PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE PARCELAMENTO DE DÉBITOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE PARCELAMENTO DE DÉBITOS"

Transcrição

1 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE PARCELAMENTO DE DÉBITOS (PORTARIA MPS Nº 402/2008 ATUALIZADA PELAS PORTARIAS MPS NºS 21/2013 E 307/2013) VERSÃO ATUALIZADA EM 02/07/2013: Esta nova versão do "Perguntas e Respostas" foi atualizada considerando a publicação da Portaria MPS nº 307/2013. Destacamos abaixo as principais alterações trazidas pela referida Portaria relacionadas aos parcelamentos de débitos com os RPPS: a) O prazo do parcelamento especial do artigo 5º-A foi estendido até a competência fevereiro de b) Mudança expressiva no inciso II do artigo 5º não sendo mais permitida a formalização dos parcelamentos com base na regra do RGPS (SELIC). A partir da vigência da Portaria MPS nº 307/2013 todos os parcelamentos precisarão prever índice oficial de atualização e taxa de juros, definidos em lei do ente, tendo a meta atuarial como limite mínimo. c) As prestações vencidas deverão ter previsão obrigatória de multa (inciso IV). d) Foi criada a autorização a ser fornecida ao agente financeiro (Banco do Brasil), para débito na conta do FPE/FPM, caso as prestações não sejam pagas no vencimento. Essa autorização será obrigatória para a aceitação de todos os termos com vinculação do FPE/FPM (artigo 5º-A, 5º ou art. 5º 3º). e) Passa a prever as situações de rescisão do parcelamento especial ( 7º do artigo 5º- A ). NOTAS: 1- Este "Perguntas e Respostas" foi elaborado com a finalidade de auxiliar os entes federativos na: a) Interpretação das normas gerais aplicáveis aos parcelamentos e reparcelamentos de débitos, estabelecidas nos artigos 5º e 5º-A, da Portaria MPS nº 402/2008, com as novas redações dadas pelas Portarias MPS nºs 21/2013 e 307/2013. b) Utilização dos aplicativos CADPREV-Ente Local e CADPREV- Web, obrigatórios para os parcelamentos formalizados a partir de Acompanha o "Perguntas e Respostas" uma Tabela Explicativa que sintetiza as normas gerais aplicáveis a cada tipo de débito objeto de parcelamento ou reparcelamento.

2 3- Embora este Perguntas e Respostas possa ser impresso para consulta, a sua visualização em tela permite uma navegação mais completa, pelos vários links que apresenta As contribuições previdenciárias devidas pelo Ente Federativo ao RPPS podem ser objeto de acordo para pagamento parcelado? R - É dever do Ente Federativo repassar à Unidade Gestora, de forma integral e a cada competência, as contribuições devidas ao RPPS. Essa responsabilidade decorre da necessidade de serem observados e cumpridos os princípios do caráter contributivo e do equilíbrio financeiro e atuarial, consagrados no artigo 40 da Constituição Federal e na Lei nº 9.717/1998 e essenciais para a sustentabilidade dos regimes de previdência dos servidores públicos. Entretanto, caso as contribuições devidas pelo Ente Federativo não sejam repassadas à Unidade Gestora até o seu vencimento, poderão ser objeto de acordo para pagamento parcelado em moeda corrente, desde que observados os critérios estabelecidos no artigo 5º da PORTARIA MPS Nº 402/ Quais são os critérios a serem observados no termo de acordo de parcelamento? R - Deverão ser observados os seguintes critérios: a) Previsão, em cada acordo de parcelamento, do número máximo de 60 prestações mensais, iguais e sucessivas; b) Previsão de aplicação de índice oficial de atualização e de taxa de juros, definidos em lei do ente federativo, na consolidação do montante devido e no pagamento das prestações vincendas e vencidas, tendo a meta atuarial como limite mínimo, não se admitindo mais a utilização alternativa dos critérios de atualização definidos para os débitos com o RGPS (SELIC). Nota: Embora a SELIC seja adotada como critério para os tributos federais recolhidos em atraso, e das contribuições ao RGPS, ela representa um indicador da taxa básica de juros da economia e não um índice oficial de atualização que guarde relação com a meta atuarial dos RPPS. Os índices oficiais de atualização contemplados pelo CADPREV são: INPC, IPCA, IGP-M, IGP-DI e IPC- FIPE. c) Vencimento da primeira prestação no máximo até o último dia útil do mês subsequente ao da assinatura do termo de acordo de parcelamento; d) Previsão das medidas e sanções, inclusive multa, para os casos de inadimplemento das prestações ou descumprimento das demais regras do termo de acordo de parcelamento; e) Vedação de inclusão das contribuições descontadas dos segurados ativos, aposentados e pensionistas; e f) Vedação de inclusão de débitos não decorrentes de contribuições previdenciárias.

3 03 - É possível efetuar reparcelamento de parcelamento anterior, cujas parcelas encontram-se atrasadas? R - Sim. Para cada termo de parcelamento poderá ser feito um único reparcelamento, vedada a inclusão de débitos não parcelados anteriormente. Ou seja, as contribuições em atraso ainda não parceladas devem ser objeto de termo de parcelamento distinto daquele objeto de reparcelamento. O 7º do artigo 5º da Portaria MPS nº 402/2008 excepciona duas situações que não caracterizam o reparcelamento: os termos firmados antes da vigência da Portaria (até ) e aqueles que alterem condições do termo anterior, sem ampliação do prazo para pagamento das prestações Existem exceções em relação aos critérios estabelecidos para formalização do parcelamento? R - Sim, existem exceções, uma já contemplada no 11, do artigo 5º, da Portaria MPS nº 402/2008, e a outra na nova redação dada pelas Portarias MPS nºs 21/2013 e 307/2013. Referidas exceções preveem parcelamentos em condições especiais, estendendo o prazo para 240 prestações mensais para as contribuições devidas pelo ente federativo (patronal) e de 60 prestações mensais para as contribuições retidas dos segurados e não repassadas à Unidade Gestora do RPPS. Considerando que o 11 do artigo 5º da Portaria MPS nº 402/2008 contempla parcelamento especial que alcança apenas débitos não decorrentes de contribuições das competências até dezembro de 2008, serão abordadas na sequência somente as questões que dizem respeito ao parcelamento especial mais recente, disciplinado pelo artigo 5º-A da Portaria MPS nº 402/2008. Nota: Observar que a Portaria MPS nº 402/2008 passou a ter dois artigos sobre parcelamento: o artigo 5º para os parcelamentos convencionais e parcelamento especial do 11 e o artigo 5º-A para o parcelamento especial atual Quais são as exceções previstas no artigo 5º-A da Portaria MPS n 402/2008, na nova redação dada pela Portaria MPS nº 21/2013? R - Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão, mediante lei autorizativa, firmar termo de acordo de parcelamento das contribuições relativas às competências atéfevereiro DE 2013, em 240 prestações mensais, iguais e sucessivas, para aquelas devidas pelo ente federativo e em 60 prestações mensais, iguais e sucessivas, para as contribuições descontadas dos segurados, ativos, aposentados e pensionistas e não repassadas em época própria Além da dilatação do prazo para pagamento, citado na questão anterior, há mais alguma exceção em relação aos demais critérios exigidos para a formalização de parcelamentos normais de contribuições? R - Sim. Poderão ser incluídos débitos que já tenham sido objeto de parcelamento ou de reparcelamento anterior E em relação aos débitos não decorrentes de contribuições previdenciárias, foi criada alguma possibilidade para que possam ser parcelados?

4 R - Sim. Os débitos do ente federativo com o RPPS, não decorrentes de contribuições previdenciárias e relativos a períodos até FEVEREIRO DE 2013, poderão ser parcelados em até 60 prestações mensais, iguais e sucessivas, observadas as demais condições definidas no artigo 5º- A da Portaria MPS nº 402/2008, acrescentado pela Portaria MPS nº 21/2013, na nova redação dada pela Portaria MPS nº 307/2013 admitida inclusive a possibilidade de reparcelamento. Para os débitos não decorrentes de contribuições previdenciárias, relativos a períodos até DEZEMBRO DE 2008, permanece a possibilidade de parcelamento em até 240 prestações mensais, mediante lei autorizativa e desde que observadas as demais condições do artigo 5º da Portaria MPS nº 402/2008, conforme definido em seu 11, na nova redação dada pela Portaria MPS nº 21/2013. Nota: Muito importante destacar que os débitos não decorrentes de contribuições previdenciárias, posteriores a fevereiro de 2013, não poderão mais ser parcelados, uma vez que foi revogado o 8º do artigo 5º da Portaria MPS nº 402/ Como podem ser parcelados os débitos decorrentes da falta de repasse das contribuições ou aportes destinados à amortização de déficit atuarial e das contribuições específicas para custeio da taxa de administração, quando estabelecidos em lei do ente federativo? R - Os débitos decorrentes da falta de repasse das contribuições ou aportes para amortização de déficit atuarial ou custeio da taxa de administração recebem o mesmo tratamento dos débitos decorrentes da falta de repasse da contribuição patronal, ou seja, tornam-se dívidas previdenciárias e podem ser incluídos em parcelamento convencional em até 60 prestações (artigo 5º) ou no parcelamento especial em até 240 prestações (artigo 5º-A, da Portaria MPS nº 402/2008) É possível formalizar termo de acordo de parcelamento do valor do déficit atuarial apurado na avaliação atuarial? R - Não, pois o 5º do artigo 5º da Portaria MPS nº 402/2008, que trazia tal previsão, foi revogado pela Portaria MPS nº 21/2013. As formas adequadas e permitidas para equacionamento do déficit atuarial são aquelas disciplinadas na Portaria MPS nº 402/2008. As contribuições suplementares ou aportes definidos em plano de amortização do déficit, se não repassados até o seu vencimento, tornam-se dívidas previdenciárias e podem ser parcelados, conforme resposta da questão anterior Quanto aos critérios de atualização dos débitos, o que ficou definido em relação a esse parcelamento especial? R - O parcelamento especial firmado na forma do artigo 5º-A está sujeito aos critérios de atualização estabelecidos no inciso II do artigo 5º da Portaria MPS nº 402/2008. Ou seja, com aplicação de índice oficial de atualização e de taxa de juros, definidos em lei do ente, tendo a meta atuarial como limite mínimo, na consolidação do montante devido e no pagamento das prestações vincendas e vencidas, observada sempre a necessidade de lei autorizativa, que poderá, na forma do 3º do artigo 5º-A, permitir a redução de até 100% do valor das multas relativas aos débitos parcelados. Não mais se admite a utilização alternativa dos critérios de atualização definidos para os débitos com o RGPS (SELIC).

5 11 - Existe alguma espécie de garantia em relação aos parcelamentos firmados na forma especial do artigo 5º-A da Portaria 402/2008? R - Sim. Os parcelamentos especiais anteriores apenas facultavam a vinculação de percentual do Fundo de Participação dos Estados - FPE ou Fundo de Participação dos Municípios - FPM para pagamento das prestações acordadas. No entanto, para a formalização do novo parcelamento especial, na forma do artigo 5º-A da Portaria MPS nº 402/2008, a lei do ente federativo e o termo de acordo de parcelamento deverão prever obrigatoriamente a vinculação do FPE ou FPM como garantia de pagamento das prestações acordadas, mediante autorização fornecida ao agente financeiro responsável pela liberação do FPE/FPM, concedida no ato de formalização do termo, como garantia de pagamento, na forma de seu 5º. Na emissão do termo de parcelamento pelo CADPREV, conforme descrito na questão 14 a seguir, o ente deverá selecionar a opção para inclusão da cláusula de retenção do FPE/FPM, quando da impressão do termo Como se dará o cadastramento dos parcelamentos junto ao Sistema CADPREV do MPS? R - Todos os termos de acordo de parcelamento firmados a partir de 01/01/2013 (convencionais ou especiais) deverão ser obrigatoriamente cadastrados pelo novo aplicativo de parcelamento disponibilizado pelo Ministério da Previdência Social, por meio dos módulos "CADPREV-Ente Local (aplicativo instalado no desktop do usuário) e CADPREV-Web (aplicativo acessado por navegador da web), com a seguinte visualização: Elaboração de Demonstrativos, Parcelamentos e Formulários CADPREV-Ente Local (Aplicativo Desktop) - Elaboração de Demonstrativos e Acordo de Parcelamento - Novo! CADPREV- Web - Envio e Consulta de Demonstrativos e Acordo de Parcelamento - Novo! 13 - Quais são os ganhos proporcionados pela utilização do CADPREV para os termos de parcelamento? R - A utilização do CADPREV permitirá ao ente, de forma simplificada, cadastrar o acordo de parcelamento, apurar o valor atualizado do débito, gerar, imprimir e enviar o termo, a declaração de publicação e o Demonstrativo Consolidado de Parcelamento - DCP à SPPS (por meio eletrônico e sem necessidade de tramitação em papel) e, posteriormente, emitir as guias de pagamento das prestações. Além disso, esse novo procedimento permitirá à SPPS analisar com maior agilidade os termos recebidos e possibilitará a formação de um banco de dados com os termos de parcelamento encaminhados, propiciando maior controle e transparência do cumprimento do caráter contributivo. Nota: Os entes deverão, até o final de 2013, cadastrar pelo novo aplicativo os termos antigos, firmados até Esse recadastramento abrangerá apenas os termos que ainda estiverem em vigor, não alcançando aqueles já quitados ou reparcelados Como se dá a utilização do CADPREV para os termos de parcelamento? R - O usuário poderá verificar os passos de utilização do CADPREV para os termos de parcelamento no "Manual para cadastro de acordos de parcelamento", e navegando pelas

6 questões 15 a 18 deste "Perguntas e Respostas". De forma resumida, podem ser destacados os seguintes pontos principais: a) No CADPREV-Ente Local o usuário cadastra o termo, informando os dados do ente, da unidade gestora, dos responsáveis legais, as características do parcelamento (lei, rubrica, critérios de atualização, datas), as competências e valores originais devidos, os dados das testemunhas e do responsável pelo envio. No caso de reparcelamento, serão informados, por competência, os valores originais devidos, os valores repassados daquelas competências e as diferenças originalmente parceladas, bem como os valores e as datas das prestações já pagas, possibilitando uma nova consolidação do débito. b) Finalizado o cadastramento, o usuário gera um arquivo XML pelo CADPREV-Ente Local e em seguida o envia por meio do CADPREV- Web. No CADPREV- Web são executadasquatro rotinas diárias de processamento dos arquivos recebidos. c) Processado o arquivo, o usuário poderá visualizar, conferir, imprimir e assinar o Demonstrativo Consolidado de Parcelamento - DCP. Em seguida, deverá imprimir o termo de acordo de parcelamento (opção visualizar termo de acordo ), para colher as assinaturas dos responsáveis no termo e na declaração de publicação. d) O termo, a declaração de publicação e o DCP, assinados, deverão ser digitalizados e enviados pelo CADPREV- Web (opção enviar documentos digitalizados do acordo de parcelamento ). Os documentos digitalizados deverão ser enviados em arquivo único, em formato PDF ou JPG, observado o tamanho máximo de 2 MB. Somente após o recebimento dos documentos digitalizados a SPPS efetuará a análise do termo. e) Aceito o termo, o usuário poderá, pelo CADPREV- Web emitir mensalmente a guia de pagamento das parcelas (opção visualizar guia de recolhimento ) e o relatório de acompanhamento das parcelas pagas (opção visualizar acompanhamento do acordo ) até a quitação final do termo Como se apresenta o Aplicativo destinado à formalização do Acordo de Parcelamento no CADPREV? R - O Acordo de Parcelamento, no CADPREV, é composto por seis grupos de informações, identificados no menu horizontal superior do aplicativo CADPREV-Ente Local, por suas respectivas abas, conforme demonstrado abaixo. Acordo de Parcelamento - Etapa 1 Acordo de Parcelamento - Etapa 2 Reparcelamento Testemunha 16 - Como deve proceder, na prática, o Ente Federativo que deseja efetuar o parcelamento ou reparcelamento de diversos débitos com seu RPPS, nas condições previstas no artigo 5º-A, da Portaria MPS nº 402/2008, incluído pela Portaria MPS n 21/2013, na nova redação dada pela Portaria MPS nº 307/2013?

7 1º débito: Possui débitos de contribuição patronal e segurados, conforme valores especificados no quadro abaixo: COMP VALOR DEVIDO VALOR REPASSADO DIFERENÇA PATRONAL SEGURADO PATRONAL SEGURADO PATRONAL SEGURADO 09/ , , , , ,00 0,00 10/ , , , , ,00 0,00 11/ , ,00 0, , , ,00 12/ , ,00 0,00 0, , ,00 13/ , ,00 0,00 0, , ,00 01/ , ,00 0,00 0, , ,00 02/ , ,00 0,00 0, , ,00 03/ , ,00 0,00 0, , ,00 04/ , ,00 0,00 0, , ,00 TOTAL DAS DIFERENÇAS (PATRONAL / SEGURADOS) , ,00 Existe Lei autorizativa, de nº 1005/2013, a qual prevê a retenção de recursos do FPM para a amortização das parcelas do parcelamento. Referida Lei prevê, também, critério de atualização, sendo IPCA + 0,5% a.m. de juros simples, tanto para Consolidação do débito, como para parcelas vincendas; e IPCA + 1% a.m de juros simples + 2% multa para parcelas vencidas. Datas: Consolidação do débito > 31/05/2013; Assinatura do Termo > 10/06/2013; Vencimento 1ª parcela > 30/06/2013 2º débito: Deseja incluir no parcelamento especial débitos referentes ao termo de parcelamento anteriormente consolidado em 28/02/2011, conforme especificado no quadro abaixo: COMP VALOR DEVIDO VALOR REPASSADO DIFERENÇA PATRONAL SEGURADO PATRONAL SEGURADO PATRONAL SEGURADO 11/ , , , , ,00 0,00 02/ , , , , ,00 0,00 10/ , , , , ,00 0,00 10/ , , , , ,00 0,00 01/ , , , , ,00 0,00 TOTAL DAS DIFERENÇAS (PATRONAL / SEGURADOS) ,00 0,00 Das 60 parcelas previstas no termo de parcelamento original foram pagas apenas as abaixo relacionadas: PARCELAS DATA PAGAMENTO VALOR PAGO 01 20/03/ , /04/ , /05/ ,12

8 04 20/06/ , /07/ , /08/ ,11 Existe Lei autorizativa, de nº 1009/2013, a qual prevê a retenção de recursos do FPM para a amortização das parcelas do parcelamento. Referida Lei prevê, também, critério de atualização, sendo IPCA + 1% a.m. de juros compostos + 10% de multa, para consolidação do débito (Lei concedeu redução de 80% da multa); IPCA para parcelas vincendas; IPCA + 2% de multa para parcelas vencidas. Datas: Consolidação do débito > 29/05/2013; Assinatura do Termo > 10/06/2013; Vencimento 1ª parcela > 30/06/2013 Entidade devedora: Companhia de Água e Esgoto Municipal - CNPJ: Situação 1º exemplo: > As competências do período de 09/2012 a 02/2013, por se encontrarem dentro do período do parcelamento especial previsto no artigo 5º-A, da Portaria MPS nº 402/2008,poderão ser parceladas, a parte patronal em até 240 parcelas e a parte descontada dos servidores em até 60 parcelas. > As competência 03 e 04/2013, por não se encontrarem dentro do período do parcelamento especial, poderá ser parcelada apenas em relação à parte patronal, no prazo máximo de 60 parcelas (parcelamento convencional, do artigo 5º, da Portaria MPS nº 402/2008). As contribuições descontadas dos servidores deverão ser repassadas, de imediato, à Unidade Gestora do RPPS. O ente utilizou como critério de atualização o IPCA + juros simples de 1% a.m, tanto para a consolidação do débito, como para as parcelas vincendas, e para as parcelas vencidas acrescentou a multa de 2%, tudo isso conforme previsto na legislação municipal (lei básica de organização do RPPS). Quanto à contribuição dos segurados o ente promoveu o devido repasse. Situação 2º exemplo: > Todo o período do débito, de 11/2008 a 01/2011, já objeto de parcelamento anterior, por se enquadrar dentro do período do parcelamento especial previsto no artigo 5º-A, daportaria MPS nº 402/2008, poderá ser parcelado em até 240 parcelas. PROCEDIMENTOS PRELIMINARES: > Assim, considerando a situação dos dois exemplos acima, deverão ser criados no Sistema CADPREV-Ente Local - na aba "Documentos", depois em "Acordo de Parcelamento",quatro acordos de parcelamento, conforme demonstrado no quadro abaixo, pois cada tipo de débito requer um parcelamento específico. Para cada parcelamento criado,

9 deverão ser informadas todas as abas de informações do Aplicativo "Acordo de Parcelamento", conforme questão Acordos de Parcelamentos Contribuição patronal meses (parcelament o especial) Períod o débito 09/201 2 a 02/201 3 Valor Original , 00 Veja aqui a aba da Etapa 1, deste parcelamento Contribuição segurados - 60 meses (parcelament o especial) 09/201 2 a 02/ ,0 0 Veja aqui a aba da Etapa 1, deste parcelamento Contribuição patronal - 60 meses (Outros Critérios) 03 e 04/ ,0 0 Veja aqui a aba da Etapa 1, deste parcelamento Contribuição patronal meses (reparcelame nto) 11/200 8, 02 e 10/200 9, 10/201 0 e 01/ ,0 0 Veja aqui a aba da Etapa 1, deste reparcelamento PROCEDIMENTOS - ETAPA 1 Índice de Atualizaç ão IPCA IPCA IPCA IPCA Juros/Mul ta na Consolidaç ão do Débito Juros simples 0,50% a.m Multa s/previsão Juros/Mult a - Parcelas Vincendas Juros simples 0,5 0% a.m Multa s/previsão Juros/Mu lta - Parcelas Vencidas Juros simples 1,00% a.m Multa 2,00% Valor Atualizad o Automáti co pelo CADPREV Data da Consolidaç ão (*) 31/05/201 3 Veja aqui as abas da Etapa 2, deste parcelamento (2012 e 2013) Juros simples 0,50% a.m Multa s/previsão Juros simples 0,5 0% a.m Multa s/previsão Juros simples 1,00% a.m Multa 2,00% Automáti co pelo CADPREV 31/05/201 3 Veja aqui as abas da Etapa 2, deste parcelamento (2012 e 2013) Juros simples 1,00% a.m Multa s/previsão Juros simples 1,00% a.m Multa s/previsão Juros simples 1,00% a.m Multa 2,00% Automáti co pelo CADPREV 30/05/201 3 Veja aqui a aba da Etapa 2, deste parcelamento Juros compostos 1,00% a.m Multa 10% c/redução de 80% Juros compostos 0,50% a.m Multa sem previsão Juros composto s 1,00% a.m Multa 2,00% Automáti co pelo CADPREV 29/05/201 3 Veja aqui a aba específica deste reparcelamento c/ cinco telas Para os parcelamentos 01 e 02 deverá ser aprovada lei autorizativa, observadas as condições estabelecidas no artigo 5º-A da Portaria MPS nº 402/2008 para o parcelamento especial. Os critérios de atualização para a consolidação do débito, parcelas vincendas e parcelas vencidas deverão estar previstos na lei autorizativa ou na lei de organização do RPPS. Todas

10 essas informações serão exigidas quando do preenchimento dos campos da Etapa 1 - Acordo de Parcelamento, do aplicativo CADPREV-Ente Local. Deverá prever, ainda, que as parcelas de amortização do parcelamento serão garantidas pelo FPM - Fundo de Participação dos Municípios, informação que será exigida no momento da impressão do termo, no CADPREV- Web. Para o parcelamento 03 não é obrigatória lei autorizativa. Nesse caso, deverão ser utilizados, para a consolidação do débito, parcelas vincendas e parcelas vencidas, os critérios de atualização das contribuições repassadas em atraso, previstos na lei de organização do RPPS. A vinculação do FPM para a amortização do parcelamento será facultativa. Para o parcelamento 04 (neste caso, reparcelamento especial, nas condições do artigo 5º-A, da Portaria MPS nº 402/2008, de contribuições anteriormente parceladas), deverá haver lei autorizativa. Os critérios de atualização para a consolidação do débito, parcelas vincendas e parcelas vencidas deverão estar previstos na lei autorizativa ou na lei de organização do RPPS. Todas essas informações serão exigidas quando do preenchimento dos campos da Etapa 1 - Acordo de Parcelamento, do aplicativo CADPREV-Ente Local. Deverá prever, ainda, que as parcelas de amortização do parcelamento serão garantidas pelo FPM - Fundo de Participação dos Municípios, informação que será exigida no momento da impressão do termo, no CADPREV- Web. ETAPA 1 - NOTAS IMPORTANTES: NOTA 1 - O CADPREV-Ente Local e o CADPREV- Web permitem o cadastramento de um único termo com mesma "Rubrica" e "Data de Consolidação". Caso o ente necessite formalizar mais de um termo para a mesma "Rubrica" (*), deverá adotar datas diversas de consolidação para cada termo no campo "Data de Consolidação" (sugere-se a diferença de um dia entre eles: D; D-1; D- 2,...). NOTA 2 - Recomenda-se utilizar preferencialmente como "Data de Consolidação" o último dia do mês anterior à formalização do termo, com a finalidade de evitar que ocorram diferenças nos valores do Demonstrativo Consolidado de Parcelamento - DCP e no termo, caso o índice de atualização do mês atual ainda não tenha sido divulgado. (*) Exemplos de datas de consolidação de termos formalizados no início do mês de abril, todos com a mesma rubrica, considerando as Notas 1 e 2 acima: um débito da Prefeitura (dia 31/03) e outro da Câmara (dia 30/03); um reparcelamento de débito antigo (dia 29/03) e um reparcelamento de débito novo (dia 28/03). NOTA 3 - O campo "Número do Acordo", encontrado no final da Etapa 1, em regra NÃO DEVERÁ SER PREENCHIDO. Seu preenchimento ocorrerá apenas quando: a) opcionalmente, depois de processado o arquivo XML pelo CADPREV-Web, para vincular o número do termo de acordo gerado; e b) tratar-se de retificação de termo de acordo enviado anteriormente e ainda não aceito.

11 PROCEDIMENTOS - ETAPA 2 Informando-se as abas relacionadas aos cadastros do ENTE, UNIDADE GESTORA, e ETAPA 1, parte-se para a informação da ETAPA 2, que habilitará, para informação dos valores devidos, apenas os campos do período entre a competência inicial e a final, informadas na ETAPA 1. Se o período do débito abranger mais de um ano, o sistema disponibilizará uma tela para cada ano, com suas treze competências. PROCEDIMENTOS - REPARCELAMENTO Na aba Reparcelamento serão registradas as informações relativas aos valores devidos, por competência, de cada Acordo original, para compor o novo acordo de reparcelamento. Também serão informadas, por acordo, as parcelas já pagas dos parcelamentos que estão sendo reparcelados. É possível informar os acordos que estão sendo reparcelados, quer estejam cadastrados ou não no sistema. No "Combo" "Lista de Acordos Originais" serão exibidos os acordos que serão objeto de reparcelamento. Caso sejam acordos que já estão previamente cadastrados, seráutilizado o campo Acordo original, onde estará a lista dos acordos. Caso o acordo não esteja presente na lista, deverá ser incluído pela Seção Acordo não cadastrado (parte inferior da tela), selecionando a "Rubrica", "Competência inicial e final" e "Data de consolidação do termo" (original) correspondentes e acionando o comando "Incluir acordo não cadastrado". Ao escolher o acordo na "Lista de acordos originais", serão habilitados, na aba interna "Valores devidos", os campos para informação do valor originário devido, do valor repassado referente àquela competência, dos valores deduzidos ou compensados para essa mesma competência, conforme o período inicialmente estabelecido no acordo, apurando-se a diferença original do débito anteriormente parcelado. A utilização da aba interna "Valores pagos" segue o mesmo princípio da aba Valores devidos, exibida acima. Nela serão informadas as parcelas pagas no período de vigência do acordo original, com as respectivas datas de pagamento e valores pagos. Tanto os valores originários dos débitos quanto das prestações já pagos serão consolidados pelos mesmos critérios de atualização e juros, apurando-se a diferença a ser reparcelada. Na prática, por esse sistema, não se trata do reparcelamento do saldo devedor atualizado do parcelamento, mas de uma reconstituição do débito originário que, após reconsolidado, é deduzido do valor das parcelas pagas, trazidas para a mesma data de consolidação e com os mesmos critérios de atualização e juros Conforme "Nota", na questão 13, ao longo deste ano de 2013 os entes deverão cadastrar pelo novo aplicativo os termos antigos, firmados até Esse cadastramento abrangerá

12 apenas os termos que ainda estiverem em vigor, não alcançando aqueles já quitados ou já reparcelados nesse novo aplicativo. Como proceder, na prática, a esse cadastramento de acordo celebrado até 2012? R - O cadastramento dos Termos de Parcelamentos antigos no novo aplicativo de parcelamento seguirá um procedimento simplificado, no qual deverão ser informadas apenas as abas Ente, Unidade Gestora, Etapa 1 e Testemunhas e Responsável pelo envio. Na ETAPA 1 deverá ser marcada a opção "Cadastramento de Termo de Acordo Celebrado até 2012". Com essa marcação serão habilitados campos específicos para o cadastramento do termo antigo, sendo obrigatório o preenchimento de todos os campos com asterisco. Após a informação de todas as abas, salvar, fechar, e gerar o arquivo em XML para transmissão via CADPREV- Web. Exemplo de cadastramento: O Município vai recadastrar um termo de parcelamento de "contribuições patronais" e "utilização indevida por excesso na taxa de administração", autorizado pela Lei Municipal nº 913/2011, assinado em 10/07/2011, com data de consolidação em 30/06/2011, no valor de R$ ,30, para pagamento em 60 parcelas, a partir de 10/08/2011. Critério de atualização = RGPS (consolidação, parcelas vincendas e vencidas; sem multa): COMPETÊNCIA VALOR DEVIDO VALOR REPASSADO DIFERENÇA PATRONAL SEGURADO PATRONAL SEGURADO PATRONAL SEGURADO 03/ , , , , ,00 0,00 04/ , , , , ,00 0,00 TOTAL DEVIDO CONTRIBUIÇÃO PATRONAL ,00 UTILIZAÇÃO INDEVIDA DE RECURSOS PREVIDENCIÁRIOS 12/ ,80-0, ,80 TOTAL DEVIDO UTILIZAÇÃO INDEVIDA ,80 Veja aqui a aba da Etapa 1, deste CADASTRAMENTO 18 - Depois de gerado o arquivo XML no CADPREV-Ente Local, quais procedimentos deverão ser adotados no CADPREV-Web, em relação ao "Acordo de Parcelamento"? R - No CADPREV- Web, pela aba "Documentos", depois "Acordo de Parcelamento", encontraremos as quatro funcionalidades abaixo. Para obter informações específicas de cada uma, basta clicar sobre aquela de interesse. Enviar Acordo de Parcelamento Enviar Documentos Digitalizados do Acordo de Parcelamento Consultar Arquivos Acordos de Parcelamento 1º passo 4º passo 2º passo

13 Consultar Acordo de Parcelamento 3º e 5º passos 19 - Existe algum modelo de projeto de lei que trata da autorização para o parcelamento e/ou reparcelamento de débitos do Ente Federativo com o seu Regime Próprio de Previdência Social RPPS? R - Sim, existe dois modelos, sendo um para o PARCELAMENTO ESPECIAL e o outro para o PARCELAMENTO CONVENCIONAL. Para acesso aos modelos clique sobre seus respectivos links. Salientamos que referidos modelos deverão ser analisados e adaptados às necessidades do Ente Federativo, observados os requisitos estabelecidos nos artigos 5º e 5º-A da Portaria MPS nº 402/2008, com a redação das Portarias MPS nºs 21/2013 e 307/2013. Voltar ao grupo de abas - questão 15 Voltar ao início do "Perguntas e Respostas" =============== PERGUNTÃO PARCELAMENTO DE DÉBITOS ATUALIZADO 02 DE JULHO DE 2013 ===============... ACORDO DE PARCELAMENTO ABA - ENTE

14 A aba Ente é utilizada para o registro dos dados cadastrais do ente federativo e de seu representante legal. Após preencher os dados do ente federativo, o usuário deverá informar o CPF do representante legal e selecionar a opção pesquisar (botão próprio). O sistema buscará as informações relativas ao representante legal e, caso possua registro, suas informações serão exibidas e o usuário poderá realizar as correções necessárias. Caso não possua registro, os campos serão habilitados para que o usuário realize seu cadastramento. Os campos precedidos por asterisco (*), são de preenchimento obrigatório. Os s a serem informados deverão ser os próprios do Ente Federativo e o de seu Responsável Legal. O de assessoria ou consultoria externa, se existir, só deverá ser informado, se for o caso, no campo do responsável pelo envio do documento (essa recomendação vale também quando do preenchimento do DPIN, do DAIR e do DIPR). Informando corretamente os s, conforme orientado no parágrafo anterior, todas as correspondências eletrônicas serão encaminhadas pelo Ministério da Previdência Social diretamente aos representantes legais do Ente Federativo e da Unidade Gestora do RPPS. Voltar ao grupo de abas - questão 15 Voltar aos Procedimentos Preliminares - questão 16 Voltar ao início do "Perguntas e Respostas" =============== PERGUNTÃO PARCELAMENTO DE DÉBITOS

15 ATUALIZADO 02 DE JULHO DE 2013 ===============... ACORDO DE PARCELAMENTO ABA - UNIDADE GESTORA A aba Unidade Gestora, será utilizada para o registro dos dados da unidade gestora e de seu representante legal. O usuário deverá informar o CNPJ da unidade gestora e selecionar a opção pesquisar (botão próprio). O sistema buscará as informações relativas a unidade gestora e, caso possua registro, suas informações serão exibidas e o usuário poderá realizar as correções necessárias. Caso não possua registro, os campos serão habilitados para que o usuário realize seu cadastramento. O usuário deverá informar o CPF do representante legal da unidade gestora e selecionar a opção pesquisar (botão próprio). O sistema buscará as informações relativas ao representante e, caso possua registro, suas informações serão exibidas e o usuário poderá realizar as correções necessárias. Caso não possua registro, os campos serão habilitados para que o usuário realize seu cadastramento. Os campos precedidos por asterisco (*) são de preenchimento obrigatório. Os s a serem informados deverão ser os próprios da Unidade Gestora e o de seu Responsável Legal. O de assessoria ou consultoria externa, se existir, só deverá ser informado, se for o caso, no campo do responsável pelo envio do documento (essa recomendação vale também quando do preenchimento do DPIN, do DAIR e do DIPR).

16 Informando corretamente os s, conforme orientado no parágrafo anterior, todas as correspondências eletrônicas serão encaminhadas pelo Ministério da Previdência Social diretamente aos representantes legais do Ente Federativo e da Unidade Gestora do RPPS. Voltar ao grupo de abas - questão 15 Voltar aos Procedimentos Preliminares - questão 16 Voltar ao início do "Perguntas e Respostas" =============== PERGUNTÃO PARCELAMENTO DE DÉBITOS ATUALIZADO 02 DE JULHO DE 2013 ===============... ACORDO DE PARCELAMENTO ABA - ACORDO DE PARCELAMENTO - ETAPA 1 A aba Acordo de Parcelamento Etapa 1, será utilizada para registrar as principais informações do acordo de parcelamento. O primeiro passo dessa aba será informar se os dados referem-se a um Termo de Acordo de Parcelamento, Termo de Acordo de Reparcelamento, ou Cadastramento de Termo de Acordo celebrado até 2012 (acordos antigos). Com base nessa informação, o sistema poderá exibir ou esconder campos de preenchimento obrigatórios, ou opcional, ao formulário. Ao selecionar a opção Termo do Acordo de Parcelamento, o sistema apresentará a tela abaixo, na qual deverão ser informados os dados de cada campo obrigatório ou opcional, conforme solicitado durante o preenchimento e observadas as características do termo de acordo de parcelamento que se pretende formalizar:

17 Ao selecionar a opção Termo do Acordo de Reparcelamento, o sistema apresentará a tela abaixo, na qual deverão ser informados os dados de cada campo obrigatório ou opcional, conforme solicitado durante o preenchimento e observadas as características do termo de acordo de parcelamento que se pretende formalizar:

18 Ao selecionar a opção Cadastramento de Termo de Acordo celebrado ate 2012, o sistema apresentará a tela abaixo, na qual deverão ser informados os dados de cada campo obrigatório ou opcional, conforme solicitado durante o preenchimento e observadas as características do termo de acordo antigo que será recadastrado. Nota: Conforme mencionado na questão 17, o cadastramento dos termos antigos (celebrados até 2012, que permaneçam em vigor) será simplificado, pois não haverá necessidade de detalhar os valores devidos de cada competência original (Etapa 2), bastando informar, na Etapa 1, o "Valor consolidado" do débito na data de sua consolidação.também não será necessário separar o termo antigo que tenha contemplado diferentes "rubricas", pois o sistema assumirá automaticamente a Rubrica "Outros Critérios", bastando detalhar seu conteúdo no campo "Descrição da Rubrica".

19 Cada Acordo de parcelamento ou reparcelamento formalizado a partir de 2013 terá, obrigatoriamente apenas uma rubrica, que poderá ser uma dentre as seguintes: Contribuição patronal (60 meses) Contribuição dos segurados Contribuição patronal (240 meses) Utilização indevida de recursos Utilização indevida de recursos (240 meses) Outros Critérios Quando o tipo da rubrica for Outros Critérios, o usuário obrigatoriamente deverá preencher o campo Descrição da Rubrica. Quando o usuário selecionar a opção Lei Específica, obrigatoriamente deverá preencher o campo Descrição da Lei. Na seção Critérios de atualização para consolidação do débito são informados os critérios de atualização dos valores a serem parcelados, no período compreendido entre as competências de origem e a data de consolidação do acordo. Na seção Critérios de atualização das parcelas vincendas são estabelecidos os critérios de atualização das parcelas a vencer, a partir da formalização do acordo.

20 A seção Critérios de atualização das parcelas vencidas contém os campos onde serão informados os critérios de atualização das parcelas futuras, quando forem pagas em atraso. O CADPREV apresenta as seguintes opções de índices para atualização dos débitos: IPC-FIPE, INPC, IGP-DI, IGP-M, IPCA. Os campos precedidos por asterisco (*) são de preenchimento obrigatório. Salvar Acordo de Parcelamento As informações do acordo de parcelamento poderão ser salvas a qualquer momento. Para tanto, o usuário deverá selecionar a opção Salvar (botão próprio), localizada na barra de ferramentas. A aplicação possui a funcionalidade de auto salvamento. Sempre que o usuário selecionar a opção Fechar do acordo de parcelamento, e existirem informações não salvas, o sistema exibirá uma tela, informando a situação e solicitando a confirmação do usuário. Nesse momento, o usuário poderá optar entre gravar as informações e sair do acordo de parcelamento (botão Sim ), ou, sair do acordo de parcelamento sem gravar as informações pendentes (botão Não ). Voltar ao grupo de abas - questão 15 Voltar aos Procedimentos Preliminares - questão 16 Voltar ao início do "Perguntas e Respostas" =============== PERGUNTÃO PARCELAMENTO DE DÉBITOS ATUALIZADO 02 DE JULHO DE 2013 ===============... ACORDO DE PARCELAMENTO ABA - ACORDO DE PARCELAMENTO - ETAPA 2

21 A aba Acordo de Parcelamento Etapa 2, será utilizada para registrar as informações relativas aos valores devidos por rubrica. As competências a serem informadas estarão habilitadas dentro do período entre a competência inicial e final, informadas na Etapa 1. Se o período do débito abranger mais de um ano, o sistema disponibilizará uma tela para cada ano, com suas treze competências (janeiro ao 13º salário). A Diferença apurada será exibida em modo leitura, com valor calculado a partir da fórmula: Diferença apurada = Valor Devido Valor repassado Dedução. A Diferença Apurada, quando do cálculo da parcela do Acordo, será atualizada para a data de consolidação do Termo do Acordo, de acordo com os critérios de atualização informados na Etapa 1. Na parte inferior da tela são exibidos em modo de leitura totalizadores dos valores lançados por exercício e para todo o parcelamento. Nota: O CADPREV-Ente Local trabalha apenas com os valores originais dos débitos. A visualização dos valores consolidados constará do Demonstrativo Consolidado de Parcelamento - DCP, que somente estará disponível no CADPREV-Web, após o envio e processamento do arquivo XML.

22 Voltar ao grupo de abas - questão 15 Voltar aos Procedimentos Preliminares - questão 16 Voltar ao início do "Perguntas e Respostas" =============== PERGUNTÃO PARCELAMENTO DE DÉBITOS ATUALIZADO 02 DE JULHO DE 2013 ===============... ACORDO DE PARCELAMENTO ABA - REPARCELAMENTO

23 A aba "Reparcelamento", será utilizada para registrar as informações relativas aos valores devidos, por competência, de cada Acordo original incluído no acordo de reparcelamento. Também nesta aba serão informadas, por acordo, as parcelas pagas e devidas dos mesmos. É possível informar os acordos que estão sendo reparcelados, quer estejam cadastrados ou não no novo sistema. Ou seja, não é necessário cadastrar o Termo de Parcelamento anterior, gerar um XML e enviá-lo pelo CADPREV-Web para ser processado, antes de fazer o reparcelamento. No "Combo" "Lista de Acordos Originais" serão exibidos os acordos que serão objeto de reparcelamento. Caso sejam acordos que já estão previamente cadastrados, será utilizado o campo "Acordo original", onde estará a lista dos acordos. Caso o acordo não esteja presente na lista, deverá ser incluído pela Seção "Acordo não cadastrado" (parte inferior da tela), selecionando a "Rubrica", "Competências inicial e final" e "Data de consolidação do termo" (original) correspondentes e acionando o comando "Incluir acordo não cadastrado". Ao escolher o acordo original na lista Lista de acordos originais, serão habilitados, na aba interna Valores devidos, os campos para informação do valor devido, repassado e dedução, no período de competência estabelecido no acordo original. A utilização da aba interna "Valores pagos" segue o mesmo principio da aba Valores devidos, exibida acima. Nela são informadas as parcelas pagas no período de vigência do acordo original. Voltar ao grupo de abas - questão 15 Voltar aos Procedimentos Preliminares - questão 16 Voltar ao início do "Perguntas e Respostas" =============== PERGUNTÃO PARCELAMENTO DE DÉBITOS ATUALIZADO 02 DE JULHO DE 2013 ===============... ACORDO DE PARCELAMENTO ABA - TESTEMUNHAS E RESPONSÁVEL PELO ENVIO

24 A aba "Testemunhas e Responsáveis pelo Envio", será utilizada para registrar as informações acerca das testemunhas do acordo de parcelamento e do responsável pelo envio. Na seção Dados das Testemunhas, deverão ser especificadas as informações das duas testemunhas do acordo de parcelamento. A seção "Responsável pelo Envio" deverá ser utilizada pelo usuário para informar os dados da pessoa física responsável pelo envio. O usuário deverá informar o CPF do responsável e selecionar a opção pesquisar (botão próprio). O sistema buscará as informações relativas ao responsável e, caso possua registro, suas informações serão exibidas e o usuário poderá realizar as correções necessárias. Caso não possua registro, os campos serão habilitados para que o usuário realize seu cadastramento. Voltar ao grupo de abas - questão 15 Voltar aos Procedimentos Preliminares - questão 16 Voltar ao início do "Perguntas e Respostas" =============== PERGUNTÃO PARCELAMENTO DE DÉBITOS ATUALIZADO 02 DE JULHO DE 2013

25 ===============... MODELO DE PROJETO DE LEI - PARCELAMENTO ESPECIAL [i] Lei nº..., de (dia) de (mês) de (ano). Dispõe sobre o reparcelamento e parcelamento de débitos do Município de (NOME DO MUNICÍPIO) [ii] com seu Regime Próprio de Previdência Social RPPS. O Prefeito Municipal de (NOME DO MUNICÍPIO), no uso de suas atribuições legais; Faz saber que a Câmara Municipal de (NOME DO MUNICÍPIO) aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º Fica autorizado o parcelamento e/ou reparcelamento dos débitos do Município de (NOME DO MUNICÍPIO) com seu Regime Próprio de Previdência Social - RPPS, gerido pelo (NOME DA UNIDADE GESTORA), relativos a competências até fevereiro de 2013, observado o disposto no artigo 5º-A da Portaria MPS nº 402/2008, na redação das Portarias MPS nº 21/2013 e nº 307/2013: [iii] I - os débitos oriundos de contribuições previdenciárias devidas e não repassadas pelo Município (patronal), em até 240 (duzentas e quarenta) prestações mensais, iguais e consecutivas; II - os débitos oriundos de contribuições previdenciárias descontadas dos segurados ativos, aposentados e pensionistas, em até 60 (sessenta) prestações mensais, iguais e consecutivas; III - os débitos não decorrentes de contribuições previdenciárias, em até 60 (sessenta) prestações mensais, iguais e consecutivas. Art. 2º Para apuração do montante devido [iv] os valores originais serão atualizados pelo (ÍNDICE) [v], acrescido de juros (SIMPLES ou COMPOSTOS) de (TAXA)% (EXTENSO) ao mês e multa [vi] de (TAXA)% (EXTENSO), acumulados desde a data de vencimento até a data da assinatura do termo de acordo de parcelamento ou reparcelamento. 1º. As prestações vincendas serão atualizadas mensalmente pelo (ÍNDICE), acrescido de juros (SIMPLES ou COMPOSTOS) de (TAXA)% (EXTENSO) ao mês,acumulados desde a data de consolidação do montante devido no termo de acordo de parcelamento ou reparcelamento até o mês do pagamento. 2º. As prestações vencidas serão atualizadas mensalmente pelo (ÍNDICE), acrescido de juros (SIMPLES ou COMPOSTOS) de (TAXA)% (EXTENSO) ao mês e multa de TAXA% (EXTENSO), acumulados desde a data de vencimento da prestação até o mês do efetivo pagamento.

26 Art. 3º Fica autorizada a vinculação do Fundo de Participação dos Municípios - FPM como garantia das prestações acordadas no termo de parcelamento ou reparcelamento, não pagas no seu vencimento. Parágrafo único. A garantia de vinculação do FPM deverá constar de cláusula do termo de parcelamento ou reparcelamento e de autorização fornecida ao agente financeiro responsável pelo repasse das cotas, e vigorará até a quitação do termo. Art. 4º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. (LOCAL), (DIA) de (MÊS) de (ANO). (NOME DO PREFEITO) Prefeito Municipal PUBLICADO EM / / NO [i] ATENÇÃO: Este modelo tem por objetivo auxiliar o ente federativo na elaboração do projeto de lei, porém deverá ser previamente analisado e adaptado à realidade local, observadas as normas gerais dos parcelamentos, estabelecidas nos artigos 5º e 5º-A da Portaria MPS nº 402/2008, com a redação das Portarias MPS nº 21/2013 e nº 307/2013. [ii] No caso de parcelamento de débitos de Estado ou do Distrito Federal, fazer as adaptações necessárias, substituindo as referências a Município, Prefeito Municipal, Câmara Municipal e Fundo de Participação dos Municípios - FPM. [iii] Recomenda-se não constar do texto da lei o valor consolidado dos débitos, uma vez que este será apurado posteriormente, por meio do aplicativo CADPREV, disponibilizado pelo Ministério da Previdência Social. [iv] A lei deverá estabelecer os critérios de atualização aplicáveis, respeitando como limite mínimo a meta atuarial do RPPS, para a consolidação do débito (caput do art. 3º), as prestações vincendas ( 1º) e as prestações vencidas ( 2º): a) o índice de atualização; b) se os juros serão simples ou compostos e qual a taxa mensal aplicável; c) o percentual de multa aplicável aos valores em atraso. Exemplo de redação completa do art. 3º: Art. 3º Para apuração do montante devido os valores originais serão atualizados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA/IBGE, acrescido de juros simples de 0,5% (meio por cento) ao mês e multa de 2% (dois por cento), acumulados desde a data de vencimento até a data da assinatura do termo de acordo de parcelamento ou reparcelamento. 1º. As prestações vincendas serão atualizadas mensalmente pelo IPCA/IBGE, acrescido de juros simples de 0,5% (meio por cento) ao mês,acumulados desde a data de consolidação do montante devido no termo de acordo de parcelamento ou parcelamento até o mês do efetivo pagamento. 2º. As prestações vencidas serão atualizadas mensalmente pelo IPCA/IBGE,acrescido de juros simples de 1% (um por cento) ao mês e multa de 2% (dois por cento), acumulados desde a data de vencimento da prestação até o mês do efetivo pagamento. [v] A partir da publicação da Portaria MPS nº 307/2013 somente serão aceitos índices oficiais de atualização,de abrangência nacional, que expressem a variação de preços. Por essa razão, não serão aceitos outros índices, como SELIC e UFM.

27 [vi] Caso o ente opte por dispensar ou reduzir a multa na consolidação do débito, essa situação deverá estar prevista expressamente no texto da lei. Exemplo de redação do caput do art. 3º, nesse caso: Art. 3º Para apuração do montante devido os valores originais serão atualizados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA/IBGE, acrescido de juros simples de 0,5% (meio por cento) ao mês, acumulados desde a data de vencimento até a data da assinatura do termo de acordo de parcelamento ou reparcelamento, com dispensa da multa. (OU: com redução da multa para X% ) Voltar aos modelos de projetos de lei Voltar ao grupo de abas - questão 15 Voltar aos Procedimentos Preliminares - questão 16 Voltar ao início do "Perguntas e Respostas" =============== PERGUNTÃO PARCELAMENTO DE DÉBITOS ATUALIZADO 02 DE JULHO DE 2013 ===============... MODELO DE PROJETO DE LEI - PARCELAMENTO CONVENCIONAL [1] Lei nº..., de (dia) de (mês) de (ano). Dispõe sobre o parcelamento de débitos do Município de (NOME DO MUNICÍPIO) [2] com seu Regime Próprio de Previdência Social RPPS. O Prefeito Municipal de (NOME DO MUNICÍPIO), no uso de suas atribuições legais; Faz saber que a Câmara Municipal de (NOME DO MUNICÍPIO) aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º Fica autorizado o parcelamento dos débitos oriundos das contribuições previdenciárias devidas e não repassadas pelo Município (patronal) ao Regime Próprio de Previdência Social - RPPS, das competências (MÊS/ANO) a (MÊS/ANO), em até 60 (sessenta) prestações mensais, iguais e consecutivas, nos termos do artigo 5º da Portaria MPS nº 402/2008, na redação das Portarias MPS nº 21//2013 e nº 307/2013. Parágrafo único. É vedado o parcelamento, para o período a que se refere o caput deste artigo, de débitos oriundos de contribuições previdenciárias descontadas dos segurados ativos, aposentados e pensionistas e de débitos não decorrentes de contribuições previdenciárias.

CADPREV CADPREV Ente Local Aplicativo Desktop. Manual do Usuário. Cadastro de Acordos de Parcelamento. CADPREV - Manual do Usuário CADPREV-Ente Local

CADPREV CADPREV Ente Local Aplicativo Desktop. Manual do Usuário. Cadastro de Acordos de Parcelamento. CADPREV - Manual do Usuário CADPREV-Ente Local CADPREV CADPREV Ente Local Aplicativo Desktop Manual do Usuário Cadastro de Acordos de Parcelamento Data Última Atualização: 29/04/2013 1 de 18 Índice 1 Finalidade... 3 2 Visão Geral... 3 3 Funcionalidades...

Leia mais

Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses

Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses CADPREV CADPREV Ente Local Aplicativo Desktop Manual do Usuário Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses Data Publicação: 28/08/2013 1 de 21 Índice 1 Finalidade... 3 2 Visão Geral... 3 3

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES DIPR (PERGUNTAS E RESPOSTAS)

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES DIPR (PERGUNTAS E RESPOSTAS) NOTAS: DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES DIPR (PERGUNTAS E RESPOSTAS) 1- Este "Perguntas e Respostas" foi elaborado com a finalidade de auxiliar os entes federativos a compreender

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

DIPR - CONHECENDO O NOVO DEMONSTRATIVO

DIPR - CONHECENDO O NOVO DEMONSTRATIVO DIPR - CONHECENDO O NOVO DEMONSTRATIVO O envio do DIPR será exigido a partir do 4º bimestre de 2013, cujo prazo se encerra em 30 de setembro. Esse novo demonstrativo será de suma importância, pois além

Leia mais

Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE

Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE MANUAL DO PREVSYSTEM WEB Índice Objetivo... 2 Iniciando... 2 Menu de Opções... 3 Opção Participantes... 3 Opção Benefícios... 4 Opção Empréstimos... 4 Opção

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

NOTA JURÍDICA N.º 004/2006 Cuiabá/MT, 06 de dezembro de 2006.

NOTA JURÍDICA N.º 004/2006 Cuiabá/MT, 06 de dezembro de 2006. NOTA JURÍDICA N.º 004/2006 Cuiabá/MT, 06 de dezembro de 2006. LEGALIDADE DA CONFISSÃO E PARCELAMENTO DE DÉBITOS ORIUNDOS DAS CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS RETIDAS DOS SERVIDORES PÚBLICOS ATÉ O MÊS DE DEZEMBRO

Leia mais

Eventos Anulação e Retificação

Eventos Anulação e Retificação MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Eventos Anulação e Retificação

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Tutorial do Sistema de Guia de Pagamento de Multa

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Tutorial do Sistema de Guia de Pagamento de Multa Tutorial do Sistema de Guia de Pagamento de Multa 1) Introdução O sistema de Guia de Pagamento de Multa foi desenvolvido para simplificar e facilitar a emissão das guias para o pagamento das multas, aplicadas

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1

2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 1 2013 GVDASA Sistemas Cheques 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

SOLICITAR USUÁRIO E SENHA DE ACESSO GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS ATRIBUIR UM CONTADOR A UMA EMPRESA

SOLICITAR USUÁRIO E SENHA DE ACESSO GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS ATRIBUIR UM CONTADOR A UMA EMPRESA 1 Manual prático Pág. 2 Pág. 4 Pág. 9 Pág. 11 SOLICITAR USUÁRIO E SENHA DE ACESSO EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA DECLARAÇÃO DE NOTA FISCAL RECEBIDA GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS IMPOSTO

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA EXTRACRED

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA EXTRACRED UTILIZAÇÃO DO SISTEMA EXTRACRED Esta parte do sistema como descrito anteriormente neste manual permite que seus agentes tenham acesso á uma área exclusiva para acessar informações pessoais como: Meu Extrato

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS AUTOMATIZADOS À PREFEITURA

PORTAL DE SERVIÇOS AUTOMATIZADOS À PREFEITURA O Portal de Serviços Automatizados à Prefeitura disponibiliza ao contribuinte a emissão de faturas referente os débitos do IPTU, ISSQN e DÍVIDAS DIVERSAS, do exercício e dívida ativa, tanto negociada (parcelamentos)

Leia mais

Unidade 5. Aba Anexos. Objetivos de Aprendizagem. Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de:

Unidade 5. Aba Anexos. Objetivos de Aprendizagem. Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de: Unidade 5 Aba Anexos Objetivos de Aprendizagem Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de: Anexar os documentos necessários para reconhecimento federal; Enviar o processo para homologação; e Enviar

Leia mais

Regulamento de Empréstimo

Regulamento de Empréstimo Regulamento $ de Empréstimo Para participantes do Plano Complementar de Benefícios Previdenciais - Plano BD $ Fundação de Previdência dos Empregados da CEB Regulamento aprovado pelo Conselho Deliberativo

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

MANUAL DO PGMEI. 1 Introdução. 1.1 Apresentação do Programa

MANUAL DO PGMEI. 1 Introdução. 1.1 Apresentação do Programa PGMEI PGMEI Pág. 1 MANUAL DO PGMEI 1 Introdução 1.1 Apresentação do Programa O Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (PGMEI) é um sistema

Leia mais

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS Manual de digitação de contas Portal AFPERGS 1 Sumário Acesso à função digitação de contas... 3 O que é a Função digitação de contas (DC)... 4 Como proceder na função digitação de conta médica (DC)...

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA CÉLULA DE GESTÃO TRIBUTÁRIA UNIDADE DE ARRECADAÇÃO IMOBILIÁRIAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA CÉLULA DE GESTÃO TRIBUTÁRIA UNIDADE DE ARRECADAÇÃO IMOBILIÁRIAS PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA CÉLULA DE GESTÃO TRIBUTÁRIA UNIDADE DE ARRECADAÇÃO IMOBILIÁRIAS MANUAL DO USUÁRIO Apoio SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ROTINAS... 3 2.1 GUIA

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 Cordilheira Recursos Humanos CRH 2.85A As rotinas de Retiradas de Pró-labore e Autônomos tiveram diversas alterações, com o objetivo

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota EBM ASSESSORIA E CONSULTORIA EM INFORMÁTICA LTDA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota PRESTADOR / CONTADOR Versão 2.0 Índice 1. Acessar o sistema 2. Notas Eletrônicas 2.1. Emitir

Leia mais

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz Manual de Cobrança Cadastrando um Funcionário Entre no programa e no menu principal entre na opção: Cadastros / Cadastros de Funcionários e Acionador. Será apresentada a tela abaixo: Nesta tela deverão

Leia mais

MANUAL DE PAGAMENTO DE TRIBUTO

MANUAL DE PAGAMENTO DE TRIBUTO Sistema Informatizado do FIES MANUAL DE PAGAMENTO DE TRIBUTO 1. APRESENTAÇÃO Este manual tem por objetivo orientar as entidades mantenedoras de instituição de ensino superior no preenchimento, emissão

Leia mais

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES - CV

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES - CV SUMÁRIO 1. DEFINIÇÕES... 2 2. FINALIDADE... 3 3. DESTINATÁRIOS... 3 4. DOCUMENTAÇÃO... 4 5. VALOR MÁXIMO... 4 6. PRAZOS... 4 7. ENCARGOS E ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA... 5 8. GARANTIAS... 5 9. CONDIÇÕES GERAIS...

Leia mais

SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB

SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB MÓDULO COMERCIAL 2 ÍNDICE REGISTRO DE EXPORTAÇÃO RE 04 REGISTRO DE VENDA RV 16 REGISTRO DE CRÉDITO RC 24 3 REGISTRO DE EXPORTAÇÃO - RE 4 INCLUSÃO DE RE Na tela de inclusão de Registro

Leia mais

Acesso ao cadastro de Rubricas

Acesso ao cadastro de Rubricas Pesquisar a Base de conhecimento Pesquisar Pesquisa Avançada Topo Pack Topo Pack Departamento Pessoal Configurando a Geração do HOMOLOGNET. Autor brunosilva.sup.pack Bruno Número de Referência do Artigo

Leia mais

Manual de utilização Totem de Autoatendimento

Manual de utilização Totem de Autoatendimento Manual de utilização Totem de Autoatendimento Julho/2015 Sumário 1. Totem de Autoatendimento Detran/PR... 3 2. Área de Motorista... 4 2.1. Consultar Envio CNH... 4 2.2. Curso de Reciclagem... 5 2.2.1.

Leia mais

Sistema de Controle de Processos ON-LINE-Versão 1.0 Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI)

Sistema de Controle de Processos ON-LINE-Versão 1.0 Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI) O SISTEMA DE CONTROLE DE PROCESSOS ON-LINE O Sistema de Controle de Processos ON-LINE é um Sistema de Protocolo desenvolvido pela da que tem como finalidade gerenciar os processos e solicitações de serviços

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO Art. 1º Este documento, doravante denominado Regulamento de Empréstimo, estabelece os direitos e as obrigações da Boticário Prev, dos Participantes e Assistidos, para a concessão

Leia mais

Manual Regime Especial 1

Manual Regime Especial 1 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas

Leia mais

SCPI 8.0. Novas funcionalidades. Conciliação Bancária Automática:

SCPI 8.0. Novas funcionalidades. Conciliação Bancária Automática: SCPI 8.0 Novas funcionalidades A partir de agora o SCPI conta com algumas novas funcionalidades que valem a pena serem comentadas, e dar uma breve introdução de seu funcionamento. Entre elas podemos destacar:

Leia mais

PORTARIA MPS N 170/2012 DE 25 DE ABRIL DE 2012 IMPLEMENTAÇÃO DE COMITÊ DE INVESTIMENTOS E OUTROS CONTROLES

PORTARIA MPS N 170/2012 DE 25 DE ABRIL DE 2012 IMPLEMENTAÇÃO DE COMITÊ DE INVESTIMENTOS E OUTROS CONTROLES NOTA TÉCNICA N.º 008/2012 PORTARIA MPS N 170/2012 DE 25 DE ABRIL DE 2012 IMPLEMENTAÇÃO DE COMITÊ DE INVESTIMENTOS E OUTROS CONTROLES O assunto tratado na presente Nota Jurídica é de fundamental importância

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema Financeiro Opções Disponíveis a partir da versão 8.0.40 do Sistema Micropost

Manual de Utilização do Sistema Financeiro Opções Disponíveis a partir da versão 8.0.40 do Sistema Micropost O Novo Gerenciador Financeiro Micropost é acessado através do botão "Gerenciador Financeiro" na tela principal do sistema (como mostra a figura 1). Caso o botão esteja desabilitado deve-se entrar nas configurações

Leia mais

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Versão: 24/05/2010 Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

Material de apoio. Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES.

Material de apoio. Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES. Material de apoio Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES. Material de apoio Disponível no site: : www.justica.gov.br, no link: Entidades Sociais >> CNES. Portaria

Leia mais

MANUAL DO PGMEI. 1 Introdução. 1.1 Apresentação do Programa

MANUAL DO PGMEI. 1 Introdução. 1.1 Apresentação do Programa PGMEI PGMEI Pág. 1 MANUAL DO PGMEI 1 Introdução 1.1 Apresentação do Programa O Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (PGMEI) é um sistema

Leia mais

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA. Regulamento de Empréstimos Plano CV- 03

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA. Regulamento de Empréstimos Plano CV- 03 1/6 TÍTULO: CLASSIFICAÇÃO: REFERENCIAL NORMATIVO: ASSUNTO: GESTOR: ELABORADOR: APROVAÇÃO: Documento Executivo Resolução CMN nº 3456/2007 PO-GEREL-002_Solicitação de Empréstimo Estabelece as regras para

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual da Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF) Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Página

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 - AIDF 4 CAPÍTULO 2 - LOGIN 8 CAPÍTULO 3 SOLICITAÇÃO DA AIDF 9 CAPÍTULO 4 - ACOMPANHAMENTO 16. O Que é AIDF?... 4. O Sistema...

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 - AIDF 4 CAPÍTULO 2 - LOGIN 8 CAPÍTULO 3 SOLICITAÇÃO DA AIDF 9 CAPÍTULO 4 - ACOMPANHAMENTO 16. O Que é AIDF?... 4. O Sistema... 1 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 - AIDF 4 O Que é AIDF?... 4 O Sistema... 4 Acesso ao Sistema... 5 Suporte Técnico... 5 Configurações Necessárias... 5 Bloqueador de Pop-ups... 5 Bloqueio de Scripts... 6 CAPÍTULO 2

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEB TRIBUTOS SAATRI

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEB TRIBUTOS SAATRI MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEB TRIBUTOS SAATRI 130325 SUMÁRIO SAATRI (Serviço de Auto Atendimento Tributário)... 3 ECONÔMICO... 4 Acesso ao Sistema... 4 Emissão de Certidão Negativa... 5 Verificar Autenticidade

Leia mais

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões Pag: 1/20 SGI Manual Controle de Padrões Pag: 2/20 Sumário 1 Introdução...3 2 Cadastros Básicos...5 2.1 Grandezas...5 2.2 Instrumentos (Classificação de Padrões)...6 3 Padrões...9 3.1 Padrão Interno...9

Leia mais

Roteiro para o Envio de Documentos pela Internet

Roteiro para o Envio de Documentos pela Internet Diretoria de Tecnologia da Informação Roteiro para o Envio de Documentos pela Internet Portal e-contas Manaus, Março de 2013 Controle das Versões Data da Versão Versão 14/03/2013 1.0 Página 2 de 17 Conteúdo

Leia mais

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples)

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento Financeiro Contas a Pagar Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento de Caixa Fechamento Caixa Bancos Apropriações de Centros de

Leia mais

REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DO PLANO BENEFÍCIO PREV-RENDA.

REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DO PLANO BENEFÍCIO PREV-RENDA. REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DO PLANO BENEFÍCIO PREV-RENDA. Índice Capítulo I Da Carteira de Empréstimo Simples... 3 Capítulo II Dos Recursos

Leia mais

MANUAL DA COMPENSAÇÃO

MANUAL DA COMPENSAÇÃO MANUAL DA COMPENSAÇÃO Versão fevereiro/2014 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 03 1.1 APRESENTAÇÃO DO APLICATIVO... 03 1.2 OBJETIVOS DO APLICATIVO... 03 1.3 A QUEM SE DESTINA... 03 2 REQUISITOS TECNOLÓGICOS... 03

Leia mais

Resolução Conjunta SF/PGE - 5, de 21-8-2008: Disciplina os procedimentos administrativos necessários ao recolhimento de débitos fiscais do Imposto

Resolução Conjunta SF/PGE - 5, de 21-8-2008: Disciplina os procedimentos administrativos necessários ao recolhimento de débitos fiscais do Imposto Resolução Conjunta SF/PGE - 5, de 21-8-2008: Disciplina os procedimentos administrativos necessários ao recolhimento de débitos fiscais do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE RPPS

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE RPPS PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE RPPS 1 - O que vem a ser regime próprio de previdência social (RPPS)? R: É o sistema de previdência, estabelecido no âmbito de cada ente federativo, que assegure, por lei, ao

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988

CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL MPS SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL SPPS DEPARTAMENTO DOS REGIMES DE PREVIDÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO DRPSP COORDENAÇÃO-GERAL DE AUDITORIA, ATUÁRIA, CONTABILIDADE

Leia mais

Parte I CADASTRO DE SACADO

Parte I CADASTRO DE SACADO Sicoob Coopercred Módulo Cedente Manual do Usuário (versão 2) ÍNDICE Parte I Cadastro de Sacado... 1 Parte II Emissão de Títulos... 1 Emitindo título com registro... 2 Emitindo título sem registro... 3

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA. Módulo Regime Especial Internet

SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA. Módulo Regime Especial Internet SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA Módulo Regime Especial Internet ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO GERAL... 3 2 INTRODUÇÃO AO MÓDULO REGIME ESPECIAL... 3 2.1 SEGURANÇA... 3 2.2 BOTÕES... 3 2.3 PREENCHIMENTO...

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo III

Treinamento Sistema Condominium Módulo III Financeiro (Lançamentos Despesas e Saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Contábil> Lançamentos Nessa tela é possível lançar as despesas dos condomínios,

Leia mais

Material de apoio. Portaria SNJ nº 252, de 27/ 12/ 12, publicada no D.O.U. de 31/ 12 /12. Manual do usuário. Manual da nova comprovação de vínculo.

Material de apoio. Portaria SNJ nº 252, de 27/ 12/ 12, publicada no D.O.U. de 31/ 12 /12. Manual do usuário. Manual da nova comprovação de vínculo. Material de apoio Material de apoio Portaria SNJ nº 252, de 27/ 12/ 12, publicada no D.O.U. de 31/ 12 /12. Manual do usuário. Manual da nova comprovação de vínculo. Informações Gerais O sistema CNES/MJ

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO Cordilheira Recursos Humanos Versão 2 PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO Cordilheira Recursos Humanos Versão 2 PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO Cordilheira Recursos Humanos Versão 2 PLANO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE Criada a rotina de Plano de Assistência a Saúde. Esta rotina irá possibilitar gerar a DIRF com valores descontados

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA RECURSOS HUMANOS 2.93A 1- Adequada a rotina Módulos\ Férias\ Férias Normais para calcular as férias em dobro quando

Leia mais

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e. Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como emissor de NF-e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Versão 1.0 23/07/2009 Passos e Orientações para solicitação de credenciamento como

Leia mais

MANUAL ITCMD - DOAÇÃO

MANUAL ITCMD - DOAÇÃO MANUAL ITCMD - DOAÇÃO ACESSO AO SISTEMA ITCMD 2 CRIAÇÃO E PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO 2 1º PASSO: ESCOLHA DO TIPO DE DECLARAÇÃO 2 2º PASSO: AJUDA INICIAL 3 3º PASSO: CADASTRAMENTO DE SENHA 3 4º PASSO:

Leia mais

Copyright 2004/2014 - VLC

Copyright 2004/2014 - VLC Escrituração Fiscal Manual do Usuário Versão 7.2 Copyright 2004/2014 - VLC As informações contidas neste manual são de propriedade da VLC Soluções Empresariais Ltda., e não poderão ser usadas, reproduzidas

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO FISCAL MÓDULO DELIBERAÇÃO 260/13 MANUAL DE UTILIZAÇÃO

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO FISCAL MÓDULO DELIBERAÇÃO 260/13 MANUAL DE UTILIZAÇÃO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO FISCAL MÓDULO DELIBERAÇÃO 260/13 MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARTE IX Envio das Informações e documentos para o TCE VERSÃO 2015 Novembro

Leia mais

CARTILHA DO PRODUTO. Débito Direto Autorizado. www.unicredcentralsc.com.br. Versão. 01-07/2012

CARTILHA DO PRODUTO. Débito Direto Autorizado. www.unicredcentralsc.com.br. Versão. 01-07/2012 CARTILHA DO PRODUTO Débito Direto Autorizado Versão. 01-07/2012 www.unicredcentralsc.com.br ÍNDICE APRESENTAÇÃO Apresentação...02 Como funciona o DDA...03 DDA Unicred...04 DDA Módulos Internet Banking...06

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ MANUAL DO USUÁRIO ACESSO AO SISTEMA

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ MANUAL DO USUÁRIO ACESSO AO SISTEMA O ISS-e é um sistema completo de gestão do ISS do Município de Maringá, composto pelos módulos de: - NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) - DMS-e (Declaração Mensal de Serviços Eletrônica) - AIDF-e

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTE DO PLANO DE BENEFICIO CEBPREV.

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTE DO PLANO DE BENEFICIO CEBPREV. REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTE DO PLANO DE BENEFICIO CEBPREV. Sumário Capítulo I Da finalidade...1 Capítulo II - Dos contratantes...1 Capítulo III - Dos limites individuais...2 Capítulo IV -

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP POPULAR 636 MODALIDADE POPULAR PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A.

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP POPULAR 636 MODALIDADE POPULAR PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A. I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A. CNPJ: 88.076.302/0001-94 APLUBCAP POPULAR 636 MODALIDADE: POPULAR PROCESSO SUSEP Nº: 15414.901295/2014-52 II - GLOSSÁRIO Subscritor

Leia mais

Pág. 5 - GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS

Pág. 5 - GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS Manual prático Pág. 2 - EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Pág. 5 - GERAÇÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DO ISS Pág. 8 - ATRIBUIR UM CONTADOR A UMA EMPRESA Pág. 9 - VERIFICAR REGISTRO DE RPS Pág. 11 - TRANSMISSÃO

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 Requisição de Almoxarifado Introdução Requisição é uma solicitação feita

Leia mais

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Manual do Usuário Página1 Sumário 1 Configurações Recomendadas... 4 2 Objetivos... 4 3 Acesso ao Sistema... 5 3.1. Acessar 6 3.2. Primeiro

Leia mais

Copyright 2004/2015 - VLC

Copyright 2004/2015 - VLC Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Perguntas Frequentes Versão 8.1 Atualizado em 26/08/2015 Copyright 2004/2015 - VLC As informações contidas neste caderno de Perguntas e Respostas são de propriedade da

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS

MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS Manual de Solicitação de Compras 1 SUMÁRIO Acesso ao SIE:... 2 1. Acesso à tela de Solicitação de Compras... 3 2. Abrir nova Solicitação de Compras...

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX PREVIDÊNCIA SOCIAL. Débitos Previdenciários Municípios Parcelamento Normatização

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX PREVIDÊNCIA SOCIAL. Débitos Previdenciários Municípios Parcelamento Normatização TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX PREVIDÊNCIA SOCIAL Orientador Empresarial Débitos Previdenciários Municípios Parcelamento Normatização INSTRUÇÃO NORMATIVA SRP 10/2005 DOU:

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO VIA FÁCIL BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

MANUAL DO USUÁRIO VIA FÁCIL BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS Serviço de Segurança contra Incêndio MANUAL DO USUÁRIO versão atualizada em novembro de

Leia mais

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER... 1 2 INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO......6 3. CONTAS A RECEBER......6 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...6 3.2. LANÇAMENTO MANUAL DE CONTAS A RECEBER...7 3.3. GERAÇÃO

Leia mais

Parcelamento de Débitos FGTS. Breve histórico

Parcelamento de Débitos FGTS. Breve histórico Parcelamento de Débitos FGTS Breve histórico Parcelamento de Débitos FGTS RCC TIPO DEBITO PRAZO MAX FORMA DE CALCULO 287/98 INS/JUD 140 Qtde comp. Em atraso 325/99 ADM 180 Qtde comp. Em atraso 466/04 ADM

Leia mais

Objetivos. Página - 2

Objetivos. Página - 2 Índice Índice... 1 Objetivos... 2 Configurações... 3 Cadastro de Bancos... 3 Plano de Contas... 3 Conta Corrente... 4 Instruções Bancárias... 6 Portadores Bancários... 7 Cadastro de Clientes... 8 Boletos...

Leia mais

MANUAL - ORÇAMENTO MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS

MANUAL - ORÇAMENTO MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS MANUAL - ORÇAMENTO MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. MÓDULO ORÇAMENTO...4 2.1. ORÇAMENTO - ARRECADAÇÃO...4 2.1.1. Importação Lançamentos Tributos...4

Leia mais

Módulo Consulta de Contribuinte Internet

Módulo Consulta de Contribuinte Internet SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA Módulo Consulta de Contribuinte Internet ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO GERAL... 3 2 INTRODUÇÃO AO MÓDULO CONSULTA DE CONTRIBUINTE... 3 2.1 SEGURANÇA... 3 2.2 BOTÕES...

Leia mais

NORMA PARA CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTES (Aprovada pela Deliberação n 005/2012, de 29 de março de 2012)

NORMA PARA CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTES (Aprovada pela Deliberação n 005/2012, de 29 de março de 2012) NORMA PARA CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTES (Aprovada pela Deliberação n 005/2012, de 29 de março de 2012) 1. DA FINALIDADE A presente Norma tem por finalidade regulamentar e definir condições para

Leia mais

Portal dos Convênios - SICONV. Prestação de Contas - Convenente. Manual do Usuário. Versão 2-26/11/2010

Portal dos Convênios - SICONV. Prestação de Contas - Convenente. Manual do Usuário. Versão 2-26/11/2010 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - SICONV Prestação de Contas - Convenente

Leia mais

Portal dos Convênios SICONV. Ajuste do Plano de Trabalho, Termo Aditivo e Prorroga de Ofício Perfis de Convenente e Concedente.

Portal dos Convênios SICONV. Ajuste do Plano de Trabalho, Termo Aditivo e Prorroga de Ofício Perfis de Convenente e Concedente. MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios SICONV Ajuste do Plano de Trabalho, Termo

Leia mais

Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP. Operacionalização - Solicitação de Viagem

Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP. Operacionalização - Solicitação de Viagem Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP FAQ Perguntas e Respostas Freqüentes Operacionalização - Solicitação de Viagem 1 - Quais as exigências legais para cadastramento de uma solicitação de

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line Declaração On Line Manual de Apoio à Utilização do Sistema Manual do Usuário Versão 1.0 INTRODUÇÃO... 4 AUTENTICANDO-SE NO SISTEMA... 4 EM CASO DE ESQUECIMENTO DA SENHA... 5 ALTERANDO A SENHA DE ACESSO

Leia mais

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EMPRÉSTIMO PESSOAL PERMANENTE PLANO DE BENEFÍCIOS 03

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EMPRÉSTIMO PESSOAL PERMANENTE PLANO DE BENEFÍCIOS 03 1/6 TÍTULO: CLASSIFICAÇÃO: REFERENCIAL NORMATIVO: ASSUNTO: GESTOR: ELABORADOR: APROVAÇÃO: Regulamento do Programa de Empréstimo Pessoal Permanente Documento Executivo Resolução CMN nº 3456/2007 PO-GEREL-002_Solicitação

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL 1. FINALIDADE 1.1. Este Regulamento tem por finalidade disciplinar as concessões de empréstimos aos Participantes do Plano de Benefícios JMalucelli, administrado pelo

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA GUIA DE NAVEGAÇÃO MÓDULO DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS APLICATIVO UPLOAD /DOWNLOAD VERSÃO 1.1 BRASÍLIA DF Agosto/2015 2011 Ministério do Desenvolvimento Social

Leia mais

Passo a passo de Alteração de Responsáveis Técnico e Legal na AFE e AE.

Passo a passo de Alteração de Responsáveis Técnico e Legal na AFE e AE. Passo a passo de Alteração de Responsáveis Técnico e Legal na AFE e AE. Gerência de Autorização de Funcionamento GEAFE Brasília, junho de 2014 1º passo: acesse o sítio da ANVISA através do endereço eletrônico

Leia mais

1 INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROTOCOLO ON-LINE DO CADASTRO MOBILIÁRIO

1 INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROTOCOLO ON-LINE DO CADASTRO MOBILIÁRIO 1 INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROTOCOLO ON-LINE DO CADASTRO MOBILIÁRIO Para dar mais agilidade ao processo de inscrição de alvará de localização e permanência no Município de Joinville, alguns procedimentos

Leia mais

Manual Ilustrado Repasse de Honorários Médicos

Manual Ilustrado Repasse de Honorários Médicos Junho - 2014 Índice Título do documento 1. Objetivos... 3 2. Introdução... 3 3. Cadastros... 4 3.1. Cadastro de Desconto em Repasse... 4 3.2. Cadastro de Critério Geral de Repasse... 4 3.3. Cadastro de

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO

MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE CONTROLE INTERNO 1/8 1) DOS OBJETIVOS: 1.1) Disciplinar e normatizar os procedimentos operacionais na administração de recursos humanos; 1.2) Garantir maior segurança na admissão e exoneração de pessoal; 1.3) Manter atualizado

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA SISTEMA IMASUL DE REGISTROS E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MEIO AMBIENTE MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA Manual Operacional para uso exclusivo do módulo do Sistema Estadual de

Leia mais