A História de Israel

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A História de Israel"

Transcrição

1 A História de Israel Yaacov, neto de Abraham, teve 12 filhos que originaram as 12 Tribos Hebréias. Como vimos, todas elas seguiram os ensinamentos do pai e formaram a base do Povo Judeu. Um desses filhos, Yossef, foi vendido por seus irmãos para Árabes vendedores de perfumes que passavam pela região em uma caravana, que o revenderam para a Corte do Egito antigo. Ao descobrir os dons proféticos de Yossef, o Faraó o nomeou seu Primeiro-Ministro. Quando houve uma crise agrícola que devastou todo o planeta, Yossef, com seus dons, convenceu o Faraó a estocar alimentos e fez com que o Egito se tornasse uma Nação muitíssimo poderosa economicamente. Como a fome também reinava em Israel, os demais irmãos de Yossef foram até o Egito para comprar alimento e, após reconciliarem-se com o irmão, estabeleceram-se por lá, multiplicaram-se e prosperaram. Passados alguns anos, o novo Faraó forjou uma conspiração contra os Hebreus; afirmou que estes representavam uma grande ameaça para o seu império e os escravizou por 210 anos. Após esse período, o mundo voltou a presenciar o que não era visto desde o surgimento do primeiro homem: A presença explícita de D us em cada detalhe da vida das pessoas. Naquela ocasião, ninguém duvidou da existência de D us e dos Seus poderes, pois as modificações nas leis da Natureza foram extremamente evidentes. Os Hebreus então foram libertados da escravidão, e seguiram rumo ao Deserto do Sinai. A maioria, no entanto, não saiu por que o seu nível de crença e confiança em D us era insuficiente para que se lançassem ao deserto sem ter o que comer nem beber. Além disso, a situação deles no Egito tornara-se bastante cômoda depois que adquiriram muitos bens durante o processo de libertação do Povo. Imagine a dificuldade que se tem em lançar-se ao deserto de uma hora para outra, largando para trás tudo o que se tem! Já vimos que o hábito e os interesses pessoais, no caso a riqueza, são obstáculos para se enxergar a verdade. Então, liderado por Moshé um homem simples, de origem desconhecida pelos Hebreus, pertencente à Tribo de Levi o Povo partiu para o deserto. Sete semanas depois, D us apareceu para todo o Povo, e outorgou a Torá. Foi um momento crucial para o mundo. Ali foi entregue para a Humanidade o Manual de Instruções da Vida. Além disso, milhões de

2 pessoas testemunharam a Existência e a Vontade de D us. Depois disso ninguém mais poderia, racionalmente, duvidar deste acontecimento. Mas, ainda assim, o recém-formado Povo Judeu errou, no episódio da construção do Bezerro de Ouro. Se não fosse isso, o objetivo final da Criação do mundo seria concluído naquela ocasião. D us perdoou, e deu mais uma chance, mas voltou a ocultar-se para dificultar a missão da Humanidade e preservar o livre arbítrio das pessoas. Passou a aparecer diretamente apenas para algumas pessoas, em determinados momentos e de forma limitada. Além disso, não apareceria em qualquer lugar; apenas no Mishcan, um Templo provisório que os Judeus carregavam na sua caminhada pelo deserto. Quarenta anos depois o Povo ingressou na Terra de Israel, constituindo-se, assim, como Nação. Por algum tempo, não houve um governo central; o Povo organizava-se em tribos, cada uma com seus territórios definidos, tendo a agricultura como principal atividade econômica. O estudo da Torá era o denominador comum que unia o Povo. O Templo foi instalado em Shiló, mas passou por outras localidades antes de chegar ao seu destino final, Jerusalém, com a construção do Bet Hamicdash pelo Rei Salomão, que substituiria o Mishcan. Naquela época, quando o povo desviava-se do caminho correto era atacado por Nações opressoras; então surgia um líder central para unir a Nação e salvá-la, uma vez que se lembravam de D us e voltavam para o caminho correto. Depois de um tempo, o povo sentiu a necessidade de possuir um rei ou uma autoridade central definitiva que unificasse Israel em um Reino, com as características das Nações da época. O primeiro Reino de Israel sobreviveu por três Reinados até dividir-se em dois: O Reino de Israel e o Reino de Judá. Não demorou muito para ambos serem invadidos por outras Nações. Bela exposição! Em poucas palavras conseguimos abranger alguns séculos de História. Acredito que o Povo sofreu, e ainda sofre, muitas perseguições. Ainda temos muito que contar. Adorei a aula de hoje, mas sinceramente, já estou muito cansado. Podemos continuar amanhã?

3 Fique à vontade. Você, que é um aluno novo, ainda acha bom dormir. Nós aqui sentimos tanto prazer no estudo da Torá que descansamos no máximo quatro horas por dia. Não podemos perder tempo. Gostaria de ficar, mas acho que não será produtivo. Voltei pensativo para o albergue. Aquele dia tinha sido realmente muito esclarecedor. Em algumas horas, eu simplesmente aprendi a História da Humanidade sob uma nova visão. É impressionante como tudo realmente tem sentido, e se encaixa dentro de um Projeto Superior! Não há absolutamente acontecimento algum que não é pensado e analisado por D us antes de se concretizar. Repousei a cabeça no travesseiro, e passei a analisar o que havia aprendido. Comecei a pensar sobre a minha própria vida: Quem sou eu dentro deste projeto? Qual é a minha função como indivíduo? Passei a fazer uma revisão de toda a minha vida sob esta nova ótica. O que me fez nascer naquela biblioteca em Recife? Por que decidi sair de lá? O que me levou à velha Sinagoga de Toledo? Será que foi simplesmente o cheiro dos livros antigos? Lembrei-me, então, do dia em que bati a cabeça na rua e tive a visão das letras voadoras. Realmente elas faziam sentido: Não era apenas uma ilusão momentânea; afinal, o meu mestre soube decifrar o sentido daquelas anotações que fiz nas minhas páginas. Adormeci com a mente ainda confusa, porém mais esclarecida. Acordei muito empolgado para continuar as minhas aulas. Os quatro exílios 16 E então, meu jovem, dormiu bem? Mais ou menos. Depois de tudo o que aprendemos ontem, fiquei refletindo na minha cama. Alguma dúvida? Pensei sobre a minha própria vida e história, e preciso de explicações acerca de um episódio específico. Lembra-se daquelas letras que eu lhe mostrei, que formam a palavra Emet? Sim, quem as escreveu em você? 16 Palestra do Rav. Sitruk, Notre Histoire.

4 Eu mesmo. Como? Você nem mesmo sabia o que elas significavam! Tive uma visão em Nova York. Caí do porta-malas de um carro e elas apareceram para mim. Isso tem algum significado? De onde vieram estas letras? Não posso lhe dizer se foi alguma mensagem, algo de concreto ou simplesmente uma dor de cabeça caprichada. Mas as letras não são apenas tinta escrita sobre papel. Elas têm vida e, muitas vezes, um significado profundo. Talvez algum dia as nossas páginas se deteriorem, sejam queimadas ou devoradas por cupins; mas isso não quer dizer que as nossas letras deixarão de existir. Nossos significados continuarão em algum lugar; seja na mente dos nossos leitores, ou na memória de D us. Hoje em dia já é possível que um livro exista sem jamais ter sido escrito em papel: são os livros digitais. Em outras palavras, o que importa em nós não é a nossa forma física, mas as informações que contemos, o nosso significado. O que acontecerá se não existir mais papéis ou computadores para reproduzir as nossas idéias? O mundo físico é apenas um degrau do que existe lá em cima. O que realmente armazena as informações não está aqui entre nós. Veja o exemplo da Torá: Ela pode ser escrita com tinta sobre papel ou pergaminho. No entanto, nossos Sábios explicam que, na sua origem, ela é escrita em fogo negro sobre fogo branco 17, algo que nós sequer conseguimos entender. Já houve relato de um grande Rabino que viu as letras suspensas, fora do papel. Veremos isso durante a nossa aula de hoje. Onde havíamos parado? Estávamos falando da História do Povo Judeu e das perseguições. Após a divisão do primeiro Reino de Israel, nossos Sábios separam a História do seu sofrimento em quatro grandes exílios: Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma. A equação é simples: sempre que os Judeus se desviassem em algum ponto da sua missão, qual seja, conhecer e demonstrar a verdade ao mundo, seriam jogados dentro de um mundo com as mesmas características negativas. O confronto com essas realidades faria com que seus erros fossem revistos e sua conduta aperfeiçoada. Isso acontece porque toda vez que não conseguimos enxergar os nossos próprios erros, percebemos a gravidade deles nos 17 Rashi, Parashat Vezot Haberachá.

5 outros, pois esses erros passam a nos oprimir. Desde a entrada do Povo na Terra de Israel, foram testemunhados quatro grandes exílios que exemplificaram esta dinâmica. Eles pagaram, e estão pagando, pelos quatro desvios da verdade sofridos pelo Povo Judeu. Podemos encontrar esses desvios dentro de você mesmo; eu os vejo na discussão a respeito dos Obstáculos à Verdade, abordados no capítulo 1. Vejamos onde o povo errou e de que valeram estes erros. Voltemos os nossos óculos especiais, agora, para a época em que Israel estava na sua Terra, porém dividido em dois Reinos: Israel e Judá. Vemos o Povo Judeu confrontado com o erro da idolatria. O império mais importante da época era a Babilônia. No entanto, estes eram muito limitados em termos filosóficos. Em outras palavras, suas buscas pela verdade eram totalmente parciais, e seus deuses eram um reflexo exato dos seus interesses pessoais. Aqui, o povo não nega D us, mas está aderindo à idolatria babilônica. Esse é o primeiro obstáculo que você citou: os interesses pessoais. Portanto, os Judeus de então consideravam D us como uma figura ilustrativa e adequavam a religião segundo aquilo que lhes era mais cômodo. Isso ainda é muito comum no mundo inteiro. Entre os Judeus, esta tendência ainda existe no Movimento Reformista, que tenta adequar a Torá aos seus interesses, e não o contrário. O Império Babilônico foi se expandindo e conquistando muitas terras, inclusive o Reino de Judá. Foi então que se iniciou a primeira Diáspora do Povo Judeu, o exílio na Babilônia. O erro dos Judeus lhes custou a opressão daqueles de quem aprenderam a idolatria. A Babilônia foi logo conquistada pela Pérsia. Este império, com toda a sua força, tinha como característica a demonstração de grandes riquezas. Ali, as festas demoravam dias, a mulher provocava muito desejo e, portanto, era considerada objeto. Assim, o que os distanciava da verdade eram os seus sentidos, um outro obstáculo que você mencionou na sua busca pela verdade. Para os Persas a imagem e a grandeza ditavam o que devia ser honrado; e não a verdade, que é encontrada no interior de cada indivíduo. Infelizmente, os Judeus, já fora da sua Terra, mais uma vez aderiram ao erro da época, o que desencadeou o episódio que lembramos na festa de Purim. Este foi o segundo exílio dos Judeus; essa falsa percepção da realidade lhes custou muito. O exílio encerrou-se com o episódio de Purim. Em breve, os Persas deixariam os Judeus voltarem à Terra de Israel e reconstruírem o Bet Hamicdash.

6 O terceiro exílio aconteceu por intermédio dos Gregos. Grande parte do que se sabe até hoje sobre Matemática e Filosofia se deve aos seus estudos. De lá saíram Sócrates, Platão e Aristóteles grandes gênios que influenciaram o mundo inteiro. Não há dúvida de que suas descobertas foram muito benéficas para o mundo, pois suas tradições eram profundamente baseadas no conhecimento racional. No entanto, havia um ponto que diferenciava a cultura Grega da Judaica: A primeira não tinha as Escrituras Divinas como fonte, o que era insuficiente para o conhecimento Judaico. Os Gregos pensavam por conta própria; por mais elaboradas que suas teorias pudessem ser, estas não eram ditadas por Aquele que criou o mundo. Por isso, poderiam ser perigosos para os Judeus. Seriam como um remédio que fosse receitado não por um médico, que sabe exatamente a função de cada medicamento e os detalhes do funcionamento do corpo humano, mas por alguém que resolveu, baseado nos seus próprios pensamentos, tirar conclusões a respeito do tratamento adequado 18 e se automedicar. Da mesma forma, o mundo não pode ser entendido isoladamente por quem não teve contato com o seu Criador. Identificamos aqui os limites da observação como obstáculos na busca pela verdade. Os Gregos acreditam apenas no que vêem, o que os limita ao mundo físico. No auge desta opressão, a dinastia Judaica dos Hashmonaim venceu militarmente os Gregos e os expulsou de Israel, restabelecendo o Estado Judeu. Este milagre foi acompanhado pelos conhecidos milagres da festa de Chanucá. É interessante notar que este povo afetava os Judeus de forma diferente: Eles não quiseram eliminá-los fisicamente, mas, sim, destruir a sua cultura. Era uma forma revolucionária e muito eficaz de exterminar um povo. Os Gregos foram enviados por D us para testar a fé dos Judeus naquela época e, assim, fortalecê-los como povo. Os Judeus resistiram, e conseguiram manter a sua identidade e sabedoria; assim, prosseguiram com a sua missão. Dois séculos depois, em uma investida Romana para conquistar Jerusalém, os Judeus foram duramente expulsos de Israel. Vários grandes sábios foram exterminados, e o Bet Hamicdash foi completamente destruído. Meu jovem, visualize Roma algumas décadas antes do início da Era Comum: o centro cultural e econômico do mundo. Com certeza foi um dos impérios que mais adquiriu poder ao longo da História. Seus grandes centros, atrações, conquistas militares... Quando lemos um livro, ou assistimos a um filme sobre o assunto, com certeza ficamos impressionados. 18 Rav Yehuda Halevi, Sefer Hacuzari.

7 Mas o que é Roma? Qual é a sua filosofia? Voltemos os nossos óculos para aquela época, naquela cidade. Por trás de todo este orgulho, escondia-se uma vergonha, que estava tão contaminada, que ninguém mais se impressionava. Quando Roma conquistava territórios, fazia gigantescos estragos à população local. Os escravos e prisioneiros de guerra eram expostos ao público em grandes estádios, como o famoso Coliseu, onde havia espetáculos com gladiadores se matando, ou seres humanos sendo devorados por feras como leões e tigres. Mas isso era tão comum que era a grande atração cultural. Os habitantes pagavam caro pelos ingressos, assim como hoje se paga para assistir a uma final de Copa do Mundo de futebol. Quanto mais brutal e cruel era o espetáculo, quanto mais gente morria, mais o público vibrava. Essa era a filosofia de Roma: Grandeza física e pobreza moral. E você, que me perguntou sobre as letras voadoras, saiba que durante a invasão de Israel por Roma os Judeus jamais sofreram tanto; os relatos dos Historiadores da época são de arrepiar. Dentre as torturas, dez sábios, gigantes em Torá, foram condenados a mortes cruéis, de maneiras estranhas, pelo simples fato de serem Judeus influentes e conhecedores da Torá. Um deles foi Rabi Chanania ben Teradion. A sua pena foi ser queimado vivo envolto em rolos de Torá; uma morte extremamente lenta e sofrida. Um discípulo perguntou-lhe, enquanto as chamas consumiam os rolos: Rav, o que você está vendo? E Ele respondeu: Eu vejo os Pergaminhos queimando, e as letras permanecendo intactas, flutuando na atmosfera. Pois é, meu jovem, você não foi o primeiro. Que interessante! Desde então, até os nossos dias, o Bet Hamicdash não foi mais reconstruído. Este quarto exílio é caracterizado pelo egocentrismo e a arrogância. A principal característica dos Romanos era o orgulho, mais um dos obstáculos à busca pela verdade que você mesmo citou. Eles queriam dominar o mundo não porque acreditavam que essa era a vontade de D us, como pregam algumas religiões, nem para impor um modo de vida que consideravam ideal, tampouco para explorar os recursos das terras distantes; esejavam simplesmente dominar por dominar. Era o princípio do Eu sou o melhor, portanto tenho que dominar. Nossos Sábios explicam que Roma é a caracterização da falta de ideologia. Os Romanos simplesmente não acreditavam em coisa alguma e eram avessos a qualquer tipo de tentativa de se encontrar um sentido na vida e no mundo. Ainda hoje essa característica é muito presente no mundo Ocidental, que tem a sua origem em Roma. Os Romanos nunca foram

8 exterminados fisicamente desde então, e acredita-se que seus descendentes são os povos Ocidentais. O erro cometido pelos Judeus e que lhes custou o mais longo e penoso exílio da sua História foi o ódio gratuito. O ódio gratuito é uma conseqüência direta do orgulho e da arrogância 19. Se eu não tenho motivo para odiar alguém e, mesmo assim, eu o odeio, é porque sou incapaz de aceitar a existência de alguém além de mim. Infelizmente, nos nossos dias, isso ainda é evidente. Quando vem aquela vontade imensa de fazer uma fofoca ou falar mal de alguém, é porque imaginamos que, ao desprezarmos o próximo, nós mesmos nos colocamos em evidência. O exílio Romano ainda não terminou, uma vez que a cultura e os Países Ocidentais, onde está a maioria dos Judeus, são compostos pelos descendentes dos antigos Romanos. Em todo esse tempo o Povo Judeu sofreu muito com a arrogância das Nações que o oprimiram, e ainda oprimem. Perfeito! E o que aconteceu durante esses últimos dois milênios de exílio Romano? A partir da destruição do Templo, D us ficou mais distante da realidade do mundo. Tudo ficou muito mais obscuro. Não existiria, a partir de então, um lugar na terra onde se pudesse manter um contato direto com a verdade, da mesma forma como acontecia no Bet Hamicdash. A destruição do Templo e o início desta nova era têm um significado simples: os Judeus não conseguiram, até então, provar que eram capazes de mostrar a verdade para o mundo por meio dos seus atos. O que justifica a escolha do Povo para uma missão tão importante e o direito de permanecer na Terra de Israel é a sua disposição para cumprir tais tarefas. No entanto, as dificuldades foram grandes, até que finalmente foram expulsos pelos Romanos. Após a expulsão de Jerusalém, os sábios Judeus pediram permissão aos Romanos para construir um centro de estudos na cidade de Yavne. Além disso, escreveram o conteúdo da Torá Oral, o complemento da Torá Escrita que, até então, só poderia ser ensinado oralmente. Essa nova era, a que vivemos, é caracterizada por vários fatores. Em termos práticos, D us revela-se de uma forma oculta, não há grandes milagres e modificações das leis da Natureza, tampouco Profetas. É claro que a capacidade de D us modificar essas leis 19 Palestra do R. Sitruk, Notre histoire.

9 naturais continua a mesma; no entanto, nesse período a Humanidade só pode chegar a D us por meio do esforço mental. O motivo dessa realidade pode ser compreendido pela comparação com um pai que quer ensinar o seu filho a andar de bicicleta. Ele não pode ficar segurando o filho o tempo inteiro; por isso se afasta por um momento, e muitas vezes o deixa cair, porque esse é o melhor jeito para se aprender. Durante esses dois milênios, o mundo passou por transformações drásticas. O Império Romano caiu, dando lugar à formação de inúmeras comunidades independentes sem governos centrais. Com o tempo, foram sendo criados estados na Europa, e reis foram nomeados. Os povos Europeus desenvolveram suas capacidades de explorar novas terras, e se expandiram para novos Continentes. O resto você deve conhecer melhor do que eu. Quanto aos Judeus, durante todo esse tempo, eles encontraram maneiras de se organizar em pequenas comunidades fechadas ao redor de todo o planeta. Viveram por centenas de anos cumprindo as Tradições herdadas da época dos Profetas e dos grandes Sábios que viveram na época do Bet Hamicdash. Na ausência deste, que era a extensão da Revelação Divina no Monte Sinai no tempo, a tradição garantiu a continuidade. A passagem desse testemunho de geração em geração serve de principal base para a nossa fé. É um argumento forte para as perguntas fundamentais. Por inúmeras vezes as comunidades Judaicas foram perseguidas pelas próprias Nações que as acolheram. D us passou a enviar esse tipo de problema para inibir a vontade, que por vezes surgia em alguns Judeus, de misturar-se à cultura das Nações entre as quais viviam. Isso seria perigosíssimo, pois se toda essa tradição que guardava a verdade do mundo fosse destruída, o mundo já não faria mais sentido. Há pouco mais de dois séculos, a História do mundo e principalmente a dos Judeus passou a sofrer mudanças radicais. O ponto de partida está localizado no momento em que a Europa Central passou a integrar os povos que antes estavam excluídos do processo cultural dos seus Países; das suas universidades, da organização política e da Sociedade em geral. Assim, Napoleão visava emancipar os povos para que participassem da evolução cultural Ocidental. Desta forma, os Judeus também foram inseridos no contexto sóciocultural Europeu. E como essa História evoluiu até chegar àquilo que presenciamos hoje?

10 A História recente do Povo Judeu e da Humanidade deve ser lida e estudada, porém não sou capaz de lhe dizer como cada acontecimento se relaciona com o Projeto Divino. Com certeza há alguma relação, porém não existem mais Profetas ou Sábios que possam afirmar: Veja: O Holocausto significou que D us quer isso, e o Sionismo significa que D us quer aquilo. Confiamos em um final feliz. Acho importante você estudar e tentar ver alguma possibilidade de relacionar os acontecimentos da História recente dentro do Projeto Global que eu lhe apresentei e, posteriormente, apresentar aos seus leitores. Mas, cuidado! Tenha certeza de que, para isso, não podemos ter certeza de nada; não há verdade aceita unanimemente por todos os sábios. Podemos apenas ensaiar algumas explicações derivadas das nossas próprias mentes, não necessariamente verdadeiras. Terei o maior prazer em fazê-lo. Muito obrigado por todos estes esclarecimentos. Sem eles eu seria incapaz até mesmo de especular a respeito do motivo das coisas que me cercam. Aliás, não saberia nem mesmo que existe um sentido por trás delas. Mas Rav, ainda tenho uma questão: Você me disse que, com certeza, a História nos reserva um final feliz. Como será este final? Como será a conclusão do Plano B? Acho que ainda me falta este conhecimento para dar continuidade às minhas pesquisas. Lembremos que, ao criar o mundo, D us tinha em mente conceder a Sua bondade ao ser humano: Uma vida verdadeira e completa. Portanto, no final da História que estamos vivendo, este objetivo será concretizado. Resta saber como será o mundo nesta época. Assim, existe um estado ideal do mundo, e o homem tem uma função central na busca por este estado. Qual é esse ideal? Como vimos, o Universo existe para que D us expresse a Sua bondade, ao conceder esse bem para o homem. No entanto, esse bem deve ser alcançado pelo próprio ser humano. A Sociedade ideal é aquela na qual os seres humanos conseguem receber o bem de D us ao máximo: uma vida completa e verdadeira, uma vez superados todos os obstáculos para isso. Os nossos Profetas traduziram esse conceito por Época Messiânica, quando o mundo conhecerá a verdade de maneira perfeitamente clara e, deste modo, haverá um estado de plena harmonia. Finalmente, todos poderão desfrutar do bem concedido por D us sem encontrar mais obstáculos.

11 Não haverá, então, muita diferença física em comparação com os nossos dias. O que mudará, radicalmente, é a maneira como esse mesmo mundo será encarado pelos seres humanos. Isso será assim porque D us fará com que não haja mais dúvidas a respeito da Sua existência e influência sobre cada detalhe da Criação. Em outras palavras, não necessitaremos mais nos esforçar mentalmente para alcançarmos esta verdade. O controle de D us sobre as coisas será tão claro e óbvio quanto o fato de um presidente comandar um País: todos sabem que ele encabeça a nação, pois todos o vêem na televisão e concordam que ele existe. Portanto, cada um encarará a sua vida e os bens materiais de forma objetiva e verdadeira. Dessa forma, as pessoas continuarão se alimentando; porém, saberão para que serve o alimento no caso, para louvar a D us devido ao prazer proporcionado por essa comida e para que elas tenham força para cumprir suas missões. Do mesmo modo, os indivíduos continuarão a possuir bens, como os automóveis, por exemplo; mas saberão que a sua única função será conduzi-los mais rapidamente para estudar e cumprir mitsvot. Além disso, ainda haverá pobres e ricos; porém o rico saberá que D us o fez assim para que ele possa ajudar os pobres da melhor maneira possível, e o pobre terá plena consciência de que não precisará de muito dinheiro para a sua missão, e o seu desafio será se satisfazer com aquilo que possui. Em resumo, reconheceremos quem somos e a real utilidade de tudo. Além disso, não haverá mais guerras. A paz reinará de maneira definitiva em todos os cantos do planeta e o mundo reconhecerá a função central do Povo Judeu; portanto, ninguém questionará o seu direito sobre a Terra de Israel. Com este reconhecimento, todos conseguirão desfrutar da Luz Divina, refletida pelos Judeus para o resto do mundo. Assim, ao voltarmos os nossos óculos especiais para o futuro, vemos que essa época realmente existirá. Não será apenas uma mudança no plano místico ou metafísico, mas afetará absolutamente toda a Humanidade. Assim como é normal para você esperar o dia do seu próximo aniversário e você sabe que ele vai chegar e fará parte da sua história também deve ser normal saber que essa época chegará. Não é possível para os seres humanos, no nível em que estão, saberem com exatidão quando esta data chegará, mas a Torá Oral afirma que será antes do ano desde a Criação. Tendo em vista que estamos no oitavo século do sexto milênio, sabemos também

12 que esta data está muito próxima, pois faltam apenas pouco mais de 200 anos para o prazo final da chegada da Era Messiânica.

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

O povo da Bíblia HEBREUS

O povo da Bíblia HEBREUS O povo da Bíblia HEBREUS A FORMAÇÃO HEBRAICA Os hebreus eram pastores nômades que se organizavam em tribos lideradas por chefes de família denominado patriarca. Principais patriarcas: Abraão, Jacó e Isaac.

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

1. O que existe por trás do mundo?

1. O que existe por trás do mundo? Existem vários caminhos para se chegar à verdade. Os raciocínios que acabamos de discutir são apenas alguns deles e, talvez, não sejam completos nem suficientes para muitas pessoas. No entanto, existem

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS Pr. Cristiano Nickel Junior O propósito é que a Igreja seja um exército com bandeiras Martyn Lloyd-Jones No princípio era aquele

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

SAUL, UM REI BONITO E TOLO

SAUL, UM REI BONITO E TOLO Bíblia para crianças apresenta SAUL, UM REI BONITO E TOLO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 12/5/2010 PROVA GRUPO GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém,

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, lá permanecendo até, pelo menos, pouco depois de Pentecostes.

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! SÉRIE: QUEM É JESUS? Jesus é o Cordeiro de Deus Data: / 09 / 2010 - Semana 4. No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 1 / 7 1)

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

O NASCIMENTO DE JESUS

O NASCIMENTO DE JESUS Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DE JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis)

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (Este

Leia mais

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II Capítulo II Mark Ford 11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo Dois Como uma nota de $10 me deixou mais rico do que todos os meus amigos Das centenas de estratégias de construção de riqueza que

Leia mais

Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus.

Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus. Profeta Daniel Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus. O livro de Daniel liga-se ao livro do Apocalipse do Novo Testamento, ambos contêm

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula IV - Introdução ao Novo Testamento e o caráter Literário dos evangelhos A ORIGEM DO NOME A expressão traduzida

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Grandes coisas fez o Senhor!

Grandes coisas fez o Senhor! Grandes coisas fez o Senhor! Sl 126:3 "Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres." Este Salmo é um cântico cheio de alegria que se refere ao retorno do povo judeu do cativeiro babilônico,

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital

8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital 8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital Empreender em negócios de marketing digital seguramente foi uma das melhores decisões que tomei em minha vida. Além de eu hoje poder ter minha

Leia mais

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE.

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE. OS 4 PASSOS PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA HIGHSTAKESLIFESTYLE. Hey :) Gabriel Goffi aqui. Criei esse PDF para você que assistiu e gostou do vídeo ter sempre por perto

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

O PRÍNCIPE TORNA-SE UM PASTOR

O PRÍNCIPE TORNA-SE UM PASTOR Bíblia para crianças apresenta O PRÍNCIPE TORNA-SE UM PASTOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

Centralidade da obra de Jesus Cristo

Centralidade da obra de Jesus Cristo Centralidade da obra de Jesus Cristo MÓDULO 3 3ª AULA AULA 3 MÓDULO 3 SALVAÇÃO EM CRISTO Jesus no Centro Por que deve ficar claro isso? Dá para evangelizar sem falar de Jesus? É possível partir de outro

Leia mais

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Paulo escreveu uma carta à Igreja de Roma, mas não foi ele o instrumento que Deus usou para fazer acontecer uma Agência do Reino de Deus

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA SAGRADA Nº 8 - Mar/15 PRESTA atenção RELIGIÃO! BÍBLIA Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! vai tratar de um assunto muito importante: Religião. A fé é uma questão muito pessoal e cada

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e I João 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

30/04/2009. Entrevista do Presidente da República

30/04/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à imprensa estrangeira especializada (Around the Rings, Inside The Games, EFE, AP, Kyodo News, Reuters), após reunião

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

A TORRE DE BABEL Lição 06

A TORRE DE BABEL Lição 06 A TORRE DE BABEL Lição 06 1 1. Objetivos: Mostrar a tolice do orgulho e dos planos meramente humanos Quando começamos a nos orgulhar e tentamos ser importantíssimos aos próprios olhos, Deus não nos abençoa

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI Texto: Sal. 126:6 Durante o ano de 2014 falamos sobre a importância de semear, preparando para a colheita que viria neste novo ano de 2015. Muitos criaram grandes expectativas,

Leia mais

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online Por Tiago Bastos 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online! Por Tiago Bastos Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa

Leia mais

ACOLHIMENTO Incentivamos nossas crianças, jovens e adultos à descoberta de novas amizades e ao desenvolvimento de relacionamentos sadios, duradouros

ACOLHIMENTO Incentivamos nossas crianças, jovens e adultos à descoberta de novas amizades e ao desenvolvimento de relacionamentos sadios, duradouros ACOLHIMENTO Incentivamos nossas crianças, jovens e adultos à descoberta de novas amizades e ao desenvolvimento de relacionamentos sadios, duradouros e de mútuo suporte. VIDA Comunicamos os ensinamentos

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira São José dos Campos SP Abril de 2011 Apresentação e Formação Acadêmica Meu nome é Eustáquio, estou com sessenta anos, nasci em Minas Gerais,

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente.

Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente. BOLETIM TÉCNICO JULHO 2015 Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente. Segundo a Psicologia atual ajudada pela compreensão do mundo real que nos trouxe a Física moderna, nós, seres

Leia mais

UM FILHO FAVORITO QUE SE TORNA UM ESCRAVO

UM FILHO FAVORITO QUE SE TORNA UM ESCRAVO Bíblia para crianças apresenta UM FILHO FAVORITO QUE SE TORNA UM ESCRAVO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M. Kerr; Sarah S. Traduzido por: Judith Menga Produzido

Leia mais

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 18:23-34 Nesta lição, as crianças vão ouvir a Parábola do Servo Que Não Perdoou. Certo rei reuniu todas as pessoas que lhe deviam dinheiro.

Leia mais

Professor Sebastião Abiceu Colégio Marista São José Montes Claros MG 6º ano

Professor Sebastião Abiceu Colégio Marista São José Montes Claros MG 6º ano Professor Sebastião Abiceu Colégio Marista São José Montes Claros MG 6º ano A Bíblia, na parte denominada Antigo Testamento (Torá), é o principal documento da história dos hebreus. Foi escrita ao longo

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações MESOPOTÂMIA FENÍCIA ISRAEL EGITO ORIENTE MÉDIO PÉRSIA ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE ORIENTAL Mesopotâmia - Iraque Egito Hebreus Israel Fenícios Líbano Pérsia

Leia mais

A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da

A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da O Pentateuco A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da humanidade, do povo escolhido. As histórias

Leia mais

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus

Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus Catequese sobre José O pai adoptivo de Jesus S. José modelo e protector de todos os pais materialdecatequese.webnode.pt 1 A terra de José (Mapa) O seu país era a Palestina e a aldeia onde morava chamava-se

Leia mais

A Antiguidade Oriental Hebreus

A Antiguidade Oriental Hebreus A Antiguidade Oriental Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) Mar Mediterrâneo Delta do Nilo Egito NASA Photo EBibleTeacher.com Península nsula do Sinai Mt. Sinai Mar Vermelho Canaã Tradicional Rota do Êxodo

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

Portadores. Luz. Por Neale Donald Walsch. Autor de Conversando com Deus

Portadores. Luz. Por Neale Donald Walsch. Autor de Conversando com Deus Portadores da Luz Por Neale Donald Walsch Autor de Conversando com Deus Em memória de Francis H. Treon um Futzu (Mestre) em Gohn Dagow (uma clássica, chinesa, suave, monacal forma de autodesenvolvimento)

Leia mais

30/09/2008. Entrevista do Presidente da República

30/09/2008. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com perguntas respondidas pelo presidente Lula Manaus-AM,

Leia mais

Encontre o poder escondido na sua verdade! Encontre a sua Sombra e transforme-a no caminho para os seus sonhos.

Encontre o poder escondido na sua verdade! Encontre a sua Sombra e transforme-a no caminho para os seus sonhos. Encontre o poder escondido na sua verdade! Encontre a sua Sombra e transforme-a no caminho para os seus sonhos. Imagine que existe uma parte em cada ser humano esperando ser descoberta e que tem o poder

Leia mais

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte:

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Exmos. Senhores. Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Sou cliente desde a época da TVTel nunca, até hoje, mudei de

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012

PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012 PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012 PROFa. FLÁVIA N ME N o 6 o ANO Nos anos 80 quando esta professora tinha a sua idade! passava na televisão um seriado chamado Viajantes do Tempo. A ideia do seriado

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR Bíblia para crianças apresenta JACÓ O ENGANADOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M Kerr; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais