PCASP Alterações propostas no GTCON de maio/10

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PCASP Alterações propostas no GTCON de maio/10"

Transcrição

1 ALTERAÇÕES N PCASP PCASP Alterações propostas no GTCN de maio/10 Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Alterações Antiga no estrutura PCASP Ficou acordado que o MCASP evidenciaria que a nomenclatura Extra não se refere à extraorçamento e sim a extragovernamental, na ocasião foi solicitado, inclusive, sugestões de nomes para substituição do termo, mas não houve consenso. Exemplo: CLIENTES CLIENTES-EXTRA FSS CLIENTES-INTRA FSS CLIENTES INTER-FSS Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte.

2 Alterações na Classes 1 e 2 Transferir a atual conta (Demais créditos e valores a curto prazo) para a conta Essa proposta ficou passível de avaliação pela STN. NÃ FI TRANSFERIDA, MAS ALTERAD NME PARA DECRRENTES E NÃ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL Antes CRÉDITS REALIZÁVEIS A CURT PRAZ Depois CRÉDITS A CURT PRAZ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL DEMAIS CRÉDITS E VALRES A CURT PRAZ CRÉDITS E VALRES A CURT PRAZ NÃ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Alterações na Classes 1 e 2 utra observação feita foi o fato da conta empréstimos e financiamentos concedidos ( ) ser de grande relevância e por essa razão necessitar de uma melhor evidenciação. A sugestão foi passar essa conta para o terceiro nível, no código 1.1.3, desde que a proposta anterior de passar a conta para a conta seja aprovada e esse código fique disponível. Não alterado pelo fato de continuar existindo a conta Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte.

3 Alterações na Classes 1 e 2 Houve proposta de alterar a nomenclatura da conta para tributos pagos a apropriar. Antes Depois TRIBUTS A APRPRIAR TRIBUTS PAGS A APRPRIAR Em relação ao ativo não circulante, foi questionada a necessidade de segregar os bens do RPPS, tendo sido explicada a relevância da informação para alguns Entes. CNTAS D RPPS EXCLUÍDAS ATIV NÃ CIRCULANTE PASSA PARA SEXT NÍVEL Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Alterações na Classes 1 e 2 No Patrimônio líquido ficou acertado o ajuste na nomenclatura da conta para reserva de retenção de prêmios na emissão de debêntures. Antes RESERVA DE RETENÇÃ DE PRÊMI NA EMISSÃ DE DEBÊNTURES Depois RESERVA DE RETENÇÃ DE PRÊMI NA EMISSÃ DE DEBÊNTURES Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte.

4 Alterações na Classes 3 e 4 Nas classes 3 e 4, sugeriram alterar a nomenclatura das contas 3.5 e 4.5 para transferências recebidas e concedidas, assim como alterar as contas 3.4 e 4.4 para VPA e VPD financeiras, qualificando-as melhor. Antes 3.5 TRANSFERÊNCIAS Depois 3.5 TRANSFERÊNCIAS CNCEDIDAS 4.5 TRANSFERÊNCIAS 4.5 TRANSFERÊNCIAS RECEBIDAS 3.4 FINANCEIRAS 4.4 FINANCEIRAS 3.4 VARIACES PATRIMNIAIS DIMINUTIVAS FINANCEIRAS 4.4 VARIACES PATRIMNIAIS AUMENTATIVAS FINANCEIRAS Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Alterações na Classes 3 e 4 Ficou de ser avaliada a proposta de alteração das nomenclaturas das conta para resultado negativo de participações e para valor bruto da prestação de serviços. Antes RESULTAD NEGATIV DE EQUIVALÊNCIA PATRIMNIAL Depois RESULTAD NEGATIV DE PARTICIPACÕES PRESTACA DE SERVICS VALR BRUT DE EXPLRAÇÃ DE BENS E DIREITS E PRESTAÇÃ DE SERVIÇS Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte.

5 Alterações na Classes 3 e 4 Foi acordada a inclusão das contas Contribuição de Iluminação Pública no grupo (4.2.3) e Contribuição do interesse das categorias profissionais (4.2.4). Antes CNTRIBUICES DE INTERVENÇÃ N DMÍNI ECNÔMIC CNTRIBUIÇÕES DE INTERRESSE DAS CATEGRIAS PRFISSINAIS Depois CNTRIBUIÇÕES DE INTERVENÇÃ N DMÍNI ECNÔMIC CNTRIBUIÇÃ DE ILUMINAÇÃ PÚBLICA CNTRIBUIÇÕES DE INTERESSE DAS CATEGRIAS PRFISSINAIS Aceita a alteração das contas / / / para Contribuição de melhoria pela expansão (...). Antes CNTRIBUICA DE MELHRIA PARAEXPANSA DA REDE DE AGUA PTAVEL E ESGT SANITARI Depois CNTRIBUIÇÃ DE MELHRIA PELAEXPANSA DA REDE DE AGUA PTAVEL E ESGT SANITARI Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Alterações na Classes 3 e 4 Houve discussão a respeito da nomenclatura usada de prestação de serviços, pois alguns fatos não se encaixam como prestação, se aproximando mais de exploração/concessão. Diante dos argumentos, sugeriram separar no terceiro nível as VPA S oriundas de concessão/ exploração que não se encaixam nas contas de mercadorias/produtos e serviços, a exemplo de aluguéis. Assim, deve-se alterar a nomenclatura da conta 4.3 para Exploração e/ou venda de bens e serviços. Antes Depois 4.3 EXPLRACA DE BENS E SERVICS VENDA DE MERCADRIAS VENDA DE PRDUTS PRESTACA DE SERVICS 4.3 EXPLRAÇÃ E VENDA DE BENS, SERVIÇS E DIREITS VENDA DE MERCADRIAS VENDA DE PRDUTS EXPLRAÇÃ DE BENS E DIREITS E PRESTAÇÃ DE SERVIÇS Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte.

6 Alterações na Classes 5 e 6 Quanto às classes 5 e 6, foi acordada a alteração da nomenclatura da conta para crédito adicional por tipo de recurso. - Alterar posição da conta (Dotação adicional por fonte) para o grupo de outros controles da despesa orçamentária ( ) Antes DTAÇÃ ADICINAL PR FNTE Depois Conta retirada e incluída na outros controles da despesa orçamentária (apenas no PCASP União, pelo fato de o outros controles da despesa ser facultativo no PCASP federação) Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Alterações na Classes 5 e 6 Houve crítica à conta RP cancelados por insuficiência de recursos, ocorrendo opiniões divergentes quanto ao seu aspecto legal. Assim, foi acertado que o nível de padronização será até as contas e , sem a necessidade de detalhar essas contas para fins de consolidação. Antes Depois RP NÃ PRCESSADS CANCELADS PR INSUFICIÊNCIA DE RECURSS UTRS CANCELAMENTS DE RP RP PRCESSADS CANCELADS PR INSUFICIÊNCIA DE RECURSS UTRS CANCELAMENTS DE RP RP NÃ PRCESSADS CANCELADS RP PRCESSADS CANCELADS Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte.

7 Alterações na Classes 5 e 6 -criar conta exclusiva para remanejamento (oriundo da conta 52219), utilizando a numeração e o nome remanejamento de dotação - alterar a nomenclatura da conta para cancelamento de dotação. Antes DTAÇÃ PR CANCELAMENT/REMANEJAMENT Depois CANCELAMENT/REMANEJAMENT DE DTAÇÃ Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Alterações na Classes 7 e 8 -Controle do comprometimento da disponibilidade por destinação de recursos feitas no momento do empenho e, facultativamente, no momento da liquidação e das entradas compensatórias. Antes EXECUÇÃ DA DISPNIBILIDADE DE RECURSS DISPNIBILIDADE PR DESTINAÇÃ DE RECURSS DISPNIBILIDADE PR DESTINAÇÃ DE RECURSS CMPRMETIDA DISPNIBILIDADE PR DESTINAÇÃ DE RECURSS UTILIZADA Depois EXECUÇÃ DA DISPNIBILIDADE DE RECURSS DISPNIBILIDADE PR DESTINAÇÃ DE RECURSS DISPNIBILIDADE PR DESTINAÇÃ DE RECURSS CMPRMETIDA PR EMPENH DISPNIBILIDADE PR DESTINAÇÃ DE RECURSS CMPRMETIDA PR LIQUIDAÇÃ F E ENTRADAS CMPENSATÓRIAS DISPNIBILIDADE PR DESTINAÇÃ DE RECURSS UTILIZADA Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte.

8 CÓDIG TÍTUL /F 1 1 ATIV 1.1 ATIV CIRCULANTE CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA EM MEDA NACINAL CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA EM MEDA NACINAL - EXTRA FSS CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA EM MEDA ESTRANGEIRA CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA EM MEDA ESTRANGEIRA - EXTRA FSS CRÉDITS A CURT PRAZ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL CLIENTES CLIENTES-EXTRA FSS CLIENTES-INTRA FSS CLIENTES INTER-FSS CRÉDITS TRIBUTÁRIS A RECEBER CRÉDITS TRIBUTÁRIS A RECEBER-EXTRA FSS CRÉDITS TRIBUTÁRIS A RECEBER-INTRA FSS CRÉDITS TRIBUTÁRIS A RECEBER-INTER FSS DÍVIDA ATIVA TRIBUTÁRIA DÍVIDA ATIVA TRIBUTÁRIA - EXTRA FSS DÍVIDA ATIVA TRIBUTÁRIA - INTRA FSS DÍVIDA ATIVA TRIBUTÁRIA - INTER FSS DÍVIDA ATIVA NÃ TRIBUTÁRIA - CLIENTES DÍVIDA ATIVA NÃ TRIBUTÁRIA - CLIENTES - EXTRA FSS DÍVIDA ATIVA NÃ TRIBUTÁRIA - CLIENTES - INTRA FSS DÍVIDA ATIVA NÃ TRIBUTÁRIA - CLIENTES - INTER FSS (-) PRVISÕES DE CRÉDITS A CURT PRAZ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL (-) PRVISÕES DE CRÉDITS A CURT PRAZ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL -EXTRA FSS (-) PRVISÕES DE CRÉDITS A CURT PRAZ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL -INTRA FSS (-) PRVISÕES DE CRÉDITS A CURT PRAZ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL -INTER FSS CRÉDITS E VALRES A CURT PRAZ NÃ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL ADIANTAMENTS CNCEDIDS A PESSAL E A TERCEIRS ADIANTAMENTS CNCEDIDS A PESSAL E A TERCEIRS-EXTRA FSS ADIANTAMENTS CNCEDIDS A PESSAL E A TERCEIRS-INTRA FSS ADIANTAMENTS CNCEDIDS A PESSAL E A TERCEIRS-INTER FSS TRIBUTS A RECUPERAR E A CMPENSAR TRIBUTS A RECUPERAR E A CMPENSAR - EXTRA FSS TRIBUTS A RECUPERAR E A CMPENSAR - INTRA FSS TRIBUTS A RECUPERAR E A CMPENSAR-INTER FSS EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS CNCEDIDS EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS CNCEDIDS-EXTRA FSS EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS CNCEDIDS-INTRA FSS EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS CNCEDIDS-INTER FSS CRÉDITS A RECEBER PR DESCENTRALIZAÇÃ DA PRESTAÇÃ DE SERVIÇS PÚBLICS CRÉDITS A RECEBER PR DESCENTRALIZAÇÃ DA PRESTAÇÃ DE SERVIÇS PÚBLICS - EXTRA FSS CRÉDITS PR DANS A PATRIMÔNI CRÉDITS PR DANS A PATRIMÔNI-EXTRA FSS CRÉDITS PR DANS A PATRIMÔNI-INTRA FSS CRÉDITS PR DANS A PATRIMÔNI-INTER FSS DEPÓSITS RESTITUÍVEIS E VALRES VINCULADS 1 atributo /F tem como objetivo indicar se a rotina contábil é facultativa ou obrigatória. Caso o contador opte por fazer o registro, esse deverá ser feito na conta de acordo com a estrutura apresentada nesse Plano de Contas, que não poderá ser alterada.

9 DEPÓSITS RESTITUÍVEIS E VALRES VINCULADS-EXTRA FSS DEPÓSITS RESTITUÍVEIS E VALRES VINCULADS-INTRA FSS DEPÓSITS RESTITUÍVEIS E VALRES VINCULADS-INTER FSS DÍVIDA ATIVA NÃ TRIBUTÁRIA - DEMAIS CRÉDITS DÍVIDA ATIVA NÃ TRIBUTÁRIA - DEMAIS CRÉDITS - EXTRA FSS DÍVIDA ATIVA NÃ TRIBUTÁRIA - DEMAIS CRÉDITS - INTRA FSS DÍVIDA ATIVA NÃ TRIBUTÁRIA - DEMAIS CRÉDITS - INTER FSS UTRS CRÉDITS A RECEBER E VALRES A CURT PRAZ UTRS CRÉDITS A RECEBER E VALRES A CURT PRAZ -EXTRA FSS UTRS CRÉDITS A RECEBER E VALRES A CURT PRAZ -INTRA FSS UTRS CRÉDITS A RECEBER E VALRES A CURT PRAZ -INTER FSS (-) Provisões para Créditos e Valores a curto Prazo não decorrentes do objeto principal (-) Provisões para Créditos e Valores a curto Prazo não decorrentes do objeto principal -EXTRA FSS (-) Provisões para Créditos e Valores a curto Prazo não decorrentes do objeto principal -INTRA FSS (-) Provisões para Créditos e Valores a curto Prazo não decorrentes do objeto principal -INTER FSS INVESTIMENTS TEMPRÁRIS TÍTULS E VALRES MBILIÁRIS TÍTULS E VALRES MBILIÁRIS-EXTRA FSS APLICAÇÃ TEMPRÁRIA EM METAIS PRECISS APLICAÇÃ TEMPRÁRIA EM METAIS PRECISS-EXTRA FSS (-) PRVISÕES DE INVESTIMENTS TEMPRÁRIS (-) PRVISÕES DE INVESTIMENTS TEMPRÁRIS-EXTRA FSS ESTQUES MERCADRIAS PARA REVENDA MERCADRIAS PARA REVENDA - EXTRA FSS PRDUTS ACABADS PRDUTS ACABADS - EXTRA FSS PRDUTS EM ELABRAÇÃ PRDUTS EM ELABRAÇÃ - EXTRA FSS MATÉRIAS-PRIMAS MATÉRIAS-PRIMAS - EXTRA FSS MATERIAIS EM TRÂNSIT MATERIAIS EM TRÂNSIT-EXTRA FSS ALMXARIFAD ALMXARIFAD - EXTRA FSS ADIANTAMENTS A FRNECEDRES ADIANTAMENTS A FRNECEDRES - EXTRA FSS UTRS ESTQUES UTRS ESTQUES - EXTRA FSS (-) PRVISÃ - ESTQUES (-) PRVISÃ - ESTQUES -EXTRA FSS VARIAÇÕES PATRIMNIAIS DIMINUTIVAS PAGAS ANTECIPADAMENTE PRÊMIS DE SEGURS A APRPRIAR PRÊMIS DE SEGURS A APRPRIAR - EXTRA FSS VPD FINANCEIRAS A APRPRIAR VPD FINANCEIRAS A APRPRIAR - EXTRA FSS VPD FINANCEIRAS A APRPRIAR - INTRA FSS VPD FINANCEIRAS A APRPRIAR - INTER FSS ASSINATURAS E ANUIDADES A APRPRIAR ASSINATURAS E ANUIDADES A APRPRIAR - EXTRA FSS ALUGUÉIS PAGS A APRPRIAR ALUGUÉIS PAGS A APRPRIAR - EXTRA FSS ALUGUÉIS PAGS A APRPRIAR - INTRA FSS ALUGUÉIS PAGS A APRPRIAR - INTER FSS TRIBUTS PAGS A APRPRIAR

10 TRIBUTS A APRPRIAR - EXTRA FSS TRIBUTS A APRPRIAR - INTRA FSS TRIBUTS A APRPRIAR - INTER FSS CNTRIBUIÇÕES CNFEDERATIVAS A APRPRIAR CNTRIBUIÇÕES CNFEDERATIVAS A APRPRIAR - EXTRA FSS BENEFÍCIS A PESSAL A APRPRIAR BENEFÍCIS A PESSAL A APRPRIAR - EXTRA FSS DEMAIS VPD A APRPRIAR DEMAIS VPD A APRPRIAR - EXTRA FSS DEMAIS VPD A APRPRIAR - INTRA FSS DEMAIS VPD A APRPRIAR - INTER FSS 1.2 ATIV NÃ-CIRCULANTE ATIV REALIZÁVEL A LNG PRAZ CRÉDITS A LNG PRAZ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL CRÉDITS A LNG PRAZ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL - EXTRA FSS CLIENTES CRÉDITS TRIBUTÁRIS A RECEBER DÍVIDA ATIVA TRIBUTÁRIA DÍVIDA ATIVA NÃ TRIBUTÁRIA - CLIENTES (-) PRVISÕES DE CRÉDITS A LNG PRAZ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL CRÉDITS A LNG PRAZ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL - INTRA FSS CLIENTES CRÉDITS TRIBUTÁRIS A RECEBER DÍVIDA ATIVA TRIBUTÁRIA DÍVIDA ATIVA NÃ TRIBUTÁRIA - CLIENTES (-) PRVISÕES DE CRÉDITS A LNG PRAZ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL CRÉDITS A LNG PRAZ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL - INTER FSS CLIENTES CRÉDITS TRIBUTÁRIS A RECEBER DÍVIDA ATIVA TRIBUTÁRIA DÍVIDA ATIVA NÃ TRIBUTÁRIA - CLIENTES (-) PRVISÕES DE CRÉDITS A LNG PRAZ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL CRÉDITS E VALRES A LNG PRAZ NÃ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL CRÉDITS E VALRES A LNG PRAZ NÃ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL - EXTRA FSS ADIANTAMENTS CNCEDIDS A PESSAL E A TERCEIRS TRIBUTS A RECUPERAR / CMPENSAR EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS CNCEDIDS

11 CRÉDITS A RECEBER PR DESCENTRALIZAÇÃ DA PRESTAÇÃ DE SERVIÇS PÚBLICS CRÉDITS PR DANS A PATRIMÔNI PRVENIENTES DE CRÉDITS ADMINISTRATIVS CRÉDITS PR DANS A PATRIMÔNI APURADS EM TMADA DE CNTAS ESPECIAL DEPÓSITS RESTITUÍVEIS E VALRES VINCULADS DÍVIDA ATIVA NÃ TRIBUTÁRIA UTRS CRÉDITS A RECEBER E VALRES A LNG PRAZ (-) PRVISÕES PARA CRÉDITS E VALRES A LNG PRAZ NÃ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL CRÉDITS E VALRES A LNG PRAZ NÃ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL - INTRA FSS ADIANTAMENTS CNCEDIDS A PESSAL E A TERCEIRS TRIBUTS A RECUPERAR / CMPENSAR EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS CNCEDIDS CRÉDITS PR DANS A PATRIMÔNI PRVENIENTES DE CRÉDITS ADMINISTRATIVS CRÉDITS PR DANS A PATRIMÔNI APURADS EM TMADA DE CNTAS DEPÓSITS ESPECIAL RESTITUÍVEIS E VALRES VINCULADS DÍVIDA ATIVA NÃ TRIBUTÁRIA DEMAIS CRÉDITS UTRS CRÉDITS A RECEBER E VALRES A LNG PRAZ (-) PRVISÕES PARA CRÉDITS E VALRES A LNG PRAZ NÃ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL CRÉDITS E VALRES A LNG PRAZ NÃ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL - INTER FSS ADIANTAMENTS CNCEDIDS A PESSAL E A TERCEIRS TRIBUTS A RECUPERAR / CMPENSAR EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS CNCEDIDS CRÉDITS PR DANS A PATRIMÔNI PRVENIENTES DE CRÉDITS ADMINISTRATIVS CRÉDITS PR DANS A PATRIMÔNI APURADS EM TMADA DE CNTAS ESPECIAL DEPÓSITS RESTITUÍVEIS E VALRES VINCULADS DÍVIDA ATIVA NÃ TRIBUTÁRIA DEMAIS CRÉDITS UTRS CRÉDITS A RECEBER E VALRES A LNG PRAZ (-) PRVISÕES PARA CRÉDITS E VALRES A LNG PRAZ NÃ DECRRENTES D BJET PRINCIPAL INVESTIMENTS TEMPRÁRIS A LNG PRAZ INVESTIMENTS TEMPRÁRIS A LNG PRAZ - EXTRA FSS TÍTULS E VALRES MBILIÁRIS

12 APLICAÇÃ TEMPRÁRIA EM METAIS PRECISS APLICAÇÕES EM SEGMENT DE IMÓVEIS (-) PRVISÕES DE INVESTIMENTS TEMPRÁRIS ESTQUES ESTQUES - EXTRA FSS MERCADRIAS PARA REVENDA PRDUTS ACABADS PRDUTS EM ELABRAÇÃ MATÉRIAS - PRIMAS MATERIAIS EM TRÂNSIT ALMXARIFAD ADIANTAMENTS A FRNECEDRES UTRS ESTQUES (-) PRVISÃ DE ESTQUES VARIAÇÕES PATRIMNIAIS DIMINUTIVAS PAGAS ANTECIPADAMENTE VARIAÇÕES PATRIMNIAIS DIMINUTIVAS PAGAS ANTECIPADAMENTE- EXTRA FSS PRÊMIS DE SEGURS A APRPRIAR VPD FINANCEIRAS A APRPRIAR ASSINATURAS E ANUIDADES A APRPRIAR CMISSÕES E PRÊMIS PAGS A APRPRIAR ALUGUÉIS PAGS A APRPRIAR TRIBUTS A APRPRIAR CNTRIBUIÇÕES CNFEDERATIVAS A APRPRIAR BENEFÍCIS A APRPRIAR DEMAIS VPD A APRPRIAR VARIAÇÕES PATRIMNIAIS DIMINUTIVAS PAGAS ANTECIPADAMENTE- INTRA FSS PRÊMIS DE SEGURS A APRPRIAR VPD FINANCEIRAS A APRPRIAR ASSINATURAS E ANUIDADES A APRPRIAR CMISSÕES E PRÊMIS PAGS A APRPRIAR ALUGUÉIS PAGS A APRPRIAR TRIBUTS A APRPRIAR CNTRIBUIÇÕES CNFEDERATIVAS A APRPRIAR BENEFÍCIS A APRPRIAR DEMAIS VPD A APRPRIAR VARIAÇÕES PATRIMNIAIS DIMINUTIVAS PAGAS ANTECIPADAMENTE- INTER FSS PRÊMIS DE SEGURS A APRPRIAR VPD FINANCEIRS A APRPRIAR ASSINATURAS E ANUIDADES A APRPRIAR CMISSÕES E PRÊMIS PAGS A APRPRIAR

13 ALUGUÉIS PAGS A APRPRIAR TRIBUTS A APRPRIAR CNTRIBUIÇÕES CNFEDERATIVAS A APRPRIAR BENEFÍCIS A APRPRIAR DEMAIS VPD A APRPRIAR INVESTIMENTS PARTICIPAÇÕES PERMANENTES PARTICIPAÇÕES PERMANENTES - EXTRA FSS PARTICIPAÇÕES AVALIADAS PEL MÉTD DE EQUIVALÊNCIA PATRIMNIAL PARTICIPAÇÕES AVALIADAS PEL MÉTD DE CUST PARTICIPAÇÕES PERMANENTES - INTRA FSS PARTICIPAÇÕES AVALIADAS PEL MÉTD DE EQUIVALÊNCIA PATRIMNIAL PARTICIPAÇÕES AVALIADAS PEL MÉTD DE CUST PARTICIPAÇÕES PERMANENTES - INTER FSS PARTICIPAÇÕES AVALIADAS PEL MÉTD DE EQUIVALÊNCIA PATRIMNIAL PARTICIPAÇÕES AVALIADAS PEL MÉTD DE CUST DEMAIS INVESTIMENTS PERMANENTES DEMAIS INVESTIMENTS PERMANENTES - EXTRA FSS BRAS DE ARTE TERRENS E IMÓVEIS PARA FUTURA UTILIZAÇÃ BENS MÓVEIS NÃ DESTINADS A US BENS IMÓVEIS NÃ DESTINADS A US BENS INTANGÍVEIS NÃ DESTINADS A US TÍTULS E VALRES MBILIÁRIS PERMANENTES DEMAIS INVESTIMENTS PERMANENTES DEMAIS INVESTIMENTS PERMANENTES - INTRA FSS BRAS DE ARTE TERRENS E IMÓVEIS PARA FUTURA UTILIZAÇÃ BENS MÓVEIS NÃ DESTINADS A US BENS IMÓVEIS NÃ DESTINADS A US BENS INTANGÍVEIS NÃ DESTINADS A US TÍTULS E VALRES MBILIÁRIS PERMANENTES DEMAIS INVESTIMENTS PERMANENTES DEMAIS INVESTIMENTS PERMANENTES - INTER FSS BRAS DE ARTE TERRENS E IMÓVEIS PARA FUTURA UTILIZAÇÃ BENS MÓVEIS NÃ DESTINADS A US BENS IMÓVEIS NÃ DESTINADS A US BENS INTANGÍVEIS NÃ DESTINADS A US TÍTULS E VALRES MBILIÁRIS PERMANENTES DEMAIS INVESTIMENTS PERMANENTES (-) REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL (-) REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL-EXTRA FSS (-) REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL - PARTICIPAÇÕES PERMANENTES (-) REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL - DEMAIS INVESTIMENTS (-) PERMANENTES REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL INTRA FSS (-) REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL - PARTICIPAÇÕES PERMANENTES (-) REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL - DEMAIS INVESTIMENTS (-) PERMANENTES REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL - INTER FSS

14 (-) REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL - PARTICIPAÇÕES PERMANENTES (-) REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL - DEMAIS INVESTIMENTS IMBILIZAD PERMANENTES BENS MÓVEIS BENS MÓVEIS - EXTRA FSS MÁQUINAS, APARELHS, EQUIPAMENTS E FERRAMENTAS BENS DE INFRMÁTICA MÓVEIS E UTENSÍLIS MATERIAIS CULTURAIS, EDUCACINAIS E DE CMUNICAÇÃ VEÍCULS BENS MÓVEIS EM ANDAMENT BENS MÓVEIS EM ALMXARIFAD DEMAIS BENS MÓVEIS BENS IMÓVEIS BENS IMÓVEIS - EXTRA FSS BENS DE US ESPECIAL REGISTRADS N SPIUNET IMÓVEIS RESIDENCIAIS / CMERCIAIS BENS DE US ESPECIAL NÃ REGISTRADS N SPIUNET IMÓVEIS RESIDENCIAIS / CMERCIAIS BENS DMINICAIS REGISTRADS N SIAPA BENS DMINICAIS NÃ REGISTRADS N SIAPA BENS DE US CMUM D PV BENS IMÓVEIS EM ANDAMENT DEMAIS BENS IMÓVEIS (-) DEPRECIAÇÃ, EXAUSTÃ E AMRTIZAÇÃ ACUMULADAS (-) DEPRECIAÇÃ, EXAUSTÃ E AMRTIZAÇÃ ACUMULADAS - EXTRA FSS (-) DEPRECIAÇÃ ACUMULADA (-) EXAUSTÃ ACUMULADA (-) AMRTIZAÇÃ ACUMULADA (-) REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL (-) REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL-EXTRA FSS (-) REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL - BENS MÓVEIS (-) REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL - BENS IMÓVEIS

15 1.2.4 INTANGÍVEL SFTWARES SFTWARES - EXTRA FSS MARCAS, DIREITS E PATENTES INDUSTRIAIS MARCAS, DIREITS E PATENTES INDUSTRIAIS - EXTRA FSS MARCAS E PATENTES INDUSTRIAIS CNCESSÃ DE DIREIT DE US DE CMUNICAÇÃ DIREITS AUTRAIS DIREITS SBRE RECURSS NATURAIS UTRS DIREITS - BENS INTANGÍVEIS DIREIT DE US DE IMÓVEIS DIREIT DE US DE IMÓVEIS - EXTRA FSS (-) AMRTIZAÇÃ ACUMULADA (-) AMRTIZAÇÃ ACUMULADA - EXTRA FSS AMRTIZAÇÃ ACUMULADA - SFTWARES AMRTIZAÇÃ ACUMULADA - MARCAS, DIREITS E PATENTES AMRTIZAÇÃ ACUMULADA - DIREIT DE US DE IMÓVEIS (-) REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL (-) REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL-EXTRA FSS (-) REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL - SFTWARES (-) REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL - MARCAS, DIREITS E PATENTES (-) REDUÇÃ A VALR RECUPERÁVEL -DIREIT DE US CÓDIG TÍTUL /F 2 PASSIV E PATRIMÔNI LÍQUID 2.1 PASSIV CIRCULANTE BRIGAÇÕES TRABALHISTAS, PREVIDENCIÁRIAS E ASSISTENCIAIS A PAGAR A CURT PRAZ PESSAL A PAGAR PESSAL A PAGAR-EXTRA FSS PESSAL A PAGAR-INTRA FSS PESSAL A PAGAR-INTER FSS BENEFÍCIS PREVIDENCIÁRIS A PAGAR BENEFÍCIS PREVIDENCIÁRIS A PAGAR-EXTRA FSS BENEFÍCIS PREVIDENCIÁRIS A PAGAR-INTRA FSS BENEFÍCIS PREVIDENCIÁRIS A PAGAR-INTER FSS BENEFÍCIS ASSISTENCIAIS A PAGAR BENEFÍCIS ASSISTENCIAIS A PAGAR -EXTRA FSS ENCARGS SCIAIS A PAGAR ENCARGS SCIAIS A PAGAR-EXTRA FSS ENCARGS SCIAIS A PAGAR-INTRA FSS ENCARGS SCIAIS A PAGAR-INTER FSS EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS A CURT PRAZ PARCELA A CURT PRAZ DS EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS PARCELA A CURT PRAZ DS EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS EXTRA FSS PARCELA A CURT PRAZ DS EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS -INTRA FSS PARCELA A CURT PRAZ DS EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS -INTER FSS EMPRÉSTIMS A CURT PRAZ EMPRÉSTIMS A CURT PRAZ-EXTRA FSS EMPRÉSTIMS A CURT PRAZ-INTRA FSS EMPRÉSTIMS A CURT PRAZ-INTER FSS FINANCIAMENTS A CURT PRAZ FINANCIAMENTS A CURT PRAZ-EXTRA FSS FINANCIAMENTS A CURT PRAZ-INTRA FSS FINANCIAMENTS A CURT PRAZ-INTER FSS

16 FINANCIAMENTS PR ARRENDAMENT FINANCEIR A CURT PRAZ FINANCIAMENTS PR ARRENDAMENT FINANCEIR A CURT PRAZ-EXTRA FSS FINANCIAMENTS PR ARRENDAMENT FINANCEIR A CURT PRAZ-INTRA FSS FINANCIAMENTS PR ARRENDAMENT FINANCEIR A CURT PRAZ-INTER FSS JURS E ENCARGS A PAGAR DE EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS A CURT PRAZ JURS E ENCARGS A PAGAR DE EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS A CURT PRAZ -EXTRA FSS JURS E ENCARGS A PAGAR DE EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS A CURT PRAZ-INTRA FSS JURS E ENCARGS A PAGAR DE EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS A CURT PRAZ-INTER FSS (-) ENCARGS FINANCEIRS A APRPRIAR (-) ENCARGS FINANCEIRS A APRPRIAR-EXTRA FSS (-) ENCARGS FINANCEIRS A APRPRIAR-INTRA FSS (-) ENCARGS FINANCEIRS A APRPRIAR-INTER FSS FRNECEDRES E CNTAS A PAGAR A CURT PRAZ FRNECEDRES NACINAIS A CURT PRAZ FRNECEDRES NACINAIS A CURT PRAZ-EXTRA FSS FRNECEDRES NACINAIS A CURT PRAZ-INTRA FSS FRNECEDRES NACINAIS A CURT PRAZ-INTER FSS FRNECEDRES ESTRANGEIRS A CURT PRAZ FRNECEDRES ESTRANGEIRS A CURT PRAZ-EXTRA FSS CNTAS A PAGAR - CREDRES NACINAIS CNTAS A PAGAR - CREDRES NACINAIS-EXTRA FSS CNTAS A PAGAR - CREDRES NACINAIS-INTRA FSS CNTAS A PAGAR - CREDRES NACINAIS- INTER FSS CNTAS A PAGAR - CREDRES ESTRANGEIRS CNTAS A PAGAR - CREDRES ESTRANGEIRS -EXTRA FSS BRIGAÇÕES FISCAIS A CURT PRAZ BRIGAÇÕES FISCAIS A CURT PRAZ CM A UNIÃ BRIGAÇÕES FISCAIS A CURT PRAZ CM A UNIÃ-EXTRA FSS BRIGAÇÕES FISCAIS A CURT PRAZ CM A UNIÃ-INTRA FSS BRIGAÇÕES FISCAIS A CURT PRAZ CM A UNIÃ-INTER FSS BRIGAÇÕES FISCAIS A CURT PRAZ CM S ESTADS BRIGAÇÕES FISCAIS A CURT PRAZ CM S ESTADS-EXTRA FSS BRIGAÇÕES FISCAIS A CURT PRAZ CM S ESTADS-INTRA FSS BRIGAÇÕES FISCAIS A CURT PRAZ CM S ESTADS-INTER FSS BRIGAÇÕES FISCAIS A CURT PRAZ CM S MUNICÍPIS BRIGAÇÕES FISCAIS A CURT PRAZ CM S MUNICÍPIS-EXTRA FSS BRIGAÇÕES FISCAIS A CURT PRAZ CM S MUNICÍPIS-INTRA FSS BRIGAÇÕES FISCAIS A CURT PRAZ CM S MUNICÍPIS-INTER FSS DEMAIS BRIGAÇÕES A CURT PRAZ ADIANTAMENTS DE CLIENTES ADIANTAMENTS DE CLIENTES-EXTRA FSS ADIANTAMENTS DE CLIENTES-INTRA FSS ADIANTAMENTS DE CLIENTES-INTER FSS DÉBITS PR DANS A TERCEIRS DÉBITS PR DANS A TERCEIRS-EXTRA FSS DÉBITS PR DANS A TERCEIRS-INTRA FSS DÉBITS PR DANS A TERCEIRS-INTER FSS ARRENDAMENT PERACINAL A PAGAR ARRENDAMENT PERACINAL A PAGAR-EXTRA FSS ARRENDAMENT PERACINAL A PAGAR-INTRA FSS ARRENDAMENT PERACINAL A PAGAR-INTER FSS DEBÊNTURES E UTRS TÍTULS DE DÍVIDA A CURT PRAZ DEBÊNTURES E UTRS TÍTULS DE DÍVIDA A CURT PRAZ-EXTRA FSS DIVIDENDS A PAGAR DIVIDENDS A PAGAR-EXTRA FSS DIVIDENDS A PAGAR-INTRA FSS DIVIDENDS A PAGAR-INTER FSS VALRES RESTITUÍVEIS

17 VALRES RESTITUÍVEIS-EXTRA FSS VALRES RESTITUÍVEIS-INTRA FSS VALRES RESTITUÍVEIS-INTER FSS UTRAS BRIGAÇÕES A CURT PRAZ UTRAS BRIGAÇÕES A CURT PRAZ-EXTRA FSS UTRAS BRIGAÇÕES A CURT PRAZ-INTRA FSS UTRAS BRIGAÇÕES A CURT PRAZ-INTER FSS PRVISÕES A CURT PRAZ PRVISÃ PARA RISCS TRABALHISTAS A CURT PRAZ PRVISÃ PARA RISCS TRABALHISTAS A CURT PRAZ - EXTRA FSS PRVISÃ PARA REGIMES DE PREVIDÊNCIA SCIAL A CURT PRAZ PRVISÃ PARA REGIMES DE PREVIDÊNCIA SCIAL A CURT PRAZ-EXTRA FSS PRVISÕES PARA RISCS FISCAIS A CURT PRAZ PRVISÕES PARA RISCS FISCAIS A CURT PRAZ - EXTRA FSS PRVISÃ PARA RISCS CÍVEIS A CURT PRAZ PRVISÃ PARA RISCS CÍVEIS A CURT PRAZ - EXTRA FSS PRVISÃ PARA RISCS CÍVEIS A CURT PRAZ - INTRA FSS PRVISÃ PARA RISCS CÍVEIS A CURT PRAZ -INTER FSS UTRAS PRVISÕES A CURT PRAZ UTRAS PRVISÕES A CURT PRAZ -EXTRA FSS UTRAS PRVISÕES A CURT PRAZ - INTRA FSS UTRAS PRVISÕES A CURT PRAZ - INTER FSS 2.2 PASSIV NÃ-CIRCULANTE BRIGAÇÕES TRABALHISTAS, PREVIDENCIÁRIAS E ASSISTENCIAIS A PAGAR A LNG PRAZ PESSAL A PAGAR PESSAL A PAGAR-EXTRA FSS BENEFÍCIS PREVIDENCIÁRIS A PAGAR BENEFÍCIS PREVIDENCIÁRIS A PAGAR - EXTRA FSS BENEFÍCIS ASSISTENCIAIS A PAGAR BENEFÍCIS ASSISTENCIAIS A PAGAR - EXTRA FSS ENCARGS SCIAIS A PAGAR ENCARGS SCIAIS A PAGAR-EXTRA FSS ENCARGS SCIAIS A PAGAR-INTRA FSS ENCARGS SCIAIS A PAGAR-INTER FSS EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS A LNG PRAZ EMPRÉSTIMS A LNG PRAZ EMPRÉSTIMS A LNG PRAZ - EXTRA FSS EMPRÉSTIMS A LNG PRAZ - INTRA FSS EMPRÉSTIMS A LNG PRAZ - INTER FSS FINANCIAMENTS A LNG PRAZ FINANCIAMENTS A LNG PRAZ - EXTRA FSS FINANCIAMENTS A LNG PRAZ - INTRA FSS FINANCIAMENTS A LNG PRAZ - INTER FSS FINANCIAMENTS PR ARRENDAMENT FINANCEIR A LNG PRAZ FINANCIAMENTS PR ARRENDAMENT FINANCEIR A LNG PRAZ - EXTRA FSS FINANCIAMENTS PR ARRENDAMENT FINANCEIR A LNG PRAZ - INTRA FSS FINANCIAMENTS PR ARRENDAMENT FINANCEIR A LNG PRAZ - INTER FSS JURS E ENCARGS A PAGAR DE EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS A LNG PRAZ JURS E ENCARGS A PAGAR DE EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS A LNG PRAZ - EXTRA FSS JURS E ENCARGS A PAGAR DE EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS A LNG PRAZ - INTRA FSS JURS E ENCARGS A PAGAR DE EMPRÉSTIMS E FINANCIAMENTS A LNG PRAZ - INTER FSS (-) ENCARGS FINANCEIRS A APRPRIAR (-) ENCARGS FINANCEIRS A APRPRIAR - EXTRA FSS (-) ENCARGS FINANCEIRS A APRPRIAR - INTRA FSS (-) ENCARGS FINANCEIRS A APRPRIAR - INTER FSS FRNECEDRES A LNG PRAZ FRNECEDRES NACINAIS A LNG PRAZ FRNECEDRES NACINAIS A LNG PRAZ - EXTRA FSS

18 FRNECEDRES NACINAIS A LNG PRAZ - INTRA FSS FRNECEDRES NACINAIS A LNG PRAZ - INTER FSS FRNECEDRES ESTRANGEIRS A LNG PRAZ FRNECEDRES ESTRANGEIRS A LNG PRAZ - EXTRA FSS BRIGAÇÕES FISCAIS A LNG PRAZ BRIGAÇÕES FISCAIS A LNG PRAZ CM A UNIÃ BRIGAÇÕES FISCAIS A LNG PRAZ CM A UNIÃ - EXTRA FSS BRIGAÇÕES FISCAIS A LNG PRAZ CM A UNIÃ - INTRA FSS BRIGAÇÕES FISCAIS A LNG PRAZ CM A UNIÃ - INTER FSS BRIGAÇÕES FISCAIS A LNG PRAZ CM S ESTADS BRIGAÇÕES FISCAIS A LNG PRAZ CM S ESTADS - EXTRA FSS BRIGAÇÕES FISCAIS A LNG PRAZ CM S ESTADS - INTRA FSS BRIGAÇÕES FISCAIS A LNG PRAZ CM S ESTADS - INTER FSS BRIGAÇÕES FISCAIS A LNG PRAZ CM S MUNICÍPIS BRIGAÇÕES FISCAIS A LNG PRAZ CM S MUNICÍPIS - EXTRA FSS BRIGAÇÕES FISCAIS A LNG PRAZ CM S MUNICÍPIS-INTRA FSS BRIGAÇÕES FISCAIS A LNG PRAZ CM S MUNICÍPIS-INTER FSS DEMAIS BRIGAÇÕES A LNG PRAZ ADIANTAMENTS DE CLIENTES A LNG PRAZ ADIANTAMENTS DE CLIENTES A LNG PRAZ -EXTRA FSS ADIANTAMENTS DE CLIENTES A LNG PRAZ -INTRA FSS ADIANTAMENTS DE CLIENTES A LNG PRAZ -INTER FSS DÉBITS PR DANS A TERCEIRS A LNG PRAZ DÉBITS PR DANS A TERCEIRS A LNG PRAZ -EXTRA FSS DÉBITS PR DANS A TERCEIRS A LNG PRAZ -INTRA FSS DÉBITS PR DANS A TERCEIRS A LNG PRAZ -INTER FSS DEBÊNTURES E UTRS TÍTULS DE DÍVIDA A LNG PRAZ DEBÊNTURES E UTRS TÍTULS DE DÍVIDA A LNG PRAZ -EXTRA FSS ADIANTAMENT PARA FUTUR AUMENT DE CAPITAL ADIANTAMENT PARA FUTUR AUMENT DE CAPITAL -EXTRA FSS ADIANTAMENT PARA FUTUR AUMENT DE CAPITAL -INTRA FSS ADIANTAMENT PARA FUTUR AUMENT DE CAPITAL -INTER FSS UTRAS BRIGAÇÕES A LNG PRAZ UTRAS BRIGAÇÕES A LNG PRAZ-EXTRA FSS UTRAS BRIGAÇÕES A LNG PRAZ-INTRA FSS UTRAS BRIGAÇÕES A LNG PRAZ-INTER FSS PRVISÕES A LNG PRAZ PRVISÃ PARA RISCS TRABALHISTAS A LNG PRAZ PRVISÃ PARA RISCS TRABALHISTAS A LNG PRAZ - EXTRA FSS PRVISÃ PARA REGIMES DE PREVIDÊNCIA SCIAL A LNG PRAZ PRVISÃ PARA REGIMES DE PREVIDÊNCIA SCIAL A LNG PRAZ - EXTRA FSS PRVISÃ PARA RISCS FISCAIS A LNG PRAZ PRVISÃ PARA RISCS FISCAIS A LNG PRAZ - EXTRA FSS PRVISÃ PARA RISCS CÍVEIS A LNG PRAZ PRVISÃ PARA RISCS CÍVEIS A LNG PRAZ - EXTRA FSS PRVISÃ PARA RISCS CÍVEIS A LNG PRAZ - INTRA FSS PRVISÃ PARA RISCS CÍVEIS A LNG PRAZ - INTER FSS UTRAS PRVISÕES A LNG PRAZ UTRAS PRVISÕES A LNG PRAZ - EXTRA FSS UTRAS PRVISÕES A LNG PRAZ - INTRA FSS UTRAS PRVISÕES A LNG PRAZ - INTER FSS RESULTAD DIFERID VPA DIFERIDA VPA DIFERIDA - EXTRA FSS VPA DIFERIDA - INTRA FSS VPA DIFERIDA - INTER FSS (-) CUST DIFERID (-) CUST DIFERID - EXTRA FSS (-) CUST DIFERID - INTRA FSS (-) CUST DIFERID - INTER FSS

19 2.3 PATRIMÔNI LÍQUID PATRIMÔNI SCIAL E CAPITAL SCIAL PATRIMÔNI SCIAL PATRIMÔNI SCIAL - EXTRA FSS CAPITAL SCIAL REALIZAD CAPITAL SCIAL REALIZAD - EXTRA FSS CAPITAL SCIAL REALIZAD - INTRA FSS CAPITAL SCIAL REALIZAD - INTER FSS ADIANTAMENT PARA FUTUR AUMENT DE CAPITAL ADIANTAMENT PARA FUTUR AUMENT DE CAPITAL - EXTRA FSS ADIANTAMENT PARA FUTUR AUMENT DE CAPITAL - INTRA FSS ADIANTAMENT PARA FUTUR AUMENT DE CAPITAL - INTER FSS RESERVAS DE CAPITAL ÁGI NA EMISSÃ DE AÇÕES ÁGI NA EMISSÃ DE AÇÕES - EXTRA FSS ÁGI NA EMISSÃ DE AÇÕES - INTRA FSS ÁGI NA EMISSÃ DE AÇÕES - INTER FSS ALIENAÇÃ DE PARTES BENEFICIÁRIAS ALIENAÇÃ DE PARTES BENEFICIÁRIAS - EXTRA FSS ALIENAÇÃ DE PARTES BENEFICIÁRIAS - INTRA FSS ALIENAÇÃ DE PARTES BENEFICIÁRIAS - INTER FSS ALIENAÇÃ DE BÔNUS DE SUBSCRIÇÃ ALIENAÇÃ DE BÔNUS DE SUBSCRIÇÃ - EXTRA FSS ALIENAÇÃ DE BÔNUS DE SUBSCRIÇÃ - INTRA FSS ALIENAÇÃ DE BÔNUS DE SUBSCRIÇÃ - INTER FSS CRREÇÃ MNETÁRIA D CAPITAL REALIZAD CRREÇÃ MNETÁRIA D CAPITAL REALIZAD - EXTRA FSS CRREÇÃ MNETÁRIA D CAPITAL REALIZAD - INTRA FSS CRREÇÃ MNETÁRIA D CAPITAL REALIZAD - INTER FSS UTRAS RESERVAS DE CAPITAL UTRAS RESERVAS DE CAPITAL - EXTRA FSS UTRAS RESERVAS DE CAPITAL - INTRA FSS UTRAS RESERVAS DE CAPITAL - INTER FSS AJUSTES DE AVALIAÇÃ PATRIMNIAL AJUSTES DE AVALIAÇÃ PATRIMNIAL DE ATIVS AJUSTES DE AVALIAÇÃ PATRIMNIAL DE ATIVS - EXTRA FSS AJUSTES DE AVALIAÇÃ PATRIMNIAL DE PASSIVS AJUSTES DE AVALIAÇÃ PATRIMNIAL DE PASSIVS - EXTRA FSS RESERVAS DE LUCRS RESERVA LEGAL RESERVA LEGAL- EXTRA FSS RESERVA LEGAL- INTRA FSS RESERVA LEGAL- INTER FSS RESERVAS ESTATUTÁRIAS RESERVAS ESTATUTÁRIAS - EXTRA FSS RESERVAS ESTATUTÁRIAS - INTRA FSS RESERVAS ESTATUTÁRIAS - INTER FSS RESERVA PARA CNTINGÊNCIAS RESERVA PARA CNTINGÊNCIAS - EXTRA FSS RESERVA PARA CNTINGÊNCIAS - INTRA FSS RESERVA PARA CNTINGÊNCIAS - INTER FSS RESERVA DE INCENTIVS FISCAIS RESERVA DE INCENTIVS FISCAIS - EXTRA FSS RESERVA DE INCENTIVS FISCAIS - INTRA FSS RESERVA DE INCENTIVS FISCAIS - INTER FSS RESERVAS DE LUCRS PARA EXPANSÃ RESERVAS DE LUCRS PARA EXPANSÃ - EXTRA FSS RESERVAS DE LUCRS PARA EXPANSÃ - INTRA FSS RESERVAS DE LUCRS PARA EXPANSÃ - INTER FSS RESERVA DE LUCRS A REALIZAR

20 RESERVA DE LUCRS A REALIZAR- EXTRA FSS RESERVA DE LUCRS A REALIZAR- INTRA FSS RESERVA DE LUCRS A REALIZAR- INTER FSS RESERVA DE RETENÇÃ DE PRÊMI NA EMISSÃ DE DEBÊNTURES RESERVA DE RETENÇÃ DE PRÊMI NA EMISSÃ DE DEBÊNTURES- EXTRA FSS RESERVA DE RETENÇÃ DE PRÊMI NA EMISSÃ DE DEBÊNTURES- INTRA FSS RESERVA DE RETENÇÃ DE PRÊMI NA EMISSÃ DE DEBÊNTURES- INTER FSS UTRAS RESERVAS DE LUCR UTRAS RESERVAS DE LUCR - EXTRA FSS UTRAS RESERVAS DE LUCR - INTRA FSS UTRAS RESERVAS DE LUCR - INTER FSS DEMAIS RESERVAS RESERVA DE REAVALIAÇÃ RESERVA DE REAVALIAÇÃ - EXTRA FSS RESERVA DE REAVALIAÇÃ - INTRA FSS RESERVA DE REAVALIAÇÃ - INTER FSS UTRAS RESERVAS UTRAS RESERVAS EXTRA FSS UTRAS RESERVAS INTRA FSS UTRAS RESERVAS INTER FSS RESULTADS ACUMULADS SUPERÁVITS U DÉFICITS ACUMULADS SUPERÁVITS U DÉFICITS ACUMULADS - EXTRA FSS SUPERÁVITS U DÉFICITS ACUMULADS - INTRA FSS SUPERÁVITS U DÉFICITS ACUMULADS - INTER FSS LUCRS E PREJUÍZS ACUMULADS LUCRS E PREJUÍZS ACUMULADS - EXTRA FSS LUCRS E PREJUÍZS ACUMULADS - INTRA FSS LUCRS E PREJUÍZS ACUMULADS - INTER FSS (-) AÇÕES / CTAS EM TESURARIA (-) AÇÕES EM TESURARIA (-) AÇÕES EM TESURARIA - EXTRA FSS (-) AÇÕES EM TESURARIA - INTRA FSS (-) AÇÕES EM TESURARIA - INTER FSS (-) CTAS EM TESURARIA (-) CTAS EM TESURARIA - EXTRA FSS (-) CTAS EM TESURARIA - INTRA FSS (-) CTAS EM TESURARIA - INTER FSS CÓDIG TÍTUL /F 3 VARIACA PATRIMNIAL DIMINUTIVA 3.1 PESSAL E ENCARGS REMUNERACA A PESSAL REMUNERACA A PESSAL - RPPS REMUNERACA A PESSAL - RPPS - EXTRA FSS REMUNERACA A PESSAL - RGPS REMUNERACA A PESSAL - RGPS - EXTRA FSS REMUNERACA A PESSAL - REGIME PRPRI DS MILITARES REMUNERACA A PESSAL - REGIME PRPRI DS MILITARES - EXTRA FSS ENCARGS PATRNAIS ENCARGS PATRNAIS - RPPS ENCARGS PATRNAIS - RPPS - INTRA FSS ENCARGS PATRNAIS - RPPS - INTER FSS ENCARGS PATRNAIS - RGPS ENCARGS PATRNAIS - RGPS - INTRA FSS ENCARGS PATRNAIS - RGPS - INTER FSS ENCARGS PATRNAIS - FGTS ENCARGS PATRNAIS - FGTS - EXTRA FSS CNTRIBUIÇÕES SCIAIS GERAIS CNTRIBUIÇÕES SCIAIS GERAIS - EXTRA FSS

21 CNTRIBUIÇÕES A ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDENCIA CNTRIBUIÇÕES A ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDENCIA - EXTRA FSS UTRS ENCARGS PATRNAIS UTRS ENCARGS PATRNAIS - EXTRA FSS UTRS ENCARGS PATRNAIS - INTRA FSS UTRS ENCARGS PATRNAIS - INTER FSS BENEFICIS A PESSAL BENEFICIS A PESSAL - RPPS BENEFICIS A PESSAL - RPPS - EXTRA FSS BENEFICIS A PESSAL - RGPS BENEFICIS A PESSAL - RGPS - EXTRA FSS BENEFICIS A PESSAL - MILITAR BENEFICIS A PESSAL - MILITAR - EXTRA FSS CUST DE PESSAL E ENCARGS CUST DE MERCADRIAS VENDIDAS PESSAL E ENCARGS CUST DE MERCADRIAS VENDIDAS PESSAL E ENCARGS - EXTRA FSS CUST DE MERCADRIAS VENDIDAS PESSAL E ENCARGS - INTRA FSS CUST DE MERCADRIAS VENDIDAS PESSAL E ENCARGS - INTER FSS CUST DE PRDUTS VENDIDS PESSAL E ENCARGS CUST DE PRDUTS VENDIDS PESSAL E ENCARGS - EXTRA FSS CUST DE PRDUTS VENDIDS PESSAL E ENCARGS - INTRA FSS CUST DE PRDUTS VENDIDS PESSAL E ENCARGS - INTER FSS CUST DE SERVIÇS PRESTADS PESSAL E ENCARGS CUST DE SERVIÇS PRESTADS PESSAL E ENCARGS - EXTRA FSS CUST DE SERVIÇS PRESTADS PESSAL E ENCARGS - INTRA FSS CUST DE SERVIÇS PRESTADS PESSAL E ENCARGS - INTER FSS UTRAS VARIACES PATRIMNIAIS DIMINUTIVAS - PESSAL E ENCARGS INDENIZACES E RESTITUICES TRABALHISTAS INDENIZACES E RESTITUICES TRABALHISTAS - EXTRA FSS UTRAS VPD DE PESSAL E ENCARGS UTRAS VPD DE PESSAL E ENCARGS - EXTRA FSS UTRAS VPD DE PESSAL E ENCARGS - INTRA FSS UTRAS VPD DE PESSAL E ENCARGS - INTER FSS 3.2 BENEFICIS PREVIDENCIARIS E ASSISTENCIAIS APSENTADRIAS E REFRMAS APSENTADRIAS - RPPS APSENTADRIAS - RPPS - EXTRA FSS APSENTADRIAS - RGPS APSENTADRIAS - RGPS - EXTRA FSS RESERVA REMUNERADA E REFRMAS - MILITAR RESERVA REMUNERADA E REFRMAS - MILITAR - EXTRA FSS UTRAS APSENTADRIAS UTRAS APSENTADRIAS - EXTRA FSS PENSES PENSES - RPPS PENSES - RPPS - EXTRA FSS PENSES - RGPS PENSES - RGPS - EXTRA FSS PENSES - MILITAR PENSES - MILITAR - EXTRA FSS UTRAS PENSES UTRAS PENSES - EXTRA FSS BENEFICIS DE PRESTAÇÃ CNTINUADA BENEFICIS DE PRESTAÇÃ CNTINUADA A IDS BENEFICIS DE PRESTAÇÃ CNTINUADA A IDS - EXTRA FSS BENEFICIS DE PRESTAÇÃ CNTINUADA A PRTADR DE DEFICIÊNCIA BENEFICIS DE PRESTAÇÃ CNTINUADA A PRTADR DE DEFICIÊNCIA - EXTRA FSS UTRS BENEFICIS DE PRESTAÇÃ CNTINUADA UTRS BENEFICIS DE PRESTAÇÃ CNTINUADA - EXTRA FSS BENEFICIS EVENTUAIS

22 AUXILI PR NATALIDADE AUXILI PR NATALIDADE EXTRA FSS AUXILI PR MRTE AUXILI PR MRTE EXTRA FSS BENEFICIS EVENTUAIS PR SITUACES DE VULNERABILIDADE TEMPRARIA BENEFICIS EVENTUAIS PR SITUACES DE VULNERABILIDADE TEMPRARIA EXTRA FSS BENEFICIS EVENTUAIS EM CAS DE CALAMIDADE PÚBLICA BENEFICIS EVENTUAIS EM CAS DE CALAMIDADE PÚBLICA EXTRA FSS UTRS BENEFICIS EVENTUAIS UTRS BENEFICIS EVENTUAIS - EXTRA FSS PLITICAS PÚBLICAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA PLITICAS PÚBLICAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA EXTRA FSS UTRS BENEFICIS PREVIDENCIARIS E ASSITENCIAIS UTRS BENEFICIS PREVIDENCIARIS - RPPS UTRS BENEFICIS PREVIDENCIARIS - RPPS - EXTRA FSS UTRS BENEFICIS PREVIDENCIARIS - RGPS UTRS BENEFICIS PREVIDENCIARIS - RGPS - EXTRA FSS UTRS BENEFICIS PREVIDENCIARIS - MILITAR UTRS BENEFICIS PREVIDENCIARIS - MILITAR - EXTRA FSS UTRS BENEFICIS PREVIDENCIARIS E ASSITENCIAIS UTRS BENEFICIS PREVIDENCIARIS E ASSISTENCIAIS - EXTRA FSS 3.3 US DE BENS, SERVIÇS E CNSUM DE CAPITAL FIX US DE MATERIAL DE CNSUM CNSUM DE MATERIAL CNSUM DE MATERIAL - EXTRA FSS DISTRIBUICA DE MATERIAL GRATUIT DISTRIBUICA DE MATERIAL GRATUIT - EXTRA FSS DISTRIBUICA DE MATERIAL GRATUIT - INTRA FSS DISTRIBUICA DE MATERIAL GRATUIT - INTER FSS SERVIÇS DIARIAS DIARIAS - EXTRA FSS SERVIÇS TERCEIRS - PF SERVIÇS TERCEIRS - PF - EXTRA FSS SERVIÇS TERCEIRS - PJ SERVIÇS TERCEIRS - PJ - EXTRA FSS SERVIÇS TERCEIRS - PJ - INTRA FSS SERVIÇS TERCEIRS - PJ - INTER FSS CNTRAT DE TERCEIRIZACA PR SUBSTITUICA DE MA DE BRA - ART 18 1, LC CNTRAT DE TERCEIRIZACA PR SUBSTITUICA DE MA DE BRA - ART 18 1, LC EXTRA FSS DEPRECIACA, AMRTIZACA E EXAUSTA DEPRECIACA DEPRECIACA - EXTRA FSS AMRTIZACA AMRTIZACA - EXTRA FSS EXAUSTA EXAUSTA - EXTRA FSS CUST DE MATERIAIS, SERVIÇS E CNSUM DE CAPITAL FIX CUST DE MERCADRIAS VENDIDAS MATERIAIS, SERVIÇS E CNSUM DE CAPITAL FIX CUST DE MERCADRIAS VENDIDAS MATERIAIS, SERVIÇS E CNSUM DE CAPITAL FIX - EXTRA FSS CUST DE MERCADRIAS VENDIDAS MATERIAIS, SERVIÇS E CNSUM DE CAPITAL FIX - INTRA FSS CUST DE MERCADRIAS VENDIDAS MATERIAIS, SERVIÇS E CNSUM DE CAPITAL FIX - INTER FSS CUST DE PRDUTS VENDIDS MATERIAIS, SERVIÇS E CNSUM DE CAPITAL FIX CUST DE PRDUTS VENDIDS MATERIAIS, SERVIÇS E CNSUM DE CAPITAL FIX - EXTRA FSS CUST DE PRDUTS VENDIDS MATERIAIS, SERVIÇS E CNSUM DE CAPITAL FIX - INTRA FSS

23 CUST DE PRDUTS VENDIDS MATERIAIS, SERVIÇS E CNSUM DE CAPITAL FIX - INTER FSS CUST DE SERVIÇS PRESTADS MATERIAIS, SERVIÇS E CNSUM DE CAPITAL FIX CUST DE SERVIÇS PRESTADS MATERIAIS, SERVIÇS E CNSUM DE CAPITAL FIX - EXTRA FSS CUST DE SERVIÇS PRESTADS MATERIAIS, SERVIÇS E CNSUM DE CAPITAL FIX - INTRA FSS CUST DE SERVIÇS PRESTADS MATERIAIS, SERVIÇS E CNSUM DE CAPITAL FIX - INTER FSS 3.4 VARIACES PATRIMNIAIS DIMINUTIVAS FINANCEIRAS JURS E ENCARGS DE EMPRESTIMS E FINANCIAMENTS BTIDS JURS E ENCARGS DA DIVIDA CNTRATUAL JURS E ENCARGS DA DIVIDA CNTRATUAL - EXTRA FSS JURS E ENCARGS DA DIVIDA CNTRATUAL - INTRA FSS JURS E ENCARGS DA DIVIDA CNTRATUAL - INTER FSS JURS E ENCARGS DA DIVIDA MBILIARIA JURS E ENCARGS DA DIVIDA MBILIARIA - EXTRA FSS JURS E ENCARGS DE EMPRESTIMS PR ANTECIPACA DE RECEITA RCAMENTARIA JURS E ENCARGS DE EMPRESTIMS PR ANTECIPACA DE RECEITA RCAMENTARIA - EXTRA FSS UTRS JURS E ENCARGS DE EMPRESTIMS E FINANCIAMENTS UTRS JURS E ENCARGS DE EMPRESTIMS E FINANCIAMENTS - EXTRA FSS UTRS JURS E ENCARGS DE EMPRESTIMS E FINANCIAMENTS - INTRA FSS UTRS JURS E ENCARGS DE EMPRESTIMS E FINANCIAMENTS - INTER FSS JURS E ENCARGS DE MRA JURS E ENCARGS DE MRA DE EMPRESTIMS E FINANCIAMENTS BTIDS JURS E ENCARGS DE MRA DE EMPRESTIMS E FINANCIAMENTS BTIDS - EXTRA FSS JURS E ENCARGS DE MRA DE EMPRESTIMS E FINANCIAMENTS BTIDS - INTRA FSS JURS E ENCARGS DE MRA DE EMPRESTIMS E FINANCIAMENTS BTIDS - INTER FSS JURS E ENCARGS DE MRA DE AQUISICA DE BENS E SERVIÇS JURS E ENCARGS DE MRA DE AQUISICA DE BENS E SERVIÇS - EXTRA FSS JURS E ENCARGS DE MRA DE AQUISICA DE BENS E SERVIÇS - INTRA FSS JURS E ENCARGS DE MRA DE AQUISICA DE BENS E SERVIÇS - INTER FSS JURS E ENCARGS DE MRA DE BRIGACES TRIBUTARIAS JURS E ENCARGS DE MRA DE BRIGACES TRIBUTARIAS - EXTRA FSS JURS E ENCARGS DE MRA DE BRIGACES TRIBUTARIAS - INTRA FSS JURS E ENCARGS DE MRA DE BRIGACES TRIBUTARIAS - INTER FSS UTRS JURS E ENCARGS DE MRA UTRS JURS E ENCARGS DE MRA - EXTRA FSS UTRS JURS E ENCARGS DE MRA - INTRA FSS UTRS JURS E ENCARGS DE MRA - INTER FSS VARIACES MNETARIAS E CAMBIAIS VARIACES MNETARIAS E CAMBIAIS DE DIVIDA CNTRATUAL VARIACES MNETARIAS E CAMBIAIS DE DIVIDA CNTRATUAL - EXTRA FSS VARIACES MNETARIAS E CAMBIAIS DE DIVIDA CNTRATUAL - INTRA FSS VARIACES MNETARIAS E CAMBIAIS DE DIVIDA CNTRATUAL - INTER FSS VARIACES MNETARIAS E CAMBIAIS DE DIVIDA MBILIARIA VARIACES MNETARIAS E CAMBIAIS DE DIVIDA MBILIARIA - EXTRA FSS UTRAS VARIACES MNETARIAS E CAMBIAIS UTRAS VARIACES MNETARIAS E CAMBIAIS - EXTRA FSS UTRAS VARIACES MNETARIAS E CAMBIAIS - INTRA FSS UTRAS VARIACES MNETARIAS E CAMBIAIS - INTER FSS DESCNTS FINANCEIRS CNCEDIDS DESCNTS FINANCEIRS CNCEDIDS - EXTRA FSS DESCNTS FINANCEIRS CNCEDIDS - INTRA FSS DESCNTS FINANCEIRS CNCEDIDS - INTER FSS UTRAS VARIACES PATRIMNIAIS DIMINUTIVAS - FINANCEIRAS JURS E ENCARGS EM SENTENCAS JUDICIAIS JURS E ENCARGS EM SENTENCAS JUDICIAIS - EXTRA FSS JURS E ENCARGS EM SENTENCAS JUDICIAIS - INTRA FSS JURS E ENCARGS EM SENTENCAS JUDICIAIS - INTER FSS

24 JURS E ENCARGS EM INDENIZACES E RESTITUICES JURS E ENCARGS EM INDENIZACES E RESTITUICES - EXTRA FSS JURS E ENCARGS EM INDENIZACES E RESTITUICES - INTRA FSS JURS E ENCARGS EM INDENIZACES E RESTITUICES - INTER FSS UTRAS VARIACES PATRIMNIAIS DIMINUTIVAS FINANCEIRAS UTRAS VARIACES PATRIMNIAIS DIMINUTIVAS FINANCEIRAS - EXTRA FSS UTRAS VARIACES PATRIMNIAIS DIMINUTIVAS FINANCEIRAS - INTRA FSS UTRAS VARIACES PATRIMNIAIS DIMINUTIVAS FINANCEIRAS - INTER FSS 3.5 TRANSFERÊNCIAS CNCEDIDAS TRANSFERÊNCIAS INTRA GVERNAMENTAIS TRANSFERÊNCIAS INTRA GVERNAMENTAIS - EXTRA FSS TRANSFERÊNCIAS INTRA GVERNAMENTAIS - INTRA FSS TRANSFERÊNCIAS INTER GVERNAMENTAIS TRANSFERÊNCIAS INTER GVERNAMENTAIS - EXTRA FSS TRANSFERÊNCIAS INTER GVERNAMENTAIS - INTER FSS TRANSFERÊNCIAS A INSTITUICES PRIVADAS TRANSFERÊNCIAS A INSTITUICES PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVS TRANSFERÊNCIAS A INSTITUICES PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVS - EXTRA FSS TRANSFERÊNCIAS A INSTITUICES PRIVADAS CM FINS LUCRATIVS TRANSFERÊNCIAS A INSTITUICES PRIVADAS CM FINS LUCRATIVS - EXTRA FSS TRANSFERÊNCIAS A INSTITUICES MULTIGVERNAMENTAIS TRANSFERÊNCIAS A INSTITUICES MULTIGVERNAMENTAIS - INTER FSS TRANSFERÊNCIAS A CNSRCIS PÚBLICS TRANSFERÊNCIAS A CNSRCIS PÚBLICS - INTRA FSS TRANSFERÊNCIAS A CNSRCIS PÚBLICS - INTER FSS TRANSFERÊNCIAS A EXTERIR TRANSFERÊNCIAS A EXTERIR - EXTRA FSS 3.6 DESVALRIZAÇÃ E PERDA DE ATIVS REDUCA A VALR RECUPERÁVEL E PRVISÃ PARA PERDAS REDUCA A VALR RECUPERÁVEL DE INVESTIMENTS REDUCA A VALR RECUPERÁVEL DE INVESTIMENTS - EXTRA FSS REDUCA A VALR RECUPERÁVEL DE INVESTIMENTS - INTRA FSS REDUCA A VALR RECUPERÁVEL DE INVESTIMENTS - INTER FSS REDUCA A VALR RECUPERÁVEL DE IMBILIZAD REDUCA A VALR RECUPERÁVEL DE IMBILIZAD - EXTRA FSS REDUCA A VALR RECUPERÁVEL DE INTANGIVEIS REDUCA A VALR RECUPERÁVEL DE INTANGIVEIS - EXTRA FSS VARIAÇÃ PATRIMNIAL DIMINUTIVA CM PRVISÃ PARA PERDAS DE CRÉDITS VARIAÇÃ PATRIMNIAL DIMINUTIVA CM PRVISÃ PARA PERDAS DE CRÉDITS - EXTRA FSS VARIAÇÃ PATRIMNIAL DIMINUTIVA CM PRVISÃ PARA PERDAS DE CRÉDITS INTRA FSS VARIAÇÃ PATRIMNIAL DIMINUTIVA CM PRVISÃ PARA PERDAS DE CRÉDITS INTER FSS VARIAÇÃ PATRIMNIAL DIMINUTIVA CM PRVISÃ PARA REDUÇÃ A VALR DE MERCAD DE ESTQUES VARIAÇÃ PATRIMNIAL DIMINUTIVA CM PRVISÃ PARA REDUÇÃ A VALR DE MERCAD DE ESTQUES - EXTRA FSS PERDAS CM ALIENACA PERDAS CM ALIENACA DE INVESTIMENTS PERDAS CM ALIENACA DE INVESTIMENTS - EXTRA FSS PERDAS CM ALIENACA DE IMBILIZAD PERDAS CM ALIENACA DE IMBILIZAD - EXTRA FSS PERDAS CM ALIENACA DE INTANGIVEIS PERDAS CM ALIENACA DE INTANGIVEIS - EXTRA FSS PERDAS INVLUNTARIAS PERDAS INVLUNTARIAS CM IMBILIZAD PERDAS INVLUNTARIAS CM IMBILIZAD - EXTRA FSS PERDAS INVLUNTARIAS CM INTANGIVEIS PERDAS INVLUNTARIAS CM INTANGIVEIS - EXTRA FSS PERDAS INVLUNTARIAS CM ESTQUES PERDAS INVLUNTARIAS CM ESTQUES - EXTRA FSS UTRAS PERDAS INVLUNTARIAS

Tabela de Fatos - DCA 2014

Tabela de Fatos - DCA 2014 Tabela de Fatos - DCA 2014 Element siconfi-cor:p1.0.0.0.0.00.00 siconfi-cor:p1.1.0.0.0.00.00 siconfi-cor:p1.1.1.0.0.00.00 siconfi-cor:p1.1.1.1.0.00.00 siconfi-cor:p1.1.1.1.1.00.00 siconfi-cor:p1.1.1.1.2.00.00

Leia mais

[Anexo I-AB] Balanço Patrimonial - Ativo e Passivo. 1.1.1.1.2.00.00 - Caixa e Equivalentes de Caixa em Moeda Nacional - Intra OFSS

[Anexo I-AB] Balanço Patrimonial - Ativo e Passivo. 1.1.1.1.2.00.00 - Caixa e Equivalentes de Caixa em Moeda Nacional - Intra OFSS [Anexo I-AB] Balanço Patrimonial - Ativo e Passivo Qname siconfi-dca-anexo1abhi : BalancoPatrimonialAbstract siconfi-dca-anexo1abhi : AtivoAbstract siconfi-dca-anexo1abhi : AtivoLineItems siconfi-cor :

Leia mais

Balanço Patrimonial. Janeiro à Novembro de 2014 - Anexo 14, da Lei 4.320/64. Exercício Anterior

Balanço Patrimonial. Janeiro à Novembro de 2014 - Anexo 14, da Lei 4.320/64. Exercício Anterior Página 1 de 5 CIRCULANTE 3.458.065,56 1.875.217,00 CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA 2.816.152,90 1.000.561,87 CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA EM MOEDA NACIONAL 2.816.152,90 1.000.561,87 CAIXA E EQUIVALENTES

Leia mais

Documento gerado em 28/04/2015 13:31:35 Página 1 de 42

Documento gerado em 28/04/2015 13:31:35 Página 1 de 42 DCA-Anexo I-AB Balanço Patrimonial - Ativo e Passivo Padrao Balanço Patrimonial Ativo - Ativo - 1.0.0.0.0.00.00 - Ativo 96.744.139,42 1.1.0.0.0.00.00 - Ativo Circulante 24.681.244,01 1.1.1.0.0.00.00 -

Leia mais

939.108,16 582.338,94 553.736,74 967.710,36 468.462,90 582.338,94 553.736,74 497.065,10 111000000000 CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA

939.108,16 582.338,94 553.736,74 967.710,36 468.462,90 582.338,94 553.736,74 497.065,10 111000000000 CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA s s 100000000000 ATIVO 939.108,16 582.338,94 553.736,74 967.710,36 110000000000 ATIVO CIRCULANTE 468.462,90 582.338,94 553.736,74 497.065,10 111000000000 CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA 111100000000 CAIXA

Leia mais

Anexo 14 - BALANÇO PATRIMONIAL

Anexo 14 - BALANÇO PATRIMONIAL Página 1 de 3 CIRCULANTE 17.957.906,23 13.781.064,25 CIRCULANTE 2.918.670,71 3.459.718,41 Caixa e Equivalentes de Caixa 11.326.508,18 CRÉDITOS A CURTO PRAZO Clientes Crédito Tributário a Receber Dívida

Leia mais

115610000000 ALMOXARIFADO - CONSOLIDAÇÃO 115810000000 OUTROS ESTOQUES - CONSOLIDAÇÃO

115610000000 ALMOXARIFADO - CONSOLIDAÇÃO 115810000000 OUTROS ESTOQUES - CONSOLIDAÇÃO 100000000000 ATIVO 329.083,39 911.970,67 872.747,07 368.306,99 110000000000 ATIVO CIRCULANTE 3.073,50 898.201,87 872.747,07 28.528,30 111000000000 CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA 111100000000 CAIXA E EQUIVALENTES

Leia mais

ANEXO III 280.864,02 264.833,28 39.905,58 37.578,73 18.357,59 0,00 271.900,62 264.843,53 39.905,58 37.578,73 9.383,94 0,00

ANEXO III 280.864,02 264.833,28 39.905,58 37.578,73 18.357,59 0,00 271.900,62 264.843,53 39.905,58 37.578,73 9.383,94 0,00 100000000 ATIVO 110000000 ATIVO CIRCULANTE 111000000 CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA 111100000 CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA EM MOEDA NACIONAL 111110000 CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA EM MOEDA NACIONAL -

Leia mais

MODIFICAÇÕES AO ORÇAMENTO DA DESPESA

MODIFICAÇÕES AO ORÇAMENTO DA DESPESA ENTIDADE MDIFICAÇÕES A RÇAMENT DA Pagina: 1 TTAL DE ALTERAÇÕES : 13 CMVC TTAL DE REVISÕES : 2 D AN CNTABILISTIC DE 2014 ATÉ À DATA : 2014/12/31 IDENTIFICAÇÃ DAS RUBRICAS MDIFICAÇÕES RÇAMENTAIS DTAÇÕES

Leia mais

Plano de Contas Últimas Alterações

Plano de Contas Últimas Alterações Plano de ontas Últimas Alterações oordenação Geral de Normas de ontabilidade Aplicadas à Federação STN/NF Principais mudanças para adequar o PASP às estatísticas fiscais 1. Desdobramento das contas INTER

Leia mais

10.936.971,00 3.2.4.3.1.00.00 - Benefícios Eventuais por Situações de Vulnerabilidade Temporária - Consolidação

10.936.971,00 3.2.4.3.1.00.00 - Benefícios Eventuais por Situações de Vulnerabilidade Temporária - Consolidação PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE FINANÇAS GERÊNCIA GERAL DA CONTABILIDADE DO MUNICÍPIO DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS - CONSOLIDADO - 2013 Demonstrativo das Variações Patrimoniais e Resultado

Leia mais

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público 1

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público 1 Plano de ontas Aplicado ao Setor Público 1 Legenda dos níveis de desdobramento: 1 Nível lasse 2º Nível Grupo 3º Nível Subgrupo 4º Nível Título 5º Nível Subtítulo 6º Nível Item 7º Nível - Subitem As contas

Leia mais

1 de Verificação - 2015 Subsist. C.Sup. Fin.Descrição

1 de Verificação - 2015 Subsist. C.Sup. Fin.Descrição 1 de Verificação - 2015 Subsist. C.Sup. Fin.Descrição 129.967,90D 130.464,22D 1/8 1.1.1.1.1.01 ATIVO CIRCULANTE 54.320,75D 54.817,07D E EQUIVALENTES CAIXA MOEDA NACIONAL - CONSOLIDAÇÃO 51.666,68D 497.996,11

Leia mais

Alterações no PCASP. GT Abril/2011. Coordenação Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação STN/CCONF. Última Atualização: mar/2011

Alterações no PCASP. GT Abril/2011. Coordenação Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação STN/CCONF. Última Atualização: mar/2011 GT Abril/2011 Alterações no PASP oordenação Geral de Normas de ontabilidade Aplicadas à Federação STN/NF Última Atualização: mar/2011 Eliminação do termo objeto principal na função das contas relacionadas

Leia mais

ESTADO DE RONDÔNIA BALANCETE MÊS DE JANEIRO/2015. Página 1

ESTADO DE RONDÔNIA BALANCETE MÊS DE JANEIRO/2015. Página 1 CAMARA MUNICIPAL DE Página 1 1 ATIVO 69.111,18 60.711,80 75.399,38 1.1 ATIVO CIRCULANTE 60.711,80 1.1.1 CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA 60.711,80 1.1.1.1 CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA EM MOEDA NACIONAL 60.711,80

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Plano de Contas 01 a 31 de Março de 2013 Folha: 1 Consorcio Publico do Extremo Sul

Estado do Rio Grande do Sul Plano de Contas 01 a 31 de Março de 2013 Folha: 1 Consorcio Publico do Extremo Sul Estado do Rio Grande do Sul Plano de Contas 01 a 31 de Março de 2013 Folha: 1 1.0.0.0.0.00.00.00.00.00 ATIVO 6.735,34 8.034,62 4.211,61 10.558,35 1.1.0.0.0.00.00.00.00.00 ATIVO CIRCULANTE 6.735,34 8.034,62

Leia mais

1 de Verificação - 2014 Subsist. C.Sup. Fin.Descrição 1.2.3.1.1.03.02 (40966) MÓVEIS MÁQUINAS E E UTENSÍLIOS DE ESCRITÓRIO 339.159,49D 25.

1 de Verificação - 2014 Subsist. C.Sup. Fin.Descrição 1.2.3.1.1.03.02 (40966) MÓVEIS MÁQUINAS E E UTENSÍLIOS DE ESCRITÓRIO 339.159,49D 25. 1 de Verificação - 2014 Subsist. C.Sup. Fin.Descrição 1.217.589,73D 1.245.340,55D Atual1/8 ATIVO CIRCULANTE 588.962,97D 151.410,23D 194.301,54 188.047,63 166.550,72 160.296,81 616.713,79D 1.1.1.1.1.50.99

Leia mais

Anexo 12 - Balanço Orçamentário

Anexo 12 - Balanço Orçamentário Anexo 12 - Balanço Orçamentário BALANÇO ORÇAMENTÁRIO EXERCÍCIO: PERÍODO (MÊS) : DATA DE EMISSÃO: PÁGINA: PREVISÃO PREVISÃO RECEITAS SALDO RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS INICIAL ATUALIZADA REALIZADAS (a) (b) c

Leia mais

1 de Verificação - 2015 Subsist. C.Sup. Fin.Descrição

1 de Verificação - 2015 Subsist. C.Sup. Fin.Descrição 1 de Verificação - 2015 Subsist. C.Sup. Fin.Descrição 99.562,86D 118.646,81D 1/9 ATIVO CAIXA CONTA CIRCULANTE E ÚNICA EQUIVALENTES DE CAIXA EM MOEDA NACIONAL - CONSOLIDAÇÃO 97.962,86D 250.343,95 231.260,00

Leia mais

Prefeitura Municipal de São José da Lapa

Prefeitura Municipal de São José da Lapa Estado de Minas Gerais Demostração das Variações Patrimoniais - Anexo 15 - Lei 4.320/64 ENTIDADE: 000 - CONSOLIDADO lilian@sonner.com.br 30-03-2015 13:44:25 400000000 VARIAÇÃO PATRIMONIAL AUMENTATIVA 300000000

Leia mais

CAU - MT Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Mato Grosso CNPJ: 14.820.959/0001-88

CAU - MT Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Mato Grosso CNPJ: 14.820.959/0001-88 CAU - MT Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Mato Grosso CNPJ: 14.820.959/0001-88 Balanço Financeiro Período: 01/01/2012 a 31/12/2012 INGRESSOS DISPÊNDIOS ESPECIFICAÇÃO Exercício Anterior

Leia mais

Análise Contábil do Relatório de

Análise Contábil do Relatório de Análise Contábil do Relatório de Controle Interno Gerência de Contabilidade Centralizada Diretoria de Contabilidade Geral Flávio van GEORGE Rocha Sir. Flávio van GEORGE Rocha Composição do Relatório: 1.

Leia mais

Documento gerado em 27/04/2015 15:46:27 Página 1 de 42

Documento gerado em 27/04/2015 15:46:27 Página 1 de 42 DCA-Anexo I-AB Balanço Patrimonial - Ativo e Passivo Padrao Balanço Patrimonial Ativo - Ativo - 1.0.0.0.0.00.00 - Ativo 90.603.291,75 1.1.0.0.0.00.00 - Ativo Circulante 39.564.561,26 1.1.1.0.0.00.00 -

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/2012 - COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS-AMBEV Versão : 1. Composição do Capital 1

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/2012 - COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS-AMBEV Versão : 1. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 Proventos em Dinheiro 2 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 4 Balanço Patrimonial Passivo 6 Demonstração do Resultado 9 Demonstração do Resultado Abrangente

Leia mais

Implantação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público PCASP. A experiência do Estado do Rio Grande do Sul.

Implantação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público PCASP. A experiência do Estado do Rio Grande do Sul. Implantação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público PCASP. A experiência do Estado do Rio Grande do Sul. Público Alvo: Servidores de Prefeituras do Estado do Rio Grande do Sul que atuam na área contábil.

Leia mais

ENCONTRO TÉCNICO MCASP - Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público

ENCONTRO TÉCNICO MCASP - Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público SISTEMA INTEGRADO DE CONTROLE E AUDITORIA PÚBLICA - SICAP/CONTÁBIL ENCONTRO TÉCNICO MCASP - Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público Portaria Conjunta STN/SOF nº 02/2012 Portaria STN nº 437/2012

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/2013 - BANCO BRADESCO SA Versão : 2. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/2013 - BANCO BRADESCO SA Versão : 2. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 Proventos em Dinheiro 2 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 5 Balanço Patrimonial Passivo 9 Demonstração do Resultado 12 Demonstração do Resultado

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E AUDITORIA PÚBLICA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E AUDITORIA PÚBLICA IESP INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E AUDITORIA PÚBLICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E AUDITORIA PÚBLICA DISCIPLINA: CONTABILIDADE E CONTROLADORIA

Leia mais

Padrões Contábeis CPC-IFRS Atualizado pelos Pronunciamentos CPC. Rafael Borges Morch José Augusto Veiga da Costa Marques

Padrões Contábeis CPC-IFRS Atualizado pelos Pronunciamentos CPC. Rafael Borges Morch José Augusto Veiga da Costa Marques Padrões Cntábeis CPC-IFRS Atualizad pels Prnunciaments CPC Rafael Brges Mrch Jsé August Veiga da Csta Marques Prpsta de curs Cntextualizar ambiente da cnvergência cntábil Apresentar s nvs padrões cntábeis

Leia mais

621.927,10 284.748,83 239.680,43 666.995,50 111115099000 F OUTRAS APLICAÇÕES FINANCEIRAS DE LIQUIDEZ IMEDIATA

621.927,10 284.748,83 239.680,43 666.995,50 111115099000 F OUTRAS APLICAÇÕES FINANCEIRAS DE LIQUIDEZ IMEDIATA Código BALANCETE ANALÍTICO CONTÁBIL SIMPLIFICADO BALANCETE - JANEIRO DE 2015 Saldo Inicial Débito Crédito Movimentação Débitos Créditos 111111901000 F BANCOS CONTA MOVIMENTO - DEMAIS CONTAS 621.927,10

Leia mais

10h40 às 12h - PALESTRA II TEMA: PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO Palestrante: Fernando Freitas Melo

10h40 às 12h - PALESTRA II TEMA: PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO Palestrante: Fernando Freitas Melo 10h40 às 12h - PALESTRA II TEMA: PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO Palestrante: Fernando Freitas Melo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público CH: 1:20 h Conteúdo: 1. Aspectos gerais do Plano

Leia mais

TCE-TCE Auditoria Governamental

TCE-TCE Auditoria Governamental TCE-TCE Auditoria Governamental Pessoal, vou comentar as questões da prova. 61. Considere as informações extraídas do Balanço Orçamentário, referentes ao exercício financeiro de 2014, de uma entidade pública:

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DE SANTA CATARINA - DMU

TRIBUNAL DE CONTAS DE SANTA CATARINA - DMU Alterações em relação ao arquivos publicados em 03/06/2014: Item alterado/incluído Motivo Regras de consolidação. b.8 Numeração errada. Regras de consistência, b Exclui-se as consignações do passivo financeiro

Leia mais

Prática - desenvolvimento de sistemas Av. Assis Brasil 1800/302 - Porto Alegre - RS - CEP:91010-001. Empresa: Plano referencial 4 - Seguradoras

Prática - desenvolvimento de sistemas Av. Assis Brasil 1800/302 - Porto Alegre - RS - CEP:91010-001. Empresa: Plano referencial 4 - Seguradoras 1 ATIVO 1.01 CIRCULANTE 1.01.01 DISPONÍVEL 1.01.01.01 Caixa 1.01.01.02 Valores em Trânsito 1.01.01.03 Bancos Conta Depósitos 1.01.01.04 Aplicações no Mercado Aberto 1.01.02 APLICAÇÕES 1.01.02.01 Títulos

Leia mais

37.899.634,30 PASSIVO CIRCULANTE CRÉDITOS DE TRANSFERÊNCIAS A RECEBER EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTO CONCEDIDOS

37.899.634,30 PASSIVO CIRCULANTE CRÉDITOS DE TRANSFERÊNCIAS A RECEBER EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTO CONCEDIDOS MUNICÍPIO DE CALDAS NOVAS ESTADO DE GOIAS Balanço Financeiro Anexo 1 (Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público MCASP)Portaria STN nº 37/2012 5a edição BALANÇO GERAL DO EXERCICIO DE 201 PERÍODO(MÊS)

Leia mais

Empresa Munic. de Transporte Urbano Presidente Figueiredo

Empresa Munic. de Transporte Urbano Presidente Figueiredo 03698709/000109 Exercício: 2015 BALANCETEISOLADO EMPRESA MUNICIPAL DE TRANSPORTE URBANO EMTU (UG:5) Página 1 de 5 100000000 05 ATIVO 343.632,70 139.134,52 114.972,75 367.794,47 110000000 05 ATIVO CIRCULANTE

Leia mais

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Fonte: Apresentação da Coordenação Geral de Contabilidade STN/CCONT do Tesouro Nacional Última Atualização: 14/09/2009 1 Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor

Leia mais

Índice do diário. GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE RIBEIRA DO AMPARO, em 16 de abril de 2014. TETIANA DE PAULA FONTES CEDRO BRITTO.

Índice do diário. GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE RIBEIRA DO AMPARO, em 16 de abril de 2014. TETIANA DE PAULA FONTES CEDRO BRITTO. Diário Oficial Ano: 2 Edição: 231 Páginas: 40 Atos Oficiais Decreto - Nº 0532/2014 Portaria - Nº 0054/2014 Contas Públicas Balanço Orçamentário - BALANÇO Índice do diário Atos Oficiais Decreto Nº 0532/2014

Leia mais

COMUNICADO DGGM Nº 02/2014 SICOM 2014

COMUNICADO DGGM Nº 02/2014 SICOM 2014 MUNIA GGM Nº 02/2014 SIM 2014 A GGM iretoria Geral de Gestão e Modernização do TE MS, com base nas atribuições definidas no artigo 40 da Resolução Administrativa nº 102 /2010 TE/MS, de 19 de maio de 2010,

Leia mais

BALANÇO FINANCEIRO ANO 2013

BALANÇO FINANCEIRO ANO 2013 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO LIVRAMENTO SECRETARIA DA FAZENDA BALANÇO FINANCEIRO ANO 2013 Receita Despesa ORÇAMENTÁRIA (1) ORÇAMENTÁRIA (5) Receitas Orçamentárias Despesas

Leia mais

Conta Descrição (em R$ mil) 31/03/2011 31/12/2010. 1 Ativo Total 13.623.774 13.422.948. 1.01 Ativo Circulante 1.403.533 1.180.328

Conta Descrição (em R$ mil) 31/03/2011 31/12/2010. 1 Ativo Total 13.623.774 13.422.948. 1.01 Ativo Circulante 1.403.533 1.180.328 Conta Descrição (em R$ mil) /0/0 //00 Ativo Total.6.77..98.0 Ativo Circulante.0.5.80.8.0.0 Caixa e Equivalentes de Caixa 69.7 8.657.0.0.0 Bens Numerários.0 05.0.0.0 Depósitos Bancários.07.57.0.0.0 Aplicações

Leia mais

Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina BALANÇO PATRIMONIAL Em 31/12/2014 - Encerramento 9.817.136,65 40.159.587,34. Prazo 104.

Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina BALANÇO PATRIMONIAL Em 31/12/2014 - Encerramento 9.817.136,65 40.159.587,34. Prazo 104. ATIVO PASSIVO Ativo Circulante Caixa e Equivalentes de Caixa - Bancos Conta Movimento - Demais Contas Rede Bancária - Arrecadação Aplicações Financeiras de Liquidez Imediata - Intra OFSS Recursos Liberados

Leia mais

41210.29.13 - Contribuição Previdenciária para Amortização do Déficit Atuarial. Origem dos dados/descrição LINHA DA DCA

41210.29.13 - Contribuição Previdenciária para Amortização do Déficit Atuarial. Origem dos dados/descrição LINHA DA DCA ANEXO II VARIAÇÕES PATRIMONIAIS AUMENTATIVAS QDCC_Sistn A planilha abaixo ilustra a aplicação da metodologia simplificada descrita no item 10 da Nota Técnica nº 4/2015/CCONF/SUCON/STN/MFDF ao Plano de

Leia mais

Balancete De Verificacao Do Sistema Patrimonial Plano PCASP-MT Atributo: Todos Março / 2016

Balancete De Verificacao Do Sistema Patrimonial Plano PCASP-MT Atributo: Todos Março / 2016 Março / 2016 1 ATIVO 1.1 ATIVO CIRCULANTE 1.1.1 CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA 1.1.1.1 CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA EM MOEDA NACIONAL 1.1.1.1.1 CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA EM MOEDA NACIONAL - CONSOLIDACAO

Leia mais

DOAR DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS UMA REVISÃO DOS CONCEITOS MAIO / 2007. Autor - Manoel Moraes Jr

DOAR DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS UMA REVISÃO DOS CONCEITOS MAIO / 2007. Autor - Manoel Moraes Jr DOAR DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS UMA REVISÃO DOS CONCEITOS MAIO / 2007 Autor - Manoel Moraes Jr OBJETIVOS DA DOAR Apresentar de forma ordenada e sumariada as informações relativas

Leia mais

1. a. Preencha os balancetes: 1.01.x1: Formação do Capital, com $ 400 em dinheiro e uma perua no valor de $ 200

1. a. Preencha os balancetes: 1.01.x1: Formação do Capital, com $ 400 em dinheiro e uma perua no valor de $ 200 EXERCÍCIOS EXTRAS 1. a. Preencha os balancetes: 1.01.x1: Formação do Capital, com $ 400 em dinheiro e uma perua no valor de $ 200 S.DEVEDORES (APLICAÇÕES)............ S.CREDORES (ORIGENS)...... t o t a

Leia mais

Balancete. Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Piauí CNPJ: 14.882.936/0001-06. Créditos. Conta. Página:1/24

Balancete. Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Piauí CNPJ: 14.882.936/0001-06. Créditos. Conta. Página:1/24 Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Piauí CNPJ: 14.882.936/0001-06 Balancete Período: 01/05/2015 a 31/05/2015 Conta Anterior Débitos Créditos 1 - ATIVO 660.339,65D 383.449,46 379.045,53 664.743,58D

Leia mais

Banrisul Armazéns Gerais S.A.

Banrisul Armazéns Gerais S.A. Balanços patrimoniais 1 de dezembro de 2012 e 2011 Nota Nota explicativa 1/12/12 1/12/11 explicativa 1/12/12 1/12/11 Ativo Passivo Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa 4 17.891 18.884 Contas

Leia mais

ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 1 - BALANÇO PATRIMONIAL CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS TURMA 6º CCN

ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 1 - BALANÇO PATRIMONIAL CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS TURMA 6º CCN CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Disciplina Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis PROFESSOR : Salomão Dantas Soares TURMA 6º CCN AULA 02 Turno/Horário Noturno Apostila

Leia mais

1.1.2.07.001 Empréstimos a empregados 1.1.2.07.002 Empréstimos a terceiros 1.1.2.08 Tributos a Compensar 1.1.2.08.001 IR Retido na Fonte a Compensar

1.1.2.07.001 Empréstimos a empregados 1.1.2.07.002 Empréstimos a terceiros 1.1.2.08 Tributos a Compensar 1.1.2.08.001 IR Retido na Fonte a Compensar A seguir um modelo de Plano de Contas que poderá ser utilizado por empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviços, com as devidas adaptações: 1 Ativo 1.1 Ativo Circulante 1.1.1 Disponível 1.1.1.01

Leia mais

AUTARQUIA MUNICIPAL DE ESPORTES DE CACOAL - AM Estado de Rondônia. Balancete do Sistema Orçamentário no Período de janeiro a janeiro Anexo TC-01

AUTARQUIA MUNICIPAL DE ESPORTES DE CACOAL - AM Estado de Rondônia. Balancete do Sistema Orçamentário no Período de janeiro a janeiro Anexo TC-01 Balancete do Sistema Orçamentário no Período de janeiro a janeiro 1. 1.1. 1.1.1. 1.1.1.1. 1.1.1.1.1. 1.1.1.1.1.19. 1.1.1.1.1.19.02. 1.1.1.1.1.19.04. 1.1.3. 1.1.3.8. 1.1.3.8.1. 1.1.3.8.1.08. 1.1.3.8.1.09.

Leia mais

CAU - PR Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Paraná CNPJ: 14.804.099/0001-99

CAU - PR Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Paraná CNPJ: 14.804.099/0001-99 Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Paraná CNPJ: 14.804.099/0001-99 Balanço Patrimonial ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE Especificação CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA CRÉDITOS A CURTO PRAZO Atual

Leia mais

ABERTURA DAS CONTAS DA PLANILHA DE RECLASSIFICAÇÃO DIGITAR TODOS OS VALORES POSITIVOS.

ABERTURA DAS CONTAS DA PLANILHA DE RECLASSIFICAÇÃO DIGITAR TODOS OS VALORES POSITIVOS. ABERTURA DAS CONTAS DA PLANILHA DE RECLASSIFICAÇÃO DIGITAR TODOS OS VALORES POSITIVOS. I. BALANÇO ATIVO 111 Clientes: duplicatas a receber provenientes das vendas a prazo da empresa no curso de suas operações

Leia mais

A Geradora Aluguel de Máquinas S.A.

A Geradora Aluguel de Máquinas S.A. Balanço patrimonial em 31 de dezembro Ativo Passivo e patrimônio líquido Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa 17.488 25.888 Fornecedores e outras obrigações 17.561 5.153 Contas a receber

Leia mais

NOVAS DIRETRIZES PARA A CONTABILIDADE MUNICIPAL ISAAC DE OLIVEIRA SEABRA TCE-PE

NOVAS DIRETRIZES PARA A CONTABILIDADE MUNICIPAL ISAAC DE OLIVEIRA SEABRA TCE-PE NOVAS DIRETRIZES PARA A CONTABILIDADE MUNICIPAL ISAAC DE OLIVEIRA SEABRA TCE-PE CENÁRIO ANTERIOR Gestão Dívida Financeira Pública ORÇAMENTO PUBLICO Contabilidade Receita e Despesa Demonstrativos Contábeis:

Leia mais

CRESS/MA - 2ª Região Conselho Regional de Serviço Social/MA CNPJ: 06.042.030/0001-47

CRESS/MA - 2ª Região Conselho Regional de Serviço Social/MA CNPJ: 06.042.030/0001-47 Conselho Regional de Serviço Social/MA CNPJ: 06.042.030/0001-47 Balanço Patrimonial ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA CRÉDITOS A CURTO PRAZO PASSIVO CIRCULANTE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS,

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DE SANTA CATARINA - DMU

TRIBUNAL DE CONTAS DE SANTA CATARINA - DMU Alterações em relação aos arquivos publicados em 10/11/2014: Item alterado/incluído Evento 1.9 Evento 2.20.8 Evento 2.72.13 Motivo Obs: Os créditos relativos à Dívida Ativa podem ser registrados somente

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO 11º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO 1 Professor João Eudes Bezerra

Leia mais

Lançamentos Típicos de entidades do setor público

Lançamentos Típicos de entidades do setor público Lançamentos Típicos de entidades do setor público Efetue os lançamentos típicos a partir das informações captadas em cada caso típico do município de Sinopolandia do Norte. etermine inicialmente a Natureza

Leia mais

Análise de Balanços. Flávia Moura

Análise de Balanços. Flávia Moura Análise de Balanços Flávia Moura 1 Tópicos para Reflexão O que é análise de balanços? A análise de balanços consiste em proceder a investigações dos fatos com base nos dados Para que serve a análise de

Leia mais

112110103 FATURAS/ DUPLICATAS A RECEBER Sim DB 1211104 DIVIDA ATIVA NAO TRIBUTARIA - CLIENTES Sim DB 1211105 EMPRESTIMOS E FINANCIAMENTOS CONCEDIDOS

112110103 FATURAS/ DUPLICATAS A RECEBER Sim DB 1211104 DIVIDA ATIVA NAO TRIBUTARIA - CLIENTES Sim DB 1211105 EMPRESTIMOS E FINANCIAMENTOS CONCEDIDOS 112110103 FATURAS/ DUPLICATAS A RECEBER Sim DB 1211104 DIVIDA ATIVA NAO TRIBUTARIA - CLIENTES Sim DB 1211105 EMPRESTIMOS E FINANCIAMENTOS CONCEDIDOS NÆo DB 121110501 EMPRESTIMOS CONCEDIDOS A RECEBER Sim

Leia mais

Balanço Patrimonial. Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará: I o Ativo Financeiro

Balanço Patrimonial. Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará: I o Ativo Financeiro Segundo o MCASP, o é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública, por meio de contas representativas do patrimônio público, além das

Leia mais

Graficamente, o Balanço Patrimonial se apresenta assim: ATIVO. - Realizável a Longo prazo - Investimento - Imobilizado - Intangível

Graficamente, o Balanço Patrimonial se apresenta assim: ATIVO. - Realizável a Longo prazo - Investimento - Imobilizado - Intangível CONTABILIDADE GERAL E GERENCIAL AULA 03: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS TÓPICO 02: BALANÇO PATRIMONIAL. É a apresentação padronizada dos saldos de todas as contas patrimoniais, ou seja, as que representam

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO - DCASP

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO - DCASP DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO - DCASP Novas Demonstrações Contábeis do Setor Público DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO SETOR PÚBLICO Englobam todos os fatos contábeis e atos que interessam

Leia mais

Estado drio Grande do Sul Balancete de Verificacao Pag: 1 CONSORCIO - CISGA De 01.01.2015 a 30.04.2015

Estado drio Grande do Sul Balancete de Verificacao Pag: 1 CONSORCIO - CISGA De 01.01.2015 a 30.04.2015 Estado drio Grande do Sul Balancete de Verificacao Pag: 1 100000000000000 ATIVO 746.423,74 521.047,13 478.433,06 789.037,81 110000000000000 ATIVO CIRCULANTE 718.821,28 507.893,92 470.065,45 756.649,75

Leia mais

MODIFICAÇÕES AO ORÇAMENTO DA DESPESA

MODIFICAÇÕES AO ORÇAMENTO DA DESPESA ENTIDADE MDIFICAÇÕES A RÇAMENT DA Pagina: 1 TTAL DE ALTERAÇÕES : 5 MUNICIPI DE ESPINH TTAL DE REVISÕES : 1 D AN CNTABILISTIC DE 2007 IDENTIFICAÇÃ DAS RUBRICAS MDIFICAÇÕES RÇAMENTAIS 01 ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA

CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrações Contábeis José Rafael Corrêa Quanto mais eu sei, mais eu descubro que nada eu sei Sócrates 1 Conceitos CONTABILIDADE INFORMAÇÃO Informação

Leia mais

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL Introdução Já sabemos que o Patrimônio é objeto da contabilidade, na qual representa o conjunto de bens, diretos e obrigações. Esta definição é muito importante estar claro

Leia mais

Roteiro completo para a contabilização e conferencia da Dívida Fundada

Roteiro completo para a contabilização e conferencia da Dívida Fundada Roteiro completo para a contabilização e conferencia da Dívida Fundada 1º - Transferência da dívida permanente de longo prazo para a dívida permanente de curto prazo. Em conformidade a Lei n 6.404/1976

Leia mais

MARCIO THUMS SILVANA B.FOSCHIERA ALEX MILANI PREFEITO MUNICIPAL CONTADORA SECRETARIO FINANCAS CPF:770.725.960-20 CPF:998.090.360/00 995.375.

MARCIO THUMS SILVANA B.FOSCHIERA ALEX MILANI PREFEITO MUNICIPAL CONTADORA SECRETARIO FINANCAS CPF:770.725.960-20 CPF:998.090.360/00 995.375. ****** 001 * 000 ***** MUNICIPIO DE NOVA BOA VISTA DATA EMISSAO 22/07/2015 ****** PAGINA 1 ****** A T I V O P A S S I V O ATIVO CIRCULANTE 10.621.908,99 8.978.191,75 PASSIVO CIRCULANTE -647.185,73-601.394,99

Leia mais

Banco Caterpillar S.A. Rua Alexandre Dumas, 1711 - Edifício Birmann 11-9º andar Setor 2 - São Paulo - SP CNPJ: 02.658.435/0001-53

Banco Caterpillar S.A. Rua Alexandre Dumas, 1711 - Edifício Birmann 11-9º andar Setor 2 - São Paulo - SP CNPJ: 02.658.435/0001-53 Rua Alexandre Dumas, 1711 - Edifício Birmann 11-9º andar Setor 2 - São Paulo - SP CNPJ: 02.658.435/0001-53 Balanço Patrimonial - Conglomerado Prudencial em 30 de Junho ATIVO 2014 CIRCULANTE 1.893.224 Disponibilidades

Leia mais

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES CIRCULAR AC Nº 07/2015

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES CIRCULAR AC Nº 07/2015 BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES CIRCULAR AC Nº 07/2015 Atualiza a Lista de Prduts, Linhas e Prgramas Passíveis de Outrga de Garantia pel Fund Garantidr para Investiments FGI.

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - DEPARTAMENTO NACIONAL BALANÇO PATRIMONIAL ESPECIFICAÇÃO 2014 2013 ESPECIFICAÇÃO 2014 2013

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - DEPARTAMENTO NACIONAL BALANÇO PATRIMONIAL ESPECIFICAÇÃO 2014 2013 ESPECIFICAÇÃO 2014 2013 BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO Ativo Circulante 1.149.479.180,77 989.839.743,43 Passivo Circulante 317.274.300,38 283.051.918,44 Caixa e Equiv. Caixa Moeda Nacional 800.954.874,69 676.326.925,34 Obrig.

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/2011 - CIA CAT. DE ÁGUAS E SANEAMENTO - CASAN Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/2011 - CIA CAT. DE ÁGUAS E SANEAMENTO - CASAN Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 5 Demonstração do Fluxo de Caixa 6 Demonstração das Mutações

Leia mais

CREFITO/MT Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 9ª Região CNPJ: 00.577.473/0001-56

CREFITO/MT Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 9ª Região CNPJ: 00.577.473/0001-56 Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 9ª Região CNPJ: 00.577.473/0001-56 Balancete Conta Anterior Débitos Créditos 1 - ATIVO 1.474.008,93D 717.680,43 804.036,65 1.387.652,71D 1.1 - ATIVO

Leia mais

ATIVO FINANCEIRO 855.661.519,48 DISPONÍVEL

ATIVO FINANCEIRO 855.661.519,48 DISPONÍVEL GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ PÁGINA: 1 BALANÇO PATRIMONIAL CONSOLIDADO - 2005 ANEXO 14 ATIVO ATIVO FINANCEIRO 855.661.519,48 DISPONÍVEL 450.323.096,72 CAIXA 47.294,31 BANCOS CONTA MOVIMENTO 210.194.091,20

Leia mais

DECRETO 011 / 2012. ATENDER aos dispositivos da Portaria nº 828, de 14 de dezembro de 2011, da Secretaria do Tesouro Nacional, e;

DECRETO 011 / 2012. ATENDER aos dispositivos da Portaria nº 828, de 14 de dezembro de 2011, da Secretaria do Tesouro Nacional, e; DECRETO 011 / 2012 Institui o cronograma de execução das atividades a serem implementadas para o atendimento integral dos dispositivos constantes no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público MCASP.

Leia mais

ANEXO - CAPÍTULO III - Modelo de Publicação BALANÇO PATRIMONIAL - ATIVO

ANEXO - CAPÍTULO III - Modelo de Publicação BALANÇO PATRIMONIAL - ATIVO BALANÇO PATRIMONIAL - ATIVO 200Y 200X ATIVO Contas ATIVO CIRCULANTE 12 Disponível 121 Realizável 122+123+124+125+126+127+128+129 Aplicações Financeiras 122 Aplicações Vinculadas a Provisões Técnicas 1221

Leia mais

DECRETO N 026 de 28 de março de 2012. O Prefeito de Capão do Leão, Estado do Rio Grande do Sul no uso de suas atribuições: DECRETA

DECRETO N 026 de 28 de março de 2012. O Prefeito de Capão do Leão, Estado do Rio Grande do Sul no uso de suas atribuições: DECRETA DECRETO N 026 de 28 de março de 2012 Institui o cronograma de execução das atividades a serem implementadas para o atendimento integral dos dispositivos constantes no Manual de Contabilidade Aplicada ao

Leia mais

5 Análise do Balanço Patrimonial

5 Análise do Balanço Patrimonial 5 Análise do Balanço Patrimonial Essa análise tem por finalidade confrontar os dados e valores que constituem o Balanço Patrimonial correspondente ao exercício de 2002, com os do mesmo período de 2001,

Leia mais

Estado de Santa Catarina Tribunal de Contas de Santa Catarina EVENTOS c/c DÉBITO c/c CRÉDITO

Estado de Santa Catarina Tribunal de Contas de Santa Catarina EVENTOS c/c DÉBITO c/c CRÉDITO 001 Previsão orçamentária inicial da receita Estado de Santa Catarina 1 5.2.1.1.1.00.00 Previsão inicial da receita bruta 1 6.2.1.1.0.00.00 Receita a realizar 002 Previsão adicional da receita 1 5.2.1.2.1.XX.XX

Leia mais

TÍTULOS PREVISÃO EXECUÇÃO DIFERENÇA TÍTULOS FIXAÇÃO EXECUÇÃO DIFERENÇA CRÉD. ORÇAM. SUPLEMENTARES DESPESAS CORRENTES . PESSOAL E ENC.

TÍTULOS PREVISÃO EXECUÇÃO DIFERENÇA TÍTULOS FIXAÇÃO EXECUÇÃO DIFERENÇA CRÉD. ORÇAM. SUPLEMENTARES DESPESAS CORRENTES . PESSOAL E ENC. 1 ANEXO III - PT/MPS Nº 95, DE 06 DE MARÇO DE 2007 DOU DE 07.03.07 MODELOS E INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS SÃO AS EXTRAÍDAS DOS LIVROS, REGISTROS E

Leia mais

30/06/2015 IPSAS. Lançamentos Contábeis Típicos e DCASP MCASP. Lucy Fátima de Assis Freitas. 6ª Edição - 2015 PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS

30/06/2015 IPSAS. Lançamentos Contábeis Típicos e DCASP MCASP. Lucy Fátima de Assis Freitas. 6ª Edição - 2015 PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS CONVERGÊNCIA CONTÁBIL SETOR PUBLICO BRASILEIRO Lançamentos Contábeis Típicos e DCASP Lucy átima de Assis reitas Plano de Implantação Procedimentos Contábeis Patrimoniais Regulamenta o art. 13 da Portaria

Leia mais

FAPAN Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte

FAPAN Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte BALANÇO PATRIMONIAL 1. CRITÉRIO DE DISPOSIÇÃO DAS CONTAS NO ATIVO E NO PASSIVO (ART. 178 DA LEI 6.404/76): a. No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos

Leia mais

Resultados Janeiro Junho / 2015. Resultados 2T14 Telefônica Brasil S.A.

Resultados Janeiro Junho / 2015. Resultados 2T14 Telefônica Brasil S.A. Resultads Janeir Junh / 2015 Resultads 2T14 Resultads 2T15 Neste 0+ trimestre, após a cnclusã da aquisiçã da GVT, divulgams as infrmações da nva Cmpanhia, que atingiu sólid cresciment anual ns principais

Leia mais

CARTILHA PARA ORIENTAÇÃO ACERCA DAS OBRIGAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS PARA O PERÍODO ELEITORAL

CARTILHA PARA ORIENTAÇÃO ACERCA DAS OBRIGAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS PARA O PERÍODO ELEITORAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DA RECEITA PREVIDENCIÁRIA - SRP DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO - DEFIS CARTILHA PARA ORIENTAÇÃO ACERCA DAS OBRIGAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS PARA O PERÍODO ELEITORAL

Leia mais

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 10 Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 10 Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos 2ª edição Ampliada e Revisada Capítulo Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos Tópicos do Estudo Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (Doar). Uma primeira tentativa de estruturar

Leia mais

DECRETO LEGISLATIVO Nº 002/2012

DECRETO LEGISLATIVO Nº 002/2012 DECRETO LEGISLATIVO Nº 002/ Institui o cronograma de execução das atividades a serem implementadas para o atendimento integral dos dispositivos constantes no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Leia mais

Balanço Patrimonial e DRE

Balanço Patrimonial e DRE Balanço Patrimonial e DRE Administração financeira e orçamentária Professor: Me. Claudio Kapp Junior Email: juniorkapp@hotmail.com 2 Demonstrações Financeiras (Contábeis) Dados Dados Coletados Coletados

Leia mais

NOTA TÉCNICA N. 17/2014 Brasília, 4 de julho de 2014.

NOTA TÉCNICA N. 17/2014 Brasília, 4 de julho de 2014. NOTA TÉCNICA N. 17/2014 Brasília, 4 de julho de 2014. ÁREA: Contabilidade Municipal TÍTULO: Contabilização do recurso financeiro transferido para o Município destinado a educação em tempo integral REFERÊNCIA:

Leia mais

Nota Técnica nº 4/2015/CCONF/SUCON/STN/MF-DF. Assunto : Contabilidade Governamental-Tesouro Nacional -Envio de informações - DVP - Siconfi - PCASP

Nota Técnica nº 4/2015/CCONF/SUCON/STN/MF-DF. Assunto : Contabilidade Governamental-Tesouro Nacional -Envio de informações - DVP - Siconfi - PCASP Ministério da Fazenda Secretaria do Tesouro Nacional Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação Nota Técnica nº 4/2015/CCONF/SUCON/STN/MF-DF

Leia mais

6 Balanço Patrimonial - Passivo - Classificações das Contas, 25 Exercícios, 26

6 Balanço Patrimonial - Passivo - Classificações das Contas, 25 Exercícios, 26 Prefácio 1 Exercício Social, 1 Exercícios, 2 2 Disposições Gerais, 3 2.1 Demonstrações financeiras exigidas, 3 2.2 Demonstrações financeiras comparativas, 4 2.3 Contas semelhantes e contas de pequenos,

Leia mais

CURSO DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA

CURSO DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA www.editoraferreira.com.br CURSO DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Professor Humberto Fernandes de Lucena 6.1. Balanço Patrimonial Desde o início de nosso curso, vimos tratando sobre Balanço Patrimonial apenas

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.133/08. Aprova a NBC T 16.6 Demonstrações Contábeis.

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.133/08. Aprova a NBC T 16.6 Demonstrações Contábeis. RESOLUÇÃO CFC N.º 1.133/08 Aprova a NBC T 16.6 Demonstrações Contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO a internacionalização das

Leia mais

CÓDIGO DA CONTA CONTÁBIL NO PLANO ATUAL

CÓDIGO DA CONTA CONTÁBIL NO PLANO ATUAL Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - Administração Pública do Estado do Pará (Versão 1.2, 16/08/13) NOTA: Plano de Contas baseado no 'Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - Modelo IPC 00 (Março

Leia mais

1.0 ATIVO 1.1. ATIVO CIRCULANTE

1.0 ATIVO 1.1. ATIVO CIRCULANTE PLANO DE CONTAS Associações, Sindicatos e Outras Entidades. 1.0 ATIVO 1.1. ATIVO CIRCULANTE 1.1.1. Disponibilidades 1.1.1.1. Caixa 1.1.1.2. Bancos c/ Movimento 1.1.1.3. Aplicações Financeiras 1.1.2. Créditos

Leia mais

1-DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS 1.1 OBJETIVO E CONTEÚDO

1-DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS 1.1 OBJETIVO E CONTEÚDO 2 -DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS. OBJETIVO E CONTEÚDO Os objetivos da Análise das Demonstrações Contábeis podem ser variados. Cada grupo de usuários pode ter objetivos específicos para analisar as Demonstrações

Leia mais

Prof. Msc.: Vitor Maciel dos Santos

Prof. Msc.: Vitor Maciel dos Santos Prof. Msc.: Vitor Maciel dos Santos Orientações Estratégicas para a Contabilidade Aplicada ao Setor Público no Brasil Aspectos práticos da CASP e a importância da estruturação setorial PREMISSAS Orientações

Leia mais

1 - CÓDIGO CVM 2 - DENOMINAÇÃO SOCIAL 3 - CNPJ 01901-1 EMPR. CONCESS. DE RODOVIAS DO NORTE S.A. 02.222.736/0001-30 3 - CEP 4 - MUNICÍPIO 5 - UF

1 - CÓDIGO CVM 2 - DENOMINAÇÃO SOCIAL 3 - CNPJ 01901-1 EMPR. CONCESS. DE RODOVIAS DO NORTE S.A. 02.222.736/0001-30 3 - CEP 4 - MUNICÍPIO 5 - UF ITR - INFORMAÇÕES TRIMESTRAIS Data-Base - 3/9/25 O REGISTRO NA CVM NÃO IMPLICA QUALQUER APRECIAÇÃO SOBRE A COMPANHIA, SENDO OS SEUS ADMINISTRADORES RESPONSÁVEIS PELA VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS.

Leia mais

11 CIRCULANTE 111 DISPONÍVEL 1111 CAIXA 11111 CAIXA 1112 VALORES EM TRÂNSITO 11121 VALORES EM TRÂNSITO 11122 CHEQUES EMITIDOS

11 CIRCULANTE 111 DISPONÍVEL 1111 CAIXA 11111 CAIXA 1112 VALORES EM TRÂNSITO 11121 VALORES EM TRÂNSITO 11122 CHEQUES EMITIDOS 1 ATIVO 1 11 CIRCULANTE 111 DISPONÍVEL 1111 CAIXA 11111 CAIXA 1112 VALORES EM TRÂNSITO 11121 VALORES EM TRÂNSITO 11122 CHEQUES EMITIDOS 1113 BANCOS CONTA DEPÓSITOS 11131 BANCOS CONTA DEPÓSITOS - MOVIMENTO

Leia mais