REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO. Capítulo I Disposições Gerais. Artº 1 Noções

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO. Capítulo I Disposições Gerais. Artº 1 Noções"

Transcrição

1 REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO Capítulo I Disposições Gerais Artº 1 Noções 1. O presente Regulamento dá cumprimento ao estabelecido nos Estatutos da Federação Portuguesa de Esgrima (F.P.E.), e contempla a matéria legislada no Decreto-Lei nº125/95, de 31 de Maio, e nas portarias 947/95 e no n.º 14 da Portaria n.º 211/98, de 3 de Abril do Ministério da Educação. 2. Nos termos do referido Decreto-Lei considera-se de Alta Competição a prática desportiva que, inserida no âmbito do desporto-rendimento, corresponda à evidência de talento e de vocações de mérito excepcional, aferindo-se os resultados desportivos por padrões internacionais, sendo a respectiva carreira orientada para o êxito na ordem desportiva internacional. 3. A Alta Competição abarca todo o percurso desportivo dos praticantes desde a detecção e selecção de talentos, durante a fase de formação e o seu acompanhamento até à fase terminal da respectiva carreira. 4. Consideram-se praticantes em regime de Alta Competição aqueles a quem seja conferido o Estatuto de Alta Competição e aqueles que sejam integrados no Percurso de Alta Competição. 5. A Esgrima pratica-se às 6 armas, Espada, Florete e Sabre em masculinos e femininos. 6. A Esgrima é uma modalidade praticada em competições individuais, denominadas provas individuais e em competições colectivas, denominadas provas por equipas. As competições individuais são totalmente independentes das competições por equipas. Capítulo II Atiradores em Regime de Alta Competição Artº 2 Atiradores com Estatuto de Alta Competição 1. Consideram-se atiradores com Estatuto de Alta Competição aqueles que constarem do registo organizado pelo Instituto Nacional do Desporto de acordo com os critérios técnicos estabelecidos no Artº 1 da portaria 947/ A F.P.E. proporá ao I.N.D. como atiradores com o Estatuto de Alta Competição: a) Os que tiverem obtido resultados compreendidos no 1º Terço da Tabela qualificativa dos Jogos Olímpicos, Campeonatos da Europa ou Campeonatos do Mundo, no escalão Absoluto. b) Os que tiverem obtido classificação até ao 3º lugar em competições Internacionais no escalão Absoluto, que contem para a Taça do Mundo.

2 c) Os que tiverem obtido Classificação até ao 3º lugar nos Campeonatos do Mundo ou da Europa no escalão de juniores (sub 20 anos), quer em provas individuais quer em equipas. d) Os que tiverem obtido classificação até ao 8º lugar em Jogos Olímpicos, Campeonatos da Europa e Campeonatos do Mundo por equipas, no escalão Absoluto. e) Os que tiverem obtido classificações até ao 3º lugar em competições internacionais de equipas no escalão Absoluto que contem para a Taça do Mundo. Artº 3º Atiradores Integrados no Percurso de Alta Competição 1. São qualificados como atiradores no Percurso de Alta Competição os que preencham as seguintes condições: a) Os que tiverem obtido classificações compreendidas na 1ª metade da tabela classificativa em Campeonatos da Europa ou Campeonatos do Mundo nos escalões Absoluto, Juniores e Cadetes; b) Os que tiverem obtido classificações compreendidas nos 2/3 da tabela classificativa em Campeonatos da Europa ou Campeonatos do Mundo nos escalões Absoluto (1º ano) e Juniores (1º ano); c) Os que tiverem obtido classificações até aos quartos-de-final (Q.32), em competições internacionais da Taça do Mundo em representação Nacional, seleccionados pela F.P.E., dos escalões de Absolutos e Juniores, desde que tenham passado a 1ª Eliminatória (poules); d) Os que tiverem obtido classificações até aos oitavos-de-final (Q.64), em competições internacionais da Taça do Mundo em representação Nacional, seleccionados pela F.P.E., dos escalões de Absolutos (1º ano) e Juniores (1º ano), desde que tenham passado a 1ª Eliminatória (poules); e) Os que tiverem obtido classificações até às meias-finais (Q16) em Campeonatos do Mundo ou da Europa, por equipas, nos escalões de Absolutos e Juniores, desde que tenham passado a 1ª Eliminatória (poules). 2. Para além do disposto no número anterior o atirador deverá obedecer aos seguintes requisitos: a) Possuir idade cronológica que permita a evolução gradual do seu nível até alcançar o Estatuto de Atirador de Alta Competição, no máximo de 24 anos. b) Serem-lhe reconhecidas pelo Departamento Técnico qualidades indiciadoras de poderem vir a ascender ao Estatuto de Alta Competição. c) Cumprir um programa de preparação que lhe for estabelecido, de acordo com as exigências do treino de Alta Competição.

3 Artº 4º Validade A inclusão do atirador no regime de Alta Competição é válida por um período de 12 meses, caducando quando não se preencherem as condições dos artigos 2º ou 3º. Capítulo III Organização Artº 5º Coordenação do apoio do Instituto do Desporto 1. A aplicação e o controlo das medidas de apoio à Alta Competição nos termos do Artº 6º, Cap. II do decreto-lei 125/95 de 31 de Maio, são da competência do Instituto do Desporto, ao qual cabe: a) Organizar o registo dos atiradores em regime de Alta Competição, do qual constem os dados identificativos e caracterizadores destes, quer no que se refere à sua situação escolar, profissional e militar. b) Garantir que aos atiradores em regime de Alta Competição sejam asseguradas as medidas do apoio previstas no citado Decreto-Lei. c) Providenciar pela concessão à F.P.E. dos meios públicos de apoio à Alta Competição, nomeadamente através de comparticipações financeiras aos programas por esta apresentados. d) Proceder à avaliação dos resultados obtidos, na base dos objectivos constantes daqueles programas. 2. A inscrição do atirador no registo depende da homologação da proposta da Federação pelo Instituto do Desporto, ouvidos o Comité Olímpico de Portugal e a Confederação do Desporto de Portugal. Artº 6º Atribuições da F.P.E. 1. Implícito nos seus Estatutos e por força do Artº 7º do Decreto-Lei nº125/95 de 31 de Maio, cabe a esta Federação fomentar o desenvolvimento do desporto de Alta Competição na modalidade de Esgrima. 2. No sentido de beneficiar dos meios públicos de apoio à Alta Competição a Federação deve apresentar anualmente ao Instituto do Desporto um plano onde constem os seguintes elementos: a) Indicação dos resultados desportivos que permitam a atribuição ao atirador, o Estatuto de Alta Competição ou a sua integração no Percurso de Alta Competição. b) Curriculum desportivo de cada atirador, contendo os principais resultados e classificações obtidos em competições de nível Nacional e Internacional e ainda o posicionamento nos rankings da modalidade, bem como os dados referidos na alínea a) do nº 1 do Artº anterior. c) Comprovação de aptidão física de cada atirador, prestada através dos serviços de Medicina Desportiva, conforme o nº 2 do Artº 35 do decreto-lei nº

4 125/95 de 31 de Maio e indicação das datas dos exames médicos a efectuar ao longo do ano nos mesmos serviços. d) Planos de preparação elaborados pelos respectivos técnicos e aprovados pelo órgão federativo competente. e) Especificação dos objectivos desportivos que se pretendem atingir globalmente e em cada uma das acções previstas no plano. f) Meios finançeiros, técnicos ou humanos que se considerem necessários aos programas de desenvolvimento da Alta Competição na Esgrima. Capítulo IV Apoio aos atiradores em regime de Alta Competição Artº 7º 1. A F.P.E., reserva-se o direito de estabelecer com os atiradores indigitados em regime de Alta Competição, acordos anuais, por época, assegurando a definição e cumprimento dos direitos e deveres específicos entre as duas partes. 2. Estes atiradores ficam em condições de usufruir das medidas de apoio asseguradas pelo Decreto-Lei nº 125/95 de 31 de Maio, após o seu registo no Instituto do Desporto, como praticante em regime de Alta Competição. 3. Nos termos dos Capítulos III, IV, V, VI, VII e IX do Decreto-Lei nº 125/95 de 31 de Maio, os atiradores em regime de Alta Competição beneficiam das formas de apoio previstas relativamente a : a) Regime Escolar b) Dispensa temporária de funções c) Obrigações Militares d) Apoio especializado de Técnicos e Dirigentes e) Acesso a formação superior, especializada e profissional f) Apoio material g) Seguro Desportivo e Apoio Médico Artº 8º Frequência Escolar em estabelecimentos de Ensino Particular Em complemento do estabelecido para o Regime Escolar, a Federação poderá custear a frequência em estabelecimento de Ensino Particular, a atiradores em regime de Alta Competição, quando for reconhecido que a localização de tais estabelecimentos favoreça o aumento do rendimento dos mesmos, no treino e competição. Artº 9º Apoio Material 1. A F.P.E. proporciona aos atiradores em regime de Alta Competição os apoios materiais necessários à sua preparação, concretizados pela comparticipação na aquisição do equipamento específico da modalidade e pela concessão de apoios pecuniários. 2. O apoio pecuniário toma a forma de bolsa para os atiradores com Estattuto de Alta Competição, tem valor diferente para os seniores e juniores sendo-lhes atribuído durante 10 meses, período em que decorre a época competitiva de esgrima. 3. Aos atiradores no Percurso de Alta Competição é atribuído mensalmente um apoio pecuniário destinado a reforço da alimentação, transporte e outros exigidos pela sua preparação especial, durante os meses em que decorre a época de esgrima.

5 4. Para além dos apoios referidos nos números anteriores poderão ser atribuídos aos atiradores de Alta Competição, complementos pecuniários, estabelecidos anualmente, de acordo com as suas posições no Ranking Mundial FIE. 5. Todos os apoios pecuniários serão objecto de acordos a estabelecer entre a F.P.E. e os atiradores nos termos do nº 1 do Artº 7º. Capítulo V Artº 10 Deveres do atirador e dos Agentes Desportivos em regime de Alta Competição Deveres especiais 1. Os atiradores em regime de Alta Competição poderão ser submetidos a exames de carácter aleatório, em competição ou fora dela, determinados pela autoridade desportiva competente e tendentes a verificar se se encontram sob o efeito de dopagem. 2. Os atiradores em regime de Alta Competição e os Agentes Desportivos devem cumprir os planos apresentados ao Instituto do desporto, bem como participar em provas ou integrar selecções nacionais, quando para elas forem convocados. 3. Os atiradores devem cumprir na totalidade todos os termos do acordo estabelecido com a F.P.E. Artº 11º Suspensão e cessação de apoio 1. O incumprimento dos deveres previstos no Artº anterior, bem como de outros impostos por lei ou pelos regulamentos desportivos, pode acarretar a suspensão ou a cessação das medidas de apoio previstas neste regulamento, conforme a gravidade da ocorrência. 2. Logo que um atirador em regime de Alta Competição perde esta condição cessam todos os seus apoios e o facto é comunicado ao Instituto do Desporto, devidamente fundamentado. Artº 12º Dopagem 1. Para além do dever especial a que os atiradores em regime de Alta Competição estão sujeitos, nos termos do nº 1 do Artº 10º, constitui obrigação profissional e deontológica dos técnicos e dirigentes desportivos responsáveis pelo enquadramento da Alta Competição zelar para que os atiradores sob o seu acompanhamento se abstenham de qualquer forma de dopagem. 2. A punição dos casos de dopagem detectados em atiradores em regime de Alta Competição é objecto de regime agravado, nos termos do Decreto-Lei nº 105/90 de 23 de Março, que rege a prevenção e combate à dopagem, no sistema desportivo português.

INDICE. 1. Introdução Condições de Integração e Usufruto dos Apoios Condições e Critérios de acesso ao Regime...

INDICE. 1. Introdução Condições de Integração e Usufruto dos Apoios Condições e Critérios de acesso ao Regime... INDICE 1. Introdução...3 2. Condições de Integração e Usufruto dos Apoios...4 2.1. Condições e Critérios de acesso ao Regime...4 2.2. Legenda das Categorias...4 2.3. Categorias e respectivas prestações

Leia mais

Federação Portuguesa de Pesca Desportiva REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO E SELECÇÕES NACIONAIS

Federação Portuguesa de Pesca Desportiva REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO E SELECÇÕES NACIONAIS Federação Portuguesa de Pesca Desportiva REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO E SELECÇÕES NACIONAIS Aprovado em Assembleia Geral de 16 de Novembro de 2002 Preambulo A Alta Competição é um importante factor de

Leia mais

Regulamento Geral Seleções Nacionais. Regulamento Seleções Nacionais

Regulamento Geral Seleções Nacionais. Regulamento Seleções Nacionais Regulamento Seleções Nacionais 1. OBJECTIVOS 1.1. Consideram-se Objetivos Estruturais: a) A definição das equipas nacionais por arma cadetes, juniores e seniores, sendo que por equipas nacionais deve entender-se

Leia mais

Regulamento Geral Selecções Nacionais. Regulamento Selecções Nacionais

Regulamento Geral Selecções Nacionais. Regulamento Selecções Nacionais Regulamento Selecções Nacionais 1. OBJECTIVOS 1.1. Consideram-se Objectivos Estruturais: a) Definição das equipas nacionais por arma cadetes, juniores e seniores, sendo que por equipas nacionais deve entender-se

Leia mais

Preâmbulo. O Alto Rendimento é um meio para o aperfeiçoamento técnico desportivo e para a maximização do rendimento desportivo, e não um fim em si;

Preâmbulo. O Alto Rendimento é um meio para o aperfeiçoamento técnico desportivo e para a maximização do rendimento desportivo, e não um fim em si; Aprovado em Reunião de Direcção a 27 de Abril de 2011 Preâmbulo O Desporto de Alto Rendimento reveste-se de especial interesse público na medida em que constitui um importante fator de desenvolvimento

Leia mais

Regulamento Selecções Nacionais

Regulamento Selecções Nacionais Regulamento Selecções Nacionais 1. OBJECTIVOS 1.1. Consideram-se Objectivos Estruturais: a) Definição das equipas nacionais por arma cadetes, juniores e seniores, sendo que por equipas nacionais deve entender-se

Leia mais

Alameda António Sérgio, 22-8º C * * Algés * Portugal *

Alameda António Sérgio, 22-8º C * * Algés * Portugal * REGULAMENTO DE ALTO RENDIMENTO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO COM ARMAS DE CAÇA Alameda António Sérgio, 22-8º C * 1495 132 * Algés * Portugal 21.4126160 * 21.4126162 http://www.fptac.pt fptac.pt@gmail.com

Leia mais

ANEXO V Federação Portuguesa de Padel REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I. Artigo 1.º Âmbito

ANEXO V Federação Portuguesa de Padel REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I. Artigo 1.º Âmbito ANEXO V Federação Portuguesa de Padel REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I Artigo 1.º Âmbito Estão abrangidos pelo presente regulamento os praticantes desportivos de Padel que se enquadrem nos critérios

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE PADEL REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO CAPITULO I. Artigo 1.º Âmbito. Artigo 2. Categorias de Alta Competição

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE PADEL REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO CAPITULO I. Artigo 1.º Âmbito. Artigo 2. Categorias de Alta Competição FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE PADEL REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO CAPITULO I Artigo 1.º Âmbito Estão abrangidos pelo presente regulamento os praticantes desportivos de Padel que se enquadrem nos critérios deste

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE JUDO REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE JUDO REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE JUDO REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO 2 ÍNDICE Preâmbulo Capítulo I Regime de alta-competição Artigo 1.º - Praticantes com estatuto de alta competição Artigo 2.º - Praticantes no

Leia mais

SISTEMA DE ALTO RENDIMENTO PROPOSTA MÉTRICA

SISTEMA DE ALTO RENDIMENTO PROPOSTA MÉTRICA 1 SISTEMA DE ALTO RENDIMENTO PROPOSTA MÉTRICA PROPOSTA MÉTRICA SISTEMA ALTO RENDIMENTO... 2 OBJECTIVO... 2 PREÂMBULO... 2 FUNDAMENTAÇÃO DA PROPOSTA... 5 PROPOSTA... 8 2 PROPOSTA MÉTRICA SISTEMA ALTO RENDIMENTO

Leia mais

Alameda António Sérgio, 22-8º C * * Algés * Portugal * *

Alameda António Sérgio, 22-8º C * * Algés * Portugal * * RGULAMNTO D ALTA COMPTIÇÃO FDRAÇÃO PORTUGUSA D TIRO COM ARMAS D CAÇA Alameda António Sérgio, 22-8º C * 1495 132 * Algés * Portugal 214126160 * 214126162 http://www.fptac.pt * fptac@mail.telepac.pt FDRAÇÃO

Leia mais

ÍNDICE. GERAIS Pág. 03 Artigo 1.º - Âmbito de Aplicação Pág. 03 Artigo 2.º - Definições Pág. 03

ÍNDICE. GERAIS Pág. 03 Artigo 1.º - Âmbito de Aplicação Pág. 03 Artigo 2.º - Definições Pág. 03 REGULAMENTO DE ALTO RENDIMENTO Aprovado em Reunião de Direçã ção de 29 de Novembro de 2011 ÍNDICE TÍTULO TULO I -DISPOSI DISPOSIÇÕ ÇÕES GERAIS Pág. 03 Artigo 1.º - Âmbito de Aplicação Pág. 03 Artigo 2.º

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE CASTELO BRANCO REGULAMENTO DAS SELECÇÕES DISTRITAIS

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE CASTELO BRANCO REGULAMENTO DAS SELECÇÕES DISTRITAIS ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE CASTELO BRANCO REGULAMENTO DAS SELECÇÕES DISTRITAIS ÍNDICE Capítulo I página 3 Participação na Selecção Distrital Artigo 1º - Principio geral Artigo 2º - Participação na Selecção

Leia mais

Federação Portuguesa de Canoagem

Federação Portuguesa de Canoagem Federação Portuguesa de Canoagem Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais III - Maratona I - Introdução Séniores/Sub 23/Juniores 2015 Este documento pretende enunciar os critérios de selecção da Equipa

Leia mais

Diário da República, 1.ª série N.º de Outubro de

Diário da República, 1.ª série N.º de Outubro de Diário da República, 1.ª série N.º 191 1 de Outubro de 2009 7079 pela sua gravidade, possam pôr em risco a segurança ou a integridade física dos utentes, bem como em caso de acidente ou desrespeito pelo

Leia mais

COMUNICADO OFICIAL Nº

COMUNICADO OFICIAL Nº COMUNICADO OFICIAL Nº 1 2015-2016 1. ABERTURA DE ÉPOCA 2015-2016 - TÍTULO 8 - ARTº 2º Para efeitos regulamentares considera-se "ÉPOCA DESPORTIVA OFICIAL" o período compreendido entre a data do 1º Jogo

Leia mais

REGULAMENTO DO ALTO RENDIMENTO E DAS SELEÇÕES NACIONAIS 2018

REGULAMENTO DO ALTO RENDIMENTO E DAS SELEÇÕES NACIONAIS 2018 REGULAMENTO DO ALTO RENDIMENTO E DAS SELEÇÕES NACIONAIS 2018 Aprovado em reunião de Direção a 1 de Novembro de 2017 RARSN - 2017 2 PREÂMBULO O Desporto de Alto Rendimento reveste-se de especial interesse

Leia mais

Federação Portuguesa de Orientação - FPO

Federação Portuguesa de Orientação - FPO Federação Portuguesa de Orientação - FPO Projeto de Seleções Nacionais de Ori-BTT 2017 Índice 1- Considerações Gerais... 3 2- Regulamento Alto Rendimento... 3 3- Estágios Seleção... 4 4- Competições Internacionais...

Leia mais

COMUNICADO OFICIAL Nº 1 ÉPOCA DESPORTIVA DE

COMUNICADO OFICIAL Nº 1 ÉPOCA DESPORTIVA DE COMUNICADO OFICIAL Nº 1 ÉPOCA DESPORTIVA DE 2017-2018 1. ABERTURA DE ÉPOCA 2017-2018 - TÍTULO 8 - ARTº 2º Para efeitos regulamentares considera-se "ÉPOCA DESPORTIVA OFICIAL" o período compreendido entre

Leia mais

Federação Portuguesa de Canoagem

Federação Portuguesa de Canoagem Federação Portuguesa de Canoagem Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais Maratona I - Introdução Séniores/Sub 23/Juniores Absolutos 2016 Este documento pretende enunciar os critérios de selecção

Leia mais

REGULAMENTO ALTO RENDIMENTO

REGULAMENTO ALTO RENDIMENTO REGULAMENTO ALTO RENDIMENTO Federação Portuguesa de Judo Dezembro 2015 Página 1 TÍTULO I ÂMBITO DE APLICAÇÃO Artigo 1.º Âmbito de Aplicação O presente Regulamento estabelece as regras aplicáveis à prática

Leia mais

Componente Geral 11 de Maio a 30 de junho. Componente Especifica 9, 10, 16,17, 23 e 24 de Julho

Componente Geral 11 de Maio a 30 de junho. Componente Especifica 9, 10, 16,17, 23 e 24 de Julho Componente Geral 11 de Maio a 30 de junho Componente Especifica 9, 10, 16,17, 23 e 24 de Julho Estágio A partir da Época 2016/2017 Success is a science; if you have the conditions, you get the result Oscar

Leia mais

Federação Portuguesa de Canoagem

Federação Portuguesa de Canoagem Federação Portuguesa de Canoagem Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais CANOAGEM DE MAR V Seniores, Sub.23 e Juniores 2018 I - Introdução Este documento pretende enunciar os critérios de selecção

Leia mais

CONTRATO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO Nº01 / DESP / 2012 CÂMARA MUNICIPAL LAGOA LAGOA ACADÉMICO CLUBE

CONTRATO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO Nº01 / DESP / 2012 CÂMARA MUNICIPAL LAGOA LAGOA ACADÉMICO CLUBE CONTRATO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO Nº01 / DESP / 2012 CÂMARA MUNICIPAL LAGOA LAGOA ACADÉMICO CLUBE CONTRATO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO Nº 01 / DESP / 2012 CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

Orçamento Anual FPPM 2012 (PROVISÓRIO) ANTERIOR À DEFINIÇÃO DO FINANCIAMENTO PELO IDP

Orçamento Anual FPPM 2012 (PROVISÓRIO) ANTERIOR À DEFINIÇÃO DO FINANCIAMENTO PELO IDP Orçamento Anual FPPM 2012 (PROVISÓRIO) ANTERIOR À DEFINIÇÃO DO FINANCIAMENTO PELO IDP DESCRIÇÃO 2012 Valor Euros 0 RECEITAS 230.469 1.1 Próprias 1.1.1 Quotizações Anuais 1.2 Entidades Oficiais 227.469

Leia mais

Proposta de Patrocínio. Projecto Qualificação Olímpica Rio 2016

Proposta de Patrocínio. Projecto Qualificação Olímpica Rio 2016 Proposta de Patrocínio Projecto Qualificação Olímpica Rio 2016 Proposta A proposta que se segue visa angariar apoios para que o atleta Álvaro Noite possa realizar o projecto Qualificação Olímpica Rio 2016.

Leia mais

Federação Portuguesa de Canoagem

Federação Portuguesa de Canoagem Federação Portuguesa de Canoagem Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais MARATONA III Seniores/Sub23/Juniores 2017 I Introdução Este documento pretende enunciar os critérios de selecção da Equipa

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DAS DISTINÇÕES HONORÍFICAS

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DAS DISTINÇÕES HONORÍFICAS REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DAS DISTINÇÕES HONORÍFICAS Artigo 1º OBJECTO 1 O presente regulamento estabelece o regime de atribuição das distinções honoríficas da Federação Portuguesa de Atletismo (adiante

Leia mais

Lisboa, Circular Nº75 /14

Lisboa, Circular Nº75 /14 LISTA DE DISTRIBUIÇÃO: CLUBES ASSOCIADOS ASSOCIAÇÕES REGIONAIS ANAR APAR AT Lisboa, 2014-08-19 Circular Nº75 /14 Assunto: Estatuto de Alto Rendimento Caros Associados, Na sequência das diversas participações

Leia mais

REGULAMENTO DE RANKING NACIONAL DE COMPETIDORES DE KARATE

REGULAMENTO DE RANKING NACIONAL DE COMPETIDORES DE KARATE REGULAMENTO DE RANKING NACIONAL DE COMPETIDORES DE KARATE (Aprovado em Reunião de Direcção de 27 de Julho de 2016) Filiada: Federação Mundial de Karate (WKF) Federação Europeia de Karate (EKF) Confederação

Leia mais

Federação Portuguesa de Orientação-FPO

Federação Portuguesa de Orientação-FPO Federação Portuguesa de Orientação-FPO Projeto de Seleções Nacionais de Orientação em BTT 2016 Índice 1 - Considerações Gerais... 3 2 - Regulamento de Alto Rendimento... 4 3 - Estágios de Seleção... 5

Leia mais

Orçamento Anual FPPM 2011

Orçamento Anual FPPM 2011 Orçamento Anual FPPM 2011 DESCRIÇÃO 2011 0 RECEITAS 303.397 1.1 Próprias 1.1.1 Quotizações Anuais 1.2 Entidades Oficiais 298.397 1.2.1 Secretaria Estado Juventude e Desportos- IDP 293.397 Desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO DE ASSOCIAÇÃO LICENCIAMENTO E TRANFERÊNCIAS

REGULAMENTO DE ASSOCIAÇÃO LICENCIAMENTO E TRANFERÊNCIAS Federação de Triatlo de Portugal REGULAMENTO DE ASSOCIAÇÃO LICENCIAMENTO E TRANFERÊNCIAS Aprovado em Assembleia Geral de 17 de Janeiro de 2004. Índice Artigo Assunto Página 1º Âmbito 2 2º Definição dos

Leia mais

REGULAMENTO DEPARTAMENTO DE SELECÇÕES

REGULAMENTO DEPARTAMENTO DE SELECÇÕES REGULAMENTO DO DEPARTAMENTO DE SELECÇÕES Aprovado em Reunião de Direcção em 05/09/1998 e revisto em Reunião de Direcção de 20/10/2006 ARTIGO 1º OBJECTIVO A Administração e a Coordenação das acções de Selecção

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR (a que se refere o Despacho nº 9332-A/2013 de 16 de julho)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR (a que se refere o Despacho nº 9332-A/2013 de 16 de julho) REGULAMENTO DO PROGRAMA DO DESPORTO ESCOLAR 2013-2014 (a que se refere o Despacho nº 9332-A/2013 de 16 de julho) 1. ÂMBITO O presente regulamento define as normas e procedimentos de participação dos agrupamentos

Leia mais

Federação Portuguesa de Canoagem. Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais

Federação Portuguesa de Canoagem. Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais Federação Portuguesa de Canoagem Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais 2016 SIGLAS E ABREVIATURAS AR CE CM DT FPC JO PAR PNEC RAR SN Alto Rendimento Campeonato(s) da Europa Campeonato(s) do Mundo

Leia mais

Orçamento Anual FPPM 2013 ANEXO AO PLANO DE ACTIVIDADES 2013 ANTERIOR Á DEFINIÇÃO DO FINANCIAMENTO PELO IPDJ

Orçamento Anual FPPM 2013 ANEXO AO PLANO DE ACTIVIDADES 2013 ANTERIOR Á DEFINIÇÃO DO FINANCIAMENTO PELO IPDJ Orçamento Anual FPPM 2013 ANEXO AO PLANO DE ACTIVIDADES 2013 ANTERIOR Á DEFINIÇÃO DO FINANCIAMENTO PELO IPDJ DESCRIÇÃO 2013 Valor Euros 0 RECEITAS 373.620 1.1 Próprias 1.1.1 Quotizações Anuais 1.2 Entidades

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO. Regulamento da Carreira de Juiz Árbitro de Tiro Desportivo. Capítulo I Disposições gerais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO. Regulamento da Carreira de Juiz Árbitro de Tiro Desportivo. Capítulo I Disposições gerais FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO Instituição de Utilidade Pública por Decreto de 14/10/1929 Instituição de Utilidade Pública Desportiva (D.R. 288 de 11/12/1993) Oficial da Ordem Militar de Cristo Medalha de

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA TABELA DE ENCARGOS

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA TABELA DE ENCARGOS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA TABELA DE ENCARGOS ÉPOCA 2017/2018 Ténis de Mesa MODALIDADE OLÍMPICA TABELA DE ENCARGOS PARA 2017/2018 1. CAUÇÃO Valor da caução a enviar à FPTM por cheque pelos Clubes

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTUDANTE PRATICANTE DESPORTIVO EM REGIME DE ALTA COMPETIÇÃO

REGULAMENTO DO ESTUDANTE PRATICANTE DESPORTIVO EM REGIME DE ALTA COMPETIÇÃO REGULAMENTO DO ESTUDANTE PRATICANTE DESPORTIVO EM REGIME DE ALTA COMPETIÇÃO Conselho Científico (Deliberação CC-70/2008, de 22 de setembro) 09 07 2012 01 PREÂMBULO 1. A Lei de Bases do Sistema Desportivo

Leia mais

GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA (GAM) DETEÇÃO DE TALENTOS, SELEÇÕES NACIONAIS E ALTO RENDIMENTO

GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA (GAM) DETEÇÃO DE TALENTOS, SELEÇÕES NACIONAIS E ALTO RENDIMENTO GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA (GAM) DETEÇÃO DE TALENTOS, SELEÇÕES NACIONAIS E ALTO RENDIMENTO 2017-2020 Abril 2017 1. SELEÇÃO NACIONAL: Critérios para integração na Seleção Nacional (SN) e no Sistema de

Leia mais

CAMPEONATO NACIONAL RUGBY DE PRAIA 1ª ETAPA

CAMPEONATO NACIONAL RUGBY DE PRAIA 1ª ETAPA CAMPEONATO NACIONAL RUGBY DE PRAIA 1ª ETAPA MATOSINHOS 3,4 JULHO 2010 PROGRAMA COMPETITIVO O Torneio Internacional de Beach Rugby 5X5 será disputada nos escalões de Seniores (maiores de 18 anos) em Masculino

Leia mais

Federação de Ginástica de Portugal Instituição de Utilidade Pública e Utilidade Pública Desportiva Fundada em: 1950

Federação de Ginástica de Portugal Instituição de Utilidade Pública e Utilidade Pública Desportiva Fundada em: 1950 REGULAMENTO PARA A ATRIBUIÇÃO DE GALARDÕES, TÍTULOS (ARTº 17º DOS ESTATUTOS) E PRÉMIOS (ARTº 16º DO REGULAMENTO GERAL) (Aprovado em Reunião de Direção no dia 27 de novembro de 2017) Os Estatutos da Federação

Leia mais

GINÁSTICA DE TRAMPOLINS

GINÁSTICA DE TRAMPOLINS GINÁSTICA DE TRAMPOLINS SELEÇÕES NACIONAIS E ALTO RENDIMENTO 2013-2016 PROCESSO DE SELEÇÃO JOGOS MUNDIAIS 2013 Duplo Mini Trampolim e Tumbling CAMPEONATO DO MUNDO 2013 Trampolim (Ind. e Sinc.), Duplo Mini

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ESGRIMA

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ESGRIMA REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ESGRIMA 2017-2018 Índice Introdução 2 Capítulo I Regulamentação Geral 3 1. Condições Gerais de Participação 3 2. Escalões Etários 3 Capítulo II Participação / Organização 4 3.

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Setembro de 2009 INTRODUÇÃO O presente regulamento aplica-se a todos os elementos que integrem delegações da Federação Portuguesa de Desporto

Leia mais

Atribuição de Bolsas de Educação a atletas do programa de preparação paralímpica e surdolímpica

Atribuição de Bolsas de Educação a atletas do programa de preparação paralímpica e surdolímpica Atribuição de Bolsas de Educação a atletas do programa de preparação paralímpica e surdolímpica REGULAMENTO Exposição de Motivos A relação entre o desporto e a educação constitui-se como um fator de grande

Leia mais

Federação Portuguesa de Canoagem

Federação Portuguesa de Canoagem Abs Federação Portuguesa de Canoagem Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais V Canoagem de Mar Séniores/Sub 23/Juniores 2016 I - Introdução Este documento pretende enunciar os critérios de selecção

Leia mais

FPPM RARSN REGULAMENTO DO ALTO RENDIMENTO E DAS SELEÇÕES NACIONAIS

FPPM RARSN REGULAMENTO DO ALTO RENDIMENTO E DAS SELEÇÕES NACIONAIS 2013-16 FPPM RARSN REGULAMENTO DO ALTO RENDIMENTO E DAS SELEÇÕES NACIONAIS - 2016 Aprovado em Reunião de Direção a 1 de Novembro de 2013 1ª Revisão aprovada em Reunião de Direção a 25 de Novembro de 2014

Leia mais

O presente regulamento destina-se a definir os direitos e deveres dos intervenientes nas atividades desportivas de competição.

O presente regulamento destina-se a definir os direitos e deveres dos intervenientes nas atividades desportivas de competição. Regulamento Interno das Atividades de Competição O presente regulamento destina-se a definir os direitos e deveres dos intervenientes nas atividades desportivas de competição. Os Serviços de Ação Social

Leia mais

CONTRATO GINASTA ESTATUTO DE ALTO RENDIMENTO SELEÇÕES NACIONAIS REPRESENTAÇÕES NACIONAIS

CONTRATO GINASTA ESTATUTO DE ALTO RENDIMENTO SELEÇÕES NACIONAIS REPRESENTAÇÕES NACIONAIS CONTRATO GINASTA ESTATUTO DE ALTO RENDIMENTO SELEÇÕES NACIONAIS REPRESENTAÇÕES NACIONAIS GINASTA 1 CONTRATO Entre: A Federação de Ginástica de Portugal (FGP), representada pelo seu Presidente, João Paulo

Leia mais

CENTRO DE ALTO RENDIMENTO TRIATLO - JAMOR DOSSIER DE APRESENTAÇÃO E CANDIDATURAS

CENTRO DE ALTO RENDIMENTO TRIATLO - JAMOR DOSSIER DE APRESENTAÇÃO E CANDIDATURAS CENTRO DE ALTO RENDIMENTO TRIATLO - JAMOR DOSSIER DE APRESENTAÇÃO E CANDIDATURAS FEDERAÇÃO DE TRIATLO DE PORTUGAL - 2018 1. Introdução As exigências do processo de treino de alto rendimento que vise a

Leia mais

Federação Portuguesa de Orientação-FPO

Federação Portuguesa de Orientação-FPO Revisto em Dez 2014 Federação Portuguesa de Orientação-FPO Seleção Nacional de Orientação Pedestre 2015 Página 1 de 18 Índice Considerações Gerais... 3 Regulamento Alto Rendimento... 4 1. Critérios de

Leia mais

MEMORANDO INFORMATIVO UAARE

MEMORANDO INFORMATIVO UAARE MEMORANDO INFORMATIVO UAARE 1.Estrutura A Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola doravante designado por UAARE, é uma estrutura técnico-pedagógica, criada no âmbito da Direção Geral de Educação,

Leia mais

GesLoures, E.M. Quadro Normativo (Anexo IV) Área desportiva Época 2014/2015

GesLoures, E.M. Quadro Normativo (Anexo IV) Área desportiva Época 2014/2015 GesLoures, E.M. Artigo 1º Regime Especial de Frequência 1. O acesso às classes de pré-treino e treino constitui um benefício acrescido proporcionado aos alunos das aulas de natação, que se traduz no aumento

Leia mais

GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA (GAM) DETEÇÃO DE TALENTOS, SELEÇÕES NACIONAIS E ALTO RENDIMENTO

GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA (GAM) DETEÇÃO DE TALENTOS, SELEÇÕES NACIONAIS E ALTO RENDIMENTO GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA (GAM) DETEÇÃO DE TALENTOS, SELEÇÕES NACIONAIS E ALTO RENDIMENTO 2017-2020 maio 2017 1. SELEÇÃO NACIONAL: Critérios para integração na Seleção Nacional (SN) e no Sistema de

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA TABELA DE ENCARGOS

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA TABELA DE ENCARGOS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS DE MESA TABELA DE ENCARGOS ÉPOCA 2013/2014 Ténis de Mesa MODALIDADE OLÍMPICA TABELA DE ENCARGOS PARA 2013/2014 1. CAUÇÃO Valor da caução a depositar pelos Clubes que participem

Leia mais

Federação Portuguesa de Canoagem

Federação Portuguesa de Canoagem Federação Portuguesa de Canoagem Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais MARATONA III Seniores, Sub.23 e Juniores 2018 I - Introdução Este documento pretende enunciar os critérios de selecção da

Leia mais

Regulamento Financeiro

Regulamento Financeiro Regulamento Financeiro O presente regulamento desenvolve-se em programas que agrupam medidas específicas de apoio aos clubes, praticantes e outras entidades desportivas federadas, de acordo com o seu grau

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ESGRIMA

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ESGRIMA REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ESGRIMA 2018-2019 Índice Introdução 2 Capítulo I Regulamentação Geral 3 1. Condições Gerais de Participação 3 2. Escalões Etários 3 Capítulo II Participação / Organização 4 3.

Leia mais

Atribuição de Bolsas de Estudo a atletas do programa de preparação paralímpica e surdolímpica

Atribuição de Bolsas de Estudo a atletas do programa de preparação paralímpica e surdolímpica Atribuição de Bolsas de Estudo a atletas do programa de preparação paralímpica e surdolímpica REGULAMENTO Ano letivo 2016-2017 Exposição de Motivos A relação entre o desporto e a educação constitui-se

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTUDANTE ATLETA

REGULAMENTO DO ESTUDANTE ATLETA REGULAMENTO DO ESTUDANTE ATLETA Preâmbulo A atividade física e desportiva é, no quotidiano, um fator primordial na formação do ser humano enquanto indivíduo que busca a integração plena na sociedade contemporânea.

Leia mais

Federação Portuguesa de Canoagem

Federação Portuguesa de Canoagem Federação Portuguesa de Canoagem Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais 2019 CANOAGEM DE MAR V Seniores Sub.23 Juniores 1. INTRODUÇÃO Este documento pretende enunciar os critérios de seleção da

Leia mais

CONTRATO-PROGRAMA INTERNACIONAL

CONTRATO-PROGRAMA INTERNACIONAL CONTRATO-PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO - EVENTO DESPORTIVO INTERNACIONAL Outorgantes: 1. Federação Portuguesa de Bilhar 2. Futebol Clube do Porto CONTRATO-PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO

Leia mais

REGULAMENTO das SELECÇÕES e REPRESENTAÇÕES INERNACIONAIS

REGULAMENTO das SELECÇÕES e REPRESENTAÇÕES INERNACIONAIS REGULAMENTO das SELECÇÕES e REPRESENTAÇÕES INERNACIONAIS I - Nota introdutória Ao adoptar e implementar o presente Regulamento de Selecções, a Direcção da FEP tem em vista os seguintes objectivos: 1. Adequar

Leia mais

REGULAMENTO DE TAXAS

REGULAMENTO DE TAXAS REGULAMENTO DE TAXAS (Aprovado em Reunião de Direcção de 23 de Julho de 2015) Filiada: Federação Mundial de Karate (WKF) Federação Europeia de Karate (EKF) Confederação do Desporto de Portugal (CDP) Comité

Leia mais

Federação Portuguesa de Orientação

Federação Portuguesa de Orientação Federação Portuguesa de Orientação Seleção Nacional de Orientação Pedestre 2017 Página 1 de 17 Índice Considerações Gerais... 3 Regulamento Alto Rendimento... 4 1. Critérios de Acesso ao Regime de Alto

Leia mais

GINÁSTICA DE TRAMPOLINS

GINÁSTICA DE TRAMPOLINS GINÁSTICA DE TRAMPOLINS SELEÇÕES NACIONAIS E ALTO RENDIMENTO 2013-2016 PROCESSO DE SELEÇÃO CAMPEONATO DO MUNDO 2015 Duplo Mini Trampolim Tumbling Trampolim Individual PROCESSO DE SELEÇÃO DUPLO MINI TRAMPOLIM

Leia mais

CENTRO DE ALTO RENDIMENTO TRIATLO - JAMOR DOSSIER DE APRESENTAÇÃO E CANDIDATURAS

CENTRO DE ALTO RENDIMENTO TRIATLO - JAMOR DOSSIER DE APRESENTAÇÃO E CANDIDATURAS CENTRO DE ALTO RENDIMENTO TRIATLO - JAMOR DOSSIER DE APRESENTAÇÃO E CANDIDATURAS FEDERAÇÃO DE TRIATLO DE PORTUGAL - 2016 1. Introdução As exigências do processo de treino de alto rendimento que vise a

Leia mais

O ALTO RENDIMENTO DESPORTIVO, O PROJETO OLÍMPICO E PARALÍMPICO LONDRES 2012 E OS DESAFIOS PARA OS PRÓXIMOS CICLOS OLÍMPICOS

O ALTO RENDIMENTO DESPORTIVO, O PROJETO OLÍMPICO E PARALÍMPICO LONDRES 2012 E OS DESAFIOS PARA OS PRÓXIMOS CICLOS OLÍMPICOS O ALTO RENDIMENTO DESPORTIVO, O PROJETO OLÍMPICO E PARALÍMPICO LONDRES 2012 E OS DESAFIOS PARA OS PRÓXIMOS CICLOS OLÍMPICOS O Alto Rendimento Desportivo em Portugal - 26 COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE PESCA DESPORTIVA

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE PESCA DESPORTIVA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE PESCA DESPORTIVA REGULAMENTO ESPECIFICO DA TAÇA DE PORTUGAL DE DUPLAS FUNDO MAR 2018 (Revisto em 12 de Dezembro de 2017) ARTº 1 - OBJECTO O presente regulamento especifico estabelece

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE PESCA DESPORTIVA

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE PESCA DESPORTIVA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE PESCA DESPORTIVA REGULAMENTO ESPECIFICO DA TAÇA DE PORTUGAL DE DUPLAS FUNDO MAR 2019 (Revisto em Janeiro de 2019) ARTº 1 - OBJECTO O presente regulamento especifico estabelece os

Leia mais

Regimento do Desporto Escolar

Regimento do Desporto Escolar Regimento do Desporto Escolar Escola Sede Rua Carlos Ayala Vieira da Rocha, 2330-105 Entroncamento Telefone: 249726472, Fax: 249719037, e-mail: info@esec.entroncamento.rcts.pt Índice 1 Definição 2 Princípios

Leia mais

CONGRESSO DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY CARCAVELOS, 10,11,12 DE NOVEMBRO DE 2017 REGULAMENTO DO CONGRESSO DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY

CONGRESSO DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY CARCAVELOS, 10,11,12 DE NOVEMBRO DE 2017 REGULAMENTO DO CONGRESSO DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY REGULAMENTO DO I DA COMPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONGRESSO Artigo 1 1 - O Congresso da Federação Portuguesa de Rugby (FPR) tem lugar no Hotel Praia Mar, nos dias 10,11 e 12 de Novembro de 2017, decorrendo

Leia mais

REGULAMENTO DE TAXAS

REGULAMENTO DE TAXAS REGULAMENTO DE TAXAS (Aprovado em Reunião de Direcção de 19 de Julho de 2017) Filiada: Federação Mundial de Karate (WKF) Federação Europeia de Karate (EKF) Confederação do Desporto de Portugal (CDP) Comité

Leia mais

GesLoures, E.M. Quadro Normativo (Anexo IV) Área Desportiva Época 2015/2016

GesLoures, E.M. Quadro Normativo (Anexo IV) Área Desportiva Época 2015/2016 GesLoures, E.M. Artigo 1º Regime Especial de Frequência 1. O acesso às classes de pré-treino e treino constitui um benefício acrescido proporcionado aos alunos das aulas de natação, que se traduz no aumento

Leia mais

REGULAMENTO SELEÇÕES NACIONAIS

REGULAMENTO SELEÇÕES NACIONAIS REGULAMENTO SELEÇÕES NACIONAIS Federação Portuguesa de Judo Dezembro 2015 Página 1 ÍNDICE CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º - Âmbito de aplicação Artigo 2.º - Seleção Nacional Artigo 3.º - Nacionalidade

Leia mais

REGULAMENTO DE TAXAS

REGULAMENTO DE TAXAS REGULAMENTO DE TAXAS (Aprovado em Reunião de Direcção de 27 de Julho de 2016) Filiada: Federação Mundial de Karate (WKF) Federação Europeia de Karate (EKF) Confederação do Desporto de Portugal (CDP) Comité

Leia mais

PROGRAMA ESPERANÇAS OLÍMPICAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DO PENTATLO MODERNO

PROGRAMA ESPERANÇAS OLÍMPICAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DO PENTATLO MODERNO PROGRAMA ESPERANÇAS OLÍMPICAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DO PENTATLO MODERNO ESCALÕES ETÁRIOS QUALIFICAÇÃO 2003-2002 - 2001-2000 2016 2017 2018 2000 YB YA YA 2001 YB YB YA 2002 YC YB YB 2003 YC YC YB CRITÉRIOS

Leia mais

Os alunos Federados não podem competir na modalidade em que são praticantes. Isto não quer dizer que não possam frequentar o núcleo.

Os alunos Federados não podem competir na modalidade em que são praticantes. Isto não quer dizer que não possam frequentar o núcleo. !1 1. Concentrações 1.1 Competição individual As competições individuais realizar-se-ão em forma de Concentração. O acto da inscrição nas concentrações deverá ser feito no prazo de até 8 dias úteis à data

Leia mais

Normas que regem as Relações entre o Estado e os Agentes Desportivos Decreto-Lei n.º 164/85 de 15 de Maio

Normas que regem as Relações entre o Estado e os Agentes Desportivos Decreto-Lei n.º 164/85 de 15 de Maio Normas que regem as Relações entre o Estado e os Agentes Desportivos Decreto-Lei n.º 164/85 de 15 de Maio Dos princípios gerais... 2 Da cooperação... 2 Da autonomia das pessoas colectivas de direito privado...

Leia mais

Programa de Apoio a Treinadores de Alto Rendimento (PATAR) E Apoio a Treinadores de Elevado Potencial (ATEP)

Programa de Apoio a Treinadores de Alto Rendimento (PATAR) E Apoio a Treinadores de Elevado Potencial (ATEP) Programa de Apoio a Treinadores de Alto Rendimento (PATAR) E Apoio a Treinadores de Elevado Potencial (ATEP) Aprovado pela direção em 26 de outubro de 2017 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 PRINCÍPIOS... 4 REFERENCIAIS

Leia mais

ESTATUTO DE ESTUDANTE-ATLETA DA UNIVERSIDADE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO PREÂMBULO

ESTATUTO DE ESTUDANTE-ATLETA DA UNIVERSIDADE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO PREÂMBULO ESTATUTO DE ESTUDANTE-ATLETA DA UNIVERSIDADE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO PREÂMBULO O desenvolvimento desportivo e o estímulo da educação física para todos, entendidos, antes de tudo, como fatores indispensáveis

Leia mais

SECÇÃO 2 Ginástica Artística Feminina

SECÇÃO 2 Ginástica Artística Feminina SECÇÃO 2 Ginástica Artística Feminina (atualização fevereiro 2019) 1 1. Objetivos para o Ciclo Olímpico 2017-2020 Os objetivos desportivos preconizados para a GAF no Projeto de Gestão em execução no presente

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVAS REGIONAIS DE ESGRIMA

REGULAMENTO DE PROVAS REGIONAIS DE ESGRIMA REGULAMENTO DE PROVAS REGIONAIS DE ESGRIMA 1. RESPONSABILIDADE Os atiradores armam-se, equipam-se, vestem-se e combatem sob a sua própria responsabilidade e por sua conta e risco, nos termos do art.º 10º.

Leia mais

REGULAMENTO DE FILIAÇÕES E INSCRIÇÕES. Federação Portuguesa de Xadrez (FPX)

REGULAMENTO DE FILIAÇÕES E INSCRIÇÕES. Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) REGULAMENTO DE FILIAÇÕES E INSCRIÇÕES Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) (Aprovado em Reunião de Direcção em 14 de Outubro de 2010) 1 REGULAMENTO DE FILIAÇÕES E INSCRIÇÕES DA FPX (aprovado em Reunião

Leia mais

REGULAMENTO SELEÇÃO NACIONAL DANÇA DESPORTIVA. Aprovado em reunião de Direção a 30 de dezembro de 2016

REGULAMENTO SELEÇÃO NACIONAL DANÇA DESPORTIVA. Aprovado em reunião de Direção a 30 de dezembro de 2016 REGULAMENTO SELEÇÃO NACIONAL DANÇA DESPORTIVA Aprovado em reunião de Direção a 30 de dezembro de 2016 Em vigor a partir de 1 de janeiro de 2017 ÍNDICE PARTE I DISPOSIÇÕES GERAIS...3 Artigo 1.º - Âmbito

Leia mais

RUGBY FEMININO 2009/11. Reunião Técnica Rugby Feminino Época 2010/11

RUGBY FEMININO 2009/11. Reunião Técnica Rugby Feminino Época 2010/11 RUGBY FEMININO 2009/11 Reunião Técnica Rugby Feminino Época 2010/11 Considerações Gerais: (i) O Rugby feminino em Portugal tem tido nos últimos anos uma evolução gradual ao nível do número de equipas e

Leia mais

Regulamento Específico Tenis de Mesa.

Regulamento Específico Tenis de Mesa. Regulamento Específico Tenis de Mesa Http://www02.madeira-edu.pt/dre 1. Concentrações 1.1 Competição individual As competições individuais realizar-se-ão em forma de Concentração. O acto da inscrição nas

Leia mais

GRAU II ESTÁGIO

GRAU II ESTÁGIO GRAU II ESTÁGIO 2016-17 ESTÁGIO Início: 3 de Outubro Fim: Até 30 de Junho Uma época desportiva: 800 horas (Inclui todas as atividades de treinador, desde o planeamento, preparação, treinos, reuniões, estágios,

Leia mais

O Contrato de Trabalho Desportivo

O Contrato de Trabalho Desportivo O Contrato de Trabalho Desportivo A Lei de Bases do Sistema Desportivo (lei n.º 1/90, de Janeiro, alterada pela Lei n.º19/96, de 25 de Junho) encarregou o legislador de criar um regime próprio de contrato

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-DOUTORAMENTO FLAD/IPRI-UNL

PROGRAMA DE PÓS-DOUTORAMENTO FLAD/IPRI-UNL PROGRAMA DE PÓS-DOUTORAMENTO FLAD/IPRI-UNL REGULAMENTO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art.º 1º 1. O Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI-UNL) definiu como

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2007

PLANO DE ACTIVIDADES 2007 PLANO DE ACTIVIDADES 2007 1- PLANO ACTIVIDADES 2007 QUADRO COMPETITIVO SENIOR QUADRO COMPETITIVO JUNIOR / JUVENIL QUADRO COMPETITIVO JUVENIL / FEMININO 2 FORMAÇÃO 3 PLANO ESTRATÉGICO 2005 / 2007 4 PLANO

Leia mais

Estatuto da Carreira de Treinador de Ténis

Estatuto da Carreira de Treinador de Ténis Estatuto da Carreira de Treinador de Ténis I - GERAL Artigo 1º - CONSTITUIÇÃO 1 - A Carreira de Treinador de Ténis, é constituída por quatro (4) níveis definidos pelos seguintes cursos: 1.1 - Nível 1 1.2

Leia mais