7º ENFOPE - Encontro Internacional de Formação de Professores. 8º FOPIE - Fórum Permanente de Inovação Educacional.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "7º ENFOPE - Encontro Internacional de Formação de Professores. 8º FOPIE - Fórum Permanente de Inovação Educacional."

Transcrição

1 7º ENFOPE - Encontro Internacional de Formação de Professores. 8º FOPIE - Fórum Permanente de Inovação Educacional. TEMÁTICA: Formação de Professores e os Desafios da Prática da Educação Contemporânea.

2 CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS AOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI Jesana Batista Pereira

3 [...] O QUE TRANSGRIDE TODA IMAGINAÇÃO, TODO PENSAMENTO POSSÍVEL, É SIMPLESMENTE A SÉRIE ALFABÉTICA (a, b, c,d) QUE LIGA A TODAS AS OUTRAS CADA UMA DESSAS CATEGORIAS. (FOUCAULT, M. Prefácio. As Palavras e as coisas: Uma arqueologia das ciências humanas)

4 UM DESAFIO = Agudização da fragmentação dos saberes OUTRO DESAFIO = Fim das grandes narrativas MAIS UM DESAFIO = Multiplicidade de racionalidades locais = crise da verdade

5 O estatuto, o devir, bem como o valor da verdade são discutidos de forma privilegiada na Universidade e principalmente em departamentos pertencentes as Humanidades (DERRIDA, J. 2003) Dito isto, o campo das humanidades torna-se o espaço privilegiado de expressão de uma resistência crítica em que nenhuma verdade está livre de questionamentos.

6 FRAGMENTAÇÃO DOS SABERES - [...] o projeto de modernidade formulado no século XVIII pelos filósofos do Iluminismo consistiu em seus esforços para desenvolver a ciência objetiva, a moralidade e o direito universais e a arte autônoma de acordo com a lógica interna de cada uma dessas esferas. (HABERMAS, 1991).

7 - Razão e Verdade apoiadas por uma lógica greco-euro-cêntrica tornaram-se justificadores de poder opressivo e totalitário. (Críticos = Foucault; Rorty; Lyotard; Kuhn; Adorno; Piaget; Gadamer; Hannah Arendt; Lacan; Bachelard)

8 - As discursidades científicas disciplinares tem na explicação uma maneira elegante e poderosa de também perguntar. Os objetos do mundo exterior são tomados em uma cadeia de causalidade. No entanto, a armadilha da causalidade científica está em tentar estender a sua eficácia de domínio operacional à de uma origem de sentido para a experiência humana. (ATLAN)

9 - As discursividades disciplinares pretendem, cada uma, reter o absoluto do objeto estudado. - Passagem de uma concepção simbólica para outra analítica (FOUCAULT) - Dispositivos de poder = áreas especializadas do saber - Multidiscursividade = crescente utilitarismo dos indivíduos (FOUCAULT)

10 Desafio = compreender o hiato que há entre o aprendizado disciplinar e a estética individual de envolvimento com esse aprendizado. Não há uma relação pré-dada entre o que se diz do sujeito e aquilo que o sujeito constrói e reconstrói para si.

11 - Os discursos então fomentam referenciais múltiplos que extrapolam campos e contextos sociais e políticos tornando possível a convivência de interesses aparentemente contraditórios como a fé islâmica e um desenho da Disney. - A fragmentação disciplinar, produziu tantas formas de saber que afastou o sujeito da possibilidade de se agenciar em uma totalidade ontológica, ter um pertencimento, buscar signos que possam demarcar seu trajeto, ou mesmo encontrar uma forma de estar no mundo.

12 - As contribuições de estudos contemporâneos nas ciências sociais, diante desse cenário, insistem que os analistas devem concentrar-se nos processos de negociação de identidades sociais consideradas naturais e nos de contestação daquelas atribuídas, sempre dentro de um contexto de relações de poder desiguais. (McCALLUM, 1998) - Injustiças, impedimentos...

13 - Se esta é uma contribuição empírico-analítica das ciências sociais operada nos foros acadêmicos ou centros de excelência universitária, sua difusão é incipiente pois, a reforma do ensino e do pensamento é um empreendimento sóciopolítico, pois deve originar-se no exercício da docência. Se liga à formação de formadores e a auto-educação dos educadores. (MORIN)

14 FIM DAS GRANDES NARRATIVAS - CENÁRIO = Sociedade de comunicação generalizada, a sociedade dos mass media. (VATTIMO, 1991) - Não é mais possível falar da história como algo de unitário. [...] a história como discurso unitário é uma representação do passado constituída por grupos e classes sociais dominantes (BENJAMIN).

15 - Nietzsche; Foucault; Lyotard; Bataille; Deleuze; Baudrillard; Derrida; Castoriadis abandono de qualquer origem pura da sociedade humana; recusa de se pensar uma causa fundadora do processo de instituição da sociedade, bem como uma chegada última, bem como um fim. - Termos como origem rasurada; construção; invenção tornam-se comuns no vocabulário do pensamento pós-estruturalista nas ciências humanas.

16 - Explosão e multiplicação generalizada de visões de mundo. Tomada de palavra por parte de um número crescente de subculturas (VATTIMO). - A multiplicação das narrativas e das imagens do mundo torna cada vez menos concebível a ideia de um real, no sentido Platônico, isto é, real como aquilo que contrasta com a cópia e os simulacros. - Profecia de Nietzsche no mundo dos mass media: o mundo real torna-se, afinal, uma fábula. (VATTIMO)

17 - Contribuição das ciências sociais neste cenário é a retomada do sujeito social como problema com ênfase no questionamento do sujeito social universal. - Não mais identificação do mapa com o território e nem a periferia com o arremedo de civilização, mas os entre-lugares (BHABHA) como espaços de nascimentos de novos continentes e alteridades.

18 MULTIPLICIDADE DE RACIONALIDADES LOCAIS - [...] as possibilidades outras de existência realizamse sob os nossos olhos, sendo representadas pelos múltiplos dialectos, ou mesmo, pelos universos culturais que a antropologia e a etnologia nos tornam acessíveis. Viver neste mundo multifacetado significa fazer experiência da liberdade como oscilação entre pertença e desenraízamento (VATTIMO, 1991)

19 REFERÊNCIAS FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

20 VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Lisboa: Edições 70, BAUDRILLARD, Jean. A ilusão vital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, ATLAN, Henri. O livro do conhecimento As Centelhas do Acaso. Instituto Piaget: Lisboa, s/d. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.

21 BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, McCALLUM, Cecília. Existe um sistema de gênero no Brasil? PASSOS, Elizete et al (orgs). Metamorfoses: gênero nas perspectivas interdisciplinares. Salvador: UFBA, NEIM, 1998.

A SOCIEDADE TRANSPARENTE. Gianni Vattimo

A SOCIEDADE TRANSPARENTE. Gianni Vattimo A SOCIEDADE TRANSPARENTE Gianni Vattimo VTTIMO, Gianni A Sociedade Transparente, Lisboa, Edições 70, 1991, 88 pp. Pós-Moderno Uma sociedade Transparente O termo pós-moderno tem um sentido. E este sentido

Leia mais

Encontro 6a. Pós-estruturalismo

Encontro 6a. Pós-estruturalismo Encontro 6a Pós-estruturalismo Plano da aula Pós-estruturalismo, pósmodernismo Foucault Deleuze Outros pós-modernistas Crítica de Habermas Fontes Postmodernism Stanford Encyclopedia on Critical Theory

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração Educação. Aulas teóricas: 04 Aulas práticas: 04

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração Educação. Aulas teóricas: 04 Aulas práticas: 04 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina : Temas Contemporâneos Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração Educação Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO ( X ) Número de créditos: 08 Carga Horária: 120 hs Números

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação. Curso 2401N - Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação Docente(s) Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA DISCIPLINA: Tópicos Avançados em Análise de discursos: processos de subjetivação e formas de resistência

Leia mais

MICHEL FOUCAULT ( ) ( VIGIAR E PUNIR )

MICHEL FOUCAULT ( ) ( VIGIAR E PUNIR ) AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. RUBENS Todo RAMIRO exemplo JR (TODOS citado

Leia mais

A Teoria Crítica e as Teorias Críticas

A Teoria Crítica e as Teorias Críticas A Teoria Crítica e as Teorias Críticas As Teorias Críticas Clássicas apresentam uma contestação aos métodos utilizados pelas pesquisas administrativas Têm o marxismo como base filosófica e ideológica Teoria

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina Professor Responsável Carga Horária Dia/Horário Proposta:

Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina Professor Responsável Carga Horária Dia/Horário Proposta: Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina: Foucault e a História: Diálogos possíveis!? Professor Responsável: William Vaz de Oliveira willianvaz@yahoo.com.br Carga Horária:

Leia mais

PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca. Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente

PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca. Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca DISCIPLINA: Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente PROFESSOR: Dr. Jean Marcel Carvalho

Leia mais

Plano de Ensino. Seriação ideal 1

Plano de Ensino. Seriação ideal 1 Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003208 - Filosofia Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências Humanas

Leia mais

II. Metodologia: 2.1. Desenvolvimento das seções. a) Explanação inicial do conteúdo pelo professor

II. Metodologia: 2.1. Desenvolvimento das seções. a) Explanação inicial do conteúdo pelo professor UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política Disciplina: SPO 7007 Sociologia do Racionalismo - 04 créditos Semestre: 2008.2

Leia mais

O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE E A GOVERNAMENTALIDADE DA SEXUALIDADE DOS JOVENS

O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE E A GOVERNAMENTALIDADE DA SEXUALIDADE DOS JOVENS O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE E A GOVERNAMENTALIDADE DA SEXUALIDADE DOS Vilma Nonato de Brício Universidade Federal do Pará, Brasil briciovn@gmail.com EIXO: 8. Currículo, Inclusão e Diferença

Leia mais

Professora: Maria de Fátima Costa de Paula Dia e Hora: 5ª. feira, de 17:00 às 20:00h

Professora: Maria de Fátima Costa de Paula Dia e Hora: 5ª. feira, de 17:00 às 20:00h EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO Professora: Maria de Fátima Costa de Paula Dia e Hora: 5ª. feira, de 17:00 às 20:00h Disciplina obrigatória TURMA Sala: Código: Créditos: 04 Carga horária: 60 h/a EMENTA: Estudo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA DISCIPLINA: Tópicos em relação língua/história/sujeito: objeto e método de pesquisa em Michel Foucault.

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIS211 Sociologia Contemporânea II

Programa Analítico de Disciplina CIS211 Sociologia Contemporânea II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Ciências Sociais - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FILOSOFIA GERAL 2º Semestre de 2009 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0114 Sem pré-requisito Docentes: Prof. Dr. Ricardo Nascimento Fabbrini Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº. 03 2013 ÁREA/SUBÁREA/ESPECIALIDADE:

Leia mais

SEMINÁRIO FILOSÓFICO INTERDIOCESANO SANTO AGOSTINHO MATOLA

SEMINÁRIO FILOSÓFICO INTERDIOCESANO SANTO AGOSTINHO MATOLA SEMINÁRIO FILOSÓFICO INTERDIOCESANO SANTO AGOSTINHO MATOLA PLANO ANALÍTICO DE HERMENÊUTICA Docente 2º Ano, 2º Semestre de 2018 Carga horária total: 64. Carga horária semanal: 4 (Pedro Cebola Mazi) pedrocebola@ymail.com

Leia mais

FILOSOFIA PÓS-MODERNA Século XX

FILOSOFIA PÓS-MODERNA Século XX Século XX O termo pós-moderno se aplica aos filósofos e outros intelectuais que têm em comum a crítica ao projeto da modernidade, ou seja, a emancipação humano-social através do desenvolvimento da razão.

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia do Direito Código: DIR-210 CH Total: 60 h Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2016.2 Turma:

Leia mais

PROGRAMA. TEMÁTICAS, TEMPO PREVISTO e TEXTOS. INTRODUÇÃO: DISCURSOS SOBRE O CONTEMPORÂNEO E AS CIÊNCIAS (09 horas/aula: dias 03, 10, 24 de março)

PROGRAMA. TEMÁTICAS, TEMPO PREVISTO e TEXTOS. INTRODUÇÃO: DISCURSOS SOBRE O CONTEMPORÂNEO E AS CIÊNCIAS (09 horas/aula: dias 03, 10, 24 de março) PPGE - CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DISCIPLINA: ABORDAGENS EPISTEMOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO PERÍODO: 2019/1 PROFESSORA: JANETE MAGALHÃESCARVALHO PROGRAMA Aborda aspectos preliminares do debate epistemológico

Leia mais

! "# "! # # $ & " ' ' (#) '' # & Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo

! # ! # # $ &  ' ' (#) '' # & Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo Núcleo de Comunicação e Educação $ ' ' () '' http://www.usp.br/nce/aeducomunicacao/saibamais/textos/ página 1 de 30 () $ ' ' *,- $. /. ** 0... http://www.usp.br/nce/aeducomunicacao/saibamais/textos/ página

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Conteúdo (a) Nascimento da filosofia (b) Condições históricas para seu nascimento (c) Os principais períodos

Leia mais

BIBLIOGRAFIA. ANADON, M. & MACHADO, P. B. (2001). Reflexões teórico- metodológicas Sobre as Representações Sociais. Salvador: UNEB.

BIBLIOGRAFIA. ANADON, M. & MACHADO, P. B. (2001). Reflexões teórico- metodológicas Sobre as Representações Sociais. Salvador: UNEB. BIBLIOGRAFIA ANADON, M. & MACHADO, P. B. (2001). Reflexões teórico- metodológicas Sobre as Representações Sociais. Salvador: UNEB. BARDIN, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. CAMPOS, D.

Leia mais

A CONCEPÇÃO DE ENSINO ELABORADA PELOS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS

A CONCEPÇÃO DE ENSINO ELABORADA PELOS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS A CONCEPÇÃO DE ENSINO ELABORADA PELOS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS Osmar Mackeivicz Introdução Para Veiga (2006) o ensino constitui tarefa básica do processo didático e corresponde a diversas dimensões

Leia mais

ENSAIOS SOBRE CONSCIÊNCIA EXPERIÊNCIAS NUMA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ENSAIOS SOBRE CONSCIÊNCIA EXPERIÊNCIAS NUMA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ENSAIOS SOBRE CONSCIÊNCIA EXPERIÊNCIAS NUMA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Maribel Oliveira Barreto, PhD Dra. Nívea Maria Fraga Rocha Fundação Ocidemnte ISEO /Fundação Visconde de Cairu RESUMO O projeto

Leia mais

Pedagogia (improvável) da diferença; e se o outro não estivesse aí?? (Carlos Skliar)

Pedagogia (improvável) da diferença; e se o outro não estivesse aí?? (Carlos Skliar) ... Skliar, Carlos Rio de Janeiro: DP&A Editora 2003. Carlos Skliar, docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador de "necessidades educacionais especiais"

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO CCH DEPARTAMENTO FILOSOFIA 2013 DADOS SOBRE A DISCIPLINA. Estágio Curricular Supervisionado I: Planejamento e Gestão

PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO CCH DEPARTAMENTO FILOSOFIA 2013 DADOS SOBRE A DISCIPLINA. Estágio Curricular Supervisionado I: Planejamento e Gestão PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO CCH DEPARTAMENTO FILOSOFIA 2013 ANO LETIVO CÓDIGO 6EST101 DADOS SOBRE A DISCIPLINA NOME Estágio Curricular Supervisionado I: Planejamento e Gestão CURSO SÉRIE Filosofia 3ª.

Leia mais

NIETZSCHE E A HISTÓRIA: A RELAÇÃO COM O PASSADO

NIETZSCHE E A HISTÓRIA: A RELAÇÃO COM O PASSADO NIETZSCHE E A HISTÓRIA: A RELAÇÃO COM O PASSADO Dagmar Manieri Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); professor Adjunto de História (Teoria da História) da Universidade

Leia mais

Diferença ou Deficiência? - Um projeto de leitura e produção textual em Língua Portuguesa

Diferença ou Deficiência? - Um projeto de leitura e produção textual em Língua Portuguesa Diferença ou Deficiência? - Um projeto de leitura e produção textual em Língua Portuguesa Mariana Backes Nunes Sara Souza Filikoski Introdução Este projeto de ensino tem como foco a desconstrução da diferença/deficiência

Leia mais

RESENHA DA OBRA DELEUZE E A EDUCAÇÃO. GALLO, Sílvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte, Autêntica, pág. Coleção Pensadores e Educação.

RESENHA DA OBRA DELEUZE E A EDUCAÇÃO. GALLO, Sílvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte, Autêntica, pág. Coleção Pensadores e Educação. RESENHA DA OBRA DELEUZE E A EDUCAÇÃO GALLO, Sílvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2003. 118 pág. Coleção Pensadores e Educação. Márcio Danelon * A obra Deleuze e a Educação, de Sílvio

Leia mais

??0 2 ' 3*= (A B?);' ) 2<? 0"C- *D 2()2 ' 3 (E F BG?HA)GG? ) =!J4 KK &) A) ' * + 2 / ) ' ) C;H<AH(A?

??0 2 ' 3*= (A B?);' ) 2<? 0C- *D 2()2 ' 3 (E F BG?HA)GG? ) =!J4 KK &) A) ' * + 2 / ) ' ) C;H<AH(A? ! "# $% &' (")' *&( +, -).)*" / 0 0-1 2$3#)' " 4 ' 5+ 2-67 8 &9+, -)"' ' 4 $3' 2 4) $%**:" *2**2 ' ;'

Leia mais

Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS. Plano de Ensino

Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS. Plano de Ensino Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS Plano de Ensino Designação da Disciplina: Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência Domínio Específico ( X )

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA O conceito de ciência. Ciência e outras formas de saber. A constituição histórica das ciências humanas. Teoria do conhecimento. O objeto do conhecimento. A linguagem científica. Ciência, ética

Leia mais

A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS S GRADUAÇÃO. Arlindo Philippi Jr

A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS S GRADUAÇÃO. Arlindo Philippi Jr A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS S GRADUAÇÃO Arlindo Philippi Jr cainter@capes.gov.br Novo Hamburgo,, 25 de setembro de 2009 CRISE COMO PROBLEMA DO CONHECIMENTO ESTRATÉGIAS EPISTEMOLÓGICAS

Leia mais

Fundamentos da pesquisa científica. Metodologia Científica Prof. Ms. Luís Paulo Neves

Fundamentos da pesquisa científica. Metodologia Científica Prof. Ms. Luís Paulo Neves Fundamentos da pesquisa científica Metodologia Científica Prof. Ms. Luís Paulo Neves Introdução à Metodologia Científica Esta disciplina tem por objetivo: oferecer instrumentos para o trabalho de estudo

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia III CURSO: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ANO: 3º ANO

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia III CURSO: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ANO: 3º ANO PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia III CURSO: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ANO: 3º ANO CARGA HORÁRIA: 67 hs CRÉDITOS: 02 h/a semanais EMENTA A introdução

Leia mais

Repensando o Ensino do Português nas Universidades. Prof. Oscar Tadeu de Assunção

Repensando o Ensino do Português nas Universidades. Prof. Oscar Tadeu de Assunção Repensando o Ensino do Português nas Universidades Prof. Oscar Tadeu de Assunção Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre o uso de textos literários e não literários, na universidade, no ensino-aprendizagem

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS 1º Semestre de 2015 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos do Instituto de Psicologia Código: FLF0477 Sem pré-requisito Prof. Dr. Vladimir Safatle Carga horária: 60h

Leia mais

PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO.

PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CANOINHAS I FÓRUM DE PROFESSORES DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DO PLANALTO NORTE CATARINENSE - 2007 PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. Sandro Luiz Bazzanella sandroba@terra.com.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO. Materiais de referência

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO. Materiais de referência UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Psicologia Semestre: 2018.2 Turma: 07319 Disciplina: PSI7117

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESTÉTICA I 2º Semestre de 2015 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos do departamento de Filosofia Código: FLF0218 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof. Dr. Ricardo Nascimento Fabbrini Carga horária:

Leia mais

NILDO VIANA OS VALORES NA SOCIEDADE MODERNA

NILDO VIANA OS VALORES NA SOCIEDADE MODERNA NILDO VIANA OS VALORES NA SOCIEDADE MODERNA 5 by Nildo Viana 2007 Diagramação: Capa: Montagem e impressão Rones Lima Victor Tagore Valdemir Martins ISBN: 978-85-7062-690-5 V614 Viana, Nildo, 1965 Os valores

Leia mais

5 Referências bibliográficas

5 Referências bibliográficas 180 5 Referências bibliográficas ADLER, Laure. Nos passos de Hannah Arendt. 3 ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Record, 2007. AGUIAR, Odílio Alves. O lugar da política na civilização tecnológica. In: VAZ,

Leia mais

OFERTA CURRICULAR 2014/2

OFERTA CURRICULAR 2014/2 OFERTA CURRICULAR 2014/2 Professor Responsável: Alcindo Antônio Ferla Professor(es) Colaborador(ores): Cristian Fabiano Guimarães, Brigida Marta, Ardigo Martino, Augusta Nicoli 1. Atividade de Ensino:

Leia mais

Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin. Elza Antonia Spagnol Vanin*

Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin. Elza Antonia Spagnol Vanin* Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin Elza Antonia Spagnol Vanin* Cadernos do CEOM - Ano 17, n. 20 - Imagens e Linguagens O francês Edgar Morin é um dos maiores pensadores multidisciplinares

Leia mais

A ESCOLA E SEUS MICRO-CIS-TEMA: DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À PRÁXIS TRANS-FORMADORA?

A ESCOLA E SEUS MICRO-CIS-TEMA: DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À PRÁXIS TRANS-FORMADORA? A ESCOLA E SEUS MICRO-CIS-TEMA: DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À PRÁXIS TRANS-FORMADORA? Fernanda Dupin Gaspar Faria 1 Nicolas Leonardo Faria Silva 2 RESUMO O principal objetivo deste trabalho é promover a

Leia mais

ENSINO DE HISTÓRIA E TEMAS TRANSVERSAIS: UMA ABORGAGEM PÓS-ESTRUTUTAL A PARTIR DO EIXO NORTEADOR RELAÇÕES DE GÊNERO.

ENSINO DE HISTÓRIA E TEMAS TRANSVERSAIS: UMA ABORGAGEM PÓS-ESTRUTUTAL A PARTIR DO EIXO NORTEADOR RELAÇÕES DE GÊNERO. ENSINO DE HISTÓRIA E TEMAS TRANSVERSAIS: UMA ABORGAGEM PÓS-ESTRUTUTAL A PARTIR DO EIXO NORTEADOR RELAÇÕES DE GÊNERO. Jéssica Salvino Mendes 1 Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e-mail: jessicasalvinom@gmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS CHF 505 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA --

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS CHF 505 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA -- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS CHF 505 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA -- CARGA HORÁRIA CRÉDITOS

Leia mais

UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE

UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE As universidades são as mais antigas instituições em que se expressou um sentimento autonômico e de autogestão. Em rigor, são tão antigas que

Leia mais

Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série

Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série O que é Patrimônio Cultural? Patrimônio é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à nossa identidade, nossas ações, costumes,

Leia mais

PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias

PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias A indissociabilidade entre ensino e produção de pensamento filosófico CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 2016.2 Prof.ª. Suze Piza PRÁTICAS DE ENSINO III - Metodologias

Leia mais

PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos. Semestre Letivo: ( X ) Primeiro ( ) Segundo

PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos. Semestre Letivo: ( X ) Primeiro ( ) Segundo PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Teatro MODALIDADE: Graduação DISCIPLINA: Estética ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos DOCENTE RESPONSÁVEL: Semestre Letivo:

Leia mais

PRODUÇÕES CULTURAIS SURDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILINGUE

PRODUÇÕES CULTURAIS SURDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILINGUE Resumo PRODUÇÕES CULTURAIS SURDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILINGUE Beras, Júlia J.(IC); Lunardi-Lazzarin, Márcia L. R. (O). Universidade Federal de Santa Maria CNPq/ FIPE O projeto de pesquisa Produções

Leia mais

DISCIPLINA: HISTÓRIA E CRÍTICA LITERÁRIA: RELAÇÕES CULTURAIS ENTRE BRASIL E PORTUGAL

DISCIPLINA: HISTÓRIA E CRÍTICA LITERÁRIA: RELAÇÕES CULTURAIS ENTRE BRASIL E PORTUGAL DISCIPLINA: HISTÓRIA E CRÍTICA LITERÁRIA: RELAÇÕES CULTURAIS ENTRE BRASIL E PORTUGAL NÚMERO DE CRÉDITOS: 08 créditos CARGA HORÁRIA: 120 h/a DOCENTE RESPONSÁVEL: Dr. Marcio Roberto Pereira EMENTA A proposta

Leia mais

Análise de Discurso Roteiro sugerido para a elaboração de trabalho de análise

Análise de Discurso Roteiro sugerido para a elaboração de trabalho de análise Análise de Discurso Roteiro sugerido para a elaboração de trabalho de análise Sérgio Augusto Freire de Souza 1. Escolha do tema O tema em análise de discurso normalmente envolve alguma inquietação social

Leia mais

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS Obrigatórias GFL00027 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I Questões básicas de filosofia antiga. Discussões de autores e temas de filosofia antiga, tais

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA FILOSOFIA DO DIREITO

1ª Fase PROVA OBJETIVA FILOSOFIA DO DIREITO 1ª Fase PROVA OBJETIVA FILOSOFIA DO DIREITO P á g i n a 1 QUESTÃO 1 - Admitindo que a história da filosofia é uma sucessão de paradigmas, a ordem cronológica correta da sucessão dos paradigmas na história

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina LAC1732T1 - Didática. Docente(s) Eliane Bambini G.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina LAC1732T1 - Didática. Docente(s) Eliane Bambini G. Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina LAC1732T1 - Didática Docente(s) Eliane Bambini G. Bruno Unidade Instituto de Artes Departamento Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Períodos Históricos da Filosofia Filosofia Grega ou Antiga (Séc. VI a.c. ao VI d.c.) Filosofia Patrística (Séc. I ao VII) Filosofia

Leia mais

O DISCURSO NO CINEMA: FORMULAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS

O DISCURSO NO CINEMA: FORMULAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS 19 de 663 O DISCURSO NO CINEMA: FORMULAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS Adielson Ramos de Cristo (UFBA/UFRB) RESUMO Objetiva-se entender o cinema como materialidade discursiva, constituída pelo imbricamento

Leia mais

1 Introdução. 1 Foucault, M. O sujeito e o poder. In: Dreyfus, e Rabinow, P. Michel Foucault. Uma trajetória

1 Introdução. 1 Foucault, M. O sujeito e o poder. In: Dreyfus, e Rabinow, P. Michel Foucault. Uma trajetória 1 Introdução Pretende-se, neste estudo, demonstrar a coerência interna do percurso filosófico de Michel Foucault, quando considerado desde o ponto de vista utilizado pelo filósofo, ao definir toda a sua

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Faculdade de Educação FE Departamento de Fundamentos da Educação - DFE

Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Faculdade de Educação FE Departamento de Fundamentos da Educação - DFE Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Faculdade de Educação FE Departamento de Fundamentos da Educação - DFE Período: 2017.2 Disciplina: Filosofia da Educação no Mundo Ocidental Professor: Marcio

Leia mais

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável)

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável) Plano de Ensino DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Teoria das Ciências Humanas II PRÉ-REQUISITOS: HF300 ou HF305 ou HF362 ou HF397 PROFESSOR: Luiz Repa CÓDIGO: HF396 SEMESTRE: 1 / 2013 C.H. TOTAL: 60 C.H.

Leia mais

NIETZSCHE NÃO SOU HOMEM, SOU DINAMITE

NIETZSCHE NÃO SOU HOMEM, SOU DINAMITE NIETZSCHE NÃO SOU HOMEM, SOU DINAMITE Uma filosofia para espíritos livres A filosofia a golpes de martelo a palavra "martelo" deve ser entendida como marreta, para destroçar os ídolos, e também como diapasão,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS REFERENTE AO SEMESTRE LINHA DE PESQUISA I

EMENTAS DAS DISCIPLINAS REFERENTE AO SEMESTRE LINHA DE PESQUISA I Disciplina: EPC006 Educação e Pluralidade Cultural LINHA DE PESQUISA I Serão abordados temas como cultura, raça e etnia, o corpo, culturas puras e hibridismo, multiculturalismo e cultura pos-colonial,

Leia mais

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA E DOS OBJETIVOS Parte I: Questões Centrais em Educação

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA E DOS OBJETIVOS Parte I: Questões Centrais em Educação Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e ciências Humanas Departamento de História Disciplina: FLH0423 - A Escola no Mundo Contemporâneo Períodos: 2ª-feiras - Noturno 3ª-feiras - Vespertino

Leia mais

A ORIGEM DA FILOSOFIA

A ORIGEM DA FILOSOFIA A ORIGEM DA FILOSOFIA UMA VIDA SEM BUSCA NÃO É DIGNA DE SER VIVIDA. SÓCRATES. A IMPORTÂNCIA DOS GREGOS Sob o impulso dos gregos, a civilização ocidental tomou uma direção diferente da oriental. A filosofia

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO F Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia - noturno CARGA HORÁRIA 36 horas CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 1º / 2019 PROFESSOR

Leia mais

COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: A DOCÊNCIA DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: A DOCÊNCIA DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: A DOCÊNCIA DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Amanda de Cassia Borges Ribeiro Mestranda em Educação Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) E mail: acbr_amanda@hotmail.com

Leia mais

2. Áreas/Temas da Filosofia 2.1 Antropologia: O Homem 2.2 Epistemologia: O Conhecimento 2.3 Axiologia: A Ética

2. Áreas/Temas da Filosofia 2.1 Antropologia: O Homem 2.2 Epistemologia: O Conhecimento 2.3 Axiologia: A Ética FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Filosofia da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo 2º Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa Conteúdos

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 2º Quadrimestre de 2017

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 2º Quadrimestre de 2017 Caracterização da disciplina NH5118 Nome da disciplina: PENSAMENTO NIETZSCHEANO E SEUS DESDOBRAMENTOS Código da disciplina: CONTEMPORÂNEOS Créditos (T-P-I): ( - - ) Carga horária: 48 horas horas Aula prática:

Leia mais

Universidade de Brasília Departamento de Filosofia Filosofia Contemporânea Prof. Priscila Rufinoni

Universidade de Brasília Departamento de Filosofia Filosofia Contemporânea Prof. Priscila Rufinoni Universidade de Brasília Departamento de Filosofia Filosofia Contemporânea Prof. Priscila Rufinoni Sobre a noção de experiência Este curso visa estudar a noção de experiência, herdada da filosofia moderna,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

Juventude, política e educação: alteridade, ética e estética

Juventude, política e educação: alteridade, ética e estética Juventude, política e educação: alteridade, ética e estética Abrimos essa edição falando da diferença. Na busca por horizontes mais e mais amplos de compreensão sobre os processos que potencializam a existência

Leia mais

Principais Movimentos Filosóficos do Século XX

Principais Movimentos Filosóficos do Século XX Principais Movimentos Filosóficos do Século XX Filosofia Analítica Russell, Carnap, Popper, Wittgenstein, Frege Estruturalismo Saussure, Bakhtin, Levi-Strauss, Jakobson, Barthes, Althusser Fenomenologia

Leia mais

RESENHA - ANÁLISE DO DISCURSO: PRINCÍPIOS E PROCEDIMENTOS REVIEW - DISCOURSE ANALYSIS: PRINCIPLES AND PROCEDURES

RESENHA - ANÁLISE DO DISCURSO: PRINCÍPIOS E PROCEDIMENTOS REVIEW - DISCOURSE ANALYSIS: PRINCIPLES AND PROCEDURES RESENHA - ANÁLISE DO DISCURSO: PRINCÍPIOS E PROCEDIMENTOS 200 REVIEW - DISCOURSE ANALYSIS: PRINCIPLES AND PROCEDURES Elizete Beatriz Azambuja Doutoranda em Linguística UEG Unidade de São Luís de Montes

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FLF5241 Teoria das Ciências Humanas (Revolução política, instauração estética: Arqueologias do tempo histórico em ruptura) Programa de Pós-Graduação em Filosofia da USP 2º Semestre de 2018 Prof. Dr. Vladimir

Leia mais

Código: BAC 786 e 832

Código: BAC 786 e 832 Ementa de Curso/Linha: Linguagens Visuais Período: 2017-2 Disciplina: Linguagens de Configuração Espacial II Código: BAC 786 e 832 Nome do Curso: DESILHA Professor: Lívia Flores Professores convidados:

Leia mais

TÌTULO: Estética e arte contemporânea ( ). I - OBJETIVOS:

TÌTULO: Estética e arte contemporânea ( ). I - OBJETIVOS: ESTÉTICA I 2º Semestre de 2014 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0218 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof. Dr. Ricardo N.Fabbrini Carga horária: 120h Créditos: 06 Número

Leia mais

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Educação Moral na Perspectiva de Alasdair MacIntyre. Rio de Janeiro: Ed. ACCES, 2007.

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Educação Moral na Perspectiva de Alasdair MacIntyre. Rio de Janeiro: Ed. ACCES, 2007. LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Educação Moral na Perspectiva de Alasdair MacIntyre. Rio de Janeiro: Ed. ACCES, 2007. Laécio de Almeida Gomes 1 & Thaline Luise R. Fontinele 2 A autora do livro Maria

Leia mais

COORDENADOR DO PROJETO / CURSO ASSINATURA

COORDENADOR DO PROJETO / CURSO ASSINATURA DE DISCIPLINA Políticas educacionais na contemporaneidade C. HORÁRIA CRÉDITOS D I S T R I B U I Ç Ã O D E C A R G A H O R Á R I A TOTAL A educação escolar como setor de atuação do Estado. Sistemas de ensino,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo: fundamentos e concepções.

Leia mais

Teoria Realista das Relações Internacionais (I)

Teoria Realista das Relações Internacionais (I) Teoria Realista das Relações Internacionais (I) Janina Onuki janonuki@usp.br BRI 009 Teorias Clássicas das Relações Internacionais 25 de agosto de 2016 Realismo nas RI Pressuposto central visão pessimista

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU346 DISCIPLINA: METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA CARGA HORÁRIA: 60h EMENTA:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGE/FE/UFG PLANO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGE/FE/UFG PLANO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGE/FE/UFG PLANO DE CURSO Disciplina: Cotidiano, escola e ação educativa Profa. Dra. Valdeniza Maria Lopes da

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso L - Artes Visuais. Ênfase. Disciplina A - Psicologia da Educação

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso L - Artes Visuais. Ênfase. Disciplina A - Psicologia da Educação Curso 250112L - Artes Visuais Ênfase Identificação Disciplina 0003840A - Psicologia da Educação Docente(s) Antonio Francisco Marques Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Educação

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO F Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia matutino CARGA HORÁRIA 36 horas CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 1º / 2018 PROFESSOR

Leia mais

Uma Leitura Sobre as Escolhas dos Conteúdos.

Uma Leitura Sobre as Escolhas dos Conteúdos. Uma Leitura Sobre as Escolhas dos Conteúdos. Os conteúdos disciplinares devem ser tratados, na escola, de modo contextualizado, estabelecendo-se, entre eles, relações interdisciplinares e colocando sob

Leia mais

TERRITÓRIOS, RIZOMAS E O CURRICULO NA ESCOLA

TERRITÓRIOS, RIZOMAS E O CURRICULO NA ESCOLA TERRITÓRIOS, RIZOMAS E O CURRICULO NA ESCOLA Francisco Perpetuo Santos Diniz * Ana Cristina Lima da Costa ** Raimundo Erundino Santos Diniz *** Resumo: O presente artigo discute a possibilidade de pensar

Leia mais

Faculdade de Educação (Faed) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)

Faculdade de Educação (Faed) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) 01. Disciplinas e s DOUTORADO EM EDUCAÇÃO ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E PROBLEMAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS Origem, natureza e finalidade da formação pedagógica. Bases metafísico-teológicas

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Av. Lamartine P. Avelar, 1.120. Setor Universitário

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Sociologia da Educação. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Sociologia da Educação. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Sociologia da Educação Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Contribuições e interpretações da Sociologia para

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ÉTICA E DEONTOLOGIA PROFISSIONAL Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ÉTICA E DEONTOLOGIA PROFISSIONAL Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular ÉTICA E DEONTOLOGIA PROFISSIONAL Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Jazz e Música Moderna 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Produção de Conhecimento, Paradigmas e Pesquisa em Educação Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES Curso: MESTRADO (x

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR FCL/UNESP

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR FCL/UNESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR FCL/UNESP Disciplina: Educação Ambiental e ensino: dos limites da racionalidade instrumental, ao embate modernidade/pós-modernidade - (um campo em disputa)

Leia mais

ISSN: Anais

ISSN: Anais ISSN: 357-7630 Anais ISSN: 357-7630 VII INCREA - Fórum Internacional de Inovação e Criatividade II RIEC - Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas ANAIS Goiânia 2015 ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO

Leia mais

A universidade popular das mães de maio: saber/conhecimento do sul para o sul 1

A universidade popular das mães de maio: saber/conhecimento do sul para o sul 1 A universidade popular das mães de maio: saber/conhecimento do sul para o sul 1 Ivandilson Miranda Silva 2 José Lúcio Santos Muniz 3 Lilian Almeida dos Santos 4 Introdução A Universidade, no século XXI,

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Sociologia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 33 h (40 aulas) Docente Responsável: Thais de Freitas Morais EMENTA

Leia mais