UNIP é Octacampeã das Olimpíadas Universitárias Brasileira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIP é Octacampeã das Olimpíadas Universitárias Brasileira"

Transcrição

1 UNIP é Octacampeã das Olimpíadas Universitárias Brasileira A Olimpíada Universitária JUBs, que teve o seu início em 2005, foi um evento organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro COB em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário CBDU, Ministério do Esporte e Organizações Globo. O evento contou com a participação média de mais de 200 Instituições de Ensino Superior do País por edição com período de realização de dois ciclos olímpicos (quatro anos), totalizando oito anos de atividades estaduais e nacionais. A UNIP manteve 100% de aproveitamento em todas as oito edições do evento obtendo o maior número de medalhas nas edições de Recife-PE (2005), Brasília-DF (2006), Blumenau-SC (2007), Maceió-AL (2008), Fortaleza-CE (2009), Blumenau-SC (2010), Campinas-SP (2011) e Foz do Iguaçu - PR (2012). Com essa conquista, a Universidade Paulista é a única Instituição de Ensino Superior no Brasil campeã geral das Olimpíadas Universitárias JUBs ( ). Quadro geral de medalhas Olimpíadas Universitárias (JUBS 2012) Col. Instituições de Ensino Superior Ouro Prata Bronze Total 1º UNIP / SP º UniSant Anna / SP º Univ. Mauricio de Nassau / PE º Faculdade Sogipa / RS º Universo / RJ º Unifor /CE º Univ. Católica de Brasília / DF º FAFIPA / PR º FSA / PI º Unoesc / SC

2 Orgulho de ser UNIP! Em oito anos de disputa, a UNIP foi a primeira colocada geral em todas as edições já realizadas do evento. A Universidade faz história no desporto universitário e se consolida como principal referência de gestão esportiva na América Latina.

3 Atleta olímpica lidera UNIP em conquista inédita no basquete feminino Meninas da UNIP, lideradas por Nádia Colhado conquistam pela primeira vez na história do basquete unipiano, a medalha de ouro. A equipe da UNIP conquistou a medalha de ouro no torneio feminino de basquete das Olimpíadas Universitárias JUBs 2012, em Foz do Iguaçu (PR). As paulistas venceram as sul-matogrossenses da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na manhã do último sábado, dia 27, pelo placar de 64 a 40. O destaque do torneio foi a pivô da Unip, Nádia Colhado, que fez 16 pontos na final. Nádia participou dos Jogos Olímpicos Londres 2012 com a seleção brasileira. Na outra partida decisiva, as catarinenses da Uniasselvi (que foram eliminadas da competição pela UNIP) garantiram o bronze sobre a Secal-PR pelo placar de 61 a 56. A pivô Nádia Colhado chegou a Foz do Iguaçu para ajudar a equipe paulista na semifinal e na final, já que não pode chegar mais cedo por estar disputando o Campeonato Paulista. Em Londres, a equipe brasileira ficou fora da disputa por medalhas. Mesmo assim foi um sonho realizado para mim. Participar dos Jogos Olímpicos foi melhor do que qualquer título que ganhei até hoje, afirma Nádia. Nádia, que participou pela primeira vez das Olimpíadas Universitárias, se disse satisfeita em conquistar, junto com o grupo, o troféu para a UNIP. Foi uma honra ter conquistado esse titulo inédito para a UNIP disse a atleta. Para o técnico da UNIP, Norberto Silva, o título das Olimpíadas Universitárias 2012 foi muito gratificante. O basquete feminino era a única modalidade que a UNIP não tinha sido campeã, ainda, nas Olimpíadas Universitárias. A Universidade está apoiando muito os esportes, parabenizo a Reitoria e a Diretoria de Esportes pelo excelente trabalho que realizam todos os anos comentou o técnico campeão.

4 Após o bicampeonato (2010/2011), vôlei feminino conquista a medalha de prata. Meninas da UNIP fazem grande final contra gaúchas da UNIVATES, mas não conseguem o tricampeonato. Equipe da UNIP é a única a disputar 3 finais consecutivas na modalidade. UNIP (SP) e UNIVATES(RS) se enfrentaram na tarde do dia 27 de outubro, no Centro de Convenções, em Foz do Iguaçu (PR), em partida válida pela final feminina de vôlei da Primeira Divisão das Olimpíadas Universitárias JUBs O placar final foi de 3 sets a 1 (25/20; 20/25; 25/18; 25/14) a favor das gaúchas. Na tarde de sexta-feira, 26, a equipe paulista da UNIP venceu as catarinenses, da Unochapecó, de virada, por 3 sets a 2 (21/25, 13/15, 25/23, 25/22, 15/8). Já as gaúchas da Univates deixaram para trás as atletas da Universidade Católica de Brasília por 3 sets a 0 (25/16, 25/21 e 25/20). Para o vitorioso e competente técnico da UNIP, Fernando Gomes, as meninas demoraram a se encontrar na partida. Conforme o campeonato vai passando é que vamos buscando ritmo afirma Fernando. Ele enfatizou a grande vitória, de virada, na semifinal contra a UNOESC, explicando que foi uma questão de confiança. Estávamos aqui para buscar o tricampeonato e eu acreditei o tempo inteiro que as meninas poderiam buscar a virada e elas mostraram que dava, lembra. Para a final, o professor diz que as atletas entraram em quadra mais fortes por conta do resultado da semifinal, mas o desgaste físico e emocional foi determinante para a derrota. Ângela Moraes, ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei e aluna da UNIP ressalta a importância da formação acadêmica para novas atletas Ângela Moraes, aluna da UNIP e ex-atleta de Bernardinho na Seleção Educação é fundamental. Eu estive no alto rendimento e sei que é difícil conciliar. Estamos sempre em quadra, jogando, treinando, há um desgaste físico, viagens. Mas o estudo abre a visão, tira a tensão e o foco apenas no vôlei, em resultados. A própria jogadora lembra que já há mudanças de mentalidade das atletas nesse sentido. Os cursos de Educação à Distância (EAD) da UNIP possibilitam que os atletas estudem e se dediquem ao esporte. O vôlei um dia acaba. Uma faculdade é pra vida toda. Dá base, abre novas possibilidades, completa a atleta da UNIP (SP).

5 Em jogo eletrizante, meninas do futsal ficam com a medalha de prata Grande final reuniu atletas das duas principais equipes universitárias do país. No detalhe, meninas da UNIP deixam escapar o ouro. O reencontro das duas melhores equipes universitárias do país ocorreu no dia 27 de outubro, às 15h30min no Centro de Convenções da cidade de Foz do Iguaçu. As equipes, que estavam no mesmo grupo na fase de classificação da competição nacional, empataram em 2 x 2 e classificaram-se nas duas primeiras colocações da chave A, que contava ainda com Universidade Católica de Brasília-DF e UNIVERSO-RJ. Nas semifinais, a UNIP passou pela forte equipe da Nacional Gás/UNIFOR-CE pelo placar de 4 x 1. Com uma apresentação de gala, as alunas da UNIP não deram chances ao adversário durante toda a partida. A equipe cearense, algoz da UNIP em 2010 e 2011 sucumbiu ao melhor conjunto e a qualidade técnica da equipe paulista, que é formada pela parceria UNIP/OSASCO, atual campeã estadual da modalidade. Na final, UNIP-SP e UNISC-SC trouxeram todas as atenções do ginásio para o duelo final. Equipes invictas e que contam com alunas que integram a Seleção Brasileira de Futsal Universitária atual campeã da modalidade no último Mundial disputado em Braga/Portugal. A partida começou muito nervosa para ambas as equipes, que preocupadas em não errar, buscaram equilibrar as ações de ataque e sair em rápidos contra-ataques. E em uma dessas oportunidades, a equipe de Santa Catarina abriu o placar. Com isso, o jogo ganhou em velocidade e emoção com a UNIP atacando mais e deixando espaços para a equipe catarinense jogar em sua intermediária. De tanto insistir, a UNIP conseguiu igualar o placar mas logo na sequência sofreu o 2º gol. Lutando muito e sempre com a bola no pé - com garra e determinação a UNIP voltou a empatar a partida. Nesse momento do jogo, muitas oportunidades foram desperdiçadas por ambas equipes e no final do tempo normal em uma bela jogada da equipe catarinense, a UNIP sofreu o gol que deu números finais a partida.

6 Handebol masculino é bronze! Alunos da UNIP-SP superam a equipe da UNIVERSO-RJ na disputa pelo 3º lugar da competição O handebol foi o esporte com o maior número de atletas inscritos nas Olimpíadas Universitárias nesse ano: 617 alunos. O esporte contou com a participação de 26 estados, a única exceção foi Rondônia. A competição foi formatada em 3 divisões com 8 equipes em cada uma. A equipe da UNIP/EC Pinheiros-SP participou da competição com o status de atual campeã, na chave A, que contou ainda com as equipes da UNOPAR-PR, CESMAC/AL e CEAP/AP. O jogo que definiu o bronze para a equipe paulista na competição foi contra a experiente equipe da UNIVERSO-RJ. Nos dois tempos, ampla superioridade da equipe laranja comandada pelo técnico Álvaro Herdeiro: no primeiro tempo vantagem de 17 x 11 e no segundo, placar de 13 x 07 a favor da UNIP. Placar final: 30 x 18 a favor dos paulistas. Confira abaixo a campanha da equipe na competição: UNIP 47 X 32 CEAP-AP UNIP 38 X 28 CESMAC-AL UNIP 24 x 28 UNOPAR-PR (1ª fase) UNIP 24 x 33 AESO-PE (Semifinal) UNIP 30 x 18 UNIVERSO-RJ (3º e 4º lugar)

7 Vôlei masculino é ouro no JUBS A equipe de voleibol masculino da UNIP sagrou-se campeã dos JUBS 2ª divisão vencendo na final a equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com parciais de 25 x 19, 25 x 15 e 35 x 33. A difícil campanha realizada na competição pela UNIP, começou na estreia contra a equipe do Estado do Maranhão (UNICEUMA) por 3 x 0 com parciais de 25 x 18, 25 x 12 e 25 x 15. A UNIP, comandada pelo técnico Lourival Feitosa (Val), teve uma atuação coletiva muito boa na estreia, impondo seu jogo coletivo e com atletas de muita experiência. Na sequência da competição, perdeu para a equipe da UNINILTONLINS/AM por 3 x 2, com parciais de 25 x 22, 17 x 25, 25 x 18, 22 x 25 e 13 x 15 não conseguindo repetir o mesmo voleibol do primeiro jogo, com muito erros e nervosismo. Contra a equipe do Paraná (UEM), se reabilitou e encontrou o seu melhor jogo, vencendo por 3 x 0, com parciais de 25 x 22, 25 x 14 e 25 x 16, terminando a primeira fase em primeiro do seu grupo. No confronto de semifinal a equipe jogou contra Rondônia - CESL, onde nesta partida fez seu melhor jogo vencendo pelo placar de 3 x 0, com parciais de 25 x 16, 25 x 13 e 25 x 19.

8 A melhor equipe de natação universitária da história do Brasil é da UNIP! Oito vezes campeã das Olimpíadas Universitárias Brasileira, time de natação da UNIP quebra recordes de conquistas e torna-se referência de trabalho no país. A Universidade Paulista UNIP (SP) sagrou-se octacampeã geral do torneio de natação das Olimpíadas Universitárias JUBs em Foz do Iguaçu (PR), neste domingo, 21, conquistando a expressiva marca de 62 medalhas, sendo 36 de ouro, 13 de prata e 12 de bronze. Desde na primeira edição da competição realizada em Recife-PE - a natação da UNIP domina a pontuação geral por Instituição de Ensino Superior (IES) dos JUBs. A UNIP contou em Foz do Iguaçu com dezenove atletas, 100% da delegação paulista inscrita no torneio de natação, sendo que catorze nadadores foram campeões em suas provas na seletiva estadual. A rotina de treinamentos da equipe, que conta com 40 alunos, é puxada: trabalhos físicos e técnicos de segunda a sábado. Geralmente os atletas nadam em seus próprios clubes, até por facilidade de deslocamento. A supervisão vitoriosa da equipe fica a cargo do experiente coordenador de natação da Universidade, Higor Agostini (foto) e do técnico Carlos Matheus que também integra a comissão técnica da seleção brasileira - que acompanham os resultados das competições nacionais e internacionais.

9 Os clubes vieram a somar neste processo. São parcerias saudáveis e que atualmente envolvem vários clubes: Corinthians, Pinheiros, Santos, São Caetano, São José dos Campos. E isso faz com que os nadadores tenham foco no alto rendimento. Tanto que temos cinco atletas nesta equipe em Foz que disputaram a etapa de Estocolmo da Copa do Mundo no início deste mês, conta Higor. E dentro da estrutura da Universidade, o Departamento de Esportes da UNIP também dá suporte aos atletas para que eles possam conciliar a rotina de treinos e de viagens com as aulas. A faculdade complementa o treino do jovem como atleta de rendimento, permitindo que ele não fique apenas focado na piscina, permitindo, também, que ele tenha uma formação acadêmica, completa o dirigente. Destaque para o atleta Renato Britto Barufi (foto) que levou ouro nas provas dos 400m medley (tempo de 04:23.59), sua especialidade, e nos 200m peito (02:17.29). Renato que concilia a rotina de treinos seis vezes por semana (de segunda a sábado) e o curso noturno de Direito. Na UNIP temos esta proposta de conciliar os treinos com a faculdade. E temos um ritmo de preparação visando o alto rendimento. E todas estas medalhas aqui nas Olimpíadas são reflexos deste preparo, desta dedicação dos atletas, completou o nadador. Estudante de Publicidade, o nadador Henrique Martins (no centro, acima) venceu a prova mais rápida da natação nas Olimpíadas Universitárias Ele marcou o tempo de 22s56 nos 50m livre, na piscina do Complexo Esportivo Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR). A medalha de prata ficou com Andre Luiz Daudt (22s91) e o bronze com Ricardo Oliveira (22s94). Fiquei muito feliz, afirmou o atleta de 20 anos. Gosto bastante da competição. O clima é ótimo e conta com atletas de alto nível.

10 Recordista sul-americana, paranaense Ana Carla Carvalho vence 50m peito Recordista sul-americana dos 50m peito, a atleta paranaense Ana Carla Carvalho, conquistou a medalha de ouro das Olimpíadas Universitárias 2012, na prova que é especialista com o tempo de 33s04. A final dos 50m peito, assim como de outras 13 provas do programa, aconteceu na noite do último sábado, 20, na piscina do Complexo Esportivo Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. Paranaense de Guarapuava, Ana Carla começou a competir em 2003 e com 14 anos foi morar em Santos (SP) para realizar o sonho de se tornar uma atleta de alto rendimento. Carreguei a família toda comigo. Meus pais e mais dois irmãos, disse a jovem de 21 anos. Com 16 anos, Ana Carla foi para São Paulo, onde vive até hoje. Estudante de Administração, ela estreou nas Olimpíadas Universitárias no ano passado, em Campinas, quando venceu as quatro provas que disputou 50m, 100m e 200m peito e o revezamento medley. Nesse ano a competição está mais forte. Fiquei em segundo nos 200m peito, mas venci os 100m peito e o revezamento medley. A atleta foca agora o Open de natação, que acontece na semana que vem, em Guaratinguetá (SP). A competição é a última seletiva brasileira para o Mundial de piscina curta de Istambul, em dezembro, na Turquia. O índice para disputar os 100m peito é muito forte: 1min05s90. A minha melhor marca é 1min08s4 então tenho que melhorar bastante se quiser representar o Brasil e a minha Universidade, afirmou.

11 Judô da UNIP conquista o ouro! As equipes feminina e masculina de judô da Universidade Paulista conquistaram a medalha de ouro na classificação geral do torneio que reuniu atletas de renome nacional na cidade de Foz do Iguaçu. A delegação da UNIP, composta por 10 judocas (6 no feminino e 4 no masculino) dominou a maioria das disputas por categoria (peso) e foi absoluta na disputa por equipes no último dia de competição. No masculino, a equipe formada por Charles Chibana, Eduardo Barbosa e Raphael Magalhães venceu a competição sem perder um combate sequer. Os paulistas venceram a equipe da Universidade de Brasília (DF), na estréia, e da Universidade Católica de Brasília (DF), na semifinal. Na decisão, a Unip derrotou a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Chibana e Barbosa ainda levaram o título nas disputas por categoria, enquanto Raphael ficou com a medalha de prata. Os atletas agora se preparam para lutar o Grand Prix Nacional Interclubes, de 16 a 18 de novembro, em São Paulo. Chibana equiparou o nível do judô universitário ao praticado nos clubes. Não tem muita diferença, já que a maioria dos atletas das faculdades está ligada a clubes. Lutar os JUBs é como disputar o Brasileiro, mas pela universidade, disse o atleta, de família tradicional no judô. Seus primos, Mike, Gabriela e Julia Matiko Chibana também estão na luta por uma vaga na seleção.

12 Na competição feminina por equipes, a UNIP venceu a UFRN nas quartas-de-final e a equipe da Faculdade Maurício de Nassau (PE), antes de bater as catarinenses da Unoesc na decisão do título. A equipe foi composta por Eleudis Valentim, de 20 anos, campeã do Grand Slam do Rio de Janeiro, Flávia Gomes, de 18 anos, campeã mundial sub-17 e vice-campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, Aline Puglia, Catierê Toledo, Dione de Lima e Samanta Soares. Confira abaixo os resultados finais das 5 primeiras colocadas por Instituição de Ensino Superior (participação de 52 entidades em toda competição): Feminino 1º lugar UNIP/SP 43,5 pontos 2º lugar UNOESC/SC 19,0 pontos 3º lugar Universidade Mauricio de Nassau/PE 13,5 pontos 4º lugar Universo/RJ 9,5 pontos 5º lugar SECG/RN 7,0 pontos Masculino 1º lugar UNIP/SP 28,0 pontos 2º lugar UniSant Anna/SP 14,5 pontos 3º lugar Universidade Católica Dom Bosco/MS 10,0 pontos 4º lugar FSA/PI 9,5 pontos 5º lugar Universidade Mauricio de Nassau/PE 9,5 pontos

13 Meninas do atletismo são ouro e prata nas provas de revezamento Com a mesma equipe nas duas provas, alunas da UNIP destacam-se nas provas de revezamento As atletas da UNIP/SP, Jéssica dos Reis, Natália Soares, Bárbara de Oliveira e Jéssica dos Santos fizeram bonito e ficaram com a medalha de ouro na prova do revezamento 4 x 100m das Olimpíadas Universitárias JUBs 2012, com o tempo de 51s65. No segundo lugar feminino, ficaram as atletas da equipe pernambucana da Universidade Maurício de Nassau (52s64). O bronze foi para as cearenses da Unifor (54s67). Na prova de revezamento 4 x 400m, a mesmas alunas conquistaram a prata com o tempo de 4m30s. As campeãs da prova foram as gaúchas da Faculdade SOGIPA, com uma diferença de 1 segundo no cronômetro para as segundas colocadas (4m29s). Bárbara de Oliveira chegou ao atletismo após se decepcionar com o handebol. Eu era muito ruim, mas a minha arrancada era muito boa. Então, a minha professora chamou para participar de uma competição de atletismo, lembra. Aos 11 anos, ela participou da primeira prova e ganhou a primeira medalha. Atualmente cursando Direito, na UNIP, a atleta diz que se encantou com o esporte e que a possibilidade de viajar para competir a atraiu ainda mais. Já fui para a Europa, Canadá e outros países da América do Sul, comenta Bárbara. Especialista nos 400m, a atleta afirma que escolheu o Direito porque não se vê como professora. Eu acho que não conseguiria ensinar para outras pessoas o que eu sei do esporte. Com boa campanha na competição, a equipe feminina da UNIP terminou em 4º lugar na classificação geral com 90 pontos, mesma pontuação que a 3ª colocada, porém a UNIP perde no critério de desempate da competição.

14 Simon Alejandro conquista medalha de bronze no xadrez do JUB s A conquista da medalha de bronze pelo argentino Simon Alejandro, aluno da UNIP/SP, mostrou mais uma vez em uma edição das Olimpíadas Universitárias, a tradição da entidade paulista de estar no pódio entre as melhores do país. Participaram da competição, os 36 melhores enxadristas universitários do Brasil ao longo de 4 dias de intensos desafios, totalizando, uma maratona de 7 jogos nesse período. Com 5,5 pontos e empatado com o segundo colocado com a mesma pontuação no quadro geral, Simon viu a medalha de prata escapar no 4º critério de desempate (meio décimo). O campeão foi o atleta da Universidade Federal de Pernambuco, Vinícius Tine Martins, mestre internacional e já com grande experiência na competição acadêmica com 6,5 pontos.

A melhor equipe de natação universitária do Brasil é da UNIP!

A melhor equipe de natação universitária do Brasil é da UNIP! A melhor equipe de natação universitária do Brasil é da UNIP! Oito vezes campeã das Olimpíadas Universitárias Brasileira, time de natação da UNIP quebra recordes de conquistas e torna-se referência de

Leia mais

Exposição de marca Além de obter maior visibilidade na mídia, através da associação com equipes e atletas de alto rendimento, a marca da instituição

Exposição de marca Além de obter maior visibilidade na mídia, através da associação com equipes e atletas de alto rendimento, a marca da instituição Os jogos olímpicos mais diretamente possuem vinculação com o ensino superior por ter a participação de atletas oriundos de disputas universitárias. Conforme aponta estimativa da Koch Tavares, empresa especializada

Leia mais

Quem mais torce, incentiva, acompanha e

Quem mais torce, incentiva, acompanha e Capa esporte de pai para filho Edgard Rondina, o filho Felipe e uma paixão em comum: velejar no Lago Paranoá Por Leane Ribeiro Quem mais torce, incentiva, acompanha e muitas vezes até sofre com a carreira

Leia mais

1. Em busca do sonho olímpico

1. Em busca do sonho olímpico 1. Em busca do sonho olímpico O Globo Jornal 22/05/2011 Vale (Sustentabilidade) 6 e 7 Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Adolescentes da seleção brasileira de judô sub-17 abrem mão de programas da idade,

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Os jogos internos do COLÉGIO FRACTAL (JICOF) têm por finalidade principal humanizar a prática desportiva, valorizando

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADA ESCOLAR DE NOVO HAMBURGO 2012

REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADA ESCOLAR DE NOVO HAMBURGO 2012 REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADA ESCOLAR DE NOVO HAMBURGO 2012 OBJETIVO GERAL Formação para o pleno exercício da cidadania de crianças e adolescentes por meio do esporte. CAPÍTULO I DA FINALIDADE DO EVENTO

Leia mais

Fernandinho, jogador do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, de férias em Londrina, concede entrevista exclusiva, em sua visita a Arena Futsal:

Fernandinho, jogador do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, de férias em Londrina, concede entrevista exclusiva, em sua visita a Arena Futsal: Fernandinho, jogador do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, de férias em Londrina, concede entrevista exclusiva, em sua visita a Arena Futsal: 1) Arena Futsal: Conte um pouco da sua trajetória no futebol, desde

Leia mais

RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO

RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO OBJETO PROJETO TREINAMENTO OLÍMPICO DE PÓLO AQUÁTICO PROCESSO: 58701.000695/2010-92 SLIE: 1000.112-33 Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA ATIVIDADES DO PROFESSOR

Leia mais

APOIO: 1ª COPA FUNILÂNDIA SESCON/MG

APOIO: 1ª COPA FUNILÂNDIA SESCON/MG 1ª COPA FUNILÂNDIA SESCON/MG VOLEIBOL 2015 CARTA CONVITE A Prefeitura Municipal de Funilândia em parceria com a SESCON/MG e a MACKSSUD convida todas as entidades esportivas a participarem da 1ª COPA FUNILÂNDIA

Leia mais

AS MOEDAS DO MUNDO. C a d a a t i v i d a d e p o d e s e i m p re s s a separadamente e realizada com as crianças em sala de aula ou em casa.

AS MOEDAS DO MUNDO. C a d a a t i v i d a d e p o d e s e i m p re s s a separadamente e realizada com as crianças em sala de aula ou em casa. 1 AS MOEDAS DO MUNDO Esse é um livro de atividades para crianças. O objetivo proposto é aproveitarmos o período e empolgação das crianças com a Copa do Mundo de Futebol para propiciar aprendizado e maior

Leia mais

4ª Copa Interestadual de Tênis de Mesa Pernambuco 2015

4ª Copa Interestadual de Tênis de Mesa Pernambuco 2015 4ª Copa Interestadual de Tênis de Mesa Pernambuco 2015 A Federação Pernambucana de Tênis de Mesa, tem a honra de convidar a todos os Atletas, Técnicos e Dirigentes de Federações e Clubes filiados a CBTM,

Leia mais

Trilha para o Mundial

Trilha para o Mundial esporte patinação Trilha para o Mundial É grande a expectativa da equipe do Iate para o Mundial de Patinação Artística 2011. Pela primeira vez, o campeonato será realizado no Brasil, de 14 a 27 de novembro.

Leia mais

Aberto do Brasil reunirá atletas de onze países na Arena Santos

Aberto do Brasil reunirá atletas de onze países na Arena Santos Aberto do Brasil reunirá atletas de onze países na Arena Santos Com a participação de 72 atletas de 11 países, será disputado entre os dias 08 e 11 desse mês o Aberto do Brasil, etapa do Circuito Mundial

Leia mais

REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO

REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO I - DOS LOCAIS DOS JOGOS Art. 1º - Os jogos serão realizados nos seguintes locais: Quadras 01,02 e 03 - térreo do Prédio 80 Quadras 01,02 e 03-4º andar do Prédio

Leia mais

Olimpíadas Especiais UBM/PMBM Regulamento Técnico 2014

Olimpíadas Especiais UBM/PMBM Regulamento Técnico 2014 Olimpíadas Especiais UBM/PMBM Regulamento Técnico 2014 I - DOS JOGOS Art.1 - A Olimpíada Especial UBM/PMBM tem por finalidade desenvolver o intercâmbio desportivo e social entre os atletas, professores

Leia mais

4 a 6 de Setembro de 2015

4 a 6 de Setembro de 2015 A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, com a chancela da Confederação Brasileira de Judô, vem por meio deste, convidá-lo a participar da XII Copa Rio Internacional de Judô que acontecerá no Rio

Leia mais

Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF

Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF Diretoria de Competições Regulamento da Copa do Brasil de Escolinhas de Futebol Copa do Brasil de Escolinhas de Futebol 2016 Categorias Sub

Leia mais

Crianças e jovens, de 09 até 17 anos de idade, participam de Escolinha e das Equipes nas competições oficiais.

Crianças e jovens, de 09 até 17 anos de idade, participam de Escolinha e das Equipes nas competições oficiais. ABIG / JEQUIÁ BASQUETE * Localizado na Ilha do Governador * Há 40 anos participando das competições de Basquete no Estado do Rio de Janeiro * Equipes participando de 5 categorias nesta temporada Crianças

Leia mais

09/09/2004. Discurso do Presidente da República

09/09/2004. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na solenidade de recepção da delegação brasileira que participou das Olimpíadas de Atenas Palácio do Planalto, 09 de setembro de 2004 Meu caro Grael, Meu querido René Simões,

Leia mais

III Seminário Gestão e Otimização dos Espaços de Cultura, Esporte e Lazer

III Seminário Gestão e Otimização dos Espaços de Cultura, Esporte e Lazer III Seminário Gestão e Otimização dos Espaços de Cultura, Esporte e Lazer Unidades SESI 94 Unidades em 77 Municípios: 30 unidades escolares 43 unidades multioperacionais 6 Clubes 4 Centros de Cultura 6

Leia mais

?- Período em que participavam das aulas.

?- Período em que participavam das aulas. Iniciativa Apoio como foi a campanha HISTÓRIAS EX ALUNOS 1997 2013 as perguntas eram relacionadas ao:?- Período em que participavam das aulas. - Impacto que o esporte teve na vida deles. - Que têm feito

Leia mais

I Aberto do Sport Club do Recife

I Aberto do Sport Club do Recife I Aberto do Sport Club do Recife Troféu Amizade (Homenagem aos dois grandes atletas e colaboradores do Tênis de Mesa Pernambucano há mais de 30 anos, Natália Pereira e Domingos Cardozo). Associação dos

Leia mais

SELEÇÃO MASCULINA COMISSÃO TÉCNICA

SELEÇÃO MASCULINA COMISSÃO TÉCNICA SELEÇÃO MASCULINA COMISSÃO TÉCNICA Presidente CBHb: Manoel Luiz Oliveira Técnico: Jordi Ribera Romans Assistente-técnico: Washington Nunes Preparador Físico: Luis Antonio Luisi Turisco Fisioterapeuta:

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 2008 / 2009 PROVA DE MATEMÁTICA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 2008 / 2009 PROVA DE MATEMÁTICA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 2008 / 2009 PROVA DE MATEMÁTICA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CONFERÊNCIA: Chefe da Subcomissão de Matemática Chefe da CEI Dir Ens CPOR / CMBH PÁGINA 2 RESPONDA

Leia mais

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM VOLEIBOL

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM VOLEIBOL PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM VOLEIBOL Gabriel Weiss Maciel Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil Henrique Cabral Faraco Universidade do Estado de Santa Catarina,

Leia mais

Como acontece em vários esportes, há divergências no que se refere à história de origem do futsal. Alguns acreditam que o mesmo tenha se originado na

Como acontece em vários esportes, há divergências no que se refere à história de origem do futsal. Alguns acreditam que o mesmo tenha se originado na FUTSAL O futebol de salão conhecido apenas como futsal é uma prática adaptada do futebol. Em uma quadra esportiva são formados times de cinco jogadores e assim como no futebol, o principal objetivo é colocar

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES B8 PROJETOS EDUCACIONAIS

RELATÓRIO DE ATIVIDADES B8 PROJETOS EDUCACIONAIS RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 B8 PROJETOS EDUCACIONAIS Janeiro de 2014. A B8 Projetos Educacionais conseguiu demonstrar mais uma vez que o Brasil sabe produzir e desenvolver jovens talentos capazes de fazer

Leia mais

PROGRAMA ATLETA PARCEIRO

PROGRAMA ATLETA PARCEIRO PROGRAMA ATLETA PARCEIRO Contexto: O Programa Atleta Parceiro é uma ação da Pedro Baldo Escola de Natação que oferece bolsas integrais e parciais para atletas que se comprometem com as estratégias de treinamento

Leia mais

PROJETO OLÍMPICO - RIO 2016 -

PROJETO OLÍMPICO - RIO 2016 - A MVP é uma agência de Comunicação e Marketing Esportivo que atua de forma diferenciada no mercado, gerenciando a imagem de grandes atletas do esporte nacional desde 2006, passando pelos ciclos olímpicos

Leia mais

CAMPEONATO ESTADUAL DE NATAÇÃO DE VERÃO TROFÉU ALEXANDRE VISCARDI, TROFÉU MARCOS CHAIBEN INFANTIL JUVENIL JUNIOR SENIOR TROFÉU PARANÁ ABSOLUTO

CAMPEONATO ESTADUAL DE NATAÇÃO DE VERÃO TROFÉU ALEXANDRE VISCARDI, TROFÉU MARCOS CHAIBEN INFANTIL JUVENIL JUNIOR SENIOR TROFÉU PARANÁ ABSOLUTO CAMPEONATO ESTADUAL DE NATAÇÃO DE VERÃO TROFÉU ALEXANDRE VISCARDI, TROFÉU MARCOS CHAIBEN INFANTIL JUVENIL JUNIOR SENIOR TROFÉU PARANÁ ABSOLUTO Data :04 A 07 DE NOVEMBRO DE 2015 Inscrição: 28 de outubro

Leia mais

CAMPEONATO PAULISTA UNIVERSITÁRIO 2015 NOTA OFICIAL JIU JITSU

CAMPEONATO PAULISTA UNIVERSITÁRIO 2015 NOTA OFICIAL JIU JITSU CAMPEONATO PAULISTA UNIVERSITÁRIO 2015 NOTA OFICIAL JIU JITSU Informações e inscrições: Kallel Brandão (11)97118-3872 kallel@fupe.com.br www.fupe.com.br www.juesp.com.br INFORMAÇÕES BÁSICAS Local: Centro

Leia mais

texto I partes I e II Língua Portuguesa e Matemática Futebol de rua De preferência os novos, do colégio.

texto I partes I e II Língua Portuguesa e Matemática Futebol de rua De preferência os novos, do colégio. partes I e II Língua Portuguesa e Matemática texto I Futebol de rua Pelada é o futebol de campinho, de terreno baldio. Mas existe um tipo de futebol ainda mais rudimentar do que a pelada. É o futebol de

Leia mais

REGULAMENTO BASQUETE 2009

REGULAMENTO BASQUETE 2009 REGULAMENTO BASQUETE 2009 Organização: Fórum das Associações dos Servidores das Agências Reguladoras Patrocínio: DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO BASQUETE - 2009 Art.01 - Este regulamento é o conjunto

Leia mais

PROJETO E REGULAMENTO GERAL

PROJETO E REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADAS DO INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS PROJETO E REGULAMENTO GERAL Ensino Fundamental II e Médio OUTUBRO DE 2015 APRESENTAÇÃO: As Olimpíadas do Instituto Educacional Novos Tempos (OLIENT), visam

Leia mais

EC PINHEIROS OLÍMPICO AQUÁTICOS

EC PINHEIROS OLÍMPICO AQUÁTICOS EC PINHEIROS OLÍMPICO AQUÁTICOS ESPORTE CLUBE PINHEIROS NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM 112 ANOS de existência umas das instituições mais tradicionais do país, oferecendo atividades esportivas, sociais e culturais

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 , Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com a delegação de atletas das Paraolimpíadas de Atenas-2004 Palácio do Planalto, 14 de outubro de 2004 Meu querido companheiro Agnelo Queiroz, ministro de Estado

Leia mais

* Regulamento Técnico 2016 * FUTSAL

* Regulamento Técnico 2016 * FUTSAL * Regulamento Técnico 2016 * FUTSAL 1. DOS JOGOS: Os jogos de Futsal serão regidos pelas Regras Oficiais vigentes da Confederação Brasileira de Futsal, observadas as exceções previstas neste Regulamento

Leia mais

SELETIVA - PROJETO RIO 2016 - ETAPA II

SELETIVA - PROJETO RIO 2016 - ETAPA II SELETIVA - PROJETO RIO 2016 - ETAPA II Vimos por meio desta, convidar os clubes a participarem com os atletas pré-selecionados ou convocados da SELETIVA - PROJETO RIO 2016 - ETAPA II (masculino e feminino)

Leia mais

MÍDIA IMPRESSA E INTERNET CLIPPING FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PIAUÍ-FIEPI

MÍDIA IMPRESSA E INTERNET CLIPPING FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PIAUÍ-FIEPI MÍDIA IMPRESSA E INTERNET CLIPPING FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PIAUÍ-FIEPI 17/09/2014 VEÍCULO: Portal AZ EDITORIA/SEÇÃO: Esporte Local DATA: 16/09/2014 13:59 Jogos do SESI: Piauienses voltam

Leia mais

CAMPEONATO ESTADUAL INFANTIL A SENIOR DE NATAÇÃO - 2012

CAMPEONATO ESTADUAL INFANTIL A SENIOR DE NATAÇÃO - 2012 FEDERAÇÃO AQUÁTICA NORTERIOGRANDENSE www.fanrn.com.br - aquaticarn@gmail.com Fone: 84-32018008 CAMPEONATO ESTADUAL INFANTIL A SENIOR DE NATAÇÃO - 2012 REGULAMENTO Art. 1º - O Campeonato Estadual Infantil

Leia mais

SEMANA DA INTEGRAÇÃO FISMA/FCAA 2015

SEMANA DA INTEGRAÇÃO FISMA/FCAA 2015 SEMANA DA INTEGRAÇÃO FISMA/FCAA 2015 16 a 20 de março de 2015 EVENTO ESPORTIVO E CULTURAL COM OBJETIVO DE INTEGRAR OS CALOUROS AO AMBIENTE ACADÊMICO DA FISMA/FCAA PROGRAMAÇÃO Dia 16/03 Ginásio de Esportes

Leia mais

PINHEIROS NO PAN-AMERICANO UMA HISTÓRIA VITORIOSA

PINHEIROS NO PAN-AMERICANO UMA HISTÓRIA VITORIOSA PINHEIROS NO PAN-AMERICANO UMA HISTÓRIA VITORIOSA Presente em todas as edições dos Jogos Pan-Americanos, o Pinheiros tem sua história esportiva associada diretamente com a competição. Para relembrar e

Leia mais

XXVII JOGOS ESCOLARES MUNICIPAIS JEMs 2013 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO ATLETISMO

XXVII JOGOS ESCOLARES MUNICIPAIS JEMs 2013 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO ATLETISMO REGULAMENTO ESPECÍFICO DO ATLETISMO Art. 1º - As competições serão regidas pelas Regras Oficiais da Federação Internacional de Atletismo Amador e da Confederação Brasileira de Atletismo em tudo que não

Leia mais

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Rebatida Aula 1 Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses

Leia mais

PROJETO DE OBSERVAÇÃO DE CATEGORIA DE BASE NA REGIÃO FRONTEIRA-OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

PROJETO DE OBSERVAÇÃO DE CATEGORIA DE BASE NA REGIÃO FRONTEIRA-OESTE DO RIO GRANDE DO SUL INTRODUÇÃO: O futebol nesta região do Rio Grande do Sul está em um momento de crescimento e desenvolvimento, os municípios da fronteira oeste tem desenvolvido junto com equipes amadoras, rádios e empresas,

Leia mais

especial ate ia 58 Maio / Junho de 2012

especial ate ia 58 Maio / Junho de 2012 iaate especial 58 Maio / Junho de 2012 O exemplo e a inspiração das mães atletas Por liamara MEnDES FAZER EXERCÍCIOS, ARRUMAR A CASA, TRABALHAR, CUIDAR DAS CRIANÇAS E VÁRIAS OUTRAS ATIVIDADES EM 24 HORAS.

Leia mais

FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL Diretoria de Competições

FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL Diretoria de Competições COPA UNIMED FORTALEZA DE FUTEBOL 2011 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO REC CAPÍTULO I Da Denominação e Participação Art. 1º - A Copa Unimed Fortaleza de Futebol 2011, doravante denominada Copa, será

Leia mais

EC PINHEIROS OLÍMPICO TERRESTRES

EC PINHEIROS OLÍMPICO TERRESTRES EC PINHEIROS OLÍMPICO TERRESTRES ESPORTE CLUBE PINHEIROS NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM 112 ANOS de existência umas das instituições mais tradicionais do país, oferecendo atividades esportivas, sociais e culturais

Leia mais

OSVALDO. Como também foi determinante a motivação e a indicação feita por um professor.

OSVALDO. Como também foi determinante a motivação e a indicação feita por um professor. OSVALDO Bom dia! Meu nome é Osvaldo, tenho 15 anos, sou de Santa Isabel SP (uma cidadezinha próxima à Guarulhos) e, com muito orgulho, sou bolsista ISMART! Ingressei no ISMART este ano e atualmente estou

Leia mais

II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil

II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil II Jogos Estudantis do Colégio Vital Brazil Antes da pretensão de promover um campeonato, deve-se promover o homem em sua infinita potencialidade e complexidade, REVERDITO, SCAGLIA E MONTAGNER 2013....

Leia mais

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná.

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná. SABOR, TRADIÇÃO E PUREZA Uma marca conhecida por sua tradicionalidade, reconhecimento no mercado e sabor irresistível, a empresa Bebidas Leonardo Sell, completa 106 anos em 2011 sendo a primeira empresa

Leia mais

Relatório de Atividades Maio e Junho

Relatório de Atividades Maio e Junho Relatório de Atividades Maio e Junho ANA LISE MENSAL MAIO/JUNHO Devido a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 o horário do Projeto Construindo o Saber Pré Vestibular durante a semana foi modificado (16h50min

Leia mais

FEDERAÇÃO SERGIPANA DE DESPORTOS ESCOLARES Filiada à Confederação Brasileira do Desporto Escolar BOLETIM Nº 01

FEDERAÇÃO SERGIPANA DE DESPORTOS ESCOLARES Filiada à Confederação Brasileira do Desporto Escolar BOLETIM Nº 01 BOLETIM Nº 01 II CAMPEONATO BRASILEIRO ESCOLAR DE VÔLEI DE PRAIA 2014 (SELETIVA NACIONAL) Aracaju(SE), 19 de novembro de 2014 MENSAGEM CBDE Ao realizar mais um Campeonato Brasileiro Escolar, cumprindo

Leia mais

Há algumas semanas, aconteceu

Há algumas semanas, aconteceu COLUNA Felipe Mojave @FelipeMojave O dia em que DEI UMA DE MESSI Felipe Mojave é um dos principais jogadores brasileiros da atualidade. Faz parte do time de profissionais do Full Tilt. Há algumas semanas,

Leia mais

A HISTÓRIA DA ATLÉTICA

A HISTÓRIA DA ATLÉTICA A HISTÓRIA DA ATLÉTICA A Atlética de hoje não possui uma data de fundação, mas já tem algum tempo de existência. Sua história nos faz voltar ao Intermed de 2000 em Barbacena. Naquele ano, com a maior delegação

Leia mais

Atingir Escolinhas de Futebol e Futsal em todos os Estados Brasileiros, oferecendo uma competição de alto nível, planejada, organizada e contínua;

Atingir Escolinhas de Futebol e Futsal em todos os Estados Brasileiros, oferecendo uma competição de alto nível, planejada, organizada e contínua; A ABEFF A ABEFF é uma associação sem fins lucrativos que visa oportunizar, organizar, representar e defender as entidades que se denominam Escolinhas de Futebol e de Futsal e Futsete, setor este, que tem

Leia mais

BOLETIM OFICIAL FGJ 72/2012 2ª COPA INTEGRAÇÃO

BOLETIM OFICIAL FGJ 72/2012 2ª COPA INTEGRAÇÃO BOLETIM OFICIAL FGJ 72/2012 2ª COPA INTEGRAÇÃO Data: 15 de Setembro de 2012 Local: Ginásio Municipal Tancredo Neves Endereço: Avenida Presidente Vargas n 3290 (ao lado da empresa Soul) Bairro Bela Vista

Leia mais

Nome: N.º: endereço: data: telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA O 5 Ọ ANO EM 2012. Disciplina:

Nome: N.º: endereço: data: telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA O 5 Ọ ANO EM 2012. Disciplina: Nome: N.º: endereço: data: telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 5 Ọ ANO EM 2012 Disciplina: MateMática Prova: desafio nota: QUESTÃO 11 A cada quatro anos os gregos da Antiguidade em nome dos deuses

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE 1. As competições de basquete serão realizadas de acordo com as regras internacionais da FIBA e os regulamentos e normas do Novo Desporto Universitário 2012 NDU. 2. Cada

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

O andebol oferece-me coisas que a faculdade não tem é a demonstração de carácter

O andebol oferece-me coisas que a faculdade não tem é a demonstração de carácter O andebol oferece-me coisas que a faculdade não tem é a demonstração de carácter Aos 24 anos Ricardo Pesqueira tem já um longo percurso andebolístico. Cresceu para o desporto no Águas Santas, mas no currículo

Leia mais

XXIV TORNEIO SUL BRASILEIRO DE NATAÇÃO JÚNIOR I, II e SENIOR - TROFÉU PROF. HUGO YABE E XXII TROFÉU OPEN SUL BRASILEIRO DE NATAÇÃO

XXIV TORNEIO SUL BRASILEIRO DE NATAÇÃO JÚNIOR I, II e SENIOR - TROFÉU PROF. HUGO YABE E XXII TROFÉU OPEN SUL BRASILEIRO DE NATAÇÃO XXIV TORNEIO SUL BRASILEIRO DE NATAÇÃO JÚNIOR I, II e SENIOR - TROFÉU PROF. HUGO YABE E XXII TROFÉU OPEN SUL BRASILEIRO DE NATAÇÃO REGULAMENTO CAPÍTULO I DO OBJETIVO E FINALIDADES Art. 1º - Pelos Clubes

Leia mais

DADOS IMPORTANTES DE WILLIAN

DADOS IMPORTANTES DE WILLIAN Press Release WILLIAN Nome: Willian Borges da Silva Data de nascimento: 09/08/1988 Local: Ribeirão Pires (SP) Altura: 1,75 m Peso: 75 kg Posição: Meia Clubes: SC Corinthians P (2005 a 2007), FC Shakhtar

Leia mais

Federação Académica do Desporto Universitário Utilidade Pública Desportiva Fundada a 2 de Março de 1990

Federação Académica do Desporto Universitário Utilidade Pública Desportiva Fundada a 2 de Março de 1990 4º Campeonato Mundial Universitário Rugby Sevens 21 a 24 de Julho de 2010 Porto, Portugal Sumário: 1. RESUMO DIA 2 2. AGENDA DIA 3 3. ENTREVISTA: RUI CARVOEIRA 4. ENTREVISTA: MARIA VASQUEZ 1. RESUMO DIA

Leia mais

REGULAMENTO ESPECIFICO DE PROVAS OFICIAIS DE POLO-AQUATICO 2015/2016 INDICE... 2 PO1 CAMPEONATO NACIONAL DA 1.ª DIVISÃO MASCULINOS...

REGULAMENTO ESPECIFICO DE PROVAS OFICIAIS DE POLO-AQUATICO 2015/2016 INDICE... 2 PO1 CAMPEONATO NACIONAL DA 1.ª DIVISÃO MASCULINOS... REGULAMENTO ESPECÍFICO DE PROVAS OFICIAIS 2015/2016 INDICE INDICE... 2 PO1 CAMPEONATO NACIONAL DA 1.ª DIVISÃO MASCULINOS... 5 1 PRÉMIOS... 5... 5... 5 PO2 CAMPEONATO NACIONAL DA 2.ª DIVISÃO MASCULINOS...

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

PASSADO, PRESENTE E FUTURO DAS DIVISÕES DE BASE NO FUTEBOL DO BRASIL JANEIRO DE

PASSADO, PRESENTE E FUTURO DAS DIVISÕES DE BASE NO FUTEBOL DO BRASIL JANEIRO DE PASSADO, PRESENTE E FUTURO DAS DIVISÕES DE BASE NO FUTEBOL DO BRASIL JANEIRO DE 2013 Temos lido e ouvido muitos comentários nos últimos dias sobre o processo de formação de Atletas no Brasil, emitidas

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS RAFAEL VIEIRA (Depoimento) 2013 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto: Garimpando

Leia mais

NOTÍCIAS. Parque da Cidade é o escolhido para grandes eventos em Natal. V.4 - N.4 - Setembro de 2015

NOTÍCIAS. Parque da Cidade é o escolhido para grandes eventos em Natal. V.4 - N.4 - Setembro de 2015 V.4 - N.4 - Setembro de 2015 Vilma Lúcia da Silva 05 Assessora de Comunicação do Parque da Cidade Parque da Cidade é o escolhido para grandes eventos em Natal Só no mês de setembro o Parque da Cidade recebeu

Leia mais

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014 COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014 1. DO CAMPEONATO Anualmente a CBT - Confederação Brasileira de Tênis promoverá a Copa das Federações, para definir o Estado Campeão Brasileiro. A Copa das

Leia mais

Daniela Bassi Técnica e Atleta Associação Jauense de Tênis de Mesa

Daniela Bassi Técnica e Atleta Associação Jauense de Tênis de Mesa Daniela Bassi Técnica e Atleta Associação Jauense de Tênis de Mesa CURRICULUM IDENTIFICAÇÃO PESSOAL Nome: Daniela Bassi Naturalidade: Quatigua PR Data de Nascimento: 01/11/79 Idade: 33 anos Estado Civil:

Leia mais

AAARP PROJETO ATLETISMO. Acreditamos no poder da transformação através do esporte. E CIDADANIA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO ATLETISMO DE RIBEIRÃO PRETO

AAARP PROJETO ATLETISMO. Acreditamos no poder da transformação através do esporte. E CIDADANIA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO ATLETISMO DE RIBEIRÃO PRETO Acreditamos no poder da transformação através do esporte. Foto: Matheus urenha PROJETO ATLETISMO E CIDADANIA AAARP ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO ATLETISMO DE RIBEIRÃO PRETO Troféu Brasil de Atletismo, Equipe

Leia mais

Histórico de Confrontos. Rio Ave Futebol Clube. Boavista Futebol Clube

Histórico de Confrontos. Rio Ave Futebol Clube. Boavista Futebol Clube Verde Paixão #4 Histórico de Confrontos Rio Ave Futebol Clube Boavista Futebol Clube Rio Ave FC 4x0 Boavista - 01-09-2014 Rio Ave FC 1x1 Boavista - 01-10-2005 Rio Ave FC 2x2 Boavista - 19-02-2005 Rio Ave

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

PARTICIPARÃO 30 CLUBES

PARTICIPARÃO 30 CLUBES LIGA PARASOCCER PARTICIPARÃO 30 CLUBES Critérios estabelecidos: PÁGINA E AGENDA 2014 COMPLETA FORMATO DA COMPETIÇÃO - Os clubes serão divididos em dois grupos de 15 (quinze) Grupo A e Grupo B (ficarão

Leia mais

Abordagens Matemáticas e Estatísticas para o Futebol

Abordagens Matemáticas e Estatísticas para o Futebol Universidade Estadual de Campinas UNICAMP Abordagens Matemáticas e Estatísticas para o Futebol Aluna: Juliana Mayumi Aoki Orientador: Laércio Luis Vendite Identificação do trabalho Título Abordagens Matemáticas

Leia mais

Lei Federal de Incentivo ao ESPORTE

Lei Federal de Incentivo ao ESPORTE Lei Federal de Incentivo ao ESPORTE PATROCINE os Esportes do Paineiras! O Clube Fundado no início da década de 60, o Paineiras é um dos mais conceituados clubes de São Paulo, destacando-se em sua ampla

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Jun/13 APRESENTAÇÃO As emoções da Copa Espírito Santo de Futebol estão de volta. A Rede Vitória, pelo sexto ano consecutivo,

Leia mais

www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429

www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429 Organização, compromisso e qualidade em prol do esporte universitário paulista www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429 REGULAMENTO

Leia mais

ESPORTE CLUBE PINHEIROS

ESPORTE CLUBE PINHEIROS EC PINHEIROS 2012 NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM 113 ANOS de existência umas das instituições mais tradicionais do país, oferecendo atividades esportivas, sociais e culturais de primeiro nível. 170.000 m² de

Leia mais

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound)

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Nome do Intercambista: Julia Albuquerque da Silva Romaguera Louro Data: 16.11.14 Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Rotary

Leia mais

O time também conta com a volta de jogadores que vinham se recuperando de lesão, que é o caso do atacante Marciano e do zagueiro Alex Mineiro.

O time também conta com a volta de jogadores que vinham se recuperando de lesão, que é o caso do atacante Marciano e do zagueiro Alex Mineiro. Depois da conquista da edição 2011 do campeonato mato-grossense no dia 24 de abril, a equipe do Cuiabá Esporte Clube ficou um mês de recesso e retornou aos trabalhos no dia 23 de maio mantendo a maioria

Leia mais

CURRICULUM DE VITÓRIAS. Campeonato mundial de Natação Ilha de Malta / Itália

CURRICULUM DE VITÓRIAS. Campeonato mundial de Natação Ilha de Malta / Itália CURRICULUM DE VITÓRIAS ANO: 1992 1. IX Paraolimpiada de Barcelona ESPANHA Premiação: 01 Medalhas de Bronze ANO: 1993 Campeonato mundial de Natação Ilha de Malta / Itália Premiação: 01 medalha de Ouro 200

Leia mais

2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO CULTURAL PAINCO REGULAMENTO GERAL

2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO CULTURAL PAINCO REGULAMENTO GERAL 1 2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO CULTURAL PAINCO REGULAMENTO GERAL Disposições Preliminares 1 O Campeonato de Futsal da Associação Atlético Cultural Painco de 2010 será dirigido pelo Departamento

Leia mais

FUNPEEL Troféu Luiz Carlos Heidrich (LULI)

FUNPEEL Troféu Luiz Carlos Heidrich (LULI) 8 o CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL MASCULINO/ FUNPEEL Troféu Luiz Carlos Heidrich (LULI) 1. DISPOSIÇÕES INICIAIS REGULAMENTO TÉCNICO 1.1. O 8º Campeonato Municipal de Futsal Masculino será promovido e

Leia mais

GS Educacional www.gseducacional.com.br

GS Educacional www.gseducacional.com.br Curso: Completo de Importação Henrique, boa noite. Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks. Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a

Leia mais

30/04/2009. Entrevista do Presidente da República

30/04/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à imprensa estrangeira especializada (Around the Rings, Inside The Games, EFE, AP, Kyodo News, Reuters), após reunião

Leia mais

Natação Calendário Anual

Natação Calendário Anual Natação Calendário Anual O Clube Paineiras Fundado no início da década de 60, o Paineiras é um dos mais conceituados clubes de São Paulo, destacando-se em sua programação sociocultural, com grandes shows

Leia mais

BARRAGEM TENNIS OPEN 2015

BARRAGEM TENNIS OPEN 2015 REGULAMENTO BARRAGEM TENNIS OPEN 2015 I - Da barragem: Art. 1 - Os Torneios e a Barragem têm como principal objetivo a integração dos alunos e maior variedade de parceiros, bem como a manutenção e garantia

Leia mais

Seleção Brasileira Feminina de Handebol COMISSÃO TÉCNICA

Seleção Brasileira Feminina de Handebol COMISSÃO TÉCNICA Seleção Brasileira Feminina de Handebol COMISSÃO TÉCNICA Técnico: Morten Soubak é o técnico da Seleção Brasileira Adulta Feminina de Handebol para o ciclo olímpico 2009-2012. Morten é natural de Fodby,

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

Esporte na Educação. Maria Alice Zimmermann

Esporte na Educação. Maria Alice Zimmermann Esporte na Educação Olimpismo O Olimpismo é uma filosofia de vida que defende a formação de uma consciência pacifista, democrática, humanitária, cultural e ecológica por meio da prática esportiva. COB

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. Art. 1º- Este regulamento é o conjunto de disposições que rege os jogos internos do Colégio Facex edição 2014.

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. Art. 1º- Este regulamento é o conjunto de disposições que rege os jogos internos do Colégio Facex edição 2014. Página 1 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º- Este regulamento é o conjunto de disposições que rege os jogos internos do Colégio Facex edição 2014. CAPÍTULO II DA FINALIDADE Art. 2º - Os jogos internos

Leia mais

Federação Académica do Desporto Universitário Utilidade Pública Desportiva Fundada a 2 de Março de 1990

Federação Académica do Desporto Universitário Utilidade Pública Desportiva Fundada a 2 de Março de 1990 11º Campeonato Mundial Universitário Taekwondo 29 de Junho a 4 de Julho de 2010 Vigo, Espanha Sumário: 1. RESUMO DIA 1 2. PERFIL DOS ATLETAS 3. ENTREVISTA: TIAGO FRANCISCO 1. RESUMO DIA 1 O dia começou

Leia mais

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE JUDÔ BOLETIM OFICIAL FGJ 52/2015 - COPA NOVO HAMBURGO

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE JUDÔ BOLETIM OFICIAL FGJ 52/2015 - COPA NOVO HAMBURGO BOLETIM OFICIAL FGJ 52/2015 - COPA NOVO HAMBURGO - DIVISÃO PRINCIPAL E ACESSO Data: 11 de Julho 2015 Local: Sociedade Ginastica Novo Hamburgo Endereço: Rua Castro Alves, 166 Bairro Branco/ Novo Hamburgo

Leia mais

Roteiro Procedimental

Roteiro Procedimental Prezado (a) Atleta (a), Informamos que é de grande importância para a análise de seu pleito, que encaminhe os documentos para o Programa Bolsa Atleta de uma única vez, ou seja, envie a ficha de inscrição

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS SAMARA DA SILVA VIEIRA (depoimento) 2014 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto:

Leia mais