Características do Exercício Ao final do exercício, o estudante deverá ser capaz de:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Características do Exercício Ao final do exercício, o estudante deverá ser capaz de:"

Transcrição

1 Epi Info Exercícios de treinamento Página 1 Exercício 1 - Criando um Questionário Objetivos: Nível: Tempo: Pré-requisitos: Características do Exercício Ao final do exercício, o estudante deverá ser capaz de: Criar um novo projeto Adicionar uma nova visão ao projeto Adicionar variáveis à visão Atribuir propriedades às variáveis Estabelecer valores permitidos Adicionar e renomear páginas Iniciante Aproximadamente 2 horas Nenhum Usar código de verificação para a entrada de dados Salvar a visão Melhorar a apresentação do questionário Criar grupos de variáveis Parte 1 - Criando um Projeto O Epi Info organiza banco de dados em projetos. Um novo projeto pode ser criado ao mesmo tempo que um questionário é construído. Um projeto contém muitas visões, e cada visão mostra informações sobre uma tabela de dados. Passo 1: Criando um novo questionário a. Para criar um novo projeto, clique no botão rotulado Criar visão no menu principal do Epi Info. b. Uma janela com uma barra de menus e um espaço em branco abaixo é mostrada agora. Para criar um nova visão, clique com o botão direito no espaço em branco e então selecione o botão Criar nova visão. c. Quando a janela de diálogo "Criar ou Abrir PROJETO" aparece, digite Obstetricia no espaço para o nome do arquivo e clique Abrir. Você criou agora um projeto chamado Obstetricia. Epi Info Development Team CDC Epidemiology Program Office Division of Public Health Surveillance and Informatics Mail Stop K Buford Highway Atlanta, GA Phone (770) Fax (770)

2 Página 2 d. O Epi Info solicitará que você crie (nomeie) uma nova visão. Digite Prenatal na tela de diálogo Nomeie a Visão e clique OK quando estiver pronto. Você criou agora uma visão chamada Prenatal, que está contida no projeto Obstetricia. Passo 2: Criando campos no questionário a. Adicione as seguintes variáveis à sua visão clicando com o botão direito no espaço em branco (o novo campo aparecerá onde você clicar). A janela de diálogo Definição de Campo irá aparecer. b. Digite as perguntas ou rótulos abaixo. Escolha um tipo de variável e um nome para o campo. Este nome do campo será como o campo ou variável será conhecido no banco de dados. Para os nomes que estiverem em branco na tabela abaixo, aceite aqueles que o Epi Info fornecer. Siga os comentários (se houver) abaixo. Então clique OK. Pergunta ou Rótulo Nome do Campo Tipo Comentários Obstetrícia e Ginecologia Label/Title Centered on screen, Bold, Italic, Size 12 Informação do Paciente Label/Title Centered on screen, Bold, Size 18 ID do Paciente IdPaciente Number Modelo ## Nome Nome Text Endereço Endereco Multiline Município Municipio Text Estado Estado Text Telefone Telefone Text Fax Fax Text Correio Eletrônico Correio Text Instituição de Saúde Instituicao Text Dê um duplo clique na caixa de entrada de dados (não no rótulo), e pontos azuis (ou alças) irão aparecer. Arraste qualquer uma delas para modificar o tamanho do campo. Passo 3: Movendo campos a. Clique com o botão esquerdo do mouse na pergunta ou rótulo do campo recentemente criado. A forma do cursor irá mudar para setas apontando para as quatro direções. Mantendo o botão do mouse pressionado, mova o cursor para a nova localização. O questionário deve se parecer como o formulário representado na próxima página.

3 Página 3 Alguns campos são somente para exibição. Eles são chamados Labels. Eles não contêm dados. Campos do tipo text podem conter dados de texto ou numéricos. Endereço pode ser um campo do tipo multi-line ou vários campos do tipo text. Passo 4: Renomeie a página corrente a. Coloque o cursor no lado esquerdo da tela, na linha de texto 1 Page e clique com o botão direito do mouse. Digite o título Informações Gerais na caixa. Clique em OK quando estiver pronto. O Epi Info pode criar múltiplas páginas em uma única visão. Cada página pode se assemelhar com uma página em um questionário no papel ou pode ser utilizada para organizar os dados. Passo 5: Adicione uma nova página ao questionário a. Para adicionar uma nova página, clique sobre o botão rotulado Adicionar Página no lado esquerdo da tela. b. Adicione os seguintes campos à visão:

4 Página 4 Pergunta ou Rótulo Nome do Campo Tipo Comentários Informações Pessoais Label/Title Faça o fonte centered, bold, and size 18 Data de Nascimento DataNascimento Date DD-MM-YYYY Idade Idade Number ##, Selecione Leitura somente Estado Civil EstadoCivil Text Idade da Menarca IdadeDaMenarca Number ## Último Período Menstrual UltimaMenstruacao Date DD-MM-YYYY Data Prevista DataPrevista Date DD-MM-YYYY Licença Maternidade? LicencaMaternidade Yes/No Dias de férias DiasFerias Number ## Número do CPF CPF Text Selecione Obrigatório Fumante? Fumante Yes/No # dos Cigarros (por dia) NumeroCigarros Number ## Consumo de álcool? ConsumoAlcool Yes/No Depressão Pós-parto? DepressaoPosParto Yes/No c. Após todos os campos serem criados, mude o título da segunda página para Informações Pessoais. d. O questionário deve se parecer como o formulário representado abaixo após a adição de um grupo no passo 6. O questionário deve se parecer como o formulário representado abaixo após a adição de um grupo no passo 6. Passo 6: Adicione um grupo O Epi Info pode criar grupos de campos para uma manipulação mais fácil na análise e na organização lógica do questionário. a. Para criar um retângulo pontilhado provisório para incluir os três campos mostrados abaixo, clique com o botão esquerdo acima e à esquerda de Idade da Menarca, arraste o mouse para canto direito inferior, e libere o botão do mouse. Um retângulo pontilhado aparecerá e deve esboçar a posição desejada para a caixa de grupo. b. Clique sobre o menu Inserir e escolha então Grupo. Digite um nome para o grupo (que será mostrado no centro superior da caixa de grupo). Neste exemplo, digite Menstruação. Escolha uma cor clicando em Configurar Cor.

5 Página 5 Campos do tipo text podem conter somente alguns valores permitidos. Alguns campos conterão datas. Alguns campos conterão somente números. O campo calculado Idade é de leitura somente; nada pode ser digitado nele. Outras propriedades incluem: Obrigatório, que obriga a entrada de dados; Busca sonora, que fornece um código para unificar nomes ingleses nos quais o som é igual mas são soletrados de maneira diferente; e Repetir último, o qual repetirá automaticamente o último valor incorporado a esse campo. Para editar um campo, clique direito sobre o rótulo para o campo que você quer editar. Passo 7: Edite um campo e crie valores permitidos Adicionar Valores permitidos é a maneira mais fácil de personalizar a introdução de dados. Este recurso cria uma tabela das entradas permitidas que o usuário pode escolher. O controle de qualidade é mantido para a base de dados ao mesmo tempo que a entrada de dados é agilizada. Os valores permitidos podem ser criados somente em variáveis de texto. a. Para adicionar valores permitidos a seu formulário, clique com o botão direito sobre o rótulo, Estado Civil, para editar a variável. Na janela que aparece, clique sobre o botão Valores Permitidos, situado no lado direito inferior da janela b. Você pode usar uma tabela existente ou pode criar uma nova. Clique no botão Criar Nova.

6 Página 6 c. Incorpore valores para Estado Civil. Escolha solteira, casada, divorciada e outro (sensível ao tipo de letra). Se a ordem da entrada for a ordem desejada de exibição, clique em Não ordenar. Caso contrário, a lista será exibida em ordem alfabética. d. Clique OK para salvar os valores permitidos e então clique OK outra vez para salvar as propriedades do campo. e. Na página Informações Gerais, para o campo Estado, incorpore os seguintes valores permitidos: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sao Paulo, Espirito Santo. Não clique em Não ordenar, já que esta lista deve ser classificada alfabeticamente. Passo 8: Mude a cor do fundo a. A cor do fundo pode ser mudada clicando em Formatar e, a seguir sobre a itemfundo do menu. b. Clique em Mudar Cor e escolha a cor que você quer. Então clique em OK. Selecione uma cor diferente para o fundo da outra página. Passo 9: Personalize a Grade de Alinhamento Para personalizar a grade, clique em Formatar e, a seguir, sobre o item de menu Configurações. Para remover as linhas da grade, não marque a caixa de verificação Visualizar grade. Observe os outros ajustes disponíveis. Por padrão, o programa Criar visão irá colar todos os campos à grade. Você pode desativar a grade, mudar o espaçamento da grade, ou remover as linhas de grade visíveis da tela. Passo 10: Ordem de tabulação Manual A característica de tabulação automática mantém o foco do cursor de acordo com a disposição da tela. A tabulação não requer mudança, a menos que o comportamento do cursor necessite de ser manipulado manualmente. Para mudar manualmente a ordem de tabulação, clique em Edição e, a seguir, na opção Ordem de tabulação do menu. Para mudar a ordem da tabulação, clique sobre o campo desejado, e clique no botão Para cima ou no botão Para baixo. Clique então sobre OK.

7 Página 7 Passo 11: Alinhe os campos Além de permitir o deslocamento dos campos com o mouse, o Criar visão fornece ferramentas para o alinhamento automático dos campos na página. a. Na página Informações Pessoais, a licença maternidade, os dias de férias, e o CPF devem ser alinhados horizontalmente. Crie primeiramente um retângulo em torno dos campos que você está a ponto de alinhar, mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado e arrastando o mouse sobre esses três campos. b. Assim que o retângulo for criado, clique no item de menu Formatar e, a seguir, em Alinhamento Horizontal. Parte 2 - Calculando valores usando códigos de verificação O código de verificação é usado para verificar se há erros, executar cálculos, e direcionar o processo de entrada de dados. O código de verificação pode ser muito simples ou muito complexo. Ele será usado calcular a idade real da mãe e verificar a entrada de dados do número de CPF. Ao pressionar o botão azul rotulado Programa, o editor do código de verificação será ativado. O código da verificação deve ser associado a uma variável existente, página, visão ou registro. Os comandos serão executados quando o cursor da entrada de dados focaliza no campo escolhido. A lista das variáveis está disponível na caixa de combinação Campo onde ação irá ocorrer. As variáveis são organizadas em páginas. Lembre-se de que você não verá uma pergunta ou rótulo, mas somente o nome da variável. As variáveis de leitura somente não executarão o código de verificação. Portanto, selecione uma variável que não seja de leitura somente (geralmente um campo que seja associado com a variável que você está programando). Passo 12: Calcule a idade (Comando ATRIBUIR - ASSIGN ) a. A idade será calculada usando a data de nascimento e a data atual. Certifiquese de ter clicado sobre o botão Programa e que o editor do código de verificação esteja visível na tela. b. Selecione o campo onde o código de verificação será executado. Neste caso, selecione DataNascimento (da página 2) da caixa de combinação abaixo do rótulo Campo onde ação irá ocorrer. Como a Idade tem que ser calculada baseando-se na informação da data de nascimento, clique sobre a opção Depois de modo que Idade seja calculada depois que o campo DataNascimento seja digitado.

8 Página 8 c. Clique em Assign na árvore de comandos no lado esquerdo da tela. d. Na caixa Atribuir valor à variável, escolha Idade. e. Preencha a tela de atribuição usando os seguintes elementos: I. O valor na caixa Atribuir valor à variável contém a variável que recebe o valor novo. Neste caso Idade está recebendo o resultado da computação. II. A caixa =Expressão contém a fórmula usada para calcular a idade. Você pode usar a função Years do Epi Info (digite Years dentro da caixa). As funções modificam o valor de uma ou mais variáveis para produzir um resultado. Quase todas as funções requerem argumentos incluídos entre parênteses e separados por vírgulas. Onde os argumentos são necessários, não pode haver nenhum espaço entre o nome da função e o parêntese esquerdo. III. A função Years possui dois parâmetros: o primeiro é DataNascimento (escolha de Variáveis Disponíveis) e o segundo é SYSTEMDATE (uma função do sistema que retorna a data armazenada no relógio do computador. SYSTEMDATE deve ser digitada). A expressão final deve ser: Idade=Years(DataNascimento,Systemdate) f. Clique em OK quando estiver pronto e clique então sobre Salvar na janela do editor do programa. Clique então sobre OK no alto da tela para sair do programa. Passo 13: Validar o CPF Para o CPF, usaremos o formato #########-##. Todas as strings restantes serão rejeitadas. Conseqüentemente, o campo do número do CPF deve ter um traço (-) na décima posição. Isto pode ser realizado usando a função do Epi Info chamada SUBSTRING(). A sintaxe é: Substring(<Variável>,Pos1,Char#) Onde <Variável> é a variável, Pos1 é a posição do primeiro carácter a extrair da variável do teste, e o char# é o número de caracteres a extrair. Por exemplo, Substring(Epi Info,4,4) retornará Info. a. Clique em Programa e selecione a variável CPF na caixa de combinação Campo onde ação irá ocorrer (deixe o padrão Depois marcado aqui).

9 Página 9 b. Clique em If na árvore de commandos no lado esquerdo. c. Na caixa Condição Se, digite a função Substring (você também pode clicar no botão Funções para visualizar uma lista das funções disponíveis). d. Clique no botão para abrir um parêntese ( e, na caixa de combinação Variáveis Disponíveis, selecione o campo CPF. Então digite uma vírgula, digite 10, e vírgula novamente, e então digite 1. Clique no botão para fechar parêntese ) para fechar o comando. e. Clique nos sinais menor que e maior que para representar não é igual a <>. Clique no botão de aspas e então clique no botão do sinal -. Clique no botão de aspas novamente. Como o campo CPF é do tipo texto, o valor tem que estar entre aspas. f. Clique no botão Então, e então clique no botão Dialog sob a guia User Interaction. g. Na caixa de Título, digite Usar Traços. Na caixa de Mensagem, digite Por favor, use '-' na posição 10 para separar os dígitos verificadores do CPF. O formato do CPF deve ser #########-##. Clique em OK. h. Clique no botão Então novamente, e então clique no GOTO na guia Fields. Selecione CPF, e então clique em OK. i. Na caixa de diálogo SE, clique em OK para aceitar os comandos. Clique em Salvar para salvar o código de verificação para o CPF. Clique em OK no topo da tela para sair da tela do código de verificação. Código de verificação para o campo CPF IF substring(cpf,10,1)<>"-" THEN DIALOG "Por favor, use '-' na posição 10 para separar os dígitos verificadores do CPF. O formato do CPF deve ser como #########-##" TITLETEXT="Use hífen" GOTO CPF END j. Para sair de Criar Visão, vá para Arquivo e selecione Sair. Na caixa de diálogo NovaTabela, clique Cancelar.

10 Página 10 Exercício 2 Entrando Dados Objetivos: Características do exercício Ao fim deste exercício, o estudante deverá ser capaz de: - Entrar dados com o programa Entrar dados - Navegar no arquivo de dados e registros - Usar a função de busca - Procurar Nível: Iniciante Tempo: Aproximadamente 45 minutos Pré-requisitos: Exercício 1 Passo 1: Abrindo um projeto a. Clique em Criar visão do menu principal e selecione Arquivo e Abrir. Na caixa de diálogo, identifique o projeto criado no exercício 1 (Obstetricia.mdb), clique sobre ele, e clique então sobre Abrir. b. Selecione Prenatal da lista e clique em OK. A visão completa do questionário prenatal deve aparecer. Passo 2: Adicionando dados ao questionário a. A partir da visão(prenatal), clique em Entrar dados localizado na opção Arquivo do menu. Clique OK para criar a tabela de dados para a visãoprenatal (deixe o padrão como "Prenatal" para o nome da tabela de dados). O programa perguntará somente uma vez para criar a tabela. O programa Criar visão executa o programa de Entrar dados, e você está pronto para testar o seu banco de dados incorporando novos dados. b. Digite os seguintes dados para o primeiro paciente na visão prenatal:

11 Página 11 1Página - Informações Gerais 2 Página - Informações Pessoais ID do Paciente 01 Data de Nascimento 12/04/1963 Nome JFC Idade 40 Endereço R. E, 55 Estado Civil Casada Município Rio de Janeiro Idade da Menarca 13 Estado Rio de Janeiro Último Período Menstrual 04/01/2002 Telefone (21) Data Prevista 11/10/2002 Fax (21) Licença Maternidade Sim Correio Eletrônico Dias de férias 20 Instituição de Saúde Hospital ABC Número do CPF Fumante Sim # dos Cigarros (por dia) 12 Consumo de álcool Sim Depressão Pós-parto Sim Após ter terminado o primeiro paciente, clique no botão Novo para entrar com o registro seguinte. Cadastre os seguintes pacientes: 1Página - Informações Gerais 2 Página - Informações Pessoais ID do Paciente 02 Data de Nascimento 05/05/1968 Nome CGF Idade 35 Endereço R. A, 24 Estado Civil Solteira Município Patos de Minas Idade da Menarca 13 Estado Minas Gerais Último Período Menstrual 02/08/1999 Telefone (21) Data Prevista 09/05/2000 Fax (21) Licença Maternidade Sim Correio Eletrônico Dias de férias 30 Instituição de Saúde Hospital DEF Número do CPF Fumante Não # dos Cigarros (por dia) 0 Consumo de álcool Não Depressão Pós-parto Sim

12 Página 12 1Página - Informações Gerais 2 Página - Informações Pessoais ID do Paciente 03 Data de Nascimento 07/11/1975 Nome BAT Idade 27 Endereço Av. CD, 33 Estado Civil Solteira Município Vitoria Idade da Menarca 11 Estado Espirito Santo Último Período Menstrual 03/02/1999 Telefone (21) Data Prevista 10/11/1999 Fax (21) Licença Maternidade Sim Correio Eletrônico Dias de férias 30 Instituição de Saúde Hospital JFH Número do CPF Fumante Sim # dos Cigarros (por dia) 34 Consumo do álcool Sim Depressão Pós-parto Sim 1Página - Informações Gerais 2 Página - Informações Pessoais ID do Paciente: 04 Data de Nascimento 08/02/1980 Nome FMAP Idade 24 Endereço R. BJ, 48 Estado Civil Casada Município Rio de Janeiro Idade da Menarca 14 Estado Rio de Janeiro Último Período Menstrual 11/12/1998 Telefone (21) Data Prevista 18/09/1999 Fax (21) Licença Maternidade Sim Correio Eletrônico Dias de férias 60 Instituição de Saúde Hospital TTY Número do CPF Fumante Sim # dos Cigarros (por dia) 5 Consumo do álcool Sim Depressão Pós-parto Não

13 Página 13 1Página - Informações Gerais 2 Página - Informações Pessoais ID do Paciente 05 Data de Nascimento 07/02/1980 Nome FCR Idade 24 Endereço R. PO, Estado Civil Solteira Município São Paulo Idade da Menarca 12 Estado São Paulo Último Período Menstrual 23/05/1998 Telefone (21) Data Prevista 02/03/1999 Fax (21) Licença Maternidade Sim Correio Eletrônico Dias de férias 35 Instituição de Saúde Hospital KJH Número do CPF Fumante Não # dos Cigarros (por dia) 0 Consumo do álcool Não Depressão Pós-parto Não Passo 3: Navegando no questionário a. No lado esquerdo, sob a seção Registro, clique nas setas para navegar pelos registros cadastrados. O sinal << mostra o primeiro registro, enquanto o sinal < mostra o registro precedente. Inversamente, > mostra o registro seguinte, e >> mostra o último registro. Para ir diretamente a um registro específico, clique na caixa Registro, digite o número desejado e pressione a tecla Enter. Passo 4: Encontrando um registro a. No lado esquerdo, clique sobre o botão Procurar. Uma tela Procurar registro aparece com uma lista de todos os campos disponíveis. b. Clique sobre o campo Nome, e um campo em branco aparecerá. (Muitos campos podem ser selecionados para procurar por um registro particular. Para cancelar um campo selecionado, clique sobre ele outra vez.) Digite JFC e clique OK ou pressione Enter no teclado. c. Uma grade aparece com o registro corretamente encontrado. Dê duplo clique em alguma coluna para trazer o cursor para a tela de entrada de dados deste registro.

14 Página 14 Objetivos: Exercício 3 Código de Verificação Características do exercício Ao fim do exercício o estudante deverá ser capaz de: Nível: Avançado Tempo: 2 Horas, 30 Minutos Pré-requisitos: Exercícios 1 & 2 - Identificar os campos que devem conter código de verificação - Criar códigos para fazer cálculos, forçar certas condições, enviar mensagens, apagar entradas, colocar o cursor onde desejar e ocultar campos SITUAÇÃO Este exercício trata da história obstétrica de mulheres grávidas, pacientes para o grupo de Obstetrícia Ginecologia. O formato é o usado geralmente pela OPAS (Organização Pan- Americana de Saúde) em sistemas de informação pré-natal para a coleta de dados obstétricos. O gráfico abaixo representa um alerta para as pessoas que entram dados aderir ao formato lógico. Gestações Partos Ainda Vivos Morreram 1a semana Morreram Após 1a semana Abortos Comentários Passo1: Abrindo um projeto existente a. Clique em Criar Visão a partir do menu principal e selecione Arquivo e Abrir. Na caixa de diálogo, identifique o projeto criado anteriormente, chamado Obstetricia.mdb. Clique sobre ele e então clique em Abrir. b. Escolha Prenatal na lista apresentada e clique em OK. Adicione uma página nova, clicando no botão rotulado Adicionar Página no lado esquerdo da tela. c. Nesta página nova, crie os seguintes campos:

15 Página 15 Pergunta ou Rótulo Nome da Variável Tipo Comentários História de Gestações Label/Title Centered, Bold, 18 Gestações Gestacoes Number ##, Bold Abortos Abortos Number ## Partos Partos Number ## Ainda Vivos AindaVivos Number ## Morreram na 1a semana Morre1Semana Number ## Morreram Após a 1a semana MorreApos1Semana Number ## Comentários Comentarios Multiline Adicione grupos de modo que o questionário se pareça com o formulário representado abaixo. Ajuste a ordem de tabulação para combinar com a ordem em que os dados serão digitados. Mude a cor do fundo, o alinhamento dos campos, e a ordem de tabulação como desejado.

16 Página 16 d. Depois que os campos forem criados, mude o nome da "Página 3" para Histórico de Gestações. Passo 2 Desenvolvendo o código de verificação A finalidade do código de verificação é reforçar o controle de qualidade e estabelecer regras e condições para a entrada de dados. Regras 1. O número de Abortos não pode ser maior que o número de Gestações. 2. O número de Gestações é igual à soma de Partos e Abortos. 3. O número de Ainda vivos não pode ser maior que o número de Partos. 4. Se o número de Ainda vivos é igual ao de Partos, oculte os campos Morreram na 1a semana e Morreram após a 1a semana. 5. O número de Ainda vivos e de Morreram na 1a semana não pode ser maior que o número Partos. 6. Se o número de Ainda vivos mais o número dos que Morreram na 1a semana é igual ao número de Partos, então oculte o campo Morreram após a 1a semana. Abortos Código de Verificação Partos Código de Verificação IF Abortos > Gestacoes THEN DIALOG "O número de abortos não pode ser maior que o número de gestações!" TITLETEXT="Erro no número de Abortos" CLEAR Abortos GOTO Abortos END Código de Verificação IF Gestacoes <> Partos + Abortos THEN DIALOG "O número de gestações deve ser igual ao número de partos e abortos!" TITLETEXT="Erro no número de partos" CLEAR Abortos Partos Gestacoes GOTO Gestacoes END

17 Página 17 As cláusulas THEN (Então) ou ELSE (Senão) podem elas mesmas conter outras declarações IF (ou declarações aninhadas). Se a declaração IF estiver no bloco ELSE, então o IF será a próxima linha após ELSE veja a área entre colchetes. O END é sempre necessário para fechar cada declaração IF. AindaVivos Código de Verificação IF AindaVivos > Partos THEN DIALOG "O número de Ainda vivos não pode ser maior que o número de partos!" TITLETEXT="Erro no número de vivos" CLEAR AindaVivos GOTO AindaVivos ELSE IF AindaVivos = Partos THEN HIDE Morre1Semana MorreApos1Semana GOTO Comentarios ELSE UNHIDE Morre1Semana MorreApos1Semana GOTO Morre1Semana END END Morre1Semana Código de Verificação IF AindaVivos + Morre1Semana > Partos THEN DIALOG "O número de Ainda vivos mais o número dos que morreram na 1a semana não pode ser maior que o número de partos!" TITLETEXT="Erro no número de vivos" CLEAR AindaVivos Morre1Semana GOTO AindaVivos ELSE IF AindaVivos + Morre1Semana = Partos THEN HIDE MorreApos1Semana GOTO Comentarios ELSE UNHIDE MorreApos1Semana GOTO MorreApos1Semana END END

18 Página 18 Exercício 4 Introdução aos Bancos de Dados Relacionais Objetivos: Nível: Tempo: Pré-Requisitos: Características do Exercício Ao final do exercício, o estudante deverá ser capaz de: - Criar visões relacionadas no Epi Info Intermediário Aproximadamente 2 horas Exercício 1 necessário Passo 1: Abrindo um projeto existente a. Clique em Criar visão no menu principal e abra a visão Prenatal do projeto Obstetricia. Passo 2: Criando um botão Relacional a. Na parte inferior da página três do lado esquerdo História de Gestações, crie uma nova variável. b. No campo de rótulo (Pergunta ou Rótulo), digite Visitas de Acompanhamento, selecione Relate como o tipo de variável, e clique em OK. Um botão relacional pode também ser criado clicando no botão rotulado Visão relacionada ao invés de selecionar Relate como o tipo de variável. Passo 3: Ajustando as propriedades de relacionamento a. Um formulário rotulado Condições para ativar o botão de relacionamento aparecerá. Na caixa rotulada Acesso ao formulário, selecione Somente em determinadas condições, (o valor padrão é Sempre). b. Certifique-se de que as duas caixas de seleção não foram marcadas. Observe que quando Somente em determinadas condições é selecionado, um novo conjunto de campos é exibido. c. Clique sobre a caixa de combinação chamada Variáveis disponíveis e selecione IDPaciente da lista. Uma vez que IDPaciente esteja selecionado, ele será exibido na caixa de fórmulas (rotulada Formulário poder ser acessado quando ); clique no sinal de maior (>), então clique na caixa da fórmula, e digite 0. A caixa deve conter: IDPaciente >0

19 Página 19 d. Clique em OK para aceitar estas instruções. Esta condição indica que o segundo formulário (formulário filho) estará disponível para a introdução de dados somente quando IDPaciente contiver um número maior que 0 (passo 6). Passo 4: Visão relacionada a. Uma nova janela permitirá que você decida se você deseja criar uma visão nova ou relacionar com uma visão já existente. No nosso caso, somente a visão principal foi criada, assim temos que aceitar o valor padrão (Crie uma nova visão relacionada) e clique em OK. Passo 5: Movendo e redimensionando o botão a. Quando você colocar o cursor no botão, as instruções para manipular o botão aparecerão. b. O botão não será destacado, e nenhuma ação poderá ocorrer, uma vez que o botão só pode funcionar no programa EntrarDados e não no CriarVisão. Para mover o botão, mantenha a tecla de deslocamento (shift) pressionada, clique sobre o botão e arraste-o para uma nova posição. c. Você pode também pode mudar o tamanho do botão. Para ativar o comando para mudar de tamanho, clique no botão, mantendo pressionda a tecla Alt. Um grupo de caixas azuis pequenas aparecerá em torno do botão para mudar o tamanho. Não precisa manter a tecla Alt pressionada ao mudar de tamanho. Passo 6: Criando a visão relacionada a. Agora que o questionário principal está terminado, a visão das Visitas de Acompanhamento necessita ser criada. Clique no botão recentemente criado pressionando a tecla control (Ctrl). b. A visão pai (Prenatal) foi movida para trás, e agora a primeira página (vazia) da nova visão filho (Visitas de Acompanhamento ) está visível. c. Na nova visão, crie os seguintes campos:

20 Página 20 Pergunta ou alerta Tipo de Variável Comentários Visitas de Acompanhamento Label/Title Centered, Bold, 18 Número da Visita Number ## Data da visita Date DD-MM-YYYY Idade Gestational Number ## Peso (Kg) Number ##.### Pressão sistólica Number ### Pressão diastólica Number ### Batimentos fetais? Yes/No Movimento Fetal? Yes/No Comentários Multiline Passo 7: Revisando o seu trabalho Dois botões novos são exibidos no lado esquerdo do formulário; um é chamado Voltar e o outro é chamado Início. O botão Início trará a tela para a tela principal, e o botão Voltar trará o usuário para trás ao nível precedente se houver relacionamentos aninhados.caso contrário, Voltar traz a tela principal se houver somente um nível de relacionamento. a. Clique no botão Voltar, ao qual retornará à visão pai (Prenatal). Quando Voltar for clicado pela primeira vez, aparecerá uma nova janela chamada Nova Tabela. Esta caixa de diálogo verificará duas coisas: 1. Para criar uma tabela de dados para armazenar a informação.. 2. Para verificar o nome da tabela de dados. Este formulário será exibido somente uma vez. Clique em OK para aceitar a tabela padrão, VisitasDeAcompanhamento. Passo 8: Entrando dados no seu novo sistema de banco de dados relacional a. Na visão pai (prenatal), clique em Entrar dados na opção Arquivo do menu suspenso. O programa CriarVisão executa o EntrarDados e você está pronto para testar seu novo banco de dados relacional para incorporar dados novos. Observe que, no começo, o botão Visitas de Acompanhamento (na página três) não está habilitado (cinza claro). Ele ficará habilitado somente quando o campo IDPaciente for maior que 0 (na página um). A visão filho (VisitasDeAcompanhamento) depende da visão pai (Prenatal). A única maneira de entrar com dados na visão filho é através da visão pai.

21 Página 21 b. Navegue para o primeiro registro 1 (IDPaciente = 1), usando o botão de atalho<< na tela do Entrar dados. Este botão traz sempre o primeiro registro da tabela de dados. c. Na página 3 (Histórico de Gestações), clique no botão Visitas de Acompanhamento e digite os seguintes dados: Id Paciente 01 Visita Data da visita: 15/06/ /08/ /09/ /12/1999 Idade Gestational: Peso (Kg): Pressão sistólica: Pressão diastólica : Batimentos fetais? Não Não Sim Sim Movimento Fetal? Não Não Não Sim Comentários: Pendente US 24 semanas Pressão aumentando d. Retorne à visão principal com o botão Voltar, navegue para o registro 2 (botão >), e digite os dados abaixo. Digite então os dados das visitas para os outros pacientes. ID Paciente 02 Visita Data da visita: 31/05/99 19/07/99 30/08/99 27/09/99 25/10/99 11/22/99 Idade Gestational: Peso (Kg): Pressão sistólica : Pressão diastólica : Batimentos fetais? Não Não Não Sim Sim Yes Movimento Fetal? Não Não Não Não Sim Yes Comentários: ID Paciente 03 Visita Data da visita: 27/04/99 25/05/99 22/06/99 21/09/99 19/10/99 11/16/99 Idade Gestational: Peso (Kg): Pressão sistólica : Pressão diastólica : Batimentos fetais? Não Não Não Sim Sim Yes Movimento Fetal? Não Não Não Não Sim Yes Comentários:

Excel 2010 Modulo II

Excel 2010 Modulo II Excel 2010 Modulo II Sumário Nomeando intervalos de células... 1 Classificação e filtro de dados... 3 Subtotais... 6 Validação e auditoria de dados... 8 Validação e auditoria de dados... 9 Cenários...

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice Índice Apresentação...2 Barra de Título...2 Barra de Menus...2 Barra de Ferramentas Padrão...2 Barra de Ferramentas de Formatação...3 Barra de Fórmulas e Caixa de Nomes...3 Criando um atalho de teclado

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Microsoft Excel 2003

Microsoft Excel 2003 Associação Educacional Dom Bosco Faculdades de Engenharia de Resende Microsoft Excel 2003 Professores: Eduardo Arbex Mônica Mara Tathiana da Silva Resende 2010 INICIANDO O EXCEL Para abrir o programa Excel,

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Microsoft Excel 2003

Microsoft Excel 2003 Associação Educacional Dom Bosco Faculdades de Engenharia de Resende Microsoft Excel 2003 Módulo II Macros e Tabelas Dinâmicas Professores: Eduardo Arbex Mônica Mara Tathiana da Silva Resende 2010 Macro

Leia mais

Microsoft Excel Profª. Leticia Lopes Leite. Excel. Profª Leticia Lopes Leite

Microsoft Excel Profª. Leticia Lopes Leite. Excel. Profª Leticia Lopes Leite Microsoft Excel Profª. Leticia Lopes Leite Excel Profª Leticia Lopes Leite 1 Indice 1 Indice 2 2 Introdução 4 2.1 Área de Trabalho 4 2.2 Barra de Ferramentas 5 2.2.1 Ferramenta Pincel 5 2.2.2 Classificar

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

Aula Número 01. Sumário

Aula Número 01. Sumário Aula Número 01 Sumário Conceitos Básicos:... 3 Movendo-se numa Planilha... 4 Selecionando Múltiplas Células... 4 Abrindo e Salvando um Arquivo... 6 Salvando um arquivo... 8 Introduzindo e Editando Dados...

Leia mais

Basicão de Estatística no EXCEL

Basicão de Estatística no EXCEL Basicão de Estatística no EXCEL Bertolo, Luiz A. Agosto 2008 2 I. Introdução II. Ferramentas III. Planilha de dados 3.1 Introdução 3.2 Formatação de células 3.3 Inserir ou excluir linhas e colunas 3.4

Leia mais

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário Sumário Conceitos Microsoft Access 97... 01 Inicialização do Access... 02 Convertendo um Banco de Dados... 03 Criando uma Tabela... 06 Estrutura da Tabela... 07 Propriedades do Campo... 08 Chave Primária...

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática 2º Caderno Conteúdo Microsoft Excel 2010 - estrutura básica das planilhas; manipulação de células, linhas e colunas; elaboração de tabelas e gráficos; inserção de objetos; campos

Leia mais

SIFEM - CURSO BÁSICO DE EXCEL

SIFEM - CURSO BÁSICO DE EXCEL SIFEM - CURSO BÁSICO DE EXCEL Leonardo Ramos de Oliveira Analista de Sistemas Nesta lição vamos apresentar os conceitos de colunas, linhas,células e célula ativa em uma planilha do Excel. LINHA, COLUNA

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Microsoft Excel 2010

Microsoft Excel 2010 Microsoft Excel 2010 Feito por Gustavo Stor com base na apostila desenvolvida por Marcos Paulo Furlan para o capacitação promovido pelo PET. 1 2 O Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado.

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Sumário. Ambiente de Trabalho... Erro! Indicador não definido.

Sumário. Ambiente de Trabalho... Erro! Indicador não definido. Sumário Ambiente de Trabalho... Erro! Indicador não definido. Introdução ao Project Um projeto é uma seqüência bem definida de eventos, com um início e um final identificável. O foco de um projeto é obter

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso Manual de Apoio ao Treinamento Expresso 1 EXPRESSO MAIL É dividido em algumas partes principais como: Caixa de Entrada: local onde ficam as mensagens recebidas. O número em vermelho entre parênteses refere-se

Leia mais

Neste capítulo veremos como se trabalha com fórmulas e funções que são as ferramentas que mais nos ajudam nos cálculos repetitivos.

Neste capítulo veremos como se trabalha com fórmulas e funções que são as ferramentas que mais nos ajudam nos cálculos repetitivos. Fórmulas e Funções Neste capítulo veremos como se trabalha com fórmulas e funções que são as ferramentas que mais nos ajudam nos cálculos repetitivos. Operadores matemáticos O Excel usa algumas convenções

Leia mais

Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca. melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041. www.melissalima.com.br Página 1

Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca. melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041. www.melissalima.com.br Página 1 EXCEL BÁSICO Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041 www.melissalima.com.br Página 1 Índice Introdução ao Excel... 3 Conceitos Básicos do Excel... 6

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01 Introduzindo Dados Com o Microsoft Excel é fácil introduzir informações numa planilha e mudar, excluir ou acrescentar dados. Você vai aprender a: - Abrir e salvar um arquivo

Leia mais

Professor Paulo Najar www.aprenderdigital.com.br

Professor Paulo Najar   www.aprenderdigital.com.br ~ 1 ~ O QUE É O BROFFICE? Broffice.org é o nome de um conjunto de programas de escritório livre (free software), disponível na internet gratuitamente (no site www.broffice.org) que oferece ferramentas

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Página 1 Índice Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 1 O que é o EasyReader? 4 Abrir um livro 5 Abrir um novo livro de um CD/DVD 5 Abrir um novo livro

Leia mais

Introdução ao Epi Info - Versão Windows

Introdução ao Epi Info - Versão Windows Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 - Informática Introdução ao Epi Info - Versão Windows Apresentação do Software Criar Ficha (Make View) Cria

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

Introdução. Formação Informática Para Estatísticos Na DPINE. Formação Informática Para Estatísticos Na DPINE. Usar Tabelas Dinâmicas em EXCEL

Introdução. Formação Informática Para Estatísticos Na DPINE. Formação Informática Para Estatísticos Na DPINE. Usar Tabelas Dinâmicas em EXCEL Usar Tabelas Dinâmicas em EXCEL Introdução Neste Módulo aprendemos o importante recurso de Tabelas Dinâmicas e Gráficos Dinâmicos. Aprendemos a criar tabelas dinâmicas, a aplicar filtros e a fazer análise

Leia mais

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição SSE 3.0 Guia Rápido Módulo Secretaria Nesta Edição 1 Acessando o Módulo Secretaria 2 Cadastros Auxiliares 3 Criação de Modelos Definindo o Layout do Modelo Alterando o Layout do Cabeçalho 4 Parametrização

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Acesso do teclado à faixa de opções

Acesso do teclado à faixa de opções Excel > Acessibilidade Atalhos do teclado no Excel 2010 Ocultar tudo Este artigo descreve o que são Dicas de Teclado e como você pode usá-las para acessar a faixa de opções. Ele também lista as teclas

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

1. EXCEL 7 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.2. CARREGAMENTO DO EXCEL 7

1. EXCEL 7 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.2. CARREGAMENTO DO EXCEL 7 1. EXCEL 1.1. PLANILHAS ELETRÔNICAS As planilhas eletrônicas ficarão na história da computação como um dos maiores propulsores da microinformática. Elas são, por si sós, praticamente a causa da explosão

Leia mais

Migrando para o Outlook 2010

Migrando para o Outlook 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

Trabalhando com banco de dados

Trabalhando com banco de dados Avançado Trabalhando com Aprenda a manipular dados no Excel com a ajuda de outros aplicativos da suíte Office Armazenar e organizar informações são tarefas executadas diariamente por todos nós. Desde o

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

AVISO. Treinamento GVcollege Módulo Ficha Complementar

AVISO. Treinamento GVcollege Módulo Ficha Complementar AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Licenciamento de Uso

Licenciamento de Uso Licenciamento de Uso Este documento é propriedade intelectual 2002 do Centro de Computação da Unicamp e distribuído sob os seguintes termos: 1. As apostilas publicadas pelo Centro de Computação da Unicamp

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ NOVEMBRO / 2007 17 APRESENTAÇÃO Este material foi solicitado pela Secretaria Municipal da Administração SEMAD, e elaborado com o intuito de capacitar os servidores desta prefeitura, de todos os cargos

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

ÍNDICE. Microsoft Excel. Informações Gerais. Pasta de Trabalho. Formatando Página. Formatar Células. Gráficos. Criando Operações Básicas

ÍNDICE. Microsoft Excel. Informações Gerais. Pasta de Trabalho. Formatando Página. Formatar Células. Gráficos. Criando Operações Básicas ÍNDICE Microsoft Excel Informações Gerais Pasta de Trabalho Formatando Página Formatar Células Gráficos Criando Operações Básicas Sobre as Funções de Planilha Operadores em Fórmulas do Excel Operadores

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Guia de Utilização do Microsoft Dynamics CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes)

Guia de Utilização do Microsoft Dynamics CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes) Guia de Utilização do Microsoft Dynamics CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes) 1. Sobre o Microsoft Dynamics CRM - O Microsoft Dynamics CRM permite criar e manter facilmente uma visão clara dos clientes,

Leia mais

Auto Treinamento. Versão 10.05.13

Auto Treinamento. Versão 10.05.13 Auto Treinamento Versão 10.05.13 Sumário 1. OBJETIVO... 3 2. CONCEITO DE BUSINESS INTELLIGENCE... 3 3. REALIZANDO CONSULTAS NO BI-PUBLIC... 4 3.2. Abrindo uma aplicação... 4 3.3. Seleções... 6 3.4. Combinando

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

DRIVE CONTÁBIL NASAJON

DRIVE CONTÁBIL NASAJON DRIVE CONTÁBIL NASAJON Módulo Gestão de Documentos Versão 1.0 Manual do Usuário 1 Sumário Os Módulos do Gerenciador de NFe: Informações Básicas Primeiro Acesso: Requisitos Acesso ao Drive Contábil Nasajon

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 DICAS PARA CRIAR UM BOM SITE 4

Sumário INTRODUÇÃO 3 DICAS PARA CRIAR UM BOM SITE 4 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA - SC. MICROSOFT OFFICE - EXCEL 2007 Pág.: 1

TRIBUNAL DE JUSTIÇA - SC. MICROSOFT OFFICE - EXCEL 2007 Pág.: 1 EXCEL 2007 O Excel 2007 faz parte do pacote de produtividade Microsoft Office System de 2007, que sucede ao Office 2003. Relativamente à versão anterior (Excel 2003), o novo programa introduz inúmeras

Leia mais

EXCEL. Treinamento Básico

EXCEL. Treinamento Básico UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DECon Departamento de Economia e Contabilidade Laboratório Contábil EXCEL Treinamento Básico JUL/2002 1 SUMARIO Introdução 05 Conhecendo

Leia mais

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O PowerPoint 2000 03 - ASSISTENTE DE AUTOCONTEÚDO 04 - MODELO DE ESTRUTURA 05 - INICIAR COM UM MODELO DE ESTRUTURA 06 - ESCOLHER UM AUTOLAYOUT

Leia mais

Dados contadores de história. Qlik Sense 1.1 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Dados contadores de história. Qlik Sense 1.1 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Dados contadores de história Qlik Sense 1.1 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik,

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO. Versão: 1.0 Direitos reservados.

Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO. Versão: 1.0 Direitos reservados. Bem Vindo GDS TOUCH Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touchscreen de controle residencial, com design totalmente 3D, interativo

Leia mais

Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web

Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - NTI GERÊNCIA DE REDES - GEREDES Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web São Luís 2014 1. INICIANDO...

Leia mais

CERTIDÕES UNIFICADAS

CERTIDÕES UNIFICADAS CERTIDÕES UNIFICADAS Manual de operação Perfil Cartório CERTUNI Versão 1.0.0 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Departamento de Inovação Tecnológica Divisão de Tecnologia da Informação Sumário LISTA DE FIGURAS... 2

Leia mais

Impressão e Fotolito Oficina Gráfica da EDITORA VIENA. Todos os direitos reservados pela EDITORA VIENA LTDA

Impressão e Fotolito Oficina Gráfica da EDITORA VIENA. Todos os direitos reservados pela EDITORA VIENA LTDA Autores Karina de Oliveira Wellington da Silva Rehder Consultores em Informática Editora Viena Rua Regente Feijó, 621 - Centro - Santa Cruz do Rio Pardo - SP CEP 18.900-000 Central de Atendimento (0XX14)

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02 Escrevendo Fórmulas Você pode executar cálculos com seus dados usando fórmulas, que são formatadas por operadores de dados e quase sempre por funções. Você vai aprender

Leia mais

Recursos do Outlook Web Access

Recursos do Outlook Web Access Recursos do Outlook Web Access Este material foi criado pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Seu intuito é apresentar algumas

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1.

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. 1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. Partes da tela do Excel... Barra de fórmulas... Barra de status...

Leia mais

Fazendo uma tabela no Excel

Fazendo uma tabela no Excel Fazendo uma tabela no Excel A grosso modo, o Excel é uma matriz (67 mil linhas por 256 colunas na versão 2003 e de 1 milhão de linhas por 16 mil colunas na versão 2007) e mais um monte de ferramentas para

Leia mais

Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica

Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica APRESENTAÇÃO: Este Manual apresenta as telas que são utilizadas para a navegação no Sistema de Comissão Nacional de Residência Médica. Neste manual estão

Leia mais

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral MICROSOFT WORD 2007 George Gomes Cabral AMBIENTE DE TRABALHO 1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à

Leia mais

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC Sumário Apresentação... 1 1. Orientações Iniciais... 2 2. Recursos... 4 2.1 Rótulos... 4 2.2 Página de Texto Simples... 8 2.3 Página de Texto Formatado... 12 2.4 Site... 16 2.5 Arquivo... 21 2.6 Pasta

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

Apostila Microsoft Word 2000

Apostila Microsoft Word 2000 Apostila Microsoft Word 2000 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO II. INSERIR TEXTO III. SALVAR UM DOCUMENTO IV. FECHAR UM DOCUMENTO V. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO VI. ABRIR UM DOCUMENTO VII. SELECIONAR TEXTO VIII. RECORTAR,

Leia mais

Teclas de Atalho - Microsoft Access

Teclas de Atalho - Microsoft Access Abrir bancos de dados Imprimir e salvar Atalho Função CTRL+O Para abrir um novo banco de dados CTRL+A Para abrir um banco de dados existente ALT+F4 Para sair do Microsoft Access CTRL+P Para imprimir o

Leia mais

MANUAL DO NVDA Novembro de 2013

MANUAL DO NVDA Novembro de 2013 MANUAL DO NVDA Novembro de 2013 PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL Núcleo IFRS Manual do NVDA Sumário O que são leitores de Tela?... 3 O NVDA - Non Visual Desktop Access... 3 Procedimentos para Download

Leia mais

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Versão 8.1A-13 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas

Leia mais

Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I. Aula Excel

Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I. Aula Excel Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula Excel O que é o Excel? O Excel é um aplicativo Windows - uma planilha eletrônica - que

Leia mais

Treinamento para o acesso a Informação Científica e Tecnológica em Saúde Excel

Treinamento para o acesso a Informação Científica e Tecnológica em Saúde Excel Treinamento para o acesso a Informação Científica e Tecnológica em Saúde Excel O Excel é um software de planilha eletrônica que integra o pacote dos produtos Microsoft Office, que pode ser utilizado para

Leia mais

AULA 3 Ferramentas de Análise Básicas

AULA 3 Ferramentas de Análise Básicas 3.1 AULA 3 Ferramentas de Análise Básicas Neste capítulo serão apresentadas algumas ferramentas de análise de dados com representação vetorial disponíveis no TerraView. Para isso será usado o banco de

Leia mais

Microsoft Power Point 2007

Microsoft Power Point 2007 Microsoft Power Point 2007 Sumário Layout e Design 4 Formatação de Textos 8 Salvando um arquivo do PowerPoint 15 Plano de Fundo 16 Marcadores 18 Réguas e grade 19 Tabelas 20 Gráficos 21 Imagens 22 Smart

Leia mais

Tela Inicial: O Banco de Dados e seus objetos:

Tela Inicial: O Banco de Dados e seus objetos: Access 1 Tela Inicial: 2 ÁREA DE TRABALHO. Nosso primeiro passo consiste em criar o arquivo do Access (Banco de Dados), para isto utilizaremos o painel de tarefas clicando na opção Banco de Dados em Branco.

Leia mais

Descobrindo e analisando. Qlik Sense 1.0.3 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Descobrindo e analisando. Qlik Sense 1.0.3 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Descobrindo e analisando Qlik Sense 1.0.3 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik,

Leia mais

Planilhas Eletrônicas EXCEL

Planilhas Eletrônicas EXCEL Planilhas Eletrônicas EXCEL Pasta de Trabalho Quando você inicia o excel ele automaticamente cria uma pasta de trabalho. Esta pasta de trabalho é um arquivo que pode ter até 255 planilhas. Cada planilha

Leia mais

Noções básicas do Microsoft Office TECLAS DE ATALHO WORD 2010

Noções básicas do Microsoft Office TECLAS DE ATALHO WORD 2010 Noções básicas do Microsoft Office TECLAS DE ATALHO WORD 2010 Exibir e usar janelas Alternar para a próxima janela. ALT + Tab Alternar para a janela anterior. ALT + SHIFT + Tab Fecha a janela ativa. CTRL

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

Moodlerooms Instructor Essentials

Moodlerooms Instructor Essentials Moodlerooms Instructor Essentials [Type the company address] 2015 Moodlerooms Índice VISÃO GERAL DO BOLETIM JOULE... 4 Benefícios do Boletim Joule... 4 Documentação do professor no Boletim Joule... 4 Acesso

Leia mais

Teclas de atalho e de funções do Excel

Teclas de atalho e de funções do Excel s de atalho e de funções do Excel As listas a seguir contêm as telas de atalho -- combinações com CTRL -- as teclas de função e outras teclas de atalho comuns, além de uma descrição sobre sua funcionalidade.

Leia mais

BrOffice Impress. FREDERICO J. D. MÖLLER PET Mecatrônica/BSI IF Sudeste MG Campus Juiz de Forta. Frederico Möller

BrOffice Impress. FREDERICO J. D. MÖLLER PET Mecatrônica/BSI IF Sudeste MG Campus Juiz de Forta. Frederico Möller BrOffice Impress FREDERICO J. D. MÖLLER PET Mecatrônica/BSI IF Sudeste MG Campus Juiz de Forta Objetivos: Apresentar conceitos básicos sobre software livre e informática. Apresentar a interface do BrOffice

Leia mais

PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA. Sumário

PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA. Sumário PROJETO DE ACESSIBILIDADE VIRTUAL DO IFRS Manual Rápido do NVDA Sumário O que são leitores de Tela?... 1 O NVDA - Non Visual Desktop Access... 1 Procedimentos para Download e Instalação do NVDA... 2 Iniciando

Leia mais

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I APRESENTAÇÃO... 1 AMBIENTE DE TRABALHO... 2 A folha de cálculo... 2 O ambiente de trabalho do Excel... 3 Faixas de Opções do Excel... 4 - Guia

Leia mais