Lição 5 Adobe Photoshop CS5. Trabalhe com máscaras e canais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lição 5 Adobe Photoshop CS5. Trabalhe com máscaras e canais"

Transcrição

1 Lição 5 Adobe Photoshop CS5 Trabalhe com máscaras e canais CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ O Photoshop mascara e protege partes isoladas de uma imagem da mesma maneira que a fita adesiva protege o painel ou o quadro de uma janela quando uma casa é pintada. Ao criar uma máscara com base em uma seleção, a área não selecionada é mascarada, ou protegida contra edição. Com máscaras, podemos criar e salvar seleções que tomam muito tempo e então utilizá-las novamente. Além disso, é possível usar as máscaras para outras tarefas de edição complexas, por exemplo, alterar cores ou aplicar efeitos de filtro a uma imagem. No Photoshop, podemos criar máscaras temporárias, chamadas máscaras rápidas (quick masks), ou criar máscaras permanentes e armazená-las como canais de tons cinza (ou escala de cinza) especiais chamados canais alpha. O Photoshop também utiliza canais para armazenar as informações sobre as cores de uma imagem. Diferentemente das camadas, os canais não podem ser impressos. Utilizamos o painel Channels para visualizar e trabalhar com canais alpha. Um conceito fundamental no uso de máscaras é que o preto oculta e o branco revela. Assim como na vida real, raramente alguma coisa é preta e branca. Tonalidades de cinza permanecem parcialmente ocultas, dependendo dos níveis de cinza (0 é o valor para preto, ocultando o trabalho completamente; 255 é o valor para branco, exibindo-o completamente). Iniciando 1- Inicie o Photoshop e pressione Ctrl+Alt+Shift para restaurar as preferências padrão. 2- Quando solicitado, clique em Yes para excluir o arquivo Settings do Adobe Photoshop. Nesta lição, criaremos uma capa de revista.

2 3- Clique duas vezes no arquivo Lição5.psd para abri-lo no Photoshop. Clique em OK se for exibida a caixa de diálogo Embedded Profile Mismatch. Crie uma máscara Usaremos a ferramenta Quick Selection para criar a máscara inicial para separar o modelo do fundo. 1- Escolha File > Save As, renomeie o arquivo original para o nome que desejar e clique em Save. Clique em OK se for exibido um alerta de compatibilidade. Ao salvar uma versão de trabalho de um arquivo, poderemos voltar ao original, se precisar dele. 2- Selecione a ferramenta Quick Selection. Na barra de opções, configure um pincel com um tamanho de 15 px e Hardness de 100%. 3- Selecione o homem. É relativamente fácil selecionar a camisa e o rosto dele, mas o cabelo é mais complicado. Não se preocupe se a seleção não ficar perfeita. Vamos aperfeiçoar a máscara a seguir. 4- Selecione águia Masks para ativar o painel Masks. (Por padrão, ele está agrupado com o painel Adjustments. Escolha Window > Masks se o painel Masks não estiver aberto.) 5- No painel Masks, clique no botão Add A Pixel Mask.

3 A seleção se torna uma máscara de pixels e aparece uma nova camada no painel Layers. Tudo o que fica fora da seleção é transparente representado por um padrão de tabuleiro de damas. Refine uma máscara A máscara funciona bem, mas a ferramenta Quick Selection não poderia capturar todo o cabelo do modelo. A máscara também está um pouco grosseira ao redor dos contornos da camisa e do rosto. Vamos suavizar a máscara e depois ajustá-la ao redor do cabelo. 1- No painel Masks, clique em Mask Edge. A caixa de diálogo Refine Mask é exibida.

4 2- Na área View Mode da caixa de diálogo, clique na seta posicionada ao lado da janela de visualização. Escolha On Black no menu pop-up. A máscara aparece sobre um fundo preto, o que facilitar ver a borda da camisa branca e o rosto. 3- Na área Adjust Edge da caixa de diálogo, mova as barras deslizantes para gerar uma borda suave e sem serrilhas ao longo da camisa e do rosto. As configurações ideais dependem da seleção criada, mas provavelmente serão parecidas com as suas. Movemos a barra deslizante Smooth para 15, Contrast para 40% e Shift Edge para 8%. 4- Na área Output da caixa de diálogo, selecione Decontaminate Colors. Escolha New Layer With Layer Mask no menu Output To. 5- Selecione a ferramenta Zoom na caixa de diálogo Refine Mask e clique nessa ferramenta para ampliar o rosto. 6- Selecione a ferramenta Refine Radius na caixa de diálogo Refine Mask. Use-a para pintar todo o fundo branco restante ao redor dos lábios e nariz. Pressione a tecla [ para diminuir o tamanho do pincel e ] para aumentá-lo. 7- Quando estiver satisfeito com a máscara ao redor do rosto, clique em OK. Aparecerá uma nova camada, chamada Layer 0 copy, no painel Layers, que será utilizada para adicionar as pontas à máscara do cabelo.

5 8- Com a camada Layer 0 copy ativa, clique em Mask Edge no painel Masks para abrir novamente a caixa de diálogo Refine Mask. 9- No menu pop-up View, escolha On White. O cabelo preto ficará muito bem sobre o branco fosco. Se necessário, reduza ou use a ferramenta Hand para reposicionar a imagem, para que veja todo o cabelo. 10- Selecione a ferramenta Refine Radius na caixa de diálogo Refine Mask. Pressione a tecla ] para aumentar o tamanho do pincel. (A barra de opções indica o tamanho do pincel, no início, usamos 300 px.) Em seguida, comece a pincelar ao longo da parte superior do cabelo, alto o bastante para incluir as pontas. Pressione a tecla [ para reduzir o tamanho do pincel quase à metade. Depois, pinte ao longo do lado direito da cabeça, onde o cabelo tem uma cor sólida, para separar todos os cabelinhos finos que se sobressaírem. À medida que a região é pintada, o Photoshop refina a borda da máscara, inclusive o cabelo, mas elimina a maior parte do fundo. Se estivéssemos pintando sobre uma máscara de camada, o fundo seria incluído. O recurso Refine Mask é eficiente, mas não é perfeito. Iremos limpar as áreas do fundo incluídas no cabelo. 11- Selecione a ferramenta Erase Refinements, oculta atrás da ferramenta Refine Radius na caixa de diálogo Refine Mask. Clique uma ou duas vezes em cada área onde aparecer a cor do fundo. Quando apagar uma área, o recurso Refine Mask apaga as cores semelhantes, limpando mais partes da máscara. Temos que ter cuidado para não apagar os aperfeiçoamentos que efetuamos na borda do cabelo. Podemos desfazer uma etapa ou utilizar a ferramenta Refine Radius para restaurar a borda, se necessário.

6 12- Selecione Decontaminate Colors e mova a barra deslizante Amount para 85%. Escolha New Layer With Layer Mask no menu Output. Clique em OK. 13- No painel Layers, torne a camada Magazine Background visível. O modelo aparece sobre um fundo de padrão alaranjado. Crie uma máscara rápida Iremos criar uma máscara rápida para alterar a cor das armações dos óculos. Primeiro, limpamos o painel Layers. 1- Oculte a camada Magazine Background para que possamos focar o modelo. Em seguida, exclua as camadas Layer 0 e Layer 0 copy. Clique em Yes ou Delete para confirmar a exclusão das camadas ou das respectivas máscaras, se solicitado, não é necessário aplicar a

7 máscara à camada atual porque a Layer 0 copy 2 já tem uma máscara. 2- Clique duas vezes no nome da camada Layer 0 copy 2 e renomeie-a para Modelo. 3- Clique no botão Edit In Quick Mask Mode (Por padrão, estamos trabalhando no modo Standard). No modo Quick Mask, aparece uma sobreposição vermelha quando fazemos uma seleção, mascarando a área existente fora da seleção, do mesmo modo como uma película de máscara Rubylith, ou acetato vermelho, era usada para mascarar imagens nas gráficas tradicionais. Só podemos modificar as áreas desprotegidas, visíveis e selecionadas. Convém observar que o realce da camada selecionada no painel Layers aparece acinzentado em vez de azulado, o que sugere que estamos no modo Quick Mask. 4- No painel Tools, selecione a ferramenta Brush (Pincel). 5- Na barra de opções, verifique se o modo é Normal. Abra o painel pop-up Brush e selecione um pincel pequeno, com diâmetro de 13 px. Clique fora do painel para fechá-lo. 6- Pinte as hastes das armações dos óculos. A área pintada aparecerá na cor vermelha, criando uma máscara. 7- Continue pintando com a ferramenta Brush para mascarar as hastes das armações e a armação ao redor das lentes. Reduza o tamanho do pincel para pintar ao redor das lentes. Não se preocupe com a

8 parte da haste, sobreposta pelo cabelo, a mudança de cor não afetará a área. No modo Quick Mask, o Photoshop predefine automaticamente o modo Grayscale, com cor preta de primeiro plano, e cor branca de fundo. Ao utilizar uma ferramenta de pintura ou edição no modo Quick Mask, lembre-se dos seguintes princípios: Pintar com preto acrescenta à máscara (a sobreposição vermelha) e diminui a área selecionada. Pintar com branco apaga a máscara (a sobreposição vermelha) e aumenta a área selecionada. Pintar com cinza acrescenta parcialmente à máscara. 8- Clique no botão Edit In Standard Mode para sair do modo Quick Mask. A área sem máscara é selecionada. A menos que salvamos uma máscara rápida como uma máscara de canal alpha permanente, o Photoshop descartará a máscara temporária assim que ela for convertida em uma seleção. 9- Escolha Select > Inverse para selecionar a área que realizamos a máscara inicialmente. 10- Escolha Image > Adjustments > Hue/Saturation. 11- Na caixa de diálogo Hue/Saturation, altere Hue para 70, uma cor verde que preenche a armação dos óculos. Clique em OK.

9 12- Escolha Select > Deselect. 13- Salve o trabalho realizado até agora. Manipule uma imagem com Puppet Warp O novo recurso Puppet Warp no Photoshop CS5 propicia mais flexibilidade ao manipular uma imagem. Podemos reposicionar áreas, como o cabelo ou um braço, da mesma maneira como podemos puxar as cordinhas de um fantoche. Coloque os pinos onde desejar controlar os movimentos. Usaremos a ferramenta Puppet Warp para inclinar para trás a cabeça do modelo, para dar a impressão de que ele está olhando para cima. 1- Com a camada Model selecionada no painel Layers, escolha Edit > Puppet Warp. Será exibida uma malha sobre as áreas visíveis na camada, nesse caso, a malha aparecerá sobre o modelo. Usaremos essa malha para posicionar os pinos onde o movimento deve ser controlado (ou para ter certeza de que não ocorrerá qualquer movimento). 2- Clique ao redor das bordas da camisa. Sempre que clicar, o recurso Puppet Warp incluirá um pino. Aproximadamente 10 pinos são o suficiente.

10 Os pinos acrescentados ao redor da camisa manterá a peça no lugar, à medida que a cabeça for inclinada. 3- Selecione o pino posicionado na nuca. Aparecerá um ponto preto no centro desse pino para indicar que ele está selecionado. 4- Pressione Alt. Surgirá um círculo maior ao redor do pino e uma seta dupla encurvada surgirá ao lado dele. Continue pressionando Alt ao arrastar o cursor para girar a cabeça para trás. O ângulo de rotação pode ser visto na barra de opções, podemos digitar 135 nessa barra para girar a cabeça para trás.

11 5- Quando estiver satisfeito com a rotação, clique no botão Commit Puppet Wap na barra de opções, ou pressione Enter. 6- Salve o trabalho realizado até agora. Trabalhe com canais Assim como as diversas informações contidas em uma imagem são armazenadas em camadas distintas, os canais também permitem acessar tipos específicos de informações. Os canais alpha armazenam seleções como imagens em tons de cinza. Os canais de informações de cores armazenam as informações sobre cada cor em uma imagem, por exemplo, uma imagem RGB possui automaticamente canais vermelho, verde, azul e compostos. Para evitar confundir canais e camadas, pense nos canais como se contivessem as informações de cor e seleção de uma imagem, imagine as camadas como se contivessem pintura e efeitos. Usaremos um canal alpha para criar uma sombra para o modelo. Em seguida, iremos converter a imagem para o modo CMYK e usará o canal Black para acrescentar detalhes coloridos ao cabelo. Use um canal alpha para criar uma sombra Já criamos uma máscara do modelo. Para criar uma sombra, iremos duplicar essa máscara e depois modificá-la. Para viabilizar esta ação, usaremos um canal alpha.

12 1- No painel Layers, pressione Ctrl e clique no ícone de camada na camada Modelo. A área mascarada é selecionada. 2- Escolha Select > Save Selection. Na caixa de diálogo Save Selection, verifique se a opção New está selecionada no menu Channel. Em seguida, atribua ao canal o nome que desejar e clique em OK. Não ocorre qualquer alteração no painel Layers ou na janela da imagem. Entretanto, um novo canal com o nome escolhido foi adicionado ao painel Channels. 3- Clique no ícone Create A New Layer, posicionado no final do painel Layers. Arraste a nova camada até ficar embaixo da camada Modelo. Em seguida, clique duas vezes no nome da camada e renomeie para Sombra. 4- Com a camada Shadow selecionada, escolha Select > Refine Edge. Na caixa de diálogo Refine Edge, mova a barra deslizante Shift Edge para +36%. Depois, clique em OK. 5- Escolha Edit > Fill. Na caixa de diálogo Fill, escolha Black no menu Use e clique em OK. A camada Shadow exibe um contorno preto preenchido do modelo. Geralmente, as sombras não são tão escuras quanto a pessoa que as projeta. Com isso, iremos reduzir a opacidade da camada. 6- No painel Layers, mude a opacidade da camada para 30%.

13 A sombra ocupa exatamente a mesma posição do modelo, onde ele não pode ser visto. Iremos mudar isso. 7- Escolha Select > Deselect para remover a seleção. 8- Escolha Edit > Transform > Skew. Gire a sombra manualmente, ou digite 15 no campo Rotate, na barra de opções. Em seguida, arraste a sombra para a esquerda, ou digite 845 no campo X, na barra de opções. Clique no botão Commit Transform na barra de opções, ou pressione Enter, para aceitar a transformação. 9- Escolha File > Save para salvar o trabalho realizado até agora. Ajuste um canal individual A imagem da capa da revista já está quase pronta. Resta apenas adicionar detalhes coloridos ao cabelo do modelo. Iremos converter a imagem para o modo CMYK, para aproveitar o canal Black para fazer exatamente isso.

14 1- Selecione a camada Model no painel Layers. 2- Escolha Image > Mode > CMYK Color. Clique em Don t Merge na caixa de diálogo exibida, porque queremos manter as camadas intactas. Clique em OK se receber uma solicitação sobre os perfis de cores. 3- Mantenha pressionado Alt e clique no ícone da visibilidade da camada Model para ocultar as outras camadas. 4- Selecione a guia Channels. No painel Channels, selecione o canal Black. Em seguida, escolha Duplicate Channel no menu do painel Channels. Atribua ao canal o nome Cabelo e clique em OK. Os canais individuais aparecem em tom de cinza. Se existir mais de um canal visível no painel Channels, esses canais serão exibidos em cores. 5- Torne o canal Cabelo visível e oculte o canal Black. Em seguida, selecione o canal cabelo e escolha Image > Adjustments > Levels.

15 6- Na caixa de diálogo Levels, ajuste os níveis para mover Black para 85, Midtones para 1 e White para 165. Clique em OK. 7- Com o canal Cabelo ainda selecionado, escolha Image > Adjustments > Invert. O canal aparece na cor branca sobre um fundo preto. 8- Selecione a ferramenta Brush e clique no ícone Switch Foreground And Background Colors no painel Tools, para que a cor preta seja a cor de primeiro plano. Em seguida, pinte sobre os óculos, olhos e sobre tudo o que estiver no canal, exceto cabelos. 9- Clique no ícone Load Channel As Selection no final do painel Channels. 10- Selecione a guia Layers. No painel Layers, selecione a camada Model.

16 11- Escolha Select > Refine Edge. Na caixa de diálogo Refine Edge, mova a barra deslizante Feather para 1.2 px e clique em OK. 12- EscolhaImage > Adjustments > Hue/Saturation. Selecione Colorize, mova as barras deslizantes como indicado a seguir e clique em OK: Hue: 230 Saturation: 56 Lightness: Escolha Image > Adjustments > Levels. Na caixa de diálogo Levels, mova as barras deslizantes de modo que a barra deslizante Black fique posicionada onde o preto está o máximo, e a barra deslizante White seja colocada onde o branco está no máximo, e os meios-tons nesse ínterim. Depois, clique em OK. Usamos os valores 58, 1.65, 255, mas os seus valores podem ser diferentes.

17 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ 14- No painel Layers, torne as camadas Shadow e Magazine Background visíveis. 15- Escolha Select > Deselect. A capa de sua revista já está pronta! Prof. MSc. Adolfo Colares facebook: Adolfo Colares

No nosso exemplo, utilizámos apenas um braço e uma perna, que

No nosso exemplo, utilizámos apenas um braço e uma perna, que 1. Seleccione agora cada uma das camadas na janela Layers; 2. Escolha a Move Tool na barra de ferramentas e, com ela, posicione cada parte do alienígena, até ter algo como o visto na figura 4.56. Fig.

Leia mais

OBJECTIVO Alterar o fundo de uma foto

OBJECTIVO Alterar o fundo de uma foto ICHA OBJECTIVO Alterar o fundo de uma foto O objectivo principal deste exercício consiste em alterar o fundo de uma foto. No final deste exercício o utilizador deverá estar apto a realizar as seguintes

Leia mais

Lição3 Adobe Photoshop CS5. Princípios Básicos de Camadas. Utilize o painel Layers e copie uma camada a partir de um arquivo

Lição3 Adobe Photoshop CS5. Princípios Básicos de Camadas. Utilize o painel Layers e copie uma camada a partir de um arquivo Lição3 Adobe Photoshop CS5 Princípios Básicos de Camadas CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ O Adobe Photoshop permite isolar diferentes partes de uma imagem em camadas. Cada camada pode ser editada como

Leia mais

Recortar esta imagem com a Polygonal Lasso Tool seria uma tarefa maçante e tediosa. 1. Edição de imagens: Fundo da. imagem

Recortar esta imagem com a Polygonal Lasso Tool seria uma tarefa maçante e tediosa. 1. Edição de imagens: Fundo da. imagem 1 1. Edição de imagens: Fundo da imagem. O que eu, comumente, percebo é que para selecionar um objeto de interesse na imagem é quase que automático e unânime utilizar a ferramenta Polygonal Lasso Tool.

Leia mais

Lição1 Adobe Photoshop CS5. Área de Trabalho

Lição1 Adobe Photoshop CS5. Área de Trabalho Lição1 Adobe Photoshop CS5 Área de Trabalho CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Ajuste a cor no Camera Raw Clique no menu Arquivo, procure a pasta Lição1 e abra o arquivo 02Start.jpg. Note que a figura

Leia mais

Trabalhar com Layers em Photoshop

Trabalhar com Layers em Photoshop Painel Layers / Camadas Trabalhar com Layers em Photoshop Existem cinco tipos de layers / camadas, que podem estar listados neste painel: - de imagem, contendo pixéis - de texto, com texto editável - de

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3 PHOTOSHOP CS5 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 - BOTÃO TRABALHADO... 3 02 - MUDANDO A COR DE CABELOS... 8 03 - QUEBRA CABEÇA... 11 04 TRATAMENTOS DE PELE... 16 05 MINI BOTÕES - WEB...

Leia mais

Adobe Photoshop CS5. Aula 5

Adobe Photoshop CS5. Aula 5 Adobe Photoshop CS5 Aula 5 Tema da aula: Mudando a cor dos olhos Assuntos tratados nesta aula: Criar nova camada Renomear camada Ferramenta Zoom Ferramenta Pincel Definindo Cor do Primeiro Plano Regulagem

Leia mais

Textos com o Photoshop

Textos com o Photoshop Textos com o Photoshop Texto 1 Efeito Glow 1 Criar nova imagem em formato RGB 2 Aplicar cor ao fundo 3 Selecionar a ferramenta "Horizontal Type Mask Tool" e escrever o seu texto (usar no mínimo fonte tamanho

Leia mais

TUTORIAIS ESCALDANTES

TUTORIAIS ESCALDANTES Como o Clone Stamp copia pixels de uma área para a outra sem qualquer modificação, é preciso escolher áreas de origem e destino que possuam aproximadamente a mesma cor e luminosidade, para não haver discrepância.

Leia mais

Tutorial Blender. por Luis Carlos Retondaro (yudeen) yudeen@gmail.com http://www.retondaro.pro.br

Tutorial Blender. por Luis Carlos Retondaro (yudeen) yudeen@gmail.com http://www.retondaro.pro.br Tutorial Blender por Luis Carlos Retondaro (yudeen) yudeen@gmail.com http://www.retondaro.pro.br Modelagem de cabeça estilo cartoon para animação (box modelling) Este tutorial foi adaptado de um vídeo

Leia mais

O segredo do retoque de pele

O segredo do retoque de pele O segredo do retoque de pele Dia após dia a fama do Photoshop aumenta, graças, principalmente, aos seus milagres nos retoques de pele. O mundo inteiro discute se é correto editar a textura da pele de modelos

Leia mais

MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS

MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS Utilizando Camadas As camadas representam uma forma efetiva para organização do trabalho. Podemos imaginar as camadas como películas sobrepostas onde podemos desenhar.

Leia mais

Introdução ao Adobe Photoshop CS4

Introdução ao Adobe Photoshop CS4 Conhecendo o Photoshop CS4 Introdução ao Adobe Photoshop CS4 Profa. Flávia Pereira de Carvalho O Adobe Photoshop é um programa de edição de imagem um editor de imagem. É um software específico para o tratamento

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Criar um logotipo Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um logotipo para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

Prática 2 Características do Flash

Prática 2 Características do Flash Prática 2 Características do Flash 1. Objetivos Se familiarizar com os Painéis, Frames e Timelines. Desenvolver uma animação simples. 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash

Leia mais

Apostila de CmapTools 3.4

Apostila de CmapTools 3.4 Apostila de CmapTools 3.4 Índice Definição do software... 3 Criando um novo mapa... 3 Adicionando um conceito... 3 Alterando a formatação das caixas (Barra de Ferramentas Estilos Paleta Styles)... 7 Guia

Leia mais

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG)

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG) Corel Draw 12 Enviado por: Jair Marcolino Felix Corel Draw 12 O Corel Draw é um programa de design gráfico pertencente à Corel.O Corel Draw é um aplicativo de ilustração e layout de página que possibilita

Leia mais

Introdução ao Adobe Photoshop CS4

Introdução ao Adobe Photoshop CS4 Conhecendo o Photoshop CS4 Introdução ao Adobe Photoshop CS4 Profa. Flávia Pereira de Carvalho O Adobe Photoshop é um programa de edição de imagem um editor de imagem. É um software específico para o tratamento

Leia mais

Fotografia Digital. Aula 1

Fotografia Digital. Aula 1 Fotografia Digital Aula 1 FOTOGRAFIA DIGITAL Tema da aula: A Fotografia 2 A FOTOGRAFIA A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Nenhuma informação do TUTORIAL DO PHOTO- SHOP CS 8.0 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador: Roberto Oliveira

Leia mais

Abra um novo documento com tamanho 468x60 e adicione um fundo na cor branca, vamos montar a primeira moldura do nosso banner.

Abra um novo documento com tamanho 468x60 e adicione um fundo na cor branca, vamos montar a primeira moldura do nosso banner. FIREWORKS 1- BANNER ANIMADO - banner tamanho 468 x 60px (full banner). Abra um novo documento com tamanho 468x60 e adicione um fundo na cor branca, vamos montar a primeira moldura do nosso banner. Agora

Leia mais

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas:

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Criando arquivo novo Seleções Cor uniforme Lata de Tinta Criando camadas Janela

Leia mais

Como aplicar batom multicolorido.

Como aplicar batom multicolorido. Como aplicar batom multicolorido. 01. Pressione Ctrl+O e abra uma foto qualquer, para este tutorial iremos usar a imagem abaixo. 02. Pressione Ctrl+U para abrir a caixa de Matiz /saturação e defina os

Leia mais

CURSO PHOTOSHOP PARA FOTÓGRAFOS

CURSO PHOTOSHOP PARA FOTÓGRAFOS Capítulo 1 Introdução Introdução Faça suas próprias fotos ao longo do curso A fotografia e o Photoshop Capítulo 2 Dicas para obter sucesso com o Photoshop Você precisa conhecer tão bem de fotografia quanto

Leia mais

Quatro para três (4:3): vou virar freguês!

Quatro para três (4:3): vou virar freguês! Uma breve introdução ao Photoshop. Embora várias ferramentas de manipulação de imagens sejam mais baratas e um pouco mais fáceis de utilizar, o Photoshop é a ferramenta mais importante de manipulação de

Leia mais

Gabarito. Adobe Photoshop - Essencial. 1 - Ferramenta Pincel (Utilizado para colorir com o tom e tamanho definidos)

Gabarito. Adobe Photoshop - Essencial. 1 - Ferramenta Pincel (Utilizado para colorir com o tom e tamanho definidos) Aula Questão Resposta Introdução ao Adobe Photoshop - N - A área de trabalho do Photoshop pode ser dividida em quatro áreas: Barra Superior, Barra de Ferramentas, Área de Uso e Área das Paletas. - A área

Leia mais

O TUX VAI À ESCOLA: UMA INTRODUÇÃO À EDIÇÃO DE IMAGEM COM O GIMP

O TUX VAI À ESCOLA: UMA INTRODUÇÃO À EDIÇÃO DE IMAGEM COM O GIMP O TUX VAI À ESCOLA: UMA INTRODUÇÃO À EDIÇÃO DE IMAGEM COM O GIMP O GIMP (GNU Image Manipulation Program) (http://www.gimp.org/) é uma aplicação de Software Livre para desenho e edição de imagem digital.

Leia mais

Tutorial Paint Brush

Tutorial Paint Brush Tutorial Paint Brush GET da Engenharia Computacional Curso de Mídias Digitais Jan 17, 2011 GET da Engenharia Computacional Tutorial Paint Brush 1/27 O Paint é um programa utilizado para a criação de desenhos

Leia mais

(Ilustração gerada no Sodipodi, tratada no gimp, Documento gerado no OpenOffice)

(Ilustração gerada no Sodipodi, tratada no gimp, Documento gerado no OpenOffice) (Ilustração gerada no Sodipodi, tratada no gimp, Documento gerado no OpenOffice) Tutorial Sodipoi Autor: Alexandre da silva costa Anakinpendragon (anakinpendragon@yahoo.com.br) Esse tutorial vem para

Leia mais

Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação de Setúbal. Formação Contínua 1999/2000. Filomena Izidro

Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação de Setúbal. Formação Contínua 1999/2000. Filomena Izidro Instituto Politécnico de Setúbal Formação Contínua 1999/2000 Filomena Izidro Setúbal 2000 1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PAINT SHOP PRO 5 O PSP 5 é um programa que permite o tratamento de imagens. Nome do

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Trabalhar com layout Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um pôster para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Importar Imagens de uma máquina fotográfica

Importar Imagens de uma máquina fotográfica Índice Importar Imagens de uma máquina fotográfica -------------------------------------------------------2 Microsoft Digital Imagem Suite 2006---------------------------------------------------------------------5

Leia mais

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas:

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas: PHOTOSHOP Universidade de Caxias do Sul O Photoshop 5.0 é um programa grande e complexo, é o mais usado e preferido pelos especialistas em editoração e computação gráfica para linha PC. Outros programas

Leia mais

Introdução ao Adobe Flash CS4

Introdução ao Adobe Flash CS4 Principais Arquivos do Flash http://tv.adobe.com/show/learn-flash-professional-cs4/ Introdução ao Adobe Flash CS4 Profa. Flávia Pereira de Carvalho Fontes: Adobe Flash CS4 Design para Web Processor Alfamídia

Leia mais

MANUAL Photo Álbum photo design software

MANUAL Photo Álbum photo design software MANUAL Photo Álbum photo design sowtware MANUAL Photo Álbum photo design software ÍNDICE 1. Requisitos mínimos de sistema...4 2. Guia de instalação...4 5. Caixa de edição...14 5.1. Pictures (Fotos)...14

Leia mais

Conceitos do Photoshop. Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores

Conceitos do Photoshop. Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores Conceitos do Photoshop Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores Bitmap Image Conceito de pixel Imagem bitmap x imagem vetorial Pixel x bits Resolução de tela e imagem 72 pixel/inch 300

Leia mais

_PTBR. Guia de configuração de digitalização para aplicativos TWAIN

_PTBR. Guia de configuração de digitalização para aplicativos TWAIN _PTBR Guia de configuração de digitalização para aplicativos TWAIN Como usar a fonte de dados TWAIN Como iniciar a Ferramenta de validação de scanner... 2 A caixa de diálogo Ferramenta de validação de

Leia mais

[CURSO DE FÉRIAS FIREWORKS] JULHO / 2011

[CURSO DE FÉRIAS FIREWORKS] JULHO / 2011 Conteúdo 1. OBJETIVO DO FIREWORKS... 2 1.1 - Diferença entre imagem Vetorial e Bitmap... 2 1.2 - Formato de Arquivos... 3 2. AMBIENTE DO FIREWORKS... 3 2.1 - INICIANDO UM PROJETO... 4 3. DESENHANDO NO

Leia mais

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas 50 II. Para mover um arquivo, pasta, objeto dentro do Windows: 1) Clique com o mouse sobre a pasta, arquivo a serem movidos; 2) Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado; 3) Arraste o objeto para

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Índice Apresentando o software Programa aberto Criando nova animação Trabalhando as animações Ferramentas Abrir uma figura como animação

Índice Apresentando o software Programa aberto Criando nova animação Trabalhando as animações Ferramentas Abrir uma figura como animação Apostila Índice Apresentando o software...o que são GIF s animadas Programa aberto 2 Criando nova animação 3 Trabalhando as animações 3 Ferramentas 4 Abrir uma figura como animação 5 Barras de ferramentas

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha

Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha Ariel Garaza Díaz Nascido em Montevidéu, Uruguai, Ariel vive e trabalha em Madri, Espanha. Ele é designer profissional desde 1980 e usuário de softwares

Leia mais

Photoshop Ponto de fuga Efeito artístico Composição avançada

Photoshop Ponto de fuga Efeito artístico Composição avançada Photoshop Ponto de fuga Faça edição de imagens em perspectiva Efeito artístico Utilize filtros e efeitos para transformar fotos em desenho Composição avançada Recurso do Photoshop permite combinação de

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape

TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape Pra quem não sabe, o Inkscape é um programa de desenho vetorial, assim como o Illustrator da Adobe, porém é software livre. Atualmente encontra-se na versão

Leia mais

GIMP 2.8 Guia para Remoção do Pixel Valor Zero nas Imagens Landsat-8

GIMP 2.8 Guia para Remoção do Pixel Valor Zero nas Imagens Landsat-8 GIMP 2.8 Guia para Remoção do Pixel Valor Zero nas Imagens Landsat-8 Jorge Santos 2014 Conteúdo Sumário Capítulo 1... 4 O Problema do Pixel Valor Zero... 4 1.1 Transformação Radiométrica... 4 1.2 Equalização

Leia mais

Pré-requisitos para fazer este curso É necessário possuir conhecimentos em informática básica, internet e muita vontade para aprender.

Pré-requisitos para fazer este curso É necessário possuir conhecimentos em informática básica, internet e muita vontade para aprender. Descrição do curso O curso de Edição Profissional de Imagens com o Photoshop CS6 Extended foi desenvolvido para que o aluno obtenha todas as habilidades necessárias para, ao final do mesmo, ser capaz de

Leia mais

Aprendendo Corel Draw 2

Aprendendo Corel Draw 2 ÍNDICE Introdução Ferramentas do Trabalhando com cores Trabalhando com objetos Transformando objetos desenhados Clonagem de objetos Formatando objetos Preenchimentos e Contornos Preenchimento Gradiente

Leia mais

Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha

Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha Ariel Garaza Díaz Sobre o autor Ariel mora e trabalha em Montevidéu, Uruguai. Tornou-se um designer profissional em 1980 e usa o software Corel desde

Leia mais

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração:

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: PS02_02-08: Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA Exercícios: 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: 2) Finalize a configuração. A janela da imagem, também chamada de tela

Leia mais

Mascarar imagens. Você aprenderá a. Abrir a imagem

Mascarar imagens. Você aprenderá a. Abrir a imagem Mascarar imagens Bem-vindo ao Corel PHOTO-PAINT, um sofisticado programa de edição de imagens de bitmap que permite o retoque de fotos existentes ou a criação de gráficos originais. Você aprenderá a Neste

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Lista de Atalhos para Photoshop em Mac e Windows

Lista de Atalhos para Photoshop em Mac e Windows Lista de Atalhos para Photoshop em Mac e Windows Nota: incluímos apenas os atalhos que funcionam no teclado português GERAIS Operação Macintosh Windows Mostrar/esconder todas as paletas Tab Tab Mostrar/esconder

Leia mais

Desenhando no Flash. Comece um novo arquivo novo, de tamanho 500 X 300 pixels.

Desenhando no Flash. Comece um novo arquivo novo, de tamanho 500 X 300 pixels. Desenhando no Flash Os arquivos criados no Flash guardam e apresentam as informações gráficas vetorialmente. Isto significa que as imagens são entendidas como formas e preenchimentos e o que é armazenado

Leia mais

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2 Paint Brush 1- Conhecendo o Paint Brush...2 2- Tamanho do desenho...2 3- Barra de Ferramentas...3 a) Recortar...3 b) Borracha...4 c) Balde...4 d) Conta-gotas...4 e) Lupa...4 f) Lápis...5 g) Pincel...5

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Scanners da série i4000

Scanners da série i4000 Scanners da série i4000 Guia de Configuração de digitalização para aplicativos TWAIN A-61653_pt-br Usando a fonte de dados TWAIN Iniciando a Ferramenta de validação de scanner (SVT)... 2 Caixa de diálogo

Leia mais

APOSTILA DE DESENHO TÉCNICO NO COREL DRAW PROFESSORA GRAZIELA BRUNHARI KAULING UNIDADE 02: COREL DRAW

APOSTILA DE DESENHO TÉCNICO NO COREL DRAW PROFESSORA GRAZIELA BRUNHARI KAULING UNIDADE 02: COREL DRAW APOSTILA DE DESENHO TÉCNICO NO COREL DRAW PROFESSORA GRAZIELA BRUNHARI KAULING UNIDADE 02: COREL DRAW 1 INTRODUÇÃO ÀS FERRAMENTAS DO PROGRAMA COREL DRAW INTRODUÇÃO O Corel Draw é um programa de design

Leia mais

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O PowerPoint 2000 03 - ASSISTENTE DE AUTOCONTEÚDO 04 - MODELO DE ESTRUTURA 05 - INICIAR COM UM MODELO DE ESTRUTURA 06 - ESCOLHER UM AUTOLAYOUT

Leia mais

SHARP SELETIVO TUTORIAL PARA GIMP

SHARP SELETIVO TUTORIAL PARA GIMP SHARP SELETIVO TUTORIAL PARA GIMP Praticamente todo mundo que trabalha com fotografia e programas de edição de imagem, seja o PhotoShop, GIMP ou similares, em algum momento usa a ferramenta unsharp mask

Leia mais

ETI - Edição e tratamento de imagens digitais

ETI - Edição e tratamento de imagens digitais Curso Técnico em Multimídia ETI - Edição e tratamento de imagens digitais 2 Fundamentos "Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus." 2 Timóteo 1:13

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS 1 Para iniciar a edição de um esquema elétrico para posterior simulação, busque no menu Iniciar do Windows, a opção Todos os Programas. Localize a pasta onde foi instalado o Proteus e selecione o programa

Leia mais

PAINT SHOP PRO. No mundo do SOLUÇÕES

PAINT SHOP PRO. No mundo do SOLUÇÕES Edição de fotografias SOLUÇÕES No mundo do PAINT SHOP PRO Aprenda a alterar os fundos das suas fotos com muita imaginação. Tudo com o Paint Shop Pro que pode encontrar no CD/DVD deste mês. P n Texto Pedro

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

BrOffice Impress Módulo 06 ÍNDICE

BrOffice Impress Módulo 06 ÍNDICE ÍNDICE VÍDEO 1 Trabalhando com o BrOffice.org Impress VÍDEO 2 Conhecendo o BrOffice.org Impress VÍDEO 3 Criando uma nova apresentação VÍDEO 4 Estrutura de tópicos VÍDEO 5 Layout VÍDEO 6 Trabalhando com

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

Exercício 6: Elaboração de croquis rebuscados e adição de fotos no desenho.

Exercício 6: Elaboração de croquis rebuscados e adição de fotos no desenho. UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM DESIGN DE MODA ILUSTRAÇÃO I PROFESSORA GISELE DOS SANTOS Exercício 6: Elaboração de croquis rebuscados e adição

Leia mais

Para alterar o texto diretamente na página selecione a ferramenta Texto e clique sobre o bloco de texto parágrafo ou artístico.

Para alterar o texto diretamente na página selecione a ferramenta Texto e clique sobre o bloco de texto parágrafo ou artístico. Quando precisarmos utilizar trechos de texto mais longos, como frases inteiras e parágrafos, utilizaremos o recurso Texto Parágrafo. Para iniciarmos um texto parágrafo selecionamos a ferramenta Texto e

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice Índice Apresentação...2 Barra de Título...2 Barra de Menus...2 Barra de Ferramentas Padrão...2 Barra de Ferramentas de Formatação...3 Barra de Fórmulas e Caixa de Nomes...3 Criando um atalho de teclado

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Vetorizar imagens Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você irá vetorizar uma imagem de bitmap para convertê-la

Leia mais

Sobre a Segunda Parte: Sobre a Primeira Parte:

Sobre a Segunda Parte: Sobre a Primeira Parte: Tutorial Sobre Como Criar Sprites 3D Utilizando o Editor Gráfico do Word e Sobre Como Manipular Sprites Criados no Word Utilizando o Programa de Criação de Jogos Game Maker Sobre a Primeira Parte: Esta

Leia mais

Macromedia Flash MX 1

Macromedia Flash MX 1 Macromedia Flash MX 1 Macromedia Flash MX 2 Universidade José do Rosário Vellano Bacharelado em Ciência da Computação Práticas de Ensino Alunos: Dayana Ribeiro de Castro Ferreira Luiz Ferreira Peçanha

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática O Paint é o programa de edição de imagens padrão do Windows, ao instalar o sistema o Paint é instalado automaticamente. Provavelmente,

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

CRIAR UMA ANIMAÇÃO BÁSICA NO FLASH MX

CRIAR UMA ANIMAÇÃO BÁSICA NO FLASH MX CRIAR UMA ANIMAÇÃO BÁSICA NO FLASH MX Introdução Este tutorial vai-te ajudar a compreender os princípios básicos do Flash MX - tal como layers, tweens, cores, texto, linhas e formas. No final deste tutorial

Leia mais

Olhos no Blender 3D. Apresentação

Olhos no Blender 3D. Apresentação Modelando Personagens Olhos no Blender 3D José Fernando Reinicke Apresentação Este tutorial apresenta-se dividido em duas etapas. A Primeira Etapa - Cinco Minutos Modelando faz uma abordagem sobre a modelagem

Leia mais

Capítulo 1 - PHOTOSHOP

Capítulo 1 - PHOTOSHOP Capítulo 1 - PHOTOSHOP O Adobe Photoshop é um dos mais completos editores gráficos. Ele permite Que você faça os mais variados desenhos e ilustrações e ainda apresenta inúmeras operações de efeitos visuais.

Leia mais

HP Espanha - Programa HP Faça você mesmo

HP Espanha - Programa HP Faça você mesmo HP Espanha - Programa HP Faça você mesmo Introdução ao Photoshop CS2 Faça o Adobe Photoshop CS2 trabalhar para você: estude a preparação, edição e criação de imagens. 2007 Hewlett-Packard Development Company,

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo.

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo. O que é o Gimp? O GIMP é um editor de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos e logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando o paradigma de camadas, remover

Leia mais

Imprimindo Branco e Clear na C941dn OKI

Imprimindo Branco e Clear na C941dn OKI Imprimindo Branco e Clear na C941dn OKI Com a C941dn OKI, você pode demonstrar toda a sua criatividade e ampliar suas possibilidades nas impressões, produzindo materiais com uma enorme variedade de cores

Leia mais

Aula Número 01. Sumário

Aula Número 01. Sumário Aula Número 01 Sumário Conceitos Básicos:... 3 Movendo-se numa Planilha... 4 Selecionando Múltiplas Células... 4 Abrindo e Salvando um Arquivo... 6 Salvando um arquivo... 8 Introduzindo e Editando Dados...

Leia mais

Separação de Cores em Photoshop e FastFilms

Separação de Cores em Photoshop e FastFilms Separação de Cores em Photoshop e FastFilms Após a preparação de uma imagem, a nossa opinião vai no sentido de utilizar um software especializado de separação de cores. Pode utilizar o FastFilms ou outros

Leia mais

Conteúdo Programático do Photo Shop

Conteúdo Programático do Photo Shop O Ambiente Adobe Photoshop Conteúdo Programático do Photo Shop Características das Imagens Imagens Vetoriais e de Bitmap Tamanho e Resolução de Imagens Modos de Cores Formatos de Arquivo A Iniciação de

Leia mais

Prática 3 Princípios da Animação

Prática 3 Princípios da Animação Prática 3 Princípios da Animação As animações em um site são bem discutidas quanto ao seu uso, pois, qualquer coisa que se movimenta na visão periférica ocupa lugar na consciência. Isso faz com que o usuário

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Photoshop - Actions algumas dicas

Photoshop - Actions algumas dicas Photoshop - Actions algumas dicas O painel Actions é um gravador... de acções! 1 Activar/Desactivar 2 Abrir caixa de diálogo 3 Parar a gravação 1 2 4 Begin recording: quando vermelho, indica que uma acção

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

PhotoStudio 6 Manual

PhotoStudio 6 Manual Copyright 2008 ArcSoft, Inc. Todos os direitos reservados. Conteúdo Introdução 02 Paleta de ferramentas 02 Paleta de navegação 07 Como trabalhar com camadas 08 Como trabalhar com cores 10 Comandos de menu

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01 Introduzindo Dados Com o Microsoft Excel é fácil introduzir informações numa planilha e mudar, excluir ou acrescentar dados. Você vai aprender a: - Abrir e salvar um arquivo

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

Exercício - Power Point 4.0

Exercício - Power Point 4.0 Exercício - Power Point 4.0 1 Cenário:Você é um Gerente de Contas da Empresa Ferguson and Bardell e irá criar uma apresentação de investimento. Este é o primeiro exercício de uma série de 5, os exercício

Leia mais

Instrutor Alexandre - CorelDraw

Instrutor Alexandre - CorelDraw Quem não leu o meu primeiro tutorial, corra para ler, pois tem muitas dicas interessantes lá! Quem já leu, preparem-se para mais dicas!! Abra o COREL e coloque a folha na horizontal (paisagem). Feito assim

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução 1

SUMÁRIO. Introdução 1 SUMÁRIO Introdução 1 Tela de Apresentação 1 Criando Figuras Simples 2 Linhas Curvas 3 Figuras Geométricas 4 Ferramenta Seleção 4 Desfazer e Repetir 4 Colorindo os Objetos 5 Ferramenta Zoom 5 Gravando,

Leia mais