HISTORIAL SIEMENS. As primeiras referências. O arranque oficial com as primeiras instalações. A criação da Siemens, Lda. Companhia de Electricidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HISTORIAL SIEMENS. As primeiras referências. O arranque oficial com as primeiras instalações. A criação da Siemens, Lda. Companhia de Electricidade"

Transcrição

1 HISTORIAL SIEMENS As primeiras referências 1876 > Fornecimento de um forno contínuo com regeneração do calor, de origem Siemens, para a indústria vidreira na Marinha Grande, instalado por Eng. Boistel e Gally > Equipamentos Siemens são divulgados e instalados em Portugal por Emílio Biel, consignatário de equipamentos eléctricos. A primeira instalação eléctrica ocorreu nos Armazéns Andersen (Porto) > Motores Siemens equipam eléctricos da Companhia Carris, no Porto. O arranque oficial com as primeiras instalações 1905 > A Companhia Portuguesa de Electricidade Siemens Schuckertwerke, Lda., percursora da actual Siemens, S.A., inicia as suas actividades em Lisboa, com delegação no Porto > Fornecimento de equipamentos para a central hidroeléctrica de Santa Rita (Fafe) e para a central termoeléctrica de Massarelos (Porto). A criação da Siemens, Lda. Companhia de Electricidade 1926 > Instalação de central hidráulica para a fábrica de tecidos de Fafe > Fornecimento de cabos eléctricos para a central do Tejo (Sacavém). > Instalação de uma central eléctrica, com 4 motores a gás pobre e alternadores de 150 kwa, quadro de distribuição e rede subterrânea de cabos armados nos Serviços Municipalizados da Póvoa do Varzim. A afirmação: contribuição para a electrificação do país 1934 > Estabelecimento da Siemens, S.A.R.L e passagem das instalações da empresa para a Rua Augusta. > Introdução do negócio de electrodomésticos > Electrificação e sinalização da Linha ferroviária de Cascais (25 km de extensão). O relançamento da electrificação e o desenvolvimento industrial 1952 > Electrificação e sinalização da Linha ferroviária de Sintra (27 km de extensão) > Fornecimento de 24 carruagens automotoras para o Metropolitano de Lisboa > Electrificação da Linha ferroviária do Norte. Linha com cerca de 330 km de extensão > Siemens inicia a comercialização das lâmpadas e lumiares Osram através da aquisição da Enae (Empresa Nacional de Aparelhos Eléctricos) > Abertura das novas instalações da Sede, na Avenida Almirante Reis, 65, em Lisboa. A produção industrial 1964 > A Siemens inicia a actividade fabril em Portugal, através da aquisição da Motra Equipamentos Eléctricos, S.A.R.L., produtora de motores e transformadores, antes sob licença Siemens e pertencente à Enae.

2 1965 > Participação da Siemens, S.A. no projecto hidroeléctrico de Cahora-Bassa > Criação de uma nova linha na fábrica do Sabugo para produção de memórias para computadores > Arranque da nova Fábrica em Évora, produtora de relés (material de telecomunicações). > A empresa totalizava 1304 trabalhadores nas várias unidades > Compra da Indelma Indústrias Electro-Mecânicas, S.A.R.L., no Seixal, produtora de cablagens para automóveis e quadros eléctricos. Siemens S.A.R.L.: investir em condições adversas 1975 > Presença activa no fornecimento de cablagens e quadros eléctricos, como por exemplo para a central termoeléctrica de Sines > Accionista Siemens AG transfere 32 DM para cobrir a totalidade dos prejuízos acumulados desde Abril de > Início da produção de aspiradores de pó na fábrica do Sabugo (antiga Motra) > Instalação da primeira tomografia computorizada na Clínica de Todos-os-Santos em Lisboa > Início da produção de televisores a cores na Fábrica do Sabugo (antiga Motra) > Início da produção de termoventiladores no Sabugo o jeitoso > Abertura da delegação de Coimbra, dando apoio e suporte ao negócio das soluções médicas > Início da produção das centrais telefónicas EMS, na Fábrica do Sabugo. A modernização na Europa: investir nas novas tecnologias 1987 > Contrato para substituição da rede telefónica pública por equipamento digital a fornecer pela Siemens, com tecnologia EWSD e entrega da primeira central pública digital em Portugal. > Inauguração da EMPTEL, Fábrica de Centrais Públicas de Comutação Digital > Acreditação dos Laboratórios da Fábrica de Transformadores > Inauguração da nova Sede Dois Moinhos, em Alfragide > Assinatura dos contratos com a CP para o fornecimento de 40 unidades quádruplas eléctricas para a linha ferroviária de Sintra e de 30 locomotivas eléctricas. > Assinatura dos contratos com os CTT e os TLP para implementação da primeira rede móvel. > Constituição da ANFEI Associação Nacional de Formação Electrónica Industrial. > Assinatura do contrato de fornecimento do sistema de manuseamento de carvão e dos painéis de baixa tensão da central termoeléctrica do Ribatejo > Constituição da Fábrica do Seixal, Fábrica de Disjuntores e Quadros Eléctricos, e integração na Siemens, S.A > A Siemens Nixdorf Informations-System passa a ser integrada na Siemens, S.A. > Abertura das novas instalações da delegação do Norte, no Freixieiro, em Matosinhos. > Assinatura do contrato de fornecimento chave na mão da central termoeléctrica de ciclo combinado da Tapada do Outeiro e lançamento da primeira pedra no ano seguinte. > Electrificação da Linha da Beira Alta. > Entrega do Aeroporto de Macau. > Entrada em funcionamento do novo Hospital de Leiria, primeiro projecto chave na mão realizado pela Siemens em Portugal na área hospitalar.

3 Rumo à excelência e à inovação, sob o signo da digitalização, do software e da alta tecnologia 1995 > A Siemens, S.A. torna-se a primeira empresa em Portugal a aderir ao Sistema de Ecogestão e Auditoria (EMAS) nas Fábricas de Relés e Indelma. > Entrega à Portugal Telecom da linha EWSD número dois milhões. > Fornecimento de 38 unidades triplas ao Metropolitano de Lisboa (Série ML 95) > Assinatura do contrato de fornecimento de centrais EWSD à Cabo Verde Telecom. > Constituição da Siemens Semicondutores, S.A., Vila do Conde, assinatura do contrato de investimento no valor de 560 milhões de euros para a fábrica de backend. A inauguração desta unidade ocorreu dois anos mais tarde. > Os 10 comboios de pendulação activa da CP são equipados com sistemas eléctricos de controlo e tracção Siemens (consórcio Fiat/Siemens). > Início das actividades de R&D na área de transmissão óptica 1997 > Primeira instalação nacional de radiologia digital para o Hospital de Viseu. > Contrato com TV Cabo para fornecimento chave na mão da rede CATV. > Arranque do International Training Center (ITC) em telecomunicações > Início de actividades da Fábrica Condensadores de Tântalo em Évora e assinatura do contrato com um investimento inicial no valor de 50 milhões de euros. > Participação da Siemens, S.A. na Expo 98, como patrocinadora e fornecedora de equipamentos e serviços com amplo significado tecnológico. Manutenção de edifícios do Oceanário e Centro Cultural de Belém. > Todas as Unidades da Siemens, S.A. certificadas pelas normas da série ISO > Primeiro contrato com a Vodafone Portugal (Telecel) Cobertura do Algarve com tecnologia Microwave. > Implementação do novo plano de numeração nacional para a PT > Assinatura do contrato para o fornecimento de 38 novas unidades para o Metro de Lisboa. > Assinatura de contrato com a EDP/CCPE para construção de 2 grupos reversíveis 106MVAT para a central da Venda Nova II. > Fornecimento das subestações de tracção da Linha ferroviária do Sul e Sines. > Instalação da primeira solução integrada de sistemas de informação clínica PICIS e de imagiologia digital PACS no Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada. > Siemens ganha contrato para fornecimento de IP backbone à PT. > Primeiro contrato de managed services empresariais para redes multi vendor (CGD). > Informatização Nacional de Tribunais > Assinatura do contrato para o fornecimento de 34 unidades múltiplas eléctricas de nova geração (CP2000) para a CP. > Início de funcionamento da central da Tapada do Outeiro. > Entrega do Aeroporto do Funchal. > Primeira empresa portuguesa a realizar a transição para a nova norma ISO 9001:2000. > Primeiro contrato com a ONI Rede de Transporte SDH. > Siemens assina contrato com PT para migração da rede PSTN para rede VoIP.

4 2001 > Assinatura de novos contratos como o do grupo PT Portugal Telecom para as redes de Nova Geração, o fornecimento de soluções ADSL e o aprofundamento da liderança no mercado de backbone IP. > Fusão das actividades das Divisões Cerberus e Landis & Staefa na empresa Siemens Building Technologies. > Adjudicação do contrato para fornecer dois grupos de 800Mw para a central de ciclo combinado do Ribatejo e assinatura de contrato para manutenção de longa duração da Central da Tapada do Outeiro. > Transferência de novos produtos (Nxair, NxairM e NxairP) para a Fábrica de Corroios. > Electrificação da Linha ferroviária da Beira Baixa (Mouriscas Castelo Branco). > Certificação do Sistema de Gestão Ambiental da Siemens, S.A. para as Áreas de Vendas e Serviços pela norma ISSO > Criação do centro de desenvolvimento de microelectrónica digital. > Rede Gigabit da FEUP (maior rede europeia em número de terminações de rede). > Desenvolvimento de Number Portability para redes fixas e móveis para Portugal e outros países > Um milhão de telemóveis vendidos. > Projecto chave na mão para a nova Fábrica de Cervejas Cintra. > Adjudicação do projecto chave na mão para o Metro Sul do Tejo: para além do material circulante a Siemens é ainda responsável pelo fornecimento das infra-estruturas electromecânicas (catenária, subestações, sinalização e telecomunicações). > Conclusão da informatização integral das Urgências do Hospital Santa Maria. > Conclusão do projecto de informatização da rede de balcões dos CTT. > ONI selecciona a Siemens como fornecedor da sua rede DWDM. > PT selecciona a Siemens como fornecedor da rede UMTS (Core and rádio). > Início das actividades de research (pesquisa fundamental) no âmbito das telecomunicações. > Arranque do RNCC Europa 1. > Desenvolvimento do conceito inovativo flexível de User Interface para Telemóveis (primeira solução i9 da TMN). > Criação do centro de desenvolvimento de multimédia a nível mundial > Siemens, S.A. reconhecida mundialmente com o primeiro lugar no Top+ Regions Award, premiando a sua excelência de gestão e o seus resultados excepcionais. > Criação do Laboratório de Redes Ópticas e de um Centro Mundial de I&D de software para as redes de UMTS e GPRS. > Primeiro PET Siemens instalado no IPO de Lisboa. > Sistema PACS instalado no Hospital Amato Lusitano em Castelo Branco. > A Siemens fornece e entrega à Vodafone Portugal da plataforma / primeira solução de Vídeo Streaming. > Inauguração do laboratório de redes ópticas, pelo Presidente da República Portuguesa > Fornecimento de soluções integradas para nove dos dez estádios de futebol do Euro-2004, incluindo montagem e operação do Terminal de Passageiros ANA/Euro >Inauguração do Multimédia Lab, empregando em conjunto com o Laboratório de Redes Ópticas mais de mil engenheiros. >Inauguração da central termoeléctrica do Ribatejo e assinatura de contrato de manutenção de longa duração para o grupo 1 e 2 da central do Ribatejo e assinatura de contrato para construção do 3.o grupo da mesma central.

5 > Primeiro PET/CT Biograph 6 instalado no IPO do Porto e primeiro TAC 64 cortes instalado no Hospital de Viana do Castelo. > Contrato de serviços de manutenção dos equipamentos informáticos dos balcões e edifícios centrais do grupo CGD. > Criação da ATEC (antiga ANFEI), uma iniciativa conjunta entre a Autoeuropa, Siemens, Bosch e Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã. > Introdução da aplicação A&D Mall, adquirindo 65% de vendas nesta aplicação. > Obtenção do primeiro contrato de manutenção de Instalações Eléctricas de Energia de Tracção da REFER. > Lançamento do primeiro Relatório de Responsabilidade Corporativa da Siemens, S.A. e respectivo reconhecimento pela revista Exame como uma das 10 empresas com melhores práticas de Responsabilidade Social. > Fornecimento do primeiro armazém automático para a Lactogal. > Criação do centro de desenvolvimento na área de Home Entertainment. > Fornecimento da primeira rede de transporte de 10G existente em Portugal FCCN. > Siemens foi seleccionada pela PT para lançar a plataforma de Vídeo Móvel. > Mais de um milhão de terminações de rede empresariais implementados. > Formação da Portech, plataforma para a formação de consórcios para a investigação e aplicação de tecnologias emergentes no âmbito do P.Q.E > Realização da Conferência de Imprensa da Siemens AG em Portugal (primeiro evento internacional do Sr. Klaus Kleinfeld, novo CEO da Siemens). >Estabelecimento de parceria com a Gulbenkian para a Biologia Computacional. >Lançamento do E-Domus (plataforma de controlo local e remoto de habitações que permite a gestão da casa sobre banda larga). > Encomenda da primeira passagem de nível ferroviária. > Siemens AG escolhe Portugal para instalar e operar um Shared Accounting Service Center SASC Lisboa. > Contrato de Manutenção p/ 3000 sistemas de ATM com a SIBS. > Entrega do primeiro Combino para o MST. > Exportação de know-how em sistemas logísticos de aeroportos. > Inicio funcionamento da Central Venda Nova II. > Início das actividades no sector da energia eólica. > O IPTM adjudica ao consórcio participado pela Siemens o fornecimento do sistema VTS (Sistema de Controlo de Tráfego Marítimo). > Atribuição do primeiro projecto Europeu Marie Curie. > Abertura do pólo R&D em telecomunicações em Aveiro. > Contratos de outsourcing multi vendor na ONI. > Hospital da Luz, uma das mais modernas infra-estruturas de saúde da Europa, é um bom exemplo de como a Siemens pode congregar as suas valências no sentido de responder às necessidades das unidades hospitalares. Foi criada uma solução chave-na-mão que integrou produtos e serviços de quase todas as áreas de negócio da Siemens > Devido ao aumento do tráfego aéreo no aeroporto de Lisboa, a Siemens desenvolve em regime de

6 projecto chave na mão o novo Terminal 2 através do conceito Capacity Plus. Este mesmo conceito foi exportado para acolher os jogos Asiáticos em Doha, Qatar. (Terminal 2 do Aeroporto de Lisboa) > Término da construção da Central Termoeléctrica do Ribatejo > Aquisições da Bayer Diagnostics, da Diagnostic Products Corporation e da CTI tornam a Siemens líder mundial em diagnóstico integrado in-vivo e in-vitro. A era da sustentabilidade 2007 > Presença assinalada no Autódromo Internacional do Algarve de soluções de detecção de incêndio, controlo de acessos, CCTV (incluindo pista), difusão sonora e vídeo-walls. > Participação activa no sucesso do consórcio Eólicas de Portugal 2008 > Conclusão do projecto de entrega de 25 Locomotivas LE4700 > Participação no Dolce Vita Tejo (serviços de segurança, climatização, gestão técnica centralizada e soluções de electrificação). > Início da construção da central de Ciclo Combinado do Pego, unidade que terá uma eficiência energética acima dos 58 por cento, o que a colocará como uma das mais eficientes centrais do mundo. ( > Instalação na clínica João Carlos Costa em Viana do Castelo, do primeiro TAC de 128 cortes em Portugal; > Fábrica do Sabugo, o primeiro produtor mundial da Siemens de transformadores SILFO para parques eólicos; 2009> Assinatura protocolo com EMEF, que tem como objectivo desenvolver e criar competências nacionais e projectá-las nos mercados externos, contribuindo assim para a sustentabilidade do sector ferroviário português. > Participação no projecto Torres Colombo com diversas soluções eléctricas. > Conclusão projecto Pescanova > Maior conjunto de encomendas junto da REN. Avaliado em cerca de 80 milhões de euros, este negócio incluiu o fornecimento das mais modernas soluções tecnológicas para a construção e ampliação de várias subestações de Alta Tensão da Rede Eléctrica Nacional. > Extensão do sistema de processamento de bagagens do Aeroporto de Lisboa, um projecto no valor de 31,5 milhões de euros. 2010> Primeiros testes da central de Ciclo Combinado do Pego > Assinatura de protocolo de entendimento com o MOBI-E (a entidade portuguesa responsável pela dinamização da mobilidade eléctrica em Portugal) para soluções de carregamento de carros eléctricos. > Instalação na Clínica Dr. João Carlos Costa (Viana do Castelo) do SOMATOM Definition Flash, o TAC mais rápido e com menor radiação do mundo. É de destacar que existem apenas cerca de 80 equipamentos a funcionar em todo o mundo, sendo que a unidade instalada é a primeira em Portugal

7 2011> Para a central hidroeléctrica de Venda Nova III (EDP), o maior projecto do seu género em curso no país, a Siemens, S.A. forneceu o equipamento electromecânico. Tecnologicamente inovadora, esta central é essencial para a estratégia nacional de energia hidroeléctrica 2012> A Siemens ganhou o concurso de fornecimento de soluções aeroportuárias para quatro aeroportos angolanos Soyo, Dundo, Saurimo e Luena. Este negócio representa a primeira referência do Sector Infrastructures & Cities em Angola e são de importância estratégica para o desenvolvimento do transporte aéreo doméstico de Angola. 2013> 12 Centros de Competência nas áreas Energia, Infraestruturas e Saúde assim como serviços partilhados (recursos humanos, compras, finanças, etc) > A Siemens Portugal foi nomeada um dos 30 lead countries do Grupo a nível global, ficando com a responsabilidade pelo desenvolvimento do negócio em Angola e Moçambique.

equipamentos eléctricos. A primeira instalação eléctrica ocorreu nos Armazéns Andersen (Porto). O arranque oficial com as primeiras instalações

equipamentos eléctricos. A primeira instalação eléctrica ocorreu nos Armazéns Andersen (Porto). O arranque oficial com as primeiras instalações HISTORIAL SIEMENS As primeiras referências 1876 > Fornecimento de um forno contínuo com regeneração do calor, de origem Siemens, para a indústria vidreira na Marinha Grande, instalado por Eng. Boistel

Leia mais

1895 > Motores Siemens equipam elétricos da Companhia Carris, no Porto.

1895 > Motores Siemens equipam elétricos da Companhia Carris, no Porto. HISTORIAL SIEMENS As primeiras referências 1876 > Fornecimento de um forno contínuo com regeneração do calor, de origem Siemens, para a indústria vidreira na Marinha Grande, instalado por Eng. Boistel

Leia mais

ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA FACTORES DE SUCESSO PARA O TRANSPORTE FERROVIÁRIO. CP LISBOA ENG.º ÓSCAR AMORIM Lisboa, 5 de Julho de 2007

ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA FACTORES DE SUCESSO PARA O TRANSPORTE FERROVIÁRIO. CP LISBOA ENG.º ÓSCAR AMORIM Lisboa, 5 de Julho de 2007 ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA FACTORES DE SUCESSO PARA O TRANSPORTE FERROVIÁRIO CP LISBOA ENG.º ÓSCAR AMORIM Lisboa, 5 de Julho de 2007 ÁREA DE ACTUAÇÃO A CP Lisboa é a Unidade de Negócio da CP responsável

Leia mais

Pretendemos por este meio dar a conhecer as áreas de intervenção da nossa empresa, na expectativa do vosso interesse.

Pretendemos por este meio dar a conhecer as áreas de intervenção da nossa empresa, na expectativa do vosso interesse. Energia sem limites Lic. n.º 38549 Amorlux Projectos e Instalações Eléctricas, Lda. Amorlux, Projectos e Instalações Eléctricas, Lda, fundada em 1994, é uma empresa Portuguesa com ampla e reconhecida experiência

Leia mais

INNOVÁVEIS Inovação Industrial e Tecnologias Sustentáveis. Apresenta Soluções Tecnológicas para Salas de Controlo

INNOVÁVEIS Inovação Industrial e Tecnologias Sustentáveis. Apresenta Soluções Tecnológicas para Salas de Controlo INNOVÁVEIS Inovação Industrial e Tecnologias Sustentáveis Apresenta Soluções Tecnológicas para Salas de Controlo I Apresentação INNOVÁVEIS A Innováveis é uma empresa especialista no desenvolvimento de

Leia mais

GRUPO ROLEAR. Porque há coisas que não podem parar!

GRUPO ROLEAR. Porque há coisas que não podem parar! GRUPO ROLEAR Porque há coisas que não podem parar! INOVAÇÃO COMO CHAVE DO SUCESSO Desde 1979, com sede no Algarve, a Rolear resulta da oportunidade identificada pelo espírito empreendedor do nosso fundador

Leia mais

Transformadores. Artur Morais Março 2012. Ligue-se à Siemens Angola

Transformadores. Artur Morais Março 2012. Ligue-se à Siemens Angola Transformadores Índice SIEMENS FS Fábrica do Sabugo E T TR FS Fábrica de Transformadores e Equipa de Engenharia Transformadores de Distribuição Transformadores de Potência Transformadores para Parques

Leia mais

Apresentação Institucional www.tse.com.pt

Apresentação Institucional www.tse.com.pt Apresentação da Empresa A nossa Estrutura Áreas de Negócio Projetos Executados ou em Curso Parcerias e Marcas Comercializadas Áreas de intervenção Contactos Fundada em 2005, a TSE, Telecomunicações Segurança

Leia mais

Case Study. EDP Renováveis - Roménia

Case Study. EDP Renováveis - Roménia EDP Renováveis - Roménia A solução implementada pela Wavecom tem como objectivo a interligação de dois parques eólicos da EDPR, localizados na Roménia, com os seus centros de despacho. Wavecom - Soluções

Leia mais

Mensagem da Administração

Mensagem da Administração Mensagem da Administração Quanto à área das Comunicações Wireless, o projeto Wavesys é o resultado de 3 anos de investigação e desenvolvimento e de 12 anos de experiência acumulada com a implementação

Leia mais

Exportar, Exportar, Exportar A Experiência dos Principais Clusters Regionais

Exportar, Exportar, Exportar A Experiência dos Principais Clusters Regionais Lanheses Exportar, Exportar, Exportar A Experiência dos Principais Clusters Regionais Especializações Inteligentes e Clusters Regionais: como exportar, com que apoios e para que mercados? Viana do Castelo

Leia mais

Mensagem da Administração

Mensagem da Administração Mensagem da Administração Quanto à área das Comunicações Wireless, o projeto Wavesys é o resultado de 3 anos de investigação e desenvolvimento e de 12 anos de experiência acumulada com a implementação

Leia mais

COMPETIR + Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial

COMPETIR + Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada COMPETIR + Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial Subsistemas Fomento da Base Económica de Exportação Desenvolvimento Local Empreendedorismo

Leia mais

Jornadas sobre Regulação dos Mercados de Telecomunicações. Lisboa, 6 de Novembro de 2002

Jornadas sobre Regulação dos Mercados de Telecomunicações. Lisboa, 6 de Novembro de 2002 Telecom Televisão Digital Jornadas sobre Regulação dos Mercados de Telecomunicações Lisboa, 6 de Novembro de 2002 Televisão Digital Terrestre na Europa Aposta clara da UE na Televisão Digital Terrestre

Leia mais

Smart Cities em Portugal: Uma realidade emergente

Smart Cities em Portugal: Uma realidade emergente Smart Cities em Portugal: Uma realidade emergente Agenda Digital Local Formação Smart Cities 29 de Outubro de 2013 estrutura da apresentação Conceito de Smart City para além da tecnologia Smart Cities

Leia mais

BIOCANT PARK A NOSSA VISÃO

BIOCANT PARK A NOSSA VISÃO 01 A NOSSA VISÃO O PARQUE DE BIOTECNOLOGIA DE PORTUGAL ESTÁ A CRIAR VALOR PARA A REGIÃO E PARA O PAÍS FOMENTANDO INVESTIMENTOS E INI- CIATIVAS EMPRESARIAIS DE BASE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. A NOSSA VISÃO

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

Lusoflora 2015. Crédito Agrícola. Santarém, 27 de Fevereiro

Lusoflora 2015. Crédito Agrícola. Santarém, 27 de Fevereiro Lusoflora 2015 Crédito Agrícola Santarém, 27 de Fevereiro Agenda 1. Quem somos 2. Proposta Valor 3. Soluções Crédito Agrícola para EMPRESAS/ ENI 4. CA Seguros 2 Quem somos O Grupo Crédito Agrícola é um

Leia mais

Seminário. O Desenvolvimento Sustentável das Telecomunicações. Artur Calado

Seminário. O Desenvolvimento Sustentável das Telecomunicações. Artur Calado Seminário Ferramentas de Gestão nas Tecnologias de Informação Aveiro, 19 de Março de 2009 O Desenvolvimento Sustentável das Telecomunicações Artur Calado Introdução A região de Aveiro possui condições

Leia mais

REDES COMUNITÁRIAS. Casos Internacionais. Stokcab Municipios de Estocolmo. MetroWeb Municipios de Milão

REDES COMUNITÁRIAS. Casos Internacionais. Stokcab Municipios de Estocolmo. MetroWeb Municipios de Milão REDES COMUNITÁRIAS Casos Internacionais Stokcab Municipios de Estocolmo MetroWeb Municipios de Milão BorderLight.net Municipios da Suécia / Cidade de Uppsala Utopia.net Municipios do Estado do Utah 0 O

Leia mais

O Projecto de Alta Velocidade em Portugal. Lisboa, 17 de Novembro de 2008

O Projecto de Alta Velocidade em Portugal. Lisboa, 17 de Novembro de 2008 O Projecto de Alta Velocidade em Portugal Lisboa, 17 de Novembro de 2008 Sinopse Histórica Sinopse Histórica Dez/2000 Criação da RAVE Jan/2001 Criação do AVEP Jun/2002 Início dos Estudos de Viabilidade

Leia mais

Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia

Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia Instituições Particulares de Solidariedade Social e Clubes e Associações de Utilidade Pública Desportiva Lisboa, 4 de Agosto

Leia mais

INSTITUTO DE INOVAÇÃO E CONHECIMENTO TERMO DE REFERÊNCIA

INSTITUTO DE INOVAÇÃO E CONHECIMENTO TERMO DE REFERÊNCIA INSTITUTO DE INOVAÇÃO E CONHECIMENTO TERMO DE REFERÊNCIA REALIZAÇÃO DE ESTUDOS E FORMULAÇÃO DE PROJECTO DE BACKBONE DE FIBRA OPTICA PARA IMPLANTAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO REDE DO ESTADO INIC

Leia mais

APRESENTAÇÃO TDGIWORLD. Crescimento e Progresso. Setores de Atividade. Marcas TDGI. Soluções Tecnológicas. Portfólio. Certificação

APRESENTAÇÃO TDGIWORLD. Crescimento e Progresso. Setores de Atividade. Marcas TDGI. Soluções Tecnológicas. Portfólio. Certificação APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO WORLD Crescimento e Progresso Setores de Atividade Marcas Soluções Tecnológicas Portfólio Certificação WORLD Mercados Operacionais Mercados Grupo Teixeira Duarte Mercados Operacionais

Leia mais

Smart Cities Portugal

Smart Cities Portugal Smart Cities Portugal A rede Smart Cities Portugal tem por objetivo promover o trabalho em rede numa lógica inter-cluster, para o desenvolvimento e produção de soluções urbanas inovadoras para smart cities,

Leia mais

Vale Projecto - Simplificado

Vale Projecto - Simplificado IDIT Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica Vale Projecto - Simplificado VALES Empreendedorismo e Inovação Associados Parceiros / Protocolos IDIT Enquadramento Vale Projecto - Simplificado

Leia mais

Jayme da costa. A Jayme da Costa desenvolve a sua actividade em várias áreas

Jayme da costa. A Jayme da Costa desenvolve a sua actividade em várias áreas SOMOS ENERGIA Jayme da costa Ao longo dos seus 95 anos de actividade, a Jayme da Costa tornou-se numa das mais conceituadas empresas no ramo da Engenharia. As suas realizações ao nível das instalações

Leia mais

A VISÃO do ENERGYIN Motivos da sua criação & Objectivos

A VISÃO do ENERGYIN Motivos da sua criação & Objectivos Pólo da Competitividade e Tecnologia da Energia (PCTE) O papel do PCTE na energia solar em Portugal 8 e 9 de Fevereiro de 2010 António Mano - EDP Antonio.ermidamano@edp.pt A VISÃO do ENERGYIN Motivos da

Leia mais

DO PÓLO DE SOFTWARE DO MINHO AO CENTRO DE EXCELÊNCIA EM DESMATERIALIZAÇÃO DE TRANSACÇÕES

DO PÓLO DE SOFTWARE DO MINHO AO CENTRO DE EXCELÊNCIA EM DESMATERIALIZAÇÃO DE TRANSACÇÕES DO PÓLO DE SOFTWARE DO MINHO AO CENTRO DE EXCELÊNCIA EM DESMATERIALIZAÇÃO DE TRANSACÇÕES Pedro Vilarinho COTEC Portugal 26 de Junho de 2008 AGENDA O Pólo de Software do Minho no Plano Estratégico da COTEC

Leia mais

Sistemas de Incentivos

Sistemas de Incentivos Sistemas de Incentivos Iniciativa i MERCA Protocolo Iniciativa Merca Medida 3 Incentivos a projectos de PME integrados em Estratégias de Valorização Económica de Base Territorial Acções de Regeneração

Leia mais

Iniciativa PE2020. A Engenharia como fator de competitividade Projetos colaborativos. António Manzoni/Vilar Filipe

Iniciativa PE2020. A Engenharia como fator de competitividade Projetos colaborativos. António Manzoni/Vilar Filipe Iniciativa PE2020 A Engenharia como fator de competitividade Projetos colaborativos António Manzoni/Vilar Filipe Novembro 2013 Projeto Engenharia 2020 Preocupações macroeconómicas Papel da engenharia na

Leia mais

PT Wi-Fi: Internet em Movimento

PT Wi-Fi: Internet em Movimento PT Wi-Fi: Internet em Movimento Clipping de Media (05 a 09 de Dezembro de 2003) Meio: Diário Económico Data: 09 de Dezembro de 2003 Pág.: 6 Meio: Jornal de Negócios Data: 09 de Dezembro de 2003 Pág.: 8

Leia mais

INICIATIVA ESTRATÉGICA CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

INICIATIVA ESTRATÉGICA CONHECIMENTO E INOVAÇÃO INICIATIVA ESTRATÉGICA CONHECIMENTO E INOVAÇÃO Janeiro 2004 INICIATIVA ESTRATÉGICA CONHECIMENTO E INOVAÇÃO 1 - OBJECTIVOS O Conhecimento é fonte de Desenvolvimento. A criação e transmissão do Conhecimento

Leia mais

EDP. PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA

EDP. PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA EDP PREPARAR A ECONOMIA DO CARBONO Eficiência energética em alerta vermelho EMPRESA O Grupo EDP Energias de Portugal centra as suas actividades na produção, distribuição e comercialização de energia eléctrica,

Leia mais

CENTRAL DE COMPRAS. Faro, 4 de março de 2015

CENTRAL DE COMPRAS. Faro, 4 de março de 2015 CENTRAL DE COMPRAS Faro, 4 de março de 2015 COMUNIDADE COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO ALGARVE AMAL Compras Projeto piloto 2007/08 Compras eletrónicas 2008/09 Central de Compras 2010 COMPRAS - PROJETO PILOTO

Leia mais

AS MAIS RECENTES SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS, AGORA ACESSÍVEIS A TODAS AS EMPRESAS

AS MAIS RECENTES SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS, AGORA ACESSÍVEIS A TODAS AS EMPRESAS MAIS PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE AS MAIS RECENTES SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS, AGORA ACESSÍVEIS A TODAS AS EMPRESAS Oquesepretende? A iniciativa PME Digital visa contribuir para estimular a atividade económica

Leia mais

Conhecimento no lugar certo

Conhecimento no lugar certo Conhecimento no lugar certo Os caminhos de ferro são só o princípio TRANSPORTE FERROVIÁRIO EM ANGOLA: Situação Actual e Perspectivas de Desenvolvimento Lobito, 05/11/ 2014 Os caminhos de ferro são só o

Leia mais

Missão & Visão. Missão. Visão

Missão & Visão. Missão. Visão Missão & Visão Missão -- Prestação de Serviços, com elevados padrões de diferenciação, associados a Sistemas de Protecção, Comando e Controlo (SPCC) de Sistemas de Energia Eléctrica de Muito Alta Tensão

Leia mais

!ndice. Neste centenário podemos recordar. o importante contributo da Siemens. para a melhoria da qualidade de vida. dos portugueses, fundamentalmente

!ndice. Neste centenário podemos recordar. o importante contributo da Siemens. para a melhoria da qualidade de vida. dos portugueses, fundamentalmente !ndice! " # $$ $" %$ %! &$ &! '$!'!# (( (#!ensagem do +residente /istorial do 1og2tipo da Siemens 500 anos ao Ser7iço dos +ortugueses 5:0;-5:20 5:20-5:;0 5:;0-5:>0 5:>0-5:?0 5:?0-5:@0 5:@0-5::0 Anos :0

Leia mais

Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade

Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade Candidatura aprovada ao Programa Política de Cidades - Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação Síntese A cidade de S.

Leia mais

Cidades mais Verdes de África localizadas a Sul e Norte do Continente

Cidades mais Verdes de África localizadas a Sul e Norte do Continente Informação à Imprensa Lisboa, 02 de Dezembro de 2011 Green City Índex África analisa desempenho ambiental das 15 maiores cidades africanas Cidades mais Verdes de África localizadas a Sul e Norte do Continente

Leia mais

Rua da Nória, nº 5, 1ºDT, 5200-231, Mogadouro, Portugal 914363569 alvaroferreira@ua.pt www.aspferreira.pt

Rua da Nória, nº 5, 1ºDT, 5200-231, Mogadouro, Portugal 914363569 alvaroferreira@ua.pt www.aspferreira.pt Curriculum Vitae INFORMAÇÃO PESSOAL Álvaro Ferreira Rua da Nória, nº 5, 1ºDT, 5200-231, Mogadouro, Portugal 914363569 alvaroferreira@ua.pt www.aspferreira.pt Sexo Masculino Data de nascimento 09/12/1985

Leia mais

E-PME. Iniciativa para a Modernização Tecnológica e Competitividade Global das PMEs. Lisboa, 03 de Abril de 2009

E-PME. Iniciativa para a Modernização Tecnológica e Competitividade Global das PMEs. Lisboa, 03 de Abril de 2009 E-PME Iniciativa para a Modernização Tecnológica e Competitividade Global das PMEs Lisboa, 03 de Abril de 2009 1 Preâmbulo A economia portuguesa é cada vez mais aberta Exportações são 33% do PIB e importações

Leia mais

CLUSTER DA ALTA VELOCIDADE. Porto, 30 de Junho 2008

CLUSTER DA ALTA VELOCIDADE. Porto, 30 de Junho 2008 CLUSTER DA ALTA VELOCIDADE Porto, 30 de Junho 2008 Alta Velocidade Eixos prioritários: EIXO LISBOA MADRID EIXO LISBOA PORTO EIXO PORTO -VIGO Investimento Investimento Total nos três eixos prioritários

Leia mais

Eng.º José Pinto Leite

Eng.º José Pinto Leite Dia 27 de Maio Investimento e sustentabilidade Eng.º José Pinto Leite Programa Polis Congresso LIDER A 09 Sustentabilidade e o POLIS José Manuel Pinto Leite IST 27/05/2009 1 Sustentabilidade e o POLIS

Leia mais

Energia Solar Térmica Ponto da situação e caminhos para 2020

Energia Solar Térmica Ponto da situação e caminhos para 2020 Energia Solar Térmica Ponto da situação e caminhos para 2020 João Farinha Mendes ENERGIA 2020 Um objectivo a 10 anos 8-9 Fevereiro 2010 2 As Energias Renováveis no Programa do XVIII Governo - Objectivos

Leia mais

Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia

Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia Instituições Particulares de Solidariedade Social e Clubes e Associações de Utilidade Pública Desportiva 20 de Outubro 2009

Leia mais

Encontro Eficiência Energética na Mobilidade Eléctrica: O que o público e os actores do sector pensam

Encontro Eficiência Energética na Mobilidade Eléctrica: O que o público e os actores do sector pensam Encontro Eficiência Energética na Mobilidade Eléctrica: O que o público e os actores do sector pensam No âmbito da Campanha de Sensibilização para a Eficiência Energética na Mobilidade Eléctrica, a APVE

Leia mais

UM CONJUNTO INTEGRADO DE SOLUÇÕES PARA APOIAR AS PME

UM CONJUNTO INTEGRADO DE SOLUÇÕES PARA APOIAR AS PME UM CONJUNTO INTEGRADO DE SOLUÇÕES PARA APOIAR AS PME Ana Rosas Ana.rosas@iapmei.pt FINANCIAMENTO Ciclo de Vida das Empresas FINICIA FINCRESCE FINTRANS FINANCIAMENTO FINICIA Projectos de Forte Conteúdo

Leia mais

Bashen Agro Consultoria e sistemas de gestão AgroPecuária

Bashen Agro Consultoria e sistemas de gestão AgroPecuária Abril de 2008 Bashen Agro Consultoria e sistemas de gestão AgroPecuária 1 Bashen Agro Um projecto Consultoria e sistemas de gestão AgroPecuária Parceria FZ AGROGESTÃO Consultoria em Meio Rural, Lda Av.

Leia mais

Seminário de discussão, Buenos Aires, 3 e 4 de Dezembro de 2009

Seminário de discussão, Buenos Aires, 3 e 4 de Dezembro de 2009 Maria de Lurdes Rodrigues ISCTE Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) Departamento de Sociologia Av. das Forças Armadas, 1600, Lisboa, Portugal mlreisrodrigues@gmail.com Seminário de discussão,

Leia mais

Apresentação do Projecto «Citius» e entrega de computadores portáteis com esta aplicação aos alunos do Centro de Estudos Judiciários Lisboa 2007-09-20

Apresentação do Projecto «Citius» e entrega de computadores portáteis com esta aplicação aos alunos do Centro de Estudos Judiciários Lisboa 2007-09-20 Apresentação do Projecto «Citius» e entrega de computadores portáteis com esta aplicação aos alunos do Centro de Estudos Judiciários Lisboa 2007-09-20 Não tendo podido estar presente na abertura das actividades

Leia mais

Lançamento COTRI em Portugal Sessão de Formação. Informação Adicional

Lançamento COTRI em Portugal Sessão de Formação. Informação Adicional Lançamento COTRI em Portugal Sessão de Formação Informação Adicional Informação adicional: COTRI EDELUC Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa Turismo de Portugal, IP Agenda do Evento Apoio O COTRI

Leia mais

aumento da população mundial aumento da produtividade, sustentabilidade dos recursos e segurança alimentar Necessidades:

aumento da população mundial aumento da produtividade, sustentabilidade dos recursos e segurança alimentar Necessidades: Enquadramento Desafios: aumento da população mundial aumento da produtividade, sustentabilidade dos recursos e segurança alimentar Necessidades: eficiência dos sistemas agrícolas e florestais gestão sustentável

Leia mais

INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E O FUTURO MINISTÉRIO DA ECONOMIA

INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E O FUTURO MINISTÉRIO DA ECONOMIA INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E O FUTURO MINISTÉRIO DA ECONOMIA Empresas INOVAÇÃO PRODUTOS DIMENSÃO MERCADO PRODUÇÃO MARKETING GESTÃO LIDERANÇA FINANCIAMENTO RH COMPETÊNCIAS Empreendedorismo VISÃO ESTRUTURADA

Leia mais

Sumário. Empresa Grupo Auditel Organização Soluções Referências Parceiros Tecnológicos Contactos 30-12-2011

Sumário. Empresa Grupo Auditel Organização Soluções Referências Parceiros Tecnológicos Contactos 30-12-2011 Bernardino Jorge Sumário Empresa Grupo Auditel Organização Soluções Referências Parceiros Tecnológicos Contactos 2 Empresa Audport é uma empresa de direito Português, filial da Auditel Engeniería y Servicios

Leia mais

Leiria Região Digital

Leiria Região Digital U M A R E G I Ã O ONLINE COM A VIDA Leiria Região Digital Resultados 15 de Julho de 2008 Nerlei 1 Agenda Parceiros do Leiria Região Digital (LRD) Zona de abrangência Objectivos do LRD Resultados do projecto

Leia mais

Documento de apoio à iniciativa Ovo de Colombo

Documento de apoio à iniciativa Ovo de Colombo Documento de apoio à iniciativa Ovo de Colombo Geração de ideias e coordenação de projectos em Desmaterialização de Transacções na óptica do CEDT. 1. Rede CEDT (empresas e entidades científicas e tecnológicas)

Leia mais

Protection notice / Copyright notice

Protection notice / Copyright notice Innovation@Siemens Protection notice / Copyright notice Innovation@Siemens Worldwide Megatrends e Respostas Mais de mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável Transporte de carga mundial aumentará

Leia mais

PÓLO DAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO

PÓLO DAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO PÓLO DAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO 1 CONTEXTO APOSTAS DA INDÚSTRIA TRANSFORMADORA Novos produtos (materiais, design, etc.) Integração de produto + serviço (extended products) Customização Resposta rápida

Leia mais

INOVAR com SUSTENTABILIDADE ENERGIA IBERO-AMERICANA 2050

INOVAR com SUSTENTABILIDADE ENERGIA IBERO-AMERICANA 2050 INOVAR com SUSTENTABILIDADE ENERGIA IBERO-AMERICANA 2050 Lisboa, 26 de Novembro 2009 1. EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 2. MOBILIDADE SUSTENTÁVEL 3. EXPLORAÇÃO & PRODUÇÃO 4. DOUTORAMENTO EM MEIO EMPRESARIAL 5. OPEN

Leia mais

A minigeração fotovoltaica é a produção, pelo próprio consumidor, de energia elétrica através da captação da radiação solar por um conjunto de

A minigeração fotovoltaica é a produção, pelo próprio consumidor, de energia elétrica através da captação da radiação solar por um conjunto de A minigeração fotovoltaica é a produção, pelo próprio consumidor, de energia elétrica através da captação da radiação solar por um conjunto de painéis solares fotovoltaicos. Essa energia pode então ser

Leia mais

confiança know-how inovação disponibilidade convergência

confiança know-how inovação disponibilidade convergência confiança know-how inovação disponibilidade convergência Sobre a Meiostec Fundada em 1997, por um grupo de accionistas privados e com ligações a um Grupo que opera no mercado das TIs, a Meiostec responde

Leia mais

Morada: Alameda dos Oceanos nº114 7º Direito 1990 353 Moscavide Portugal

Morada: Alameda dos Oceanos nº114 7º Direito 1990 353 Moscavide Portugal BALTAZAR, ANTÓNIO JOSÉ MENDES Morada: Alameda dos Oceanos nº114 7º Direito 1990 353 Moscavide Portugal Tm: +351 91 924 69 45 Email: ajmbaltazar@gmail.com Nacionalidade: Portuguesa Data de nascimento: 06-07-1970

Leia mais

redefining communications

redefining communications G9SA Telecomunicações S.A. www.g9telecom.pt info@g9telecom.pt T: 707 450 000 F: 707 450 009 Avenida Dias da Silva nº 230, 1º Andar, 3000-135 Coimbra redefining communications Apresentação A G9Telecom opera

Leia mais

Hypercluster do mar. Setembro 2009

Hypercluster do mar. Setembro 2009 Hypercluster do mar Setembro 2009 Hypercluster do mar Segurança Marítima Projecto MarBIS Fórum cientifico e tecnológico Considerações finais 2 Hypercluster do mar Parcerias com empresas petrolíferas com

Leia mais

Portugal 2020. Pedro Gomes Nunes. Director Executivo. Lisboa, Fevereiro 2014. www.risa.pt

Portugal 2020. Pedro Gomes Nunes. Director Executivo. Lisboa, Fevereiro 2014. www.risa.pt Pedro Gomes Nunes Director Executivo Lisboa, Fevereiro 2014 RISA - Apresentação ÁREAS DE NEGÓCIO Estudos e Projectos + 20 anos de experiência + 1.500 candidaturas a Fundos Comunitários aprovadas. + 1,6

Leia mais

Dinâmicas de exportação e de internacionalização

Dinâmicas de exportação e de internacionalização Dinâmicas de exportação e de internacionalização das PME Contribuição da DPIF/ Como fazemos? 1. Posicionamento e actuação da DPIF A DPIF tem como Missão: Facilitar o acesso a financiamento pelas PME e

Leia mais

DIÁLOGOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO AICEP PME em Consórcio Alavanca para a Internacionalização. Maria Isolina Mesquita Vice-Presidente da Bluepharma S.A.

DIÁLOGOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO AICEP PME em Consórcio Alavanca para a Internacionalização. Maria Isolina Mesquita Vice-Presidente da Bluepharma S.A. PMEs em Consórcio DIÁLOGOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO AICEP PME em Consórcio Alavanca para a Internacionalização Maria Isolina Mesquita Vice-Presidente da Bluepharma S.A. Novos Mercados: O desafio de um novo

Leia mais

especiais por ano, garantindo a máxima capacidade de transporte para jogos de futebol, concertos e outras celebrações de massas.

especiais por ano, garantindo a máxima capacidade de transporte para jogos de futebol, concertos e outras celebrações de massas. O Metro do Porto O Metro é um sistema de transportes públicos da Área Metropolitana do Porto e combina uma rede ferroviária subterrânea, no centro da cidade, com linhas à superfície em meio urbano e diversos

Leia mais

LOCALIZAÇÃO. Av. D. João II 4.47.01 D RC C, 1990-098 Parque das Nações, Lisboa, Portugal

LOCALIZAÇÃO. Av. D. João II 4.47.01 D RC C, 1990-098 Parque das Nações, Lisboa, Portugal LOCALIZAÇÃO Av. D. João II 4.47.01 D RC C, 1990-098 Parque das Nações, Lisboa, Portugal Exportech a empresa EXPORTECH A EMPRESA A Exportech Portugal é uma empresa de Importação e Exportação que actua no

Leia mais

Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas. Horizonte 2014-2020

Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas. Horizonte 2014-2020 Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas Horizonte 2014-2020 Consensualização de Prioridades O Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado apresentou o seu relatório

Leia mais

Lançamento COTRI em Portugal Sessão de Formação. Informação Adicional

Lançamento COTRI em Portugal Sessão de Formação. Informação Adicional Lançamento COTRI em Portugal Sessão de Formação Informação Adicional Informação adicional: COTRI EDELUC Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa Turismo de Portugal, IP Agenda do Evento Apoio O COTRI

Leia mais

Tecnologia ao seu dispor

Tecnologia ao seu dispor Tecnologia ao seu dispor EVOLUÇÃO DA ACTIVIDADE 1987 Janeiro Fundação como empresa de prestação de serviços na área da electrónica e Centro de Assistência Técnica para o Sul do País de um fabricante de

Leia mais

Unidades curriculares disponíveis para Programa IPL60+ 1º Semestre 15-16. Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Unidades curriculares disponíveis para Programa IPL60+ 1º Semestre 15-16. Escola Superior de Tecnologia e Gestão Unidades curriculares disponíveis para Programa IPL60+ 1º Semestre 15-16 Escola Superior de Tecnologia e Gestão Administração Pública Introdução à Administração Pública Noções Fundamentais de Direito Ciência

Leia mais

Investimento Privado em Angola

Investimento Privado em Angola Abril 2013 Investimento Privado em Angola Sectores Económicos Prioritários Investimento Privado em Angola Sectores Económicos Prioritários Sectores económicos prioritários Agricultura e Pecuária Indústria

Leia mais

A FERROVIA E A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS

A FERROVIA E A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS ADFERSIT 2011 A FERROVIA E A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS Eng.º António de Melo Pires Diretor Geral da Volkswagen Autoeuropa 21 de junho de 2011 1 Agenda 1. O papel dos transportes na competitividade das

Leia mais

Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação. Parte 4 - Programas Prioritários em Informática

Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação. Parte 4 - Programas Prioritários em Informática Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação Parte 4 - Programas Prioritários em Informática Rede Nacional de Pesquisa Ministério da Ciência e Tecnologia Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação

Leia mais

Catálogo de Serviços de Assistência. Assistência técnica ABB Mais produtividade, menos custos

Catálogo de Serviços de Assistência. Assistência técnica ABB Mais produtividade, menos custos Catálogo de Serviços de Assistência Assistência técnica ABB Mais produtividade, menos custos ABB em Portugal A nossa organização Power Products Power Systems Discrete Automation & Motion Low Voltage Products

Leia mais

Mais de 30 anos ao serviço das PME s

Mais de 30 anos ao serviço das PME s Mais de 30 anos ao serviço das PME s Historial 1977 Fundação da RISA pelo seu actual Chairman João Artur Rosa 1977 Área de negócio inicial: consultoria em contabilidade e fiscalidade 1984 Criação de um

Leia mais

Grupo MedLog. 35 anos de experiência e inovação em exclusivo na logística da saúde. Susana Quelhas Coimbra, 14 de Outubro 2010

Grupo MedLog. 35 anos de experiência e inovação em exclusivo na logística da saúde. Susana Quelhas Coimbra, 14 de Outubro 2010 Grupo MedLog 35 anos de experiência e inovação em exclusivo na logística da saúde Susana Quelhas Coimbra, 14 de Outubro 2010 MedLog - As Empresas MedLog Passado e Presente Distribuição de medicamentos

Leia mais

Plano Estratégico de Transportes. Linhas orientadoras- Horizonte 2011-2015

Plano Estratégico de Transportes. Linhas orientadoras- Horizonte 2011-2015 Plano Estratégico de Transportes Linhas orientadoras- Horizonte 2011-2015 Princípios Orientadores Cumprir os compromissos Portugal tem de cumprir os compromissos assumidos. Quer externamente no âmbito

Leia mais

Produza a sua própria energia

Produza a sua própria energia Produza a sua própria energia CONTEÚDO ENERGIAFRICA QUEM SOMOS A NOSSA MISSÃO SERVIÇOS AS NOSSAS SOLUÇÕES SOLARES PROJECTO MODULO VIDA PORTEFÓLIO MAIS ENERGIA RENOVÁVEL, MAIS VIDA PARA O PLANETA www.energiafrica.com

Leia mais

O Conceito de Cluster

O Conceito de Cluster O Conceito de Cluster Conjunto de empresas, relacionadas entre si, que desenvolvem competências específicas, formando um pólo produtivo especializado e com vantagens competitivas. Antecedentes As empresas

Leia mais

A Visão das Indústrias do Setor Eletroeletrônico de Base Tecnológica no Brasil

A Visão das Indústrias do Setor Eletroeletrônico de Base Tecnológica no Brasil A Visão das Indústrias do Setor Eletroeletrônico de Base Tecnológica no Brasil Por que Tecnologia Nacional? Ficou demonstrado no estudo do BNDES: a agregação de valor das empresas com TN é superior à das

Leia mais

ABREU INTERNATIONAL LEGAL SOLUTIONS. OUR INNOVATIVE SOLUTIONS WHEREVER YOU NEED US. our innovative solutions wherever you need us.

ABREU INTERNATIONAL LEGAL SOLUTIONS. OUR INNOVATIVE SOLUTIONS WHEREVER YOU NEED US. our innovative solutions wherever you need us. ABREU INTERNATIONAL LEGAL SOLUTIONS OUR INNOVATIVE SOLUTIONS WHEREVER YOU NEED US. our innovative solutions wherever you need us. Constituída em 1993 a AB é uma das maiores Sociedades de Advogados portuguesas

Leia mais

GENERALIDADES SOBRE INFRAESTRUTURAS DE TELECOMUNICAÇÕES EM EDIFÍCIOS (ITED) JORNADAS TÉCNICAS DE ELETROTECNIA - 1

GENERALIDADES SOBRE INFRAESTRUTURAS DE TELECOMUNICAÇÕES EM EDIFÍCIOS (ITED) JORNADAS TÉCNICAS DE ELETROTECNIA - 1 GENERALIDADES SOBRE INFRAESTRUTURAS DE TELECOMUNICAÇÕES EM EDIFÍCIOS (ITED) JORNADAS TÉCNICAS DE ELETROTECNIA - 1 POUCO DE HISTÓRIA 1981 DL 188/81 estabelece o regime legal para o surgimento do Instituto

Leia mais

Broadband & Mobility Uma perspectiva tecnológica. Eng.º João Picoito ( Siemens )

Broadband & Mobility Uma perspectiva tecnológica. Eng.º João Picoito ( Siemens ) Mobilidade Uma presença pervasiva no quotidiano das sociedades modernas 21 de Outubro de 2004 Hotel Le Meridien Broadband & Mobility Uma perspectiva tecnológica Eng.º João Picoito ( Siemens ) Patrocínio

Leia mais

2ª Reunião do National Supporting Group (NSG) - Projecto Ele.C.Tra. Lisboa, 13 de Junho de 2015

2ª Reunião do National Supporting Group (NSG) - Projecto Ele.C.Tra. Lisboa, 13 de Junho de 2015 2ª Reunião do National Supporting Group (NSG) - Projecto Ele.C.Tra Lisboa, 13 de Junho de 2015 EMEL EMEL Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.M. S.A., tem como objecto a gestão

Leia mais

Medida Solar Térmico 2009 Impulsionar a Eficiência Energética e a Economia Nacional

Medida Solar Térmico 2009 Impulsionar a Eficiência Energética e a Economia Nacional Medida Solar Térmico 2009 Impulsionar a Eficiência Energética e a Economia Nacional Alargamento a Instituições Particulares de Solidariedade Social e Associações Desportivas de Utilidade Pública Lisboa,

Leia mais

CARREGAMENTO PARA VEÍCULOS ELÉCTRICOS EM PORTUGAL LUIS REIS

CARREGAMENTO PARA VEÍCULOS ELÉCTRICOS EM PORTUGAL LUIS REIS MODELO E SISTEMA DE CARREGAMENTO PARA VEÍCULOS ELÉCTRICOS EM PORTUGAL LUIS REIS SEMINÁRIO MOBILIDADE ELÉCTRICA: O VEÍCULO 08.MARÇO. 2010 NOVO PARADIGMA MOBILIDADE ELÉCTRICA EXPLORAR A INTEGRAÇÃO ENTRE

Leia mais

Plano de Actividades do CEA para 2006

Plano de Actividades do CEA para 2006 Plano de Actividades do CEA para 2006 A Direcção do CEA propõe-se preparar as condições para atingir diferentes objectivos e procurar apoios para a sua realização. 1. Objectivos Prioritários 1.1 Redesenhar

Leia mais

CONHEÇA A INFOCONTROL

CONHEÇA A INFOCONTROL CONHEÇA A INFOCONTROL O Grupo Infocontrol é formado por um conjunto de empresas comerciais especializadas em engenharia, que operam nas áreas da Indústria, Edifícios e Segurança. A nossa actividade está

Leia mais

NOVOS INVESTIMENTOS NA FERROVIA ESTRATÉGIAS E ARTICULAÇÃO INTERMODAL 9 DE NOVEMBRO DE 2015

NOVOS INVESTIMENTOS NA FERROVIA ESTRATÉGIAS E ARTICULAÇÃO INTERMODAL 9 DE NOVEMBRO DE 2015 NOVOS INVESTIMENTOS NA FERROVIA ENQUADRAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA REDE TRANSEUROPEIA DE TRANSPORTES E DO MECANISMO INTERLIGAR A EUROPA JOSÉ VALLE / CEETVC ORIENTAÇÕES BASE DO PROGRAMA DA CEETVC PARA O

Leia mais

Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal

Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal 1 Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal As alterações verificadas no comportamento dos consumidores, consequência dos novos padrões

Leia mais

Open Innovation: Caso Brisa

Open Innovation: Caso Brisa 2013 Brisa Inovação e Tecnologia SA Open Innovation: Caso Brisa Lisboa, 9/10/2013 Tomé Pereira Canas Brisa Inovação e Tecnologia Inovar está na ordem do dia Inovação fechada 2 Mas muitas vezes está fechada

Leia mais

A Angola de amanhã precisa de respostas sustentáveis.

A Angola de amanhã precisa de respostas sustentáveis. A Angola de amanhã precisa de respostas sustentáveis. É por essa razão que estamos a construí-las hoje, com clientes em todo o continente. www.siemens.co.ao As actividades da Siemens em África remontam

Leia mais

Essa energia pode então ser injectada e vendida na sua totalidade à rede a uma tarifa bonificada.

Essa energia pode então ser injectada e vendida na sua totalidade à rede a uma tarifa bonificada. O que é a geração fotovoltaica? A microgeração fotovoltaica é a produção, pelo próprio consumidor, de energia elétrica através da captação da radiação solar por um conjunto de painéis solares fotovoltaicos.

Leia mais

Telefonia IP e Comunicações Unificadas Cisco. Solução de Switching e Voz sobre Metro LAN

Telefonia IP e Comunicações Unificadas Cisco. Solução de Switching e Voz sobre Metro LAN Telefonia IP e Comunicações Unificadas Cisco Solução de Switching e Voz sobre Metro LAN José Ferreira 17/04/2008 Agenda O Grupo Aveleda Vinhos, Queijos e Turismo As Motivações e o porquê da evolução tecnológica

Leia mais