História do Movimento LGBTI em Portugal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "História do Movimento LGBTI em Portugal"

Transcrição

1

2

3 História do Movimento LGBTI em Portugal No segundo volume da publicação "Pathologia", Egas Moniz ( prémio Nobel da Medicina), defende a visão da homossexualidade como doença e perversão, que irá perdurar ao longo do séc. XX e servir de base à criminalização legal desses comportamentos.

4 História do Movimento LGBTI em Portugal Revisão do Código Penal, que remete a homossexualidade "entre adultos, livremente exercida e em recato", para domínio dos actos não puníveis. Surge então um novo crime previsto no artigo 207 (homossexualidade com menores), nos quais as penalizações para a prática de actos homossexuais ou heterossexuais com adolescentes eram diferentes. Em 1995, a homossexualidade passou a ser referida no artigo 175.

5 História do Movimento LGBTI em Portugal Julho de João Mouta, pai homossexual, consegue em Tribunal de Família que lhe seja confiado o poder paternal da filha menor. A mãe recorre da sentença e em Janeiro de 1996, o Tribunal da Relação retira o exercício do poder paternal a João Mouta. Em Dezembro de 1999, após queixa feita ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, o Estado Português é condenado ao pagamento de uma indemnização a João Mouta.

6 História do Movimento LGBTI em Portugal 28 de Junho de É realizado o 1º Arraial Pride pela ILGA no Prícipe Real em Lisboa, na mais massiva comemoração, feita pela primeira vez na rua. Participam o Clube Safo, o GTH-PSR e bares gays e lésbicos do Príncipe Real. No mesmo dia a associação Opus Gay aproveita para apresentar o seu manifesto de fundação.

7 História do Movimento LGBTI em Portugal A revisão do Código Penal dará uma nova redacção aos artigos 174 e 175, estabelecendo diferentes idades de consentimento sexual: 14 anos para actos heterossexuais e 16 anos para actos homossexuais.

8 História do Movimento LGBTI em Portugal Em Março, os 4 projectos sobre Uniões de Facto baixam à especialidade sem votação na Assembleia da República, voltando um mês depois ao plenário 2 projectos que reúnem o consenso da esquerda: um de Uniões de Facto e um de Economia Comum. Ambos seriam aprovados com os votos contra da direita e de um grupo de deputados católicos do PS. O movimento LGBT tinha finalmente conquistado a sua grande vitória legal em Portugal, num tema que lhe havia sido imposto pelo jogo partidário 3 anos antes.

9 História do Movimento LGBTI em Portugal É aprovada na Assembleia da República a alteração ao artigo 13º da Constituição da República Portuguesa que passa a incluir a orientação sexual como factor de nãodiscriminação.

10 História do Movimento LGBTI em Portugal Fevereiro de Um casal de lésbicas, Teresa e Helena, dirigiram-se à conservatória do Registo Civil em Lisboa para se casarem. A recusa da Conservatória levou-as a interpor recurso no Tribunal da Relação e em Maio de 2007 apelaram ao Tribunal Constitucional, aguardando actualmente que este se pronuncie.

11 História do Movimento LGBTI em Portugal Fevereiro de Gisberta, uma transsexual do Porto, foi barbaramente agredida e torturada até à morte por um bando de miúdos entregues aos cuidados de uma instituição católica. Este caso teve impacto na comunicação social e tornou-se um símbolo da violência extrema a que a discriminação pode levar revelando também o esquecimento a que a população trans sempre esteve votada, mesmo no seio do movimento LGBT.

12 História do Movimento LGBTI em Portugal Outubro de 2009 Aprovada a Lei de Educação Sexual em Contextos Escolares Janeiro de 2010 Aprovado o Casamento Civil entre Pessoas do Mesmo Sexo Março de 2011 Aprovada a Lei de Identidade de Género. Fevereiro de 2016 Aprovada a Lei que permite a adoção por casais constituídos por pessoas do mesmo sexo. Março de 2017 A PMA é estendida a casais de mulheres Solteiras e Lésbicas.

13 INTERSEXO & DIREITOS HUMANOS

14 Quem são as pessoas Intersexo? Entende-se por Intersexo qualquer pessoa cujas características sexuais (cromossomas, genitais e/ou estrutura hormonal), não correspondem de forma estrita às categorias masculino/feminino, podendo por isso serem ambíguas ou mistas.

15 Quais são os principais desafios encarados pelas pessoas Intersexo na Europa? Num mundo em que a grande maioria das pessoas e das entidades Governamentais apenas aceita a existência de dois sexos (masculino e feminino) a existência de pessoas intersexo e dos seus corpos não é reconhecida. Em vez disso, os corpos das pessoas Intersexo são considerados um problema médico que precisa de ser normalizado através de cirurgias, tratamentos hormonais e outras intervenções clínicas.

16 De acordo com dados de 2015 da FRA (European Union Agency for Fundamental Rights), as cirurgias de normalização são uma realidade presente em pelo menos 21 Estados Membros. Responsabilidade: Quem define a existência de uma cirúrgia quando nasce uma criança intersexo?

17 Acesso a cuidados de saúde e violência de práticas médicas - Mesmo depois das mutilações realizadas ao nascimento, as crianças, jovens e adultos Intersexo continuam a ser vítimas de violações constantes da sua integridade, incluindo intervenções médicas sem o seu consentimento prévio ou minimamente informado (que muitas vezes ocorrem ao longo de toda a vida). - O acesso a cuidados de saúde (nomeadamente à comparticipação por parte das companhias de seguros) são frequentemente barrados por não estarem contemplados como essenciais. - São frequentes as denúncias de abuso físico e psicológico por parte de profissionais de saúde (ex: exames médicos sem consentimento, muitas vezes dolorosos e experimentais).

18 Reconhecimento legal: Muitas pessoas Intersexo reconhecem que a sua identidade de género não corresponde com o sexo registado à nascença no seu documento de identificação (e que muitas vezes foi acompanhado de cirurgias e outros tratamentos médicos de forma a que o seu corpo e a sua expressão possa ser o mais parecida possível com o estereótipo masculino/feminino). Nos casos em que os países tenham regulados procedimentos de reconhecimento legal do género, é frequente que as pessoas Intersexo tenham de passar pelos mesmos processos que as pessoas Trans* para verem a sua identidade reconhecida pelo Estado.

19 FAQ Frequentely Asked Questions: - As pessoas Intersexo definem-se como homem/mulher ou como Intersexo/terceiro sexo? - Quantas pessoas Intersexo existem? - A Intersexualidade é uma Identidade de Género? - É recomendado que se utilize o marcador Intersexo no documento de identificação burocrático ou que se mantenha um marcador de género neutro?

20

21 Antes da Lei 7/2011: - Prova de Vida - Tratamento Hormonal - Cirurgias - Ação Judicial Contra o Estado - Sentença em Julgado

22 Lei 7/2011: - Basta um diagnóstico de perturbação da Identidade de Género assinado por dois profissionais de saúde de uma equipa multidisciplinar de sexulogia clínica. - Simples?

23 E o futuro? Sabemos quem somos pessoas!

24

"MLM", grupo que envolve activistas lésbicas. Os grupos feministas funcionam como meio para que estas se encontrem no contexto militante.

MLM, grupo que envolve activistas lésbicas. Os grupos feministas funcionam como meio para que estas se encontrem no contexto militante. Publicado em Esquerda (https://www.esquerda.net) Início > O movimento LGBTI em Portugal: datas e factos Lead: Esta cronologia, preparada por Bruno Maia, João Carlos Louçã e Sérgio Vitorino, mostra as datas

Leia mais

CURSO EFA NS TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A

CURSO EFA NS TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A CURSO EFA NS TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A Módulo: CP_4 Processos Identitários Tema: Identidade Sexual Grupo 4: Carla, Carmen, Sílvia Data: 2009/04/01 1 Introdução Homofobia Transfobia Identidades Sexuais

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 515/XII

PROJETO DE LEI N.º 515/XII PROJETO DE LEI N.º 515/XII PROCEDE À 31.ª ALTERAÇÃO AO CÓDIGO PENAL, APROVADO PELO DECRETO-LEI N.º 400/82, DE 23 DE SETEMBRO, CRIANDO O CRIME DE MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA Exposição de motivos 1 A Mutilação

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 37/XI. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 37/XI. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 37/XI Exposição de Motivos O programa do XVIII Governo estabelece como uma prioridade «combater todas as discriminações e, em particular, envidar todos os esforços no sentido de proporcionar

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 690/XIII/3.ª ALTERA O CÓDIGO PENAL, TORNANDO O HOMICÍDIO EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA NO NAMORO HOMÍCIDIO QUALIFICADO

PROJETO DE LEI N.º 690/XIII/3.ª ALTERA O CÓDIGO PENAL, TORNANDO O HOMICÍDIO EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA NO NAMORO HOMÍCIDIO QUALIFICADO Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 690/XIII/3.ª ALTERA O CÓDIGO PENAL, TORNANDO O HOMICÍDIO EM CONTEXTO DE VIOLÊNCIA NO NAMORO HOMÍCIDIO QUALIFICADO Exposição de motivos A violência no namoro é, incontestavelmente,

Leia mais

Avaliação da implementação. de 15 de março. o procedimento de mudança de sexo legal no registo civil e correspondente alteração de nome próprio

Avaliação da implementação. de 15 de março. o procedimento de mudança de sexo legal no registo civil e correspondente alteração de nome próprio A LEI DE IDENTIDADE DE GÉNERO Avaliação da implementação e do impacto da Lei nº7/2011, de 15 de março que regula o procedimento de mudança de sexo legal no registo civil e correspondente alteração de nome

Leia mais

Proposta de Debate Temático

Proposta de Debate Temático Proposta de Debate Temático Erradicação da Violência Contra as Mulheres Hoje é o Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra as Mulheres, motivo pelo qual o Grupo Municipal do PAN o escolheu

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Documento de sessão 24.9.2009 B7-0000/2009 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência das perguntas com pedido de resposta oral B7-0000/2009 e B7-0000/2009 nos termos do

Leia mais

Direitos das pessoas trans e intersexo. Audiência com Ministro Adjunto

Direitos das pessoas trans e intersexo. Audiência com Ministro Adjunto Direitos das pessoas trans e intersexo Audiência com Ministro Adjunto Lisboa, 22 de janeiro 2016 Melhorar o regime da identidade de género, nomeadamente no que concerne a necessidade de previsão do reconhecimento

Leia mais

AR Subcomissão de Igualdade Audiência da Associação ILGA Portugal sobre os projetos que a Associação tem desenvolvido, designadamente no âmbito do IV

AR Subcomissão de Igualdade Audiência da Associação ILGA Portugal sobre os projetos que a Associação tem desenvolvido, designadamente no âmbito do IV AR Subcomissão de Igualdade Audiência da Associação ILGA Portugal sobre os projetos que a Associação tem desenvolvido, designadamente no âmbito do IV Plano Nacional para a Igualdade - Género, Cidadania

Leia mais

ENQUADRAMENTO PENAL CÓDIGO PENAL

ENQUADRAMENTO PENAL CÓDIGO PENAL ENQUADRAMENTO PENAL CÓDIGO PENAL Violência Doméstica 1 Quem, de modo reiterado ou não, infligir maus tratos físicos ou psíquicos, incluindo castigos corporais, privações da liberdade e ofensas sexuais:

Leia mais

Registos e Notariado ª Edição. Atualização nº 4

Registos e Notariado ª Edição. Atualização nº 4 Registos e Notariado 2018 2ª Edição Atualização nº 4 Atualização nº 4 editor EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás, nºs 76, 78 e 80 3000-167 Coimbra Tel.: 239 851 904 Fax: 239 851 901 www.almedina.net

Leia mais

DECRETO N.º 203/XIII. Direito à autodeterminação da identidade de género e expressão de género e à proteção das características sexuais de cada pessoa

DECRETO N.º 203/XIII. Direito à autodeterminação da identidade de género e expressão de género e à proteção das características sexuais de cada pessoa DECRETO N.º 203/XIII Direito à autodeterminação da identidade de género e expressão de género e à proteção das características sexuais de cada pessoa A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea

Leia mais

(Protig) Programa de Identidade de Gênero

(Protig) Programa de Identidade de Gênero Programa de Identidade de Gênero (Protig) Programa de Identidade de Gênero Sumário APRESENTAÇÃO 5 O que é disforia de gênero? 7 Transexuais são homossexuais? São hermafroditas? 7 Todos os transexuais

Leia mais

DIREITOS DA MULHER. ALINE FLOR 25 de Setembro de 2017, 7:05

DIREITOS DA MULHER. ALINE FLOR 25 de Setembro de 2017, 7:05 1 of 7 26/09/2017, 13:15 DIREITOS DA MULHER ALINE FLOR 25 de Setembro de 2017, 7:05 Edição de 2012 da Marcha das Galdérias, em Lisboa, iniciativa que junta mulheres em vários países contra a discriminação,

Leia mais

Projecto-Lei n.º 29/XIII

Projecto-Lei n.º 29/XIII ProjectoLei n.º 29/XIII Assegura a igualdade de direitos no acesso a técnicas de Procriação Medicamente Assistida, procedendo à segunda alteração à lei n.º 32/2006 de 26 de Junho Exposição de motivos No

Leia mais

ESTATÍSTICAS APAV VÍTIMAS DE DISCRIMINAÇÃO

ESTATÍSTICAS APAV VÍTIMAS DE DISCRIMINAÇÃO ESTATÍSTICAS APAV VÍTIMAS DE DISCRIMINAÇÃO 2017 Discriminação em números Distribuindo o número total de processos de apoio a vítimas por crime de discriminação e/ou contraordenação, 6 configuram contra-ordenações

Leia mais

Programa 2ª Sessão Legislativa

Programa 2ª Sessão Legislativa Programa 2ª Sessão Legislativa TEMAS: - REFUGIADOS E MIGRAÇÕES - PODER LOCAL E IGUALDADE - CIDADANIA E IGUALDADE - DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS - OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - AS MULHERES

Leia mais

Joana Salazar Gomes O SUPERIOR INTERESSE DA CRIANÇA E AS NOVAS FORMAS DE GUARDA

Joana Salazar Gomes O SUPERIOR INTERESSE DA CRIANÇA E AS NOVAS FORMAS DE GUARDA Joana Salazar Gomes O SUPERIOR INTERESSE DA CRIANÇA E AS NOVAS FORMAS DE GUARDA UNIVERSIDADE CATÓLICA EDITORA Lisboa 2017 Prefácio Joana Salazar Gomes procede, neste trabalho, O Superior Interesse da Criança

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 522/XII/3.ª ALTERA A PREVISÃO LEGAL DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO E COAÇÃO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL

PROJETO DE LEI N.º 522/XII/3.ª ALTERA A PREVISÃO LEGAL DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO E COAÇÃO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 522/XII/3.ª ALTERA A PREVISÃO LEGAL DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO E COAÇÃO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL Exposição de motivos O crime de violação atinge, sobretudo, mulheres e crianças.

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 103/VIII

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 103/VIII PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 103/VIII COMBATE AOS MAUS TRATOS E ABUSO SEXUAL SOBRE MENORES E REFORÇO DAS MEDIDAS DE APOIO ÀS COMISSÕES DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS Os direitos humanos continuam a ser

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO PARA CANDIDATAS E CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA COM A ALIANÇA NACIONAL LGBTI+ E PARCEIRAS

TERMO DE COMPROMISSO PARA CANDIDATAS E CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA COM A ALIANÇA NACIONAL LGBTI+ E PARCEIRAS PLATAFORMA LGBTI+ ELEIÇÕES 2018 TERMO DE COMPROMISSO PARA CANDIDATAS E CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA COM A ALIANÇA NACIONAL LGBTI+ E PARCEIRAS Promoção da Cidadania LGBTI+ - Por um Brasil de todas

Leia mais

CRIMES EM ESPECIAL TUTELA DA PESSOA E VIOLÊNCIA DE GÉNERO 2.º Semestre do Ano Lectivo de 2014/2015

CRIMES EM ESPECIAL TUTELA DA PESSOA E VIOLÊNCIA DE GÉNERO 2.º Semestre do Ano Lectivo de 2014/2015 CRIMES EM ESPECIAL TUTELA DA PESSOA E VIOLÊNCIA DE GÉNERO 2.º Semestre do Ano Lectivo de 2014/2015 1. Relevância e objectivos Pela primeira vez, no 2.º semestre do ano lectivo de 2012/2013, foi leccionada

Leia mais

BIOÉTICA Reflexões a propósito, A. RAMON DE LA FERIA, Edições COSMOS, 2005: pp

BIOÉTICA Reflexões a propósito, A. RAMON DE LA FERIA, Edições COSMOS, 2005: pp SEPARATA de BIOÉTICA Reflexões a propósito, A. RAMON DE LA FERIA, Edições COSMOS, 2005: pp 113-123 A Verdade e o Consentimento Informado, Consequências da Relação Médico-Doente (in Módulo: Ética da Relação

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 13/XI

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 13/XI Grupo Parlamentar PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 13/XI Recomenda ao Governo a adopção de medidas que visem combater a actual discriminação dos homossexuais e bissexuais nos serviços de recolha de sangue No

Leia mais

Convenção de Istambul

Convenção de Istambul CONVENÇÃO DO CONSELHO DA EUROPA PARA A PREVENÇÃO E O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Convenção de Istambul LIVRE DO MEDO LIVRE DA VIOLÊNCIA QUAL É O OBJETIVO DA CONVENÇÃO?

Leia mais

O Direito de Adoptar?

O Direito de Adoptar? Direito da Igualdade Social 2010 2011 O Direito de Adoptar? A adopção por casais homossexuais Andreia Engenheiro Nº 2068 1. Família Tem influência de factores: - Religiosos; - Económicos; - Socio-culturais.

Leia mais

AG/RES (XLIII-O/13) DIREITOS HUMANOS, ORIENTAÇÃO SEXUAL E 12/3/ 4/5/ 6 7/ IDENTIDADE E EXPRESSÃO DE GÊNERO

AG/RES (XLIII-O/13) DIREITOS HUMANOS, ORIENTAÇÃO SEXUAL E 12/3/ 4/5/ 6 7/ IDENTIDADE E EXPRESSÃO DE GÊNERO ASSEMBLEIA GERAL QUADRAGÉSIMO TERCEIRO PERÍODO ORDINÁRIO DE SESSÕES OEA/Ser.P 4 a 6 de junho de 2013 AG/RES. 2807 (XLIII-O/13) La Antigua, Guatemala 6 junho 2013 Original: português AG/RES. 2807 (XLIII-O/13)

Leia mais

Cellos repudia juiz que concedeu liminar parcial para tratar homossexualidade

Cellos repudia juiz que concedeu liminar parcial para tratar homossexualidade Cellos repudia juiz que concedeu liminar parcial para tratar homossexualidade NOTA DE REPÚDIO À 14ª VARA DA JUSTIÇA FEDERAL PELA CONCESSÃO DE LIMINAR PARCIAL PARA TRATAMENTO DA HOMOSSEXUALIDADEBreve Fundamentação

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 392/XII/2.ª ELIMINAÇÃO DA IMPOSSIBILIDADE LEGAL DE ADOÇÃO POR CASAIS DO MESMO SEXO

PROJETO DE LEI N.º 392/XII/2.ª ELIMINAÇÃO DA IMPOSSIBILIDADE LEGAL DE ADOÇÃO POR CASAIS DO MESMO SEXO Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 392/XII/2.ª ELIMINAÇÃO DA IMPOSSIBILIDADE LEGAL DE ADOÇÃO POR CASAIS DO MESMO SEXO PRIMEIRA ALTERAÇÃO À LEI N.º 9/2010, DE 31 DE MAIO E SEGUNDA ALTERAÇÃO À LEI N.º

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0023/3. Alteração. Cristian Dan Preda em nome do Grupo PPE

PT Unida na diversidade PT A8-0023/3. Alteração. Cristian Dan Preda em nome do Grupo PPE 4.3.2015 A8-0023/3 3 Anual sobre os Direitos Humanos e a Democracia no Mundo em 2013 e a política N. 165 165. Regozija-se com a anulação, em outubro de 2013, da lei moldava que proibia a "propagação de

Leia mais

SÚMULA. ESTATÍSTICAS APAV relatório anual

SÚMULA. ESTATÍSTICAS APAV relatório anual SÚMULA ESTATÍSTICAS APAV relatório anual 2011 WWW.APAV.PT/ESTATISTICAS Ações de sensibilização(1) & prevenção da violência e do crime violência no namoro violência domestica 19 624 participantes 421 ações

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 772/XII/4ª. Exposição de motivos

PROJETO DE LEI N.º 772/XII/4ª. Exposição de motivos PROJETO DE LEI N.º 772/XII/4ª Procede à alteração do Código Penal, cumprindo o disposto na Convenção do Conselho da Europa para a proteção das crianças contra a exploração sexual e os abusos sexuais (Convenção

Leia mais

AntoonVan Dyck, Sansão e Dalila (1630)

AntoonVan Dyck, Sansão e Dalila (1630) AntoonVan Dyck, Sansão e Dalila (1630) Constitui uma violação dos direitos fundamentais à vida, à liberdade, à segurança, à dignidade, à igualdade entre mulheres e homens, à não-discriminação e à integridade

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 194/IX SOBRE A CONSTITUIÇÃO EUROPEIA

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 194/IX SOBRE A CONSTITUIÇÃO EUROPEIA PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 194/IX SOBRE A CONSTITUIÇÃO EUROPEIA Considerando o Relatório sobre os Trabalhos da Convenção sobre o Futuro da Europa e sobre o Projecto de Tratado que estabelece uma Constituição

Leia mais

DECRETO N.º 125/IX AUTORIZA O GOVERNO A ALTERAR O REGIME JURÍDICO DO EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DE SEGURANÇA PRIVADA. Artigo 1.

DECRETO N.º 125/IX AUTORIZA O GOVERNO A ALTERAR O REGIME JURÍDICO DO EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DE SEGURANÇA PRIVADA. Artigo 1. DECRETO N.º 125/IX AUTORIZA O GOVERNO A ALTERAR O REGIME JURÍDICO DO EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DE SEGURANÇA PRIVADA A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 161.º da Constituição,

Leia mais

Projeto de Lei nº 138/XII

Projeto de Lei nº 138/XII Projeto de Lei nº 138/XII Altera a Lei nº 32/2006, de 26 de Julho, que regula a utilização de técnicas de procriação medicamente assistida Exposição de Motivos A procriação é indispensável à sobrevivência

Leia mais

A integração das famílias homossexuais na sociedade Portuguesa

A integração das famílias homossexuais na sociedade Portuguesa ,nº 19,nº 29 Aveiro, 9 de maio de 2016 1 Docente: Stela Pinheiro,nº 19,nº 29 Aveiro, 9 de maio de 2016 2 Epígrafe Não tenho nada contra... O mais importante é a capacidade de cuidar e assumir uma criança

Leia mais

Do pai tradicional ao pai moderno

Do pai tradicional ao pai moderno Seminário Pai, brincas comigo? O impacto do envolvimento paterno no desenvolvimento e progressão das famílias e das crianças 20 de março de 2014, Vizela Do pai tradicional ao pai moderno Jorge Gato Universidade

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 353/XIII/2ª. Afirma a necessidade de regulação urgente das responsabilidades parentais em situações de violência doméstica

PROJETO DE LEI N.º 353/XIII/2ª. Afirma a necessidade de regulação urgente das responsabilidades parentais em situações de violência doméstica PROJETO DE LEI N.º 353/XIII/2ª Afirma a necessidade de regulação urgente das responsabilidades parentais em situações de violência doméstica Exposição de motivos Em 21 de Janeiro de 2013 a Assembleia da

Leia mais

Orientação sexual e identidade de género no Conselho dos Direitos do Homem das Nações Unidas

Orientação sexual e identidade de género no Conselho dos Direitos do Homem das Nações Unidas P7_TA(2011)0427 Orientação sexual e identidade de género no Conselho dos Direitos do Homem das Nações Unidas Resolução do Parlamento Europeu, de 28 de Setembro de 2011, sobre direitos humanos, orientação

Leia mais

Projecto de Lei n.º 1125/XIII/4.ª. pessoas idosas. Exposição de motivos

Projecto de Lei n.º 1125/XIII/4.ª. pessoas idosas. Exposição de motivos Projecto de Lei n.º 1125/XIII/4.ª Cria um regime especial, em matéria de defesa do consumidor, para protecção de pessoas idosas Exposição de motivos De acordo com dados da Pordata, em 2011 existiam em

Leia mais

IGUALDADE DE GÉNERO EM PORTUGAL INDICADORES-CHAVE 2017

IGUALDADE DE GÉNERO EM PORTUGAL INDICADORES-CHAVE 2017 IGUALDADE DE GÉNERO EM PORTUGAL INDICADORES-CHAVE 2017 A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), enquanto organismo responsável pela promoção da igualdade entre mulheres e homens, apresenta

Leia mais

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS. PROJETO DE LEI N o 5.002, DE 2013 I RELATÓRIO

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS. PROJETO DE LEI N o 5.002, DE 2013 I RELATÓRIO COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS PROJETO DE LEI N o 5.002, DE 2013 Dispõe sobre o direito à identidade de gênero e altera o art. 58 da Lei nº 6.015 de 31 de dezembro de 1973. Autores: Deputados

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 659/XII/4.ª

PROJETO DE LEI N.º 659/XII/4.ª PROJETO DE LEI N.º 659/XII/4.ª Procede à alteração do Código Penal, criando os crimes de perseguição e casamento forçado em cumprimento do disposto na Convenção de Istambul Exposição de Motivos Nos últimos

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 131/XII

PROJECTO DE LEI N.º 131/XII PROJECTO DE LEI N.º 131/XII Procede à segunda alteração à Lei nº 32/2006, de 26 de Julho, alterada pela Lei nº 59/2007, de 4 de Setembro, consagrando excepções à proibição de recurso à maternidade de substituição

Leia mais

O Senso Comum e os Corpos Generificados

O Senso Comum e os Corpos Generificados O Senso Comum e os Corpos Generificados Vincular o comportamento ao sexo, gênero à genitália, definindo o feminino pela presença da vagina e o masculino pelo pênis, remonta ao século XIX quando o sexo

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 886/XII-4.ª ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E OS ABUSOS SEXUAIS

PROJETO DE LEI N.º 886/XII-4.ª ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E OS ABUSOS SEXUAIS PROJETO DE LEI N.º 886/XII-4.ª ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E OS ABUSOS SEXUAIS A Declaração Universal dos Direitos da Criança foi proclamada pela Organização

Leia mais

ENEM 2017: CONSTRUINDO UMA REDAÇÃO NOTA PARA O ENEM

ENEM 2017: CONSTRUINDO UMA REDAÇÃO NOTA PARA O ENEM CONSTRUINDO UMA REDAÇÃO NOTA 1.000 PARA O ENEM O Me Salva! é um novo jeito de você aprender. A gente criou uma nova experiência de ensino que une conteúdo, relacionamento e tecnologia para ajudar você

Leia mais

DEFINE O REGIME JURÍDICO DOS INQUÉRITOS PARLAMENTARES * Lei nº 110/V/99, de 13 de Setembro. Artigo 1º (Objecto) Artigo 2º Função

DEFINE O REGIME JURÍDICO DOS INQUÉRITOS PARLAMENTARES * Lei nº 110/V/99, de 13 de Setembro. Artigo 1º (Objecto) Artigo 2º Função DEFINE O REGIME JURÍDICO DOS INQUÉRITOS PARLAMENTARES * Lei nº 110/V/99, de 13 de Setembro Por mandato do Povo a Assembleia Nacional decreta, nos termos dos artigos 183º, 186º, alínea b), 188º, alíneas

Leia mais

1.ª Sessão legislativa TEMAS:

1.ª Sessão legislativa TEMAS: 1.ª Sessão legislativa TEMAS: - A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA/ HOMICÍDIO CONJUGAL - REFUGIADOS E MIGRAÇÕES - EMPREGABILIDADE (DISCRIMINAÇÃO NO TRABALHO E DESIGUALDADE SALARIAL) 1. AUDIÇÕES A ORGANISMOS PÚBLICOS

Leia mais

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens Matosinhos

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens Matosinhos Comissão de Proteção de Crianças e Jovens Matosinhos Relatório Anual de Atividades 2012 1. Caracterização Processual Tabela 1: Volume Processual Global - Ano 2012 Volume Processual Global Instaurados 472

Leia mais

SITUAÇÕES DE PERIGO Ministério da Saúde Direcção-Geral da Saúde

SITUAÇÕES DE PERIGO Ministério da Saúde Direcção-Geral da Saúde Situações de perigo SITUAÇÕES DE PERIGO Ministério da Saúde Direcção-Geral da Saúde As situações de perigo para a criança ou o jovem encontram-se tipificadas no n.º 2 do art. 3.º da Lei 147/99: a) Estar

Leia mais

CRIMES EM ESPECIAL. 1. Introdução ao estudo da Parte Especial do Direito Penal

CRIMES EM ESPECIAL. 1. Introdução ao estudo da Parte Especial do Direito Penal CRIMES EM ESPECIAL TRABALHOS: TEMAS ESCOLHIDOS E DATAS APROXIMADAS; TESTE INTERMÉDIO TUTELA DA PESSOA E VIOLÊNCIA DE GÉNERO 1. Introdução ao estudo da Parte Especial do Direito Penal a. Distinção entre

Leia mais

Homofobia: preconceito, violência e crimes de ódio

Homofobia: preconceito, violência e crimes de ódio Homofobia: preconceito, violência e crimes de ódio Por Carolina Cunha Da Novelo Comunicação 05/08/2016 16h24 m n H J Imprimir F Comunicar erro Sérgio Castro/Estadão Conteúdo A modelo transexual Viviany

Leia mais

Projecto-Lei n.º 317/XIII/2ª. Assegura o direito à Autodeterminação de Género. Exposição de motivos

Projecto-Lei n.º 317/XIII/2ª. Assegura o direito à Autodeterminação de Género. Exposição de motivos Projecto-Lei n.º 317/XIII/2ª Assegura o direito à Autodeterminação de Género Exposição de motivos São inúmeras as situações no dia-a-dia de um/a cidadão/ã que implicam a apresentação de documentos de identificação.

Leia mais

Direito das Crianças e Jovens Compilação de Legislação

Direito das Crianças e Jovens Compilação de Legislação Direito das Crianças e Jovens Compilação de Legislação Textos atualizados até Setembro de 2017 por Anabela Gonçalves Profª. Auxiliar na Escola de Direito da Universidade do Minho Licenciada em Direito;

Leia mais

SÚMULA ESTATÍSTICA APAV 2010*

SÚMULA ESTATÍSTICA APAV 2010* 12000 10000 figura 1- evolução processual (1990-2010) 9,1% Em 2010, nos seus 20 Anos, a APAV ultrapassou a faixa dos 11.000 processos de apoio, mais precisamente 11 145; o que reflecte num aumento de cerca

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO. Código Penal ª Edição. Actualização nº 2

DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO. Código Penal ª Edição. Actualização nº 2 DECRETO-LEI Nº 398/98, DE 17 DE DEZEMBRO Código Penal 2015 5ª Edição Actualização nº 2 1 LEI GERAL TRIBUTÁRIA CÓDIGO PENAL Actualização nº 2 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA,

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 667/XIII 45.ª ALTERAÇÃO AO CÓDIGO PENAL, QUALIFICANDO O CRIME DE HOMICÍDIO COMETIDO NO ÂMBITO DE UMA RELAÇÃO DE NAMORO

PROJETO DE LEI N.º 667/XIII 45.ª ALTERAÇÃO AO CÓDIGO PENAL, QUALIFICANDO O CRIME DE HOMICÍDIO COMETIDO NO ÂMBITO DE UMA RELAÇÃO DE NAMORO PROJETO DE LEI N.º 667/XIII 45.ª ALTERAÇÃO AO CÓDIGO PENAL, QUALIFICANDO O CRIME DE HOMICÍDIO COMETIDO NO ÂMBITO DE UMA RELAÇÃO DE NAMORO Exposição de motivos A violência no namoro não é, infelizmente,

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 690/XII-4ª

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 690/XII-4ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 690/XII-4ª Altera o Código de Processo Penal limitando a aplicação do processo sumário aos crimes de menor gravidade Exposição de motivos

Leia mais

Eduarda Ferreira Regina Salvador e-geo, FCSH, UNL. Representações de Espaços Públicos de (Des)Igualdade

Eduarda Ferreira Regina Salvador e-geo, FCSH, UNL. Representações de Espaços Públicos de (Des)Igualdade Eduarda Ferreira Regina Salvador e-geo, FCSH, UNL Representações de Espaços Públicos de (Des)Igualdade 2 Contexto e objectivo Contexto Projecto de investigação Representing Spaces of (In)Equality: Layers

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 487/XI/2.ª

PROJECTO DE LEI N.º 487/XI/2.ª Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 487/XI/2.ª GARANTE O ACESSO GRATUITO DE TODOS OS CIDADÃOS A SERVIÇOS MÍNIMOS BANCÁRIOS E LIMITA A COBRANÇA DE DESPESAS DE MANUTENÇÃO DE CONTA POR PARTE DAS INSTITUIÇÕES

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 17 de Fevereiro de 2009, 15.00 Horas \ ACTA NÚMERO 86 Presenças: Helena Lopes da Costa (PSD), Miguel Tiago (PCP), Bravo Nico (PS), Fernanda Asseiceira (PS), Fernando Cabral (PS), João Bernardo (PS), Luís

Leia mais

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS PROJETO DE LEI N o 5.002, DE 2013 Dispõe sobre o direito à identidade de gênero e altera o art. 58 da Lei nº 6.015 de 31 de dezembro de 1973. Autores: Deputados

Leia mais

LGBT: Público ou Privado. Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero

LGBT: Público ou Privado. Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero LGBT: Público ou Privado Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero 1969 Revolta de Stonewall que marca o Dia Mundial do Orgulho LGBT; 1973 A OMS deixa de classificar a homossexualidade como doença;

Leia mais

CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL LEI E PROCESSO CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL 2015 2ª Edição Actualização nº 2 CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Actualização nº 2 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA,

Leia mais

Representações e atitudes dos lisboetas face à homossexualidade Programa de Ocupação Cientifica de Jovens nas Férias

Representações e atitudes dos lisboetas face à homossexualidade Programa de Ocupação Cientifica de Jovens nas Férias Representações e atitudes dos lisboetas face à homossexualidade Programa de Ocupação Cientifica de Jovens nas Férias Investigadores responsáveis: André Afonso Catarina Delgado Inês Tavares Helena Figueiredo

Leia mais

ESTATÍSTICAS APAV CRIANÇAS E JOVENS VÍTIMAS DE CRIME E DE VIOLÊNCIA

ESTATÍSTICAS APAV CRIANÇAS E JOVENS VÍTIMAS DE CRIME E DE VIOLÊNCIA ESTATÍSTICAS APAV CRIANÇAS E JOVENS VÍTIMAS DE CRIME E DE VIOLÊNCIA 2013- crianças e jovens vítimas de crime (2013-) vítima média de 55% do sexo feminino Entre 2013 e a APAV registou um total de 4.011

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 319/XI ALTERA O CÓDIGO DO REGISTO CIVIL, PERMITINDO A PESSOAS TRANSEXUAIS A MUDANÇA DO REGISTO DO SEXO NO ASSENTO DE NASCIMENTO

PROJECTO DE LEI N.º 319/XI ALTERA O CÓDIGO DO REGISTO CIVIL, PERMITINDO A PESSOAS TRANSEXUAIS A MUDANÇA DO REGISTO DO SEXO NO ASSENTO DE NASCIMENTO Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 319/XI ALTERA O CÓDIGO DO REGISTO CIVIL, PERMITINDO A PESSOAS TRANSEXUAIS A MUDANÇA DO REGISTO DO SEXO NO ASSENTO DE NASCIMENTO Exposição de motivos Os artigos 25º

Leia mais

Seus direitos na Hungria

Seus direitos na Hungria Seus direitos na Hungria Uma breve introdução à legislação sobre lésbicas, gays, bissexuais e pessoas trans Descriminalização e idade de consentimento A prática de atos sexuais entre homens com consentimento

Leia mais

ESTATÍSTICAS APAV CRIMES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA [ ]

ESTATÍSTICAS APAV CRIMES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA [ ] ESTATÍSTICAS APAV CRIMES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA [2000-2012] WWW.APAV.PT/ESTATISTICAS Na análise abaixo apresentada, é possível observar que, de 2000 para 2012, o número de vítimas dos Crime de Violência

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA PROFISSIONAIS DE SAÚDE NOTIFICAÇÃO ON-LINE Departamento da Qualidade na Saúde

VIOLÊNCIA CONTRA PROFISSIONAIS DE SAÚDE NOTIFICAÇÃO ON-LINE Departamento da Qualidade na Saúde VIOLÊNCIA CONTRA PROFISSIONAIS DE SAÚDE NOTIFICAÇÃO ON-LINE 2015 Departamento da Qualidade na Saúde Introdução Em Portugal, o direito à não-violência encontra-se consagrado na Constituição da República

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 221/VIII APOIOS À PERMANÊNCIA E INTEGRAÇÃO NA FAMÍLIA DE IDOSOS E PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA. Exposição de motivos

PROJECTO DE LEI N.º 221/VIII APOIOS À PERMANÊNCIA E INTEGRAÇÃO NA FAMÍLIA DE IDOSOS E PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA. Exposição de motivos PROJECTO DE LEI N.º 221/VIII APOIOS À PERMANÊNCIA E INTEGRAÇÃO NA FAMÍLIA DE IDOSOS E PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA Exposição de motivos A sociedade moderna tem por obrigação fornecer os instrumentos

Leia mais

LEI DA NACIONALIDADE. Lei n.º 37/81, de 03 de Outubro (versão actualizada)

LEI DA NACIONALIDADE. Lei n.º 37/81, de 03 de Outubro (versão actualizada) 8/3/2014 :::Lei n.º 37/81, de 03 de Lei n.º 37/81, de 03 de (versão actualizada) LEI DA NACIONALIDADE Contém as seguintes alterações: - DL n.º 322-A/2001, de 14 de Dezembro - Lei Orgânica n.º 1/2004, de

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º./XII/1.ª

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º./XII/1.ª Grupo Parlamentar PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º./XII/1.ª RECOMENDA AO GOVERNO MEDIDAS QUE DESENCORAJAM PRAXES VIOLENTAS E QUE APOIAM OS ESTUDANTES VÍTIMAS DESSAS PRAXES Todos os anos assistimos em muitas instituições

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2011

PLANO DE ACTIVIDADES 2011 PLANODEACTIVIDADES2011 2010foiumanohistóricoparaaILGAPortugaleparaapromoçãodosdireitosdaspessoasLGBT. Depoisdeumalongacampanha,comumgrandeinvestimentoporpartedaILGAPortugal,aigualdadenoacessoaocasamentopassouaseruma

Leia mais

ESTATÍSTICAS APAV VÍTIMAS DE DISCRIMINAÇÃO

ESTATÍSTICAS APAV VÍTIMAS DE DISCRIMINAÇÃO ESTATÍSTICAS APAV VÍTIMAS DE DISCRIMINAÇÃO 2011-2015 Discriminação e presente relatório siglas Discriminação em números Número de vítimas de contraordenações por discriminação e crimes de discriminação

Leia mais

ESTATÍSTICAS APAV 2015 GABINETE DE APOIO À VÍTIMA ODIVELAS APAV.PT/ESTATISTICAS

ESTATÍSTICAS APAV 2015 GABINETE DE APOIO À VÍTIMA ODIVELAS APAV.PT/ESTATISTICAS APAV.PT/ESTATISTICAS Índice Dados gerais... Caracterização da Vítima... Caracterização do Autor do Crime... Caracterização da Vitimação... 2 7 12 14 1 Odivelas 2015 304 Processos Apoio 622 Crimes e outras

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 977/XIII/3.ª

PROJETO DE LEI N.º 977/XIII/3.ª Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 977/XIII/3.ª ALTERA O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL, ALARGANDO AS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE PRISÃO PREVENTIVA E LIMITANDO A APLICAÇÃO DA FIGURA DA SUSPENSÃO PROVISÓRIA

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 976/XIII/3.ª ALTERA O CÓDIGO PENAL, REFORÇANDO O COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, SEXUAL E SOBRE MENORES

PROJETO DE LEI N.º 976/XIII/3.ª ALTERA O CÓDIGO PENAL, REFORÇANDO O COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, SEXUAL E SOBRE MENORES Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 976/XIII/3.ª ALTERA O CÓDIGO PENAL, REFORÇANDO O COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, SEXUAL E SOBRE MENORES (46.ª ALTERAÇÃO AO CÓDIGO PENAL) Exposição de motivos Em 2017,

Leia mais

Trabalhar pedagogicamente as desigualdades de género. XII Encontro de Educação para a Cidadania Global 8 de julho Escola Superior de Lisboa

Trabalhar pedagogicamente as desigualdades de género. XII Encontro de Educação para a Cidadania Global 8 de julho Escola Superior de Lisboa Trabalhar pedagogicamente as desigualdades de género XII Encontro de Educação para a Cidadania Global 8 de julho Escola Superior de Lisboa O Graal é um movimento internacional de mulheres empenhadas em

Leia mais

CRIANÇAS E JOVENS VÍTIMAS DE CRIME E DE VIOLÊNCIA [ ]

CRIANÇAS E JOVENS VÍTIMAS DE CRIME E DE VIOLÊNCIA [ ] ESTATÍSTICAS APAV CRIANÇAS E JOVENS VÍTIMAS DE CRIME E DE VIOLÊNCIA [-] WWW.APAV.PT/ESTATISTICAS crianças e jovens vítimas de crime (-) vítima média de 54% do sexo feminino Entre e a APAV registou um total

Leia mais

COMUNICAÇÃO AOS MEMBROS

COMUNICAÇÃO AOS MEMBROS PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Comissão dos Assuntos Jurídicos 15.6.2011 COMUNICAÇÃO AOS MEMBROS (49/2011) Assunto: Parecer fundamentado do Senado da República Italiana sobre a proposta de Regulamento do

Leia mais

SUMÁRIO Sexualidade, medo e preconceito Expressões, nomes e nomenclaturas Antes O papel das religiões...

SUMÁRIO Sexualidade, medo e preconceito Expressões, nomes e nomenclaturas Antes O papel das religiões... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 7.ª EDIÇÃO... 13 APRESENTAÇÃO À 6.ª EDIÇÃO... 15 APRESENTAÇÃO À 5.ª EDIÇÃO... 19 APRESENTAÇÃO À 4.ª EDIÇÃO... 25 APRESENTAÇÃO À 3.ª EDIÇÃO... 27 APRESENTAÇÃO À 2.ª EDIÇÃO... 29 APRESENTAÇÃO

Leia mais

DECRETO N.º 139/XIII

DECRETO N.º 139/XIII DECRETO N.º 139/XIII Reforça o quadro legislativo para a prevenção da prática de assédio, procedendo à décima segunda alteração ao Código do Trabalho, aprovado em anexo à Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro,

Leia mais

Crime público desde Lei 7/2000 de Denúncia para além dos seis meses Lei aplicável: vigente no momento prática do último ato Tribunal

Crime público desde Lei 7/2000 de Denúncia para além dos seis meses Lei aplicável: vigente no momento prática do último ato Tribunal 1 Quem, de modo reiterado ou não, infligir maus tratos físicos ou psíquicos, incluindo castigos corporais, privações da liberdade e ofensas sexuais: a) Ao cônjuge ou ex-cônjuge; b) A pessoa de outro ou

Leia mais

A Evolução do Direito de Família na Irlanda: Um estudo de caso Dr Kathryn O Sullivan, University of Limerick, Ireland

A Evolução do Direito de Família na Irlanda: Um estudo de caso Dr Kathryn O Sullivan, University of Limerick, Ireland A Evolução do Direito de Família na Irlanda: Um estudo de caso Dr Kathryn O Sullivan, University of Limerick, Ireland October 2017, Unicesumar, Brazil Introdução Semelanças entre a Irlanda e o Brasil?

Leia mais

PROJECTO DE LEI Nº 482/IX. Interrupção Voluntária da Gravidez

PROJECTO DE LEI Nº 482/IX. Interrupção Voluntária da Gravidez PROJECTO DE LEI Nº 482/IX Interrupção Voluntária da Gravidez I - Introdução Portugal continua a ter uma das mais atrasadas legislações penais da Europa em matéria de Interrupção Voluntária da Gravidez.

Leia mais

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3)

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) EIXO ORIENTADOR III - UNIVERSALIZAR DIREITOS EM CONTEXTO DE DESIGUALDADES Diretriz

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE APOIO TÉCNICO E SECRETARIADO DIVISÃO DE APOIO AO PLENÁRIO

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE APOIO TÉCNICO E SECRETARIADO DIVISÃO DE APOIO AO PLENÁRIO ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DIREÇÃO DE SERVIÇOS DE APOIO TÉCNICO E SECRETARIADO DIVISÃO DE APOIO AO PLENÁRIO Tendo em atenção o disposto no artigo 156.º do Regimento da Assembleia da República, e nos termos

Leia mais

RECOMENDAÇÃO. Violência doméstica: todos os esforços podem fazer a diferença

RECOMENDAÇÃO. Violência doméstica: todos os esforços podem fazer a diferença RECOMENDAÇÃO Violência doméstica: todos os esforços podem fazer a diferença Mais de metade das mulheres assassinadas no mundo em 2017 foram mortas pelo companheiro ou familiares, o que faz da própria casa

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 25/XII/1.ª CONSAGRA O EFEITO SUSPENSIVO DOS RECURSOS PREVISTOS NA LEI DE IMIGRAÇÃO

PROJECTO DE LEI N.º 25/XII/1.ª CONSAGRA O EFEITO SUSPENSIVO DOS RECURSOS PREVISTOS NA LEI DE IMIGRAÇÃO Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 25/XII/1.ª CONSAGRA O EFEITO SUSPENSIVO DOS RECURSOS PREVISTOS NA LEI DE IMIGRAÇÃO Exposição de Motivos A possibilidade de apresentar um recurso, que tenha efeito

Leia mais

Os Parlamentos nacionais e a integração europeia. Braga 24 de março de 2017

Os Parlamentos nacionais e a integração europeia. Braga 24 de março de 2017 Os Parlamentos nacionais e a integração europeia Braga 24 de março de 2017 Os parlamentos nacionais no processo de integração europeia o papel dos parlamentos nacionais é incontornável e irreversível no

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 1155/XIII/4.ª

PROJETO DE LEI N.º 1155/XIII/4.ª PROJETO DE LEI N.º 1155/XIII/4.ª Reformula os crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de pessoa inconsciente ou incapaz no Código Penal, ao abrigo do disposto na Convenção de Istambul, e alarga

Leia mais

DECRETO N.º 371/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, a lei orgânica seguinte:

DECRETO N.º 371/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, a lei orgânica seguinte: DECRETO N.º 371/XII Sétima alteração à Lei n.º 37/81, de 3 de outubro (Lei da Nacionalidade), estendendo a nacionalidade portuguesa originária aos netos de portugueses nascidos no estrangeiro A Assembleia

Leia mais

Relatório de Actividades 2003

Relatório de Actividades 2003 Relatório de Actividades 2003 Serve o presente relatório de actividades para descrever os projectos e iniciativas realizadas pela associação rede ex aequo do dia 5 de Abril do ano de 2003 ao dia 31 de

Leia mais