AS CONTRIBUIÇÕES DAS INTERAÇÕES NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A PRÁTICA AVALIATIVA EM EAD RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS CONTRIBUIÇÕES DAS INTERAÇÕES NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A PRÁTICA AVALIATIVA EM EAD RESUMO"

Transcrição

1 AS CONTRIBUIÇÕES DAS INTERAÇÕES NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A PRÁTICA AVALIATIVA EM EAD Sandra da Silva Santos 1 UFPE sandra@ce.ufpe.br Verônica Gitirana 2 UFPE verônica@ce.ufpe.br RESUMO O presente artigo visa refletir sobre o processo avaliativo em cursos à distância mediados pela Internet. Para tanto, apresentamos inicialmente uma discussão teórica sobre o tema avaliação da aprendizagem, em especial, no contexto da educação a distância (EaD) e, em seguida, apresentamos uma primeira leitura dos resultados de uma experiência em uma disciplina de um curso de pós-graduação lato sensu, realizado nessa modalidade, para licenciados em Matemática, Física, Química e Biologia. O foco da análise foi a forma com que as interações possibilitadas pela plataforma de ensino adotada podem contribuir para o processo de avaliação da aprendizagem. Identificamos alguns limites e potencialidades das ferramentas para o processo avaliativo. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação, Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem. INTRODUÇÃO As inovações tecnológicas que permeiam o desenvolvimento da sociedade, em especial a expansão da Internet, têm possibilitado uma maior democratização do acesso à informação, além de estabelecer novas formas de contatos sociais em que a presença física deixa de ser necessária. Diante desse cenário tecnológico que se configura entendemos que muitos dos recursos oferecidos por tais inovações têm contribuído para o desenvolvimento de projetos e programas de educação a distância 1 Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP e doutoranda em Educação pela UFPE. 2 Professora e vice diretora do Centro de Educação da UFPE.

2 2 (EaD) resolvendo um dos problemas cruciais dessa modalidade de ensino, que é a interatividade. A interação (entre professor e alunos, ou ainda, entre os alunos) que faltava nos modelos tradicionais de EaD passa a ser uma das principais características das propostas de cursos a distância que usam a Internet como mediação. Como discute Azevedo (2004), podemos falar de uma EaD antes e depois da aplicação de novas tecnologias, especialmente aquelas ligadas à Internet. Contudo, em se tratando de usar a Internet com fim educacional, é preciso desenvolver ambientes on-line voltados para tal fim. O AVE (ambiente virtual de ensino) que segundo Valente (2003) propicia a interação, a cooperação, a análise, a interpretação, a observação, o teste de hipóteses, a elaboração, a construção de relações que constituem a construção de novos conhecimentos, também recebe outras denominações como Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Plataforma Virtual ou Plataforma de E-learning. Esses ambientes desempenham um papel crucial em um curso a distância, uma vez que oferecem ferramentas de apoio ao professor e aos estudantes, embora temos observado que muitas dessas ferramentas ainda estão bem aquém das reais necessidades da prática docente. No entanto, por ser cada vez mais crescente o número de propostas de cursos superiores na modalidade a distância, mediados essencialmente pelos recursos da Internet, é que voltamos nosso olhar para as contribuições e limitações de tais recursos em uma das etapas da prática pedagógica: a avaliação da aprendizagem. Na seqüência, apresentamos uma breve discussão sobre avaliação da aprendizagem no contexto da EaD e depois uma análise de uma experiência da nossa prática avaliativa em um curso nessa modalidade. AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD Assim como em um curso presencial, o professor de um curso a distância também precisa planejar, definir objetivos, fazer escolhas didáticas, avaliar sua prática e a aprendizagem dos alunos no decorrer do curso. De todas essas etapas que perpassam a prática educativa, a avaliação, em especial, pode ser um elemento chave para o aprimoramento de um curso a distância. A mesma possibilita reajustes que podem contribuir para a realização de um curso com a qualidade esperada. Considerase, nesse caso, que a execução de um planejamento não seja linear, mas sim perpassada por processos de avaliação, tomadas de decisão, reorientações etc.

3 3 (LUCKESI, 1998, p. 149). Tal concepção é importante, pois não reduz a avaliação da aprendizagem apenas à análise do desempenho do aluno, mas também à forma como o ensino está sendo conduzido, visando realizar um trabalho orientado para a aprendizagem do aluno. Nessa mesma perspectiva, Gitirana (2002) propõe um trabalho de planejaravaliar-replanejar guiado pela análise da produção dos alunos e, destacando a importância de se estabelecer critérios de avaliação de acordo com os objetivos de ensino, define, ainda, que instrumentos utilizar para avaliar tais critérios. Em se tratando de cursos a distância nos mais diferentes níveis, tais definições e escolhas tornam-se cruciais para que se possa analisar o desenvolvimento do aluno, a partir da sua produção, participação e evolução ao longo das atividades de um curso, possibilitando assim uma avaliação contínua. Análise essa que deve ter um caráter diagnóstico e ter como retorno o alcance dos objetivos traçados tanto para o professor como para o aluno. A regulamentação da EaD no Brasil 3 e a criação da Secretaria de Educação a Distância, tem propiciado uma expansão cada vez maior de cursos formais na modalidade a distância. Preocupada em estabelecer padrões de qualidade para tais cursos, a Secretaria de Educação a Distância do MEC (BRASIL, 2003) elaborou um documento contendo referenciais de qualidade para cursos a distância e dentre as referências, há um item dedicado à avaliação contínua e abrangente. Nosso foco está na avaliação contínua, que privilegia o acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno num curso a distância. Em um curso totalmente a distância, como podemos avaliar visando o processo de construção de novos conhecimentos pelos alunos? De que forma podemos analisar seu desempenho, identificar suas dificuldades, seus acertos, seus erros? Se o curso é mediado pela Internet, podemos pensar na riqueza dos recursos que os ambientes virtuais de aprendizagem nos oferecem como ferramentas que podem nos auxiliar na avaliação do processo. Se explorarmos tais recursos em seu potencial, podemos obter informações sobre o progresso do aluno contribuindo para 3 No Brasil a regulamentação se deu a partir do Artigo 80 da Lei de Diretrizes de Base nº 9.394/96, regulamentado através do Decreto 2.494, de 10/02/1998, em que o Ministério da Educação normatizou os procedimentos de credenciamento de instituições para oferta de cursos de graduação e educação profissional tecnológica à distância pela portaria nº 301, de 07/04/1998.

4 4 uma avaliação contínua, talvez até mais informações que em um curso presencial. No entanto, ainda é muito comum que, nos cursos a distância, os professores adotem uma postura típica da educação presencial, que explora muito pouco os recursos que permitiriam um melhor acompanhamento da aprendizagem dos alunos ou não explicitam os critérios adotados. A fim de acompanhar o desenvolvimento dos alunos é necessário explicitar para si mesmo, e para os alunos, os objetivos de ensino e sob que critérios eles serão avaliados. A falta de explicitação dos critérios utilizados na avaliação não é um problema específico da avaliação em EaD. Berbel (2001) analisou depoimentos de alunos de cursos presenciais do ensino superior sobre a prática avaliativa de seus professores. Os resultados obtidos mostram que os alunos de seu estudo denunciaram a ausência de critérios na avaliação ou o uso inadequado dos mesmos. Em EaD as conseqüências de uma postura como essa pode repercutir até mesmo na evasão dos alunos. Observa-se então a importância de se estabelecer e explicitar aos alunos critérios de avaliação devendo esses estar em consonância com os objetivos definidos e que os alunos conheçam os mesmos. Além de definir claramente os critérios de avaliação e avaliar continuamente é preciso apoiar-se em uma diversidade de instrumentos de avaliação. Cada instrumento de avaliação capta melhor um aspecto do desenvolvimento do aluno. Isto é, um instrumento raramente permitirá que o professor avalie todos os objetivos traçados para o seu curso durante o planejamento. Nessa perspectiva, o professor em um curso a distância deve lançar mão de vários instrumentos para avaliar o desempenho do aluno, desde a produção por ele realizada durante as situações de aprendizagem, até observações sistemáticas da sua atuação nos trabalhos individuais ou em grupo durante o processo de aprendizagem. Nesse caso, as ferramentas de comunicação do ambiente podem ser aliadas na prática avaliativa. A comunicação num curso a distância mediado pelo computador ocorre por meio de ferramentas como , Chat, fórum, espaço para disponibilizar arquivos, etc. São os registros das participações dos alunos por meio dessas ferramentas que possibilitam ao professor de um curso como esse manter-se informado sobre o processo de aprendizagem de seus alunos, possibilitando uma avaliação contínua. No curso a distância, o qual participamos e apresentaremos alguns resultados a seguir,

5 5 utilizou-se a plataforma Virtus (Desenvolvida pelo Laboratório de Hipermídia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE). Dentre as ferramentas disponibilizadas pelo ambiente temos: o Mural Virtual (também conhecida como fórum - ferramenta assíncrona, que permite postar mensagens ou consultá-las a qualquer momento); Sala de Bate-Papo (também conhecida como Chat - ferramenta síncrona, possibilita a conversa entre os participantes em tempo real); Central de documentos (espaço que possibilita aos participantes a troca de arquivos como produções individuais ou materiais para leitura). Na seqüência, apresentamos a descrição dessa experiência usando tais recursos, bem como os principais resultados de uma análise inicial das contribuições e limitações dessas ferramentas para nossa prática avaliativa. A VIVÊNCIA EM UM CURSO A DISTÂNCIA Iremos descrever aqui nossa experiência em um curso de pós-graduação a distância voltado para a formação de tutores para atuarem em cursos de licenciaturas diversas na mesma modalidade. Os alunos eram professores licenciados em Matemática, Física, Biologia e Química. Os dados aqui analisados são referentes a uma das disciplinas oferecidas, Avaliação da Aprendizagem em EaD, que fez parte do primeiro de três módulos do curso e teve carga horária de 30 horas. O objetivo foi estudar as teorias de avaliação da aprendizagem, além da caracterização das formas de avaliação em EaD, por meio da compreensão dos diversos formatos destes cursos, diversas formas de funcionamento e dos diversos papéis assumidos pelo professor e pelo aluno a distância. Proposta de avaliação da disciplina Para que houvesse uma boa interação entre os participantes do curso e um melhor acompanhamento, durante o desenvolvimento da disciplina foram agendados bate-papo diários, de segunda a sábado, em horários diversificados, sempre com uma hora de duração. Foram propostas para serem desenvolvidas seis atividades, no decorrer da disciplina, tendo três textos que serviam de base para os temas discutidos. Em tais atividades eram solicitadas produções individuais dos professores participantes, de modo a revelar seu entendimento e reflexão a respeito dos temas abordados nas leituras e/ou nas discussões ocorridas nos chats. Algumas atividades deveriam ser enviadas como arquivo, para a central de documentos, outras como

6 6 mensagem para o mural virtual, para que todos lessem e pudesse gerar uma possível discussão. Além dessas atividades, os professores também deveriam realizar uma Atividade Prática de Tutoria, que se tratava de um estudo de caso, avaliando o desempenho de um aluno ao resolver uma prova de sua área. Todas essas tarefas foram consideradas atividades de avaliação e para auxiliar a análise do desempenho de cada aluno durante o desenvolvimento da disciplina, construímos uma tabela de dupla entrada, constando os critérios/objetivos que poderiam ser avaliados por meio das respostas ou dados das atividades propostas. Para possibilitar uma maior interação e um acompanhamento mais individualizado, enviávamos para o de cada um feedback das tarefas enviadas, contendo nosso parecer. No fazíamos questionamentos daquilo que não estivesse claro e anexávamos a tabela de avaliação preenchida. Abria-se ainda a possibilidade de troca de s para esclarecer o que fosse necessário, ou aprofundar a discussão no mural virtual ou na sala de bate-papo. Análise das principais contribuições do ambiente para a avaliação Diante desse cenário, a principal preocupação da nossa investigação foi analisar de que forma as ferramentas do ambiente virtual possibilitam que o professor de um curso a distância possa acompanhar o processo de construção dos conhecimentos pelos alunos, obtendo assim subsídios para a realização da avaliação da aprendizagem e, conseqüentemente, o auxiliando durante esse processo. Nessa perspectiva, escolhemos para o presente artigo apresentarmos uma análise inicial das contribuições das interações realizadas na ferramenta Sala de Bate-Papo, por ser o recurso mais comum nos ambientes virtuais de ensino e que mais possibilitou aos alunos manifestarem suas dúvidas e entendimento a respeito das questões abordadas na disciplina. Martins, Oliveira e Cassol (2005) ao relatarem a experiência sobre o uso do chat destacam, entre outros aspectos, a sincronicidade, e reconhecem que tal ferramenta possa ser aproveitada como um instrumento de avaliação em EaD. Em nossa experiência a participação nos chats não usada como um dos instrumentos de avaliação, no entanto, reconhecemos que esta pode ser uma das ferramentas que possibilita uma maior interação com o grupo, contribuindo para uma avaliação processual. Dessa forma, fizemos uma análise do conteúdo dos chats ocorridos sob o ponto de vista de três questões: Questões conceituais, questões

7 7 processuais e questões da dinâmica do Chat. Na seqüência descrevemos os principais resultados da análise em função de cada uma dessas questões: Questões conceituais esse era um espaço que favorecia a discussão sobre o objeto de estudo da disciplina: avaliação da aprendizagem em EaD. Dessa forma, ao analisarmos o conteúdo dos chats identificamos a concepção dos professores a respeito de avaliação da aprendizagem, seu entendimento sobre os diferentes tipos de avaliação, medidas, instrumentos, critérios, relação com o planejamento. Observamos que muitos entendiam avaliação como um processo, outros como uma atividade muito complexa, alguns associavam avaliação aos instrumentos ou reduziam a avaliação a medidas ou a um meio de progressão. Também era possível identificar alguns casos em que o discurso ainda apresentava-se confuso, como por exemplo, um dos participantes questionou em um dos bate-papo: Um aluno é muito bom, mas geralmente nas avaliações não se dá bem, o que fazer? - F.C. 4. Sua fala dá indícios de uma confusão entre avaliação e o desempenho do aluno em um instrumento de avaliação. Mas logo em seguida, ao ser questionado sobre o que estava chamando de avaliações ele respondeu: Avaliação é o processo trabalhado no dia-a-dia do aluno podendo diagnosticar seus possíveis problemas F.C.. Conflitos como esses podem passar desapercebidos em uma atividade enviada ao professor, mas serem identificados no decorrer de um chat, abrindo a possibilidade para a discussão e esclarecimentos. Também observamos comparações da avaliação em curso presencial e a distância, dúvidas e expectativas em relação ao que será avaliar no contexto da EaD: J.M.: como tutor talvez seja mais fácil, professora, serão apenas 20, hoje trabalhamos com 10 ou 12 turmas de 45 ou 50 alunos. O.: professora, no ensino a distância a prova pode ser abolida? B.: prof. Em certa passagem do texto 2, é citado Méndez para se concluir que o prof na EAD terá condições de conhecer seus alunos tão bem ou (melhor) que na educação presencial. Eu pergunto, de que forma? Como visto no trecho acima, o conteúdo dos chats apresentou um rico material de análise sobre a compreensão dos participantes a respeito das leituras realizadas, dos elementos teóricos abordados e sua relação com a prática. Várias falas dos professores indicavam uma preocupação em como romper com a forma tradicional de 4 Para preservar o anonimato dos professores participantes usaremos apenas as iniciais do nome dos alunos para identificar sua fala e para a professora indicaremos por Prof.

8 8 avaliar, trazendo à tona a discussão de vários fatores que podem ou não influenciar em nossa prática avaliativa. O professor I.R.F.A. coloca: I.R.F.A.: Como poderemos romper com a avaliação tradicional, baseada em critérios somativos, e adotarmos uma avaliação que requeira um diagnóstico e acompanhamento de aprendizado dos alunos, no momento em que somos pressionados a cumprir uma determinada carga horária e um determinado volume de conteúdo? Questões operacionais classificamos como questões operacionais aquelas mensagens relacionadas ao processo de desenvolvimento da disciplina, participações no ambiente, envio de atividades, dúvidas e dificuldades que poderiam comprometer qualidade do curso. Em análise às interações dos chats ocorridos, identificamos que em vários momentos os professores aproveitavam o espaço para tirar dúvidas sobre envio das tarefas, ou para confirmarem o recebimento e prazos. Em vários momentos podemos extrair mensagens que indicavam a opinião dos professores sobre a experiência como alunos de um curso a distância: A: E aí, rapaz, já terminou todas as atividades? G: Já fiz quase todas, não consegui concluir porque estava viajando. A: Qual foi a mais complicada? Houve alguma mais complicada? G: A. eu particularmente não achei complicadas, apenas trabalhosa. A: É rapaz, exige bastante tempo. G: Quem pensar que atividade a distância é coisa boba, pode mudar de idéia. As referências à experiência no bate-papo eram sempre vistas de forma positiva, embora os problemas com conexão tenham prejudicado algumas vezes: Foi bom o bate-papo, mas não consegui acompanhar, minha conexão está muito lenta G., em outro momento uma professora comentou Esse bate-papo é interessante, pena que já está acabando e é muito rápido. É a primeira vez que participo - R.M.N. As dificuldades técnicas (como problemas com a conexão da Internet ou de familiaridade com a plataforma de ensino) eram as que mais se destacavam, além da questão da dificuldade de administração do tempo. Em um dos bate-papos, quando questionados sobre quais as dificuldades que estavam enfrentando tivemos como resposta: Prof.: Tem sido fácil tirar uma dúvida usando essas mídias? B.: Não. Falta espaço-tempo para esclarecer as dúvidas, e, esse é um recurso às vezes traiçoeiro, como vimos com J. (havia caído a conexão de J. e ele se ausentou do bate-papo por uns instantes, explicando o ocorrido quando retornou) B.: eu digo isso, por que fiz uma pergunta na sala de 2ª feira e logo em seguida minha conexão caiu. (...) e o pior é que a disciplina encerrava naquele dia. Isso gera uma ansiedade e frustração danadas.

9 9 Os comentários específicos da disciplina também serviam para avaliarmos o desenvolvimento da mesma e possíveis mudanças para um próximo curso, como por exemplo, a reclamação de que eram muitas tarefas para um período curto. Questões da dinâmica do Chat analisamos aqui a forma com que os chats eram desenvolvidos, desde a freqüência dos alunos até a forma com que as interações ocorriam. Em uma turma de 36 alunos, dos 13 chats ocorridos no período da disciplina, tivemos bate-papo de apenas um aluno e a professora como também bate-papo envolvendo treze alunos além da professora. Nos chats com muitos participantes acompanhar o rítmo das discussões tornava-se mais difícil, pois não adotamos a dinâmica de chat moderado (em que o aluno só fala com a permissão do moderador). Mas observamos que os tópicos levantados não eram direcionados apenas à professora, mas também aos participantes de um modo geral ou a um dos colegas em específico. E quando tínhamos um grande número de participantes no chat, nem todos eram ativos todo o tempo. Quanto ao restante da turma que não participou, também admitimos a possibilidade de alguns alunos terem participado apenas lendo as mensagens sem interferir, participando como observador, sem se identificar, e portanto, sem ser percebido. CONSIDERAÇÕES FINAIS A experiência aqui descrita permitiu refletir sobre as diversas potencialidades das mídias, perante os usos feitos. O bate-papo permitiu revelar dificuldades e confusões entre conceitos da avaliação, porém muitas vezes, o entendimento gerado pelo professor a partir da discussão não era passível de se analisar a partir desse instrumento. A central de documentos permitia uma avaliação de reflexões mais aprofundadas, porém como qualquer material escrito, em que os resultados apresentados são os finais, perde-se o processo que algumas vezes foi complementado com o bate-papo. Em cada uma das categorias aqui apresentadas encontramos subsídios que poderiam ser aproveitados para a avaliação da aprendizagem, contudo a plataforma não oferece um recurso que facilite esse tipo de análise. Todo o trabalho de avaliação teve que ser realizado manualmente em uma planilha eletrônica, sem auxílio da plataforma. Embora todos os chats ocorridos possam ser acessados na íntegra pelo professor, podendo inclusive apagar alguma mensagem caso deseje, não é possível

10 10 fazer uma filtragem pelo conteúdo das mensagens, usando palavras-chave ou frases. Isso de certo facilitaria a análise dos chats como um recurso auxiliar na avaliação da aprendizagem. Além disso, nossa experiência foi com uma disciplina teórica, mas sabemos que os cursos de licenciaturas que têm sido aprovados na modalidade a distância (por exemplo, Matemática, Biologia, Química, Física) apresentam especificidades que uma plataforma com ferramentas baseadas simplesmente na língua materna (como é o caso do chat da nossa experiência) está muito aquém das nossas necessidades para uma compreensão mais completa sobre o entendimento e dúvidas dos alunos no decorrer do curso. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AZEVEDO, W. Panorama atual da educação a distância no Brasil. In Conect@ -n. 2 - setembro/2000. Disponível em Acesso em 15 abril BERBEL, N. A. N. Dimensão Pedagógica. In Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: um retrato em cinco dimensões. BERBEL, N. A. N., et al. Londrina: Ed. UEL, BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). SECRETARIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEED). Referenciais de qualidade para cursos a distância Disponível em Acesso em nov/2005. GITIRANA, V. Planejamento e Avaliação em Matemática. In Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. Organizadores Jansen Felipe da Silva, Jussara Hoffmann, Maria Teresa Esteban. Porto Alegre: Mediação, LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, MARTINS, J. G.; OLIVEIRA, J. C. e CASSOL, M. P. Chat um recurso educativo para auxiliar na avaliação de aprendizagem baseada na web. 12º Congresso Internacional de educação a Distância A Educação a Distância e a Integração das Americas. 18 a 22 de setembro de 2005 Florianópolis SC. Disponível em Acesso em 7 de novembro de 2005.

11 11 VALENTE, J. Diferentes Usos do Computador. Disponível em < Acesso em 02 jul

Curso de Especialização em Saúde da Família

Curso de Especialização em Saúde da Família MÓDULO: FAMILIARIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM EAD UNIDADE 03 DOCÊNCIA E TUTORIA NA EAD Prof. Msc Rômulo Martins 2.1 Introdução A Educação a Distância, por meio dos inúmeros recursos didáticos e tecnológicos,

Leia mais

PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA

PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA 11 PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA O PVANet é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de uso exclusivo da UFV. Os AVAs apresentam diferenças de layout, forma de acesso, funcionamento,

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA Claudson Santana Almeida Junho 2012 Introdução O que o leitor encontrará neste artigo? Uma apresentação do sistema de Ensino a Distância (EAD), conhecer as vantagens e

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Curso de planilhas eletrônicas na modalidade EAD: Um relato de experiência

Curso de planilhas eletrônicas na modalidade EAD: Um relato de experiência ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO Curso de planilhas eletrônicas na modalidade EAD: Um relato de experiência Luis Henrique Chiczta (luischiczta@gmail.com) Diolete Marcante Latti Cerutti (diolete@uepg.br) Adilson

Leia mais

Alfabetização Digital

Alfabetização Digital Ferramentas de interação e sua utilização pedagógica nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem evidenciando o papel do professor e do estudante Prof. Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura Prof. Antônio

Leia mais

Estratégias de e-learning no Ensino Superior

Estratégias de e-learning no Ensino Superior Estratégias de e-learning no Ensino Superior Sanmya Feitosa Tajra Mestre em Educação (Currículo)/PUC-SP Professora de Novas Tecnologias da Anhanguera Educacional (Jacareí) RESUMO Apresentar e refletir

Leia mais

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet Por Carolina Cavalcanti * Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está

Leia mais

EaD como estratégia de capacitação

EaD como estratégia de capacitação EaD como estratégia de capacitação A EaD no processo Ensino Aprendizagem O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (tics) deu novo impulso a EaD, colocando-a em evidência na última

Leia mais

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD.

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. 2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. Este questionário é um instrumento de coleta de informações para a realização da auto avaliação da UFG que tem como objetivo conhecer a opinião

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR QUE PRATICA AULA A DISTÂNCIA MEDIADA PELO AVEA MOODLE

GUIA DE ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR QUE PRATICA AULA A DISTÂNCIA MEDIADA PELO AVEA MOODLE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO PROAD PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROENG SETOR DE RECURSOS HUMANOS ASSESSORIA DE EaD GUIA DE ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR QUE PRATICA

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Precisamos reinventar a forma de ensinar e aprender, presencial e virtualmente, diante de tantas mudanças na sociedade e no mundo do trabalho. Os modelos tradicionais

Leia mais

Guia Prático. Sistema EAD PRO-CREA

Guia Prático. Sistema EAD PRO-CREA Guia Prático Sistema EAD PRO-CREA Nesta Guia Prático mostraremos a você: O Sistema EAD PRO-CREA A Monitoria Dicas de como organizar seu estudo O Sistema EAD PRO-CREA O Sistema de Ensino a Distância EAD

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1

Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1 Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC 1 Sumário Apresentação As Vantagens Dessa Moderna Sistemática do Ensino O Papel do Aluno Professor Tutor Avaliação da Aprendizagem Acesso ao Dúvidas e Suporte

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual MBA MARKETING DE SERVIÇOS Turma 19 Curso em Ambiente Virtual São Paulo, 1 de Setembro de 2011 1. Apresentação O MBA em Marketing de Serviços, coordenado pelos Professores Marcos Cortez Campomar e Geraldo

Leia mais

A Prática Educativa na EAD

A Prática Educativa na EAD A Prática Educativa na EAD A Prática Educativa na EAD Experiências na tutoria em EAD Disciplina de Informática Educativa do curso de Pedagogia da Ufal nos pólos de Xingó, Viçosa e São José da Laje (2002-2004).

Leia mais

Sumário. 1. Da preparação... 3. 2. Da realização... 6. 3. Da Correção:... 8. 4. Do lançamento das notas:... 9

Sumário. 1. Da preparação... 3. 2. Da realização... 6. 3. Da Correção:... 8. 4. Do lançamento das notas:... 9 Sumário 1. Da preparação... 3 2. Da realização... 6 3. Da Correção:... 8 4. Do lançamento das notas:... 9 2 Guia de Orientações Gerais para a Prova Presencial março/abril 2014 Prezado coordenador/tutor:

Leia mais

Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno

Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno Introdução O Ambiente de Aprendizagem, ou AVA, é um aplicativo web onde os educadores e alunos podem disponibilizar materiais didáticos,

Leia mais

mbiente Virtua de Aprendizagem

mbiente Virtua de Aprendizagem mbiente Virtua de Aprendizagem Apresentação Este é o Ambiente Virtual de Aprendizagem - o AVA da Unisuam Online. É nosso desejo que a UNISUAM lhe proporcione uma qualificação acadêmica condizente com suas

Leia mais

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE

A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE 1 A EFICÁCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DE METROLOGIA LEGAL E FISCAIS DA QUALIDADE Rio de Janeiro, RJ, Maio 2012 Categoria: F - Pesquisa e Avaliação Setor Educacional: 5 Classificação

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Dorisvaldo Rodrigues da Silva drsilva@unioeste.br Vera Lúcia Ruiz Rodrigues

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática. PRÓ-MATEMÁTICA 2012: UM EPISÓDIO DE AVALIAÇÃO Edilaine Regina dos Santos 1 Universidade Estadual de Londrina edilaine.santos@yahoo.com.br Rodrigo Camarinho de Oliveira 2 Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Avaliação Institucional das Atividades de EaD

Avaliação Institucional das Atividades de EaD Avaliação Institucional das Atividades de EaD Introdução A autoavaliação dos cursos de graduação educação a distância é essencial para o controle e garantia dos serviços prestados a sociedade. Assim, a

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO SUMÁRIO Apresentação Como ter sucesso na educação à distância A postura do aluno online Critérios de Avaliação da aprendizagem do aluno Como acessar a plataforma Perguntas freqüentes A PRESENTAÇÃO O Manual

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVOS 3. ACESSO AO CURSO. Bem-vindo (a) ao curso de Capacitação para cursos em EAD!

MANUAL DO ALUNO 1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVOS 3. ACESSO AO CURSO. Bem-vindo (a) ao curso de Capacitação para cursos em EAD! MANUAL DO ALUNO MANUAL DO ALUNO Bem-vindo (a) ao curso de Capacitação para cursos em EAD! 1. APRESENTAÇÃO Preparado pela equipe da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade

Leia mais

Técnicas, Legislação e Operação de Sistemas de Educação a Distância (EAD) Módulo/Disciplina Tecnologia Educacional em EAD

Técnicas, Legislação e Operação de Sistemas de Educação a Distância (EAD) Módulo/Disciplina Tecnologia Educacional em EAD 1 Curso Técnicas, Legislação e Operação de Sistemas de Educação a Distância (EAD) Módulo/Disciplina Tecnologia Educacional em EAD Unidade I Material Instrucional - Texto 1. Introdução Qualquer que seja

Leia mais

Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral

Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral Marcelo Cavasotto, Prof.ª Dra. Ruth Portanova (orientadora) Mestrado em Educação

Leia mais

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, NO CAMPUS DE GURUPI. Nome dos autores: Josilia Ferreira Dos Santos,

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

Gestão escolar e certificação de diretores das Escolas Públicas Estaduais de Goiás: alguns apontamentos

Gestão escolar e certificação de diretores das Escolas Públicas Estaduais de Goiás: alguns apontamentos Gestão escolar e certificação de diretores das Escolas Públicas Estaduais de Goiás: alguns apontamentos Profª Edvânia Braz Teixeira Rodrigues Coordenadora de Desenvolvimento e Avaliação Secretaria de Estado

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA FACULDADE TECNOLOGIA TUPY CURITIBA

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA FACULDADE TECNOLOGIA TUPY CURITIBA SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA FACULDADE TECNOLOGIA TUPY CURITIBA IDENTIFICAÇÃO Curso: Tecnologia em Gestão da Qualidade PLANO DE ENSINO Período/Módulo: Básico Disciplina/Unidade Curricular: Fundamentos

Leia mais

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2. CENÁRIO PROFISSIONAL 3. CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM E METODOLOGIA 4. ESTRATÉGIAS

Leia mais

Introdução a EaD: Um guia de estudos

Introdução a EaD: Um guia de estudos MÓDULO BÁSICO PROFESSORES FERNANDO SPANHOL E MARCIO DE SOUZA Introdução a EaD: Um guia de estudos Realização: guia de estudo SUMÁRIO UNIDADE 1 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1.1 Entendendo a EaD 5

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DISPONÍVEIS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO PARA A PRÁTICA AVALIATIVA. Recife, 05/2009.

CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DISPONÍVEIS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO PARA A PRÁTICA AVALIATIVA. Recife, 05/2009. 1 CONTRIBUIÇÕES DOS RECURSOS DISPONÍVEIS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO PARA A PRÁTICA AVALIATIVA Recife, 05/2009. Sandra da Silva Santos UFPE sandrinhasss@uol.com.br Categoria: Pesquisa e Avaliação Setor

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL, TUTORIA E AMBIENTES VIRTUAIS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo [...] devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas

Leia mais

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º Caro (a) aluno (a), Esta atividade, de caráter teórico-reflexivo, deverá

Leia mais

Revisitando os Desafios da Web: Como Avaliar Alunos Online

Revisitando os Desafios da Web: Como Avaliar Alunos Online Revisitando os Desafios da Web: Como Avaliar Alunos Online Neide Santos neide@ime.uerj.br 2º Seminário de Pesquisa em EAD Experiências e reflexões sobre as relações entre o ensino presencial e a distância

Leia mais

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Andrelisa Goulart de Mello Universidade Federal de Santa Maria andrelaizes@gmail.com Ticiane

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental Adriele Monteiro Ravalha, URI/Santiago-RS, adrieleravalha@yahoo.com.br

Leia mais

Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração

Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração Eixo temático 2: Formação de professores e cultura digital SALERNO, Daniela Prado 1 VIEIRA, Vania Maria de Oliveira

Leia mais

CADERNO DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICA PARA INFORMÁTICA EDUCATIVA: PRODUÇÃO COLABORATIVA VIA INTERNET

CADERNO DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICA PARA INFORMÁTICA EDUCATIVA: PRODUÇÃO COLABORATIVA VIA INTERNET 1 CADERNO DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICA PARA INFORMÁTICA EDUCATIVA: PRODUÇÃO COLABORATIVA VIA INTERNET 04/2007 Mílada Tonarelli Gonçalves CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária

Leia mais

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como:

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como: Manual do Aluno É com muita satisfação que apresentamos o Reunir Unopar. Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa que tem por objetivo principal ser um espaço colaborativo de construção do conhecimento

Leia mais

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INTERVALOS REAIS POR MEIO DE JOGOS

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INTERVALOS REAIS POR MEIO DE JOGOS UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INTERVALOS REAIS POR MEIO DE JOGOS Jéssica Ayumi Uehara Aguilera 1 j.ayumi@hotmail.com Alessandra Querino da Silva 2 alessandrasilva@ufgd.edu.br Cintia da Silva

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

Manual do. Aluno. Brasília Empreendimentos Educacionais

Manual do. Aluno. Brasília Empreendimentos Educacionais Brasília Empreendimentos Educacionais 3 Apresentação 4 A BEE 5 A Educação a Distância EaD 6 O curso 7 O Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA 10 Como estudar na modalidade a distância 2 Apresentação Este

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Supervisão Escolar e Gestão de Projetos.

Leia mais

Proposta de curso de especialização em Educação Física com ênfase em Esporte Educacional e projetos sociais em rede nacional.

Proposta de curso de especialização em Educação Física com ênfase em Esporte Educacional e projetos sociais em rede nacional. Proposta de curso de especialização em Educação Física com ênfase em Esporte Educacional e projetos sociais em rede nacional. JUSTIFICATIVA Esporte Educacional & Projetos Sociais Esporte como meio de inclusão

Leia mais

Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO

Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Orientação Educacional e Práticas

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Professores

Manual do Ambiente Moodle para Professores UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Professores Fórum e Chat Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TUTOR ON-LINE NA FORMAÇÃO DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO TUTOR ON-LINE NA FORMAÇÃO DOCENTE A IMPORTÂNCIA DO TUTOR ON-LINE NA FORMAÇÃO DOCENTE Curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Página Inicial do AVA com a relação das disciplinas do Curso e Formação

Leia mais

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Nesta aula trataremos de demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras. Vamos começar a aula retomando questões

Leia mais

Alcance e flexibilidade nem sempre oferecidos pelo ensino presencial.

Alcance e flexibilidade nem sempre oferecidos pelo ensino presencial. Alcance e flexibilidade nem sempre oferecidos pelo ensino presencial. Nos programas e cursos da Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (EAD/ ENSP), a formação dos profissionais

Leia mais

APRESENTAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EPIC

APRESENTAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EPIC APRESENTAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EPIC 01 AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA O AVA é o ambiente na internet no qual o aluno acessa todo o conteúdo pedagógico do curso. É o local de armazenamento

Leia mais

Objetos de aprendizagem como ambientes interativos de aprendizagem

Objetos de aprendizagem como ambientes interativos de aprendizagem Objetos de aprendizagem como ambientes interativos de aprendizagem Prof. Me. Wagner Antonio Junior Secretaria Municipal da Educação de Bauru e-mail: wag.antonio@gmail.com Pôster Pesquisa em andamento A

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES EM CURSOS PRESENCIAIS E SEMIPRESENCIAIS Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré rieli@rieli.com

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES EM CURSOS PRESENCIAIS E SEMIPRESENCIAIS Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré rieli@rieli.com 1 PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES EM CURSOS PRESENCIAIS E SEMIPRESENCIAIS Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré rieli@rieli.com 1. Cenário no Brasil: o aspecto legal A Lei de Diretrizes e Bases da Educação,

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

REGULAMENTO DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS PARA ALUNOS

REGULAMENTO DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS PARA ALUNOS REGULAMENTO DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS PARA ALUNOS PORTO ALEGRE 2015 Diretora Acadêmica: Profª. Ms. Sara Pedrini Martins Coordenação: Profa. Daniela Bagatine NEaD Núcleo de Educação a Distância Clarisse

Leia mais

MBA Executivo. Coordenação Acadêmica: Prof. Marcos Avila Apoio em EaD: Prof a. Mônica Ferreira da Silva Coordenação Executiva: Silvia Martins Mendonça

MBA Executivo. Coordenação Acadêmica: Prof. Marcos Avila Apoio em EaD: Prof a. Mônica Ferreira da Silva Coordenação Executiva: Silvia Martins Mendonça Coordenação Acadêmica: Prof. Marcos Avila Apoio em EaD: Prof a. Mônica Ferreira da Silva Coordenação Executiva: Silvia Martins Mendonça 1 O Instituto COPPEAD: O Instituto COPPEAD oferece o curso de especialização

Leia mais

Trabalho de conclusão do curso (TCC) Grupo de Elmara

Trabalho de conclusão do curso (TCC) Grupo de Elmara Trabalho de conclusão do curso (TCC) Grupo de Elmara Orientações Gerais Agenda TCC: 9/05/2008 (encontro presencial) Orientação geral para o TCC e definição dos grupos de trabalho 9/05/2008 a 14/05/2008

Leia mais

O PAPEL DO TUTOR A DISTÂNCIA NO ENSINO DE INFORMÁTICA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET UAB/IFSUL

O PAPEL DO TUTOR A DISTÂNCIA NO ENSINO DE INFORMÁTICA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET UAB/IFSUL O PAPEL DO TUTOR A DISTÂNCIA NO ENSINO DE INFORMÁTICA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET UAB/IFSUL Pelotas RS Maio 2010 Letícia Marques Vargas IFSul le.mvargas@gmail.com Gabriela

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

O PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA-CE

O PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA-CE O PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA-CE José Anchieta de Souza Filho 1 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) josanchietas@gmail.com Introdução Analisamos

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Resumo: O trabalho intenta investigar o cenário de pós-graduação à distância na área das Ciências

Leia mais

TELEMEDICINA:NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR

TELEMEDICINA:NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR TELEMEDICINA:NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR Alessandra R. M. de Castro-HE-UFPEL/FAU 1 Resumo: O presente estudo trata do relato de experiência a partir de uma nova tecnologia, denominada telemedicina,

Leia mais

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância CURSOS DE GRADUAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA 2º semestre letivo / 2012 Sumário 1. Objetivo... 04 2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem... 04

Leia mais

Elementos Centrais da Metodologia

Elementos Centrais da Metodologia Elementos Centrais da Metodologia Apostila Virtual A primeira atividade que sugerimos é a leitura da Apostila, que tem como objetivo transmitir o conceito essencial de cada conteúdo e oferecer caminhos

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

Índice. Introdução... 3 Conhecendo Ambiente de estudo... 4

Índice. Introdução... 3 Conhecendo Ambiente de estudo... 4 Página 1 Índice Introdução... 3 Conhecendo Ambiente de estudo... 4 O QUE É EDUCAÇÃO A DISTANCIA (EAD)?... 4 O que é necessário para estudar em ead?... 4 Quais são as vantagens de estudar a distância?...

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Alunos

Manual do Ambiente Moodle para Alunos UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Alunos Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0 Atribuição de

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Educação a Distância Definições

Educação a Distância Definições Educação a Distância Definições Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente; Visa a interação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

Disseminadores de Educação Fiscal. Regulamento do Curso. Escola de Administração Fazendária ESAF

Disseminadores de Educação Fiscal. Regulamento do Curso. Escola de Administração Fazendária ESAF Disseminadores de Educação Fiscal Regulamento do Curso Escola de Administração Fazendária ESAF REGULAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1º A Escola de Administração Fazendária ESAF

Leia mais

Curso de Especialização em TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso de Especialização em TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Curso de Especialização em TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Tutoria em Educação a Distância. OBJETIVO

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

CONSTRUINDO TRIÂNGULOS: UMA ABORDAGEM ENFATIZANDO A CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA E CLASSIFICAÇÕES

CONSTRUINDO TRIÂNGULOS: UMA ABORDAGEM ENFATIZANDO A CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA E CLASSIFICAÇÕES CONSTRUINDO TRIÂNGULOS: UMA ABORDAGEM ENFATIZANDO A CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA E CLASSIFICAÇÕES Poliana de Brito Morais ¹ Francisco de Assis Lucena² Resumo: O presente trabalho visa relatar as experiências

Leia mais