Lição 5 Adobe Photoshop CS5. Trabalhe com máscaras e canais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lição 5 Adobe Photoshop CS5. Trabalhe com máscaras e canais"

Transcrição

1 Lição 5 Adobe Photoshop CS5 Trabalhe com máscaras e canais CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ O Photoshop mascara e protege partes isoladas de uma imagem da mesma maneira que a fita adesiva protege o painel ou o quadro de uma janela quando uma casa é pintada. Ao criar uma máscara com base em uma seleção, a área não selecionada é mascarada, ou protegida contra edição. Com máscaras, podemos criar e salvar seleções que tomam muito tempo e então utilizá-las novamente. Além disso, é possível usar as máscaras para outras tarefas de edição complexas, por exemplo, alterar cores ou aplicar efeitos de filtro a uma imagem. No Photoshop, podemos criar máscaras temporárias, chamadas máscaras rápidas (quick masks), ou criar máscaras permanentes e armazená-las como canais de tons cinza (ou escala de cinza) especiais chamados canais alpha. O Photoshop também utiliza canais para armazenar as informações sobre as cores de uma imagem. Diferentemente das camadas, os canais não podem ser impressos. Utilizamos o painel Channels para visualizar e trabalhar com canais alpha. Um conceito fundamental no uso de máscaras é que o preto oculta e o branco revela. Assim como na vida real, raramente alguma coisa é preta e branca. Tonalidades de cinza permanecem parcialmente ocultas, dependendo dos níveis de cinza (0 é o valor para preto, ocultando o trabalho completamente; 255 é o valor para branco, exibindo-o completamente). Iniciando 1- Inicie o Photoshop e pressione Ctrl+Alt+Shift para restaurar as preferências padrão. 2- Quando solicitado, clique em Yes para excluir o arquivo Settings do Adobe Photoshop. Nesta lição, criaremos uma capa de revista.

2 3- Clique duas vezes no arquivo Lição5.psd para abri-lo no Photoshop. Clique em OK se for exibida a caixa de diálogo Embedded Profile Mismatch. Crie uma máscara Usaremos a ferramenta Quick Selection para criar a máscara inicial para separar o modelo do fundo. 1- Escolha File > Save As, renomeie o arquivo original para o nome que desejar e clique em Save. Clique em OK se for exibido um alerta de compatibilidade. Ao salvar uma versão de trabalho de um arquivo, poderemos voltar ao original, se precisar dele. 2- Selecione a ferramenta Quick Selection. Na barra de opções, configure um pincel com um tamanho de 15 px e Hardness de 100%. 3- Selecione o homem. É relativamente fácil selecionar a camisa e o rosto dele, mas o cabelo é mais complicado. Não se preocupe se a seleção não ficar perfeita. Vamos aperfeiçoar a máscara a seguir. 4- Selecione águia Masks para ativar o painel Masks. (Por padrão, ele está agrupado com o painel Adjustments. Escolha Window > Masks se o painel Masks não estiver aberto.) 5- No painel Masks, clique no botão Add A Pixel Mask.

3 A seleção se torna uma máscara de pixels e aparece uma nova camada no painel Layers. Tudo o que fica fora da seleção é transparente representado por um padrão de tabuleiro de damas. Refine uma máscara A máscara funciona bem, mas a ferramenta Quick Selection não poderia capturar todo o cabelo do modelo. A máscara também está um pouco grosseira ao redor dos contornos da camisa e do rosto. Vamos suavizar a máscara e depois ajustá-la ao redor do cabelo. 1- No painel Masks, clique em Mask Edge. A caixa de diálogo Refine Mask é exibida.

4 2- Na área View Mode da caixa de diálogo, clique na seta posicionada ao lado da janela de visualização. Escolha On Black no menu pop-up. A máscara aparece sobre um fundo preto, o que facilitar ver a borda da camisa branca e o rosto. 3- Na área Adjust Edge da caixa de diálogo, mova as barras deslizantes para gerar uma borda suave e sem serrilhas ao longo da camisa e do rosto. As configurações ideais dependem da seleção criada, mas provavelmente serão parecidas com as suas. Movemos a barra deslizante Smooth para 15, Contrast para 40% e Shift Edge para 8%. 4- Na área Output da caixa de diálogo, selecione Decontaminate Colors. Escolha New Layer With Layer Mask no menu Output To. 5- Selecione a ferramenta Zoom na caixa de diálogo Refine Mask e clique nessa ferramenta para ampliar o rosto. 6- Selecione a ferramenta Refine Radius na caixa de diálogo Refine Mask. Use-a para pintar todo o fundo branco restante ao redor dos lábios e nariz. Pressione a tecla [ para diminuir o tamanho do pincel e ] para aumentá-lo. 7- Quando estiver satisfeito com a máscara ao redor do rosto, clique em OK. Aparecerá uma nova camada, chamada Layer 0 copy, no painel Layers, que será utilizada para adicionar as pontas à máscara do cabelo.

5 8- Com a camada Layer 0 copy ativa, clique em Mask Edge no painel Masks para abrir novamente a caixa de diálogo Refine Mask. 9- No menu pop-up View, escolha On White. O cabelo preto ficará muito bem sobre o branco fosco. Se necessário, reduza ou use a ferramenta Hand para reposicionar a imagem, para que veja todo o cabelo. 10- Selecione a ferramenta Refine Radius na caixa de diálogo Refine Mask. Pressione a tecla ] para aumentar o tamanho do pincel. (A barra de opções indica o tamanho do pincel, no início, usamos 300 px.) Em seguida, comece a pincelar ao longo da parte superior do cabelo, alto o bastante para incluir as pontas. Pressione a tecla [ para reduzir o tamanho do pincel quase à metade. Depois, pinte ao longo do lado direito da cabeça, onde o cabelo tem uma cor sólida, para separar todos os cabelinhos finos que se sobressaírem. À medida que a região é pintada, o Photoshop refina a borda da máscara, inclusive o cabelo, mas elimina a maior parte do fundo. Se estivéssemos pintando sobre uma máscara de camada, o fundo seria incluído. O recurso Refine Mask é eficiente, mas não é perfeito. Iremos limpar as áreas do fundo incluídas no cabelo. 11- Selecione a ferramenta Erase Refinements, oculta atrás da ferramenta Refine Radius na caixa de diálogo Refine Mask. Clique uma ou duas vezes em cada área onde aparecer a cor do fundo. Quando apagar uma área, o recurso Refine Mask apaga as cores semelhantes, limpando mais partes da máscara. Temos que ter cuidado para não apagar os aperfeiçoamentos que efetuamos na borda do cabelo. Podemos desfazer uma etapa ou utilizar a ferramenta Refine Radius para restaurar a borda, se necessário.

6 12- Selecione Decontaminate Colors e mova a barra deslizante Amount para 85%. Escolha New Layer With Layer Mask no menu Output. Clique em OK. 13- No painel Layers, torne a camada Magazine Background visível. O modelo aparece sobre um fundo de padrão alaranjado. Crie uma máscara rápida Iremos criar uma máscara rápida para alterar a cor das armações dos óculos. Primeiro, limpamos o painel Layers. 1- Oculte a camada Magazine Background para que possamos focar o modelo. Em seguida, exclua as camadas Layer 0 e Layer 0 copy. Clique em Yes ou Delete para confirmar a exclusão das camadas ou das respectivas máscaras, se solicitado, não é necessário aplicar a

7 máscara à camada atual porque a Layer 0 copy 2 já tem uma máscara. 2- Clique duas vezes no nome da camada Layer 0 copy 2 e renomeie-a para Modelo. 3- Clique no botão Edit In Quick Mask Mode (Por padrão, estamos trabalhando no modo Standard). No modo Quick Mask, aparece uma sobreposição vermelha quando fazemos uma seleção, mascarando a área existente fora da seleção, do mesmo modo como uma película de máscara Rubylith, ou acetato vermelho, era usada para mascarar imagens nas gráficas tradicionais. Só podemos modificar as áreas desprotegidas, visíveis e selecionadas. Convém observar que o realce da camada selecionada no painel Layers aparece acinzentado em vez de azulado, o que sugere que estamos no modo Quick Mask. 4- No painel Tools, selecione a ferramenta Brush (Pincel). 5- Na barra de opções, verifique se o modo é Normal. Abra o painel pop-up Brush e selecione um pincel pequeno, com diâmetro de 13 px. Clique fora do painel para fechá-lo. 6- Pinte as hastes das armações dos óculos. A área pintada aparecerá na cor vermelha, criando uma máscara. 7- Continue pintando com a ferramenta Brush para mascarar as hastes das armações e a armação ao redor das lentes. Reduza o tamanho do pincel para pintar ao redor das lentes. Não se preocupe com a

8 parte da haste, sobreposta pelo cabelo, a mudança de cor não afetará a área. No modo Quick Mask, o Photoshop predefine automaticamente o modo Grayscale, com cor preta de primeiro plano, e cor branca de fundo. Ao utilizar uma ferramenta de pintura ou edição no modo Quick Mask, lembre-se dos seguintes princípios: Pintar com preto acrescenta à máscara (a sobreposição vermelha) e diminui a área selecionada. Pintar com branco apaga a máscara (a sobreposição vermelha) e aumenta a área selecionada. Pintar com cinza acrescenta parcialmente à máscara. 8- Clique no botão Edit In Standard Mode para sair do modo Quick Mask. A área sem máscara é selecionada. A menos que salvamos uma máscara rápida como uma máscara de canal alpha permanente, o Photoshop descartará a máscara temporária assim que ela for convertida em uma seleção. 9- Escolha Select > Inverse para selecionar a área que realizamos a máscara inicialmente. 10- Escolha Image > Adjustments > Hue/Saturation. 11- Na caixa de diálogo Hue/Saturation, altere Hue para 70, uma cor verde que preenche a armação dos óculos. Clique em OK.

9 12- Escolha Select > Deselect. 13- Salve o trabalho realizado até agora. Manipule uma imagem com Puppet Warp O novo recurso Puppet Warp no Photoshop CS5 propicia mais flexibilidade ao manipular uma imagem. Podemos reposicionar áreas, como o cabelo ou um braço, da mesma maneira como podemos puxar as cordinhas de um fantoche. Coloque os pinos onde desejar controlar os movimentos. Usaremos a ferramenta Puppet Warp para inclinar para trás a cabeça do modelo, para dar a impressão de que ele está olhando para cima. 1- Com a camada Model selecionada no painel Layers, escolha Edit > Puppet Warp. Será exibida uma malha sobre as áreas visíveis na camada, nesse caso, a malha aparecerá sobre o modelo. Usaremos essa malha para posicionar os pinos onde o movimento deve ser controlado (ou para ter certeza de que não ocorrerá qualquer movimento). 2- Clique ao redor das bordas da camisa. Sempre que clicar, o recurso Puppet Warp incluirá um pino. Aproximadamente 10 pinos são o suficiente.

10 Os pinos acrescentados ao redor da camisa manterá a peça no lugar, à medida que a cabeça for inclinada. 3- Selecione o pino posicionado na nuca. Aparecerá um ponto preto no centro desse pino para indicar que ele está selecionado. 4- Pressione Alt. Surgirá um círculo maior ao redor do pino e uma seta dupla encurvada surgirá ao lado dele. Continue pressionando Alt ao arrastar o cursor para girar a cabeça para trás. O ângulo de rotação pode ser visto na barra de opções, podemos digitar 135 nessa barra para girar a cabeça para trás.

11 5- Quando estiver satisfeito com a rotação, clique no botão Commit Puppet Wap na barra de opções, ou pressione Enter. 6- Salve o trabalho realizado até agora. Trabalhe com canais Assim como as diversas informações contidas em uma imagem são armazenadas em camadas distintas, os canais também permitem acessar tipos específicos de informações. Os canais alpha armazenam seleções como imagens em tons de cinza. Os canais de informações de cores armazenam as informações sobre cada cor em uma imagem, por exemplo, uma imagem RGB possui automaticamente canais vermelho, verde, azul e compostos. Para evitar confundir canais e camadas, pense nos canais como se contivessem as informações de cor e seleção de uma imagem, imagine as camadas como se contivessem pintura e efeitos. Usaremos um canal alpha para criar uma sombra para o modelo. Em seguida, iremos converter a imagem para o modo CMYK e usará o canal Black para acrescentar detalhes coloridos ao cabelo. Use um canal alpha para criar uma sombra Já criamos uma máscara do modelo. Para criar uma sombra, iremos duplicar essa máscara e depois modificá-la. Para viabilizar esta ação, usaremos um canal alpha.

12 1- No painel Layers, pressione Ctrl e clique no ícone de camada na camada Modelo. A área mascarada é selecionada. 2- Escolha Select > Save Selection. Na caixa de diálogo Save Selection, verifique se a opção New está selecionada no menu Channel. Em seguida, atribua ao canal o nome que desejar e clique em OK. Não ocorre qualquer alteração no painel Layers ou na janela da imagem. Entretanto, um novo canal com o nome escolhido foi adicionado ao painel Channels. 3- Clique no ícone Create A New Layer, posicionado no final do painel Layers. Arraste a nova camada até ficar embaixo da camada Modelo. Em seguida, clique duas vezes no nome da camada e renomeie para Sombra. 4- Com a camada Shadow selecionada, escolha Select > Refine Edge. Na caixa de diálogo Refine Edge, mova a barra deslizante Shift Edge para +36%. Depois, clique em OK. 5- Escolha Edit > Fill. Na caixa de diálogo Fill, escolha Black no menu Use e clique em OK. A camada Shadow exibe um contorno preto preenchido do modelo. Geralmente, as sombras não são tão escuras quanto a pessoa que as projeta. Com isso, iremos reduzir a opacidade da camada. 6- No painel Layers, mude a opacidade da camada para 30%.

13 A sombra ocupa exatamente a mesma posição do modelo, onde ele não pode ser visto. Iremos mudar isso. 7- Escolha Select > Deselect para remover a seleção. 8- Escolha Edit > Transform > Skew. Gire a sombra manualmente, ou digite 15 no campo Rotate, na barra de opções. Em seguida, arraste a sombra para a esquerda, ou digite 845 no campo X, na barra de opções. Clique no botão Commit Transform na barra de opções, ou pressione Enter, para aceitar a transformação. 9- Escolha File > Save para salvar o trabalho realizado até agora. Ajuste um canal individual A imagem da capa da revista já está quase pronta. Resta apenas adicionar detalhes coloridos ao cabelo do modelo. Iremos converter a imagem para o modo CMYK, para aproveitar o canal Black para fazer exatamente isso.

14 1- Selecione a camada Model no painel Layers. 2- Escolha Image > Mode > CMYK Color. Clique em Don t Merge na caixa de diálogo exibida, porque queremos manter as camadas intactas. Clique em OK se receber uma solicitação sobre os perfis de cores. 3- Mantenha pressionado Alt e clique no ícone da visibilidade da camada Model para ocultar as outras camadas. 4- Selecione a guia Channels. No painel Channels, selecione o canal Black. Em seguida, escolha Duplicate Channel no menu do painel Channels. Atribua ao canal o nome Cabelo e clique em OK. Os canais individuais aparecem em tom de cinza. Se existir mais de um canal visível no painel Channels, esses canais serão exibidos em cores. 5- Torne o canal Cabelo visível e oculte o canal Black. Em seguida, selecione o canal cabelo e escolha Image > Adjustments > Levels.

15 6- Na caixa de diálogo Levels, ajuste os níveis para mover Black para 85, Midtones para 1 e White para 165. Clique em OK. 7- Com o canal Cabelo ainda selecionado, escolha Image > Adjustments > Invert. O canal aparece na cor branca sobre um fundo preto. 8- Selecione a ferramenta Brush e clique no ícone Switch Foreground And Background Colors no painel Tools, para que a cor preta seja a cor de primeiro plano. Em seguida, pinte sobre os óculos, olhos e sobre tudo o que estiver no canal, exceto cabelos. 9- Clique no ícone Load Channel As Selection no final do painel Channels. 10- Selecione a guia Layers. No painel Layers, selecione a camada Model.

16 11- Escolha Select > Refine Edge. Na caixa de diálogo Refine Edge, mova a barra deslizante Feather para 1.2 px e clique em OK. 12- EscolhaImage > Adjustments > Hue/Saturation. Selecione Colorize, mova as barras deslizantes como indicado a seguir e clique em OK: Hue: 230 Saturation: 56 Lightness: Escolha Image > Adjustments > Levels. Na caixa de diálogo Levels, mova as barras deslizantes de modo que a barra deslizante Black fique posicionada onde o preto está o máximo, e a barra deslizante White seja colocada onde o branco está no máximo, e os meios-tons nesse ínterim. Depois, clique em OK. Usamos os valores 58, 1.65, 255, mas os seus valores podem ser diferentes.

17 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ 14- No painel Layers, torne as camadas Shadow e Magazine Background visíveis. 15- Escolha Select > Deselect. A capa de sua revista já está pronta! Prof. MSc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

Lição1 Adobe Photoshop CS5. Área de Trabalho

Lição1 Adobe Photoshop CS5. Área de Trabalho Lição1 Adobe Photoshop CS5 Área de Trabalho CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Ajuste a cor no Camera Raw Clique no menu Arquivo, procure a pasta Lição1 e abra o arquivo 02Start.jpg. Note que a figura

Leia mais

OBJECTIVO Alterar o fundo de uma foto

OBJECTIVO Alterar o fundo de uma foto ICHA OBJECTIVO Alterar o fundo de uma foto O objectivo principal deste exercício consiste em alterar o fundo de uma foto. No final deste exercício o utilizador deverá estar apto a realizar as seguintes

Leia mais

Adobe Photoshop CS5. Aula 5

Adobe Photoshop CS5. Aula 5 Adobe Photoshop CS5 Aula 5 Tema da aula: Mudando a cor dos olhos Assuntos tratados nesta aula: Criar nova camada Renomear camada Ferramenta Zoom Ferramenta Pincel Definindo Cor do Primeiro Plano Regulagem

Leia mais

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas:

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Criando arquivo novo Seleções Cor uniforme Lata de Tinta Criando camadas Janela

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Criar um logotipo Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um logotipo para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS

MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS Utilizando Camadas As camadas representam uma forma efetiva para organização do trabalho. Podemos imaginar as camadas como películas sobrepostas onde podemos desenhar.

Leia mais

Textos com o Photoshop

Textos com o Photoshop Textos com o Photoshop Texto 1 Efeito Glow 1 Criar nova imagem em formato RGB 2 Aplicar cor ao fundo 3 Selecionar a ferramenta "Horizontal Type Mask Tool" e escrever o seu texto (usar no mínimo fonte tamanho

Leia mais

Como aplicar batom multicolorido.

Como aplicar batom multicolorido. Como aplicar batom multicolorido. 01. Pressione Ctrl+O e abra uma foto qualquer, para este tutorial iremos usar a imagem abaixo. 02. Pressione Ctrl+U para abrir a caixa de Matiz /saturação e defina os

Leia mais

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração:

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: PS02_02-08: Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA Exercícios: 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: 2) Finalize a configuração. A janela da imagem, também chamada de tela

Leia mais

No nosso exemplo, utilizámos apenas um braço e uma perna, que

No nosso exemplo, utilizámos apenas um braço e uma perna, que 1. Seleccione agora cada uma das camadas na janela Layers; 2. Escolha a Move Tool na barra de ferramentas e, com ela, posicione cada parte do alienígena, até ter algo como o visto na figura 4.56. Fig.

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U)

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Animação Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Crie uma bola segurando a tecla SHIFT com uma cor qualquer Duplique essa bola através do menu Editar

Leia mais

Mascarar imagens. Você aprenderá a. Abrir a imagem

Mascarar imagens. Você aprenderá a. Abrir a imagem Mascarar imagens Bem-vindo ao Corel PHOTO-PAINT, um sofisticado programa de edição de imagens de bitmap que permite o retoque de fotos existentes ou a criação de gráficos originais. Você aprenderá a Neste

Leia mais

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Windows 7 Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Sistema Operacional Windows 7 O Windows 7 é o sistema operacional do Microsoft Windows, um software proprietário produzido pela Microsoft

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Trabalhar com layout Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um pôster para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

TUTORIAIS ESCALDANTES

TUTORIAIS ESCALDANTES Como o Clone Stamp copia pixels de uma área para a outra sem qualquer modificação, é preciso escolher áreas de origem e destino que possuam aproximadamente a mesma cor e luminosidade, para não haver discrepância.

Leia mais

Tutorial Paint Brush

Tutorial Paint Brush Tutorial Paint Brush GET da Engenharia Computacional Curso de Mídias Digitais Jan 17, 2011 GET da Engenharia Computacional Tutorial Paint Brush 1/27 O Paint é um programa utilizado para a criação de desenhos

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

Apostila de CmapTools 3.4

Apostila de CmapTools 3.4 Apostila de CmapTools 3.4 Índice Definição do software... 3 Criando um novo mapa... 3 Adicionando um conceito... 3 Alterando a formatação das caixas (Barra de Ferramentas Estilos Paleta Styles)... 7 Guia

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Vetorizar imagens Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você irá vetorizar uma imagem de bitmap para convertê-la

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Exercício 6: Elaboração de croquis rebuscados e adição de fotos no desenho.

Exercício 6: Elaboração de croquis rebuscados e adição de fotos no desenho. UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM DESIGN DE MODA ILUSTRAÇÃO I PROFESSORA GISELE DOS SANTOS Exercício 6: Elaboração de croquis rebuscados e adição

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

Lição3 Adobe Photoshop CS5. Princípios Básicos de Camadas. Utilize o painel Layers e copie uma camada a partir de um arquivo

Lição3 Adobe Photoshop CS5. Princípios Básicos de Camadas. Utilize o painel Layers e copie uma camada a partir de um arquivo Lição3 Adobe Photoshop CS5 Princípios Básicos de Camadas CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ O Adobe Photoshop permite isolar diferentes partes de uma imagem em camadas. Cada camada pode ser editada como

Leia mais

TELA PRINCIPAL. Exibe uma lista de configurações de efeitos disponíveis. A visualização pode ser filtrada por: Aplicação, Cliente e Categoria.

TELA PRINCIPAL. Exibe uma lista de configurações de efeitos disponíveis. A visualização pode ser filtrada por: Aplicação, Cliente e Categoria. TELA PRINCIPAL 1 Lista de Efeitos: Exibe uma lista de configurações de efeitos disponíveis. A visualização pode ser filtrada por: Aplicação, Cliente e Categoria. 2 Aplicações: Exibe uma lista de tipos

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

MANUAL Photo Álbum photo design software

MANUAL Photo Álbum photo design software MANUAL Photo Álbum photo design sowtware MANUAL Photo Álbum photo design software ÍNDICE 1. Requisitos mínimos de sistema...4 2. Guia de instalação...4 5. Caixa de edição...14 5.1. Pictures (Fotos)...14

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Tutorial Blender. por Luis Carlos Retondaro (yudeen) yudeen@gmail.com http://www.retondaro.pro.br

Tutorial Blender. por Luis Carlos Retondaro (yudeen) yudeen@gmail.com http://www.retondaro.pro.br Tutorial Blender por Luis Carlos Retondaro (yudeen) yudeen@gmail.com http://www.retondaro.pro.br Modelagem de cabeça estilo cartoon para animação (box modelling) Este tutorial foi adaptado de um vídeo

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Pré-requisitos para fazer este curso É necessário possuir conhecimentos em informática básica, internet e muita vontade para aprender.

Pré-requisitos para fazer este curso É necessário possuir conhecimentos em informática básica, internet e muita vontade para aprender. Descrição do curso O curso de Edição Profissional de Imagens com o Photoshop CS6 Extended foi desenvolvido para que o aluno obtenha todas as habilidades necessárias para, ao final do mesmo, ser capaz de

Leia mais

Aprendendo Corel Draw 2

Aprendendo Corel Draw 2 ÍNDICE Introdução Ferramentas do Trabalhando com cores Trabalhando com objetos Transformando objetos desenhados Clonagem de objetos Formatando objetos Preenchimentos e Contornos Preenchimento Gradiente

Leia mais

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS.

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS. Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar com o CMS. 5 Removendo o Cliente. Playlist 7 Criando um Playlist. 8 Adicionando

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa Ao iniciar o Microsoft PowerPoint 2003, surgirá uma janela do lado direito chamada Painel de Tarefas. É um novo conceito que contém ferramentas e informações de forma centralizadora, onde podemos criar

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento

Leia mais

Trabalhar com Layers em Photoshop

Trabalhar com Layers em Photoshop Painel Layers / Camadas Trabalhar com Layers em Photoshop Existem cinco tipos de layers / camadas, que podem estar listados neste painel: - de imagem, contendo pixéis - de texto, com texto editável - de

Leia mais

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2 Paint Brush 1- Conhecendo o Paint Brush...2 2- Tamanho do desenho...2 3- Barra de Ferramentas...3 a) Recortar...3 b) Borracha...4 c) Balde...4 d) Conta-gotas...4 e) Lupa...4 f) Lápis...5 g) Pincel...5

Leia mais

Conceitos do Photoshop. Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores

Conceitos do Photoshop. Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores Conceitos do Photoshop Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores Bitmap Image Conceito de pixel Imagem bitmap x imagem vetorial Pixel x bits Resolução de tela e imagem 72 pixel/inch 300

Leia mais

Recortar esta imagem com a Polygonal Lasso Tool seria uma tarefa maçante e tediosa. 1. Edição de imagens: Fundo da. imagem

Recortar esta imagem com a Polygonal Lasso Tool seria uma tarefa maçante e tediosa. 1. Edição de imagens: Fundo da. imagem 1 1. Edição de imagens: Fundo da imagem. O que eu, comumente, percebo é que para selecionar um objeto de interesse na imagem é quase que automático e unânime utilizar a ferramenta Polygonal Lasso Tool.

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens

Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens Este tutorial é para orienta-lo na criação do topo da sua loja virtual Brasmarket usando o programa Paintnet que é gratuito e simples de usar Primeiro faça

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática O Paint é o programa de edição de imagens padrão do Windows, ao instalar o sistema o Paint é instalado automaticamente. Provavelmente,

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3 PHOTOSHOP CS5 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 - BOTÃO TRABALHADO... 3 02 - MUDANDO A COR DE CABELOS... 8 03 - QUEBRA CABEÇA... 11 04 TRATAMENTOS DE PELE... 16 05 MINI BOTÕES - WEB...

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Exercício 1: Ajustes rápidos em retrato

Exercício 1: Ajustes rápidos em retrato UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM DESIGN DE MODA ILUSTRAÇÃO I PROFESSORA GISELE DOS SANTOS Exercício 1: Ajustes rápidos em retrato Figura 01: Foto

Leia mais

Microsoft Power Point 2007

Microsoft Power Point 2007 Microsoft Power Point 2007 Sumário Layout e Design 4 Formatação de Textos 8 Salvando um arquivo do PowerPoint 15 Plano de Fundo 16 Marcadores 18 Réguas e grade 19 Tabelas 20 Gráficos 21 Imagens 22 Smart

Leia mais

Altere o modo de mesclagem do círculo com o efeito para Multiply na paleta Transparency, em seguida, reduza a opacidade para cerca de 15%.

Altere o modo de mesclagem do círculo com o efeito para Multiply na paleta Transparency, em seguida, reduza a opacidade para cerca de 15%. CRIANDO UM RELÓGIO O principal ingrediente que nós vamos adicionar a este projeto, além de um monte de círculos para construir a forma geral, é uma gama de preenchimentos de gradiente. Estes gradientes

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Slice Tool - Ferramenta Fatia

Slice Tool - Ferramenta Fatia Faculdade de Tecnologia da Paraíba CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA A INTERNET DISCIPLINA DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB ESTÁTICAS PERÍODO: P2 Semestre: 2008.2 PROFESSOR Geraldo Rodrigues

Leia mais

Manipulação de Células, linhas e Colunas

Manipulação de Células, linhas e Colunas Manipulação de Células, linhas e Colunas Seleccionar células Uma vez introduzidos os dados numa folha de cálculo, podemos querer efectuar alterações em relação a esses dados, como, por exemplo: apagar,

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2012 Versão 2.2.14.1

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2012 Versão 2.2.14.1 Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico 05/2012 Versão 2.2.14.1 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 2) Ferramenta Snap...

Leia mais

Sumário. Computação Gráfica Illustrator

Sumário. Computação Gráfica Illustrator 1 Sumário Área de trabalho... 2 Barra de tarefas... 5 Menu ajuda... 6 Menu janela... 7 Menu exibir... 8 Menu efeito... 9 Menu selecionar... 10 Menu tipo... 10 Menu objeto... 12 Menu editar... 13 Menu arquivo...

Leia mais

Desenhando no Flash. Comece um novo arquivo novo, de tamanho 500 X 300 pixels.

Desenhando no Flash. Comece um novo arquivo novo, de tamanho 500 X 300 pixels. Desenhando no Flash Os arquivos criados no Flash guardam e apresentam as informações gráficas vetorialmente. Isto significa que as imagens são entendidas como formas e preenchimentos e o que é armazenado

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

CURSO PHOTOSHOP PARA FOTÓGRAFOS

CURSO PHOTOSHOP PARA FOTÓGRAFOS Capítulo 1 Introdução Introdução Faça suas próprias fotos ao longo do curso A fotografia e o Photoshop Capítulo 2 Dicas para obter sucesso com o Photoshop Você precisa conhecer tão bem de fotografia quanto

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Guia didático para professores sobre o Windows Movie Maker Prof. Dr Sérgio Ferreira Amaral

Leia mais

Apostila para uso do Power Point

Apostila para uso do Power Point Apostila para uso do Power Point Introdução O Power Point, é um aplicativo da MicroSoft desenvolvido para a elaboração de apresentações. Possui recursos de hipertexto e multimídia como som, imagem, animação,

Leia mais

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO 1 Índice Administração de Documentos...2 Lista de documentos criados...3 Criando um novo documento...3 Barra de ferramentas do editor...4 Editando um documento...7 Administrando suas

Leia mais

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Cópia Este capítulo inclui: Cópia básica na página 3-2 Ajustando as opções de cópia na página 3-4 Configuração básica na página 3-5 Ajustes de imagem na página 3-9 Ajustes de posicionamento de imagem na

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS 1 Para iniciar a edição de um esquema elétrico para posterior simulação, busque no menu Iniciar do Windows, a opção Todos os Programas. Localize a pasta onde foi instalado o Proteus e selecione o programa

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte II CAPÍTULO 4 Formas e Efeitos Mover Autoforma Clique sobre qualquer parte da linha de contorno, mantenha o mouse pressionado e arraste até o ponto que desejar.

Leia mais

VPT 7 Primeiros passos

VPT 7 Primeiros passos VPT 7 Primeiros passos Manual preliminar para o VPT 7 Escrito por HC Gilje 28/04/13 Traduzido por VJ pixel Revisado por Paloma Oliveira A pasta VPT Na pasta do VPT você vai encontrar a pasta do projeto

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

Microsoft Office 2007

Microsoft Office 2007 Produzido pela Microsoft e adaptado pelo Professor Leite Júnior Informática para Concursos Microsoft Office 2007 Conhecendo o Office 2007 Visão Geral Conteúdo do curso Visão geral: A nova aparência dos

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Abra um novo documento com tamanho 468x60 e adicione um fundo na cor branca, vamos montar a primeira moldura do nosso banner.

Abra um novo documento com tamanho 468x60 e adicione um fundo na cor branca, vamos montar a primeira moldura do nosso banner. FIREWORKS 1- BANNER ANIMADO - banner tamanho 468 x 60px (full banner). Abra um novo documento com tamanho 468x60 e adicione um fundo na cor branca, vamos montar a primeira moldura do nosso banner. Agora

Leia mais