CONTRATO BUILT TO SUIT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTRATO BUILT TO SUIT"

Transcrição

1 CONTRATO BUILT TO SUIT Kelly Raquel Camello Advogada; Acadêmica do curso de pós graduação em direito imobiliário na Univali; SUMÁRIO: 1. Introdução. 2. Contrato. 2.1 Noção de contrato. 2.2 Contratos típicos e atípicos. 3. Contrato de locação. 4. Contrato buil to suit. 4.1 Conceito. 4.2 Características. 4.3 Securitização imobiliária. 4.4 A alteração na Lei das Locações. 5. Conclusão. 6. Referências. RESUMO: O presente artigo visa realizar um estudo acerca do contrato built to suit, o qual foi recentemente regulado pela Lei , de 19 de dezembro de Assim, tem-se por objetivo conceituar tal contrato, sua natureza jurídica e a sua transformação em ativos financeiros, posteriormente ofertados ao mercado de capitais. Almeja-se, por fim, analisar os projetos de lei que tramitaram até a aprovação da lei supramencionada, os quais modificaram e inseriram alguns artigos na Lei de Locações (Lei n /1991), referente a este contrato. Muitas polêmicas ainda surgirão acerca deste tema, pois a Lei que inseriu o contrato built to suit na Lei de Locações é recente e pouco se conhece a respeito deste tipo de contrato no Brasil. PALAVRAS CHAVES: Contrato Built to suit Lei de Locações Contrato típico Contrato atípico ABSTRACT: This paper aims at conducting a study about the built to suit contract, which was recently regulated by Law dated of December 19, So it is expected to conceptualize such a contract, its legal status as well as its transformation into financial assets subsequently offered to the capital market. Moreover, this paper analyzes the bills that were processed until the approval of this Law, which, at the same time, modified and inserted some articles in the Law of Leases (Law n /1991) related to this contract.

2 Many controversies will still arise on this subject, for the Law that inserted the built to suit contract to the Law of Leases is so far new and little is known about this type of contract in Brazil. KEYWORDS: Built to suit contract - Law of Leases Typical Contract Atypical Contract 1. INTRODUÇÃO O setor imobiliário brasileiro passou por intensas mudanças nas últimas décadas, em decorrência, principalmente, do advento de empresas multinacionais ao país. Observa-se, assim, que com mais frequência vem sendo elaborados por este setor os contratos built to suit. Os contratos built to suit são entabulados pelo proprietário, ora locador, que visa construir sob medida e a pedido do locatário o imóvel, objetivando atender as necessidades especificas deste, que, em contrapartida, remunera o proprietário/locador por meio de um contrato de longo prazo de aluguel. Este tipo de contrato é interessante para a área industrial e comercial. As suas vantagens são inúmeras, visto que não há imobilização de capital para o exercício de sua atividade, se investe no capital da atividade desenvolvida e não no imóvel a ser alugado, bem como possuir vantagens financeiras e tributárias, de acordo com o regime de tributação adotado pela empresa. O locador investe para atender as necessidades do locatário, e, em contrapartida, tem a segurança de um contrato firme e a longo prazo. Referido contrato carecia de previsão legal, considerando que gerava debate em torno de questões jurídicas que, não raro, iriam parar no Poder Judiciário para ser solucionado, e a Lei de Locações não era suficiente para dar segurança jurídica aos contratantes. Diante deste fato, houve a publicação da Lei n , de 19 de dezembro de 2012, visando solucionar problemas, pacificar as controvérsias e extinguir as incompatibilidades criadas em torno da aplicação ou não de dispositivos da Lei de Locações. Desta forma, ante o dinamismo em que estes contratos vêm aparecendo, surge a necessidade de se ter mais conhecimento a respeito do contrato built to suit,

3 em especial agora que houve a publicação da lei supramencionada, e é o que se busca com este presente trabalho. 2. CONTRATO 2.1 Noção de contrato contratos. Inicialmente, convém dar uma noção de contratos e da classificação dos Segundo ensinamento do doutrinador Caio Mario da Silva Pereira, o contrato é um acordo de vontade, na conformidade da lei, e com a finalidade de adquirir, resguardar, transferir, conservar, modificar ou extinguir direitos 1. Gagliano e Pamplona Filho explanam que contrato é um negócio jurídico pelo qual as partes contratantes ajustam suas próprias vontades, restringidos pelos princípios da função social e da boa-fé. 2 Já Maria Helena Diniz conceitua: (...) contrato é o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação de interesse entre as partes, com o escopo de adquirir, modificar ou extinguir relações jurídicas de natureza patrimonial. 3 Pode-se dizer que o contrato trata-se de um negócio jurídico bilateral. O Código Civil disciplina o tema de contratos no campo do Direito das Obrigações, dos artigos 421 a 480. Ressalta-se que as partes têm liberdade na sua manifestação, porém o acordo de vontades firmado entre as partes não pode contrariar o ordenamento jurídico, estando as partes livres para contratarem, podendo inclusive concretizarem contratos atípicos, conforme previsão no artigo 425 do Código Civil. 4 1 PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil. Contratos. 11ª ed. Rio de Janeiro: Forense: Forense, 2003, III v. p GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo Curso de Direito Civil: Contratos. 8. ed. São Paulo: Saraiva, p DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil brasileiro: teoria das obrigações contratuais e extracontratuais. 24. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, p ZULLI, Ricardo Alessandro Miranda. A revogação da cláusula de inalienabilidade nas doações. São Paulo: Presidente Prudente, Disponível em: < Acesso em: 25 fev p. 13.

4 O artigo 421, do Código Civil, dispõe que: A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato 5. Importante frisar que essa liberdade está condicionada a certos princípios inseridos no ordenamento jurídico que dão validade a um contrato e merecem ser seguidos. Orlando Gomes explana que, para serem considerados válidos, os contratos necessitam da conjunção dos elementos extrínsecos (pressupostos) e intrínsecos (requisitos). Sendo os pressupostos a capacidade das partes, a idoneidade do objeto e a legitimação para realizá-lo. São requisitos o acordo e a forma. 6 Assim, os elementos essenciais dos contratos estão expostos no artigo 104, do Código Civil. Sendo que devem ser observados os demais pressupostos existentes nos artigos 166 e 167, do Código Civil. 7 Os contratantes que formalizam qualquer contrato tem liberdade para contratar, atendendo o exercício da autonomia da vontade, criando as obrigações, desde que lícitas, sem qualquer forma definida em lei. 2.2 Contratos típicos e atípicos No ordenamento jurídico brasileiro, os contratos estabelecidos entre as partes podem ter duas classificações: típicos (ou nominados) ou atípicos (ou inominados). Os contratos típicos têm uma especialidade particular. Luiz Augusto Haddad Figueiredo afirma que são aqueles dos quais a lei se ocupa expressamente, prevendo não só a sua existência, mas, ainda, as regras que o regulam 8. Desta forma, tem-se que são aqueles que possuem designação própria e são regulados por lei, seja pelo Código Civil ou lei extravagante. Os contratos atípicos são contratos que a lei não disciplina expressamente, mas que são permitidos, se lícitos, em virtude, da autonomia privada. Surgem na vida cotidiana impostos pela necessidade do comércio jurídico. 9 5 BRASIL. Lei n , de 10 de janeiro de Disponível em < Art Acesso em: 25 fev GOMES, Orlando. Contratos. Rio de Janeiro: Forense, p FIGUEIREDO, Luiz Augusto Haddad. Built to suit. Revista de Direito Imobiliário, São Paulo, n. 72, p. 164, jan.-jun./ FIGUEIREDO, Luiz Augusto Haddad. Built to suit. Revista de Direito Imobiliário, São Paulo, n. 72, p. 167, jan.-jun./ RODRIGUES, Silvio. Direito Civil, dos contratos e das declarações unilaterais de vontade. 27. ed. São Paulo: Saraiva, v. 3. p. 34.

5 Assim, os atípicos se caracterizam pelo fato de não terem sido contemplados pelo legislador, contudo previu a sua existência no artigo 425, do Código Civil: É lícito às partes estipular contratos atípicos, observadas as normas gerais fixadas neste Código. 10 Além disso, são admitidos se observarem os princípios gerais aplicáveis a todo e qualquer contrato, os bons costumes e as normas de ordem pública. 11 Maria Helena Diniz conceitua da seguinte forma: Os contratos inominados ou atípicos afastam-se dos modelos legais, pois não são disciplinados ou regulados expressamente pelo Código Civil ou por lei extravagante. Porém são permitidos juridicamente, desde que não contrariem a Lei e os bons costumes, ante o princípio da autonomia da vontade e a doutrina do número apertus, em que se desenvolvem as relações contratuais. Os particulares poderão criar figuras que necessitem no mundo jurídico. 12 Quanto à classificação, os contratos atípicos podem ser singulares e mistos. Os primeiros são aqueles que não possuem nenhum elemento conexo aos tipos legais; já os segundos neutralizam uma combinação de contratos distintos em um só contrato. 13 Antes do advento da Lei /12, havia divergência entre os doutrinadores, uns afirmam que os contratos built to suit se enquadram nos contratos atípicos, visto que não havia legislação especifica; e outros dizem que se enquadram nos contratos típicos, considerando que nestes contratos aplicam-se a Lei n /91. Adiante adentraremos e informaremos qual dos contratos (típicos ou atípicos) passou a ser aplicável ao contrato built to suit com o advento da lei supramencionada. 10 BRASIL. Lei n , de 10 de janeiro de Disponível em < Art Acesso em: 25 fev FIGUEIREDO, Luiz Augusto Haddad. Built to suit. Revista de Direito Imobiliário, São Paulo, n. 72, p. 167, jan.-jun./ DINIZ, Maria Helena. Teoria das obrigações contratuais e extracontratuais. In:. Curso de Direito civil. 21. ed. São Paulo: Saraiva, v. VI, p GASPARETTO, Rodrigo Ruete. Contratos built to suit: um estudo da natureza, conceito e aplicabilidade dos contratos de locação atípicos no direito brasileiro. São Paulo: Scortecci, p. 46.

6 3. CONTRATO DE LOCAÇÃO O Código Civil em seu artigo 565 conceituou o contrato de locação de coisas como uma das partes se obriga a ceder à outra, por tempo determinado ou não, o uso e gozo de coisa não fungível, mediante certa retribuição. 14 Silvio Rodrigues define a locação da seguinte forma: (...) contrato pelo qual um das partes, mediante remuneração que a outra paga, se compromete a fornecer-lhe, durante um certo lapso de tempo, ou uso e gozo de uma coisa infungível (locação de coisas); ou a prestação de um serviço (locação de serviços); ou a execução de algum trabalho determinado (empreitada). 15 Clóvis Beviláqua leciona a respeito da conceituação da locação como sendo: Cessão temporária do uso e gozo, sem transferência de propriedade, de coisa não fungível, se a locação é de coisa; prestação de serviço se é locatio faciente, a remuneração (mercês) é elemento de todas elas, mas nome varia, é aluguel ou renda para a locação de uma coisa em geral, salário, soldada, ordenado, honorários, para a locação de serviços e, preço. Para a empreitada. 16 Observa-se que, quanto ao objeto, o Código Civil estabeleceu uma distinção em relação a locação das coisas em geral e prédios em particular, que instituiu normas especiais aos prédios, subdividindo ainda em urbanos e rústicos, cada qual com regulamentação própria. Esta regra foi complementada, neste particular, pela Lei n , de 18 de outubro de 1991, que voltou a subdividir os prédios urbanos em regulados e excepcionados. Como a Lei n /91, é daquelas que contém normas de ordem pública, de atendimentos obrigatórios e inafastáveis pela vontade declarada das partes, com reflexos nos demais elementos de tempo e preço, primeiro importa conhecer o objeto da locação. Não se tratando de prédio rústico ou rural, nem dos excepcionados pela Lei n /91, independentemente da finalidade da locação esta deverá submeter-se às normas da referida lei. 17 Assim, a locação de imóveis urbanos deve ser entendida como: (...) contrato signalagmático pelo qual o locador se obriga, no decurso de lapso temporal determinado ou indeterminado, mediante 14 BRASIL. Lei n , de 10 de janeiro de Disponível em < Acesso em: 25 fev RODRIGUES, Silvio. Direito Civil. São Paulo: Saraiva, p BEVILÁQUA, Clóvis. Código Civil dos Estados Unidos do Brasil Comentado. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, p KLEIN, Daniel Cleiton. O equilíbrio no contrato de locação em shopping center. Rio Grande do Sul: Novo Hamburgo, Disponível em: < Acesso em: 26 fev p. 29.

7 remuneração previamente acordada, paga pelo locatário, a fornecerlhe o uso de imóvel residencial, não residencial ou comercial. 18 Nos contratos de locações, o objeto é o uso e gozo temporário de coisa, mediante remuneração. Como em qualquer contrato, deve ser observado os requisitos essenciais dos contratos em gerais, principalmente do objeto da locação ser lícito. 19 Conforme já mencionado acima, a Lei 8.245/91 regulamenta a locação de prédios urbanos, sejam residenciais ou não residenciais, afastando a sua incidência na locação de imóveis do Poder Público, vagas de garagem, apart-hotéis ou equiparados, espaços de publicidade, e os contratos relativos a arrendamento mercantil (leasing), de acordo com o artigo 1º da lei. Convém mencionar que a locação não se transfere o domínio do imóvel ao locatário, mas sim a posse, o que lhe permite utilizar e usufruir a coisa locada. Nos artigos 22 e 23, da Lei 8.245/91, constam os deveres que o locador e o locatário, respectivamente, devem respeitar. A Lei do Inquilinato aborda alguns tipos de locação, tais como residencial, não residencial e para temporada. Os contratos de locação residencial possuem como destinação a habitação de pessoas. Este tipo de locação tem maior estabilidade, prazo mínimo de vigência (30 meses), sendo que o locador pode reaver o imóvel a qualquer tempo durante a vigência do contrato firmado. Contudo, se o locatário tiver interesse de rescindir o contrato antes do prazo previsto, precisará pagar uma multa pré-estabelecida. 20 Estando previsto nos artigos 46 e 47 da Lei 8.245/91. No primeiro artigo, trata das locações com prazo igual ou superior a trinta meses, sendo que o contrato deve ser escrito, já o segundo artigo diz respeito a locações com prazo inferior a trinta meses, podendo o contrato ser escrito ou verbal. Ensina José da Silva Pacheco, que as locações referidas no artigo 46 (locação residencial com prazo igual ou superior a trinta meses) independem de notificação, seja extrajudicial ou judicial. Todavia, ao findo do prazo fixado, se o locador não solicitar a devolução do imóvel e o locatário nele permanecer, sem 18 SCAVONE JUNIOR, Luiz Antonio. Direito Imobiliário: Teoria e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, p RIZZARDO, Arnaldo. Contratos. 2009, p GENOVEZZI, Camila Tristão. O contrato de locação de imóveis urbanos regulados pela lei n /91 e as alterações advindas pela lei n /09. Santa Catarina: Itajaí, Disponível em: < Acesso em: 26 fev p. 52.

8 qualquer oposição daquele, por mais trinta dias, presume-se prorrogada a locação por prazo indeterminado. 21 Nos contratos previstos no artigo 47 (locação inferior a trinta meses), seja aqueles realizados na forma verbal ou escrita, se prorrogam automaticamente por prazo indeterminado após o prazo findo contratual. 22 Nas locações não-residenciais, o objeto locado tem com o intuito da prática de uma atividade profissional/comercial, podendo figurar como locatário uma pessoa jurídica. Previsto entre os artigos 51 a 57 da Lei n /91. Conforme estabelecido no artigo 51 da lei supramencionada, o locatário terá direito à renovação do contrato por igual prazo, desde que o contrato preencha os requisitos constantes nos incisos do artigo, cumulativamente. Nada obstante que não seja possível a renovação de forma consensual, ocorra a propositura da demanda renovatória pelo locatário, observando o prazo decadencial de 01 (um) ano no máximo a 06 (seis) meses no mínimo, anteriores a data final da vigência do contrato, segundo artigo 51, 5º, da Lei 8.245/ Realizado por prazo determinado, o contrato finda-se, não precisando de notificação ou aviso. Porém, se o locatário continuar no imóvel, sem que o locador se opuser, o contrato será prorrogado, nas condições pactuadas e por prazo indeterminado. Na hipótese do locador desejar a retomada do imóvel, deverá denunciar por escrito, conferindo ao locatário o prazo de 30 (trinta) dias para desocupação. 24 Já a locação para temporada é [...] aquela destinada à residência provisória do locatário com o fito de alguma atividade determinada no tempo, não superior a noventa dias PACHECO, José da Silva. Tratado das locações, ações de despejo e outras. 10ed.; rev. e atual.; São Paulo: Revista dos Tribunais, p GENOVEZZI, Camila Tristão. O contrato de locação de imóveis urbanos regulados pela lei n /91 e as alterações advindas pela lei n /09. Santa Catarina: Itajaí, Disponível em: < Acesso em: 26 fev p GENOVEZZI, Camila Tristão. O contrato de locação de imóveis urbanos regulados pela lei n /91 e as alterações advindas pela lei n /09. Santa Catarina: Itajaí, Disponível em: < Acesso em: 26 fev p GENOVEZZI, Camila Tristão. O contrato de locação de imóveis urbanos regulados pela lei n /91 e as alterações advindas pela lei n /09. Santa Catarina: Itajaí, Disponível em: < Acesso em: 26 fev p POPP, Caryle. Comentários a nova lei do inquilinato. 4 ed.; Curitiba: Juruá, p. 259.

9 A finalidade da locação para temporada, conforme estabelece o artigo 48 da Lei do Inquilinato, é a residência temporária do locatário, independente do motivo, podendo ser, para a prática de lazer, realização de cursos, tratamento de saúde, feitura de obras em seu imóvel, ou qualquer outra situação de que dependa o locatário a residir por prazo não superior a noventa dias. 26 Neste tipo de locação permite-se a cobrança antecipada de aluguéis e encargos locatícios, bem como uma das garantias locatícias, considerando que o locatário poderá abandonar o imóvel antes do prazo estabelecido, maliciosa ou dolosamente, e deixar de pagar o valor pactuado do aluguel, lesando, desta forma, o locador. 27 Visto que se o contrato de locação para temporada for prorrogado ou superior a 90 (noventa) dias, não será mais regido pelos artigos 48 e seguintes da Lei 8.245/91, mas se regerá pelas normas da locação residencial. Além disso, é indispensável o contrato ser escrito, e, na hipótese de que haja mobília no imóvel, deverá constar a descrição completa dos móveis e utensílios no contrato, conforme artigo 48, parágrafo único, da Lei 8.245/ CONTRATO BUIL TO SUIT 4.1 Conceito A expressão built to suit tem origem na língua inglesa e é conhecida em outros países sob a denominação de build to suit. No Brasil, além do contrato ser denominado destas formas, ainda pode ser denominado como contrato construído para servir ou locação de imóvel construído sob encomenda. Contudo, na Lei n , de 19 de dezembro de 2012, procurou-se solucionar este dilema da denominação e no preâmbulo já o denominaram como "contrato de construção ajustada", proposta realizada pelo relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, Deputado Ricardo Berzoini. Mateus Leandro de Oliveira expõe o seguinte: 26 GENOVEZZI, Camila Tristão. O contrato de locação de imóveis urbanos regulados pela lei n /91 e as alterações advindas pela lei n /09. Santa Catarina: Itajaí, Disponível em: < Acesso em: 26 fev p DINIZ, Maria Helena. Lei de locações de imóveis urbanos comentada: Lei n , de , p.205.

10 a locação built to suit é uma modalidade de locação bastante utilizada nos Estados Unidos da América, a qual tem como principal característica o fato de que o imóvel objeto do contrato de locação ainda não foi construído. Além disso, o locatário tem a prerrogativa de definir o projeto e todas as características do imóvel, de acordo com as necessidades das atividades a serem desenvolvidas. Por outro lado, para que o locador tenha interesse em construir um imóvel especialmente desenvolvido para uma empresa específica, e ter como remuneração apenas o valor do aluguel mensal, é necessário que a locatária comprometa-se a permanecer no imóvel durante um período mínimo. 28 No presente trabalho, sem prejuízo da designação empregada pela lei ou expressões equivalentes continuará ser utilizado o termo built to suit. As partes contratantes ajustam os termos do contrato antes do início das obras, visto que será feita sob medida pelo proprietário para o locatário, que utilizará o imóvel por prazo determinado, garantindo ao proprietário o retorno realizado no investimento. como: O doutrinador Luiz Antonio Scavone Junior define o contrato built to suit Trata-se de negócio jurídico no qual uma das partes, o locatário, contrata a construção de imóvel de acordo com as suas necessidades, e o recebe por cessão temporária de uso mediante pagamentos mensais dos valores pactuados. A construção é levada a efeito pelo contratado (locador) e a cessão do imóvel se faz, normalmente, por prazo longo, entre dez e vinte anos. 29 O imóvel é construído para atender os interesses do locatário, nos termos pré-determinado, identificando-se com contratos de locação a longo prazo. Viabilizando, assim, projetos de empreendimentos imobiliários que atendam as rígidas normas estabelecidas pelos futuros usuários da construção e os prazos curtos para execução. Outra vantagem na realização deste contrato é evitar a imobilização do capital da empresa que faz a locação em imóveis. O prazo do contrato é calculado de modo que o lucro obtido com o uso do imóvel cubra os custos do empreendimento. 30 Segundo Rodrigo Ruete Gasparetto, (...) o usuário, e futuro locatário, busca no mercado imobiliário empreendedores, possíveis locadores, que tenham interesse em 28 OLIVEIRA, Mateus Leandro de; BENTIVEGNA, Carlos Frederico Barbosa. Locação Built to Suit e sua aplicação no Direito brasileiro. VI INIC Encontro Latino de Iniciação Cientifica Anais. v. 2, p Disponível em: < Acesso em: 20 dez SCAVONE JUNIOR, Luiz Antonio. Direito Imobiliário: Teoria e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, p Built to suit. Wikipedia. Disponível em < Acesso em: 06 mar

11 formatar e implantar um empreendimento com características específicas. Basicamente, o empreendedor escolhido adquire um terreno e constrói uma edificação no imóvel de acordo com as especificações contratadas pelo futuro usuário-locatário. 31 Desta forma, a relação contratual envolve a busca adequada do terreno, contratação de construtora, elaboração de projeto específico a ser desenvolvido em determinado prazo, captação de fundos para o investimento, e assim, deveres e obrigações que se diferenciam daqueles de uma simples relação locatícia. 32 Assim, o contrato built to suit é realizado com intuito de construir um imóvel específico que tem como finalidade a sua locação. A construção será realizada pelo proprietário, ora locador, nos termos solicitado pelo locatário que abrangerá as suas necessidades comerciais, a cessão onerosa do imóvel mediante a locação se faz por longo prazo. 4.2 Características Convém informar que o locatário deverá permanecer um tempo mínimo no imóvel construído, a vigência do contrato pode variar de 08 a 20 anos. Tal período refere-se ao tempo necessário para que a contratada recupere os investimentos feitos na compra do imóvel e na construção da unidade. 33 O valor do contrato do imóvel alugado é calculado com base no montante investido na concretização do novo imóvel, suas características físicas e mercadológicas e o senso de risco do empreendedor. Merece ser calculado através de um fluxo de caixa complexo e o valor pode variar consideravelmente para cada empreendedor. A mais relevante função da remuneração é (...) dar ao empreendedor condições para que este possa captar os recursos necessários tanto para a compra do terreno quanto para a implementação do projeto executivo no mercado de capitais em instituições financeiras que aceitem financiar praticamente todo o empreendimento, recebendo, em contrapartida, a cessão fiduciária 31 GASPARETTO, Rodrigo Ruete. Contratos built to suit: um estudo da natureza, conceito e aplicabilidade dos contratos de locação atípicos no direito brasileiro. São Paulo: Scortecci, p ULIAN, Maria Eugênia Gadia. Os contratos built to suit e a legislação aplicável. Migalhas Disponível em: < Os+contratos+built+to+suit+e+a+legislacao+aplicavel>. Acesso em: 07 mar GASPARETTO, Rodrigo Ruete. Contratos built to suit: um estudo da natureza, conceito e aplicabilidade dos contratos de locação atípicos no direito brasileiro. São Paulo: Scortecci, p. 31.

12 feita pelo empreendedor-locador de todo o fluxo de recebíveis advindos do contrato (...). 34 A utilização deste tipo de contrato possibilita que a empresa locatária obtenha financiamento sem dispor de capital, além da obra ser realizada nos exatos termos em que for aprovado por ela e nas características adequadas para suas atividades, e o pagamento do aluguel pode ser contabilizado como despesa, o que gera uma redução tributária. Para o locador, o financiamento da construção do empreendimento, uma vez que aproximadamente 90% do capital necessário será adiantado ao empreendedor-locador, por alguma instituição financeira, em contrapartida da outorga de todo o fluxo de recebíveis do contrato de locação. 35 As razões financeiras para realização deste contrato estão ligadas à atratividade do investimento, hoje diversificada por vários tipos de papéis e a rentabilidade das locações comerciais podem igualar e a médio e curto prazo poderão superá-las, haja vista o cenário econômico atual onde se privilegia mais o investimento imobiliário, comercial e industrial do que o financeiro. Já as razões econômico-comerciais dizem respeito às diferentes expectativas de retorno que possuem os investidores em renda fixa e os empreendedores comerciais e industriais. 36 E as razões tributárias, se relacionam ao tratamento distinto que recebem as despesas referente a locação e os custos de depreciação e amortização, referente a propriedade, incididos pelas pessoas jurídicas tributadas pelo regime do lucro real para fins de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). 37 Um imóvel construído, nos termos ditados no contrato built to suit pelo futuro ocupante, pode perder seu valor de mercado depois do término do prazo contratual, 34 GASPARETTO, Rodrigo Ruete. Contratos built to suit: um estudo da natureza, conceito e aplicabilidade dos contratos de locação atípicos no direito brasileiro. São Paulo: Scortecci, p GASPARETTO, Rodrigo Ruete. Contratos built to suit: um estudo da natureza, conceito e aplicabilidade dos contratos de locação atípicos no direito brasileiro. São Paulo: Scortecci, p TAULIL, Ivan. O mercado imobiliário e o built to suit. Valor Econômico, São Paulo, 11 abr Legislação & Tributos. Disponível em: < Acesso em: 28 fev TAULIL, Ivan. O mercado imobiliário e o built to suit. Valor Econômico, São Paulo, 11 abr Legislação & Tributos. Disponível em: < Acesso em: 28 fev

13 suit. 41 O empreendedor imobiliário adquire um terreno e fica incumbido de construir visto que pode não despertar o interesse de um futuro inquilino pelo fato das características requeridas pelo ocupante do imóvel Securitização imobiliária Para conseguir realizar o empreendimento, o locador pode transferir seus créditos para uma companhia securatizadora, o que antecipa o recebimento do valor estabelecido no contrato firmado. A securitização foi introduzida no mercado brasileiro pela Lei n /97, que dispõe sobre o Sistema Financeiro Imobiliário. A lei foi promulgada com o intuito de facilitar o acesso dos originadores de crédito imobiliário ao mercado de capitais, em melhores condições do que aquelas obtidas através de financiamento bancário. 39 No setor imobiliário, a lei supramencionada incentivou o advento da securitização de recebíveis imobiliários e a emissão dos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs). Uinie Caminha conceitua a securitização: Sob a ótica jurídica, a securitização pode ser definida como a estrutura composta por um conjunto de negócios jurídicos ou um negócio jurídico indireto (...) que envolve a cessão e a segregação de ativos de uma sociedade, ou um fundo de investimento, que emite títulos garantidos pelos ativos segregados. Esses títulos são vendidos a investidores e os recursos coletados servem de contraprestação pela cessão de ativo. 40 A emissão do Certificado de Recebíveis Imobiliários encontra-se tratada no artigo 6ª da Lei 9.514/97, que define como um título de crédito nominativo, de livre negociação, lastreado em créditos imobiliários que constitui promessa de pagamento em dinheiro e merece ser providenciada a averbação junto ao Oficial de Registro de Imóveis do local da matrícula do imóvel do realizado contrato built to determinado imóvel, seguindo as determinações do contratante (locatário). Quando 38 ADVOGADOS, Navarro. Depreciação em contratos built to suit requer tratamento especial. Capital Aberto, São Paulo, Ano 3, N. 27, Novembro/2005. Disponível em: < Acesso em 28 fev GASPARETTO, Rodrigo Ruete. Contratos built to suit: um estudo da natureza, conceito e aplicabilidade dos contratos de locação atípicos no direito brasileiro. São Paulo: Scortecci, p CAMINHA, UINIE. Securitização. São Paulo: Saraiva, p SCAVONE JUNIOR, Luiz Antonio. Direito Imobiliário: Teoria e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, p. 970.

14 finalizado e ocupado o imóvel pelo contratante, este passa a pagar uma contraprestação, denominada aluguel, ao empreendedor imobiliário, a título de remuneração pela operação realizada e disponibilização do imóvel durante a vigência do contrato. 42 No prazo de vigência do contrato, o locatário remunera o empreendedor locador pela locação do imóvel e pela prestação de serviço, visto que a construção visa atender as necessidades especificas do locatário. Geralmente, o empreendedor locador cede a uma Companhia Securitizadora essa perspectiva de créditos imobiliários futuros que a operação irá originar. (...) o contrato built to suit funciona como lastro imobiliário para que o patrocinador do projeto (empreendedor imobiliário) transfira, por meio de instrumento próprio (Contrato de Cessão de Créditos) a uma Companhia Securitizadora essa expectativa de recebimento futuro dos créditos imobiliários, que, simultaneamente, irá outorgar ao patrocinador do projeto o montante representativo do fluxo de recebimento do contrato built to suit, descontado a valor presente; bem como irá, por meio de uma operação de securitização, emitir um título denominado Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRIs), correspondente aos direitos de recebimento do fluxo de créditos do contrato built to suit, que deverá ser negociado no mercado financeiro e capital. 43 Deste modo, ocorre a antecipação, de uma única vez, para o empreendedorlocador da receita que sucederia mensalmente e em longo prazo, conforme o prazo de vigência do contrato celebrado. 4.4 A alteração na Lei das Locações A Lei /12 tomou força perante ao fato de estarem em tramite os projetos leis n. 6562/2009 e 356/2011, na Câmara dos Deputados. Em dezembro de 2012, ocorreu a publicação da Lei , que alterou o artigo 4º e acrescentou art. 54-A à Lei no 8.245, de 18 de outubro de 1991, que dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes, para dispor sobre a locação nos contratos de construção ajustada, vejamos os artigos: 42 GASPARETTO, Rodrigo Ruete. Contratos built to suit: um estudo da natureza, conceito e aplicabilidade dos contratos de locação atípicos no direito brasileiro. São Paulo: Scortecci, p GASPARETTO, Rodrigo Ruete. Contratos built to suit: um estudo da natureza, conceito e aplicabilidade dos contratos de locação atípicos no direito brasileiro. São Paulo: Scortecci, p. 64.

15 Art. 4º Durante o prazo estipulado para a duração do contrato, não poderá o locador reaver o imóvel alugado. Com exceção ao que estipula o 2º do art. 54-A, o locatário, todavia, poderá devolvê-lo, pagando a multa pactuada, proporcional ao período de cumprimento do contrato, ou, na sua falta, a que for judicialmente estipulada. (...) Art. 54-A. Na locação não residencial de imóvel urbano na qual o locador procede à prévia aquisição, construção ou substancial reforma, por si mesmo ou por terceiros, do imóvel então especificado pelo pretendente à locação, a fim de que seja a este locado por prazo determinado, prevalecerão as condições livremente pactuadas no contrato respectivo e as disposições procedimentais previstas nesta Lei. 1 Poderá ser convencionada a renúncia ao direito de revisão do valor dos aluguéis durante o prazo de vigência do contrato de locação. 2º Em caso de denúncia antecipada do vínculo locatício pelo locatário, compromete-se este a cumprir a multa convencionada, que não excederá, porém, a soma dos valores dos aluguéis a receber até o termo final da locação. 3º (VETADO). 44 Merece explanar que o Projeto Lei 6562/2009, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados, pretendida que os dispositivos da Lei de Locações não teriam incidência nos contratos built to suit, salvo se as partes dispuseram ao contrário. E o Projeto Lei 356/2001, também aprovado, objetivava a alteração do artigo 4ª e acrescentar o artigo 54-A à Lei de Locações. Tais projetos leis foram apensados, pois continham a mesma fundamentação: contratos built to suit. Assim, verifica-se que os artigos inseridos na Lei 8.245/91 vieram para sanar os pontos controvertidos que existiam acerca deste tipo de contrato, quais sejam, a possibilidade de renúncia à ação revisional de aluguel no período do contrato, e a possibilidade de se exigir a totalidade dos aluguéis restantes como multa para o caso de denúncia da locação pelo inquilino antes de findo o prazo contratual. Convém ser observado que a lei além de apresentar nova denominação para os contratos built to suit, conforme já explanado, estabeleceu uma definição legal, abrangendo não apenas a construção do imóvel, mas também a aquisição ou substancial reforma. Menciona também que o locador pode contratar terceiros para realizar a construção ou reforma, conforme a necessidade. Salienta-se que a presente lei não alterou os demais tipos de locações préexistentes no direito brasileiro, apenas veio para regulamentar um tipo de contrato 44 BRASIL. Lei /12, de 19 de dezembro de Disponível em: < Acesso em: 28 mar

16 que era cada vez mais frequente entre o locador e locatário, que objetivavam construir um imóvel conforme as determinações do último, e que não possuía regulamentação jurídica. Pondera-se analisar os artigos inseridos pela Lei /12, o artigo 4ª deu uma prevê introdução acerca da alteração do artigo 54-A, que seria a exceção a respeito do contrato de construção ajustada, no tocante à redução da multa compensatória. Já o art. 54-A, da Lei 8.245/1991, define que os contratos como sendo de locações não residenciais em que o locador previamente adquire, constrói ou reforma um imóvel, por si mesmo ou por terceiros, conforme especificado pelo pretendente da locação, a fim de que seja locado para este por prazo determinado. No caput do artigo 54-A, os contratos realizados prevalecerão as condições livremente pactuadas no instrumento firmando e as disposições processuais da Lei de Locação. 45 Assim, as cláusulas convencidas pelas partes são válidas e não sofrerão nulidade, considerando que a vulnerabilidade do locatário, que é um dos pressupostos das locações convencionais, não se encontra presente nos contratos built to suit. 46 A renúncia ao direito de revisão está previsto no 1º do artigo 54-A, que pode ser convencionada durante o prazo de vigência do contrato. O que significa que ambas as partes tem a sua disponibilidade este preceito, sendo que o locador e locatário renunciarão ao direito previsto no artigo 19 da Lei de Locações. Quanto a denúncia antecipada do vínculo locatício pelo locatário, encontra-se mencionado no artigo 54-A, 2º, ocorre o comprometimento do locatário a cumprir a multa estabelecida, que não excederá a soma dos valores dos aluguéis a receber até o termo final da locação. 47 Ressaltando que o pagamento da multa deve ser integral, não cabendo a redução da multa. Todavia, existe a possibilidade de redução da multa ou cláusula penal nos termos do artigo 413, do Código Civil, que 45 TARTUCE, Flávio. Importante. Alterações da lei de locação. Lei , de Disponível em: < Acesso em: 29 mar FERRIANI, Adriano. O contrato built to suit e a lei /12. Disponível em: < O+contrato+built+to+suit+e+a+lei >. Acesso em: 29 mar TARTUCE, Flávio. Importante. Alterações da lei de locação. Lei , de Disponível em: < Acesso em: 29 mar

17 estabelecendo que quando a multa for exagerada ou traduzir onerosidade à parte 48 merece ser reduzida, considerando haver a necessidade do equilíbrio contratual. 49 Desta forma, observa que apesar das divergências doutrinárias que havia acerca do tipo do contrato (típico ou atípico), a Lei /12 trouxe uma solução que foi dar uma previsão legal para os contratos built to suit, mas não tipificado-lo como contrato típico. Deixando-o como contrato atípico, porém conferindo mais segurança jurídica as partes que o realizarem. Tal atipicidade pode ser constatada no artigo 54, quando dispõe que: prevalecerão as condições livremente pactuadas no contrato respectivo e as disposições procedimentais previstas nesta Lei. 50 O que pode ser compreendido que não são aplicáveis aos contratos built to suit as normas de direito material da Lei de Locações, prevalecendo nos contratos realizados a vontade das partes e o que ali ficou acordado. Com relação aos contratos firmados antes da lei /12 entrar em vigor, não se aplicará as novas regras prevista pela lei e inseridas na Lei de Locações, prevalecendo o acordado pelas partes e aplicando o Código Civil. Pelo exposto, a lei /12 veio para sanar problemas existentes no âmbito jurídico acerca dos contratos built to suit e que não possuíam legislação, trazendo, desta forma, segurança jurídica, e proporcionando o desenvolvimento do mercado imobiliário, liberando e redirecionando investimentos de capital dos locatários para suas atividades fins, proporcionando, também, a manutenção e criação de empregos e mais oferta de imóveis comerciais. 5. CONCLUSÃO No decorrer dos últimos anos, o mercado imobiliário passou por algumas evoluções, bem como a integração internacional da economia. O que fez com que aparecesse uma nova modalidade contratual, os contratos built to suit. 48 TARTUCE, Flávio. Importante. Alterações da lei de locação. Lei , de Disponível em: < Acesso em: 29 mar SCAVONE JUNIOR, Luiz Antonio. A lei /12 e o contrato built to suit locação por encomenda. Disponível em: < Acesso em: 29 mar BRASIL. Lei /12, de 19 de dezembro de Disponível em: < Acesso em: 28 mar

18 Tais contratos servem para fomentar a expansão das atividades comerciais e industriais, bem como o mercado imobiliário. O Brasil perdeu algumas negociações nos últimos tempos, pelo fato de não ter um regramento acerca deste tipo contratual, o que gerava uma certa insegurança jurídica para a sua realização. Todavia, em 19 de dezembro de 2012, ocorreu a publicação da Lei , que visa dar uma segurança jurídica as partes e solucionar eventuais problemas existentes acerca da formulação deste contrato. A Lei /12 assegura as partes a liberdade para, de forma transparente e observando o principio de boa-fé, pactuarem acerca da renúncia ao direito de pedir revisão contratual e o valor da multa por devolução antecipada, porém não poderá exceder a soma dos valores dos aluguéis a receber até o final do contrato firmado. Deixando, implícito, que os contratos built to suit merecem ser classificados como contratos atípicos, sujeitando, todavia, a Lei de Locações (art. 54, da Lei de Locações). A referida não solucionou todas as controvérsias que havia na doutrina e na jurisprudência, principalmente, acerca da realização deste contrato. Considerando que ainda pairam dúvidas sobre o tempo mínimo de permanência do locatário no imóvel, para que se consiga o retorno dos investimentos feitos pelo locador; o valor mensal do aluguel, devem abranger os encargos advindos com as instalações a serem realizadas no imóvel com as exigências feitas pelo locador ou não; e entre outras que surgiram no decorrer das discussões do cumprimento do contrato. Embora um contrato pouco conhecido no Brasil, que a partir do momento que for mais difundido, trará grandes benefícios tanto econômico quanto social, pois atenderá o contratante e locatário visando desenvolvimento e rentabilidade. Um exemplo da realização deste contrato é as instituições bancárias, onde buscam no mercado investidores dispostos a construir suas agências conforme as suas necessidades e modelos. São exemplos também supermercados, fábricas, concessionárias de automóveis e entre outras. Deste modo, os contratos built to suit devem ser confeccionados de forma mais clara e detalhada possível, para que as partes contratantes têm a segurança jurídica, visto que nem todos os problemas foram solucionados pela Lei /12.

19 6. REFERÊNCIAS ADVOGADOS, Navarro. Depreciação em contratos built to suit requer tratamento especial. Capital Aberto, São Paulo, Ano 3, N. 27, Novembro/2005. Disponível em: < Acesso em 28 fev BEVILÁQUA, Clóvis. Código Civil dos Estados Unidos do Brasil Comentado. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, BRASIL. Lei /12, de 19 de dezembro de Disponível em: < Acesso em: 28 mar BRASIL. Lei n , de 10 de janeiro de Disponível em < Acesso em: 25 fev Built to suit. Wikipedia. Disponível em < Acesso em: 06 mar CAMINHA, UINIE. Securitização. São Paulo: Saraiva, DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil brasileiro: teoria das obrigações contratuais e extracontratuais. 24. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, DINIZ, Maria Helena. Lei de locações de imóveis urbanos comentada: Lei n , de DINIZ, Maria Helena. Teoria das obrigações contratuais e extracontratuais. In:. Curso de Direito civil. 21. ed. São Paulo: Saraiva, v. VI.

20 FERRIANI, Adriano. O contrato built to suit e a lei /12. Disponível em: < O+contrato+built+to+suit+e+a+lei >. Acesso em: 29 mar FIGUEIREDO, Luiz Augusto Haddad. Built to suit. Revista de Direito Imobiliário, São Paulo, n. 72, jan.-jun./2012. GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo Curso de Direito Civil: Contratos. 8. ed. São Paulo: Saraiva, GASPARETTO, Rodrigo Ruete. Contratos built to suit: um estudo da natureza, conceito e aplicabilidade dos contratos de locação atípicos no direito brasileiro. São Paulo: Scortecci, GENOVEZZI, Camila Tristão. O contrato de locação de imóveis urbanos regulados pela lei n /91 e as alterações advindas pela lei n /09. Santa Catarina: Itajaí, Disponível em: < Acesso em: 26 fev GOMES, Orlando. Contratos. Rio de Janeiro: Forense, p. 10. KLEIN, Daniel Cleiton. O equilíbrio no contrato de locação em shopping center. Rio Grande do Sul: Novo Hamburgo, Disponível em: < Acesso em: 26 fev OLIVEIRA, Mateus Leandro de; BENTIVEGNA, Carlos Frederico Barbosa. Locação Built to Suit e sua aplicação no Direito brasileiro. VI INIC Encontro Latino de Iniciação Cientifica Anais. v. 2, p Disponível em: < Acesso em: 20 dez PACHECO, José da Silva. Tratado das locações, ações de despejo e outras. 10ed.; rev. e atual.; São Paulo: Revista dos Tribunais, 1998.

21 PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil. Contratos. 11ª ed. Rio de Janeiro: Forense: Forense, 2003, III v. POPP, Caryle. Comentários a nova lei do inquilinato. 4 ed.; Curitiba: Juruá, RIZZARDO, Arnaldo. Contratos RODRIGUES, Silvio. Direito Civil, dos contratos e das declarações unilaterais de vontade. 27. ed. São Paulo: Saraiva, v. 3. RODRIGUES, Silvio. Direito Civil. São Paulo: Saraiva, SCAVONE JUNIOR, Luiz Antonio. A lei /12 e o contrato built to suit locação por encomenda. Disponível em: < Acesso em: 29 mar TARTUCE, Flávio. Importante. Alterações da lei de locação. Lei , de Disponível em: < Acesso em: 29 mar TAULIL, Ivan. O mercado imobiliário e o built to suit. Valor Econômico, São Paulo, 11 abr Legislação & Tributos. Disponível em: < Acesso em: 28 fev ULIAN, Maria Eugênia Gadia. Os contratos built to suit e a legislação aplicável. Migalhas Disponível em: < Os+contratos+built+to+suit+e+a+legislacao+aplicavel>. Acesso em: 07 mar ZULLI, Ricardo Alessandro Miranda. A revogação da cláusula de inalienabilidade nas doações. São Paulo: Presidente Prudente, Disponível em:

22 < Acesso em: 25 fev

Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI

Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Diversos veículos podem ser utilizados para securitizar recebíveis imobiliários, entretanto o uso dos Certificados de Recebíveis Imobiliários -CRI- vem caminhando

Leia mais

CERTIFICADO DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS CRI

CERTIFICADO DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS CRI CERTIFICADO DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS CRI Diversos veículos podem ser utilizados para securitizar recebíveis imobiliários, entretanto o uso dos Certificados de Recebíveis Imobiliários CRI vem caminhando

Leia mais

CONTRATO DE LOCAÇÃO NÃO RESIDENCIAL

CONTRATO DE LOCAÇÃO NÃO RESIDENCIAL DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS É o ato de vontade que, por se conformar com os mandamentos da lei e a vocação do ordenamento jurídico, confere ao agente os efeitos por ele almejados. ELEMENTOS ESTRUTURAIS I -ESSENCIAIS

Leia mais

Lição 15. Locação Locação de coisas

Lição 15. Locação Locação de coisas Lição 15. Locação No direito romano, a locação se dividia em locação de coisas e locação de serviços (trabalho). O CC/16 apresentava o contrato de prestação de serviços como locação de serviços. O CC/02

Leia mais

Securitização De Créditos Imobiliários

Securitização De Créditos Imobiliários Securitização De Créditos Imobiliários Operações Imobiliárias A 1. O que é securitização de créditos imobiliários? Securitização é um processo estruturado, coordenado por uma instituição especializada

Leia mais

Aluguel O que é preciso saber sobre aluguel Residencial

Aluguel O que é preciso saber sobre aluguel Residencial Aluguel O que é preciso saber sobre aluguel Residencial Ao alugar um imóvel é necessário documentar a negociação por meio de um contrato, de preferência, escrito. O inquilino deve ler atentamente todas

Leia mais

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários Instrumento de captação de recursos e de investimentos no mercado imobiliário O produto O Certificado

Leia mais

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Renda Fixa Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Cédula de Crédito Imobiliário Instrumento que facilita a negociabilidade e a portabilidade do crédito imobiliário

Leia mais

Lei nº 11.196, de 21.11.2005 (DOU-1 22.11.2005)

Lei nº 11.196, de 21.11.2005 (DOU-1 22.11.2005) LUCRO IMOBILIÁRIO PESSOA FÍSICA ISENÇÃO E TRIBUTAÇÃO PELO IMPOSTO DE VENDA NOVA GARANTIA DA LOCAÇÃO: FUNDO DE INVESTIMENTO INCORPORAÇÃO POSSE EM ÁREAS PÚBLICAS Lei nº 11.196, de 21.11.2005 (DOU-1 22.11.2005)

Leia mais

Estabelecimento Empresarial

Estabelecimento Empresarial Estabelecimento Empresarial É a base física da empresa, que consagra um conjunto de bens corpóreos e incorpóreos, constituindo uma universalidade que pode ser objeto de negócios jurídicos. É todo o complexo

Leia mais

Apresentação: Leandro Ibagy. Vitória, mar/2010

Apresentação: Leandro Ibagy. Vitória, mar/2010 Apresentação: Leandro Ibagy Vitória, mar/2010 Ao proteger excessivamente o locatário, restringindo a reprise, ninguém mais se interessava adquirir imóveis para destiná-los a locação. Nível de aquisição

Leia mais

Atrasos nas entregas de obras

Atrasos nas entregas de obras Atrasos nas entregas de obras Nos últimos anos, houve um crescimento relevante dos lançamentos imobiliários ( boom imobiliário) em todo o país, com a escassez de materiais básicos e mão de obra qualificada

Leia mais

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

O CONGRESSO NACIONAL decreta: Altera a Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991, que dispõe sobre as locações de imóveis urbanos e os procedimentos pertinentes. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei introduz alteração na Lei

Leia mais

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ nº 06.977.745/0001-91 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ nº 06.977.745/0001-91 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1. OBJETIVOS DO PLANO BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ nº 06.977.745/0001-91 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1.1. Os objetivos do Plano de Opção de Compra de Ações da BR Malls Participações S.A. ( Companhia

Leia mais

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

O CONGRESSO NACIONAL decreta: REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 608-A, DE 2013 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 14 DE 2013 Dispõe sobre crédito presumido apurado com base em créditos decorrentes de diferenças temporárias oriundos de

Leia mais

ARRENDAMENTO MERCANTIL LEASING

ARRENDAMENTO MERCANTIL LEASING ARRENDAMENTO MERCANTIL LEASING LÚCIA HELENA BRISKI YOUNG De acordo com as Leis 6.099/74, art. 1º, e 7.132/83, considera-se arrendamento mercantil o negócio jurídico realizado entre pessoa jurídica, na

Leia mais

Contratos financeiros

Contratos financeiros Contratos financeiros Dos vários contratos financeiros existentes, dois merecem especial destaque: o leasing e o factoring. LEASING OU LOCAÇÃO FINANCEIRA O leasing, ou a locação financeira, é o contrato

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 554, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA INSTRUÇÃO CVM Nº 564/15.

INSTRUÇÃO CVM Nº 554, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA INSTRUÇÃO CVM Nº 564/15. INSTRUÇÃO CVM Nº 554, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA INSTRUÇÃO CVM Nº 564/15. Inclui, revoga e altera dispositivos na Instrução CVM nº 155, de 7 de agosto de 1991, na Instrução

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS SEGURO GARANTIA CIRCULAR SUSEP 232/03. Processo SUSEP nº 10.003.017/01-08

CONDIÇÕES GERAIS SEGURO GARANTIA CIRCULAR SUSEP 232/03. Processo SUSEP nº 10.003.017/01-08 CONDIÇÕES GERAIS SEGURO GARANTIA CIRCULAR SUSEP 232/03 Processo SUSEP nº 10.003.017/01-08 Cláusula 1ª - OBJETO Este seguro garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo Tomador no contrato principal,

Leia mais

b) não redução do valor da remuneração ajustada;

b) não redução do valor da remuneração ajustada; Carlos Eduardo Ferrari é sócio do Negrão, Ferrari & Bumlai Chodraui Advogados (N,F&BC) Considerações sobre a estruturação jurídica de contrato atípico de locação comercial de longo prazo, sob a modalidade

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS PPR / 2011

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS PPR / 2011 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS PPR / 2011 CLARO S/A, com sede em Porto Alegre, na Rua Gilberto Laste, nº 52, no Estado do Rio Grande do Sul, inscrita no CNPJ sob o n. 40.432.544/0101-00,

Leia mais

Securitização de Recebíveis Imobiliários (Emissão de CRIs) Vladimir Miranda Abreu

Securitização de Recebíveis Imobiliários (Emissão de CRIs) Vladimir Miranda Abreu Securitização de Recebíveis Imobiliários (Emissão de CRIs) Vladimir Miranda Abreu vabreu@tozzini.com.br Sistema Financeiro Imobiliário - SFI Lei 9.514/97: Promover o financiamento imobiliário em geral,

Leia mais

Cotas de Fundos de Investimento Imobiliário - FII

Cotas de Fundos de Investimento Imobiliário - FII Renda Variável Cotas de Fundos de Investimento Imobiliário - FII Fundo de Investimento Imobiliário Aplicação no mercado imobiliário sem investir diretamente em imóveis O produto O Fundo de Investimento

Leia mais

A garantia em dinheiro nas locações urbanas

A garantia em dinheiro nas locações urbanas Geraldo Beire Simões, advogado Rua do Carmo n 17, 9 andar - Centro - Rio de Janeiro RJ CEP 20.011-020 Tel/fax (21) 2222-9457 e-mail: geraldobeire@globo.com A garantia em dinheiro nas locações urbanas Geraldo

Leia mais

Lei n. o 7/2013. Regime jurídico da promessa de transmissão. de edifícios em construção. Breve introdução

Lei n. o 7/2013. Regime jurídico da promessa de transmissão. de edifícios em construção. Breve introdução Lei n. o 7/2013 Regime jurídico da promessa de transmissão de edifícios em construção Breve introdução 1. O que regula essencialmente o Regime jurídico da promessa de transmissão de edifícios em construção?

Leia mais

S UMÁRIO LOCAÇÕES E DESPEJO DOUTRINA CAPÍTULO I TEORIA GERAL DAS LOCAÇÕES IMOBILIÁRIAS

S UMÁRIO LOCAÇÕES E DESPEJO DOUTRINA CAPÍTULO I TEORIA GERAL DAS LOCAÇÕES IMOBILIÁRIAS S UMÁRIO LOCAÇÕES E DESPEJO DOUTRINA CAPÍTULO I TEORIA GERAL DAS LOCAÇÕES IMOBILIÁRIAS 1.1. Generalidades... 17 1.2. Conceito, requisitos e características... 37 1.3. Natureza jurídica do contrato de locação...

Leia mais

CONTAJURIS ASSESSORIA EMPRESARIAL S/C LTDA

CONTAJURIS ASSESSORIA EMPRESARIAL S/C LTDA CONTAJURIS ASSESSORIA EMPRESARIAL S/C LTDA Rua Sady de Marco, 52-D Bairro Jardim Itália Chapecó SC www.contajuris.com.br - Fone: 49 3323-1573 / 3323-0388 Assunto: Arrendamento Mercantil de Bens Aspectos

Leia mais

prazo para você denunciar o contrato é de 90 dias a partir do registro da averbação da extinção do usufruto.

prazo para você denunciar o contrato é de 90 dias a partir do registro da averbação da extinção do usufruto. 18.)Fiz um contrato de locação de um imóvel residencial e quando me mudei para a casa constatei que há sérios problemas de esgoto que precisarão de reparos, o que resultará na quebra do piso do banheiro

Leia mais

A configuração da relação de consumo

A configuração da relação de consumo BuscaLegis.ccj.ufsc.br A configuração da relação de consumo Samuel Borges Gomes 1. Introdução O Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi sem dúvida um marco na legislação brasileira no sentido de legitimação

Leia mais

(Do Sr. Julio Lopes) O Congresso Nacional decreta:

(Do Sr. Julio Lopes) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI N o, DE 2006 (Do Sr. Julio Lopes) Institui a consignação em folha de pagamento de aluguéis residenciais. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Os servidores públicos e os empregados regidos

Leia mais

Extinção dos contratos de. Camila Aguiar

Extinção dos contratos de. Camila Aguiar Extinção dos contratos de PPP Camila Aguiar Formas de extinção A CONCESSÃO extinguir-se-á por: advento do termo contratual; encampação; caducidade; rescisão; anulação; ou ocorrência de caso fortuito ou

Leia mais

A responsabilidade do inquilino pelo pagamento do IPTU Imposto Predial e Territorial Urbano, relativo ao imóvel locado.

A responsabilidade do inquilino pelo pagamento do IPTU Imposto Predial e Territorial Urbano, relativo ao imóvel locado. A responsabilidade do inquilino pelo pagamento do IPTU Imposto Predial e Territorial Urbano, relativo ao imóvel locado. RONALDO MARTON Consultor Legislativo da Área III Tributação, Direito Tributário MARÇO/2006

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 214 - Data 21 de julho de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS. REGIME

Leia mais

FACULDADE DE PARÁ DE MINAS Reconhecida pelo Decreto 79.090 de 04/01/1970

FACULDADE DE PARÁ DE MINAS Reconhecida pelo Decreto 79.090 de 04/01/1970 CURSO DE DIREITO 2º SEMESTRE 2013 PERÍODO: 4º DISCIPLINA: Direito Civil III - Teoria Geral dos Contratos e Responsabilidade Civil CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 h/a. CRÉDITOS: 04 PROFESSORA: MÁRCIA PEREIRA COSTA

Leia mais

Esta proposta altera parcialmente o Plano original de recuperação judicial, apresentado em março de 2015, após negociações com credores.

Esta proposta altera parcialmente o Plano original de recuperação judicial, apresentado em março de 2015, após negociações com credores. MODIFICAÇÕES AO PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL PROPOSTAS PELOS CREDORES PARA SEREM APRESENTADAS NO PROSSEGUIMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL DE CREDORES DESIGNADA PARA O DIA 19/11/2015 Esta proposta altera parcialmente

Leia mais

COMPANHIA PROVIDÊNCIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO Companhia Aberta. CNPJ/MF n. 76.500.180/0001-32 NIRE 41.3.000.5081-3

COMPANHIA PROVIDÊNCIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO Companhia Aberta. CNPJ/MF n. 76.500.180/0001-32 NIRE 41.3.000.5081-3 COMPANHIA PROVIDÊNCIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO Companhia Aberta CNPJ/MF n. 76.500.180/0001-32 NIRE 41.3.000.5081-3 PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA COMPANHIA CAPÍTULO I OBJETIVOS DO PLANO Cláusula 1.ª

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS. Locação de imóveis

NORMA DE PROCEDIMENTOS. Locação de imóveis Pág.: 1/6 1 Objetivo Esta Norma estabelece os procedimentos referentes à celebração, renovação e rescisão dos contratos de locação de imóveis efetuados pela COPASA MG, exclusivamente para o exercício de

Leia mais

EMPRÉSTIMO DE ATIVOS

EMPRÉSTIMO DE ATIVOS EMPRÉSTIMO DE ATIVOS Empréstimo de Ativos BM&FBOVESPA 3 4 Empréstimo de Ativos BM&FBOVESPA 1) O que é o serviço de Empréstimo de Ativos? Lançado em 1996, é um serviço por meio do qual os investidores,

Leia mais

PARECER Nº, DE 2009. RELATOR: Senador GILVAM BORGES

PARECER Nº, DE 2009. RELATOR: Senador GILVAM BORGES PARECER Nº, DE 2009 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 158, de 2008, que dispõe sobre o seguro no arrendamento residencial e imobiliário especial e dá

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO PROJETO DE LEI N o 3.847, DE 2012 (Apensados os PLs nº 5.158, de 2013, e nº 6.925, de 2013) Institui a obrigatoriedade de as montadoras de veículos,

Leia mais

Celebrado em Brasília, aos 20 dias do mês de março de 1996, em dois originais, nos idiomas português e alemão, ambos igualmente válidos.

Celebrado em Brasília, aos 20 dias do mês de março de 1996, em dois originais, nos idiomas português e alemão, ambos igualmente válidos. ACORDO-QUADRO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA SOBRE COOPERAÇÃO EM PESQUISA CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O Governo da República

Leia mais

ANEXO II DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

ANEXO II DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES ANEXO II DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente regulamento estabelece as regras do Plano de Opção de Compra de Ações ("Plano") da DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S.A. ("Companhia"),

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições

RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições financeiras que especifica. O Banco Central do Brasil,

Leia mais

LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015. A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA, Estado de Goiás, aprova e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015. A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA, Estado de Goiás, aprova e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei: 1 Gabinete do Prefeito LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015 Institui o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas, cria a Comissão Gestora de Parcerias Público-Privadas de Goiânia e dá outras providências.

Leia mais

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA INTERNATIONAL MEAL COMPANY ALIMENTAÇÃO S.A. CNPJ/MF: 17.314.329/0001-20 NIRE: 3530048875-0

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA INTERNATIONAL MEAL COMPANY ALIMENTAÇÃO S.A. CNPJ/MF: 17.314.329/0001-20 NIRE: 3530048875-0 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA INTERNATIONAL MEAL COMPANY ALIMENTAÇÃO S.A. CNPJ/MF: 17.314.329/0001-20 NIRE: 3530048875-0 CLÁUSULA 1. OBJETIVO DA OUTORGA DE OPÇÕES 1.1 O objetivo do Plano de Opção

Leia mais

Júlio M. de Oliveira Mestre e doutor PUC/SP

Júlio M. de Oliveira Mestre e doutor PUC/SP PLR: pressupostos para caracterização conforme jurisprudência do CARF e a tributação dos planos de stock option Júlio M. de Oliveira Mestre e doutor PUC/SP A TRIBUTAÇÃO DOS PLANOS DE STOCK OPTION Hipótese

Leia mais

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei:

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 1.175, DE 28 DE MARÇO DE 2008 Dispõe sobre o Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Transporte Coletivo Urbano no Município de São José dos Pinhais. A Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PU 12 MESES

CONDIÇÕES GERAIS DO PU 12 MESES CONDIÇÕES GERAIS DO PU 12 MESES I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Sul América Capitalização S.A. SULACAP CNPJ: Nº 03.558.096/0001-04 PU 12 MESES - MODALIDADE: TRADICIONAL PROCESSO SUSEP

Leia mais

Escola Secundária de Paços de Ferreira 12º Ano do Curso Técnicas de Secretariado 2009/2010. Formas de Pagamento no comércio Internacional

Escola Secundária de Paços de Ferreira 12º Ano do Curso Técnicas de Secretariado 2009/2010. Formas de Pagamento no comércio Internacional Formas de Pagamento no comércio Internacional Formas de Pagamento Tanto o exportador como o importador devem evitar os riscos de natureza comercial a que estão sujeitas as transacções internacionais. Ao

Leia mais

Lei 11.795/08 A NOVA LEI DE CONSÓRCIOS. Juliana Pereira Soares

Lei 11.795/08 A NOVA LEI DE CONSÓRCIOS. Juliana Pereira Soares Lei 11.795/08 A NOVA LEI DE CONSÓRCIOS Art. 2º da Lei 11.795/08: Consórcio é a reunião de pessoas naturais e jurídicas em grupo, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, promovida

Leia mais

Anexo à Política de Investimentos 2010 a 2014

Anexo à Política de Investimentos 2010 a 2014 Anexo à Política de Investimentos 2010 a 2014 Diretrizes para Investimentos em Imóveis (aprovadas pelo CDE em sua 18ª reunião realizada nos dias 14 a 16 de dezembro de 2009 Índice Anexo à Política de Investimentos...1

Leia mais

NOTA TÉCNICA CONJUNTA PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA

NOTA TÉCNICA CONJUNTA PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA NOTA TÉCNICA CONJUNTA PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA Associação dos Notários e Registradores do Brasil ANOREG/BR Instituto de Registro Imobiliário do Brasil IRIB Associação dos Registradores Imobiliários

Leia mais

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A.

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A. 1 ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 3 2 PARTICIPANTES... 3 3 ADMINISTRAÇÃO DO PLANO... 3 4 AÇÕES OBJETO DESTE PLANO... 5 5 OUTORGA DA OPÇÃO... 5 6 EXERCÍCIO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

DIREITO ADMINISTRATIVO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DIREITO ADMINISTRATIVO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Atualizado em 22/10/2015 CONTRATOS ADMINISTRATIVOS São contratos celebrados pela Administração Pública sob regime de direito público com particulares ou

Leia mais

ODONTOPREV S.A. CNPJ/MF N.º 58.119.199/0001-51 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

ODONTOPREV S.A. CNPJ/MF N.º 58.119.199/0001-51 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES ODONTOPREV S.A. CNPJ/MF N.º 58.119.199/0001-51 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente Plano de Opção de Compra de Ações de Odontoprev S.A. ( Companhia ), aprovado pela Assembléia Geral Ordinária

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS

SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP N o 477, DE 30 DE SETEMBRO DE 2013. Dispõe sobre o Seguro Garantia, divulga Condições Padronizadas e dá outras providências. O SUPERINTENDENTE DA SUPERINTENDÊNCIA

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL GERDAU PREVIDÊNCIA

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL GERDAU PREVIDÊNCIA REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL GERDAU PREVIDÊNCIA Capítulo I Da Finalidade Artigo 1 - O presente Regulamento de Empréstimo Pessoal, doravante denominado Regulamento, tem por finalidade definir normas

Leia mais

PIS-COFINS: receita bruta - o debate entre o direito e o fato contábil - Lei 12.973/14. Classificação contábil de imóveis e suas repercussões

PIS-COFINS: receita bruta - o debate entre o direito e o fato contábil - Lei 12.973/14. Classificação contábil de imóveis e suas repercussões PIS-COFINS: receita bruta - o debate entre o direito e o fato contábil - Lei 12.973/14 Classificação contábil de imóveis e suas repercussões Lei das S/A - 1976 - Circulante - Realizável a longo prazo ATIVO

Leia mais

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade, Vigência, Eficácia e Vigor 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade Sob o ponto de vista dogmático, a validade de uma norma significa que ela está integrada ao ordenamento jurídico Ela

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 001, de 07 de dezembro de 2001.

RESOLUÇÃO N.º 001, de 07 de dezembro de 2001. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA RESOLUÇÃO N.º 001, de 07 de dezembro de 2001. Dispõe sobre o atendimento pelo estabelecimento particular de ensino

Leia mais

LEI 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE

LEI 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE LEI 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006 Dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo e dá outras providências. * V. Dec. 6.180/2007 (Regulamenta a Lei 11.438/2006).

Leia mais

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N o 76, DE 2011. I RELATÓRIO

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N o 76, DE 2011. I RELATÓRIO COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N o 76, DE 2011. Veda a utilização do sistema francês de amortização, ou tabela Price, nos empréstimos e financiamentos de qualquer natureza.

Leia mais

PLANO DE INCENTIVO DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A.

PLANO DE INCENTIVO DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. PLANO DE INCENTIVO DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. aprovado pela Assembleia Geral Extraordinária realizada em 19 de outubro de 2012 1 PLANO DE INCENTIVOS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 355, DE 17 DE MARÇO DE 2015.

RESOLUÇÃO Nº 355, DE 17 DE MARÇO DE 2015. RESOLUÇÃO Nº 355, DE 17 DE MARÇO DE 2015. Dispõe sobre os procedimentos e as taxas de desconto dos fluxos de caixa marginais a serem adotados nos processos de Revisão Extraordinária nos Contratos de Concessão

Leia mais

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011 ASSOCIAÇÃO DIREITOS HUMANOS EM REDE QUADRO I - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO (Em reais) Nota Nota ATIVO Explicativa PASSIVO Explicativa CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalentes de caixa 4 3.363.799

Leia mais

Contabilidade Financeira II 2008/2009

Contabilidade Financeira II 2008/2009 Contabilidade Financeira II 2008/2009 Locações Locações Formas de Financiamento Noções de Leasing Leasing Financeiro vs Leasing Operacional Lançamentos: Leasing Financeiro Contrato Pagamento das rendas

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PARECER Nº 12672

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO PARECER Nº 12672 PARECER Nº 12672 Faixas de domínio marginais às estradas de rodagem cuja exploração é objeto de contrato de concessão. Uso por particulares, sem exclusividade. Autorização. Competência. Licitação. Expondo

Leia mais

MARFRIG ALIMENTOS S.A. CNPJ/MF N.º 03.853.896/0001-40 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

MARFRIG ALIMENTOS S.A. CNPJ/MF N.º 03.853.896/0001-40 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES MARFRIG ALIMENTOS S.A. CNPJ/MF N.º 03.853.896/0001-40 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1. Objetivos do Plano 1.1. O Plano tem por objetivo permitir que administradores, empregados e prestadores de serviços

Leia mais

ANEXO 5 TERMO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO

ANEXO 5 TERMO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO ANEXO 5 TERMO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO Termo de Constituição de Consórcio 1 As Partes: A empresa (Nome da Empresa)..., com sede na cidade de..., (Endereço)..., com CNPJ n o..., Inscrição Estadual...,

Leia mais

CIRCULAR Nº 2824. Documento normativo revogado pela Circular 3386, de 16/11/2008.

CIRCULAR Nº 2824. Documento normativo revogado pela Circular 3386, de 16/11/2008. CIRCULAR Nº 2824 Documento normativo revogado pela Circular 3386, de 16/11/2008. Altera procedimentos para reavaliação de imóveis de uso próprio por parte de instituições financeiras, demais instituições

Leia mais

Regulamento da Promoção TEST LIFE EVEN

Regulamento da Promoção TEST LIFE EVEN Regulamento da Promoção TEST LIFE EVEN A) DO TEST LIFE 1. A presente promoção é realizada pela EVEN CONSTRUTORA E INCORPORADORA S/A, por si e pelas empresas de seu grupo econômico, doravante GRUPO EVEN,

Leia mais

A expressão contrato individual de trabalho tem o mesmo significado das expressões contrato de trabalho e contrato de emprego.

A expressão contrato individual de trabalho tem o mesmo significado das expressões contrato de trabalho e contrato de emprego. 1 Aula 02 1 Contrato individual de trabalho A expressão contrato individual de trabalho tem o mesmo significado das expressões contrato de trabalho e contrato de emprego. 1.1 Conceito O art. 442, caput,

Leia mais

Anexo I TECNISA S.A. CNPJ/MF N.º 07.731.304/0001-78 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

Anexo I TECNISA S.A. CNPJ/MF N.º 07.731.304/0001-78 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES Anexo I TECNISA S.A. CNPJ/MF N.º 07.731.304/0001-78 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente Plano de Opção de Compra de Ações de Tecnisa S.A. ( Companhia ), aprovado pela Assembléia Geral Extraordinária

Leia mais

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS 1. Quanto à fonte: a) Alimentos legais: fixados pela lei, fundamentados no direito de família, decorrentes do casamento, ou união estável ou da relação de parentesco

Leia mais

CONTRATO DE COMODATO DE IMÓVEL

CONTRATO DE COMODATO DE IMÓVEL 1/5 CONTRATO DE COMODATO DE IMÓVEL Pelo presente instrumento particular de contrato, que tem de um lado FUNDAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA, pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, reconhecida

Leia mais

ASSESPRO/NACIONAL DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO - PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO DA MP 540/2001

ASSESPRO/NACIONAL DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO - PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO DA MP 540/2001 ASSESPRO/NACIONAL DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO - PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO DA MP 540/2001 A Medida Provisória N o 540/2011 instituiu alguns benefícios fiscais e contemplou nesta o Setor de T.I.

Leia mais

OS DIREITOS DOS ADQUIRENTES DE IMÓVEIS NA PLANTA

OS DIREITOS DOS ADQUIRENTES DE IMÓVEIS NA PLANTA OS DIREITOS DOS ADQUIRENTES DE IMÓVEIS NA PLANTA Elaborado por Daniel Menegassi Reichel Advogado Fundador do Escritório de Advocacia Menegassi Reichel Advocacia Elaborado em 13/08/2013. Trabalho protegido

Leia mais

Alterações tributárias na lei nº 13.097/2015

Alterações tributárias na lei nº 13.097/2015 Alterações tributárias na lei nº 13.097/2015 Foi publicada no Diário Oficial da União de 20/01/2015 a lei federal nº 13.097/15, decorrente da conversão da MP nº 656/14. A nova lei cuida de diversas matérias,

Leia mais

LE LIS BLANC DEUX COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. CNPJ/MF N.º 49.669.856/0001-43 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

LE LIS BLANC DEUX COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. CNPJ/MF N.º 49.669.856/0001-43 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES LE LIS BLANC DEUX COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. CNPJ/MF N.º 49.669.856/0001-43 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente Plano de Opção de Compra de Ações da Le Lis Blanc Deux Comércio e Confecções

Leia mais

ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO

ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO ANEXO 3 CONDIÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA PARA INTERCONEXÃO 1. CLÁUSULA PRIMEIRA - CONDIÇÕES GERAIS 1.1. A PARTE proprietária dos itens de infra-estrutura cedidos e a PARTE a qual será feita

Leia mais

MENSALIDADES ESCOLARES

MENSALIDADES ESCOLARES MENSALIDADES ESCOLARES O aumento das mensalidades escolares deve obedecer a algum parâmetro legal? O assunto mensalidades escolares é regulado pela Lei 9870, de 23 de novembro de 1999. Esta Lei, dentre

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006. Dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo e

Leia mais

Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança. 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança?

Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança. 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança? Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança Novas regras 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança? Por ter parte de sua remuneração (chamada de adicional)

Leia mais

1.3. Ao comprador da LCI é conferido direito de crédito pelo valor nominal, juros e, se for o caso, atualização monetária.

1.3. Ao comprador da LCI é conferido direito de crédito pelo valor nominal, juros e, se for o caso, atualização monetária. REGULAMENTO DA LETRA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO ( LCI ) DE EMISSÃO DO BANCO ALFA DE INVESTIMENTO S.A. O BANCO ALFA DE INVESTIMENTO S.A, inscrito no CNPJ/MF sob nº 60.770.336/0001-65, com sede na Cidade de

Leia mais

PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente Plano de Incentivos de Longo Prazo - Opção de Compra de Ações é regido pelas disposições abaixo e pela legislação aplicável. 1.

Leia mais

SEMINÁRIO RENOVAÇÃO DE CONCESSÕES DO SETOR PÚBLICO DE ENERGIA ELÉTRICA. Porto Alegre 05/10/2009 Luiz Carlos Guimarães ABRADEE

SEMINÁRIO RENOVAÇÃO DE CONCESSÕES DO SETOR PÚBLICO DE ENERGIA ELÉTRICA. Porto Alegre 05/10/2009 Luiz Carlos Guimarães ABRADEE SEMINÁRIO RENOVAÇÃO DE CONCESSÕES DO SETOR PÚBLICO DE ENERGIA ELÉTRICA Porto Alegre 05/10/2009 Luiz Carlos Guimarães ABRADEE Concessões de Distribuição QUANTO AO PRAZO CONTRATUAL AS CONCESSÕES DE DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Mude-se para os EUA Hoje! PORT EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Todas as pessoas conhecem clientes, amigos ou parentes que possuem o desejo de se mudar para os Estados Unidos, especialmente para a Flórida.

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta Interna nº 12 - Data 29 de junho de 2012 Origem SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL DA 4ª REGIÃO FISCAL, DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

Leia mais

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Empresarial II Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Contratos Aula 18 Contratos: Teoria Geral; Classificação; Requisitos; Objetos; Elementos; Contratos em Espécie: Compra

Leia mais

Anexo à Política de Investimentos 2009 a 2013

Anexo à Política de Investimentos 2009 a 2013 Anexo à Política de Investimentos 2009 a 2013 Diretrizes para Investimentos em Imóveis Índice 1. Contratação de Corretores, Avaliadores e Consultores Imobiliários... 3 2. Critérios para Aquisições e Alienações...

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Breves considerações tributárias quanto a atividade de empresário (antiga firma individual) na atividade de representação comercial Juliano César Borges de Vito* Um dos fatores preponderantes

Leia mais

PARECER Nº 03/2013. C ON S U L T A

PARECER Nº 03/2013. C ON S U L T A PARECER Nº 03/2013. EMENTA: CONSULTA DIVERSA. DOCUMENTAÇÃO PRECÁRIA. PARECER ABSTRATO. RESPEITO AOS PRAZOS DA COMISSÃO DE TRANSMISSÃO DE CARGOS E DE PRESTAÇÃO DE CONTAS. RESOLUÇÃO N. 1311/12 E N. 1060/05

Leia mais

BRASIL BROKERS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº 08.613.550/0001-98 NIRE 33.3.0028096-1 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

BRASIL BROKERS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº 08.613.550/0001-98 NIRE 33.3.0028096-1 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES BRASIL BROKERS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF nº 08.613.550/0001-98 NIRE 33.3.0028096-1 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1. Objetivo da Outorga de Opções 1.1. O Plano de Opção de Compra de Ações da Brasil

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP ECO 2.1 MODALIDADE DADE INCENTIVO PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP ECO 2.1 MODALIDADE DADE INCENTIVO PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO APLUBCAP ECO.1 I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S. A. CNPJ: 88.076.30/0001-94 APLUBCAP ECO.1 MODALIDADE: INCENTIVO PROCESSO SUSEP Nº: 15414.0055/011-47

Leia mais

CRÉDITO IMOBILIÁRIO HSBC Novembro 2010. 2010 Brasil Brokers Todos os Direitos Reservados

CRÉDITO IMOBILIÁRIO HSBC Novembro 2010. 2010 Brasil Brokers Todos os Direitos Reservados CRÉDITO IMOBILIÁRIO HSBC Novembro 2010 2010 Brasil Brokers Todos os Direitos Reservados Crédito Imobiliário O Crédito Imobiliário é uma modalidade de financiamento que viabiliza a compra de um imóvel usado

Leia mais

MARCOPOLO S.A. CNPJ Nº 88.611.835/0001-29 NIRE 43300007235 PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES - REGULAMENTO -

MARCOPOLO S.A. CNPJ Nº 88.611.835/0001-29 NIRE 43300007235 PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES - REGULAMENTO - MARCOPOLO S.A. CNPJ Nº 88.611.835/0001-29 NIRE 43300007235 PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES - REGULAMENTO - 1. Conceito Este Plano consiste na outorga de opções de compra ou subscrição

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE 2013

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE 2013 PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE 2013 (Do Sr. CARLOS SOUZA) Susta a aplicação dos artigos 62 e 63 do Regulamento do Serviço Móvel Pessoal SMP, anexo à Resolução nº 477, de 7 de agosto de 2007, da

Leia mais