Roteiro de Projeto Hidráulico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Roteiro de Projeto Hidráulico"

Transcrição

1 1 Roteiro de Projeto Hidráulico Fases Checklist Acompanhamento e Gestão interna Cliente: Obra: Local: Arquiteto: Tel.: 1. ESTUDO PRELIMINAR 1.1. ÁGUA FRIA Definir os volumes do reservatório inferior e superior da seguinte maneira: Número de usuários = Número de dormitórios x 2 pessoas por dormitório x número de apartamentos x número de andares + 2 pessoas (zelador). Volume total de consumo diário = n. de usuários x 300 litros Reservatório superior = 40% do Consumo diário + reserva de incêndio. Reservatório inferior = 60% do consumo diário + reserva de 1 dia. Portanto teremos reserva de água para dois dias. Verificar as medidas do projeto de arquitetura e locais dos reservatórios. Solicitar o Dimensionamento e Diretrizes na Sabesp.

2 GÁS Verificar com a COMGÁs a existência ou não da rede de gás de rua, através de e carta padrão. Data do contato: Nome: Rede de gás de rua: ( ) SIM ( ) NÃO Caso exista: ( ) Alta Pressão ( ) Média Pressão ( ) Baixa Pressão. Caso não exista, previsão para / /. Local para a instalação dos abrigos do regulador de gás, e medidores individuais dos apartamentos ESGOTO Verificar cota do pavimento térreo em relação à rua para ver se têm condições de sair com a rede de esgoto sem recalque ÁGUAS PLUVIAIS Verificar a cota do térreo para a saída na sarjeta das águas pluviais. 2. ANTEPROJETO 2.1. REDE DE ÁGUA FRIA Definir as prumadas de distribuição de água fria Verificar a necessidade da instalação da Válvula redutora de Pressão (para pressões estáticas maiores que 40 mca no ponto mais desfavorável) Nomear as áreas molhadas sempre dos andares de baixo para cima Definir área do barrilete na cobertura e casa de bombas no subsolo Locar a posição do hidrômetro geral do prédio Definir a bacia com válvula ou caixa acoplada Estudar o caminhamento das alimentações dos aparelhos (bacia, lavatórios, chuveiros) para ver se não tem interferências com pilares dentro destas áreas molhadas. (Não precisa fazer o isométrico, somente estudar o caminho) Todo banheiro de uso coletivo deverá ter torneira de lavagem e deverá ser locada na planta baixa do anteprojeto Verificar se a torneira da pia vai ser instalada na parede ou no tampo Para cada coluna de distribuição deverá ser instalado um registro no barrilete Estudar a possibilidade de colocar os hidrômetros no hall.

3 Prever medição remota no forro do banheiro caso não haja possibilidade de ser instalado no hall Na cozinha deverá ser prevista a instalação da MLL e filtro Locar as torneiras de jardim e de lavagem nas áreas externas e subsolo Verificar como será feita a alimentação de água quente da cozinha (pelo aquecedor central ou será instalado um aquecedor de passagem para atender exclusivamente a pia) Cada área molhada deverá ter um registro geral separado, exceto em habitações populares Caso tenha mais de um banheiro social, verificar se teremos que prever chuveiro elétrico em um deles ou não No caso de ser alvenaria estrutural, ver possibilidade de deixar uma parede hidráulica ou fazer enchimento REDE DE ÁGUA QUENTE Definir as prumadas de distribuição de água quente Verificar a necessidade da instalação da Válvula redutora de Pressão (para pressões estáticas maiores que 40 mca no ponto mais desfavorável) no caso de ser instalado aquecedor central no subsolo Estudar o caminhamento das alimentações dos aparelhos (bacia, lavatórios, chuveiros) para ver se não tem interferências com pilares dentro destas áreas molhadas. (Não precisa fazer o isométrico, somente estudar o caminho) No caso de haver gerador de água quente, prever medição remota no forro do banheiro caso não haja possibilidade de ser instalado no hall Verificar como será feita a alimentação de água quente da cozinha (pelo aquecedor central ou será instalado um aquecedor de passagem para atender exclusivamente a pia) Cada área molhada deverá ter um registro geral de água quente separado Caso tenha mais de um banheiro social, verificar se teremos que prever chuveiro elétrico em um deles ou não Quando tivermos dois banheiros sociais, é obrigatória a instalação da rede de água quente Quando a pressão ultrapassar a 40 mca, deverá ser instalado um outro aquecedor para atender os andares inferiores Locar o aquecedor e verificar se cabe no local Quando houver central de água quente deverá ser prevista a tubulação e bomba de recirculação REDE DE GÁS Caminhamento da rede de gás O ponto de gás não pode ser em paredes de dormitórios mesmo que na parte de trás A tubulação também não pode passar por áreas de permanência de pessoas A tubulação não poderá passar em shafts.

4 A tubulação de distribuição poderá ser pelo enchimento do piso, exceto quando for laje zero Caso não tenha condições de fazer os desvios da tubulação da rede de gás no contrapiso do 1 o. pavimento, deverá ser feita o desvio pelo forro do pavimento térreo com encamisamento de toda a tubulação De preferência utilizar tubos de cobre com espessura adequada conforme Norma (classe A ou I ) O cálculo da rede de gás deve ser feita para o ponto mais desfavorável Caso as medições sejam nos andares, não esquecer de fazer os tubos de ventilação entre os medidores Não esquecer de verificar o volume dos locais onde serão instalados os aquecedores Verificar a ventilação da porta entre a área de serviço e a cozinha Verificar a necessidade de fazer a ventilação da área de serviço e a parte externa (veneziana na parede) Dimensionar a chaminé do aquecedor para passar para a arquitetura e cálculo estrutural Dimensionar a bateria de GLP utilizar o P-180, no caso de não haver gás de rua Dimensionar os abrigos dos medidores de gás REDE DE ESGOTO Definir caminhamento de esgoto de maneira a evitar forro no andar de baixo Os ralos dos banheiros e área de serviço deverão estar localizados em lugares escondidos, porém de fácil acesso Os ralos nos banheiros colocar sempre que possível entre o bidê e a bacia ou entre o lavatório e a bacia Os ralos no Box deverão ser locados em posições que a pessoa não pise ao entrar e também não colocar sob o chuveiro Separar o esgoto de banheiro, tanques e pias Separar os tubos de queda, sendo um para o primeiro pavimento, um para o segundo e terceiro, e um para os demais pavimentos Juntar os tubos de queda no pavimento térreo Não fazer conexões (junção) sob paredes pois dificulta a execução A ventilação deverá ir até a cobertura (Prolongamento TV) Os tubos de queda dos tanques e pias deverão ser prolongados até a cobertura Quando houver banheira, a caixa sifonada deverá ter saída de 75mm Para as saídas de esgoto de máquina de lavar roupa e louça, deverá ser previsto o sifão de peças Quando houver furação de vigas, espaçar os furos em pelo menos 0,60 cm Esgoto do bidê deverá ir para o ralo do banheiro.

5 A ventilação deverá estar sempre entre o ralo e a bacia sanitária O tubo de ventilação deverá passar sempre por cima do tubo de esgoto A conexão da ventilação a prumada deverá sempre ser feita em cota acima da bacia (no caso de prédios) ver detalhe típico O poço de recalque de esgoto quando existir, deverá ser separado da água pluvial Quando houver banheiro de empregada junto à área de serviço, verificar a possibilidade de eliminar o ralo e o forro da área de serviço, jogando o esgoto para dentro do banheiro da empregada REDE DE ÁGUAS PLUVIAIS Definir caminhamento da rede de águas pluviais de maneira a evitar forro no andar de baixo Os ralo deverão estar localizados em lugares escondidos, porém de fácil acesso e que sejam compatíveis com os caimentos dos pisos Separar os tubos de queda de AP da cobertura com os do terraço. Não recolher as APs de andares diferentes no mesmo tubo de queda Separar os tubos de queda de AP, sendo um para o primeiro pavimento e um para os demais pavimentos (terraço) Juntar os tubos de queda no pavimento térreo Quando houver furação de vigas, espaçar os furos em pelo menos 60 cm O poço de recalque de águas pluviais quando existir, deverá ser separado do esgoto INCÊNDIO Locar os hidrantes O hidrante no pavimento térreo não pode estar localizado a mais de 5 metros da porta de entrada Os hidrantes dos demais andares não podem estar localizados a mais de 5 metros da porta da escada O comprimento máximo de mangueira é de 30 metros, sendo duas de 15 metros O esguicho deve chegar até o ponto mais desfavorável. Não deverá ser considerado o esguicho da água Locar os extintores Os extintores deverão obedecer as distâncias máximas de percurso do operador conforme decreto que são: metros para classe A, metros para classe B e metros para classe C Locar extintor de CO2 na casa de máquinas do elevador, casa de bombas do subsolo e centro de medição Locar extintores de PQS quando houver cilindros de GLP, ver tabela da Norma e também na sala do grupo gerador Locar a bomba de incêndio.

6 Locar o registro de recalque no passeio Fazer o caminhamento da tubulação Estudar as posições dos pontos de iluminação de emergência em conjunto com elétrica As tubulações não podem passar dentro da caixa de escada Compatibilizar as posições dos hidrantes e extintores com os quadros de elétrica. 3. PROJETO EXECUTIVO REDE DE ÁGUA FRIA Elaborar os isométricos de todas as áreas molhadas O isométrico deve ser feito sempre visto da direita para a esquerda Quando houver interferência com pilares ou portas, estudar enchimento ou fazer outro caminho alternativo O registro de água fria deverá sempre estar do lado direito do de água quente, assim como o ponto de alimentação para os aparelhos Evitar a sifonagem da água fria que pode causar problemas ( ) letra U invertida Caso a alimentação venha por baixo, poderá ser colocado o registro mais baixo (50 cm de altura) Os isométricos deverão ser elaborados de maneira que haja economia de tubos e conexões As alturas dos pontos de utilização deverão ser obedecidas conforme tabela Não esquecer de torneiras de lavagem para as áreas de uso coletivo ou áreas onde possam ter lavagem constante (uso público coletivo ou individual) Os pontos da bacia de caixa acoplada deverão estar sempre do lado esquerdo No lavatório o ponto de água fria deverá sempre estar do lado direito No misturador do chuveiro o ponto de água fria deverá estar sempre do lado direito e da água quente do lado esquerdo As alimentações de água fria e quente para o lavatório deverá sempre vir por cima dos pontos de saída, ou seja acima de 58 cm pois irá interferir com a saída de esgoto do lavatório Verificar se será previsto ponto para filtro Verificar se será prevista a duchinha higiênica Quando o apartamento for de alto padrão, o registro poderá ser colocado fora da projeção do chuveiro, junto à entrada do Box Quando tiver jardim nas varandas, deverá ser prevista uma torneira de jardim Detalhar os pontos de hidrômetro ou medição remota Quando tiver dúvida a respeito das conexões utilizadas, verificar catálogos Elaborar o esquema geral de água fria.

7 Os cálculos devem ser feitos com memorial de cálculo Caso tenha válvula redutora de pressão, dimensionar pela pressão de entrada e pressão de saída, além da vazão Sempre deverão ser previstas duas válvulas redutoras, sendo uma reserva (ver detalhe padrão) Quando houver válvula redutora de pressão, deverá ser criado o mesmo barrilete de distribuição para as colunas dos apartamentos, com a mesma quantidade de registros O alimentador da válvula redutora deverá ser de Cobre A distribuição no subsolo e instalações aparentes de água fria deverá ser de cobre Fazer o caminhamento do sistema de recalque de água para o reservatório superior em cobre Dimensionar as bombas de recalque Instalar registros nas entradas de alimentação dos reservatórios superiores Instalar registros com válvula boia para os reservatórios inferiores Fazer o caminhamento da alimentação do hidrômetro geral para o reservatório inferior em cobre Drenos de limpeza e ladrão poderão ser de PVC marrom A tubulação de aviso de transbordamento (25 mm) do reservatório superior deverá estar desaguando em local de fácil localização poderá ser de PVC marrom. A maior parte da vazão poderá ser jogada nas águas pluviais da cobertura Inserir detalhes construtivos Inserir tabela de alturas Inserir notas de água fria (material e bitola) Passar a potência da bomba para elétrica REDE DE ÁGUA QUENTE Elaborar os isométricos de todas as áreas molhadas de maneira que a tubulação horizontal de água quente fique por cima da de água fria O isométrico deve ser feito sempre visto da direita para a esquerda Quando houver interferência com pilares ou portas, estudar enchimento ou fazer outro caminho alternativo O registro de água fria deverá sempre estar do lado direito do de água quente, assim como o ponto de alimentação para os aparelhos Evitar a sifonagem da água fria que pode causar problemas ( ) letra U invertida Caso a alimentação venha por baixo, poderá ser colocado o registro mais baixo (50 cm de altura) Os isométricos deverão ser elaborados de maneira que haja economia de tubos e conexões As alturas dos pontos de utilização deverão ser obedecidas conforme tabela.

8 No lavatório o ponto de água quente deverá sempre estar do lado esquerdo No misturador do chuveiro o ponto de água fria deverá estar sempre do lado direito e da água quente do lado esquerdo As alimentações de água fria e quente para o lavatório deverá sempre vir por cima dos pontos de saída, ou seja acima de 58 cm pois irá interferir com a saída de esgoto do lavatório Verificar se será prevista a duchinha higiênica e se terá água quente Quando o apartamento for de alto padrão, o registro poderá ser colocado fora da projeção do chuveiro, junto à entrada do Box Quando tiver dúvida a respeito das conexões utilizadas, verificar catálogos Elaborar o esquema geral de água quente Os cálculos devem ser feitos com memorial de cálculo Caso tenha válvula redutora de pressão, dimensionar pela pressão de entrada e pressão de saída, além da vazão Sempre deverão ser previstas duas válvulas redutoras, sendo uma reserva (ver detalhe padrão) Quando houver válvula redutora de pressão, deverá ser criado o mesmo barrilete de distribuição para as colunas dos apartamentos, com a mesma quantidade de registros válido para água quente e fria O alimentador da válvula redutora deverá ser de Cobre Todas as distribuições de água deverão ser de cobre Instalar registros nas entradas de alimentação das geradoras de água quente Colocar na nota o isolamento térmico a ser previsto Caso tenham comprimentos muito longos da rede de água quente, deverão ser previstas juntas de expansão Todas as conexões dos aquecedores deverão ter união Inserir detalhes construtivos Inserir notas de água quente (material e bitola) Caso tenha bomba de recirculação passar a potência para elétrica REDE DE GÁS Fazer os isométricos contemplando todos os pontos de consumo de gás Tomar cuidado com os detalhes dos aquecedores que tem posições de pontos de gás diferentes Fazer o esquema geral de gás Detalhar os abrigos dos medidores de gás Detalhar o abrigo dos botijões de GLP Dimensionar a rede de gás baseado na rede de gás de rua.

9 Lembrar que a tubulação não poderá passar nas paredes dos dormitórios Lembrar que a tubulação não poderá passar dentro dos forros (somente se fizer um encamisamento), nem em shafts Inserir detalhes de encamisamento e detalhes padrão Lembrar das chaminés, ventilação das portas, ventilação dos medidores Não pode haver equipamentos elétricos próximos aos abrigos dos cilindros de GLP Utilizar tubos de cobre classe adequada de espessura Inserir detalhes padrão (fogão, aquecedores, etc) Inserir notas de gás (material e bitola) REDE DE ESGOTO Detalhar todas as áreas molhadas em escala 1: Nomear as áreas molhadas sempre dos andares mais baixos para cima Procurar colocar os detalhes na seqüência, ou seja A, B, C, etc. na mesma folha Detalhe específico do detalhe de esgoto deverá estar na mesma folha Tubulação de ventilação deverá passar sempre por cima do esgoto Fazer o esquema geral de esgoto e dimensionar Para os banheiros utilizar somente o peso da bacia no cálculo do tubo de queda Nos desvios do subsolo deverão ter inspeção (junção com tampa) Furações de viga, obedecer a distancia de 60cm entre os furos Colocar nas plantas os FITs dos tubos Quando a tubulação passar por baixo da viga, não deverá ter menos que 2,30 m livres abaixo do tubo Quando juntar várias pias e tanques, dimensionar adequadamente a rede coletora que une os aparelhos Inserir detalhes específicos construtivos Inserir tabela de alturas Inserir notas de esgoto (material e bitola). Quando for aparente e nos desvios utilizar série R Quando houver poço de recalque de esgoto, dimensionar as bombas e detalhar o poço Passar a potência da bomba para elétrica REDE DE ÁGUAS PLUVIAIS.

10 Fazer o esquema geral de águas pluviais e dimensionar Deixar folga de 20% no dimensionamento das águas pluviais Nos desvios do subsolo deverão ter inspeção (junção com tampa) Furações de viga, obedecer a distância de 0,60cm entre os furos Colocar na planta os FIT dos tubos Quando a tubulação passar por baixo da viga, não deverá ter menos que 2,30 m livres abaixo do tubo Inserir detalhes específicos construtivos Inserir tabela de alturas Inserir notas de águas pluviais (material e bitola). Utilizar tubulação série R para as águas pluviais Quando houver poço de recalque de águas pluviais, dimensionar as bombas e detalhar o poço Passar informações da bomba para Elétrica REDE DE INCÊNDIO Fazer o esquema geral de incêndio Dimensionar a bomba de incêndio Colocar os comprimentos das mangueiras em cada pavimento Inserir notas de incêndio Utilizar para prédios residenciais tubo de cobre de Passar potência da bomba para elétrica Inserir detalhes padrão FURAÇÕES DE VIGA Passar na planta do calculista todas as furações a serem feitas Enviar para o calculista Receber a confirmação dos furos REVISÕES Revisão do segundo projetista Revisão Ricardo Revisão e comentários do cliente.

11 MEMORIAL DESCRITIVO Elaborar o memorial descritivo. Juntar a capa com o memorial, criando um único arquivo Revisão do segundo projetista Revisão do Ricardo. 4. APROVAÇÕES SABESP Solicitar o envio das plantas aprovadas de prefeitura (cópia) Fazer carta de pedido de dimensionamento para a Sabesp Dar entrada e solicitar guia de recolhimento da taxa a Sabesp Enviar a taxa para cliente Aguardar o retorno da Sabesp Tirar cópia da carta para nosso arquivo Enviar o original para o cliente protocolado BOMBEIROS Preparar os desenhos de aprovação (formato A2) Não esquecer de colocar os detectores (se houver escada pressurizada) Interfone nos subsolos Observação quanto as baterias no interfone Pára Raios Proteção GLPs Portas corta fogo PCF Bomba de incêndio Hidrantes Extintores Iluminação de emergência Alarmes e acionadores Botoeira da bomba caso exista Rotas de fuga Sprinkler caso exista.

12 Legenda em todas os desenhos Notas gerais Fazer memorial descritivo Solicitar número das ARTs de projeto de arquitetura, elétrica e pressurização ART de hidráulica e bombeiros contemplando as outras ART s de elétrica, arquitetura e pressurização Tirar cópia do CREA Caso tenha escada pressurizada deverá ser anexado o projeto de pressurização com o memorial de cálculo Anexar o memorial de construção civil Montar pasta completa Fazer carta de envio ao cliente (assinatura e taxas) Enviar para o cliente assinar os documentos Dar entrada no Corpo de Bombeiros Recebendo de volta o projeto aprovado, tirar cópia do carimbo de aprovação Enviar projeto aprovado ao cliente através de protocolo.

Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura - 11ª ed

Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura - 11ª ed Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura - 11ª ed PARTE I INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS 1 ÁGUA FRIA Entrada e fornecimento de água fria Compartimento que abriga o cavalete Medição de água

Leia mais

Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura 9ª edição

Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura 9ª edição Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura 9ª edição PARTE I INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS 1 ÁGUA FRIA Entrada e fornecimento de água fria Compartimento que abriga o cavalete Medição de água

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR DO LIVRO: SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS: PROJETOS PRÁTICOS E SUSTENTÁVEIS QUESTÕES VERÓL VAZQUEZ MIGUEZ

MATERIAL COMPLEMENTAR DO LIVRO: SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS: PROJETOS PRÁTICOS E SUSTENTÁVEIS QUESTÕES VERÓL VAZQUEZ MIGUEZ MATERIAL COMPLEMENTAR DO LIVRO: QUESTÕES SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS: PROJETOS PRÁTICOS E SUSTENTÁVEIS VERÓL VAZQUEZ MIGUEZ MATERIAL COMPLEMENTAR DO LIVRO: Capítulo 3 - Sistemas Prediais

Leia mais

ESTUDO PRELIMINAR SISTEMAS ELÉTRICOS

ESTUDO PRELIMINAR SISTEMAS ELÉTRICOS ESTUDO PRELIMINAR SISTEMAS ELÉTRICOS OBRA : ECO INDEPENDÊNCIA LOCAL : Rua Souza Coutinho CONSTRUÇÃO : Fortenge Construções Empreendimentos Ltda REVISÃO : ØØ 06/10/2005 EMISSÃO INCIAL Eco Independência

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Procuradoria Geral Departamento de Administração Coordenação de Arquitetura e Engenharia

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Procuradoria Geral Departamento de Administração Coordenação de Arquitetura e Engenharia ANEXO VIII ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO DE INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS 1. Os projetos de instalações hidrossanitárias deverão atender às recomendações e especificações

Leia mais

1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA

1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA CONTEÚDO 1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA... 17 Considerações gerais... 17 Partes constituintes de um sistema predial de água fria. 18 Entrada e fornecimento de água fria... 20 Medição de água individualizada...

Leia mais

STF ASSESSORIA & CONSULTORIA S/C LTDA

STF ASSESSORIA & CONSULTORIA S/C LTDA São Paulo, 03 de julho de 2014. À SKR Empreendimento: JURUCÊ. A/C Carolina Barbosa C/C aos demais projetistas. Ref. 1º Relatório de análise dos sistemas passivos e ativos de prevenção e combate a incêndio

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CONSTRUÇÃO CIVIL IV

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CONSTRUÇÃO CIVIL IV SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ TC 042 - Construção Civil IV PROJETO HIDROSSANITÁRIO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 INTRODUÇÃO Conjunto de canalizações, aparelhos, conexões,

Leia mais

PROJETO DE SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS DE UMA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR COM PAVIMENTO DE SUBSOLO

PROJETO DE SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS DE UMA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR COM PAVIMENTO DE SUBSOLO MATERIAL COMPLEMENTAR DO LIVRO: PROJETO DE SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS DE UMA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR COM PAVIMENTO DE SUBSOLO SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS: PROJETOS PRÁTICOS

Leia mais

PHD 0313 Instalações e Equipamentos Hidráulicos

PHD 0313 Instalações e Equipamentos Hidráulicos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL PHD 0313 Instalações e Equipamentos Hidráulicos Aula 6: Abastecimento de Água Traçado Prof.: J. RODOLFO S.

Leia mais

Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias: Princípios Básicos para Elaboração de Projetos

Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias: Princípios Básicos para Elaboração de Projetos Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias: Princípios Básicos para Elaboração de Projetos 1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA Partes constituintes de um sistema predial de água fria Entrada e fornecimento

Leia mais

1 VÍCIOS CONSTRUTIVOS, DEFEITOS E DANOS

1 VÍCIOS CONSTRUTIVOS, DEFEITOS E DANOS CONTEÚDO 1 VÍCIOS CONSTRUTIVOS, DEFEITOS E DANOS... 23 Considerações gerais... 23 Prazos para reclamação de vícios e defeitos... 24 Responsabilidade do profissional pela reparação dos danos causados...

Leia mais

PLANTA DE ARQUITETURA EDIFÍCIO RESIDENCIAL CASSIS FINAL 5

PLANTA DE ARQUITETURA EDIFÍCIO RESIDENCIAL CASSIS FINAL 5 DE ARQUITETURA CIRCULAÇÃO COZINHA SALA DE JANTAR SALA DE ESTAR BANHO DORMITÓRIO SUÍTE ÁREA DE SERVIÇO VARANDA GOURMET ÁREA TÉCNICA BANHO SUÍTE ESCALA: 1 : 0 ÁREAS COM FORRO / SANCA DE GESSO PROJEÇÃO DE

Leia mais

PLANTA DE ARQUITETURA EDIFÍCIO RESIDENCIAL CASSIS FINAL 2

PLANTA DE ARQUITETURA EDIFÍCIO RESIDENCIAL CASSIS FINAL 2 DE ARQUITETURA VARANDA GOURMET BANHO ÁREA DE SERVIÇO COZINHA SALA DE ESTAR E DORMITÓRIO SALA DE JANTAR LAVABO ÁREAS COM FORRO / SANCA DE GESSO PROJEÇÃO DE VIGA ESCALA: 1 :50 ENCHIMENTO PILAR DE ALVENARIA

Leia mais

RESIDENCIAL CASA BRANCA MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO

RESIDENCIAL CASA BRANCA MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO RESIDENCIAL CASA BRANCA RUA TEREZA HAGUIHARA CARDOSO, Nº 770, JARDIM CASA BRANCA - SUZANO - SP MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO Março/2017 1. DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO Residencial multifamiliar composto

Leia mais

ESTUDO PRELIMINAR SISTEMAS ELÉTRICOS

ESTUDO PRELIMINAR SISTEMAS ELÉTRICOS ESTUDO PRELIMINAR SISTEMAS ELÉTRICOS OBRA : Edifício Residencial LOCAL : Avenida Jurucê, 194 / 196 CONSTRUÇÃO : SKR Engenharia Ltda. REVISÃO : ØØ 05/06/2014 EMISSÃO INCIAL Jurucê JUR3 (9)Pág 1/9 ÍNDICE

Leia mais

RESIDENCIAL RECANTO DO SOL MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO

RESIDENCIAL RECANTO DO SOL MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO RESIDENCIAL RECANTO DO SOL RUA SEBASTIÃO NUNES DOS PASSOS, Nº 50, (ANTIGA RUA GUARUJA E/OU RUA 4), JARDIM CASA BRANCA - SUZANO - SP MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO Maio/2018- REV 00 1. DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DO EMPREENDIMENTO

MEMORIAL DESCRITIVO DO EMPREENDIMENTO MEMORIAL DESCRITIVO DO EMPREENDIMENTO Construtora Atlanta Ubatuba Ltda. Empreendimento: Edifício Ravello Localização: Rua Raimundo Correa, nº 247 Itaguá Ubatuba - SP ENGENHEIRO TÉCNICO: FLÁVIO HELENA JÚNIOR

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO Obra: Residencial Ana Beatriz Local: Rua Adolfo Cattani, 775 - São Carlos-SP 1 CONSTITUÍDO: - O terreno com 1.746,58 m² tem acesso ao pavimento térreo pela Rua Adolfo

Leia mais

INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA - DADOS PARA PROJETO

INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA - DADOS PARA PROJETO 1 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA - DADOS PARA PROJETO 1. Consumo Predial Para fins de cálculo do consumo diário, não havendo outras indicações, deve-se considerar as seguintes taxas de consumo (extraído

Leia mais

PHD 313 HIDRÁULICA E EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS

PHD 313 HIDRÁULICA E EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA PHD 313 HIDRÁULICA E EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS Aula 12: Instalações de Água Quente Prof. Miguel Gukovas Prof. Rodolfo S Martins Prof. Ronan Cleber Contrera PHD

Leia mais

PLANTA DE ARQUITETURA HI CENTRO 1 AO 12 PAVIMENTO - FINAL 7 BLOCO A

PLANTA DE ARQUITETURA HI CENTRO 1 AO 12 PAVIMENTO - FINAL 7 BLOCO A PLANTA DE ARQUITETURA 1 AO 12 PAVIMENTO - FINAL 7 AQUECEDOR A À CARGO DO PROPRIETÁRIO DE SERVIÇO DORMITÓRIO ESTAR / JANTAR COZINHA BANHO ÁREAS COM FORRO / SANCA DE GESSO FURO ESCALA: 1 : 50 ALVENARIA PILAR

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aula 15 Instalações Prediais de Esgoto Sanitário Profª Heloise G. Knapik 1 Instalações prediais de esgotamento

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO MODELO COMPLETO

MEMORIAL DESCRITIVO MODELO COMPLETO 1 ANEXO B ESTADO DE GOIÁS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR MEMORIAL DESCRITIVO MODELO COMPLETO Ocupação/Uso: Divisão: Descrição: Endereço: Finalidade: ( ) Aprovação ( ) Substituição ( ) Atualização Espaço reservado

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS

MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS 1. Objetivo: O presente memorial descritivo tem por finalidade descrever os métodos de execução e os materiais a serem utilizados nas instalações de

Leia mais

PROJETO DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS REGISTRO DE INSPEÇÃO DE PROJETOS

PROJETO DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS REGISTRO DE INSPEÇÃO DE PROJETOS Página 1 GRUPO RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO PROJETO: REGISTRO DE INSPEÇÃO DE PROJETOS PROJETO INSPECIONADO: DATA DA INSPEÇÃO: AUTOR DESTE CHECKLIST MARCOS LUÍS ALVES DA SILVA Sistemas prediais de esgoto

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS AULA 03 Prof. Guilherme Nanni prof.guilherme@feitep.edu.br 7º Semestre Engenharia civil CONTEÚDO DA AULA REDE DE DISTRIBUIÇÃO BARRILETE COLUNAS, RAMAIS, SUB-RAMAIS MATERIAIS

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS AULA 01 Prof. Guilherme Nanni prof.guilherme@feitep.edu.br 7º Semestre Engenharia civil INST. HIDRÁULICAS AULA 01 7 semestre - Engenharia Civil EMENTA Elaborar projetos

Leia mais

Residencial. Mona Lisa CRECI 17429J

Residencial. Mona Lisa CRECI 17429J APARTAMENTO TIPO Planta Apartamento TIPO 1 Dormitórios 45,52 m² área útil privativa + vaga Planta Apartamentos com 2 Dormitórios (2º dormitório reversível) por conta do comprador Schultzer de Camargo Valter

Leia mais

DESENHO TÉCNICO III PROJETO HIDRÁULICO

DESENHO TÉCNICO III PROJETO HIDRÁULICO DESENHO TÉCNICO III PROJETO HIDRÁULICO 2010.1 Profs. Carolina Puttini e Mariana Gusmão INSTALAÇÃO PREDIAL DE ÁGUA POTÁVEL Os principais objetivos de um projeto desse tipo de instalação são: Fornecimento

Leia mais

Esgotos Sanitários Ventilação e Dimensionamento

Esgotos Sanitários Ventilação e Dimensionamento Esgotos Sanitários Ventilação e Dimensionamento Etapas de Projeto: Etapas de Projeto: Etapas de Projeto: Vista de instalação de esgoto sob laje e shaft em edifício comercial (Fonte: www.suzuki.arq.br).

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO Obra: Condomínio Residencial Annelise Local: Situado na Rua Marechal Deodoro, nº 1460, CEP: 13.560-200, Centro, Zona 1, Ocupação Induzida, São Carlos SP. 1 CONSTITUÍDO:

Leia mais

AMBIENTE PISO PAREDES TETO

AMBIENTE PISO PAREDES TETO FICHA TÉCNICA MEMORIAL DESCRITIVO Empreendimento: Alto do Frezzarin Residencial Localização: Frente para Rua Chile, entre a Rua Vital Brasil e Rua Uruguai, Vila Santo Antônio, Americana/SP Projeto: Emilio

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO Obra: Condomínio Residencial Annelise Local: Situado na Rua Marechal Deodoro, nº 1460, CEP:13.560-200, Centro, Zona 1, Ocupação Induzida, São Carlos SP. 1 CONSTITUÍDO:

Leia mais

Instalações Hidráulicas Prediais

Instalações Hidráulicas Prediais Instalações Hidráulicas Prediais Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário Aula -01 Prof.: Guilherme Nanni Grabowski Instalação predial de Esgoto Sanitário Tem por finalidade o transporte de todo o efluente

Leia mais

Instalações prediais de água fria

Instalações prediais de água fria Instalações prediais de água fria Introdução As instalações prediais de água fria são regidas por normas da ABNT que estão em constante evolução, sendo sujeitas a alterações com objetivo de adequá-las

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL NORMA TÉCNICA Nº 012-CBMDF

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL NORMA TÉCNICA Nº 012-CBMDF GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL Sumário 1 Objetivo 2 Referências 3 Definições 4 Condições gerais 5 Condições específicas NORMA TÉCNICA Nº 012-CBMDF Padronização

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 04. Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 04. Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 04 Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017 Sumário 1 INSTALAÇÕES DE ESGOTO SANITÁRIO... 3 1.1 Sistemas de esgotos... 3 1.2 Itens do

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CASA DE MADEIRA

MEMORIAL DESCRITIVO CASA DE MADEIRA 1 MEMORIAL DESCRITIVO CASA DE MADEIRA 1 - Base: 1.1 - Fundação: 1.1.1 - Brocas com diâmetro mínimo de 20 cm em concreto estrutural, executadas manualmente, com profundidade média de até 3,00 m. 1.1.2 -

Leia mais

Plano de Prevenção e Combate a Incêndio PPCI. Prédio: Centro de Alta Complexidade em Oncologia - CACON. Hospital Geral de Caxias do Sul.

Plano de Prevenção e Combate a Incêndio PPCI. Prédio: Centro de Alta Complexidade em Oncologia - CACON. Hospital Geral de Caxias do Sul. Caxias do Sul, 21 de dezembro de 2011. Plano de Prevenção e Combate a Incêndio PPCI Prédio: Centro de Alta Complexidade em Oncologia - CACON Hospital Geral de Caxias do Sul. CNPJ: 88.648.761/0018-43 Área

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO FECHADO BELLA VISTA

MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO FECHADO BELLA VISTA MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO FECHADO BELLA VISTA 1 Caracterização da unidade residencial As unidades residenciais do condomínio Bella Vista, terão os seguintes ambientes divididos em dois andares, no

Leia mais

Instalação de Água fria - GABARITO

Instalação de Água fria - GABARITO Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Hidráulica e Saneamento Curso: Engenharia Civil Disciplina: TH030 - Sistemas Prediais Hidráulicos Sanitários TURMA D Instalação de Água

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA CARINE ALCANTARA DE JESUS ELÓRAH REGINA DINIZ ROCHA MAUREEN CRISTINE PEREIRA DA SILVA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA CARINE ALCANTARA DE JESUS ELÓRAH REGINA DINIZ ROCHA MAUREEN CRISTINE PEREIRA DA SILVA CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA CARINE ALCANTARA DE JESUS ELÓRAH REGINA DINIZ ROCHA MAUREEN CRISTINE PEREIRA DA SILVA MEMORIAL DESCRITIVO E DE CÁLCULO PROJETO HIDRÁULICO RESIDÊNCIA ÁGUA FRIA E ÁGUA QUENTE

Leia mais

Aula 02:Componentes do Sistema Predial de Esgotos Sanitários. Professora: Msc. Maria Cleide R. Oliveira Lima

Aula 02:Componentes do Sistema Predial de Esgotos Sanitários. Professora: Msc. Maria Cleide R. Oliveira Lima Aula 02:Componentes do Sistema Predial de Esgotos Sanitários Professora: Msc. Maria Cleide R. Oliveira Lima E-mail: cleide.oliveira@ifrn.edu.br Componentes do Sistema Predial de Esgotos Sanitários Aparelho

Leia mais

Instalações Hidráulicas Prediais 11. Conteúdo

Instalações Hidráulicas Prediais 11. Conteúdo Instalações Hidráulicas Prediais 11 Conteúdo 1 O Sistema Predial de Água Fria... 17 1.1 Fontes de abastecimento... 17 1.2 Sistemas de distribuição... 19 1.2.1 Direto (da rede pública até os pontos de utilização,

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS AULA 05 Prof. Guilherme Nanni prof.guilherme@feitep.edu.br 7º Semestre Engenharia civil ALIMENTADOR PREDIAL SISTEMA DIRETO Cálculos conforme o das canalizações de água

Leia mais

Implantação Geral 2º pavimento

Implantação Geral 2º pavimento Implantação Geral 2º pavimento 192unidades de 68,50m² privativos 1 vaga por unidade vagas cobertas e descobertas 2º Pavimento Lazer + Estacionamento 24 pavimentos c/ 8 aptos. por andar Lazer no térreo,

Leia mais

Leitura e Interpretação de Projetos

Leitura e Interpretação de Projetos Leitura e Interpretação de Projetos Maio de 2016 Leitura e Interpretação de Projetos Formatos / Carimbos / Escalas www.cursos-ecivil.com.br 2 contato@cursos-ecivil.com.br Formatos Carimbos www.cursos-ecivil.com.br

Leia mais

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão Eixo de Tecnologia TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Aula 10 Instalações Hidrossanitárias Prof. Alexandre Nascimento de Lima Delmiro Gouveia, outubro de

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS AULA 02 Prof. Guilherme Nanni prof.guilherme@feitep.edu.br 7º Semestre Engenharia civil CONTEÚDO AULA RESERVATÓRIOS SUPERIOR INFERIOR RESERVAÇÃO DE ÁGUA FRIA CONSUMO DE

Leia mais

TIPOLOGIAS TÍPICAS DAS INSTALAÇÕES DE GÁS

TIPOLOGIAS TÍPICAS DAS INSTALAÇÕES DE GÁS 3 TIPOLOGIAS TÍPICAS DAS INSTALAÇÕES DE GÁS Versão 2014 Data: Março / 2014 3.1 Escolha das tipologias típicas das instalações de gás... 3.3 3.2 Tipologias típicas em edifícios residenciais... 3.3 3.2.1

Leia mais

Dimensionamento de gás

Dimensionamento de gás Dimensionamento de gás Considerações gerais Inicialmente, devemos escolher o tipo de sistema que será projetado para o edifício. Por se tratar de um edifício residencial de "pano de laje" de, aproximadamente,

Leia mais

ARQUITETURA. Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte e não acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

ARQUITETURA. Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte e não acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial. ARQUITETURA Francisco José d Almeida Diogo Professor da Seção de Engenharia de Fortificação e Construção Instituto Militar de Engenharia IME Praça General Tibúrcio, 80 - Praia Vermelha CEP. 22290-270 Tel:

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 05

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 05 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 05 Elaboração: Roberta Fontenelly Engenheira Civil 2017 Sumário 1 INSTALAÇÕES DE ÁGUAS PLUVIAIS... 3 1.1 Objetivos de Projeto... 3 1.1 Elementos

Leia mais

ANEXO IV - ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE INSTALAÇÕES HIDRÁULICA

ANEXO IV - ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE INSTALAÇÕES HIDRÁULICA ANEXO IV - ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE INSTALAÇÕES HIDRÁULICA NOTA: 1 - Os fabricantes dos metais e louças sanitárias deverão ser participantes do Programa Brasileiro de Qualidade

Leia mais

MEMORIAL DO EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL

MEMORIAL DO EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL MEMORIAL DO EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL Av. Senador Tarso Dutra, 170 1. PROJETO 1.1. LOCALIZAÇÃO O empreendimento localiza-se na Av. Senador Tarso Dutra, n 170, com frente também para a Rua Gutemberg, em

Leia mais

LOCALIZAÇÃO RUA DES. ARAGÃO, 76 CHÁCARA KLABIN

LOCALIZAÇÃO RUA DES. ARAGÃO, 76 CHÁCARA KLABIN LOCALIZAÇÃO RUA DES. ARAGÃO, 76 CHÁCARA KLABIN FICHA TÉCNICA PROJETO 1 TORRE 1.843,58M² DE TERRENO 8 UNIDADES POR ANDAR 3 ELEVADORES (2 SOCIAIS + 1 DE SERVIÇOS) 160 UNIDADES, SENDO: 80 UNIDADES DE 1 DORM

Leia mais

ACESSO SOCIAL COM PAISAGISMO ACESSO SOCIAL COM RECEPÇÃO

ACESSO SOCIAL COM PAISAGISMO ACESSO SOCIAL COM RECEPÇÃO ACESSO SOCIAL COM PAISAGISMO ACESSO SOCIAL COM RECEPÇÃO JARDIM DE CONVIVÊNCIA SALÃO DE FESTAS E PLAYGROUND BICICLETÁRIO CONDOMINIAL LIVING DO APARTAMENTO 07 SUÍTE DO APARTAMENTO 07 LIVING DO APARTAMENTO

Leia mais

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS PERÍODO OUTUBRO E NOVEMBRO DE 2016

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS PERÍODO OUTUBRO E NOVEMBRO DE 2016 PERÍODO OUTUBRO E NOVEMBRO DE 2016 Evolução das Estruturas e Alvenarias 01 / 08 / 16 10 / 10 / 16 08 / 06 / 16 25 / 05 / 16 18 / 11 / 16 Andamento das Obras Civis Serviços Concluídos Serviços concluídos

Leia mais

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas. Banco de Brasília - BRB ALMOXARIFADO CENTRAL - GEMAT Novas Instalações

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas. Banco de Brasília - BRB ALMOXARIFADO CENTRAL - GEMAT Novas Instalações Pág. 1 Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Cliente: Unidade: Assunto: Banco de Brasília - BRB ALMOXARIFADO CENTRAL - GEMAT Novas Instalações Código do Projeto: 1541-11 Pág. 2 Índice 1. Memorial

Leia mais

Instalações Hidráulicas Prediais de Água Fria. Instalações Hidrossanitárias Profª Bárbara Silvéria

Instalações Hidráulicas Prediais de Água Fria. Instalações Hidrossanitárias Profª Bárbara Silvéria Instalações Hidráulicas Prediais de Água Fria Instalações Hidrossanitárias Profª Bárbara Silvéria Instalações Prediais de Água Fria As instalações prediais de água fria são o conjunto de tubulações, conexões,

Leia mais

PCC SISTEMAS PREDIAIS I

PCC SISTEMAS PREDIAIS I PCC3461 - SISTEMAS PREDIAIS I Sistemas Prediais de Suprimento de Água Fria Tipos de Sistemas e Componentes Professores: Lúcia Helena de Oliveira Moacyr Eduardo Alves da Graça Orestes Marraccini Gonçalves

Leia mais

ANEXO XIII - MEMORIAL DESCRITIVO HIDROSSANITÁRIO

ANEXO XIII - MEMORIAL DESCRITIVO HIDROSSANITÁRIO ANEXO XIII - MEMORIAL DESCRITIVO HIDROSSANITÁRIO O presente memorial descritivo trata das instalações hidrossanitárias do prédio acima descrito, o qual foi elaborado segundo as normas da ABNT e Dec. 9369/88

Leia mais

NORMA TÉCNICA 04/2014

NORMA TÉCNICA 04/2014 ESTADO DE GOIÁS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA 04/2014 SÍMBOLOS GRÁFICOS SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Definições 4 Referências normativas e bibliográficas 5 Procedimentos ANEXOS A Símbolos

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 43/2011 Adaptação às normas de segurança contra incêndio edificações

Leia mais

LOCALIZAÇÃO RUA DES. ARAGÃO, 76 CHÁCARA KLABIN

LOCALIZAÇÃO RUA DES. ARAGÃO, 76 CHÁCARA KLABIN LOCALIZAÇÃO RUA DES. ARAGÃO, 76 CHÁCARA KLABIN FICHA TÉCNICA PROJETO 1 TORRE 1.843,58M² DE TERRENO 8 UNIDADES POR ANDAR 3 ELEVADORES (2 SOCIAIS + 1 DE SERVIÇOS) 160 UNIDADES, SENDO: 80 UNIDADES DE 1

Leia mais

Memorial Descritivo Proprietário

Memorial Descritivo Proprietário 1. ACABAMENTOS APARTAMENTOS TIPO 1.1 - APARTAMENTOS 1.1.1 - ESTAR/JANTAR (limitações de espessura) cor branco massa corrida e pintura PVA cor branco 1.1.2 - DORMITÓRIOS E CIRCULAÇÃO PAREDES : (limitações

Leia mais

PréRequisito para auditoria de obra. Treinamento de Auditores

PréRequisito para auditoria de obra. Treinamento de Auditores PréRequisito para auditoria de obra Treinamento de Auditores Dez 2015 Conformidadedas Instalações Controles e Inspeções Projetos GESTÃO Execução Materiais Referências Referências Referencias Referencias

Leia mais

Aula 9 Desenho de instalações hidrossanitárias: normas, simbologias e convenções

Aula 9 Desenho de instalações hidrossanitárias: normas, simbologias e convenções Aula 9 Desenho de instalações hidrossanitárias: normas, simbologias e convenções 1. INTRODUÇÃO - Relativo ao planejamento regional e urbano - Infra-estrutura: água, saneamento e energia - Representação

Leia mais

NORMA TÉCNICA 41/2014

NORMA TÉCNICA 41/2014 É ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA 41/2014 Edificações Existentes Adaptação às Normas de Segurança Contra Incêndio e Pânico SUMÁRIO 1 Objetivo 2

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO SEGURANÇA DO TRABALHO

MEMORIAL DESCRITIVO SEGURANÇA DO TRABALHO MEMORIAL DESCRITIVO SEGURANÇA DO TRABALHO Relatório de Segurança do Trabalho IABAS, referente as instalações de Equipamentos de Combate a Incêndio e condições de Segurança do Trabalho, destinados aos serviços

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA N. 43/2011 REVOGADA PELA PORTARIA CBMSP N. 23/810/18, DE 15 DE MARÇO DE

Leia mais

Rua Comendador Martins nº 344 Encruzilhada Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO

Rua Comendador Martins nº 344 Encruzilhada Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO Rua Comendador Martins nº 344 Encruzilhada Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO 1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1.1- Projeto Será um edifício residencial contendo subsolo, térreo, mezanino de garagem, 7 (sete)

Leia mais

Reservatórios: 01 reservatório de 1000 litros de capacidade em fibra de vidro.

Reservatórios: 01 reservatório de 1000 litros de capacidade em fibra de vidro. MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO HIDROSSANITÁRIO Obra: CONSTRUÇÃO DO POSTO DE SAÚDE FENACHAMP End.: Rua Campo Experimental, 190 - Bairro São Miguel Garibaldi DESCRIMINAÇÕES: A construção desta unidade de saúde

Leia mais

SAN MARCO VÊNETO Rua Osvaldo Aranha Memorial Descritivo Comercial Setembro 2012

SAN MARCO VÊNETO Rua Osvaldo Aranha Memorial Descritivo Comercial Setembro 2012 SAN MARCO VÊNETO Rua Osvaldo Aranha RESIDENCIAL SAN MARCO VÊNETO PROPRIETÁRIO: AGF INCORPORADORA LTDA. Uma empresa do Grupo VÊNETO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. OBRA: EDIFÍCIO RESIDENCIAL LOCAL: RUA

Leia mais

Sistemas de Aquecimento Solar COLETORES SOLARES

Sistemas de Aquecimento Solar COLETORES SOLARES Sistemas de Aquecimento Solar Qualidade e normas Aquecimento solar no Brasil Início mercado: 70 s Mercado crescido nos anos 80 Alguns fabricantes, projetistas e instaladores sem capacitação Descrédito

Leia mais

ASSISTÊNCIA DOMICILIAR YASUDA SEGUROS ANEXO I PLANO ESSENCIAL QUADRO DE SERVIÇOS

ASSISTÊNCIA DOMICILIAR YASUDA SEGUROS ANEXO I PLANO ESSENCIAL QUADRO DE SERVIÇOS ASSISTÊNCIA DOMICILIAR YASUDA SEGUROS ANEXO I PLANO ESSENCIAL QUADRO DE SERVIÇOS SERVIÇO DESCRIÇÃO LIMITES ORIGEM HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXCLUSÕES Além das Exclusões Gerais constantes na Cláusula 03 deste

Leia mais

Prof. Me. Victor de Barros Deantoni 1S/2017

Prof. Me. Victor de Barros Deantoni 1S/2017 Prof. Me. Victor de Barros Deantoni 1S/2017 Instalações Prediais de Água Quente Como todo projeto, em engenharia civil, deve seguir a Norma Técnica do assunto NBR 7198 Projeto e execução de instalações

Leia mais

Aplicação. Onde pode ser aplicado? Edifícios Residenciais

Aplicação. Onde pode ser aplicado? Edifícios Residenciais Obras de Grande Porte 1 Aplicação Onde pode ser aplicado? Edifícios Residenciais 2 Onde pode ser aplicado? Hotéis Aplicação 3 Onde pode ser aplicado? Motéis Aplicação 4 Onde pode ser aplicado? Hospitais

Leia mais

INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ESGOTO SANITÁRIO CONCEITOS E DIMENSIONAMENTO

INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ESGOTO SANITÁRIO CONCEITOS E DIMENSIONAMENTO AULA 5 INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ESGOTO SANITÁRIO CONCEITOS E DIMENSIONAMENTO PROF. ELAINE GARRIDO VAZQUEZ elaine@poli.ufrj.br MONITORA: Thais Hartmann Viégas thaishv@poli.ufrj.br PLANO DE ESTUDOS Data Semana

Leia mais

PAVIMENTO AMBIENTE PISO RODAPÉ SOLEIRA PAREDE FORRO LOUÇAS METAIS OUTROS

PAVIMENTO AMBIENTE PISO RODAPÉ SOLEIRA PAREDE FORRO LOUÇAS METAIS OUTROS MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTO AMBIENTE PISO RODAPÉ SOLEIRA PAREDE FORRO LOUÇAS METAIS OUTROS 5º, 4º e 3º Subsolos Área de estacionamento Cimentado liso Demarcação de vagas com - - Pintura látex com barra

Leia mais

DESENHO TÉCNICO. AULA 04 - REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico

DESENHO TÉCNICO. AULA 04 - REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico DESENHO TÉCNICO AULA 04 - REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico Prof.: Philipe do Prado Santos Email Institucional: ppsantos.vic@ftc.edu.br Devem conter

Leia mais

NOÇÕES DE HIDRÁULICA Esgoto

NOÇÕES DE HIDRÁULICA Esgoto NOÇÕES DE HIDRÁULICA Esgoto Projeto Nos projetos de sistemas prediais de esgoto sanitário vamos traçar e dimensionar as tubulações que vão desde os aparelhos sanitários até o coletor público de esgoto.

Leia mais

Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos. Curso técnico em Eletroeletrônica

Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos. Curso técnico em Eletroeletrônica Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos Curso técnico em Eletroeletrônica PROJETO LEGAL PROJETO LEGAL É aquele dirigido à aprovação junto aos órgãos competentes: Projeto arquitetônico na Prefeitura

Leia mais

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Pág. 1 Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Cliente: Unidade: Assunto: Banco de Brasília - BRB Agência 504 Norte Novas Instalações Código do Projeto: 1566-12 Pág. 2 Índice 1. Memorial Descritivo

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS

ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS 2.1 Diretrizes gerais de projeto para atender aos requisitos de desempenho 2.1.1 Segurança no uso e operação 2.1.2 Segurança contra

Leia mais

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Pág. 1 Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Cliente: Unidade: Assunto: Banco de Brasília - BRB Hospital Paranoá Novas Instalações Código do Projeto: 1089-11 Pág. 2 Índice 1. Memorial Descritivo

Leia mais

Condomínio Grand Space Alto da Lapa. R. Toneleiro, 214 MEMORIAL DESCRITIVO

Condomínio Grand Space Alto da Lapa. R. Toneleiro, 214 MEMORIAL DESCRITIVO Condomínio Grand Space Alto da Lapa R. Toneleiro, 214 MEMORIAL DESCRITIVO E85 R02-1 - CONDOMÍNIO GRAND SPACE ALTO DA LAPA Rua Toneleiro, 214 MEMORIAL DESCRITIVO O Condomínio Grand Space Alto da Lapa, projetado

Leia mais

Treinamento para Auditores Qualinstal GT Água

Treinamento para Auditores Qualinstal GT Água Qualinstal GT Água 04/12/2015 Eng. José Rabelo Filho Tema: Interpretação de projeto e execução (interpretação check-list) 1 Objetivo: Dar subsídios para uma Auditoria, com foco na execução Estágio das

Leia mais

PLANTA SITUAÇÃO SALA ORDENHA E SALA DE DE AULA PARA CAPTAÇÃO TÉCNICA APROVAÇÃO:

PLANTA SITUAÇÃO SALA ORDENHA E SALA DE DE AULA PARA CAPTAÇÃO TÉCNICA APROVAÇÃO: MATERIAIS DE ACABAMENTOS ² ² PLANTA BAIXA SALA ORDENHA E SALA DE DE AULA PARA CAPACITAÇÃO TÉCNICA PLANTA SITUAÇÃO SALA ORDENHA E SALA DE DE AULA PARA CAPTAÇÃO TÉCNICA CONTRAPISO CANALETA DE DRENAGEM POÇO

Leia mais

INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS

INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS AULA 02 INSTALAÇÃO PREDIAL DE ÁGUA FRIA Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos INSTALAÇÕES PREDIAS

Leia mais

Banheiros. - Banheiros e cozinhas - áreas mais caras de uma residência

Banheiros. - Banheiros e cozinhas - áreas mais caras de uma residência Banheiros - Banheiros e cozinhas - áreas mais caras de uma residência -EXIGÊNCIA LEGAL (Código de Obras do Rio de Janeiro) compartimento não habitável, de permanência temporária; exige ventilação (direta,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO - VENDAS OBRA: Cenário Duo

MEMORIAL DESCRITIVO - VENDAS OBRA: Cenário Duo MEMORIAL DESCRITIVO - VENDAS OBRA: Cenário Duo Rua Lima, Camilópolis - Santo André/SP Nota importante: As imagens, ilustrações, artes, plantas humanizadas e maquetes referentes ao imóvel, apresentadas

Leia mais

SISTEMAS PREDIAIS I. Sistemas Prediais de Suprimento de Água Fria - Dimensionamento. PCC Sistemas Prediais I 1

SISTEMAS PREDIAIS I. Sistemas Prediais de Suprimento de Água Fria - Dimensionamento. PCC Sistemas Prediais I 1 PCC-2465 SISTEMAS PREDIAIS I Sistemas Prediais de Suprimento de Água Fria - Dimensionamento PCC-2465 - Sistemas Prediais I 1 Sistema Predial de Água Fria RS Barrilete Coluna de distribuição Ramal Sub-ramal

Leia mais

ARQUITETURA. Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte e não acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

ARQUITETURA. Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte e não acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial. ARQUITETURA Francisco José d Almeida Diogo Professor da Seção de Engenharia de Fortificação e Construção Instituto Militar de Engenharia IME Praça General Tibúrcio, 80 - Praia Vermelha CEP. 22290-270 Tel:

Leia mais

Ficha técnica. Lazer interno: Salão de jogos Salão de festas + apoio Brinquedoteca Fitness

Ficha técnica. Lazer interno: Salão de jogos Salão de festas + apoio Brinquedoteca Fitness Sobre a Conx Mais de 27 anos de mercado Mais de 12 mil unidades entregues Mais de 75 empreendimentos lançados Mais de 2 milhões de m² construídos Responsável pelo 1º Minha Casa, Minha Vida de SP 6 Prêmios

Leia mais

Prof. Me. Victor de Barros Deantoni

Prof. Me. Victor de Barros Deantoni Prof. Me. Victor de Barros Deantoni 2S/2016 Sistema predial de Esgotamento Sanitário Como todo projeto,em engenharia civil, deve seguir a Norma Técnica do assunto NBR 8160 Sistemas prediais de esgoto sanitário

Leia mais

MEMORIAL DO EMPREENDIMENTO COMERCIAL

MEMORIAL DO EMPREENDIMENTO COMERCIAL MEMORIAL DO EMPREENDIMENTO COMERCIAL Av. Senador Tarso Dutra, 170 1. PROJETO 1.1. LOCALIZAÇÃO O empreendimento localiza-se na Av. Senador Tarso Dutra, n 170, com frente também para a Rua Gutemberg, em

Leia mais