ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU LICENCIATURA EM ENGENHARIA MECÂNICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU LICENCIATURA EM ENGENHARIA MECÂNICA"

Transcrição

1 LICENCIATURA EM ENGENHARIA MECÂNICA PROVA MODELO DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS A Prova é constituída por duas partes com a duração total de 2 horas. Parte I: Módulo de resposta obrigatória. Parte II: Módulos opcionais: Física e Química ou Matemática ou Geometria Descritiva Nota: Responda às questões da Parte I e Parte II em folhas de prova separadas. Parte I Nas questões seguintes apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efectuar e todas as justificações necessárias. 1. Qual das seguintes quantidades representa um valor de aceleração? (4,0 val.) (a) 10 m 2 /s 2 (b) 24 h/km.s (c) 12 m/s 2 (d) 7 km/h (e) 13 m/s 2. A locomotiva da figura executa manobras na estação de Coimbra-B percorrendo o trajeto representado. x = 0 m Figura 1 x = 150 m x = 200 m 2.1 Qual foi a distância que a locomotiva percorreu entre as posições, iniciais e final? (4,0 val.) 2.2 Qual o deslocamento efetuado entre as posições referidas? (4,0 val.)

2 2.3 Sabendo que o tempo despendido no percurso representado foi de 5 minutos, determine o valor da velocidade média da locomotiva. (4,0 val.) 3. Um veículo automóvel transporta um barco de recreio ao longo de 120 km, utilizando para tal um sistema de reboque. Sabendo que o automóvel exerceu uma força horizontal de intensidade igual a 2,5 kn, calcule o trabalho realizado no transporte do barco. (4,0 val.) Figura 2 4. Resolva, analiticamente e geometricamente, o seguinte sistema de equações x 7 y = 8. 4x + 3y = 1 5. Na figura seguinte, apresenta-se uma fatura de um restaurante que se encontra parcialmente apagada. Determine os valores em falta na fatura, apresentando todos os cálculos efetuados.

3 6. Um indivíduo encontra-se num ponto A, localizado na base de um prédio, conforme mostra a figura seguinte. Se o indivíduo caminhar 90 metros em linha reta, chegará a um ponto B, de onde poderá ver o topo C do prédio, sob um ângulo de 60. Quantos metros o indivíduo se deverá afastar do ponto A, andando em linha reta no sentido de A para B, para que possa avistar o topo do prédio sob um ângulo de 30? Cotação: Física e Química (20 val.) : 1. 4 val.; val.; val.; val.; 3. 4 val. Matemática (20 val.) : 4. 7 val.; 5. 7 val.; 6. 6 val.

4 Opção A: Área de conhecimento de FÍSICA E QUÍMICA 1. Se um motociclo se move num dado sentido e está a abrandar, a sua velocidade é e a sua aceleração é. Indique a opção correta. (3,0 val.) (a) positiva, positiva (b) positiva, negativa (c) positiva, nula (d) negativa, negativa (e) negativa, nula 2. O gráfico da figura representa a variação da velocidade com o tempo de um veículo automóvel, que se desloca ao longo de uma trajetória retilínea. v(m/s) t (s) -10 Figura Considere as afirmações que se seguem e indique as respostas verdadeiras e as falsas. Corrija as respostas que no seu entender são falsas. (3,0 val.) (a) De 0 a 6 s, a partícula percorre uma distância 34 m. (b) De 0 a 2 s, a partícula desloca-se com movimento retilíneo uniformemente retardado. (c) De 4 a 6 s, a partícula encontra-se em repouso. (d) De 6 a 10 s, a partícula inverte o sentido do movimento. (e) De 10 a 12 s, a partícula desloca-se com movimento retilíneo uniformemente acelerado. 2.2 Determine o valor da aceleração média no intervalo de [0; 4]s. (1,0 val.) 2.3 Calcule a distância percorrida nos últimos seis segundos do movimento. (1,0 val.)

5 3. Um pára-quedista após alguns instantes em queda livre abre o seu pára-quedas. As forças que sobre ele acuam estão representadas na figura. Nestas condições, a aceleração do movimento é igual a (assinale a opção correta): (3,0 val.) F ar = 2000 N (a) 15 m/s 2 (b) 1 m/s 2 (c) 0,2 m/s 2 (d) 10 m/s 2 (e) 75 m/s 2 F g = 1000 N Figura 2 4. Duas telhas de massas diferentes caem no mesmo instante, de uma mesma altura. Despreze a resistência do ar. Identifique as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F): (3,0 val.) (a) As duas telhas possuem em cada instante a mesma velocidade, mas acelerações diferentes. (b) A telha de menor volume chegará primeiro ao solo. (c) As duas telhas estão sujeitas a forças de gravidade de igual valor. (d) A telha mais pesada atingirá em primeiro lugar o solo. (e) As duas telhas possuem em cada instante a mesma velocidade e a mesma aceleração. 5. Uma empilhadora ergue um contentor exercendo uma força de valor constante. Complete as frases seguintes de forma a obter afirmações verdadeiras, utilizando as palavras negativo, nulo e positivo: (3,0 val.) (a) Como a força de atrito tem sentido contrário ao deslocamento, realiza trabalho. (b) O trabalho da força motora exercida pela máquina é. (c) As forças perpendiculares ao deslocamento realizam trabalho. 6. Um esquiador de massa igual a 75 kg, em repouso sobre a neve, dispara um revólver. A bala de 10 g de massa sai segundo a horizontal, com uma velocidade de valor 300 m.s -1. Considere nulo o atrito entre os esquis e a neve. Na situação descrita, o esquiador (assinale a opção correta): (3,0 val.) (a) é lançado para a frente com uma velocidade de valor 0,04 m.s -1. (b) é lançado para trás com uma velocidade de valor 0,04 m.s -1. (c) é lançado para trás com uma velocidade de valor 0,4 m.s -1. (d) permanece imóvel. (e) é lançado para a frente com uma velocidade de valor 0,4 m.s -1.

6 Opção B: Área de conhecimento de MATEMÁTICA GRUPO I As quatro questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas, são indicadas quatro alternativas, das quais só uma está correta. Escreva na sua folha de respostas a letra correspondente à alternativa que selecionar para cada questão. Se apresentar mais do que uma resposta, a questão é anulada, o mesmo acontecendo se a letra transcrita for ilegível. Não apresente cálculos. 1. Colocaram-se num saco 12 bolas, indistinguíveis ao tato, numeradas de 1 a 12. Tirou-se uma bola e verificou-se que o respetivo número era par. Essa bola não foi reposta no saco. Tirando, ao acaso, outra bola do saco, a probabilidade do número dessa bola ser par é: 5 5 (A) 0,25 (B) 0,5 (C) (D) Para um certo valor de k real, a função f, definida por 3 x + 3x + k f ( x) = 3x 2 e se se x 0 x > 0 é contínua em x = 0. Qual é o valor de k? (A) -1 (B) 0 (C) 1 (D) 2 3. Seja f uma função de domínio IR. Sabe-se que a sua derivada, f, é tal que f ( x) = x + 2, x IR. Relativamente à função f, qual das seguintes afirmações é verdadeira? (A) f é crescente em IR. (B) f é decrescente em IR. (C) f tem um mínimo para x = 2. (D) f tem um máximo para x = 2.

7 4. Seja ( v n ) a sucessão cujo termo geral é definido por A ordem do termo da sucessão igual a 8 é: 26 (A) -5 (B) 5 (C) 3 10n 2 v n =. n + 1 (D) 10 GRUPO II Nas questões seguintes apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que efetuar e todas as justificações necessárias. 1. Num frigorífico existem sumos da mesma marca e de três sabores: morango, ananás e kiwi. A probabilidade de tirar ao acaso um sumo de morango é 5 1 e de tirar um sumo de kiwi é 3 1. (a) Mostre que a probabilidade de tirar, ao acaso, um sumo de ananás do frigorífico é (b) Sabendo que existem 14 sumos de ananás, determine quantos sumos existem ao todo no frigorífico. 2. A figura seguinte representa um corte vertical de uma peça usada num certo tipo de máquina. No corte aparecem dois círculos, com raios de 3cm e 4cm, um suporte vertical e um apoio horizontal. A partir das medidas indicadas na figura anterior, determine a altura do suporte.

8 3. A entrada de um túnel tem a forma de uma parábola que, no referencial apresentado na seguinte, tem por equação t ( x) = 7 x, sendo t a altura do túnel, em metros, num ponto situado sobre 4 2 x a linha de entrada do túnel, a x metros da origem. Este túnel dá passagem a uma via, em linha reta, onde qualquer secção paralela ao plano da entrada tem a mesma forma. Determine a largura e a altura máximas do túnel. 4. Faça um esboço do gráfico da função f definida por 2 x 1 f ( x) = 2x 1 se se x 0 x > 0 Cotação: Grupo I: 1. 2 val 2. 2val val. 4. 2val. Grupo II: 1.(a) 1.5val. (b) 1.5 val. 2. 3val 3. 3 val val. FIM

9 Opção C: Área de conhecimento de GEOMETRIA DESCRITIVA Nota: As coordenadas estão expressas em centímetros e são indicadas pela seguinte ordem: abcissa; afastamento; cota. A prova deve ser resolvida a lápis, em tamanho natural (sem reduções nem ampliações). 1. a) Represente o plano de topo α tal que: - vα faz um ângulo de 40º com a L.T. (abertura à esquerda); b) Represente a reta vertical v com 5 cm de afastamento e com a linha de referência a 4 cm à esquerda do ponto de intersecção do plano α com a L.T.. c) Determine a intersecção do plano de topo α com a reta vertical v definidos nas alíneas anteriores. 2. a) Represente o plano α oblíquo definido pelos seus traços: - vα faz um ângulo de 30º com a L.T. (abertura à esquerda) e hα faz um ângulo de 75º com a L.T. (abertura à esquerda). b) Represente o plano β oblíquo definido pelos seus traços: - vβ faz um ângulo de 45º com a L.T. (abertura à direita) e hβ faz um ângulo de 30º com a L.T. (abertura à direita) e os pontos de origem dos traços dos dois planos (α e β) na L.T. distam 10 cm. c) Determine a intersecção dos dois planos α e β definidos nas alíneas anteriores Cotação: 1. a) 3.0 val. 1. b) 3.0 val. 1. c) 4.0 val. 2. a) 3.0 val. 2. b) 3.0 val. 2. c) 4.0 val.

LICENCIATURA EM GESTÃO INDUSTRIAL PROVA MODELO DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

LICENCIATURA EM GESTÃO INDUSTRIAL PROVA MODELO DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS LICENCIATURA EM GESTÃO INDUSTRIAL PROVA MODELO DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS A Prova é constituída por duas partes com a duração total de 2 horas. Parte I: Questões de resposta obrigatória.

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU LICENCIATURA EM ENGENHARIA MECÂNICA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU LICENCIATURA EM ENGENHARIA MECÂNICA LICENCIATURA EM ENGENHARIA MECÂNICA PROVA MODELO DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS A Prova é constituída por duas partes com a duração total de 2 horas. Parte I: Módulo de resposta obrigatória.

Leia mais

LICENCIATURA EM GESTÃO INDUSTRIAL PROVA MODELO DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

LICENCIATURA EM GESTÃO INDUSTRIAL PROVA MODELO DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS LICENCIATURA EM GESTÃO INDUSTRIAL PROVA MODELO DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS A Prova é constituída por duas partes com a duração total de 2 horas. Parte I: Questões de resposta obrigatória.

Leia mais

LICENCIATURA EM GESTÃO INDUSTRIAL PROVA MODELO DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. Parte I Março 2018

LICENCIATURA EM GESTÃO INDUSTRIAL PROVA MODELO DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. Parte I Março 2018 LICENCIATURA EM GESTÃO INDUSTRIAL PROVA MODELO DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS A Prova é constituída por duas partes com a duração total de 2 horas. Parte I: Questões de resposta obrigatória.

Leia mais

EQUAÇÃO DE TORRICELLI E LANÇAMENTO VERTICAL EXERCÍCIOS

EQUAÇÃO DE TORRICELLI E LANÇAMENTO VERTICAL EXERCÍCIOS EQUAÇÃO DE TORRICELLI E LANÇAMENTO VERTICAL EXERCÍCIOS 1. Uma partícula, inicialmente a 2 m/s, é acelerada uniformemente e, após percorrer 8 m, alcança a velocidade de 6 m/s. Nessas condições, sua aceleração,

Leia mais

Aplicação dos conceitos de posição, velocidade e aceleração. Aplicação de derivadas e primitivas de

Aplicação dos conceitos de posição, velocidade e aceleração. Aplicação de derivadas e primitivas de Ano lectivo 2010-2011 Engenharia Civil Exercícios de Física Ficha 4 Movimento a uma Dimensão Capítulo 3 Conhecimentos e e capacidades a adquirir a adquirir pelo pelo aluno aluno Aplicação dos conceitos

Leia mais

Ficha de trabalho 5 AMPLIAÇÃO

Ficha de trabalho 5 AMPLIAÇÃO Nome: N. o : Turma: Data: Ficha de trabalho 5 AMPLIAÇÃO 1. Uma pedra é lançada do ponto P com uma velocidade de 10 m s 1 numa direcção que forma um ângulo de 45º com a horizontal, atingindo o ponto Q conforme

Leia mais

CINEMÁTICA MOVIMENTO RETILÍNEO

CINEMÁTICA MOVIMENTO RETILÍNEO CINEMÁTICA MOVIMENTO RETILÍNEO 1 Duas partículas A e B estão do lado oposto de uma reta com 500 m de comprimento. A partícula A desloca-se na direção AB e no sentido de B, com uma velocidade constante

Leia mais

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac Exercícios de Fixação 24/08/2018 Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac 1 - Um carteiro desloca-se entre os pontos A e B de certo bairro. Sabendo que cada quarteirão é aproximadamente

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 22 de novembro Ano Letivo: 2016/2017 135 min + 15 min 1. Considere o gráfico v(t) correspondente

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 22 CINEMÁTICA VETORIAL

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 22 CINEMÁTICA VETORIAL FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 22 CINEMÁTICA VETORIAL r P r 1 1 r 2 r 2 vm r 2 1 a a t Eixo tangente à trajetória a c a Fixação 1) Um móvel percorre 4,0km para leste e 3,0km para norte. Isso ocorre em 20 minutos.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2º teste sumativo de FQA 24. novembro. 2014 Versão 1 11º Ano Turma A Professor: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 11 páginas

Leia mais

Curso de Engenharia Civil. Física Geral e Experimental I Movimento Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período

Curso de Engenharia Civil. Física Geral e Experimental I Movimento Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período Curso de Engenharia Civil Física Geral e Experimental I Movimento Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período Posição e Coordenada de Referência Posição é o lugar no espaço onde se situa o corpo. Imagine três pontos

Leia mais

pelos titulares de um diploma de técnico superior profissional, Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho

pelos titulares de um diploma de técnico superior profissional, Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho Página 1 de 13 Provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março Provas de ingresso específicas

Leia mais

SALESIANOS DO ESTORIL - ESCOLA

SALESIANOS DO ESTORIL - ESCOLA SALESIANOS DO ESTORIL - ESCOLA FÍSICA E QUÍMICA A 11º ANO 2015/2016 A.P.S.A. F1 Movimentos: caracterização e representação gráfica 1. Selecione a alternativa correta que completa a frase. Uma partícula

Leia mais

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos INSTITUTO GAY-LUSSAC Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos Questão 1. Um automóvel percorre 6,0km para

Leia mais

Tabela de Constantes

Tabela de Constantes Questão Aula Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos DISCIPLINA: Física e Química Módulo: F1 2016/2017 11 ºAno de escolaridade Duração: 45 minutos Nome: N.º 8 páginas

Leia mais

TA Teste de Avaliação 1

TA Teste de Avaliação 1 TA Escola Data Nome N.º Turma Professor Classificação Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével azul ou preta. Pode utilizar régua, esquadro, transferidor e máquina de calcular gráfica.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA MECÂNICA DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA MECÂNICA DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA Página 1 de 10 Provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE

Leia mais

Lista 4 MUV. Física Aplicada a Agronomia

Lista 4 MUV. Física Aplicada a Agronomia Sigla: Disciplina: Curso: FISAP Física Aplicada a Agronomia Agronomia Lista 4 MUV 01) A posição de um objeto movendo-se ao longo do eixo x é dada por x = 3t - 4t² + t³, onde x está em metros e t em segundos.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 4º Teste sumativo de FQA 02. março. 2016 Versão 1 10º Ano Turma A Professora: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 11º ano Ficha de trabalho nº5 Mecânica 5: Forças e movimentos: movimentos retilíneos.

Ciências Físico-Químicas 11º ano Ficha de trabalho nº5 Mecânica 5: Forças e movimentos: movimentos retilíneos. 1. Uma criança lança uma bola verticalmente para cima a partir de uma altura de 80 cm, comunicando-lhe uma velocidade inicial de módulo 4,0 ms -1. Considera o referencial com origem no solo e sentido positivo

Leia mais

Movimento Retilíneo Uniforme e Uniformemente Variado MRU e MRUV

Movimento Retilíneo Uniforme e Uniformemente Variado MRU e MRUV Movimento Retilíneo Uniforme e Uniformemente Variado MRU e MRUV Evandro Bastos dos Santos 22 de Fevereiro de 2017 1 Movimento Retilíneo Uniforme(MRU) Um corpo que se desloca em trajetória retilínea e possui

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 17 REVISÃO DE LANÇAMENTO VERTICAL E QUEDA LIVRE

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 17 REVISÃO DE LANÇAMENTO VERTICAL E QUEDA LIVRE FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 17 REVISÃO DE LANÇAMENTO VERTICAL E QUEDA LIVRE Fixação 1) Duas pequenas esferas, uma de ferro, outra de chum-bo, são abandonadas, a partir do mesmo ponto, num mesmo local, onde

Leia mais

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno 2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 15 de novembro Ano Letivo: 2016/2017 135 min + 15 min 1. Uma bola move-se segundo uma trajetória

Leia mais

Exercícios de Física Movimento Harmônico Simples - MHS

Exercícios de Física Movimento Harmônico Simples - MHS Exercícios de Física Movimento Harmônico Simples - MHS 1.Um movimento harmônico simples é descrito pela função x = 7 cos(4 t + ), em unidades de Sistema Internacional. Nesse movimento, a amplitude e o

Leia mais

Fundamentos de Mecânica

Fundamentos de Mecânica Fundamentos de Mecânica 45 Lista de exercícios Primeiro semestre de Os exercícios da lista deverão ser todos feitos. Não há necessidade de entregá-los. O conteúdo será cobrado nas provas e provinhas, ao

Leia mais

Física Aplicada à Perícia de Acidentes Rodoviários

Física Aplicada à Perícia de Acidentes Rodoviários ísica Aplicada à Perícia de Acidentes Rodoviários ísica Aplicada à Perícia de Acidentes Rodoviários uponha que, simultaneamente, um carro parta de ão Paulo para o Rio de Janeiro com velocidade constante

Leia mais

Versão 1 Este teste é constituído por 25 questões de escolha múltipla valendo cada uma 8 pontos.

Versão 1 Este teste é constituído por 25 questões de escolha múltipla valendo cada uma 8 pontos. 1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 10 de outubro Ano Letivo: 2018/2019 90 min + 15 min Versão 1 Este teste é constituído por

Leia mais

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que:

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que: Física 1 Ano Notação Científica n é um expoente inteiro; N é tal que: Exemplos: Notação Científica Ordem de Grandeza Qual a ordem de grandeza? Distância da Terra ao Sol: Massa de um elétron: Cinemática

Leia mais

Lista de Exercícios de Matemática e Física CEV 2012

Lista de Exercícios de Matemática e Física CEV 2012 Lista de Exercícios de Matemática e Física CEV 01 1) O retângulo, com base no eixo das abcissas, está inscrito numa parábola, conforme figura abaixo. O valor de x que faz esse retângulo ter perímetro máximo

Leia mais

SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS

SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein # Ler todas as teorias # Refazer todos os exercícios dados em aula. # Refazer todos os exercícios feitos do livro. # Refazer

Leia mais

Movimentos na Terra e no Espaço Dulce Campos 2

Movimentos na Terra e no Espaço Dulce Campos 2 Unidade 1 Síntese Movimentos na Terra e no Espaço 23-11-2011 Dulce Campos 2 Sobre a função x(t) podemos resumir: X(t) é crescente A partícula move-se no sentido positivo da trajetória X(t) é decrescente

Leia mais

Física - vetores. Página 1 de 9

Física - vetores. Página 1 de 9 1. (Ita) Um barco leva 10 horas para subir e 4 horas para descer um mesmo trecho do rio Amazonas, mantendo constante o módulo de sua velocidade em relação à água. Quanto tempo o barco leva para descer

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALCÁCER DO SAL

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALCÁCER DO SAL ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALCÁCER DO SAL Teste de Avaliação 11º A+B 9/02/0 Ano Lectivo de 0/06 Grupo I As quatro questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas, são indicadas quatro alternativas,

Leia mais

1. 2. t = 0 segundos V (m/s) 7,0 6,0 t (s) S = 2 + 4t 2t2

1. 2. t = 0 segundos V (m/s) 7,0 6,0 t (s) S = 2 + 4t 2t2 1. Um caminhão se desloca em movimento retilíneo e horizontal com velocidade constante de 20 m/s. Sobre sua carroceria está um canhão, postado para tiros verticais, conforme indica a figura. Despreze a

Leia mais

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que:

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que: Física 1 Ano Notação Científica n é um expoente inteiro; N é tal que: Exemplos: Notação Científica Ordem de Grandeza Qual a ordem de grandeza? Distância da Terra ao Sol: Massa de um elétron: Cinemática

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 11º ano Ficha de trabalho nº1 Mecânica 1: Movimentos.

Ciências Físico-Químicas 11º ano Ficha de trabalho nº1 Mecânica 1: Movimentos. 1. A Ana vai de casa para a escola, que fica a 200 m de distância, caminhando sempre sobre um passeio retilíneo. Quando se encontra em frente a uma pastelaria e a 50 m da escola, apercebe-se de que se

Leia mais

Velocidade (Instantânea)

Velocidade (Instantânea) FAP151 - Fundamentos de Mecânica. Terceira Lista de exercícios. Março de 7. Velocidade (Instantânea) Entregar as soluções dos exercícios 7 e 13, apresentando todas as etapas necessárias conseguir resolvê-los;

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER)

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) 1) Uma máquina consome 4000 J de energia em 100 segundos. Sabendo-se que o rendimento dessa máquina é de 80%, calcule

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno (Versão 1) Professora Paula Melo Silva Data: 8 de novembro Ano Letivo: 2018/2019 90 min + 15 min 1. Duas partículas materiais,

Leia mais

Trabalho de Recuperação Para os Alunos da 1a série - Física 1. Data de Entrega: Até o dia da Prova de Recuperação de Física.

Trabalho de Recuperação Para os Alunos da 1a série - Física 1. Data de Entrega: Até o dia da Prova de Recuperação de Física. Dione Dom Trabalho de Recuperação Para os Alunos da 1a série - Física 1. Data de Entrega: Até o dia da Prova de Recuperação de Física. Valor: 1 Ponto 1) A figura a seguir mostra seis vetores que formam

Leia mais

Grupo I. 4. Determine a distância percorrida pela bola desde o instante em que foi lançada até chegar ao solo. Apresente todas as etapas de resolução.

Grupo I. 4. Determine a distância percorrida pela bola desde o instante em que foi lançada até chegar ao solo. Apresente todas as etapas de resolução. Ficha 3 Forças e movimentos Considere g = 10 m s -2 Grupo I De uma janela a 6,0 m de altura do solo, uma bola, de massa 100 g, é lançada verticalmente para cima, com velocidade de módulo A força de resistência

Leia mais

Velocidade (Instantânea)

Velocidade (Instantânea) FAP5 - Fundamentos de Mecânica. Terceira Lista de exercícios. Março de 9. Velocidade (Instantânea) Entregar as soluções dos exercícios e, apresentando todas as etapas necessárias para conseguir resolvê-los;

Leia mais

CINEMÁTICA MOVIMENTO RETILÍNEO

CINEMÁTICA MOVIMENTO RETILÍNEO CINEMÁTICA MOVIMENTO RETILÍNEO 1 Duas partículas A e B estão do lado oposto de uma reta com 500 m de comprimento. A partícula A desloca-se na direção AB e no sentido de B, com uma velocidade constante

Leia mais

1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno

1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno 1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 11 de outubro Ano Letivo: 2016/2017 135 min + 15 min 1. Um carro telecomandado moveu-se

Leia mais

Gráficos dos Movimentos

Gráficos dos Movimentos Capítulo 4 Gráficos dos Movimentos (53) (UFB) No gráfico 4.1, da velocidade de um móvel em MUV em função do tempo, pede-se determinar: a) a velocidade inicial Vo e a aceleração a (55) (Vunesp, 2011) O

Leia mais

Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA

Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA 9º ano Física Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA 01. Um objeto de massa igual a 10 kg movimenta-se com velocidade de 2 m/s. Por causa da ação de uma força constante, esse objeto tem a sua velocidade

Leia mais

FQA Ficha 4 - Interpretação e representação de gráficos

FQA Ficha 4 - Interpretação e representação de gráficos ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS FQA Ficha 4 - Interpretação e representação de gráficos 11.º Ano Turma A e B 6 outubro 2014 NOME Nº Turma 1. Os gráficos posição-tempo são uma forma eficaz de descrever

Leia mais

Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos

Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos 1) (Unitau-SP) Um móvel parte do quilômetro 50, indo até o quilômetro 60, de onde, mudando o sentido do movimento, vai até o quilometro 32. Quais são, respectivamente, a

Leia mais

Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.)

Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.) Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.) A principal característica do movimento uniformemente variado é a aceleração escalar constante. Quando um móvel qualquer se movimenta com aceleração escalar constante,

Leia mais

Composição de Movimento - Anual

Composição de Movimento - Anual Questão 01 - (UFRN/2011) Considere um grande navio, tipo transatlântico, movendo-se em linha reta e com velocidade constante (velocidade de cruzeiro). Em seu interior, existe um salão de jogos climatizado

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 1

Ficha de Avaliação Sumativa 1 Ficha de Avaliação Sumativa 1 DISCIPLINA: Física e Química 9 ºAno de escolaridade 2018/2019 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem ser

Leia mais

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 14/04/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 14/04/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA Página 1 de 9 Provas de ingresso específicas para avaliar a capacidade para a frequência do ciclo de estudos de licenciatura, pelos titulares de um diploma de especialização tecnológica, Decreto-Lei n.º

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal Ano Letivo 2017/2018 Física e Química A 10º ano Teste de Avaliação 4 20/03/2018 Duração: 90 minutos Página 1 de 8 Teste 4A Tabela

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 3º Teste sumativo de FQA 14. Dez Versão 1

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 3º Teste sumativo de FQA 14. Dez Versão 1 ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 3º Teste sumativo de FQA 14. Dez. 2015 Versão 1 11º Ano Turma A e B Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 10 páginas e termina na palavra FIM Nome:

Leia mais

Nome Nº. 1ª série Física βeth Data / /2019. NÃO É permitido o uso de calculadora NEM o empréstimo de materiais. Boa prova e boas férias!

Nome Nº. 1ª série Física βeth Data / /2019. NÃO É permitido o uso de calculadora NEM o empréstimo de materiais. Boa prova e boas férias! 15 REVISÃO Nome Nº 1ª série Física βeth Data / /2019 NÃO É permitido o uso de calculadora NEM o empréstimo de materiais. Boa prova e boas férias! PARA TODOS OS PROBLEMAS: Despreze a resistência do ar e

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO PROVA 135/8 Págs. EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de Agosto) Cursos Gerais e Cursos Tecnológicos Duração da prova: 120 minutos 1.ª Fase 2000

Leia mais

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA 2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno (Versão 1) Professora Paula Melo Silva Data: 23 de outubro Ano Letivo: 2018/2019 135 min + 15 min 1. Uma esfera, largada de

Leia mais

Físico-Química 9.º ano

Físico-Química 9.º ano Movimentos na Terra 1. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F). a) Um avião que se desloca de Lisboa para o Porto encontra-se em movimento em relação à torre do aeroporto. b)

Leia mais

LISTA UERJ. Bolas Massa (g) Velocidade inicial (m/s) X 5 20 Y 5 10 Z (Uerj 2012) As relações entre os respectivos tempos de queda t x

LISTA UERJ. Bolas Massa (g) Velocidade inicial (m/s) X 5 20 Y 5 10 Z (Uerj 2012) As relações entre os respectivos tempos de queda t x LISTA UERJ TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES: Três bolas X, Y e Z são lançadas da borda de uma mesa, com velocidades iniciais paralelas ao solo e mesma direção e sentido. A tabela abaixo mostra as magnitudes

Leia mais

Capítulo 5 DINÂMICA θ α

Capítulo 5 DINÂMICA θ α Capítulo 5 DINÂMICA θ α DISCIPLINA DE FÍSICA CAPÍTULO 5 - DINÂMICA 5.1 Considere um pêndulo cónico com uma massa m 1 suspensa por um cabo de comprimento igual a 2,5 metros. 5.1.1 Determine a velocidade

Leia mais

Ficha nº2ovimentos: posição, trajetória e tempo. Posição em coordenadas cartesianas.movimentos retilíneos e gráficos posição-tempo

Ficha nº2ovimentos: posição, trajetória e tempo. Posição em coordenadas cartesianas.movimentos retilíneos e gráficos posição-tempo Ficha nº2ovimentos: posição, trajetória e tempo. Posição em coordenadas cartesianas.movimentos retilíneos e gráficos posição-tempo 1. Os gráficos seguintes referem-se a movimentos retilíneos. Indique qual

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: FÍSICA Série/Ano: 1º ANO Professores: BETO, DIOGO, PH e BILL Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens

Leia mais

CINEMÁTICA VETORIAL. Vetor Deslocamento: Na cinemática vetorial determinamos a posição da partícula através do seu. vetor posição.

CINEMÁTICA VETORIAL. Vetor Deslocamento: Na cinemática vetorial determinamos a posição da partícula através do seu. vetor posição. CINEMÁTICA VETORIAL CINEMÁTICA VETORIAL Vetor Deslocamento: Na cinemática vetorial determinamos a posição da partícula através do seu vetor posição. CINEMÁTICA VETORIAL O vetor posição da partícula, em

Leia mais

FAP151 - Fundamentos de Mecânica. Março de 2006.

FAP151 - Fundamentos de Mecânica. Março de 2006. Para entregar: exercícios e 8. Velocidade média FAP151 - Fundamentos de Mecânica. Março de 6. Terceira Lista de exercícios: Velocidade (Instantânea) 3 1) (RHK E.6) A posição de um objeto que se move em

Leia mais

Instituto Montessori - Ponte Nova

Instituto Montessori - Ponte Nova Instituto Montessori - Ponte Nova TRABALHO TRIMESTRAL (valor 4 pontos) NOME: NOME: NOME: 1) Complete corretamente as frases que se seguem: a) Qualquer força pode ser representada por um. O comprimento

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 10º ANO DE MATEMÁTICA A Teste de avaliação Grupo I

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 10º ANO DE MATEMÁTICA A Teste de avaliação Grupo I ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 10º ANO DE MATEMÁTICA A 0 05 007 Teste de avaliação Grupo I As cinco questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas quatro alternativas,

Leia mais

Instituto Montessori - Ponte Nova

Instituto Montessori - Ponte Nova Instituto Montessori - Ponte Nova Estudos Orientados para a Avaliação II 1. Qual o valor, em newtons, da resultante das forças que agem sobre uma massa de 10 kg, sabendo-se que a mesma possui aceleração

Leia mais

LISTA EXTRA 2ª SÉRIE

LISTA EXTRA 2ª SÉRIE 1) Um objeto de 20 kg desloca-se numa trajetória plana retilínea de acordo com a equação: S = 10 + 3 t + t 2, onde s é medido em metros e t em segundos. a) Qual a expressão da velocidade do objeto no instante

Leia mais

Física e Química A Bloco II Teste Sumativo 2A 14/12/2011

Física e Química A Bloco II Teste Sumativo 2A 14/12/2011 E s c o l a S e c u n d á r i a d e A l c á c e r d o S a l Ano lectivo 2011/2012 Física e Química A Bloco II Teste Sumativo 2A 14/12/2011 1. O movimento de uma partícula é descrito pelos seguintes gráficos

Leia mais

Mecânica 1.1 Tempo, posição e velocidade

Mecânica 1.1 Tempo, posição e velocidade Mecânica 1.1 Tempo, posição e velocidade REFERENCIAL E POSIÇÃO Estudar o movimento de um sistema mecânico pode ser muito complicado se implicar o estudo do movimento de todas as partículas que o constituem.

Leia mais

5. Considere os sistemas A, B e C, apresentados a seguir, que revelam diferentes valores de energia interna.

5. Considere os sistemas A, B e C, apresentados a seguir, que revelam diferentes valores de energia interna. Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 7 1.1. Energia e Movimentos 1. Determine a energia cinética de uma bola de ténis de massa 200 g num serviço com

Leia mais

9 ANO Ensino Fundamental

9 ANO Ensino Fundamental E n s in o F o r t e e d e R e s u l t a do s Estudante: Centro Educacio nal Juscelino K ub itschek G u a r á / Valp ar aíso Exercícios Recuperação Semestral F Í S I C A 9 ANO Ensino Fundamental Data:

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA MECÂNICA DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA PROVA 2018

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA MECÂNICA DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA PROVA 2018 Página 1 de 9 Provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março Provas de ingresso específicas

Leia mais

Movimento Unidimensional

Movimento Unidimensional Movimento Unidimensional Professor: Carlos Alberto Disciplina: Física Geral I Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: Como descrever o movimento unidimensional em termos da velocidade

Leia mais

Cinemática I Movimento Retilíneo

Cinemática I Movimento Retilíneo CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2016.2 Cinemática I Movimento Retilíneo Rafael Silva P. de Santana Engenharia Civil 5º Período Cinemática Na cinemática vamos estudar os movimentos sem

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2.º Teste sumativo de FQA 24. nov Versão 1

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2.º Teste sumativo de FQA 24. nov Versão 1 ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2.º Teste sumativo de FQA 24. nov. 2015 Versão 1 11.º Ano Turma A e B Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas e termina na palavra FIM Nome:

Leia mais

PROVA MODELO Duração da prova: 120 minutos. Grupo 1 - Três questões de resposta múltipla de matemática.

PROVA MODELO Duração da prova: 120 minutos. Grupo 1 - Três questões de resposta múltipla de matemática. Página 1 de 9 Provas de ingresso específicas para avaliar a capacidade para a frequência do ciclo de estudos de licenciatura, pelos titulares de um diploma de especialização tecnológica, Decreto-Lei n.º

Leia mais

PARTE 1. 05) O alcance da pedra é de 12,0m.

PARTE 1. 05) O alcance da pedra é de 12,0m. PARTE 1 01. (UEFS) Um corpo é lançado, do solo, com velocidade inicial de 20m/s, fazendo um ângulo de 53º com a horizontal. Considerando a resistência do ar desprezível,g =10m/s 2, sen53º =0,8 e cos53º=0,6

Leia mais

LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012

LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012 LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012 # Velocidade escalar média # Movimento retilíneo uniforme # Movimento retilíneo uniformemente variado # Movimento de queda livre dos corpos # Movimento

Leia mais

Cirlei Xavier Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia

Cirlei Xavier Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia TIPLER & MOSCA SOLUÇÃO MECÂNICA, OSCILAÇÕES E ONDAS, TERMODINÂMICA Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia Maracás Bahia Outubro de 2015 Sumário 1 Movimento em Uma Dimensão 3 2 Bibliografia

Leia mais

Cinemática REVISÃO ENEM 1. SISTEMAS DE REFERÊNCIA

Cinemática REVISÃO ENEM 1. SISTEMAS DE REFERÊNCIA REVISÃO ENEM Cinemática CINEMÁTICA é a parte da Mecânica que descreve os movimentos, sem levar em consideração as causas do mesmo. Os conceitos de espaço, movimento, repouso e trajetória são relativos,

Leia mais

COLÉGIO APHONSIANO. Educando com Seriedade. Lista de MU e MUV 9º ano Profº: Luciano Dias

COLÉGIO APHONSIANO. Educando com Seriedade. Lista de MU e MUV 9º ano Profº: Luciano Dias 1 Conteúdos: - Velocidade Média - Função horária da Posição do MU - Função horária da Posição do MUV - Função horária da Velocidade do MUV - Equação de Torricelli COLÉGIO APHONSIANO Educando com Seriedade

Leia mais

1 - Movimentos na Terra. Tipos de movimentos

1 - Movimentos na Terra. Tipos de movimentos 1 - Movimentos na Terra Tipos de movimentos Lição nº14 18-10-2018 Sumário: Tipos de movimentos. Movimento uniforme e movimento variado. Os movimentos podem ser classificados com base na variação da velocidade

Leia mais

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do número real que satisfaz a equação =5 é A) ln5 B) 3 ln5 C) 3+ln5 D) ln5 3 E) ln5 ª QUESTÃO O domínio da função real = 64 é o intervalo A) [,] B) [, C), D), E), 3ª QUESTÃO

Leia mais

Lista 2: Cinemática em uma Dimensão

Lista 2: Cinemática em uma Dimensão Lista 2: Cinemática em uma Dimensão Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução

Leia mais

1ª LISTA DE REVISÃO SOBRE INTRODUÇÃO À MECÂNICA Professor Alexandre Miranda Ferreira

1ª LISTA DE REVISÃO SOBRE INTRODUÇÃO À MECÂNICA Professor Alexandre Miranda Ferreira 1ª LISTA DE REVISÃO SOBRE INTRODUÇÃO À MECÂNICA Professor Alexandre Miranda Ferreira www.proamfer.com.br amfer@uol.com.br 1 A equação horária de um móvel é S = 50 2t ( SI ). Responda : a ) Em que posição

Leia mais

CINEMÁTICA Lista Extra 2 Movimento Uniformemente Variado; Movimento Vertical.

CINEMÁTICA Lista Extra 2 Movimento Uniformemente Variado; Movimento Vertical. Página1 QUESTÕES Movimento Uniformemente Variado e Movimento Vertical CINEMÁTICA Lista Extra 2 Movimento Uniformemente Variado; Movimento Vertical. Exercícios de Aprendizagem 01. (UFMG) Este gráfico, velocidade

Leia mais

Cinemática Escalar. DEFINIÇÃO: estudo do movimento sem se

Cinemática Escalar. DEFINIÇÃO: estudo do movimento sem se Cinemática Escalar DEFINIÇÃO: estudo do movimento sem se preocupar com suas causas. REFERENCIAL: É o lugar onde está localizado de fato um observador em relação ao qual um dado fenômeno está sendo analisado.

Leia mais

Física e Química A Bloco II Teste Sumativo 2C 14/12/2011

Física e Química A Bloco II Teste Sumativo 2C 14/12/2011 E s c o l a S e c u n d á r i a d e A l c á c e r d o S a l Ano letivo 2011/2012 Física e Química A Bloco II Teste Sumativo 2C 14/12/2011 1. O movimento de uma partícula é descrito pelos seguintes gráficos

Leia mais

Universidade Federal fluminense. Física I e Física XVIII

Universidade Federal fluminense. Física I e Física XVIII Universidade Federal fluminense Física I e Física XVIII Lista 02 Movimento Unidimensional e Queda Livre Questões: 1)A cada segundo o coelho percorre metade da distância restante entre seu nariz e um pé

Leia mais

BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE

BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito 1- Uma pessoa percorreu, caminhando a pé, 6,0 km em 20,0 minutos. A sua velocidade escalar média, em unidades do Sistema Internacional, foi de: * 2,0

Leia mais

LISTA DE EXERCICIOS PARA 4UL TURMAS DE 1º ANO (2014) PROF. KELLER

LISTA DE EXERCICIOS PARA 4UL TURMAS DE 1º ANO (2014) PROF. KELLER LISTA DE EXERCICIOS PARA 4UL TURMAS DE 1º ANO (2014) PROF. KELLER Câmara Escura e espelhos planos: exercícios 01 a 05 Espelhos Esféricos: exercícios 06 a 08 Lentes Esféricas: exercícios 09 a 11 Cinemática

Leia mais

Física 1. 1 a prova 29/04/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 29/04/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 9/04/017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. - Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 1. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva Tempo, posição e Velocidade

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 1. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva Tempo, posição e Velocidade Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva 1. Numa aula laboratorial, utilizou-se um sensor de movimento para estudar o movimento de uma estudante. Para tal, a estudante começou

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A. 5º Teste de avaliação versão2. Grupo I

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A. 5º Teste de avaliação versão2. Grupo I Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A 5º Teste de avaliação versão Grupo I As cinco questões deste grupo são de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas quatro alternativas,

Leia mais

Atividade Complementar para a DP de Física 1. Profs. Dulceval Andrade e Luiz Tomaz

Atividade Complementar para a DP de Física 1. Profs. Dulceval Andrade e Luiz Tomaz Atividade Complementar para a DP de Física 1. Profs. Dulceval Andrade e Luiz Tomaz QUESTÕES DO CAPÍTULO 2 DO LIVRO FUNDAMENTOS DE FÍSICA HALLIDAY & RESNICK - JEARL WALKER 6 ª - 7 ª e 9ª EDIÇÃO VOLUME 1

Leia mais