ESCRITÓRIO MODELO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCRITÓRIO MODELO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO"

Transcrição

1 ESCRITÓRIO MODELO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO O Escritório Modelo ao conduzir o estudante pelas práticas administrativas, objetiva principalmente, levá-lo a interpretar e usar as informações correlacionando-as com dados e princípios essenciais à profissão, sendo capaz de combinar ideas, estruturar novas propostas, apreciar e analisar de forma crítica todo o cenário interno e externo, relacionado à profissão do Administrador. Na consecução de seu objetivo maior, o Escritório Modelo deverá: Proporcionar ao aluno, a oportunidade de familiarizar-se com os aspectos práticos da profissão, a partir dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula; Preparar o aluno para enfrentar exigências do mercado de trabalho; Propiciar ao aluno o aprendizado de atividades que envolvam os recursos de informática, utilizados pelos Administradores no seu dia-a-dia. JUSTIFICATIVA O Curso de Graduação em Administração tem como proposta possibilitar a formação profissional que tenha um perfil voltado para o desenvolvimento e aplicação dos aspectos conceituais e analíticos da Gestão de Empresas, para a compreensão das transformações do mundo dos negócios e da tecnologia. Isto já justifica a necessidade dos acadêmicos de interagir com empresas e escritórios. Nada mais favorável a este aprendizado que a existência de um Escritório Modelo dentro do ambiente acadêmico onde esta necessidade possa vir a ser sanada com o auxílio de professores. A criação do Escritório Modelo também se justifica pela necessidade de atender o disposto no Projeto Pedagógico do Curso de Administração do Centro de Ensino Superior Fabra, que o apresenta como ambiente de formação teórico-prático dos acadêmicos. Esta formação será desenvolvida por meio do exercício de atividades de gestão, além de exercícios simulados.

2 O Escritório Modelo prestará serviços de Gestão Empresarial à população e com isto oportunizará a vivência da realidade profissional e se caracterizará como atividade de extensão. Assim, o Curso de Administração cumpre o seu papel que é o de formar profissionais capacitados para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, nos diferentes modelos de organização, buscando, não somente fornecer ao profissional sólida base epistemológica e metodológica, mas também a comunhão entre a teoria e prática, além da oportunidade de refletir os aspectos éticos e a responsabilidade social. FINALIDADES Tem como finalidade oportunizar o desenvolvimento de atividades acadêmicas e sociais que contemplem os objetivos do Curso de Administração de ofertar uma sólida formação profissional inserindo os acadêmicos no cenário empresarial, oportunizando aos mesmos uma interação entre empresa/escritório por meio da gestão. O Escritório Modelo deve prestar serviços à população, podendo desenvolver atividades simuladas destinadas ao aprimoramento profissional e técnico dos acadêmicos. Desta forma estará ofertando as condições propícias de ensino-aprendizagem aos acadêmicos. A interação entre empresa/escritório ocorrerá por meio de convênios a ser celebrado entre o Escritório Modelo, empresas e sociedade de forma geral. A parceria tem como foco assegurar um compromisso com as empresas, no intuito de manter nos arquivos do Escritório Modelo a documentação por um período de 04 (quatro meses), que funcionará como INCUBADORA, isto é, objetiva o estímulo, a criação e o desenvolvimento de Micros e Pequenas Empresas, Micro Empreendedor Individual, dentre outras. O funcionamento do Escritório Modelo se dá em ambiente preparado especialmente para abrigar essas atividades, permitindo a ampliação do papel social, bem como, proporcionando aos estudantes, um preparo acadêmico e profissional, voltado principalmente, para a área de Gestão Empresarial.

3 ESTRUTURA 1. Coordenação Coordenador de Curso 2. Professores Supervisores Professores do Laboratório de Praticas Empresariais 3. Monitores Acadêmicos do 7º e 8º períodos SERVIÇOS E RESULTADOS ESPERADOS O Escritório Modelo, dentro de sua missão geral já estabelecida coloca à disposição dos diversos usuários os seguintes serviços inerentes à área. Assessoria Empresarial Assessoria em Marketing Gestão Treinamentos Promoção de eventos Banco de Dados a) Assessoria Empresarial - em determinado momento acompanhar o processo administrativo empresarial das entidades em geral no sentido de orientá-las para escolha do melhor caminho para consecução do êxito empresarial desejado. b) Assessoria em Marketing diagnosticar e levantar possíveis falhas de comunicação com o mercado, assim como elaborar projetos e ideias que possam alavancar as vendas. c) Gestão Aplicar a análise financeira e de balanço evidenciando num grau de detalhe analítico ou forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gestores das entidades em seu processo decisório. d) Treinamentos é necessário à transmissão do conhecimento. Por este motivo, escritório modelo tem por objetivo, nesta área, organizar eventos de natureza diversa como: congressos, encontros, palestras, feiras, mini-cursos e afins, objetivando

4 primordialmente o desenvolvimento individual dos discentes e consequentemente a elevação do nome do Centro de Ensino Superior Fabra. e) Promoção de eventos - atuar no mercado em atividades de caráter hospitaleiro, direcionadas à prestação de serviços em hospedagem, transportes, agenciamento, eventos, alimentação e recreação, lazer para a terceira idade, creches, hospitais, turismo educacional, de intercâmbio, ecológico e empresarial. f) Banco de Dados será mantido um Banco de Dados contendo currículos profissionais de estudantes que estão interessados em ingressar no mercado de trabalho, dessa forma o Escritório Modelo de Administração intensificará o intercâmbio entre alunoempresa. RESULTADOS ESPERADOS Geral: Estimular a participação de alunos e professores, como voluntários, em projetos de responsabilidade social voltado à população de baixa renda. Específico: Estimular a Gestão Empresarial de nossos alunos, fomentando o crescimento e desenvolvimento das empresas de Barcelona e Região..

5 NORMAS GERAIS: O laboratório é de uso preferencial de docentes, alunos de graduação e servidores. É proibido o acesso de pessoas não autorizadas não autorizadas no Laboratório. Não nos responsabilizamos por objetos deixados no laboratório. Pede-se: manter a porta do Laboratório fechada, não desorganizar o espaço, não conversar alto e fazer uso da lixeira. É proibido comer, beber ou fumar dentro do Laboratório. É proibido atender e realizar chamadas de aparelho celular nas dependências do Laboratório. O Laboratório funciona das 08h às 22h horas de segunda à sexta-feira, sendo que o horário está sujeito a mudanças mediante a escalação dos alunos bolsistas. Ao finalizar seu trabalho feche todos os programas. Não tocar ou manusear equipamentos sem a permissão do responsável; Para uso da sala para reuniões sejam de projetos da Coordenação ou das Disciplinas deve ser feito o agendamento junto com a estagiária na coordenação. O Laboratório de Pratica Empresarial é um ambiente educacional e profissional, portanto todos devem está com as vestimentas e vocabulário adequados. A sala será de uso compartilhado, devendo o professor responsável responder pelas ações dos alunos. O Técnico e/ou aluno bolsistas possuem autoridade para fazerem cumprir as Normas de Uso do Laboratório. Não será permitida a utilização de recursos de som no Laboratório, para fins não acadêmicos. Isso inclui a utilização de placas de som, caixas de som e microfone. Poderão ser utilizados fones de ouvido, desde que não atrapalhe. PRINCIPIOS As características institucionais, econômicas, sociais e culturais de cada região brasileiras demandam a geração de conhecimento específico, aplicado à cada realidade.

6 A complexidade crescente das organizações gera desafios que demandam um esforço permanente de desenvolvimento e aplicação de novos modelos e de novas práticas gerenciais. As organizações locais precisam aperfeiçoar suas práticas gerenciais, capacitandose a competir em um mercado competitivo e instável. As empresas necessitam desenvolver seus quadros de liderança em competências de negócios, operacionais e interpessoais, tratando assim lacunas que restringem seu desempenho. A gestão de pessoas precisa equacionar múltiplas questões relacionadas à atração e retenção de jovens talentos, à aceleração das carreiras e às mudanças no perfil demográfico da população. O modelo brasileiro de relações do trabalho deve evoluir, rumo a configurações mais flexíveis e coerentes com os novos tempos. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Fomento de atividades de extensão, monitorias, núcleos de estudos e projetos de pesquisa; Realização de viagens de estudo, palestras, seminários, simpósios, congressos, conferências ou fóruns. Criação e resolução de estudos de casos; Oferecer espaço adequado para consultoria, análise de empresas, suporte profissional e tomadas de decisão; Inserção de alunos no mercado de trabalho, em caráter de treinamento da futura profissão de Administrador, sempre com respaldo técnico-profissional competente; Proporcionar ao micro, pequeno e médio empresário a visão de um trabalho de qualidade e custos reduzidos BENEFICIOS Aprendizado dinâmico, no qual os participantes são agentes ativos do processo, em um ambiente de cooperação; Percepção de diversos fatores que influenciam no desenvolvimento das empresas, como forças competitivas e normas econômicas, legais, sociais e políticas;

7 Oportunidade de desenvolver habilidades no uso de ferramentas quantitativas. Identificação e desenvolvimento de aspectos comportamentais, tais como estilos de liderança e capacidade de trabalho em equipe.

8 ANEXO 01

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS GERÊNCIAS.

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS GERÊNCIAS. REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS GERÊNCIAS. IFNMG - Câmpus Pirapora 1 1- O QUE É O NPG O Núcleo de Práticas Gerenciais - NPG é um laboratório de práticas administrativas, com layout devidamente planejado

Leia mais

Escritório Modelo de Administração da Faculdade de Araçatuba - EMAFAAR

Escritório Modelo de Administração da Faculdade de Araçatuba - EMAFAAR Escritório Modelo de Administração da Faculdade de Araçatuba - EMAFAAR Profª. Carla Noli Bisco Flozi Coordenação de Curso Profª. Andresa Canola Coordenação do EMAFAAR ARAÇATUBA, 2016 Introdução Atualmente

Leia mais

Regulamento do Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária

Regulamento do Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária Regulamento do Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária Localização O presente documento regulamenta o funcionamento do Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária LTI, lotado no Instituto

Leia mais

NUTRIÇÃO Curso de Graduação

NUTRIÇÃO Curso de Graduação FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida NUTRIÇÃO Curso de Graduação REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Sinop - MT REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS TÍTULO l ESTÁGIO CAPÍTULO I PRINCÍPIOS E DIRETRIZES Art. 1 A Prática de Ensino e Estágio Supervisionado desenvolver-se-á de acordo com as normas

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE PROMOVE DE SETE LAGOAS ENGENHARIA CIVIL

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE PROMOVE DE SETE LAGOAS ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE PROMOVE DE SETE LAGOAS ENGENHARIA CIVIL 2013/2014 REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO O presente regulamento normatiza o Estágio

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CÂMPUS ERECHIM

Leia mais

ANEXO B - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III E PRÁTICA DE ENSINO

ANEXO B - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III E PRÁTICA DE ENSINO ANEXO B - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III E PRÁTICA DE ENSINO TÍTULO l ESTÁGIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES Art. 1 O Estágio Supervisionado I, II e III, disciplinas pedagógicas integrantes dos

Leia mais

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) REUNIÃO DE 08 DE SETEMBRO DE 2009 CEPE

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) REUNIÃO DE 08 DE SETEMBRO DE 2009 CEPE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) REUNIÃO DE 08 DE SETEMBRO DE 2009 INTERESSADO: Diretoria de Ensino ASSUNTO: Regulamentação das Atividades Acadêmicas Complementares RELATOR(a) CONSELHEIRO(a):

Leia mais

Programa de Estágio Supervisionado da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais

Programa de Estágio Supervisionado da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais Programa de Estágio Supervisionado da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais Apresentação O Estágio supervisionado mais do que um item curricular é uma oportunidade singular de aprendizado,

Leia mais

Faculdade de Balsas REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS CONTÁBEIS (NPC)

Faculdade de Balsas REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS CONTÁBEIS (NPC) Faculdade de Balsas REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS CONTÁBEIS (NPC) (Aprovado pela Resolução COP N o 07/2009 de 05 de agosto de 2009) Mantenedora: Unibalsas Educacional Ltda Balsas MA 2009 1 REGULAMENTO

Leia mais

Curso de Administração a distância UFPR

Curso de Administração a distância UFPR Curso de Administração a distância UFPR O curso de Administração a distância é um projeto piloto que visa oferecer gratuitamente à sociedade um curso de qualidade com a conveniência do estudo a distância,

Leia mais

DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENFERMAGEM

DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENFERMAGEM DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENFERMAGEM CACOAL 2011 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONEX PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA TERMO DE COMPROMISSO MONITOR VOLUNTÁRIO

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONEX PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA TERMO DE COMPROMISSO MONITOR VOLUNTÁRIO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONEX PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA TERMO DE COMPROMISSO MONITOR VOLUNTÁRIO CONSIDERANDO que a monitoria acadêmica consiste em propiciar condições para a iniciação

Leia mais

RESOLUÇÃO. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições contrárias. São Paulo, 25 de junho de 2008.

RESOLUÇÃO. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições contrárias. São Paulo, 25 de junho de 2008. RESOLUÇÃO CONSEPE 18/2008 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho

Leia mais

Regulamento do Laboratório de Avaliação e Atenção Nutricional - LAAN CAPÍTULO I. Definição e Objetivos

Regulamento do Laboratório de Avaliação e Atenção Nutricional - LAAN CAPÍTULO I. Definição e Objetivos Regulamento do Laboratório de Avaliação e Atenção Nutricional - LAAN Dispõe sobre a natureza e o funcionamento do Laboratório de Avaliação e Atenção Nutricional do Departamento de Nutrição em Saúde Pública

Leia mais

Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE

Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE PROIAC Estudo sobre Núcleo Docente Estruturante (NDE) Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE Claudia Marcia Borges Barreto claudiamarcia@id.uff.br O que é NDE? Comissão de acompanhamento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO LABORATÓRIO DE MAQUETES (MAQUETARIA) CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

REGIMENTO INTERNO DO LABORATÓRIO DE MAQUETES (MAQUETARIA) CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS REGIMENTO INTERNO DO LABORATÓRIO DE MAQUETES (MAQUETARIA) CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS Art. 1º O Laboratório de Maquetes (MAQUETARIA) é um órgão de apoio acadêmico, vinculado à Universidade Regional

Leia mais

Regulamento do Laboratório MATEMATECA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS. CAPÍTULO I Dos Objetivos

Regulamento do Laboratório MATEMATECA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS. CAPÍTULO I Dos Objetivos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA Regulamento do Laboratório MATEMATECA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS CAPÍTULO

Leia mais

EDITAL Nº 06, DE 30 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA ATUAR NO NÚCLEO DE PRÁTICAS EM GESTÃO

EDITAL Nº 06, DE 30 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA ATUAR NO NÚCLEO DE PRÁTICAS EM GESTÃO EDITAL Nº 06, DE 30 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA ATUAR NO A Coordenação do Curso de Administração da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP), por meio do Núcleo de Práticas em Gestão,

Leia mais

1.1.1 O que é o Estágio?

1.1.1 O que é o Estágio? 1.1 Estágio Curricular supervisionado Todo o Projeto de estágio e suas considerações foram elaborados pela Professora Fabiana Chinaglia. Abaixo segue o projeto, os anexos podem ser vistos no caderno de

Leia mais

RESOLUÇÃO. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições contrárias. São Paulo, 25 de junho de 2008.

RESOLUÇÃO. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições contrárias. São Paulo, 25 de junho de 2008. RESOLUÇÃO CONSEPE 17/2008 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente

Leia mais

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac 2 TÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Artigo 1º - Os Cursos da FELM mantém estágios curriculares supervisionados que se constituem

Leia mais

ESCOLA DE NEGÓCIOS UNIBR

ESCOLA DE NEGÓCIOS UNIBR ESCOLA DE NEGÓCIOS UNIBR São Vicente Brasil 2011 1 Cenários O desenvolvimento regional da UNIBR e o seu crescimento na área de negócios trazem um momento estratégico para a construção da Escola de Negócios.

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de 2014 CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO Cacoal - RO 2016 2 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares DOCUMENTO 2 Regulamento das Atividades Complementares Art. 1º Da Conceituação São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e préprofissional, que se articulam com o processo

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONEX PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA TERMO DE COMPROMISSO MONITOR BOLSISTA

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONEX PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA TERMO DE COMPROMISSO MONITOR BOLSISTA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONEX PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA TERMO DE COMPROMISSO MONITOR BOLSISTA CONSIDERANDO que a monitoria acadêmica consiste em propiciar condições para a iniciação da

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS Capítulo I Definição Art. 1º - A disciplina de Estágio Supervisionado é parte integrante do currículo Pleno do curso de

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS

ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS INTRODUÇÃO O Estágio Supervisionado constitui disciplina obrigatória do Currículo Pleno para conclusão dos Cursos de Licenciatura do Centro Universitário do Cerrado-

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado consiste num conjunto de atividades profissionais desempenhadas pelos alunos, sendo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA RESOLUÇÃO/CCGF/CCS Nº 02/2007 Normatiza o Estágio Supervisionado do Curso de Graduação em Farmácia,

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS NUCLEO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA E GESTÃO REGULAMENTO

Leia mais

A Egrégia Congregação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, no uso de suas atribuições estatutárias, resolve:

A Egrégia Congregação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, no uso de suas atribuições estatutárias, resolve: 1 Resolução n 02/2017 de 27 de outubro de 2017 Aprova o Regimento Interno do Centro de Memória da Faculdade de Odontologia da UFMG. A Egrégia Congregação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal

Leia mais

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Faculdade Adventista da Bahia Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Cachoeira BA Abril de 2011 Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o Programa de Monitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES CURSO DE HISTÓRIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES CURSO DE HISTÓRIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES CURSO DE HISTÓRIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRÍCULO 20171 Petrópolis 2017 APRESENTAÇÃO Destina-se este manual à orientação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC CAMPUS MAFRA/RIO NEGRINHO Aprovado em 10/08/2005

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC CAMPUS MAFRA/RIO NEGRINHO Aprovado em 10/08/2005 MAFRA - 2005 JUSTIFICATIVA Temos concebido a universidade como o lócus natural da criação. do avanço do saber... da elaboração de teorias. Fazer pesquisa é, sem dúvida, um dos fins da universidade assim

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS UNESPAR (CAMPUS DE APUCARANA) TÍTULO l ESTÁGIO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS UNESPAR (CAMPUS DE APUCARANA) TÍTULO l ESTÁGIO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS UNESPAR (CAMPUS DE APUCARANA) TÍTULO l ESTÁGIO CAPÍTULO I PRINCÍPIOS E DIRETRIZES Art. 1 A Prática de Ensino e Estágio Supervisionado

Leia mais

Curso do Superior de Tecnologia em Marketing

Curso do Superior de Tecnologia em Marketing Curso do Superior de Tecnologia em Objetivos do curso 1.5.1 Objetivo Geral O Curso Superior de Tecnologia em na modalidade EaD da universidade Unigranrio, tem por objetivos gerais capacitar o profissional

Leia mais

CAPÍTULO I. Dos Objetivos e Definições

CAPÍTULO I. Dos Objetivos e Definições REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA E BROMATOLOGIA Dispõe sobre o REGULAMENTO do Laboratório de Química e Bromatologia da Escola de Nutrição da UNIRIO. CAPÍTULO I Dos Objetivos e Definições Art. 1 O

Leia mais

Programas de Atendimento aos Estudantes

Programas de Atendimento aos Estudantes Programas de Atendimento aos Estudantes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Câmpus Guarulhos 1. Integração dos Ingressantes O atendimento ao estudante no IFSP Guarulhos

Leia mais

Unidade Sede: Rua Marquês do Herval, 701 Centro Caxias do Sul (RS) CEP: Unidade Ana Rech: Avenida Rio Branco, 1595 Bairro Ana Rech Caxias

Unidade Sede: Rua Marquês do Herval, 701 Centro Caxias do Sul (RS) CEP: Unidade Ana Rech: Avenida Rio Branco, 1595 Bairro Ana Rech Caxias OBJETIVO: As Atividades Complementares têm por objetivos: a) desenvolver a autonomia intelectual do acadêmico, favorecendo sua participação em atividades de estudos diversificados que contribuam para a

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO Dispõe sobre o funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Faculdade de Direito de Varginha FADIVA, responsável pelo Estágio Supervisionado

Leia mais

Parecer Criação: RESOLUÇÃO Nº257/CONSEA

Parecer Criação: RESOLUÇÃO Nº257/CONSEA Parecer Criação: RESOLUÇÃO Nº257/CONSEA-03.01.2010 EMENTA DE DISCIPLINAS DISCIPLINA: Estágios Supervisionado - Créditos: 5 CH: 100 PRÉ REQUISITO: PEG 30061 e PEG 30065 Ementa: Os estágios que compõem a

Leia mais

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA. - Curso de Psicologia -

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA. - Curso de Psicologia - Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA - Curso de Psicologia - Descrição do Curso: O Curso de Psicologia oferece formação no perfil

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE PADI DA FACULDADE DE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃ DO NORTE

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE PADI DA FACULDADE DE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃ DO NORTE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE PADI DA FACULDADE DE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃ DO NORTE 0 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 2 CAPÍTULO II - DA FINALIDADE E OBJETIVOS

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA SUMÁRIO Capítulo I 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 Capítulo

Leia mais

Nilva Celestina do Carmo Coordenadora Geral de Recursos Humanos

Nilva Celestina do Carmo Coordenadora Geral de Recursos Humanos Programa de Capacitação Coordenação Geral de Recursos Humanos Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba - MG 1. Introdução Tendo em vista o PDI Plano de Desenvolvimento Institucional e o PDICTAE

Leia mais

PROGRAMA DE NIVELAMENTO

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO AESVISA FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO FAINTVISA NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE NAE PROGRAMA DE NIVELAMENTO VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGOGICO - NAPP

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGOGICO - NAPP REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGOGICO - NAPP NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO NAPP CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP) da Faculdade São Lucas

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ITAPETININGA 2018 1 CAPÍTULO I DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º O Estágio Supervisionado é entendido como um componente curricular obrigatório que integra um conjunto

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Aprovado na reunião do Comitê de Gestão em: 31/01/2019 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º - As Atividades Complementares integram a parte flexível dos

Leia mais

NORMAS E REGULAMENTOS PARA USO DO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS

NORMAS E REGULAMENTOS PARA USO DO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS 1 de 6 PARA USO DO LABORATÓRIO DE 1 2 de 6 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE... 4 3. POLÍTICA DE USO E FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE... 5 4. NORMAS DE SEGURANÇA DO

Leia mais

Portanto, a atividade de monitoria visa fornecer elementos que colaborem na formação de profissionais na área de Gastronomia.

Portanto, a atividade de monitoria visa fornecer elementos que colaborem na formação de profissionais na área de Gastronomia. PROJETO DE MONITORIA 2014 Centro Universitário SENAC: Águas de São Pedro Curso: Gastronomia Disciplina: Cozinha fria Professor responsável: Fabio Stoco Período letivo: 2 Período 1. Justificativa A monitoria

Leia mais

COORDENAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGULAMENTAÇÃO

COORDENAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGULAMENTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL UBERLÂNDIA FACULDADE ARTES, FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO COORDENAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL/UFU/PROEXC/ N 52/2018 ANEXO I PLANO DE TRABALHO ATIVIDADES DO BOLSISTA DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO: As ações previstas neste Plano de Trabalho possuem como articuladores comuns a efetivação de forma

Leia mais

Regulamento do Laboratório de Tecnologias no Ensino - LTE TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS. CAPÍTULO I Dos Objetivos

Regulamento do Laboratório de Tecnologias no Ensino - LTE TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS. CAPÍTULO I Dos Objetivos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA Regulamento do Laboratório de Tecnologias no Ensino - LTE TÍTULO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Da Conceituação Art. 1º São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e pré-profissional, que se articulam com o processo formativo do

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2012 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 4 Disposições preliminares... 4 CAPÍTULO II... 4 Das atividades complementares... 4 Seção I... 4 Atividades de iniciação científica...

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO EMPREENDEDOR - UniNADE -

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO EMPREENDEDOR - UniNADE - REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO EMPREENDEDOR - UniNADE - 2017 Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Empreendedor da Univiçosa UniNADE O Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Empreendedor da Univiçosa

Leia mais

REGIMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE HISTÓRIA CAPÍTULO I DEFINIÇÃO

REGIMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE HISTÓRIA CAPÍTULO I DEFINIÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS UNIVERSITÁRIO SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS Rua Cícero Eduardo S/N - Bairro Junco-64.600-000. Picos/PI Fone: (89) 3422-2032 - E-mail: coordenacao.historia@ufpi.br

Leia mais

REGULAMENTO DE ATA (ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS)

REGULAMENTO DE ATA (ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS) REGULAMENTO DE ATA (ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS) 2012 1 SUMÁRIO I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 4 II. DOS OBJETIVOS 4 III. DA INTEGRALIZAÇÃO 5 IV. DO PROFESSOR 7 V. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA - Curso de Psicologia Currículo 2011/01 e 2013/01 Descrição do Curso: O Curso de Psicologia

Leia mais

FACULDADE NOVO MILÊNIO NAPE NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE PROJETO DO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE

FACULDADE NOVO MILÊNIO NAPE NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE PROJETO DO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE FACULDADE NOVO MILÊNIO NAPE NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE PROJETO DO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE 1 INTRODUÇÃO O Núcleo de Apoio Pedagógico ao Estudante (NAPE) da Faculdades Novo Milênio

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017 Núcleo de Prática Contábil (NPC) Núcleo de Prática Economia e Finanças (NPEF)

EDITAL Nº 02/2017 Núcleo de Prática Contábil (NPC) Núcleo de Prática Economia e Finanças (NPEF) EDITAL Nº 02/2017 Núcleo de Prática Contábil (NPC) Núcleo de Prática Economia e Finanças (NPEF) A Coordenação dos Cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Tecnólogo em Gestão Financeira do Centro

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGIA // LICENCIATURA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGIA // LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGIA // LICENCIATURA Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Pedagogia 1 - APRESENTAÇÃO O presente regulamento disciplina o processo de planejamento,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2018

RESOLUÇÃO Nº 02/2018 RESOLUÇÃO Nº 02/2018 Institui o Regulamento do Programa de Monitoria Acadêmica da Faculdade Assis Gurgacz- FAG TOLEDO. O Presidente do Conselho Superior da Faculdade Assis Gurgacz FAG Toledo, Estado do

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE HIGIENE DOS ALIMENTOS CAPÍTULO I. Dos Objetivos e Definições

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE HIGIENE DOS ALIMENTOS CAPÍTULO I. Dos Objetivos e Definições REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE HIGIENE DOS ALIMENTOS Dispõe sobre o REGULAMENTO do Laboratório de Higiene dos Alimentos do Núcleo de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Escola de Nutrição da Unirio. CAPÍTULO

Leia mais

Regulamento do. Laboratório de Informática DMAFE

Regulamento do. Laboratório de Informática DMAFE Mistério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Sudeste MG Campus Rio Pomba Departamento de Matemática Física e Estatística - DMAFE Regulamento do Laboratório de Informática

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS 2018 Página 1 de 9 1. Apresentação Este documento apresenta as diretrizes para a realização das Atividades Complementares nos cursos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO REGULAMENTO Art.1º - A Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, anexa no final deste manual, considera estágio curricular atividades exercidas em situações reais de vida e de trabalho, constituindo-se em

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 25 DE 22/12/2009. Procedimentos para Institucionalização de Grupos de Pesquisa

PORTARIA NORMATIVA Nº 25 DE 22/12/2009. Procedimentos para Institucionalização de Grupos de Pesquisa PORTARIA NORMATIVA Nº 25 DE 22/12/2009 Procedimentos para Institucionalização de Grupos de Pesquisa O DIRETOR DA FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA, MURILO MARTINS de ANDRADE, no uso de suas atribuições

Leia mais

d) possibilitar a aplicação da teoria estudada na graduação à prática, no mercado de trabalho;

d) possibilitar a aplicação da teoria estudada na graduação à prática, no mercado de trabalho; Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Coordenação de Apoio ao Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Juniores Caro (a) diretor (a), Caro (a) coordenador (a), O Presidente

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO. Regulamento de Atividades Complementares

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO. Regulamento de Atividades Complementares CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares O presente Regulamento disciplina o funcionamento e o registro acadêmico das Atividades Complementares

Leia mais

Faculdade De Quatro Marcos REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Faculdade De Quatro Marcos REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 Disposições preliminares... 3 CAPÍTULO II... 3 Das atividades complementares... 3 Seção I... 4 Atividades de iniciação científica...

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SANTOS E.E. Prof. Adelino Chuba Guímaro Rua Aracajú, nº 35-40, Jardim Real Presidente Epitácio, São Paulo

Leia mais

CETRO CONSULTORIA EDUCACIONAL E PARTICIPAÇÕES LTDA FACULDADE DE ITAPECERICA DA SERRA FIT

CETRO CONSULTORIA EDUCACIONAL E PARTICIPAÇÕES LTDA FACULDADE DE ITAPECERICA DA SERRA FIT CETRO CONSULTORIA EDUCACIONAL E PARTICIPAÇÕES LTDA FACULDADE DE ITAPECERICA DA SERRA FIT Regulamento de Estágio Supervisionado REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I Das Disposições da Lei Artigo

Leia mais

PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando disposições contrárias. Bragança Paulista, 23 de fevereiro de 2017.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando disposições contrárias. Bragança Paulista, 23 de fevereiro de 2017. RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 9/2017 APROVA O REGULAMENTO DO CENTRO TÉCNOLÓGICO FREI CONSTÂNCIO NOGARA, DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: TURISMO NOVA IGUAÇU Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao mercado,

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO DE TERESINA

FACULDADE ESTÁCIO DE TERESINA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES Estabelece critérios para aproveitamento e validação das atividades complementares que compõem o currículo pleno dos cursos de graduação Da Natureza,

Leia mais

REGULAMENTO GERAL PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIUV

REGULAMENTO GERAL PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIUV REGULAMENTO GERAL PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIUV União da Vitória 2017 Curso de Engenharia Civil CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º - As atividades complementares do

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM SECRETARIADO EXECUTIVO Regulamento de Atividades Complementares O presente Regulamento disciplina o funcionamento e o registro acadêmico das Atividades Complementares

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO N o 14/2013, DE 02 DE JULHO DE 2013 Reedita, com alterações, a Resolução n o 03/2006, de 29 de junho de 2006, que aprovou o Regimento do Centro de Microscopia da UFMG. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA.

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA. Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas, Licenciatura da Faculdade

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2017/1

COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2017/1 COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2017/1 Manaus, Fevereiro de 2017 1 Tipo de Projeto ( x ) Formação Complementar (X) Extensão ( ) Formação de Professores (x ) Pesquisa Tema da Atividade:

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - A Coordenação do Curso de Licenciatura em Química da UTFPR Campus

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento dispõe sobre as Atividades Complementares na Faculdade do Futuro. CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

REGULAMENTO DAS AACC - ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS DO CURSO: GESTÃO EMPRESARIAL

REGULAMENTO DAS AACC - ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS DO CURSO: GESTÃO EMPRESARIAL _ REGULAMENTO DAS AACC - ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS DO CURSO: GESTÃO EMPRESARIAL Versão: 1.2 02/02/2018 Criado por: Renan França Gomes Nogueira CRUZEIRO - SP 2018 _ _ REGULAMENTO Este regulamento

Leia mais

Atividades complementares:

Atividades complementares: Atividades complementares: As Atividades Curriculares Complementares, Científicas e Culturais são um componente curricular obrigatório enriquecedor do perfil do formando e que deverão possibilitar o desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS 1. APRESENTAÇÃO () A Faculdade de Balsas tem como seu principal objetivo oferecer aos seus alunos, uma sólida base de conhecimentos, conceitos, posturas

Leia mais

FACULDADE DE ORLÂNDIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES

FACULDADE DE ORLÂNDIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES Profª. Ms. Ana Laura Arruda Diretora Geral Profª. Ms. Maria Suzana de Oliveira Campos Coordenadora de Acadêmicas Curriculares Complementares

Leia mais

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL Uma organização autossustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando trabalho voluntário. Agentes Multiplicadores

Leia mais

Capítulo I Das Disposições Gerais

Capítulo I Das Disposições Gerais 18 ATIVIDADES COMPLEMENTARES Todos os alunos do curso de agronomia deverão cumprir 200 horas de atividades complementares para atenderem as exigências curriculares visando a obtenção de título. As atividades

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 029/2012/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 029/2012/CONEPE RESOLUÇÃO Nº 029/2012/CONEPE Dispõe sobre o Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Graduação de Licenciatura da UNEMAT. O Reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT, no uso das atribuições

Leia mais

VOTO CONSU de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

VOTO CONSU de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA VOTO CONSU 2012-04 de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Programa de Monitoria do Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP é um programa

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO EM FISIOTERAPIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2016-2018 CURITIBA 2016 Página 2 de 7 DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA, BACHARELADO Regulamento do estágio supervisionado não obrigatório Das disposições gerais O presente

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Educação Física - Licenciatura Campus: Nova Iguaçu Missão A missão do Curso de Educação Física no campus Nova Iguaçu é formar Professor de Educação Física generalista,

Leia mais