Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas"

Transcrição

1 Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras TIC de Mãos Dadas com o Social Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas

2 módulo III Introdução ao Cirandas

3 Introdução ao Cirandas Objetivo: Trabalhar os propósitos do Cirandas Conteúdo: O que é o Cirandas? Do que é composto o Cirandas? Por que usar o Cirandas? O ponto de apoio ao Cirandas Resumindo esta aula

4 O que é o Cirandas? Cirandeiro, cirandeiro ó Rede e solidariedade, não se faz de uma mão só! Vou construindo uma rede solidária Que vive o sonho de uma vida melhor! A rede cresce no sonho da liberdade Que une nossas utopias, vidas, mãos e corações! Essa ciranda não é minha só, ela de todos nós, ela é de todos nós! A utopia é que nos uniu, para viver e cantar o sonho em uma só voz. Para esta ciranda, Juntamos mãos com mãos. Unimos sonho e vida, Na força da ação. Letra por Eliel Jr, 27/05/2009 Clique e ouça a Música do Cirandas

5 O que é o Cirandas? Olá! Você deve estar curiosa/o para entrar de vez nesta Ciranda da economia solidária. Não precisa ficar acanhada/o, pode chegar junto que esse espaço também é seu. De mãos dadas podemos encurtar distâncias e escolhermos o ritmo que vamos cirandar. Esperamos que, ao saborear este módulo, você entenda como funciona a rede Cirandas e quais tipos de informações conseguimos encontrar através dessa ferramenta.

6 O que é o Cirandas? Com o avanço tecnológico e a popularização das comunicações digitais, a distância geográfica tornou-se cada vez menos um obstáculo para o acesso à informação e a interação com os/as demais envolvidos/as nas redes.

7 O que é o Cirandas? Mas, como essas vantagens da era da informação podem beneficiar os empreendimentos? Com acesso rápido às informações, organizações de todos os tipos e tamanhos são capazes de utilizar o poder da rede para atender suas necessidades. Além disso, a comunicação pela internet permite estabelecer novas parcerias com indivíduos e grupos.

8 Por que usar o Cirandas? Cirandas.net: Espaço de inteligência econômica, colaborativa e solidária. Às vezes é difícil saber, à primeira vista, se alguém pode se tornar um bom parceiro. Isso acontece mais facilmente quando recebemos alguma espécie de indicação, conhecendo o trabalho de outros de forma indireta. Em uma rede social da internet é possível conhecer pessoas e empreendimentos, saber de eventos com antecedência e interagir em comunidades ligadas a regiões e temas do nosso interesse. Por trás da aparência de ser apenas uma ferramenta de rede social, há algo novo que pode representar um aliado fundamental para os empreendimentos de Economia Solidária se organizarem em redes e cadeias solidárias: além de ser uma rede social, o Cirandas é um sistema de inteligência colaborativa e solidária.

9 Por que usar o Cirandas? O Cirandas.net é um ambiente no qual a informação circula entre os empreendimentos e aparece para cada empreendimento na forma de oportunidades de conexão econômica ou política. No Cirandas.net qualquer consumidor/a pode encontrar produtos e serviços da Economia Solidária de todo o país. Os empreendimentos podem descobrir novos parceiros, seja no fornecimento de matériasprimas, seja na partilha de rota e logística e na troca de experiências ou na articulação para conseguir fazer ofertas de grande escala que um empreendimento sozinho não daria conta.

10 Por que usar o Cirandas? Hoje, cada empreendimento solidário tem no Cirandas.net seu próprio site gratuito na internet, onde é possível, além de contar sua história e mostrar sua vitrine de produtos/serviços, oferecer aos/às consumidores/as recursos interessantes como a possibilidade de negociar o preço de forma aberta e organizar os produtos que deseja adquirir por meio de um cesto de compras. Cada empreendimento pode também escolher dizer às/ aos consumidoras/es como o preço de cada produto ou serviço é construído, contribuindo, assim, na construção do preço justo.

11 Por que usar o Cirandas? É indispensável lembrar que... Na Economia Solidária, a força está na colaboração, e, para isso, a informação partilhada torna se um instrumento poderoso de eficiência e criatividade colaborativa.

12 O ponto de apoio ao Cirandas Quem pode ser? Uma pessoa, um telecentro, incubadora, empreendimento, escola, centro público ou qualquer outra organização que é reconhecida pelo FBES como tendo capacidade de promover oportunidades formativas sobre o Cirandas.net e seu uso para empreendimentos. O ideal, é que esta formação resulte na ativação do site do empreendimento. Temos hoje mais de 21 mil sites de empreendimentos solidários no Cirandas, mas a grande maioria está ainda desativada.

13 O ponto de apoio ao Cirandas Como é a atuação do ponto de apoio? Cada ponto de apoio deve estabelecer estratégias para agregar empreendimentos interessados em ter seu site no Cirandas.net conduzindo, em seguida, um processo formativo junto aos/as integrantes destes empreendimentos. Deve fazer parte deste processo a ativação do site, a inserção dos produtos e serviços, a inserção da história e indicação dos pontos de venda, a adição de fotos dos produtos, o auxílio na criação de uma logomarca, além da elaboração de um cartão de visitas simples para os/as integrantes do empreendimento utilizarem em suas ações econômicas.

14 O ponto de apoio ao Cirandas Como é a atuação do ponto de apoio? Cada ponto de apoio deve organizar-se para formação com o maior número possível de empreendimentos solidários da sua região. Pode-se buscar parcerias que colaborem na promoção destas atividades formativas, com telecentros, fóruns de economia solidária, incubadoras ou mesmo com o governo local. Também é possível que empreendimentos solidários unam se e então decidam convidar coletivamente um Ponto de Apoio Cirandas para ativar e construir seus sites no Cirandas.net.

15 Do que é composto o Cirandas? Se você está fazendo esta oficina é porque tem vontade de apoiar empreendimentos de economia solidária a botar a cara na rede e navegar pelos mares da internet. Então, os próximos passos estarão voltados para um passeio pela rede social Cirandas.net, o portal oficial da economia solidária desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES). Acesse a internet e digite o endereço:

16 Do que é composto o Cirandas? Esta é a tela inicial do Cirandas.net A partir daqui, qualquer pessoa no mundo pode acessar os conteúdos, visitar os perfis pessoais e conhecer as comunidades, empreendimentos e produtos. Dá também pra ficar por dentro dos eventos ligados à Economia Solidária. E, para ter acesso a tudo isso, nem é preciso estar logado... Mas, quando você quiser editar qualquer conteúdo no seu perfil, blog, comunidade, site de empreendimento, caso faça parte de um, lembre de acessar o Cirandas.net usando seu login e senha.

17 Do que é composto o Cirandas? Fique atento/a às informações da tela inicial. Nesta opção você encontra os conteúdos publicados sobre Economia Solidária

18 Do que é composto o Cirandas - Conteúdos Você pode filtrar os conteúdos escolhendo entre os mais recentes, mais visualizados ou mais comentados. 7

19 Do que é composto o Cirandas? Aqui você encontra as pessoas cadastradas no Cirandas.

20 Do que é composto o Cirandas - Pessoas E ainda pode filtrar escolhendo entre as opções existentes. Clique sobre o termo Pessoas e escolha!

21 Do que é composto o Cirandas? Nesta opção está a lista de produtos oferecidos através do Cirandas.

22 Do que é composto o Cirandas - Produtos Ao clicar em Produtos, aparecerá uma lista de opções disponíveis. A de busca de produtos, é apresentada de forma diferente se você está logada/o ou não: Caso não esteja logada/o, será exibida uma lista aleatória de produtos. Mas, se você tiver acessado o Cirandas.net com seu login e senha, aparecerão os produtos que estão mais próximos de onde você mora. IMPORTANTE: Isto só poderá ocorrer se você tiver inserido suas informações de localização! Vamos ver como se faz isto?!

23 Como preencher sua localização Para encontrar os produtos e serviços disponíveis no Cirandas.net e que estão mais perto de você, faça o seguinte: Acesse o Cirandas.net com seu login e senha. Vá até o Painel de Controle de sua conta use a setinha preta que está no canto direito superior da tela

24 Como preencher sua localização No painel de controle, clique no ícone Localização. Depois, preencha os campos dentro de Localização, clique em Localizar e depois em Salvar. Pronto! Agora ao clicar em Produtos aparecerão em destaque os produtos e serviços que estão mais próximos de você.

25 Do que é composto o Cirandas? Vamos voltar ao nosso passeio pela página inicial do Cirandas.net. Clicando aqui, é possível achar os empreendimentos cadastrados no Cirandas

26 Do que é composto o Cirandas - Empreendimentos Para visualizar os empreendimentos, você tem três opções: Compacto: como aparece nesta imagem Mapa: para ver os empreendimentos dentro do mapa do Brasil Completo: os empreendimentos aparecerão numa lista, mostrando algumas informações

27 Do que é composto o Cirandas? Nesta opção você encontra as comunidades existentes no Cirandas. Veja se alguma te interessa e entre! Você pode criar comunidades também: vamos ver como se faz isto no próximo módulo.

28 Do que é composto o Cirandas - Comunidades Você pode filtrar pelas mais recentes, ativas ou populares.

29 Do que é composto o Cirandas? Aqui você visualiza os eventos relacionados a Economia Solidária.

30 Do que é composto o Cirandas - Eventos Ao escolher uma data, são exibidos os eventos que estão previstos para aquele dia.

31 Do que é composto o Cirandas? Na aba Temáticas é possível selecionar as informações por tema de interesse.

32 Do que é composto o Cirandas - Temáticas Escolha um tema para ver os conteúdos relacionados disponíveis no Cirandas.net

33 Do que é composto o Cirandas - Temática Agroecologia Ao escolher um tema, serão apresentados: as pessoas, os empreendimentos, os produtos, os eventos, as comunidades e os conteúdos relativos ao mesmo.

34 Do que é composto o Cirandas Aqui, as informações podem ser exibidas de forma territorializada.

35 Do que é composto o Cirandas - Territórios Escolha um dos territórios para ver os conteúdos.

36 Do que é composto o Cirandas? Nesta opção podem ser selecionadas as informações por rede/cadeia.

37 Do que é composto o Cirandas Redes/Cadeias Ao clicar sobre Redes/Cadeias, é possível escolher uma das opções e ver o que o Cirandas.net já tem disponível: conteúdos, pessoas, produtos/ serviços, empreendimentos e comunidades.

38 Atividade prática Chegou a hora de exercitar os nossos aprendizados! Que tal dar um pulinho lá no Cirandas.net e buscar por empreendimentos da sua região? região O que eles comercializam? Quais outras informações sobre os empreendimentos estão disponíveis? Há informações que estão desatualizadas ou não disponíveis? Como apresentam seus produtos? Aproveite para fazer contato, pelo próprio Cirandas, com estes empreendimentos. Deixe um recado/mensagem dizendo o que mais chamou a sua atenção no site deles. Se você identificar algum problema, informe ao empreendimento na mensagem que enviar. Para fazer esta atividade, entre no Cirandas com seu login e senha: pois, o empreendimento receberá o recado/ mensagem com sua identificação. Esse tipo de ação só contribui para fortalecer os empreendimentos...

39 Atividade prática No fórum do moodle Introdução ao Cirandas, Cirandas registre suas percepções a respeito do perfil dos empreendimentos de sua região. Lá, discuta com os colegas: Na busca que vocês realizaram no Cirandas.net, foi possível perceber quais as principais redes/cadeias que estão em atuação no seu estado? Quais os tipos de produtos que mais apareceram nas suas buscas? Quantos empreendimentos comercializam esses produtos? O que isso pode indicar? Para os pontos de apoio ao Cirandas, conhecer estas características regionais é importante, podendo ser útil quando da organização das ações formativas. Para você ir pensando, a partir das descobertas que você fez: Como você pode organizar ações de formação sobre o uso do Cirandas.net com empreendimentos, considerando as questões específicas da sua região?

40 Resumindo esta aula Nesta aula, você aprendeu que: O Cirandas é o portal oficial da Economia Solidária desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e se constitui em um espaço de convivência pensado para fortalecer os empreendimentos, as redes e cadeias da Economia Solidária; O Cirandas é composto por menus e abas que o leva aos aspectos relacionados a conteúdos, pessoas, produtos, empreendimentos, comunidades e eventos; O Cirandas pode ser usado para os empreendimentos de Economia Solidária se organizarem em redes e cadeias solidárias e para qualquer consumidor/a poder encontrar produtos e serviços da Economia Solidária de todo o país, e os empreendimentos poderem descobrir novos parceiros.

41 Resumindo esta aula Nesta aula, você aprendeu que: O ponto de apoio Cirandas pode ser uma pessoa, telecentro, incubadora, empreendimento, escola, centro público ou qualquer outra organização que é reconhecida pelo FBES. O ponto de apoio deve formar empreendimentos para que possam ativar seus sites, e após a conclusão da capacitação pode continuar realizando formações de empreendimentos, elaborar PROJETOS para fazer a formação de mais empreendimentos através de parcerias, ser contratado por um grupo de empreendimentos para ativar e construir seus sites no Cirandas.

42 Este recurso didático está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Atribuição 2.5 Brasil. Para ver uma cópia desta licença, visite Participaram da elaboração deste material: Daniel Pinheiro, Karina Menezes, Alan Teixeira de Figueiredo, Carlos Eduardo Gonçalves de Carvalho, Cássia Cristina Breia, Elisabete Thomaselli Nogueira, Fernando Gonçalves Severo, Gilson Pereira Lopes Filho, José Carlos Rubinato, Leise Capella da Silva Jogaib, Luiz Arthur Silva de Faria, Mônica Coelho Mitkiewitz, Marilene Marinho, Rita de Cássia Gonçalves Claudemiro, Sônia de Fátima Ribeiro de Oliveira. Participaram da elaboração desta versão 2.0: Daniel Pinheiro, Daniel Tygel, Karina Menezes, Patrícia Conceição, Rosana Kirsch. Este material foi gerado para ensino a distância do Cirandas.net, para contribuir na formação de pontos de apoio Cirandas, no âmbito da SoluçãoTIC Assessoria Cirandas: ação do Programa Voluntariado Corporativo Petrobras, em parceria com o FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária, SERPRO, Colivre - Cooperativa de Tecnologias Livres e EITA - Cooperativa de Trabalho Educação, Informação e Tecnologia para Autogestão. [OUT/2013]

Rede Social 01. Objetivo: Conhecer os aspectos gerais do portal Cirandas e aprender as funcionalidades do usuário.

Rede Social 01. Objetivo: Conhecer os aspectos gerais do portal Cirandas e aprender as funcionalidades do usuário. Rede Social 01 Rede Social 01 Objetivo: Conhecer os aspectos gerais do portal Cirandas e aprender as funcionalidades do usuário. Conteúdo: Cadastrar um novo usuário Deletar um perfil Entrar no sistema

Leia mais

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras TIC de Mãos Dadas com o Social Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas módulo IV CONHECENDO O CIRANDAS: INTERAGINDO NA REDE

Leia mais

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobrás. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobrás. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobrás TIC de Mãos Dadas com o Social Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas módulo I APRESENTAÇÃO Apresentação Objetivo Ambientar

Leia mais

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras TIC de Mãos Dadas com o Social Oficina TIC Cirandas EAD Material Didático Rede econômica: gerindo o empreendimento módulo VI REDE ECONÔMICA: GERINDO O

Leia mais

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras TIC de Mãos Dadas com o Social Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas módulo V CONHECENDO O CIRANDAS: O QUE TEM NESSA REDE?

Leia mais

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras TIC de Mãos Dadas com o Social Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas saiba + Dicas para realização da Aula ou Encontro formativo

Leia mais

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras TIC de Mãos Dadas com o Social Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas módulo VII REDE ECONÔMICA 02 Rede Econômica 02 Objetivos:

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como:

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como: Manual do Aluno É com muita satisfação que apresentamos o Reunir Unopar. Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa que tem por objetivo principal ser um espaço colaborativo de construção do conhecimento

Leia mais

E.E.E.B. Professor José Fernandes de Oliveira. Manual de Uso. Sistema Interno (Professores)

E.E.E.B. Professor José Fernandes de Oliveira. Manual de Uso. Sistema Interno (Professores) E.E.E.B. Professor José Fernandes de Oliveira Manual de Uso Sistema Interno (Professores) Desenvolvido por Six Interfaces www.6i.com.br Telefone: (54) 3232.8486 Suporte: contato@6i.com.br Sumário Acessar

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

TUTORIAL UNP VIRTUAL

TUTORIAL UNP VIRTUAL UNIVERSIDADE POTIGUAR UnP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEaD TUTORIAL UNP VIRTUAL Aluno Primeira edição NATAL/RN 2012 SUMÁRIO Conteúdo PREFÁCIO - BEM-VINDO(A) AO UNP VIRTUAL...

Leia mais

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas

Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. TIC de Mãos Dadas com o Social. Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras TIC de Mãos Dadas com o Social Oficina TIC Economia Solidária Material Didático Apostila Cirandas saiba + Guia para produção de recursos didáticos FACILITANDO

Leia mais

Gerenciamento de Contatos

Gerenciamento de Contatos Gerenciamento de Contatos O objetivo deste módulo é ajudar a gerenciar todos os contatos da empresa. Além dos dados mais importantes, o módulo permite cadastrar anotações e relacionar as tarefas e eventos

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Alunos

Manual do Ambiente Moodle para Alunos UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Alunos Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0 Atribuição de

Leia mais

Navegue e utilize as ferramentas do Portal do Professor

Navegue e utilize as ferramentas do Portal do Professor Navegue e utilize as ferramentas do Portal do Professor Aa Índice Como se inscrever no Portal Problemas com Login e Senha Descrição do Portal do Professor Descubra se sua escola ou Secretaria de Educação

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS

UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS Agora que você já tem sua página de captura no ar e também sua sequência de e-mails automáticos configurados chegou o momento de colocar tudo para funcionar. Ou seja, chegou

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Qual o valor que tenho que pagar para ter um perfil na rede acheifacil?

Qual o valor que tenho que pagar para ter um perfil na rede acheifacil? Perguntas frequentes: Como funciona a Rede Achei Fácil? O Achei Fácil é uma rede de negócios em ambiente virtual, criada para facilitar o contato entre clientes e fornecedores de produtos e serviços, através

Leia mais

1. Ao clicar no link http://edukatu.org.br/ você verá a página inicial do Edukatu.

1. Ao clicar no link http://edukatu.org.br/ você verá a página inicial do Edukatu. Bem vindo ao Edukatu! Para nós, do Instituto Akatu, é uma grande alegria contar com sua participação e engajamento no Edukatu Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente! Para participar, é fácil! Siga

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores 1 2 2015 Sumário 1 Texto introdutório... 3 2 Como Acessar o UNICURITIBA VIRTUAL... 3 3 Tela inicial após login... 3 3.1) Foto do perfil... 4 3.2) Campo de busca...

Leia mais

www.portalfuturum.com.br

www.portalfuturum.com.br www.portalfuturum.com.br GEOGRAFIA Solos GUIA RÁPIDO DO AMBIENTE DE FORMAÇÃO DO PORTAL FUTURUM Prezado(a) cursista, Bem-vindo(a) ao Ambiente de Formação do Portal Futurum (AFPF)!!! A proposta deste material

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle-ESPMG 2.0 Adriano Lima Belo Horizonte 2011 SUMÁRIO Apresentação... 3 Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA ESP-MG... 3 Programação do curso no AVA-ESPMG

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

ROTEIRO PARA INSCRIÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) FASB-MOODLE. Elaborado por: Cristiano de Oliveira Farias Professor FASB

ROTEIRO PARA INSCRIÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) FASB-MOODLE. Elaborado por: Cristiano de Oliveira Farias Professor FASB ROTEIRO PARA INSCRIÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) FASB-MOODLE Elaborado por: Cristiano de Oliveira Farias Professor FASB 1. OBTENDO UM E-MAIL. (caso já possua e use com freqüência, vá para

Leia mais

EQUIPE: ANA IZABEL DAYSE FRANÇA JENNIFER MARTINS MARIA VÂNIA RENATA FREIRE SAMARA ARAÚJO

EQUIPE: ANA IZABEL DAYSE FRANÇA JENNIFER MARTINS MARIA VÂNIA RENATA FREIRE SAMARA ARAÚJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO II PROFESSORA: PATRÍCIA

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual Copyright 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Página 1 de 17 TUTORIAL: FERRAMENTA DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL ÍNDICE 1. Acessando a ferramenta... 3 2. Como se cadastrar... 4 3. Usando a

Leia mais

Biblioteca Virtual do NEAD/UFJF GOOGLE APPS EDUCATION: FERRAMENTA DE EDIÇÃO, COMUNICAÇÃO E PESQUISA

Biblioteca Virtual do NEAD/UFJF GOOGLE APPS EDUCATION: FERRAMENTA DE EDIÇÃO, COMUNICAÇÃO E PESQUISA GOOGLE APPS EDUCATION: FERRAMENTA DE EDIÇÃO, COMUNICAÇÃO E PESQUISA Módulo de Acolhimento UAB/UFJF 2008 PrezadoCursista, Baseado na perspectiva de que você terá que se familiarizar com alguns recursos

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conteúdo Tela de acesso... 4 Dados de Cadastro... 5 Dados cadastrais...

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa. Nele, nossos clientes poderão acessar

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Tutorial para envio de comunicados e SMS

Tutorial para envio de comunicados e SMS Tutorial para envio de comunicados e SMS Conteúdo 1. Enviando comunicado para os alunos... 1 2. Verificando a situação do envio dos e-mails para os alunos... 5 3. Enviando comunicado para colaboradores

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO Vamos aprender juntos o passo a passo para navegar e estudar com tranquilidade no ambiente aconchegante de seu doce

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno 1 MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO MOODLE FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA VIRTUAL - Versão: Aluno Acessando o sistema 1- Para acessar a Faculdade Interação Americana Virtual digite o seguinte endereço: http://ead.fia.edu.br/

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão ÍNDICE ACESSO AO SIGA EXTENSÃO... 03 CADASTRO DOCENTE... 08 CADASTRO DE ATIVIDADE... 12 COMO VINCULAR ATIVIDADES...

Leia mais

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive 1 Windows Live Skydrive Fonte imagem: blogaomobile.org Ementa: O windows Live Skydrive apresenta a possibilidade da computação em nuvem, que permite ao usuário armazenar arquivos online, de forma a não

Leia mais

itunes U Diretrizes Como montar o seu curso Visão geral

itunes U Diretrizes Como montar o seu curso Visão geral Conteúdo Visão geral 1 Primeiros passos 2 Edição e organização do conteúdo 4 Comunicados, tarefas e material 6 Melhores práticas 7 Como gerenciar as inscrições 8 Visão geral Com itunes U é muito fácil

Leia mais

Guia de Demonstração MeusPets

Guia de Demonstração MeusPets 1. Objetivo e Principais Funcionalidades Com o email clique no link de ativação. E confirme a instalação. O MeusPets é um sistema simplificado para acompanhamento da vida do Pet. Pode ser usado de forma

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Módulo 1 Configuração de Cursos. Robson Santos da Silva Ms.

Módulo 1 Configuração de Cursos. Robson Santos da Silva Ms. Módulo 1 Configuração de Cursos Robson Santos da Silva Ms. Olá! Estamos iniciando o Módulo 1. Nele, aprenderemos a configurar um novo curso no MOODLE. Além disso, identificaremos os dispositivos e ferramentas

Leia mais

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO SISTEMA DE E-LEARNING efaculdade MANUAL DO ALUNO Conteúdo Tela de acesso... 2 Dados de Cadastro... 3 Dados cadastrais... 3 Alterar meu email... 4 Alterar minha senha... 4 Minha agenda... 5 Lista de cursos...

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO AGOSTO DE 2013 SUMÁRIO STI/UFF - Sistema de Gerenciamento de Projetos do PDI SUMÁRIO... 2 1 Introdução... 3 1.1 O que é e qual a finalidade

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

www. inf.br Outubro/2008 5www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP VERBA DE ATENDIMENTO

www. inf.br Outubro/2008 5www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP VERBA DE ATENDIMENTO 5 www. HABISP. inf.br Outubro/2008 TREINAMENTO HABISP MÓDULO VERBA DE ATENDIMENTO 1 INTRODUÇÃO Este documento, tem por finalidade, permitir aos usuários a utilização das ferramentas do HABISP que possibilitam

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

Guia Prático de Acesso

Guia Prático de Acesso Guia Prático de Acesso 1. Como acessar o novo e-volution? O acesso ao novo e-volution é feito através do endereço novo.evolution.com.br. Identifique abaixo as possíveis formas de acesso: 1.1 Se você já

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

Guia do Usuário. versão 1.2. GiuSoft Tecnologia - www.giusoft.com.br

Guia do Usuário. versão 1.2. GiuSoft Tecnologia - www.giusoft.com.br Guia do Usuário versão 1.2 GiuSoft Tecnologia - www.giusoft.com.br Sumário Introdução 2 O que é o Alitem? 3 Portal de aplicativos na Internet 3 Site de relacionamentos 3 Infra-estrutura de desenvolvimento

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR MODALIDADE A DISTÂNCIA.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR MODALIDADE A DISTÂNCIA. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR MODALIDADE A DISTÂNCIA. Informações do curso O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Básica, convida você para conhecer o Programa Nacional

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PEDIDOS DO REVENDEDOR

CAPTAÇÃO DE PEDIDOS DO REVENDEDOR CAPTAÇÃO DE PEDIDOS DO REVENDEDOR 1. Captação de Pedidos - pela Central (Back office) 1 2. Como consultar Pedido 16 3. Como visualizar Detalhes de um Pedido 19 4. Como consultar Vendas/Cortes em Pedidos

Leia mais

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno -

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno - Grupo Projeção Portal Acadêmico - Ambiente do Aluno - Março / 2011 1 Índice Apresentando o Portal Acadêmico: Ambiente do Aluno... 3 Iniciando no ambiente do Aluno... 4 Meu Perfil... 6 Avisos... 6 Processos

Leia mais

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula :

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula : Como Criar uma Aula? Para criar uma sugestão de aula é necessário que você já tenha se cadastrado no Portal do Professor. Para se cadastrar clique em Inscreva-se, localizado na primeira página do Portal.

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1 Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1) O acesso ao sistema é realizado através do link: http://www.semarhtemplate.go.gov.br/sistema/ obs.: após o lançamento do

Leia mais

American Express @ Work Guia de Primeiros Passos

American Express @ Work Guia de Primeiros Passos American Express @ Work Guia de Primeiros Passos Utilize o American Express @ Work para gerenciar a Conta do Associado e da sua Empresa, realizar manutenções nas Contas, acessar Relatórios de forma rápida,

Leia mais

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor 1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...

Leia mais

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik Sense Cloud Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

Manual do. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Manual do

Manual do. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Manual do Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment 1 Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem gratuito para gestão e desenvolvimento de cursos na modalidade

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Manual de Desbloqueio do Tablet PC

Manual de Desbloqueio do Tablet PC Manual de Desbloqueio do Tablet PC APRESENTAÇÃO Caro estudante, Aproveitem! Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação Atenção! Se o tablet vier a ser roubado ou furtado, o aluno deverá

Leia mais

Software. Gerenciamento de Manutenção

Software. Gerenciamento de Manutenção Software Gerenciamento de Manutenção Tutorial Passo a Passo Do Cadastro de Serviço à Consulta de Serviços Realizados Tutorial Recomendações AsinformaçõesutilizadasnestetutorialsãoasmesmasquevocêtemnoseuBancodeDados

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

GUÍA. Melhores Práticas. Tipos de Anúncios

GUÍA. Melhores Práticas. Tipos de Anúncios GUÍA Melhores Práticas Tipos de Anúncios Esse guia foi desenvolvido pela equipe da IMS Internet Media Services (IMS), representante comercial exclusivo do Waze na América Latina. Ao longo de todo o documento

Leia mais

Tutorial: Como fazer o backup (cópia) e a restauração de conteúdos no Moodle?

Tutorial: Como fazer o backup (cópia) e a restauração de conteúdos no Moodle? Tutorial: Como fazer o backup (cópia) e a restauração de conteúdos no Moodle? Olá, professor(a), Este tutorial tem o objetivo de lhe auxiliar na realização de backup do conteúdo de uma disciplina já oferecida,

Leia mais

Manual da Administração do site Abrasel 2.0

Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Caro usuário, Você está recebendo o manual que lhe dará acesso ao administrador do site 2.0 onde será possível fazer as seguintes alterações: Inserir notícias

Leia mais

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC Sumário Apresentação... 1 1. Orientações Iniciais... 2 2. Materiais de Apoio... 4 3. Fóruns... 7 4. Entregas de Trabalho... 13 5. Escolhas... 16 6. Salas de Bate-papo... 18 7. Como criar/alterar a senha

Leia mais

Manual de utilização do site de contatos

Manual de utilização do site de contatos Manual de utilização do site de contatos O site de contatos da Cestalto é uma área exclusiva para representantes de vendas, que serve para registrar os contatos que você realizar com seus clientes. Assim,

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA: BrOffice Impress terceira parte Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Conhecer a integração dos softwares do BrOffice; Aprender a trabalhar no slide mestre; Utilizar interação entre

Leia mais

Sumário. Acesso...3 Acesse...3 Xiii... esqueci a senha!...3 Logue...3

Sumário. Acesso...3 Acesse...3 Xiii... esqueci a senha!...3 Logue...3 Sumário Acesso...3 Acesse...3 Xiii... esqueci a senha!...3 Logue...3 Dashboard...4 Responda seus Chamados... 4 Acesse o conteúdo...4 Convide novos usuários... 4 Visualize todos os chamados rapidamente...4

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

Tutorial para criação de blog

Tutorial para criação de blog Tutorial para criação de blog Profª Msc. Patricia da Silva Neubert Acesse www.blogspot.com.br. Na barra superior clique em Criar em Criar blog, preencha o cadastro e faça login. Repare, que abrirá uma

Leia mais