CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONHECIMENTOS BANCÁRIOS"

Transcrição

1 CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

2 Sumário 01 - Introdução Bancos Agentes Superavitários e Deficitários Spread Estrutura do Sistema Financeiro Nacional CMN Estrutura do Sistema Financeiro Nacional BACEN Estrutura do Sistema Financeiro Nacional CVM Estrutura do Sistema Financeiro Nacional CRSFN Diferentes Tipos de Bancos Comercial Diferentes tipos de bancos Cooperativo Diferentes tipos de bancos Múltiplo Diferentes tipos de bancos Investimento Diferentes tipos de bancos Desenvolvimento Diferentes tipos de bancos BNDES Abertura de contas Pessoa física e Pessoa jurídica Domicílio Capacidade Civil Conta Corrente Conta Poupança Conta Salário Encerramento de Conta SELIC e TR Cheque Definição e Prazos Cheque Compensação Cheque Emissão Cheque Preenchimento Cheque Devolução Cheques CCF Cartão de Crédito Tipos de Cartão de Crédito Cartão de credito Estrutura Transferências DOC Transferências TED... 25

3 34 Empréstimo e Financiamento Empréstimo consignado Cheque Especial Credito Pessoal Credito Rural CDC Crédito Direto ao Consumidor Consórcio Leasing Revisão Parte I Revisão Parte II Teste... 29

4 01 - Introdução Bancos Neste curso você irá entender e diferenciar os diversos tipos de bancos que existem no Brasil e seus principais serviços e funções, bem como uma visão geral de como funciona nosso Sistema Financeiro Nacional. Com estas informações você poderá agregar conhecimento, seja para ingressar em carreira bancária ou qualquer outra que envolva nosso sistema financeiro, seja para prestar concursos públicos onde este conhecimento é exigido ou simplesmente para tomar decisões mais conscientes sobre aspectos financeiros da sua vida. Bancos são instituições financeiras cuja atividade principal consiste em receberdepósitos e concedercréditos. Possui também outras funções e atividades no sistema financeiro que o caracterizam e diferenciam em diversos tipos de banco. 02 Agentes Superavitários e Deficitários Na Sociedade em geral existem pessoas que têm uma disponibilidade de recursos (ex: dinheiro) e outras que tem necessidade de recursos. As pessoas que têm recursos disponíveis damos o nome de Agentes Superavitários e as pessoas que necessitam de recursos damos o nome de Agentes Deficitários. Os Agentes Superavitários e Deficitáriosfazem parte de um processo chamado INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA, a principal função de uma instituição financeira. O processo de INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA pode ser entendido como a captação de recursos junto aos AGENTES SUPERAVITÁRIOS por INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS e o seu subsequente repasse para os AGENTES DEFICITÁRIOS. Agentes Superavitários são aqueles que possuem renda superior aos seus gastos, ou seja, recursos sobrando que podem ser emprestados. Também conhecidos como Poupadores. Agentes Deficitários são aqueles que possuem nível de gasto acima da sua renda, e por isso, necessitam emprestar dinheiro. Também conhecidos como Tomadores.

5 03 Spread As Instituições Financeiras como visto em lições anteriores, captam dinheiro emprestando de alguns clientes (AGENTES SUPERAVITÁRIOS) e concede este capital a outros clientes (AGENTES DEFICITÁRIOS), contudo, o valor que o Banco paga de juros é menor que o valor que ele cobra; a diferença entre valor cobrado e valor pago dá-se o nome de SPREAD. No valor do SPREAD bancário estão embutidos também impostos como o IOF e o CPMF. Nesse contexto, o termo inglês spread significa margem. Para os bancos, quanto maior o SPREAD, maior é o lucro nas suas operações. O SPREAD bancário brasileiro é um dos mais altos do mundo, o que gera muitas críticas, uma vez que é um dinheiro que poderia estar fazendo girar a economia e não ser totalmente utilizado pelos bancos. Em razão dessa margem as Instituições Financeiras brasileiras estão as mais lucrativas do mundo. 04 Estrutura do Sistema Financeiro Nacional CMN O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL é o conjunto de instituições (financeiras e não financeiras) que ditam e gerem a politica econômica do país. Fazem parte do SFN: O conselho Monetário Nacional (CMN) O Banco Central do Brasil (BACEN) A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN) O Conselho Monetário Nacional é responsável pelas diretrizes gerais do sistema financeironacional, CMN é o órgão principal do sistema. Seus membros, O MINISTRO DA FAZENDA (como presidente do conselho). Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Presidente do Banco Central, reúnem-se uma vez por mês para discutirem sobre assuntos relacionados às competências do CMN, que é responsável por toda politica monetária do país. É muito incomum, mas pode acontecer mais de uma reunião por mês. As matérias aprovadas são regulamentadas por meio de Resoluções, normativos de caráter público, sempre divulgados no Diário Oficial da União e na pagina de normativos do Banco Central do Brasil; diretrizes gerais que devem ser seguidas por todo sistema financeiro brasileiro.

6 05 Estrutura do Sistema Financeiro Nacional BACEN Também conhecido pela sigla BACEN, o Banco Central do Brasil é a maior autoridade monetária do país, com funções que se concentram na supervisão da politica monetária e cambial bem como na fiscalização do sistema financeiro nacional. Cabe ao Banco Central do Brasil: Autorizar, normatizar, fiscalizar e intervir nas instituiçõesfinanceiras; Controlar o fluxo de capitais estrangeiros, garantindo o correto funcionamento do mercado cambial; Emitir papel moeda e moeda metálica; Controlar a quantidade de cédulas e moedas em circulação; Realizar operações de redesconto e empréstimos de assistência à liquidez às instituições financeiras. Receber os recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais; Regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papeis. Tudo isso com o intuito de preservar o poder aquisitivo da moeda brasileira. 06 Estrutura do Sistema Financeiro Nacional CVM A COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM) foi criada para desenvolver, disciplinar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários (títulos que representam valores) não emitidos pelo sistema financeiro ou pelo Tesouro, ou seja, assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão. Mercado de bolsa é o que conhecemos melhor por BOLSA DE VALORES, onde são negociadas ações; enquanto o mercado de balcão refere-se àsações negociadas fora da Bolsa. Objetivos:

7 Assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; Proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões irregulares e atos legais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobiliários; Evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários negociados no mercado. Assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido; Assegurar a observância de práticas comerciaisequitativas no mercado de valores mobiliários; Estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; Promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas. 07 Estrutura do Sistema Financeiro Nacional CRSFN Cabe ao Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional julgar revisões de decisões judiciais referentes a punições movidas pelo CMN e CVM em segunda e ultima instância administrativa. É ainda da responsabilidade do CRSFNjulgar também os recursos de ofício, que são aqueles nos quais o recurso é automático, intermediados pelos órgãos de primeira instância. As entidades de classe que integram o CRSFN são as seguintes:

8 Associação Brasileira das Empresas de Capital Aberto ABRASCA; Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais ANBIMA; Comissão Nacional de Bolsas CNB; Federação Brasileira de Bancos FEBRABAN; Associação Brasileira das Entidades de Créditoda Organização das Cooperativas Brasileiras OCB/CECO; Instituto dos Auditores Independentes do Brasil IBRACON; Os representantes das quatro primeiras entidades tem assento no Conselho como membros-titulares e os demais, como suplentes. Tanto os Conselheiros Titulares, como os seus respectivos suplentes, são nomeados pelo Ministro da Fazenda, com mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos uma única vez. Fazem ainda parte do Conselho de Recursos três Procuradores da FazendaNacional, designados pelo Procurador-Geral da Fazenda Nacional, com atribuição de zelar pela fiel observância da legislação aplicável, e um Secretário-Executivo, nomeado pelo Ministro de Estado da Fazenda, responsável pela execução e coordenação dos trabalhos administrativos. Para tanto, o Banco Central do Brasil e, subsidiariamente, a Comissão de Valores Mobiliários proporcionam o respectivo apoio técnico e administrativo. Um dos representantes do Ministério da Fazenda é o presidente do Conselho e o vice-presidente é o representante designado pelo Ministério da Fazenda dentre os quatro representantes das entidades de classe que integram o Conselho. 08 Diferentes Tipos de Bancos Comercial Veremos agora os diferentes tipos de Bancos e as características que definem cada um deles. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, ou seja, disponíveis para o cliente no momento em que desejar movimentar, é de característica comum ao Banco Comercial, ao Banco Comercial Cooperativo e ao Banco Múltiplo. Estes bancos operam no varejo, qualquer pessoa pode ter conta neles. São os tipos mais conhecidos, aqueles que normalmente entendemos como bancos. Deve ser constituído sob forma de sociedade anônima e na sua denominação social a expressão BANCO.

9 Em geral, os bancos comerciais realizam as seguintes atividades: Processamento de pagamentos e transferências de crédito Emissão de cheques de correntistas, cheques interbancários e cheques administrativos. Captação de depósitos à vista Empréstimos 09 Diferentes tipos de bancos Cooperativo Diferencia-se dos Bancos Comerciais por ter o controle acionário pertencente a cooperativas centrais de crédito, as quais devem deter no mínimo 51% das ações com direito a voto, têm uma base de clientes restrita e normalmente possuem tarifas menores que os demais bancos, oferecendo vantagens para quem é cooperado. Deve constar, obrigatoriamente, em seu nome a expressão Banco Cooperativo. 10 Diferentes tipos de bancos Múltiplo É instituição financeira privada ou pública constituída de duas ou mais carteiras, sendo que cada uma delas deve ser, obrigatoriamente, comercial ou de investimento. A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por Banco Público. Essas operações estão sujeitas às mesmas normas legais e regulamentares aplicáveis às instituições singulares correspondentes às suas carteiras. Esse tipo de banco deve ser organizado sob a forma da sociedade anônima. Na sua denominação social deve constar a expressão banco. 11 Diferentes tipos de bancos Investimento É instituição financeira privada que auxilia pessoas físicas e jurídicas em vários tipos de investimentos no Mercado Financeiro e na Bolsa de Valores,

10 destinado a financiar a atividade produtiva, administrar capital de terceiros e manter participação societária em caráter temporário. Os bancos de investimentos são instituições financeiras não monetárias, não podem emitir moeda. Assim, os bancos de investimento captam dinheiro no mercado, pagando determinados juros e emprestam esse dinheiro para empresas, em prazos mais longos, com juros maiores, embolsando a diferença. Os empréstimos efetuados em bancos comerciais dificilmente tem prazo de pagamento superior a 6 meses. Afinal, o lastro desses empréstimos é o mais volátil dos capitais, os depósitos à vista. Assim, quando as empresas precisam de financiamentos em prazos mais longos, recorrem aos bancos de investimento, que no Brasil, na maior parte das vezes, fazem parte de um conglomerado liderado por um banco comercial. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão BANCO DE INVESTIMENTO. 12 Diferentes tipos de bancos Desenvolvimento É instituição financeira publica regional que tem como objetivo desenvolver a economia local suprindo com recursos necessários ao financiamento, a médios e longos prazos, programas e projetos do respectivo estado onde tenha sede. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima, com sede na capital do estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar em sua denominação social, a expressão banco de desenvolvimento, seguida do nome do estado em que tenha sede. Como por exemplo, o BANCO DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS.

11 13 Diferentes tipos de bancos BNDES O BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL, apesar de constar o termo Desenvolvimento no nome, não é um banco de desenvolvimento propriamente dito devido a não regionalidade de sua atuação, ele visa o desenvolvimento nacional como um todo e não apenas um estado ou região como os bancos de desenvolvimento mencionados anteriormente. Objetiva o fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e o desenvolvimento dos mercados de capitais, elevando a competitividade da economia brasileira, priorizando tanto a redução de desigualdade social e regional, como a manutenção e geração de empregos. Com a finalidade de tornar acessível o credito a pequenas e medias empresas em todo país, o BNDES trabalha em parceria com instituições financeiras estabelecidas em todo país. O BNDES tem como uma de suas prioridades o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro.

12 14 Abertura de contas Para que possa usufruir de tudo que os bancos podem oferecer faz-se necessário à abertura de uma conta primeiramente. Documentos necessários para abertura da conta: RG (cópia e original) CPF (cópia e original) Comprovante de residência Pessoa física (PF): Pessoa jurídica (PJ): Contrato social Documentos que qualifiquem e autorizem os representantes, mandatários ou prepostos a movimentar a conta. CNPJ Pede se também comprovante de renda (PF) ou lucro (PJ), porem isso referese à qualidade e quantidade de produtos que ficarão disponíveis para o cliente bancário. 15 Pessoa física e Pessoa jurídica PESSOA FÍSICA É a pessoa natural, isto é, todo individuo (homem ou mulher), desde o nascimento até a morte. Pode ser considerado também o sujeito de direito. PESSOA JURIDICA Conforme o dicionário é a entidade abstrata com existência e responsabilidade jurídicas como, por exemplo, uma associação, empresa, companhia, legalmente autorizadas.

13 16 Domicílio Domicílio é um lugar em que a pessoa ordinariamente exerce seus direitos e cumpre suas obrigações da vida civil, inclusive quando chamada a fazê-lo por via judicial, uma vez do domicilio decorre a fixação da competência de foropara o julgamento de ações em que a pessoa figura como parte. Além do domicilio civil existem outras modalidades de domicilio, como, por exemplo, o DOMICILIO ELEITORAL. O domicílio é o lugar onde ela estabelece a sua residência com animo definitivo. Se a pessoa tiver varias residências regulares, onde viva, cada uma delas será considerada seu domicilio; se a pessoa não tiver residência habitual seu domicilio será o local onde for encontrada. Também é domicilio, quanto às relações concernentes à profissão, o local onde se exerça suas atividades; Se a pessoa exercitar profissão em lugares diversos, cada um deles constituirá domicilio para as relações que lhe corresponderem. A diferença entre domicilio e residência é que o DOMICÍLIO é o lugar onde a pessoa estabelece a sede principal de seus negócios, o ponto central das ocupações habituais, onde ela responde judicialmente, e a RESIDÊNCIA representa o lugar no qual alguém habita com intenção de ali permanecer, mesmo que dele se ausente por algum tempo. DOMICÍLIO difere-se de residência no fato de somar a qualidade de moradia fixa, de cunho permanente e principal. DOMICÍLIO deve-se ter vinculo judicial diferente da RESIDÊNCIA.

14 Casos especiais de domicilio: Do incapaz, é o mesmo do seu representante ou assistente. Do servidor publico o lugar em que exercer permanentemente suas funções. Do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado. Do marítimo, onde o navio estiver matriculado. O do preso, o lugar em que cumprir a sentença. 17 Capacidade Civil INCAPACIDADE CIVIL é o reconhecimento de inexistência, numa pessoa, daqueles requisitos que a lei acha indispensáveis para que ela exerça os seus direitos. Existe uma distinção entre incapacidade absoluta e relativa: INCAPACIDADE ABSOLUTA São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: os menores de dezesseis anos; os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos; e os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade. INCAPACIDADE RELATIVA São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de exercê-los: os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos; os alcoólatras, os viciados em tóxicos, os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido; os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; e os pródigos (pessoas que não são capazes de controlar seus gastos). 18 Conta Corrente Em linguagem comum, a CONTA BANCÁRIA é quando um indivíduo deposita dinheiro em alguma agência bancária ou instituição financeira (banco). O individuo se torna o titular de uma conta bancária. Mas as contas possuem inúmeras finalidades e registram diversas outras operações como empréstimos, linha de crédito, controle de recursos governamentais, etc.

15 As contas bancárias são divididos em 3 tipos: Conta Corrente (Depósito à vista) Conta Poupança Conta-Salário 19 Conta Poupança A CONTA POUPANÇA foi criada para incentivar a economia popular, rendendo juros mensalmente ao titular da conta. Contudo os juros apenas são pagos no aniversário mensal do depósito feito, sendo que antes de completar 30 dias, se sacado, o valor anteriormente depositado não renderá juros. Poupança é um tipo de conta bancária, de baixo risco e de rendimento préfixado de 0,5% ao mês mais a correção da TR Taxa Referencial, garantida pelo FGC FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO até o valor de R$ ,00 por cliente, independente de qual banco é a sua depositária. O Banco Central estabeleceu, ainda, que os depósitos até R$ 5 mil, efetuados por intermédio de cheques em contas de poupança, continuarão a ter o mesmo tratamento atual, de serem remunerados a partir da data em que realizados. 20 Conta Salário A CONTA SALÁRIO é aberta pela empresa empregadora no banco o qual tenha feito contrato ou convênio. Ela é obrigatória para empresas públicas, e privadas que paguem seus funcionários mediante depósitos bancários. Apesar de serem abertas obrigatoriamente no banco o qual a empresa tenha firmado contrato, pode-se solicitar que seja vinculada a uma conta corrente ou poupança em outro banco para que receba na instituição que desejar. Esta corrida não pode ser movimentada por cheque e não admite depósitos que não sejam os referentes à salário, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares, provenientes da entidade pagadora. A transferência da CONTA SALÁRIO para a conta de escolha do empregado não gera tarifa. Outras tarifas que não podem ser cobradas para esse tipo de conta incluem:

16 Duas consultas mensais ao saldo e dois extratos contendo toda a movimentação nos últimos trinta dias, nos terminais de autoatendimento ou diretamente no guichê de caixa, pelo menos; Fornecimento de cartão magnético, salvo quando decorrente de perda, roubo, danificação e outros motivos não atribuídos à instituição financeira. Realização de até cinco saques, por evento de credito. Manutenção da conta, inclusive quando não há movimentação. 21 Encerramento de Conta Para que possa encerrar uma conta é necessário solicitar formalmente na instituição onde foi aberta, comprovando com extrato que todos os cheques emitidos já foram compensados, devolvendo quaisquer folhas e talões que ainda estejam em sua posse bem como cartões. O encerramento da conta pode ser feito em qualquer agência do banco que possuir conta e a instituição financeira tem até 30 dias corridos para fechamento também só pode ser feito pela empresa. 22 SELIC e TR A taxa apurada no SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) também é chamada de taxa básica, já que é a mais baixa da economia e serve de referencia para que se calculem todas as outras taxas de juros do país. A taxa SELIC varia diariamente, mas essa variação é bem pequena e ela tende a se aproximar da meta determinada pelo governo. A partir dela, as instituiçõesfinanceiras definem quanto vão cobrar por empréstimos às pessoas e às empresas. Caso os juros do país estejam altos, o consumidor tende a comprar menos, porque a prestação de seu financiamento vai ser mais alta. Isso reflete na queda da inflação. Segundo a lei da oferta e da procura, quanto maior a demanda por um determinado produto, mais elevado é o seu preço.

17 Do contrário, se uma mercadoria ou serviço não forem tão procurados, o preço tende a cair para atrair mais compradores. As operações de empréstimos entre bancos e as aplicações dessas instituições em títulos públicos federais usam a taxa SELIC para o cálculo dos juros. Para efeito de curiosidade a taxa Selic é o resultado da media diária das negociações dos títulos públicos federais. A taxa de juros é definida pelo COMITÊ DE POLITICA MONETÁRIA (Copom), um órgão da BC em reuniões que ocorrem a cada 45 dias em Brasília. A TAXA REFERENCIAL (TR) é calculada diariamente pelo Banco Central (a partir da TBF, Taxa Básica Financeira), sendo utilizada no cálculo de vários investimentos e operações, como por exemplo, a poupança e pagamentos a prazo em geral. 23 Cheque Definição e Prazos O CHEQUE é uma ordem de pagamento à vista, porque deve ser pago no momento de sua apresentação ao banco sacado e também um titulo de credito para o beneficiário que o recebe, porque pode ser protestado ou executado em juízo. Existem dois prazos que devem ser observados: PRAZO DE APRESENTAÇÃO, que é de 30 dias, a contar da data de emissão, para os cheques emitidos na mesma praça do banco sacado; e de 60 dias para os cheques emitidos em outra praça; PRAZO DE PRESCRIÇÃO, que é de 6 meses decorridos a partir do termino do prazo de apresentação. O prazo de apresentação tem como principal função dar ÍNICIO NA CONTAGEM no prazo de prescrição. E o prazo de prescrição por sua vez é o prazo que o recebedor do cheque tem para executá-lo em juízo. Após este prazo o cheque perde sua validade. Após o prazo de apresentação se caso houver saído na conta, o banco pagará o débito: Exemplo: MÁRIO recebeu um cheque no dia 18/05/2013 da mesma praça de seu banco e resolveu depositá-lo 120 dias depois da sua emissão, se caso não houver saldo disponível na conta, o cheque será devolvido e ainda sim o

18 cheque pode ser protestado judicialmente, pois o prazo de prescrição ainda não foi concluído, neste caso o prazo de prescrição ainda não foi concluído, neste caso o prazo de descrição ainda não foi concluído, neste caso o prazo de prescrição iniciará em 18/06/2013 e acabará 18/12/2013 após 180 dias após o termino do prazo de apresentação. 24 Cheque Compensação A regulamentação atual determina que a compensação de cheques seja efetuada unicamente por intermédio de imagem digital e outros registros eletrônicos do cheque (trucagem de cheques). Ao depositar cheque proveniente de um banco em outro valor não fica disponível imediatamente, estando sujeito a um bloqueio temporário enquanto a transferência é realmente concretizada. Este tempo é denominado Compensação. O prazo de bloqueio varia apenas em função do valor do cheque. Para liberação dos valores depositados, esse prazo é contado a partir do dia útil seguinte ao do deposito, sendo de: Até dois dias úteis para Cheques de valor inferior a R$ 300,00 Um dia útil para cheques de valor igual ou superior a R$ 300,00 Feriado local na praça sacada: acréscimo de um dia útil Inoperância da Compensação: prorrogação até o dia útil seguinte ao do restabelecimento do sistema. O prazo de bloqueio do cheque não pode ser alterado em virtude de falha geracional do banco remetente ou do banco destinatário no processo de compensação. 25 Cheque Emissão O cheque pode ser emitido de três formas: NOMINAL (OU NOMINATIVO) À ORDEM: só pode ser apresentado ao banco pelo beneficiário indicado no cheque, podendo ser transferido por endosso (assinatura atrás do cheque) do beneficiário.

19 NOMINAL NÃO À ORDEM: não pode ser transferido pelo beneficiário. Para tornar um cheque não à ordem, basta o eminente escrever, após o nome do beneficiário, a expressão não à ordem ou não transferível, ou proibida o endosso ou outra equivalente. AO PORTADOR: Não nomeia um beneficiário e é pagável a quem o apresente ao banco sacado. Não pode ter valor superior a R$ 100,00 26 Cheque Preenchimento Todo cheque deve ter os seguintes campos preenchidos: Valor (numérico) Valor (por extenso) Nominal Local Data Assinatura Na estrutura do cheque há o canhoto e o cheque propriamente dito. O canhoto serve para que você possa organizar-se quanto a quem, quanto e quando o cheque foi emitido. Já no corpo do cheque preenchem-se os campos: valor (numérico), valor (por extenso), nominal, local, data e assinatura. No canto superior direito temos o campo reservado ao valor numérico do cheque, onde normalmente, para evitar fraudes, costuma-se iniciar e terminar o valor com o símbolo #. Exemplo: #R$500,00# Logo abaixo existem duas linhas para que se preencha o valor por extenso; note que nesse cheque de exemplo já consta a expressão e centavos acima, o que dispensa a necessidade de escrever os centavos. Após o preenchimento do valor temos opção de como emiti-lo: Ao Portador, Nominal à Ordem e Nominal não à Ordem. O Local que deve ser preenchido no cheque é a cidade onde você está emitindo o mesmo e a data é o dia, mês e ano do preenchimento. Por último a assinatura, que deve ser a mesma registrada no banco, que deve compará-la a cada cheque emitido, podendo devolver o cheque, mesmo que haja saldo em conta, devido alguma divergência. Para obrigar o recebedor do cheque a depositá-lo, impedindo seu saque, utilizam-se duas linhas paralelas na folha indicando o cruzamento do cheque

20 chamado cruzamento em branco, onde qualquer pessoa pode depositar o cheque em sua conta, ao contrário do cruzamento em preto, onde se especifica um nome entre as linhas e somente este pode depositar o cheque em sua conta. 27 Cheque Devolução Alínea Descrição 11 Cheque sem fundos, 1ª apresentação. 12 Cheque sem fundos 2ª apresentação 13 Conta encerrada 14 Pratica espúria 20 Cheque sustado ou revogado em virtude de roubo, furto ou extravio de folhas de cheque em branco. 21 Cheque sustado ou revogado 22 Divergência ou insuficiência de assinatura Cheques emitidos por entidades e órgãos de administração publica 23 federal direta e indireta, em desacordo com os requisitos constantes do art. 74, 2º, do decreto-lei No 200, de Bloqueio judicial ou determinação do Banco Central do Brasil 25 Cancelamento de talonário pelo participante destinatário 26 Inoperância temporária de transporte 27 Feriado municipal não previsto 28 Cheque sustado ou revogado em virtude de roubo, furto ou extravio. 29 Cheque bloqueado por falta de confirmação de recebimento do talonário pelo correntista 30 Furto ou roubo de cheque 31 Erro formal (sem data de emissão, com mêsgrafado numericamente, ausência de assinatura ou não registro do valor por extenso). 33 Divergência de endosso 34 Cheque apresentado por participante que não o indicado no cruzamento em preto, sem o endosso-mandato. Cheque fraudado, emitido sem prévio controle ou responsabilidade do 35 participante ( cheque universal ), ou ainda com adulteração da praça sacada, ou ainda com rasura no preenchimento. 37 Registro inconsistente

21 38 Assinatura digital ausente ou invalida 39 Imagem fora do padrão 40 Moeda invalida 41 Cheque apresentação a participante que não o destinatário 42 Cheque não compensável na sessão ou sistema de compensação em que apresentado Cheque devolvido anteriormente pelos motivos 21, 22, 23, 24, 31 e 34, 43 não passível de reapresentação em virtude de persistir o motivo da devolução. 44 Cheque prescrito Cheque emitido por entidade obrigada a realizar movimentação e utilização de recursos financeiros do Tesouro Nacional mediante Ordem Bancaria Cheque de valor superior a R$ 100,00 (cem reais), emitido sem a identificação do beneficiário. Remessa nula, caracterizada pela reapresentação de cheque devolvido pelos motivos 12, 13, e 45. Informação essencial faltante ou inconsistente não passível de verificação pelo participante remetente e não enquadrada no motivo Instrumento inadequado para a finalidade 61 Item não compensável 64 Arquivo ilógico não processado / processado parcialmente 70 Sustação ou revogação provisória 71 Inadimplemento contratual da cooperativa de credito no acordo de compensação 72 Contrato de compensação encerrado 28 Cheques CCF CCF é um cadastro que possui dados dos emitentes de cheques sem fundos, operacionalizado pelo Banco do Brasil. Cheques devolvidos por qualquer um dos motivos 12, 13 ou 14 terão o nome do emitente automaticamente incluído no cadastro. As instituições financeiras podem prestar essa informação, sendo vedada a cobrança de qualquer tarifa por esta pesquisa. Por essa consulta, caso a pessoa esteja incluída, saberá o numero-código da instituição e da agência que comandou a inclusão; o numero e o valor do cheque; o motivo da devolução; a data de inclusão e a quantidade de ocorrências, por instituição e agência. No caso de contas conjuntas apenas o CPF do titular é incluso no CCF. Para que seja feita a baixa no cadastro, o cliente deve ter em posse o cheque em questão, que é prova de que não há mais o débito, e apresentá-lo junto ao banco que efetuou a inclusão do documento. Caso não consiga o cheque, deve apresentar ao banco, juntamente com uma microfilmagem do mesmo, documento autenticado em cartório que ateste o pagamento do valor devido ao

22 favorecido que está mencionado no cheque, bem como certidões negativas dos cartórios de protesto relativas ao cheque, em nome do emitente. Ao pedir a exclusão, o cliente deve lembrar-se de solicitar ao banco que lhe dê o recibo da carta de solicitação guardando-o até a conclusão do processo. Comprovado o pagamento, o banco tem o prazo máximo de cinco dias úteis, contados na data da entrega do pedido do cliente, para excluir o nome do correntista do sistema. Qualquer ocorrência é excluída automaticamente depois de decorridos cinco anos da respectiva inclusão. 29- Cartão de Crédito Cartão de crédito é um tipo de pagamento eletrônico e consiste num cartão de plástico que pode conter ou não um chip e apresenta na frente o nome do portador, numero do cartão e data de validade e, no verso, um campo para assinatura do cliente, o numero de segurança (CW2) e a tarja magnética (geralmente preta). O cartão de credito pode ser usado como meio de pagamento para comprar um bem ou contratar um serviço. O titular recebe mensalmente no endereço indicando a fatura para pagamento e pode escolher pagar o total cobrado, somente o mínimo ou algum valor intermediário, pagando o restante no mês seguinte mediante cobrança de juros. Todo cartão de credito possui um limite de compras definido pelo banco emissor. As compras efetuadas reduzem o limite disponível até que, quando insuficientes, novas compras são negadas. O pagamento da fatura libera o limite para ser usado novamente. A fatura do Cartão de Crédito sempre vence no mesmo dia do mês e compras feitas dentre 10 dias antes desse vencimento são postergadas para a fatura do mês seguinte. Vejamos este exemplo: Sua fatura vence todo dia 20 de cada mês, então toda compra independente de quando foi feita, será paga dia 20, contudo, caso tenha sido feita até 10 dias antes desse vencimento, o pagamento será no dia 20 do mês seguinte.

23 O valor mínimo a ser pago numa fatura de cartão de credito é, atualmente, de 20% de seu valor total. Vale lembrar que os juros incididos sobre o restante não pago da fatura estão entre os mais altos praticados pelas instituições financeiras, o que torna, quase sempre, muito mais vantajoso recorrer a outros empréstimos no banco do que assumir estes juros cobrados na próxima fatura. 30 Tipos de Cartão de Crédito Cartões de crédito fornecidos por bancos dividem-se por dois tipos, um básico e outro associado a programas de benefícios e recompensas. Cartão de crédito básico é exclusivo para o pagamento de compras, contas ou serviços e o preço da anuidade para sua utilização deve ser o menor preço cobrado pela emissora entre todos os cartões por ela oferecidos. As instituições financeiras, no processo de negociação com os clientes, estão obrigadas a oferecer o cartão básico, que pode ser nacional e/ou internacional. Esse cartão não pode ser associado a programas de benefícios e/ou recompensas. O cartão de crédito que está associado a programas de benefícios e recompensas, é definido como cartão diferenciado. O preço da anuidade do cartão diferenciado deve abranger também a participação do usuário nos programas de benefícios e recompensas associados ao cartão. É opção do cliente a contratação de cartão básico ou desse cartão. 31 Cartão de credito Estrutura Aprendemos nesta lição sobre a estrutura de um cartão de credito:

24 1º identifica o tipo de instituição 2º identificador do Banco 3º número do portador 4º código do verificador 32 Transferências DOC As transferências efetuadas entre diferentes bancos dá-se o nome de interbancárias. Ao contrário do que ocorre entre contas do mesmo banco, a transferência entre contas de diferentes instituições financeiras exige, além dos números da Agência e Conta, também o banco, o CPF, tipo de conta (corrente ou poupança) e o nome completo do titular da conta destino. Esse tipo de operação divide-se em Documento de crédito (DOC) e Transferência Eletrônica Disponível (TED) Documento de credito DOC Valor deve ser inferior a R$ 5.000,00 (até R$ 4.999,99). É necessário nome completo, CPF ou CNPJ, Banco, agência e conta de destino para efetuar a operação.

25 Operação não é estornável. Cobre eventuais débitos na data da operação, mas só é possível o saque no dia seguinte. 33 Transferências TED Transferência Eletrônica Disponível (TED) tem a mesma finalidade do DOC e exige os mesmo dados para efetuar a operação (nome completo, CPF ou CNPJ, Banco, agência e conta de destino). Mesma finalidade do DOC. Também exige nome completo, CPF ou CNPJ, Banco, agencia e conta de destino. Valor a partir de R$ 3000 (três mil reais). Não é Estornável. Operação se concretiza no mesmo dia, normalmente em minutos. 34 Empréstimo e Financiamento Empréstimo é um contrato, entre a instituição financeira e o cliente, onde este recebe uma quantia por um prazo e sob juros pré-determinados. Já o financiamento funciona sob o mesmo raciocínio, mas com a diferença de que, nele, os recursos devem ter o destino especificado no contrato. Empréstimo, normalmente, tem prazos menores do que financiamentos e também juros maiores. Vamos agora aos principais tipos de empréstimos e financiamentos disponibilizados pelas instituições financeiras. 35 Empréstimo consignado Crédito consignado é um empréstimo no qual as suas parcelas são descontadas diretamente em folha de pagamento. Além de trabalhadores com

26 carteira assinada, funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS também podem contratar o Crédito consignado. O valor máximo do empréstimo varia de acordo com o salário (ou valor do benefício), desde que a parcela não comprometa mais do que 30% do salário líquido mensal. Devido a maior certeza de recebimento, já que o desconto é feito em folha de pagamento, costuma configurar entre os empréstimos com os menores juros. 36 Cheque Especial Apesar do nome, cheque especial nada mais é do que um valor pré-aprovado que fica a disposição do cliente a todo o momento, podendo ser sacado ou usado para cumprir qualquer compromisso na ausência de saldo na conta como, por exemplo, débitos automáticos e cheques. A cobrança pelo seu uso se dá no mês seguinte ao qual foi usado, debitando automaticamente da conta o valor utilizado acrescido dos juros. Comumente chamado de limite de conta, este empréstimo fica disponível na grande maioria das contas correntes. 37 Credito Pessoal Também um empréstimo, tem juros menores do que o cheque especial, mas não fica disponível tão facilmente quanto o especial, apesar de que em muitos bancos ele pode ficar pré-aprovado em conta, ainda assim deve ser solicitado antes de poder utilizar o dinheiro. 38 Credito Rural Já no campo dos financiamentos, onde como já vimos, é necessária a especificação do destino do capital cedido pelo banco, temos o Crédito Rural,

27 onde deve ser apresentado orçamento, plano ou projeto a que se destina o financiamento. Podem ser beneficiados por esse tipo de financiamento os produtores rurais e suas cooperativas, na qualidade de pessoa física ou jurídica. É destinado ao custeio, cobrindo despesas habituais dos ciclos produtivos, ao investimento, para bens e serviços de caráter durável, e a comercialização, auxiliando a venda e o armazenamento da produção frente a períodos de queda no preço. Como todo financiamento, o credito rural exige garantias para sua contratação, que são descritas e acordadas no contrato entre o financiador e o financiado. 39 CDC Crédito Direto ao Consumidor Crédito direto ao consumidor tem a função de financiar um bem ou serviço de modo que o cliente possa usufruir da aquisição imediatamente, comprometendo-se a pagar com sua renda futura. Ele está sujeito ao IOF (imposto sobre operações financeiras) e o bem fica em nome do cliente, alienado fiduciariamente (veremos isso em lições futuras) a instituição financeira.

28 Em geral o próprio bem adquirido configura como garantia, porém há a possibilidade da instituição financeira exigir avalista. As parcelas são fixas e quitando-as antes do prazo concede-se desconto proporcional dos juros 40 Consórcio Consórcio é a reunião de pessoas físicas e/ou jurídicas em grupo para adquirir bens ou serviços, por meio de autofinanciamento. Os valores recebidos dentro do grupo, mês a mês, são usados para adquirir bens e entregá-los aos participantes respeitando sorteios e lances previamente descritos no contrato de adesão. Os grupos podem ser homogêneos, quando todos querem adquirir bem de mesmo valor monetário ou mistos, quando há bens de diferentes valores dentro de um mesmo grupo. Neste ultimo tipo de formação a administradora assume o compromisso de que, caso não haja dinheiro suficiente no caixa do grupo para financiar os bens acordados, irá arcar com recursos próprios. A contribuição dentro do grupo é isonômica, ou seja, todos contribuem da mesma maneira, sendo que recursos de um grupo não podem ser repassados a outro mesmo dentro de uma administradora. 41 Leasing Não considerado um financiamento propriamente dito, o Leasing, no Brasil, é denominado como arrendamento mercantil. A instituição financeira,

29 denominada Arrendador, adquire o bem e durante a vigência do contrato a posse e usufruto do mesmo é do cliente, denominado Arrendatário. Ele não está sujeito ao IOF e sim ao ISS (Imposto Sobre Serviços), fato que contribui para que as parcelas sejam menores em comparação ao CDC, contudo caso opte por adiantar pagamentos ou quitar tudo de uma vez receberá um desconto bem menor. Note que caso seja feita a antecipação antes do prazo mínimo, a operação perde característica de arrendamento mercantil e passa a ser enquadrada como operação de compra e venda a prestação, podendo acarretar custos adicionais. O leasing conta com prazos mínimos de arrendamento que variam de acordo com o bem, sendo de 2 anos para bens com vida útil de 5 anos e de 3 anos para os demais. Ao término existem 3 opções: -Devolver o bem à instituição financeira; -Solicitar a prorrogação do contrato ampliando-se o prazo e continuando a pagar as parcelas; -Adquirir o bem, mediante pagamento residual do valor do bem, expresso no contrato. 42 Revisão Parte I A revisão deverá ser feita em uma aula inteira. Caso conclua todos os exercícios da revisão e ainda sobrar tempo na aula, refaça os exercícios. 43 Revisão Parte II A revisão deverá ser feita em uma aula inteira. Caso conclua todos os exercícios da revisão e ainda sobrar tempo na aula, refaça os exercícios. Caso sinta necessidade refaça os exercícios interativos para melhor aproveitamento no TESTE. 44 Teste

30 Você deverá realizar o teste em uma aula inteira, não podendo começar em uma aula e terminar em outra. Você deverá ter nota 7 (sete) ou superior para que não haja a necessidade de realizar outro teste.

31

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Rodrigo O. Barbati

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Rodrigo O. Barbati CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Prof. Rodrigo O. Barbati AULA 01 Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Subsistema normativo Sistema Financeiro Nacional O Sistema Financeiro Nacional (SFN) pode ser entendido

Leia mais

IMPEDIMENTO AO PAGAMENTO

IMPEDIMENTO AO PAGAMENTO MOTIVOS DE DEVOLUÇÃO DE CHEQUES CHEQUES EM PROVISÃO DE FUNDOS MOT DESCRIÇÃO OBSERVAÇÕES 11 Cheque sem fundos 1º apresentação. 12 Cheque sem fundos 2º reapresentação. 13 Conta encerrada. 14 Prática espúria.

Leia mais

TARIFAS BANCÁRIAS. Para abrir uma conta, os bancos exigem um depósito inicial, que varia conforme a instituição.

TARIFAS BANCÁRIAS. Para abrir uma conta, os bancos exigem um depósito inicial, que varia conforme a instituição. TARIFAS BANCÁRIAS A utilização de bancos é praticamente indispensável aos cidadãos. Contas e impostos, salários e seguros-desemprego são exemplos de transferência de dinheiro normalmente intermediada por

Leia mais

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL INSTITUIÇÕES. Lei 4.595/64 FINANCEIRAS COLETA INTERMEDIAÇÃO APLICAÇÃO CUSTÓDIA

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL INSTITUIÇÕES. Lei 4.595/64 FINANCEIRAS COLETA INTERMEDIAÇÃO APLICAÇÃO CUSTÓDIA SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL INSTITUIÇÕES Lei 4.595/64 FINANCEIRAS COLETA INTERMEDIAÇÃO APLICAÇÃO CUSTÓDIA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA JUROS PAGOS PELOS TOMADORES - REMUNERAÇÃO PAGA AOS POUPADORES SPREAD

Leia mais

Os principais motivos que levam o banco sacado a devolver o cheque são:

Os principais motivos que levam o banco sacado a devolver o cheque são: AUTORIZAÇÃO DE COMPRA TERCEIROS E MENORES Pelo presente termo, eu, portador do CPF., abaixo assinado autorizo às pessoas abaixo identificadas a adquirirem bens e produtos em meu nome, reconhecendo como

Leia mais

Unidade III. Mercado Financeiro. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade III. Mercado Financeiro. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade III Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Maurício Felippe Manzalli Mercados Financeiros Lembrando da aula anterior Conceitos e Funções da Moeda Política Monetária Política Fiscal Política Cambial

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 2.747. II - endereços residencial e comercial completos; (NR) III - número do telefone e código DDD;

RESOLUÇÃO Nº 2.747. II - endereços residencial e comercial completos; (NR) III - número do telefone e código DDD; RESOLUÇÃO Nº 2.747 Altera normas relativas à abertura e ao encerramento de contas de depósitos, a tarifas de serviços e ao cheque. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31

Leia mais

Empréstimo e cartão consignado

Empréstimo e cartão consignado outubro/2014 Empréstimo e cartão consignado direcionados a aposentados e pensionistas Todo aquele que recebe benefícios de aposentadoria ou pensão por morte pagos pela Previdência Social pode obter crédito

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do

Leia mais

4 MÓDULO 4 DOCUMENTOS COMERCIAIS

4 MÓDULO 4 DOCUMENTOS COMERCIAIS 44 4 MÓDULO 4 DOCUMENTOS COMERCIAIS 4.1 Cheque O cheque é uma ordem de pagamento à vista. Pode ser recebido diretamente na agência em que o emitente mantém conta ou depositado em outra agência, para ser

Leia mais

Concurso 2011. Prof. Cid Roberto. Bancos Comerciais. Bancos Comerciais. prof.bancario@gmail.com

Concurso 2011. Prof. Cid Roberto. Bancos Comerciais. Bancos Comerciais. prof.bancario@gmail.com Concurso 2011 Prof. Cid Roberto prof.bancario@gmail.com Mercado Financeiro Comunidade Conhecimentos Bancários (orkut) 5ª aula Início da aula Instituições Operadoras Livro Como esticar seu dinheiro Ricardo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 2.303. V - devolução de cheques pelo Serviço de Compensação de Cheques e Outros Papéis - SCCOP, exceto por insuficiência de fundos;

RESOLUÇÃO Nº 2.303. V - devolução de cheques pelo Serviço de Compensação de Cheques e Outros Papéis - SCCOP, exceto por insuficiência de fundos; RESOLUÇÃO Nº 2.303 Documento normativo revogado, a partir de 30/4/2008, pela Resolução nº 3.518, de 6/12/2007. Disciplina a cobrança de tarifas pela prestação de serviços por parte das instituições financeiras

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu

Leia mais

Cartilha de Poupança

Cartilha de Poupança Cartilha depoupança Poupança O que é?... 2 Segurança... 2 Modalidades de poupança do BB... 3 Reajuste Monetário... 4 Juros... 4 Imposto de renda... 4 Valor mínimo... 5 Abertura... 5 Aniversário da poupança...

Leia mais

E m p r é s t i m o E cartão consignado direcionados a aposentados E pensionistas

E m p r é s t i m o E cartão consignado direcionados a aposentados E pensionistas Empréstimo e ca rt ã o c o n s i g n a d o d irec io na do s a apos e nta do s e pe ns io nis ta s Todo aquele que recebe benefícios de aposentadoria ou pensão por morte pagos pela Previdência Social,

Leia mais

Exercício para fixação

Exercício para fixação Exercício para fixação Quando o Banco Central deseja baratear os empréstimos e possibilitar maior desenvolvimento empresarial, ele irá adotar uma Política Monetária Expansiva, valendo-se de medidas como

Leia mais

Unidade III. Operadores. Demais instituições financeiras. Outros intermediários financeiros e administradores de recursos de terceiros

Unidade III. Operadores. Demais instituições financeiras. Outros intermediários financeiros e administradores de recursos de terceiros MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS Unidade III 6 O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL O sistema financeiro nacional é o conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilita a transferência de recursos

Leia mais

Evolução do SFN. 1. Primeiro Período: 1808-1914 MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS. 3. Terceiro Período: 1945-1965. 2. Segundo Período: 1914-1945

Evolução do SFN. 1. Primeiro Período: 1808-1914 MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS. 3. Terceiro Período: 1945-1965. 2. Segundo Período: 1914-1945 Evolução do SFN MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS Profa. Dra. Andréa Paula Segatto-Mendes apsm@ufpr.br 1. Primeiro Período: 1808-1914 Abertura dos portos - acordos comerciais diretos Criação do Banco do

Leia mais

Introdução: Mercado Financeiro

Introdução: Mercado Financeiro Introdução: Mercado Financeiro Prof. Nilton TÓPICOS Sistema Financeiro Nacional Ativos Financeiros Mercado de Ações 1 Sistema Financeiro Brasileiro Intervém e distribui recursos no mercado Advindos de

Leia mais

Módulo 2 Pr T odít ut U os L e O S erx viços Financeiros

Módulo 2 Pr T odít ut U os L e O S erx viços Financeiros Módulo 2 Produtos TÍTULO e Serviços X Financeiros CRÉDITO PESSOAL Olá! Neste módulo, vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre os produtos e serviços financeiros que podemos oferecer aos nossos clientes.

Leia mais

1.8. Cartões emitidos para pagamento de benefícios ou repasse de programas sociais devem ser considerados?

1.8. Cartões emitidos para pagamento de benefícios ou repasse de programas sociais devem ser considerados? PAGAMENTOS DE VAREJO E CANAIS DE ATENDIMENTO Perguntas freqüentes 1. Arquivo ESTATCRT.TXT Informações relativas aos cartões com função saque e e-money 1.1. Devo informar os saques efetuados sobre linhas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO MERCADO DE CAPITAIS PRINCIPAIS PRODUTOS BANCARIOS Prof. Esp. Tomás de Aquino Salomão e-mail tomassalomao@gmail.

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO MERCADO DE CAPITAIS PRINCIPAIS PRODUTOS BANCARIOS Prof. Esp. Tomás de Aquino Salomão e-mail tomassalomao@gmail. UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO MERCADO DE CAPITAIS PRINCIPAIS PRODUTOS BANCARIOS Prof. Esp. Tomás de Aquino Salomão e-mail tomassalomao@gmail.com Caderneta de Poupança A caderneta de poupança foi criada em

Leia mais

Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior

Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior REGULAMENTO DE ACÚMULO DE PONTOS NO PROGRAMA BRADESCO COM TRANSFERÊNCIA PARA O PROGRAMA FIDELIDADE

Leia mais

Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior

Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior Este regulamento está em vigor a partir do 11/07/2007 (inclusive) substituindo e cancelando o anterior REGULAMENTO DE ACÚMULO DE PONTOS NO PROGRAMA BRADESCO COM TRANSFERÊNCIA PARA O PROGRAMA FIDELIDADE

Leia mais

RESOLUÇÃO N 3518. Parágrafo único. Para efeito desta resolução:

RESOLUÇÃO N 3518. Parágrafo único. Para efeito desta resolução: RESOLUÇÃO N 3518 Disciplina a cobrança de tarifas pela prestação de serviços por parte das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. O BANCO CENTRAL

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária I

Administração Financeira e Orçamentária I Administração Financeira e Orçamentária I Sistema Financeiro Brasileiro AFO 1 Conteúdo Instituições e Mercados Financeiros Principais Mercados Financeiros Sistema Financeiro Nacional Ações e Debêntures

Leia mais

Guia para Comprovação de Investimentos

Guia para Comprovação de Investimentos Guia para Comprovação de Investimentos 1 2 4 5 Introdução Acompanhamento na Fase de Análise ETAPA 1 Comprovação Financeira ETAPA 2 Comprovação Física ETAPA Comprovação Jurídica ETAPA 4 Liberação Penalidades

Leia mais

SECRETARIA DA JUSTIÇA E DA DEFESA DA CIDADANIA FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DIRETORIA DE ESTUDOS E PESQUISAS

SECRETARIA DA JUSTIÇA E DA DEFESA DA CIDADANIA FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR DIRETORIA DE ESTUDOS E PESQUISAS Resultados dos estudos sobre a redução de taxas de juros praticadas por bancos públicos e privados. Orientações aos consumidores. Face aos diversos anúncios de redução de juros veiculados na mídia a partir

Leia mais

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar.

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Guia do uso consciente do crédito O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Afinal, o que é crédito? O crédito é o meio que permite a compra de mercadorias, serviços

Leia mais

AULA 02. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Subsistema Operativo I

AULA 02. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Subsistema Operativo I AULA 02 Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Subsistema Operativo I Subsistema Operativo No Sistema Financeiro Nacional, o subsistema operativo trata da intermediação, do suporte operacional e da administração.

Leia mais

AULA 17 ESPÉCIES DE TÍTULOS DE CRÉDITO

AULA 17 ESPÉCIES DE TÍTULOS DE CRÉDITO 1 AULA 17 ESPÉCIES DE TÍTULOS DE CRÉDITO INTRODUÇÃO Atualmente, existem cerca de 40 títulos de crédito em circulação no país. Os mais conhecidos são a nota promissória, cheque e duplicata. NOTA PROMISSÓRIA

Leia mais

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO O QUE É? No Brasil um fundo de investimento possui a sua organização jurídica na forma de um condomínio de investidores, portanto o fundo de investimento possui um registro na Receita Federal (CNPJ) pois

Leia mais

Módulo 11 Corretora de Seguros

Módulo 11 Corretora de Seguros Módulo 11 Corretora de Seguros São pessoas físicas ou jurídicas, que se dedicam a angariar e promover contratos entre as Sociedades Seguradoras e seus clientes. A habilitação e o registro do corretor se

Leia mais

Resumo do Regulamento de Utilização do Cartão American Express Business

Resumo do Regulamento de Utilização do Cartão American Express Business Resumo do Regulamento de Utilização do Cartão American Express Business IMPORTANTE: LEIA ESTE SUMÁRIO COM ATENÇÃO Este Sumário apresenta um resumo das principais informações que a Empresa Associada e o

Leia mais

Resumo do Contrato Cartão Colombo visa

Resumo do Contrato Cartão Colombo visa Resumo do Contrato Cartão Colombo visa Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. SuMÁRIO EXECUTIVO Este resumo apresenta informações essenciais

Leia mais

Noções de Direito Civil Personalidade, Capacidade, Pessoa Natural e Pessoa Jurídica Profª: Tatiane Bittencourt

Noções de Direito Civil Personalidade, Capacidade, Pessoa Natural e Pessoa Jurídica Profª: Tatiane Bittencourt PESSOA NATURAL 1. Conceito: é o ser humano, considerado como sujeito de direitos e deveres. Tais direitos e deveres podem ser adquiridos após o início da PERSONALIDADE, ou seja, após o nascimento com vida

Leia mais

SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco

SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco A seguir você encontrará um resumo dos seus direitos e deveres e das principais condições e informações a respeito

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL

CONDIÇÕES GERAIS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL 24170-3 (FL. 1/4) SF 06/11 Via única CONDIÇÕES GERAIS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL Estas são as condições gerais do Empréstimo Pessoal, solicitado e contratado por você. Leia atentamente estas condições

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986.

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. Regulamenta a concessão de financiamento para compra de ações pelas Sociedades Corretoras e Distribuidoras. O Presidente da Comissão de Valores Mobiliários

Leia mais

Cidadão Perguntas e Respostas

Cidadão Perguntas e Respostas Cidadão Perguntas e Respostas 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 1.1 O QUE É O SCR?... 2 1.2 QUEM PODE CONSULTAR AS INFORMAÇÕES ARMAZENADAS?... 2 1.3 PARA QUE SERVEM OS DADOS?... 2 1.4 OUTROS PAÍSES TÊM SISTEMAS

Leia mais

8) Qual o papel da administradora?

8) Qual o papel da administradora? 1) Como funciona o consórcio? R= Consórcio é um sistema que reúne em grupo pessoas físicas e/ou jurídicas com interesse comum para compra de bens ou serviços, por meio de autofinanciamento, onde o valor

Leia mais

RESOLUÇÃO N 3.518. Documento normativo revogado pela Resolução 3.919, de 25/11/2010.

RESOLUÇÃO N 3.518. Documento normativo revogado pela Resolução 3.919, de 25/11/2010. RESOLUÇÃO N 3.518 Documento normativo revogado pela Resolução 3.919, de 25/11/2010. Disciplina a cobrança de tarifas pela prestação de serviços por parte das instituições financeiras e demais instituições

Leia mais

Securitização De Créditos Imobiliários

Securitização De Créditos Imobiliários Securitização De Créditos Imobiliários Operações Imobiliárias A 1. O que é securitização de créditos imobiliários? Securitização é um processo estruturado, coordenado por uma instituição especializada

Leia mais

Consulta de Cheques Redecard

Consulta de Cheques Redecard Com seu terminal Redecard, você consulta cheques, direto no banco de dados da Serasa Experian. A Redecard ajuda você a vender sempre de forma mais segura. Com o serviço Consulta de Cheques, em parceria

Leia mais

Conceitos básicos; Liquidez Inflação Rentabilidade Juros Risco

Conceitos básicos; Liquidez Inflação Rentabilidade Juros Risco QUEM SOMOS 2 Conceitos básicos; 3 Liquidez Inflação Rentabilidade Juros Risco Liquidez: Capacidade de transformar um ativo em dinheiro. Ex. Se você tem um carro ou uma casa e precisa vendê-lo, quanto tempo

Leia mais

Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança. 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança?

Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança. 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança? Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança Novas regras 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança? Por ter parte de sua remuneração (chamada de adicional)

Leia mais

O que é o Mercado de Capitais. A importância do Mercado de Capitais para a Economia. A Estrutura do Mercado de Capitais Brasileiro

O que é o Mercado de Capitais. A importância do Mercado de Capitais para a Economia. A Estrutura do Mercado de Capitais Brasileiro 1 2 O que é o Mercado de Capitais A importância do Mercado de Capitais para a Economia A Estrutura do Mercado de Capitais Brasileiro O que é Conselho Monetário Nacional (CNM) O que é Banco Central (BC)

Leia mais

RESOLVEU: I - probidade na condução das atividades no melhor interesse de seus clientes e na integridade do mercado;

RESOLVEU: I - probidade na condução das atividades no melhor interesse de seus clientes e na integridade do mercado; Estabelece normas e procedimentos a serem observados nas operações em bolsas de valores e dá outras providências. O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS torna público que o Colegiado, em sessão

Leia mais

Empréstimo. Pagamento em até 30 meses; Sem taxa de abertura de crédito; Parcelas debitadas em conta; Limites analisados pela renda.

Empréstimo. Pagamento em até 30 meses; Sem taxa de abertura de crédito; Parcelas debitadas em conta; Limites analisados pela renda. Produtos Conta Corrente Com isenção de tarifas de manutenção, dez folhas cheques, quatro extratos mensais, emissão de extratos on-line, tarifas reduzidas, só na Credlíder. Conta Poupança A Poupança Credlider

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre o cheque para não correr riscos.

Tudo o que você precisa saber sobre o cheque para não correr riscos. Tudo o que você precisa saber sobre o cheque para não correr riscos. Com cautela e informação o cheque é muito seguro. A importância do cheque no comércio é inquestionável. Por isso é fundamental tomar

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS FGC ANEXO II Á RESOLUÇÃO nº 4.222 DE 23.05.2013

REGULAMENTO DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS FGC ANEXO II Á RESOLUÇÃO nº 4.222 DE 23.05.2013 REGULAMENTO DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS FGC ANEXO II Á RESOLUÇÃO nº 4.222 DE 23.05.2013 CAPÍTULO I Da Garantia Ordinária Art. 1.º São beneficiários da garantia ordinária prestada pelo Fundo Garantidor

Leia mais

4. O cadastramento a que se refere o item anterior deve ser efetuado concomitantemente à abertura da conta.

4. O cadastramento a que se refere o item anterior deve ser efetuado concomitantemente à abertura da conta. 1 SEÇÃO : 1 - Disposições Gerais 1. As pessoas físicas ou jurídicas, residentes, domiciliadas ou com sede no exterior, podem ser titulares de contas de depósito em moeda nacional no País, exclusivamente

Leia mais

Semana Nacional de Educação Financeira Tema. Opções de investimentos em um cenário de juros em elevação

Semana Nacional de Educação Financeira Tema. Opções de investimentos em um cenário de juros em elevação Tema Opções de investimentos em um cenário de juros em elevação Apresentação JOCELI DA SILVA SILVA Analista Administrativo/Gestão Pública Lotado na Assessoria de Coordenação 3ª CCR Especialização UNB Clube

Leia mais

DISCIPLINA: MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS PROFESSOR: GILBERTO DE CASTRO TIMOTHEO APOSTILA: 6 ASSUNTO PRINCIPAL: Administração da dívida Pública

DISCIPLINA: MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS PROFESSOR: GILBERTO DE CASTRO TIMOTHEO APOSTILA: 6 ASSUNTO PRINCIPAL: Administração da dívida Pública 1 Mercado Secundário de Open Market 2 Operações de Overnight 3 Tesouro Direto 1 Mercado Secundário de Open market É um mercado secundário onde são negociados os títulos federais emitidos anteriormente

Leia mais

IPC Concursos CEF 2014. Questões I SFN, CMN, BCB e CVM Material com as questões incorretas justificadas.

IPC Concursos CEF 2014. Questões I SFN, CMN, BCB e CVM Material com as questões incorretas justificadas. BRB 2011 Cespe Questões I SFN, CMN, BCB e CVM Material com as questões incorretas justificadas. A respeito da estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN),julgue os itens a seguir. 1. Ao Conselho Monetário

Leia mais

RESOLUÇÃO N 2.025. II - endereços residencial e comercial completos; (Redação dada pela Resolução nº 2.747, de 28/6/2000.)

RESOLUÇÃO N 2.025. II - endereços residencial e comercial completos; (Redação dada pela Resolução nº 2.747, de 28/6/2000.) RESOLUÇÃO N 2.025 Altera e consolida as normas relativas à abertura, manutenção e movimentação de contas de depósitos. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31.12.64, torna

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.330. Art. 2º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação. Este texto não substitui o publicado no DOU e no Sisbacen.

CIRCULAR Nº 3.330. Art. 2º Esta Circular entra em vigor na data de sua publicação. Este texto não substitui o publicado no DOU e no Sisbacen. CIRCULAR Nº 3.330 Altera o Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais (RMCCI). A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em sessão extraordinária realizada em 27 de outubro de 2006,com

Leia mais

Cartilha de Câmbio. Envio e recebimento de pequenos valores

Cartilha de Câmbio. Envio e recebimento de pequenos valores 2009 Cartilha de Câmbio Envio e recebimento de pequenos valores Apresentação O Banco Central do Brasil criou esta cartilha para orientar e esclarecer você, que precisa negociar moeda estrangeira, sobre

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE O USO DE CHEQUES

INFORMAÇÕES SOBRE O USO DE CHEQUES INFORMAÇÕES SOBRE O USO DE CHEQUES O cheque é uma ordem de pagamento à vista. Pode ser recebido diretamente na agência em que o emitente mantém conta ou depositado em outra agência, para ser compensado

Leia mais

Regulamento do Plano de Vantagens Itaú Mais benefícios para quem mantém relacionamento com o Itaú.

Regulamento do Plano de Vantagens Itaú Mais benefícios para quem mantém relacionamento com o Itaú. Regulamento do Plano de Vantagens Itaú Mais benefícios para quem mantém relacionamento com o Itaú. O Plano de Vantagens Itaú oferece benefícios de acordo com o seu relacionamento e a sua utilização dos

Leia mais

Prof. Cid Roberto. Concurso 2012

Prof. Cid Roberto. Concurso 2012 Prof. Cid Roberto Concurso 2012 Grupo Conhecimentos Bancários no Google http://goo.gl/gbkij Comunidade Conhecimentos Bancários (orkut) http://goo.gl/4a6y7 É um órgão colegiado, de segundo grau, integrante

Leia mais

Cheque. 1) Informações Gerais. Roteiro da Aula. Informações Gerais. Informações Gerais. Informações Gerais

Cheque. 1) Informações Gerais. Roteiro da Aula. Informações Gerais. Informações Gerais. Informações Gerais Professor Luiz Antonio de Carvalho Cheque lac.consultoria@gmail.com Roteiro da Aula 1) Informações Gerais; 2) Requisitos essenciais; 3) Endosso; 4) Cruzamento; 5) Compensação; 6) CCF; 7) Outros. 1 2 Informações

Leia mais

Contas a Pagar e Contas a receber

Contas a Pagar e Contas a receber Treinamento Financeiro Contas a Pagar e Contas a receber Jéssica Rodrigues Pedro Amauri 1 Duplicatas O que são duplicatas? A duplicata mercantil ou simplesmente duplicata é uma espécie de título de crédito

Leia mais

SERVIÇOS PRESTADOS E TARIFAS - Pessoas Físicas Vigente a partir de 01/08/2015

SERVIÇOS PRESTADOS E TARIFAS - Pessoas Físicas Vigente a partir de 01/08/2015 SERVIÇOS PRESTADOS E TARIFAS - Pessoas Físicas Vigente a partir de 01/08/2015 Item MODALIDADE/NOMENCLATURA FATO GERADOR DA TARIFA VALOR R$ 1. CONTA DE DEPÓSITOS 1.1 Cadastro 1.2 Cartão 1.1.1. Cadastro

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Item 2.2- Aplicação de Recursos Operações Ativas

Conhecimentos Bancários. Item 2.2- Aplicação de Recursos Operações Ativas Conhecimentos Bancários Item 2.2- Aplicação de Recursos Operações Ativas Conhecimentos Bancários Item 2.2- Aplicação de Recursos Operações Ativas CAPTAÇÃO DE RECURSOS APLICAÇÃO DE RECURSOS INSTITUIÇÃO

Leia mais

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários Instrumento de captação de recursos e de investimentos no mercado imobiliário O produto O Certificado

Leia mais

Unidade IV. Mercado Financeiro e de Capitais. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade IV. Mercado Financeiro e de Capitais. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade IV Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Maurício Felippe Manzalli Mercados Financeiros - Resumo encontro anterior Sistema Financeiro Nacional Órgãos, entidades e operadoras Estrutura do Sistema

Leia mais

EMPRÉSTIMO DE ATIVOS

EMPRÉSTIMO DE ATIVOS EMPRÉSTIMO DE ATIVOS Empréstimo de Ativos BM&FBOVESPA 3 4 Empréstimo de Ativos BM&FBOVESPA 1) O que é o serviço de Empréstimo de Ativos? Lançado em 1996, é um serviço por meio do qual os investidores,

Leia mais

captação de recursos empréstimos financiamento.

captação de recursos empréstimos financiamento. Instrumentos utilizados pelas instituições financeiras para captação de recursos (funding) que serão utilizados nas operações de empréstimos e financiamento. 1 O cliente entrega os recursos ao banco, sendo

Leia mais

O Sistema Financeiro Nacional

O Sistema Financeiro Nacional O Sistema Financeiro Nacional 1 O Sistema Financeiro Nacional Foi constituído com base nas leis: 4595 de 31-12-64 Estrutura o Sistema Financeiro Nacional 4728 de 14-7- 65 Lei do Mercado de Capitais O Sistema

Leia mais

Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco Básico Standard.

Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco Básico Standard. SUMÁRIO EXECUTIVO Resumo do Regulamento de Utilização do seu Cartão de Crédito Bradesco Básico Standard. A seguir, você encontrará um resumo dos seus direitos e deveres e das principais condições e informações

Leia mais

Regulamento da MultiConta Prestige

Regulamento da MultiConta Prestige Regulamento da MultiConta Prestige Mais serviços e mais benefícios feitos para quem recebe seu crédito de salário ou aposentadoria no Itaú Personnalité. A MultiConta Prestige oferece um maior número de

Leia mais

O C artão d o S ervidor PR P E R F E EI E TUR U A R A MU M N U I N CI C PA P L A L DE D E LOND N R D I R NA N

O C artão d o S ervidor PR P E R F E EI E TUR U A R A MU M N U I N CI C PA P L A L DE D E LOND N R D I R NA N O Cartão do Servidor PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINA Cartão BMG Card O BMG Card é um cartão de crédito com bandeira MasterCard, direcionado aos Servidores Públicos Estatutários do Governo de Santa Catarina,

Leia mais

1. A SPECTOS GERAIS 1.1 APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS

1. A SPECTOS GERAIS 1.1 APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS C A P Í T U L O I - C A D A S T R O D E P A R T I C I P A N T E S E I N V E S T I D O R E S 1. A SPECTOS GERAIS A CBLC administra dois sistemas de cadastro: o Sistema de Cadastro de Participantes e o Sistema

Leia mais

Alterações na Poupança

Alterações na Poupança PRODUTOS E SERVIÇOS FINANCEIROS INVESTIMENTOS POUPANÇA A conta de poupança foi criada para estimular a economia popular e permite a aplicação de pequenos valores que passam a gerar rendimentos mensalmente.

Leia mais

1 - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: 2 - Sistema de Seguros Privados e Previdência Complementar:

1 - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: 2 - Sistema de Seguros Privados e Previdência Complementar: EDITAL 2012 1 - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; bancos

Leia mais

EXERCÍCIOS PROF. SÉRGIO ALTENFELDER

EXERCÍCIOS PROF. SÉRGIO ALTENFELDER 1- Uma dívida no valor de R$ 60.020,54 deve ser paga em sete prestações postecipadas de R$ 10.000,00, a uma determinada taxa de juros. Considerando esta mesma taxa de juros, calcule o saldo devedor imediatamente

Leia mais

Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Cleber Rentroia MBA em Finanças e Banking

Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Cleber Rentroia MBA em Finanças e Banking 1. Quando o IPCA tende a subir além das metas de inflação, qual medida deve ser tomada pelo COPOM: a) Abaixar o compulsório b) Reduzir taxa do redesconto c) Aumentar o crédito d) Elevar a taxa de juros

Leia mais

Literalidade o título valerá pelo que nele estiver escrito. Formalismo - a forma do título de crédito é prescrita lei.

Literalidade o título valerá pelo que nele estiver escrito. Formalismo - a forma do título de crédito é prescrita lei. Legislação Societária / Direito Comercial Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 27 DIREITO CAMBIÁRIO Títulos de Crédito São documentos representativos de obrigações pecuniárias, deve ser escrito, assinado

Leia mais

TARIFAS BANCÁRIAS VOCÊ VALORIZA CADA CENTAVO DO SEU DINHEIRO. E A CAIXA TAMBÉM.

TARIFAS BANCÁRIAS VOCÊ VALORIZA CADA CENTAVO DO SEU DINHEIRO. E A CAIXA TAMBÉM. TARIFAS BANCÁRIAS VOCÊ VALORIZA CADA CENTAVO DO SEU DINHEIRO. E A CAIXA TAMBÉM. Por norma do Conselho Monetário Nacional (CMN), foram padronizados os Serviços Prioritários e os serviços isentos para Pessoa

Leia mais

1.3. Ao comprador da LCI é conferido direito de crédito pelo valor nominal, juros e, se for o caso, atualização monetária.

1.3. Ao comprador da LCI é conferido direito de crédito pelo valor nominal, juros e, se for o caso, atualização monetária. REGULAMENTO DA LETRA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO ( LCI ) DE EMISSÃO DO BANCO ALFA DE INVESTIMENTO S.A. O BANCO ALFA DE INVESTIMENTO S.A, inscrito no CNPJ/MF sob nº 60.770.336/0001-65, com sede na Cidade de

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA ITAUCARD BUSINESS REWARDS

REGULAMENTO DO PROGRAMA ITAUCARD BUSINESS REWARDS REGULAMENTO DO PROGRAMA ITAUCARD BUSINESS REWARDS 1. DISPOSIÇÕES GERAIS a) Este Regulamento faz parte integrante do Contrato de Cartão de Crédito ( Contrato ) e regula as condições aplicáveis ao Programa

Leia mais

Manual Cartão Pesquisa /CNPq. Atualizado em 25/08/2014

Manual Cartão Pesquisa /CNPq. Atualizado em 25/08/2014 Manual Cartão Pesquisa /CNPq Atualizado em 25/08/2014 Sumário Introdução... 3 Cartão BB Pesquisa... 4 Passo a Passo... 8 Perguntas e Respostas.... 14 Cartão BB Pesquisa O Cartão BB Pesquisa éresultado

Leia mais

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES - CV

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES - CV SUMÁRIO 1. DEFINIÇÕES... 2 2. FINALIDADE... 3 3. DESTINATÁRIOS... 3 4. DOCUMENTAÇÃO... 4 5. VALOR MÁXIMO... 4 6. PRAZOS... 4 7. ENCARGOS E ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA... 5 8. GARANTIAS... 5 9. CONDIÇÕES GERAIS...

Leia mais

Tesouro Direto. Rentabilidade Segurança Comodidade Diversidade Baixo risco

Tesouro Direto. Rentabilidade Segurança Comodidade Diversidade Baixo risco Tesouro Direto Rentabilidade Segurança Comodidade Diversidade Baixo risco TesouroDireto.indd 1 2/21/11 3:30 PM 1Conheça o Tesouro Direto Criado pelo Tesouro Nacional em 2002, em parceria com a BM&FBOVESPA,

Leia mais

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - POLÍTICA ECONÔMICA & MERCADO FINANCEIRO

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - POLÍTICA ECONÔMICA & MERCADO FINANCEIRO CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - POLÍTICA ECONÔMICA & MERCADO FINANCEIRO Prof.Nelson Guerra Ano 2012 www.concursocec.com.br INTRODUÇÃO Trata-se da política utilizada pelo Governo para obter desenvolvimento

Leia mais

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CARTÃO DE CRÉDITO

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CARTÃO DE CRÉDITO ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CARTÃO DE CRÉDITO Índice O que é o cartão de crédito? Ficha de Informação Normalizada (FIN) Modalidades de reembolso Custo do crédito Taxas máximas Livre revogação Contrato

Leia mais

REGULAMENTO DE ACÚMULO DE MILHAS COM O CARTÃO DE CRÉDITO BRADESCO E TRANSFERÊNCIA PARA O PROGRAMA SMILES

REGULAMENTO DE ACÚMULO DE MILHAS COM O CARTÃO DE CRÉDITO BRADESCO E TRANSFERÊNCIA PARA O PROGRAMA SMILES REGULAMENTO DE ACÚMULO DE MILHAS COM O CARTÃO DE CRÉDITO BRADESCO E TRANSFERÊNCIA PARA O PROGRAMA SMILES 1. DO OBJETO 1.1. O objeto do presente regulamento consiste em estabelecer normas gerais para o

Leia mais

PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES DA NATURA COSMÉTICOS S.A. ANO CALENDÁRIO DE 2010

PLANO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE COMPRA OU SUBSCRIÇÃO DE AÇÕES DA NATURA COSMÉTICOS S.A. ANO CALENDÁRIO DE 2010 INTRODUÇÃO O presente instrumento foi elaborado com o objetivo de formalizar o Plano, para o ano de 2010, de outorga de opção de compra ou subscrição de ações ordinárias da NATURA COSMÉTICOS S.A., doravante

Leia mais

O consórcio é uma forma de aquisição de um bem, onde cada participante de um grupo segue um sistema de autofinanciamento.

O consórcio é uma forma de aquisição de um bem, onde cada participante de um grupo segue um sistema de autofinanciamento. COMO FUNCIONA CONSÓRCIO NACIONAL O QUE É CONSÓRCIO? O sistema Consórcio é uma modalidade de compra cooperada, inteligente e econômica. Em todo consórcio, sempre existe um grupo de pessoas que desejam possuir

Leia mais

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas)

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas) 1. Contexto operacional O CLUBE DE INVESTIMENTO CAPITAL SEGURO ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição,

Leia mais

Mercado de Opções Opções de Compra Aquisição

Mercado de Opções Opções de Compra Aquisição Mercado de Opções Opções de Compra Aquisição Ao comprar uma opção, o aplicador espera uma elevação do preço da ação, com a valorização do prêmio da opção. Veja o que você, como aplicador, pode fazer: Utilizar

Leia mais

Prof. Cid Roberto. Spread. Operações passivas. Operações ativas. Operações acessórias. Conhecimentos Bancários e Atualidades do Mercado Financeiro

Prof. Cid Roberto. Spread. Operações passivas. Operações ativas. Operações acessórias. Conhecimentos Bancários e Atualidades do Mercado Financeiro Conhecimentos Bancários e Atualidades do Mercado Financeiro Mercado Financeiro Prof. Cid Roberto Grupo Conhecimentos Bancários no Google http://goo.gl/gbkij Comunidade Conhecimentos Bancários (orkut) http://goo.gl/4a6y7

Leia mais

Microsoft Word com Auxiliar Administrativo Aula 15

Microsoft Word com Auxiliar Administrativo Aula 15 Microsoft Word com Auxiliar Administrativo Aula 15 COMO PREENCHER UM CHEQUE Cheque é uma ordem de pagamento. Existem vários itens importantes que devem ser observados na hora de preencher um cheque, como

Leia mais

renda fixa Certificado de Depósito Bancário

renda fixa Certificado de Depósito Bancário renda fixa Certificado de Depósito Bancário Certificado de Depósito Bancário Rentabilidade e proteção em um único investimento O produto Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa,

Leia mais

Banco do Brasil - Cartilha de CDB CDB

Banco do Brasil - Cartilha de CDB CDB CDB O que é?... 2 Pré ou pós-fixado... 2 CDI... 3 Indicação... 3 Taxa de administração... 3 Segurança... 3 Modalidades de CDB... 4 Valor mínimo... 5 Rentabilidade... 4 Prazos... 5 Vencimento... 6 Final

Leia mais

Curso de CPA 10 CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL ANBIMA SÉRIE 10. www.eadempresarial.net.br. www.eadempresarial.net.br - 18 3303-0383

Curso de CPA 10 CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL ANBIMA SÉRIE 10. www.eadempresarial.net.br. www.eadempresarial.net.br - 18 3303-0383 Curso de CPA 10 CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL ANBIMA SÉRIE 10 www.eadempresarial.net.br SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Uma conceituação bastante abrangente de sistema financeiro poderia ser a de um conjunto de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições

RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições financeiras que especifica. O Banco Central do Brasil,

Leia mais

Produto BNDES Exim Pós-embarque Normas Operacionais. Linha de Financiamento BNDES Exim Automático

Produto BNDES Exim Pós-embarque Normas Operacionais. Linha de Financiamento BNDES Exim Automático Produto BNDES Exim Pós-embarque Normas Operacionais Classificação: Ostensivo Linha de Financiamento BNDES Exim Automático Capítulo I - REGULAMENTO 1. OBJETIVO Apoiar, na fase pós-embarque, a comercialização,

Leia mais