Código: MAT-... C.H.: 68 h Modalidade: Disciplina. Função: Básica. Natureza: Obrigatória Pré-requisitos obrigatórios: Geometria Analítica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Código: MAT-... C.H.: 68 h Modalidade: Disciplina. Função: Básica. Natureza: Obrigatória Pré-requisitos obrigatórios: Geometria Analítica"

Transcrição

1 1 Anexo 2 Ementário dos Componentes Curriculares Álgebra Linear A Matemática Geometria Analítica Matrizes e sistemas lineares. Espaços vetoriais. Produto interno. Transformações Lineares. Diagonalização de operadores. Álgebra Linear B Matemática Álgebra Linear A Os espaços euclidianos. As formas lineares. A complexificação de espaços vetoriais sobre o corpo R. Espaços hermitianos. O teorema da representação das formas lineares. Alguns tipos especiais de transformações. O teorema espectral para transformações auto-adjuntas. Formas bilineares e sesquilineares. Algoritmos Distribuídos Fundamentos de Sistemas Distribuídos Algoritmos distribuídos versus centralizados (ausência de estados globais e não determinismo). Modelos de Sistemas (síncronos x assíncronos, message passing x shared memory, hipóteses do ambiente). Ordem Parcial de Eventos. Prova de Propriedades (liveness e safety). Métodos e Topologias para Difusão (waves, anéis, árvores, etc.). Complexidade (critérios e cálculo). Problemas de Coordenação Distribuída e Detecção de Estados Globais (snapshots, exclusão mútua, terminação, deadlock, eleição). Noções de Tolerâcia a Falhas.

2 2 Ambientes Interativos de Aprendizagem Informática na Educação Introdução à Lógica de Programação Programação Orientada a Objetos Engenharia de Software I Tipos de Ambientes Interativos de Aprendizagem (AIA): CAI; hipermídia; e outros. Sistemas de autoria de AIA. Técnicas de projeto e construção de AIA. A Web como ferramenta de construção do conhecimento. AIA baseada em projetos e resolução de problemas. Ambientes de aprendizagem colaborativa. Avaliação de software educacional. Análise e Projeto de Algoritmos Estruturas de Dados e Algoritmos I Estatística A Análise da complexidade de algoritmos. Técnicas de projeto eficiente de algoritmos: recursão, dividir para conquistar, programação dinâmica, programação gulosa, backtracking. Algoritmos de classificação interna. Algoritmos envolvendo sequências e conjuntos. Algoritmos probabilísticos. Algoritmos geométricos. Noções de Algoritmos Paralelos. Noções de NPcompletude. Análise Numérica Matemática Cálculo Numérico Complementos de Cálculo Álgebra Linear A Conceitos básicos de matemática computacional. Aproximações de funções. Soluções para sistemas de equações lineares. Integração e derivação numéricas: método de Gauss-Legendre e um método de cálculo aproximado de autovalores e autovetores. Equações diferenciais ordinárias: problemas de valores iniciais.

3 3 Aplicações Industriais da ENG-229 Engenharia Mecânica Estratégias de produção, tipos de manufatura, layouts; Técnicas modernas de manufatura; Sistemas flexíveis de manufatura; gerenciamento integrado e distribuído, técnicas associadas (MRP, JIT, TQC, TOC, FMC), ERP; CIM; Planejamento e controle automatizados da produção; Sistemas de gerenciamento e simulação de processos; tecnologias Cax (CAD, CAE, CAM, CAPP, CAP, CAL, CAQ, etc); Técnicas robotizadas e estruturas de hardware (PCs, PLCs, CNCs, DCS); redes locais de computadores e bases de dados. Arquitetura de Computadores Projeto de Circuitos Lógicos A máquina de von Neumann: conceito, arquitetura lógica e funcional; unidades funcionais: cpu, memória; memória cache; dispositivos de e/s e barramento. Tipos de instrução e de endereçamento, fluxo de controle. Memória virtual, instruções de e/s virtuais, instruções virtuais para processamento paralelo. Mecanismos de interrupção. Arquiteturas micro e nanoprogramadas. Introdução a arquiteturas avançadas: pipeline, múltiplas unidades funcionais e máquinas paralelas; processadores RISC e CISC; conceito de máquina virtual; tendências. Noções de avaliação de desempenho e importância da corretude dos dados estatísticos gerados pela avaliação. Impactos sócio-ambientais do ciclo de vida do hardware. Arquiteturas de Sistemas Distribuídos Sistemas Operacionais Redes de Computadores I Caracterização e classificação de sistemas middleware. Sistemas de middleware orientados a objetos: a arquitetura OMA/OMG, object request brokers. Middleware reflexivos. Arquitetura de sistemas middleware para sistemas embarcados. Arquitetura de sistemas middleware para sistemas de tempo real.

4 4 Automação de Sistemas ENG-646 Engenharia Mecânica Arquitetura de Computadores 25 Princípios de controle digital; Algoritmos de controle. Estrutura de um microcomputador; Controladores Lógicos Programáveis. Interfaceamento dos processos aos controladores. Sistemas supervisórios; Sensores e atuadores. Amplificadores Operacionais para Processamento de Sinais; conversores A/D e D/A; Circuitos eletrônicos e componentes eletromecânicos para sistemas mecatrônicos. Simulação de controladores digitais. Aplicações. Banco de Dados Estruturas de Dados e Algoritmos II Matemática Discreta II Arquitetura geral de um SGBD. Modelo de Entidades e Relacionamentos (ER) e suas extensões. O modelo relacional. Mapeamento de um projeto ER em um projeto relacional. Linguagem de definição e manipulação de dados. Álgebra e cálculo relacional. Mapeamento de consultas em álgebra e cálculo relacional em SQL. Normalização. Mecanismo de otimização de consultas. Introdução aos modelos de rede, hierárquico e orientado a objetos. Projeto físico de banco de dados. Gerenciamento de transações e controle de concorrência. Mecanismos de recuperação de falhas. Introdução a banco de dados distribuídos. Aspectos éticos relacionados ao uso de banco de dados. Aspectos éticos relacionados ao uso de banco de dados. Cálculo A Matemática 102 h As funções polinomiais e as funções racionais; a interpolação por polinômios. O limite e a continuidade de funções reais de uma variável real: principais propriedades. A derivada de funções reais de uma variável real; as propriedades da derivada de tais funções. Os extremantes de funções reais de uma variável real e o polinômio de Taylor; a construção do gráfico de tais funções. A integral de uma função real definida em um intervalo limitado e fechado; principais teoremas. O cálculo de primitivas de funções reais.

5 5 Cálculo D Matemática 102 h Complementos de Cálculo Funções vetoriais de variável real; curvas regulares no espaço tridimensional; as integrais de primeira e de segunda espécie ao longo de tais curvas. A parametrização de superfícies e as integrais de primeira e de segunda espécie sobre superfícies. As funções reais de variável vetorial; estudo dos máximos e mínimos; estudo dos extremos condicionados; as integrais triplas. As funções vetoriais de variável vetorial e os campos de vetores; os campos conservativos de vetores e os potenciais escalares; a divergência de um campo de vetores e os campos solenoidais; o teorema de Ostrogradski-Gauss; o rotacional de um campo de vetores e os potenciais vetoriais; o teorema de Stokes. Introdução às equações diferenciais parciais e às séries de Fourier. Cálculo Numérico Complementos de Cálculo Laboratório de Programação Álgebra Linear A Introdução à Lógica de Programação Estrutura de Dados e Algoritmos I Erros nas aproximações numéricas. Série de Taylor. Resolução numérica de equações e de sistemas de equações lineares e de grau superior. Equações de diferenças finitas. Interpolação e diferenças finitas. Diferenciação e integração numéricas. Resolução numérica de equações diferenciais e de Sistemas de equações diferenciais. Complementos de Cálculo Matemática 102 h Cálculo A Geometria Analítica Aplicações de integrais simples. Conceito, propriedade e aplicações de integrais duplas. As derivadas parciais de funções reais de duas variáveis. O conceito de diferenciabilidade e a construção do plano tangente ao gráfico de tais funções. As curvas de nível. Noções de equações diferenciais. Noções das séries de potências e das séries de Fourier.

6 6 Compiladores Linguagens Formais e Autômatos Programação de Software Básico Análise e Síntese. Análise léxica, sintática e semântica. Geração de código intermediário. Otimização de código intermediário. Geração e otimização de código objeto. Gráfica Complementos de Cálculo Programação Orientada a Objetos Álgebra Linear A Laboratório de Programação Introdução. Primitivas Gráficas. Transformações 2D. Cor. Transformações 3D. Modelos de Iluminação. Introdução ao processamento de imagens e realidade virtual. Computador, Ética e Sociedade Humanista Seminários de Introdução ao Curso O papel do computador na sociedade contemporânea: impactos, consequências e tendências. Os novos paradigmas da sociedade da informação e seus aspectos econômicos, sociais, políticos, éticos, culturais e educacionais. Ética e a profissão. Direitos e deveres do profissional. Associações, órgãos de classe e seus objetivos. Contabilidade Geral I ECO-004 Ciências Contábeis Estudo básico de contabilidade, envolvendo conceitos, fundamentos e o estudo das origens (crédito) e aplicações (débito) de recursos.

7 7 Controle e Automação de Processos ENG-648 Engenharia Mecânica Complementos de Cálculo Análise Numérica 25 Álgebra Linear A Conceituação de Sistemas. Controle e automação. Descrição formal de sistemas dinâmicos. Modelagem de sistemas dinâmicos de tempo contínuo e de tempo discreto. Sinais e sistemas. Sistemas lineares. Análise no espaço de estados. Realimentação de estado e observadores de estado. Modelagem e simulação de processos. Estudos de caso. Educação Aberta, Continuada e à Distância EDC-001 Educação I Importância e perspectivas da Educação aberta, continuada e à distância EACD na sociedade do conhecimento: panorama internacional e nacional. Política e administração da EACD. Processos de ensino-aprendizagem na EACD. Novas tecnologias e multimeios aplicados à educação presencial e à distância. Universidade aberta. Elementos do Eletromagnetismo e de Circuitos Elétricos FIS-... Física do Estado Sólido 102 h Complementos de Cálculo Teórica: Fundamentos da Mecânica Clássica. Aplicações de oscilações mecânicas livres, amortecidas e forçadas. Fundamentos da eletricidade. Fundamentos do magnetismo. Circuitos elétricos. Capacitores. Indutores. Circuitos RC e RL. Prática: Medida de corrente e diferença de potencial. Resistências não lineares por efeito da temperatura. Linhas equipotenciais. Balança de corrente. Constante de tempo em circuitos RC. Medida da componente horizontal do campo magnético da terra.

8 8 Elementos e Análise de Custos ADM-171 Finanças e Políticas Públicas Introdução à Administração Conceitos e classificação de custos; elementos de custos; sistemas de custeamento: real e custo padrão; métodos básicos para apuração dos custos. Eletrônica Digital ENG-336 Engenharia Elétrica Projeto de Circuitos Lógicos Técnicas de implementação de circuitos digitais. Memórias. Multiplexadores. FPGAs. Linguagem de descrição de Hardware (VHDL). Projeto de sistemas digitais utilizando VHDL e circuitos MSI e LSI. Famílias lógicas: propriedades e construção de portas lógicas. Empreendimentos e Informática Humanista Engenharia de Software I Computador, Ética e Sociedade Desenvolvimento da capacidade empreendedora, com ênfase nas áreas com potencial de uso da Informática. O estudo do perfil do empreendedor. O espírito criativo, a geração de idéias, as técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades. A aprendizagem pró-ativa do empreendedor. Os recursos necessários à criação e gerenciamento de um negócio. A elaboração de um Plano de Negócios.

9 9 Engenharia de Software I Programação Orientada a Objetos Lógica para Introdução a Engenharia de Software. Modelos de processos de desenvolvimento de software. Gerência de projeto. Modelagem e especificação de requisitos de software. Análise de requisitos de software. Verificação e validação de requisitos de software. Noções de métodos formais para especificação e verificação de requisitos. Ferramentas para engenharia de requisitos. Métricas de requisitos de software. Requisitos e prototipagem de interfaces. Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento de software. Engenharia de Software II Engenharia de Software I Arquitetura de software. Métodos de projeto de software. Padrões e frameworks de software. Experimentação em projetos. Prototipagem de projeto. Trabalhos em equipes. Projeto detalhado e aspectos de implementação. Documentação de projeto. Implementação. Noções sobre qualidade de software. Verificação e validação de software. Manutenção de software. Estatística A Estatística 102 h Complementos de Cálculo Matemática Discreta I Experimentos. Modelos matemáticos: determinísticos e não determinísticos. Espaço amostral. Eventos. Probabilidade condicional. Regra do produto. Teorema da probabilidade total. Teorema de Bayes. Independência. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Distribuições de probabilidades discretas: Binomial, Poisson, Pascal e Hipergeométrica. Distribuições de probabilidades contínuas: Uniforme, Exponencial, Normal, Gama e Beta. Momentos e função geradora de momentos. Função geradora de probabilidade. Teorema do limite central. Distribuições amostrais. Estimação pontual e por intervalo de médias, proporções e variância. Testes de hipóteses sobre médias, proporções e variâncias. Correlação e regressão linear simples.

10 10 Estruturas de Dados e Algoritmos I Introdução à Lógica de Programação Matemática Discreta I Introdução à análise de algoritmos. Tipos Abstratos de Dados. Estruturas de dados fundamentais: listas, filas, pilhas, árvores e heaps. Algoritmos de busca em memória principal. Estruturas de Dados e Algoritmos II Análise e Projeto de Algoritmos Programação Orientada a Objetos Dispositivos de armazenamento secundário. Algoritmos de busca em texto. Arquivos com organização seqüencial (busca seqüencial, busca por interpolação, busca binária). Arquivos com organização direta (funções de hashing, métodos de resolução de colisão). Arquivos com organização em árvore (árvores-b e suas variações). Busca aproximada de padrões. Busca por chave secundária. Busca por faixas de valores. Ordenação externa. Compressão. Evolução de Software Engenharia de Software II Processos de evolução. Fundamentos de evolução e manutenção de software. Sistemas legados. Modelos de evolução de software. Custos da evolução. Planejamento da evolução. Atividades de evolução. Engenharia reversa de programas. Reengenharia de software. Migração. Refactoring. Transformação de programas. Engenharia reversa de dados. Gerência de configuração. Fundamentos de Economia ECO-001 Teoria Econômica O curso trata de noções sobre os principais conceitos da teoria econômica em seus viés microeconômico e macroeconômico, além de temas específicos como moeda, Estado e relações externas.

11 11 Fundamentos de Sistemas Distribuídos Sistemas Operacionais Redes de Computadores I Estruturas de Dados e Algoritmos II 25 Caracterização de sistemas distribuídos. Modelos de sistemas distribuídos. Arquiteturas Cliente- Servidor e Par-a-Par. Comunicação entre processos (mecanismos de troca de mensagens, RPC, RMI, Espaço de Tuplas, Eventos, Introdução à Comunicação em Grupo, comunicação via memória compartilhada). Serviços distribuídos de arquivos. Serviços de resolução de nomes. Agentes Móveis. Introdução à Ubíqua. Exemplos de sistemas e plataformas distribuídas. Geometria Analítica Matemática Álgebra vetorial. A translação e a rotação de eixos. A reta e o plano no espaço R 3. As cônicas. As superfícies de revolução. Gerência Contemporânea ADM-243 Estudos Organizacionais Mudanças do desenvolvimento gerencial na evolução das organizações. Cultura local versus cultura global: tradição e cultura administrativa no Brasil e ação e transformação organizacional na globalização. A gestão participativa: trabalho em equipe e tomada de decisões consensuada. Desafios do gerente/líder no mundo organizacional em constante transformação: comunicação, motivação, conflitos e visão holística.

12 12 Informática na Educação O computador como ferramenta de construção do conhecimento. O conhecimento e as mídias oral, escrita, visual e digital. Histórico da informática na educação. Os tipos de ambientes educacionais baseados em computador. As implicações pedagógicas e sociais do uso da informática na educação. Informática na educação especial, na educação à distância e no aprendizado cooperativo. Inglês Instrumental III LET-358 Letras Germânicas Suplementar Aplicação de estratégias que levam ao nível adiantado de compreensão de textos acadêmicos em língua inglesa. Inglês Instrumental IV LET-359 Letras Germânicas Suplementar Inglês Instrumental III Aplicação de estratégias que levam ao estudo crítico de textos acadêmicos de língua inglesa, com a utilização de temas específicos das áreas de estudo dos alunos. Inteligência Artificial Lógica para Teoria da Teoria dos Grafos Paradigmas de Linguagens de Programação Fundamentos. Agentes inteligentes. Resolução de problemas por busca. Representação de conhecimento: lógica, regras, redes semânticas, quadros (frames). Técnicas de raciocínio automático. Programação de agentes inteligentes. Introdução à IA Conexionista. Noções de IA Distribuída, planejamento, tratamento de incertezas, aprendizado de máquina. Aspectos éticos relacionados à inteligência artificial.

13 13 Inteligência Artificial em Educação Informática na Educação Inteligência Artificial Sistemas Tutores Inteligentes (STI). Técnicas de modelagem do conhecimento do estudante e do domínio para a construção de STI. Mecanismos de inferências. Sistemas adaptativos. Ambientes de aprendizagem baseados em agentes. Introdução à Administração ADM-001 Estudos Organizacionais Conceitos, natureza e importância da Administração, função social da Administração, áreas de atuação administrativa, função do administrador. Introdução à Lógica de Programação Desenvolvimento de algoritmos. Refinamento sucessivo. Noções de especificação e correção de algoritmos. Construção de programas aplicando conceitos de construção de algoritmos: variáveis, constantes, operadores aritméticos e expressões, estruturas de controle (atribuição, seqüência, seleção, repetição, recursão). Parâmetros. Princípios de programação estruturada e modular. Documentação de programas. Teste de programas. Análise de resultados. A linguagem de programação utilizada será Pascal. Introdução ao Marketing ADM-241 Sistemas e Processos Gerenciais Estudo da importância do Marketing, suas funções e seus sistemas de informação, objetivando preparar profissionais executivos para atuar de forma eficiente e eficaz nas organizações.

14 14 Laboratório de Banco de Dados Laboratório Banco de Dados 20 Desenvolvimento de (pelo menos) uma aplicação de banco de dados. Utilização de ferramenta CASE (Computer Aided Software Engineering). Utilização de SGBD existente. Laboratório de Circuitos Digitais Laboratório Projeto de Circuitos Lógicos Eletrônica digital básica. Projeto prático de circuitos digitais. 20 Laboratório de Compiladores Laboratório Compiladores 20 Projeto, implementação e/ou otimização de partes de um compilador de uma linguagem de programação. Laboratório de Gráfica e Processamento de Imagens Laboratório Gráfica 20 Desenvolver sistemas básicos de visualização (por ex.: aplicando Ray Tracing), ou de modelagem (por ex.: aplicando CSG), ou de exibição e manipulação de imagens.

15 15 Laboratório de Engenharia de Software Laboratório Engenharia de Software II 20 Práticas em: levantamento e análise de requisitos de software; planejamento e projeto de testes de aceitação; projeto arquitetural e detalhado de software; projeto de interface homemcomputador; utilização de ferramentas de apoio ao desenvolvimento e documentação de software; trabalho em equipe. Laboratório de Informática na Educação Laboratório Inteligência Artificial em Educação Ambientes Interativos de Aprendizagem Programação Orientada a Objetos 20 Usar / criar ferramentas para Educação à Distância. Construção de ambientes de autoria de ambientes interativos de aprendizagem. Construção e avaliação de ambientes interativos de aprendizagem e sistemas tutores inteligentes. Laboratório de Inteligência Artificial Laboratório Inteligência Artificial 20 Desenvolvimento de projeto utilizando linguagem de programação lógica e/ou funcional e/ou ferramentas para desenvolvimento de sistemas especialistas e/ou desenvolvimento de redes neurais. Laboratório de Programação I Laboratório Introdução à Lógica de Programação Estudo das linguagens C e C++ através da implementação de programas nestas linguagens.

16 16 Laboratório de Programação II Análise e Projeto de Algoritmos 20 Projetar e implementar algoritmos com o objetivo de capacitar os alunos em competições de programação. Laboratório de Redes de Computadores Laboratório Redes de Computadores I Oscilações e Ondas Eletromagnéticas 20 Experiência prática em um subconjunto dos seguintes tópicos: configuração da rede (configuração de interfaces de rede, tabelas de roteamento, etc.; configuração de serviços de rede: serviço de nomes, correio eletrônico, sistemas de arquivos distribuídos, serviços de informação de rede distribuídos, como NIS); utilização de ferramentas para controle de segurança em redes; utilização de ferramentas para gerenciamento de redes; implementação de protocolos de comunicação. Laboratório de Sistemas Operacionais Laboratório Sistemas Operacionais 20 Projeto e implementação e/ou análise de desempenho de partes de um sistema operacional (poderão ser usados simuladores de sistemas operacionais). Linguagens Formais e Autômatos Matemática Discreta I Estruturas de Dados e Algoritmos I Conceito de linguagem. Hierarquia de Chomsky. Linguagens regulares e expressões regulares. Reconhecedores, geradores e propriedades das linguagens discriminadas na hierarquia de Chomsky. Ambigüidade e simplificação de gramáticas livres de contexto. Formas normais de gramáticas livres de contexto.

17 17 Linguagens para Aplicação Comercial Estruturas de Dados e Algoritmos I Estudo de uma ou mais linguagens de aplicação comercial. Lógica Matemática Matemática Lógica para Linguagem proposicional e de primeira ordem. Sintaxe e Semântica. Dedução natural de Gentzen-Prawitz. L-estrutura e modelo. Igualdade. Completude do cálculo da primeira ordem. Teorema da compacidade. Teoremas de Loewenheim, Skolem. Método das constantes. Morfismo de L-estruturas. Subestruturas. Cadeias elementares. Ultraprodutos e Teorema de Los. Funções primitivas-recursivas. Representabilidade. Os teoremas da Incompletude de Gödel. Lógica para Matemática Matemática Discreta II Técnicas de demonstração. Conceito de Lógica: sintaxe, semântica. Propriedades da lógica clássica. Lógica Proposicional e de Primeira Ordem. Métodos dedutivos como: axiomático, dedução natural, cálculo de seqüentes, tableaux, resolução. Conceito de correção e completeza. Aplicações da lógica. Matemática Discreta I Matemática Lógica para Relações. Relações de equivalência. Partição. Representação. Funções. Recursão. Conjuntos finitos e infinitos. Cardinalidade. Enumerabilidade. Diagonalização de Cantor. Princípio da indução. Análise Combinatória: Enumeração por recursão; Contagem; Arranjo; Permutação; Combinação simples e com repetição.

18 18 Matemática Discreta II Matemática Matemática Discreta I Números naturais. Números inteiros. Divisores e números primos. Congruência. Critérios de divisibilidade. Números racionais. Estruturas algébricas. Homomorfismo. Isomorfismo. Relações de ordem: pré-ordem, ordem parcial, ordem total. Reticulados: modular, distribuído, completo. Ponto fixo. Álgebra de Boole. Metodologia e Expressão Técnico-científica FCH-... Sociologia Suplementar Visão geral dos Princípios Filosóficos e Epistemológicos das Ciências. O processo da pesquisa (formulação do problema da pesquisa; processo de observação; ordenação dos dados). Planejamento da pesquisa. Os meios e técnicas de comunicação dos resultados da pesquisa (relatório; estudos monográficos; artigos técnicos; estudos explicativos; técnicas de preparação do material para exposições). Métodos Formais Lógica para Engenharia de Software I Conceito de correção de software. Verificação validação. Prova formal de programas seqüenciais (lógica de Hoare). Verificação de programas concorrentes. Estudo de uma ou mais linguagens de especificação formal de sistemas. Métodos de verificação de software: provadores de teoremas e verificadores de modelos.

19 19 Modelagem e Simulação de Sistemas Estatística A Álgebra Linear A Introdução a modelagem. Introdução a simulação. Exemplos e áreas de aplicação: ecossistemas, sistemas de produção, economia, telecomunicações, biologia, transporte, etc. Ferramentas matemáticas para modelagem estocástica: revisão de probabilidade; processos estocásticos; cadeias de Markov finitas. Redes de Petri. Teoria das Filas. Técnicas de simulação computacional. Oscilações e Ondas Eletromagnéticas FIS-... Física do Estado Sólido 102 h Elementos do Eletromagnetismo e de Circuitos Elétricos Teórica: Oscilações eletromagnéticas. Circuitos de corrente alternada. Transformadores. O fenômeno ondulatório. Ondas eletromagnéticas. A natureza da luz. Propriedades das ondas. Propagação da luz em meios materiais. Fibra ótica. Modelo corpuscular da luz. Efeito fotoelétrico. A luz de um laser. Noções de física dos semicondutores. Dopagem e junção pn. Diodo retificador. Diodo emissor de luz. Transistor. Prática: Medida do índice de refração de um prisma com um espectômetro. Difração da luz por fenda. Espectros sulcados por interferência. Osciloscópio de raios catódicos. Ressonância elétrica. Interferência de microondas. Polarização e atividade óptica de microondas. Paradigmas de Linguagens de Programação Programação Orientada a Objetos Engenharia de Software I Conceitos de programação funcional, baseada em lógica e concorrente. Comparação entre os paradigmas imperativo, funcional, lógico, orientado a objetos. Critérios de avaliação de linguagens de programação. Evolução histórica de linguagens. Modelos de implementação de linguagens.

20 20 Pesquisa Operacional ADM-011 Sistemas e Processos Gerenciais Introdução à Administração Estatística A Preparação Científica de decisões. Determinação racional de soluções mais eficazes ou mais econômicas através de métodos estatísticos e/ou matemáticos. Formulação de modelos. Programação inteira. Programação dinâmica. Otimização não linear. Modelos de rede. Teoria das Filas. Simulação. Análise da decisão. Programação de Software Básico Arquitetura de Computadores Estruturas de Dados e Algoritmos I Laboratório de Programação Programação em linguagem de montagem. Formato e classificação de instruções. Conjuntos de instruções e modos de endereçamento. Manipulação de pilhas. Subrotinas: tipos, características e passagem de parâmetros. Interrupções de software. Recursos de arquitetura para técnicas de programação. Montagem e ligação. Nesta disciplina serão introduzidos conceitos de implementação de baixo nível utilizando as linguagens C e Assembler. Programação Funcional Estruturas de Dados e Algoritmos I Teoria da Matemática Discreta II Expressões, valores, funções e tipos. Programação com listas. Polimorfismo e funções de alta ordem. Avaliação de expressões, redução e conversão (estrita e preguiçosa). Programação com tipos algébricos. Módulos e tipos abstratos de dados. Indução, invariantes e provas de propriedades. Modelos de custo simples para programas funcionais; complexidade de tempo e espaço.

21 21 Programação Orientada a Objetos Estruturas de Dados e Algoritmos I Conceitos de Orientação a Objetos. Programação orientada a objetos: Implementação de classes, herança, polimorfismo, comunicação e associação. Conceito de reuso. Exemplos de implementação dos conceitos estudados em mais de uma linguagem orientada a objeto. Trabalhos práticos em Java e/ou outras linguagens. Projeto de Circuitos Lógicos Representação de dados; Sistemas de numeração; aritmética binaria e hexadecimal; números em ponto fixo e ponto flutuante; representação de caracteres; Eletrônica digital básica. Noções de circuitos e componentes eletrônicos. Famílias lógicas construção e características elétricas. Circuitos integrados. Funções booleanas. Circuitos combinacionais e seqüenciais. Circuitos básicos de uma máquina: Flip flops, registradores, contadores, memórias ROM e RAM. Decodificadores, ALU. Considerações sobre a velocidade de operação dos circuitos lógicos. Exercícios práticos em laboratório. Projeto Final de Curso I Projeto Metodologia e Expressão Técnicocientífica Compiladores Engenharia de Software II Inteligência Artificial Sistemas Operacionais Banco de Dados Computador, Ética e Sociedade Redes de Computadores I Teoria da O aluno desenvolverá uma proposta de trabalho final em uma área da computação de seu interesse, orientado por um professor, e fará uma defesa da proposta apresentando o projeto escrito da mesma.

22 22 Projeto Final de Curso II 136 h Projeto Projeto Final de Curso I O aluno desenvolverá o trabalho proposto anteriormente na disciplina de Projeto Final de Curso I e apresentará uma monografia, fazendo a defesa final do trabalho. Psicologia das Relações Humanas FCH-162 Psicologia Estudos das relações interpessoais, numa perspectiva psico-social. Percepção. Grupos, papéis e relações interpessoais. Processos de grupo: cooperação, competição, coesão e conformismo. A comunicação humana e os grupos. Grupos, organizações e instituições: relações humanas. Qualidade de Software Engenharia de Software II Planejamento de projeto de software. Gerenciamento de risco. Escalonamento de Projeto. Garantia de qualidade de software. Métricas de qualidade de software. Avaliação do produto e Processo de software (normas de qualidade de produtos e de processo de software). Modelos de melhoria de processo de software. Gerenciamento de configuração de software. Redes de Computadores I Programação de Software Básico Oscilações e Ondas Eletromagnéticas Sistemas Operacionais Introdução a redes de computadores: terminologia, topologias, tipos de redes, software e hardware de rede, arquiteturas e modelos de referência. Detalhamento de cada uma das camadas: física, enlace, subcamada de acesso ao meio, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação, considerando-se diferentes tipos de redes. Introdução a serviços de redes (serviço de nomes, correio eletrônico, sistemas de arquivos distribuídos). Segurança em redes. Aspectos éticos relacionados à gerência e uso de redes.

23 23 Redes de Computadores II Redes de Computadores I Redes ATM, redes FDDI, redes Token-ring. Redes Gigabit. Qualidade de serviço em redes de computadores. Suporte a aplicações multimídia. Arquiteturas de redes sem fio. Redes IEEE e Bluetooth. IP móvel. Redes de sensores. Redes industriais. Robótica Inteligente Arquitetura de Computadores Programação Orientada a Objetos Inteligência Artificial Laboratório de Programação Introdução à robótica inteligente. Sensores e Atuadores. Introdução aos sistemas de visão para robôs. Introdução aos sistemas de controle de robôs. Introdução aos sistemas computacionais embarcados. Arquitetura de robôs. Modelagem de ambiente. Planejamento de trajetória. Sistemas Multi robôs. Segurança da Informação Álgebra Linear A Sistemas Operacionais Redes de Computadores I Segurança de dados. Segurança física. Criptografia. Autenticação e controle de acesso. Certificados e assinaturas digitais. Detecção de intrusão. Segurança em sistemas operacionais e redes. Vulnerabilidade de sistemas e técnicas de ataques. Análise forense. Estudo de casos. Ética do profissional de Segurança da Informação.

24 24 Semântica de Linguagem de Programação Paradigmas de Linguagens de Programação Lógica para Teoria da Semântica informal. Semântica formal. Tipos de semântica formal: operacional (natural, SOS), axiomática (Lógica de Hoare), denotacional (Domínios, funções), algébrica e de ações. Introdução ao cálculo lambda. Domínios de Scott. Seminários de Introdução ao Curso Seminário Temas relacionados à área de computação (introdução aos sistemas de computação, história da computação e outros). Temas relacionados à aplicação da computação em outras áreas. Aspectos éticos relacionados ao uso da computação em atividade humanas. Temas relacionados à integração do estudante na vida acadêmica (estrutura e organização da universidade, o papel do estudante em atividades de extensão e pesquisa, utilização de biblioteca, atividades extracurriculares, etc.). Iniciação prática ao uso do sistema operacional utilizado nos laboratórios do curso. Seminários em Empreendedorismo Seminário Empreendimentos e Informática Seminários sobre: os sistemas de suporte, o governo nos seus três níveis, a federação das indústrias, as associações de classes, o sistema financeiro, os órgãos de fomento, os sindicatos, direito e legislação de micro e pequenas empresas.

25 25 Sistemas de Tempo Real Sistemas Operacionais Redes de Computadores I Características e propriedades dos sistemas de tempo-real; Tipos de sistemas; Programação concorrente; Sincronização e comunicação; Fontes de imprevisibilidade nos sistemas de temporeal (interrupções, sincronismo, ambientes de execução etc); Introdução a ferramentas para especificação e verificação de sistemas com restrições temporais; Aspectos de confiabilidade e tolerância a falhas; Modelos de construção de sistemas de tempo-real (orientados a tempo/evento); Técnicas de escalonamento (execução cíclica, prioridades fixas e variáveis); Técnicas de análise temporal (baseadas em tempo de resposta ou utilização de processador). Sistemas Multimídia Programação Orientada a Objetos Engenharia de Software II Sistemas Operacionais Redes de Computadores I Motivação, objetivos e fundamentos da tecnologia multimídia. Tipos de mídia (texto, áudio, vídeo). Características, representação e codificação de informação multimídia. Padrões de compressão de informações. Comunicação multimídia. Transmissão de áudio e vídeo digital. Qualidade de serviço. Arquiteturas e ambientes computacionais para multimídia. Tecnologias de programação e ferramentas de autoria. Aplicações multimídia: vídeo sob demanda, videoconferência, ambientes virtuais colaborativos. Multimídia na Web. Aplicações (jogos, educação, etc). Sistemas Operacionais Programação de Software Básico Estruturas de Dados e Algoritmos II Estruturas de sistemas operacionais. Sistemas operacionais centralizados: gerenciamento de processos; mecanismos de comunicação entre processos; sincronização de processos; mecanismos de entrada e saída; gerenciamento de memória; sistemas de arquivos; proteção e segurança. Introdução a sistemas distribuídos. Estudos de caso de sistemas operacionais existentes. Aspectos éticos relacionados à segurança de sistemas.

26 26 Teoria da Lógica para Linguagens Formais e Autômatos Modelos de : máquinas de Turing, funções recursivas, λ-calculus. Tese de Church. Linguagens enumeráveis, recursivamente enumeráveis e recursivas. Decidibilidade. Redução. Problemas indecidíveis. Incompletude da aritmética. Teoria das Categorias Matemática Matemática Discreta II Lógica Matemática Categorias. Morfismos, mônico, épico, isomorfismo. O princípio da dualidade. Produtos e coprodutos. Limite e co-limite. Funtores. Transformações naturais. Categorias funtoriais. Categorias equivalentes. Adjunções. Lema de Yoneda. Exponenciação. Subobjeto. Classificador de subobjetos. Topoi. Teoria dos Grafos Análise e Projeto de Algoritmos Grafos, grafos simples, subgrafos. Isomorfismo de grafos. Representação computacional. Algoritmos de buscas. Grafos orientados. Trilhas, caminhos e ciclos. Distância. Caminho mínimo. Conectividade de vértices e arestas. Grafos hamiltonianos. Problema do caixeiro viajante. Grafos eulerianos. Problema do carteiro chinês. Árvores, árvore geradora mínima. Teoria do NP completo. Classes P, NP, NP-completo, NP-Díficil. Reduções polinomiais. Prova de NPcompletude. Noções de planaridade. Noções de coloração de vértices. Número cromático. Noções de casamentos. Casamentos perfeitos. Noções de fluxos em redes. Tópicos em Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Livre Programação de Software Básico

27 27 Tópicos em Banco de Dados Banco de Dados Livre. Tópicos em Compiladores Compiladores Livre. Tópicos em e Algoritmos Análise e Projeto de Algoritmos Teoria da Linguagens Formais e Autômatos Livre. Tópicos em Gráfica e Processamento de Imagens Gráfica Livre.

28 28 Tópicos em Programação Estruturas de Dados e Algoritmos II Paradigmas de Linguagens de Programação Livre. Tópicos em Redes de Computadores Redes de Computadores I Livre. Tópicos em Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Ementa livre Tópicos em Engenharia de Software Engenharia de Software II Livre. Tópicos em Inteligência Artificial Inteligência Artificial Livre.

29 29 Tópicos em Sistemas Distribuídos Fundamentos de Sistemas Distribuídos Livre. Tópicos em Sistemas Multimídia Sistemas Multimídia Livre. Validação de Software Engenharia de Software II Aspectos de qualidade e sua importância (confiabilidade, correção, etc). Técnicas de garantia de qualidade e o processo de desenvolvimento de software. Métodos de teste (aceitação, integração, unidade; teste de caixa preta versus teste de caixa branca). Medidas de cobertura (linha, condição, ramos. Testes para classes específicas de aplicação (tempo real, sistemas embarcados, banco de dados, web, GUI). Gerenciamento de teste de software (desenvolvimento de plano de teste, projeto de casos de teste, tracking, release engineering).

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PERFIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PERFIL PERFIL 3001 - Válido para os alunos ingressos a partir de 2002.1 Disciplinas Obrigatórias Ciclo Geral Prát IF668 Introdução à Computação 1 2 2 45 MA530 Cálculo para Computação 5 0 5 75 MA531 Álgebra Vetorial

Leia mais

Ementas Disciplinas Obrigatórias

Ementas Disciplinas Obrigatórias Ementas Disciplinas Obrigatórias INFORMÁTICA Algoritmos I Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos: análise do problema, estratégias de solução e representação. Estruturação e modularização.

Leia mais

EMENTAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

EMENTAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS EMENTAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 60 h 1º Evolução histórica dos computadores. Aspectos de hardware: conceitos básicos de CPU, memórias,

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

EMENTÁRIO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1/5 ANEXO II RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2005 EMENTÁRIO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I SEMESTRE Algoritmos e Estruturas de Dados I Fundamentos da Computação Fundamentos Matemáticos para a Computação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Ementário dos Componentes Curriculares do Curso de Licenciatura em Computação aprovado para vigorar

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA LICENCIATURA 1 PERÍODO

CURSO DE INFORMÁTICA LICENCIATURA 1 PERÍODO CURSO DE INFORMÁTICA LICENCIATURA 1 PERÍODO DISCIPLINA: Metodologia Científica H111900 Finalidade da metodologia científica. Importância da metodologia no âmbito das ciências. Metodologia de estudos. O

Leia mais

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Coordenador: Duração: Carga Horária: LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Victor Emanuel Corrêa Lima 6 semestres 2800 horas Situação Legal: Reconhecido pela Portaria MEC nº 503 de 15/02/2006 MATRIZ CURRICULAR Primeiro

Leia mais

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação. Comissão de Curso e NDE do BCC

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação. Comissão de Curso e NDE do BCC Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação Comissão de Curso e NDE do BCC Fevereiro de 2015 Situação Legal do Curso Criação: Resolução CONSU no. 43, de 04/07/2007. Autorização: Portaria

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) SISTEMAS PARA INTERNET INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 68 A disciplina estuda a área da informática como um todo e os conceitos fundamentais, abrangendo

Leia mais

TABELA DE EQUIVALÊNCIA FECOMP Curso de Engenharia de Computação

TABELA DE EQUIVALÊNCIA FECOMP Curso de Engenharia de Computação TABELA DE EQUIVALÊNCIA FECOMP Curso de Engenharia de Computação Disciplina A Disciplina B Código Disciplina C/H Curso Disciplina C/H Código Curso Ano do Currículo 66303 ESTRUTURA DE DADOS I 68/0 ENG. DE

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O curso Técnico em Informática, em Nível Médio Subseqüente, será organizado de forma semestral, com aulas presenciais, compostos por disciplinas, com conteúdos estabelecidos, tendo

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Introdução à Computação A disciplina apresenta a área da Computação como um todo, desde a história e a evolução dos computadores

Leia mais

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2015 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 ARQUITETURA DE COMPUTADORES... 4 02 FILOSOFIA... 4 03 FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS PARA COMPUTAÇÃO...

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE 2.ª SÉRIE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (ÁREA: INFORMÁTICA)

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE 2.ª SÉRIE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (ÁREA: INFORMÁTICA) MATRIZ CURRICULAR CURSO: GRADUAÇÃO: REGIME: DURAÇÃO: INTEGRALIZAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (ÁREA: ) TECNÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS MÍNIMO:

Leia mais

Ementário das Disciplinas

Ementário das Disciplinas Ementário das Disciplinas As ementas das disciplinas estão agrupadas em semestres para uma melhor visualização da organização da matriz curricular. As referências bibliográficas serão especificadas no

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 68 A disciplina estuda a área da informática como um todo e os conceitos fundamentais, abrangendo desde a

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos LISTA DE DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos LISTA DE DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO A B C Álgebra Linear Álgebra Linear Computacional Álgebra Linear II Algoritmos e Estrutura de Dados I Algoritmos e Estrutura de Dados II Algoritmos em Bioinformática Alteridade e Diversidade no Brasil

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMPUTAÇÃO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMPUTAÇÃO EMENTAS DAS S DO CURSO DE COMPUTAÇÃO INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA EMENTA: Conceito de Informática, informação, dados e computadores; evolução histórica dos computadores; anatomia de um computador conceitos

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 05/03/2014 10:06. Centro de Ciências Exatas e Naturais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 05/03/2014 10:06. Centro de Ciências Exatas e Naturais 5// :6 Centro de Ciências Exatas e Naturais Curso: Ciência da Computação (Noturno) Currículo: 7/ CMP.8.- Introdução à Computação Ementa: O que é Ciência da Computação. História da Computação. Estrutura

Leia mais

DISCIPLINA CRED CH PRÉ - REQUISITOS 1ª FASE Geometria Analítica e Álgebra Linear

DISCIPLINA CRED CH PRÉ - REQUISITOS 1ª FASE Geometria Analítica e Álgebra Linear CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS AUTORIZAÇÃO: Portaria UDESC nº 646/2001 RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 3324/2005 renovado pelo Decreto Estadual nº 1664/2013 PERÍODO

Leia mais

Grade Curricular - Engenharia de Computação

Grade Curricular - Engenharia de Computação Grade Curricular - Engenharia de Computação SEMESTRE 1 - Obrigatórias FCM0101 Física I 6 0 6 FFI0180 Laboratório de Física Geral I 2 0 2 SAP0678 Desenho 2 0 2 SAP0679 Humanidades e Ciências Sociais 2 0

Leia mais

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) 2015 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 ARQUITETURA DE COMPUTADORES... 4 02 FILOSOFIA... 4 03 FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS... 4 04 TEORIA

Leia mais

Ementas Disciplinas Eletivas

Ementas Disciplinas Eletivas Ementas Disciplinas Eletivas INFORMÁTICA Administração de Redes CH: 60 h Créditos: 2.1.0 Pré-requisito(s): Redes de Computadores II Conceitos e políticas de administração de redes. Gerência de redes e

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CST SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: Algoritmo e Programação I A disciplina aborda o estudo de algoritmos, envolvendo os conceitos fundamentais: variáveis, tipos de dados, constantes,

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1 PERÍODO

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1 PERÍODO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1 PERÍODO Area de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS I H111926 03 60 Introdução e ensaio da prática investigativa. Procedimentos metodológicos

Leia mais

Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos

Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos DISCIPLINA 1º Bimestre Introdução à Engenharia 40 Informática 40 Matemática 80 Produção de Textos 40 2º Bimestre Cálculo I 80 Física I 80 Inglês 20 Metodologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS DE SOBRAL INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR (Currículo 2006.2) Agosto de 2010 Hodiernamente não mais se concebe que a formação do futuro profissional

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PROENG) ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO ASSESSORIA JURÍDICA

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PROENG) ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO ASSESSORIA JURÍDICA FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MATRIZ(ES) CURRICULAR(ES): 2015 ALTERAÇÕES PASSAM A VIGORAR A PARTIR DO SEMESTRE: 1 Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA No 126, DE 7 DE AGOSTO DE 2008

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA No 126, DE 7 DE AGOSTO DE 2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA No 126, DE 7 DE AGOSTO DE 2008 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Sistemas de Informação

Ementário das disciplinas do curso de Sistemas de Informação Ementário das disciplinas curso de Sistemas de Informação 01 ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA DE REDES Introdução ao gerenciamento de redes. Modelos e software de gerenciamento, Áreas funcionais. A arquitetura

Leia mais

Ementas das Disciplinas do Bacharelado em Sistemas de Informação da UNIRIO

Ementas das Disciplinas do Bacharelado em Sistemas de Informação da UNIRIO Ementas das Disciplinas do Bacharelado em Sistemas de Informação da UNIRIO 2 de junho de 2010 Sumário Administração de Bancos de Dados.................................. 3 Administração Financeira.......................................

Leia mais

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO 2009 1 Resumo do Curso Disciplinas N. de Créditos Carga horária Disciplinas Obrigatórias Disciplinas do CB/CTC 74 1.200 Obrigatórias da Engenharia 35 765 Obrigatórias do Curso

Leia mais

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - Tel. 0** (42) 220-3000 - Ponta Grossa Pr. - www.uepg.br

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - Tel. 0** (42) 220-3000 - Ponta Grossa Pr. - www.uepg.br CURSO DE BACHARELADO EM INFORMÁTICA Turno: NOTURNO Reconhecido pela Portaria MEC nº 357, de 14.06.88, D.O.U. de 16.06.88 Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação em Bacharelado em

Leia mais

Curso de Engenharia. Formação Geral 1º e 2º anos

Curso de Engenharia. Formação Geral 1º e 2º anos Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos DISCIPLINA 1º Bimestre Introdução à Engenharia Informática Matemática Produção de Textos 2º Bimestre Cálculo I Física I Inglês Metodologia Científica 3º

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 1, de 1 de março de

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Introdução a Programação 1º PERÍODO Fundamentos de construção de algoritmos e programas. Algoritmos:

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº. 226, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014.

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº. 226, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014. ANEXO À RESOLUÇÃO Nº. 226, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014. CURSO LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO ESTRUTURA CURRICULAR 1.1 QUADRO GERAL DA ESTRUTURA CURRICULAR Carga Horária LOTAÇÃO Módulo Disciplina Teoria Prática

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 245, DE 2 DE JUNHO DE 2014 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação 2014 109 EMENTÁRIO

UFV Catálogo de Graduação 2014 109 EMENTÁRIO UFV Catálogo de Graduação 2014 109 EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pelo Campus Rio Paranaíba são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, ligadas a cada instituto, seguidas

Leia mais

Centro Universitário de Brusque Unifebe Curso de Sistemas de Informação

Centro Universitário de Brusque Unifebe Curso de Sistemas de Informação Ementário das disciplinas Grade 2009.1 01 ADMINISTRAÇÃO GERAL Fase: I Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 Introdução à administração. Antecedentes históricos da administração. Escolas de administração. Administração

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 235, DE 2 DE JUNHO DE 2014 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

CoNaIISI 2014 2º Congresso Nacional de Engenharia Informática / Sistemas de Informação

CoNaIISI 2014 2º Congresso Nacional de Engenharia Informática / Sistemas de Informação CoNaIISI 2014 2º Congresso Nacional de Engenharia Informática / Sistemas de Informação San Luis, 13 y 14 de Novembro de 2014 CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS O CoNaIISI é organizado pela rede de

Leia mais

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Algoritmos

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Algoritmos CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 89/2007 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 858/2012 renovado pela Resolução CEE nº 3/2015 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Elétrica tem por missão a graduação de Engenheiros Eletricistas com sólida formação técnica que

Leia mais

Ementas das disciplinas:

Ementas das disciplinas: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS DOUTORADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Ementas das disciplinas: Álgebra para Computação: Ementa: Números inteiros:

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar engenheiros com sólidos e atualizados conhecimentos científicos

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Criação Resolução n.º 1.586, de 26.09.90 Implantação do Curso na UEL 04.03.91 Reconhecimento Portaria Ministerial n.º 115, de 24.01.97 Grau Bacharel em Ciência da Computação Código 56 Turno Integral CIÊNCIA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC Curso de Sistemas de Informação

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC Curso de Sistemas de Informação EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS Disciplina: História do Contestado As civilizações primitivas do contestado. As origens, formação e herança cultural do homem do contestado. A índole guerreira do caboclo catarinense.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CTS DE REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 68 A disciplina estuda a área da informática como um todo e os conceitos fundamentais, abrangendo desde a história e a evolução

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Sistemas de Informação

Ementário das disciplinas do curso de Sistemas de Informação Ementário das disciplinas curso de Sistemas de Informação 01 ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA DE REDES Introdução ao gerenciamento de redes. Modelos e software de gerenciamento, Áreas funcionais. A arquitetura

Leia mais

CAMPUS CRUZ DAS ALMAS Edital 01/2010. Área de Conhecimento

CAMPUS CRUZ DAS ALMAS Edital 01/2010. Área de Conhecimento CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR CAMPUS CRUZ DAS ALMAS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - CETEC Área de Conhecimento Materiais, Estrutura e Sistemas Eletromecânicos PONTOS DO

Leia mais

COERÊNCIA DO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO EM FACE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

COERÊNCIA DO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO EM FACE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS COERÊNCIA DO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO EM FACE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS O documento que serviu de base para a análise a seguir é o denominado "Diretrizes Curriculares

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Ministério da Educação Diretoria do Campus Curitiba Gerência de Ensino e Pesquisa Departamento Acadêmico de Eletrônica CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 24 DE AGOSTO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 24 DE AGOSTO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 24 DE AGOSTO DE 2005 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

EMENTÁRIO DE COMPONENTES CURRICULARES

EMENTÁRIO DE COMPONENTES CURRICULARES Disciplinas obrigatórias: ICIA39 Administração de Unidades de Básica EMENTA: Conceitos de informação e gestão de organizações. Qualidade e competitividade (noções). Estudo de serviços de informação em

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM INFORMÁTICA Currículo n 2

CURSO DE BACHARELADO EM INFORMÁTICA Currículo n 2 CURSO DE BACHARELADO EM INFORMÁTICA Turno: NOTURNO Currículo n 2 Reconhecido pela Portaria MEC nº. 357, de 14.06.88, D.O.U. de 16.06.88. Renovação de Reconhecimento Decreto nº. 7.154, D.O.E. de 19.05.2010.

Leia mais

EMENTAS DO CURSO ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL

EMENTAS DO CURSO ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS DO CURSO ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL EDA 1601 - INGLÊS INSTRUMENTAL I (2.0.0)2 English for Specific Purposes": introdução. Leitura e compreensão de texto: estratégias de leitura. Organização e partes

Leia mais

EDITAL GR Nº 707/2014. Quadro de Disciplinas Especiais ou Unidades de Aprendizagem Especiais com Pré-Requisito semestre 2015A 2º Período

EDITAL GR Nº 707/2014. Quadro de Disciplinas Especiais ou Unidades de Aprendizagem Especiais com Pré-Requisito semestre 2015A 2º Período Quadro de Disciplinas Especiais ou Unidades de Aprendizagem Especiais com Pré-Requisito semestre 2015A 2º Período Disciplina Especial Ofertada Pré-Requisito Ementa Análise das Demonstrações Contábeis II

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS RESOLUÇÃO CONEPE nº 007/2013

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS RESOLUÇÃO CONEPE nº 007/2013 RESOLUÇÃO CONEPE nº 007/2013 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Computação e dá outras providências. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande

Leia mais

1.ª SÉRIE 99-7087-02 LÍNGUA PORTUGUESA 80 0 080 99-8067-02 LÓGICA MATEMÁTICA 80 0 080 ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE 99-8389-02 COMPUTADORES

1.ª SÉRIE 99-7087-02 LÍNGUA PORTUGUESA 80 0 080 99-8067-02 LÓGICA MATEMÁTICA 80 0 080 ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE 99-8389-02 COMPUTADORES Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS

Leia mais

Dinâmica Curricular do Curso de Ciência da Computação 2010/1

Dinâmica Curricular do Curso de Ciência da Computação 2010/1 Dinâmica Curricular do Curso de Ciência da Computação 2010/1 Código Denominação Carga horária Teórica Prática Créditos Total Pré-requisito 1 o Período DCE124 Algoritmos 60 30 5 90 DCE64 Cálculo Diferencial

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.640, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.640, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.640, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: INSTITUIÇÃO: IFRS CAMPUS BENTO GONÇALVES CNPJ: 94728821000192 ENDEREÇO: Avenida Osvaldo Aranha, 540. Bairro Juventude. CEP: 95700-000 TELEFONE: (0xx54) 34553200 FAX: (0xx54) 34553246 Curso de Educação

Leia mais

Aprovado no CONGRAD: 10.08.10 Vigência: ingressos a partir de 2011/1

Aprovado no CONGRAD: 10.08.10 Vigência: ingressos a partir de 2011/1 Aprovado no CONGRAD: 10.08.10 Vigência: ingressos a partir de 2011/1 CÓD. 207 - CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Noite - Currículo nº 06 CÓD. 2509 - CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Manhã e Noite - Currículo

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA. COORDENADOR Leonardo Bonato Félix leobonato@ufv.br

ENGENHARIA ELÉTRICA. COORDENADOR Leonardo Bonato Félix leobonato@ufv.br ENGENHARIA ELÉTRICA COORDENADOR Leonardo Bonato Félix leobonato@ufv.br 216 Currículos dos Cursos do CCE UFV Engenheiro Eletricista ATUAÇÃO O curso de Engenharia Elétrica da UFV oferece a seus estudantes

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas. Engenharia de Software. Análise e Projeto de Sistemas. Contextualização. Perspectiva Histórica. A Evolução do Software

Análise e Projeto de Sistemas. Engenharia de Software. Análise e Projeto de Sistemas. Contextualização. Perspectiva Histórica. A Evolução do Software Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Contextualização ENGENHARIA DE SOFTWARE ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO Perspectiva Histórica Engenharia de Software 1940:

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET MATRIZ CURRICULAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET MATRIZ CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET MATRIZ CURRICULAR 1º SEMESTRE P101 Desenvolvimento Web 80 CE05 CE06 P102 Língua Portuguesa 40 CG08 CG13 P103 Algoritmos e Lógica de Programação 80

Leia mais

Portaria Inep nº 190 de 12 de julho de 2011 Publicada no Diário Oficial de 13 de julho de 2011, Seção 1, pág. 13

Portaria Inep nº 190 de 12 de julho de 2011 Publicada no Diário Oficial de 13 de julho de 2011, Seção 1, pág. 13 Portaria Inep nº 190 de 12 de julho de 2011 Publicada no Diário Oficial de 13 de julho de 2011, Seção 1, pág. 13 A Presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014.

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO COMPORTAMENTO HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO COMPORTAMENTO HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO Números Reais; Expressões Algébricas; Equação do 1º grau; Equação do 2º grau; Logaritmos; Conjuntos; Funções;

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO/ MÓDULO I OFERTA ESPECIAL DE DISCIPLINAS DISCIPLINAS EQUIVALENTES POR TURMA E CURSO

ADMINISTRAÇÃO/ MÓDULO I OFERTA ESPECIAL DE DISCIPLINAS DISCIPLINAS EQUIVALENTES POR TURMA E CURSO DISCIPLINAS Matemática Aplicada - ADM Teoria e Gestão das Organizações Tecnologia da Informação e Comunicação/(Tecnologias Educacionais) - ADM Metodologia da Ciência e da Pesquisa(Fundamentos do Trabalho

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo Ementas das Disciplinas 1. Teorias Administrativas e a Gestão Escolar - 30 horas Ementa: Gestão Educacional conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor.

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA ELÉTRICA. COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Carlos Magno Fernandes cmagno@ufv.

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA ELÉTRICA. COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Carlos Magno Fernandes cmagno@ufv. 132 ENGENHARIA ELÉTRICA COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Carlos Magno Fernandes cmagno@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2002 133 ATUAÇÃO O curso de Elétrica da UFV propõe oferecer a seus estudantes

Leia mais

SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ CURSO PROFISSIONALIZANTE INFORMÁTICA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ CURSO PROFISSIONALIZANTE INFORMÁTICA SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ CURSO PROFISSIONALIZANTE INFORMÁTICA Documento elaborado no encontro realizado de 10 a 12 de agosto de 2004. Curitiba, PR Perfil do Profissional Ao final de cada

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Desenho Técnico Fundamentos do desenho técnico; Construções geométricas; Desenho eletroeletrônico;

Desenho Técnico Fundamentos do desenho técnico; Construções geométricas; Desenho eletroeletrônico; EMENTA DE CONTEÚDOS Eletricidade Conceitos fundamentais da eletricidade; Circuitos elétricos de corrente contínua; Tensão alternada; Gerador de funções; Operação do osciloscópio; Tensão e corrente alternadas

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO EDITAL COMPLENTAR N 001 AO EDITAL N 003/2012 UNAT A, no uso de suas atribuições legais e em cumprimento das normas previstas no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, Decreto

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Matemática I 1º PERÍODO Matrizes e sistemas lineares. Funções: lineares, afins quadráticas,

Leia mais

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA Técnicas de leitura, interpretação e produção de textos, expressão oral e apresentação de trabalhos acadêmicos, argumentação científica.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º AD431- ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: AD001 AD001- INTRODUCAO A ADMINISTRACAO FUNDAMENTOS TEÓRICOS. DESIGN ORGANIZACIONAL - ESTRUTURA ORGANIZACIONAIS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS.

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008.

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. Título: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Turno: Noturno

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO Matriz curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Produção da UFERSA a partir de 2011.2. (Adequada à Matriz curricular do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia) Período Disciplinas Obrigatórias

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Sistema Tutor Inteligente baseado em Agentes. Pedagógicas da Universidade Aberta do Piauí. Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado

Sistema Tutor Inteligente baseado em Agentes. Pedagógicas da Universidade Aberta do Piauí. Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado Sistema Tutor Inteligente baseado em Agentes na Plataforma MOODLE para Apoio às Atividades Pedagógicas da Universidade Aberta do Piauí Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado Parnaíba, 14 de Novembro de 2012

Leia mais

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72 Matriz Curricular do Curso de Administração 2015.1 1ª Fase CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ- REQUISITOS CRED ADM001 Interpretação e Produção de Textos - ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desevolvimento de Sistemas CÂMPUS GASPAR

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desevolvimento de Sistemas CÂMPUS GASPAR Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desevolvimento de Sistemas CÂMPUS GASPAR MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Matemática

Leia mais

Máquinas Multiníveis

Máquinas Multiníveis Infra-Estrutura de Hardware Máquinas Multiníveis Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Sumário Conceitos básicos Classificação de arquiteturas Tendências da tecnologia Família Pentium

Leia mais

1ª ETAPA - TURMA E e F

1ª ETAPA - TURMA E e F Atualizado em: 20/05/2013 1/7 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I PF 3 CIÊNCIAS DO AMBIENTE PF 3 ÉTICA E CIDADANIA I PF 3 FÍSICA GERAL I PF 3 GEOMETRIA ANALITICA E VETORES PF 3 COMPUTAÇÃO, ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO A disciplina aborda o estudo da área de Informática como um todo, e dos conceitos fundamentais,

Leia mais

CURSO TECNOLÓGICO 2008/01 1º SEMESTRE. Programação e Estruturas de Dados Fundamentais

CURSO TECNOLÓGICO 2008/01 1º SEMESTRE. Programação e Estruturas de Dados Fundamentais 1º SEMESTRE Programação e Estruturas de Dados Fundamentais 8 Créditos Desenvolver a lógica de programação através da construção de algoritmos utilizando português estruturado Representar a solução de problemas

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1. TURNO: Integral GRAU ACADÊMICO: Bacharel em Ciência da Computação PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos Máximo = 9 anos 2. OBJETIVO/PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO O objetivo

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO. COORDENADORA Iris Fabiana de Barcelos Tronto irisbarcelos@ufv.br

SISTEMA DE INFORMAÇÃO. COORDENADORA Iris Fabiana de Barcelos Tronto irisbarcelos@ufv.br SISTEMA DE INFORMAÇÃO COORDENADORA Iris Fabiana de Barcelos Tronto irisbarcelos@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 89 Bacharelado ATUAÇÃO Sistemas de Informação é um curso da área de Informática voltado

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Cultura Brasileira 1º PERÍODO O fenômeno cultural. Cultura(s) no Brasil. Cultura regional e

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Conteúdo Programático. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Conteúdo Programático. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h CAPITAL DE GIRO liquidez e capital circulante líquido rentabilidade do ativo estratégias de gerência fontes de financiamento estudo de caso orçamento de caixa

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Logística Empresarial

Curso Superior de Tecnologia em Logística Empresarial PRIMEIRA FASE 01 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Funções, gráficos e aplicações; cálculo diferencial e aplicações; funções de duas ou mais variáveis: derivadas parciais e aplicações; aplicação computacional

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO 514502 INTRODUÇÃO AO DESIGN Conceituação e história do desenvolvimento do Design e sua influência nas sociedades contemporâneas no

Leia mais