DEPARTAMENTO CURRICULAR 1.º CICLO. Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra º Ciclo 2012/2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEPARTAMENTO CURRICULAR 1.º CICLO. Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra º Ciclo 2012/2013"

Transcrição

1 Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra DEPARTAMENTO CURRICULAR 1.º CICLO 1º Ciclo 2012/2013

2 Introdução A temática da Educação para a Saúde Educação Sexual em Meio Escolar tem merecido especial interesse por parte de vários governos. Em 1999, com a publicação da Lei 120/99, de 11 de agosto, reforçaram-se as garantias do direito à saúde. Esta lei foi regulamentada pelo Decreto-Lei 259/2000, de 17 de Outubro, que perspetivou a escola como entidade competente para integrar estratégias de promoção da saúde sexual, tanto no desenvolvimento do currículo como na organização de atividades de enriquecimento curricular, favorecendo a articulação escola-família. A referida legislação incluiu a educação sexual nos currículos do ensino básico e secundário integrada na área da educação para a saúde, área da qual fazem parte, igualmente, a educação alimentar, a atividade física, a prevenção de consumos nocivos e a prevenção da violência em meio escolar. A educação para a saúde tem, pois, como objetivos centrais a informação e a consciencialização de cada pessoa acerca da sua própria saúde e a aquisição de competências que a habilitem para uma progressiva autorresponsabilização. Mais recentemente, o Governo, através do despacho /2005 de 16 de dezembro, determinou a obrigatoriedade de as escolas incluírem no seu projeto educativo a área da educação para a saúde, combinando a transversalidade disciplinar com inclusão temática na área curricular não disciplinar. Na sequência e reconhecendo que a educação sexual é uma das dimensões da educação para a saúde, a Assembleia da República fez aprovar em 2009, através da Lei 60/2009, de 6 de Agosto, um conjunto de princípios e regras, em matéria de educação sexual, prevendo, desde logo, a organização funcional da educação sexual nas escolas. Neste contexto, consagram-se as bases gerais do regime de aplicação da educação sexual em meio escolar, conferindo -lhe o estatuto e obrigatoriedade, com uma carga horária adaptada e repartida por cada nível de ensino, especificada por cada turma e distribuída de forma equilibrada pelos diversos períodos do letivo e, por último, estabelecendo-se ainda que a educação sexual deva ser desenvolvida pela escola e pela família, numa parceria que permita respeitar o pluralismo das conceções existentes na sociedade portuguesa. Através da Portaria 196-A/2010, procede -se à regulamentação da Lei n.º 60/2009, de 6 de Agosto, nas matérias e nos termos nela previstos.

3 Áreas de trabalho no 1.º Ciclo 1.º ao 4.º s - Noção de corpo; - O corpo em harmonia com a Natureza e o seu ambiente social e cultural; - Noção de família; - Diferenças entre rapazes e raparigas; - Proteção do corpo e noção dos limites, dizendo não às aproximações abusivas. 2.º Para além das rubricas incluídas nos programas de Estudo do Meio, o professor deve esclarecer os alunos sobre questões e dúvidas que surjam naturalmente, respondendo de forma simples e clara. 3.º e 4.º s Para além das rubricas incluídas nos programas de Estudo do Meio, o professor poderá desenvolver temas que levem os alunos a compreender a necessidade de proteger o próprio corpo, de se defender de eventuais aproximações abusivas, aconselhando que, caso se deparem com dúvidas ou problemas de identidade de género, se sintam no direito de pedir ajuda às pessoas em quem confiam na família ou na escola. Carga Horária A carga horária dedicada à educação sexual é adaptada a cada nível de ensino e a cada turma. De acordo com os limites definidos no artigo 5.º da Lei n.º 60/2009, de 6 de Agosto, a carga horária não pode ser inferior a seis horas para o 1.º ciclo do ensino básico, distribuídas de forma equilibrada pelos diversos períodos do letivo. São ainda imputados à educação sexual tempos letivos de disciplinas e de iniciativas e ações extracurriculares que se relacionem com esta área.

4 Coordenação do Projeto - Coordenadora do Departamento do 1.º Ciclo (Lúcia Gaspar e Teresa Mousinho); - Núcleo de Educação para a Saúde (NES) - GIC. Objetivo Principal - Criação de um projeto (Abraço Solidário) coerente e transversal a todas as escolas do agrupamento. Objetivos Gerais - Fomentar o sentido de solidariedade entre toda a Comunidade Educativa; - Contribuir para uma melhoria dos relacionamentos afetivo-sexuais entre os jovens; - Contribuir para a tomada de decisões conscientes na área da educação para a saúde (educação sexual). Parcerias - UCC; - Escola Segura (GNR e PSP); - Proteção Civil; - Bombeiros; - Linde; - Outros

5 Público-alvo (dados referentes ao final do letivo 2011/12, podendo estes sofrer pequenas alterações no início do letivo 2012/13). Higiene Oral Educação Sexual Escola Turmas de 2.º de Escolaridade EB1/JI do Alto Estanqueiro 1 EB1/JI Bairro do Areias 2 EB1 Sarilhos Grandes 1 EB1 Jardia 1 EB1/JI Rosa dos Ventos 2 EB1 Afonsoeiro 2 EBI Esteval 1 EB1 Novos Trilhos 2 EB1 Lançada 1 Escola Turmas de 3.º Turmas de 4.º EB1/JI do Alto Estanqueiro 1 1 EB1/JI Bairro do Areias 2 2 EB1 Sarilhos Grandes 1 1 EB1 Jardia 1 EB1/JI Rosa dos Ventos 1 1 EB1 Afonsoeiro 2 2 EBI Esteval 1 EB1 Novos Trilhos EB1 Lançada 1

6 Fases de Implementação 1.ª fase Construção das planificações de Estudo do Meio, de todos os s de escolaridade, para o letivo 2012/13 e Adequação dos conteúdos às áreas de trabalho da Portaria 196-A/2010 (anexo 1); Construção do pl de ação tendo em conta os conteúdos planificados; Construção do cronograma das ações a realizar pela UCC junto das escolas (anexo 2). 2.ª Fase - Construção de um site com: materiais, obras alusivas ao trabalho a realizar, material de apoio ao trabalho a realizar antes das sessões com a UCC 3.ª Fase - Projeto Solidariedade Abraço Solidário Angariação de roupas, alimentos e bens essenciais (1.º Período - Entregas até final de novembro); - Realização de um simulacro - GNR/PSP; Proteção Civil; Bombeiros (2.º Período); - Projeto Solidariedade Abraço Solidário - Partilha de manuais escolares (3.º período) Troca dos manuais do 1º, 2º, 3º e 4º nas escolas de 1º ciclo. Relativamente aos alunos que concluem o 1º ciclo (transição ao 5º ) decidir-se-á posteriormente a melhor forma de fazer a esta partilha.

7 Projeto OS AFETOS Grelha dos Conteúdos Programáticos Lecionados 1 º Ano Conteúdos Programáticos 1º Período 2º Período 3º Período À DESCOBERTA DE SI MESMO A sua identificação Os seus gostos e preferências O seu corpo A saúde do seu corpo A segurança do seu corpo O seu passado próximo X (nov ) As suas perspetivas para o futuro próximo X (nov ) Realizar experiências com alguns materiais e objetos de uso corrente X (nov ) À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES Os membros da sua família X (nov / dez) Outras pessoas com quem mantém relações próximas X (nov / dez) A sua escola X (jan/fev) Realizar experiências com a água X (jan/fev) Conteúdos Mínimos - Noção de corpo; - O corpo em harmonia com a Natureza e o seu ambiente social e cultural; - Diferenças entre Rapazes e Raparigas. - Noção de Família; - Proteção do corpo e noção dos limites, dizendo não às aproximações abusivas Temas Identidade Sexual Alterações Físicas e Psicológicas ao longo da Vida - Afetos e Auto-Estima Objetivos Mínimos - Identificar e reconhecer a existência dos dois sexos e quantificá-los; - Reconhecer a importância de respeitar a diferença; - Reconhecer as três partes principais do corpo hum; - Distinguir o seu sexo; - Relacionar a sexualidade com as preferências e gostos. - Identificar as alterações físicas e psicológicas ao longo do seu desenvolvimento; - Reconhecer-se em diferentes fases do seu desenvolvimento; - Desenvolver a noção de esquema corporal. - Identificar sentimentos bons e maus e exprimi-los oralmente; - Relacionar vivências com sensações; - Expressar-se com autonomia e clareza sobre sensações e sentimentos; - Reconhecer que todos passamos e por diversas vivências afetivas.

8 Projeto OS AFETOS Grelha dos Conteúdos Programáticos Lecionados Conteúdos Programáticos 1º Período 2º Período 3º Período Conteúdos Mínimos Temas À DESCOBERTA DE SI MESMO Eu e a minha família - Noção de A minha turma corpo; Identidade - O corpo em A minha escola Sexual harmonia com a Natureza e o O meu passado longínquo X (nov ) seu ambiente social Alterações O meu corpo X (out) e Físicas e cultural; Psicológicas - Diferenças ao longo da entre Rapazes e Raparigas; Vida A saúde do meu corpo (com a higienista Filipa Almeida) X (out/nov) - Noção de Família; A segurança do meu corpo (PSP/GNR) X (out/nov) - Afetos e - Proteção do Realizar experiências com o ar X (out/nov) Auto-Estima corpo e noção dos limites, dizendo não às aproximações abusivas 2 º Ano Objetivos Mínimos - Identificar aspectos do próprio crescimento (datas, factos, modificações do corpo); - Reconhecer que as profissões não são apanágio de nenhum dos sexos; - Educação para a saúde e para a sexualidade; - Desenvolver a noção de esquema corporal; - Reconhecer as diferenças entre sexos. - Reconhecer a importância de preservação de valores, atitudes de respeito, ajuda, amizade e cooperação entre todos. Sessões para os alunos sobre Educação Rodoviária.

9 Projeto OS AFETOS Grelha dos Conteúdos Programáticos Lecionados 3 º Ano Conteúdos Programáticos 1º Período 2º Período 3º Período Conteúdos Mínimos À DESCOBERTA DE SI MESMO A sua naturalidade e nacionalidade - Noção de O seu corpo (com a enfermeira Paula Friães da UCC) corpo; - O corpo em A saúde do seu corpo harmonia com a A segurança do seu corpo Natureza e o Manusear objetos seu ambiente social e cultural; - Diferenças entre Rapazes e Raparigas; - Noção de Família; - Proteção do corpo e noção dos limites, dizendo não às aproximações abusivas. Temas Identidade Sexual. Higiene na Infância. A gravidez, o parto, a maternidade e a paternidade. Objetivos Mínimos - Conhecer as diferenças entre cada sexo; - Comunicar acerca do tema da sexualidade; - Diferenciar os papéis do género. - Reconhecer a necessidade da higiene pessoal; - Ser capaz de cuidar de modo autónomo da higiene do seu corpo. - Compreender os mecanismos básicos da reprodução humana (EM); - Compreender os elementos essenciais acerca da conceção, da gravidez e do parto; - Tomar consciência do significado afectivo e social da família; - Estabelecer diferentes relações de parentesco; - Reconhecer a existência de vários modelos familiares.

10 Projeto OS AFETOS Grelha dos Conteúdos Programáticos Lecionados 4 º Ano Conteúdos Programáticos 1º Período 2º Período 3º Período À DESCOBERTA DE SI MESMO Reconhecer a existência e a função dos ossos, dos músculos e da pele (com a enfermeira Paula Friães da UCC) Identificar alguns cuidados a ter com a exposição ao sol. Conhecer e aplicar regras de prevenção de incêndios e de primeiros socorros Conteúdos Mínimos - Noção de corpo; - Diferenças entre Rapazes e Raparigas. Temas Alterações Físicas da Puberdade Objetivos Mínimos - Compreender as principais alterações físicas e psicológicas da puberdade; - Aceitar de forma natural o corpo sexuado

11 N.º de turmas de 3.º e 4.º s por escola: EB1/JI do Alto Estanqueiro EB1/JI Bairro do Areias EB1 Sarilhos Grandes EB1 Jardia EB1/JI Rosa dos Ventos EB1 Afonsoeiro EB1 Esteval EB1 Novos Trilhos EB1 Lançada *2 turmas de 3.º *2 turmas de 3.º *1 turma de 4.º *2 turmas de 4.º *1 turma de 4.º e 4.º *1 turma de 4.º *2 turmas de 4.º e 4.º s e 4.º s e 4.º s *1 turma de 4.º Calendarização 1.ª Sessão para 3.º e 4.º s outubro de ª Sessão para 4.º Meninos e meninas em separado maio de 2012

12 Sessões a realizar com encarregados de educação, nos JI e nas escolas do 1º ciclo Para estas atividades as eb1 foram agrupadas do seguinte modo: EB1Novos Trilhos / JI de Atalaia EB1 Alto Estanqueiro + JI/EB1 Jardia EB1 Sarilhos /EB1 Lançada/JI de Sarilhos EB1 Afonsoeiro/ EB1 Rosa dos Ventos +JI EB1 Areias+ JI/ 1º ciclo Esteval + JI Temas propostos - Higiene do sono 1º período - Hábitos de vida saudável 2º período - Segurança infantil 3º período Cicloturismo EB1 Afonsoeiro - 15 de março EB1 Novos Trilhos 1 de junho EB1 Ato Estanqueiro+ EB1 Jardia 4 de maio

MINISTÉRIOS DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIOS DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO Online gambling 1170-(2) Diário da República, 1.ª série N.º 69 9 de Abril de 2010 MINISTÉRIOS DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO Portaria n.º 196-A/2010 de 9 de Abril As matérias respeitantes à educação para a saúde

Leia mais

LEGISLAÇÃO IMPORTANTE

LEGISLAÇÃO IMPORTANTE LEGISLAÇÃO IMPORTANTE Constituição da República Portuguesa Lei nº 3/84, de 24 de Março Educação Sexual e Planeamento Familiar Lei nº 46/86, de 14 de Outubro - Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) com

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A ANO LETIVO 2018/2019 1.º Período Áreas temáticas Conteúdos programáticos

Leia mais

REGIMENTO DA EDUCAÇÃO SEXUAL

REGIMENTO DA EDUCAÇÃO SEXUAL Agrupamento de Escolas de Vagos 161070 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VAGOS REGIMENTO DA EDUCAÇÃO SEXUAL Índice Introdução 2Erro! Marcador não definido. Finalidades 2Erro! Marcador não definido. Modalidades

Leia mais

Agrupamento de Escolas Campo Aberto Póvoa de Varzim

Agrupamento de Escolas Campo Aberto Póvoa de Varzim Agrupamento de Escolas Campo Aberto Póvoa de Varzim Educação Sexual em Meio Escolar Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE) 2018/2019 Introdução A informação sobre sexualidade é

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARCOZELO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARCOZELO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARCOZELO Projecto de Educação Sexual 2010/2011 Equipa de Educação para a Saúde 1. INTRODUÇÃO O presente projecto, surge para dar cumprimento à lei nº 60/2010 de 6 de Agosto, regulamentada

Leia mais

CONTEÚDOS CURRICULARES MÍNIMOS DE EDUCAÇÂO SEXUAL. Carga horária mínima por ano de escolaridade:

CONTEÚDOS CURRICULARES MÍNIMOS DE EDUCAÇÂO SEXUAL. Carga horária mínima por ano de escolaridade: CONTEÚDOS CURRICULARES MÍNIMOS DE EDUCAÇÂO SEXUAL Com base na Portaria nº 196-A/2010 Carga horária mínima por ano de escolaridade: Ciclo Lei nº60/2009, de 6 de agosto Carga Horária (mínima) Nº de horas

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sé

Agrupamento de Escolas da Sé PLANIFICAÇÃO - EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA Metas: Criar um ambiente saudável, pautado pelo respeito mútuo e sentido de responsabilidade; Adotar uma cultura de prevenção, segurança e vida saudável; Participar

Leia mais

1º,2º, 3º CICLOS E SECUNDÁRIO

1º,2º, 3º CICLOS E SECUNDÁRIO LINHAS ORIENTADORAS PARA OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO SEXUAL 1º,2º, 3º CICLOS E SECUNDÁRIO 2011/2015 Página 1 ÍNDICE Página Introdução... 3 Enquadramento legal.. 4 Temas propostos. 5 Competências/Objetivos...

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Relatório de Avaliação Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra 2013/2014 1. INTRODUÇÃO Com o objetivo de implementar o Programa de Atividades de Enriquecimento

Leia mais

Disciplina de Cidadania 6º Ano Turma A

Disciplina de Cidadania 6º Ano Turma A Disciplina de Cidadania 6º Ano Turma A Conteúdos programáticos e aulas previstas 1º 2º 3º TOTAIS Nº de aulas previstas 13 12 9 34 Nº de aulas para apresentação e autoavaliação 2 1 1 4 Nº de aulas para

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO Escola Ano letivo 2013-2014 Turma: Docente Responsável pelo projeto: SEXUALIDADE (...) É um aspeto central do ser humano, que acompanha toda a vida e que envolve o sexo,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO Escola Ano letivo 2013-2014 Turma: Docente Responsável pelo projeto: SEXUALIDADE (...) É um aspeto central do ser humano, que acompanha toda a vida e que envolve o sexo,

Leia mais

OFERTA COMPLEMENTAR. EBI, Jovens Ativos

OFERTA COMPLEMENTAR. EBI, Jovens Ativos OFERTA COMPLEMENTAR EBI, Jovens Ativos O currículo da Oferta Complementar previsto na matriz curricular dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, englobará no ano letivo 2015/2016, temas relacionados com

Leia mais

Projeto de Educação para a Saúde 2 24

Projeto de Educação para a Saúde 2 24 Triénio 2014-2017 Projeto realizado com base, in Moreira, C. e Pinto, M., 2014, Projetos de Educação para a Saúde em Meio Escolar, da Construção à Avaliação, Universidade do Minho Instituto de Educação.

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas Departamento Curricular: 1º ciclo Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Ano de escolaridade:2º ano Ano letivo: 2015/2016 Oferta Complementar: Educação para a Cidadania Perfil do aluno à saída

Leia mais

Agrupamento de Escolas do Levante da Maia

Agrupamento de Escolas do Levante da Maia Agrupamento de Escolas do Levante da Maia PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL 207/208 Fundamentada em determinados princípios, a Educação para a Saúde e Educação Sexual na Escola deve estar

Leia mais

Atividades- P.A.A. Projeto de Educação Sexual & Saúde Escolar. Ano Letivo 2017/18

Atividades- P.A.A. Projeto de Educação Sexual & Saúde Escolar. Ano Letivo 2017/18 Atividades- P.A.A. Projeto de Educação Sexual & Ano Letivo 2017/18 1 Quinzena da Alimentação - Sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação saudável e equilibrada; - Promover hábitos saudáveis

Leia mais

FORMAÇÃO CÍVICA E HUMANA

FORMAÇÃO CÍVICA E HUMANA Escola Secundária/3 de Barcelinhos ANO LETIVO 2012-2013 FORMAÇÃO CÍVICA E HUMANA 3.º Ciclo Ensino Básico A) ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS B) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ÍNDICE A) ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO-SEXUAL

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO-SEXUAL OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO-SEXUAL Aumentar e consolidar os seus conhecimentos acerca: Das diferentes componentes anatómicas do corpo humano, da sua originalidade em cada sexo

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Monção. Plano de Ação da Educação para a Saúde PROJETO

Agrupamento de Escolas de Monção. Plano de Ação da Educação para a Saúde PROJETO Agrupamento de Escolas de Monção Pl de Ação da Educação para a Saúde PROJETO Ano letivo 2015-2016 Índice 1. Introdução... 3 2. Objetivos... 5 3. Parcerias... 6 4. Diagnóstico da situação... 7 5. Prioridades

Leia mais

Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual

Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual Alunos Professores Técnicos Especialistas Encarregados de Educação Assistentes Operacionais Direção Centro de Saúde 1 Nota introdutória A saúde de todos

Leia mais

RELATÓRIO PROGRAMA DE PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

RELATÓRIO PROGRAMA DE PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE RELATÓRIO PROGRAMA DE PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE ANO LETIVO 2017/2018 Ana Maria Araújo Paiva Sampaio Grupo 520 Maria Paula Marinho Matos Morgado - Grupo 520 1 ÍNDICE: 1. Introdução 2. Atividades

Leia mais

Projeto Educação para a Saúde - PES

Projeto Educação para a Saúde - PES Projeto Educação para a Saúde - PES Coordenadora: Aldina Marques 1 1. Justificação As diversas áreas associadas à educação para a saúde, têm constituído uma das grandes prioridades educativas das Escolas

Leia mais

Critérios de avaliação dos alunos abrangidos pela Educação Especial

Critérios de avaliação dos alunos abrangidos pela Educação Especial Critérios de avaliação dos alunos abrangidos pela Educação Especial ANO LETIVO 2016 / 2017 Departamento de Educação Especial Proposta para o Ano Letivo 2016 / 2017 Avaliação dos alunos com NEE de carácter

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santo André

Agrupamento de Escolas de Santo André Agrupamento de Escolas de Santo André Introdução Uma educação de qualidade para todos exige uma intervenção que tenha em consideração os desafios colocados à sociedade atual. Neste contexto, com a Estratégia

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 1º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Oferta Complementar Educação para a Cidadania Professores: todos

Leia mais

Para uma Educação e Formação Social, Humana e Profissional dos alunos da Escola Secundária Almeida Garrett

Para uma Educação e Formação Social, Humana e Profissional dos alunos da Escola Secundária Almeida Garrett ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALMEIDA GARRETT DISCIPLINA: FORMAÇÃO CÍVICA 7.º E 8.º ANOS TEMAS A DESENVOLVER, OBJETIVOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO: 2015/16 Para uma Educação e Formação Social, Humana e

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA ESCOLA BÁSICA DE VALADARES OFERTA COMPLEMENTAR DE ESCOLA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA Introdução A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação

Leia mais

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL Numa perspectiva global pretende-se que no 2º ciclo os alunos Adquiram e aumentem conhecimentos: Sobre o conceito de sexualidade e as suas diferentes

Leia mais

Relatório Final de Autoavaliação

Relatório Final de Autoavaliação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS POETA JOAQUIM SERRA Relatório Final de Autoavaliação Ano letivo 2015/2016 Grupo Disciplinar de Educação Especial (910) Página2 PROPOSTA DE INDICE DO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

Projeto Escolas Promotoras da Saúde - EPS. Coordenadora: Aldina Marques

Projeto Escolas Promotoras da Saúde - EPS. Coordenadora: Aldina Marques Projeto Escolas Promotoras da Saúde - EPS Coordenadora: Aldina Marques 1. Justificação As diversas áreas associadas à promoção da saúde, nomeadamente a Educação Sexual, têm constituído uma das grandes

Leia mais

Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz

Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz PLANO ANUAL DE TRABALHO 20/205 9ºAno Código 070 Educação para a Cidadania 9º Ano Ano Letivo: 20/ 205 Plano Anual Competências a desenvolver Conteúdos Temas/Domínios Objetivos Atividades / Materiais 3 Períodos

Leia mais

Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso

Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso ANO LETIVO: 2016/2017 Amadeo de Souza-Cardoso Critérios Gerais de Avaliação do Agrupamento Dando cumprimento ao disposto no Decreto-Lei 139/2012, na sua redação atual, e no Despacho normativo nº 1-F/2016,

Leia mais

5.ºano EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA PLANIFICAÇÃO ANUAL

5.ºano EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5.ºano EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO Temas Competências Conteúdos Atividades/Estratégias Avaliação 1. Vida Escolar 2. Educação para a Saúde Fomentar o exercício da cidadania no

Leia mais

GABINETE de ATendimento Para a Saúde -Sexualidade

GABINETE de ATendimento Para a Saúde -Sexualidade GABINETE de ATendimento Para a Saúde -Sexualidade SOLIDARIEDADE SAÚDE PESS AMBIENTE SEXUALIDADE Com este programa pretendemos que a nossa escola continue a ser UMA ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE O que é UMA

Leia mais

Projeto curricular CATL 2018/2019

Projeto curricular CATL 2018/2019 Projeto curricular CATL 2018/2019 Página 1 de 5 1. Projeto curricular 1.1. Introdução As Atividades de Tempos Livres têm como objetivo primordial enriquecer o tempo livre de cada indivíduo, com vista a

Leia mais

Agrupamento Martim de Freitas. Planificação de Educação Sexual 1º ano

Agrupamento Martim de Freitas. Planificação de Educação Sexual 1º ano 2ª Sessão 1º PERÍODO 1ª Sessão Agrupamento Martim Freitas Planificação Educação Sexual 1º ano min Conteúdos Objectivos/ Competências a senvolver Actividas/Estratégias Recursos Noção corpo Intificar as

Leia mais

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO IPE

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO IPE INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO ANO LETIVO 2018/2019 ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO IPE ENQUADRAMENTO LEGAL Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania A educação e a formação são alicerces

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva

Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva 2016/17 A Coordenadora: Maria do Castelo Nunes da Costa INTRODUÇÃO A Organização Mundial de Saúde (OMS, 1998) define Educação para a Saúde como qualquer combinação

Leia mais

Índice. Educação para a Saúde. I Introdução II Metas e Objetivos Metas Objetivos gerais do Projeto... 5

Índice. Educação para a Saúde. I Introdução II Metas e Objetivos Metas Objetivos gerais do Projeto... 5 ERICEIRA 2016/2017 Índice I Introdução... 3 II Metas e Objetivos... 5 Metas... 5 Objetivos gerais do Projeto... 5 III Áreas de intervenção... 7 IV Temáticas por ano de escolaridade... 9 V Linhas gerais

Leia mais

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NA ESCOLA

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NA ESCOLA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTEL ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NA ESCOLA (EECE) Coordenadora: Paula Marques 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Documentos de referência... 3 3. Organização dos diferentes

Leia mais

Agrupamento de Escolas do Levante da Maia

Agrupamento de Escolas do Levante da Maia Agrupamento de Escolas do Levante da Maia PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL 2018/2019 Crescer, Saber e Ser Página 1 Fundamentada em determinados princípios, a Educação para a Saúde e

Leia mais

DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR LINHAS ORIENTADORAS PARA ELABORAÇÂO DO PROJETO CURRICULAR DE GRUPO

DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR LINHAS ORIENTADORAS PARA ELABORAÇÂO DO PROJETO CURRICULAR DE GRUPO DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR LINHAS ORIENTADORAS PARA ELABORAÇÂO DO PROJETO CURRICULAR DE GRUPO ANO LETIVO 2017/2018 É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.- Aristóteles. Introdução

Leia mais

Projeto de Educação para a Saúde- EB2 Paulo Quintela ( ) Autoras: - Alda Afonso - Margarida Rodrigues - Olívia Maria - Suzete Carpinteiro

Projeto de Educação para a Saúde- EB2 Paulo Quintela ( ) Autoras: - Alda Afonso - Margarida Rodrigues - Olívia Maria - Suzete Carpinteiro II Encontro de Boas Práticas Educativas Bragança, 8 de setembro de 2016 Projeto de Educação para a Saúde- EB2 Paulo Quintela (2014-2016) Autoras: - Alda Afonso - Margarida Rodrigues - Olívia Maria - Suzete

Leia mais

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Estudo do Meio Ano letivo de 2014/2015

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Estudo do Meio Ano letivo de 2014/2015 Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Estudo do Meio Ano letivo de 2014/2015 Temas/Conteúdos Competências Objetivos Avaliação A sua identificação Os seus gostos e preferências Identificar

Leia mais

FINALIDADES PRINCÍPIOS ORIENTADORES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. ANTÓNIO DE ATAÍDE

FINALIDADES PRINCÍPIOS ORIENTADORES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. ANTÓNIO DE ATAÍDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. ANTÓNIO DE ATAÍDE CIDADANIA A Educação para a Cidadania visa o desenvolvimento de aprendizagens, nas crianças e nos jovens, para o exercício dos seus direitos e responsabilidades,

Leia mais

Projeto de Educação Sexual. Pré Escolar, 1º, 2º e 3º ciclos

Projeto de Educação Sexual. Pré Escolar, 1º, 2º e 3º ciclos Projeto de Educação Sexual Pré Escolar, 1º, 2º e 3º ciclos Ano letivo 2011/2012 Índice 1 Introdução...3 2 - Enquadramento legal...4 3 - Modelo conceptual...5 4 Finalidades do Projeto...6 5...8 6 - Metodologias/Estratégias...21

Leia mais

APRENDIZAGENS ESPERADAS

APRENDIZAGENS ESPERADAS 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO /TURMA: 7ºB 35 aulas /60 min APRENDIZAGENS ESPERADAS Conceção de cidadania ativa Identificação de competências essenciais de formação cidadã (Competências para uma Cultura

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - PROJETOS

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - PROJETOS PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - PROJETOS Projetos Princípios e valores que orientam o PE Medidas do Plano de Ação Estratégica (1, 2,3 e 4) Atividades Dinamizadores Destinatários Data Recursos Humanos e Financeiros

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRAFLORES

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRAFLORES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRAFLORES PROJETO GLOBAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL Miraflores 2018/2019 Agrupamento de Escolas de Miraflores 2017/2018 Página 1 Agrupamento de Escolas de Miraflores Escola Secundária

Leia mais

Planificação anual de Educação Sexual - 5ºano

Planificação anual de Educação Sexual - 5ºano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE ANO LETIVO 2011-2012 Planificação anual de Educação Sexual - 5ºano Conteúdos Metodologias Objetivos Activides Calenrização Disciplinas envolvis Avaliação Diverside,

Leia mais

Plano Estratégico da Educação para a Cidadania

Plano Estratégico da Educação para a Cidadania Plano Estratégico da Educação para a Cidadania Índice 1. INTRODUÇÃO... 2 2. DOMÍNIOS, TEMAS E APRENDIZAGENS... 7 3. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO... 9 4. PROJETOS A DESENVOLVER... 9 5. PARCERIAS A ESTABELECER...

Leia mais

Jardim de Infância Professor António José Ganhão

Jardim de Infância Professor António José Ganhão Jardim de Infância Professor António José Ganhão Jardim de Infância da Lezíria Jardim de Infância do Centro Escolar de Samora Correia Jardim de Infância do Centro Escolar de Porto Alto Jardim de Infância

Leia mais

ESCOLA PROFISSIONAL AGRÍCOLA D. DINIS PAIÃ

ESCOLA PROFISSIONAL AGRÍCOLA D. DINIS PAIÃ ESCOLA PROFISSIONAL AGRÍCOLA D. DINIS PAIÃ ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NA ESCOLA 2018/2019 Coordenadora: Mª da Graça Dias Índice 1. Introdução...3 2. Objetivos e metas da Estratégia de Educação

Leia mais

Ocupação de Tempos Escolares Projeto Educação para a Saúde/Oferta Complementar

Ocupação de Tempos Escolares Projeto Educação para a Saúde/Oferta Complementar Projeto Educação para a Saúde/Oferta Complementar 38 1. RAZÕES JUSTIFICATIVAS DO PROJECTO E SUA INSERÇÃO NO PLANO DE ACTIVIDADES DA ESCOLA A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e educação,

Leia mais

Projeto de Educaça o para a Sau de

Projeto de Educaça o para a Sau de Agrupamento de Escolas da Ericeira Projeto de Educaça o para a Sau de 2015/2016 Índice I Introdução... 2 II Metas e Objetivos... 3 Metas... 3 Objetivos gerais do Projeto... 4 III Áreas de intervenção...

Leia mais

PES Promoção e Educação para a Saúde

PES Promoção e Educação para a Saúde (A PREENCHER PELA COMISSÃO DO PAA) Atividade Nº AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO Projeto PES Promoção e Educação para a Saúde Equipa Dinamizadora: Judite Barreto e Rosa Rêgo Ano letivo 2016/2017

Leia mais

1º Ciclo. Competências Gerais do Ensino Básico

1º Ciclo. Competências Gerais do Ensino Básico 1º Ciclo Ao longo do 1º ciclo do Ensino Básico, todos os alunos devem desenvolver as competências gerais do Ensino Básico. Competências Gerais do Ensino Básico 1. Mobilizar saberes culturais, científicos

Leia mais

CRONOGRAMA DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2017/2018. Departamento de Ciências 1. Atividades Calendarização Intervenientes

CRONOGRAMA DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2017/2018. Departamento de Ciências 1. Atividades Calendarização Intervenientes CRONOGRAMA DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2017/2018 Departamento de Ciências 1 Atividades Calendarização Intervenientes 1. Dia da Matemática Dezembro Responsável: Sandra Alves Prof. de Matemática

Leia mais

Projeto Alicerces ano III

Projeto Alicerces ano III Um projeto de sucesso em crescimento Ano Letivo 2014/2015 1 Objetivo: Promoção do sucesso educativo 2 Avaliação externa Avaliação interna 3 Identificação do problema Departamento Curricular de 1.º Ciclo

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alvalade. Estratégia do AEA para a Educação para a Cidadania

Agrupamento de Escolas de Alvalade. Estratégia do AEA para a Educação para a Cidadania Agrupamento de Escolas de Alvalade Estratégia do AEA para a Educação para a Cidadania 2018-2019 ENQUADRAMENTO LEGAL OPERACIONALIZAÇÃO AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO ENDEREÇOS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS POATA JOAQUIM SERRA RELATÓRIO FINAL DA AUTOAVALIAÇÃO DO GRUPO DISCIPLINAR DE GEOGRAFIA (420)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS POATA JOAQUIM SERRA RELATÓRIO FINAL DA AUTOAVALIAÇÃO DO GRUPO DISCIPLINAR DE GEOGRAFIA (420) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS POATA JOAQUIM SERRA RELATÓRIO FINAL DA AUTOAVALIAÇÃO DO GRUPO DISCIPLINAR DE GEOGRAFIA (420) DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS 2013/14 ANO LETIVO I. INTRODUÇÃO O presente

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE SAÚDE ESCOLAR 2016/2017

PLANO DE ATIVIDADES DE SAÚDE ESCOLAR 2016/2017 PLANO DE ATIVIDADES DE SAÚDE ESCOLAR Centro de Saúde de Freixo de Espada à Cinta Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta Setembro 2016 1 Equipa de Saúde Escolar: Matilde Chiote (Professora/Coordenadora)

Leia mais

Implementação do PAPES (Programa de Apoio à promoção e Educação para a Saúde) Horário das docentes da Equipa da Promoção e Educação para a Saúde

Implementação do PAPES (Programa de Apoio à promoção e Educação para a Saúde) Horário das docentes da Equipa da Promoção e Educação para a Saúde INTRODUÇÃO Saúde é a capacidade de cada Homem, Mulher ou Criança para criar e lutar pelo seu projeto de vida, pessoal e original, em direção ao bem-estar. (C. Déjours) O projeto de Promoção e Educação

Leia mais

Critérios de Avaliação - Cidadania e Desenvolvimento 1.º Ano. - Departamento do 1.º Ciclo -

Critérios de Avaliação - Cidadania e Desenvolvimento 1.º Ano. - Departamento do 1.º Ciclo - Insuficiente Suficiente Bom Muito Bom Critérios de Avaliação - Cidadania e Desenvolvimento 1.º Ano (De acordo com o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho) - Departamento do 1.º Ciclo - Distribuição percentual

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRAFLORES

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRAFLORES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRAFLORES PROJETO GLOBAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL Miraflores 2017/2018 Agrupamento de Escolas de Miraflores 2017/2018 Página 1 Agrupamento de Escolas de Miraflores Escola Secundária

Leia mais

Artigo 1º. 1. A presente lei estabelece e regula a aplicação da educação

Artigo 1º. 1. A presente lei estabelece e regula a aplicação da educação PS PCP CDS-PP PSD BE Artigo 1.º Objecto e âmbito Artigo 1º Artigo 1º Artigo 1.º Objecto e âmbito 1. A presente lei estabelece e regula a aplicação da educação sexual nos estabelecimentos do ensino básico

Leia mais

Implementação da Cidadania e Desenvolvimento na Escola Quinta das Palmeiras

Implementação da Cidadania e Desenvolvimento na Escola Quinta das Palmeiras Implementação da Cidadania e Desenvolvimento na Escola Quinta das Palmeiras Lídia Mineiro Coordenadora da Educação para a Cidadania A implementação da Cidadania e Desenvolvimento na Escola Quinta das Palmeiras,

Leia mais

Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas

Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) No caso específico da disciplina de Estudo do Meio do 1.º ano de escolaridade, a avaliação

Leia mais

Atividades Não Realizadas - Por Grupo

Atividades Não Realizadas - Por Grupo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO ALEXANDRINO Póvoa de Santo Adrião Plano Anual de Atividades Atividades Não Realizadas - Por Grupo GRUPO: Nome do Professor Nome da Atividade Destinatários Objetivo Local Data

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA MOITA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA MOITA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA MOITA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO DE 2012/2013 Aprovados em Conselho Pedagógico realizado a 11 de outubro de 2012 Avaliar implica tomar consciência da acção para

Leia mais

1º ANO DE ESCOLARIDADE

1º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

Escolaridade e Transição Alguns Caminhos

Escolaridade e Transição Alguns Caminhos Escolaridade e Transição Alguns Caminhos RITA SERPA SOARES Outubro 2015 9º Ano Projeto de vida do aluno promotor de ações e atividades com o objetivo de uma inserção social adequada Perspetiva processo

Leia mais

Centro Social Monsenhor Júlio Martins

Centro Social Monsenhor Júlio Martins Centro Social Monsenhor Júlio Martins Plano Anual de Atividades 2014/2015 Tema do Projeto Educativo: Brincar a Aprender Tema do Projeto Curricular de Turma: Descobrir com as emoções Sala dos 3,4 e 5 anos

Leia mais

2015/16. Critérios Gerais de Avaliação

2015/16. Critérios Gerais de Avaliação Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide Escola Secundária da Portela Escola EB 2,3 Gaspar Correia Escola EB1 Catela Gomes Escola EB1/JI Quinta da Alegria Escola EB1/JI Portela 2015/16 Critérios Gerais

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Sátão, Planificação de Estudo do Meio, 3.º ano ESTUDO DO MEIO PLANIFICAÇÃO ANUAL 3.º ANO

Agrupamento de Escolas de Sátão, Planificação de Estudo do Meio, 3.º ano ESTUDO DO MEIO PLANIFICAÇÃO ANUAL 3.º ANO Agrupamento de Escolas de Sátão, Planificação de Estudo do Meio, 3.º ano ESTUDO DO MEIO PLANIFICAÇÃO ANUAL 3.º ANO COMPETÊNCIAS SER CAPAZ DE: - ter consciência da sua identidade pessoal e social; - participar

Leia mais

ANO LETIVO 2013/2014 CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE INÍCIO DO ANO LETIVO

ANO LETIVO 2013/2014 CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE INÍCIO DO ANO LETIVO 3-set. (3ª feira) Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento - 170586 ANO LETIVO 2013/2014 CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE INÍCIO DO ANO LETIVO Dia Hora Atividades Local/Sala Observações Lançamento

Leia mais

Planificação Curricular 1º Período Lectivo 2010/2011

Planificação Curricular 1º Período Lectivo 2010/2011 Planificação Curricular 1º Período Lectivo 2010/2011 Prática Pedagógica Supervisionada I Supervisor Científico e Pedagógico: Fernanda Rodrigues Instituição de Intervenção: EB1/JI Dr. João dos Santos Jardim

Leia mais

2º ANO DE ESCOLARIDADE

2º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

ANO LETIVO 2013/2014 CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE INÍCIO DO ANO LETIVO

ANO LETIVO 2013/2014 CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE INÍCIO DO ANO LETIVO 3-set. (3ª feira) Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento - 170586 ANO LETIVO 2013/2014 CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE INÍCIO DO ANO LETIVO Dia Hora Atividades Local/Sala Observações Lançamento

Leia mais

PROJETOS PROJETOS ANUAIS. Autoavaliação do Agrupamento. Dulce David 2016/2017

PROJETOS PROJETOS ANUAIS. Autoavaliação do Agrupamento. Dulce David 2016/2017 PROJETOS 2016/2017 TÍTULO Assembleia Jovem PROJETOS ANUAIS Luís Sousa RESPONSÁVEL Autoavaliação do Agrupamento Empreendedorismo ERASMUS+ Desporto Escolar Incluirte Lean PES Plano de Ação Estratégica PTE

Leia mais

Plano Anual de Actividades do Pré Escolar

Plano Anual de Actividades do Pré Escolar Plano Anual de s do Á época III Quadro do Plano Anual de s Dia 10 Setembro Reunião de Encarregados de Educação Sensibilizar ao Pais para acompanhar e valorizar o ensino Educadora s; ; Encarregados de Educação

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Estudo do Meio 2º Ano Ano letivo

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Estudo do Meio 2º Ano Ano letivo Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Estudo do Meio 2º Ano Ano letivo 2015 2016 1º PERÍODO - À DESCOBERTA DE SI MESMO O passado mais longínquo da criança localizar, em mapas, o local do nascimento,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis Nível 1 Regista uma aquisição de conhecimentos muito fraca ou nula. Não desenvolve competências mínimas essenciais. Revela muitas

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO EPFMCB

PLANO DE FORMAÇÃO EPFMCB 2014-2018 EPFMCB 2014-2018 2014-2018 Índice INTRODUÇÃO...... 2 1. OBJETIVOS.. 2 1.1. PESSOAL DOCENTE...... 2 1.2. PESSOAL NÃO DOCENTE...... 3 1.3. OBJETIVOS GERAIS...... 3 2.DESTINATÁRIOS... 3 3. MODALIDADES

Leia mais

5º Ano Corpo em transformação Objectivos Gerais Objectivos específicos Actividades sugeridas Tempo previsto ACTIVIDADE 1: ACTIVIDADE 2:

5º Ano Corpo em transformação Objectivos Gerais Objectivos específicos Actividades sugeridas Tempo previsto ACTIVIDADE 1: ACTIVIDADE 2: 5º Ano Corpo em transformação Objectivos Gerais Objectivos específicos Actividades sugeridas Tempo Saber gerir a mudança Reconhecer experiências de mudança Partilhar experiências de mudança ACTIVIDADE

Leia mais

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO Educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral, é criar uma ameaça à sociedade. Theodore Roosevelt Página 1 ENQUADRAMENTO Os direitos humanos, nomeadamente os valores

Leia mais

Ganhos em Saúde! Com base em dois grandes eixos: - A Vigilância e Protecção de Saúde - A Promoção da saúde PROGRAMA NACIONAL SAÚDE ESCOLAR

Ganhos em Saúde! Com base em dois grandes eixos: - A Vigilância e Protecção de Saúde - A Promoção da saúde PROGRAMA NACIONAL SAÚDE ESCOLAR PROGRAMA NACIONAL SAÚDE ESCOLAR Melhorar a Saúde das Crianças e dos Jovens e da restante comunidade educativa Com base em dois grandes eixos: - A Vigilância e Protecção de Saúde - A Promoção da saúde Ganhos

Leia mais

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Elaborado pela Educadora de Infância Helena Rodrigues Plano Anual de Atividades Introdução O Plano Anual de Atividades

Leia mais

Projeto de Cidadania e Desenvolvimento do AEG1

Projeto de Cidadania e Desenvolvimento do AEG1 1 Projeto de Cidadania e Desenvolvimento do AEG1 2018-2019 1. O que é? Projeto transversal do AEG1, do 1º ciclo ao Ensino Secundário, que objetiva, em primeira instância, o ano inicial de cada ciclo, com

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019 ESTUDO DO MEIO - 2ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019 ESTUDO DO MEIO - 2ºANO Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região do Algarve Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (Sede: Escola Secundária José Belchior Viegas) PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Grândola. Plano de Atividades. Projeto de Educação para a Saúde e a Sexualidade

Agrupamento de Escolas de Grândola. Plano de Atividades. Projeto de Educação para a Saúde e a Sexualidade Agrupamento de Escolas de Grândola Pl de Atividades Projeto de Educação para a e a Sexualidade 2015/2016 1 ESCOLA BÁSICA D. JORGE DE LENCASTRE: OFÉLIA ROSA SIMÃO VALÉRIO (COORDENADORA) P D O PLANO Obj.

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

PLANO DE AÇÃO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANO DE AÇÃO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS OBJETIVOS EDUCAR EM CIDADANIA 1. RESULTADOS ESCOLARES Alcançar os resultados esperados de acordo com o contexto do agrupamento. Melhorar

Leia mais

PES 2011 / EB Salgueiro Maia

PES 2011 / EB Salgueiro Maia PES 2011 / 2012 Data 15 de Setembro de 2011 Professor(a) Página 1 de 9 ATIVIDADES OBJETIVOS INTERVENIENTES RECURSOS CALENDARIZA- Semana da Alimentação Reflexão sobre os lanches Reconhecer a importância

Leia mais

Agrupamento de Escolas de S. Martinho REFERENCIAL 1. Cidadania e Desenvolvimento

Agrupamento de Escolas de S. Martinho REFERENCIAL 1. Cidadania e Desenvolvimento Agrupamento de Escolas de S. Martinho REFERENCIAL 1 Cidadania e Desenvolvimento I - INTRODUÇÃO/ENQUADRAMENTO Para a redefinição da educação para a cidadania, constitui-se um grupo de trabalho, com o intuito

Leia mais

Planificação. Estudo do Meio. Ações Estratégicas de Ensino Orientadas Para o Perfil do Aluno

Planificação. Estudo do Meio. Ações Estratégicas de Ensino Orientadas Para o Perfil do Aluno Planificação Estudo do Meio Ano Letivo 2018/2019 Ano 1.º Tema/Do mínio Conhecimentos, Capacidades e Atitudes (AE) No final do ano, o aluno deve ficar capaz de: Ações Estratégicas de Ensino Orientadas Para

Leia mais