1. ORGANIZAÇÃO CURRÍCULAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. ORGANIZAÇÃO CURRÍCULAR"

Transcrição

1 1. ORGANIZAÇÃO CURRÍCULAR Primeiro Período Lógica de Programação 72 Tecnologia para Sistemas de Informação I 72 Inglês Técnico I 36 Português Instrumental I 36 Introdução à Administração 36 Matemática I 72 Atividades Complementares (*) Segundo Período Matemática II 72 Tecnologia para Sistemas de Informação II 72 Linguagens e Técnicas de Programação I 72 Inglês Técnico II 36 Introdução à Economia 36 Português Instrumental II 36 Atividades Complementares (*) Terceiro Período Fundamentos de Sistemas de Informação 72 Linguagens e Técnicas de Programação II 72 Banco de Dados I 72 Introdução à Contabilidade 36 Sist. Digitais e Organização de Computadores 72 Atividades Complementares (*) Quarto Período Análise e Projeto de Sistemas 72 Linguagens e Técnicas de Programação III 72 Tecnologia de Produção Multimídia 72 Banco de Dados II 36 Marketing 36 Metodologia da Pesquisa Científica 36 Atividades Complementares (*)

2 Quinto Período Probabilidade e Estatística 72 Engenharia de Software 72 Linguagens e Técnicas de Programação IV 72 Adminstração de Recursos Humanos 36 Interface Homem-Máquina 72 Atividades Complementares (*) Sexto Período Sistemas Operacionais 72 Pesquisa Operacional 72 Administração da Produção e Operações 36 Auditoria de Sistemas 72 Rede de Computadores I 72 Estágio Supervisionado I 160 Atividades Complementares (*) Sétimo Período Organização, Sistemas e Métodos 36 Legislação e Ética em Sistemas de Informação 36 Empreendedorismo e Plano de Negócios 72 Redes de Computadores II 72 Tópicos Avançados em S.I. I 72 Trabalho de Diplomação I 72 Estágio Supervisionado II Oitavo Período Administração de Sistemas de Informação 72 Tecnologia da Informação e Sociedade 36 Tópicos Avançados em S.I. II 72 Sistemas Distribuídos 72 Trabalho de Diplomação II 72 Inteligência Artificial

3 (*) Atividades complementares Carga horária ATIVIDADES COMPLEMENTARES 216h O aluno deverá cumprir, no mínimo 216 (duzentas e dezesseis horas) horas em atividades complementares em conformidade com o respectivo regulamento aprovado pelo Conselho Superior Acadêmico. As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, abrangendo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.

4 5.1 EMENTAS DAS DISCIPLINAS Primeiro Período Nome da disciplina: - LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Ementa: Introdução a programação de computadores. Algoritmos e estrutura de dados. Tipos simples e composto. Pseudolinguagens e fluxogramas. Simulação de algoritmos. Estudo e prática de linguagens de programação comercial. Conceito de programação orientada a eventos. Elementos da Linguagem. Tipos de dados. Definição de variáveis. Estruturas de decisão e controle. Manipulação de Procedures. Recursividade. Criação e atualização de Bases de Dados. Geração de relatórios. Comunicação entre programas. Alocação dinâmica de memória. Prática de construção de algoritmos, transcrição para a linguagem de programação, depuração e documentação. Nome da disciplina: - TECNOLOGIA PARA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I Ementa: Introdução à Arquitetura dos Sistemas de Computação: Estrutura e Computador Básico Periféricos, UCP, Memórias. Introdução aos principais Softwares para Microcomputadores. Introdução ao Sistema Operacional Windows (conceitos operacionais), Conceitos Iniciais de Internet: Browser Navegador da Internet; Processadores de Textos; Planilhas Eletrônicas de Cálculo; Geradores de Apresentações; instalação de Sistema Operacional e principais aplicativos; solução de problemas de microinformática no dia-a-dia de um escritório. Treinamento básico em manutenção de hardware e helpdesk. Nome da disciplina: - INGLÊS TÉCNICO I Ementa: Inglês no Mundo da Informática; Compreensão de Textos; Familiarização com Termos usados na Área; Leitura Escrita de s; Fixação de Estruturas Básicas do Idioma; Treino e Uso de Dicionários Específicos e online. Nome da disciplina: - PORTUGUÊS INSTRUMENTAL I Ementa: Linguagem, Língua e Fala. Níveis da Linguagem; Linguagem Oral e Linguagem Escrita; Linguagem Verbal e Linguagem Não-Verbal; Informação, Linguagem e Comunicação; Códigos e Mensagens; Teoria da Informação; A Comunicação Humana; A Fórmula de Lasswell; A Linguagem na Comunicação Humana; Obstáculos à Comunicação; Estudo das Diversas Técnicas de Comunicação Escrita e Oral Aplicadas à Informática; Informação, Opinião, Inferência; A Persuasão; Qualidades do Texto; Técnicas de Elaboração de Textos Técnicos; Elementos de Estilística; Normatividade na Redação Pragmática; Criação e Redação de Peças em Mídia Impressa.

5 Nome da disciplina: - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Ementa: Introdução à Teoria Geral da Administração (O Paradigma da Administração em Mudança; Fundamentos da Compreensão da Administração). A administração científica e Frederick W. Taylor. A administração das organizações. Henri Fayol. A escola comportamental da teoria da administração. Elton Mayo e a experiência de Hawtorne. Sistemas de informação gerenciais. A administração e os ambientes de negócios. Cultura organizacional. O clima de negócios e a ética na administração. Uma visão geral das funções da Administração. O processo de administração. Planejamento. Controle. Avaliação e feedback. A função administrativa de planejamento. A função administrativa da organização. Diretrizes para a organização. Estruturas organizacionais. Conceitos e formatos. A função administrativa de controle. Administrando a mudança organizacional. Tendências e mudanças na administração. Estratégias emergentes de gestão: visão holística, benchmarketing, reengenharia, downsizing, a organização do futuro. A Nova Organização (The Learning Organization) Nome da disciplina: - MATEMÁTICA I Ementa: Conceitos de números reais. Teoria dos reticulados. Elementos de Geometria analítica. Matrizes. Espaço vetorial sobre um corpo. Subespaço. Base e dimensões. Transformações lineares. Operações convergentes. Sistemas de coordenadas. Estudo da reta e de curvas planas. Superfícies no espaço. Aplicações em estrutura de dados e algoritmos computacionais. Visualização da geometria analítica e álgebra linear em software computacionais. Aplicações em computação gráfica, visualização de objetos, realidade virtual, multimídia e orientação a objetos. Introdução ao Cálculo Diferencial e Integral. Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas. Diferencial. Integral e aplicações da integral. Funções de n variáveis reais. Derivadas parciais. Diferencial total. Máximos e mínimos. Integral múltipla. Utilização de limites, derivadas e integrais em algoritmos computacionais.

6 5.1.2 Segundo Período Nome da disciplina: - MATEMÁTICA 2 Ementa: Conjuntos e Álgebra dos Conjuntos. Relações e funções. Indução matemática e técnicas de demonstração de teoremas. Álgebra de Boole. Lógica matemática: cálculo dos predicatos de 1 ª Ordem. Utilização de álgebra booleana e cálculo dos predicatos em algoritmos computacionais. Nome da disciplina: - TECNOLOGIA PARA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO II Ementa: Histórico das redes de computadores; Comunicação em rede; Internet; http; FTP; ; Client/Server; Peer-to-peer; a Internet como Ferramenta de Produtividade Organizacional; Construção de Páginas Web: Construção de Home Pages Pessoais e Empresariais, utilizando; projeto e codificação de sites para web; Publicação de Páginas Web. Nome da disciplina: - LINGUAGENS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I Ementa: Estudo da sintaxe e semântica das linguagens de programação tais como: estrutura do programa, tipos abstratos de dados, expressões, estruturas condicionais, estruturas de repetição, estruturas de dados homogêneas, estruturas de dados heterogêneas. Arquivos, Rotinas, Rotinas gráficas. Desenvolvimento de aplicações usando uma linguagem de programação. Estudo de algumas estruturas de dados básicas como: pilha. Métodos de Ordenação. Nome da disciplina: - INTRODUÇÃO À ECONOMIA Ementa: Definições e Leis da Economia: Primitivas, Clássicas, Contemporâneas, Objeto da Economia, Metodologia, Leis Econômicas; Introdução aos Problemas Econômicos: Escassez de Recursos e as Necessidades Ilimitadas, Alternativas de Produção e o Pleno Emprego de Recursos, Curvas de Possibilidade de Produção, Rendimentos Descrescentes e os Custos Sociais Crescentes, Dilema do Investimento e do Consumo; Caracterização da Organização Econômica: Estrutura dos Sistemas Econômicos, Fluxo Real e Monetário; Microeconomia : Teoria do comportamento do consumidor e as Demanda, Teoria dos Custos e da Produção, Formação de Preços e Estrutura do Mercado. Macroeconomia: Medida do Produto da Renda Nacional, Teoria da determinação da Renda, Introdução à teoria monetária; Desenvolvimento Econômico; Comércio Internaciona. Jogos de empresa. Sistemas de informação aplicado à economia. Nome da disciplina: - PORTUGUÊS INSTRUMENTAL II Ementa: A Semântica da Computação; Os Níveis de Segnificado em Sistemas de Informação; O Vocabulário Computacional Traduzido; Produção de Textos Científicos em Sistemas de Informação; Conceitos de Semiótica; A Linguagem de Programação como Linguagem Formal Computacional no Contexto das Linguas Naturais. Palavras traduzidas do Inglês no Neologismo da Lingua Portuguesa e na Dicionarialização; Elaboração de Trabalhos Acadêmicos e/ou Empresariais na Área de Sistemas de Informação

7 Nome da disciplina: - INGLÊS TÉCNICO II Ementa: Treino e Uso de Dicionários Específicos e online; Capacitação e Autonomia da Lingua Estrangeira; Familiarização com Inglês na Internet. Interpretação de termos técnicos e redação básica de comunicação online em inglês.

8 5.1.3 Terceiro Período Nome da disciplina: - FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Ementa: Introdução aos sistemas de informação: definição, apresentação e qualidade da informação. Conceitos de Informação e Dados. Conceito de Sistema. Teoria Geral dos Sistemas. Fundamentos e Classificação de Sistemas de Informação. Modelagem de Sistemas. Informação e Tomada de Decisão. Sistemas de Informação e a Tecnologia da Informação. O Sistema de Informação na empresa. Política, Estrutura Organizacional e Plano Diretor de Sistemas de Informação. Sistema de Informação Automatizado. Sistemas de Informação Gerencial. Especificação e Projeto de Sistemas. Características e Carreiras do Profissional de Sistemas de Informação. Técnicas de levantamento de dados, planejamento e controle de sistemas. Nome da disciplina: - LINGUAGENS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II Ementa: Utilização de uma linguagem de programação para o ensino de Estruturas de Dados e seus Algoritmos de estruturas especiais. Estruturas lineares e encadeadas por ponteiros de memória. Desenvolvimento de sistemas para desktop com utilização de banco de dados em linguagem de programação visual. Fundamentos da programação orientação a objetos. Nome da disciplina: - BANCO DE DADOS I Ementa: Conceitos Básicos: Entidade-relacionamento, Modelo Relacional, Álgebra e cálculo relacional, Processamento de consultas, Mapeamento do modelo conceitual para o modelo relacional, normalização, regras de integridade, técnicas de controle de concorrência. Modelos de Dados: Hierárquico, de Rede, Orientado a Objetos, SGBD s comerciais/experimentais. Bancos de Dados Distribuídos. Administração, Controle e Segurança de um Banco de Dados. Banco de Dados Heterogêneos. Tendências. Projeto lógico e fisico de banco de dados. Desenvolvimento de aplicativos utilizando banco de dados relacionais orientados a objetos. Banco de dados comerciais. Nome da disciplina: - INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE Ementa: A Contabilidade e os relatórios básicos como instrumentos de decisão e de gestão; Patrimônio; Balanço Patrimonial; Situação Econômica e Financeira das Organizações; Regimes de Caixa e de Competência dos Exercícios; Ativo Permanente e depreciações; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração de Lucros e/ou prejuízos acumulados e Mutações do Patrimônio Líquido; Plano de Contas, Sistemas e Escrituração Contábil; Noções de Contabilidade de Custos e Noções de Análise das demonstrações Contábeis.

9 Nome da disciplina: - SISTEMAS DIGITAIS E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Ementa: Sistemas de Numeração: sistema binário, decimal e hexadecimal, conversão de bases, operações aritméticas no sistema binário, complemento de dois. Funções lógicas: portas lógicas, funções E, OU, NÃO, NE, NOU, OU-EXCLUSIVO, coincidência, expressões, circuitos e tabelas da verdade. Circuitos Combinacionais: Expressões e circuitos a partir de tabelas da verdade, álgebra de Boole e simplificação de circuitos lógicos, simplificação de expressões booleanas, diagramas de Vietch- Karnaugh. Memórias: massa e semicondutoras (rom, prom, eprom, eeprom, ram - dram e sram. Histórico das arquiteturas de computadores: os primeiros computadores, as máquinas de primeira, segunda, terceira e quarta geração. Noções de arquitetura de computadores: principais componentes de um computador, unidade lógica e aritmética, seção de registros e unidade de controle, pipeline, máquina vetorial, array processor. Microarquitetura e microprogramação: os microprocessadores e os sinais externos componentes de um microprocessador. conceitos de microarquitetura, linguagem de máquina e microcódigo. Microprocessadores da família intel: arquitetura interna, endereçamento de memória, registratores. Programação Assembler: conjunto de instruções, montador assembler. Arquiteturas avançadas: tecnologias Risc, Cisc, arquiteturas de computadores atuais.

10 5.1.4 Quarto Período Nome da disciplina: - ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Ementa: Visão geral do processo de desenvolvimento de sistema. Análise Estruturada de Sistemas. Análise Orientada a Objetos. O ciclo de vida de um sistema. Avaliação das metodologias de desenvolvimento existentes. Funções do Analista de Sistemas. Técnicas de Análise e ferramentas de modelagem de Sistemas. Análise de Viabilidade. GerÊncia de Projetos. Uso de uma ferramenta de gerência de projeto. Uso de uma ferramenta CASE para modelagem do sistema (Computer Aided Software Engineering). Nome da disciplina: - LINGUAGENS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO III Ementa: Utilização de uma linguagem de programação para aprendizado da programação orientada a objetos. Aprofundamento nos conceitos de Atributo, Classe, Encapsulamento, Especificação, Estado, Evento, Generalização, Herança, Instância, Mensagem, Objeto, Métodos ou Operações, Polimorfismo, Subclasse. Desenvolvimento e implementação de Programas orientados a objetos utilizando bancos de dados e integrando soluções na Internet. Nome da disciplina: - MARKETING Ementa: O Papel e o Conceito de Marketing; Visão Geral da Administração de Marketing; O Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing; Segmentação, Posicionamento e Análise de Mercado; Pesquisa de Marketing; Planejamento Estratégico de Marketing: Elaboração, Implementação e Controle; Sistema de Informação de Marketing: Tecnologia de Informações; Marketing e Serviços; Marketing Internacional; CRM Customer Relationship Management. Nome da disciplina: - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Ementa: Iniciação a pesquisa científica: métodos de pesquisa e estrutura formal do trabalho, com aplicação prática em áreas técnicas. Pesquisas do ambiente acadêmico (monografias) e estudos do universo empresarial (relatórios e projetos). Utilização de multimeios na pesquisa científica: Internet, Intranet, CD-ROM, sistemas informatizados de biblioteca, COMUT, etc. Normatização baseada na ABNT. Elaboração de textos acadêmicos e empresariais. Introdução ao estudo da pesquisa acadêmica: objetivos, justificativa, métodos, desenvolvimento de projeto, metodologia, resultados, análise dos resultados, experimentação, conclusões e direções futuras. Inserção da pesquisa de Computação no ambiente acadêmico e empresarial. Metodologias usuais na investigação científica. Métodos comumente utilizados de pesquisa bibliografia no meio universitário. Divulgação de trabalhos científicos. Elaboração de trabalhos científicos. Formas e tipos de divulgação de trabalhos científicos. Classes de divulgação de trabalhos científicos, tais como artigos, boletins técnicos, relatórios técnicos, resumos, informativos, painéis, etc.

11 Nome da disciplina: - BANCO DE DADOS II Ementa: Utilização de banco de dados na WEB. Banco de dados não-convencionais. Modelamento em sistemas de banco de dados. Banco de dados hirárquicos e de redes orientados a objetos. Linguagens de consultas comerciais: SQL (linguagem de consulta estruturada), QBE (busca por exemplo). Projeto de banco de dados relacional: dependência funcional, chaves, normalização, visões, integração de visões. Transações. Utilização de banco de dados comerciais. Utilização de banco de dados em redes de computadores, especialmente no ambiente cliente-servidor. Nome da disciplina: - TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO MULTIMÍDIA Ementa: Planejamento de conteúdo de recursos de multimídia. Projeto visual. Hipermídia e hiperdocumentos. Recursos, Análise e Projeto de CBT (Computer Based Training). Fundamentos da animação. Tratamento de imagens. Captura, Edição e produção de vídeos. Edição de áudio e mixagem e efeitos de som. Uso de textos escritos e textos distribuídos eletronicamente, uso da Internet.

12 5.1.5 Quinto Período Nome da disciplina: - LINGUAGENS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO IV Ementa: Utilização de uma linguagem de programação para ensino dos seguintes conceitos: Páginas dinâmicas. Conceitos de páginas do lado servidor e cliente. Recursos de acesso a banco de dados para web. Comandos básicos SQL. Recursos do XML. Configuração de servidores web. Enquetes, fórum, mecanismo de busca. Filtro e totalização de dados. Formulários. Desenvolvimento de aplicações. Implementação de sites dinâmicos e seus respectivos testes, avaliação e manutenção. Nome da disciplina: - ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Ementa: Aumento da eficácia profissional. Pirâmide de A. Maslow. Comportamentos positivos e negativos nas organizações. A complexidade das organizações. As pessoas: A motivação humana. Reciprocidade entre indivíduo e organização. Os estilos de Administração de Recursos Humanos. O caráter multivariado de Administração de Recursos Humanos. Rotatividade de pessoal. Fontes de recrutamento. Pesquisa interna e externa. O processo de recrutamento. Seleção como um processo de comparação. Técnicas de seleção. Entrevista de seleção. Provas e testes de conhecimento de capacidade. Treinamento. O ciclo de treinamento. Levantamento de necessidades de treinamento. Programação de treinamento. Planejamento de treinamento. Execução de treinamento. Avaliação dos resultados de treinamento. O processo de desenvolvimento organizacional. Desenvolvimento de equipes. Descrição de cargos. Análise de cargos. A responsabilidade pela avaliação do desempenho. Benefícios da avaliação do desempenho. A figura do estagiário na empresa e as suas relações de trabalho. Conduta profissional, aspectos éticos e funcionais do estagiário. Método de escolha forçada. Método de comparação de pares. Higiene do trabalho. Condições ambientais de trabalho. Segurança do trabalho. Prevenção de acidentes. Administração de riscos. Nome da disciplina: - PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA Ementa: Conceitos fundamentais de estatística. Fases do método estatístico. Amostragem. Organização de dados. Medidas estatísticas de dados. Medidas de tendência Central e de Posição. Medidas de Dispersão. Análise combinatória. Teoria elementar de probabilidade: probabilidade condicional e independência estatística. Estimação de parâmetros. Testes de significânica. Teorema da probabilidade total e Teorema de Bayes. Variáveis. Noções sobre amostragem. Distribuições: binomial, Poisson e normal e outras. Intervalos de confiança. Teste de hipótese paramétricos. Inferência tratando-se de duas populações. Correlação e previsão. Teste Qui-quadrado. Aplicações computacionais como teoria de filas, teoria dos jogos, simulação discreta de sistemas, utilização de linguagens de simulação de sistemas, aplicações probabilísticas e estatísticas em sistemas de informação.

13 Nome da disciplina: - ENGENHARIA DE SOFTWARE Ementa: Software e Engenharia de Software: Origem e Evolução da Engenharia de Software. Análise e Especificação de Requisitos. Prototipação de Software. Técnicas e Estratégias de Testes de Software. Estimativa de custo de software. Qualidade de software. Gerenciamento de Configuração. Documentação de Software. Reutilização de Software. Projeto de software orientado a Objetos. Modelagem de sistemas com UML Unified Modeling Language. Estudo de Casos. CASE (Computer Aided Software Engeneering). Nome da disciplina: - INTERFACE HOMEM-MÁQUINA Ementa: O Usuário: aspectos perceptivos e cognitvos. Comunicação homem-máquina. Interação e controle. Projeto do Diálogo Homem-Máquina. Implementação: Hardware e Software de Interface. Usabilidade e Avaliação. Abordagem ergonômica para a concepção de sistemas informatizados. O trabalho informatizado. Usabilidade na Web. Desenvolvimento e testes. Avaliação e Desenvolviemento de Interfaces visando a Acessibilidade.

14 5.1.6 Sexto Período Nome da disciplina: - SISTEMAS OPERACIONAIS Ementa: Evolução dos Sistemas Operacionais. Classificação, Estrutura e Componentes Básicos de um Sistema Operacional. Conceito de Processo: Modelo, Estados, Mudanças de Estado, Subprocesso e Thread. Comunicação entre Processos. Gerência do Processador. Gerência de Memória. Sistemas de Arquivos. Gerenciamento de Dispositivos de Entrada/Saída. Estudos de casos em Sistemas Operacionais. Nome da disciplina: - PESQUISA OPERACIONAL Ementa: Programação matemática. Programação linear. Forma normal. Teoria da solução. O método simplex. Dualidade. Algoritmo de bifurcação e limite. Programação inteira. Algoritmo de corte. Algoritmo de transporte. Modelo de designação. Utilização de pacotes para o método simplex. Nome da disciplina: - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Ementa: Introdução à Administração da Produção e Operações; O Sistema da Produção: Conceito, Função, Projeto e Controle; Planejamento da Capacidade; Localização de Instalações; Projeto do Processo e do Produto; Arranjo Físico das Instalações, Porjeto e Medida do Trabalho; Operação do Sistema de Produção; Previsão da Demanda; Planejamento Agregado; Programação e Controle da Produção; Controle Estatístico da Qualidade; Medidas de Produtividade; Administração Econômica de Estoques. Nome da disciplina: - REDES DE COMPUTADORES I Ementa: Conceitos de redes de computadores, características, tecnologias e aplicações. Tipos de Redes. Evolução dos recursos de telecomunicações. Códigos e modos de transmissão. Técnicas de modulação e multiplexação. Topologias de redes. Redes de pacotes, protocolos, serviços e controle de erros. Sistemas Operacionais de Rede. Protocolos de comunicação. Níveis do Modelo OSI da ISO. Análise de algumas redes sob a ótica do modelo OSI. Nome da disciplina: - AUDITORIA DE SISTEMAS Ementa: Auditoria de sistemas: Conceitos e aplicações. A auditoria de sistemas de informação. Técnicas de auditoria de sistemas. Metodologias de auditorias de sistemas Padrões e código de ética para auditoria de sistemas de informação. Avaliação de softwares de auditoria de sistemas. Desenvolvimento de equipe de auditoria de sistemas. A gestão da auditoria de computadores. O futuro da auditoria de computadores. Auditoria e segurança de sistemas. Estudos de Caso.

15 Nome da disciplina: - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Ementa: Execução de Atividade Profissional numa das diversas áreas de formação como: Programação, Análise de Sistemas, Engenharia de Software, Ensino e Pesquisa, Redes de Computadores, Bancos de dados, entre outras áreas do curso de Bacharelado em Sistema de Informação.

16 5.1.7 Sétimo Período Nome da disciplina: - ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Ementa:Estrutura Organizacional, Estrutura formal e estrutura informal, componentes da estrutura organizacional: sistema de responsabilidade, sistema de autoridade, sistema de comunicações, sistema de decisões. Autoridade hierárquica e Autoridade funcional. Condicionantes da estrutura organizacional: fator humano, fator ambiente externo, fator sistema de objetivos e estratégias, fator tecnologia. Níveis de influência da estrutura organizacional: estratégico, tático, operacional. Departamentalização. Linha e assessoria. Delegação, Descentralização e Centralização. Metodologia de levantamento, análise, desenvolvimento e implementação de métodos administrativos. Técnicas de levantamento e análise da situação atual: Observação Pessoal, Questionários, Entrevistas. Técnicas de representação gráfica: Cronograma de trabalho, Técnica do fluxograma: vertical, parcial ou descritivo, global ou de coluna. Utilização de fluxogramas no ambiente de trabalho e na Internet. Arranjo Físico Layout. Etapas de um projeto de arranjo físico. Formulários. Estudo e distribuição do trabalho. Confecção do quadro distributivo do trabalho QDT. Nome da disciplina: - LEGISLAÇÃO E ÉTICA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Ementa: Obejto da Ética; Definição da Ética; Problemas Morais e Problemas Éticos; o Campo da Ética; A Ética e o Trabalho; A Ética Profissional na Área de Informática. Crimes cibernéticos e lei de software. Nome da disciplina: - EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO Ementa: A Motivação e o Perfil Empreendedor. Iniciando seu Plano de Negócios. Ocupando seu Espaço no Mercado. Fases para a Elaboração de um Plano de Negócios. Conceito de Negócio. O Ambiente do Negócio. Plano de Marketing. Aspectos de Produção. Análise da Estrutura Econômica e Financeira da Empresa. Cálculo dos Custos e Despesas Fixas e Variáveis. Determinação do Preço de Venda. Estimativa de Faturamento. Análise da Viabilidade Econômica e Financeira do Empreendimento. Técnicas de Avaliação de Projetos de Investimento de Capital. Praticando Marketing. Conclusão Final do Plano de Negócios.

17 Nome da disciplina: - REDES DE COMPUTADORES II Ementa: Aspectos de LAN s, MAN s, WAN s. Gerenciamento de redes de computadores. Aspectos de Segurança e auditoria em redes de computadores. Ferramentas para gerencimanto de redes de computadores. Simulação de redes de filas em redes de computadores. Protocolos de comunicação. Interconectividade de ambientes heterogêneos. As redes Internet e intranet. Aspectos futuros das redes de computadores, especificamente o ambiente Internet e Intranet. Aplicações de redes Internet e Intranet. Projeto lógico e físico de redes de computadores. Projetos para Internet e Intranet. Segurança em redes. Técnicas de segurança de sistemas. Algoritmos de segurança. Criptografia. Técnicas, metodologias, tecnologias de segurança de sistemas em redes. Softwares de segurança de sistemas. O papel do sistema operacional e do gerenciador de redes na segurança das redes de computadores. Softwares de segurança da Internet e Intranet. Aplicações e estudo de casos de segurança e auditoria de sistemas de informação. Nome da disciplina: - TÓPICOS AVANÇADOS EM SIST. DE INFORMAÇÃO I Ementa: Variável: Estudo de técnicas e metodologias que cobrem tópicos atuais de pesquisas e desenvolvimento na área de Sistemas de Informação. Nome da disciplina: - TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO I Ementa: Desenvolvimento e acompanhamento de projeto de concepção de um software básico, aplicativo, um serviço ou produto na área de computação com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Nome da disciplina: - ESTÁGIO SUPERVISIONADO II Ementa: Execução de Atividade Profissional numa das diversas áreas de formação como: Programação, Análise de Sistemas, Engenharia de Software, Ensino e Pesquisa, Redes de Computadores, Bancos de dados, entre outras áreas do curso de Bacharelado em Sistema de Informação.

18 5.1.8 Oitavo Período Nome da disciplina: - ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Ementa: Informação Integrada à Organização; Evolução das Tecnologias; Ferramentas de gestão e padrões de tecnologia de Hardware, Software, Redes, Firmware, Peopleware; Comunicações e Informações para Usuários; Engenharia de Informações, Planejamento Estratégico das Informações; Análise das Áreas de Negócios da Empresa; Administração dos Sistemas de Informações; Sistemas de Informações Gerenciais e Modelos de sistema de Informação; Sistemas de Apoio à Decisão; Portais Corporativos, Sistemas Especialistas; Sistemas de Informações Executivas (EIS). Sistemas de Informações Corporativas. O Futuro das Informações na Empresa. Planejamento estragégico de Sistemas de Informações Gerenciais (SIG). Modelo de planejamento de SIG. Metolodogias de planejamento a longo prazo de SIG. Modelo de planejamento de SIG. Metodologias de planejamento estratégico. Alocação de recursos. Riscos análise e gerência. Determinação de cronogramas de prazos e custos. Nome da disciplina: - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE Ementa: Os conhecimentos sociológicos básicos. A sociologia e Sociedade. A sociologia da Administração. A sociologia da informática. Formação humana para profissionais das áreas de ciências exatas. A relação da filosofia, sociologia com a informática. A importância da informática para a sociedade. A questão do papel econômico, social e psicológico da informática no âmbito da sociedade. O papel da Internet na sociedade. Os vícios da Internet. Nome da disciplina: - TÓPICOS AVANÇADOS EM SIST. DE INFORMAÇÃO II Ementa: Variável: Estudo de técnicas e metodologias que cobrem tópicos atuais de pesquisas e desenvolvimento na área de Sistemas de Informação. Nome da disciplina: - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Ementa: Fundamentos da inteligência artificial. Computabilidade. Autômatos. Representação do conhecimento. Adequação epistemológica. Adequação heurística. Semântica. Hipótese da representação do conhecimento. Fundamentos dos sistemas especialistas. Conhecimento e conceitualização. Percepção e controle motor. Linguagem e cognição. Aprendizado e cognição. Arquiteturas dos sistemas especialistas. Sistemas de tomada de decisão e aplicações em sistemas de informação. Lógica Fuzzy. Redes Neurais. Algoritmos Genéticos. Realidade Virtual. Agentes Inteligentes. Sistemas esepecialistas. Aquisição do conhecimento. Métodos de representação do conhecimento. Ferramentas para construção de sistemas especialistas.

19 Nome da disciplina: - SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Ementa: Fundamentos de computação distribuída. Níveis hierárquicos. Paralelismo a nível de hardware, micromáquina, convencional, sistema operacional e linguagem de programação. Arquiteturas para processamento paralelo. Classificação de arquiteturas paralelas. Redes de chavemaento. Algoritmos paralelos básico. Máquinas paralelas atuais. Fundamentos de computação distribuída. Características de algoritmo distribuído. Sistemas distribuídos e compartilhamento de recursos. Medidas de complexidade de computação distribuída. Algoritmos distribuídos básicos. Sincronização de algoritmos. Processamento numérico em grande escala. Arquiteturas, modelos e métodos. Processamento vetorial `pipeline`, processadores vetoriais `pipeline`. Avaliação de desempenho dos supercomputadores. Métodos de vetorização. Linguagens para processamento vetorial. Nome da disciplina: - TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Ementa: Desenvolvimento e acompanhamento de projeto de concepção de um software básico, aplicativo, um serviço ou produto na área de computação com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2015 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 ARQUITETURA DE COMPUTADORES... 4 02 FILOSOFIA... 4 03 FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS PARA COMPUTAÇÃO...

Leia mais

EMENTAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

EMENTAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS EMENTAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 60 h 1º Evolução histórica dos computadores. Aspectos de hardware: conceitos básicos de CPU, memórias,

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PROENG) ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO ASSESSORIA JURÍDICA

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PROENG) ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO ASSESSORIA JURÍDICA FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MATRIZ(ES) CURRICULAR(ES): 2015 ALTERAÇÕES PASSAM A VIGORAR A PARTIR DO SEMESTRE: 1 Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores

Leia mais

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Coordenador: Duração: Carga Horária: LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Victor Emanuel Corrêa Lima 6 semestres 2800 horas Situação Legal: Reconhecido pela Portaria MEC nº 503 de 15/02/2006 MATRIZ CURRICULAR Primeiro

Leia mais

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) 2015 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 ARQUITETURA DE COMPUTADORES... 4 02 FILOSOFIA... 4 03 FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS... 4 04 TEORIA

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Ementário das Disciplinas

Ementário das Disciplinas Ementário das Disciplinas As ementas das disciplinas estão agrupadas em semestres para uma melhor visualização da organização da matriz curricular. As referências bibliográficas serão especificadas no

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

EMENTÁRIO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1/5 ANEXO II RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2005 EMENTÁRIO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I SEMESTRE Algoritmos e Estruturas de Dados I Fundamentos da Computação Fundamentos Matemáticos para a Computação

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA LICENCIATURA 1 PERÍODO

CURSO DE INFORMÁTICA LICENCIATURA 1 PERÍODO CURSO DE INFORMÁTICA LICENCIATURA 1 PERÍODO DISCIPLINA: Metodologia Científica H111900 Finalidade da metodologia científica. Importância da metodologia no âmbito das ciências. Metodologia de estudos. O

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CST SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: Algoritmo e Programação I A disciplina aborda o estudo de algoritmos, envolvendo os conceitos fundamentais: variáveis, tipos de dados, constantes,

Leia mais

EMENTAS DO CURSO ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL

EMENTAS DO CURSO ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS DO CURSO ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL EDA 1601 - INGLÊS INSTRUMENTAL I (2.0.0)2 English for Specific Purposes": introdução. Leitura e compreensão de texto: estratégias de leitura. Organização e partes

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O curso Técnico em Informática, em Nível Médio Subseqüente, será organizado de forma semestral, com aulas presenciais, compostos por disciplinas, com conteúdos estabelecidos, tendo

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 68 A disciplina estuda a área da informática como um todo e os conceitos fundamentais, abrangendo desde a

Leia mais

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING MÓDULO I 304101 FUNDAMENTOS DE MARKETING Fundamentos do Marketing. Processo de Marketing.

Leia mais

DISCIPLINA CRED CH PRÉ - REQUISITOS 1ª FASE Geometria Analítica e Álgebra Linear

DISCIPLINA CRED CH PRÉ - REQUISITOS 1ª FASE Geometria Analítica e Álgebra Linear CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS AUTORIZAÇÃO: Portaria UDESC nº 646/2001 RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 3324/2005 renovado pelo Decreto Estadual nº 1664/2013 PERÍODO

Leia mais

CURSO TECNOLÓGICO 2008/01 1º SEMESTRE. Programação e Estruturas de Dados Fundamentais

CURSO TECNOLÓGICO 2008/01 1º SEMESTRE. Programação e Estruturas de Dados Fundamentais 1º SEMESTRE Programação e Estruturas de Dados Fundamentais 8 Créditos Desenvolver a lógica de programação através da construção de algoritmos utilizando português estruturado Representar a solução de problemas

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2010.2 A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INFORMÁTICA APLICADA À... 4 02 MATEMÁTICA APLICADA À I... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 04 PSICOLOGIA... 5 05

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Matemática I CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS 1º PERÍODO Matrizes e sistemas lineares. Funções: lineares, afins quadráticas, exponenciais

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Introdução a Programação 1º PERÍODO Fundamentos de construção de algoritmos e programas. Algoritmos:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC Curso de Sistemas de Informação

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC Curso de Sistemas de Informação EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS Disciplina: História do Contestado As civilizações primitivas do contestado. As origens, formação e herança cultural do homem do contestado. A índole guerreira do caboclo catarinense.

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Matemática I 1º PERÍODO Matrizes e sistemas lineares. Funções: lineares, afins quadráticas,

Leia mais

Centro Universitário de Brusque Unifebe Curso de Sistemas de Informação

Centro Universitário de Brusque Unifebe Curso de Sistemas de Informação Ementário das disciplinas Grade 2009.1 01 ADMINISTRAÇÃO GERAL Fase: I Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 Introdução à administração. Antecedentes históricos da administração. Escolas de administração. Administração

Leia mais

DISCIPLINA DO CURRÍCULO

DISCIPLINA DO CURRÍCULO Língua Portuguesa 40 h DISCIPLINA DO CURRÍCULO Possibilitar ao educando o desenvolvimento da escrita, oralidade, capacidade de leitura e competência textual com recursos que auxiliam no âmbito profissional

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) SISTEMAS PARA INTERNET INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 68 A disciplina estuda a área da informática como um todo e os conceitos fundamentais, abrangendo

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº. 226, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014.

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº. 226, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014. ANEXO À RESOLUÇÃO Nº. 226, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014. CURSO LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO ESTRUTURA CURRICULAR 1.1 QUADRO GERAL DA ESTRUTURA CURRICULAR Carga Horária LOTAÇÃO Módulo Disciplina Teoria Prática

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Sistemas de Informação

Ementário das disciplinas do curso de Sistemas de Informação Ementário das disciplinas curso de Sistemas de Informação 01 ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA DE REDES Introdução ao gerenciamento de redes. Modelos e software de gerenciamento, Áreas funcionais. A arquitetura

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 05/03/2014 10:06. Centro de Ciências Exatas e Naturais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 05/03/2014 10:06. Centro de Ciências Exatas e Naturais 5// :6 Centro de Ciências Exatas e Naturais Curso: Ciência da Computação (Noturno) Currículo: 7/ CMP.8.- Introdução à Computação Ementa: O que é Ciência da Computação. História da Computação. Estrutura

Leia mais

Curso de Engenharia. Formação Geral 1º e 2º anos

Curso de Engenharia. Formação Geral 1º e 2º anos Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos DISCIPLINA 1º Bimestre Introdução à Engenharia Informática Matemática Produção de Textos 2º Bimestre Cálculo I Física I Inglês Metodologia Científica 3º

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Sistemas de Informação

Ementário das disciplinas do curso de Sistemas de Informação Ementário das disciplinas curso de Sistemas de Informação 01 ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA DE REDES Introdução ao gerenciamento de redes. Modelos e software de gerenciamento, Áreas funcionais. A arquitetura

Leia mais

linguagem técnica de informática; Perceber os sinais de pontuação e identificar sua função no texto; Ler siglas e identificar seus significados;

linguagem técnica de informática; Perceber os sinais de pontuação e identificar sua função no texto; Ler siglas e identificar seus significados; PLANO DE CURSO Disciplina Competências Habilidades Bases Tecnológicas INGLÊS TÉCNICO Aumentar e consolidar o seu vocabulário ativo e passivo, através da fixação de novas palavras e expressões contidas

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL EMENTA DAS DISCIPLINAS 1º Período GADM 7712-TGA - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (4.0.0) 4 Introdução; Antecedentes Históricos;

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Logística Empresarial

Curso Superior de Tecnologia em Logística Empresarial PRIMEIRA FASE 01 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Funções, gráficos e aplicações; cálculo diferencial e aplicações; funções de duas ou mais variáveis: derivadas parciais e aplicações; aplicação computacional

Leia mais

Ementas Disciplinas Eletivas

Ementas Disciplinas Eletivas Ementas Disciplinas Eletivas INFORMÁTICA Administração de Redes CH: 60 h Créditos: 2.1.0 Pré-requisito(s): Redes de Computadores II Conceitos e políticas de administração de redes. Gerência de redes e

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Carga Horária Total

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação 2014 109 EMENTÁRIO

UFV Catálogo de Graduação 2014 109 EMENTÁRIO UFV Catálogo de Graduação 2014 109 EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pelo Campus Rio Paranaíba são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, ligadas a cada instituto, seguidas

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Introdução à Computação A disciplina apresenta a área da Computação como um todo, desde a história e a evolução dos computadores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º AD431- ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: AD001 AD001- INTRODUCAO A ADMINISTRACAO FUNDAMENTOS TEÓRICOS. DESIGN ORGANIZACIONAL - ESTRUTURA ORGANIZACIONAIS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS.

Leia mais

Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos

Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos DISCIPLINA 1º Bimestre Introdução à Engenharia 40 Informática 40 Matemática 80 Produção de Textos 40 2º Bimestre Cálculo I 80 Física I 80 Inglês 20 Metodologia

Leia mais

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - Tel. 0** (42) 220-3000 - Ponta Grossa Pr. - www.uepg.br

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - Tel. 0** (42) 220-3000 - Ponta Grossa Pr. - www.uepg.br CURSO DE BACHARELADO EM INFORMÁTICA Turno: NOTURNO Reconhecido pela Portaria MEC nº 357, de 14.06.88, D.O.U. de 16.06.88 Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação em Bacharelado em

Leia mais

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Algoritmos

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Algoritmos CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 89/2007 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 858/2012 renovado pela Resolução CEE nº 3/2015 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE 1 OBJETIVOS 1. Qual é a capacidade de processamento e armazenagem que sua organização precisa para administrar suas informações e transações empresariais?

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM INFORMÁTICA Currículo n 2

CURSO DE BACHARELADO EM INFORMÁTICA Currículo n 2 CURSO DE BACHARELADO EM INFORMÁTICA Turno: NOTURNO Currículo n 2 Reconhecido pela Portaria MEC nº. 357, de 14.06.88, D.O.U. de 16.06.88. Renovação de Reconhecimento Decreto nº. 7.154, D.O.E. de 19.05.2010.

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PROENG) ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO ASSESSORIA JURÍDICA

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PROENG) ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO ASSESSORIA JURÍDICA FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MATRIZ(ES) CURRICULAR(ES): 2011 ALTERAÇÕES PASSAM A VIGORAR A PARTIR DO SEMESTRE: 2015.1 Banco de Dados I Estudo dos aspectos de modelagem

Leia mais

Objetivos e Ementas das disciplinas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Objetivos e Ementas das disciplinas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Objetivos e Ementas das disciplinas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Código Disciplina Sigla Objetivos Ementa 1001 ADMINISTRAÇÃO GERAL ADM GERAL Ao final da disciplina o aluno será capaz de: ter

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PERFIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO PERFIL PERFIL 3001 - Válido para os alunos ingressos a partir de 2002.1 Disciplinas Obrigatórias Ciclo Geral Prát IF668 Introdução à Computação 1 2 2 45 MA530 Cálculo para Computação 5 0 5 75 MA531 Álgebra Vetorial

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CTS DE REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 68 A disciplina estuda a área da informática como um todo e os conceitos fundamentais, abrangendo desde a história e a evolução

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 75/2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de do Centro

Leia mais

Ementas das Disciplinas do Bacharelado em Sistemas de Informação da UNIRIO

Ementas das Disciplinas do Bacharelado em Sistemas de Informação da UNIRIO Ementas das Disciplinas do Bacharelado em Sistemas de Informação da UNIRIO 2 de junho de 2010 Sumário Administração de Bancos de Dados.................................. 3 Administração Financeira.......................................

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE Capítulo 6 ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE 6.1 2003 by Prentice Hall OBJETIVOS Qual é a capacidade de processamento e armazenagem que sua organização precisa para administrar suas informações

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 128/2014- COU/UNICENTRO. DISPOSITIVOS DO PROJETO PEDAGÓGICO APROVADO POR ESTA RESOLUÇÃO, ESTÃO ALTERADOS PELA RESOLUÇÃO Nº 26/2009-COU/UNICENTRO.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 27/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Válida para os acadêmicos

Leia mais

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 6.1

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 6.1 Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 6.1 6 OBJETIVOS OBJETIVOS ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE 6.1 2003 by Prentice Hall Qual é a capacidade de processamento e armazenagem

Leia mais

EDITAL GR Nº 707/2014. Quadro de Disciplinas Especiais ou Unidades de Aprendizagem Especiais com Pré-Requisito semestre 2015A 2º Período

EDITAL GR Nº 707/2014. Quadro de Disciplinas Especiais ou Unidades de Aprendizagem Especiais com Pré-Requisito semestre 2015A 2º Período Quadro de Disciplinas Especiais ou Unidades de Aprendizagem Especiais com Pré-Requisito semestre 2015A 2º Período Disciplina Especial Ofertada Pré-Requisito Ementa Análise das Demonstrações Contábeis II

Leia mais

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação. Comissão de Curso e NDE do BCC

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação. Comissão de Curso e NDE do BCC Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência da Computação Comissão de Curso e NDE do BCC Fevereiro de 2015 Situação Legal do Curso Criação: Resolução CONSU no. 43, de 04/07/2007. Autorização: Portaria

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 72/2009 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação, modalidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Ementário dos Componentes Curriculares do Curso de Licenciatura em Computação aprovado para vigorar

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMPUTAÇÃO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMPUTAÇÃO EMENTAS DAS S DO CURSO DE COMPUTAÇÃO INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA EMENTA: Conceito de Informática, informação, dados e computadores; evolução histórica dos computadores; anatomia de um computador conceitos

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE 2.ª SÉRIE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (ÁREA: INFORMÁTICA)

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE 2.ª SÉRIE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (ÁREA: INFORMÁTICA) MATRIZ CURRICULAR CURSO: GRADUAÇÃO: REGIME: DURAÇÃO: INTEGRALIZAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (ÁREA: ) TECNÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS MÍNIMO:

Leia mais

TABELA DE EQUIVALÊNCIA FECOMP Curso de Engenharia de Computação

TABELA DE EQUIVALÊNCIA FECOMP Curso de Engenharia de Computação TABELA DE EQUIVALÊNCIA FECOMP Curso de Engenharia de Computação Disciplina A Disciplina B Código Disciplina C/H Curso Disciplina C/H Código Curso Ano do Currículo 66303 ESTRUTURA DE DADOS I 68/0 ENG. DE

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2003-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2003-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1 PERÍODO

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1 PERÍODO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1 PERÍODO Area de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas DISCIPLINA: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS I H111926 03 60 Introdução e ensaio da prática investigativa. Procedimentos metodológicos

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DA CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO (A CARGA HORÁRIA APRESENTADA NAS TABELAS REFEREM-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS)

MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DA CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO (A CARGA HORÁRIA APRESENTADA NAS TABELAS REFEREM-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS) MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DA POR PERÍODO LETIVO (A APRESENTADA NAS TABELAS REFEREM-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS) PRIMEIRO SEMESTRE / 1 O ANO Leitura e Interpretação de Textos 2-40 Matemática

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso

Projeto Pedagógico do Curso Projeto Pedagógico do Curso Fundamentação Diretrizes curriculares do MEC Diretrizes curriculares da SBC Carta de Princípios da UNICAP Projeto Pedagógico Institucional da UNICAP Diretrizes Curriculares

Leia mais

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72 Matriz Curricular do Curso de Administração 2015.1 1ª Fase CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ- REQUISITOS CRED ADM001 Interpretação e Produção de Textos - ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO A disciplina aborda o estudo da área de Informática como um todo, e dos conceitos fundamentais,

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PRIMEIRA FASE 01 ECONOMIA Definições e conceitos de economia; macroeconomia; microeconomia; a organização econômica; a atividade de produção; a moeda; a formação de preços; economia de mercado: consumo,

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Business Intelligence (BI)

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Business Intelligence (BI) Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Business Intelligence (BI) Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Business Intelligence Inteligência Competitiva tem por fornecer conhecimento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE 6 ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE HARDWARE E SOFTWARE OBJETIVOS Qual é a capacidade de processamento e armazenagem que sua organização precisa para administrar suas informações e transações empresariais?

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO EMENTAS DO CURSO

ADMINISTRAÇÃO EMENTAS DO CURSO ADMINISTRAÇÃO EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO Números Reais, Expressões Algébricas, Equação do 1º grau, Equação do 2º grau, Logaritmos, Conjuntos, Funções,

Leia mais

GTSI7043 Aplicações para dispositivos móveis... 7 GTSI 7070 Cálculo a Uma Variável (5.0.0)... 7 GTSI 7094 Inteligência Computacional (5.0.0)...

GTSI7043 Aplicações para dispositivos móveis... 7 GTSI 7070 Cálculo a Uma Variável (5.0.0)... 7 GTSI 7094 Inteligência Computacional (5.0.0)... Ementas do CST-SI Conteúdo Disciplinas Obrigatórias... 4 GTSI 7101 Arquitetura de Computadores... 4 GTSI 7102 Programação de Cliente WEB... 4 GTSI 7103 Projeto de Algoritmos Computacionais... 4 GTSI 7104

Leia mais

UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista F I P P - Faculdade de Informática de Presidente Prudente

UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista F I P P - Faculdade de Informática de Presidente Prudente 1º TERMO NOTURNO - 2009 31/03/09 3ª feira 20:50 h A ADMINISTRAÇÃO 01/04/09 4ª feira 19:00 h A1/A2 INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO 02/04/09 5ª feira 19:00 h A1 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA I 02/04/09 5ª feira 20:50

Leia mais

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2009.1A Atualizado em 10 de junho BRUSQUE de 2013 pela Assessoria (SC) de Desenvolvimento 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 ADMINISTRAÇÃO GERAL...

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Cultura Brasileira 1º PERÍODO O fenômeno cultural. Cultura(s) no Brasil. Cultura regional e

Leia mais

Ementas Disciplinas Obrigatórias

Ementas Disciplinas Obrigatórias Ementas Disciplinas Obrigatórias INFORMÁTICA Algoritmos I Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos: análise do problema, estratégias de solução e representação. Estruturação e modularização.

Leia mais

CURRÍCULO MATRIZ CURRICULAR

CURRÍCULO MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO MATRIZ CURRICULAR Matriz em implantação a partir de 2009, publicada em 24.12.2008 em vigor para a 1ª, 2ª e 3ª Séries 1ª Série Carga/Horária Economia 72 Fundamentos de Direito Aplicado à Administração

Leia mais

RESOLUÇÃO. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições contrárias. Campinas, 16 de novembro de 2004.

RESOLUÇÃO. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições contrárias. Campinas, 16 de novembro de 2004. RESOLUÇÃO CONSEAcc CPS 3 /2004 APROVA AS EMENTAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, DO CÂMPUS DE CAMPINAS, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho Acadêmico por Câmpus CONSEAcc, do câmpus de Campinas,

Leia mais

GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS

GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Apresentação: Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências de

Leia mais

1.ª SÉRIE 99-7087-02 LÍNGUA PORTUGUESA 80 0 080 99-8067-02 LÓGICA MATEMÁTICA 80 0 080 ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE 99-8389-02 COMPUTADORES

1.ª SÉRIE 99-7087-02 LÍNGUA PORTUGUESA 80 0 080 99-8067-02 LÓGICA MATEMÁTICA 80 0 080 ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE 99-8389-02 COMPUTADORES Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

3 Administração de Materiais

3 Administração de Materiais 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Resolução 038/2001 CONSEPE

Resolução 038/2001 CONSEPE Resolução 038/2001 CONSEPE Aprova as normas de funcionamento do Curso de Administração do Centro de Ciências da Administração CCA/ESAG. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE

Leia mais

Engenharia de Software I

Engenharia de Software I Engenharia de Software I Rogério Eduardo Garcia (rogerio@fct.unesp.br) Bacharelado em Ciência da Computação Aula 05 Material preparado por Fernanda Madeiral Delfim Tópicos Aula 5 Contextualização UML Astah

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET MATRIZ CURRICULAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET MATRIZ CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET MATRIZ CURRICULAR 1º SEMESTRE P101 Desenvolvimento Web 80 CE05 CE06 P102 Língua Portuguesa 40 CG08 CG13 P103 Algoritmos e Lógica de Programação 80

Leia mais

EMENTÁRIO DE COMPONENTES CURRICULARES

EMENTÁRIO DE COMPONENTES CURRICULARES Disciplinas obrigatórias: ICIA39 Administração de Unidades de Básica EMENTA: Conceitos de informação e gestão de organizações. Qualidade e competitividade (noções). Estudo de serviços de informação em

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO Anexo II da Resolução nº, de de de 2008. EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO 1. DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL Comunicação e linguagem; estrutura do

Leia mais

RESOLUÇÃO. São Paulo, 18 de novembro de 2004. Prof. Milton Mayer Presidente

RESOLUÇÃO. São Paulo, 18 de novembro de 2004. Prof. Milton Mayer Presidente RESOLUÇÃO CONSEAcc - SP 006/2004 APROVA AS EMENTAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, DO CÂMPUS DE SÃO PAULO, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho Acadêmico por Câmpus CONSEAcc, do câmpus de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 64/2011 Altera a Resolução nº. 57/2007 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO. COORDENADORA Iris Fabiana de Barcelos Tronto irisbarcelos@ufv.br

SISTEMA DE INFORMAÇÃO. COORDENADORA Iris Fabiana de Barcelos Tronto irisbarcelos@ufv.br SISTEMA DE INFORMAÇÃO COORDENADORA Iris Fabiana de Barcelos Tronto irisbarcelos@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 89 Bacharelado ATUAÇÃO Sistemas de Informação é um curso da área de Informática voltado

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos LISTA DE DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos LISTA DE DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO A B C Álgebra Linear Álgebra Linear Computacional Álgebra Linear II Algoritmos e Estrutura de Dados I Algoritmos e Estrutura de Dados II Algoritmos em Bioinformática Alteridade e Diversidade no Brasil

Leia mais

Sistemas de Informação James A. O Brien Editora Saraiva Capítulo 5

Sistemas de Informação James A. O Brien Editora Saraiva Capítulo 5 Para entender bancos de dados, é útil ter em mente que os elementos de dados que os compõem são divididos em níveis hierárquicos. Esses elementos de dados lógicos constituem os conceitos de dados básicos

Leia mais

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE COLABORADORES PQC ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR MÓDULO 1: GESTÃO ACADÊMICA DE IES

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE COLABORADORES PQC ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR MÓDULO 1: GESTÃO ACADÊMICA DE IES MÓDULO 1: GESTÃO ACADÊMICA DE IES Educação Superior no Brasil: cenários e tendências Conceitos e concepções de universidade; aspectos históricos da educação superior no Brasil; a reforma da educação superior

Leia mais

UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista F I P P - Faculdade de Informática de Presidente Prudente

UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista F I P P - Faculdade de Informática de Presidente Prudente 1º TERMO NOTURNO - 2013 23/09/13 2ª feira 08:20 h B1 (DP) ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I 23/09/13 2ª feira 19:00 h A1 ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I 24/09/13 3ª feira 19:00 h A COMUNICAÇÃO

Leia mais