VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO PARA DETERMINAÇÃO SIMULTANEA DE MICOTOXINAS E FUNGICIDAS EM GRÃOS DE TRIGO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO PARA DETERMINAÇÃO SIMULTANEA DE MICOTOXINAS E FUNGICIDAS EM GRÃOS DE TRIGO"

Transcrição

1 VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO PARA DETERMINAÇÃO SIMULTANEA DE MICOTOXINAS E FUNGICIDAS EM GRÃOS DE TRIGO S.R. Luz 1, P.C. Pazdiora 2, J. Hoffmann 1, G.C. Dors 1, L.J. Dallagnol 2, F.C. Chaves 1 1-Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Campus Capão do Leão - Universidade Federal de Pelotas, s/n, CEP Pelotas - RS Pelotas Telefone: (53) suzanerickes@gmail.com; jessicafh91@hotmail.com; dorsgi@yahoo.com.br; fabio.chaves@ufpel.edu.br 2- Departamento de Proteção de Plantas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Campus Capão do Leão - Universidade Federal de Pelotas, s/n, CEP Pelotas - RS Pelotas Telefone: (53) paulo.pazdiora@yahoo.com.br, ljdallagnol@gmail.com RESUMO O trigo está entre os cereais mais produzidos e consumidos mundialmente e constitui a base de diversos produtos alimentícios como farinhas, pães e massas. No Brasil 90% de sua produção se concentra na região Sul. Este cereal é suscetível a vários patógenos, especialmente fungos produtores de micotoxinas. Os grãos de trigo tratados com fungicidas podem apresentar tanto contaminação por fungicidas como micotoxinas e representam riscos à saúde humana e animal. Para a verificação desses contaminantes é necessário o desenvolvimento e a validação de métodos analíticos, para obtenção de resultados confiáveis e interpretáveis. O objetivo deste estudo foi validar um método analítico por LC-ESI-QToF- MS visando determinar simultaneamente micotoxinas e resíduos de fungicidas em grãos de trigo. O método foi validado para a determinação de aflatoxinas, deoxinivalenol, ocratoxina, zearalenona, protioconazol, trifloxistrobina, epoxiconazol e piraclostrobina em grãos de trigo. Todos os parâmetros avaliados ficaram dentro dos limites estabelecidos pela ANVISA, AOAC e SANCO. ABSTRACT Wheat is among the most produced and consumed cereals worldwide and forms the basis of various food products such as flour, bread and pasta. In Brazil 90% of its production is concentrated in the South. This cereal is susceptible to various pathogens, especially fungi producing mycotoxins. Wheat grains treated with fungicides may have either contamination fungicides as mycotoxins and pose risks to human and animal health. For verification of these contaminants is necessary to the development and validation of analytical methods, to obtain reliable and interpretable results. The aim of this study was to evaluate an analytical method by LC-ESI-QTOF-MS to determine both mycotoxins and residues of fungicides in wheat grains. The method was used for the determination of aflatoxins, deoxynivalenol, ochratoxin, zearalenone, prothioconazole, trifloxystrobin, pyraclostrobin and epoxiconazole in wheat grains. All parameters were within the limits established by ANVISA, AOAC and SANCO. PALAVRAS-CHAVE: Validação de método; Triticum aestivum; micotoxinas; resíduos de fungicidas. KEYWORDS: Method validation; Triticum aestivum; mycotoxins; fungicide residues.

2 1. INTRODUÇÃO O trigo (Triticum aestivum L.) é uma cultura anual, este cereal é um dos cereais mais produzidos e consumidos mundialmente, constituindo a base de diversos produtos alimentícios como farinhas, pães e massas. Este cereal é suscetível a vários patógenos, especialmente fungos produtores de micotoxinas (Tibola et al., 2013). Os grãos de trigo tratados com fungicidas podem, porém apresentar tanto contaminação por fungicidas como micotoxinas, representando riscos à saúde humana e animal (Zanella et al., 2012). As micotoxinas são metabólitos oriundos do metabolismo especializado de fungos filamentosos, sendo os principais do gênero Fusarium, Penicillium e Aspergillus, responsáveis pela produção de fumonisinas, zearalenona, deoxinivalenol, ocratoxinas e aflatoxinas (Georgianna e Payne, 2009). O consumo de alimentos contaminados com micotoxinas e resíduos de agrotóxicos podem causar malefícios à saúde do consumidor (Zanella et al., 2012). Em busca de praticidade, simplicidade e redução de tempo e custos foi desenvolvido um método de extração multiresíduos de alimentos denominado QuEChERS (rápido, fácil, barato, eficaz, robusto e seguro) (Anastassiades e Lehotay, 2003). A partir deste método, vários outros autores foram otimizando o método para expandir o número de compostos a serem analisados e aumentar o percentual de recuperação (Prestes et al., 2011). O método tem como vantagem a extração de vários analitos de interesse, em apenas três etapas: extração com solvente, partição com sais e limpeza do extrato, que é imprescindível para remoção dos interferentes, diminuindo o efeito de matriz (Prestes et al., 2011). Além do método de extração, faz necessária a validação do método analítico, que é um processo de confirmação ou demonstração do desempenho do método, que se faz necessária para a obtenção de informações confiáveis e interpretáveis sobre a amostra. Os parâmetros utilizados para a validação de um método são linearidade, limite de detecção e quantificação, exatidão, precisão, seletividade (AOAC, 2002). O objetivo deste trabalho foi validar metodologia analítica por LC-ESI-QToF-MS para determinação simultânea de micotoxinas e resíduos de fungicidas em grãos de trigo extraídas pelo método QuEChERS. 2. MATERIAIS E MÉTODOS 2.1 Amostras e padrões As amostras de trigo da cultivar TBIO Alvorada, armazenadas á 25 C, que não apresentavam contaminação nem por micotoxinas nem por fungicidas foram utilizadas para o processo de validação do método. Os padrões das micotoxinas (mix de aflatoxina B 1, B 2, G 1 e G 2 ; deoxinivalenol; zearalenona e ocratoxina A) e dos fungicidas (epoxiconazol; piraclostrobina; trifloxistrobina e protioconazol) foram adquiridos da Sigma-Aldrich (Brasil). 2.2 Método de extração O método de extração foi baseado no método QuEChERS proposto por Anastassiades e Lehotay (2003).

3 2.3 LC-ESI-QToF-MS As micotoxinas e os fungicidas foram identificados e quantificados utilizando cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a espectrometro de massas (LC-ESI-QToF-MS). Foi utilizado um LC (Shimadzu) equipado com desgaseificador on line, bomba binária, amostrador automático e coluna de fase reversa (C18) Shim-pack XR ODS (75mm x 2,0mm; 2,2µm) e detector por arranjo de diodos (DAD) e por espectrômetria de massas (Bruker), equipado com fonte de ionização por electrospray, filtro de massas por quadrupolo e analisador por tempo de voo em sequência. As condições de analise seguiram o método proposto por Ortega et al. (2012). 2.4 Faixa de linearidade As curvas analíticas para cada substância de referência foram elaboradas em solvente (acetonitrila) e extrato de matriz. Foram utilizados 11 pontos compreendidos na faixa de concentração de 5 a 5000ηg ml -1, exceto para a fumonisina B 1, onde a faixa foi de 156 a 5000ηg ml -1. Cada ponto foi injetado em triplicata. 2.5 Limite de detecção (LD) e limite de quantificação (LQ) A estimativa do LD e do LQ foram determinados com base no coeficiente angular e no desvio padrão do coeficiente linear de cada curva analítica (Equação 1 e 2) (ANVISA, 2003). LD = 3 x (desvio padrão x coeficiente linear)/coeficiente angular LQ = 10 x (desvio padrão x coeficiente linear)/coeficiente angular (eq.1) (eq.2) 2.6 Exatidão A exatidão foi determinada a partir de ensaios de recuperação que consistiram na adição dos padrões ao extrato de matriz de trigo, em triplicata. Os extratos foram fortificados com três concentrações (baixa, intermediária e alta) utilizando as concentrações de 19,5ηg ml -1, 312ηg ml -1 e 5000ηg ml -1. O percentual de recuperação foi obtido conforme a Equação 3. % Recuperação = [(Área do pico da amostra fortificada com o padrão - Área da amostra não fortificada)/área do pico do padrão)] x 100 (eq.3) 2.7 Precisão A precisão e a precisão intermediária foram determinadas pela repetitividade. Foi injetando um mix em triplicata, contendo todos os padrões de micotoxinas e fungicidas em três concentrações: 19,5ηg ml -1, 312ηg ml -1 e 5000ηg ml -1. Todos os pontos foram injetados em um mesmo dia para a precisão e para a precisão intermediária os pontos foram injetados em três dias consecutivos. Os resultados foram avaliados através do coeficiente de variação (CV) conforme a Equação 4. CV = (desvio padrão/concentração média determinada) x 100 (eq.4) 2.8 Especificidade e Seletividade A seletividade foi avaliada comparando os cromatogramas obtidos no sistema LC-ESI-QToF- MS a partir da injeção dos extratos fortificados e não-fortificados. Avaliou-se a ocorrência de coeluição de interferentes advindos da matriz com os analitos de interesse.

4 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 3.1 Linearidade e curva analítica A linearidade ou faixa linear foi calculada a partir da equação da reta, conhecida como curva analítica. A Tabela 1 apresenta os valores dos coeficientes de determinação (r 2 ) para as equações das curvas analíticas em solvente (acetonitrila) e no extrato de trigo. Tabela 1 Equação da reta e coeficiente de determinação das micotoxinas e fungicidas em solvente e em extrato de matriz Coeficiente de determinação (r 2 ) Analitos Equação Solvente Equação Matriz AFB 1 y = x ,9998 y = x ,9932 AFB 2 y = x ,9983 y = x ,9985 AFG 1 y = x ,9996 y = 200.6x ,9975 AFG 2 y = x ,9996 y = x ,9979 DON y = x ,9990 y = x ,9771 OTA y = x ,9996 y = x ,9994 ZEA y = x ,9984 y = x ,9958 Epoxiconazol y = x ,9997 y = 418.1x ,9994 Piraclostrobina y = x ,9977 y = x ,9955 Protioconazol y = x ,9975 y = x ,9978 Trifloxistrobina y = x ,9978 y = x ,9923 Aflatoxina (AFB 1, AFB 2, AFG 1 e AFG 2 ), deoxinivalenol (DON), ocratoxina A (OTA) e zearalenona (ZEA). Todas as curvas analíticas apresentaram valores superiores a 0,99 para o coeficiente de determinação (r 2 ) atendendo a recomendação da ANVISA (2003), exceto o deoxinivalenol elaborado em extrato de matriz que apresentou um coeficiente de correlação de 0,9771, porém ainda dentro do limite recomendado pelo INMETRO (2010), que é acima de 0,90. Quanto mais próximo de 1 for o r 2, maior o ajuste dos dados. As curvas apresentaram linearidade na faixa de concentração estudada, comprovando que os resultados obtidos são proporcionais a estas concentrações. 3.2 Limite de detecção e quantificação Em acetonitrila todos os analitos apresentaram valores de LD e LQ menores que os analitos em extrato de matriz. Possivelmente, os componentes da matriz exerceram alguma interferência que provocou a supressão do sinal dos íons dos analitos (Tabela 2).

5 Tabela 2 - Limite de detecção (LD) e quantificação (LQ) das micotoxinas e fungicidas em solvente (acetonitrila) e em extrato de matriz de trigo LD (ηg ml -1 ) em solvente LQ (ηg ml -1 ) em solvente LD (ηg ml -1 ) em extrato de matriz LQ (ηg ml -1 ) em extrato de matriz AFB 1 1,21 3,68 1,44 4,38 AFB 2 0,45 1,45 0,90 2,73 AFG 1 0,53 1,61 2,09 6,34 AFG 2 0,53 1,61 1,50 4,55 DON 0,76 2,29 2,21 5,32 OTA 0,56 1,69 1,53 4,63 ZEA 1,56 4,72 2,09 4,99 Epoxiconazol 0,85 2,58 1,96 5,92 Piraclostrobina 0,53 1,61 1,17 3,53 Protioconazol 1,50 4,53 1,64 4,98 Trifloxistrobina 1,06 3,21 2,28 6,90 LD Limite de detecção; LQ Limite de quantificação. Aflatoxina (AFB 1, AFB 2, AFG 1 e AFG 2 ), deoxinivalenol (DON), ocratoxina A (OTA) e zearalenona (ZEA). 3.3 Exatidão Para a análise de exatidão foram realizados ensaios de recuperação instrumental, ou seja, o extrato da matriz foi fortificado em três concentrações: 19,5ηg ml -1, 312ηg ml -1 e 5000ηg ml -1, utilizando como base a faixa linear da curva analítica. A média de recuperação variou para as micotoxinas de 81% ± 6 a 94% ± 4 e para os fungicidas de 85% ± 2 a 89% ± 2. A ANVISA (2003) e SANCO (2013) estabelece a faixa aceitável entre 70 a 120% e a AOAC (2002) recomenda a faixa entre 70 a 125% para analitos na concentração de µg kg -1 (ppb). Os valores de recuperação foram aceitáveis ficando dentro do limite especificado pelas diretrizes da ANVISA (2003) e AOAC (2002). 3.4 Precisão A avaliação da precisão instrumental foi obtida a partir da repetitividade e da precisão intermediária. O coeficiente de variação, tanto para a repetitividade quanto para a precisão intermediária, ficaram abaixo de 5% (dados não mostrados). A AOAC (2002) sugere que para analitos encontrados em concentração de ppb (µg kg -1 ) o coeficiente de variação (CV%) seja até 15% e o CV% para os analitos em concentrações de ppm (µg g -1 ) seja de até 6%. A SANCO estabelece que o desvio padrão deve ser menor que 20%. Portanto, o método analítico é preciso. 3.5 Especificidade e seletividade O método de análise utilizando cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas foi considerado altamente seletivo. Neste trabalho foi verificada a ausência de interferentes com íons de mesma relação massa/carga no mesmo tempo de retenção dos analitos avaliados. Deoxinivalenol (DON), Aflatoxina (AFB 1, AFB 2, AFG 1 e AFG 2 ), ocratoxina A (OTA), e zearalenona (ZEA).

6 4. CONCLUSÃO Através dos resultados obtidos pode-se concluir que é possível a utilização do método descrito para a identificação e quantificação das micotoxinas aflatoxina B 1, B 2, G 1 e G 2, deoxinivalenol, ocratoxina A e zearalenona e de resíduos dos fungicidas protioconazol, trifloxistrobina, epoxiconazol e piraclostrobina em grãos de trigo por LC-ESI-QToF-MS com segurança e confiabilidade, pois todos os parâmetros de validação ficaram dentro do estipulado pelas diretrizes AOAC, ANVISA e SANCO. 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Anastassiades, M.; Lehotay, S. (2003). Fast and easy multiresidue method employing acetonitrile extraction/partitioning and dispersive SPE for the determination of pesticide residues in produce. Journal of AOAC International, 86, ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitárias. Resolução RE nº 899, de 29 de maio de Guia para validação de métodos analíticos e bioanalíticos AOAC. Guidelines for single laboratory validation of chemical methods for dietary supplements and botanicals. Association of Official Analytical Chemists International, Georgianna, D. R.; Payne, G. A. (2009). Genetic regulation of aflatoxin biosynthesis: from gene to genome. Fungal Genetics and Biology, 46, González, R. R.; Frenich, A. G.; Vidal, J. L. M.; Prestes, O. D.; Grio S. L. (2012). Generic sample treatment method for simultaneous determination of multiclass pesticides and mycotoxins in wines by liquid chromatography mass spectrometry, Journal of Chromatography A, 1249, ICH- International Conference on Harmonisatio; Validation of analytical procedures: text and methodology Q2(R1), INMETRO Instituto de Metrologia, Normatilização e Qualidade InsdustriaL, Orientação sobre validação de métodos analíticos, DOQ-CGCRE-008, Ortega, P. P.; López, B. G.; Reyes, J. F. G.; Martos, N. R.; Díaz, A. M. (2012). Generic sample treatment method for simultaneous determination of multiclass pesticides and mycotoxins in wines by liquid chromatography mass spectrometry. Journal of Chromatography A, 1249, Prestes, O. D.; Adaime, M. B.; Zanella, R. (2011). QuEChERS: possibilidades e tendências no preparo de amostra para determinação multirresíduo de pesticidas em alimentos. Scientia Chromatographica, 3, SANCO (European Commission), Guidance document on analytical quality control and validation procedures for pesticide residues analysis in food and feed, documento nº SANCO/12571/ 2013, Tibola, C. S; et al. (2013). Indicações técnicas para minimizar a contaminação de trigo por micotoxinas. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, Embrapa trigo, Zanella, R.; Prestes, O. D.; Friggi, C. A.; Martins, M. L.; Adaime, M. B. (2012). An Overview about recent advances in sample preparation techniques for pesticide residues analysis in cereals and feedstuffs. INTRCH,

VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS

VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS RE nº 899, de 2003 da ANVISA - Guia para validação de métodos analíticos e bioanalíticos; Validation of analytical procedures - UNITED STATES PHARMACOPOEIA - última edição;

Leia mais

Título: Método de microextração em baixa temperatura, em etapa única, para determinação de resíduos de agrotóxicos em soro sanguíneo

Título: Método de microextração em baixa temperatura, em etapa única, para determinação de resíduos de agrotóxicos em soro sanguíneo Título: Método de microextração em baixa temperatura, em etapa única, para determinação de resíduos de agrotóxicos em soro sanguíneo Autores: SILVA, T. L. R. (thais.lindenberg@ufv.br; Universidade Federal

Leia mais

Seleção de um Método Analítico. Validação e protocolos em análises químicas. Validação de Métodos Analíticos

Seleção de um Método Analítico. Validação e protocolos em análises químicas. Validação de Métodos Analíticos Seleção de um Método Analítico Capítulo 1 SKOOG, D.A.; HOLLER, F.J.; NIEMAN, T.A. Princípios de Análise Instrumental. 5 a edição, Ed. Bookman, Porto Alegre, 2002. Validação e protocolos em análises químicas

Leia mais

5 Parte experimental Validação analítica

5 Parte experimental Validação analítica 58 5 Parte experimental Validação analítica A validação analítica busca, por meio de evidências objetivas, demonstrar que um método produz resultados confiáveis e adequados ao uso pretendido 40. Para isso,

Leia mais

Concentrações de paclobutrazol no solo de áreas cultivadas com diferentes variedades de mangueira do Vale do São Francisco

Concentrações de paclobutrazol no solo de áreas cultivadas com diferentes variedades de mangueira do Vale do São Francisco 35 Avaliação de Genótipos de Tomate Cultivados em Manejo Orgânico Concentrações de paclobutrazol no solo de áreas cultivadas com diferentes variedades de mangueira do Vale do São Francisco Paclobutrazol

Leia mais

Aluna do curso de Graduação em Engenharia Química da UNIJUÍ, bolsista iniciação científica

Aluna do curso de Graduação em Engenharia Química da UNIJUÍ, bolsista iniciação científica DETERMINAÇÃO DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS EMPREGANDO QUECHERS E GC-MS/MS 1 DETERMINATION OF PESTICIDES RESIDUES IN FOODS USING QUECHERS AND GC-MS/MS1 Liege Göergen Romero 2, Arthur Mateus Schreiber

Leia mais

Validação: o que é? MOTIVOS PARA VALIDAR O MÉTODO: MOTIVOS PARA VALIDAR O MÉTODO: PROGRAMA DE SEGURANÇA DE QUALIDADE ANALÍTICA

Validação: o que é? MOTIVOS PARA VALIDAR O MÉTODO: MOTIVOS PARA VALIDAR O MÉTODO: PROGRAMA DE SEGURANÇA DE QUALIDADE ANALÍTICA Validação: o que é? Processo que busca assegurar a obtenção de resultados confiáveis, válidos, pelo uso de determinado método analítico. É um item essencial do PROGRAMA DE SEGURANÇA DE QUALIDADE ANALÍTICA

Leia mais

Estudo vinculado a pesquisa Institucional "Agroindustrialização de hortaliças orgânicas produzidas no noroeste do RS" 2

Estudo vinculado a pesquisa Institucional Agroindustrialização de hortaliças orgânicas produzidas no noroeste do RS 2 ESTUDO DE MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM CENOURA E FEIJÃO-VAGEM POR GC-MS/MS 1 METHOD STUDY FOR DETERMINATION OF RESIDUES OF PESTICIDES IN CARROT AND POD BEANS BY GC-MS/MS Arthur

Leia mais

Evento: VII SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Evento: VII SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA ESTUDO PARA DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO ANALÍTICO POR CROMATOGRAFIA EM FASE GASOSA ACOPLADA A ESPECTROMETRIA DE MASSAS VISANDO A DETERMINAÇÃO DE RESÍDUOS AGROTÓXICOS EM HORTALIÇAS 1 STUDY FOR THE DEVELOPMENT

Leia mais

Introdução. Spisso BF 1, Pereira MU 1, Melo JMMC 2, Ferreira RG 1, Monteiro MA 1

Introdução. Spisso BF 1, Pereira MU 1, Melo JMMC 2, Ferreira RG 1, Monteiro MA 1 DETERMINAÇÃO DE RESÍDUOS DE IONÓFOROS POLIÉTERES EM MÚSCULO DE FRANGO POR LC- MS/MS: DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO COM ÊNFASE NA AVALIAÇÃO DO EFEITO MATRIZ Spisso BF 1, Pereira MU 1, Melo JMMC 2, Ferreira

Leia mais

26/03/2015 VALIDAÇÃO CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DA QUALIDADE RDC 899/2003. Por que validar? OBJETIVO DA VALIDAÇÃO:

26/03/2015 VALIDAÇÃO CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DA QUALIDADE RDC 899/2003. Por que validar? OBJETIVO DA VALIDAÇÃO: VALIDAÇÃO CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DA QUALIDADE RDC 899/2003 VALIDAÇÃO: ato documentado que atesta que qualquer procedimento, processo, equipamento, material, operação ou sistema realmente conduza aos resultados

Leia mais

Método Multianalito para Análise Simultânea de Treze Micotoxinas na Matriz Milho COMUNICADO TÉCNICO

Método Multianalito para Análise Simultânea de Treze Micotoxinas na Matriz Milho COMUNICADO TÉCNICO ISSN 0103 5231 Foto: Renata Silva COMUNICADO TÉCNICO 232 Método Multianalito para Análise Simultânea de Treze Micotoxinas na Matriz Milho Rio de Janeiro, RJ Dezembro, 2018 Marianna Ramos dos Anjos 1 Alessandra

Leia mais

MÉTODOS DE CALIBRAÇÃO

MÉTODOS DE CALIBRAÇÃO MÉTODOS DE CALIBRAÇÃO Sinais obtidos por equipamentos e instrumentos devem ser calibrados para evitar erros nas medidas. Calibração, de acordo com o INMETRO, é o conjunto de operações que estabelece, sob

Leia mais

Ensaios de Bioequivalência Etapa Analítica

Ensaios de Bioequivalência Etapa Analítica Ensaios de Bioequivalência Etapa Analítica método analítico validado Técnicas de quantificação de fármacos em amostras biológicas: cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE, HPLC high performance

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERFERENTES NA DETERMINAÇÃO DE AFLATOXINAS EM SOJA (Glycine Max L.)

AVALIAÇÃO DE INTERFERENTES NA DETERMINAÇÃO DE AFLATOXINAS EM SOJA (Glycine Max L.) AVALIAÇÃO DE INTERFERENTES NA DETERMINAÇÃO DE AFLATOXINAS EM SOJA (Glycine Max L.) B. Silva 1, E. Badiale-Furlong 2 1-Departamento de Ciências dos Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina, Centro

Leia mais

Validação de Metodologia Analítica. João Cristiano Ulrich

Validação de Metodologia Analítica. João Cristiano Ulrich Validação de Metodologia Analítica João Cristiano Ulrich Documentos de referência: -RDC n 0. 48, de 25 de outubro de 2013, ANVISA -DOQ-CGCRE-008: Orientação sobre validação de métodos analíticos. Documento

Leia mais

I Identificação do estudo

I Identificação do estudo I Identificação do estudo Título estudo Validação de método bioanalítico para quantificação de metronidazol em amostras de plasma para aplicação em ensaios de biodisponibilidade relativa ou bioequivalência

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO Alergênicos, micotoxinas e pesticidas em grãos, frutas e hortaliças

BOLETIM TÉCNICO Alergênicos, micotoxinas e pesticidas em grãos, frutas e hortaliças BLETIM TÉCNIC Alergênicos, micotoxinas e pesticidas em grãos, frutas e hortaliças Suzane Rickes da Luz Isadora Rubin de liveira Leandro Jose Dallagnol Giniani Carla Dors Nathan Levien Vanier Fábio Clasen

Leia mais

OCORRÊNCIA DE MICOTOXINAS EM MASSAS ALIMENTÍCIAS

OCORRÊNCIA DE MICOTOXINAS EM MASSAS ALIMENTÍCIAS OCORRÊNCIA DE MICOTOXINAS EM MASSAS ALIMENTÍCIAS DIAS, J.R. 1* ; MAZUTTI, R. 2 ; SILVEIRA, V.G. 3 ; DILKIN, P. 4 ; MALLMANN, C.A. 5 1 Aluna de graduação de Tecnologia em Alimentos UFSM. 2 Aluno de graduação

Leia mais

Departamento de Entomologia, Campus Universitário, Universidade Federal de Viçosa, CEP: Viçosa, MG.

Departamento de Entomologia, Campus Universitário, Universidade Federal de Viçosa, CEP: Viçosa, MG. Otimização e Validação dos Parâmetros da ESL/ PBT para Análise de Bifentrina e Deltametrina em Arroz Armazenado por CG/DCE 64 Mariane Borges Rodrigues de Ávila 1 ; Lêda Rita D Antonino Faroni 2 ; Fernanda

Leia mais

Validação de Metodologia Analítica e Estimativa de Incerteza de Medição para a Análise de Chumbo e Manganês em Ar.

Validação de Metodologia Analítica e Estimativa de Incerteza de Medição para a Análise de Chumbo e Manganês em Ar. Validação de Metodologia Analítica e Estimativa de Incerteza de Medição para a Análise de Chumbo e Manganês em Ar. Validation of Analytical Methodology and Measurement Uncertainty Estimation for Lead and

Leia mais

VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO: DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM ÁGUAS MÉTODO TITULOMÉTRICO DO EDTA COMPLEXOMETRIA

VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO: DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM ÁGUAS MÉTODO TITULOMÉTRICO DO EDTA COMPLEXOMETRIA VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO: DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM ÁGUAS MÉTODO TITULOMÉTRICO DO EDTA COMPLEXOMETRIA Diego Manica 1, Erlise Loraine Dullius 2 CORSAN, Porto Alegre, Brasil, diego.manica@corsan.com.br

Leia mais

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte 2

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte 2 Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte

Leia mais

5. Resultados e Discussão

5. Resultados e Discussão 47 5. Resultados e Discussão 5.1.1. Faixa de trabalho e Faixa linear de trabalho As curvas analíticas obtidas são apresentadas na Figura 14 e Figura 16. Baseado no coeficiente de determinação (R 2 ) encontrado,

Leia mais

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte 2

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte 2 Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte

Leia mais

Validação. Um processo através do qual estudos de laboratório são utilizados para garantir que o método em questão atenda às exigências desejadas

Validação. Um processo através do qual estudos de laboratório são utilizados para garantir que o método em questão atenda às exigências desejadas Validação Conteúdo 1- Planejamento de validação 2- Como proceder para determinar as características de desempenho de métodos 2.1- Aplicabilidade 2.2- Faixa de trabalho 2.3- Linearidade 2.4- Faixa linear

Leia mais

Químico, Aluno de mestrado em Química Analítica na Universidade de São Paulo, São Carlos, SP,

Químico, Aluno de mestrado em Química Analítica na Universidade de São Paulo, São Carlos, SP, Comunicado Técnico 94 ISSN 1981-206X São Carlos, SP Dezembro, 2009 Foto: o: Juliana ap Pane Desenvolvimento e aplicação do método Quick, Easy, Cheap, Effective, Rugged, and Safe (QuEChERS) na análise de

Leia mais

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESTUDO DE MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE PESTICIDAS EM HORTALIÇAS ORGÂNICAS UTILIZANDO GC MS/MS 1 METHOD STUDY FOR DETERMINATION OF PESTICIDES IN ORGANIC VEGETABLES USING GC MS/ MS Laura De Castro 2, Arthur

Leia mais

I Identificação do estudo

I Identificação do estudo I Identificação do estudo Título estudo Validação de método bioanalítico para quantificação de cefadroxil em amostras de plasma para aplicação em ensaios de biodisponibilidade relativa ou bioequivalência

Leia mais

Biofarmacotécnica. Planejamento de Estudos de Biodisponibilidade Relativa e Bioequivalência de Medicamentos

Biofarmacotécnica. Planejamento de Estudos de Biodisponibilidade Relativa e Bioequivalência de Medicamentos Biofarmacotécnica Planejamento de Estudos de Biodisponibilidade Relativa e Bioequivalência de Medicamentos Introdução RES 60/14: Dispõe sobre os critérios para concessão e renovação de registro de medicamentos

Leia mais

Etapa Analítica Tarefa

Etapa Analítica Tarefa Etapa Analítica Tarefa Tendo por base o artigo disponibilizado (Kano, E.K.; Serra, C.H.D.R.; Koono, E.E.M.; Fukuda, K.; Porta, V. An efficient HPLC-UV method for the quantitative determination of cefadroxil

Leia mais

Validação de Métodos Analíticos

Validação de Métodos Analíticos METROALIMENTOS Validação de Métodos Analíticos São Paulo, 25 de setembro de 2008 1 Validação (NBR ISO IEC 17025 item 5.4.5.1) É a confirmação por fornecimento de evidência objetiva, que os requisitos específicos

Leia mais

QUALIDADE DE GRÃOS DE MILHO EM MATO GROSSO

QUALIDADE DE GRÃOS DE MILHO EM MATO GROSSO 572 QUALIDADE DE GRÃOS DE MILHO EM MATO GROSSO Karoline da Costa Barros (1), Gabriela Tomadon Romagnoli (2) e Maria Aparecida Braga Caneppele (3) 1. Introdução O Brasil é o terceiro maior produtor mundial

Leia mais

VALIDAÇÃO DE MÉTODO DE ANÁLISE PARA DETERMINAÇÃO DE MERCÚRIO TOTAL EM AMOSTRAS AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS

VALIDAÇÃO DE MÉTODO DE ANÁLISE PARA DETERMINAÇÃO DE MERCÚRIO TOTAL EM AMOSTRAS AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS VALIDAÇÃO DE MÉTODO DE ANÁLISE PARA DETERMINAÇÃO DE MERCÚRIO TOTAL EM AMOSTRAS AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS Ana M. G. Lima 1 (IC), Lillian M. B. Domingos², Patricia Araujo² e Zuleica C. Castilhos² 1 - Universidade

Leia mais

VALIDAÇÃO DE MÉTODO INDICATIVO DA ESTABILIDADE POR HPLC PARA DETERMINAÇÃO SIMULTÂNEA DE TADALAFILA E SILDENAFILA

VALIDAÇÃO DE MÉTODO INDICATIVO DA ESTABILIDADE POR HPLC PARA DETERMINAÇÃO SIMULTÂNEA DE TADALAFILA E SILDENAFILA VALIDAÇÃO DE MÉTODO INDICATIVO DA ESTABILIDADE POR HPLC PARA DETERMINAÇÃO SIMULTÂNEA DE TADALAFILA E SILDENAFILA 1. INTRODUÇÃO A produção de medicamentos falsificados é um problema criminal que implica

Leia mais

3 Controlo interno da qualidade dos ensaios

3 Controlo interno da qualidade dos ensaios 3.3.1 Validação Quantificação da recuperação de analito: - Habitualmente, a capacidade do procedimento recuperar o analito adicionado é quantificada através do cálculo da recuperação de analito, R: Teor

Leia mais

Análise Instrumental. Prof. Elias da Costa

Análise Instrumental. Prof. Elias da Costa Análise Instrumental Prof. Elias da Costa 1-Introdução a Análise Instrumental CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS ANALÍTICOS CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS INSTRUMENTAIS INSTRUMENTOS PARA ANÁLISE SELEÇÃO DE UM MÉTODO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELTAS Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos Dissertação Quantificação de micotoxinas e resíduos de fungicidas em grãos

Leia mais

Validação de um método para determinação de resíduos de fungicidas em grãos de soja

Validação de um método para determinação de resíduos de fungicidas em grãos de soja BOLETIM DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO 73 ISSN 1516-4675 Dezembro / 2017 Validação de um método para determinação de resíduos de fungicidas em grãos de soja ISSN 1516-4675 Dezembro/2017 Empresa Brasileira

Leia mais

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte 2

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte 2 Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte

Leia mais

Palavras-chave: feijão, qualidade dos grãos, contaminação, micotoxinas.

Palavras-chave: feijão, qualidade dos grãos, contaminação, micotoxinas. Ocorrência de Micotoxinas em Grãos de Feijão (Phaseolus vulgaris L.) Comercializados no Sul do Brasil 41 Geovana Dagostim Savi 1, Karim Cristina Piacentini 1, Heloísa Helena Kreibich 1, Roberta Valmorbida

Leia mais

Efeito Matriz Comparando-se Inclinação das Curvas

Efeito Matriz Comparando-se Inclinação das Curvas Título do Eixo Avaliação da Seletividade do Método Abs_Concentração Abs_Concentração Matriz Água Concentração Calculada Concentração Teórica Concentração Recuperado Concentração Teórica Concentração Recuperado

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. S. A. CAETANO 1, V. M. OSÓRIO 2 e K. M. VIEIRA 3

1. INTRODUÇÃO. S. A. CAETANO 1, V. M. OSÓRIO 2 e K. M. VIEIRA 3 DESENVOLVIMETO DE MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE RESÍDUO DE FLUTRIAFOL EM SOLO DE CULTURA DE CAFÉ UTILIZANDO CROMATOGRAFIA GASOSA - ESPECTROMETRIA DE MASSAS (GC/MS) S. A. CAETANO 1, V. M. OSÓRIO 2 e K. M.

Leia mais

MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE DIURON POR LC/MS UTILIZANDO A EXTRAÇÃO POR SPE

MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE DIURON POR LC/MS UTILIZANDO A EXTRAÇÃO POR SPE 09 a 11 de dezembro de 2015 Auditório da Universidade UNIT Aracaju - SE INSTRUÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE DIURON POR LC/MS UTILIZANDO A EXTRAÇÃO POR SPE Geise

Leia mais

8. FASE 2 DA PESQUISA: VALIDAÇÃO DO MÉTODO ANALÍTICO PROPOSTO PARA DETERMINAÇÃO DO AGENTE DOPANTE CAFEÍNA

8. FASE 2 DA PESQUISA: VALIDAÇÃO DO MÉTODO ANALÍTICO PROPOSTO PARA DETERMINAÇÃO DO AGENTE DOPANTE CAFEÍNA Programa de Pós-Graduação em Metrologia da PUC-Rio 97 8. FASE 2 DA PESQUISA: VALIDAÇÃO DO MÉTODO ANALÍTICO PROPOSTO PARA DETERMINAÇÃO DO AGENTE DOPANTE CAFEÍNA No contexto da Fase 2 da Pesquisa, que visou

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA VALIDAÇÃO BIOANALÍTICA. Farmácia Universidade Federal de Goiás

IMPORTÂNCIA DA VALIDAÇÃO BIOANALÍTICA. Farmácia Universidade Federal de Goiás IMPORTÂNCIA DA VALIDAÇÃO BIOANALÍTICA Hermínia Cristiny Pereira Ribeiro Oliveira a, Sara Carolina da Silva Nascimento a, Marcelo Rodrigues Martins b, Stela Ramirez de Oliveira* a,b a Instituto de Ciências

Leia mais

Procedimento Complementar para Validação de Métodos Analíticos e Bioanalíticos usando Análise de Regressão Linear

Procedimento Complementar para Validação de Métodos Analíticos e Bioanalíticos usando Análise de Regressão Linear Procedimento Complementar para Validação de Métodos Analíticos e Bioanalíticos usando Análise de Regressão Linear Rogério Antonio de Oliveira 1 Chang Chiann 2 1 Introdução Atualmente, para obter o registro

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO CLOROGÊNICO EM EXTRATO DE PIMENTA POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE)

DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO CLOROGÊNICO EM EXTRATO DE PIMENTA POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE) DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO CLOROGÊNICO EM EXTRATO DE PIMENTA POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE) N. S. Mendes 1, M. B. S. Arantes 1, L. L. Glória 1, S. M. F. Pereira 1, D. B. Oliveira 1 1- Laboratório

Leia mais

QUANTIFICAÇÃO DE GIBERELA NA PRÉ-COLHEITA E EM ETAPAS DO BENEFICIAMENTO DE SEMENTES DE TRIGO

QUANTIFICAÇÃO DE GIBERELA NA PRÉ-COLHEITA E EM ETAPAS DO BENEFICIAMENTO DE SEMENTES DE TRIGO QUANTIFICAÇÃO DE GIBERELA NA PRÉ-COLHEITA E EM ETAPAS DO BENEFICIAMENTO DE SEMENTES DE TRIGO Maria Imaculada Pontes Moreira Lima¹, Casiane Salete Tibola¹, Márcio Pacheco da Silva 2 ¹Pesquisador, Centro

Leia mais

VII Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC a 15 de agosto de 2013 Campinas, São Paulo

VII Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC a 15 de agosto de 2013 Campinas, São Paulo ANÁLISE E VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DE: AMETRINA, DIURON, HEXAZINONA E TEBUTIURON EM FILÉ DE TILÁPIA Éder A. Vilhena 1a ; Vera L. Ferracini 2b ; Sônia C.N Queiroz 2c ; Cláudio M. Jonsson

Leia mais

Conselho Regional de Química IV Região (SP)

Conselho Regional de Química IV Região (SP) Conselho Regional de Química IV Região (SP) Orientações básicas para validação de metodologias analíticas Ministrante: João Cristiano Ulrich Mestrado e Doutorado pelo Ipen/USP e mail: jculrich@ig.com.br

Leia mais

Análise de Resíduos de Pesticidas Geisa Resende Novembro/2011

Análise de Resíduos de Pesticidas Geisa Resende Novembro/2011 Análise de Resíduos de Pesticidas Geisa Resende Novembro/2011 Agenda 1. Definição de Resíduos de Pesticidas / Agrotóxicos 2. Estudos de Resíduos 3. Métodos Analíticos: Validação; LOQ / LOD; 4. Expressão

Leia mais

VALIDAÇÃO DE MÉTODO ESPECTROFOTOMÉTRICO PARA DETERMINAÇÃO DE H 2 O 2 EM ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO

VALIDAÇÃO DE MÉTODO ESPECTROFOTOMÉTRICO PARA DETERMINAÇÃO DE H 2 O 2 EM ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO VALIDAÇÃO DE MÉTODO ESPECTROFOTOMÉTRICO PARA DETERMINAÇÃO DE H 2 O 2 EM ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO Railson de Oliveira Ramos (1); Josivaldo Rodrigues Sátiro (2); Maria Virgínia da Conceição Albuquerque

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE NITRATOS EM ÁGUAS DOCE, SALINA E SALOBRA UTILIZANDO UM MÉTODO ALINHADO COM OS PRINCIPIOS DA QUIMICA VERDE

DETERMINAÇÃO DE NITRATOS EM ÁGUAS DOCE, SALINA E SALOBRA UTILIZANDO UM MÉTODO ALINHADO COM OS PRINCIPIOS DA QUIMICA VERDE DETERMINAÇÃO DE NITRATOS EM ÁGUAS DOCE, SALINA E SALOBRA UTILIZANDO UM MÉTODO ALINHADO COM OS PRINCIPIOS DA QUIMICA VERDE Ana Alice Gomes 1, Elcide Dobloni Marques Muna 2, Marcos Paulo Lavatori 3, Genilda

Leia mais

TÍTULO: OBTENÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DE (-)-HINOQUININA A PARTIR DA BIOTRANSFORMAÇÃO FÚNGICA DA (-)-CUBEBINA POR ASPERGILLUS TERREUS

TÍTULO: OBTENÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DE (-)-HINOQUININA A PARTIR DA BIOTRANSFORMAÇÃO FÚNGICA DA (-)-CUBEBINA POR ASPERGILLUS TERREUS TÍTULO: OBTENÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DE (-)-HINOQUININA A PARTIR DA BIOTRANSFORMAÇÃO FÚNGICA DA (-)-CUBEBINA POR ASPERGILLUS TERREUS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA:

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande

Universidade Federal do Rio Grande Universidade Federal do Rio Grande DESENVOLVIMENTO, VALIDAÇÃO E APLICAÇÃO DO MÉTODO DE MICROEXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO DISPERSIVA PARA DETERMINAÇÃO DE AGROTÓXICOS EM ÁGUA Milena Rodrigues Martinelli da Silva

Leia mais

8º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC a 14 de agosto de 2014 Campinas, São Paulo

8º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC a 14 de agosto de 2014 Campinas, São Paulo DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA ANALÍTICA POR LC-MS/MS PARA CONTROLE DE ANTIPARASITÁRIOS EM LEITE. Bruna Suellen Alves Ramos 1, Regina Prado Zanes Furlani 2, Fernanda Moralez Leme Gomes 3, Silvia Amelia

Leia mais

Educação. Quim. Nova, Vol. 32, No. 9, , 2009

Educação. Quim. Nova, Vol. 32, No. 9, , 2009 Quim. Nova, Vol. 32, No. 9, 2476-2481, 2009 Educação VALIDAÇÃO DE MÉTODOS CROMATOGRÁFICOS DE ANÁLISE UM EXPERIMENTO DE FÁCIL APLICAÇÃO UTILIZANDO CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA (CLAE) E OS PRINCÍPIOS

Leia mais

Cromatografia aplicada a determinação de qualidade de arroz

Cromatografia aplicada a determinação de qualidade de arroz Disciplina de Tecnologia de Pós-colheita e Industrialização de Arroz Cromatografia aplicada a determinação de qualidade de arroz Dra. Shanise Lisie Mello El Halal O que é qualidade? Qualidade é o grau

Leia mais

As micotoxinas e a segurança alimentar na soja armazenada

As micotoxinas e a segurança alimentar na soja armazenada As micotoxinas e a segurança alimentar na soja armazenada Marcelo Alvares de Oliveira 1, Irineu Lorini 2, Carlos Augusto Mallmann 3 46 1 Embrapa Soja, Caixa Postal 231, 86001-970 Londrina, PR, Brasil.Telefone:

Leia mais

Análise de Alimentos II Capítulo 1: Aspectos gerais

Análise de Alimentos II Capítulo 1: Aspectos gerais Análise de Alimentos II Capítulo 1: Aspectos gerais Profª Drª Rosemary Aparecida de Carvalho Pirassununga/SP Agosto/2017 Visão geral Análise de alimentos II Análise Química Analítica Envolve: separação,

Leia mais

Tabela 1 Características dos voluntários selecionados para o ensaio de bioequivalência. D.P.I. = desvio do peso ideal; D.

Tabela 1 Características dos voluntários selecionados para o ensaio de bioequivalência. D.P.I. = desvio do peso ideal; D. I LISTA DE TABELAS Tabela 1 Características dos voluntários selecionados para o ensaio de bioequivalência. D.P.I. = desvio do peso ideal; D.P=desvio padrão Tabela 2 Recuperação média do procedimento de

Leia mais

Nota de aplicação. Introdução. Autores. Alimentos

Nota de aplicação. Introdução. Autores. Alimentos Alta velocidade de aquisição de dados e alto desempenho quantitativo na determinação simultânea de micotoxinas, corantes ilegais e pesticidas em especiarias Nota de aplicação Alimentos Autores Mark Sartain,

Leia mais

Workshop de Laboratórios Sindirações / MAPA Análises de Resíduos de Antibióticos. Novembro 2017

Workshop de Laboratórios Sindirações / MAPA Análises de Resíduos de Antibióticos. Novembro 2017 Workshop de Laboratórios Sindirações / MAPA Análises de Resíduos de Antibióticos Novembro 2017 AGENDA Objetivos Requisito Legal Definições Especificações Métodos OBJETIVOS Segurança Alimentar Exportação

Leia mais

USO DE MÉTODOS OFICIAIS

USO DE MÉTODOS OFICIAIS Universidade de São Paulo FBA0201 Bromatologia Básica USO DE MÉTODOS OFICIAIS ERIC DE CASTRO TOBARUELA Farmacêutico UFC Mestrado Ciência dos Alimentos USP Doutorando Ciência dos Alimentos USP TÓPICOS MÉTODOS

Leia mais

Diário Oficial da União Seção 1 DOU 02 de junho de 2003 [Página 56-59]

Diário Oficial da União Seção 1 DOU 02 de junho de 2003 [Página 56-59] *Este texto não substitui o publicado do Diário Oficial da União* Diário Oficial da União Seção 1 DOU 02 de junho de 2003 [Página 56-59] RESOLUÇÃO-RE Nº 899, DE 29 DE MAIO DE 2003 O Adjunto da Diretoria

Leia mais

MACROLACTONAS EM IOGURTE

MACROLACTONAS EM IOGURTE MACROLACTONAS EM IOGURTE PATRÍCIA M. NOGUEIRA 1 ; REGINA P. Z. FURLANI 2 ; FERNANDA M. L. GOMES 3 ; MONICA C. R. CAMARGO 4 ; SILVIA A. V. TFOUNI 5 Nº 12241 RESUMO As avermectinas e milbemicinas são substâncias

Leia mais

Volume 31, número 1, 2006

Volume 31, número 1, 2006 www.scielo.br/eq Volume 31, número 1, Determinação de parâmetros de validação de métodos cromatográficos para análise de 5-hidroximetilfurfural e açúcares em amostras de processo de produção de polímero

Leia mais

Concurso Público - Edital nº 411/2015 CADERNO DE QUESTÔES. prova discursiva. Pesquisador A-B Cromatografia e Espectrometria de Massas (Padrão I)

Concurso Público - Edital nº 411/2015 CADERNO DE QUESTÔES. prova discursiva. Pesquisador A-B Cromatografia e Espectrometria de Massas (Padrão I) Concurso Público - Edital nº 411/2015 204 CADERNO DE QUESTÔES prova discursiva Pesquisador A-B Cromatografia e Espectrometria de Massas (Padrão I) Consulte o cronograma em http://concursos.pr4.ufrj.br

Leia mais

3 Determinação de azaarenos básicos em querosene por cromatografia líquida de alta eficiência e detecção por fluorescência

3 Determinação de azaarenos básicos em querosene por cromatografia líquida de alta eficiência e detecção por fluorescência 3 Determinação de azaarenos básicos em querosene por cromatografia líquida de alta eficiência e detecção por fluorescência 3.1. Cromatografia líquida de alta eficiência Cromatografia líquida (LC, do inglês

Leia mais

Bolsista CNPq: Graduação Química Bacharelado, UNICAMP, Campinas-SP,

Bolsista CNPq: Graduação Química Bacharelado, UNICAMP, Campinas-SP, Desenvolvimento e validação de metodologia para determinação da migração específica de plastificantes para filmes de PVC estiráveis para contato com alimentos - I TAMAIRA I. S. SILVA 1 ; LEDA. COLTRO 2

Leia mais

OTIMIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE BHA E BHT EM ÓLEOS E GORDURAS POR CLAE

OTIMIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE BHA E BHT EM ÓLEOS E GORDURAS POR CLAE OTIMIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE BHA E BHT EM ÓLEOS E GORDURAS POR CLAE J.C. Bassani 1, L.D. Hauphental 2, A.T. Paulino 3 1- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Instituto

Leia mais

Análise de Ftalatos com o Método GB Usando o GC Agilent 8890 e o MSD com o Agilent JetClean

Análise de Ftalatos com o Método GB Usando o GC Agilent 8890 e o MSD com o Agilent JetClean Nota de aplicação Teste de alimentos e agricultura Análise de Ftalatos com o Método GB 59.71-16 Usando o GC Agilent 9 e o MSD com o Agilent JetClean Autor Jie Zhang Agilent Technologies Co. Ltd Shanghai

Leia mais

Prevalência de contaminantes do trigo e derivados: Desoxinivalenol

Prevalência de contaminantes do trigo e derivados: Desoxinivalenol Prevalência de contaminantes do trigo e derivados: Desoxinivalenol MACHADO, L.V 1,2 ; MALLMANN, C.A 2 ; MALLMANN, A.O 2 ; COELHO, R. D; COPETTI 2, M. V 1 1 Departamento de Tecnologia e Ciência de Alimentos,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSSO FUNDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. Daniela Stefani Honnef Gai

UNIVERSIDADE DE PASSSO FUNDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. Daniela Stefani Honnef Gai UNIVERSIDADE DE PASSSO FUNDO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Daniela Stefani Honnef Gai Validação de método para determinação de desoxinivalenol e a sua influência na qualidade

Leia mais

Revisão. Quim. Nova, Vol. 27, No. 0, 1-x, 2004 VALIDAÇÃO EM MÉTODOS CROMATOGRÁFICOS E ELETROFORÉTICOS

Revisão. Quim. Nova, Vol. 27, No. 0, 1-x, 2004 VALIDAÇÃO EM MÉTODOS CROMATOGRÁFICOS E ELETROFORÉTICOS Quim. Nova, Vol. 27, No. 0, 1-x, 2004 VALIDAÇÃO EM MÉTODOS CROMATOGRÁFICOS E ELETROFORÉTICOS Marcelo Ribani Instituto de Tecnologia do Paraná, Rua Prof. Algacir M. Mader, 3775, 81350-010 Curitiba - PR

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE ZEARALENONA EM MILHO ARMAZENADO EM PROPRIEDADES FAMILIARES DA REGIÃO CENTRAL DE MINAS GERAIS

DETERMINAÇÃO DE ZEARALENONA EM MILHO ARMAZENADO EM PROPRIEDADES FAMILIARES DA REGIÃO CENTRAL DE MINAS GERAIS DETERMINAÇÃO DE ZEARALENONA EM MILHO ARMAZENADO EM PROPRIEDADES FAMILIARES DA REGIÃO CENTRAL DE MINAS GERAIS A.S. Aguiar 1, V.A. V.Queiroz 2, R.R.P.da Conceição 3, K.G.de Oliveira 4, P.T. de Carvalho 5,

Leia mais

Filipe F. Donato 1, Osmar D. Prestes 1, Renato Zanella 1, Aline M. B. do Amaral 2, Carjone R. Gonçalves 2, Vânia L. Loro 2. Resumo

Filipe F. Donato 1, Osmar D. Prestes 1, Renato Zanella 1, Aline M. B. do Amaral 2, Carjone R. Gonçalves 2, Vânia L. Loro 2. Resumo INVESTIGAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE AGROTÓXICOS EM ÁGUA E SEDIMENTO DO RESERVATÓRIO PASSO REAL, NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO JACUÍ, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL Filipe F. Donato 1, Osmar D. Prestes 1, Renato Zanella

Leia mais

6 Encontro Nacional de Cromatografia

6 Encontro Nacional de Cromatografia 6 Encontro Nacional de Cromatografia Universidade 2009 da Madeira M. ~ ::::::> 6?J ~. -41'1 -;: C~ _...!. UNIVERSIDADE da MADEIRA t.a ',i.-=.,' : e ~o v'''o''~ ~ "....,~ título 6 Encontro Nacional de

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO POR AFLATOXINAS TOTAIS E ZEARALENONA EM VARIEDADES DE MILHO CRIOULO (Zea mays L.) ATRAVÉS DO MÉTODO IMUNOENZIMÁTICO ELISA

AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO POR AFLATOXINAS TOTAIS E ZEARALENONA EM VARIEDADES DE MILHO CRIOULO (Zea mays L.) ATRAVÉS DO MÉTODO IMUNOENZIMÁTICO ELISA Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Ponta Grossa - Paraná - Brasil ISSN: 1981-3686 / v. 04, n. 02: p. 179-185, 2010. DOI: 10.3895/S1981-36862010000200006 Revista Brasileira de Tecnologia

Leia mais

Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em chás: avaliação da presença utilizando QuEChERS e HPLC-FLD

Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em chás: avaliação da presença utilizando QuEChERS e HPLC-FLD Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em chás: avaliação da presença utilizando QuEChERS e HPLC-FLD R.M. Reis¹; R.P.Z. Furlani 1 ; F.M.L. Gomes 1 ; M.A. Morgano 1 ; S.A.V. Tfouni 1 1-Centro de Ciência

Leia mais

MULTIRRESÍDUO DE ORGANOCLORADOS EM PESCADO EMPREGANDO EXTRAÇÃO QuEChERS

MULTIRRESÍDUO DE ORGANOCLORADOS EM PESCADO EMPREGANDO EXTRAÇÃO QuEChERS MULTIRRESÍDUO DE ORGANOCLORADOS EM PESCADO EMPREGANDO EXTRAÇÃO QuEChERS LUCIANA C.S. RIBEIRO 1 ; VERA L.FERRACINI 2 ; SÔNIA C.N QUEIROZ 3 ; MARIA A. ROSA 4 ; JÚLIO F.QUEIROZ 5. N o 0902009 1. Bolsista

Leia mais

ROBUSTEZ DO MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS EM MEL DE MELATO DE BRACATINGA (Mimosa scabrella Bentham) POR HPLC/DAD

ROBUSTEZ DO MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS EM MEL DE MELATO DE BRACATINGA (Mimosa scabrella Bentham) POR HPLC/DAD ROBUSTEZ DO MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS EM MEL DE MELATO DE BRACATINGA (Mimosa scabrella Bentham) POR HPLC/DAD B. Silva 1, L.V. Gonzaga 1, R. Fett 1, A.C.O. Costa 1 1-Departamento de

Leia mais

Endereço (1) : Rua Moncorvo Filho, Butantã São Paulo - SP - CEP: Brasil - Tel: (11)

Endereço (1) : Rua Moncorvo Filho, Butantã São Paulo - SP - CEP: Brasil - Tel: (11) I-094 - ANÁLISE DE RESÍDUOS DOS FÁRMACOS PARACETAMOL, IBUPROFENO, ATENOLOL, SINVASTATINA, CLONAZEPAM E CARBAMAZEPINA POR LC-MS/MS - VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA ANALÍTICA Camila Delanesi Guedes (1) Farmacêutica-Bioquímica

Leia mais

Nota de aplicação. Introdução. Autores. Ambiental

Nota de aplicação. Introdução. Autores. Ambiental Aumento da produtividade na determinação de PPCPs em água usando tempos de ciclo de MS otimizados em um sistema UHPLC-triplo quadrupolo de alta sensibilidade Nota de aplicação Ambiental Autores Behrooz

Leia mais

As micotoxinas e a segurança alimentar na soja armazenada Micotoxins and food safety in soybeans storage

As micotoxinas e a segurança alimentar na soja armazenada Micotoxins and food safety in soybeans storage Braz. J. Food Technol., III SSA, novembro 2010 DOI: 10.4260/BJFT20101304114 Micotoxins and food safety in soybeans storage Autores Authors Marcelo Alvares de OLIVEIRA Embrapa Soja Rod. Carlos João Strass,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE OCRATOXINA A EM CAFÉ CANÉFORA PRODUZIDO EM RONDÔNIA E ESPÍRITO SANTO

AVALIAÇÃO DE OCRATOXINA A EM CAFÉ CANÉFORA PRODUZIDO EM RONDÔNIA E ESPÍRITO SANTO AVALIAÇÃO DE OCRATOXINA A EM CAFÉ CANÉFORA PRODUZIDO EM RONDÔNIA E ESPÍRITO SANTO Izabela Miranda de Castro 1 ; Otniel Freitas-Silva 2 ; Alessandra da Silva Teixeira 4 ; Maria de Lourdes Mendes de Souza

Leia mais

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Novas abordagens na análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos, água e meio ambiente.

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Novas abordagens na análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos, água e meio ambiente. Novas abordagens na análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos, água e meio ambiente. Modalidade: Capacitação Profissional Periodicidade: única vez Responsáveis do Curso: Dra. Lucia Helena Pinto Bastos

Leia mais

Método multirresíduos para análise de agrotóxicos polares por LC-MS/MS

Método multirresíduos para análise de agrotóxicos polares por LC-MS/MS 1.0 Objetivos e alcance Este método tem como objetivo indicar as condições analíticas estabelecidas nos estudos de validação em diferentes produtos de origem vegetal para detecção e quantificação de agrotóxicos

Leia mais

2.1 Prevalência e Padrões de Consumo Actuais Legislação. 39

2.1 Prevalência e Padrões de Consumo Actuais Legislação. 39 TABELA DE CONTEÚDOS PREFÁCIO DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: PUBLICAÇÕES E PRÉMIOS CIENTÍFICOS I V TABELA DE CONTEÚDOS 1 LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS 9 RESUMO ABSTRACT 13 Parte I REVISÃO DA LITERATURA 23

Leia mais

Determinação de Micotoxina Desoxinivalenol (Don) em Pães Brancos eintegrais Comercializados ea Cidade de Ponta Grossa Pr RESUMO

Determinação de Micotoxina Desoxinivalenol (Don) em Pães Brancos eintegrais Comercializados ea Cidade de Ponta Grossa Pr RESUMO Determinação de Micotoxina Desoxinivalenol (Don) em Pães Brancos eintegrais Comercializados ea Cidade de Ponta Grossa Pr 48 Márcia Mayer de Goes 1, Luis Alberto Chavez Ayala 1 RESUMO Os alimentos, especialmente

Leia mais

UMIDADE DE COLHEITA E TEMPERATURA DO AR NA SECAGEM INTERMITENTE SOBRE A QUALIDADE TECNOLÓGICA DE TRIG0 1. Resumo

UMIDADE DE COLHEITA E TEMPERATURA DO AR NA SECAGEM INTERMITENTE SOBRE A QUALIDADE TECNOLÓGICA DE TRIG0 1. Resumo UMIDADE DE CLHEITA E TEMPERATURA D AR NA SECAGEM INTERMITENTE SBRE A QUALIDADE TECNLÓGICA DE TRIG0 1 Deliberali, J. 2 ; Elias, M.C. 2 ; Rombaldi, C.V.; Guarienti, E.M. 3 Resumo Grãos de trigo, do cultivar

Leia mais

INCERTEZAS DE CURVAS DE CALIBRAÇÃO AJUSTADAS SEGUNDO OS MODELOS LINEAR E QUADRÁTICO

INCERTEZAS DE CURVAS DE CALIBRAÇÃO AJUSTADAS SEGUNDO OS MODELOS LINEAR E QUADRÁTICO ENQUALAB 8 - Congresso da Qualidade em Metrologia Rede Metrológica do Estado de São Paulo - REMESP 9 a de junho de 8, São Paulo, Brasil INCERTEZAS DE CURVAS DE CALIBRAÇÃO AJUSTADAS SEGUNDO OS MODELOS LINEAR

Leia mais

Laboratório de Análise Instrumental

Laboratório de Análise Instrumental Laboratório de Análise Instrumental Prof. Renato Camargo Matos Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos http://www.ufjf.br/nupis DIA/MÊS ASSUNTO 06/03 Apresentação do curso 13/03 PRÁTICA 1: Determinação de

Leia mais

Palavras chave: comprimidos, CLAE, maleato de enalapril, validação

Palavras chave: comprimidos, CLAE, maleato de enalapril, validação Validação parcial da análise de comprimidos de maleato de enalapril 20 mg e verificação da concentração do ativo e produto de degradação enalaprilato em medicamento de referência e similar utilizado em

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE DESOXINIVALENOL EM FARINHAS DE TRIGO UTILIZADAS EM PANIFICADORAS DA REGIÃO DO MÉDIO E ALTO URUGUAI/RS

DETERMINAÇÃO DE DESOXINIVALENOL EM FARINHAS DE TRIGO UTILIZADAS EM PANIFICADORAS DA REGIÃO DO MÉDIO E ALTO URUGUAI/RS DETERMINAÇÃO DE DESOXINIVALENOL EM FARINHAS DE TRIGO UTILIZADAS EM PANIFICADORAS DA REGIÃO DO MÉDIO E ALTO URUGUAI/RS R. C. Da Silva 1, A. Lanza 2, I. D. Dos Santos 3 e I. R. Pizzutti 3 1-Departamento

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-013 Folha: 1/5 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO CERELAB LABORATÓRIOS QUÍMICOS LTDA. ACREDITAÇÃO N ÓLEOS S QUÍMICOS Determinação Titulométrica do Índice de Acidez Faixa:

Leia mais

Linhas de orientação e princípios gerais de utilização e marcação do LC-MS

Linhas de orientação e princípios gerais de utilização e marcação do LC-MS Linhas de orientação e princípios gerais de utilização e marcação do LC-MS 1 - O equipamento tem um técnico responsável pela gestão corrente do equipamento e pelo apoio técnico. 2 - O equipamento tem uma

Leia mais

Controlo da Qualidade em Vinhos

Controlo da Qualidade em Vinhos Controlo da Qualidade em Vinhos OCRATOXINA A OCHRACARD Sandra Sá Ribeiro 23/02/2012 R-Biopharm AG An der neuen Bergstraße 17 64297 Darmstadt, Germany info@r-biopharm.de www.r-biopharm.com INTRODUÇÃO ÁS

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II Redução de custos em análises de teor de ativos do produto Opera, pelo desenvolvimento de uma nova metodologia analítica utilizando a técnica da Cromatografia Líquida

Leia mais