Módulo Acadêmico Cadastro Instituição Direção

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Módulo Acadêmico Cadastro Instituição Direção"

Transcrição

1 Módulo Acadêmico 1 Cadastro Instituição Dados da instituição de ensino para a qual o sistema está instalado. Caso a empresa possua mais de uma instituição que trabalhem de forma independente, o sistema permite o cadastro de unidades separadas, onde os dados dos módulos estarão divididos entre elas. Unidade: Código da Unidade Escolar no sistema. Nome: Razão Social da Mantenedora. Nome Fantasia: Nome Fantasia pelo qual o Colégio é conhecido. Esse nome sairá nos relatórios, formulários, impressos emitidos pelo sistema, dos Módulos Acadêmico e Financeiro. Número do CNPJ: CNPJ da Mantenedora. Cód. Escola: Código da Escola junto a Diretoria de Ensino, utilizado na impressão dos Formulários para confecção do RG Escolar. Regime Especial: Código especial das instituições que possuam tratamento diferenciado junto ao Município. Identificação do Portal: Diretoria de Ensino: Descrição da Diretoria de Ensino à qual a escola é subordinada. C.C.M.: Endereço: Dados do Endereço da Instituição que estarão disponíveis no sistema nos relatórios e Impressos. Direção Cadastro dos dados de Diretor e Secretário Escolar que serão utilizados na impressão dos documentos legais emitidos pelo sistema.

2 2 Para escolas que possuem dados de Diretor e Secretário de acordo com o Nível de Ensino, o sistema permite o cadastro desses dados separadamente. Direção Única: Quando estiver marcada a opção de Direção Única, todos os formulários que constem dados de Diretor e Secretário utilizarão os dados desse cadastro. Nome Ano: Razão Social: Nome fantasia: Cursos Cadastro dos cursos oferecidos pela Instituição. Código: Código do Curso que será utilizado para a localização rápida dos dados. Descrição: Descrição do Curso, como aparecerá na matrícula, consultas, relatórios. Nome Oficial: Nome Resumido: Resumo do Nome do Curso.

3 Grau: Nível de Ensino, onde utilizamos: GRAU 1 para ENSINO FUNDAMENTAL, GRAU 2 para ENSINO MÉDIO, GRAU 3 para NÍVEL SUPERIOR, GRAU 0 (zero) para EDUCAÇÃO INFANTIL e CURSOS LIVRES. Tipo: Informe o Tipo do curso, subdividido em: REGULAR, LIVRE, TÉCNICO, SUPLETIVO E MODULAR. Matrícula: Informe se o curso tem duração ANUAL ou SEMESTRAL. Titulo: Série Inicial: Primeira série referente ao curso. Série Final: Última série referente ao curso. Conclusivo: Considere com CONCLUSIVO = SIM os cursos onde são emitidos certificados ou diplomas para os alunos. Autorização: Reconhecimento: Descrição dos dados de Portaria e/ou Reconhecimento que serão utilizados nos impressos escolares. Próximo curso: Curso para o qual o aluno será promovido após a última série do curso atual. Curso Anterior: Preencha somente nos cursos de Ensino Superior, onde o curso que antecede a série inicial do curso atual fizer parte de mesmo Histórico Escolar. Exemplo: Curso Atual: 200 Pedagogia com Habilitação em Gestão Escolar. Curso Anterior: 100 Pedagogia O Histórico Escolar do curso de Pedagogia com Habilitação em Gestão Escolar deve conter os dados dos cursos 100 e 200 no mesmo histórico. Cód do Mec: Habilitação: Séries/Vagas/Classes Cadastro das séries, vagas e classes que terão vagas disponíveis para o ano letivo indicado. 3 Ano letivo: Ano para o qual estamos incluindo as informações de séries, vagas e classes. Período: Período para o qual estamos incluindo as informações de séries, vagas e classes. Curso, Série e Turno: Dados do curso, série e turno para os quais estamos incluindo as informações de séries, vagas e classes. Lançamento de faltas: Informe se o lançamento de faltas dos alunos desta série é feita por DISCIPLINA ou por BIMESTRE, sendo: Denominação: serie, ano, semestre Idade mínima e idade máxima: Deverá ser informada em anos e meses, a idade dos alunos para matrícula, por exemplo: sete anos e seis meses = 7.06 O sistema calcula a idade dos alunos tendo como base:

4 - 31 de dezembro do ano letivo para alunos dos cursos Regulares, Técnicos e Livres; - A data de início das aulas em caso de cursos Supletivos. Caso não se queira um controle de idade para a série, deixe o campo com 0 (zero) passando para o campo seguinte com a tecla TAB. Vagas Previstas para a série: O número máximo de alunos que a escola comportará para cada SÉRIE e em cada TURNO. Exemplo: Vagas previstas na série (1ª série da manhã) = 45, ou seja: 1ª série A da manhã = 20 vagas 1ª série B da manhã = 25 vagas Vagas disponíveis: Início das aulas: Data prevista para o início das aulas do ano letivo. Importante para os cursos supletivos, pois o cálculo das idades leva como base esta informação. Término das aulas: 4 Classe e Descrição: Nomenclatura ( A, B, C,...) da classe e descrição 5ª série A. Professor: Código e nome do professor da classe. Em caso de classes com professores diferentes para cada disciplina, deixe o campo em branco ou cadastre o professor representante. Nº máximo de alunos: Quantidade máxima de alunos da classe. Professor: Nome do professor já cadastrado em GRADE DE HORÁRIOS, PROFESSOR. Início: Termino: A divisão das classes não precisa, necessariamente, ser informada no momento da criação das vagas da SÉRIE. Pode ser feito posteriormente através da INCLUSÃO. Nacionalidades Utilizado na matrícula para identificação da nacionalidade dos alunos, pais e responsáveis.

5 5 Código: Código da Nacionalidade que será utilizado para a localização rápida dos dados. Descrição: Descrição da Nacionalidade, como aparecerá na matrícula, consultas, relatórios. Resumo: Resumo da Nacionalidade cadastrada. Requerimento O Requerimento de Matrícula pode ser criado nesta opção para que seja impresso para todos os alunos, independente do curso, serie, classe ou turno. Para cadastrá-lo basta clicar no item do menu que a tela do Word será aberta para a inclusão das informações e campos desejados. Podemos incluir no conteúdo dos textos do sistema, campos do cadastro de alunos, como nome do aluno, nome do responsável financeiro, endereço, etc. Veja os campos disponíveis no final deste manual. Contrato (TELA MUDOU FOI INCLUIDO SÉRIE E TURNO) O contrato deve ser criado para cada curso, período e ano letivo. Inserindo o contrato para o ano letivo, período e curso, quando selecionamos a opção salvar a tela do Word será aberta para a inclusão das informações e campos desejados. Podemos incluir no conteúdo dos Contratos campos do cadastro de alunos, como nome do aluno, nome do responsável financeiro, endereço, etc. Veja instruções no final deste documento. Após a criação do primeiro texto de contrato, o sistema permite que o mesmo seja copiado para outro curso, através dos recursos de copiar e colar do Word. Termos de Matrícula

6 Informe o ano letivo e o curso que deseja incluir os textos. Clique em salvar para gravar essas informações. Clique no botão do Word e informe qual documento deseja editar (Matricula ou Reserva). 6 Podemos incluir no conteúdo dos textos do sistema campos do cadastro de alunos, como nome do aluno, nome do responsável financeiro, endereço, etc. Após a criação do primeiro texto, o sistema permite que o mesmo seja copiado para outro curso, através dos recursos de copiar e colar do Word. Tabela de Questionários Os questionários cadastrados no sistema servirão para cadastrar informações referentes aos alunos e estarão disponíveis na matrícula para preenchimento. Código: Código do questionário que será utilizado para a localização rápida dos dados; Descrição: Descrição do Questionário que está sendo incluído. Para a inclusão das perguntas que farão parte do questionário, clique 2 vezes sobre a descrição do questionário. A tela de perguntas estará disponível para inclusão, exclusão ou alteração das perguntas. Os botões e possibilitam que a ordem das questões seja alterada. Posicione sobre a pergunta, e clique nos botões para mover a pergunta para a posição desejada.

7 7 Pergunta: Descrição da pergunta Tipo de Resposta: Podem ser: Dissertativa, Sim/Não e Outras alternativas. Em outras alternativas, as opções descritas aparecerão no questionário para serem selecionadas como respostas. Tabela de Documentos Neste item devem ser cadastrados todos os documentos solicitados no ato da matrícula. Durante a matrícula, devem ser marcados os documentos do aluno que não foram entregues. O sistema possibilita a impressão de relatórios de documentos pendentes para agilizar a cobrança. Código: O código é incluído automaticamente pelo sistema. Descrição: Descrição do documento Tabela de Categorias O cadastro de categorias tem a finalidade de identificar alunos com uma mesma característica. Na matrícula do aluno pode-se identificá-lo com uma ou mais categorias (filho de funcionário, atleta, etc). O sistema permite a geração de relatórios, etiquetas, filtros, etc. com a seleção desses dados.

8 8 Código: O código é incluído automaticamente pelo sistema. Descrição: Descrição da Categoria Motivos de Transferência Permite a inclusão dos motivos que levaram os alunos a solicitarem o cancelamento da matrícula ou a transferência da escola. Essas informações estarão disponíveis na matrícula do aluno e em relatórios e consultas de transferênicas/cancelamento. Código: O código é incluído automaticamente pelo sistema. Descrição: Descrição do motivo de transferência/cancelamento da matrícula Feriados Os feriados cadastrados indicarão as datas em que não haverá aula. No diário eletrônico essas datas não aparecerão para o lançamento de aulas na geração de parcelas o sistema indicará que essa data não é um dia útil.

9 9 Alunos Matrícula Na matrícula, cadastramos os dados referentes aos alunos da instituição e podemos acessá-los para consultas, alterações e exclusão de matrículas dos diferentes cursos cadastrados para o aluno. Para localizarmos um aluno matriculado, podemos efetuar uma pesquisa pelo nome, sobrenome, pai, mãe ou responsável. Informe o nome do aluno que pretende localizar, ou apenas parte desse nome, inclua o sobrenome ou parte dele, ou ainda, apenas o nome ou o sobrenome e clique no botão de pesquisa. Para pesquisarmos todos os anos/cursos em que o aluno foi matriculado na escola, efetue a busca com o campo ANO em branco. Aparecerão todos os anos e cursos de matrícula do aluno. Selecione a matrícula desejada, clicando duas vezes sobre ela na tabela, ou selecionando a referida linha da tabela e clicando em.

10 10 As pesquisas pelo nome dos pais, pelo responsável ou por irmão seguem o mesmo critério, bastando selecionar a guia referente à pesquisa. Quando vamos efetuar a matrícula de um aluno que tem irmão já matriculado, clique no botão insere, e, sem incluir o nome do novo aluno, selecione a guia IRMÃO faça a busca pelo nome do irmão do aluno que está matriculando. Selecione o irmão clicando 2 vezes sobre o aluno e os dados comuns (nome dos pais, endereço, responsáveis financeiro e pedagógico) estarão preenchidos automaticamente. Ano: Ano letivo da matrícula Período: Período letivo de matrícula (para cursos anuais, informe sempre 1 ) Prontuário: Número de prontuário que será utilizado para a localização rápida do aluno. O número de prontuário é gerado automaticamente pelo sistema. Nome: Nome do aluno, sem o sobrenome. Sobrenome: Sobrenome aluno. Lembre-se que Júnior, Filho, Neto etc, não são considerados sobrenome. Caso o aluno tenha parcelas em aberto na Ficha Financeira aparecerá o ícone Clicando sobre ele o sistema trará a tela da ficha financeira. no rodapé da tela. O ícone no rodapé da tela disponibiliza a consulta do Boletim de Notas do curso do aluno. ( ESTA FALTANDO O ICONE DO CARRINHO E O DE INTERROGAÇÃO E AS INFORMAÇÕES )

11 11 Os demais dados apresentados nesta tela são os cadastrados no detalhe das matrículas. Para consultá-los, clique duas vezes sobre a linha da matrícula desejada. Tipo de matrícula: Podem ser REGULAR, LIVRE, DEPENDÊNCIA e ADAPTAÇÃO, sendo: Regular: As matrículas nos cursos regulares da instituição (Educação Infantil, Ensino Fundamental etc.) Livre: As matrículas nos cursos Livres (Natação, Ballet, Período Integral etc.) Dependência: As matrículas em curso/série em que o aluno não foi aprovado em alguma disciplina para o período seguinte. Adaptação: As matrículas de alunos que não cursaram alguma disciplina e que deverão cursá-la como adaptação para complementar o currículo escolar. Data da Matrícula: Data em que a matrícula foi efetuada para este curso. Aluno FALAR SOBRE OS ITENS DT.INGRESS.PAIS; DT. INGRESSO ESCOLA; CEP ( FALAR SOBRE A NOVA OPÇÃO DE PESQUISA) TIREI O ITEM DE TRANSPORTE ESCOLAR. Na guia de Aluno teremos os dados pessoais do aluno: sexo, data de nascimento, raça/cor (de acordo com as exigências da Portaria INEP 156, de 20/10/2004), nacionalidade, cidade e estado de nascimento, endereço do aluno e escola anterior. do aluno Senha Internet: O sistema cria automaticamente uma senha de acesso para as escolas que disponibilizam dados do aluno no site da escola. Esse campo e acesso poderão estar disponíveis ou não de acordo com a necessidade da escola e o limite de acesso de cada usuário do sistema. Categorias: Devem ser marcadas com as categorias que o aluno faz parte, que já estão cadastradas na Tabela de Categorias. COMPLEMENTO FALAR SOBRE ESTA NOVA GUIA. OBSERVAÇÃO E NECESSIDADES ESPECIAIS

12 12 Transporte: Indique nesse campo o transporte escolar utilizado pelo aluno que foi cadastrado no Cadastro de Transporte Escolar. Considera Bolsa: Indique nesse campo se a bolsa cadastrada para o aluno nessa matrícula será considerada (sim) ou não será considerada (não) nos cálculos de mensalidade para o aluno que utiliza transporte escolar. Documentos Na guia de Documentos teremos os dados relativos aos documentos pessoais do aluno. Esses dados devem estar corretamente cadastrados pois serão impressos nos documentos legais emitidos pelo sistema (Históricos, declarações, fichas individuais etc.) Pai e Mãe Na guia de Pai e Mãe teremos os dados que devem ser idênticos aos da certidão de nascimento ou RG do aluno para que os documentos emitidos pelo sistema fiquem corretos.

13 13 Caso o endereço do pai/mãe seja o mesmo já cadastrado para o aluno, basta digitar = (sinal de igual) no campo de endereço que os dados do endereço do aluno estarão repetidos nestes campos. Financeiro FALAR SOBRE O CAMPO FIADOR / COOPERADO Na guia de Financeiro temos os dados financeiros do aluno desta matrícula e os dados pessoais do responsável financeiro. Vencimento: Caso o aluno tenha o vencimento das suas parcelas referentes a este curso diferente do vencimento normalmente usado para os demais alunos (vencimento diferenciado) esse dia de vencimento deve ser informado nesse campo. Tipo: Indica se o vencimento diferenciado do aluno cadastrado no campo anterior será em dias corridos ou em dias úteis. Plano de Pagamento: Refere-se a quantidade de parcelas que serão geradas para o aluno para pagamento da anuidade/semestralidade neste curso. Nos cursos anuais, normalmente, são geradas 12 parcelas de mensalidades. Por esse motivo o plano de pagamento padrão do sistema é 12. Caso seja necessária a alteração desse padrão, solicite informações à QUALITY. Bolsa: Indica a porcentagem de desconto do aluno na matrícula deste curso. Validade: Indica a validade da bolsa do aluno. Como padrão o sistema traz o dia 31 de dezembro do ano letivo. Caso seja concedido ao aluno, por exemplo, uma bolsa até junho, altere a data de validade da bolsa e, a partir daí, os valores gerados pelo financeiro não levarão em consideração a bolsa cadastrada. Observação: Esse campo destina-se à inclusão de qualquer observação referente ao aluno. Responsável: Dados pessoais do Responsável Financeiro pelo aluno. Os dados do responsável financeiro estarão disponíveis para a impressão do contrato e sempre associadas as consultas financeiras do aluno.

14 Caso os dados do responsável financeiro sejam o mesmo do pai, da mãe ou do próprio aluno,, escolha no campo RELAÇÃO uma das opções OU digite P para pai, M para mãe, ou = (sinal de igual) para aluno no campo de NOME, e o sistema preencherá os campos com os dados já preenchidos nas telas anteriores. Caso o endereço do responsável financeiro seja o mesmo já cadastrado para o aluno, basta digitar = (sinal de igual) no campo de endereço que os dados do endereço do aluno estarão repetidos nestes campos. Pedagógico Na guia de Pedagógico, temos os dados pessoais referentes ao responsável pedagógico do aluno. 14 Caso os dados do responsável pedagógico sejam o mesmo do pai, da mãe ou do próprio aluno, escolha no campo RELAÇÃO uma das opções OU digite P para pai, M para mãe, ou = (sinal de igual) para aluno no campo de NOME, e o sistema preencherá os campos com os dados já preenchidos nas telas anteriores. Caso o endereço do responsável pedagógico seja o mesmo já cadastrado para o aluno, basta digitar = (sinal de igual) no campo de endereço que os dados do endereço do aluno estarão repetidos nestes campos. Curso Nesta guia, temos os dados referentes a este curso do aluno, com Curso e Descrição do Curso, série, turno, classe e número de chamada.

15 15 Situação: Situação da matrícula do aluno no curso, série, classe e turno, podendo ser: Ativo: Aluno freqüentando o curso. Transferido: Aluno que se transfere para outra instituição de ensino; Cancelado: Aluno que cancelou a matrícula no curso indicado; Evadido: Aluno que abandonou o curso, sem aviso. Trancado: Aluno que trancou a matrícula e que terá direito a sua vaga por um determinado prazo. (somente para cursos de nível superior) Falecido: Aluno falecido. Data da situação: Quando o aluno está ativo, essa data será a mesma data da matrícula do aluno. Quando ocorrer uma mudança na situação, sempre informe a data correta em que a alteração está sendo efetuada para que as consultas e relatórios futuros demonstrem uma situação real. Motivo: Motivo pelo qual o aluno está cancelando a matrícula, já cadastrados em motivos de transferência. Listagem de documentos: Traz a lista de documentos exigidos pela escola e já cadastrados na tabela de documentos. Devem ser marcados com os documentos que NÃO foram entregues à escola. O sistema possibilita a impressão de relatórios e cartas para cobrança dos documentos pendentes. Telefones/Contatos Nestes campos estarão disponíveis todos os telefones do aluno e nos campos de contato, qualquer outra pessoa ou forma de contato necessárias para localização do aluno, responsáveis, parentes etc. Vestibular Utilizado apenas pelas instituições de Ensino Superior, esses campos devem conter as informações de conclusão do Ensino Médio e de Processo Seletivo e que estarão disponíveis para a confecção do Histórico Escolar.

16 16 Conclusão do Ensino Fundamental / Médio / Curso Auxiliar : Instituição, Município e Ano de conclusão do aluno. Processo Seletivo: Data e Estabelecimento onde foi efetuado o processo seletivo e pontuação obtida com análise do Histórico Escolar, Redação, Entrevista e ENEM. Total de Pontos e Classificação do aluno no processo Seletivo. Questionário Estarão disponíveis para preenchimento, consulta ou alterações os questionários criados na Tabela de Questionários. Rematrícula em Lote Com o recurso de Rematrícula Automática temos a possibilidade de matricular para o ano/período letivo seguinte os alunos do ano/período letivo atual. A rematrícula inclui os alunos no ano/período letivo seguinte, na série seguinte, para o mesmo turno do ano letivo anterior. Podemos matricular todos os alunos, um determinado curso ou classe ou apenas os que efetuaram o pagamento da matrícula.

17 17 Ano Letivo/Período para matrícula: ano e período para o qual os alunos serão matriculados. Classe: Classe dos alunos que desejamos matricular (referente ao ano/período letivo anterior). Deixe o campo em branco caso deseje matricular todos os alunos de uma única vez. Tipo: Tipo de Matrícula (Regular ou Livre). Gravar documentos Pendentes: Impressão: Devem estar marcados com os documentos que devem ser impressos após a rematrícula. Lembre-se: Os documentos devem estar criados para o ano/período letivo No qual se está efetuando a matrícula e sairão com os dados referentes ao curso/série do novo ano letivo. Verificar Pagamento da Parcela: informe o Tipo e Número da parcela quando a matrícula deve ser realizada somente para os alunos que efetuaram o pagamento de alguma parcela específica PARA O ANO DA NOVA MATRÍCULA O sistema apresentará para rematricula somente os alunos que efetuaram o pagamento da parcela selecionada, após a sua baixa bancária ou pagamento no terminal de caixa e que ainda não tiveram a sua matrícula efetuada. (A geração da parcela citada deve ter sido efetuada informando no ano/período de validade o ano/período da rematrícula) Caso esta opção não seja selecionada o WINSIGAA trará TODOS os alunos que estão ativos no ano anterior para serem rematriculados para o ano letivo seguinte. Os alunos somente serão matriculados quando no campo ATUAL estiver constando o curso/série/turno para o próximo ano letivo. IMPORTANTE: Rematrícula para o próximo ano/período letivo somente dos alunos que efetuaram um determinado pagamento (taxa de matrícula, por exemplo). Executando diariamente a rotina de "Rematrícula Automática" serão efetivadas nos dias corretos somente as matrículas dos alunos que efetuaram esse pagamento (na escola ou no banco). Com a efetivação das matrículas dessa forma, garantimos que: Os mantenedores/gestores tenham uma visão dos períodos/datas em que mais são realizadas matrículas na escola. Um acompanhamento da ocupação das vagas/classes sempre real. O comparativo da evolução das matrículas com as realizadas no mesmo dia/mês dos anos anteriores. Rematrícula para o próximo ano letivo de todos os alunos do ano letivo atual, sem verificação de pagamento: O sistema permite que todos os alunos sejam matriculados para o próximo ano de uma só vez. Quando adotado esse procedimento alguns recursos oferecidos pelo WINSIGAA são PERDIDOS: O acompanhamento das vagas e ocupação das salas é perdido, já que não retrata uma situação real;

18 A análise dos dias em que mais ocorrem matrículas não é possível, já que todos os alunos são rematriculados de uma única vez e em uma única data. A secretaria precisa excluir, do ano letivo de 2005, todos os alunos que não foram realmente matriculados. 18 Questionário ESTE MODULO NÃO TINHA ANTES Manutenção de documentos Além da lista de documentos pendentes disponível na matrícula do aluno, a opção de Manutenção de Documentos permite o registro de documentos recebidos e entregues e a impressão de um protocolo de movimentação dos documentos. Localize o aluno pelo prontuário ou utilizando o recurso de procura por nome e/ou sobrenome e a lista de documentos aparecerá a marca nos documentos pendentes do aluno. Para criar um documento que será impresso na entrega de documentos, basta clicar no item com o logo do Word do menu que a tela do Word será aberta para a inclusão das informações e campos desejados. Após marcar ou desmarcar os documentos com, salve no disquete e caso queira imprimir o protocolo, selecione o botão de impressão. Adaptações e Dependências Escolas que utilizam os recursos de Adaptação e Dependência, efetuam a matrícula do aluno na série em que irão cursar as disciplinas de Adaptação e Dependência e indicam, neste cadastro, em qual classe o aluno irá cursar cada uma das disciplinas.

19 Dependência: As matrículas em curso/série em que o aluno não foi aprovado em alguma disciplina para o período seguinte. Adaptação: As matrículas de alunos que não cursaram alguma disciplina e que deverão cursa-la como adaptação para complementar o currículo escolar. 19 Tipo: Informe o tipo de matrícula (Adaptação ou Dependência) Localize o aluno pelo prontuário ou utilizando o recurso de procura por nome e/ou sobrenome A tabela apresentará as séries de matrícula como Adaptação/Dependência do aluno e todas as disciplinas da grade curricular da série. Classe: Informe nesse campo a classe e turno em que o aluno irá cursar a adaptação/dependência somente na disciplina desejada. Ativo: Deve estar com SIM para os alunos ativos na classe e NÃO quando o aluno não estiver freqüentando. Ocorrências Permite o controle e acompanhamento das ocorrências disciplinares, pedagógicas, convocação de pais, suspensões etc., de cada aluno. Tipo de Ocorrência: Como padrão, o sistema permite o cadastro de ocorrências: Disciplinar (problemas disciplinares), Pedagógica (ligados a alguma disciplina), Convocação e Suspensão, mas permite a criação de qualquer outra denominação de acordo com a necessidade da escola. Deixando o campo em branco aparecerão todos os tipos de ocorrências. Situação: Data Inicial e Data Final: Intervalo de dias em que se deseja pesquisar as ocorrências cadastradas. Selecione o botão PESQUISAR e a tabela trará todas as ocorrências cadastradas no período escolhido.

20 Para efetuar uma pesquisa individual, localize o aluno pelo prontuário ou utilizando o recurso de procura por nome e/ou sobrenome; 20 Para incluir uma ocorrência, clique botão INSERE e informe os dados na tela a seguir: No campo de Observações Confidenciais não é impresso nos relatórios de ocorrências, estando disponíveis apenas aos usuários com acesso a consulta das ocorrências. Caso queira incluir um novo Tipo de Ocorrência, basta digitar a descrição no campo e o novo tipo estará disponível nos próximos cadastros. Entrevistas Permite o cadastro e acompanhamento das entrevistas realizadas com alunos e responsáveis. Localize o aluno pelo prontuário ou utilizando o recurso de procura por nome e/ou sobrenome. Data Inicial e Data Final: Intervalo de dias em que se deseja pesquisar as entrevistas cadastradas. Dados Entrevista: Na coluna esquerda de DATA aparecerão as datas em ordem decrescente para facilitar a localização da entrevista. Na coluna da direita aparecem os textos incluídos para cada uma das entrevistas e datas. Informações:

21 21 Carômetro Traz as fotos dos alunos separadas por classe, facilitando a identificação dos alunos de cada turma. O arquivo com a foto deve ser armazenadas na pasta específica no sistema, (winsigaa\fotos) no formato JPEG, com altura de 121 pixels, largura de 186 pixels e tamanho máximo de 15 Kb. O nome do arquivo de cada aluno deverá ser: UNIDADE+PRONTUARIO EXEMPLO: foto do aluno da UNIDADE 01 com PRONTUARIO Lista de Chamada Neste módulo determinamos a formação das classes e a numeração dos alunos (chamada). Inclusão por série Depois do período de matrícula, quando temos os alunos já matriculados nas séries e turnos desejados, formamos as classes, dividindo os alunos entre elas, quando necessário. As classes referentes a cada série devem ser incluídas no cadastro de Série, Vagas e Classes.

22 Informando Ano Letivo, Período, Curso, Série e Turno a tabela trará os alunos matriculados nessa série para a inclusão da classe correspondente de cada um deles. 6 A inclusão pode ser feita manualmente, bastando digitar a classe correspondente a cada aluno. No botão CONSULTA VAGAS podemos visualizar as classes, suas capacidades e vagas disponíveis em cada uma. O botão AUTOMÁTICO inclui as classes automaticamente para todos os alunos. No caso de existir somente uma classe para a série selecionada, todos os alunos serão incluídos na mesma classe. No caso de uma ou mais classes cadastradas para a referida série, o sistema efetuará a inclusão das classes de forma intercalada. As classes poderão ser alteradas a qualquer momento, desde que os alunos ainda não possuam número de chamada definido. Chamada automática Gera o número de chamada para os alunos da classe selecionada automaticamente. 22 No campo TIPO, estão disponíveis três formas de seqüência dos alunos: Ignora sexo do aluno: Os números serão criados dispondo os alunos em ordem alfabética. Mulheres ou Homens primeiro: Os números são criados dispondo mulheres ou homens no início da lista. Caso queira que a geração de número de chamada seja efetuada para toda a escola, deixe os campos de curso, série, classe e turno em branco. Caso a geração deva ser feita para um curso, informe somente o código do curso, e assim por diante. IMPORTANTE: Os alunos matriculados após a geração de número de chamada da classe serão incluídos no final da lista, obedecendo a ordem da inclusão individual. Inclusão Individual Permite a inclusão de um único aluno por vez numa determinada classe. Normalmente usada quando as classes já foram formadas, já estão com número de chamada definidas e um novo aluno é matriculado.

23 23 Informe o ano letivo, período, tipo de matrícula e o prontuário do aluno para que os demais campos sejam preenchidos, possibilitando a digitação da classe desejada. Chamada manual INCLUIR ITEM Consulta Apresenta a relação de alunos de uma determinada classe informada. No campo classe deve ser informado o código do curso + série + classe + turno. Quando existirem alunos que não estiverem freqüentando a classe (transferidos, cancelados, remanejados) a informação estará disponível no campo OBSERVAÇÃO. Remanejamento Permite que os alunos sejam remanejados de uma classe para outra.

24 24 Origem: Informe classe (código do curso + série + classe + turno) e chamada em que o aluno está ativo e os dados do aluno estarão visíveis para conferência. Destino: Classe (código do curso + série + classe + turno) para a qual o aluno deverá ser remanejado Data: Data do remanejamento. O aluno receberá um novo número de chamada na classe de destino e aparecerá no final da lista de chamada da nova classe. Com o remanejamento, as notas do aluno referentes à classe de origem serão transferidas para a nova classe, no novo número de chamada do aluno. IMPORTANTE: Caso haja necessidade de voltar o aluno para a sala de origem depois de um remanejamento, o aluno voltará à sala no final da lista de chamada, obedecendo a seqüência numérica. Cancela chamada Permite que os números de chamada da classe informada sejam excluídos. Esse procedimento só deve ser efetuado quando as listas de chamadas ou diários de classe não foram entregues aos professores. O sistema não permite o cancelamento dos números de chamada caso existam alunos na classe com transferência, remanejamento ou com notas e/ou faltas lançadas. Cancelar Remanejamento

25 25 Grade Curricular Disciplinas Cadastro das disciplinas existentes nas Grades Curriculares de todos os cursos da Instituição. Lembre-se que, o nome da disciplina deverá ser exatamente igual à Grade Curricular aprovada para cada curso/série. Código: O código é incluído automaticamente pelo sistema. Descrição: Descrição da disciplina Resumo: Nome resumido da disciplina para impressão nos mapas de notas, não há a possibilidade de impressão do nome completo. Categorias de Disciplina Permite a criação de categorias para a divisão das disciplinas na confecção do Histórico Escolar.

26 26 Tipo: COMUM e DIVERSIFICADA, os atualmente utilizados de acordo com a legislação em vigor. Código: Permite a criação de até 99 códigos diferentes e trará agrupadas nessa ordem as categorias na impressão do Histórico Escolar. Descrição: Descrição da categoria que se deseja criar. Atualização da Grade Grade Curricular da série apresenta as disciplinas ministradas em cada série e informações sobre o tratamento pedagógico de cada uma das disciplinas, o número de aulas anuais, etc. Deve ser a cópia da Grade Curricular aprovada pelo órgão competente. Para incluir uma Grade Curricular, clique em pesquisar e selecione qual série será cadastrada. Os boletins de notas, fichas individuais, relatórios e Histórico Escolar farão a impressão das disciplinas na ordem apresentada na Grade Curricular. Os botões e possibilitam que a ordem das disciplinas seja alterada. Posicione sobre a pergunta, e clique nos botões para mover a disciplina para a posição desejada. A próxima tela permite incluir ou alterar dados de uma disciplina na Grade Curricular, onde:

27 Disciplina: Código e descrição da disciplina já cadastrada no cadastro de disciplinas Categoria: Estarão disponíveis para seleção as Categorias da Disciplina já cadastradas. Tipo: Informamos o tratamento pedagógico a ser considerado para aquela matéria no cálculo de médias. 27 Considera-se: Disciplina - matéria em que à aprovação/reprovação será feita com a análise de notas e freqüência. Atividade - matéria em que à aprovação/reprovação será feita SOMENTE pela análise da freqüência. Extra Curricular - As notas somente aparecerão no boletim, não serão consideradas para aprovação/reprovação. Essas matérias não constarão na ficha individual nem na ata de resultados finais. Aulas: Número de aulas previstas da disciplina na Grade Curricular aprovada para a série. O número de aulas previstas será utilizado na impressão do Histórico Escolar. Nos cálculos de médias a análise de freqüência é realizada utilizando-se o número de AULAS DADAS, que é informado no lançamento de notas ou no cadastro da Carga Horária da série. Separa Diário: Possibilita a impressão de diário de classe separada para o sexo feminino e masculino, que é usado principalmente em Educação Física, quando as aulas são dadas por professores distintos. Lançamento: Disponibiliza o lançamento de três formas para cada disciplina: Média: Quando existe o lançamento de NOTAS Conceito: Quando existe o lançamento de CONCEITOS Não Lançar: Quando não existe lançamento de notas na disciplina. Em disciplinas tratadas como Atividade, alguns regimentos não obrigam o lançamento de uma nota associada à verificação do aproveitamento do aluno que é feito somente pela assiduidade. Descrição Histórico/Boletim: Quando selecionamos a opção de NÃO LANCAR notas na disciplina, o campo DESCRIÇÃO permite a impressão de um caractere ou sigla no Histórico Escolar e Boletim. ( * ou Freq ). Cópia da Grade INCLUIR ESTE ITEM Carga Horária Tela que permite a inclusão e alteração do número de aulas dadas em cada disciplina da classe.

28 28 No campo classe deve ser informando o código do curso + série + classe + turno. Lembre-se: O cálculo de porcentagem de freqüência é feito levando em conta o número de aulas dadas. O lançamento da quantidade de aulas dadas por disciplina pode ser feito, junto ao lançamento de notas ou no diário eletrônico. Frentes de Disciplinas Possibilita a inclusão de uma disciplina PRINCIPAL que terá a sua nota formada a partir das notas lançadas para outras disciplinas secundárias. No exemplo acima temos a nota da disciplina de PORTUGUÊS sendo composta pelas notas de REDAÇÃO, LITERATURA e GRAMÁTICA,. Na coluna PESO, informamos a maneira de cálculo para a composição da nota da disciplina principal, que no nosso exemplo tem pesos iguais. Nesse exemplo, as notas das disciplinas secundárias serão somadas e divididas por três. Deixando o campo de PESO EM BRANCO, a nota da disciplina principal será formada simplesmente pela SOMA das notas das disciplinas secundárias (sem cálculo de média ponderada). Dispensa de Disciplina CAMPO NOVO ' TIPO ' Cadastro dos alunos que são dispensados dos estudos em alguma disciplina, em um período de avaliação ou em todo o ano/período letivo.

29 29 Informe o ano letivo, período, classe (código do curso + série + classe + turno) e chamada do aluno para o qual se deseja incluir a dispensa de disciplina. Clique 2 vezes sobre o quadro na tabela que representa a disciplina e período de dispensa e aparecerá um X que indica o cadastro da dispensa. Caso a dispensa ocorra somente em alguns bimestres/trimestres, o cálculo de médias finais levará em consideração somente os dados dos bimestres/trimestres restantes. IMPORTANTE: O campo de Média Final deve estar assinalado para que a nota final do aluno não seja calculada. Atividades Para a inclusão no DIÁRIO ELETRÔNICO dos dias letivos que fazem parte do calendário escolar mas que ficam fora dos dias normais de aulas, cadastre essas datas como ATIVIDADES. Classe: Código do curso + série + classe + turno para os quais se deseja incluir a atividade. Se o campo for deixado em branco a atividade valerá para todas as classes, constando no diário eletrônico de todas as turmas. Caso deseje escolher um único curso, basta informar o código do curso nos primeiros 3 campos.

30 Recessos INCLUIR ESTE ITEM 30 Conteúdo Programático FALAR SOBRE O ITEM NOVO OBSERVAÇÕES Cadastro dos Conteúdos Programáticos das aulas. No Diário Eletrônico o conteúdo pode ser inserido pelo próprio professor e consultado através desta tela após a importação. Classe: Código do curso + série + classe + turno para os quais se deseja incluir a atividade. Caso deseje escolher incluir um conteúdo valido para todo o curso, basta informar o código do curso nos 3 primeiros campos. Data: Data da aula Aula: Número da aula (1ª, 2ª, 3ª etc. aula do dia) Disciplina: Código e descrição da disciplina para a qual se está incluindo o conteúdo Descrição: Conteúdo da aula.

31 31 Observação do Diário de Classe ITEM NOVO Lição de Casa ITEM NOVO, COLOCAR COMO' IMPORTANTE' OS CAMPOS QUE DEVEM SER CADASTRADO PARA QUE SAIA A DATA PARA INCLUIR A LIÇÃO DE CASA POR DISCIPLINA Professores FALAR SOBRE OS CAMPOS NOVOS COMO DATA NASCIMENTO, CPF, RG, DATA EXP, NOME MÃE, TEL CEL, TEL RES, TEL COM. Cadastro dos professores da Instituição. Para localizar um professor cadastrado, selecione o botão pesquisar ao lado do campo de nome.

32 32 A tabela apresentará os professores em ordem alfabética. Ordenar: Altera a ordem de apresentação da tabela, podendo ser por código ou por nome do professor. Procurar: Indica qual campo será pesquisado para localização do professor, podendo ser por código ou por nome do professor. Texto: Nome do professor ou código que deseja pesquisar. Na tela de cadastro de professores incluímos informações pessoais como: Nome: Nome completo do professor, que vai ser impresso nos relatórios, diário de classe, ata de conselho etc. Nome abreviado: Nome do professor que estará disponível nos locais onde a descrição do nome completo não é possível. RG: Número do RG do professor Endereço: Endereço completo do professor Reg. MEC: Número do Registro do MEC Endereço eletrônico: do professor. Deve estar cadastrado caso o Diário Eletrônico seja enviado aos professores por . FALAR SOBRE TODOS OS TOPICOS DAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS _ Disponibilidade

33 33 Na Guia de Disponibilidade informamos quais os dias da semana, aulas e turnos para os quais o professor tem disponibilidade para lecionar. Marque com as aulas disponíveis que aparecerão na criação do horário de aulas da classe. Professores X Classe INCLUIR E EXPLICAR CAMPO LANÇA FALTA Associação das disciplinas da Grade Curricular da classe ao professor que a leciona. Classe: código do curso + série + classe + turno para os quais se deseja cadastrar o professor. Na tabela, informe: Professor: código do professor Nome: Nome do professor, que poderá ser pesquisado apenas clicando no campo NOME e selecionando a opção. Disciplina: Código da disciplina Descrição: Descrição da disciplina, que poderá ser pesquisado apenas clicando no campo DESCRIÇÃO e selecionando a opção. Sexo: Sexo dos alunos para o qual o professor ministra aula da disciplina. Essa informação somente será utilizada para as disciplinas que foram incluídas na GRADE CURRICULAR com a opção de separação do diário de classe. Aulas: Quantidade de aulas SEMANAIS que serão ministradas pelo professor na disciplina Dobras: Quantidade de aulas DOBRADAS (duas aulas juntas) que o professor pode ministrar por semana.

34 Horário Manual Para a utilização do Diário Eletrônico é necessária a inclusão dos dias e aulas em que o professor ministra suas disciplinas em cada classe. 34 Classe: código do curso + série + classe + turno para cadastro do horário. Na tabela branca temos as disciplinas e professores cadastrados para essa classe. Na coluna LIVRE aparecem a quantidade de aulas livres do professor na classe, em TOTAL, a quantidade total de aulas do professor e em DOBRAS a quantidade de aulas dobradas cadastradas para o professor nessa classe. Na tabela azul devemos incluir a disciplina/professor na aula correspondente. Clique com o botão esquerdo do mouse sobre a aula que deseja inserir e selecione a DISCIPLINA/PROFESSOR que ministra a aula. Para excluir uma disciplina/professor da aula, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção LIMPAR. Notas e Faltas Esse módulo centraliza o lançamento, consulta e efetua os cálculos de notas/conceitos dos aluno. Configurações As configurações de Notas e Faltas determinam a forma em que serão processados os cálculos de médias no final dos períodos de avaliação. Com o Ano Letivo e Período definidos, clique no botão PROCURAR e localize a série/turno para a qual se deseja incluir a configuração.

35 35 Aprovação Na guia de APROVAÇÃO inclua os critérios para que o aluno seja APROVADO no período letivo. Média/Freqüência INCLUIR E EXPLICAR CAMPOS CONSIDERAR TOT DE PONTOS, CONSIDERAR TOT DE FALTAS, MÉDIA DO ULT P.A MAIOR QUE MÉDIA MÍNIMA, LANÇAR MÉDIA FINAL Média Mínima: Média mínima necessária para aprovação do aluno Freqüência Mínima: Freqüência mínima necessária para aprovação do aluno Disciplinas para DP: Quantidade de disciplinas em que o aluno pode ficar em dependência para outro período letivo. Deixe como 0 (zero) caso não exista esse procedimento. Freqüência Global: Indica se a análise da freqüência para aprovação será realizada levando em consideração a freqüência global do aluno. Utilizar arredondamento deve estar marcado quando os resultados das médias calculadas pelo sistema devem ser automaticamente arredondados. Critério de Arredondamento Os arredondamentos podem ser em: Décimos - o resultado será apresentado com arredondamento para 0.5. Deve-se informar qual valor será arredondado para 0.5, por exemplo: 0.25 para 0.5 Nesse exemplo as notas serão arredondadas da seguinte forma: 5.25 = = = = 5.5 Centésimos - o resultado será apresentado com arredondamento para 0.1. Deve-se informar qual valor será arredondado para 0.1, por exemplo: 0.06 para 0.1 Nesse exemplo as notas serão arredondadas da seguinte forma: 5.06 = = = = 5.0

36 Período de avaliação: Descrição: Nome do período de avaliação utilizado pela instituição (bimestre, trimestre, semestre etc) Quantidade: Quantidade de períodos de avaliação. Normalmente, temos 4 bimestres ou 3 trimestres para cursos anuais e 2 bimestres para cursos semestrais. Na tabela, informe o peso de cada bimestre/trimestre/semestre caso existam pesos na apuração das médias finais dos alunos dessa série. Nos campos de Início e Fim devem ser informadas as datas (dia/mês/ano) de início e término de cada um dos períodos de avaliação. Esses dados serão utilizados na geração do Diário Eletrônico. Ordem de Avaliações Após a inclusão dos tipos de cálculo que o sistema realizará para essa série, a Ordem de Avaliações apresentará a ordem em que os cálculos de média serão processados. Caso existam cálculos de Recuperação Final e Exame, utilize as setas e para definir a ordem dos cálculos desses dois itens. Aprovação por freqüência INCLUIR E EXPLICAR OS ITENS FREQÜENCIA E MÉDIA MÍNIMA Recuperação Paralela 36 Considerar Recuperação Paralela INCLUIR E EXPLICAR PERMITIR LANÇAMENTO PARA ALUNOS ACIMA DA MÉDIA Deve estar marcado com caso exista recuperação paralela a cada período de avaliação (bimestre/trimestre/semestre) nos cálculos da série. Marque com as opções que deseja considerar: Considera a maior: O sistema assumirá o valor da maior nota como média do bimestre/trimestre/semestre. Não ultrapassar a média para aprovação: quando o resultado das médias calculadas pelo sistema, caso ultrapassarem a média para aprovação, devem ser substituídos pela média mínima para aprovação. Exemplo: Nota do bimestre/trimestre/semestre = 4.5 Nota da Recuperação Paralela = 9.5 Nota mínima para aprovação = 6.0 Média entre as duas notas = ( ) / 2 = 7.0 Nota a ser considerada após a recuperação paralela = 6.0 Utilizar arredondamento: Os resultados das médias calculadas pelo sistema devem ser automaticamente arredondados pelos critérios de arredondamento informados na primeira tela.

37 Utilizar a fórmula para cálculo de médias: Clique 2 vezes no quadro para incluir a fórmula de cálculo das notas após a recuperação paralela. 37 Escolha o cálculo que deve ser feito entre as notas do bimestre/trimestre/semestre e a nota da recuperação do mesmo período de avaliação. Para incluir uma fórmula, basta clicar nos "botões" de números e caracteres e selecionar os Campos Disponíveis para criá-la. Nos Campos Disponíveis podem ser selecionadas as avaliações cadastradas que farão parte da fórmula. O botão apaga as informações incluídas na fórmula e o botão analisa se a fórmula não apresenta erros. Alguns exemplos dos cálculos mais comuns: Média Aritmética: Para que o sistema calcule a média aritmética entre a nota do bimestre/trimestre/semestre e a nota da recuperação paralela, inclua a fórmula: (Média do período de Avaliação + Recuperação Paralela do Período de Avaliação)/2 Exemplo: Média do Período de Avaliação = 4.5 Nota da Recuperação Paralela = 7.5 Nota após a Recuperação = ( ) / 2 = 6.0 Média Ponderada: O sistema calculará a média ponderada entre a nota do bimestre/trimestre/semestre e a nota da recuperação paralela, utilizando os pesos informados. ((Média do período de Avaliação * 2) + (Recuperação Paralela do Período de Avaliação *1 ) / 3) Exemplo: Peso do Bimestre = 2 Peso da Recuperação = 1 Nota do bimestre/trimestre/semestre = 4.5 Nota da Recuperação = 7.5 Média Ponderada entre as duas notas = ( (4.5 x 2) + (7.5 x 1) ) / 3 = 5.5 Frentes: As instituições que utilizam Frentes de Disciplinas devem selecionar se a nota APÓS RECUPERACAO PARALELA da disciplina PRINCIPAL será calculada considerando a Nota de recuperação Paralela ou o Resultado Pós Recuperação Recuperação Final

38 38 Utilizar Recuperação Final Deve estar marcado com caso exista Recuperação Final nos cálculos da série. Média Mínima para Recuperação: Média mínima necessária para que o aluno tenha direito à recuperação final. Média para Aprovação: média mínima necessária para que o aluno seja considerado aprovado após a recuperação final. Disciplinas: Quantidade de disciplinas em que o aluno pode ficar em recuperação. Caso a recuperação possa ser feita em todas as disciplinas, deixar o campo em branco. Recuperação final por Freqüência INCLUIR E EXPLICAR O ITEM DISCIPLINA Deve estar marcado com caso exista recuperação por freqüência insuficiente nos cálculos da série. Freqüência: Freqüência mínima necessária para que o aluno tenha direito à recuperação final por freqüência. Média Mínima: Média mínima necessária para que o aluno tenha direito à recuperação final por freqüência. Cálculo de Recuperação Final - INCLUIR E EXPLICAR O ITEM FORMULA E LANÇAR MÉDIA FINAL Quando houver Recuperação Final, devemos informar o cálculo a ser executado na série. Escolha o cálculo que deve ser feito entre a Média Anual e a Nota da Recuperação deixando-o marcado com. Considerar a Maior: O sistema assumirá como Média Final do aluno a maior nota entre a Média Anual e a Nota da Recuperação Final. Considerar Recuperação como Média Final: O sistema assumirá a nota da Recuperação Final como Média Final do aluno. (MB + RF) / 2: O sistema calculará a média aritmética entre a Média Anual e a Nota da Recuperação Final. (MB + RF) / Peso: O sistema calculará a média ponderada entre a Média Anual e a Nota da Recuperação. Exemplo: Peso da Média Anual = 3 Peso da Recuperação = 2 Média Anual = 3.0 Nota da Recuperação = 8.0 Média Final = ( (3.0 x 3) + (8.0 x 2) ) / 5 = 5.0 Substituir apenas quando maior que a Média dos Bimestres: Deve estar marcado com quando o sistema utilizará a nova Média Final obtida com os cálculos da Recuperação Final somente se o resultado for superior que a Média dos Bimestres (ou trimestres, semestres) Gravar a Recuperação na Média Final: Deve estar marcado com quando, após o cálculo da Média Final, a Nota da Recuperação Final deva constar como Média Final do aluno, substituindo a média calculada, independente do resultado obtido.

39 39 Utilizar arredondamento deve estar marcado com quando os resultados das médias calculadas pelo sistema devem ser automaticamente arredondados pelos critérios de arredondamento informados na primeira tela. Exame Utilizar Exame Deve estar marcado com caso exista exame nos cálculos da série. Média Mínima para Exame média mínima necessária para que o aluno tenha direito ao exame. Média para Aprovação média mínima necessária para que o aluno seja considerado aprovado após o exame. Disciplinas quantidade de disciplinas em que o aluno pode ficar em exame. Caso o exame possa ser feito em todas as disciplinas, deixar o campo em branco. Exame por freqüência INCLUIR E EXPLICAR O CAMPO DISCIPLINA Deve estar marcado com caso exista exame por freqüência insuficiente nos cálculos da série. Freqüência freqüência mínima necessária para que o aluno tenha direito ao exame por freqüência. Média Mínima média mínima necessária para que o aluno tenha direito ao exame por freqüência. Cálculo Exame INCLUIR E EXPLICAR O ITEM FORMULA Quando houver Exame, devemos informar o cálculo a ser executado na série. Escolha o cálculo que deve ser feito entre a Média Anual e a Nota do Exame deixando-o marcado com. Considera Exame como Média Final: O sistema assumirá a Nota do Exame como a Média Final do aluno. (MB + EX) / Peso: O sistema calculará a média ponderada entre a Média Anual e a Nota do Exame. Exemplo: Peso da Média Anual = 1 Peso do Exame = 3 Média Anual = 3.0 Nota do Exame = 6.0 Média Final = ( (3.0 x 1) + (6.0 x 3) ) / 4 = 5.2 Caso a Média Final seja calculada através de média aritmética, informe Peso da Média Anual e Peso da Recuperação = 1.

40 Utilizar arredondamento deve estar marcado com quando os resultados das médias calculadas pelo sistema devem ser automaticamente arredondados pelos critérios de arredondamento informados na primeira tela. Substituir apenas quando maior que MB: Conselho 40 Utilizar 1º Conselho Deve estar marcado com caso exista Conselho de Classe antes da Recuperação Final ou do Exame Final, nos cálculos da série. Média Mínima para 1º Conselho média mínima necessária para que o aluno tenha direito a análise do Conselho de Classe. Média mínima para aprovação automática: Considerar total de pontos: Média para aprovação: Média mínima necessária para que o aluno seja aprovado pelo conselho de classe. Disciplinas Quantidade de disciplinas em que o aluno pode ser avaliado pelo conselho de classe antes da Recuperação Final ou Exame Final. Caso o aluno precise ser avaliado pelo conselho de classe em todas as disciplinas, deixar o campo em branco. Utilizar 2º Conselho Deve estar marcado com caso exista Conselho de Classe após a Recuperação Final ou Exame Final, nos cálculos da série. Média Mínima para 2º Conselho Média mínima necessária para que o aluno tenha direito a análise do Conselho de Classe após a Recuperação Final ou Exame. Média mínima para aprovação automática: Média para aprovação: Média mínima necessária para que o aluno seja aprovado pelo conselho de classe após a Recuperação Final ou Exame Final. Disciplinas Quantidade de disciplinas em que o aluno pode ser avaliado pelo conselho de classe após a Recuperação Final ou Exame Final. Caso o aluno precise ser avaliado pelo conselho de classe em todas as disciplinas, deixar o campo em branco. Cálculo de 1º CONSELHO e 2º CONSELHO O sistema acrescenta à Média Anual do aluno a nota atribuída ao 1º Conselho ou 2º Conselho na disciplina. Desta forma, a nota a ser lançada para Conselho de Classe deve ser sempre a quantidade de pontos necessários para a obtenção da Média Final. Exemplo: Média Anual = 4.5 Conselho de Classe = 0.5 Média Final = = 5.0 Média Parcial

41 41 Utilizar recuperação semestral - INCLUIR CAMPOS E EXPLICA-LOS Utilizar Média Parcial Deve estar marcado com caso exista cálculo de Média Parcial durante o ano letivo. Nesse caso, o sistema irá informar qual a Média que o aluno alcançou, em cada disciplina, antes do encerramento do ano letivo. Considera média parcial no cálculo final: deve estar marcado com quando a Média Parcial for utilizada no cálculo da Média Final do aluno Utilizar arredondamento: Deve estar marcado com quando os resultados das médias calculadas pelo sistema devem ser automaticamente arredondados pelos critérios de arredondamento informados na primeira tela. Utilizar formula para o resultado semestral - EXPLICAR A FINALIDADE DO CALCULO Média Global

42 42 Considerar Média Global Deve estar marcado com caso o resultado final para aprovação do aluno na série leve em consideração a Média Global (de todas as disciplinas) obtida pelo aluno. Média para aprovação: Média GLOBAL necessária para que o aluno seja considerado aprovado. Média Mínima: Média GLOBAL mínima necessária para que o aluno seja considerado aprovado. Conceitos EXPLICA TELA NOVA CONCEITO, AVALIAÇÃO, VALOR, VALOR INI, VALOR FIM Configuração necessária para as instituições que utilizam a verificação de rendimento escolar através de conceitos. Conceitos Permitidos: INCLUIR E EXPLICAR CAMPOS ULTILIZAR CONCEITO PARALELO E LANÇAR RESULTADO DO PERÍODO DE AVALIAÇÃO Informe na linha o conceito que será utilizado e clique em + para adicionar. Na tabela aparecerão todos os conceitos permitidos com a avaliação correspondente, que traz como padrão o resultado APROVADO. Para alterar o resultado de cada conceito, clique na e escolha o resultado correspondente. Para excluir um conceito da tabela, selecione o conceito e clique em para excluir. Boletim

43 43 Nesta tela iremos configurar a impressão do Boletim de Notas da série, informando a ordem em que as avaliações serão impressas, as cores de impressão, os campos a serem impressos, etc. Informações: Selecione com as informações que deseja imprimir no boletim de notas, sendo: Total de faltas: Para as séries onde o lançamento de faltas é realizado por BIMESTRE, selecione esse item para a impressão do total de faltas do período de avaliação. Média Global: Média global do aluno no período de avaliação Média da Classe: Média global da classe no período de avaliação A ordem dos dados a serem impressos no Boletim pode ser alterada, apenas marcando o campo no quadro de Informações e alterar sua ordem clicando em ou. Formato do papel: Escolha o formato em que o boletim será impresso (Retrato ou Paisagem). Imprimir Resultado Final: Deve estar marcado com para que o Resultado Final do aluno seja impresso no Boletim de notas. Nesse caso, além do resultado por disciplina que pode ser inserido ao boletim, aparecerá a avaliação GERAL do aluno em cada etapa de cálculo de médias. Imprimir foto: Deve estar marcado com para que a foto do aluno seja impressa no canto superior direito do boletim. Dados Disponíveis e Dados Selecionados: Nesses quadros estão os campos disponíveis para impressão e consulta no Boletim de Notas e os campos selecionados para impressão e consulta. Selecione a informação desejada marcando o campo no quadro de Dados Disponíveis com um clique e clicando em para que o campo passe a constar no quadro de Dados Selecionados. Para excluir um campo dos dados selecionados, clique em para devolvê-lo ao quadro de Dados Disponíveis A ordem dos dados a serem impressos no Boletim pode ser alterada, bastando marcar o campo no quadro de Dados Selecionados e alterar sua ordem clicando em ou. Descrição: INCLUIR E EXPLICAR O ITEM Descrição INCLUIR E EXPLICAR ITEM ( ESTE ITEM 'DESCRIÇÃO' NÃO É IGUAL AO DE CIMA, ESTE É NA PARTE DE DESCRIÇÃO MESMO.

44 44 Cores Nesta guia podemos configurar as cores de impressão do Boletim de Notas da série. Como padrão, o sistema efetua a impressão em preto. Para alterar as cores, basta clicar na cor equivalente a cada parte do boletim e alterá-la para a cor desejada. Visualize ao lado o modelo com as novas cores selecionadas. Notas a baixo da média INCLUIR E EXPLICAR O ITEM Categorias de avaliações - EXPLICAR ITEM Tipos de avaliações Algumas instituições utilizam o lançamento de notas de cada avaliação realizada pelo professor para que o próprio sistema calcule a média do período de avaliação.

45 Código: O código é incluído automaticamente pelo sistema. Descrição: Nome para identificação do tipo de avaliação utilizada. Resumo: Nome resumido da avaliação CATEGORIA: REPLICÁVEL: 45 Fórmulas das avaliações As médias do período serão calculadas pelas Fórmulas das Avaliações cadastradas, utilizando as notas de avaliações lançadas no sistema ou no Diário Eletrônico. Para pesquisar as fórmulas cadastradas para uma classe (curso + série + classe + turno) ou disciplina, inclua a classe ou disciplina desejada e selecione o botão Pesquisar. As fórmulas para cálculo das médias do período (bimestre, trimestre etc) podem ser cadastradas por: Classe: curso + série + classe + turno. Se o campo for deixado em branco a formula será válida para todas as classes. Caso deseje escolher um curso, basta informar o código do curso nos 3 primeiros campos. Disciplina: Fórmula específica da disciplina. Bimestre: Período de avaliação (bimestre, trimestre, semestre etc) a que se refere a fórmula. Caso fique em branco valerá para todos os períodos da classe. Recuperação: Indica se a formula é válida para o cálculo da média do período ou para o calculo da média da recuperação paralela.caso fique em branco valerá para os dois casos. Arredondamento: Caso exista arredondamento nas médias, selecione uma das opções. Os arredondamentos podem ser em: Décimos - O resultado será apresentado com arredondamento para 0.5. Deve-se informar qual valor será arredondado para 0.5, por exemplo: 0.25 para 0.5 Nesse exemplo as notas serão arredondadas da seguinte forma: 5.25 = = = = 5.5

46 Centésimos - O resultado será apresentado com arredondamento para 0.1. Deve-se informar qual valor será arredondado para 0.1, por exemplo: 0.06 para 0.1 Nesse exemplo as notas serão arredondadas da seguinte forma: 5.06 = = = = IMPORTANTE: As fórmulas serão exportadas para o Diário Eletrônico, mas permite que o professor, no próprio diário eletrônico, altere a fórmula de cálculo para cada classe ou disciplina. A nova fórmula alterada pelo professor será importada para o sistema na importação do Diário Eletrônico. Para incluir uma fórmula, basta clicar nos "botões" de números e caracteres e selecionar as Avaliações para criá-la. As Avaliações podem ser selecionadas para compor a fórmula no botão A. O botão apaga as informações incluídas na fórmula e o botão analisa se a fórmula não apresenta erros. Lançamento de avaliações Depois de definidos os tipos de avaliações e as fórmulas que vão gerar a média do período, podemos incluir as notas de cada avaliação das disciplinas. Ano letivo e Período: Ano e período para os quais serão lançadas as notas das avaliações. Classe: Código do curso + série + classe + turno para a qual se deseja incluir as notas da avaliação. Avaliação: Nome da avaliação já cadastrada em Tipos de Avaliações Bimestre: Bimestre/trimestre/semestre para o qual serão incluídas as notas Recuperação: Selecione SIM caso as notas sejam da RECUPERAÇÃO PARALELA do bimestre/trimestre/semestre. Pressione o botão PESQUISAR e a tabela trará os alunos da classe selecionada para a inclusão, alteração ou consulta das notas da avaliação. Formula CAMPO NOVO EXPLICAR E INCLUIR Apuração das Médias das Avaliações Efetua o cálculo das médias do período de avaliação (bimestre/trimestre/semestre).

47 47 Ano letivo e Período: Ano e período para os quais serão apuradas as médias. Classe: Código do curso + série + classe + turno para a qual serão apuradas as médias do período de avaliação. Chamada: Para a apuração de toda a classe, deixe o campo em branco. Informe o número de chamada SOMENTE quando a apuração for individual. Bimestre: Bimestre/trimestre/semestre para o qual serão apuradas as médias Recuperação: Selecione SIM caso a apuração seja das notas da RECUPERAÇÃO PARALELA do bimestre/trimestre/semestre. Pressione o botão para que a apuração das notas seja efetuada. Após o cálculo, as médias do período de avaliação estarão lançadas em cada disciplina do bimestre/trimestre/semestre. IMPORTANTE: Caso existam alterações das notas das AVALIAÇÕES após a apuração das notas, a apuração deve ser refeita. Calcular Frentes As instituições que utilizam Frentes (disciplina PRINCIPAL que terá a sua nota formada à partir das notas lançadas para outras disciplinas secundárias) devem apurar as notas da disciplina principal depois do lançamento das médias do bimestre/trimestre/semestre. Ano letivo e Período: Ano e período para os quais serão calculadas as notas das Disciplinas Principais. Classe: Código do curso + série + classe + turno para a qual serão calculadas as notas das Disciplinas Principais. Chamada: Para o cálculo de toda a classe, deixe o campo em branco. Informe o número de chamada SOMENTE quando o cálculo for individual.

48 48 Bimestre: Bimestre/trimestre/semestre para o qual serão calculadas as médias da Disciplina Principal. Arredondamento: Caso exista arredondamento nas médias calculadas para a Disciplina Principal, selecione uma das opções. Os arredondamentos podem ser em: Décimos - O resultado será apresentado com arredondamento para 0.5. Deve-se informar qual valor será arredondado para 0.5, por exemplo: 0.25 para 0.5 Centésimos - O resultado será apresentado com arredondamento para 0.1. Deve-se informar qual valor será arredondado para 0.1, por exemplo: 0.06 para 0.1 Pressione o botão para que a apuração das notas seja efetuada. Após o cálculo, as médias das Disciplinas Principais do período de avaliação estarão lançadas. IMPORTANTE: Caso existam alterações das notas lançadas NAS DISCIPLINAS SECUNDÁRIAS após a apuração das notas das DISCIPLINAS PRINCIPAIS, a apuração deve ser refeita. Lançamento de Médias Efetua a inclusão das médias dos períodos de avaliação (bimestre/trimestre/semestre) entregues pelo professor para cada classe e disciplina. Ano letivo e Período: Ano e período para os quais serão lançadas as médias do período de avaliação (bimestre/trimestre/semestre) Classe: Código do curso + série + classe + turno para a qual serão lançadas as médias. Tipo: Nas séries onde o lançamento de faltas é realizado por BIMESTRE, o campo TIPO estará disponível para que o lançamento de FALTA seja habilitado. Quando selecionada a opção de FALTA, somente a coluna de faltas estará disponível para lançamento. Disciplina: Código e descrição da disciplina para a qual se deseja lançar notas/faltas. Para consultar as disciplinas da classe, clique em no campo da descrição. Bimestre: Bimestre/trimestre/semestre para o qual serão lançadas as médias da Disciplina. Recuperação: Selecione SIM caso o lançamento seja das notas da RECUPERAÇÃO PARALELA do bimestre/trimestre/semestre. Aulas Dadas: Quantidade de aulas dadas na disciplina. O cálculo da porcentagem de freqüência dos alunos na disciplina será feito levando em consideração essa quantidade. Lança Inativos: Como padrão o sistema não deixa disponível o lançamento de notas e faltas para alunos inativos (cancelados, transferidos etc). Para habilitar esse lançamento, selecione SIM. A tabela trará os alunos da classe selecionada para a inclusão, alteração, exclusão ou consulta das Médias da disciplina.

49 Cálculo de Médias VERIFICAR O TEXTO POIS A TELA DE CALCULO MUDOU Após a Configuração de Notas e Faltas e o lançamento das notas do último período de avaliação, devemos executar as rotinas de cálculo de médias para obter o resultado final do aluno em cada disciplina e no ano/semestre letivo. 49 O primeiro cálculo é o Cálculo de Médias A partir dele, a seqüência dos cálculos variará de acordo com o estabelecido no Regimento Escolar de cada Instituição. IMPORTANTE: Caso existam alterações das notas lançadas ou mudanças nas configurações de notas após o cálculo de alguma das médias, os cálculos devem ser refeitos, obedecendo-se a mesma seqüência utilizada anteriormente. Ano letivo e Período: Ano e período para os quais serão calculadas as Médias Finais Curso: Código e descrição do curso para a qual serão calculadas as Médias Finais. Para selecionar um curso, clique em no campo da descrição. Série, Classe, Turno e Chamada: deixe os campos em branco para que o cálculo seja efetuado para todas as séries. Preencha somente com as informações da série, classe, turno e chamada para as quais se deseja efetuar o cálculo. Pressione o botão para que o cálculo de médias das classes seja efetuado. Após o cálculo, as Médias Finais das disciplinas estarão calculadas de acordo com as configurações de notas. Lembretes Importantes: O sistema não permite o cálculo de médias para alunos cancelados, transferidos ou evadidos. Sendo assim, não altere a situação de um aluno antes do encerramento do ano letivo. Informe sempre o número correto de aulas dadas na disciplina e no bimestre. É com base nele e na quantidade de faltas que serão feitos os cálculos de porcentagem de freqüência do aluno, em cada disciplina. Lembre-se que, nota em aberto (em branco) é diferente de "0" (zero). As notas somente deverão ser deixadas em branco quando não devem ser computadas no final do ano letivo para efeito de cálculo de médias. Cálculo 1º Conselho, Cálculo Recuperação, Cálculo Exame e Cálculo 2º Conselho Todos os cálculos obedecem a mesma lógica do cálculo de Médias Anual, mas SOMENTE serão executados para alunos que já possuírem os resultados finais em cada disciplina. A seqüência dos cálculos variará de acordo com o estabelecido no Regimento Escolar de cada Instituição. IMPORTANTE: Caso existam alterações das notas lançadas ou mudanças nas configurações de notas após o cálculo de alguma das médias, os cálculos devem ser refeitos, obedecendo-se a mesma seqüência utilizada anteriormente.

50 50 Cancelar Cálculo de Médias O cancelamento do cálculo exclui o resultado final das disciplinas. Deve ser processado quando algum cálculo foi efetuado por engano. Quando houver necessidade de alterações nas Configurações de Notas e os cálculos precisem ser refeitos, NÃO é necessário cancelar o cálculo de médias, basta REFAZÊ-LO. Ano letivo e Período: Ano e período para os quais serão cancelados os cálculos. Curso: Código e descrição do curso em que serão cancelados os cálculos. Para selecionar um curso, clique em no campo da descrição. Série, Classe, Turno e Chamada: deixe os campos em branco para que o cálculo seja cancelado para todas as séries. Preencha somente com as informações da série, classe, turno e chamada para quais se deseja cancelar o cálculo. Pressione o botão para que o cancelamento do cálculo de médias seja efetuado. Substituição de disciplinas Utilizado quando alguma disciplina é cadastrada na Grade Curricular incorretamente e, depois que foram incluídas notas ou faltas para a disciplina incorreta, existe a necessidade de alteração. A NOVA disciplina deve ser incluída na Grade Curricular da série e processada a Substituição de Disciplinas para a troca das notas/faltas. Ano letivo e Período: Ano e período para os quais serão transferidas as notas e faltas de uma disciplina para outra. Classe: Código do curso + série + classe + turno para a qual serão alteradas as notas/faltas. Disciplina Antiga: Código e Descrição da disciplina incorreta. Disciplina Nova: Código e Descrição da disciplina correta. Consulta de notas por disciplina Possibilita a visualização das notas da Classe em cada disciplina

51 51 Ano letivo e Período: Ano e período da consulta Classe: Código do curso + série + classe + turno que se deseja consultar. Disciplina: Código e Descrição da disciplina a consultar. Consulta de avaliação por disciplina INCLUIR E EXPLICAR ITEM Consulta de boletim de notas Possibilita a visualização do Boletim de Notas dos alunos. Os campos e a ordem em que aparecem na visualização são os definidos na Configuração de Notas.

52 52 Ano letivo e Período: Ano e período da consulta Classe: Código do curso + série + classe + turno que se deseja consultar. Deixe em branco caso a consulta seja feita por prontuário. Chamada: Número de Chamada do aluno que deseja consultar. Deixe em branco caso a consulta seja feita por prontuário. Prontuário: Prontuário do aluno que deseja consultar. Gráficos INCLUIR E EXPLICAR ALUNO X DISCIPLINA ALUNO X CLASSE

53 Lançamento de Faltas Diária Permite que as faltas sejam lançadas diariamente no sistema. No final de cada Período de Avaliação (bimestre, trimestre ou semestre) as faltas devem ser apuradas para incluir o total de faltas em cada disciplina. 53 Ano letivo e Período: Ano e período de lançamento das faltas. Classe: Código do curso + série + classe + turno para os quais serão incluídas as faltas. Disciplina: Código e Descrição da Disciplina para inclusão das faltas. Data: dia, mês e ano do lançamento de faltas. A tabela trará os alunos da classe selecionada para a inclusão, alteração, exclusão ou consulta das faltas do sai na disciplina. Para cadastrarmos uma falta para o aluno, basta clicar com o mouse uma única vez sobre o dia e aparecerá "F" para indicar a falta. Com dois cliques do mouse aparecerá uma vermelha que representa uma falta abonada (que não será totalizado no fechamento do bimestre). Lançamento de faltas mensais - INCLUIR ITEM E EXPLICAR Apuração de Faltas Diária Após o lançamento das faltas diárias é necessário processar a Apuração de Faltas para que seja efetuada a totalização das faltas para cada período.

54 54 Ano letivo e Período: Ano e período de apuração das faltas. Classe: Código do curso + série + classe + turno para os quais serão incluídas as faltas. Curso: Código e descrição do curso para a qual serão calculadas as Médias Finais. Para selecionar um curso, clique em no campo da descrição. Série, Classe e Turno: deixe os campos em branco para que o cálculo seja efetuado para todas as séries. Preencha somente com as informações da série, classe e turno para as quais se deseja efetuar o cálculo. Bimestre: Período de avaliação (bimestre, trimestre, semestre etc) para o qual as faltas serão totalizadas. Relatório EXPLICAR QUAIS RELATÓRIOS PERTENCEM A ESTE MODULO Relatório de alunos EXPLICAR QUAIS RELATÓRIOS PERTENCEM A ESTE MODULO Relatório de Notas e Faltas EXPLICAR QUAIS RELATÓRIOS PERTENCEM A ESTE MODULO Impressos EXPLICAR QUAIS IMPRESSOS PERTENCEM A ESTE MODULO Etiquetas O WINSIGAA dispõe do recurso de criação de etiquetas, utilizando campos cadastrados no sistema e com filtros para impressão. Configurações Já existem configuradas no sistema as etiquetas da empresa PIMACO (que são as mais usadas), em vários formatos diferentes. Para a criação de um novo formulário/etiqueta, acesse o ícone de INSERIR e preencha os campos de margens, alturas, larguras, sempre em CENTÍMETROS. Veja abaixo o exemplo de um formulário de CARTEIRINHA ESCOLAR.

55 55 Impressão A impressão de formulários/etiquetas pode ser feita para todos os alunos, para uma única classe, para um curso, individualmente, ou para um determinado grupo (utilizando o recurso de filtro) selecionando os dados na tela a seguir: Ano e Período Base: Ano e período no qual os alunos estão matriculados atualmente Ano e Período Validade: Ano e período para o qual serão impressos os itens selecionados. Dessa forma a impressão será realizada mesmo que o aluno ainda não tenha efetivado a matrícula no ano letivo de validade. Classe: CURSO+SERIE+CLASSE+TURNO para os quais se deseja que sejam impressas as etiquetas. Se o campo for deixado em branco a impressão será para todas as classes. Caso deseje escolher um curso, basta informar o código do curso nos 3 primeiros campos. Prontuário: Deve ser informado quando se deseja a impressão somente para aquele aluno. Ordem: Em qual ordem as etiquetas devem ser impressas. Pode-se escolher em ordem de: Classe, Prontuário, Nome ou Responsável Financeiro. Tipo: Indica para quais tipos de matrícula do aluno a impressão deve ser feita. (Regular, Adaptação, Dependência, Livre ou Todos) Impressão: Quando informado um prontuário, pode-se selecionar a impressão individual ou a partir desse prontuário. Situação: Selecione a situação dos alunos que deseja imprimir (Ativos, Transferidos, Cancelados, Evadidos, Trancados, Falecidos ou todos) Cópias: Quantidade de cópias que devem ser impressas de cada etiqueta. Etiq.Inicial: Indique a etiqueta em que a impressão deve iniciar. A contagem é feita iniciando-se pela coluna. Filtro: Possibilita a impressão para um grupo de alunos, selecionando os filtros desejados.

56 56 Clicando no botão de Impressão imprimir., aparecerá a tela de seleção do formulário e da etiqueta que deseja. Escolha o formulário e o modelo de etiqueta que irá imprimir (caso já exista). Para a inclusão de um novo modelo de etiqueta, escolha o formulário, como mostramos abaixo, e clique no botão no campo de etiquetas. Nessa tela, Informe o NOME da etiqueta que você quer que fique gravado como modelo. Na coluna esquerda, aparecem os campos disponíveis para a inclusão na etiqueta. O quadro branco em formato de etiqueta é o espaço disponível para a inclusão dos campos e tem exatamente o tamanho do formulário selecionado.

57 57 Para incluir os campos na etiqueta, selecione o campo com o mouse na coluna da esquerda e arraste o campo para a posição desejada. Clicando com o botão direito do mouse sobre o campo, escolha a fonte, a cor de impressão, o alinhamento, se a impressão do campo será com moldura, etc. Depois de pronta, selecione a opção salvar no disquete. Os modelos já criados estarão disponíveis das próximas vezes para a impressão, sempre associadas ao formulário escolhido, como aparece abaixo. A partir daí, clique na impressora para impressão da etiqueta escolhida.

58 ETIQUETA PROFESSOR 58 Exportações Dados para Internet O WINSIGAA dispõe do recurso de exportação de dados para serem utilizados em outro sistema. A utilização de dados do sistema para publicação na Internet, por exemplo, é um dos mais utilizados pelas Instituições. O sistema dispõe de alguns modelos de arquivos, com as formatações solicitadas para disponibilizar dados na Internet (Portal Educacional, Web Consult, Portal Integral, etc) Ano Letivo e Período: Ano e período do qual queremos exportar os dados. Classe: inclua curso, série, classe e turno desejado, deixe os campos em branco para exportação de todas as classes. Preencha somente com as informações quando quiser a exportação específica da classe. Tipo: Indica para quais tipos de matrícula os dados serão exportados. (Regular, Adaptação, Dependência, Livre ou Todos) Situação: Selecione a situação dos alunos que deseja exportar (Ativos, Inativos ou Geral) Modelo: Para selecionar um modelo já existente, clique em no campo. Caso queira criar um novo modelo, preencha com o nome escolhido. Esse modelo estará disponível nas próximas exportações. Arquivo: Nome do arquivo que será gerado. O arquivo será salvo na pasta WINSIGAA/INTERNET.

59 Dados Disponíveis: Campos do sistema disponíveis para exportação. Selecione os dados e informe o formato, tamanho e Nome de destino desejados. Estrutura: Selecione a estrutura desejada (Vertical ou Horizontal) Separados: Selecione ou informe o separador dos campos. Tamanho Fixo: Deve estar marcado com para que os campos tenham tamanho fixo. Formato do arquivo: Deve estar marcado com o formato de exportação desejado (DB, DBF OU TXT) Item OCORRÊNCIA DA EXPORTAÇÃO EXPLICAR 59 Dados para Mala Direta INCLUIR E EXPLICAR ITEM Projeto Presença (INEP) 0NCLUIR E EXPLICAR ITEM

60 60 Exportação ENADE Lista de Acesso DIMEP Lista CTBEL Diário Eletrônico Geração de disquetes INCLUIR E EXPLICAR CAMPO NOVO 'TIPO' Geração de disquetes ou s com o Diário de Classe de cada professor.

61 Disponibiliza o lançamento de faltas, notas de avaliações, conteúdo programático etc. com a mesma estrutura do Diário de Classe tradicional. 61 Ano Letivo e Período: Ano e período do qual queremos exportar os dados. Curso: Código e descrição do curso para exportação. Deixe o campo em branco para que a exportação seja para todos os cursos em que o professor leciona. Para selecionar um curso, clique em no campo da descrição. Série, Classe e Turno: deixe os campos em branco para exportação de todas as classes que o professor leciona. Preencha somente com as informações da série, classe e turno quando quiser a exportação específica de uma classe. Professor: Código e descrição do nome do Professor para exportação. Deixe o campo em branco para que a exportação seja para todos os professores. Nesse caso o sistema solicitará que seja incluído um disquete a cada professor. Para selecionar um professor, clique em no campo da descrição. Disciplina: Código e descrição da disciplina para exportação. Deixe o campo em branco para que a exportação seja de todas as disciplinas. Para selecionar uma disciplina, clique em no campo da descrição. Bimestre: Período de avaliação (bimestre, trimestre, semestre etc) a que se refere o Diário Eletrônico. Enviar por Deve estar marcado com para que o Diário Eletrônico seja enviado para o de cada professor. Lembre-se que o computador que está processando as exportações do Diário Eletrônico deve ter um programa de envio de s e acesso à internet configurado. Importação dos dados Após a digitação das notas, faltas etc. no Diário Eletrônico, os dados precisam ser importados para o WINSIGAA. Os Diários podem ser devolvidos em DISQUETE ou por . Os Diários devolvidos por devem ser salvos na pasta WINSIGAA/DIÁRIO ELETRÔNICO. Quando acessada a opção de IMPORTAÇÃO, o sistema importará automaticamente todos os Diários existentes nessa pasta. Após esse processo os arquivos são eliminados para evitar importações incorretas. Quando o Diário é devolvido pelo professor em disquete, insira o disquete no drive e solicite a importação dos dados desejados.

62 62 Professor: Trará o nome do professor que está sendo importado. Tipos de importação de dados: Deve estar marcado com quais dados serão importados do Diário Eletrônico para utilização pelo sistema. Impressão de Diário Eletrônico INCLUIR E EXPLICAR ITENS Histórico Escolar Configuração EXPLICAR O NOVO MODULO 'OPÇÕES' A tela de configurações do Histórico Escolar permite que seja definidos os campos que será impressos nos diferentes históricos da Instituição. Grau: Possibilita a configuração de históricos diferentes para 1º, 2º e 3º Grau (Ensino Fundamental, Médio e Superior) Tipo: Permite a configuração de históricos diferentes para cada TIPO de curso (Regular, Livre, Supletivo, Técnico e Modular)

63 63 Padrão: Nessa guia, escolhemos os dados que serão incluídos nos históricos impressos em papel timbrado ou papel comum. Pré-Impresso: Caso a instituição se utilize de formulário Pré-Impresso para impressão do Histórico Escolar, nessa guia escolhemos os dados que serão incluídos na impressão. Certificados: Espaço reservado para a inclusão de textos de certificação com impressão em todos os Históricos, para séries concluintes de curso ou não. Observações: Possibilita a inclusão de textos de observações para impressão em todos os Históricos. Para incluir os campos no Histórico Escolar, selecione o campo com o mouse na coluna da esquerda e arraste o campo para a posição desejada no espaço do formulário à direita. Clicando com o botão direito do mouse sobre o campo, escolha a fonte, a cor de impressão, o alinhamento, se a impressão do campo será com moldura, etc. Depois de pronta, selecione a opção salvar no disquete. Os modelos já criados estarão disponíveis para a impressão, sempre associadas ao grau e tipo de cursos selecionados. Impressão - EXPLICAR O NOVO MODULO 'DADOS' Após a configuração do Histórico Escolar, preparamos a impressão neste item do menu. Prontuário: número do prontuário do aluno Tipo: Tipo de curso (Regular, Livre, Técnico, Supletivo ou Modular) Grau: 1º, 2º e 3º Grau (Ensino Fundamental, Médio e Superior) Curso: Para os cursos de 1º e 2º Grau, o histórico estará associado ao código do curso. Os dados referentes ao curso, ao aluno e as notas serão apresentados de acordo com o cadastro de Curso, Matrícula e Notas do aluno em cada série. Controle de Acesso INCLUIR E EXPLICAR TODOS OS ITENS

64 64 Cadastro de Equipamentos Horário de Acesso Bloqueios

65 65 Desbloqueio Consulta de Acesso Cadastro de visitante Transporte Escolar INCLUIR E EXPLICAR TODOS OS ITENS

66 Cadastro de Veículos 66 Cadastro das linhas do Transporte Transporte por aluno

67 Relatório de linhas do Transporte Resumo por Transporte 67 Controle de Provas EXPLICAR TODOS OS MODULOS Cadastro de Provas Impressões de Cartão Importação de Resposta

68 68 Apuração de Resultado Relatório de classificação dos alunos Configuração de Cartão

Professor On-line. Em construção versão: 16/01/2015. Elaboração SED/DITI/GETIG

Professor On-line. Em construção versão: 16/01/2015. Elaboração SED/DITI/GETIG Professor On-line Em construção versão: 16/01/2015 Tela inicial de acesso Nº do IP do equipamento que está acessando o sistema 2 Login Matrícula no formato NNNNNN-D-VV (número, dígito, vínculo) Obs: independente

Leia mais

Manual Sistema Curumim. Índice

Manual Sistema Curumim. Índice Versão 1.0 Índice 1. Instalação do Sistema... 3 2. Botões e Legenda... 4 3. Login do Sistema... 5 4. Tela Principal... 6 5. Dados Cadastrais da Empresa... 7 6. Aluno Cadastro... 8 7. Aluno - Cadastro de

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Matrículas 1º semestre letivo de 2014

Matrículas 1º semestre letivo de 2014 EDITAL 17/2013 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Matrículas 1º semestre letivo de 2014 O UDF - Centro Universitário torna público o Edital de Matrícula dos Cursos de Graduação para o 1º semestre letivo de 2014, a

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2015 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

MANUAL ESCOLA FLEX. Revisado em 09/07/2008. Sistema Flex www.sistemaflex.com

MANUAL ESCOLA FLEX. Revisado em 09/07/2008. Sistema Flex www.sistemaflex.com MANUAL ESCOLA FLEX Revisado em 09/07/2008 Sistema Flex www.sistemaflex.com Índice Manual Escola Flex Índice... 2 Tela de Abertura (Splash Screen)... 3 Login... 4 Seleção de Empresas... 5 Tela Principal...

Leia mais

Portal Educacional - Aluno Online

Portal Educacional - Aluno Online 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME SEU CÓDIGO DE USUÁRIO (MATRÍCULA). INFORME

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 Cordilheira Recursos Humanos CRH 2.85A As rotinas de Retiradas de Pró-labore e Autônomos tiveram diversas alterações, com o objetivo

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet.

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet. Olá! Você está recebendo as informações iniciais para utilizar o GEM (Software para Gestão Educacional) para gerenciar suas unidades escolares. O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

Roteiro para digitação de NOTAS e FREQUÊNCIAS

Roteiro para digitação de NOTAS e FREQUÊNCIAS Roteiro para digitação de NOTAS e FREQUÊNCIAS O docente ao longo do semestre deve informar ao sistema as notas e frequências para que o aluno possa consultá-las. Neste roteiro procuramos mostrar a forma

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE INSERÇÃO PROJETO DE TUTORIA ACADÊMICA

MANUAL PRÁTICO DE INSERÇÃO PROJETO DE TUTORIA ACADÊMICA MANUAL PRÁTICO DE INSERÇÃO PROJETO DE TUTORIA ACADÊMICA 2014 ACESSO AO SISTEMA Após acessar o site da UNIPAR www.unipar.br, deve-se acessar o link Diretorias Ensino Superior, e no campo Programa de Tutoria

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS SIA

SISTEMA DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS SIA SISTEMA DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS SIA Abaixo constam trechos retirados do Manual do Usuário do SIA Sistema de Informações Acadêmicas. A autoria das informações é da equipe do SIA. SISTEMA DE INFORMAÇÕES

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias.

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias. MANUAL DO USUÁRIO - CARTÓRIOS VERSÃO 1.0 Objetivo: Este documento tem como objetivo apresentar aos usuários dos cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP

Leia mais

SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB

SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB SIGEM AVALIAÇÃO DE ALUNOS WEB Conteúdo 1. ABERTURA DO SISTEMA... 3 1.1. Barra principal de Ferramentas... 4 1.2. Filtro de consultas... 5 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 6 3. SELECIONAR ESCOLA... 7 4. SISTEMA

Leia mais

Apresentação...2. 1. Como acessar o sistema...3

Apresentação...2. 1. Como acessar o sistema...3 Índice: Apresentação...2 1. Como acessar o sistema...3 1.1. Já estando cadastrado... 3 1.2. Não estando cadastrado... 4 1.2.1 Como cadastrar um Consultor... 4 1.2.2 Salvando o cadastro... 8 1.2.3 Inserindo

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

Manual CORP Microlins Dinâmica

Manual CORP Microlins Dinâmica Manual CORP Microlins Dinâmica Índice 1. Acesso ao CORP 2. Cadastro de Colaborador 1. Dados 2. Endereço 3. Telefone 4. E-mail 5. Franquias vinculadas 6. Cursos 7. Permissões 3. Cadastro de Recesso 4. Cadastro

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 2.1 2013 Cuiabá MT Sumário Usuários do SISCOFRE... 3 Fases

Leia mais

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br A Comissão de Acesso ao Ensino Superior informa que estão abertas as inscrições para o 1º semestre letivo de 2016, nas seguintes modalidades: 1º Processo Seletivo Agendado Edital 21/2015 (para novos alunos)

Leia mais

Portal do Magistrado Guia Rápido Atualização Cadastral e Inclusão de IRPF

Portal do Magistrado Guia Rápido Atualização Cadastral e Inclusão de IRPF Acesso ao Portal do Magistrado Como entrar no Portal do Magistrado: ENDEREÇO ELETRÔNICO: www.portaldomagistrado.tjsp.jus.br/ptlpdb/ Conecte seu Certificado Digital ao computador e informe sua Senha de

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

Treinamento Módulo Contas a Pagar

Treinamento Módulo Contas a Pagar Contas a Pagar Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2 Gravar Tecla

Leia mais

Tutorial Novo Portal do Aluno

Tutorial Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial Novo Portal do Aluno Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário e senha devem

Leia mais

SUMÁRIO. Faculdade Católica do Tocantins www.catolica-to.edu.br

SUMÁRIO. Faculdade Católica do Tocantins www.catolica-to.edu.br MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO Passo a passo do Portal Acadêmico www.catolica-to.edu.br - suporterm@catolica-to.edu.br SUMÁRIO Objetivo Manual do Portal Acadêmico... 03 Navegadores... 03 Endereço Eletrônico

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo III

Treinamento Sistema Condominium Módulo III Financeiro (Lançamentos Despesas e Saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Contábil> Lançamentos Nessa tela é possível lançar as despesas dos condomínios,

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J Versão 4.8.J Sumário PORT - Módulo de Apoio Portaria 3 1 Manual... de Processos - Portaria 4 Fluxo - Portaria... 5 2 Configurações... 6 Unidades... de Internação 6 Setores Administrativos... 9 Configuração...

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

PEDIDO Manual OPERACIONAL

PEDIDO Manual OPERACIONAL SISTEMA DE GESTÃO HDIAS HAMILTON DIAS (31) 8829.9195 8540.8872 www.hdias.com.br hamilton-dias@ig.com.br PEDIDO Manual OPERACIONAL Pagina 2 de 34 ÍNDICE Pedido... 4 Como Acessar... 4 Como Localizar Pedido...

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

MANUAL TISS Versão 3.02.00

MANUAL TISS Versão 3.02.00 MANUAL TISS Versão 3.02.00 1 INTRODUÇÃO Esse manual tem como objetivo oferecer todas as informações na nova ferramenta SAP que será utilizada pelo prestador Mediplan, a mesma será responsável para atender

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

WF Processos. Manual de Instruções

WF Processos. Manual de Instruções WF Processos Manual de Instruções O WF Processos é um sistema simples e fácil de ser utilizado, contudo para ajudar os novos usuários a se familiarizarem com o sistema, criamos este manual. Recomendamos

Leia mais

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Índice 1 Acessando o sistema via internet...3 2 Funcionalidades...6 2.1 Horário Individual...7 2.2 Calendário Acadêmico...8 2.3 Biblioteca...9 2.3.1 Consultar

Leia mais

Solicitação de transferência do aluno

Solicitação de transferência do aluno Solicitação de transferência do aluno 1 Conteúdo Conteúdo... 2 Introdução... 3 Solicitação de transferência de aluno... 4 Aba Solicitação de Transferência:... 5 Aba Acompanhamento de Solicitações:... 12

Leia mais

SophiA Biblioteca - Treinamento Cadastro de Usuários

SophiA Biblioteca - Treinamento Cadastro de Usuários SophiA Biblioteca - Treinamento Cadastro de Usuários Para realizar um cadastro de usuário, clique na aba USUÁRIOS e em seguida no botão. Aba Dados Nome: cadastro do nome do novo usuário. Código: É possível

Leia mais

SIAP - Sistema de Apoio ao Professor

SIAP - Sistema de Apoio ao Professor Introdução O SIAP, Sistema de Apoio ao Professor, é um programa que vai contribuir, de forma decisiva, com o cotidiano escolar de alunos, professores, gestores e funcionários administrativos. Com a implantação

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS

BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS 1 Módulo Beneficiários Onde são criados os registros das famílias dos titulares e definidas coberturas assistenciais do plano de saúde, bem como os valores de custeio, os

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PEDIDOS DO REVENDEDOR

CAPTAÇÃO DE PEDIDOS DO REVENDEDOR CAPTAÇÃO DE PEDIDOS DO REVENDEDOR 1. Captação de Pedidos - pela Central (Back office) 1 2. Como consultar Pedido 16 3. Como visualizar Detalhes de um Pedido 19 4. Como consultar Vendas/Cortes em Pedidos

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

Configurações Básicas

Configurações Básicas Compras Avançadas Este módulo auxilia na verificação da demanda dos produtos e com isso permite ajustar os estoques fazendo transferência entre as filiais e também definir a quantidade de estoque dos produtos

Leia mais

MIT072 Manual de Operação do Portal - Professores

MIT072 Manual de Operação do Portal - Professores ACESSO AO PORTAL Para acessar o Portal, o professor deve entrar no site Https://meu.ifmg.edu.br/Corpore.Net/Logon.aspx. Na página apresentada será necessário fazer o login preenchendo os campos Usuário

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1 1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1.ACESSANDO O SITE DA FEOL 1.1 Endereço do Site O endereço para acessar o site da Fundação Educacional de Oliveira é: www.feol.com.br Obs: experimente digitar apenas feol.com.br

Leia mais

TUTORIAL // MÓDULO BENEFICIÁRIOS BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS

TUTORIAL // MÓDULO BENEFICIÁRIOS BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS BENNER WEB MÓDULO BENEFICIÁRIOS 1 Sumário Procedimento inicial para acessar o sistema na web... 3 Módulo Beneficiários... 3 1. INCLUSÃO DE MATRÍCULA ÚNICA, FAMÍLIAS E BENEFICIÁRIOS...4 Criar a Matrícula

Leia mais

TUTORIAL UNP VIRTUAL

TUTORIAL UNP VIRTUAL UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEaD TUTORIAL UNP VIRTUAL Aluno Primeira edição NATAL/RN 2012 SUMÁRIO Conteúdo PREFÁCIO - BEM-VINDO(A) AO UNP VIRTUAL...

Leia mais

Sistema Fies Oferta de Vagas Processo seletivo 2º/2015

Sistema Fies Oferta de Vagas Processo seletivo 2º/2015 Secretaria de Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação - Fies Sistema Fies Oferta de Vagas Processo seletivo 2º/2015 Julho/2015 PROCESSO SELETIVO 2º/2015 Publicação da Portaria Normativa

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Orientações para o Lançamento de Notas. Diretor

Orientações para o Lançamento de Notas. Diretor Orientações para o Lançamento de Notas Diretor 1 CONTEÚDO Conteúdo... 2 Como acessar o Conexão Educação... 3 Lançamento de Notas... 5 Notas por Turma... 5 Liberação de Lançamento de Notas... 13 2 COMO

Leia mais

Sistema de Autorização Unimed

Sistema de Autorização Unimed Diretoria de Gestão Estratégica Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Serviços em TI Sistema de Autorização Unimed MANUAL DO USUÁRIO DIVISÃO DE SERVIÇOS EM TI A Divisão de Serviços em TI

Leia mais

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por Informática Educativa Página2 Índice Nota Fiscal eletrônica... 03 Safeweb e-nota C... 04 Documentos eletrônicos... 08

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

DIÁRIO DE CLASSE. Atenciosamente,

DIÁRIO DE CLASSE. Atenciosamente, DIÁRIO DE CLASSE Estamos apresentando aos Professores e Professoras da UNEB o sistema de registros acadêmicos que será feito online a partir de qualquer computador com acesso à internet. Salientamos que

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Manual Cartão SUS Manual de Operação Julho/2011 Conteúdo Sumário...

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Instrução Operacional nº 27 SENARC/MDS Brasília, 22 janeiro de 2009. Divulga aos municípios orientações sobre a utilização do Sistema de Atendimento e Solicitação de Formulários (Sasf) 1 APRESENTAÇÃO O

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

ATENÇÃO! É importante a leitura detalhada do Manual do Candidato para conhecer as normas do Processo de Ingresso.

ATENÇÃO! É importante a leitura detalhada do Manual do Candidato para conhecer as normas do Processo de Ingresso. ATENÇÃO! É importante a leitura detalhada do Manual do Candidato para conhecer as normas do Processo de Ingresso. Primeiro Passo Tenha em mãos seu CPF, Documento de Identidade (RG) e conta de e-mail válida!

Leia mais

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço VALPARAÍSO DE GOIÁS quarta-feira, 28 de outubro de 2014 Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez

Leia mais

imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes)

imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes) Page 1 of 30 Impressao Oficial de justiça De PJe - Manual imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes) Tabela de conteúdo 1 Manual do Oficial de Justiça

Leia mais

Controle do Arquivo Técnico

Controle do Arquivo Técnico Controle do Arquivo Técnico Os documentos existentes de forma física (papel) no escritório devem ser guardados em pastas (normalmente pastas suspensas) localizadas no Arquivo Técnico. Este Arquivo pode

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED GUIA PARA INSCRIÇÃO As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico www.pss.pr.gov.br, no período que consta em edital. O candidato deve possuir Cadastro no

Leia mais

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Noções Gerais: Pg. 02 Instruções para instalação Pg. 02 Ferramentas úteis Pg. 04 Menu Arquivos Empresas Usuárias Pg. 05 Ativar Empresa

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Manual de Utilização Financeiras Versão 1.2 Manual de utilização do software para os usuários do Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos, com

Leia mais

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante 1. Como iniciar o programa O módulo da Carteira de Militante deve ser acessado através dos seguintes endereços: http://www.pcdob.org.br/redevermelha. É

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.04 Inventário Manual...2 Relatório de contagem...2 Contagem...3 Digitação...3 Inventário Programado...6 Gerando o lote...7 Inserindo produtos manualmente no lote...8 Consultando

Leia mais

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1 INDÍCE 1. COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1.1. PRIMEIRO ACESSO... 3 1.2. SOLICITAR NOVA SENHA... 4 2. COMO INFORMAR A SITUAÇÃO DOS ALUNOS?...6 2.1. DADOS DO DIRETOR/RESPONSÁVEL...6 2.2.

Leia mais

Manual de Acesso ao Sistema SAORI Portal do Aluno

Manual de Acesso ao Sistema SAORI Portal do Aluno Manual de Acesso ao Sistema SAORI Portal do Aluno 1) Procedimentos que deverão ser executados antes do primeiro acesso ao sistema. (Caso você já acesse o sistema com regularidade vá para o item 2). Abra

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais, no Dec. 99.490/90,

Leia mais

Certidão Online Manual do Usuário

Certidão Online Manual do Usuário JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Certidão Online Manual do Usuário Versão 3.1 Lista de Tópicos - Navegação Rápida CADASTRANDO O USUÁRIO... 3 ACESSANDO O SISTEMA... 5 CERTIDAO SIMPLIFICADA NADA

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Missionário SENAMI. Secretaria Nacional de Missões

Sistema de Gerenciamento Missionário SENAMI. Secretaria Nacional de Missões Sistema de Gerenciamento Missionário SENAMI Secretaria Nacional de Missões Manual do Usuário Apresentamos a seguir um guia básico contendo informações gerais para utilização do Sistema de Gerenciamento

Leia mais