Inteligência Artificial. Outras abordagens à conceituação de IA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Inteligência Artificial. Outras abordagens à conceituação de IA"

Transcrição

1 Inteligência Artificial Outras abordagens à conceituação de IA

2 Retomada da aula passada O histórico do computador está entrelaçado ao histórico da IA Diversos acontecimentos contribuíam para o atual estado da arte da IA A abordagem adotada pelo pesquisador de IA contribui para a definição de IA que assume... Exemplo das 4 abordagens de Russell e Norvig.

3 Prof. Baranauskas, da USP Pessoas diferentes veem a IA de uma maneira diferente Duas importantes questões são: ƒ Você está interessado em pensamento ou comportamento? ƒ Você deseja modelar seres humanos ou trabalhar a partir de um padrão ideal?

4 John Searle O filósofo John Searle propôs a teoria dos Atos de Fala. Estudou aspectos da função da intencionalidade pré linguística e o papel constitutivo da linguagem na construção da sociedade e das instituições sociais. A linguagem não é apenas um conjunto de símbolos formais, mas uma série de mecanismos pelos quais, nós ativamente lidamos com a realidade

5 John Searle As formas mais complexas de organização não são possíveis sem a linguagem, que é o que nos diferencia dos outros animais. Ele distingue duas posturas em relação à IA: Inteligência Artificial forte e Inteligência Artificial Fraca

6 Inteligência Artificial Fraca A hipótese da IA fraca afirma que sistemas de inteligência artificial podem agir de forma inteligente, ou agir como se fossem inteligentes ou como se tivessem mentes. Estes sistemas, apesar de agirem de forma inteligente, não seriam entidades genuinamente inteligentes, mas, no máximo simulações de comportamentos inteligentes.

7 IA Fraca Por exemplo, em um sistema especialista o motor de inferência (combina fatos e regras) é responsável por fazer o encadeamento das regras e tomar as decisões. Neste caso, não existe um real raciocínio da máquina, pois ela necessita que especialistas humanos forneçam o conhecimento para que o software consiga executar e tomar suas decisões

8 Inteligência Artificial Forte A hipótese da Inteligência Artificial forte afirma que sistemas de inteligência artificial podem realmente pensar e ter uma mente genuína. Neste caso, estes sistemas não seriam apenas simulações de inteligência, mas entidades realmente inteligentes.

9 IA Forte Exemplo: se uma máquina for submetida ao processo de escrever uma poesia, ela teria que ter consciência do que escreveu e não somente organizar as palavras para formar frases. Em outras palavras, o software saberia o porquê de ter manipulado certos símbolos e talvez até teria que ter pensado ou manifestado emoções!

10 IA Fraca e IA Forte As duas visões convivem na área da IA. Uma parcela dos pesquisadores da área adota a hipótese da IA fraca. Mas há pesquisas que assumem a hipótese da IA forte, e dedicam-se a discutir a viabilidade de uma inteligência artificial geral, perseguindo o objetivo de entidades artificiais que pensam genuinamente, elaborando e propondo teorias de como poderiam ser realizadas concretamente.

11 Questão O que é pensar ou agir genuinamente? Simular é fazer?

12 John Searle e Simulação Ninguém supõe que uma simulação em computador de uma tempestade nos deixará molhados... Então, por que alguém em seu juízo perfeito iria supor que uma simulação em computador de processos mentais realmente teria processos mentais? (John Searle, 1980)

13 Sobre Simulação Uma simulação feita por Hollywood de uma tempestade usando irrigadores e ventiladores deixa os atores molhados. A simulação de uma adição em computador é uma adição. A simulação em computador de um jogo de xadrez é um jogo de xadrez. Os processos mentais são como tempestades ou como a adição ou jogos de xadrez? Tudo depende de nossa teoria sobre estados e processos mentais

14 Searle: Manipulação Simbólica É a mente de um cérebro como um programa de computador? Não. Um programa simplesmente manipula símbolos, enquanto que um cérebro atribui significado a eles. (Searle).

15 Manipulação de Símbolos Baseado nos diversos campos de estudo que ajudaram na fundamentação dos princípios teóricos da inteligência artificial surgiram duas abordagens: a cognitiva e a conexionista.

16 IA Conexionista Nessa abordagem, também denominada de biológica, dá ênfase no modelo de funcionamento do cérebro, dos neurônios e das conexões neurais. Os pioneiros dessa corrente foram McCulloch Pitts, Hebb, Rosenblatt e Widrow. A abordagem conexista sofreu grande impacto quando Minsky e Papert publicaram em 1969, o livro "Perceptrons", no qual afirmaram que os modelos das redes neurais não tinham sustentação matemática suficiente que lhes fosse possível atribuir confiabilidade.

17 IA Cognitiva Abordagem Cognitiva - Também denominada simbolista, dá ênfase aos processos cognitivos, ou seja, a forma como o ser humano raciocina. Seu principal objetivo é explicar o comportamento inteligente baseado em aspectos psicológicos e processos algorítmicos. Os pioneiros dessa corrente foram Jonh McCarthy, Marvin Minsky, Newell e Simon.

18 IA Cognitiva Nessa abordagem, as primeiras modelagens da inteligência tiveram como base as regras de produção e a lógica dos predicados. A formalização da lógica facilitou o processo de formalização e representação dos conhecimentos a serem utilizados pelos programas de computador. Inicialmente, esses conhecimentos se restringiram a esquemas de raciocínios para jogos, aplicações matemáticas e simuladores.

19 Sistema de Símbolos Físicos Um ser humano adulto, atualmente, é um ser essencialmente simbólico. A comunicação escrita e oral é uma atividade indispensável para sua adaptação ao complexo mundo atual. A noção de símbolo já existia há muitos séculos, mas foi através de Charles Sanders Peirce ( ) que passou a ter uma abordagem mais consistente.

20 Sistema de Símbolos Físicos Símbolo é toda "inscrição física" que representa alguma coisa. Um cachorro, por exemplo, pode ser representado pelo símbolo arbitrário "CACHORRO". Símbolos são arbitrários porque, ao contrário dos ícones, não guardam nenhuma espécie de similaridade com o objeto correspondente.

21 Sistema de Símbolos Físicos Características de um símbolo: a) Ele representa ou refere-se a objetos ou conceitos do mundo, sendo essa representação ou referência sujeita à interpretação de um ser humano. Ex: árvore. b) Ele é arbitrário; qualquer símbolo pode representar qualquer conceito do mundo. Ex: árvore; tree; XY;

22 Sistema de Símbolos Físicos Características de um símbolo: c) Ele é discreto no sentido de que não existe entre esse mesmo símbolo e um outro símbolo uma relação de continuidade que possa ser semanticamente explorada. Ex. árvore, abelha d) ele pode ser manipulado, no sentido de ser composto ou decomposto.

23 Sistema de Símbolos Físicos entrada saída 1,2,3,4... A,B,c,d regras X,Y,Z,w,9,3

24 Newell e Simon Concebem que o cérebro dos seres inteligentes processa símbolos, armazenando-os, modificandoos, gerando outros símbolos. Que todo conhecimento é oriundo do processamento dos símbolos. O cérebro humano e demais entidades que possuem inteligência, manipulam símbolos para gerar inteligência.

25 Sistema de Símbolos Físicos Nem todos os pesquisadores concordam com essa teoria. Um dos motivos é o fato de que um símbolo, para ter sentido adequado, deve estar inserido em um determinado contexto. O problema é o contexto!

26 Sistema de Símbolos Físicos Stevan Harnad, em 1990, discutiu a questão de que os símbolos precisam estar de alguma forma, "ligados" às representações externas. Ele assim definiu um "sistema simbólico": Conjuntos de "marcas físicas" arbitrárias (em papel, memória de computadores, etc). Essas marcas arbitrárias são manipuladas de acordo com "regras explícitas" que também são símbolos arbitrários. Essas manipulações são efetuadas puramente com base na forma do símbolo, e não em relação ao seu sentido (são sintáticas, e não semânticas).

27 Inteligência Artificial Material base: cap1 Inteligência Artificial, elaine Rich e Kevin Knight, Makron Books.

28 Hipótese Um sistema de símbolos físicos consiste em um grupo de entidades, chamadas símbolos, que são padrões físicos que podem ocorrer como componentes de um outro tipo de entidade chamada expressão (ou estrutura de símbolos). Assim, uma estrutura de símbolos é composta de um número de instâncias (ou marcas) de símbolos relacionados de alguma forma física (como, por exemplo, uma marca ao lado da outra).

29 Hipótese Em um determinado momento qualquer, o sistema conterá uma coleção destas estruturas de símbolos. Além dessas estruturas, o sistema também contém uma coleção de processos que operam nas expressões para produzir outras expressões: processos de criação, modificação, reprodução e destruição. Um sistema de símbolos físicos é uma máquina que produz ao longo do tempo uma coleção progressiva de estruturas de símbolos. Tal sistema existe em um mundo de objetos mais amplo do que apenas estas próprias estruturas simbólicas (tradução de Elaine Rich)

30 Atividade Newell e Simon afirmam que O sistema de símbolos físicos tem os meios necessários e suficientes para a ação inteligente em geral, e isso independe se se está falando de um computador ou um ser humano. Qual é sua opinião a respeito? Posicione-se sobre IA Forte e Fraca e sobre a hipótese do sistema de símbolos físicos. Poste o texto até 10/05 no moodle.

Luis Otavio Alvares Filipo Perotto. Quais os limites da IA? Inteligência no homem e na máquina. Por quê? X

Luis Otavio Alvares Filipo Perotto. Quais os limites da IA? Inteligência no homem e na máquina. Por quê? X Questões sobre a entrevista de Marvin Minsky Discussão sobre IA Na sua opinião, o que caracteriza uma máquina inteligente? O que você entende por conhecimento de senso comum? Luis Otavio Alvares Filipo

Leia mais

IAC - Inteligência Artificial Aplicada a Controle

IAC - Inteligência Artificial Aplicada a Controle Introdução IAC - Inteligência Artificial Aplicada a Controle Prof. Dr. Alexandre da Silva Simões Homo sapiens: capacidades mentais de grande importância Como um punhado de matéria pode perceber, compreender,

Leia mais

Paradigma Simbólico. Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 2)

Paradigma Simbólico. Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 2) Paradigma Simbólico Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 2) Revisão da aula anterior: definição de IA Podemos associar o termo IA com: Parte da ciência da computação

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO AULA 04 Inteligência Artificial O que é IA? Automação de atividades associadas ao pensamento humano (tomada de decisões,

Leia mais

Quais os limites da IA? Por quê? Luis Otavio Alvares Filipo Perotto. Inteligência no homem e na máquina

Quais os limites da IA? Por quê? Luis Otavio Alvares Filipo Perotto. Inteligência no homem e na máquina Fronteiras da IA Aspectos Filosóficos da IA Luis Otavio Alvares Filipo Perotto Quais os limites da IA? O que um computador poderá fazer? O que um computador não poderá fazer? Por quê? Fronteiras da IA

Leia mais

Sobre o Artigo. Searle, John, R. (1980). Minds, brains and programs. Behavioral and Brain Sciences 3(3):

Sobre o Artigo. Searle, John, R. (1980). Minds, brains and programs. Behavioral and Brain Sciences 3(3): Sobre o Artigo Searle, John, R. (1980). Minds, brains and programs. Behavioral and Brain Sciences 3(3): 417-457 Searle John Rogers Searle (Denven, 31 de julho de 1932) é um filósofo e escritor estadunidense,

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial Edirlei Soares de Lima INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução O Que é Inteligência Artificial? [Winston, 1984]: "Inteligência artificial é o estudo das ideias que

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Apresentação da disciplina Conceitos básicos Objetivos Apresentar uma visão geral da Inteligência Artificial, com ênfase na utilidade e aplicação das diferentes abordagens de solução

Leia mais

Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Prentice-Hall.

Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Prentice-Hall. Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Prentice-Hall. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado

Leia mais

Inteligência Artificial. Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi

Inteligência Artificial. Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi Inteligência Artificial Aula 1 Prof. Nayat Sánchez Pi Curso: Inteligência Artificial Página web: http://nayatsanchezpi.com Material: Livro texto: Inteligência Artiicial, Russell & Norvig, Editora Campus.

Leia mais

Introdução. Aula 1 Inteligência Artificial HDL

Introdução. Aula 1 Inteligência Artificial HDL Aula 1 Inteligência Artificial (Definição) O que é Inteligência Artificial? Uma área de pesquisa que investiga formas de habilitar o computador a realizar tarefas nas quais, até o momento, o ser humano

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Pearson, 2009. Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Pós-Graduação

Leia mais

INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO ICPG GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Msc. Saulo Popov Zambiasi (saulopz@gmail.com) Informação - ICPG - Criciuma - SC 1 Conceitos de Inteligência e Inteligência Artificial.

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Prof. Rafael Stubs Parpinelli DCC / UDESC-Joinville parpinelli@joinville.udesc.br www.joinville.udesc.br/portal/professores/parpinelli Material de apoio: Stuart Russel, Peter Norvig.

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Prof. Kléber de Oliveira Andrade pdjkleber@gmail.com O professor Kléber de Oliveira Andrade Doutorando em Engenharia Mecânica (EESC/USP) Mestrado em Engenharia Mecânica (EESC/USP)

Leia mais

Inteligência Artificial. Aula 2

Inteligência Artificial. Aula 2 Inteligência Artificial Aula 2 Retomada da aula passada O que é Inteligência Artificial Inteligência Artificial é o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, no momento, as pessoas fazem

Leia mais

Introdução a Inteligência Artificial

Introdução a Inteligência Artificial 1 Introdução a Inteligência Artificial Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina de 2 Introdução a Conceitos Agindo de forma humana Pensando como humano Pensando racionalmente

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Introdução Profª. Claudia Brandelero Rizzi http://www.inf.unioeste.br/~claudia/ia2018.html 1 Inteligência Artificial Questões preliminares A questão da inteligência e do Artificial

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Professor: Jerônimo Pellegrini (jeronimo.pellegrini@ufabc.edu.br) Horário α: 2a (8 10), 4a (10 12) Sala: S 501 (bloco B) URL deste curso: http://aleph0.info/cursos/ia 2008 t2/ Formato

Leia mais

Inteligência Artificial. Aula 4

Inteligência Artificial. Aula 4 Inteligência Artificial Aula 4 http://www.inf.unioeste.br/~claudia/ia2017.html Inteligência Artificial Material base: cap1 - continuação Inteligência Artificial, Russell & Norvig, Editora Campus. Retomada

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Apresentação da disciplina Conceitos básicos Prof. Paulo Martins Engel Informática UFRGS Prof. Paulo Martins Engel Objetivos Apresentar uma visão geral da Inteligência Artificial,

Leia mais

Inteligência Artificial. Conceitos Gerais

Inteligência Artificial. Conceitos Gerais Inteligência Artificial Conceitos Gerais Inteligência Artificial - IA IA é um campo de estudo multidisciplinar e interdisciplinar, que se apóia no conhecimento e evolução de outras áreas do conhecimento.

Leia mais

Inteligência Computacional

Inteligência Computacional Inteligência Computacional INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL (ARTIFICIAL) Renato Dourado Maia Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros Fundação Educacional Montes Claros Lembrando da Primeira

Leia mais

Encaminhamento de pacientes ao especialista médico utilizando Inteligência Artificial

Encaminhamento de pacientes ao especialista médico utilizando Inteligência Artificial Encaminhamento de pacientes ao especialista médico utilizando Inteligência Artificial Resumo Autores: Camilla Coppola Fichtler Antonio Simioni Junior Evelia Elias Balarin Professores Orientadores: Dra.

Leia mais

INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL

INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL Rafael D. Ribeiro, M.Sc. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br A Inteligência Computacional (IC), denominada originalmente de Inteligência Artificial (IA), é uma das ciências

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Professor Rafael Stubs Parpinelli E-mail: rafael.parpinelli@udesc.br udesc.academia.edu/rafaelstubsparpinelli www.researchgate.net/profile/rafael_parpinelli www.joinville.udesc.br/portal/professores/parpinelli/

Leia mais

Fabrício Jailson Barth BandTec

Fabrício Jailson Barth BandTec Introdução à Inteligência Artificial Fabrício Jailson Barth fabricio.barth@bandtec.com.br BandTec 1 o semestre de 2012 Objetivos e Sumário O que é Inteligência Artificial (IA)? Objetivos da IA. Influência

Leia mais

Inteligência Artificial. História da IA

Inteligência Artificial. História da IA Inteligência Artificial História da IA Inteligência Artificial Material base: cap1 - continuação Inteligência Artificial, Russell & Norvig, Editora Campus. Retomada da aula passada As abordagens para o

Leia mais

Inteligência Computacional

Inteligência Computacional Inteligência Computacional INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL (ARTIFICIAL) Renato Dourado Maia Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros Fundação Educacional Montes Claros Lembrando da Primeira

Leia mais

Inteligência Artificial. Josiane M. Pinheiro Ferreira Maio/2009

Inteligência Artificial. Josiane M. Pinheiro Ferreira Maio/2009 Inteligência Artificial Josiane M. Pinheiro Ferreira Maio/2009 Inteligência Artificial (IA) Estuda e tenta construir entidades inteligentes Durante milhares de anos procuramos entender como pensamos: Como

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Introdução à Inteligência Artificial

Introdução à Inteligência Artificial Tópicos do curso Introdução à Inteligência Artificial André de Carvalho Marcílio Souto Renato Tinós PAE Sílvia Modonese Fundamentos 1 Fundamentos Busca Jogos Lógica Aprendizado de Máquina Redes Neurais

Leia mais

Inteligência Computacional

Inteligência Computacional Inteligência Computacional CP78D Introdução à Inteligência Artificial Aula 2 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Engenharia Eletrônica 9º Período 1/24 O

Leia mais

SOFTWARE DE APOIO A DISCIPLINAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO

SOFTWARE DE APOIO A DISCIPLINAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO SOFTWARE DE APOIO A DISCIPLINAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO Luciano Lucas Fernandes Lima; Ana Maria Felix Liborio; José Gilberto Barbosa de Medeiros Júnior; Marineide Furtado

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA Inteligência Artificial Semestre II 4 ano Des. Sys Jose Luis. Sambo O que é a ineligencia artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo buscar métodos ou dispositivos computacionais

Leia mais

Inteligência Artificial Introdução

Inteligência Artificial Introdução Inteligência Artificial Introdução Professora Sheila Cáceres Introdução Que é Inteligência? Faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar Teológica: dom divino que nos torna semelhantes ao Criador;

Leia mais

Inteligência Artificial. Sistemas Inteligentes. Síntese baseada no cap.2 Sistemas Inteligentes da Solange Rezende

Inteligência Artificial. Sistemas Inteligentes. Síntese baseada no cap.2 Sistemas Inteligentes da Solange Rezende Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação http://www.inf.unioeste.br/~claudia/ia2017.html Inteligência Artificial Sistemas Inteligentes Síntese baseada no cap.2

Leia mais

Inteligência Artificial Introdução

Inteligência Artificial Introdução Inteligência Artificial Jarley P. Nóbrega, Dr. Faculdade Nova Roma Bacharelado em Ciência da Computação jpn@jarley.com Semestre 2018.2 Jarley P. Nóbrega, Dr. (Nova Roma) Inteligência Artificial Semestre

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Inteligência Artificial. Sistemas Baseados em Conhecimento. Representação de Conhecimento (continuação)

Inteligência Artificial. Sistemas Baseados em Conhecimento. Representação de Conhecimento (continuação) Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação http://www.inf.unioeste.br/~claudia/ia2018.html Inteligência Artificial Sistemas Baseados em Conhecimento Representação

Leia mais

O que é Inteligência Artificial???

O que é Inteligência Artificial??? O que é Inteligência Artificial??? Aula #2.1 EBS 564 IA Prof. Luiz Fernando S. Coletta luizfsc@tupa.unesp.br Campus de Tupã Por milhares de anos temos tentado entender como pensamos 2 Por milhares de anos

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo buscar métodos ou dispositivos

Leia mais

Técnicas de Inteligência Artificial

Técnicas de Inteligência Artificial Universidade do Sul de Santa Catarina Ciência da Computação Técnicas de Inteligência Artificial Aula 01 Introdução, motivação e áreas de aplicação Prof. Max Pereira O futuro, das máquinas inteligentes,

Leia mais

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância Colégio Valsassina Modelo pedagógico do jardim de infância Educação emocional Aprendizagem pela experimentação Educação para a ciência Fatores múltiplos da inteligência Plano anual de expressão plástica

Leia mais

PIPCA - Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação Mestrado em Computação Aplicada da UNISINOS. 2003/1-2o. Trimestre - AULA 0 (Introdução) / FSO

PIPCA - Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação Mestrado em Computação Aplicada da UNISINOS. 2003/1-2o. Trimestre - AULA 0 (Introdução) / FSO PIPCA - Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação Mestrado em Computação Aplicada da UNISINOS 2003/1-2o. Trimestre - AULA 0 (Introdução) / FSO Professores Responsáveis: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & SISTEMAS

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Prof. Augusto Baffa O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Definições básicas e histórico Inteligência Artificial Análise e Desenvolvimento de Sistemas INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PROFESSOR FLÁVIO MURILO

Definições básicas e histórico Inteligência Artificial Análise e Desenvolvimento de Sistemas INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PROFESSOR FLÁVIO MURILO Definições básicas e histórico Inteligência Artificial Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Definição de inteligência in te li gên ci a (latim intelligentia, -ae, plural neutro de intelligens, -entis,

Leia mais

Introdução. Prof. Dr. Silvio do Lago Pereira. Departamento de Tecnologia da Informação Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Introdução. Prof. Dr. Silvio do Lago Pereira. Departamento de Tecnologia da Informação Faculdade de Tecnologia de São Paulo Introdução Prof. Dr. Silvio do Lago Pereira Departamento de Tecnologia da Informação Faculdade de Tecnologia de São Paulo O que é inteligência artificial? Para responder a esta questão, antes temos de

Leia mais

Redes Neurais Artificiais

Redes Neurais Artificiais Universidade Federal do Espírito Santo CCA UFES Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Redes Neurais Artificiais Redes Neurais Artificiais

Leia mais

Redes Neurais Artificiais

Redes Neurais Artificiais Universidade Federal do Espírito Santo CCENS UFES Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCENS UFES Departamento de Computação Redes Neurais Artificiais Redes Neurais Artificiais

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Tiago Alves de Oliveira 1 O que é Inteligência Artificial? Tiago Alves de Oliveira 2 O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Inteligência Artificial. Agentes Computacionais. Introdução

Inteligência Artificial. Agentes Computacionais. Introdução Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Inteligência Artificial Agentes Computacionais Introdução Roteiro Introdução Conceitos iniciais Atividade Introdução

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Aula 01 - Introdução Tiago Alves de Oliveira 1 O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? Tiago Alves de Oliveira 2 O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Redes Neurais Artificiais

Redes Neurais Artificiais Redes Neurais Artificiais Neurônio Natural Dendritos: recebe os estímulos transmitidos por outros neurônios Soma Sinapse Axônio Soma: coleta e combina informações vindas de outros neurônios Sinapse Dendrito

Leia mais

Introdução à Inteligência Artificial. CAPÍTULO 1 - Russell

Introdução à Inteligência Artificial. CAPÍTULO 1 - Russell Introdução à Inteligência Artificial CAPÍTULO 1 - Russell Inteligência Artificial O que é inteligência Artificial? O que diferencia inteligência artificial de inteligência natural? 2 O que é Inteligência

Leia mais

Sistemas Especialistas

Sistemas Especialistas Agenda Sistemas Especialistas Revisão Conceitos Básicos Entender uma ferramenta para S.E. Sistemas de Informação Inteligentes Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula2 Page 2 Conceitos I.A. Sistemas Especialistas

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo buscar

Leia mais

Redes Neurais (Inteligência Artificial)

Redes Neurais (Inteligência Artificial) Redes Neurais (Inteligência Artificial) Apresentação da Disciplina Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Técnicas de Inteligência Artificial. Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 1)

Técnicas de Inteligência Artificial. Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 1) Técnicas de Inteligência Artificial Sistemas de Informação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 1) 4 6 7 8 12 13 14 15 16 Inteligência Artificial 20 Inteligência Artificial 21 Inteligência

Leia mais

TÓPICOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTRODUÇÃO

TÓPICOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTRODUÇÃO TÓPICOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTRODUÇÃO Professor Ricardo Kerschbaumer ricardo.kerschbaumer@ifc.edu.br http://professor.luzerna.ifc.edu.br/ricardo-kerschbaumer/ Plano de Ensino http://professor.luzerna.ifc.edu.br/ricardo-kerschbaumer/

Leia mais

Redes Neurais Artificial. Inteligência Artificial. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto

Redes Neurais Artificial. Inteligência Artificial. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Redes Neurais Artificial Inteligência Artificial Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Definições 2. Histórico 3. Conceitos Básicos 4. Aprendizado em RNA 5. Exemplo de Aprendizado com

Leia mais

Envolve uma combinação de Matemática e Engenharia

Envolve uma combinação de Matemática e Engenharia Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Prentice-Hall. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado

Leia mais

Aprendizado de Máquina

Aprendizado de Máquina Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCENS UFES Departamento de Computação Aprendizado de Máquina Inteligência Artificial Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

A evolução natural deu ao cérebro humano muitas características desejáveis que não estão presentes na máquina de von Neumann:

A evolução natural deu ao cérebro humano muitas características desejáveis que não estão presentes na máquina de von Neumann: Faculdade de Engenharia de Computação Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias PUC-Campinas João Luís Garcia Rosa 2004 2 A evolução natural deu ao cérebro humano muitas características desejáveis

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Desktop

Desenvolvimento de Aplicações Desktop Desenvolvimento de Aplicações Desktop Conceitos Básicos de Programação Professor: Charles Leite O Desenvolvimento de Programas A programação consiste em indicar como o computador (hardware) deve trabalhar

Leia mais

A Matemática como Serviço a Ciência da Computação. Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação

A Matemática como Serviço a Ciência da Computação. Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação A Matemática como Serviço a Ciência da Computação Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação A Matemática e Ciência da Computação A Matemática faz parte do DNA

Leia mais

Representação de Conhecimento

Representação de Conhecimento Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Representação de Conhecimento Inteligência Artificial Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 5 Esquemas para Representação do Conhecimento Incerteza e Imprecisão Redes Semânticas Prof. Ricardo M. Marcacini ricardo.marcacini@ufms.br Curso: Sistemas de Informação 1º

Leia mais

Redes Neurais. Conexionismo. Redes Neurais, IA e IC. Abordagem Simbólica. Apresentação da disciplina Inteligência Computacional e conexionismo

Redes Neurais. Conexionismo. Redes Neurais, IA e IC. Abordagem Simbólica. Apresentação da disciplina Inteligência Computacional e conexionismo Redes Neurais, IA e IC Redes Neurais Apresentação da disciplina Inteligência Computacional e conexionismo No âmbito da Ciência da Computação, as Redes Neurais são estudadas na grande área de Inteligência

Leia mais

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba

Tópicos Especiais em Informática Fatec Indaiatuba Criar máquinas capazes de operar independentemente do homem: Aprenda sozinha; Interagir com ambientes desconhecidos; Possa ser chamada de autônoma, inteligente ou cognitiva; Capacidade de lidar com eventos

Leia mais

Projeto de Banco de Dados. Componentes de um Sistema de Informação. Arquitetura de SI. Sistema de Informação (SI) SI nas Organizações

Projeto de Banco de Dados. Componentes de um Sistema de Informação. Arquitetura de SI. Sistema de Informação (SI) SI nas Organizações Sistema (SI) Coleção de atividades de Banco de Dados que regulam o compartilhamento, SI nas Organizações a distribuição de informações Fernando Fonseca e o armazenamento de dados relevantes ao gerenciamento

Leia mais

Redes Neurais Noções Gerais

Redes Neurais Noções Gerais Redes Neurais Noções Gerais Segundo Loesch (apupt Fernandes), Redes Neurais Artificiais são sistemas computacionais, de implementação em hardware e software, que imitam as habilidades computacionais do

Leia mais

Inteligência Artificial. O que é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial. O que é Inteligência Artificial? Inteligência Artificial O que é Inteligência Artificial? Inteligência Artificial Etimologicamente - Inteligência (Origem: Latim) Inter (entre) e legere(escolher) Aquilo que permite ao ser humano escolher

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Figura: Capa do Livro Russell, S., Norvig, P. Artificial Intelligence A Modern Approach, Pearson, 2009. Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 GRUPO 5.4 MÓDULO 2 Índice 1. O Alfabetizador...3 1.1. Contribuições ao Educador-Alfabetizador... 4 1.2. Ações do professor alfabetizador... 4 2. Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 2 1. O ALFABETIZADOR

Leia mais

Sistemas Especialistas. Sistemas de Informação/Ciências da Computação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 6)

Sistemas Especialistas. Sistemas de Informação/Ciências da Computação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 6) Sistemas Especialistas Sistemas de Informação/Ciências da Computação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 6) Sistemas Baseados em Conhecimento Os Sistemas Especialistas (SE) e os Sistemas

Leia mais

A noção do tempo numa perspectiva dinâmica da cognição

A noção do tempo numa perspectiva dinâmica da cognição A noção do tempo numa perspectiva dinâmica da cognição Ms. Heberth Paulo de Souza UNIPAC Doutorando em Lingüística - UFMG Fone: (32)3371-4546 hpsouza@mgconecta.com.br Data da recepção: Data da aprovação:

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Teorias da aprendizagem Professor: Oscar Tintorer Delgado Universidade Estadual de Roraima Necessidade da teoria Toda ciência tem como base teorias e a pedagogia

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO AULA 8 Redes Neurais Introdução As redes neurais são um tema da computação altamente inspirada na natureza que nos

Leia mais

Inteligência Artificial. Redes Neurais Artificiais. Aula I Introdução

Inteligência Artificial. Redes Neurais Artificiais. Aula I Introdução Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Inteligência Artificial Redes Neurais Artificiais Aula I Introdução Sistemas de IA Contextualização (IA Simbólica

Leia mais

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Para que se possa compreender de forma mais ampla o tema da afetividade na educação infantil, entendemos que primeiramente faz-se necessário

Leia mais

Inteligência Artificial. Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 4 Tipos de Agentes Inteligentes Racionais e Ambientes

Inteligência Artificial. Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 4 Tipos de Agentes Inteligentes Racionais e Ambientes Inteligência Artificial Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 4 Tipos de Agentes Inteligentes Racionais e Ambientes 1 Um programa de IA pode ser visto como um Agente Racional Plano da aula Ambientes e arquiteturas

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO FEA PUC-SP EFISUS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO FEA PUC-SP EFISUS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO FEA PUC-SP EFISUS BOLETIM DE ESTUDOS DO FUTURO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Jerônimo

Leia mais

Redes Neurais Artificiais

Redes Neurais Artificiais Universidade Federal do Espírito Santo CCA UFES Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Redes Neurais Artificiais Inteligência Artificial

Leia mais

Inteligência Artificial ta complicada? Vamos descomplicar!

Inteligência Artificial ta complicada? Vamos descomplicar! Inteligência Artificial ta complicada? Vamos descomplicar! Sobre mim... Bacharel em Sistemas da Informação pela Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP) Mestranda na área de Mineração de dados Pesquisadora

Leia mais

Lógica Proposicional (Consequência lógica / Dedução formal)

Lógica Proposicional (Consequência lógica / Dedução formal) Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Matemática Aplicada Prof. Edécio Fernando Iepsen Lógica Proposicional (Consequência lógica /

Leia mais

Sistemas Inteligentes

Sistemas Inteligentes Sistemas Inteligentes Profa. Kathya Collazos Linares Horário: Terças e Quartas das 13:50-15:30 Sala: V009 Atendimento: Terças das 08:20-10:00 Sala S110 Bibliografia Stuart Russell & Peter Norvig George

Leia mais

PMR-3510 Inteligência Artificial Aula 2 - Resolução de problemas em IA

PMR-3510 Inteligência Artificial Aula 2 - Resolução de problemas em IA Escola Politécnica da USP- Depto. de Enga. Mecatrônica Inteligência Artificial Aula 2 - Resolução de problemas em IA Prof. José Reinaldo Silva reinaldo@usp.br Sobre a avaliação do curso Avaliação: Lista

Leia mais

Sistemas Baseados em Conhecimento

Sistemas Baseados em Conhecimento Sistemas Baseados em Conhecimento Profa. Josiane M. P. Ferreira Baseado no capítulo 2 do livro Sistemas Inteligentes Fundamentos de Aplicações, organizadção: Solange Oliveira Rezende, ed. Manole, 2005.

Leia mais

Aula 6 GERATIVISMO. MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2012, p

Aula 6 GERATIVISMO. MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2012, p Aula 6 GERATIVISMO MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2012, p. 113-126 Prof. Cecília Toledo- cissa.valle@hotmail.com Linguística Gerativa Gerativismo Gramática Gerativa

Leia mais

Inteligência Artificial. Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 2 Introdução a I.A.

Inteligência Artificial. Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 2 Introdução a I.A. Inteligência Artificial Prof. Tiago A. E. Ferreira Aula 2 Introdução a I.A. 1 Ciências do Artificial Ciências naturais objetivo: analisar e descrever a natureza (observação) mostrar que a complexidade

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Apresentação da Disciplina Tiago Alves de Oliveira 1 O que é Inteligência Artificial? Tiago Alves de Oliveira 2 O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como objetivo

Leia mais

Inteligência Computacional para Jogos Eletrônicos

Inteligência Computacional para Jogos Eletrônicos Inteligência Computacional para Jogos Eletrônicos Papéis da IA em Jogos Adversários Aliados Personagens de apoio NPC s (Non-player Character) Comentaristas Controle de câmera Geração de fases Nivelamento

Leia mais

Inteligência Artificial: Introdução

Inteligência Artificial: Introdução Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Inteligência Artificial: Introdução DCA0121 Inteligência Artificial Aplicada Daniel Enos / Heitor Medeiros

Leia mais

Sistemas Especialistas. Prof. Msc. Jacson Rodrigues

Sistemas Especialistas. Prof. Msc. Jacson Rodrigues Sistemas Especialistas Prof. Msc. Jacson Rodrigues Sistemas Especialistas Características: Sistema computacional; Destinado a representar o conhecimento de um ou mais especialistas humanos sobre um domínio

Leia mais

Técnicas de Inteligência Artificial

Técnicas de Inteligência Artificial Universidade do Sul de Santa Catarina Ciência da Computação Técnicas de Inteligência Artificial Aula 01 Introdução, motivação e áreas de aplicação Prof. Max Pereira Neurônio de McCulloch-Pitts Warren

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Apresentação da Disciplina Edirlei Soares de Lima O que é Inteligência Artificial? O que é Inteligência Artificial? Área de pesquisa que tem como

Leia mais

Introdução à Inteligência Artificial

Introdução à Inteligência Artificial Introdução à Inteligência Artificial Marco H. Terra Departamento de Eng. Elétrica - EESC - USP SEL 0362 - Inteligência Artificial 1 O Computador Inteligente Definição (Winston): Inteligência Artificial

Leia mais