ILLUSTRATOR CS6 CRIAÇÃO VETORIAL SEM LIMITES MINISTRADO POR GETULINO PACHECO JUNIOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ILLUSTRATOR CS6 CRIAÇÃO VETORIAL SEM LIMITES MINISTRADO POR GETULINO PACHECO JUNIOR"

Transcrição

1 ILLUSTRATOR CS6 CRIAÇÃO VETORIAL SEM LIMITES MINISTRADO POR GETULINO PACHECO JUNIOR

2 Organização da área de trabalho O Illustrator CS6 apresenta uma área de trabalho mais prática e inteligente onde pode se trabalhar com painéis ou ícones. No workspace do aplicativo oferece vários opções de arranjo para as ferramentas que, na maioria das vezes, são associadas o que ajuda o usuário na hora de localizálas. Com uma interface moderna e atualizada a nova versão apresenta recursos bastante interessantes. O aplicativo possui agora mais precisão, velocidade e muita estabilidade em arquivos grandes e complexos graças a um novo sistema de desempenho que melhora o Illustrator CS6. Com o suporte nativo a 64 bits, pode se acessar toda a memória RAM do computador para abrir, salvar e exportar facilmente arquivos grandes. Praticamente tudo fica ágil e com resposta mais rápida. Clicar sobre as setas na parte superior direita da caixa de ferramentas faz com que ela fique dividida em duas colunas ou vice e versa. Utilizando o mesmo processo nas demais ferramentas faz com que elas fiquem no formato de ícones ou paineis.

3 Arrastar um grupo de ferramentas da caixa de ferramentas para a sua área de trabalho e encaixá-las no sentido vertical ou horizontal melhora o desempenho do acesso assub ferramentas do painel. É possível visualizar seu documento com fundo transparente. Pressione Shift + Comand/Control + D para habilitar a função e o mesmo comando para desativar. Para visualizar uma grade de apoio no fundo do seu documento pressione Comand/Control + Pressionando Comand/Control + K é habilitada o Painel Preferences onde, em Constrain Angle, pode se mudar o ângulo da grade. Mude o modo de visualização de tela do Illustrator, caso deseje visualizar seu arquivo em tela cheia ou sem alguns detalhes como, por exemplo, ocultar a janela com as barras de rolagem ou o Menu de opções na Barra superior. Para isto navegue pelas opções de visualização localizadas no último ícone da caixa de ferramentas ou pressione a tecla F. Para ocultar os painéis e a caixa de ferramentas pressione Tab.

4 EDITANDO ART BOARDS No Illustrator CS6 agora, pode-se trabalhar com várias art boards dentro de um mesmo documento - basta que, no momento em que for criar um novo arquivo, o usuário determine o número de art boards que deseja. Através daferramenta Art Board Tool, pode-se editar o formato e posicionamento de várias art boards; uma vez ativada essa ferramenta, todas as art boards criadas são diferenciadas por meio de números, possibilitando também o reposicionamento das mesmas no próprio documento. Um exemplo prático dessa nova opção é que se pode criar várias art boards (por exemplo, quatro delas) e, para cada uma, criar uma configuração específica - uma para banner, uma para formato A4, outra para A3, outra para tela de pintura etc. No momento de dar saída a uma arte, basta o usuário especificar à impressora com qual das art boards se está trabalhando. Pode se aplicar ao art board marcas de sangria (Bleed) que aparecem indicadas como uma margem vermelha ao redor da página e que podem ter seu valor estipulado numericamente no Document Setup através de um botão localizado na barra do menu principal. EDITANDO VISUALIZAÇÃO DE ARQUIVOS O Arrange Document, permite escolher diferentes formas de visualizações para os arquivos abertos em seu aplicativo. Basta escolher a distribuição desejada representada pelos ícones localizados na barra do menu principal e clicar sobre um deles.

5 Nesta nova versão é posseivel digitar nomes em camadas, amostras, pincéis, telas de pintura, e outros painéis diretamente nos próprios painéis sem o uso de caixas de diálogo intermediários. O painel Color agora gera os valores exadecimais das cores selecionadas ficando muito fácil tranferi- las para outros aplicativos.

6 Vetorizando com o Live Trace Com a ferramenta Live Trace do Illustrator é possivel converter em pouco passos uma imagem em vetor. A) Posicione uma imagem qualquer em seu documento. B) Com ela selecionada, vá ao Menu Principal e abra as opções de Live Trace. Você pode escolher entre as várias opções já estabelecidas ou acionar Image Trace Painel para abrir o painel de opções. C) Neste painel, além de você ter acesso a todas as opções do Live Trace, você pode editar cada uma das opções de acordo com a necessidade do trabalho. Ative no painel de a\opção Preview para visualizar as alterações na imagem. A versão CS6 permite resultados exelentes com linhas limpas e ajustes precisos são conseguidos através de conroles simples.

7 Dicas para melhorar a performance de algumas ferramentas A maioria dos paineis de modificações do Illustrator está vinculada a medidas, como as réguas e objetos, que podem ser aplicadas com tipos de medidas préespecificadas ou alteradas posteriormente. O Illustrator trabalha com vários padrões de medidas que podem ser alteradas em Illustrator > Preferences> Units & Display Performance. Réguas Para acionar as réguas no Illustrator vá em View> Show Rulers. Clique sobre a régua e arraste para puxar uma guia em seu arquivo. Você pode esconder a visualização das réguas pressionando as teclas Comand/ Control+; ou eliminálas de seu arquivo em View> Guides > Clear Guides. As Guias da régua do aplicativo não só servem como delimitadores de medidas, mas também, e alguns casos, atuam como um objeto. Como padrão do aplicativo as guias ao serem arrastadas para o arquivo permanecem travadas. Para destravá-las, vá em View> Guides e acione Look Guides. Com a régua livre é possivel rotacioná- la, deletá-la ou usá-la como um objeto que aceita funções de algumas ferramentas, como por exemplo : Ao ser usada a guia em conjunto com Pathfinder, pode ser utilizada para se dividir objetos. Assim como é possível converter Guides em objetos, também podemos converter qualquer objeto em guides. Selecione o objeto e vá emview> Guides> Make Guides. A função Smart Guides Reguas Inteligentes possui informações sobre medidas, ângulos e centralizações de objetos que aparecem ao lado das quias conforme ocorrem as operações. Esta função pode ser ativada ou desativadas em View> Smart Guides ou pressionando as teclas Comand + U.

8 Alinhamento de objetos Ao selecionar um ou mais objetos no Illustrator automaticamente as opções de alinhamento de objetos aparecem na barra superior do Menu de Opções. Para fazer o alinhamento basta selecionar os objetos e clicar sobre um dos ícones de alinhamento que corresponde a forma de alinhamento desejado. No CS6 você pode determinar se o alinhamento do objeto ou conjunto de objetos irão ser alinhados pela margem do documento ou seleção. Clique na seta localizada a direita do ícone de alinhamento, e detemine a forma de alinhamento. Quando se alinha um grupo de objetos por exemplo em um plano vertical e as opções Align to selection ou Align to Artboard estiverem desativadas, é normal que o Illustrator procure uma média entre os elementos e os alinhe em um canto qualquer em seu documento. Para que um determinado objeto permaneça fixo em uma parte qualquer do seu documento e que as demais se alinhem tendo ele como referência, basta selecionar todos os objetos que se deseja alinhar e em seguida, simplesmente clique sobre o objeto de referência e faça o processo de alinhamento. Algumas opções de distribuição de objetos não podem ser encontrados na Barra de Menu de opções, sendo necessário abrir a paleta Align em Window> Align. Estas funções encontradas na parte inferior da paleta podem serem usadas de duas formas: automática ou numérica. Quando a opção automática estiver acionada e aplicada a um grupo de objetos selecionados a distribuição será feita automaticamente com espaços já predefinidos pelo Illustrator. Agora, se precisar determinar com maior precisão a distância entre um objeto e outro, ative então a função Align to Key Object Esta função ativa a opção numérica onde se pode inserir o valor desejado e em seguida clicar sobre um do ícones de distribuição que deseja aplicar.

9 Modos de visualização para trabalhar com documentos complexos Quanto mais detalhes tiver o seu trabalho, mais difícil se torna editá-lo ou até mesmo visualizá-lo em sua área de trabalho. Isto acontece pois a quantidade de objetos e pontos de âncora contidas no trabalho exige mais processamento de sua máquina, tornando lentos alguns procedimentos. Você pode melhorar isto usando alguns recursos : Visualizando em Outline Na barra principal no Menu de Opções acione em View a opção Outline.Isto fará com que o objeto do seu arquivo seja apresentado somente em contornos exigindo menos processamento, uma vez que o preenchimento do objeto está oculto. Este processo também facilita a localização de determinados pontos de âncoras para seleção, o que é bastante complicado de se fazer em um trabalho que tenha um grande número de objetos sobrepostos. Para voltar a visualização normal View> Preview Se seu trabalho estiver separado em Layers você tem a opção de visualizar em aramado somente detalhes do trabalho. Com a tecla Command pressionada, clique sobre o olho de visualização no painel Layers. Somente o objeto contido neste Layer irá ser apresentado em Outline. Navigator e Shortcuts para visualização Para trabalhar com arquivos complexos e ampliados em sua tela, você pode utilizar a ferramenta Navigator ou criar um atalho de visualização. Acione a ferramenta em Window> Navigator. O painel da ferramenta apresenta uma miniatura do documento com um retângulo vermelho sobre ele. Esta marcação em vermelho representa as dimensões de sua tela. Ao ampliar ou reduzir o documento, esta marcação também irá aumentar ou diminuir e somente aquilo que estiver dentro da marcação será apresentado em sua tela. Você pode clicar sobre a marcação e arrastar para outra parte da miniatura e outra parte do documento será apresentada na mesma proporção de ampliação em sua tela.

10 Criar um atalho para visualizar partes ampliadas de seu trabalho em sua tela pode ser uma alternativa ainda mais versátil e prática, pois se trata de um processo onde a posição e porcentagem de ampliação podem ser salvas, bastando acessar estas informações através de comandos que você mesmo poderá criar. Amplie na visualização de sua tela parte da ilustração que se deseja gravar. Em seguida vá ao Menu principal de opções e acione View> New View. Na paleta de diálogo que surge dê um nome para a visualização que deseja gravar. Volte acionar no Menu a opção View e note que, nas opções que seguem logo abaixo das opções New View, surge o nome que você salvou a visualizção. Repita o mesmo processo para criar novas visualizações em outras partes da ilustração. Crie agora os atalhos para ativar estas visualizações, vá em Edit> Keyboard Shortcuts. Na paleta Shortcuts pode se mudar os comandos tanto do menu de comandos como de todas as ferramentas. No caso do atalho que está sendo criado se encontrar no Menu de comandos, ative a função na Paleta Shortcuts. Procure na lista de comandos que surge a função New View. Você pode salvar até dez atalhos diferentes para esta opção. Digite na frente de Custom View o comando que deseja acrescentar e dê ok. Uma caixa de diálogo surge, digite um nome para salvar suas novas visualizações. Este nome vai ser acrescentado no Set do painel, na qual você pode deixá-lo ativado ou voltar no modo Defaut do aplicativo. Agora, é só usar os comandos criados para ativar as visualizações

11 Path Stroke As ferramentas Pen e Pencil são usadas para se traçar linhas. As linhas no Illustrator são conhecidas como caminhos e os pontos que surgem sobre ele quando está selecionado se chamam pontos de âncora. Quando um traço começa em um ponto e termina em outro é chamado Caminho Aberto. Quando começa em um ponto e termina no mesmo ponto se chama Caminho Fechado. As linhas que surgem saindo dos pontos de âncora são chamadas de alças, usadas para para mudar as coordenadas do Caminho. Ao utilizar aferramenta Pen desative antes o preenchimento na caixa de ferramentas do Illustrator para que a ferramenta construa o traço sem preenchimento; já a ferramenta Pencil elimina automaticamente o preenchimento ao ser utilizada. Ao utilizar as alças para mudar as coordenadas do caminho note que os pontos de âncoras continuam fixos, e somente os caminhos se movem. Obs: Para mover as alças ou mudar a posição do ponto de âncora, utilize a ferramenta Direct Selection Em um caminho, por exemplo, com três pontos de âncora, ao mover um dos lados da alça do ponto de âncora central, note que o caminho antes e depois do ponto se movem ao mesmo tempo. Para mover apenas parte do caminho antes ou depois do ponto de âncora é necessário quebrar as coordenadas do caminho. Para isto, ative a ferramenta Convert Anchort Point nas opções da ferramenta Pen. Clique com a ferramenta diretamente sobre a alça e as coordenadas do caminho poderão ser manipuladas de forma independente. A ferramenta Pencil funciona exatamente como um lápis, porém, caso você erre o traço, é só passar o lápis novamente sobre a parte errada e corrigi-la. Esta função pode ser desabilitada, caso precise usar a ferramenta para traçar vários traços sobrepostos, sem que um novo traço não altere a forma do traço anterior. Para isto, dê dois cliques sobre o ícone da ferramenta Pencil e na caixa de diálogo que surge desabilite a função Edit Selected Paths. Para apagar determinada parte de um traço utilize a opção Path Eraser. Para suavizar traços tremidos utilize opção Smoot. À medida em que se passa a ferramenta sobre o traço, suas linhas são suavizadas. Você pode alterar a espessura da Linha através da paleta stroke, bem como suas terminações, caso, por exemplo, queira que o final de uma linha seja arredondada ou reta. A função Dashed Line faz com que o traço fique pontilhado. Caminho Exemplo de Caminho Aberto Alça Ponto de âncora Exemplo de Caminho Fechado

12 Você pode alterar a espessura da Linha através do painel stroke, bem como suas terminações, caso, por exemplo, queira que o final de uma linha seja arredondada ou reta. A função Dashed Line faz com que o traço fique pontilhado. Também pode se alinhar os traços e as extremidades nos cantos de um caminho, adicionar setas com precisão e controlar a forma como essas setas se pocisionarão ao longo de um trecho.

13 Fazer com que um traço fique com um aspecto deformado sem que deixe de continuar sendo um traço é um recurso que se consegue através da ferramenta Width Basta clicar em qualquer lugar ao longo de um caminho traçado e arrastar para aumentar ou diminuir o tamanho. Ao selecionar sobre um caminho alguns pontos de âncora, na barra superior do Menu de opções surgem ferramentas de edição de âncoras e caminhos, entre elas a ferramenta Align. Com este recurso é possível alinhar rapidamente um grupo de pontos de âncora. Por exemplo, você pode fazer com que uma linha curva se torne reta em poucos instantes. Outro recurso também interessante é a ferramenta Convert, que converte rapidamente um Caminho com cantos retos em cantos arredondados ou vice-versa.

14 Para um controle mais preciso dos pontos de âncora, vá em Object> Path opção Averange. Através desta paleta é possível alinhar os pontos de âncora na vertical e na horizontal ou fazer com que os pontos fiquem soprepostos, partindo de um único ponto, bastando selecionar com ferramenta Direct Selection um grupo de pontos e aplicar a função Both na Paleta Averange. Eraser Tool A ferramenta Borracha na paleta de ferramentas funciona como se fosse uma borracha usada no Photoshop, com a diferença que elimina vetores. Basta passar a ferramenta sobre o um objeto ou grupo de objetos e pronto. É simples assim!

15 Perspective Grid Este recurso e extremamente util para criar por exemplo cenas com profundidade. Clique sobre o e ícone Perspective Grid localizado n acaixa de ferramentas e o esquema de grid já aparecera no arquivo.o esquema de grades que surje não são simplesmente guias de orientação para criar um ambiente com profundidade. Ao arrastarmos qualquer objeto para uma das faces do grid este objeto automaticamente sofrera o efeito de perspectiva proporcionados pelos pontos de fuga projetados pela grade. Para ativar esse processo vá até o ícone que surge no topo da pagina quando a ferramenta é ativada. O ícone apresenta um pequeno cubo, clique sobre o lado direito desse cubo, isto fará que a face deste lado do cubo no documento fique no tom alaranjado indicando que os pontos de fuga do lado lado direito da grade fiquem ativos. Clique em outras faces do cubo para ativar outras grades.

16 Abra um retângulo preenchido e arraste o retangulo conforme o sentido demonstrado no exemplo abaixo. Perceba que ao clicar e arrastar o retangulo sobre o documento ele automaticamente já assume a perspectiva fomada pelo ponto de fuga direito da grade. Clique sobre a face esquerda do cubo no icone, a face do cubo ira assumir uma outra cor indicando a seleção do lado esquerdo da grade. Arraste esse retangulo sobre o documento conforme o sentido demonstrado no exemplo abaixo.

17 Este processo também pode ser feito utilizando atalhos no teclado, para isto mude o modo da ferramenta Perspective Grid para Perspective Selection. Para mudar por exemplo o sentido do objeto para o plano direito da grade clique com a ferramenta sobre o objeto e presssione a tecla 1 e o objeto já assumira a perspectiva deste ponto, para o lado esquerdo pressoine tecla 3 e para cima tecla 2. Tecla 1 Tecla 3 Tecla 2 Pinceis com cerdas Desde a versão CS5 um novo grupo de pincéis com características incrivelmente realista.para acessá-los clique duas vezes sobre o novo ícone de pinceis no painel Brushes. Um novo painel de opções do pincel ira surgir e em Shape posso escolher entre uma variedade de diferentes tipos de pincéis e fazer varios tipos de ajustes como por exemplo ajustar o tipo de cerdas e controlar sua densidade e opacidade.

18 Para utiliza lo basta escolher um tipo de pincel fazer os ajustes que achar melhor e pintar. Ao passar o pincel mais de uma vez no mesmo lugar a tinta ira fluir sobre a outra como se fosse uma aguada Uma outra opção incluem a capacidade de se escolher onde pintar, como por exemplo dentro de uma forma, fora dela ou sobre ela. O processo e bem semelhante a uma máscara rápida.

19 Gerenciando cores com o Live Color Caso você não seja um expert em combinações de cores para conseguir desenvolver um trabalho que tenha harmonia de tons, não se preocupe. O Illustrator dá uma forcinha. Com a paleta Color Guide e o gerenciador de cores Live Color fica muito mais fácil de estudar uma combinação de cores para seu trabalho. Por exemplo, basta clicar sobre a cor de um objeto qualquer e verificar na paleta Color Guide que automaticamete a cor complemetar da referência escolhida já foi encontrada. Além da cor complementar, na própria paleta, você encontra pronta uma grande variação de combinações de cores feitas através da referência escolhida. Você pode transferir todas ouqualquer referência de cores geradas na paleta Color Guide para a paleta Swatches. Clique no pequeno set localizado na parte inferior da paleta Color Guide e a referência escolhida irá ser acrescentada na paleta Swacthes. Para ativar o gerenciador de cores Live Color, selecione um grupo de cores em sua arte. No exemplo foram selecionadas as cores do rótulo da lata. Ative o ícone localizada na barra de Menu principal.

20 O painel Live Color surge apresentando todas as cores que compõem o rótulo selecionado. Para fazer alterações de cores no modo Assign, em Corrent Colors, clique sobre a cor que se deseja alterar. Crie a nova cor no Slider Color e automaticamente a cor selecionada será substituída no objeto. Para fazer alterações de cores no modo Edit, clique no botão Edit e um círculo cromático surge com vários pontos coloridos localizados sobre ele. Estes pontos representam as cores do grupo selecionado e a localização de cada uma das cores no círculo cromático. Para aterar qualquer cor basta clicar e arrastar qualquer ponto de uma cor para outra e automaticamenta a cor selecionada no grupo será substituida pela outra cor onde o ponto foi posicionado. Da mesma forma que o painel Color Guide gera uma variação de um tom selecionado, a paleta Live Colors gera variações de grupos de cores selecionados que podem serem aplicados diretamente sobre a arte, possibilitando em tempo real fazer comparações das referências aplicadas.

21 LAYERS, MÁSCARAS E TRANSPARÊNCIA NO ILLUSTRATOR CS6

22 TRABALHANDO COM LAYERS Miniatura do arquivo A palinel Layers no Illustrator é usado para gerenciar e organizar objetos. Quanto mais detalhes tem um trabalho, maior é a necessidade de se usar os Layers. Visualização Acesso ao Sub Layers Nome do arquivo Acesso ao Sub Menu do painel Elimina Layers Máscara Novo Layers Localizador de objetos Acrescenta Sub Layers Toda vez em que um objeto estiver selecionado, um pequeno ponto surge no lado direito da tarja de Layers, indicando a seleção do objeto. No pequeno círculo ao lado pode-se selecionar ou deselecionar objetos de um Layers apenas clicando sobre ele. Um objeto pode ser transferido de um Layer para outro apenas clicando e arrastando o pequeno ponto que indica a seleção do objeto. Uma cópia de um objeto selecionado também pode ser transferida para um novo Layers da mesma forma. Porém, faça o processo com a tecla Alt pressionada.

23 A seta no lado esquerdo da miniatura da acesso ao Sub Layers. Todo o objeto que for criado ou acrescentado neste layer será apresentado de forma individual dentro deste Sub Layers. Isto possibilita gerenciar os objetos de forma específica dentro de um mesmo Layer. Para fazer com que um grupo de objetos sejam distribuídos em Layers separados, clique sobre a tarja do Layers e no Sub Menu da paleta acesse a opção Release to Layers Sequence. Isto fará com que todos os objetos fiquem em Layers individuais com seus respectivos Sub Layers. O painel layers possui também recurso de máscara. Posicione um objeto sobre o outro e clique no primeiro ícone a esquerda na parte inferior do painel. O objeto de primeiro plano servirá de máscara para o objeto de segundo plano.

24 Trabalhando com Máscaras Máscara é um recurso fantástico no Illustrator pois permite esconder rapidamente parte de elementos ou detalhes de alguma imagem que não desejamos usar em determinado trabalho. É um recurso bastante versátil, pois, mesmo após ter sido aplicado, é possível editar tanto a máscara como o conteúdo. No Illustrator, podemos trabalhar com dois tipos de máscaras: Máscara de modo simples- É aquela que é aplicada usando uma forma, fonte ou objeto para mascarar uma imagem ou um elemento qualquer. Máscara de opacidade que é usada através do painel- Transparency. Máscara simples Digite, por exemplo, uma palavra sobre uma imagem, em seguida vá ao Menu principal e em Object > Clipping acione Make. Após ter usado uma fonte para mascarar a imagem é ainda possível editar essa fonte com o conteúdo da imagem inserido dentro dela. Pode-se ainda inserir mais elementos dentro dessa máscara. No exemplo, posicionamos uma borboleta sobre a imagem mascarada pela fonte. E, em seguida, com a borboleta selecionada, aplicamos nela Edit Cut. A imagem da borboleta é eliminada da tela e está gravada na memória. Mude para ferramenta Direct Selection e clique sobre a máscara. Volte em Edit aplique Paste in Front. A borboleta foi inserida na máscara e aplicada sobre a imagem. Para desabilitar a máscara vá em Object > Clipping opção Release.

25 Com a ferramenta Direct Selection edite a máscara formada sobre a imagem. Ainda na barra do Menu principal existem dois ícones que habilitam para mexer só na máscara ou só no seu conteúdo. Máscara de Opacidade A máscara de opacidade é utilizada para esmaecer gratativamente áreas, bordas ou parte de uma imagem. O processo usado é muito semelhante ao do Photoshop, ou seja, as áreas com preenchimento preto escondem informação e as brancas revelam. Ativa edição só para a máscara Ativa edição só para o conteúdo Selecione uma imagem ou elemento que deseja mascarar e em seguida ative o painel transparency e em seu Sub Menu ative Show Thumbnails. Volte ainda no Sub Menu e ative Make Opacity Mask. Ao fazer esse processo verifique se o item Clip esteja ativado no painel o que fara com que a máscara no painel fique preenchido com preto. Lembre-se de que neste processo o preto esconde informações, por isso, a imagem não pode ser vista no documento. Agora utilize uma forma qualquer que queira utilizar como máscara preencha de branco de um copy,clique sobre a máscara no painel transparency e em seguida de um paste. A imagem que estava oculta irá aparecer somente dentro da forma que você aplicou pois ela estava preenchida com branco. Você pode usar um gradiente para esmaecer parte de sua imagem. Clique na máscara no painelansparency. Escolha um tipo de gradient no painel Swatches que seja composto com preto e branco e aplique sobre a máscara. Isto fará com que parte da imagem desapareça gradativamente graças à suavidade do gradient aplicado. Utilize a ferramenta Gradient para alterar a direção do gradiente.

26 Tranparência O método para aplicar transparência em objetos ou imagens no Ilustrator é bastante simples. Basta selecionar qualquer elemento em seu arquivo e no painel de transparência colocar o valor de transparência desejado. Ainda no painel encontramos o recurso do Blendig Mode que são efeitos de transparência prontos, como o Multiply Overlay e outros que, sobrepostos a outra imagem ou tons, produzem efeitos diferentes da opacidade normal. Você ainda pode trabalhar com transparência utilizando recursos do painel Appearence. Através deste painel, você pode, por exemplo, determinar em um objeto composto de preenchimento e contorno qual desses dois elementos será aplicado à transparência. Selecione o objeto, acesse o painel Appearence e selecione nela o item que desejar aplicar a transparência. Ao alterar o valor de opacidade no painel Transparency, somente o item selecionado sofrerá a alteração sobre o objeto selecionado.

27 Criando Patterns complexos No CS6 é possivel criar patterns com um grupo de objetos e fazer um entrelaçamento entre eles de forma que mesmo já criado o Pattern eu posso editar os elementos individualmente e repocisioná-los na composição. Crio uma composição utilizando um grupo e elementos e em seguida com esses elementos selecionados vou até Object> Pattern> Make. Feito este processo a tela entrará no modo de isolamento exibindo de forma rebaixada a composição de meu novo Pattern. Em Pattern Options consigo controlar o espaço entre os ladrilhos da repetição em Width e Height. Após ter feito os ajustes dos ladrinhos salvo o pattern em Save a Copy na tarja cinza no modo isolamento que surge no topo do meu arquivo. Em seguida para sair do modo isolamento clique sobre a seta na parte direita desta tarja. O novo Pattern será salvo no Painel Swathes.

28 Aplicando e editando o Pattern Para aplicar o novo Pattern abra um retângulo ou um objeto qualquer e preencha com o Pattern. Para editar os elementos da composição ou só um dos elementos, clique duas vezes sobre o ícone do Pattern no painel Swatches e a tela entrará no modo de isolamento. Em seguida é so selecionar o elemento desejado da composição e editá-lo. No caso do exemplo selecionei o bichinho e rotacionei. Basta sair do modo isolamento e o Pattern já será atualizado.

29 3D NO ILLUSTRATOR CS6

30 O efeito 3D no Illustrator CS permite facilmente projetar e trabalhar com objetos em 3 dimenções, sendo possível editar, controlar e acessar facilmente todos os lados de um objeto tridimensional, e ainda aplicar ilustrações ou imagens nas diversas faces desse objeto renderizado. Além disso, os recursos de edição variam de acordo com a vontade do usuários. Renderizando uma forma Se a forma a ser renderizada é um quadrado, retângulo ou qualquer outra forma geométrica, tudo o que se tem que fazer é selecionar o objeto e ativar Effect 3D > Extrude & Bevel. Coloque um valor em Extrude Depth para dar profundidade ao objeto, lembrando sempre de que, quanto maior for o valor, maior será essa profundidade. Ative o preview e rotacione o cubo no painel do filtro para poder visualizar e escolher o posicionamento desejado do objeto. No caso de fontes, o procedimento é o mesmo, porém, não é necessário quebrá-las em curvas. Após ter aplicado o filtro, você pode editar normalmente o seu texto, pois os efeitos aplicados automaticamente se adaptarão ao novo texto digitado. Ative o preview e rotacione o cubo na paleta do filtro para poder visualizar e escolher o posicionamento desejado do objeto. Projetando a face de uma embalagem A) Como primeiro passo, com a ferramenta Pen, desenhe um dos lados da embalagem. B) Selecione a forma e aplique o filtro Extrude, como mostrado anteriorment Você pode editar normalmente o seu texto, e os efeitos aplicados automaticamente se adaptarão às modificações. C) Selecione as ilustrações, que irão compor os rotulos da embalagem e as arraste uma de cada vez, para dentro do painel Symbols. D) Selecione o objeto com o efeito 3D aplicado. No painel Appearence, clique duas vezes sobre o item 3D. Isto fará com que a painel 3D seja aberta automaticamente exibindoa mesma configuração aplicada no objeto anteriormente. E) Uma vez acionada o painel 3D, ative a opção Map Art, fazendo um mapeamento em toda a estrutura do objeto renderizado, exibindo em seu preview partes separadas da imagem. Veja individualmente as partes do objeto avançando ou voltando as setas do Sliders Surface, localizado na parte superior do painel. A B

31 F) Para aplicar as ilustrações, escolha a superfície desejada, conforme mostrado no passo anterior. Na opção Symbols, localizada no canto superior esquerdo do painel, procure a ilustração que deseja aplicar e simplesmente arraste-a sobre o preview do painel, fazendo os ajustes necessários. C E F Formas cilindricas Para projetar formas cilíndricas, como por exemplo uma lata ou garrafa, ative Effect > 3D > Revolve. O efeito obtido será praticamente o mesmo, com o mesmo layout de aspecto realista. Basta que se siga a maioria dos passos descritos até aqui, mas com uma importante diferença: neste caso, o filtro necessita de apenas metade do desenho do objeto para renderizá-lo. Por exemplo, para uma taça, desenhe apenas metade dela e o filtro se encarregará de fazer o restante!

Prática 2 Características do Flash

Prática 2 Características do Flash Prática 2 Características do Flash 1. Objetivos Se familiarizar com os Painéis, Frames e Timelines. Desenvolver uma animação simples. 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash

Leia mais

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG)

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG) Corel Draw 12 Enviado por: Jair Marcolino Felix Corel Draw 12 O Corel Draw é um programa de design gráfico pertencente à Corel.O Corel Draw é um aplicativo de ilustração e layout de página que possibilita

Leia mais

Índice Apresentando o software Programa aberto Criando nova animação Trabalhando as animações Ferramentas Abrir uma figura como animação

Índice Apresentando o software Programa aberto Criando nova animação Trabalhando as animações Ferramentas Abrir uma figura como animação Apostila Índice Apresentando o software...o que são GIF s animadas Programa aberto 2 Criando nova animação 3 Trabalhando as animações 3 Ferramentas 4 Abrir uma figura como animação 5 Barras de ferramentas

Leia mais

Apresentação. Adobe Illustrator CS5. Interface única Adobe

Apresentação. Adobe Illustrator CS5. Interface única Adobe 1 Apresentação Quando o assunto é desenhos perfeitos não há como pensar em uma alternativa além dos programas vetoriais. E claro que quando se fala em profissionalismo não temos como esquecer a Adobe,

Leia mais

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração:

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: PS02_02-08: Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA Exercícios: 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: 2) Finalize a configuração. A janela da imagem, também chamada de tela

Leia mais

Para alterar o texto diretamente na página selecione a ferramenta Texto e clique sobre o bloco de texto parágrafo ou artístico.

Para alterar o texto diretamente na página selecione a ferramenta Texto e clique sobre o bloco de texto parágrafo ou artístico. Quando precisarmos utilizar trechos de texto mais longos, como frases inteiras e parágrafos, utilizaremos o recurso Texto Parágrafo. Para iniciarmos um texto parágrafo selecionamos a ferramenta Texto e

Leia mais

Trabalhar com Layers em Photoshop

Trabalhar com Layers em Photoshop Painel Layers / Camadas Trabalhar com Layers em Photoshop Existem cinco tipos de layers / camadas, que podem estar listados neste painel: - de imagem, contendo pixéis - de texto, com texto editável - de

Leia mais

Tutorial Paint Brush

Tutorial Paint Brush Tutorial Paint Brush GET da Engenharia Computacional Curso de Mídias Digitais Jan 17, 2011 GET da Engenharia Computacional Tutorial Paint Brush 1/27 O Paint é um programa utilizado para a criação de desenhos

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução 1

SUMÁRIO. Introdução 1 SUMÁRIO Introdução 1 Tela de Apresentação 1 Criando Figuras Simples 2 Linhas Curvas 3 Figuras Geométricas 4 Ferramenta Seleção 4 Desfazer e Repetir 4 Colorindo os Objetos 5 Ferramenta Zoom 5 Gravando,

Leia mais

Apostila de CmapTools 3.4

Apostila de CmapTools 3.4 Apostila de CmapTools 3.4 Índice Definição do software... 3 Criando um novo mapa... 3 Adicionando um conceito... 3 Alterando a formatação das caixas (Barra de Ferramentas Estilos Paleta Styles)... 7 Guia

Leia mais

Macromedia Flash MX 1

Macromedia Flash MX 1 Macromedia Flash MX 1 Macromedia Flash MX 2 Universidade José do Rosário Vellano Bacharelado em Ciência da Computação Práticas de Ensino Alunos: Dayana Ribeiro de Castro Ferreira Luiz Ferreira Peçanha

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

Curso de Adobe Illustrator CS4

Curso de Adobe Illustrator CS4 Curso de Adobe Illustrator CS4 Apresentação do Programa O Adobe Illustrator CS4 é um programa de desenho e ilustração vectorial, que coloca à disposição dos profissionais poderosas ferramentas para a concepção

Leia mais

Microsoft Power Point - Manual de Apoio

Microsoft Power Point - Manual de Apoio Microsoft Power Point - Manual de Apoio Pág. 1 de 26 Apresentação e introdução O ambiente de trabalho do Power Point. Abrir, guardar e iniciar apresentações. Obter ajuda enquanto trabalha. Principais barras

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

2.1-Trabalhando com plano de fundo... 7 2.2-Compreendendo o funcionamento do plano de fundo... 8

2.1-Trabalhando com plano de fundo... 7 2.2-Compreendendo o funcionamento do plano de fundo... 8 NRTE CAMPINAS OESTE 2006 Índice 1.Trabalhando com o Publisher... 4 1.1- Iniciando com o catálogo... 4 1.2- Usando um assistente para alterar a publicação... 5 1.3 -Usando molduras... 5 1.4- Ferramentas...

Leia mais

Aprendendo Corel Draw 2

Aprendendo Corel Draw 2 ÍNDICE Introdução Ferramentas do Trabalhando com cores Trabalhando com objetos Transformando objetos desenhados Clonagem de objetos Formatando objetos Preenchimentos e Contornos Preenchimento Gradiente

Leia mais

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo.

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo. O que é o Gimp? O GIMP é um editor de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos e logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando o paradigma de camadas, remover

Leia mais

[CURSO DE FÉRIAS FIREWORKS] JULHO / 2011

[CURSO DE FÉRIAS FIREWORKS] JULHO / 2011 Conteúdo 1. OBJETIVO DO FIREWORKS... 2 1.1 - Diferença entre imagem Vetorial e Bitmap... 2 1.2 - Formato de Arquivos... 3 2. AMBIENTE DO FIREWORKS... 3 2.1 - INICIANDO UM PROJETO... 4 3. DESENHANDO NO

Leia mais

Altere o modo de mesclagem do círculo com o efeito para Multiply na paleta Transparency, em seguida, reduza a opacidade para cerca de 15%.

Altere o modo de mesclagem do círculo com o efeito para Multiply na paleta Transparency, em seguida, reduza a opacidade para cerca de 15%. CRIANDO UM RELÓGIO O principal ingrediente que nós vamos adicionar a este projeto, além de um monte de círculos para construir a forma geral, é uma gama de preenchimentos de gradiente. Estes gradientes

Leia mais

Microsoft Power Point 2007

Microsoft Power Point 2007 Microsoft Power Point 2007 Sumário Layout e Design 4 Formatação de Textos 8 Salvando um arquivo do PowerPoint 15 Plano de Fundo 16 Marcadores 18 Réguas e grade 19 Tabelas 20 Gráficos 21 Imagens 22 Smart

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK 1 SÚMARIO ASSUNTO PÁGINA Componentes da Lousa... 03 Função Básica... 04 Função Bandeja de Canetas... 05 Calibrando a Lousa... 06

Leia mais

APOSTILA DE DESENHO TÉCNICO NO COREL DRAW PROFESSORA GRAZIELA BRUNHARI KAULING UNIDADE 02: COREL DRAW

APOSTILA DE DESENHO TÉCNICO NO COREL DRAW PROFESSORA GRAZIELA BRUNHARI KAULING UNIDADE 02: COREL DRAW APOSTILA DE DESENHO TÉCNICO NO COREL DRAW PROFESSORA GRAZIELA BRUNHARI KAULING UNIDADE 02: COREL DRAW 1 INTRODUÇÃO ÀS FERRAMENTAS DO PROGRAMA COREL DRAW INTRODUÇÃO O Corel Draw é um programa de design

Leia mais

Abra um novo documento com tamanho 468x60 e adicione um fundo na cor branca, vamos montar a primeira moldura do nosso banner.

Abra um novo documento com tamanho 468x60 e adicione um fundo na cor branca, vamos montar a primeira moldura do nosso banner. FIREWORKS 1- BANNER ANIMADO - banner tamanho 468 x 60px (full banner). Abra um novo documento com tamanho 468x60 e adicione um fundo na cor branca, vamos montar a primeira moldura do nosso banner. Agora

Leia mais

TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape

TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape Pra quem não sabe, o Inkscape é um programa de desenho vetorial, assim como o Illustrator da Adobe, porém é software livre. Atualmente encontra-se na versão

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica

Universidade Federal de Pelotas Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça CAVG Disciplina: Informática Apresentação Gráfica Apresentação Gráfica Microsoft Office Power Point 1 Sumário 1. MICROSOFT POWER POINT... 4 1.1. INICIANDO O MICROSOFT POWER POINT... 4 2. CONHECENDO A INTERFACE DO POWER POINT... 5 2.1. O DOCUMENTO DO POWER

Leia mais

Introdução ao Fireworks CS4

Introdução ao Fireworks CS4 Introdução ao Fireworks CS4 Profa. Flávia Pereira de Carvalho Fontes: Adobe Fireworks CS4 Design para Web Processor Alfamídia Criação de Sites: Layout e Projetos - Processor Alfamídia Crie, Anime e Publique

Leia mais

MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS

MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS Utilizando Camadas As camadas representam uma forma efetiva para organização do trabalho. Podemos imaginar as camadas como películas sobrepostas onde podemos desenhar.

Leia mais

Introdução ao Fireworks CS4

Introdução ao Fireworks CS4 Introdução ao Fireworks CS4 Profa. Flávia Pereira de Carvalho Fontes: Adobe Fireworks CS4 Design para Web Processor Alfamídia Criação de Sites: Layout e Projetos - Processor Alfamídia Crie, Anime e Publique

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática O Paint é o programa de edição de imagens padrão do Windows, ao instalar o sistema o Paint é instalado automaticamente. Provavelmente,

Leia mais

Prática 3 Princípios da Animação

Prática 3 Princípios da Animação Prática 3 Princípios da Animação As animações em um site são bem discutidas quanto ao seu uso, pois, qualquer coisa que se movimenta na visão periférica ocupa lugar na consciência. Isso faz com que o usuário

Leia mais

Microsoft. Power Point 97

Microsoft. Power Point 97 Microsoft Power Point 97 Microsoft Power Point 97 Índice INTRODUÇÃO... 1 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÕES DE SLIDES... 2 Tela Inicial... 3 Tipos de layouts para formatar slides:... 3 AS BARRAS DE FERRAMENTAS...

Leia mais

EDITOR DE TEXTO BROFFICE WRITER

EDITOR DE TEXTO BROFFICE WRITER 1 1 Editor de Texto BrOffice Writer O Writer é o editor de texto do pacote OpenOffice, que corresponde ao Microsoft Word. Um editor de texto é um programa com recursos para formatação de texto que poderá

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

1. Introdução ao Adobe Illustrator CC. 2.6. Ferramentas de Seleção e Visualização. 1.1. Novidades do Illustrator CC. 3. Desenho. 1.2.

1. Introdução ao Adobe Illustrator CC. 2.6. Ferramentas de Seleção e Visualização. 1.1. Novidades do Illustrator CC. 3. Desenho. 1.2. 1. Introdução ao Adobe Illustrator CC 1.1. Novidades do Illustrator CC 1.2. Abrir o Programa 1.3. Criar um Novo Documento 1.4. Área de Trabalho 1.4.1. Paletas e Painéis 1.4.2. Menus de Contexto 1.4.3.

Leia mais

Instrutor Alexandre - CorelDraw

Instrutor Alexandre - CorelDraw Quem não leu o meu primeiro tutorial, corra para ler, pois tem muitas dicas interessantes lá! Quem já leu, preparem-se para mais dicas!! Abra o COREL e coloque a folha na horizontal (paisagem). Feito assim

Leia mais

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word PowerPoint 2013 Sumário Introdução... 1 Iniciando o PowerPoint 2013... 2 Criando Nova Apresentação... 10 Inserindo Novo Slide... 13 Formatando Slides... 15 Inserindo Imagem e Clip-art... 16 Inserindo Formas...

Leia mais

NAPNE / RENAPI. Google SketchUp 8

NAPNE / RENAPI. Google SketchUp 8 NAPNE / RENAPI Google SketchUp 8 Agosto de 2011 Sumário 1 Introdução... 4 2 Requisitos básicos... 4 3 Itens... 4 3.1 Assista os tutoriais em vídeo... 5 3.2 Leia dicas e truques... 6 3.3 Visite a Central

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Criar um logotipo Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um logotipo para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

1 Crie uma pasta (dentro do seu diretório) com o seu nome. 2. Se tiver dúvida pergunte o seu professor

1 Crie uma pasta (dentro do seu diretório) com o seu nome. 2. Se tiver dúvida pergunte o seu professor i.exe FrontPage Criação de Home Page s PPaaggi innaa 1 Sobre FrontPage Parte 1 Front Page é uma ferramenta para criação e gerenciamento de web s.o aluno não necessita de nenhum conhecimento de programação

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1... 3 Apresentação do Photoshop... 3 Barra de Menus... 3 Barra de Opções... 3 Barra de Ferramentas...4

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Vetorizar imagens Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você irá vetorizar uma imagem de bitmap para convertê-la

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

BrOffice Impress Módulo 06 ÍNDICE

BrOffice Impress Módulo 06 ÍNDICE ÍNDICE VÍDEO 1 Trabalhando com o BrOffice.org Impress VÍDEO 2 Conhecendo o BrOffice.org Impress VÍDEO 3 Criando uma nova apresentação VÍDEO 4 Estrutura de tópicos VÍDEO 5 Layout VÍDEO 6 Trabalhando com

Leia mais

Adobe Photoshop CS5. Aula 5

Adobe Photoshop CS5. Aula 5 Adobe Photoshop CS5 Aula 5 Tema da aula: Mudando a cor dos olhos Assuntos tratados nesta aula: Criar nova camada Renomear camada Ferramenta Zoom Ferramenta Pincel Definindo Cor do Primeiro Plano Regulagem

Leia mais

Tutorial Blender. por Luis Carlos Retondaro (yudeen) yudeen@gmail.com http://www.retondaro.pro.br

Tutorial Blender. por Luis Carlos Retondaro (yudeen) yudeen@gmail.com http://www.retondaro.pro.br Tutorial Blender por Luis Carlos Retondaro (yudeen) yudeen@gmail.com http://www.retondaro.pro.br Modelagem de cabeça estilo cartoon para animação (box modelling) Este tutorial foi adaptado de um vídeo

Leia mais

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas:

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Criando arquivo novo Seleções Cor uniforme Lata de Tinta Criando camadas Janela

Leia mais

ATENÇÃO. Leitura Indispensável

ATENÇÃO. Leitura Indispensável ATENÇÃO Leitura Indispensável O Guia Rápido do Asure ID 2009 foi criado com base na versão Exchange, ou seja, a versão mais completa da linha Asure ID 2009, portanto, os usuários de outras versões ao utilizarem

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/PGTIAE. Tutorial SweetHome3D

Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/PGTIAE. Tutorial SweetHome3D Universidade Federal do Rio de Janeiro NCE/PGTIAE Tutorial SweetHome3D Trabalho apresentado ao Prof. Carlo na Disciplina de Software Livre no curso Pós Graduação em Tecnologia da Informação Aplicada a

Leia mais

MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO

MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO Atualização 01/10/2001 2 Objetivo Este treinamento é dirigido a pessoas que desejam aprender como aplicar e criar estilos; criar e formatar tabelas; adicionar formatações

Leia mais

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento

Leia mais

Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO. Versão: 1.0 Direitos reservados.

Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO. Versão: 1.0 Direitos reservados. Bem Vindo GDS TOUCH Manual de utilização GDS Touch PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touchscreen de controle residencial, com design totalmente 3D, interativo

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO

MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO MICROSOFT PowerPoint 2000 SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O PowerPoint 2000 03 - ASSISTENTE DE AUTOCONTEÚDO 04 - MODELO DE ESTRUTURA 05 - INICIAR COM UM MODELO DE ESTRUTURA 06 - ESCOLHER UM AUTOLAYOUT

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

Design de padrões têxteis

Design de padrões têxteis Design de padrões têxteis Anna Maria López López Anna Maria López López vive em Lugo, no noroeste da Espanha. Ela trabalha nos campos de artes gráficas, moda e Web design desde 1994. Seus designs e artes-finais

Leia mais

Apostila para uso do Power Point

Apostila para uso do Power Point Apostila para uso do Power Point Introdução O Power Point, é um aplicativo da MicroSoft desenvolvido para a elaboração de apresentações. Possui recursos de hipertexto e multimídia como som, imagem, animação,

Leia mais

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Projetos

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Projetos Sistema topograph 98 Tutorial Módulo Projetos Como abrir um projeto existente _ 1. Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do topograph e dê um duplo clique sobre ele para carregar o programa.

Leia mais

Sumário - Power Point

Sumário - Power Point Power Point Sumário - Power Point 1. INICIANDO O POWERPOINT... 116 2. APRESENTAÇÃO DA JANELA DO POWERPOINT... 117 3. CONCEITOS BÁSICOS DO POWERPOINT... 118 4. INICIANDO UMA APRESENTAÇÃO... 118 4.1 Autolayouts

Leia mais

Conhecendo o Word... 2 Configurar área de trabalho... 3 Abrir um arquivo já gravado:... 5 Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6

Conhecendo o Word... 2 Configurar área de trabalho... 3 Abrir um arquivo já gravado:... 5 Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6 Microsoft Word 1- Conhecendo o Word... 2 2- Configurar área de trabalho... 3 3- Abrir um arquivo já gravado:... 5 4- Salvar (guardar) o seu trabalho:... 6 5- Formatar a fonte:... 7 6- Desfazendo / repetindo

Leia mais

Sumário. Computação Gráfica Illustrator

Sumário. Computação Gráfica Illustrator 1 Sumário Área de trabalho... 2 Barra de tarefas... 5 Menu ajuda... 6 Menu janela... 7 Menu exibir... 8 Menu efeito... 9 Menu selecionar... 10 Menu tipo... 10 Menu objeto... 12 Menu editar... 13 Menu arquivo...

Leia mais

PowerPoint 2003 - Básico

PowerPoint 2003 - Básico PowerPoint 2003 - Básico Sumário Apresentação Capítulo 1 - Conhecendo o PowerPoint 1.1 Iniciando o PowerPoint 2003 1.2 Conhecendo a tela 1.3 Assistente de autoconteúdo Capítulo 2 - Iniciando uma Apresentação

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

UMC Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples projeto Projeto.

UMC Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples projeto Projeto. UMC - Tecnologia de Automação Industrial Desenho 3 Prof.: Jorge Luis Bazan. Modulo 2 Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples a) Defina um novo projeto para conter

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Curso Especializado Design Gráfico

Curso Especializado Design Gráfico Curso Especializado Design Gráfico 87 horas Descrição: Este pacote de formação é composto pelos programas essenciais e indispensáveis a todos os Designers Gráficos que pretendam compreender os processos

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Trabalhar com layout Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um pôster para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

Photoshop Ponto de fuga Efeito artístico Composição avançada

Photoshop Ponto de fuga Efeito artístico Composição avançada Photoshop Ponto de fuga Faça edição de imagens em perspectiva Efeito artístico Utilize filtros e efeitos para transformar fotos em desenho Composição avançada Recurso do Photoshop permite combinação de

Leia mais

Trabalhando com Imagens no Word XP

Trabalhando com Imagens no Word XP Table of Contents Trabalhando com imagens...1 A barra de desenho...2 Tela de desenho...2 Caixa de Texto...3 Linha...4 Seta...4 Retângulo (e quadrado)...5 Elipse (e círculo)...5 AutoFormas...6 Modificação

Leia mais

Apostila de Word 2013

Apostila de Word 2013 Iniciando o word 2013...01 Regras Básicas para digitação de um texto...02 Salvando um arquivo com senha...02 Salvando um arquivo nas nuvens (OneDrive).... 02 Verificando a ortografia e a gramática do texto...

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Curso de Adobe Illustrator CS2

Curso de Adobe Illustrator CS2 Curso de Adobe Illustrator CS2 Sessão 1: Desenhar logótipos e botões O Adobe Illustrator disponibiliza uma grande variedade de ferramentas para criar formas geométricas, logótipos e símbolos, com muitos

Leia mais

(Ilustração gerada no Sodipodi, tratada no gimp, Documento gerado no OpenOffice)

(Ilustração gerada no Sodipodi, tratada no gimp, Documento gerado no OpenOffice) (Ilustração gerada no Sodipodi, tratada no gimp, Documento gerado no OpenOffice) Tutorial Sodipoi Autor: Alexandre da silva costa Anakinpendragon (anakinpendragon@yahoo.com.br) Esse tutorial vem para

Leia mais

Sumário. 6.3.1. Text Color...14 6.3.2. Background Color...14 6.3.3. Text Properties...14. 6.4. Effects... 15

Sumário. 6.3.1. Text Color...14 6.3.2. Background Color...14 6.3.3. Text Properties...14. 6.4. Effects... 15 1 Sumário 1. Criando um projeto novo... 4 2. Interface:... 4 3. Abas... 5 3.1. Explorer... 5 3.2. Project Media... 6 3.3. Video Fx... 6 3.4. Transitions... 6 3.5. Customizar... 6 4. Timeline... 6 4.1.

Leia mais

Introdução. Tipo de Cor

Introdução. Tipo de Cor Introdução Este material foi pensado pela Gráfica Cartões Mais Barato, com o propósito de facilitar a produção dos seus materiais. Para isso, preparamos o melhor compilado de textos a cerca do fechamento

Leia mais

TUTORIAL SCRIBUS 1.4.2

TUTORIAL SCRIBUS 1.4.2 1 TUTORIAL SCRIBUS 1.4.2 Marinez Siveris asiveris@via-rs.net O que é o Scribus? O Scribus é um excelente programa livre para a produção de revistas, propagandas, jornais, enfim, qualquer documento que

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Cloud canvas

Leia mais

Microsoft Power Point

Microsoft Power Point Microsoft Power Point 1- Introdução... 2 2- Criar uma apresentação... 3 3- Criar uma apresentação com base no modelo de design... 3 4- Cor do fundo da apresentação... 4 5- Ferramentas de Desenho... 6 6-

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS 1 Para iniciar a edição de um esquema elétrico para posterior simulação, busque no menu Iniciar do Windows, a opção Todos os Programas. Localize a pasta onde foi instalado o Proteus e selecione o programa

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE POWER POINT 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U)

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Animação Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Crie uma bola segurando a tecla SHIFT com uma cor qualquer Duplique essa bola através do menu Editar

Leia mais

MANUAL TECLADO ADAPTADO IntelliKeys USB

MANUAL TECLADO ADAPTADO IntelliKeys USB NAPNE Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais SIEP Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica MANUAL TECLADO ADAPTADO IntelliKeys USB Fonte: User s Guide (Guia do

Leia mais

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas 50 II. Para mover um arquivo, pasta, objeto dentro do Windows: 1) Clique com o mouse sobre a pasta, arquivo a serem movidos; 2) Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado; 3) Arraste o objeto para

Leia mais

Tutorial: Abrindo Vídeos e Medindo Comprimentos no ImageJ

Tutorial: Abrindo Vídeos e Medindo Comprimentos no ImageJ 1 1. Introdução Tutorial: Abrindo Vídeos e Medindo Comprimentos no ImageJ O ImageJ é um software livre (freeware) que pode ser obtido gratuitamente no site http://rsb.info.nih.gov/ij/. Esse software é

Leia mais

Explorando a Interface Flash

Explorando a Interface Flash CAPÍTULO UM Explorando a Interface Flash Se essa é sua primeira vez utilizando o Flash, pode levar algum tempo até que você se acostume com a abordagem idiossincrática do programa em relação aos desenhos

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

Tour pela área de trabalho

Tour pela área de trabalho Tour pela área de trabalho Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você se familiarizará com a terminologia

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 10 Inserindo figuras e objetos... 2 Configurando AutoFormas... 2 Criando Caixas de Texto... 3 Inserindo Linhas e Setas... 3 Utilizando WordArt... 4 Inserindo Figuras... 5 Configurando figuras...

Leia mais