MINISTÉRIO COM JUVENTUDE. Mis. Leninha Maia. Ministério com Juventude

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINISTÉRIO COM JUVENTUDE. Mis. Leninha Maia. Ministério com Juventude"

Transcrição

1 MINISTÉRIO COM JUVENTUDE Mis. Leninha Maia

2 MINISTÉRIO COM JUVENTUDE Leninha Maia O primeiro passo é reconhecer o chamado divino para o ministério. A convicção do chamado é resultado de uma fina sintonia entre o líder e Deus na questão espiritual. A pessoa só tem a certeza se tiver intimidade com o Espírito Santo. Não há como trabalhar com juventude achando que somente uma linguagem apropriada dará conta do recado, isso não é verdade. O líder precisa ter vários requisitos ao ministério, o primeiro é a convicção do chamado. Uma pessoa não pode descobrir seu chamado a não ser dentro do contexto do cuidado e da alimentação do seu relacionamento com Jesus Cristo. É essa formação espiritual que sustenta a pessoa enquanto ela vive e cumpre seu chamado, porque, se você for bem-sucedido em realizá-lo, enfrentará resistência espiritual Deus concede e usa: Robert C. Linthicum Habilidades e Talentos Naturais é o investimento de Deus em nós desde o nascimento, às vezes desenvolvidos por meio de disciplina e prática; Virtudes concedidas aos cristãos Gálatas ; Dons Espirituais Específicos 1Coríntios não são acessados a menos que cultivemos um relacionamento dinâmico com Jesus Cristo e sejamos cheios do Espírito Santo. Jovens motivados têm que ser em maior número. Objetivos claros O que fazemos, como dirigimos e onde queremos chegar? Programas contextualizados O que fazer com os jovens para alcançarmos os objetivos? Relacionamentos Relacionamentos tratados. É bom estar aqui. Contexto cultural/social Compreendendo a cultura local de onde queremos trabalhar e alcançar pessoas. Lideranças Como escolher e investir em líderes potenciais.

3 Necessidades no líder Comprometido com Deus Caráter Influenciador Responsável Apaixonado pelo chamado COMEÇAR... ORAÇÃO Antes de fazer qualquer coisa, reunião, planejar, eventos ou pensar em temas para a juventude, você precisa orar. Se o seu trabalho não nasce da oração, será em vão. ORE: Tenha a lista de todos que fazem parte do ministério de jovens e ore por cada um deles. Ore para que você possa vê-los como Deus os vê. Ore por todos os seus líderes e voluntários, bem como também por suas famílias. Ore por seu pastor e pela liderança da igreja. Peça a Deus para lhe dar uma visão sobre ministério de juventude. OUÇA Ouvir o que eles têm a dizer é fundamental. Faça uma pesquisa. Converse de forma informal sobre Deus, vida espiritual, expectativas, sobre a Igreja, profissão... AME Ame os seus jovens e adolescentes dedique o seu tempo, os seus feriados, o seu coração, os seus talentos a cada um deles! Eles precisam saber que você não está tampando buraco ou apenas de passagem ou ainda usando-os como trampolim para vôos maiores. Eles querem confiar a vida deles a você. Eles querem se abrir e compartilhar os medos, os sonhos, as dúvidas, as bênçãos, as caídas e recaídas. Mas por que eles fariam isso se não sabem se você ainda estará por lá no dia seguinte? PLANEJE

4 Com planejamento você colhe resultados abençoados. Se organizar, verificar datas, marcar com a Igreja, divulgar... Tudo isso faz parte do planejamento. Monte uma agenda de metas e atividades. IDENTIDADE O seu ministério precisa desenvolver uma identidade clara da qual os jovens tenham orgulho isso é mais do que um nome, uma marca ou um estilo. É algo que os estimule a trazer seus colegas de escola, faculdade, ao invés de sucumbir à tentação de acompanhá-los nos seus caminhos. Tem que ser uma identidade viva, desafiadora, dinâmica. Essa identificação entre o ministério e a própria vida deve ser tão forte que eles possam se colocar diante de uma sala de aula e se posicionar a favor de Jesus e de sua igreja sem constrangimento algum: É isso que sou e me orgulho disso!. COMUNHAO A comunhão é um dos propósitos básicos para a existência da igreja. Os relacionamentos entre os membros têm que ser significativos e profundos não apenas amenidades superficiais de final de semana. Eles precisam estar conectados uns aos outros por laços firmes e sinceros. Como a igreja é uma comunidade de amor, todos que a procurarem têm que encontrar esse amor sem maiores complicações. Se amarmos uns aos outros o mundo saberá que somos discípulos de Jesus. Os diferentes precisam ser aceitos, os rejeitados precisam ser acolhidos, os desesperados precisam encontrar esperança, os solitários têm que se sentir amados e integrados, os pecadores precisam encontrar a graça. DIVULGAÇÃO Uma boa equipe de comunicação pode fazer muita diferença. Utilizar a tecnologia para divulgação de eventos, temas dos próximos encontros, campanhas em andamento. Propaganda Banners, folders, camisetas. Endomarketing todos podem divulgar a missão.// Define-se por endomarketing a estratégia de comunicar e criar relacionamentos com o público interno, compartilhando objetivos, harmonizando e fortalecendo essas ligações. Dessa forma, o endomarketing passa a ser uma ferramenta de comunicação interna como um foco um pouco mais específico: GESTÃO DE RESULTADOS. Telemarketing Torpedo e ligações telefônicas são excelentes estratégias.

5 Brindes Tenha coisas para sortear, presentear, jogar de avanço, etc. Jingle Escolha canções que representam sua visão e faça dela o jingle. Slogan uma campanha é o ideal para escolher, semestral ou anual. FAIXAS ETÁRIAS Quando colocamos juntos jovens de várias gerações em um mesmo ministério, compartilhando dos mesmos cultos, eventos, acampamentos a tendência é não tratar de forma específica das necessidades características de cada grupo. Muitos programas podem acontecer em conjunto, mas o ministério específico sempre cresce com maior facilidade. E para cada grupo as estratégias precisam ser diferentes (não existe receita pronta). Adolescentes 12 a 17 Jovens 18 a 35 Jovens Jovens adultos 26 a 30 Jovens casados SUGESTÕES DE TRABALHO Pequenos grupos - têm sido uma ferramenta excepcional para desenvolver os laços de comunhão entre os jovens e adolescentes. Como os nossos grupos são dirigidos por gente da mesma faixa etária (jovens lideram jovens, adolescentes lideram adolescentes e pré-adolescentes lideram pré-adolescentes) a liberdade no compartilhar é muito grande, a intimidade é fácil e as novas amizades surgem constantemente. Eles se encontram nas casas, saem juntos, viajam juntos, passeiam juntos O pequeno grupo pode acontecer numa casa ou na Igreja. Momento a sós com Deus Incentivá-los a uma vida de intimidade com Deus. A maturidade vem quando ele aprende a buscar a Deus individualmente no lugar secreto. Ali aprende a extrair da Palavra de Deus a direção para a sua vida, a colocar seus pedidos diretamente nas mãos de Deus e a receber a resposta diretamente do alto. Mais do que ouvir a palavra e orar na igreja, o desafio é desenvolver um hábito de separar um tempo a sós com Deus, a fé do jovem fica muito dependente das programações da igreja e do ambiente cristão. Esse tempo deve constar de pelo menos três partes: a) Estudo da Palavra amadurecer a fé através do conhecimento da Bíblia. E isso tem que ser feito diariamente e individualmente. Incentive seus jovens a registrar o que Deus tem mostrado a cada dia. Ao final do mês eles podem rever como foi a sua caminhada com Deus. Para isso criamos um diário de momento a sós, um plano de leitura bíblica.

6 b) Oração falar com Deus é parte integrante deste momento tão precioso. São palavras de gratidão, confissão de pecado, pedidos pessoais e intercessão. c) Louvor é aproveitar a liberdade individual, a privacidade do lugar secreto e se soltar na presença de Deus, cantando (acompanhado de um instrumento ou CD). Escola Dominical - Educação compreende os processos formativos que ocorrem em nosso meio, que transformam, modificam, conservam valores e solidificam vidas. A EBD tem por finalidade transformar o cristão dia-a-dia à semelhança de Cristo. Isso reflete em suas atitudes, palavras, pensamentos e postura. Como professores temos a responsabilidade de darmos continuidade a esse processo de transformação, pois somos canais do Espírito Santo. Além disso, é necessário o interesse individual pelos seus alunos para ajudá-los e conhecê-los. Mas isso só será possível se o professor tiver disposição e amor para dedicar tempo. O resultado será surpreendente. O professor deve ter facilidade com a linguagem direcionada para esta faixa-etária. Além disso, deve ter visão e entusiasmo pelo trabalho que está realizando. É muito complicado quando o professor indicado tem a visão do jovem como alguém que dá trabalho. O mais importante na Escola Dominical é que o jovem pense e coloque em prática a aprendizagem. GRUPOS DE DISCIPULADO Isso gera crescimento espiritual para os jovens. É questão de acompanhamento pastoral. E isso pode acontecer entre eles, como líderes de jovens que levam a palavra a sério e que já foram discipulados e ainda são pastoreados por seus discipuladores. Por isso, o discipulador deve: Diagnosticar o que o jovem já sabe sobre as doutrinas bíblicas; Refletir se esses conhecimentos são verdadeiros ou falsos; Capacitar o jovem a encontrar respostas corretas para as suas dúvidas. Se o líder de jovens tivesse consciência da importância do discipulado, não deixaria de efetuá-lo. A identificação do discipulador com a realidade dos jovens leva-o a discipular construtivamente, fazendo vir à tona toda potencialidade do discípulo. O discipulador de jovens não deve esquecer que ele também é um aprendiz de Deus. E que não pode passar o que não possuí, por isso, a Palavra de Deus e a obediência devem estar em seu coração. Além da linha de discipulado tradicional que toca em temas tais como: conhecer a Jesus Cristo pessoalmente, a importância da Bíblia e da oração na vida do cristão, o testemunho, a evangelização, e etc., pode-se acrescentar outros como, por exemplo, Aprendendo a Dizer Não. É aconselhável manter o esquema de uma hora semanal, para que o jovem fique ligado no inicio, meio e fim. Não aumente o tempo, da próxima vez ele pode se sentir desmotivado para o discipulado.

7 EVENTOS ESPECIAIS Atividades como lual, o antigo louvorzão, uma rodada de pizza na Igreja com uma palestra, um filme e etc... É uma excelente oportunidade para pregação do evangelho e tratar assuntos importantes relativos à juventude. PARCERIA COM OS PAIS - A responsabilidade pela criação e educação dos filhos é totalmente dos pais. O nosso papel é dar suporte a eles nesta tarefa tão árdua. Precisamos descobrir as suas necessidades e seus medos em relação aos filhos e procurar ajudá-los a serem vencedores neste grande desafio. Promova programas pais & filhos juntos, retiros e palestras só para pais e gaste tempo com eles. Descubra pais que já terminaram de criar seus filhos (e foram bem sucedidos) para ajudá-los. Você pode ter um PAC (Pais de Adolescentes Comprometidos) ou PJC (Pais de Juventude Comprometida). ESPORTES - Dia de recreação e esporte com os jovens. Pode ser marcado toda semana com dia e horário fixos; ou campeonatos, encontros diversos. A ideia é estimular os jovens para que eles criem vínculos e amizades dentro da igreja. Pode ser futebol, vôlei, handebol, basquete e etc... CORAL DE JOVENS - Espaço para que os jovens desenvolvam seu talento na área musical. Pode contar com a ajuda de maestros ou pessoas com habilidade nesta área. Podem ser elaboradas cantatas, musicais dos mais variados. Podendo apresentar para a igreja, para as crianças, em projetos sociais, de evangelização e outros. SITE/ BLOG/ REDES SOCIAIS - Nossos jovens estão ligados na Internet, cada dia surgem novidades e sites, muitos deles com princípios contrários à Palavra de Deus. A ideia é montar um site com uma equipe da igreja direcionado para jovens. Se a igreja tiver uma página na Internet, deve incluir a dos jovens. Veja alguns itens que poderiam constar no site: Atividades da juventude da igreja Bate-papo/ Chat Recados Fotos Endereços de blogs de pastores e jovens cristãos. História Slogan Mensagens dos próprios jovens. Divulgação das programações especiais

8 Pedidos de Oração Charges Estudos Bíblicos Endereço da igreja Enquetes Missões Os jovens perguntam SERVIÇO DE JOVENS NA IGREJA Todos os ministérios da igreja são possibilidades de servir para os jovens. A juventude é um grande celeiro para a igreja como todo, que podem atuar em áreas como: Patrimônio, Finanças, Comunicação, Vídeo, Som, Jurídico, Planejamento estratégico, Adolescentes, Crianças, Ação Social, Missões, Secretaria, Recepção, Administração... ACAMPAMENTO O Acampamento ou Retiro é uma programação que envolve a atividade espiritual, social e esportiva. É um momento que os adolescentes se afastam da rotina do dia-adia e participam de diversas atividades com objetivos definidos. No acampamento temos a oportunidade de conversar mais com os nossos jovens e eles por outro lado se sentem mais a vontade. Verifique com o pastor da igreja e demais lideres a data, tendo cuidado para que não haja nenhuma programação paralela. Tenha bastante cuidado na escolha do local, verificando as instalações físicas, terrenos perigosos e etc. Mensageiro Convidado Além de ministrar a Palavra, fica à disposição para aconselhamentos e orientações individuais. É preciso considerar as características pessoais, estilo de pregação e linguagem que se encaixe com a faixa etária. É importante passar o tema do acampamento, expectativas e perfil do grupo de jovens. Não convide desconhecidos sem referencias. VIAGENS MISSIONÁRIAS No mesmo formato que acampamento, o líder pode montar uma ida a um campo missionário com os jovens. Pode ser numa pequena cidade, ou até mesmo em determinado bairro da sua região. Sendo uma viagem ou uma ida de um dia. Será necessário ter reuniões e treinamentos falando sobre o assunto e ter uma boa equipe de apoio. Nesse local pode ter cultos ao ar-livre, atividades

9 de evangelismo com crianças, teatro, fantoche, distribuição de folhetos, evangelismo pessoal e muitas outras oportunidades para pregar o evangelho. Há associações ou grupos missionários que já realizam atividades com jovens sobre evangelização. Com toda estrutura já montada. FILHOS QUE ORAM Os Filhos que oram são uma oportunidade de conscientizar seus jovens sobre a responsabilidade de orar por pais da igreja. Esta atividade se desenvolve da seguinte forma: Separe nomes de famílias da igreja e distribua, explicando o objetivo do projeto. Divida cada família por um período de três meses e incentive seus adolescentes a escreverem para essas famílias levando o amor e o conforto de Deus. Seria interessante que as famílias só tivessem a oportunidade de conhecerem os filhos que oram, no final do terceiro mês, através de uma festa de confraternização. Explique para os seus jovens que cada um terá a oportunidade de receber um nome de cada família e se tornar um filho de oração. Intercedendo por cada pessoa da família e também escrevendo cartas motivando-os a terem fé em Deus no dia-a-dia. PROJETOS SOCIAIS O jovem tem a oportunidade dada por Deus para fazer a diferença como geração compromisso. O tempo todo ele encontra e esbarra com gente como ele mesmo: que ri, chora, sofre e ama, mas que, muitas vezes, a única luz que conseguem ver no final do túnel, é um trem vindo em sua direção. Assim, projetos sociais desenvolvidos pela igreja são uma oportunidade de fazer a diferença neste mundo que ele vive. Para que outras pessoas tenham a oportunidade de conhecer o Deus que, além de salvar, trata e cuida do ser humano. Reforço Escolar Entre os jovens sempre tem alguém com mais habilidade em matemática ou em outras matérias, aproveite para ajudar crianças da comunidade com o reforço escolar. Programas de atenção a: Portadores de deficiência; Portadores de câncer; Crianças/adolescentes vítimas de violência e maus tratos Crianças / adolescentes de rua ou na rua Mendigos Asilos e orfanatos

10 Visitas com música, alguma lembrancinha ou até mesmo ajuda alimentar para a instituição. Programas de saúde básica Explicando em comunidades carentes ações básicas como uma correta escovação e outros cuidados para saúde. Lazer e recreação orientada Incentivando o esporte e montando campeonatos com crianças ou adolescentes da comunidade. Realizando sempre devocionais antes de cada jogo. Assistência alimentar, vestuário, material higiênico, etc. Através de doações e campanhas, ajudar algumas famílias, principalmente famílias carentes da igreja. Programas Culturais: Bibliotecas, teatro e música. Os jovens podem preparar, por exemplo, uma peça teatral e apresentar para a comunidade, além de incentivar a cultura, podemos passar a mensagem de Salvação que é Jesus Cristo. Visitação Hospitalar Levando palavras de consolo, música e uma boa literatura evangélica para os pacientes. Combate às drogas Desenvolver atividades como teatro, música, panfletos de combate às drogas e apresentar em escolas e comunidades. CAMPANHA DE DOAÇÕES DE BIBLIAS PARA OS AMIGOS É uma campanha que a Igreja gosta de se envolver. E uma oportunidade de evangelização. Aproveite e mande com um panfleto de evangelização ou cd com mensagem bíblica. SENTIMENTOS A FLOR DA PELE Na juventude é que aflora os sentimentos, podendo resultar, muitas vezes, em atitudes precipitadas que podem prejudicar toda a vida. A inexperiência e a falta de maturidade aliadas à desobediência são alguns dos principais fatores que contribuem para o insucesso da realização sentimental entre Jovens cristãos. Esperar no Senhor pode não ser tarefa fácil, mas não agir dessa forma resultará em problemas graves. E a igreja? Que postura deve assumir? E se a postura da igreja for diferente da dos pais? O líder deve se apoiar e defender as verdades bíblicas traduzindo o princípio e o conselho de Deus para os jovens cristãos. Converse bastante com eles e procure saber qual é a onda do momento, ou seja, perceber o que há com ele pelo modo como reagem quando este assunto é tocado dentro da igreja. Procure saber também como é esse papo na escola, na rua e qual a opinião deles.

11 Exponha as verdades bíblicas como desafio para uma vida abençoada e nunca algo pesaroso ou triste de seguir. Mas que Deus tem o melhor para as nossas vidas. O assunto é empolgante, mas poucos líderes se candidatam para falar sobre ele, pois envolve tomar posição contra e nem sempre é fácil ir contra a cultura dominante, que diz que o jovem tem que namorar todas, ter o máximo de experiências sexuais para então tomar uma decisão sobre casamento ou, até mesmo, sua opção sexual. Diante de tanta informação contrária, não podemos deixar de tratar este assunto à luz da Palavra de Deus. O jovem cristão precisa conhecer a verdade revelada nas Escrituras e ter suas convicções baseadas não somente naquilo que aprendeu de outros. Alguns questionamentos que podemos lançar em debate: Vale à pena esperar? Quais são os propósitos de Deus para o namoro? Qual é a vontade de Deus para minha vida em relação a esse assunto? Vale à pena continuar virgem? O que a Bíblia fala sobre este assunto? Quer um namoro que seja bom para você e para seu (sua) namorado (a)? Quer estabelecer a base para um bom casamento que durará a vida toda? Quer, acima de tudo, agradar a Deus no seu namoro e na sua vida? CONCLUSÃO A obra é grande e muitos jovens esperam um incentivo de você. Uma palavra, uma mensagem vinda diretamente do coração de Deus. Você líder, foi criado por Deus para servir. Tudo que você passou na vida, todas as experiências vividas, todos os problemas enfrentados, toda rejeição humana experimentada, toda alegria compartilhada, toda vitória celebrada, tudo aconteceu para que você se tornasse o que é agora, sabe a razão? Para que Deus possa utilizá-lo de uma forma muito especial para abençoar vidas. Seu maior desafio será enxergar a alma do adolescente, seus complexos, anseios, sonhos, frustrações, decepções e a profunda necessidade de conhecer a Jesus Cristo. E aproveite para fazer uma reflexão que o ajudará a ser um exemplo na vida de muitos jovens: Como tem sido meu relacionamento com Deus? Tenho separado momentos para estar a sós com ele? Tenho obedecido a sua Palavra? Estou vivendo num ativismo sem fim? O que preciso fazer para melhorar meu relacionamento com Deus? Tenho recebido poder e unção do Espírito Santo para realizar o trabalho? Vivemos para o Senhor e isso significa viver para expansão do seu reino, viver para eternidade. E o nosso trabalho significa abençoar tantas pessoas quanto possível. O coração paternal de Deus veio buscar através de Jesus Cristo aquele que está perdido, a ovelha que nem quer saber de igreja, porque dá trabalho.

12 Mas o amor de Deus nos leva a encontrar a ovelha perdida, para isso precisamos sair à procura. Para tal precisamos ter amor em nossos corações e atitudes. Podemos fazer todos os sacrifícios, estratégias, estudos, mas se não tivermos amor, nada seremos. Nossa vida precisa dispor e compartilhar o amor de Deus. Vede quanto o amava! (João 11.36). Espero, do fundo do meu coração, que este material o ajude a sonhar, trabalhar, motivar e ganhar muitos Jovens para o Senhor Jesus. Mas nunca se esqueça: Antes de você ser instrumento nas mãos do Senhor, você é um filhinho amado aos olhos do Pai. Até a próxima se Deus quiser. Leninha Maia leninhamaiam@gmail.com leninhamaia@catedralrio.org.br face: Leninha Maia

Sempre Abundantes. IDE Curso E1 - Células. Lição 6 Multiplicando a sua célula

Sempre Abundantes. IDE Curso E1 - Células. Lição 6 Multiplicando a sua célula Sempre Abundantes IDE Curso E1 - Células Multiplicando a sua célula Vídeo: não desista agora! 2 Que lições aprendemos com este vídeo? Grupos de 4 a 6 pessoas Conversem sobre o vídeo e formulem duas lições

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão:

Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão: II) NOSSA VISÃO Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão: A) Adorar a Deus em espírito e verdade Queremos viver o propósito para o qual Deus

Leia mais

Como Estudar a Bíblia

Como Estudar a Bíblia Como Estudar a Bíblia Caderno de Estudos Por David Batty Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 Direitos Reservados 2003 Comitê Acadêmico do Teen Challenge Internacional, EUA. Todos os direitos, incluindo

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Intercessão. Missionária. Como e Por que Interceder por Missões

Intercessão. Missionária. Como e Por que Interceder por Missões Intercessão Missionária Como e Por que Interceder por Missões A Importância da Intercessão por Missões - Estamos em uma guerra Há necessidade de intercessores! - Nossa guerra não é pelo controle político

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

DICAS DA COORDENADORA ESTADUAL DE JCA

DICAS DA COORDENADORA ESTADUAL DE JCA DICAS DA COORDENADORA ESTADUAL DE JCA Queridas irmãs, é com temor e tremor que estou diante deste desafio do trabalho junto a JCA, mas sei que quem nos capacita é o Senhor da obra; certo de contar com

Leia mais

COMPETÊNCIA AÇÕES ESTRATÉGICAS

COMPETÊNCIA AÇÕES ESTRATÉGICAS Planejamento Estratégico da UFMBB para o ano de 2012 Ênfase: Desafiadas a ser padrão de integridade Tema: Ser como Cristo - meu ideal Divisa: "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam

Leia mais

Passos para recrutar voluntários

Passos para recrutar voluntários Passos para recrutar voluntários Encontrando o voluntário Faça um - mostrando o que Deus está fazendo no ministério Coloque no boletim um Em todos os eventos do ministério que levantam outras pessoas passe

Leia mais

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso!

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso! 2015 NOSSO CONTEXTO GLOBAL: Quase 3 bilhões de pessoas online Quase 2 bilhões de smartphones 33% de toda a atividade online é assistindo a vídeos BRAZIL: Mais de 78% dos jovens (15-29) usam internet. São

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Lição 01 O propósito eterno de Deus

Lição 01 O propósito eterno de Deus Lição 01 O propósito eterno de Deus LEITURA BÍBLICA Romanos 8:28,29 Gênesis 1:27,28 Efésios 1:4,5 e 11 VERDADE CENTRAL Deus tem um propósito original e eterno para minha vida! OBJETIVO DA LIÇÃO Que eu

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Multiplicação de Células

Multiplicação de Células Multiplicação de Células O objetivo principal da Célula Sub-metas: 1. Definir uma Data 2. Aumentar a presença de Deus 3. Levantar um novo Líder 4. Firmar novos membros 5. Encontrar um novo Anfitrião Multiplicar

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

REQUESITOS PARA AS CLASSES DE LIDERANÇA JOVEM

REQUESITOS PARA AS CLASSES DE LIDERANÇA JOVEM CARTÃO LÍDER J.A. REQUESITOS PARA AS CLASSES DE LIDERANÇA JOVEM As classes de Liderança Jovem são oferecidas a Jovens Adventistas batizados com mais de 16 anos de idade. Cada nível de liderança deve ser

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

(MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE

(MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO Relatório do Ministério de Educação Cristã (MEC) 2005/2006 PROJETO MANCHETE Relatores: Clare Victoria Cato Daniel Antunes de Oliveira Ernestina Alencar (Coordenadora

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

INFORMATIVO BASE MUNDIAL DE MISSÕES DE SÃO PAULO

INFORMATIVO BASE MUNDIAL DE MISSÕES DE SÃO PAULO INFORMATIVO BASE MUNDIAL DE MISSÕES DE SÃO PAULO Os atendimentos semanais da base continuam cada vez mais solidificados, SEGUNDA, TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS, nossos assistidos tomam banho, ganham roupa, calçados

Leia mais

DISCIPULADO. Um estilo de vida

DISCIPULADO. Um estilo de vida DISCIPULADO Um estilo de vida TRANSIÇÃO O QUE VOCÊ DESEJA? Uma grande Igreja? Uma Igreja saudável? O QUE UMA TRANSIÇÃO SAUDÁVEL EXIGE? I. COMPROMETIMENTO O Pastor/a é a chave. Só vale a pena mudar quando

Leia mais

Ministério de Mulheres que oram, Heroínas da Fé

Ministério de Mulheres que oram, Heroínas da Fé Ministério de Mulheres que oram, Heroínas da Fé Pr. Presidente : Raul C. Batista e Miss. Ruthe Ribeiro Ministra do MMO: Lourdes Ramalho Assembléia de Deus de Imperatriz- MA Liderança Pr. Raul C. Batista

Leia mais

UMA ESCOLA SABATINA MISSIONÁRIA

UMA ESCOLA SABATINA MISSIONÁRIA UMA ESCOLA SABATINA MISSIONÁRIA Uma das principais funções da Escola Sabatina é levar os membros a cumprirem a missão. Desde o início, havia uma clara certeza de sua função missionária: Há, na Escola Sabatina,

Leia mais

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT ACRESCENTANDO IMAGENS A APRESENTAÇÃO Algumas igrejas preferem o uso do multimídia para suas apresentações. Oferecendo a esses pastores uma apresentação

Leia mais

Excursionista Nome: Unidade: Geral 1. Ter no mínimo 14 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade. Excursionista. Desbravador Unidade 1

Excursionista Nome: Unidade: Geral 1. Ter no mínimo 14 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade. Excursionista. Desbravador Unidade 1 Excursionista Nome: Unidade: Geral 1. Ter no mínimo 14 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade 2. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores. Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez R

Leia mais

ANALISE AS RESPOSTAS DA PESQUISA COMPARTILHE OS RESULTADOS COM OS SÓCIOS DO SEU CLUBE E OUTROS COMPANHEIROS LEÕES

ANALISE AS RESPOSTAS DA PESQUISA COMPARTILHE OS RESULTADOS COM OS SÓCIOS DO SEU CLUBE E OUTROS COMPANHEIROS LEÕES Serviços Leonísticos para Crianças Avaliação das necessidades da comunidade Os dados estatísticos atuais revelam que milhões de crianças em todas as partes do mundo sofrem de pobreza, doenças, deficiências

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

AS CONEXÕES. QUEBRA GELO: Cite o nome de uma pessoa que mais te influenciou na vida. Comente como essa pessoa é, e explique como te influenciou.

AS CONEXÕES. QUEBRA GELO: Cite o nome de uma pessoa que mais te influenciou na vida. Comente como essa pessoa é, e explique como te influenciou. Lição 4 AS CONEXÕES QUEBRA GELO: Cite o nome de uma pessoa que mais te influenciou na vida. Comente como essa pessoa é, e explique como te influenciou. VERSO DA SEMANA: Sim, qualquer que seja o tipo de

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora.

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora. Apresentação e projetos para Israel Prezados Senhores, Shalom. Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela. A atua no mercado judaico há mais de 10 anos e a partir de

Leia mais

NOVE FORMAS DE SE TORNAR UMA IGREJA GUIADA POR PROPÓSITO. Como Equilibrar os Cinco Propósitos. Níveis de Compromisso

NOVE FORMAS DE SE TORNAR UMA IGREJA GUIADA POR PROPÓSITO. Como Equilibrar os Cinco Propósitos. Níveis de Compromisso NOVE FORMAS DE SE TORNAR UMA IGREJA GUIADA POR PROPÓSITO Como Equilibrar os Cinco Propósitos INTRODUÇÃO Comece a ver cinco grupos-alvo a quem você ministra: CÍRCULOS DE COMPROMISSO Alvo EVANGELISMO ADORAÇÃO

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

Um de seus principais objetivos como professor(a) da Escola Dominical é incentivar os jovens a aprender como estudar

Um de seus principais objetivos como professor(a) da Escola Dominical é incentivar os jovens a aprender como estudar Atividades de Aprendizado Atividades para as aulas da Escola Dominical APRENDIZADO do EVANGELHO Um de seus principais objetivos como professor(a) da Escola Dominical é incentivar os jovens a aprender como

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

JOVENS COM UMA MISSÃO JOCUM ARACAJU PROJETO INTERCESSÃO INTERCESSORES E GRUPOS DE INTERCESSÃO

JOVENS COM UMA MISSÃO JOCUM ARACAJU PROJETO INTERCESSÃO INTERCESSORES E GRUPOS DE INTERCESSÃO JOVENS COM UMA MISSÃO JOCUM ARACAJU PROJETO INTERCESSÃO INTERCESSORES E GRUPOS DE INTERCESSÃO Miss. Gustavo Lima Silva (Beréu) & Wanessa S. B. Santos Silva (Brasil) Recife, 2010. SUMÁRIO INTRODUÇÃO...

Leia mais

A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015.

A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015. A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015. Isso nos permite afirmar que todas as pessoas nascidas após 1995 são consideradas NATIVAS DIGITAIS, ou seja, quando chegaram ao mundo, a internet já existia.

Leia mais

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES A RESPONSABILIDADE É PESSOAL A CEEN é uma igreja que tem a responsabilidade de informar e ensinar os valores e princípios de Deus,

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

dependência de Deus transformação integral acolhedora, discipuladora e multiplicadora transformação integral de pessoas, sociedades e povos.

dependência de Deus transformação integral acolhedora, discipuladora e multiplicadora transformação integral de pessoas, sociedades e povos. ser humano. Na dependência de Deus, ser reconhecida com uma igreja que promove a transformação integral do Ser uma igreja acolhedora, discipuladora e multiplicadora, que na dependência de Deus promove

Leia mais

MACRO DIRETRIZ GRANDE COMISSÃO - Envolver o elemento feminino e as crianças das igrejas batistas do Brasil na obra de evangelismo e missões.

MACRO DIRETRIZ GRANDE COMISSÃO - Envolver o elemento feminino e as crianças das igrejas batistas do Brasil na obra de evangelismo e missões. Planejamento Estratégico da UFMBB para o ano de 2013 Tema: VALORIZEMOS A NOVA GERAÇÃO Texto Bíblico: Eduque a criança no caminho que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele Provérbios 22.6

Leia mais

TEUS PENSAMENTOS Projeto 203

TEUS PENSAMENTOS Projeto 203 TEUS PENSAMENTOS Projeto 203 Por David Batty Lição 203 Primeira Edição Nome do Aluno Data do Início_ Data do Fim 2 Projeto 203 Teus Pensamentos Os Teus Pensamentos Lição 203 David Batty 1ª Edição Brasil

Leia mais

Status ON vs Estado OFF

Status ON vs Estado OFF Status ON vs Estado OFF As fotos que postamos em nossos perfis nem sempre representam o nosso real estado emocional Nosso objetivo nesta noite é refletirmos sobre a solidão e a proposta do evangelho para

Leia mais

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS Movendo Pessoas da Congregação para os Comprometidos para que não mais sejamos como meninos Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Leia mais

PRÓLOGO. #21diasdeamor. DEUS É AMOR 1 João 4:8

PRÓLOGO. #21diasdeamor. DEUS É AMOR 1 João 4:8 PRÓLOGO DEUS É AMOR 1 João 4:8 Quando demonstramos amor, estamos seguindo os passos de Jesus. Ele veio para mostrar ao mundo quem Deus é. Da mesma maneira, temos a missão de mostrar ao mundo que Deus é

Leia mais

Objetivo. Justificativa

Objetivo. Justificativa Objetivo Levar ao conhecimento da comunidade evangélica, informações pertinentes a temas que tem sido as armas que Satanás mais tem utilizado para aprisionar as ovelhas do rebanho de Deus. Justificativa

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

SECRETARIA GERAL DO TRABALHO MASCULINO TEMA: "Sacerdócio Real".

SECRETARIA GERAL DO TRABALHO MASCULINO TEMA: Sacerdócio Real. SECRETARIA GERAL DO TRABALHO MASCULINO TEMA: "Sacerdócio Real". "José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto a fonte; seus galhos se estendem sobre o muro." Gen. 49:22 UPH EM AÇÃO Sugestão para programações

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

MÍSTICA E CONSTRUÇÃO Por que pensar em Mística e Construção?

MÍSTICA E CONSTRUÇÃO Por que pensar em Mística e Construção? MÍSTICA E CONSTRUÇÃO Espiritualidade e profecia são duas palavras inseparáveis. Só os que se deixam possuir pelo espírito de Deus são capazes de plantar sementes do amanhã e renovar a face da terra. Todo

Leia mais

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA At 9.31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se

Leia mais

Crescimento orgânico: A Importância do Cristão Contagiante

Crescimento orgânico: A Importância do Cristão Contagiante Pr. Rodrigo Leitão Crescimento orgânico: A Importância do Cristão Contagiante 2 Coríntios 5.18-20 Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da

Leia mais

Treinamento Missionário realidade ou ficção? JAMI Consulta Missionária Bruce R. e Ann E. C. Borquist Abril 2007

Treinamento Missionário realidade ou ficção? JAMI Consulta Missionária Bruce R. e Ann E. C. Borquist Abril 2007 Treinamento Missionário realidade ou ficção? JAMI Consulta Missionária Bruce R. e Ann E. C. Borquist Abril 2007 Mito #1 Treinamento é desnecessário. O que é necessário é só o chamado e a capacitação de

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM PEQUENO GRUPO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO ROGRAM

SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM PEQUENO GRUPO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO ROGRAM A Igreja Batista Central de Fortaleza é uma comunidade comprometida em amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar Jesus. Vivemos relacionamentos em pequenos grupos, de casa em casa, e também nos grandes

Leia mais

Compartilhando a Sua Fé

Compartilhando a Sua Fé Livrinho 2 Pàgina 4 Lição Um Compartilhando a Sua Fé O Propósito desta Lição Agora que você descobriu a alegria de pecados perdoados e de uma nova vida em Cristo, sem dúvida quer que os seus familiares

Leia mais

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 2 1 2 3 VISITEM A ESCOLA DE SEUS FILHOS SEMPRE QUE PUDEREM. CONVERSEM COM OS PROFESSORES. PERGUNTEM

Leia mais

TACA Treinamento para Acampamento de Crianças e Adolescentes FORMULÁRIO DO CANDIDATO (Preencher legivelmente com sua própria letra)

TACA Treinamento para Acampamento de Crianças e Adolescentes FORMULÁRIO DO CANDIDATO (Preencher legivelmente com sua própria letra) TACA Treinamento para Acampamento de Crianças e Adolescentes FORMULÁRIO DO CANDIDATO (Preencher legivelmente com sua própria letra) 1. Nome: _ CPF: RG: Cole aqui uma foto 3x4 Data de Nasc: / / Sexo: Nacionalidade:

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE FÉ William Soto Santiago Cayey Porto Rico 16 de Março de 2011 Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br E-mail:

Leia mais

Treinamento de Líderes Ministério da Mulher

Treinamento de Líderes Ministério da Mulher 1 Treinamento de Líderes Ministério da Mulher Introdução A liderança feminina sempre encontra barreiras impostas pelas tradições; é necessário que a mulher vença o seu interior, disponha-se a liderar e

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ

DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ EBD DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ OLÁ!!! Sou seu Professor e amigo Você está começando,hoje, uma ETAPA muito importante para o seu CRESCIMENTO ESPIRITUAL e para sua

Leia mais

MINISTÉRIO PESSOAL (1) TEXTO BASE 1PEDRO 4:10-11. Rev. Helio Sales Rios Igreja Presbiteriana do Jardim Brasil Estudo Bíblico Quartas-Feiras

MINISTÉRIO PESSOAL (1) TEXTO BASE 1PEDRO 4:10-11. Rev. Helio Sales Rios Igreja Presbiteriana do Jardim Brasil Estudo Bíblico Quartas-Feiras MINISTÉRIO PESSOAL (1) TEXTO BASE 1PEDRO 4:10-11 Rev. Helio Sales Rios Igreja Presbiteriana do Jardim Brasil Estudo Bíblico Quartas-Feiras INTRODUÇÃO O grande problema que a igreja enfrenta hoje, para

Leia mais

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PROPOSTA DE AÇÃO Criar um fórum permanente onde representantes dos vários segmentos do poder público e da sociedade civil atuem juntos em busca de uma educação

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós:

Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós: Visão do MDa Na visão do MDA, é possível à Igreja Local ganhar multidões para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristão é o modelo de discipulado um a um em ação. O MDA abrange diversos fatores desenvolvidos

Leia mais

Meu filho, não faça isso

Meu filho, não faça isso Meu filho, não faça isso Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja

Leia mais

Perguntas que não querem calar & Respostas que todos querem ouvir

Perguntas que não querem calar & Respostas que todos querem ouvir Perguntas que não querem calar & Respostas que todos querem ouvir Participe você também... 1 Qual a diferença entre Clube de Jovens, Sociedade de Jovens, Departamento Jovem e Ministério Jovem? Ministério

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

PAR. Torne-se um PAR para que sua vida seja ÍMPAR ACELBRA-RJ

PAR. Torne-se um PAR para que sua vida seja ÍMPAR ACELBRA-RJ PAR Torne-se um PAR para que sua vida seja ÍMPAR ACELBRA-RJ PAR Paciente Ativo e Responsável ACELBRA-RJ Ser um PAR celíaco Flávia Anastácio de Paula Adaptação do Texto de Luciana Holtz de Camargo Barros

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis)

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (Este

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ JOVEM APRENDIZ Eu não conhecia nada dessa parte administrativa de uma empresa. Descobri que é isso que eu quero fazer da minha vida! Douglas da Silva Serra, 19 anos - aprendiz Empresa: Sinal Quando Douglas

Leia mais

PROJETO EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO CURSO DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO DOS PAIS

PROJETO EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO CURSO DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO DOS PAIS PROJETO EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO CURSO DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO DOS PAIS Marcus De Mario 2014 CONTATO COM MARCUS DE MARIO E-mail: marcusdemario@gmail.com Telefones: (21) 3381-1429 / 99397-1688 Site: www.marcusdemario.com.br

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Plano Estratégico IEIA Sra domonte

Plano Estratégico IEIA Sra domonte Plano Estratégico IEIA Sra domonte 2015/2016 SUMARIO Pressupostos Visão e missão Objectivos gerais Objectivos por unidade estratégica Estratégia Cronograma de atividades Orçamento (Budget) Planta da igreja

Leia mais

AS MAIS DE DUZENTAS MENSAGENS DE UM OTIMISTA

AS MAIS DE DUZENTAS MENSAGENS DE UM OTIMISTA AS MAIS DE DUZENTAS MENSAGENS DE UM OTIMISTA Emanuel Carvalho 1 SUMÁRIO Dedicatória 03 Agradecimentos 04 Prefácio 05 Mensagens de otimismo 08 até 94 2 Dedicatória Dedico este meu e-book a todas as pessoas

Leia mais

RECAPITULANDO... MATEUS 28:18-20

RECAPITULANDO... MATEUS 28:18-20 MÓDULO 1 RECAPITULANDO... MATEUS 28:18-20 18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV.

BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV. BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV. 2013 [Edição 5] Mais um ano se inicia, novas oportunidades, novas aprendizagens e para iniciamos esse novo ano, algo comum de se fazer são as METAS. A Meta que destitinei ao

Leia mais

Músicos, Ministros de Cura e Libertação

Músicos, Ministros de Cura e Libertação Músicos, Ministros de Cura e Libertação João Paulo Rodrigues Ferreira Introdução Caros irmãos e irmãs; escrevo para vocês não somente para passar instruções, mas também partilhar um pouco da minha experiência

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

Geração compaixão A Revolução do Amor!

Geração compaixão A Revolução do Amor! 1 Geração compaixão A Revolução do Amor! A velocidade com que o tempo passa, nos mostra claramente a fugacidade da vida. Já estamos em 2016! E este será um ano diferente para a juventude adventista no

Leia mais

Igreja Amiga da criança. Para pastores

Igreja Amiga da criança. Para pastores Igreja Amiga da criança Para pastores Teste "Igreja Amiga da Criança" O povo também estava trazendo criancinhas para que Jesus tocasse nelas. Ao verem isso, os discípulos repreendiam aqueles que as tinham

Leia mais