FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR"

Transcrição

1 FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lipofen 100 mg, cápsula Fenofibrato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para si. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. - Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença. - Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Ver secção 4. O que contém folheto: 1 - O que é Lipofen e para que é utilizado 2 - O que precisa de saber antes de tomar Lipofen 3 - Como tomar Lipofen 4 - Efeitos secundários possíveis 5 - Como conservar Lipofen 6 - Conteúdo da embalagem e outras informações 1. LipofenO que é Lipofen e para que é utilizado Lipofen pertence a um grupo de medicamentos habitualmente conhecidos como fibratos. Estes medicamentos são utilizados para diminuir o nível de gorduras (lípidos) no sangue. Por exemplo, as gorduras conhecidas por trigliceridos. Lipofen é utilizado, juntamente com uma dieta baixa em gorduras ou outro tratamento não médico, como o exercício físico ou a perda de peso, para diminuir os níveis de gordura no sangue. Lipofen pode ser utilizado em conjunto com outro tipo de medicamentos (as estatinas), em algumas circunstâncias quando os níveis de gorduras no sangue não são controlados apenas com as estatinas. 2. O que precisa de saber antes de tomar Lipofen Não tome Lipofen: - se tem alergia ao fenofibrato ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6) - Insuficiência hepática - se tem problemas graves nos rins - se tem uma doença da vesícula biliar - se já teve uma reação de fotoalergia ou fototoxicidade durante o tratamento com fibratos ou com o cetoprofeno - se tem menos de 18 anos (crianças)

2 - se está grávida ou a amamentar Advertências e precauções Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de tomar Lipofen se: - tem doença dos rins Causas secundárias da hipercolesterolemia, tais como diabetes tipo 2 não controlada, hipotiroidismo, síndroma nefrótico, disproteinemia, doença hepática obstrutiva, tratamento farmacológico, alcoolismo, devem ser adequadamente tratados antes de iniciar a terapêutica com o fenofibrato. Em doentes hiperlipidémicos submetidos à administração de estrogéneos ou de contraceptivos contendo estrogéneos dever-se-á avaliar se a hiperlipidémia é de natureza primária ou secundária (possível aumento dos valores lipídicos devido à administração oral de estrogéneos). Não se aconselha a utilização do fenofibrato em caso de insuficiência hepática ou insuficiência renal. Função hepática: Têm sido referidos aumentos dos níveis de transaminases em alguns doentes que são na maioria dos casos transitórios. Recomenda-se uma monitorização trimestral dos níveis das transaminases durante o primeiro ano de tratamento. O tratamento deverá ser interrompido caso se verifiquem aumentos dos níveis de TGO e TGP três vezes superiores ao valor normal ou 100 UI. Não associar ao fenofibrato substâncias hepatotóxicas, tais como o maleato de perhexilina e os IMAO. Função renal: O tratamento deve ser interrompido quando o nível de creatinina estiver 50% acima do limite superior do normal. Recomenda-se a medição da creatinina durante os 3 primeiros meses após o início do tratamento e periodicamente depois disso. Músculo: Têm sido descritas situações de toxicidade muscular, incluindo casos muito raros de rabdomiólise, com a administração de fibratos. A incidência destes distúrbios aumenta em situações de hipoalbuminémia. Deve suspeitar-se de toxicidade muscular e falta de forças e/ou aumentos acentuados da CPK (níveis 5 vezes superiores aos valores normais). Nestes casos o tratamento com o fenofibrato deve ser interrompido. O risco de toxicidade muscular pode ser aumentado com a administração concomitante de outro fibrato ou de um inibidor da HMG CoA reductase. Pancreatite: Tem sido descrita a ocorrência de pancreatite em doentes a tomar fenofibrato. Esta ocorrência pode representar a diminuição da eficácia em doentes com hipertrigliceridemia grave, um efeito direto do fármaco ou um fenómeno secundário mediado por lítiase biliar ou formação de lamas com obstrução do canal biliar comum Outros medicamentos e Lipofen

3 Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, ou tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos. Outros fibratos: aumento do risco de efeitos indesejáveis a nível muscular (rabdomiólise) e de antagonismo farmacodinâmico entre as duas moléculas. Inibidores da HMG CoA reductase: risco aumentado de efeitos secundários do tipo rabdomiólise. Esta associação terapêutica deve ser utilizada com precaução e os doentes devem ser cuidadosamente monitorizados observando-se particularmente sinais de toxicidade muscular (ver Advertências e precauções). Anticoagulantes orais: aumento da actividade do anticoagulante oral e do risco de hemorragia (por diminuição da ligação às proteínas plasmáticas). Deve ser efectuado um controlo mais frequente do tempo de protrombina durante o tratamento com o fenofibrato e até 8 dias após a paragem do mesmo. Ciclosporina : Têm sido relatados alguns casos graves de insuficiência renal reversível durante a administração concomitante de fenofibrato e ciclosporina. A função renal destes doentes deverá ser por esse motivo continuamente monitorizada e no caso dos parâmetros laboratoriais sofrerem alterações graves, o tratamento com fenofibrato deverá ser interrompido. Enzimas do citocromo P450: Estudos "in vitro" usando microssomas hepáticos humanos indicam que tanto o fenofibrato como o ácido fenofíbrico não inibem as isoformas do citocromo (CYP) P450 CYP3A4, CYP2D6, CYP2E1, ou o CYP1A2. Eles são fracos inibidores do CYP2C19 e do CYP2A6, e fraco a moderadamente inibidores do CYP2C9 em concentrações terapêuticas. Outras substâncias hepatotóxicas e IMAO: potenciação da hepatotoxicidade do fenofibrato. Gravidez, amamentação e fertilidade Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento. Gravidez Não existem dados suficientes acerca da utilização do fenofibrato em mulheres grávidas. Os resultados de estudos no animal não evidenciam o efeito teratogénico do fenofibrato. Na clínica não tem sido detectado qualquer efeito fetotóxico ou malformação, contudo o número de gravidezes expostas ao fenofibrato é insuficiente para excluir o risco. Assim, não se aconselha a sua utilização durante a gravidez. Amamentação Durante o período de aleitamento a utilização do fenofibrato é igualmente desaconselhada, dado que não existem dados sobre a sua excreção no leite materno. Condução de veículos e utilização de máquinas Não relevante. Lipofen contém lactose. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

4 3. Como tomar Lipofen Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. O seu médico irá determinar a dose adequada para si, consoante o seu estado, o tratamento em curso e os seus riscos pessoais. As cápsulas de Lipofen destinam-se a administração oral. A dose recomendada é: Adultos: A posologia habitual para o adulto é de 1 cápsula (100 mg) 3 vezes ao dia. Doentes idosos Não é necessário o ajuste da dose. Recomenda-se a dose habitual para um adulto.. O tratamento deve ser acompanhado de avaliações laboratoriais periódicas dos lípidos séricos, podendo, se necessário, ser prolongado. Lipofen 100 mg, cápsula não está indicado na criança, em doentes com insuficiência renal e/ou hepática (ver Não tome Lipofen). Caso se tenha esquecido de tomar Lipofen Em caso de omissão de uma ou mais doses, o doente deverá, mantendo o esquema terapêutico definido pelo seu médico, aguardar pela hora da próxima toma e completar o tratamento. Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Se tomar mais Lipofen do que deveria Raramente ocorre sobredosagem por ingestão acidental. Nestes casos deve recorrer-se à terapêutica médica de suporte e vigiar laboratorialmente os valores dos parâmetros hepáticos. O fenofibrato não é eliminado por hemodiálise. Se parar de tomar Lipofen Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico. 4. Efeitos secundários possíveis LipofenComo todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas. A frequência dos efeitos adversos foi ordenada de acordo com o seguinte: Muito frequentes (>1/10); frequentes (>1/100, <1/10); pouco frequentes (>1/1.000, <1/1.000); raros (>1/10.000, <1/1.000); muito raros (<1/10.000), incluindo casos isolados.

5 Doenças gastrointestinais Frequentes: perturbações digestivas, intestinais ou gástricas (dores abdominais, náuseas, vómitos, diarreia e flatulência) de gravidade moderada. Muito raros: Têm sido referidos casos de pancreatite durante o tratamento com o fenofibrato. Afeções hepatobiliares Frequentes: níveis séricos de transaminases moderadamente elevados (ver Precauções especiais de utilização). Pouco frequentes: formação de cálculos biliares. Muito raros: episódios de hepatite. Quando surgem sintomas indicadores de hepatite (ex. icterícia, prurido) terão que ser feitos testes laboratoriais para verificação e o fenofibrato interrompido, se for caso disso. Afeções dos tecidos cutâneos e subcutâneos Pouco frequentes: Eritema, prurido, urticária ou reações de fotossensibilidade Raros: Alopécia Muito raros: reações de fotossensibilidade cutânea com eritema, vesículas ou nódulos em áreas da pele expostas ao sol ou à luz artificial UV (ex. lâmpada ultravioleta) em casos isolados (mesmo após vários meses de uso sem complicações) Afeções musculosqueléticas e dos tecidos conjuntivos Raros: mialgia difusa, miosite, cãibras musculares e falta de forças. Muito raros: rabdomiólise. Doenças do sangue e sistema linfático Raros: decréscimo na hemoglobina e leucócitos. Doenças do sistema nervoso Raros: astenia sexual, cefaleias Doenças respiratórias, torácicas e do mediastino Muito raros: casos de pneumopatias intersticiais Exames complementares de diagnóstico Pouco frequentes: aumentos da creatinina sérica e ureia. Comunicação de efeitos secundários Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente ao, I.P. através dos contactos abaixo. Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento. Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil Lisboa Tel: Linha do Medicamento: (gratuita) Fax:

6 Sítio da internet: APROVADO EM 5. Como conservar Lipofen Conservar a temperatura inferior a 25ºC. Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças. Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Não deite for a quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente. 6. Conteúdo da embalagem e outras informações Qual a composição de Lipofen A substância ativa é o fenofibrato. Os outros componentes são lactose, estearato de magnésio, gelatina, dióxido de titânio (E171), tartarazina (E102), eritrosina (E127), indigotina (E132), óxido de ferro amarelo (E172). Qual o aspecto de Lipofen e conteúdo da embalagem Cápsulas de gelatina laranja opaco e verde opaco, doseadas a 100 mg de fenofibrato. Embalagens de 20 ou 60 cápsulas. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Laboratórios Vitória, S.A. Rua Elias Garcia, 28 - Venda Nova Amadora Portugal Tel: Fax: lab.vitoria@labvitoria.pt Este folheto foi revisto pela última vez em

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Composição em substância activa: Este medicamento contém na sua composição fenofibrato a 200 mg.

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Composição em substância activa: Este medicamento contém na sua composição fenofibrato a 200 mg. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fenofibrato Winthrop 200 mg cápsulas Fenofibrato Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Fenofibrato Alpharma 200 mg Cápsulas Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. COLTRAMYL 4 mg comprimidos Tiocolquicosido

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. COLTRAMYL 4 mg comprimidos Tiocolquicosido Folheto informativo: Informação para o utilizador COLTRAMYL 4 mg comprimidos Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. COLTRAMYL 4 mg/2 ml solução injetável Tiocolquicosido

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. COLTRAMYL 4 mg/2 ml solução injetável Tiocolquicosido Folheto informativo: Informação para o utilizador COLTRAMYL 4 mg/2 ml solução injetável Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação

Leia mais

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecrecção brônquica.

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecrecção brônquica. Folheto informativo: Informação para o utilizador Mucoral 400 mg cápsulas Carbocisteína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Finasterida Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

Disocor é indicado no tratamento da deficiência da carnitina, resultante de defeitos congénitos do metabolismo.

Disocor é indicado no tratamento da deficiência da carnitina, resultante de defeitos congénitos do metabolismo. Folheto informativo: Informação para o doente Disocor 1000 mg/10 ml solução oral Levocarnitina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE RELMUS 4 mg cápsulas RELMUS 8 mg cápsulas Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR NEOBEFOL 0.4 mg + 0.002 mg comprimidos Ácido fólico e vitamina B12 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Maltofer, 100 mg/ 5ml, solução oral Dose unitária Ferro (III) na forma de Complexo de hidróxido férrico-polimaltose Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o doente. Relmus 4 mg cápsulas Relmus 8 mg cápsulas.

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o doente. Relmus 4 mg cápsulas Relmus 8 mg cápsulas. Folheto Informativo: Informação para o doente Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá ajudar,

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: informação para o doente. Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis.

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: informação para o doente. Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis. Folheto informativo: informação para o doente Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de

Leia mais

Kaloba 8 g/9,75 ml gotas orais, solução Extrato de raízes de Pelargonium sidoides DC (1:8-10) (EPs 7630)

Kaloba 8 g/9,75 ml gotas orais, solução Extrato de raízes de Pelargonium sidoides DC (1:8-10) (EPs 7630) Folheto informativo: Informação para o doente Kaloba 8 g/9,75 ml gotas orais, solução Extrato de raízes de Pelargonium sidoides DC (1:8-10) (EPs 7630) Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados.

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zidoril 1000 mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 do ácido ómega-3 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Veroven 20 mg/g gel Hidrosmina APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador

Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Idecortex 45 mg comprimidos revestidos Idebenona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: informação para o doente. Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis.

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: informação para o doente. Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis. Folheto informativo: informação para o doente Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de

Leia mais

1. O que é Catalip 267 Micronizado e para que é utilizado

1. O que é Catalip 267 Micronizado e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o doente Catalip 267 Micronizado 267 mg cápsulas Fenofibrato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

5. Como conservar Glucosamina Delta 1500 mg Pó para solução oral 6. Conteúdo da embalagem e outras informações

5. Como conservar Glucosamina Delta 1500 mg Pó para solução oral 6. Conteúdo da embalagem e outras informações Folheto informativo: Informação para o utilizador Glucosamina Delta 1500 mg Pó para solução oral Sulfato de Glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois

Leia mais

tedol Folheto informativo: Informação para o utilizador

tedol Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador tedol 20 mg/ml champô Cetoconazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador

Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Bescil 10 mg/g Creme vaginal Nitrato de Isoconazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Não tome Doxi-Om - Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

Não tome Doxi-Om - Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6). FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Doxi-Om 500 mg cápsula Dobesilato de cálcio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

1. O que é Viartril-S 250 mg Cápsulas e para que é utilizado. O Viartril-S 250 mg Cápsulas tem como substância ativa o Sulfato de Glucosamina.

1. O que é Viartril-S 250 mg Cápsulas e para que é utilizado. O Viartril-S 250 mg Cápsulas tem como substância ativa o Sulfato de Glucosamina. Folheto informativo: Informação para o doente Viartril-S 250mg cápsula Sulfato de Glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Spasmomen 40 mg comprimidos revestidos por película Brometo de otilónio

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Spasmomen 40 mg comprimidos revestidos por película Brometo de otilónio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Spasmomen 40 mg comprimidos revestidos por película Brometo de otilónio Leia com atenção este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém

Leia mais

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Gyno-Pevaryl

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Gyno-Pevaryl Folheto informativo: Informação para o utilizador Gyno-Pevaryl 150 mg óvulos Nitrato de econazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador INFLOC 2% pomada Fusidato de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pulmiben Lisina 2700 mg Pó para solução oral Carbocisteina, lisinato mono-hidratado Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

O Viartril-S 250 mg Cápsulas tem como substância ativa o Sulfato de Glucosamina.

O Viartril-S 250 mg Cápsulas tem como substância ativa o Sulfato de Glucosamina. Folheto informativo: Informação para o doente Viartril-S 250mg cápsula Sulfato de Glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Ogemanel 1000mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 dos ácidos ómega-3 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

Zymafluor contém como substância ativa o fluoreto de sódio, que pertence a um grupo de medicamentos utilizados na prevenção da cárie dentária.

Zymafluor contém como substância ativa o fluoreto de sódio, que pertence a um grupo de medicamentos utilizados na prevenção da cárie dentária. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zymafluor, 0,55 mg, comprimidos Zymafluor, 2,2 mg, comprimidos Fluoreto de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

Tylenol é um medicamento utilizado: no alívio temporário de crises dolorosas e de dores ligeiras a moderadas; e na redução de febre.

Tylenol é um medicamento utilizado: no alívio temporário de crises dolorosas e de dores ligeiras a moderadas; e na redução de febre. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tylenol 500 mg Comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador Thrombocid 15 mg/g gel Polisulfato sódico de pentosano

Folheto informativo: Informação para o utilizador Thrombocid 15 mg/g gel Polisulfato sódico de pentosano Folheto informativo: Informação para o utilizador Thrombocid 15 mg/g gel Polisulfato sódico de pentosano Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Praxilene 200 mg comprimidos revestidos Naftidrofurilo

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Praxilene 200 mg comprimidos revestidos Naftidrofurilo Folheto informativo: Informação para o utilizador Praxilene 200 mg comprimidos revestidos Naftidrofurilo Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Xumadol 650 mg utiliza-se no alívio da dor de intensidade ligeira a moderada. Estados febris.

Xumadol 650 mg utiliza-se no alívio da dor de intensidade ligeira a moderada. Estados febris. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Xumadol, 650 mg, Granulado efervescente Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Este medicamento contém a substância ativa ciclopirox olamina, um agente antifúngico.

Este medicamento contém a substância ativa ciclopirox olamina, um agente antifúngico. Folheto Informativo: Informação para o doente Mycoster 10 mg/ml Solução cutânea Ciclopirox olamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o doente. Cobaxid Infantil 1 mg Pó oral. Cobamamida

Folheto informativo: Informação para o doente. Cobaxid Infantil 1 mg Pó oral. Cobamamida Folheto informativo: Informação para o doente Cobaxid Infantil 1 mg Pó oral Cobamamida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Cápsulas de gelatina opacas com corpo creme e cabeça verde azeitona

Cápsulas de gelatina opacas com corpo creme e cabeça verde azeitona FOLHETO INFORMATIVO Nome do medicamento: FIBRANIN 100 mg cápsulas. Composição em substância activa: Ciprofibrato 100 mg/cápsulas. Lista dos excipientes: Amido de Milho e Lactose. Forma farmacêutica: Cápsulas

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rifex 300 mg Cápsulas Rifampicina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Fosfomicina Monuril 3 g granulado para solução oral Fosfomicina trometamol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Fosfomicina Monuril 3 g granulado para solução oral Fosfomicina trometamol Folheto informativo: Informação para o utilizador Fosfomicina Monuril 3 g granulado para solução oral Fosfomicina trometamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento,

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Antes de utilizar este medicamento é importante que leia esta secção e esclareça qualquer dúvida que possa ter com o seu médico ou farmacêutico.

Antes de utilizar este medicamento é importante que leia esta secção e esclareça qualquer dúvida que possa ter com o seu médico ou farmacêutico. Folheto informativo: Informação para o utilizador Terbinafina Generis 10 mg/g Creme Terbinafina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o doente. Cobaxid 1 mg cápsulas Cobaxid 2,5 mg cápsulas. cobamamida

Folheto informativo: Informação para o doente. Cobaxid 1 mg cápsulas Cobaxid 2,5 mg cápsulas. cobamamida Folheto informativo: Informação para o doente Cobaxid 1 mg cápsulas Cobaxid 2,5 mg cápsulas cobamamida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Não tome Disocor: - se tem alergia à levocarnitina ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

Não tome Disocor: - se tem alergia à levocarnitina ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6). Folheto informativo: Informação para o doente Disocor 1000 mg comprimidos para mastigar Levocarnitina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Advertências e precauções Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Finatux.

Advertências e precauções Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Finatux. Folheto informativo: Informação para o doente Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para si. Tome este medicamento exatamente como

Leia mais

O nome deste medicamento é Struxart 625 mg cápsulas. No entanto, o produto vai ser referido como Struxart no texto do folheto.

O nome deste medicamento é Struxart 625 mg cápsulas. No entanto, o produto vai ser referido como Struxart no texto do folheto. Folheto informativo: Informação para o utilizador Struxart 625 mg cápsulas Glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Mucosolvan 30 mg Comprimido Cloridrato de ambroxol

APROVADO EM INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Mucosolvan 30 mg Comprimido Cloridrato de ambroxol Folheto Informativo: Informação para o utilizador Mucosolvan 30 mg Comprimido Cloridrato de ambroxol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar após 5 dias, tem de consultar um médico.

Se não se sentir melhor ou se piorar após 5 dias, tem de consultar um médico. Folheto informativo: Informação para o utilizador Bronchodual 0,12 g + 0,83 g Solução Oral Extrato seco de tomilho, extrato líquido de raiz de alteia Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Tantum Verde, pastilhas.

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Tantum Verde, pastilhas. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tantum Verde 3 mg + 2,5 mg pastilhas Cloridrato de benzidamina e benzocaína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película Cloridrato de donepezilo Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

Leia mais

Este medicamento pertence ao grupo farmacoterapêutico 9.4 Medicamentos para tratamento da artrose.

Este medicamento pertence ao grupo farmacoterapêutico 9.4 Medicamentos para tratamento da artrose. Folheto informativo: Informação para o utilizador Glucosamina Tedec 1500 mg pó para solução oral Sulfato de glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. FOLHETO INFORMATIVO Nazonite 120 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Xifaxan 200 mg comprimidos revestidos por película Rifaximina APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. LIPANTHYL 145 mg, comprimido revestido por película fenofibrato

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. LIPANTHYL 145 mg, comprimido revestido por película fenofibrato FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR LIPANTHYL 145 mg, comprimido revestido por película fenofibrato Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Glucosamina Glusina

2. O que precisa de saber antes de tomar Glucosamina Glusina Folheto informativo: Informação para o utilizador Glucosamina Glusina 1500 mg Pó para solução oral Sulfato de Glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

1. O que é Salofalk 500 mg Supositórios e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de utilizar Salofalk 500 mg Supositórios

1. O que é Salofalk 500 mg Supositórios e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de utilizar Salofalk 500 mg Supositórios Folheto informativo: Informação para o utilizador Salofalk 500 mg Supositórios Messalazina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de utilizar Virgan Gele Oftálmico

2. O que precisa de saber antes de utilizar Virgan Gele Oftálmico Folheto informativo: Informação para o utilizador Virgan Gele Oftálmico 1,5 mg/g Ganciclovir Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fucidine 250 mg comprimido revestido Fusidato de sódio APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar utilizar este medicamento

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Azevedos 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Loratadina Generis 10 mg Comprimidos APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Tratamento sintomático antiespasmódico das vias urinárias associado a cateterismo e citoscopia.

Tratamento sintomático antiespasmódico das vias urinárias associado a cateterismo e citoscopia. Folheto informativo: Informação para o utilizador URISPÁS, 200 mg, comprimidos revestidos Cloridrato de Flavoxato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR PEP-RANI 150 mg e 300 mg Comprimidos revestidos por película Ranitidina (sob a forma de cloridrato) Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

Indicações terapêuticas: Úlcera duodenal, úlcera gástrica benigna, síndrome de Zollinger-Ellison e prevenção da recorrência de úlcera duodenal.

Indicações terapêuticas: Úlcera duodenal, úlcera gástrica benigna, síndrome de Zollinger-Ellison e prevenção da recorrência de úlcera duodenal. Folheto informativo: Informação para o utilizador Famotidina Mylan 20 mg Comprimidos revestidos Famotidina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Isoconazol Aristo é usado no tratamento de micoses vaginais, incluindo as infecções mistas com bactérias gram positivas.

Isoconazol Aristo é usado no tratamento de micoses vaginais, incluindo as infecções mistas com bactérias gram positivas. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Isoconazol Aristo 10 mg/g creme vaginal Isoconazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Exxelir é utilizado como adjuvante do tratamento antibacteriano de infeções respiratórias quando existe secreção brônquica excessiva.

Exxelir é utilizado como adjuvante do tratamento antibacteriano de infeções respiratórias quando existe secreção brônquica excessiva. Folheto informativo: Informação para o utilizador Exxelir 600 mg Comprimidos efervescentes Acetilcisteína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

O Fenistil comprimido pertence a um grupo de medicamentos designados por antihistamínicos, que são utilizados no alívio de sintomas alérgicos.

O Fenistil comprimido pertence a um grupo de medicamentos designados por antihistamínicos, que são utilizados no alívio de sintomas alérgicos. Folheto informativo: Informação para o utilizador Fenistil 1 mg comprimidos revestidos Maleato de dimetindeno Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informações

Leia mais

1. O que é Betadine Solução para Gargarejar e para que é utilizado

1. O que é Betadine Solução para Gargarejar e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Betadine 100mg/ml Solução para Gargarejar Iodopovidona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APTEOR 160 mg, comprimido revestido por película fenofibrato Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pravastatina Pritanol 20 mg Comprimidos Pravastatina APROVADO EM Leia com atenção este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Daktarin 20 mg/g creme. Nitrato de miconazol

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Daktarin 20 mg/g creme. Nitrato de miconazol Folheto informativo: Informação para o utilizador Daktarin 20 mg/g creme Nitrato de miconazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Bactroban 20 mg/g pomada nasal Mupirocina

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Bactroban 20 mg/g pomada nasal Mupirocina Folheto informativo: Informação para o utilizador Bactroban 20 mg/g pomada nasal Mupirocina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função.

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucosamina Labesfal 1500 mg pó para solução oral Sulfato de glucosamina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

Não utilize Azep: - Se tem alergia à substância ativa, azelastina, ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6)..

Não utilize Azep: - Se tem alergia à substância ativa, azelastina, ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).. Folheto informativo: Informação para o utilizador Azep 1 mg/ml solução para pulverização nasal Cloridrato de azelastina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento,

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen 125 mg supositórios Supofen 250 mg supositórios Supofen 500 mg supositórios Paracetamol APROVADO EM Este folheto contém informações importantes

Leia mais

1. O que é Glucosamina Delta, 750 mg, comprimidos revestidos e para que é utilizado

1. O que é Glucosamina Delta, 750 mg, comprimidos revestidos e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Glucosamina Delta 750 mg Comprimidos Revestidos Sulfato de Glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois

Leia mais

Bromax é usado para facilitar a ação mucolítica do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias em presença de hipersecreção brônquica.

Bromax é usado para facilitar a ação mucolítica do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias em presença de hipersecreção brônquica. Folheto informativo: Informação para o utilizador Bromax 30 mg comprimidos Ambroxol (sob a forma de cloridrato) Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

2.O QUE PRECISA DE SABER ANTES DE UTILIZAR GINO-TRAVOGEN

2.O QUE PRECISA DE SABER ANTES DE UTILIZAR GINO-TRAVOGEN Folheto informativo: Informação para a utilizadora Gino-Travogen 10 mg/g creme vaginal Nitrato de isoconazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento. - Conserve

Leia mais

Glucosamina Labesfal é utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função.

Glucosamina Labesfal é utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucosamina Labesfal 1500 mg pó para solução oral Sulfato de glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pravastatina Pritanol 40 mg Comprimidos Pravastatina APROVADO EM Leia com atenção este folheto antes de começar a tomar o medicamento, pois contém informação

Leia mais

Este medicamento é um verniz que contém a substância ativa ciclopirox, um agente antifúngico.

Este medicamento é um verniz que contém a substância ativa ciclopirox, um agente antifúngico. Folheto informativo: informação para o utilizador Mycoster, 80 mg/g, Verniz para as unhas medicamentoso Ciclopirox Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película Dicloridrato de levocetirizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Lisomucin 2mg/ml gotas orais, solução Lisomucin 1,6 mg/ml xarope Cloridrato de bromexina

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Lisomucin 2mg/ml gotas orais, solução Lisomucin 1,6 mg/ml xarope Cloridrato de bromexina Folheto informativo: Informação para o utilizador Lisomucin 2mg/ml gotas orais, solução Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico.

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico. Folheto informativo: Informação para o utilizador Cebion 1000 mg Granulado para solução oral Ácido ascórbico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Transpulmina (Infantil) 25 mg/g mg/g Pomada. Cânfora Eucaliptol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Transpulmina (Infantil) 25 mg/g mg/g Pomada. Cânfora Eucaliptol Folheto informativo: Informação para o utilizador Transpulmina (Infantil) 25 mg/g + 100 mg/g Pomada Cânfora Eucaliptol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

Trimetazidina Farmoz 35 mg comprimidos de libertação prolongada

Trimetazidina Farmoz 35 mg comprimidos de libertação prolongada Folheto informativo: Informação para o utilizador Trimetazidina Farmoz 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina, dicloridrato Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto

Leia mais

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica.

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica. Folheto informativo: Informação para o utilizador Mucoral 20 mg/ml xarope Carbocisteína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Fusextrine.

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Fusextrine. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Fusextrine 20 mg/g creme Ácido fusídico Fusextrine 20 mg/g pomada Sal sódico do ácido fusídico (Fusidato de sódio). Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico.

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico. Folheto informativo: Informação para o doente Riopan 800 mg Comprimidos Magaldrato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante para si.

Leia mais

1. O que é Bisolvon Linctus Criança e para que é utilizado

1. O que é Bisolvon Linctus Criança e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Bisolvon Linctus Criança 0,8 mg/ml Xarope Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Artrolyt 50 mg cápsulas Diacereína

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Artrolyt 50 mg cápsulas Diacereína Folheto informativo: Informação para o utilizador Artrolyt 50 mg cápsulas Diacereína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Perindopril Persydex 8 mg Comprimidos Perindopril APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar Perindopril Persydex 8 mg Comprimidos - Conserve

Leia mais

Folheto Informativo: informação para o utilizador. Faktu, 50 mg/g + 10 mg/g, pomada retal Policresuleno e Cloridrato de cinchocaína

Folheto Informativo: informação para o utilizador. Faktu, 50 mg/g + 10 mg/g, pomada retal Policresuleno e Cloridrato de cinchocaína Folheto Informativo: informação para o utilizador Faktu, 50 mg/g + 10 mg/g, pomada retal Policresuleno e Cloridrato de cinchocaína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento,

Leia mais

Anastrozol Tzanolp é utilizado no tratamento da neoplasia da mama em mulheres na pós-menopausa.

Anastrozol Tzanolp é utilizado no tratamento da neoplasia da mama em mulheres na pós-menopausa. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Tzanolp 1 mg Comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto.

Leia mais

Indicações terapêuticas: Obstipação e regulação da consistência fecal.

Indicações terapêuticas: Obstipação e regulação da consistência fecal. Folheto informativo: Informação para o utilizador Agiocur 22 mg/g + 650 mg/g granulado Ispaghula, tegumentos + Ispaghula, sementes Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento,

Leia mais

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si. Folheto informativo: Informação para o utilizador Opticrom 20mg/ml Colírio, Solução em Unidose Cromoglicato de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Q10 Forte, 30 mg de Ubidecarenona (Coenzima Q10), cápsula. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma cápsula de Q10 Forte contém 30mg de ubidecarenona (coenzima

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar após 7 dias, tem de consultar um médico.

Se não se sentir melhor ou se piorar após 7 dias, tem de consultar um médico. Folheto informativo: Informação para o utilizador Bisolvon 8 mg comprimido Cloridrato de bromexina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais