Mecânica. Forças Conservativas e a Energia Mecânica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mecânica. Forças Conservativas e a Energia Mecânica"

Transcrição

1 Mecânica Forças Conservativas e a Energia Mecânica

2 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 1 Forças Conservativas O trabalho realizado por uma força, quando do deslocamento de uma partícula entre dois pontos, envolve uma integral de caminho. Seja um dos caminhos possíveis. ssim, para indicar tal dependência, escrevemos: a b Figura 1a: Dois pontos podem ser interligados por diferentes curvas. W = F dr. Γ Figura 1b: O trabalho realizado por uma força conservativa num caminho fechado se anula. ( 1 ) O fato é que, de acordo com a figura 1, dois pontos podem ser interligados por meio de infinitos caminhos. propósito da dependência do trabalho realizado por uma força com o caminho interligando dois pontos e, em particular, do ponto de vista da grandeza física denominada energia potencial, as forças podem ser divididas em duas grandes categorias: conservativas e não conservativas. Para entendermos a diferença, consideremos o deslocamento de uma partícula de um ponto para um ponto do espaço. Existem infinitas maneiras de irmos de um ponto até o ponto e utilizar infinitos caminhos (ou seja, curvas). Por exemplo, podemos ir de até seguindo pelos caminhos 1, ou 3 da figura 1. Dizemos que uma força é conservativa se o trabalho realizado por ela, quando do deslocamento entre dois pontos e, não depende do caminho que interliga esses dois pontos, ficando subentendido que tais pontos são, a rigor, arbitrários. essas forças associamos o conceito de energia potencial.

3 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica Outra definição equivalente a essa é a que leva em conta a integral de caminho da força ao longo de uma caminho fechado. Dizemos que uma força é conservativa se o trabalho realizado por ela ao longo de um caminho fechado qualquer (isto é, indo de um ponto e voltando ao mesmo ponto) resulta ser nulo. Ou seja, por essa definição, uma força é conservativa se, para qualquer caminho, W = 0. ( ) Já vimos que uma força é conservativa se o trabalho realizado no percurso de até só depende dos pontos e. Como os pontos e têm posição r e r, podemos escrever essa dependência da seguinte forma: W = U r U r = ( ) ( ) F dr onde U( r) é uma função do vetor posição (isto é, depende de ). Essa função é conhecida como a função energia potencial. ( 3 ) função Ur ( ) é de fundamental importância na física e ela recebe o nome de energia potencial. energia potencial em um ponto, cujas coordenadas são especificadas pelo vetor r é Ur ( ), dá o valor da energia potencial nesse ponto. mesma função calculada no ponto, cujo vetor de posição é r, U( r ) é a energia potencial da partícula no ponto. Note que a definição (000) implica, naturalmente, que W = 0. Ou seja, o fato de que, num caminho fechado, o trabalho realizado pela força se anula é uma consequência do sinal menos na expressão (000). O que faz uma partícula possuir energia - a energia potencial, pelo simples fato de ela ocupar uma determinada posição no espaço? resposta é bastante simples. Esta forma de energia surge como resultado da interação entre os objetos. E essa interação tem sua intensidade dependente da posição dos objetos. Potencial se refere à posição do objeto. energia potencial resulta sempre de alguma força (ou interação) que lhe deu origem.

4 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 3 No entanto, nem todas as forças dão origem a essa forma de energia (energia potencial). lgumas (como as forças de atrito) acabam dissipando, isto é, consumindo energia. essas forças damos o nome de forças não conservativas. ssim, classificamos as forças em duas grandes categorias: Forças conservativas Dão origem a alguma forma de energia potencial Forças não conservativas não podemos associar a elas uma forma de energia potencial. Uma questão relevante, do ponto de vista prático, consiste em encontrar um critério simples para que possamos determinar se uma força é ou não conservativa sem que tenhamos de efetuar integrais ao longo de caminhos. De fato, a partir da definição da energia potencial ( ), podemos introduzir um critério para determinarmos se uma força é conservativa ou não. Lembramos, primeiramente, que todo campo vetorial pode ser modificado através de uma operação que envolve um campo vetorial, denominada rotacional do campo. Mediante tal operação, criamos um novo campo a partir do campo original. Para um campo vetorial qualquer, como o campo elétrico ( Er ( )), o rotacional do campo é definido como um novo campo cujas componentes são dadas pelo determinante de uma matriz, de acordo com a expressão: i j k ( 4 ) E( r) det. x y z E x Ey Ez Ou seja, o rotacional de Er ( ) é um vetor cujas componentes são dadas por: ( ) E E + E E E r + E i j y z z x x E k y z y x z y x seguir, será mostrado que se pode decidir se uma força é conservativa a partir da análise do seu rotacional. Mais precisamente, se a força for tal que o seu rotacional se anula, então, a força é conservativa. ( F r )= 0. ( ) ssim, para verificarmos se uma força é conservativa ou não, basta tomarmos o rotacional da força. Se o rotacional da força resultar nulo, a força é conservativa. Caso contrário, ela não é conservativa. ( 5 ) ( 6 )

5 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 4 Força a partir da Energia Potencial Podem-se definir forças conservativas a partir de outro critério, a saber, dizemos que uma força é conservativa se ela deriva de uma função escalar, ou seja, uma força é conservativa se existir uma função U( r) tal que a força seja dada pela expressão: F r U r ( )= ( ) ( 7 ) Veremos que a função escalar U( r) é a energia potencial. Por esse critério, no caso de uma força geral, a relação, quando existir, é tal que as componentes da força são determinadas a partir de derivadas parciais da energia potencial. Ou seja: U x, yz, U x, yz, U x, yz, Fx( x, yz, ) Fy( x, yz, ) Fz ( x, yz, ) ( 8 ) x y z onde as derivadas parciais ( U U U,, ) apenas indicam que devemos derivar a função U como x y z = ( ) = ( ) = ( ) se ela fora dependente apenas de x, y ou z em cada um dos casos. bem da verdade, deve-se frisar que nem todas as forças podem ser escritas como derivadas sob a forma (000). Definem-se forças conservativas como aquelas que podem ser escritas sob a forma (000). Só para tais forças podemos falar em energia potencial associada à interação. definição de força conservativa nos leva ao critério simples já enunciado pela expressão (000). Para verificar isso consideremos a força dada pela expressão (000). O rotacional da força é dado por: ( ) F F + F F F r + F i z y x z y F x j k y z z x x y ( 9 )

6 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 5 Para uma força dada pela expressão (000), obtemos: = + F F z y U U = 0 y z yz z y F x Fz z x = + U U = 0 z x xz = + Fy F U U x = 0 x y xy yx ( 10 ) ou seja, um força conservativa é tal que seu rotacional é nulo. O Gradiente de uma Função Escalar Uma vez introduzido o conceito de forças conservativas, podemos nos perguntar sobre a melhor maneira de determinar a energia potencial. Isto será feito logo em seguida. No entanto, antes de fazê-lo, devemos introduzir alguns conceitos do cálculo vetorial bem como propriedades de campos vetoriais. Dada uma função escalar, ou campo escalar, podemos construir um campo vetorial a partir desse campo escalar, tomando derivadas parciais e multiplicando por versores. essa operação denominamos aplicar o operador gradiente à função escalar. ssim, definimos o operador gradiente (símbolo ) como aquele que, aplicado sobre uma função escalar, leva a um campo vetorial definido através da identidade: V x, yz, V x, yz, V x, yz, V x, yz, i j k. x y z ( ) ( ) + ( ) + ( ) Uma propriedade importante do operador gradiente é a de que uma variação infinitesimal da grandeza física representada pelo campo escalar (dv) pode ser expressa por meio do uso desse operador. variação infinitesimal de uma função V(x, y, z)é definida como a diferença da função para pontos do espaço muito próximos. Para escrevermos uma expressão para a variação infinitesimal, consideremos a variação: ( 11 ) V V r + r V r. ( ) ( ) ( 1 )

7 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 6 Vamos agora expandir a grandeza escalar V( r + r) V x+ x, y+ y, z+ z ( ) ( 13 ) em potências das variações x, y e z, utilizando, para isso, a expansão de Taylor para funções de muitas variáveis: V V V V V( x+ xy+ yz+ z)= V( xyz)+ x + y + z + 1,,,, x x y z x + V + xy x y... ( 14 ) ssim, até termos de primeira ordem, podemos escrever: V V V V( x, yz, ) x + y + z, x y z ( 15 ) donde concluímos, pela definição do gradiente, que, para valores infinitesimais dos deslocamentos, podemos escrever: dv = ( V) dr. ( 16 ) Outra propriedade importante em relação à variação infinitesimal é a integral da variável entre dois pontos ser dada pela diferença: dv = V( r) dr e, consequentemente, de (000) resulta que a integral de linha do gradiente de uma função é escalar e dada pela diferença entre a função calculada em dois pontos do espaço: dv V r V r = ( ) ( ) resultado esse que não depende do caminho utilizado quando integramos o vetor V( r) ao longo de um caminho que interliga os pontos e. ( 17 ) ( 18 )

8 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 7 Trabalho e Variação da Energia Potencial ssim, se uma força for conservativa, de acordo com a definição, o trabalho é realizado por uma força quando uma partícula se desloca entre dois pontos e quaisquer. Para verificamos isso, lembramos que a partir de (000) temos: Tendo em vista que: W F r dr du = ( ) = ( 19 ) du r U r U r ( )= ( ) ( ) o trabalho realizado pela força entre os pontos e não depende do caminho, apenas desses pontos e é dado por: W F r dr U r U r. = ( ) = ( ) ( ) ssim, fazendo uso do formalismo matemático, podemos associar por meio da definição (000), envolvendo o operador gradiente, a energia potencial à força. Essa associação, por outro lado, faz com que a força seja derivada da função energia potencial. definição de energia potencial como uma função ou campo, a partir da qual podemos determinar a força, leva-nos ao problema inverso, ou seja, o de determinar a energia potencial uma vez conhecida uma expressão analítica da força. ( 0 ) ( 1 ) Caso Unidimensional O caso unidimensional é um caso muito especial e isso porque, se a força depender apenas da posição, ela é conservativa, uma vez que podemos escrever ( ). du x Fx ( x)= dx ( )

9 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 8 O rotacional dessa força é nulo, uma vez que: F x x Fx x Fx ( x) i j k = 0 z y ( ) ( ) + ( ) ( 3 ) O trabalho realizado por essa força, quando o móvel se desloca de um ponto de coordenadas x 0 até outro ponto de coordenada x, só depende dessas coordenadas. Ou seja: x = ( ) W F x dx x x0 x x0 ssim, não importa se a partícula foi e voltou várias vezes. O que importa são as coordenadas do ponto. Portanto, dada a dependência da força em relação à posição, a energia potencial será determinada pela integral: ' '. ( 4 ) ( ) ( x 0 )= x ( ') '. x0 U x U x F x dx ssim, por exemplo, no caso da força elástica, a diferença de energia potencial é dada por: ( 5 ) ' ' U x U x k xdx x x0 k x ( x 0 ). ( ) ( )= = 0 Donde resulta que, para o caso da força elástica, a energia potencial é dada pela expressão: ( 6 ) kx U( x)= ( 7 ) O fato é que forças unidimensionais são, em geral, forças conservativas. determinação do potencial envolve uma integral de função de uma variável apenas. Energia Potencial: Forças Constantes Para entendermos a estreita relação entre força e energia potencial, consideremos o caso de uma força constante. Escrevamos essa força sob a forma: F = F i + F j + F k 0 0x 0y 0z ( 8 )

10 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 9 onde F 0x, F 0y e F 0z são constantes associadas às componentes da força. É muito fácil constatar, por meio de uma derivação muito simples, que a função definida por: U(x, y, z) = F 0x x F 0y y F 0z z ( 9 ) é a energia potencial associada à força constante Energia Potencial a partir da Força Podemos determinar, em muitos casos, a energia potencial mediante o uso da sua relação com a força dada como o gradiente dela. Consideraremos o potencial gravitacional de um corpo de massa m. Para tanto, recorremos à lei da gravitação universal. Figura : energia potencial gravitacional depende da altura. Uma das grandes contribuições de Newton foi a lei da gravitação universal. partir dessa lei pode-se mostrar que um objeto esférico de massa M, como a Terra, exerce uma força sobre outro objeto de massa m de tal forma que, adotando-se a origem do sistema de coordenadas no centro

11 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 10 do objeto esférico, o centro da Terra, por exemplo, a força gravitacional pode ser escrita, em função do vetor de posição da partícula de massa m, da seguinte forma: F = mmg r ( 30 ) 3 r, onde r é o vetor de posição da partícula de massa m. Em coordenadas cartesianas, a expressão para a força dada acima é: xi + yj + zk F = mmg. x + y + z 3 / ( ) ( 31 ) De acordo com a definição de energia potencial, ela pode ser determinada a partir das seguintes relações: F F F x y z = mmg = mmg = mmg x ( x + y + z ) 3 / y ( x + y + z ) 3 / z ( x + y + z ) 3 / U x yz = (,, ) x ( ) = U x, yz, y U x, yz, = ( ). z ( 3 ) função U (x, y, z) que satisfaz as condições acima é: GmM U( x, yz, )=. / x + y + z 1 ( ) Utilizando coordenadas esféricas, a energia potencial gravitacional se escreve como: GmM U( r)=. r ( 33 ) ( 34 ) Outro exemplo simples é o de uma força constante. Nesse caso, escrevemos: F = F 0. ( 35 )

12 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 11 dotando-se o eixo z na direção da força orientando-o no mesmo sentido, a definição de energia potencial nos leva à seguinte expressão para a energia potencial: U( z)= Fz 0. ( 36 ) partir da expressão acima, temos outra forma de deduzir a expressão (000) para a energia potencial. Verificamos assim que ela é válida, no entanto, para pontos próximos à superfície terrestre. Para tais pontos, podemos escrever, de uma forma aproximada: r R. ( 37 ) E, portanto, o módulo da força dada em (000) é aproximadamente constante: Energia Potencial Eletrostática F mmg mg R. ( 38 ) lei de Coulomb determina o comportamento da força entre duas cargas elétricas puntiformes, cujos valores são Q 1 e Q. Quando a origem do sistema de coordenadas for colocada exatamente onde se encontra uma delas, no caso adotamos a partícula 1. De acordo com a lei de Coulomb, a força elétrica entre elas pode ser escrita, em função do vetor de posição da partícula de carga Q, da seguinte forma: QQ 1 xi + yj + zk F =, 4πε 0 x + y + z 3 / ( ) ( 39 ) adotando, na expressão acima, o sistema MKS. Tendo em vista a semelhança com a força gravitacional, basta seguirmos os mesmos passos acima para concluir que a energia potencial eletrostática de duas cargas elétricas é dada, em função da distância entre elas, pela expressão: QQ 1 1 U( x, yz, )= / 4πε0 x + y + z ( ) 1 ( 40 ) Figura 3: Energia potencial elétrica.

13 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 1 Energia Mecânica e sua Conservação Vemos pela equação (000) que o trabalho é uma medida da variação da energia cinética. Ou seja, mv mv mv W = d = ( 41 ), Portanto, se considerarmos as duas expressões, (000) e (000), sobre o trabalho realizado entre e, podemos escrever para forças conservativas as identidades: mv mv W = = U ( r ) U ( r ) ( 4 ) ou, equivalentemente, mv mv + U( r)= U( r)+. ( 43 ) À soma da energia potencial e da energia cinética damos o nome de energia mecânica. Como na expressão acima os pontos e são arbitrários, concluímos que ela vale para qualquer ponto: E mv = + U( r). ( 44 ) Naturalmente, o resultado acima só faz sentido para forças conservativas. gora entendemos melhor o que significa uma força ser conservativa. Para essas forças, quando nos deslocamos de um ponto para outro, a energia mecânica se conserva, isto é, assume o mesmo valor em qualquer ponto do espaço. Para efeito de ilustração, consideremos o caso de um ponto material, ou partícula. Nesse caso, podemos considerar apenas duas formas de energia: a energia potencial e a energia cinética. soma dessas duas formas de energia define a energia mecânica, a qual é dada por: mv E = Ec + Ep = + U( r) ( 45 )

14 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 13 Existe uma classe de fenômenos, a serem estudados a seguir, para os quais a soma das duas energias se conserva. Escrevemos assim que a energia mecânica é constante: mv U r E + ( )= É importante apontar para o fato de que nenhuma das duas formas de energia é constante. Tendo em vista que a energia mecânica é conservada, é de se esperar que, ao longo do movimento, no qual ocorrem mudanças de posição, uma forma de energia converte-se, continuamente, em outra forma de energia. Quando atiramos uma pedra para o alto, imprimimos uma energia cinética a ela, a qual irá se reduzindo paulatinamente até que ela atinja o ponto mais alto. Nesse ponto de altura máxima, a energia cinética será mínima. Consequentemente, a energia cinética impressa ao corpo foi convertida, parcialmente, em energia potencial. partir do momento em que a pedra inicia o movimento descendente, iniciamos a fase do movimento na qual existe conversão de energia potencial em energia cinética. Isso pode ser inferido a partir da expressão da energia de uma partícula sujeita a um campo gravitacional constante. Nesse caso, a energia mecânica é dada pela expressão: 0 ( 46 ) 1 E0 = mv + mgz ( 47 ) O exemplo acima não é um caso particular. Em geral, vale a premissa de que, nos pontos para os quais a energia potencial é mínima, a energia cinética será máxima. E vice-versa. Esse é o princípio de funcionamento das montanhas russas num parque de diversões. altitude máxima atingida por uma pedra, a partir do conhecimento da sua velocidade inicial, pode ser determinada sem o conhecimento da solução da equação de movimento. Para pequenas altitudes, aquelas para as quais a altura é muito menor do que o raio da Terra (ou seja, z R, podemos utilizar a expressão (000). No entanto, no caso de grandes altitudes, devemos fazer uso da expressão da energia em função da distância até o centro da Terra: E = 1 mv m MG r ( 48 ) onde M é a massa da Terra e G é a constante da gravitação universal.

15 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 14 asta utilizar a conservação da energia mecânica. Outras aplicações, como a velocidade de escape de um projétil na superfície da Terra, deverão ser analisadas ao longo do texto. Figura 4: o longo do movimento, e independentemente de onde o objeto esteja. Quando analisamos o movimento dos projéteis que se movem a pequenas distâncias sobre a superfície da Terra podemos fazer uso da expressão aproximada (000). exercícios resolvidos Energia no Movimento dos Projéteis Tendo em vista que a energia mecânica é conservada, é de se esperar que, ao longo do movimento dos projéteis, no qual ocorrem mudanças de posição, uma forma de energia se converta, continuamente, em outra forma. Quando atiramos uma pedra para o alto, imprimimos uma energia cinética a ela, a qual irá se reduzindo paulatinamente até atingir o ponto mais alto. Nesse ponto, a energia cinética será mínima. Consequentemente, a energia cinética impressa ao corpo foi parcialmente convertida em energia potencial. partir do momento em que a pedra inicia o movimento descendente, começa a fase do movimento na qual existe conversão de energia potencial em energia cinética. Isso pode ser inferido a partir da expressão da energia de uma partícula sujeita a um campo gravitacional constante. Nesse caso, a energia mecânica é dada pela expressão: 1 E = mv + mgz. ( 49 )

16 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 15 Figura 3: Conservação da energia é o princípio de funcionamento de alguns brinquedos nos parques de diversão. O exemplo da figura 3 não é um caso particular. Em geral, vale a premissa de que, nos pontos para os quais a energia potencial é mínima, a energia cinética será máxima. E vice-versa. Esse é o princípio de funcionamento das montanhas russas num parque de diversões. altitude máxima atingida por uma pedra, a partir do conhecimento da sua velocidade inicial, pode ser determinada sem o conhecimento da solução da equação de movimento. Para pequenas altitudes, aquelas para as quais a altura é muito menor do que o raio da Terra (ou seja, z R), podemos utilizar a expressão (000). No entanto, no caso de grandes altitudes, devemos fazer uso da expressão da energia em função da distância até o centro da Terra: E = 1 mv m MG, r ( 50 ) onde M é a massa da Terra e G é a constante da gravitação universal. ssim, além da aplicação envolvendo os movimentos próximos da superfície terrestre, a expressão (000) nos permite fazer outras aplicações, como a velocidade de escape de um projétil na superfície da Terra, que podem ser analisadas ao longo do texto. Figura 4: À medida que um projétil sobe, sua energia potencial cresce, aproximadamente, de forma linear com a altura.

17 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 16 Energia na presença de Campos Elétricos Quando uma partícula se movimenta numa região onde existem campos elétricos estáticos permeando o seu espaço de deslocamento, ela adquire energia mecânica dada por: 1 E = mv + U( r ), ( 51 ) onde agora U é a energia potencial eletrostática. Essa energia é aquela associada à interação entre o corpo de carga q com as demais cargas elétricas que produzem o campo ao qual ele está sujeito. título de ilustração, consideremos o caso em que uma partícula de carga q interage com outra partícula dotada de carga Q. Nesse caso, considerando-se uma partícula de velocidade v, e a uma distância r entre elas, a energia mecânica é dada por: 1 qq E = mv + 4πε 0 1. r ( 5 ) Um exemplo bastante simples é o do átomo. Nesse caso, um elétron de carga (onde e é a unidade elementar de carga elétrica) interage com o núcleo dotado de carga Q = Ze (onde Z é o número atômico). ssim, a energia de um elétron em movimento no átomo é dada por: 1 Ze E = mev 4πε 0 1, r ( 53 ) onde m e é a massa do elétron. Figura 5: energia potencial elétrica tem o mesmo comportamento, com respeito à distância, que a energia potencial gravitacional.

18 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 17 Energia do Movimento Harmônico Simples Já vimos no capitulo 6 que a energia potencial associada a uma força elástica é dada por: E kx. p = ( 54 ) Utilizando a expressão (000), vemos que a energia potencial varia com o tempo de acordo com a expressão: k E = ( p t + ) 0 cos ω ϕ. ( 55 ) energia cinética, dada por: E mv c = ( 56 ) também varia com o tempo. Utilizando a equação (000), vemos que a dependência da energia cinética em relação ao tempo é dada por: m k E = c sen ( ω t + )= sen ω ϕ ( t + ) 0 ω ϕ 0, ( 57 ) sendo que, na expressão acima, utilizamos a relação (000). soma da energia cinética com a energia potencial nos dá a energia mecânica (E). Nesse caso, escrevemos mv E = Ec + Ep = + kx. ( 58 ) Sabemos que a energia mecânica se conserva no movimento. Podemos verificar isso explicitamente somando as expressões (000) e (000). Obtemos k E E E sen = c + p = ( t ω + ϕ )+ ( t + ) 0 cos ω ϕ0. ( 59 )

19 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 18 Sabemos que sen φ + cos φ. Portanto, de (000) segue-se que a expressão da energia mecânica é: k E = Ec + Ep =. ( 60 ) figura 6 ilustra o que acontece com as várias formas de energia à medida que o tempo passa. Note-se que a energia cinética e a energia potencial variam de tal forma que a soma permanece constante. Figura 6: Gráfico das energias em movimento MHS com o passar do tempo. Consideremos agora a lei de Coulomb, a qual determina o comportamento da força entre duas cargas elétricas puntiformes cujos valores são Q 1 e Q. Quando a origem do sistema de coordenadas for localizada exatamente onde se encontra uma delas, a expressão se simplifica. dotamos, a seguir, o referencial com origem na partícula 1. De acordo com a lei de Coulomb, a força elétrica entre elas pode ser escrita, em função do vetor de posição da partícula de carga Q, da seguinte forma: F QQ r 3 ( 61 ) 4πε r = 1 0 adotando, na expressão acima, o sistema MKS.

20 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 19 Potência de uma Força Consideremos uma força F que, durante um intervalo de tempo t, realiza um trabalho W. Definimos a potência média (P m ) dessa força, nesse intervalo de tempo, por: W P = m t ( 6 ) potência instantânea, ou apenas potência representada por P, é definida por: W P = lim t t. 0 ( 63 ) potência de uma força é a derivada do trabalho desta em relação ao tempo. Lembrando a equação (000), observamos que, para deslocamentos infinitesimais dr causados pela aplicação da força F, o trabalho infinitesimal realizado pela força é: dw = F dr, ( 64 ) portanto, de (000) resulta que a potência é dada pelo produto escalar: P dw F dr = = = F v, dt dt ( 65 ) onde v é a velocidade instantânea. Forças Dissipativas Consideremos o caso de uma partícula sob a ação de uma força dissipativa ( F d ) e um conjunto de forças conservativas que representamos como F. De acordo com o resultado que estabelece uma relação entre trabalho e variação de energia cinética, temos: mv mv ( F + Fd ) dr = ( 66 )

21 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 0 Tendo em vista que a força ou as forças representadas por mv mv U( r) U( r)+ Fd dr = E esta equação pode ser escrita como uma diferença de energias: Fd dr = E E Introduzindo o tempo como variável de integração, a equação acima pode ser escrita como: t F dr dt dt E E d = t ( 67 ) ( 68 ) ( 69 ) O primeiro termo é a potência da força dissipativa integrada ao longo de um intervalo de tempo. Ou seja: t F dr t t ( 70 ) dt dt P t dt de dt dt E E d = d () = = t t t Donde concluímos que P t F dr d ()= d dt ( 71 ) Dá a taxa com que a energia mecânica varia. Em geral, como no caso das forças viscosas e de atrito, ao longo do movimento, uma força dissipativa tem o sentido contrário ao do movimento; portanto: F dr d ( 7 ) dt <0 Consequentemente, para forças dissipativas, temos:

22 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 1 de dt < 0 E < E ( 73 ) Ou seja, as forças dissipativas, quando atuam, levam à redução da energia do sistema. Portanto, dissipam energia. Daí a razão para o nome. Unidades de Energia e Potência No SI, a unidade de energia é o Joule (símbolo J ). unidade de potência é o watt, cujo símbolo é W. unidade de potência watt é a potência de um trabalho unitário joule (J) dividido pelo intervalo de tempo unitário de um segundo (s): 1W = 1J/1s ( 74 ) No entanto, por razões históricas, às vezes são usadas outras unidades: 1HP = 1horse power = 746W 1cv = 1cavalo vapor = 735W ( 75 )

23 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica Exercícios Resolvidos: Energia Mecânica e sua Conservação EXEMPLO Figura 000 ilustra um bate-estaca em operação: o martelo de massa 1 tonelada é inicialmente erguida a 4 metros acima do topo da estaca. Uma vez solto, o martelo cai e atinge o topo da estaca. Descreva as transformações de energia até o martelo colidir com a estaca. Considerar g = 10 N/kg. RESOLUÇÃO O martelo, em relação ao topo da estaca, tem energia potencial Ep = mgz = (1.000 kg)(10 N/kg)(4 m) = 40 kj. ( 76 ) Conforme o martelo entra em queda livre (desprezando a resistência do ar), a sua energia potencial gravitacional diminui e a sua energia cinética aumenta igualmente. Durante a queda, Ec + Ep = E = 40 kj. o colidir com o topo da estaca, a energia potencial da estaca é nula e a cinética é Ec = 40 kj. Parte dessa energia transforma-se em trabalho (energia mecânica) responsável pela penetração da estaca no solo. Outra parte é transformada em outras formas de energia (energia térmica, sonora, por exemplo). Figura 7: Um bate-estaca converte energia potencial em energia cinética e essa pode ser facilmente utilizada. / Fonte: daptado de Thinkstock.

24 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 3 Como usar este ebook Orientações gerais Caro aluno, este ebook contém recursos interativos. Para prevenir problemas na utilização desses recursos, por favor acesse o arquivo utilizando o dobe Reader (gratuito) versão 9.0 ou mais recente. otões Indica pop-ups com mais informações. Sinaliza um recurso midiático (animação, áudio etc.) que pode estar incluído no ebook ou disponível online. juda (retorna a esta página). Créditos de produção deste ebook. Indica que você acessará um outro trecho do material. Quando terminar a leitura, use o botão correspondente ( ) para retornar ao ponto de origem. ons estudos!

25 Mecânica» Forças Conservativas e a Energia Mecânica 4 Créditos Este ebook foi produzido pelo Centro de Ensino e Pesquisa plicada (CEP), Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). utoria: Gil da Costa Marques. Revisão Técnica e Exercícios Resolvidos: Paulo Yamamura. Coordenação de Produção: eatriz orges Casaro. Revisão de Texto: Marina Keiko Tokumaru. Projeto Gráfico e Editoração Eletrônica: Daniella de Romero Pecora, Leandro de Oliveira e Priscila Pesce Lopes de Oliveira. Ilustração: lexandre Rocha, line ntunes, enson Chin, Camila Torrano, Celso Roberto Lourenço, João Costa, Lidia Yoshino, Maurício Rheinlander Klein e Thiago. M. S. nimações: Celso Roberto Lourenço e Maurício Rheinlander Klein.

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo de a para b é dado por: = =

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 6. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo de a para b é dado por: = = Energia Potencial Elétrica Física I revisitada 1 Seja um corpo de massa m que se move em linha reta sob ação de uma força F que atua ao longo da linha. O trabalho feito pela força para deslocar o corpo

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I (MAF 2201) Prof.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I (MAF 2201) Prof. 01 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I (MAF 2201) Prof. EDSON VAZ NOTA DE AULA III (Capítulo 7 e 8) CAPÍTULO 7 ENERGIA CINÉTICA

Leia mais

Capítulo 7 Conservação de Energia

Capítulo 7 Conservação de Energia Função de mais de uma variável: Capítulo 7 Conservação de Energia Que para acréscimos pequenos escrevemos Onde usamos o símbolo da derivada parcial: significa derivar U parcialmente em relação a x, mantendo

Leia mais

POTENCIAL ELÉTRICO. por unidade de carga

POTENCIAL ELÉTRICO. por unidade de carga POTENCIAL ELÉTRICO A lei de Newton da Gravitação e a lei de Coulomb da eletrostática são matematicamente idênticas, então os aspectos gerais discutidos para a força gravitacional podem ser aplicadas para

Leia mais

Lista de Exercícios - Unidade 6 Aprendendo sobre energia

Lista de Exercícios - Unidade 6 Aprendendo sobre energia Lista de Exercícios - Unidade 6 Aprendendo sobre energia Energia Cinética e Potencial 1. (UEM 01) Sobre a energia mecânica e a conservação de energia, assinale o que for correto. (01) Denomina-se energia

Leia mais

ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA Física Geral I (1108030) - Capítulo 04

ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA Física Geral I (1108030) - Capítulo 04 ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA Física Geral I (1108030) - Capítulo 04 I. Paulino* *UAF/CCT/UFCG - Brasil 2012.2 1 / 15 Sumário Trabalho e EP Energia potencial Forças conservativas Calculando

Leia mais

Leis de Conservação. Exemplo: Cubo de gelo de lado 2cm, volume V g. =8cm3, densidade ρ g. = 0,917 g/cm3. Massa do. ρ g = m g. m=ρ.

Leis de Conservação. Exemplo: Cubo de gelo de lado 2cm, volume V g. =8cm3, densidade ρ g. = 0,917 g/cm3. Massa do. ρ g = m g. m=ρ. Leis de Conservação Em um sistema isolado, se uma grandeza ou propriedade se mantém constante em um intervalo de tempo no qual ocorre um dado processo físico, diz-se que há conservação d a propriedade

Leia mais

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA CAPÍTULO 1 AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA Talvez o conceito físico mais intuitivo que carregamos conosco, seja a noção do que é uma força. Muito embora, formalmente, seja algo bastante complicado

Leia mais

Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe Disciplina: Física Geral e Experimental III Curso: Engenharia de Produção Assunto: Gravitação Prof. Dr. Marcos A. P. Chagas 1. Introdução Na gravitação

Leia mais

Ec = 3. 10 5 J. Ec = m v 2 /2

Ec = 3. 10 5 J. Ec = m v 2 /2 GOIÂNIA, / / 015 PROFESSOR: MARIO NETO DISCIPLINA:CIÊNCIA NATURAIS SÉRIE: 9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Uma das formas de energia, que chamamos de energia mecânica, que pode ser das seguintes

Leia mais

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente:

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente: Rumo ao ITA Física Análise Dimensional Ivan Guilhon Mitoso Rocha A análise dimensional é um assunto básico que estuda as grandezas físicas em geral, com respeito a suas unidades de medida. Como as grandezas

Leia mais

Hoje estou elétrico!

Hoje estou elétrico! A U A UL LA Hoje estou elétrico! Ernesto, observado por Roberto, tinha acabado de construir um vetor com um pedaço de papel, um fio de meia, um canudo e um pedacinho de folha de alumínio. Enquanto testava

Leia mais

Objetivos. Apresentar as superfícies regradas e superfícies de revolução. Analisar as propriedades que caracterizam as superfícies regradas e

Objetivos. Apresentar as superfícies regradas e superfícies de revolução. Analisar as propriedades que caracterizam as superfícies regradas e MÓDULO 2 - AULA 13 Aula 13 Superfícies regradas e de revolução Objetivos Apresentar as superfícies regradas e superfícies de revolução. Analisar as propriedades que caracterizam as superfícies regradas

Leia mais

Provas Comentadas OBF/2011

Provas Comentadas OBF/2011 PROFESSORES: Daniel Paixão, Deric Simão, Edney Melo, Ivan Peixoto, Leonardo Bruno, Rodrigo Lins e Rômulo Mendes COORDENADOR DE ÁREA: Prof. Edney Melo 1. Um foguete de 1000 kg é lançado da superfície da

Leia mais

Unidade 10 Teoremas que relacionam trabalho e energia. Teorema da energia cinética Teorema da energia potencial Teorema da energia mecânica

Unidade 10 Teoremas que relacionam trabalho e energia. Teorema da energia cinética Teorema da energia potencial Teorema da energia mecânica Unidade 10 Teoremas que relacionam trabalho e energia Teorema da energia cinética Teorema da energia potencial Teorema da energia mecânica Teorema da nergia Cinética Quando uma força atua de forma favorável

Leia mais

APLICAÇÕES DA DERIVADA

APLICAÇÕES DA DERIVADA Notas de Aula: Aplicações das Derivadas APLICAÇÕES DA DERIVADA Vimos, na seção anterior, que a derivada de uma função pode ser interpretada como o coeficiente angular da reta tangente ao seu gráfico. Nesta,

Leia mais

Capítulo 4 Trabalho e Energia

Capítulo 4 Trabalho e Energia Capítulo 4 Trabalho e Energia Este tema é, sem dúvidas, um dos mais importantes na Física. Na realidade, nos estudos mais avançados da Física, todo ou quase todos os problemas podem ser resolvidos através

Leia mais

Só Matemática O seu portal matemático http://www.somatematica.com.br FUNÇÕES

Só Matemática O seu portal matemático http://www.somatematica.com.br FUNÇÕES FUNÇÕES O conceito de função é um dos mais importantes em toda a matemática. O conceito básico de função é o seguinte: toda vez que temos dois conjuntos e algum tipo de associação entre eles, que faça

Leia mais

Todas as dúvidas deste curso podem ser esclarecidas através do nosso plantão de atendimento ao cursista.

Todas as dúvidas deste curso podem ser esclarecidas através do nosso plantão de atendimento ao cursista. Caro cursista, Todas as dúvidas deste curso podem ser esclarecidas através do nosso plantão de atendimento ao cursista. Plantão de Atendimento Horário: terças e quintas-feiras das 14:00 às 16:00. MSN:

Leia mais

Potencial Elétrico. e dividindo-se pela carga de prova q 0 temos o campo elétrico E:

Potencial Elétrico. e dividindo-se pela carga de prova q 0 temos o campo elétrico E: Potencial Elétrico Quando estudamos campo elétrico nas aulas passadas, vimos que ele pode ser definido em termos da força elétrica F que uma carga q exerce sobre uma carga de prova q 0. Essa força é, pela

Leia mais

Se um sistema troca energia com a vizinhança por trabalho e por calor, então a variação da sua energia interna é dada por:

Se um sistema troca energia com a vizinhança por trabalho e por calor, então a variação da sua energia interna é dada por: Primeira Lei da Termodinâmica A energia interna U de um sistema é a soma das energias cinéticas e das energias potenciais de todas as partículas que formam esse sistema e, como tal, é uma propriedade do

Leia mais

Lei de Gauss Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lei de Gauss Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Lei de Gauss Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A lei de Gauss é a lei que estabelece a relação entre o fluxo de campo elétrico que passa através de uma superfície fechada com a carga elétrica que

Leia mais

Estudaremos aqui como essa transformação pode ser entendida a partir do teorema do trabalho-energia.

Estudaremos aqui como essa transformação pode ser entendida a partir do teorema do trabalho-energia. ENERGIA POTENCIAL Uma outra forma comum de energia é a energia potencial U. Para falarmos de energia potencial, vamos pensar em dois exemplos: Um praticante de bungee-jump saltando de uma plataforma. O

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 3

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 3 Linhas de Força Mencionamos na aula passada que o físico inglês Michael Faraday (79-867) introduziu o conceito de linha de força para visualizar a interação elétrica entre duas cargas. Para Faraday, as

Leia mais

O trabalho realizado por uma força gravitacional constante sobre uma partícula é representado em termos da energia potencial U = m.

O trabalho realizado por uma força gravitacional constante sobre uma partícula é representado em termos da energia potencial U = m. Referência: Sears e Zemansky Física I Mecânica Capítulo 7: Energia Potencial e Conservação da Energia Resumo: Profas. Bárbara Winiarski Diesel Novaes. INTRODUÇÃO Neste capítulo estudaremos o conceito de

Leia mais

FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Potência Mecânica. A máquina a vapor

FÍSICA, 1º Ano do Ensino Médio Potência Mecânica. A máquina a vapor POTÊNCIA MECÂNICA POTÊNCIA MECÂNICA No século XVIII, o desenvolvimento da máquina a vapor trouxe uma contribuição significativa para a expansão da indústria moderna. A demanda por carvão exigia que as

Leia mais

Estrategia de resolução de problemas

Estrategia de resolução de problemas Estrategia de resolução de problemas Sistemas Isolados (p. 222) Muitos problemas na física podem ser resolvidos usando-se o princípio de conservação de energia para um sistema isolado. Deve ser utilizado

Leia mais

Uma lei que associa mais de um valor y a um valor x é uma relação, mas não uma função. O contrário é verdadeiro (isto é, toda função é uma relação).

Uma lei que associa mais de um valor y a um valor x é uma relação, mas não uma função. O contrário é verdadeiro (isto é, toda função é uma relação). 5. FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL 5.1. INTRODUÇÃO Devemos compreender função como uma lei que associa um valor x pertencente a um conjunto A a um único valor y pertencente a um conjunto B, ao que denotamos por

Leia mais

CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA

CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa T3 Física Experimental I - 2007/08 CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA 1. Objectivo Verificar a conservação da energia mecânica de

Leia mais

a) O tempo total que o paraquedista permaneceu no ar, desde o salto até atingir o solo.

a) O tempo total que o paraquedista permaneceu no ar, desde o salto até atingir o solo. (MECÂNICA, ÓPTICA, ONDULATÓRIA E MECÂNICA DOS FLUIDOS) 01) Um paraquedista salta de um avião e cai livremente por uma distância vertical de 80 m, antes de abrir o paraquedas. Quando este se abre, ele passa

Leia mais

Soluções das Questões de Física do Processo Seletivo de Admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército EsPCEx

Soluções das Questões de Física do Processo Seletivo de Admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército EsPCEx Soluções das Questões de Física do Processo Seletivo de dmissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército EsPCEx Questão Concurso 009 Uma partícula O descreve um movimento retilíneo uniforme e está

Leia mais

Sumário. Prefácio... xi. Prólogo A Física tira você do sério?... 1. Lei da Ação e Reação... 13

Sumário. Prefácio... xi. Prólogo A Física tira você do sério?... 1. Lei da Ação e Reação... 13 Sumário Prefácio................................................................. xi Prólogo A Física tira você do sério?........................................... 1 1 Lei da Ação e Reação..................................................

Leia mais

RESUMO 2 - FÍSICA III

RESUMO 2 - FÍSICA III RESUMO 2 - FÍSICA III CAMPO ELÉTRICO Assim como a Terra tem um campo gravitacional, uma carga Q também tem um campo que pode influenciar as cargas de prova q nele colocadas. E usando esta analogia, podemos

Leia mais

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 4

IBM1018 Física Básica II FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 4 Lei de Gauss Considere uma distribuição arbitrária de cargas ou um corpo carregado no espaço. Imagine agora uma superfície fechada qualquer envolvendo essa distribuição ou corpo. A superfície é imaginária,

Leia mais

Já vimos que a energia gravitacional entre duas partículas de massas m 1 e m 2, com vetores posição em r 1 e r 2, respectivamente, é dada por

Já vimos que a energia gravitacional entre duas partículas de massas m 1 e m 2, com vetores posição em r 1 e r 2, respectivamente, é dada por Força conservativa Já vimos que a energia gravitacional entre duas partículas de massas m 1 e m 2, com vetores posição em r 1 e r 2, respectivamente, é dada por U 12 = Gm 1m 2 r 2 r 1. Vimos também que

Leia mais

Força atrito. Forças. dissipativas

Força atrito. Forças. dissipativas Veículo motorizado 1 Trabalho Ocorrem variações predominantes de Por ex: Forças constantes Sistema Termodinâmico Onde atuam Força atrito É simultaneamente Onde atuam Sistema Mecânico Resistente Ocorrem

Leia mais

5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 15

5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 15 Ondas (continuação) Ondas propagando-se em uma dimensão Vamos agora estudar propagação de ondas. Vamos considerar o caso simples de ondas transversais propagando-se ao longo da direção x, como o caso de

Leia mais

6. Geometria, Primitivas e Transformações 3D

6. Geometria, Primitivas e Transformações 3D 6. Geometria, Primitivas e Transformações 3D Até agora estudamos e implementamos um conjunto de ferramentas básicas que nos permitem modelar, ou representar objetos bi-dimensionais em um sistema também

Leia mais

2 A Derivada. 2.1 Velocidade Média e Velocidade Instantânea

2 A Derivada. 2.1 Velocidade Média e Velocidade Instantânea 2 O objetivo geral desse curso de Cálculo será o de estudar dois conceitos básicos: a Derivada e a Integral. No decorrer do curso esses dois conceitos, embora motivados de formas distintas, serão por mais

Leia mais

Energia & Trabalho. Aula 3

Energia & Trabalho. Aula 3 Todo o material disponibilizado é preparado para as disciplinas que ministramos e colocado para ser acessado livremente pelos alunos ou interessados. Solicitamos que não seja colocado em sites nãolivres.

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Física 12.º ano homologado em 21/10/2004 ENSINO SECUNDÁRIO FÍSICA 12.º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 4º BIMESTRE

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 4º BIMESTRE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 4º BIMESTRE NOME Nº SÉRIE : 1º EM DATA : / / BIMESTRE 3º PROFESSOR: Renato DISCIPLINA: Física 1 VISTO COORDENAÇÃO ORIENTAÇÕES: 1. O trabalho deverá ser feito em papel

Leia mais

Análise Dimensional Notas de Aula

Análise Dimensional Notas de Aula Primeira Edição Análise Dimensional Notas de Aula Prof. Ubirajara Neves Fórmulas dimensionais 1 As fórmulas dimensionais são formas usadas para expressar as diferentes grandezas físicas em função das grandezas

Leia mais

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de?

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de? Física 01. Um fio metálico e cilíndrico é percorrido por uma corrente elétrica constante de. Considere o módulo da carga do elétron igual a. Expressando a ordem de grandeza do número de elétrons de condução

Leia mais

( ) ( ) ( ( ) ( )) ( )

( ) ( ) ( ( ) ( )) ( ) Física 0 Duas partículas A e, de massa m, executam movimentos circulares uniormes sobre o plano x (x e representam eixos perpendiculares) com equações horárias dadas por xa ( t ) = a+acos ( ωt ), ( t )

Leia mais

4.2 Modelação da estrutura interna

4.2 Modelação da estrutura interna 4.2 Modelação da estrutura interna AST434: C4-25/83 Para calcular a estrutura interna de uma estrela como o Sol é necessário descrever como o gás que o compõe se comporta. Assim, determinar a estrutura

Leia mais

Cap. 4 - Princípios da Dinâmica

Cap. 4 - Princípios da Dinâmica Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física I IGM1 2014/1 Cap. 4 - Princípios da Dinâmica e suas Aplicações Prof. Elvis Soares 1 Leis de Newton Primeira Lei de Newton: Um corpo permanece

Leia mais

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor 1 a QUESTÃO: (,0 pontos) Avaliador evisor Vários fenômenos físicos podem ser explicados pela propagação retilínea da luz em meios homogêneos. Essa hipótese é conhecida como o modelo do raio luminoso da

Leia mais

O degrau de potencial. Caso II: energia maior que o degrau

O degrau de potencial. Caso II: energia maior que o degrau O degrau de potencial. Caso II: energia maior que o degrau U L 9 Meta da aula plicar o formalismo quântico ao caso de uma partícula quântica que incide sobre o degrau de potencial, definido na ula 8. Vamos

Leia mais

Equações diferencias são equações que contém derivadas.

Equações diferencias são equações que contém derivadas. Equações diferencias são equações que contém derivadas. Os seguintes problemas são exemplos de fenômenos físicos que envolvem taxas de variação de alguma quantidade: Escoamento de fluidos Deslocamento

Leia mais

LOOPING 1 INTRODUÇÃO. 1.3 Problema (a)- Qual deve ser a altura da queda para que o carro faça o Looping completo?

LOOPING 1 INTRODUÇÃO. 1.3 Problema (a)- Qual deve ser a altura da queda para que o carro faça o Looping completo? FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA Projeto de Pesquisa da Primeira Série Série: Primeira Curso: Eletrotécnica Turma: 2112 Sala: 234 Início: 17 de junho de 2009 Entrega: 23 de junho

Leia mais

Física Geral I - F 128 Aula 7 Energia Cinética e Trabalho. 2 o semestre, 2011

Física Geral I - F 128 Aula 7 Energia Cinética e Trabalho. 2 o semestre, 2011 Física Geral I - F 18 Aula 7 Energia Cinética e Trabalho o semestre, 011 Energia As leis de Newton permitem analisar vários movimentos. Essa análise pode ser bastante complea, necessitando de detalhes

Leia mais

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br. Cinemática escalar

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br. Cinemática escalar Cinemática escalar A cinemática escalar considera apenas o aspecto escalar das grandezas físicas envolvidas. Ex. A grandeza física velocidade não pode ser definida apenas por seu valor numérico e por sua

Leia mais

4.2 Produto Vetorial. Orientação sobre uma reta r

4.2 Produto Vetorial. Orientação sobre uma reta r 94 4. Produto Vetorial Dados dois vetores u e v no espaço, vamos definir um novo vetor, ortogonal a u e v, denotado por u v (ou u v, em outros textos) e denominado produto vetorial de u e v. Mas antes,

Leia mais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais LEI DE OHM Conceitos fundamentais Ao adquirir energia cinética suficiente, um elétron se transforma em um elétron livre e se desloca até colidir com um átomo. Com a colisão, ele perde parte ou toda energia

Leia mais

por séries de potências

por séries de potências Seção 23: Resolução de equações diferenciais por séries de potências Até este ponto, quando resolvemos equações diferenciais ordinárias, nosso objetivo foi sempre encontrar as soluções expressas por meio

Leia mais

PARTE 2 FUNÇÕES VETORIAIS DE UMA VARIÁVEL REAL

PARTE 2 FUNÇÕES VETORIAIS DE UMA VARIÁVEL REAL PARTE FUNÇÕES VETORIAIS DE UMA VARIÁVEL REAL.1 Funções Vetoriais de Uma Variável Real Vamos agora tratar de um caso particular de funções vetoriais F : Dom(f R n R m, que são as funções vetoriais de uma

Leia mais

9. Derivadas de ordem superior

9. Derivadas de ordem superior 9. Derivadas de ordem superior Se uma função f for derivável, então f é chamada a derivada primeira de f (ou de ordem 1). Se a derivada de f eistir, então ela será chamada derivada segunda de f (ou de

Leia mais

CAMPOS CONSERVATIVOS NO PLANO

CAMPOS CONSERVATIVOS NO PLANO CAMPOS CONSERVATIVOS NO PLANO Ricardo Bianconi Primeiro Semestre de 2008 Revisado em Fevereiro de 2015 Resumo Relacionamos os conceitos de campos irrotacionais, campos conservativos e forma do domínio

Leia mais

horizontal, se choca frontalmente contra a extremidade de uma mola ideal, cuja extremidade oposta está presa a uma parede vertical rígida.

horizontal, se choca frontalmente contra a extremidade de uma mola ideal, cuja extremidade oposta está presa a uma parede vertical rígida. Exercícios: Energia 01. (UEPI) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases abaixo. O trabalho realizado por uma força conservativa, ao deslocar um corpo entre dois pontos é da

Leia mais

Texto 07 - Sistemas de Partículas. A figura ao lado mostra uma bola lançada por um malabarista, descrevendo uma trajetória parabólica.

Texto 07 - Sistemas de Partículas. A figura ao lado mostra uma bola lançada por um malabarista, descrevendo uma trajetória parabólica. Texto 07 - Sistemas de Partículas Um ponto especial A figura ao lado mostra uma bola lançada por um malabarista, descrevendo uma trajetória parabólica. Porém objetos que apresentam uma geometria, diferenciada,

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia

Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia Oscilações 1. Movimento Oscilatório. Cinemática do Movimento Harmônico Simples (MHS) 3. MHS e Movimento

Leia mais

Estime, em MJ, a energia cinética do conjunto, no instante em que o navio se desloca com velocidade igual a 108 km h.

Estime, em MJ, a energia cinética do conjunto, no instante em que o navio se desloca com velocidade igual a 108 km h. 1. (Uerj 016) No solo da floresta amazônica, são encontradas partículas ricas em 1 fósforo, trazidas pelos ventos, com velocidade constante de 0,1m s, desde o deserto do Saara. Admita que uma das partículas

Leia mais

Potenciação no Conjunto dos Números Inteiros - Z

Potenciação no Conjunto dos Números Inteiros - Z Rua Oto de Alencar nº 5-9, Maracanã/RJ - tel. 04-98/4-98 Potenciação no Conjunto dos Números Inteiros - Z Podemos epressar o produto de quatro fatores iguais a.... por meio de uma potência de base e epoente

Leia mais

FÍSICA PARA PRF PROFESSOR: GUILHERME NEVES

FÍSICA PARA PRF PROFESSOR: GUILHERME NEVES Olá, pessoal! Tudo bem? Vou neste artigo resolver a prova de Fïsica para a Polícia Rodoviária Federal, organizada pelo CESPE-UnB. Antes de resolver cada questão, comentarei sobre alguns trechos das minhas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda PROVAS RESOLVIDAS DE CÁLCULO VETORIAL Professora Salete Souza de Oliveira Aluna Thais Silva de Araujo P1 Turma

Leia mais

Exercícios resolvidos P2

Exercícios resolvidos P2 Exercícios resolvidos P Questão 1 Dena as funções seno hiperbólico e cosseno hiperbólico, respectivamente, por sinh(t) = et e t e cosh(t) = et + e t. (1) 1. Verique que estas funções satisfazem a seguinte

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

REPRESENTAÇÃO FASORIAL DE SINAIS SENOIDAIS

REPRESENTAÇÃO FASORIAL DE SINAIS SENOIDAIS REPRESENTAÇÃO FASORIAL DE SINAIS SENOIDAIS Neste capítulo será apresentada uma prática ferramenta gráfica e matemática que permitirá e facilitará as operações algébricas necessárias à aplicação dos métodos

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS Terminologia e Definições Básicas No curso de cálculo você aprendeu que, dada uma função y f ( ), a derivada f '( ) d é também, ela mesma, uma função de e

Leia mais

A equação da posição em função do tempo t do MRUV - movimento retilíneo uniformemente variado é:

A equação da posição em função do tempo t do MRUV - movimento retilíneo uniformemente variado é: Modellus Atividade 3 Queda livre. Do alto de duas torres, uma na Terra e outra na Lua, deixaram-se cair duas pedras, sem velocidade inicial. Considerando que cada uma das pedras leva 3,0s atingir o solo

Leia mais

Microfone e altifalante. Conversão de um sinal sonoro num sinal elétrico. sinal elétrico num sinal sonoro.

Microfone e altifalante. Conversão de um sinal sonoro num sinal elétrico. sinal elétrico num sinal sonoro. Microfone e altifalante Conversão de um sinal sonoro num sinal elétrico. Conversão de um sinal elétrico num sinal sonoro. O funcionamento dos microfones e dos altifalantes baseia-se na: - acústica; - no

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

Análise Matemática III - Turma Especial

Análise Matemática III - Turma Especial Análise Matemática III - Turma Especial Ficha Extra 6 - Equações de Maxwell Não precisam de entregar esta ficha omo com todas as equações básicas da Física, não é possível deduzir as equações de Maxwell;

Leia mais

4.1 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL COM FORÇAS CONSTANTES

4.1 MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL COM FORÇAS CONSTANTES CAPÍTULO 4 67 4. MOVIMENTO UNIDIMENSIONAL COM FORÇAS CONSTANTES Consideremos um bloco em contato com uma superfície horizontal, conforme mostra a figura 4.. Vamos determinar o trabalho efetuado por uma

Leia mais

Unidade IX: Gravitação Universal

Unidade IX: Gravitação Universal Página 1 de 5 Unidade IX: Gravitação Universal 9.1 Introdução: Até o século XV, o homem concebia o Universo como um conjunto de esferas de cristal, com a Terra no centro. Essa concepção do Universo, denominada

Leia mais

GABARITO DO SIMULADO DISCURSIVO

GABARITO DO SIMULADO DISCURSIVO GABARITO DO SIMULADO DISCURSIVO 1. (Unifesp 013) O atleta húngaro Krisztian Pars conquistou medalha de ouro na olimpíada de Londres no lançamento de martelo. Após girar sobre si próprio, o atleta lança

Leia mais

c = c = c =4,20 kj kg 1 o C 1

c = c = c =4,20 kj kg 1 o C 1 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DO TESTE INTERMÉDIO - 2014 (VERSÃO 1) GRUPO I 1. H vap (H 2O) = 420 4 H vap (H 2O) = 1,69 10 3 H vap (H 2O) = 1,7 10 3 kj kg 1 Tendo em consideração a informação dada no texto o calor

Leia mais

a 1 x 1 +... + a n x n = b,

a 1 x 1 +... + a n x n = b, Sistemas Lineares Equações Lineares Vários problemas nas áreas científica, tecnológica e econômica são modelados por sistemas de equações lineares e requerem a solução destes no menor tempo possível Definição

Leia mais

Conservação de Massa. A quantidade de fluido entrando no cubo pela face y z intervalo t

Conservação de Massa. A quantidade de fluido entrando no cubo pela face y z intervalo t Conservação de Massa Em um fluido real, massa deve ser conservada não podendo ser destruída nem criada. Se a massa se conserva, o que entrou e não saiu ficou acumulado. Matematicamente nós formulamos este

Leia mais

objetivo Exercícios Meta da aula Pré-requisitos Aplicar o formalismo quântico estudado neste módulo à resolução de um conjunto de exercícios.

objetivo Exercícios Meta da aula Pré-requisitos Aplicar o formalismo quântico estudado neste módulo à resolução de um conjunto de exercícios. Exercícios A U L A 10 Meta da aula Aplicar o formalismo quântico estudado neste módulo à resolução de um conjunto de exercícios. objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos nas Aulas 4 a 9 por meio da

Leia mais

1. Extremos de uma função

1. Extremos de uma função Máximo e Mínimo de Funções de Várias Variáveis 1. Extremos de uma função Def: Máximo Absoluto, mínimo absoluto Seja f : D R R função (i) Dizemos que f assume um máximo absoluto (ou simplesmente um máximo)

Leia mais

Física Simples e Objetiva Mecânica Cinemática e Dinâmica Professor Paulo Byron. Apresentação

Física Simples e Objetiva Mecânica Cinemática e Dinâmica Professor Paulo Byron. Apresentação Apresentação Após lecionar em colégios estaduais e particulares no Estado de São Paulo, notei necessidades no ensino da Física. Como uma matéria experimental não pode despertar o interesse dos alunos?

Leia mais

A figura a seguir representa um atleta durante um salto com vara, em três instantes distintos

A figura a seguir representa um atleta durante um salto com vara, em três instantes distintos Energia 1-Uma pequena bola de borracha, de massa 50g, é abandonada de um ponto A situado a uma altura de 5,0m e, depois de chocar-se com o solo, eleva-se verticalmente até um ponto B, situado a 3,6m. Considere

Leia mais

Campos Vetoriais e Integrais de Linha

Campos Vetoriais e Integrais de Linha Cálculo III Departamento de Matemática - ICEx - UFMG Marcelo Terra Cunha Campos Vetoriais e Integrais de Linha Um segundo objeto de interesse do Cálculo Vetorial são os campos de vetores, que surgem principalmente

Leia mais

Questões do capítulo oito que nenhum aluno pode ficar sem fazer

Questões do capítulo oito que nenhum aluno pode ficar sem fazer Questões do capítulo oito que nenhum aluno pode ficar sem fazer 1) A bola de 2,0 kg é arremessada de A com velocidade inicial de 10 m/s, subindo pelo plano inclinado. Determine a distância do ponto D até

Leia mais

Corrente elétrica corrente elétrica.

Corrente elétrica corrente elétrica. Corrente elétrica Vimos que os elétrons se deslocam com facilidade em corpos condutores. O deslocamento dessas cargas elétricas é chamado de corrente elétrica. A corrente elétrica é responsável pelo funcionamento

Leia mais

FÍSICA 3ª Série LISTA DE EXERCÍCIOS/ELETROSTÁTICA Data: 20/03/07

FÍSICA 3ª Série LISTA DE EXERCÍCIOS/ELETROSTÁTICA Data: 20/03/07 1. O campo elétrico de uma carga puntiforme em repouso tem, nos pontos A e B, as direções e sentidos indicados pelas flechas na figura a seguir. O módulo do campo elétrico no ponto B vale 24V/m. O módulo

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM

Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I BCC70 204-02 Aula Prática 02 Exercício Codifique em Scilab as seguintes expressões matemáticas, armazenando-as em variáveis na memória conforme os exemplos. A sin(3.45) cos(2

Leia mais

A abordagem do assunto será feita inicialmente explorando uma curva bastante conhecida: a circunferência. Escolheremos como y

A abordagem do assunto será feita inicialmente explorando uma curva bastante conhecida: a circunferência. Escolheremos como y 5 Taxa de Variação Neste capítulo faremos uso da derivada para resolver certos tipos de problemas relacionados com algumas aplicações físicas e geométricas. Nessas aplicações nem sempre as funções envolvidas

Leia mais

ESCOLA DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA PROF. CARLINHOS NOME: N O :

ESCOLA DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA PROF. CARLINHOS NOME: N O : ESCOLA DR. ALFREDO JOSÉ BALBI UNITAU APOSTILA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS FUNÇÕES PROF. CARLINHOS NOME: N O : 1 FUNÇÃO IDÉIA INTUITIVA DE FUNÇÃO O conceito de função é um dos mais importantes da matemática.

Leia mais

Capítulo 04. Geradores Elétricos. 1. Definição. 2. Força Eletromotriz (fem) de um Gerador. 3. Resistência interna do gerador

Capítulo 04. Geradores Elétricos. 1. Definição. 2. Força Eletromotriz (fem) de um Gerador. 3. Resistência interna do gerador 1. Definição Denominamos gerador elétrico todo dispositivo capaz de transformar energia não elétrica em energia elétrica. 2. Força Eletromotriz (fem) de um Gerador Para os geradores usuais, a potência

Leia mais

2. Representação Numérica

2. Representação Numérica 2. Representação Numérica 2.1 Introdução A fim se realizarmos de maneira prática qualquer operação com números, nós precisamos representa-los em uma determinada base numérica. O que isso significa? Vamos

Leia mais

PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2014

PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2014 PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2014 PROF. VIRGÍLIO NOME N o 1 a SÉRIE A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. É terminantemente proibido o uso de corretor.

Leia mais

Física 2005/2006. Capitulo 5. Trabalho e Energia

Física 2005/2006. Capitulo 5. Trabalho e Energia ísica 005/006 Capitulo 5 Trabalho e Energia Trabalho e Energia A ideia de energia está intimamente ligada à de trabalho. Intuitivamente, podemos pensar em energia como alguma coisa que se manifesta continuamente

Leia mais

Aula 19 Teorema Fundamental das Integrais de Linha

Aula 19 Teorema Fundamental das Integrais de Linha Aula 19 Teorema Fundamental das Integrais de Linha MA211 - Cálculo II Marcos Eduardo Valle Departamento de Matemática Aplicada Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica Universidade

Leia mais

5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 1

5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 1 597 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Movimentos Periódicos Para estudar movimentos oscilatórios periódicos é conveniente ter algum modelo físico em mente. Por exemplo, um

Leia mais

Unidade IX: Gravitação Universal

Unidade IX: Gravitação Universal Colégio Santa Catarina Unidade IX: Gravitação Universal 143 Unidade IX: Gravitação Universal 9.1 Introdução: Até o século XV, o homem concebia o Universo como um conjunto de esferas de cristal, com a Terra

Leia mais

Receptores elétricos

Receptores elétricos Receptores elétricos 1 Fig.20.1 20.1. A Fig. 20.1 mostra um receptor elétrico ligado a dois pontos A e B de um circuito entre os quais existe uma d.d.p. de 12 V. A corrente que o percorre é de 2,0 A. A

Leia mais

FÍSICA. Questões de 01 a 04

FÍSICA. Questões de 01 a 04 GRUPO 1 TIPO A FÍS. 1 FÍSICA Questões de 01 a 04 01. Considere uma partícula presa a uma mola ideal de constante elástica k = 420 N / m e mergulhada em um reservatório térmico, isolado termicamente, com

Leia mais