganda. Ma. Rosemarly Candil"

Transcrição

1 Mix promocional. Comportamento do Consumidor diante da propaganda. Ma. Rosemarly Candil

2 A partir da década de 90 acessibilidade e volume de informações fluem de todos os lados, o caminho dos produtos/serviços até a mente do consumidor para posterior aquisição ficou mais árduo. A empresa ajusta ao mercado seu produto, o preço, a logística (place), mas existe a necessidade da empresa mostrar ao consumidor tudo aquilo de que ela dispõem: mix promocional.

3 Objetivo: provocar no consumidor a ação da compra ou aceitação de seus produtos/serviços através de informação, persuasão ou indução. a) Venda Pessoal b) Propaganda c) Promoção de vendas d) Relações Públicas Cada um atua de forma diferenciada para atingir o cliente.

4 Venda pessoal persuasão direta, oral ou telefônica, que busque levar um cliente potencial a adquirir um bem ou reagir sobre uma idéia. Propaganda esforço pago, que busca transmitir mensagens visuais e/ou orais que afetem as atitudes do consumidor para com o produto ou serviço. Não tem a função de vender, mas de predispor para a compra (vender: produto, embalagem, vendedor). Promoção de vendas - Merchandising - atividades de curto prazo, que dão suporte à venda pessoal e à propaganda, tornando-as mais eficazes.

5 Dão razões imediatas para a compra, (amostras, displays, demonstrações, brindes, descontos, prêmios, liquidações,...) Relações Públicas abrange todo o relacionamento com o público interno ou externo da empresa. Entre suas atividades estão: relações com a imprensa, press release, seminários, convenções, comunicações corporativas (relatórios ou folders ), lobby...

6 É essencial que a empresa perceba sua inserção num ambiente cada vez mais ambíguo e dinâmico, onde a qualidade absoluta deixou de ser considerada algo mais e passou a ser considerada obrigatória.

7 O comportamento do Consumidor diante da Propaganda Objetivo final da propaganda = VENDA. Resultados a longo prazo com efeito cumulativo gradualmente ir construindo desejo e reduzindo barreiras para compra. A propaganda age em 3 dimensões: cognitiva, afetiva e comportamental.

8 Cognitiva: elementos racionais adquiridos com aprendizado. Envolve idéias, conceitos, atitudes e fatos = raciocínio, resolução de problemas... Afetiva: sentimentos e emoções. Comportamental: refere-se a motivação que leva o indivíduo a obtenção do objeto.

9 Relacionando estas 3 dimensões temos = Modelo AIDA. Representa o comportamento do consumidor quando exposto à propaganda desde o despertar da necessidade até a compra do produto.

10 Dimensões AIDA Função do Anunciante Comportamental Ação Atrair a atenção Afetiva Desejo/Interesse Manter seu interesse estimular seu desejo Cognitiva Atenção Desencadear a ação de compra

11 O poder de influência da propaganda sobre o comportamento do consumidor é reconhecido mas não levam a aquisição de um produto se não houver uma necessidade ou um desejo potencial. Exceto na compra por impulso que pode não ser repetida se não houver satisfação.

12 Modelo Ideal para Propaganda: Processo de Persuasão Propaganda Atitudes Comportamento Predisposição básica Estímulo Expectativas Compra positivas Confirmação Reforço Satisfação Atitude favorável Preferência Fidelidade Experimentação Recompensa Hábito de consumo

13 A propaganda então age em 2 momentos: antes da compra, gerando expectativas positivas quanto a marca e após a experiência na renovação da compra.

14 O Processo de Compra e o Consumidor: As pessoas são únicas, complexas, imprevisíveis e, até certo ponto, irracionais. De forma generalizada, no processo de compra encontramos 5 etapas que supostamente um indivíduo enfrenta, desde o reconhecimento de uma necessidade até a evidencia de um desejo.

15 Processo de Compra Reconhecimento do Problema Busca de Informação Avaliação das alternativas Decisão de compra Avaliação pós compra

16 Depois de decidida e efetuada a compra, se houver satisfação à probabilidade de que ela se repita. Isto afeta o nível de informação que passará de boca em boca para outros consumidores. No momento pós compra surge à dissonância cognitiva = falta de harmonia entre as várias percepções do comprador sobre o produto adquirido e as alternativas rejeitadas.

17 A ansiedade gerada pode levar o consumidor a: desfazer-se do produto, devolvendo a loja ou repassando a alguém ou confirmar sua atitude de compra procurando informações que possam convencê-lo que fez um bom negócio. A forma como se dará o processo de compra comportamento do consumidor determinado por fatores individuais e ambientais.

18 Compra Resultado de Elementos Intrínsecos: ao produto: conteúdo, qualidade, sabor, estrutura, forma, cor, utilidade, aproveitamento, reaproveitamento. ao consumidor: estímulos, conselhos, imitações.

19 Fatores Internos: Necessidade e motivos: motivos são forças que estimulam o comportamento para satisfazer as necessidades. Personalidade: auto conceito, estilo de vida. Percepção: como o indivíduo seleciona, organiza ou interpreta aos estímulos aos quais ele é exposto, tal como preço... Aprendizagem: mudanças no comportamento fruto de experiências.

20 Atitudes: resposta aos estímulos. São expressões do comportamento. Envolvimento: representa a intensidade do interesse do consumidor pelos estímulos enviados pela empresa.

21 Fatores Externos: Sócio culturais: valores da sociedade na qual o indivíduo esta inserido, fator econômico, influência da mídia, grupos de referência como família, amigos, grupos de trabalho. Demográficos: idade, salário, nível educacional, profissão, classe social, grupo étnico, local onde reside. A persuasão do consumidor inclui formação de atitude e condicionamento comportamental.

22 O mercado e sua Segmentação Consiste de todos os clientes, atuais e potenciais, que compartilham uma necessidade ou desejo que pode ser satisfeita por um produto específico os quais tem os recursos, desejam, e tem autoridade para realizar a troca.

23 Coca-cola Newcoke Coca-cola clássica Cocalight Cocadecafeína Cocatab Coca fresca Coca Cherry

24 Em lata, tamanho família 2litros, 750 ml, 1,5 litros, 1 litro, individual em garrafa retornável e coca-cola de máquina servida em copos de diferentes tamanhos. A segmentação vem da necessidade de se definir a quem servir, já que agradar a todos e tarefa difícil. A segmentação é, portanto a subdivisão do mercado em grupos homogêneos, de pessoas para melhor formulação das estratégias de marketing.

25 O Mercado pode ser Segmentado a Partir de 4 Elementos Básicos: Geográfico: região onde moram, tamanho da cidade, densidade populacional, clima... Demográfico: idade, sexo, religião, tamanho da família, renda, profissão, nível de instrução, nacionalidade, classe social. Psicográfico: estilo de vida, personalidade, benefícios esperados com o produto/serviço. Situação de Compra: conveniências, lojas especializadas, super mercados.

26 Características do segmento de sucesso: Homogêneo: pessoas com comportamento semelhante com relação a suas necessidades. Substancial: suficientemente grande para gerar lucros. Operacional: as dimensões devem ser práticas para poder ser trabalhado. Estável: não podem desaparecer repentinamente.

27 Muitas vezes o segmento existe teoricamente mas na prática não funciona, aí as pesquisas ganham evidência.

28 Sistema de Informação em MKT: Como saber o que o consumidor quer, as mudanças que acontecem no mercado, as estratégias da concorrência? Através de um Sistema de Informação de Marketing SIM.

29 Quem detém a informação detém o poder.

30 Segundo Kotler existem 3 fontes básicas de informações: 1 Sistema de contabilidade ordens de compra, níveis de estoque, preços, formas de cobrança... 2 Sistema de inteligência leituras de jornais, publicações em revistas especializadas, dados atuais. 3 Pesquisa de mercado coleta, registro e análise sistemática de dados sobre o comportamento dos consumidores ou sobre a comercialização dos seus serviços. Deve ser feita com metodologia específica.

31 a) Definição do problema do que se quer pesquisar, o objetivo da pesquisa. b) Projeto de pesquisa Deve responder 2 perguntas: Como será feita a pesquisa? (metodologia) Quem será pesquisado? (amostra). Nesse momento define-se como os dados serão pesquisados: já existentes, de publicações,... A definição da amostragem é feita pelo método qualitativo ou quantitativo.

32 Se forem dados primários pode-se utilizar 3 métodos: observação, experimentação ou entrevista pessoal. Para cada método de pesquisa haverá um instrumento adequado. Na observação pode-se utilizar papel, lápis, circuito de TV, fotografias. Na experimentação utiliza-se o objeto a ser experimentado e outros instrumentos de suporte para medir e registrar a reação dos consumidores. Na entrevista pessoal utiliza-se um questionário ou um roteiro de entrevistas para orientar a ordem dos dados.

33 A definição da amostragem é feita pelo método qualitativo ou quantitativo. a) Trabalho de campo: coleta de dados como definida anteriormente. b) Análise de dados: tabulação dos dados para, de acordo com o que ficou definido no projeto de pesquisa. c) Preparação do relatório: inicia com uma justificativa resumida do problema e das descobertas principais, seguido de algum comentário sobre a descoberta. Uma breve descrição da metodologia e por último as discussões sobre a pesquisa.

34 A pesquisa de mercado é instrumento valioso, mais para que seja corretamente utilizada é necessário: Planejamento Análise correta das informações para evitar erro na tomada de decisão.

35 A Tecnologia a Serviço do Mkt: É necessário conhecermos os clientes: onde compram, o que compram, quando compram, como compram, com que freqüência...os concorrentes: quem são, quais os preços que praticam, que serviços oferecem...o ambiente: variações da economia, poder aquisitivo da população, variações legais, variações demográficas,...

36 São necessários arranjos para trabalhar com este fluxo de informações = SIM (pessoas, equipamentos e procedimentos).

37 A principal é o DATABASE de Marketing, que é um banco de dados com quantidade muito maior de informações relativas a cada cliente potencial, visando: conhecer as características e preferências de cada cliente, customizar e sistematizar programas + específicos para cada necessidade.

38 Por que o DATABASE Hoje existe grande diversidade de escolhas para satisfação de uma necessidade + mídia de massa + fim da fidelidade. Portanto relacionar-se com o cliente é a chave para sobrevivência e o database viabiliza relacionamento + individualizado, duradouro e produtivo. Utiliza mídias de forma integrada: telemarketing, mala-direta, quiosques...

39 As tendências apontam que os consumidores, cada vez + comprarão de empresas que: Conhecerem mais sobre eles, tiverem habilidade de oferecer produtos e serviços que melhor os atenda, entregarem mais valor, viabilizarem maior qualidade, menores preços e maior conveniência, oferecerem melhores opções de serviços customizados para atender suas necessidades particulares.

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade I Marketing Profª. Daniela Menezes O que é Marketing? Marketing é:...um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta

Leia mais

Informações de marketing

Informações de marketing Pesquisas Mercadológicas Informações de Marketing Informações de marketing O Sistema de Informações de Marketing (SIM) possibilita que a empresa organize um fluxo de informações necessárias para a tomada

Leia mais

Análise dos mercados consumidores

Análise dos mercados consumidores Análise dos mercados consumidores Capítulos 6 Luciano Mendes Análise de mercados consumidores O objetivo do marketing é atender e satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes-alvo melhor do que

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO Aplicação da pesquisa, definição de púbico-alvo e como analisar o mercado em que se pretende atuar

PESQUISA DE MERCADO Aplicação da pesquisa, definição de púbico-alvo e como analisar o mercado em que se pretende atuar Aplicação da pesquisa, definição de púbico-alvo e como analisar o mercado em que se pretende atuar Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contêm certo grau de incerteza, tanto no que diz

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse.

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. GESTÃO DE MARKETING (55) 84110601 Marketing é o processo de estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. Nickels & Wood (1999) O objetivo do marketing

Leia mais

Marketing. Marketing -1-

Marketing. Marketing -1- Marketing -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 MARKETING... 07 MIX DE MARKETING... 08 MARKETING DE RELACIONAMENTO... 09 CONCORRENTES... 11 ESTRATÉGIA... 12 FERRAMENTAS... 19 PROMOÇÃO DE VENDAS... 22 CAPÍTULO 2 PESQUISA

Leia mais

Marketing Academy. Talent Development for Business Growth

Marketing Academy. Talent Development for Business Growth Marketing Academy Talent Development for Business Growth Marketing Classes Promoção Manuela Palma Novo 3M Confidential 16 September 3M 2015. All Rights Reserved. PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO Estratégia

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing AULA 14 Marketing Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing Objetivo - Estabelecer todas as bases para a ação no mercado. Benefícios - Explorar uma oportunidade oferecida pelo mercado. - Integrar

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II PLANEJAMENTO DE CAMPANHA II MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V

GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V GESTÃO DE MARKETING AULAS IV e V Prof.: Renato Vieira DEFINIÇÕES CLIENTES Mercado é um conjunto de compradores reais e potenciais (clientes) de um produto. Esses compradores compartilham um desejo ou uma

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing. Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto

Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing. Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto A Pesquisa, na área de Marketing, pode ser Pura ou Aplicada.. Tipologia de Pesquisa para Marketing 1. Básica, Pura, Fundamental:

Leia mais

Capítulo 7. Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado para Obter Vantagem Competitiva

Capítulo 7. Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado para Obter Vantagem Competitiva Capítulo 7 Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado para Obter Vantagem Competitiva 1 Etapas na Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado (Fig. 7.1) Segmentação de mercado 1.

Leia mais

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial Slide 1 Marketing Planejamento Estratégico Profa. Tathyane Chaves Slide 2 Saber o que motiva o consumidor a escolher um determinado tipo de produto ou marca é a chave do marketing bem sucedido tomada de

Leia mais

SUMÁRIO. PREFÁCIO À 5 a EDIÇÃO...XI

SUMÁRIO. PREFÁCIO À 5 a EDIÇÃO...XI SUMÁRIO PREFÁCIO À 5 a EDIÇÃO...XI 1 MARKETING, MARKETING E MARKETING: VISÃO GERAL... 1 1.1 Produção, consumo e marketing... 2 1.2 Definições e concepções de marketing... 4 1.3 Esquemas de marketing: os

Leia mais

Empreendedorismo. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 04 - Segmentação de Mercado. Cursos de Computação

Empreendedorismo. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 04 - Segmentação de Mercado. Cursos de Computação Cursos de Computação Empreendedorismo Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 04 - Segmentação de Mercado Referência: Slides do professor Jose Sergio Resende Casagrande Segmentação de Mercado Segmentação de mercado

Leia mais

Administração do Relacionamento com os

Administração do Relacionamento com os Unidade II Administração do Relacionamento com os Clientes Prof. MSc. Marcelo S. Zambon Objetivos da Disciplina Neste módulo: Entendimento e importância da segmentação de mercado: O que são atributos valorizados

Leia mais

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design

OD313 Marketing e Design. Composto de Marketing : Promoção. Composto de Marketing: Promoção. Naotake Fukushima UFPR OD313 Marketing e Design Composto de Marketing: Promoção Naotake Fukushima UFPR Definições Comunicar o Valor! O que dizer? Para quem dizer? Com que frequência dizer? Naotake Fukushima UFPR Carro bacana, Divertido, Pequeno, Por

Leia mais

Briefing Geral. to brief : resumir

Briefing Geral. to brief : resumir http://www.mxstudio.com.br/forum/index.php?showtopic=3389 Briefing Geral to brief : resumir Briefing: resumo; conjunto de dados fornecidos pelo anunciante para orientar a sua agência na elaboração de um

Leia mais

SUMÁRIO PREFÁCIO, XIII

SUMÁRIO PREFÁCIO, XIII SUMÁRIO PREFÁCIO, XIII 1 MARKETING: UMA INTRODUÇÃO, 1 1 Por que estudar marketing, 1 2 O que é marketing, 2 2.1 Análise de um caso prático: H2OH, 3 2.2 Composto de marketing, 4 2.3 iphone Apple, 4 2.4

Leia mais

Promoção Comunicação

Promoção Comunicação Promoção Comunicação 1 Propaganda, Promoção de Vendas e Publicidade 2 3 Mix de Comunicação de Marketing ou Mix de Promoção Consiste em uma composição de instrumentos de comunicação como propaganda, venda

Leia mais

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Promoção Prof. M e André F. A. Fagundes Prof. M e André F. A. Fagundes 1 Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar,

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor

Como Vender Mais e Melhor Como Vender Mais e Melhor 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 OBJETIVO Este curso visa proporcionar ao participante a competência para identificar oportunidades de mercado e saber aproveitá-las,

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I PLANEJAMENTO DE CAMPANHA I MIX DE MARKETING MIX DE MARKETING CONTEXTO EMPRESARIAL MACRO-AMBIENTE MICRO-AMBIENTE EMPRESA MARKETING MIX DE MARKETING Motiva Persuade Cria Preferência Cria Clima Favorável

Leia mais

Fundamentos do Marketing. Prof. Ms. Marilia G. Graf

Fundamentos do Marketing. Prof. Ms. Marilia G. Graf Fundamentos do Marketing Prof. Ms. Marilia G. Graf Vários Conceitos Marketing e o processo social e gerencial pelo qual o indivíduo ou grupo de pessoas obtém aquilo que necessitam ou desejam através da

Leia mais

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO UNIDADE II AÇÕES E BASES DE SEGMENTAÇÃO

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO UNIDADE II AÇÕES E BASES DE SEGMENTAÇÃO SEGMENTAÇÃO DE MERCADO UNIDADE II AÇÕES E BASES DE SEGMENTAÇÃO Prof. Dr. João Luiz de Souza Lima Profª Isabel Souza Lima AÇÕES DE SEGMENTAÇÃO As organizações que vendem para o mercado industrial e consumidor

Leia mais

Análise do Mercado Consumidor e do Comportamento do Comprador

Análise do Mercado Consumidor e do Comportamento do Comprador Análise do Mercado Consumidor e do Comportamento do Comprador GESTÃO 2 INCT Nanofarma Profa. Dra. Vania Passarini Takakashi Kotler & Keller (2006) Para que o marketing seja bem-sucedido, as empresas devem

Leia mais

Comportamento do Consumidor

Comportamento do Consumidor Comportamento do Consumidor FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PROF. JEFFERSON GARRIDO - Conjunto de valores incorporados (valores, percepções, preferências) - Dependem da subcultura

Leia mais

GESTÃO Marketing 5.2-Segmentação, escolha de segmentos de mercado alvo (targeting) e posicionamento

GESTÃO Marketing 5.2-Segmentação, escolha de segmentos de mercado alvo (targeting) e posicionamento GESTÃO 5. - Marketing 5.2-Segmentação, escolha de segmentos de mercado alvo (targeting) e posicionamento Os mercados e o marketing foram encarados com visões distintas ao longo do tempo Marketing de massas

Leia mais

O Comportamento do Consumidor engloba o estudo dos que compram, por que compram e onde compram.

O Comportamento do Consumidor engloba o estudo dos que compram, por que compram e onde compram. Refere-se ao aspecto de como os indivíduos tomam decisões de gastar seus recursos disponíveis (tempo, dinheiro, esforço etc.) em itens relacionados ao consumo. O Comportamento do Consumidor engloba o estudo

Leia mais

Auditoria do comportamento do consumidor. Prof. Dra. Aurea Cristina Magalhães Niada

Auditoria do comportamento do consumidor. Prof. Dra. Aurea Cristina Magalhães Niada Auditoria do comportamento do consumidor Prof. Dra. Aurea Cristina Magalhães Niada The Homer - um carro potente como um gorila enfurecido, mas ainda dócil e suave como uma bolinha de espuma 2 cúpulas para

Leia mais

Questões abordadas - Comunicação

Questões abordadas - Comunicação AULA 13 Marketing Questões abordadas - Comunicação Quais são as etapas envolvidas no desenvolvimento de um programa de propaganda? Como as decisões sobre promoção de vendas devem ser realizadas? Quais

Leia mais

Segmentação de mercado. Bases de segmentação de mercado

Segmentação de mercado. Bases de segmentação de mercado Segmentação de mercado Bases de segmentação de mercado Sistema econômico baseado na oferta e procura de bens e serviços Local onde bens de serviços são comercializados Conjunto de compradores e vendedores

Leia mais

As organizações que vendem para o mercado industrial e consumidor reconhecem que não podem apelar para todos os compradores deste mercado.

As organizações que vendem para o mercado industrial e consumidor reconhecem que não podem apelar para todos os compradores deste mercado. As organizações que vendem para o mercado industrial e consumidor reconhecem que não podem apelar para todos os compradores deste mercado. E diferentes empresas têm ampla variação em suas habilidades,

Leia mais

COMPOSTO DE MARKETING. Professor: James Alexandre Baraniuk

COMPOSTO DE MARKETING. Professor: James Alexandre Baraniuk COMPOSTO DE MARKETING Professor: James Alexandre Baraniuk PROMOÇÃO COMPOSTO DE MARKETING PRODUTO PRAÇA Variedade de Produtos Canais Qualidade Cobertura Design Variedades Características Locais Marca

Leia mais

Segmentação de mercado

Segmentação de mercado Segmentação de mercado Capítulos 8 Luciano Mendes Entendendo o Valor no Processo Gerencial de Marketing Fonte: Kotler e Keller (2012) 2 Identificação de Segmentos de Mercado e Seleção de Mercados-Alvo

Leia mais

Mapa Funcional Comércio Página 24

Mapa Funcional Comércio Página 24 FICHA DE OCUPAÇÃO EIXO: GESTÃO E NEGÓCIOS SEGMENTO: COMÉRCIO OCUPAÇÃO: VENDEDOR CBOs associadas: 5211-10 Vendedor de Comércio Varejista e 5211-05 Vendedor de Comércio Atacadista SUBORDINAÇÃO: Gerente e

Leia mais

Análise do Mercado Consumidor

Análise do Mercado Consumidor Gestão de Marketing Análise do Mercado Consumidor Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Análise do Mercado Consumidor

Leia mais

Marketing é um processo que tem por objetivo a construção de relacionamentos duradouros, conquistando e preservando clientes, garantindo que suas

Marketing é um processo que tem por objetivo a construção de relacionamentos duradouros, conquistando e preservando clientes, garantindo que suas ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Profº MSc. Rosemarly Candil Fundamentos e Mercado MARKETING MARKETING PROPAGANDA MARKETING e MERCADOLOGIA Marketing é um processo que tem por objetivo a construção

Leia mais

Capítulo 12 Reflexões sobre compra racional ou impulsiva e a dissonância cognitiva

Capítulo 12 Reflexões sobre compra racional ou impulsiva e a dissonância cognitiva Administração do Relacionamento com clientes Capítulo 12 Reflexões sobre compra racional ou impulsiva e a dissonância cognitiva Fortaleza, maio de 2011 www. Compra racional (planejada, pensada); Compra

Leia mais

Atendimento. Segmentação do Mercado. Professora Amanda Lima Tegon.

Atendimento. Segmentação do Mercado. Professora Amanda Lima Tegon. Atendimento Segmentação do Mercado Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Atendimento SEGMENTAÇÃO DE MERCADO O objetivo básico da segmentação é concentrar esforços de Marketing em

Leia mais

Capítulo 5. Mercados Consumidores e Comportamento de Compra do Consumidor

Capítulo 5. Mercados Consumidores e Comportamento de Compra do Consumidor Capítulo 5 Mercados Consumidores e Comportamento de Compra do Consumidor 1 Comportamento de Compra do Consumidor Comportamento de compra do consumidor refere-se ao comportamento dos consumidores finais

Leia mais

Gestão Mercadológica. Unidade 12 - Comunicação de Marketing. Capítulo 18 - Gerenciamento da comunicação de massa

Gestão Mercadológica. Unidade 12 - Comunicação de Marketing. Capítulo 18 - Gerenciamento da comunicação de massa Gestão Mercadológica Unidade 12 - Comunicação de Marketing Capítulo 18 - Gerenciamento da comunicação de massa Tópicos Desenvolvimento e gerenciamento de um plano de propaganda; Decisão sobre a mídia e

Leia mais

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE PLANO DE MARKETING NOME DA EMPRESA / SEGMENTO AMERICANA 2016 FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

(KOTLER, 2007) Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

(KOTLER, 2007) Fatores que influenciam o comportamento do consumidor Comportamento do consumidor Parte 03 Marketing e outros estímulos Marketing Produto Preço Praça Promoção Outros Econômico Tecnológico Político Cultural Modelo do comportamento do comprador Caixa preta

Leia mais

ANÁLISE DOS MERCADOS CONSUMIDORES. Profª Ma. Máris de Cássia Ribeiro Vendrame O CONSUMIDOR...

ANÁLISE DOS MERCADOS CONSUMIDORES. Profª Ma. Máris de Cássia Ribeiro Vendrame O CONSUMIDOR... ANÁLISE DOS MERCADOS CONSUMIDORES Profª Ma. Máris de Cássia Ribeiro Vendrame O CONSUMIDOR... Ser consumidor é ser humano. Ser consumidor é alimentar-se, vestir-se, se, divertir-se... é viver. (KARSAKLIAN,

Leia mais

Fundamentos de Gestão

Fundamentos de Gestão Fundamentos de Gestão Marketing LCI FEUP/FLUP 2009/10 Rui Padrão Conceito de Marketing MARKET ING 1 Conceito de Marketing O marketing é o conjunto dos métodos e dos meios de que uma organização dispõe

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 5ª Série Administração Mercadológica I Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto

Leia mais

Análise de Mercado. Plano de Negócios

Análise de Mercado. Plano de Negócios Análise de Mercado Plano de Negócios Estudo de Clientes 1 º passo Identificando as características gerais dos clientes Se pessoas físicas Qual a faixa etária? Na maioria são homens o mulheres? Tem família

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Teoria Geral da Administração Professora: Daniele Campos Grupo: Cassius Silva Abreu Italo B. Leão Bettega Luiza Cunha de Menezes Natália Souto Pereira Raphael Gebhard Martins

Leia mais

Gestão de Marketing. Gestão da Distribuição. Carlos Freire

Gestão de Marketing. Gestão da Distribuição. Carlos Freire Gestão de Marketing Carlos Freire Gerenciamento da cadeia de distribuição G e s t ã o d o Relacionamento A Figura ao lado mostra, como modelo, uma cadeia de organizações em que fornecedores e distribuidores

Leia mais

Semana 1 Processo de Pesquisa e Definição Problema (objetivos) de Pesquisas de Marketing

Semana 1 Processo de Pesquisa e Definição Problema (objetivos) de Pesquisas de Marketing RAD 1404 Pesquisa de Marketing Semana 1 Processo de Pesquisa e Definição Problema (objetivos) de Pesquisas de Marketing Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho Livro Texto MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing:

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS Marketing Prof. Augusto Santana 31/01/2013 INTRODUÇÃO Atividade de Marketing Consiste em determinar as necessidades e

Leia mais

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56 Vendas -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 VENDAS... 07 ETAPAS QUE COMPÕEM A VENDA... 09 FORMAS DE PROJEÇÃO DE VENDAS... 11 INFLUÊNCIAS INTERNAS NA ATIVIDADE DE VENDAS... 14 IMPORTÂNCIA DAS VENDAS PARA SOCIEDADE...

Leia mais

FEJEMG 2017 Modelo de Negócios e Segmentação

FEJEMG 2017 Modelo de Negócios e Segmentação FEJEMG 2017 Modelo de Negócios e Segmentação Conteúdo Introdução de mercado; Definição de negócio; Como validar o modelo de negócio? Conteúdo Introdução de mercado; Definição de negócio; Como validar o

Leia mais

Compreende: todas as decisões e atividades do consumidor ligadas à escolha, compra, uso e descarte dos bens e serviços.

Compreende: todas as decisões e atividades do consumidor ligadas à escolha, compra, uso e descarte dos bens e serviços. Compreende: todas as decisões e atividades do consumidor ligadas à escolha, compra, uso e descarte dos bens e serviços. Ocorre antes da compra e continua muito além do momento em que o produto foi utilizado,

Leia mais

NEOCONSUMIDOR SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS AULA 7 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NEOCONSUMIDOR TENDÊNCIAS DO NEOCONSUMIDOR

NEOCONSUMIDOR SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS AULA 7 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NEOCONSUMIDOR TENDÊNCIAS DO NEOCONSUMIDOR SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS NEO NEO TENDÊNCIAS DO NEO Prof. Adm. Paulo Adriano da Silva Carvalho SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS 1 2 3 4 5 6 ESTUDO NEO BRASIL 2014 PERFIL : QUEM É O NEO? COMPORTAMENTO

Leia mais

Campanha promocional de sucesso: como motivar clientes e gerar resultados para as vendas do Dia das Mães? Adm.Ms Rafael R.Zeni

Campanha promocional de sucesso: como motivar clientes e gerar resultados para as vendas do Dia das Mães? Adm.Ms Rafael R.Zeni Campanha promocional de sucesso: como motivar clientes e gerar resultados para as vendas do Dia das Mães? Adm.Ms Rafael R.Zeni Sucesso no contexto da promoção? O sucesso de uma campanha promocional, à

Leia mais

Mkt Internacional Introdução ao Marketing

Mkt Internacional Introdução ao Marketing Introdução ao Marketing Profa. Marta Fleming O Que é Marketing? Marketing é a atividade e o conjunto de instituições e processos para a criação, a comunicação e a entrega de ofertas que tenham valor para

Leia mais

Unidade II GESTÃO MERCADOLÓGICA. Prof. Ms. Marcelo Zambon

Unidade II GESTÃO MERCADOLÓGICA. Prof. Ms. Marcelo Zambon Unidade II GESTÃO MERCADOLÓGICA Prof. Ms. Marcelo Zambon Um pouco mais sobre a comunicação de marketing A comunicação com o mercado está cada vez mais: difícil; concorrida; criativa; segmentada... Mais

Leia mais

PROMOÇÃO DE VENDAS & MERCHANDISING

PROMOÇÃO DE VENDAS & MERCHANDISING PROMOÇÃO DE VENDAS & Prof. Msc. Nilvo A. Colucci 2s 2016 OBJETIVOS DA AULA Aula inaugural: apresentações iniciais e do conteúdo. Fundamentação teórica e alinhamento de conceitos. 1 - Definições e conceitos;

Leia mais

Banco do Brasil Revisão Véspera

Banco do Brasil Revisão Véspera Banco do Brasil Revisão Véspera Estratégias Genéricas de Marketing Marketing de resposta: Ocorre quando se identifica uma necessidade e prepara-se uma solução para atender a essa necessidade. Marketing

Leia mais

Segmentação de mercado

Segmentação de mercado Seleção de Mercado e Posicionamento -Princípios de Segmentação de Mercado -Níveis de Segmentação -Requisitos para Segmentação Eficaz -Estratégias de Posicionamento e Diferenciação Profa. Waléria Macaciel

Leia mais

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade.

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade. Briefing 1) Modelo de briefing, por Gilmar Santos. Retirado de SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. Target: 14 a 60 Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio,

Leia mais

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira Pesquisa em propaganda Faccat Profª Me. Taís Vieira Tipos de pesquisa - Na escolha da melhor metodologia para uma investigação, tudo depende do que se deseja conhecer: o que e quanto ou como e por quê?

Leia mais

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho FACET Curso de Sistemas de Informação GESTÃO DE PROJETOS

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho FACET Curso de Sistemas de Informação GESTÃO DE PROJETOS Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho FACET Curso de Sistemas de Informação GESTÃO DE PROJETOS Prof. Adm. Ismael Mendes 2º Semestre/2011 UNIDADE II ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP Graduação em Economia Empresarial e Controladoria Elaboração e Análise de Projetos Profa. Dra.

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES.

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. PROFESSOR ANGELO PERES. 1 AULA 5 PLANO COMERCIAL. PLANEJAMENTO

Leia mais

A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta.

A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta. A Pesquisa de Marketing envolve a coleta de informações relevantes sobre problemas de marketing específicos, com os quais a empresa se defronta. Todo Profissional de Marketing necessita de Pesquisas de

Leia mais

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo

Recursos de Materiais. Professor Douglas Araujo Recursos de Materiais Professor Douglas Araujo Olá futuro servidor!! Vamos aprender sobre uma matéria que é essencial para seu concurso!! Nao deixe nada te atrapalhar durante seus estudos, vamos manter

Leia mais

2. Análise de Mercado

2. Análise de Mercado 22 2. Análise de Mercado 2.1. Estudo dos clientes O que é e como fazer Esta é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu plano. Afinal, sem clientes não há negócios. Os clientes não compram apenas

Leia mais

Prof. Ms. Leandro Mazzei 2015

Prof. Ms. Leandro Mazzei 2015 Prof. Ms. Leandro Mazzei 2015 Ligação com a modalidade de Judô. Atleta do E.C. Pinheiros e C.A. Paulistano Bacharelado em Esporte Escola de Esporte e Educação Física da Universidade de São Paulo Pós-Graduação

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS. Manejo. Manejo de carteira de pessoa física. - Administração dos clientes / Controle da carteira

TÉCNICAS DE VENDAS. Manejo. Manejo de carteira de pessoa física. - Administração dos clientes / Controle da carteira Manejo TÉCNICAS DE VENDAS Manejo de carteira de pessoa física - Administração dos clientes / Controle da carteira Manejo TÉCNICAS DE VENDAS Manejo de carteira de pessoa física e Jurídica - Fundamental

Leia mais

UNEMAT. Administração Mercadológica II. Sinop -MT

UNEMAT. Administração Mercadológica II. Sinop -MT UNEMAT Administração Mercadológica II Sinop -MT COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR O que é Comportamento do Cliente? Segundo (Solomon, 2002), Comportamento do Cliente é o estudo dos processos envolvidos quando

Leia mais

Marketing no Agronegócio. Comportamento do consumidor

Marketing no Agronegócio. Comportamento do consumidor Marketing no Agronegócio Comportamento do consumidor Fábio Paz Objetivo: estudar as influências e as características do comportamento, afim de obter condições de fazer propostas adequadas de marketing.

Leia mais

LOGÍSTICA E O MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR VAREJISTA

LOGÍSTICA E O MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR VAREJISTA LOGÍSTICA E O MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR VAREJISTA Elizângela M. Bonfim BERTOLDI; Andreia L. da Rosa SCHARMACH; Instituto Federal Catarinense- Campus São Francisco do Sul

Leia mais

COMEÇANDO PELO COMEÇO: PLANEJAMENTO DE MARKETING. Beatriz Costa

COMEÇANDO PELO COMEÇO: PLANEJAMENTO DE MARKETING. Beatriz Costa COMEÇANDO PELO COMEÇO: PLANEJAMENTO DE MARKETING Beatriz Costa MAS ONDE É O COMEÇO? VAMOS PENSAR Então por que fazemos isso com os nossos negócios? Você começaria a construir uma casa sem ter uma planta

Leia mais

Profª. Daniela Menezes. Unidade I MIX DE MARKETING

Profª. Daniela Menezes. Unidade I MIX DE MARKETING Profª. Daniela Menezes Unidade I MIX DE MARKETING O que é marketing? Marketing em nosso cotidiano: Fonte:http://www.colgate.com.br/PDP/ MundodaCrianca/BR/Images/dicas/11.jpg Fonte:http://www.oraldent.com.br/hporaldent/upload/

Leia mais

FATORES SITUACIONAIS. Comportamento do Consumidor. Profa. Maria Eneida Porto Fernandes

FATORES SITUACIONAIS. Comportamento do Consumidor. Profa. Maria Eneida Porto Fernandes FATORES SITUACIONAIS Comportamento do Consumidor Profa. Maria Eneida Porto Fernandes Quais são? Ambiente Físico Ambiente Social Tempo Propósito da Compra Estado de Espírito e Predisposição Conforme muda

Leia mais

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Profª. Daniela Menezes Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Definição de público-alvo Público- Alvo:...possíveis compradores dos produtos e/ou serviços de uma empresa, usuários atuais, pessoas que decidem

Leia mais

obrigada pela presença Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind

obrigada pela presença Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind obrigada pela presença Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind Treinamento TÉCNICAS DE VENDAS Conceito de Vendas: É o processo pessoal ou impessoal de persuadir um possível cliente a

Leia mais

Caps O Consumidor individual, grupo social, organizacional

Caps O Consumidor individual, grupo social, organizacional Caps. 3 4 5 O Consumidor individual, grupo social, organizacional Cap. 3 Consumidor Individual Cap. 4 O Consumidor no Grupo Social Cap. 5 O Comprador Organizacional O consumidor Individual As pessoas compram

Leia mais

Fundamentos de Marketing Sessão 18 07/05/18

Fundamentos de Marketing Sessão 18 07/05/18 Fundamentos de Marketing Sessão 18 07/05/18 1º semestre / 2018 Profa Kavita Hamza kavita@usp.br 65% dos negócios das empresas vêm mantendo clientes satisfeitos. Custa cinco vezes mais conquistar um novo

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS 1. Resumo Executivo (Síntese das principais informações que constam em seu PN. É a principal seção do Plano de Negócios, pois através dele é que o leitor decidirá se

Leia mais

A propaganda. Bens de consumo. Profª Ms Sueli Yngaunis. em cada setor da economia

A propaganda. Bens de consumo. Profª Ms Sueli Yngaunis. em cada setor da economia A propaganda em cada setor da economia Bens de consumo Profª Ms Sueli Yngaunis Qual é a função da propaganda? Informa Convence Anima Explica Motiva atitudes Influencia comportamentos Modifica imagens Ajuda

Leia mais

Criando um Plano de Negócios Eficiente e Colocando em Prática

Criando um Plano de Negócios Eficiente e Colocando em Prática Criando um Plano de Negócios Eficiente e Colocando em Prática 1 OBJETIVO Transformar idéias em negócios com impacto social e ambiental Escrever um plano de negócio força você a pensar disciplinadamente

Leia mais

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações)

Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) Aula 05 e 06 Prof. M.e Thiago Flávio de Souza Lins-SP 2018 Conteúdos Programáticos (sujeito a alterações) AULA DIA MÊS CONTEÚDO 1 07 Fevereiro Plano de Ensino. Introdução aos conceitos de Marketing. 2

Leia mais

Segmentação como Estratégia de Marketing

Segmentação como Estratégia de Marketing Segmentação como Estratégia de Marketing UNIBAN Instituto de Comunicação Curso de Tecnologia em Marketing Unidade Tatuapé SP Disciplina Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite Aulas de 25.10.11

Leia mais

Condução de pesquisa em Branding

Condução de pesquisa em Branding Condução de pesquisa em Branding Passo-a-passo Visão Geral A aprendizagem deve ser focada e dinâmica. Quando contratam empresas de consultoria, os clientes querem que elas demonstrem capacidade intelectual

Leia mais

Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing

Leia mais

Marketing. Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Júnior

Marketing. Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Júnior Marketing Prof (a) Responsável: Márcio Borges Lacerda Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Júnior Quais os conceitos da Disciplina de Marketing? Compreender os conhecimentos adquiridos na produção

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 7 Marketing de produtos biológicos

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 7 Marketing de produtos biológicos Eco new farmers Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica Sessão 7 Marketing de produtos biológicos Módulo 1 Introdução à agricultura biológica Sessão 7 Marketing de produtos biológicos www.econewfarmers.eu

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Plano de Marketing Professor: Charles Leite Introdução O plano de marketing define a forma como a empresa atuará para levar seus produtos àsmãos do consumidor. Por melhor

Leia mais

CREA MARKETING PARA SERVIÇOS PROFISSIONAIS -ÁREAS DE ENGENHARIA-

CREA MARKETING PARA SERVIÇOS PROFISSIONAIS -ÁREAS DE ENGENHARIA- IBRAIN REBRAIN 3 CREA MARKETING PARA SERVIÇOS PROFISSIONAIS -ÁREAS DE ENGENHARIA- 4 O DESAFIO DE VENDER SERVIÇOS: PORQUE É MAIS DIFÍCIL VENDER SERVIÇO DO QUE UM PRODUTO? 5 SERVIÇO É qualquer ato ou desempenho,

Leia mais

Patrocínios. Organização e Gestão de Eventos Marketing, Publicidade e Relações Públicas Fernando Casal 2007/2008

Patrocínios. Organização e Gestão de Eventos Marketing, Publicidade e Relações Públicas Fernando Casal 2007/2008 Patrocínios Marketing, Publicidade e Relações Públicas /2008 ACTORES NOS EVENTOS Fonte: ALLEN, Johnny (2003) O EVENTO procura: Investimento financeiro Exposição aos meios de comunicação Serviços gratuitos

Leia mais

O Mercado consiste num grupo de compradores reais e potenciais de um determinado produto ou serviço.

O Mercado consiste num grupo de compradores reais e potenciais de um determinado produto ou serviço. O Mercado consiste num grupo de compradores reais e potenciais de um determinado produto ou serviço. O Mercado envolve o grupo de compradores (procura) e a Indústria o grupo de vendedores (demanda). O

Leia mais

Segmentação de marketing Marcos Henrique Fortes

Segmentação de marketing Marcos Henrique Fortes Segmentação de marketing Marcos Henrique Fortes Objetivos da aula-06 A aula 6/16 tem como objetivo apresentar e explorar os seguintes tópicos: 1) Mecanismos de segmentação de mercados. 2) Processo de identificação

Leia mais

Capítulo 1. Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente

Capítulo 1. Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente 1 O que é Marketing? Um processo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação,

Leia mais