Como Estudar a Bíblia Sozinho 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como Estudar a Bíblia Sozinho 2013"

Transcrição

1 A arte e a prática de meditar nas Escrituras desempenham um papel importante no uso devocional da Bíblia. A meditação é apresentada nas Escrituras como um ato de adoração que envolve a comunhão com Deus. (KAISER E SILVA, Introdução à Hermenêutica Bíblica, 2009, p. 162) O MÉTODO DEVOCIONAL Além da importância do estudo e da interpretação bíblicos, hoje verificaremos o que é e qual a importância do método devocional de estudo da Bíblia, bem como daremos sugestões de como você poderá fazê-lo. Isso é importante cada vez mais, porque as pessoas acreditam que sua meditação espiritual cristã pode ser resumida em uma leitura de um semanário que cita apenas um pequeno versículo. Não se pode perder o hábito edificante de meditar devocionalmente na Escritura. O QUE É O ESTUDO DEVOCIONAL DA BÍBLIA Este método de estudo bíblico tem suas raízes no forte desejo de se encontrar nos textos das Escrituras aplicações sólidas para a vida diária. Tal estudo não é motivado pela mera curiosidade acadêmica ou histórica, pelo contrário, procura um compromisso de mudanças na vida, nas ações, valores, enfim, uma vida moldada pela própria Escritura. É a busca pela orientação do Espírito Santo perguntando o tempo todo: e agora, o que eu devo fazer?. Os termos devoção, ou método devocional estão ligados pelo verbo devotar, que tem como definição o ato de dedicação que envolve o dar-se por completo, tendo o foco da atenção centrado no outro que o próprio Deus a fim de que Ele exerça o domínio sobre a vida do leitor que medita. É a leitura para quem quer ter progressos em seu crescimento espiritual e deseja dar frutos. O texto de Josué 1.8 pode ser de grande relevância para entendermos o objetivo da meditação na escritura: 1) Ele deve ser regular (dia e noite) 2) Ele deve ser reflexivo (medita nele) 3) Ele deve ser aplicável à vida (tenha cuidado de fazer tudo quanto nele está escrito) 4) Ele deve ser constante (não cesses) As Escrituras não têm a pretensão de ser um objeto de estudo apenas dos clérigos ou profissionais, pelo contrário elas são dirigidas ao povo, a todos aqueles que a buscam com prazer.

2 Sabemos que nem todas as coisas na Bíblia são claras. Contudo, ela é suficientemente clara no que diz respeito aos assuntos da nossa salvação e crescimento em Cristo. Sim, existem aspectos que são difíceis à nossa compreensão, mas que, mesmo assim, devem tentar ser estudados e entendidos mas, com certeza, tratam-se de uma ínfima minoria. A própria Confissão de Fé de Westminster (símbolo de fé da nossa denominção) quando trata sobre as Escrituras, diz no parágrafo 7: Na Escritura não são todas as coisas igualmente claras em si, nem do mesmo modo evidentes a todos; contudo, as coisas que precisam ser obedecidas, cridas e observadas para a salvação, em um ou outro passo da Escritura são tão claramente expostas e explicadas, que não só os doutos, mas ainda os indoutos, no devido uso dos meios ordinários, podem alcançar uma suficiente compreensão delas. Sem sombra de dúvida, grande parte dos problemas do entendimento do texto Sagrado a fim de que seja aplicado devocionalmente à vida particular, está na questão da iluminação do Espírito Santo. Em 1Co 2.14, Paulo trata muito bem deste aspecto, a fim de nos alertar sobre o dever de meditarmos cuidadosamente sobre o que está sendo dito no texto, colocando-nos em uma posição na qual o ministério do Espírito Santo aja de maneira eficaz em nosso coração. O Salmo 77 é um exemplo de meditação que leva o crente à transformação e conhecimento experimental de Deus. Os versículos 1-9 expressam a tristeza e desânimo de alguém que passa por um momento de incertezas em sua vida. Os versículos mostram qual foi sua reação e como ele acabou conseguindo a resolução das dificuldades aproximando de Deus e da sua Palavra. A meditação é um exercício da pessoa como um todo. Não é algo semelhante ao que é feito nas religiões orientais ninguém precisa expirar para esvaziar-se e então chegar a alguma união com a divindade todo nosso ser é chamado à meditação em quem Deus é, suas promessas, caráter e grandiosos feitos na história a fim de que aprendamos dele (leia os textos de Salmo 19.14; 49.3; Provérbios 15.28; Isaías 33.18). COMO ESTUDAR A BÍBLIA DEVOCIONALMENTE Antes de qualquer coisa, é importante afirmar que o estudo devocional da Escritura não nos dá a liberdade para interpretá-la ao nosso bel prazer. O texto deve falar aquilo que realmente ele quer dizer, antes que o apliquemos à nossa realidade diária. E, mesmo depois de tomar todas as precauções no estudo, esteja aberto, a quando relê-lo no futuro, à possibilidade de que você possa ter errado em sua interpretação e corrija-a.

3 SUGESTÕES PARA ESTUDO DEVOCIONAL Não existe um método pronto para a meditação na Escritura Sagrada. Você pode começar por este que está sendo sugerido em nossa aula. No futuro, você poderá mudá-lo, diminuí-lo, aumentá-lo de acordo com seu tempo e amadurecimento. No entanto, no início, você deverá ter um método específico a fim de segui-lo e conseguir atingir o objetivo de aplicar a Escritura à sua vida. Todavia, é extremamente necessário que você siga as seguintes orientações: 1. Ler Diariamente (Jó 23.12) Assim como precisamos nos alimentar diariamente para sustentar nosso físico, precisamos ainda mais do alimento espiritual regular em nossa vida. Lembre-se que o método sugerido é de apenas 15 minutos. A maioria de nós terá maior vantagem se fizer isso pela manhã. Contudo, não há maiores problemas em fazê-lo em outro horário, desde que você não deixe de realizá-lo. Defina um horário específico e siga-o sistematicamente, mesmo que você tenha que se trancar em algum lugar. 2. Marcar a Duração do Tempo A proposta é a menor possível: apenas 15 minutos. Contudo, se durante o dia você teve alguma dificuldade que o impediu de fazê-lo, faça, mesmo que o tempo seja menor do que este. É difícil, porém, pensar que uma pessoa não possua ao menos 15 minutos por dia para fazer sua devocional (gastamos mais que isso no telefone, em um programa de televisão, dentro do ônibus, etc,). A maioria dos que começam a ler a Bíblia devocionalmente, com o tempo, sem nem perceber, passam a gastar de maneira prazerosa mais do que os 15 minutos recomendados. Enfim, marque o tempo, e tente obedecê-lo dentro das suas limitações diárias. 3. Marcar um Lugar Definido Quando escolhemos um lugar definido para fazermos a leitura, isso ajuda na concentração e persistência. Procure um lugar tranquilo e que não possua nada que possa distraí-lo. 4. Ler Com Material para Anotação Com um lápis ou caneta na mão você poderá tomar nota, a qualquer momento, de algo que foi relevante para você no texto bíblico. Você ficará em oração e pedirá a orientação de Deus a fim de entender o que Ele deseja ensinar para aquele momento específico. Além disso, anotando você terá facilidade em memorizar, ao menos, o local de uma passagem bíblica importante. 5. Ler em Oração Procure, o tempo todo, estar em atitude de oração a fim de que o Espírito Santo guie você ao entendimento e aplicação da Palavra em sua vida. Não force o texto a dizer o que não está dizendo. Procure ler todo o contexto específico (um ou mais capítulos) a fim de que você entenda corretamente o que o texto está ensinando.

4 6. Escreva um Diário da Vida Espiritual Forme o hábito de retirar o máximo da leitura devocional que você faz. Não é preciso sequer comprar um caderno novo. Use aquilo que estiver a sua mão: uma agenda do ano, uma agenda de anos anteriores, um caderno que não é mais usado, o verso de uma velha apostila, não importa. Separe uma página ou duas para cada dia, anotando o dia da semana, o mês e o ano no alto da página. Com o tempo você até irá olhar época anteriores nas quais você fez sua meditação e verificará como Deus guiou sua vida no momento e da maneira certa.

5 O QUE DEVE CONSTAR NO DIÁRIO ESPIRITUAL? Como Estudar a Bíblia Sozinho 2013 Veremos, a seguir, quais os itens que podem constar em um diário de seu estudo devocional (que pode ser chamado de Diário Espiritual). Lembre-se que esta é uma sugestão. Você pode segui-la ou não, mas este será um bom ponto de partida a fim de que você possa se desenvolver no conhecimento, e mais importante, na prática da Palavra de Deus. Logo em seguida faremos um exercício prático devocional a fim de que você continue-o em casa, todos os dias. 1. A Mensagem de Deus para Hoje Qual a mensagem de Deus para você neste dia? Tudo isso dependerá da passagem estudada e da necessidade daquele momento. 2. Uma Promessa de Deus A Bíblia está cheia de promessas feitas por Deus. Nem sempre as encontraremos em todas as passagens, mas elas são tantas que, frequentemente, poderemos encontrá-las. Se existirem mais do que uma, escolha aquela que você considera mais importante para a ocasião. Veja se a promessa é para você, se é condicional, se é um alerta para os ímpios, etc. 3. Uma Ordem a Ser Obedecida As ordens de Deus são para ser obedecidas e a observância delas prolongarão a nossa vida. 4. Um Princípio Eterno Uma das razões pelas quais a Bíblia é o maior manual sobre o comportamento humano é porque ela contém milhares de ensinos que valem para toda a vida, independentemente das épocas (exemplo: humilhai-vos sobre a poderosa mão de Deus para que em tempo oportuno ele vos exalte, não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos). 5. A Aplicação Depois de tudo isso, escolha um dos itens acima ou até mais de um e procure aplicá-lo em sua vida. Suponhamos que o texto que você achou mais relevante ou que está chamando atenção para algo que você precisa mudar, seja sobre submissão aos pais. Anote-o e também registre ações que possam leválo a obedecer de maneira completa o que a Bíblia diz a você. Que tal fazermos um exercício prático em IJo capítulo primeiro? Tente se prender aos 15 minutos sugeridos.

6 DIÁRIO DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL (MODELO) DATA: TEXTO BIBLICO: Mensagem de Deus para Hoje: Uma promessa divina: Uma ordem: Um princípio eterno: Como posso aplicar isso em minha vida:

7 INTRODUÇÃO À INTERPRETAÇÃO (HERMENÊUTICA) Quando falamos de interpretação de um texto, estamos nos referindo ao uso de ferramentas específicas para se tentar chegar o mais próximo possível do significado dele. Essas ferramentas são fornecidas pela ciência de interpretação chamada Hermenêutica. No caso da interpretação Bíblica, damos um nome mais específico a ela: Hermenêutica Sagrada. A Hermenêutica não é a interpretação em si (a quem damos o nome de exegese), mas dá os meios para que esta ocorra. A título de ilustração, a hermenêutica está para exegese, assim como o serrote e o formão estão para o marceneiro que faz a porta de madeira. Na aula de hoje veremos alguns aspectos introdutórios da interpretação do texto Bíblico 1. Um Breve Tratado sobre as Escrituras A Bíblia Sagrada não é um único livro (no sentido abrangente do termo, apesar de o ser quando temos a idéia de que Deus é o autor principal). Ela é formada por um agrupamento de vários livros, escritos durante várias épocas, por autores e contextos diferentes. Composta por 66 livros 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento ela é a revelação de Deus para o homem. Quando falamos de revelação, devemos lembrar que Deus teve que se revelar a fim de que o homem pudesse conhecê-lo. Isso se agravou ainda mais depois da queda, que obscurece o entendimento e mantém o homem na incredulidade. Essa revelação feita por Deus se deu de três maneiras A. Pela criação (Salmo 19.1): Deus dá amplas indicações de sua existência e de seu poder através da obra que Ele criou. Infelizmente, o pecado impede que o homem possa reconhecê-lo ali, produzindo pecado e idolatria em seu coração B. Através de Cristo (Hebreus 1.1-3): Jesus é o ápice da revelação de Deus. Nele a glória de Deus estava presente e viva. Quem vê a Ele vê o Pai. Quem quiser conhecer a Deus deve conhecer a Cristo. Todavia, nós não presenciamos seu ministério, morte e ressurreição. Não fomos um dos seus discípulos. Logo, algo mais é necessário para que possamos conhecê-lo e conhecer a Deus, o Pai. C. Através da Bíblia (2Tm 3.16): Na Bíblia temos a mais completa informação de Deus para o homem a respeito de si mesmo e do próprio Deus. Com o seu auxílio e iluminação, Ele promete ajudar-nos a entender sua Palavra. É a ela que temos que recorrer e aprender a fim de entendermos quem Deus é e o que Ele requer de nós.

8 O que torna a Bíblia tão especial a ponto de a chamarmos de Palavra de Deus? Sua Estrutura: Apesar de ter sido escrita por vários homens diferentes durante um longo período de tempo, ela revela uma única mente formadora. Toda ela reunida com seus 66 livros revelam um todo harmônico (Ex 3.14; Js 1.1; 1Sm 3.11; 2Sm 23.2; Jr 16.1) que apontam para um único autor. A ordem que temos não obedece a cronologia, mas uma ordem lógica de divisão. Portanto, vejamos como podemos agrupar os livros da Bíblia. 1) O Antigo Testamento a. Pentateuco (ou livros da lei): Também chamados de Torá pelos judeus (torá significa lei ). Temos neste conjunto os livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Moisés é aceito como o autor de quase todo o Pentateuco (com exceção do trecho que narra sua morte e ocultação do corpo pelo próprio Deus). b. Históricos: Narram a posse da terra prometida até o retorno do cativeiro Babilônico. Compõem este grupo os livros de Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. c. Poéticos ou de Sabedoria: Contém, em geral, reflexões do autores sobre a vida e orientações a partir de situações pelas quais passaram. Nesse grupo estão os livros de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. d. Profetas Maiores: Já para adiantar, estes livros não receberam este nome por ser melhores do que os outros profetas, mas pela quantidade que escreveram. Profetizaram sobre o futuro do povo de Deus e a restauração que Ele concederia depois. Formam este conjunto os livros de Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel e. Profetas Menores: Como já observamos, receberam este nome porque escreveram obras mais curtas. Fazem parte dos profetas menores os livros de Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. 2) O Novo Testamento Entre o Antigo e o Novo Testamento transcorreram 400 anos sem que houvesse qualquer profeta e qualquer revelação da parte de Deus (os livros de Macabeus foram escritos neste período, relatam um pouco da história de Israel nesta época, mas não são livros inspirados por Deus). Esta parte da Bíblia pode ser agrupada da seguinte forma: a. Os Evangelhos: São narrativas do ministério de Cristo. Neste grupo é comum chamarmos os três primeiros de sinóticos (que quer dizer semelhantes).

9 b. Histórico: O livro de Atos narra a história da Igreja e de seu avanço pelo poder do Espírito Santo c. Epístolas Paulinas: Foram treze as cartas escritas com absoluta certeza por Paulo: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito e Filemon. Alguns subdividem este grupo em um segundo chamado de cartas pastorais de Paulo, pois nelas ele dá conceitos ou faz pedido de um pastor aos seus destinatários (são incluídas neste grupo 1 e 2 Timóteo, Tito e Filemon). d. Cartas Gerais: São chamadas assim porque não se sabe ao certo para qual igreja foi remetida e serviram para atender problemas específicos. Aqui temos Hebreus, Tiago 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João, e Judas. e. Profético ou Apocalíptico: Por ter se tornado tão especial e falar sobre eventos do porvir e final dos tempos, o livro de Apocalipse ganhou uma nomenclatura própria e, talvez, seja o livro de mais difícil interpretação da Bíblia. 2. Introdução à Interpretação Bíblica Iniciaremos a partir deste momento uma breve introdução à interpretação Bíblica. O intuito do leitor é, apesar da distância de tempo, cultura e religiosidade que nos separam dos autores bíblicos, chegar o mais próximo possível do significado do texto. Na verdade, tentaremos, ao ler a Bíblia, ter a resposta à seguinte pergunta: O que significa isto? Ou o que este texto quer dizer? Alguns dos itens que apresentaremos a seguir poderão aparecer novamente, mas de maneira mais profunda. No momento queremos ajudá-lo a ter, já em mãos, recursos básicos para interpretação do texto bíblico: REGRAS GERAIS a. Tente Interpretar Literalmente o Texto Sempre que Possível Uma interpretação literal deve sempre ser precedida de uma leitura figurada ou espiritualizada. Por vezes, o próprio contexto mostrará o significado da figura usada e é a ele que o interprete deve se apegar. Exemplos: Gn 4.1-7; Ne 7.1-4; Is ; Dn 2; Ag 1.6; Lc 17.37; 2 Co 2.15; 2 Co ; Ef b. Mantenha-se Dentro do Contexto Todo texto foi escrito em um contexto específico. No caso da Bíblia, podemos nos ater à seguinte regra: o versículo está dentro de um capítulo, este capítulo está rodeado pelos que o sucedem e antecedem,

10 este, por sua vez, estão dentro de um mesmo livro e, finalmente, este livro está dentro de toda Bíblia. Se não tivermos isso em mente a interpretação poderá ser errada Exemplos: Is 41.6; Sl 14.1 e 53.1; Mt 18.20; Jo 14.12; At c. Fique Atento a Expressões Idiomáticas Toda língua tem expressões idiomáticas. Na língua portuguesa falada no Brasil temos algumas como: cara de pau; santo do pau-oco; ele é um galinha; entre outras. Neste caso, bons comentários podem auxiliar e observar onde elas aparecem. Exemplo: Mateus d. Fique Atento ao Uso da Linguagem Figurada É o recurso usado quando o autor quer ensinar algo que seja marcante. Alguns tipos são comuns e usados costumeiramente por nós: Analogia: é a comparação entre dois elementos em que um explica o outro. Exemplo: 1Co 1.18 Hipérbole: é uma comparação exagerada para ensinar um conceito. Exemplo Mt 7.3

11 INTRODUÇÃO À INTERPRETAÇÃO (HERMENÊUTICA) PARTE II I) Considere o Significado das Palavras A Bíblia foi escrita em linguagem humana e deve, portanto, antes de tudo, ser interpretada gramaticalmente. No estudo do texto escolhido o interprete pode iniciar pelo estudo do significado das palavras. Consideremos 3 coisas importantes neste estudo: 1) Significação Isolada das Palavras: Verifique o significado da palavra na época em que o autor escreveu o texto Bíblico. 2) Significação das Palavras no Seu Contexto: Verifique o significado das palavras em seu contexto são elas utilizadas em seu sentido geral ou particular; no sentido literal ou figurado. Não se pode impor ao estudo da palavra os nossos pensamentos pré-concebidos, mas tentar o máximo possível deixar que o próprio texto fale por si mesmo. (1Co 15.39; Lc 24.39; At 2.26; Ef 2.15; Jo 1.13; Rm 10.18; Rm 7.25; Gl 5.16; Jo 6.53). É igualmente importante verificar o significado que o próprio autor dá em seu próprio livro ou no contexto próximo que estamos lendo (Gn 24.2 quando se refere ao seu mais antigo servo da casa; II Tm 3.16 quando usa o termo perfeito e perfeitamente habilitado; Hb 5.14 a expressão o alimento sólido é para adultos se explica pela expressão para aqueles que...) 3) Significação Figurada das Palavras: Metáfora: é uma figura de linguagem em que um objeto é assemelhado a outro, afirmando ser o outro, ou falando de si como se fosse outro (Mt 5.13; Sl 18.2; Lc 13.32). É uma figura principalmente quando se refere a Deus onde temos o antropopatismo (atribuir emoções humanas a Deus) e o antropomorfismo (atribuir características humanas a Deus) para estes dois tipos de metáfora, verificar: Gn 6.6; Dt 13.7; Ef 4.30; Ex 15.16; Sl 34.16; Tg 5.4. Metonímia e Sinédoque é uma figura em que se substitui a parte pelo todo; o atributo pelo sujeito, símbolo e coisa simbolizada; espécie pelo gênero, ou, em qualquer destas situações o inverso é usado. O fato é que deve haver alguma identificação entre o que é expresso e o que quer se significar (Dn 12.2; Lc 16.29) Símile: é uma comparação feita entre dois elementos a fim de enfatizar o ensino (Sl 2.9; Mt 10.16; Is 1.8) Ironia e Sarcasmo: é uma censura ou ridículo sob a capa de louvor ou elogio (Jó 12.2; IRe 22.15; 1Co 4.6; 1Sm 26.15; IRe 18.27; 1Co 4.8

12 Hipérbole: consiste no uso de um exagero retórico ( Gn 22.17; Dt 1.28). 4) Significação das Palavras na Sentença: Verifique a posição das palavras dentro da sintaxe sujeito, verbo e predicado. Quando há mudança de posição de um desses é porque há um forte desejo de ênfase no texto II) Considere a Intenção do Autor Os autores bíblicos tinham um propósito definido quando compuseram as diferentes partes dos seus diferentes escritos. Familiarizar-se com o objetivo do autor ajudará sobre o uso de determinadas palavras e expressões (Pv 1.2 e 4; Lc 1.1-4; Jo 20.31; 2Pe 5.12). Nem sempre isso será fácil, pois em alguns livros este propósito nem sempre está claro e o intérprete terá que ler o livro inteiro a fim de tentar descobrir qual o intuito do autor. Primeiramente o intérprete deve tentar saber quem é o autor do livro bíblico. Alguns livros da Bíblia mencionam seu autor, outros não. De qualquer forma, sabendo-se quem ele foi, poderá saber do seu caráter, temperamento, modo de pensar, vocabulário e expressões comuns. Veja, por exemplo, a história de Paulo em Atos 7.58; 8.1-4; 9.1,2,22, 26; 26.9; Mesmo sabendo quem é o autor, é preciso saber quem é que está falando no texto. Logo, as palavras do autor poderão ser diferentes da palavra da pessoa apresentada pela passagem (Os 9.9,10; Zc ; ; Ml ). É necessário sempre que possível entender quem era o público original a quem o livro foi escrito. Afinal, circunstâncias especiais e necessidades particulares foram levadas em conta. Em Corinto, por exemplo, havia divisões na igreja (1Co ). Finalmente, cada autor tem um estilo que lhe é peculiar e isso pode trazer algum significado específico na interpretação do texto. Veja por exemplo a forma introdutória que tanto Moisés quanto Lucas usam respectivamente em Genesis e Atos. Outro bom exemplo nos é dado por Bruggen: Em Gênesis 12 se conta que Abraão foi cumulado de presentes quando Sarai ficou na corte do Faraó. O autor não faz julgamentos explícitos, mas será que essa notícia não funciona como uma forte desaprovação indireta (Abraão permanece quieto e aproveita)? (J. Van Bruggen, Para Ler a Bíblia, p. 103)

13 INTRODUÇÃO À INTERPRETAÇÃO (HERMENÊUTICA) PARTE III III) Considere o Contexto Já falamos sobre a importância do Contexto para a interpretação bíblica. Na aula de hoje vamos nos deter um pouco mais neste tópico a fim de reforçá-lo para você. Os principais recursos históricos para interpretação da Escritura estão contidos nela mesma. Portanto, prefira a Bíblia antes de qualquer outro recurso externo. Afinal, a Escritura Sagrada como já vimos possui absoluta unidade em seu pensamento e, desta forma, tanto AT quanto NT formam partes essenciais da revelação especial de Deus. Ambos contêm a mesma doutrina da redenção, pregam o mesmo Cristo e impõem ao homem os mesmos deveres morais e religiosos. Ao mesmo tempo, os dois compõem uma revelação progressiva que nos faz afirmar que o NT está implícito no AT e o AT está explícito no NT. Isso fará com que o estudante crente, antes de qualquer coisa, pergunte: o que diz a Bíblia? Um exemplo sobre isso é o que vemos em 2Cr 30.1 sobre a Páscoa. Onde encontrar algo que fale sobre esta festa? Basta olhar textos como Ex ; Lv ; Nm ss.; Dt Veja outro exemplo: o caso de Sansão que deveria ser um nazireu (Jz 13.5). O que significava este voto? Números 6 dá a resposta necessária. No NT encontramos a seita dos saduceus. As características deste grupo judaizante podem ser vistas, ainda que em parte, em textos como Mt 22.23; Mc 12.18; Lc 20.27; At No NT há freqüente menção sobre os Samaritanos. Trechos do AT como 2Re ; Ed 4 e Ne 4 ajudam a esclarecer quem são eles. Busque apoios históricos externamente somente quando o apoio interno não for mais possível, mas, mesmo assim, faça-o com cuidado lembrando que somente a Escritura é infalível e inerrante. Além do aspecto histórico, é importante notar a relação doutrinária e teológica entre AT e NT. Vejamos algumas delas: 1) A doutrina da redenção: Esta foi sempre a mesma tanto no AT quanto no NT. Ritos, cerimônias e sacrifícios eram tipos que apontavam para a redenção exclusiva em Cristo. O sangue derramado nos sacrifícios apontava para o sangue de Cristo, as constantes lavagens indicavam a influência purificadora do Espírito Santo. A própria Canaã terrena apontava para o repouso da Canaã celestial (Lv 20.25,26; 26.41; Sl 26.6; 51.7; Is 1.16) 2) O Povo de Deus: os verdadeiros israelitas em ambos os testamentos não são os descendentes naturais de Abraão, mas somente os que partilham da mesma fé que ele possuía(gn 12.13; IRe 8.41 ss; Rm 4.12; Gl 3.7-8). 3) Lei e Graça: Há um constante vício em querer se apontar para o Velho Testamento como o livro da lei enquanto o Novo Testamento é o livro da graça. Infelizmente, muitos afirmam isso erroneamente, mas cometem, ao mesmo tempo, incoerência quando pretendem destacar algo que não é bíblico, mas humano. Claro que o AT enfatiza a lei, enquanto o NT enfatiza a graça. Todavia, já no AT a lei era obedecida por aquele que a tinha escrita em seu coração, ou seja, por alguém que tinha sido

14 transformado interiormente pelo próprio Deus. Já no AT os salvos precisavam de um Mediador e do mesmo Espírito Santo, recebendo por eles a aliança da graça (Sl 6.4; 13.5; 37.31; 40.8 e 11; Is 60.10). 4) Verifique as Passagens Paralelas Verbais: Muitas vezes a mesma palavra, frase, cláusula ou expressão aparece em duas ou mais passagens com uma ligação semelhante, com referência a assuntos que são próximos. É importante que o intérprete comprove esta relação, pois somente a presença de palavras ou expressões semelhantes não indica ligação suficiente entre as passagens. Um exemplo claro deste tipo de paralelismo é o texto de 1Re 19.9,11 que fala de Elias no monte Horebe. Temos aqui o mesmo lugar onde Moisés recebeu a lei da parte de Deus (Ex e 22). Assim como Moisés recebeu uma visão dos atributos do Deus vivo que o animaram, Elias precisa de tal ânimo para continuar o seu ministério. 5) Verifique as Passagens Paralelas Tópicas: Há passagens na Escritura que tratam dos mesmos fatos, assuntos, sentimentos ou doutrinas, mesmo que elas não possuam as mesmas palavras, cláusulas ou expressões. É o que acontece com textos dos livros de Samuel, Reis e Crônicas. Outros exemplos são os textos do Salmo 14 e 53; Salmo 18 e 2Sm 22; Salmo 96 e 1Cr 16; Jd e 2Pe 2; Salmo 34 e 1Sm 21; Salmo 57 e 1Sm 24. Ao estudar, por exemplo, os Salmos indicados juntamente com suas passagens paralelas poderão ser encontrados elementos da experiência e da teologia de Davi que se perderiam olhando somente para o Salmo (Veja também Lc e Mt 10.37). 6) Verifique as Passagens-Chave: é importante que conheçamos passagens que ensinam conceitoschave na Bíblia. É o caso de textos como Gn 1-2 (criação); Is 40 (o caráter de Deus); Is 53 (a natureza da expiação); 1Co 15 (a ressurreição); 2Co (a natureza do estado intermediário); Fp (a natureza da encarnação); Ex 20 (os 10 mandamentos); Mt (bem-aventuranças); Mt 6.9 (Oração do Pai Nosso).Textos como esse podem servir de guia para que o intérprete não abuse da sua interpretação. 7) Tome Cuidado para não criar doutrinas ou interpretações forçadas: Algo muito comum entre nós é querer forçar o texto dizer algo além do que ele realmente diz. Não se pode apelar à consciência dos crentes para que façam ou deixem de fazer além daquilo que o texto bíblico diz. Igualmente, não se pode criar uma doutrina a partir de um único texto, principalmente quando este texto é obscuro comparado com outros textos da Bíblia (1Co 15.29; Rm 6.4)

15 INTRODUÇÃO À INTERPRETAÇÃO (HERMENÊUTICA) PARTE IV IV) Considere o Contexto Literário Ver o já citado contexto ao qual o intérprete deve se deter: capítulos, livro e toda a Bíblia. V) Interpretação dos Evangelhos 1. Os Evangelhos são Históricos em Seus Relatos Algo importante a se definir na interpretação dos evangelhos é a realidade histórica de seus relatos. Afinal, se os relatos da vida, morte e ressurreição de Jesus não são verdadeiros, o cristão se encontrará perdido quanto à sua fé, que é uma fé histórica. Tudo indica que os escritores dos evangelhos esperavam que suas declarações fossem consideradas históricas (é o caso do já citado evangelho de Lucas e seu outro livro conhecido como os Atos dos Apóstolos). Uma grande dificuldade hoje para que estes livros sejam aceitos em sua historicidade é que eles são diferentes daquilo que é considerado como histórico em nossos dias. Logo, é preciso entender que estes livros têm suas características adicionais. Diferentemente da historiografia moderna que se preocupa com a exatidão cronológica, a seleção equilibrada do material e às citações textuais, os autores bíblicos selecionaram acontecimentos na vida de Jesus de acordo com o seu propósito em escrever a partir da sua visão como pregadores. Nem sempre a ordem sequencial foi obedecida, mas a perspectiva de imprimir sobre os leitores certas verdades específicas. Afinal, a vida e a mensagem de Jesus são tão ricas que precisamos de mais do que uma única perspectiva a ser apresentada. 2. A Interpretação das Parábolas Dentro dos evangelhos o método mais distintivo no ensino de Jesus foi o uso das parábolas. Esta forma de instrução tratava diretamente das realidades diárias. Desta forma o público em geral poderia seguir a história facilmente. Além disso, facilmente se poderia desarmar os oponentes evitando que ficassem ofendidos por causa do verdadeiro teor da mensagem. Não se pode perder de vista a ideia bíblica de que Jesus usou este tipo de linguagem a fim de fazer com que os opositores fossem acusados por não aceitarem seus ensinos de salvação e inauguração do reino (Mc , citando Is ). Além disso, cumpria-se a profecia (Mt com Sl 78.2).

16 INTRODUÇÃO À INTERPRETAÇÃO (HERMENÊUTICA) PARTE V VI) Interpretação das Narrativas A narrativa é o gênero mais comum encontrado na Bíblia, chegando a mais de um terço de toda Escritura Sagrada. A narrativa em seu sentido amplo relata acontecimentos específicos no tempo e no espaço com participantes cujas histórias são registradas com um começo, meio e fim. Recursos Literários na Narrativa 1. Considere a Cena da Narrativa É a característica mais importante da narrativa. A ação da história é dividida em uma sequencia de cenas, cada uma apresentando o que aconteceu em um determinado tempo e lugar. O autor usa cenas para concentrar a atenção em um conjunto de ações ou palavras que ele quer que examinemos. Cada cena normalmente é composta por dois personagens. Mesmo que tenha um grupo este funciona como um personagem específico. Frequentemente, Deus é um dos personagens da cena: Deus e Adão em Gn 3; Deus e Caim em Gn 4; Deus e Noé em Gn 6 e Deus e Abraão em Gn 12. O intérprete deve identificar cada uma dessas cenas, da mesma forma como um texto pode ser dividido em parágrafos. Tente encontrar as ações, descrições da cena, palavras procurando identificar a direção que o autor que dar ao texto. 2. Considere o Ponto de Vista As cenas têm um padrão básico, incluindo uma série de relações com um começo, meio e fim. É o que denominamos de trama da narrativa. A trama não pode impedir que vejamos o ponto de vista do autor da narrativa, ou seja, qual a verdade que ele quer transmitir no texto. Veja o exemplo de 1Re Considere o Diálogo O tema da passagem, no qual o ponto de vista é expresso, é geralmente transportado juntamente com seu movimento pelo diálogo. Observe o lugar em que o diálogo é introduzido (isso poderá revelar o caráter do locutor); e, também, onde o narrador escolheu introduzir o diálogo em vez da narração. Note que o uma narração pode ser feita de maneira direta (com os protagonistas falando entre si) ou indireta (o narrador fala no lugar dos personagens). Normalmente, o narrador prefere esta última forma para iniciar a narração, a fim de acelerar a fluência da narrativa ou evitar excessiva repetição.

17 4. Considere o Desenvolvimento do Enredo O enredo é a sistematização dos fatos que constituem a história contada pelo narrador. Estes fatos estão ligados um ao outro por determinadas causas e dentro de um tempo determinado. Uma as maneiras de entender o enredo é através do esquema chamado quinário (5 em latim) que leva a cinco etapas de que se compõem o enredo: A. Situação Inicial B. Nó C. Ação Transformadora D. Desenlace E. Situação Final A narrativa da cura da sogra de Pedro pode ser um bom exemplo para isso (Mt ): Situação Inicial 8.14a Nó (complicação) 8.14b Ação Transformadora 8.15a Desenlace (anuncia qual a resolução do problema) 8.15b Situação Final (expõe o novo estado e ação após o desenlace) 8.15b 5. Considere os Personagens Os personagens são a face visível do enredo e, no caso da narrativa bíblica, podem fortalecer, contrapor-se ou ser indiferentes quanto ao ensino central que o autor deseja transmitir. Ao ler a narrativa tente localizar o número de personagens; o grau de presença de cada um deles (quem tem um papel principal, um papel secundário e até mesmo são apenas meros figurantes); e os traços que caracterizam estes personagens. Exercício prático 1)Na interpretação das Parábolas Leia Lc Responda:

18 a) Qual o ensino principal desta parábola? b) Por que Jesus proferiu esta parábola? Você pode encontrar o motivo principal dela ter sido ensinada na época? c) Qual a reprovação para a qual Jesus chama atenção? d) Qual o dever prático para qual somos chamados a partir do ensino desta parábola? 2) Na Interpretação da Narrativa Leia 2Re Responda: a) Quem são os personagens da narrativa? b) É possível caracterizá-los a partir da narrativa? Se você acha que sim, descreva, a partir desta passagem a característica de cada um deles. c) Você consegue identificar a cena desta narrativa (qual época e em que lugar geográfico)? Se for possível indique-a. d) Use o esquema quinário (situação inicial, problema, ação transformadora, desenlace e situação final a fim de descrever esta história) d) Há algo importante no diálogo entre os personagens? Indique esses pontos. e)qual o principal ensino que o autor quer transmitir no texto (o ponto de vista do autor)?

19 INTRODUÇÃO À INTERPRETAÇÃO (HERMENÊUTICA) PARTE VI VII) Interpretação das Epístolas O primeiro passo importante no estudo das epístolas é entender que elas devem ser estudadas integralmente e nunca um trecho de cada vez. Afinal, quando recebemos a carta de alguém conhecido nunca procuramos lê-la aos pedaços. Ninguém que receba uma carta romântica de sua noiva irá ler a primeira parte em um dia, a última do dia seguinte e a terceira parte no último dia. Ler fragmentadamente acabará trazendo confusão. Algo que pareça obscuro em um parágrafo pode ser esclarecido pelo que veio antes ou pelo que virá depois. O contexto é tão importante aqui quanto o é em outros livros da Bíblia. Em segundo lugar o intérprete deve estudar as epístolas historicamente, ou seja, considerando quem escreveu, em que época escreveu, e porque escreveu. Claro que a falta de todas ou parte destas informações não impedirão que o livro seja entendido. Tome o exemplo de Paulo que escrevia suas cartas pensando em um problema específico pelo qual a igreja destinatária estava passando. Este é um erro que cometemos comumente porque, por exemplo, as cartas de Paulo apresentam assuntos perenes. Mas, considere o texto de 1Co 7.1. Olhando superficialmente alguém pode afirmar que a Bíblia diz que o casamento é uma coisa a ser evitada. Todavia, uma afirmação como essa esta em desacordo ao que a Bíblia diz de maneira geral (veja Ef ; 1Tm 3.2; 4.3). Ao que parece, entre as muitas questões que dividiam os crentes da igreja de Corinto, estava a que tratava do casamento e do sexo. Alguns cristãos tinham uma visão muito liberal ( ) e, por causa desta opinião um rapaz que se deitava com sua madrasta não era confrontado em seu pecado (5.1-2). Outro grupo, por sua vez, foi a outro extremo. Criam que atém mesmo no casamento o sexo deveria ser alguma coisa a se evitar. Não se casar poderia ser uma opção. E, em apoio à sua posição apelaram à própria situação de Paulo. Ele tinha, portanto, uma grande dificuldade diante de si. Por isso, ainda que não fosse a melhor opção, Paulo preferiu fortalecer este grupo usando o que possivelmente era um lema dos seus integrantes, desenvolvendo em seguida as correções necessárias aos abusos. O estudioso da Escritura encontrará no livro de Atos algumas informações sobre a história dos lugares pelos quais Paulo passou. Quando isto não for possível usará mão de recursos externos e também poderá ver na própria epístola informações que poderão ajudá-lo a entender o contexto histórico. Exercício Prático: Leia Filpenses Compare com os seguintes textos da epístola ; 1.5; 2.25; 4.6-7; 3.1; 4.4 e também 2Co Tende entender o motivo pelo qual Paulo ensina este texto para a época e como devemos aplicar para nós hoje. Em terceiro lugar, as epístolas devem ser lidas como documentos literários. Cada carta possui uma estrutura própria que, por normalmente serem longas, ajudarão a compreendê-la melhor. Veja o exemplo da carta de Paulo aos Gálatas:

20 Saudação Bênção 6.18 Introdução Conclusão Corpo I) Paulo defende sua autoridade II) Argumentação doutrinária III) Exortações Práticas Atentar, portanto, para os pontos onde ocorrem mudanças de tópicos nos ajudarão a interpretar melhor o texto. Exercício Prático: Compare a introdução de Paulo em Gálatas com outras introduções nas cartas aos Romanos e 1 Coríntios Há algum motivo para estas diferenças existentes entre a primeira e as demais?

21 INTRODUÇÃO À INTERPRETAÇÃO (HERMENÊUTICA) PARTE VII VIII) Interpretação da Poesia A poesia é um gênero tão extenso na Bíblia que, se fosse unido em um único bloco, facilmente excederíamos o Novo Testamento. A poesia mais conhecida na Bíblia pode ser encontrada no livro dos Salmos, depois em Provérbios e outros livros de Sabedoria. Também no Novo Testamento encontramos diversos textos de poesia, como em At 17.28; Fp ; Lc ; e Ap É bom citar que, o campo da poesia na Bíblia ainda é carcado de incertezas, o que nos deve levar a uma atitude hipotética na interpretação deste gênero. De qualquer forma, a seguir trataremos de alguns pontos importantes na interpretação dos livros poéticos: Paralelismo É a correspondência de um verso ou linha com outro, no qual há uma proposição emitida e uma segunda associada a ela, extraída a partir dela, equivalente ou contrastante. Paralelismo Sinônimo: a segunda linha, de forma poética, repete com outras palavras o que foi afirmado na primeira linha (Pv 1.20; Lc 1.46b-47a). Paralelismo Antitético: a segunda linha da poesia contrasta ou nega o sentido da primeira linha (Pv 10.1; Pv 27.6) Concisão Enquanto a prosa é organizada em parágrafos, a poesia é dividida em estrofes. Uma das maneiras de se marcar o fim da estrofe é a presença de um refrão (Sl 39; 42, 43; 44; 62; 114 e outros). Recursos Retóricos Não somente a poesia, mas toda a Escritura Sagrada é repleta de imagens e figuras de linguagem (já tratamos deste assunto anteriormente). Todavia, três deles aparecem de maneira especial na poesia: Quiasmo: Um recurso literário que tem este nome a partir da letra (letra grega que se pronuncia qui ). Tal nomenclatura aponta para o cruzamento ou inversão dos elementos relacionados (Mt 7.6; 13.15)

22 Paralelismo Climático: É a repetição de duas ou três palavras em duas ou mais linhas, com a intenção de ênfase (Sl 92.9 e 93.3). Simbolismo Emblemático: Um enunciado se junta a uma figura de linguagem que dá ênfase (Pv 11.22; 25.5). A Natureza dos Salmos 1. Elemento Individual: Os Salmos e a poesia na Bíblia refletem experiências pessoais do autor e, ao mesmo tempo, o caráter de todos os homens (Sl 6, 18) 2. Circunstâncias Históricas: Quando houver uma circunstância histórica ligada ao Salmo, ela deve ser estudada (Sl 3 e Sl 32). 3. O Caráter do Autor: Devido à grande carga emocional que está presente nos Salmos, o intérprete deve estudar o caráter e o momento da composição 4. A Qualificação do Salmo: Existem várias qualificações, entre elas: (1) Messiânicos que apontavam de uma maneira mais específica para o Messias que viria (2; 22; 45); (2) Imprecatórios - que falam da justiça final de Deus sobre o pecado, o grande inimigo e sobre o ímpio (7 e 35).

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA Este plano de leitura foi planejado para a leitura completa da Palavra de Deus em um ano, entretanto, você pode ler no ritmo que desejar. Se tiver mais tempo diário, faça a leitura

Leia mais

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada.

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Capítulo 1: A Bíblia e Como ela foi Organizada Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção

Leia mais

Lição 4. Usando a Bíblia. A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o

Lição 4. Usando a Bíblia. A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o Livro 1 página 28 Lição 4 Usando a Bíblia A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o hábito de ler regularmente a Bíblia. É uma fonte de bênção, inspiração,

Leia mais

PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos

PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA. Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos PRIMEIRA SEQÜÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Seqüência é para quem está começando a ler a Bíblia. Três

Leia mais

Bíblia, sua importância em minha vida

Bíblia, sua importância em minha vida Bíblia, sua importância em minha vida Bíblia, sua importância em minha vida 2 Timóteo 3:16-17 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação

Leia mais

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1

INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1 I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A Revisão aula 1 INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1 A BÍBLIA... UM CONJUNTO DE 66 LIVROS, COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS 3500 ANOS, DEMOROU QUASE 1600 ANOS PARA SER CONCLUÍDO,

Leia mais

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16

Aula 02 1.8 Divisão da Bíblia e livros a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos? padrão regra de fé II Pedro 3:15~16 1.8 Divisão da Bíblia e livros Velho Testamento 39 livros Novo Testamento 27 livros 40 escritores diferentes Período de 1600 anos para ser escrita a Bíblia, (aprox. entre 1500 a.c. e 100 d.c.) a) Como

Leia mais

2.6 Como ensinar às crianças a usar a Bíblia?

2.6 Como ensinar às crianças a usar a Bíblia? TREINADOR MASTER - Nível Internacional www.teachingforafrica.com 1 A igreja deseja que crianças aprendam a respeitar a Bíblia como uma autoridade que é capaz de lhes dizer como viver. Por esta razão não

Leia mais

Eis que tudo se fez novo (aluno)

Eis que tudo se fez novo (aluno) Eis que tudo se fez novo (aluno) Índice 01 A Bíblia 02 O ser humano e seu relacionamento com Deus 03 A garantia da salvação 04 Quem é Jesus Cristo 05 O Espírito Santo 06 A Oração 07 As tentações e o pecado

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula IV - Introdução ao Novo Testamento e o caráter Literário dos evangelhos A ORIGEM DO NOME A expressão traduzida

Leia mais

LEITURA BÍBLICA A BÍBLIA LER

LEITURA BÍBLICA A BÍBLIA LER LEITURA BÍBLICA A BÍBLIA LER INTRODUÇÃO: Qualquer que seja meu objetivo, ler é a atividade básica do aprendizado. Alguém já disse: Quem sabe ler, pode aprender qualquer coisa. Se quisermos estudar a Bíblia,

Leia mais

Todos Batizados em um Espírito

Todos Batizados em um Espírito 1 Todos Batizados em um Espírito Leandro Antonio de Lima Podemos ver os ensinos normativos a respeito do batismo com o Espírito Santo nos escritos do apóstolo Paulo, pois em muitas passagens ele trata

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

A BÍBLIA. Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11

A BÍBLIA. Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11 A BÍBLIA Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11 DIVISÃO E CONTEÚDO A palavra "bíblia" vem do grego bíblia, plural de biblion, que traduzido quer dizer "grupo de "livros". Desta forma a

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

PLANO ANUAL DE LEITURA DA BÍBLIA. Por que ler a Bíblia e orar é algo tão importante para cada cristão?

PLANO ANUAL DE LEITURA DA BÍBLIA. Por que ler a Bíblia e orar é algo tão importante para cada cristão? PLANO ANUAL DE LEITURA DA BÍBLIA Por que ler a Bíblia e orar é algo tão importante para cada cristão? Bem, a resposta mais óbvia e direta é que precisamos cultivar relacionamento com Deus, e estes meios

Leia mais

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP A! Uma grande biblioteca 66 livros Escritos por cerca de 40 homens Em um período de 1600 anos Livros agrupados

Leia mais

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO.

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO. Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma coleção de 73 livros, uma mini biblioteca que destaca o a aliança e plano de salvação de Deus para com

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

Há Harmonia Entre os Evangelhos?

Há Harmonia Entre os Evangelhos? Há Harmonia Entre os Evangelhos? Mar/Abr/2015 Vlademir Hernandes HARMONIZAÇÃO E ELUCIDAÇÃO AULA 6 05/04/2015 CITAÇÕES DO ANTIGO TESTAMENTO Textos Complicados Tipos de Citações do AT No NT há várias formas

Leia mais

Ficha técnica 2010 por Igreja Batista Central de Fortaleza Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações, com indicação de

Ficha técnica 2010 por Igreja Batista Central de Fortaleza Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações, com indicação de Ficha técnica 2010 por Igreja Batista Central de Fortaleza Proibida a reprodução por quaisquer meios, salvo em breves citações, com indicação de fonte Supervisão editorial: Pr. José Edson Cardoso Coordenação

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1)

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1) Ministério de Intercessão A Intercessão e a Batalha Espiritual Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1) O que é Intercessão?

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

A Bíblia realmente afirma que Jesus

A Bíblia realmente afirma que Jesus 1 de 7 29/06/2015 11:32 esbocandoideias.com A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo é Deus? Presbítero André Sanchez Postado por em: #VocêPergunta Muitas pessoas se confundem a respeito de quem é Jesus

Leia mais

Programa Grant Horner de leitura bíblica

Programa Grant Horner de leitura bíblica Programa Grant Horner de leitura bíblica O programa de leitura da Bíblia do Professor Grant Horner é incomum, desafiador e vai mudar sua vida. É diferente de qualquer outro programa que você já viu. Experimente-o

Leia mais

ESCRITOS & POESIA HEBRAICA

ESCRITOS & POESIA HEBRAICA Jörg Garbers ESCRITOS & POESIA HEBRAICA INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO Os escritos formam a última parte do cânon do AT. Na Bíblia evangélica pertencem aos escritos os seguintes livros: Jó Salmos Provérbios Eclesiastes

Leia mais

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 1. Pesquise cinco passagens no Antigo Testamento que anunciem o Messias,

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI Lição 07 A COMUNIDADE DO REI OBJETIVO: Apresentar ao estudante, o ensino bíblico sobre a relação entre a Igreja e o Reino de Deus, para que, como súdito desse reino testemunhe com ousadia e sirva em amor.

Leia mais

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz?

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? A Unidade de Deus Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? Vejamos a seguir alguns tópicos: Jesus Cristo é o Único Deus Pai Filho Espírito Santo ILUSTRAÇÃO Pai, Filho e Espírito

Leia mais

ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia

ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia Pr. Erivelton Rodrigues Nunes Tema Indo Jesus para as bandas de Cesaréria de Felipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do

Leia mais

A BÍBLIA. Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência

A BÍBLIA. Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência Conhecendo a Bíblia A BÍBLIA Bíblia: do grego Biblion = Livro, Livro por excelência Divisão em capítulos: Stephen Langton, em 1227 e Cardeal Hugo de Sancto Caro, por volta de 1260. Divisão por versículos:

Leia mais

Aula 1 Introdução e definição de termos

Aula 1 Introdução e definição de termos Aula 1 Aula 1 Introdução e definição de termos - Apresentação da Teologia do Culto (Adoração e Louvor - Definição dos principais termos relacionados à matéria Objetivo: ao final da aula, o aluno terá em

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

Como Estudar a Bíblia

Como Estudar a Bíblia Como Estudar a Bíblia Caderno de Estudos Por David Batty Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 Direitos Reservados 2003 Comitê Acadêmico do Teen Challenge Internacional, EUA. Todos os direitos, incluindo

Leia mais

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS Movendo Pessoas da Congregação para os Comprometidos para que não mais sejamos como meninos Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Leia mais

GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974

GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974 GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974 CONSIDERAÇÕES GERAIS O objetivo deste documento é informar a estrutura e a informação esperadas num texto de Trabalho de Graduação. O conteúdo do texto deverá ser

Leia mais

Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer

Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church Deus é a Resposta A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer Tradução Pr. Anastácio Pereira de Sousa Primeira Igreja Batista

Leia mais

A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da

A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da O Pentateuco A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da humanidade, do povo escolhido. As histórias

Leia mais

Lição 3 O Plano de Deus Para os Obreiros

Lição 3 O Plano de Deus Para os Obreiros Lição 3 O Plano de Deus Para os Obreiros O António estudou as razões por que os crentes da Igreja primitiva se reuniam. Observou que muitos tipos de necessidades reuniam os crentes a necessidade de ensino,

Leia mais

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado LIÇÃO 1 - EXISTE UM SÓ DEUS 18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado A Bíblia diz que existe um único Deus. Tiago 2:19, Ef. 4 1- O Deus que Criou Todas as coisas, e que conduz a sua criação e

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

O líder influenciador

O líder influenciador A lei da influência O líder influenciador "Inflenciar é exercer ação psicológica, domínio ou ascendências sobre alguém ou alguma coisa, tem como resultado transformações físicas ou intelectuais". Liderança

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite Ambiente: Os comentadores destacaram, muitas vezes, a intenção teológica deste relato. Que é que isto significa? Significa que não estamos diante de uma reportagem jornalística de uma viagem geográfica,

Leia mais

Lição 01 O propósito eterno de Deus

Lição 01 O propósito eterno de Deus Lição 01 O propósito eterno de Deus LEITURA BÍBLICA Romanos 8:28,29 Gênesis 1:27,28 Efésios 1:4,5 e 11 VERDADE CENTRAL Deus tem um propósito original e eterno para minha vida! OBJETIVO DA LIÇÃO Que eu

Leia mais

A SAGRADA ESCRITURA. Por Marcelo Rodolfo da Costa

A SAGRADA ESCRITURA. Por Marcelo Rodolfo da Costa A SAGRADA ESCRITURA Por Marcelo Rodolfo da Costa A palavra bíblia é de origem grega do termo "biblion" que no plural significa "livros". Logo a bíblia é uma coleção de livros. Ela surge no meio de um oriente,

Leia mais

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo Livro 1 página 4 Lição Um Um Novo Princípio O Poder Transformador de Cristo Da Palavra de Deus: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

Leia mais

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que é importante

Leia mais

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b)

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b) Evangelho A palavra Evangelho significa: Boas Novas. Portando, não temos quatro evangelhos, mas quatro evangelistas que escreveram, cada um, conforme sua visão, as boas-novas de salvação, acerca do Senhor

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS

A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS Colossenses 1:13-23 A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS Um dos assuntos que é muito proeminente nas epístolas de Paulo é o de RECONCILIAÇÃO. Ligado com este assunto, estão algumas das verdades mais notáveis

Leia mais

Ciclo de Seminários Não Técnicos 2010

Ciclo de Seminários Não Técnicos 2010 Ciclo de Seminários Não Técnicos 2010 Introdução à Bíblia Segundo a Igreja Católica Márcio Saraiva (marcio@dsc.ufcg.edu.br) 1 AVISO!!! Deixe o celular com o bluetooth ligado! 2 Agenda Motivação Introdução

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós:

Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós: Visão do MDa Na visão do MDA, é possível à Igreja Local ganhar multidões para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristão é o modelo de discipulado um a um em ação. O MDA abrange diversos fatores desenvolvidos

Leia mais

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento Jörg Garbers Ms. de Teologia 26.10.2013 08:00-09:30 Profetas e profetismo na história de Israel 09:50-11:50 A ressurreição

Leia mais

Lição 8 Trabalhar com Líderes

Lição 8 Trabalhar com Líderes Lição 8 Trabalhar com Líderes Já havia mais de um ano que o António se tornara membro da sua igreja. Ele tinha aprendido tanto! Começou a pensar nos líderes da igreja que o tinham ajudado. Pensava naqueles

Leia mais

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade.

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade. A Palavra de Deus 2 Timóteo 3:16-17 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso

Leia mais

Classe Adultos. Esperança e Glória para os Salvos

Classe Adultos. Esperança e Glória para os Salvos Classe Adultos Esperança e Glória para os Salvos OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Explicar o real significado da Escatologia Bíblica. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: I. Definir

Leia mais

Estes capítulos introduzem a última série de visões de Ezequiel, nas quais ele vê

Estes capítulos introduzem a última série de visões de Ezequiel, nas quais ele vê Lição 14 Ezequiel Mede o Templo Restaurado (Ezequiel 40:1-42:20) Estes capítulos introduzem a última série de visões de Ezequiel, nas quais ele vê o templo restaurado. Nesta lição, vamos considerar alguns

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 1) A Cruz era um instrumento de execução. Para os romanos, que tipo de pessoa era executado na cruz? E para os judeus? Resposta: Os romanos a usavam

Leia mais

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S S O homem é pecador Romanos 3:9-18 S Pecadores merecem a morte Genesis 2:17, Romanos 6:23 S Portanto, se é para Deus ser justo e dar somente o que

Leia mais

Uma biblioteca composta de 66 livros. 1.1 O significado da Palavra Bíblia

Uma biblioteca composta de 66 livros. 1.1 O significado da Palavra Bíblia Aula 1 10/09/2014 Uma biblioteca composta de 66 livros 39 antigo testamento 27 novo testamento 1.1 O significado da Palavra Bíblia Grego = Livros ou coleção de pequenos livros João Crisostomos disseminação

Leia mais

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam Lição 1 Leis no tempo de Cristo Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam 2) Lei Civil do A.T. = Tinha a ver com os costumes

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSELHEIROS BÍBLICOS (ABCB)

DECLARAÇÃO DE FÉ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSELHEIROS BÍBLICOS (ABCB) DECLARAÇÃO DE FÉ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSELHEIROS BÍBLICOS (ABCB) A Igreja de Jesus Cristo está comprometida somente com o Antigo e Novo Testamentos como a única autoridade escrita de fé e conduta.

Leia mais

Esperança em um mundo mal Obadias 1-21. Propósito: Confiar em Cristo independente do mundo em que vivemos.

Esperança em um mundo mal Obadias 1-21. Propósito: Confiar em Cristo independente do mundo em que vivemos. Esperança em um mundo mal Obadias 1-21 Propósito: Confiar em Cristo independente do mundo em que vivemos. Introdução Obadias É o livro mais curto do Antigo Testamento. Quase nada se sabe sobre o autor.

Leia mais

Apêndice 2. Instruções para Manejar Bem a Palavra da Verdade

Apêndice 2. Instruções para Manejar Bem a Palavra da Verdade APÊNDICE 2 259 Apêndice 2 Instruções para Manejar Bem a Palavra da Verdade Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2

Leia mais

www.projeto-timoteo.org 2ª edição Como Viver a Plenitude de Deus Projeto Timóteo Apostila do Aluno

www.projeto-timoteo.org 2ª edição Como Viver a Plenitude de Deus Projeto Timóteo Apostila do Aluno Como Viver a Plenitude de Deus Projeto Timóteo 1 Apostila do Aluno Como Viver a Plenitude de Deus Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza

Leia mais

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5. Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.1-2 E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha

Leia mais

Recomendação Inicial

Recomendação Inicial Recomendação Inicial Este estudo tem a ver com a primeira família da Terra, e que lições nós podemos tirar disto. Todos nós temos uma relação familiar, e todos pertencemos a uma família. E isto é o ponto

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

Obedecer a Deus, Honrar aos pais e viver bem!

Obedecer a Deus, Honrar aos pais e viver bem! Obedecer a Deus, Honrar aos pais e viver bem! Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada.

Leia mais

Sempre Abundantes. IDE Curso E1 - Células. Lição 6 Multiplicando a sua célula

Sempre Abundantes. IDE Curso E1 - Células. Lição 6 Multiplicando a sua célula Sempre Abundantes IDE Curso E1 - Células Multiplicando a sua célula Vídeo: não desista agora! 2 Que lições aprendemos com este vídeo? Grupos de 4 a 6 pessoas Conversem sobre o vídeo e formulem duas lições

Leia mais

2º Aquele que não pratica (não pratica a Lei), mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é

2º Aquele que não pratica (não pratica a Lei), mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é Muitos, ao ouvirem que o cristão não precisa praticar as obras da Lei, como: guarda do sábado, sacrifício de jejum, uso do véu, devolução de dízimo, etc., logo fazem a seguinte pergunta: A Lei de Deus

Leia mais

Deus tem o melhor pra mim

Deus tem o melhor pra mim Deus tem o melhor pra mim Is 1:19 "Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o melhor da terra." Numa tradução mais original deste versículo, encontramos algo mais ou menos assim: Is 1:19 "Se vocês estiverem

Leia mais

Introdução. à Bíblia

Introdução. à Bíblia Introdução à Bíblia Pr. Kenneth Eagleton Escola Teológica Batista Livre (ETBL) Campinas, SP 2012 1 Quarta Lição Estrutura da Bíblia A Bíblia é, na verdade, mais que um só livro: é uma coleção de 66 livros

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 A PESCA MILAGROSA

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 A PESCA MILAGROSA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 A PESCA MILAGROSA A PESCA MILAGROSA LUCAS 5:1-11; JOÃO 21:1-17 A PRIMEIRA PESCA MARAVILHOSA JÁ ESTÁ TUDO PAGO! NÃO DEVO + Porque estudar os milagres de Jesus? Jesus nos

Leia mais

TEUS PENSAMENTOS Projeto 203

TEUS PENSAMENTOS Projeto 203 TEUS PENSAMENTOS Projeto 203 Por David Batty Lição 203 Primeira Edição Nome do Aluno Data do Início_ Data do Fim 2 Projeto 203 Teus Pensamentos Os Teus Pensamentos Lição 203 David Batty 1ª Edição Brasil

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

CONHECENDO A BÍBLIA APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS. Volume 01 de 07

CONHECENDO A BÍBLIA APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS. Volume 01 de 07 CONHECENDO A BÍBLIA APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS Volume 01 de 07 2 A Bíblia é a Palavra de Deus. É através dela que Deus fala aos nossos corações. A Bíblia também é conhecida como As Escrituras

Leia mais

Você conhece a sua bíblia?

Você conhece a sua bíblia? Você conhece a sua bíblia? RECORDANDO... Um breve tratado sobre as Escrituras - 66 livros: 39 AT + 27 NT - Ela é a revelação de Deus - Autores diferentes mas uma mesma mente formadora Interpretando a Bíblia

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

Excursionista Nome: Unidade: Geral 1. Ter no mínimo 14 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade. Excursionista. Desbravador Unidade 1

Excursionista Nome: Unidade: Geral 1. Ter no mínimo 14 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade. Excursionista. Desbravador Unidade 1 Excursionista Nome: Unidade: Geral 1. Ter no mínimo 14 anos de idade. Cole aqui sua copia de identidade 2. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores. Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez R

Leia mais

Como sugestão para o melhor aproveitamento do material, indica-se:

Como sugestão para o melhor aproveitamento do material, indica-se: INTRODUÇÃO O estudo do Antigo Testamento é essencial para a compreensão da revelação dos propósitos de Deus no decorrer da historia da humanidade, por isso, Síntese do Antigo Testamento é um material que

Leia mais

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24 Perseverando com graça Efésios 6.18-24 O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem

Leia mais

A Batalha Contra a Carne. Aula - 05

A Batalha Contra a Carne. Aula - 05 A Batalha Contra a Carne Aula - 05 A Batalha Contra a Carne Textos Básicos: Gl 5.16-23; Mt 26.41 A vida cristã é uma peregrinação. Usando a linguagem das Escrituras, é uma viagem que se faz à pé. O ato

Leia mais

Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar perguntas durante a exibição; montar grupos de reflexão após a exibição, e assim por diante.

Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar perguntas durante a exibição; montar grupos de reflexão após a exibição, e assim por diante. O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso do mesmo. Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar

Leia mais

UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL.

UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL. UMA VIDA DE PAZ, PACIÊNCIA E AMABILIDADE EM UM MUNDO HOSTIL. Como sabemos o crescimento espiritual não acontece automaticamente, depende das escolhas certas e na cooperação com Deus no desenvolvimento

Leia mais

ESCATOLOGIA. A doutrina das últimas coisas

ESCATOLOGIA. A doutrina das últimas coisas ESCATOLOGIA A doutrina das últimas coisas Na escatologia inaugurada em Paulo... Já estamos experimentando algumas das bênçãos do futuro... Na escatologia inaugurada em Paulo... Já estamos experimentando

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! SÉRIE: QUEM É JESUS? Jesus é o Cordeiro de Deus Data: / 09 / 2010 - Semana 4. No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 1 / 7 1)

Leia mais

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ 2015 MDA REDE JOVEM Tornar-se um cristão espiritualmente maduro é a ação de maior valor que podemos fazer por nós mesmos. LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ Jesus foi maior evangelista que o mundo já viu.

Leia mais

Visão MDA. Sidnei Souza Hewlett-Packard 01/01/2014

Visão MDA. Sidnei Souza Hewlett-Packard 01/01/2014 2014 Visão MDA [Digite o subtítulo do documento] VI [Digite o resumo do documento aqui. Em geral, um resumo é um apanhado geral do conteúdo do documento. Digite o resumo do documento aqui. Em geral, um

Leia mais

Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras

Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras C A P Í T U L O 3 8 Pérola de Grande Valor Pérola de Grande Valor é um volume de escrituras escrito por profetas. Há cinco partes em Pérola de Grande Valor: o livro de Moisés, o livro de Abraão, Joseph

Leia mais

Se Jesus ressuscitou, onde estão as testemunhas?

Se Jesus ressuscitou, onde estão as testemunhas? Se Jesus ressuscitou, onde estão as testemunhas? 1 Coríntios 15.1-11 1. Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. 2. Por meio deste evangelho

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais